Puc-SP. Trabalho StoryBoard

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Puc-SP. Trabalho StoryBoard"

Transcrição

1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc-SP Trabalho StoryBoard Linguagem Audiovisual e Games Prof. Eliseu Fernanda da Silva Pinheiro RA São Paulo 2014

2 Uma aventura no quintal A história narra as aventuras de uma menina de 6 anos, que está a procura de sua boneca no quintal de sua casa. Por ser criança, procurar um briquedo não é divertido, para se livrar dessa situação ela usa sua imaginação e torna a procura mais divertida.

3 A3 1 D1 A1 D2 A D3 A2 D4 B1 C1 C2 B C3 B2 C4 B3 E1 G1 E2 H G F1 F2 G2

4 1 Movimento de câmera dolly shot mostrando todo o cenário e depois focando na menina. A menina está procurando sua boneca no quintal. Câmera subjetiva Ela fica em dúvida se procura no jardim ou na floresta. Ela pode ir para A ou B.

5 A A câmera faz um traveling horizontal acompanhando a menina entrando na floresta. No meio do caminho ela encontra uma bifurcação e tem que decidir se vai para a cima ou para baixo. Ela pode ir para A1 ou A2.

6 B Câmera faz um traveling horizontal para acompanhá-la durante sua entrada no jardim. Câmera subjetiva. Ela encontra um muro coberto de espinhos e deve escolher se vai para a direita ou para a esquerda. Ela pode ir para B1 ou B2.

7 A1 Ela encontra uma mesa cheia de doce e com um bolo gigante. A câmera se aproxima e foca na mesa. Ela pode ir para D1 ou D2.

8 A2 A menina encontra um rio de chocolate. A menina se aproxima. Ela pode ir para D3 ou D4.

9 B1 A menina encontrou um pé de morango. A menina pega um morango. Ela pode ir para C1 ou C2

10 B2 A câmera faz um traveling horizontal acompanhando a menina andando no jardim, até ela encontra um rio de chocolate. A câmera foca no rosto da menina, destacando sua alegria. Ela pode ir para C3 ou C4

11 D1 A menina se aproxima do bolo e tira um pedaço. A câmera foca nela comendo sem parar. Ela vai para o E1.

12 D2 A menina pega alguns doces. Câmera faz um traveling horizontal para acompanhá-la. Enquanto vai comendo no caminho enquanto procura a boneca. Ela vai para E2.

13 D3 Câmera fixa. A menina toca o rio de chocolate para ver ser é real. Ela começa a comer o chocolate. Ela vai para o E1.

14 D4 Câmera fixa. A menina vê o rio de chocolate, e lembra que a boneca adora chocolate. Ela decide continuar procurando sua boneca e depois mostrar a ela o rio para que juntas possam devorá-lo. Ela vai para E2.

15 C1 Câmera fixa. A câmera foca na menina para destacar sua expressão de estar com água na boca. A menina começa a comer todos os morangos. Ela vai para o F1.

16 C2 Câmera fixa. A menina prova um morango. Ela resolve colher alguns morangos, para ir comendo no caminho. Ela vai para F2.

17 C3 Câmera fixa. Ela se ajoelha e experimenta um pouco do rio com o dedo. Ela começa a comer sem parar. Ela vai para o F1.

18 C4 Câmera fixa. Ela se ajoelha e experimenta um pouco do rio com o dedo. Ela não gosta, pois é chocolate amargo, e decide procurar a boneca. Ela vai para o F2.

19 E1 A menina ficou surpresa quando uma fada apareceu. A fada disse que a floresta possui duas armadilhas, uma mesa de doces e um rio de chocolate, e ela caiu em uma delas, pois escolheu comer ao em vez de procurar sua boneca. A fada ficou com dó da menina e disse que veio ajudá-la.

20 E1 A fada lançou um feitiço para levar a menina até o local onde está a sua boneca. Ela vai para G.

21 E2 Câmera fixa. A menina ficou surpresa quando uma fada apareceu lhe dando parebéns. A fada explicou que a floresta possui duas armadilhas, uma mesa de doces e um rio de chocolate, e ela escolheu procurar sua boneca ao em vez de comer, dando mais importância a sua amiga.

