Barra/Gávea 2012 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE. Plano de Metas EP O O que diz a AGENDA AMBIENTAL. Reaproveitamento de águas de chuva METAS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Barra/Gávea 2012 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE. Plano de Metas EP+20 +5. O O que diz a AGENDA AMBIENTAL. Reaproveitamento de águas de chuva METAS:"

Transcrição

1 Barra/Gávea 2012 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE Plano de Metas EP O O que diz a AGENDA AMBIENTAL ÁGUA Reaproveitamento de águas de chuva Tratamento de águas cinzas Fitodepuração do Rio Rainha 1. Diminuir o consumo de água geral em 35%; 2. Diminuir o consumo de água oferecido pela CEDAE em 70%; 3. Recolher 80% de águas pluviais para reutilização; Barra - expandir o sistema de captação para o módulo vermelho e para o rala-bunda. Gávea iniciar a reutilização de águas pluviais. 4. Implementar sistemas de reaproveitamento de águas cinzas ; 5. Diminuir o desperdício de água na irrigação.

2 O que diz a AGENDA AMBIENTAL ALIMENTAÇÃO Cantina com alimentação orgânica Venda de produtos orgânicos Horta orgânica 1. Utilizar, ao menos, 50% de alimentos orgânicos na cantina, substituindo prioritariamente aqueles com alto percentual de agrotóxicos, com transição gradativa de 10% ao ano; 2. Expor, em local visível, ficha nutricional dos alimentos oferecidos na cantina; 3. Implantar uma horta e um pomar no espaço escolar para serem utilizados como instrumento pedagógico no ensino da alimentação saudável e para abastecer a cantina na proporção possível; 4. Oferecer um self-service de sanduíches naturais, onde os alunos tenham opções saudáveis de itens, inclusive os produzidos na horta e no pomar;

3 O que diz a AGENDA AMBIENTAL BIODIVERSIDADE Viveiro de mudas nativas Trilhas ecológicas Placas informativas Compostagem 1. Aumentar em 30% a vegetação nativa da escola; 2. Instalar um viveiro de mudas nativas para uso pedagógico e manutenção da flora na escola e nas áreas adotadas; 3. Implantar composteira, horta e pomar, interligados, formando um ciclo pedagógico (adubo da composteira horta e pomar resíduos composteira); 4. Adotar um espaço público para garantir sua manutenção florestal. Futuramente, com mudas produzidas no viveiro;

4 O que diz a AGENDA AMBIENTAL ENERGIA Eficiência energética Energias renováveis Arquitetura bioclimática Bio-construções 1. Reduzir o consumo de energia elétrica na escola em, no mínimo, 10%; 2. Implementar periodicamente campanhas de uso eficiente de energia com mecanismos de fiscalização públicos; 3. Trocar 100% das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, gradativamente (20 % ao ano); 4. Reduzir o consumo energético através da implementação total de equipamentos de ar condicionado eficientes energeticamente (Procel A); 5. Garantir que 25% das dependências da escola utilizem as soluções arquitetônicas de eficiência energética propostas no Projeto Sustentável e incentivar a adoção de ao menos uma delas nas demais dependências; 6. Instalar telhados-verdes nos principais prédios da escola e trepadeiras nas paredes de maior incidência de sol; 7. Diversificar a matriz energética da escola, buscando novas tecnologias de energias renováveis;

