SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS"

Transcrição

1 SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Renata de Barros Oliveira (UFPE/CAV) José Phillipe Joanou Santos (UFPE/CAV) Janaina Patrícia Dos Santos (Escola Estadual Professora Amélia Coelho) Resumo O presente trabalho teve como objetivo levantar uma discussão sobre a sexualidade através de atividades práticas integrativas com intuito de amenizar a vergonha demonstrada pelos alunos durante o dialogo sobre o tema abordado, através da execução de duas dinâmicas sobre doenças sexualmente transmissíveis com a participação de toda turma, essas atividades foram aplicadas e supervisionadas pelos docentes do PIBID alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Ficou evidente que à medida que as dinâmicas foram executadas, observouse uma melhoria na capacidade associativa e de memorização do conteúdo por parte dos estudantes, como propiciou uma maior leveza na discussão e o aumento da capacidade critica dos alunos com relação à sexualidade. Palavras-chave: Sexualidade, práticas integrativas, doenças sexualmente transmissíveis Introdução A adolescência é marcada pelas constantes mudanças físicas, emocionais e cognitivas, e esse turbilhão de novidades levam os jovens a um caminho novo a ser explorado, o inicio da vida sexual. A mídia e os meios de comunicações estimulam uma iniciação sexual cada vez mais precoce, uma vez que quanto menor for a idade, menor o grau de instrução sobre temas sexuais (OLIVEIRA, 2009). Além da divulgação expositora teórica é de consenso cientifico que a utilização de preservativo têm feito sobre a prevenção da AIDS e de outras DST, propiciando relações sexuais mais seguras principalmente entre os jovens, ainda existem muitas restrições sobre o tema dentro do âmbito escolar. A sexualidade esbarra em antigos preconceitos de ordem religiosa e cultural, que funcionam como obstáculo para uma discussão aberta sobre o tema, razão pela qual a problematização e discussão em torno da sexualidade no meio escolar é vista como tabu entre os próprios alunos e professores. Estamos atrasados quando apoiamos está visão de

2 que a educação sexual pode ser um ato de violência e estimularia o inicio da vida sexual precoce, pois Freud a décadas passadas já defendia a ideia de que a sexualidade é algo que nasce com os seres humanos,sendo assim de máxima importância sua abordagem na escola como instância de prevenção e saúde (FONSECA, 2002). Como maneira de promover a quebra desta barreira na discussão sobre a sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, o trabalho teve como objetivo elaborar e programar práticas para integração do tema, a fim de despertar entre os adolescentes a vivência sexual e reprodutiva de uma maneira interativa e divertida na escola. Metodologia Duas dinâmicas foram usadas como prática que integrasse os alunos aos conteúdos relacionados à aula de DST s e estimulassem o diálogo, reprimindo sua vergonha de falar sobre o assunto. A aula sobre doenças sexualmente transmissíveis foi executada na Escola Estadual Professora Amélia Coelho, no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, com alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram preparadas duas dinâmicas de grupo, uma aplicada no início da aula expositiva-dialogada e outra no final. Essas aulas foram retiradas da internet, no manual de atividades educativas da organização Promundo e na revista online Adolescer. Primeira Dinâmica: Cadeia de transmissão Material utilizado: Aparelho de som, fichas de papel e canetas. Desenvolvimento: Distribuímos uma ficha para cada participante. Em cada ficha tinha uma figura geométrica diferente: triângulo, circulo ou quadrado. Enquanto uma música tocava, todos os alunos caminhavam pela sala. Quando a música parava, eles se aproximavam de um colega e copiavam todos os desenhos da ficha do seu colega. Colocava-se novamente a música e quando ela parou todos se aproximavam de outro colega e copiavam todos os desenhos da ficha. Repetimos esta operação por quatro vezes e depois apresentamos ao grupo a legenda. E as seguintes perguntas foram feitas:

3 Legenda: Figura Significado Portador do vírus HIV Fez o uso de preservativo Não fez o uso de preservativo Quem tem na sua ficha pelo menos um triângulo? Quem iniciou com a ficha que tinha um círculo e depois copiou pelo menos um triângulo? Que iniciou com a ficha que tinha a quadrado e depois copiou pelo menos um triângulo? No fim da dinâmica nosso objetivo foi de promover uma reflexão sobre: autocuidado, vivência sexual responsável, comportamento de risco e cadeia de transmissão. Aula expositiva-dialogada: Tipos de DST s Material utilizado: Data-show, piloto e quadro-branco. Desenvolvimento: Depois da primeira dinâmica, em slide foram colocadas as seguintes perguntas: O que são DST s? Como seriam transmitidas? O que causa? Visando estimular a participação dos alunos. Em seguida, as perguntas foram respondidas pelos alunos abrindo um dialogo com os professores/orientadores presentes. Logo após foi exposto imagens de tipos diferentes dessas infecções, debatendo seu nome e sinônimos, o agente causador, complicações, consequências, transmissão, diagnóstico e prevenção. Segunda Dinâmica: Expresse no papel Material Utilizado: folhas de papel e lápis. Desenvolvimento: Após a aula que especificou vários tipos de DST s, os alunos formaram grupos de 3 a 4 alunos, e no papel eles desenharam ou escreveram seu sentimento sobre o assunto abordado, o que eles pensam quando alguém pronuncia a palavra DST s.

4 Essa dinâmica tem o intuito de avaliar se aluno consegue criar conexões de aprendizagem sobre essas doenças de uma forma correta. Resultados e Discussão Quando a primeira dinâmica foi executada alguns alunos negaram sua participação, todavia a maioria da turma se manifestou positivamente, afastando as carteiras, organizando a sala para execução da atividade e durante esse processo, seguiram corretamente as instruções, era nítido o entusiasmo dos alunos mesmo sem saber o resultado final da dinâmica, quando os alunos descobriram o significado das figuras nos papeis e se sentiram infectados ou protegidos começaram a questionar uns aos outros, surgiram frases como eu não quero ter HIV, uma pessoa infectou todos na sala, estou protegido (risos). Os alunos entraram verdadeiramente no contexto da dinâmica e acreditamos ter estimulado a aluno a refletir sobre o fácil alastramento do HIV. Verificou-se no segundo momento um espanto dos alunos em relação às imagens expostas. Esse fato tem seu lado positivo, ajudando a ressaltar a seriedade desse assunto para saúde humana. Na última dinâmica, os alunos representaram as DST s utilizando a palavras: medo, aflição, proteção, dor, cuidado, sexo seguro e consciência. Mostrando variados sentimentos em relação ao tema, algumas frases elaboradas mostraram que os alunos conseguiram aprender e representar aspectos coretos sobre as DST s. Por exemplo, a camisinha como principal meio de prevenção. Porém, um grupo de alunos se equivocou ao dizer que as pílulas anticoncepcionais eram um método de prevenção mesmo depois da aula, mostrando assim que a educação sexual deve ser trabalhada em sala de aula, com mais tempo mostrando insuficiente o tempo de duas aulas, pontuando no final uma hora e quarenta minutos para significativa aprendizagem. À medida que as dinâmicas foram sendo aplicadas, foi observada uma nítida melhoria na capacidade assimilativa, associativa e de memorização do conteúdo pelos estudantes de uma forma mais crítica e consciente. Referências FONSECA, A. Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids no ambiente escolar. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.11, p.71-88, 2002.

5 MARTINS, L. B. M. Fatores associados ao uso de preservativo masculino e ao conhecimento sobre DST/AIDS em adolescentes de escolas públicas e privadas do Município de São Paulo, Brasil. Rio de Janeiro, Disponível em: < Acesso em: 26/10/2014. OLIVEIRA, D. C. Conhecimentos e práticas de adolescentes acerca das dst/hiv/aids em duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Disponível em: < >. Acesso em: 20/10/2014. PROMUNDO. Envolvendo Rapazes e Homens na Transformação das Relações de Género: Manual de Atividades Educativas. Projecto Acquire/ EngenderHealth e Promundo,2008. Disponível em:.< Acesso em: 22/10/2014. REVISTA ADOLESCER. Dinâmica de prevenção á DST/AIDS. Cápitulo 6. Disponível em: < Acesso em: 22/10/2014.