22 E2 A fada, como recompensa, lançou um feitiço para levar a menina até o local onde está a sua boneca. Ela vai para G.

23 F1 Câmera fixa. A menina se assusta quando um pássaro se aproxima e começa a falar com ela. Ele diz para ela parar de comer, pois o jardim possui duas armadilhas um pé de morango e um rio de chocolate. O pássaro também fala que se a boneca é importante para ela, deve seguir em frente.

24 F1 A menina agradeceu e disse que a boneca era sua melhor amiga, então ia continuar procurá-la. Ela vai para G.

25 F2 Câmera fixa. A menina se assusta quando um pássaro se aproxima e começa a falar com ela. Ele da parabéns a ela,pois o jardim possui duas armadilhas um pé de morango e um rio de chocolate, mas para ela a boneca é mais importante do que ficar comendo. O pássaro também fala que, como recompensa ele lhe mostrará um atalho. Ela deve virar assim que encontrar uma flor rosa e seguir em frente.

26 F2 A câmera faz uma panorâmica horizontal. A menina agradeceu o pássaro e continuou a andar. Ela vai para G.

27 G A câmera faz uma panorâmica horizontal para mostrar a chegada da menina. A menina finalmente encontra sua boneca, que esta em uma festa do chá. Ela pede para a boneca ir embora com ela, pois já esta tarde. A boneca fala que não quer voltar, e pede que a menina vá embora pois estava ocupada tomando chá com seu amigo ursinho. Ela pode ir para o G1 ou G2.

28 G1 A menina pergunta a boneca porque ela não quer voltar. A boneca fala que a menina esqueceu dela, porque nunca mais deu um presente para ela.

29 G1 A menina então propõe um combinado com a boneca: Se a boneca voltar para casa ela vai lhe dar um vestido novo. Ela vai para H.

30 G2 A menina fala que procurou por ela o dia todo, e agora que finalmente a encontrou não queria ir embora sem sua melhor amiga. A boneca responde, afirmando que a menina não era mais sua amiga, pois nunca mais lhe deu nada.

31 G2 A menina diz que ama sua boneca e que quando voltarem vão juntas comer uma pilha de biscoito de chocolate, que eram os favoritos da boneca. Ela vai para H.

32 H Câmera fixa. A boneca se levanta e fala que ela aceita voltar. A duas se abraçam. Ela pode voltar pelo A3 ou B3.

33 A3 Câmera fixa. A boneca fala que não quer voltar tudo andando e diz que seu amigo ursinho podeira emprestar dois pôneis para elas voltarem e a menina concordou. Câmera fixa. O ursinho empresta os pôneis, e elas partem.

34 A3 A câmera faz um traveling horizontal acompanha a volta delas. Ela vai para A.

35 B3 A boneca falou que não quer voltar a pé. A menina lembrou do riio de chocolate e falou que se tivessem um barco poderiam navegar de volta. A boneca lembrou que seu amigo ursinho tinha um barco que poderia emprestar.

36 B3 A câmera faz um traveling horizontal.o ursinho aceita emprestar o barco e as duas partem. Ela vai para 1.

37 1 Finalmente elas chegam. Quando a menina estava entrando em sua casa, viu sua mãe, que perguntou se havia encontrou sua boneca e ela entrou respondendo que sim. Fim

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp Disciplina: Linguagem Audiovisual e Games Professor: Eliseu de Souza Lopes Filho Nome: Jamison Duarte da Silva RA00148531 Hero Sinopse: Hero conta a

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA00147612 Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo Prólogo: Um homem está pensando em uma maneira de pedir a sua

Leia mais

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho

Leia mais

O Plano dos Gatos Magos

O Plano dos Gatos Magos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho Conceitual e Storyboard David de Oliveira Lemes O Plano

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ciências exatas e tecnológicas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ciências exatas e tecnológicas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Ciências exatas e tecnológicas Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Professor Eliseu Linguagem audiovisual e Games Trabalho Final de Storyboard Helena