5 O que diz a AGENDA AMBIENTAL TRANSPORTE Bicicletário Acesso seguro para ciclistas/ pedestres Diminuição do uso de carros 1. Diminuir o fluxo de carros em 15% no horário de entrada e saída; 2. Criar um espaço virtual para a organização permanente da Campanha do Carona; 3. Adquirir ônibus próprio e implantar um trajeto fixo para pegar alunos e funcionários; 4. Incluir no calendário escolar um dia sem carro por mês; 5. Reformar/melhorar as instalações dos bicicletários da Escola (ampliação, cobertura e pontos de luz); 6. Solucionar os problemas de mobilidade interna identificados na Gávea 3 ; 7. Encaminhar todas as propostas de modificações do espaço público 4 a Prefeitura e demais envolvidos e cobrar respostas/explicações; 8. Instalar placas permanentes de atitudes conscientes a serem tomadas por motoristas usuários das ruas do entorno da escola; 3 Problemas de mobilidade interna identificados na Gávea: Ampliar o telhado que cobre a ladeira do 483, com material ecológico, para facilitar a subida de alunos em dias de chuva; Construção de uma rampa de acesso, melhor localizada, para a conexão dos andares do 355; Garantir a substituição, em tempo, do piso que leva até as salas de aula (pedras, cimento e concreto) por outro renovável, de maneira, por exemplo, que possibilite a absorção da água. Além de fazer o nivelamento deste piso para facilitar o trânsito das pessoas. 4 Propostas de modificações do espaço público: Gávea: Implantar a ciclovia PUC-PARQUE, incentivando o uso da bicicleta. Instalar faixa de pedestres em frente ao 355, propiciando facilidade e mais segurança na travessia; Estabelecer parceria com o Itaú (ou outros órgãos) que promovam o sistema Bike Rio, para a instalação de estação no posto de gasolina da Marquês de São Vicente. Barra: Construir uma via de ligação entre a R. Pedra de Itaúna e a Av. das Américas, transformando a primeira em via de mão única. Obs.: transferindo a vegetação que precisará ser removida; Estabelecer parceria com o Itaú (ou outros órgãos) que promovam o sistema Bike Rio, para a instalação de estação no entorno da Escola; Ciclovia que ligue os principais condomínios à Escola, e melhorias nos pontos de ônibus próximos à escola (cobertura e iluminação).

6 O que diz a AGENDA AMBIENTAL RESÍDUOS/MATERIAIS Coleta seletiva Galpão de resíduos e materiais Redução de copos de plástico Reutilização de materiais 1. Reduzir o uso de papel em todos os setores da escola por meio de campanhas de não-desperdício e substituição periódica de impressos por plataformas virtuais de leitura e interação; 2. Institucionalizar diretrizes sustentáveis para a compra de materiais/produtos que utilizem menos embalagens e que sejam ecologicamente corretos; 3. Complementar a Coleta Seletiva da escola, terceirizando serviço de coleta de lixo reciclável e aumentando o número de lixeiras; 4. Padronizar as lixeiras existentes na escola; 5. Instalar na escola Pontos de Coleta de lixo eletrônico e de óleo usado, através de parcerias com cooperativas de reciclagem destes resíduos; 6. Manter a organização dos Galpões de Resíduos para melhor reutilização dos mesmos; 7. Reeditar a lista de material, utilizando diretrizes sustentáveis; 8. Eliminar o uso de utensílios descartáveis na cantina; 9. Promover campanhas permanentes de cuidados com materiais de uso comum para retardar a substituição e consequentemente o descarte; 10. Implementar uma composteira e uma lixeira de resíduos orgânicos, viabilizando parcerias para ampliação de seu uso; 11. Implantar Rede de Economia Solidária; 12. Garantir o uso de madeira certificada (FSC) nas obras de manutenção e em novas construções da escola, expondo a comunidade escolar esta certificação; 13. Garantir, a partir de 2012, a utilização de 80% de materiais locais e reciclados para a confecção de mobiliários e uniformes de alunos e funcionários.

7 METAS GERAIS: 1. Organizar grupos de estudos para análise dos impactos causados pela implantação das metas no cotidiano escolar; 2. Organizar permanentemente palestras, ministradas por alunos da escola e por especialistas externos, além de ações de educação ambiental e campanhas de doação, fora do espaço escolar; 3. Estabelecer um espaço na escola para exposição/acompanhamento do Plano de Metas EP Organizar os alunos para levar a proposta do Plano de Metas EP e das ideias debatidas nele para outras Escolas e Instituições.