Leia mais

StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games

StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games Silvia Natsumi Sasazaki RA00139539 São Paulo 2014 Índice Esquema...04 Mapa...04 Início...04 Ida: Caminho A...05 Caminho A1...06 Caminho A2...06 Caminho

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS FERNANDO CAETANO TAVOLARO - RA00147628 TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD SÃO PAULO 2014 INTRODUÇÃO DA HISTÓRIA

Leia mais

Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009

Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009 A Família Desaparecida Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009 NUMA BELA MANHÃ DE PRIMAVERA, UM MENINO CAMI NHAVA JUNTO A UM RIO E OLHAVA

Leia mais

PUC DE SÃO PAULO ENGENHARIA ELÉTRICA Linguagem audiovisual e games Teoria 1 semestre 2014

PUC DE SÃO PAULO ENGENHARIA ELÉTRICA Linguagem audiovisual e games Teoria 1 semestre 2014 PUC DE SÃO PAULO ENGENHARIA ELÉTRICA Linguagem audiovisual e games Teoria 1 semestre 2014 Prof or Eliseu Lopes STORYBOARD Eduardo Lage Emmerich de Souza RA 00070602 I. Sumário: Essa história consiste em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vinicius Seiti Morisita RA

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vinicius Seiti Morisita RA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vinicius Seiti Morisita RA00195052 Curso: Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 1º Semestre Disciplinas: Linguagem Audiovisual e Games Desenho Conceitual

Leia mais

STORYBOARD. A Espada de Xangai. Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá. Tecnologia em Jogos Digitais

STORYBOARD. A Espada de Xangai. Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá. Tecnologia em Jogos Digitais Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá Tecnologia em Jogos Digitais STORYBOARD (Prof. Eliseu Lopes/Prof. David de Oliveira) A Espada de Xangai Leticia Figueiredo da Silva RA00184205

Leia mais

Gabriel Augusto Dutra de Souza RA

Gabriel Augusto Dutra de Souza RA Gabriel Augusto Dutra de Souza RA00179002 Tecnologia em Jogos Digitais O amor dói Linguagem Audiovisual em Games Eliseu De Souza Lopes Filho Desenho Conceitual e Storyboard David de Oliveira Lemes Fluxograma

Leia mais

Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro

Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro Gustavo Baião RA00186026 Tecnologia em jogos digitais Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro Fluxograma A1 Era

Leia mais

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof. Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.ª Karen Bulgareli, como produto final do projeto Contos de fadas, do programa

Leia mais

Pentecostes Atos

Pentecostes Atos Pentecostes Atos 2 1-47 Introdução: Jesus, durante a sua vida, foi seguido pelos apóstolos e por tantas outras pessoas. Maria, sua mãe, desde o início estava sempre com ele e nunca o abandonou. Quando

Leia mais

O soldadinho de chumbo

O soldadinho de chumbo O soldadinho de chumbo U m menino ganhou de presente de aniversário uma caixa de papelão com vinte e cinco soldadinhos de chumbo, todos iguaizinhos. Um deles era perneta, pois durante a fabricação havia

Leia mais

1ª Edição. Ana Gonçalves. Cândida Santos. Ilustração de. Vítor Silva

1ª Edição. Ana Gonçalves. Cândida Santos. Ilustração de. Vítor Silva 1ª Edição Ana Gonçalves Cândida Santos Ilustração de Vítor Silva Era uma vez uma casa velha no meio de um prado verde. O seu telhado era velho, as paredes eram brancas e à volta da porta e de todas as

Leia mais

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 1 Pólya, G., A arte de resolver problemas (1995) p. xii-xiii. 49 Anexo II - Guião de atuação do professor de matemática elaborado por Lester

Leia mais

de peluche preferido, mas a minha mãe deu lhe vida através da magia com a varinha dela. Ela consegue fazer magia e encantamentos porque é uma fada!

de peluche preferido, mas a minha mãe deu lhe vida através da magia com a varinha dela. Ela consegue fazer magia e encantamentos porque é uma fada! Capítulo UM Era sábado de manhã e o sol brilhava através das janelas. Fez me sentir feliz e cintilante, como se algo de interessante estivesse prestes a acontecer. O que poderá ser? perguntei ao Coelhinho

Leia mais

CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE

CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE Fernando Caetano Tavolaro. RA 00147628 SÃO PAULO ABRIL

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS LINGUAGEM AUDIO VISUAL Profº Eliseu de Souza NOME: Nicholas Norio Garcez

Leia mais

COMO ESCREVER UM ROTEIRO EM SETE DIAS Por AUGUSTO FERREIRA

COMO ESCREVER UM ROTEIRO EM SETE DIAS Por AUGUSTO FERREIRA COMO ESCREVER UM ROTEIRO EM SETE DIAS Por AUGUSTO FERREIRA Todos direitos reservados a Augusto Ferreira Email: augusto.g.ferreira@live.com 1. INT. CASA (TARDE) Beto liga a camerâ e coloca o rosto na frente.

Leia mais

Era uma vez uma menina que se chamava Alice. uma tarde de Verão, depois do almoço, Alice adormeceu e teve um sonho muito estranho.

Era uma vez uma menina que se chamava Alice. uma tarde de Verão, depois do almoço, Alice adormeceu e teve um sonho muito estranho. Era uma vez uma menina que se chamava Alice. uma tarde de Verão, depois do almoço, Alice adormeceu e teve um sonho muito estranho. Viu um Coelho Branco, que corria e repetia sem arar: - Vou chegar tarde,

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

Uma Adaptação do clássico dos Irmãos Grimm. Os Sete Corvos 3D. Adaptado Por: Netto Andrade

Uma Adaptação do clássico dos Irmãos Grimm. Os Sete Corvos 3D. Adaptado Por: Netto Andrade Uma Adaptação do clássico dos Irmãos Grimm Os Sete Corvos 3D 2011 Adaptado Por: Netto Andrade FADE IN Créditos iniciais (abertura do filme) CENA 01: Casa de campo dia exterior A charrete dirigida por Ruth

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2009/ JUIN 2009 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6 ème- IDENTIFICAÇÃO (A preencher pelo aluno) Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games. Pedro Henrique Vicentino Ramos ra

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games. Pedro Henrique Vicentino Ramos ra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Linguagem Áudio Visual e Games Pedro Henrique Vicentino Ramos ra00150101 2014 Introdução Jorge é um garoto que estava andando pela floresta, achou uma caverna

Leia mais

Garoto extraordinário

Garoto extraordinário Garoto extraordinário (adequada para crianças de 6 a 8 anos) Texto: Lucas 2:40-52 Princípio: ser como Jesus Você vai precisar de um fantoche de cara engraçada, um adulto para manipular o fantoche atrás

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Pinóquio

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Pinóquio 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia o texto. Pinóquio Certa vez, um velho carpinteiro chamado Gepeto fez um boneco de madeira. Deu-lhe o nome de Pinóquio. De repente o boneco criou vida. Gepeto

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marques de Paranaguá. Jogos Digitais 1º Semestre Turma 08

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marques de Paranaguá. Jogos Digitais 1º Semestre Turma 08 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marques de Paranaguá Jogos Digitais 1º Semestre Turma 08 Ingrid Fabiane Moura dos Anjos RA00147602 Linguagem Audio Visual Profº Eliseu de Souza Storyboard

Leia mais

Os meus segundos melhores amigos são a Zoe e o Oliver. Nós andamos todos na mesma escola. É uma escola normal para crianças humanas. Eu adoro-a!

Os meus segundos melhores amigos são a Zoe e o Oliver. Nós andamos todos na mesma escola. É uma escola normal para crianças humanas. Eu adoro-a! Capítulo UM Maria Lua. Sou eu! E o meu melhor amigo é o Coelhinho Rosa. Ele era o meu brinquedo favorito e, por isso, a mãe deu-lhe vida, com a sua varinha mágica. A mãe consegue fazer esse tipo de coisas

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0043 Título: Performance Folia de Reis de D. Mariana Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:00 01:39 Imagem, com efeito (shutter

Leia mais

Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 11: Ester - a rainha bela e corajosa

Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 11: Ester - a rainha bela e corajosa História Bíblica Ester 1-10 Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 11: Ester - a rainha bela e corajosa Na lição de hoje, as crianças ouvirão a história de Ester. Elas vão aprender que Mordecai ajudou

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0027 Título: Entrevista com Marli Teixeira (tia Marli) e Silvino Teixeira Mídia: 8 mm Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) 00 00 01 00 02 07 Marli

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

A Boneca de Porcelana

A Boneca de Porcelana A Boneca de Porcelana Uma garota muito triste tinha acabado de se mudar para uma nova cidade e as coisas estavam dificil para ela,a uma semana ela tinha perdido seu querido cachorro Francisco,na escola

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77 ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Linguagem Áudio Visual e Games Ricardo Figueira Freitas Cruz RA00148529 São Paulo - SP 2014 Fluxograma (1) Quadro 1 - Introdução: Marty Mcfly estava em sua

Leia mais

Espalhando Alegria no Natal

Espalhando Alegria no Natal Espalhando Alegria no Natal --Eu tenho que ir no Bingo de Natal da Vovó amanhã? perguntou Érica, enquanto ajudava a mãe a fazer saquinhos de guloseimas. Minha amiga Amanda perguntou se podia vir aqui brincar.

Leia mais

Confira a seguir o excelente trabalho dessa turma!

Confira a seguir o excelente trabalho dessa turma! Durante as aulas no Laboratório de Informática, os alunos e alunas do 1º ano A montaram cenários de contos de fadas utilizando o software Oficina de Histórias e elaboraram textos de autoria sobre o tema.

Leia mais

Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela.

Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela. Aninha e Seus Medos Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela.aninha estranhou e perguntou para a mãe dela

Leia mais

01- TEXTO 1 EMÍLIA E AS FRAÇÕES

01- TEXTO 1 EMÍLIA E AS FRAÇÕES PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 0- TEXTO EMÍLIA E AS FRAÇÕES Dona Benta levantou-se

Leia mais

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004 Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004  Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira O Ribeiro que queria Sorrir Ana Cristina Luz Ilustração: Margarida Oliveira Versão COMPLETA PLIP004 www.plip.ipleiria.pt Este trabalho foi desenvolvido no espírito do art.º 75 e 80 do Código do Direito

Leia mais

dos óculos A toupeira dos Óculos cor-de-rosa Maria Dias Descobre como!

dos óculos A toupeira dos Óculos cor-de-rosa Maria Dias Descobre como! Esta é a história de uma Toupeira DisLéxica que usa uns óculos cor-de-rosa que lhe permite ver a vida sempre colorida. Com a ajuda dos seus amigos, o Castor Nuno e a Marmota Norma, vai conseguir encontrar

Leia mais

ESTER. Objetivos. Versículo bíblico. "Seja forte e corajoso". Josué 1:7

ESTER. Objetivos. Versículo bíblico. Seja forte e corajoso. Josué 1:7 ESTER História bíblica Ester 1-10 Na lição de hoje, as crianças ouvirão a história de Ester. elas vão aprender que Mordecai ajudou Ester a saber o que era certo, então, Ester orou e pediu a deus para ajudá-la

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica. Storyboard Alquimia. Diego de Moraes Garcia RA Tecnologia em Jogos Digitais. 1º Período

Pontifícia Universidade Católica. Storyboard Alquimia. Diego de Moraes Garcia RA Tecnologia em Jogos Digitais. 1º Período Pontifícia Universidade Católica Storyboard Alquimia Diego de Moraes Garcia RA00147621 Tecnologia em Jogos Digitais 1º Período Mapa e Instruções de Leitura O texto que acompanha cada imagem descreve a

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Flávio Costa Junior Bible de Animação: A Aventura de Rupert: A Bola de Pinball Teoria da Imagem Expandida Professor Eliseu Lopes

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MURILO H B SANCHES TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MURILO H B SANCHES TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MURILO H B SANCHES TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD SÃO PAULO 2014 A Jonas olha para a frente e toma coragem

Leia mais

FORMAÇÃO CAFÉ COM MATEMÁTICA. A cidade de Contagem 1

FORMAÇÃO CAFÉ COM MATEMÁTICA. A cidade de Contagem 1 FORMAÇÃO CAFÉ COM MATEMÁTICA A cidade de Contagem 1 O pai de Marcela recebeu uma proposta de emprego em outra cidade. A alegria de sua família e amigos foi imensa... Até o momento em que descobriram que

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte João e Maria (Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte 2016 As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. João havia marcado o caminho

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Esconde-esconde

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Esconde-esconde Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Eixo temático - Tempos e ritmos. Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Ciências Exatas. Curso: SUPERIOR de Tecnologia em Jogos Digitais. Storyboard

Pontificia Universidade Católica de Ciências Exatas. Curso: SUPERIOR de Tecnologia em Jogos Digitais. Storyboard Pontificia Universidade Católica de Ciências Exatas Curso: SUPERIOR de Tecnologia em Jogos Digitais Disciplina: Linguagem Audiovisual e Games Professor: Eliseu de Souza Lopes Filho Nome: Renato Silva Paes

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Exercícios Complementares Internet. Conhecendo a Internet

Exercícios Complementares Internet. Conhecendo a Internet Exercícios Complementares Internet Conhecendo a Internet 2013 Internet Explorer - Barra de botões padrão - Aula 01 1. Conhecendo a janela do Internet Explorer - Barra de Botões Padrão: a) Barra de Endereço:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

Arte em movimento - 3.º classificado Mariana Teixeira

Arte em movimento - 3.º classificado Mariana Teixeira Arte em movimento - 3.º classificado Mariana Teixeira Arte em movimento - 2.º classificado Daniel Merten Arte em movimento - 1.º classificado Leonor Dantas Pereira O Mundo da Fantasia - 3.º classificado:

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Professor - Sim, Tomás, e podem usar materiais como o desenho, colagens, fotografias, textos e tudo o que a vossa imaginação ditar! O trabalho mais or

Professor - Sim, Tomás, e podem usar materiais como o desenho, colagens, fotografias, textos e tudo o que a vossa imaginação ditar! O trabalho mais or Lili e o jogo das profissões Naquele dia, o professor Mocho tinha uma grande surpresa para os nossos amiguinhos: um jogo que nenhum deles iria querer perder! Professor Mocho - Bom dia, meus queridos alunos!

Leia mais

Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante

Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante Uma coisa que esteve presente na infância de todos é o bolo. Bolo é algo fácil de fazer e que toda mãe faz para adoçar a vida dos filhos. Porém, assim

Leia mais

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos.

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos. Natal Certa vez, três flores estavam conversando: a rosa, o jasmim e a violeta. Elas ficaram sabendo que na gruta de Belém havia nascido o Menino Jesus que iria salvar a humanidade. As três flores abraçadas

Leia mais

Perdido no Jurassic Park

Perdido no Jurassic Park Trabalho de Storyboard LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES Professor: Eliseu de Souza Dreiky Fraga RA00117735 Perdido no Jurassic Park Introdução A história que segue no trabalho é de um pescador que acaba parando

Leia mais

Duda. Tina e Sam. Lulu

Duda. Tina e Sam. Lulu Duda Lulu_pinguim_miolo_modif.indd 4 Tina e Sam Lulu 06/06/2018 19:07:40 Papai Lulu_pinguim_miolo_modif.indd 5 Mamãe Guto Rose 06/06/2018 19:07:40 Para Pippa Masson e Paul Macdonald, que me encorajaram

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

Nº 5 C Natal e Sagrada Família

Nº 5 C Natal e Sagrada Família Nº 5 C Natal e Sagrada Família Esta semana celebramos nascimento de Jesus, no dia de Natal e depois a festa da Sagrada Família. A Sagrada Família é composta por Maria, José e o Menino Jesus. A Sagrada

Leia mais

1 O carro é do meu tio Zé.

1 O carro é do meu tio Zé. carro O carro é do meu tio Zé. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome do dono do carro. Não sabes? Pode ser: João, Tó, Rui, Ana, Maria. O carro azul tem rodas. A mota só tem rodas. O meu pai tem

Leia mais

Gosto muito do pequeno-almoço!

Gosto muito do pequeno-almoço! Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Hoje, o

Leia mais

Aos meninos da Pré-Escola fizeram a seguinte pergunta: As únicas possíveis respostas são esquerda ou direita

Aos meninos da Pré-Escola fizeram a seguinte pergunta: As únicas possíveis respostas são esquerda ou direita Teste do ônibus TESTE DO ÔNIBUS Aos meninos da Pré-Escola fizeram a seguinte pergunta: Em que direção está viajando o ônibus abaixo? Olhe cuidadosamente o desenho. Sabe a resposta? As únicas possíveis

Leia mais

OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. PERIGOLOGISTA. Então você poderia dizer que

OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. PERIGOLOGISTA. Então você poderia dizer que INTRODUÇÃO OLÁ, LEITOR. Meu nome é Doctor Noel Zone e eu sou um PERIGOLOGISTA. Na verdade, eu sou o ÚNICO PERIGOLOGISTA DO MUNDO. Sei que isso é verdade porque eu inventei a palavra PERIGOLOGISTA. Então

Leia mais

Sacrifice the Hero Diagrama e storyboard

Sacrifice the Hero Diagrama e storyboard Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Prof. Eliseu de Souza Lopes Filho Linguagem Audiovisual e Games Henrique Leite de Azevedo RA00170611 Sacrifice the

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO: JOGOS INTERATIVOS

PRÁTICA DE ENSINO: JOGOS INTERATIVOS PRÁTICA DE ENSINO: JOGOS INTERATIVOS Livro digital recontando a história A Bonequinha preta da autora Alaíde Lisboa de Oliveira, livro escrito no ano de 1930, porém só foi publicado no ano de 2004 BELO

Leia mais

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis 20 DE NOVEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis Apresentando BETH WADE Beth Wade Fotografado no estúdio em frente a uma parede floral

Leia mais

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis

Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis 6 DE ABRIL DE 2018 INTERMEDIÁRIO Momento certo e ótima locação resultam em fotografias de maternidade memoráveis Apresentando BETH WADE Beth Wade Fotografado no estúdio em frente a uma parede floral personalizada.

Leia mais

"agora boa historia" assinado:maria Clara

agora boa historia assinado:maria Clara Fadas e magia Quiz fazer esse livro em homenagem de um desenho que adoro assistir e nesse desenho tem varias fadas não se esqueçam não fiz a historia do filme só fiz uma homenagem "agora boa historia"

Leia mais

O mundo doce de Maria

O mundo doce de Maria O mundo doce de Maria Olga Maria Barbosa Meu nome é Maria e eu amo imaginar. Um dia imaginei que a minha casa e meus brinquedos falavam comigo, e eles falavam assim: Oi Maria! Quer brincar? Oi Maria quer

Leia mais

JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM

JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM CRÉDITOS 2012 Todos os direitos sobre textos, imagens, aúdio e edição reservados à autora: Helena Frenzel, St. Ingbert, Alemanha. Esta narrativa

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

Generosidade. Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor.

Generosidade. Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor. Generosidade 1 Generosidade Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor. O Senhor Palha Conto japonês Era uma vez, há muitos e muitos

Leia mais

Rafa olhou para a bola que tinha levado. Ele ainda tinha uma bola novinha em folha em casa. Se desse esta ao Dani e a seus amigos, ele os faria

Rafa olhou para a bola que tinha levado. Ele ainda tinha uma bola novinha em folha em casa. Se desse esta ao Dani e a seus amigos, ele os faria Ame o seu Próximo Parabéns Rafa. Muitas felicidades, muitos anos de vida! Era o aniversário do Rafa, ele estava fazendo seis anos. Há tempos esperava ansioso por esse dia. Dani, seu melhor amigo, tinha

Leia mais

Que Nevão! Teresa Dangerfield

Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Mamã, Mamã, está tudo branquinho lá fora! gritou o Tomás muito contente assim que se levantou e espreitou pela janela. Mariana, vem ver depressa!

Leia mais

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons BRUNA RAFAELA EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Creative Commons Texto e Pesquisa de imagens de Bruna Rafaela A DESCOBERTA DE ISABELA Livros são para ler e guardar. Filhos são para ter e amar..

Leia mais

A Ressurreição de Jesus

A Ressurreição de Jesus A Ressurreição de Jesus Fonte: Lc 24,13-32 ; 24, 50-53; Jo 20,24-29; 21,1-15 Introdução: Antes de morrer, Jesus disse que iria ressuscitar, mas nem todos entenderam! Domingo, de manhã cedo, Maria Madalena

Leia mais

Exercícios. Entregar próxima aula, dia 29/02/2011 (individual).

Exercícios. Entregar próxima aula, dia 29/02/2011 (individual). Exercícios Entregar próxima aula, dia 29/02/2011 (individual). 1. João e José são dois irmãos gêmeos idênticos que possuem uma peculiaridade, um dos dois sempre fala a verdade, independente do que foi

Leia mais

Palavras que se acumulam / Histórias de fadas e princesas O REI SAPO

Palavras que se acumulam / Histórias de fadas e princesas O REI SAPO 1 LEIA O TEXTO: O REI SAPO ERA UMA VEZ UM REI QUE TINHA FILHAS MUITO BELAS. A MAIS NOVA ERA TÃO LINDA QUE DEIXAVA AS OUTRAS IRMÃS COM CIÚMES. PRÓXIMO DO CASTELO HAVIA UM BOSQUE. DEBAIXO DE UMA ÁRVORE,

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Interações professor/alunos

Interações professor/alunos Interações professor/alunos A seguir, trechos de uma atividade de leitura desenvolvida pela professora Ariane Zanelli em uma classe de terceiro ano do Fundamental 1. Seu trabalho será realizado ao longo

Leia mais

Teste de personalidade relacionamento

Teste de personalidade relacionamento Teste de personalidade relacionamento Este teste mostra como é que você reage a vida social, no trabalho, na escola, no grupo em que compartilha a sua vida. Faça assim: Marque o número da questão e a letra

Leia mais

O coração de um pastor

O coração de um pastor O coração de um pastor João 17:1-21 I. Um coração de submissão e obediência II. Um coração de intercessão e cuidado III. Um coração que glorifica a Deus Revisão de 09.04.2017 slide 1 João 20:1-9 1. No

Leia mais

Circular nº /2019

Circular nº /2019 Circular nº 1 2018/2019 Caros Pais Espero que as férias tenham servido para descansar, estar com a família, mudar de paisagem, ganhar forças para um novo ano cheio de surpresas. Nós, cá estamos à vossa

Leia mais

Nirtus subiu no telhado da casa. Ouviu o som da respiração do homem que o acompanhava. Começou perguntando sobre a folha seca da árvore no quintal da

Nirtus subiu no telhado da casa. Ouviu o som da respiração do homem que o acompanhava. Começou perguntando sobre a folha seca da árvore no quintal da Nirtus Nirtus veio vindo com o tempo. Não tinha mãe. Não tinha pai. Não frequentou escolas. Nunca tinha ouvido falar na palavra amor. Nirtus apareceu sem aparecer direito. Qualquer cor era cor de Nirtus.

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 EXTERNATO DAS ESCRAVAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

CALENDÁRIO 2014 EXTERNATO DAS ESCRAVAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CALENDÁRIO 2014 GIRASSOL De tanto olhar para o céu, Tem calor o girassol Não há flor com chapéu Precisa de um guarda-sol! Gira que gira em torno do sol É um SOLdado fiel Não lhe importa a SOLidão Só a

Leia mais

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003 De Antoine De Saint Exupéry

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003  De Antoine De Saint Exupéry O Principezinho De Antoine De Saint Exupéry Versão RECONTO Adaptação e revisão de texto Judite Vieira e Maria da Luz Simão Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Leiria PLIP003 www.plip.ipleiria.pt Este

Leia mais

Era uma tarde quente de verão e todos obedeciam à rotina diária. O labrador Mozart, chefe da matilha e cão mais velho, descansa suas pernas

Era uma tarde quente de verão e todos obedeciam à rotina diária. O labrador Mozart, chefe da matilha e cão mais velho, descansa suas pernas Era uma tarde quente de verão e todos obedeciam à rotina diária. O labrador Mozart, chefe da matilha e cão mais velho, descansa suas pernas doloridas, mas permanece atento a tudo o que acontece: ele é

Leia mais