A camada de enlace de dados executa diversas funções específicas. Dentre elas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A camada de enlace de dados executa diversas funções específicas. Dentre elas"

Transcrição

1

2 A camada de enlace de dados executa diversas funções específicas. Dentre elas estão as seguintes: Fornecer uma interface de serviço bem definida à camada de rede. Lidar com erros de transmissão. Regular o fluxo de dados, de tal forma que receptores lentos não sejam atropelados por transmissores rápidos.

3 A camada de enlace de dados recebe os pacotes da camada de rede e os encapsula em quadros para transmissão. Cada quadro contém um cabeçalho (header) de quadro, um campo de carga útil, que conterá o pacote, e um final (trailer) de quadro

4

5 Serviços oferecidos a camada de rede

6 A função da camada de enlace de dados é fornecer serviços à camada de rede. O principal serviço é transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino.

7 Na camada de rede da máquina de origem, há uma entidade chamada processo que entrega alguns bits à camada de enlace de dados para transmissão ao destino. A tarefa da camada de enlace de dados é transmitir os bits à máquina de destino, de forma que eles possam ser entregues à camada de rede dessa máquina

8 A transmissão propriamente dita segue o trajeto descrito na (b) É mais fácil pensar em termos de dois processos da camada de enlace de dados que se comunicam por intermédio de um protocolo de enlace de dados (a)

9 Os três principais tipos de serviços oferecidos pela camada de enlace: Serviço sem conexão e sem confirmação. Serviço sem conexão com confirmação. Serviço orientado a conexões com confirmação.

10 O serviço sem conexão e sem confirmação consiste em fazer a máquina de origem enviar quadros independentes à máquina de destino Sem que a máquina de destino confirme o recebimento desses quadros. Nenhuma conexão lógica é estabelecida antes ou depois da comunicação

11 Se um quadro for perdido devido a ruídos na linha, não haverá nenhuma tentativa de detectar a perda ou de recuperá-lo na camada de enlace de dados. Essa classe de serviço é apropriada quando a taxa de erros é muito baixa, e a recuperação fica a cargo de camadas mais altas. Boa parte das LANs utilizam este tipo de serviço.

12 O serviço sem conexão com confirmação não existe nenhuma conexão lógica Cada quadro enviado é confirmado individualmente. Serviço útil para canais não confiáveis como redes sem fio.

13 O serviço orientado a conexão é o serviço mais sofisticado oferecido pela camada de enlace de dados. As máquinas de origem e destino estabelecem uma conexão antes de os dados serem transferidos Cada quadro enviado pela conexão é numerado, e a camada de enlace de dados garante que cada quadro será de fato recebido.

14 A camada garante que todos os quadros serão recebidos uma única vez e na ordem correta. As transferências passam por três fases distintas: 1. A conexão é estabelecida, as variáveis e contadores para controlar os quadros são inicializados. 2. Um ou mais quadros são transmitidos 3. A conexão é encerrada os recursos (contadores, variáveis, buffers,...) são liberados

15 Enquadramento

16 A camada de enlace de dados recebe um fluxo de bits brutos oriundos da camada física. É responsabilidade da camada de enlace de dados detectar erros (se necessário corrigir) nos bits vindos da camada física. A estratégia é dividir o fluxo de bits em quadros e calcular o checksum do quadro. Quando um quadro chega no destino o checksum é recalculado e validado.

17 Uma forma de obter esse enquadramento é inserir intervalos de tempo entre os quadros, de modo muito semelhante aos espaços entre as palavras de um texto comum. No entanto, as redes raramente oferecem qualquer garantia em relação à temporização Portanto, é possível que esses intervalos sejam condensados, ou que outros intervalos sejam inseridos durante a transmissão.

18 Como é muito arriscado contar com a temporização para marcar o início e o fim de cada quadro, outros métodos foram criados: Contagem de caracteres Bytes de flags, com inserção de bytes Flags iniciais e finais, com inserção de bits

19 Contagem de caracteres Utiliza um campo no cabeçalho para especificar o número de caracteres do quadro.

20 Contagem de caracteres O problema com esse algoritmo é que a contagem pode ser adulterada por um erro de transmissão

21 Bytes de flags, com inserção de bytes Cada quadro começa e termina com bytes especiais. A maioria dos protocolos utilizam os mesmos bytes para indicar inicio e fim do quadro (byte de flag)

22 Bytes de flags, com inserção de bytes Nessa técnica pode ocorrer que os dados a serem transmitidos incluam o byte de flag. Uma forma de solucionar esse problema é fazer com que a camada de enlace de dados do transmissor inclua um caractere de escape especial (ESC) imediatamente antes de cada byte de flag "acidental" nos dados. A camada de enlace de dados da extremidade receptora remove o byte de escape antes de entregar os dados à camada de rede.

23 Bytes de flags, com inserção de bytes O que acontecerá se um byte de escape ocorrer em uma posição intermediária nos dados?

24 Bytes de flags, com inserção de bytes Ligeira simplificação do protocolo PPP. Uma das principais desvantagens da utilização desse método de enquadramento é que ele depende da utilização de caracteres de 8 bits. Por exemplo, o UNICODE emprega caracteres de 16 bits.

25 Flags iniciais e finais, com inserção de bits Permite que os quadros de dados contenham um número arbitrário de bits Possibilita a utilização de códigos de caracteres com um número arbitrário de bits por caractere. De acordo com essa técnica, cada quadro começa e termina com um padrão de bits, Sempre que encontra cinco valores 1 consecutivos nos dados, a camada de enlace de dados do transmissor insere um bit 0 no fluxo de bits que está sendo enviado

26 Flags iniciais e finais, com inserção de bits Ao ver cinco bits 1 consecutivos sendo recebidos, seguidos por um bit 0, o receptor remove automaticamente o bit 0 A inserção de bits, assim como a inserção de bytes, é completamente transparente para a camada de rede de ambos os computadores. Se os dados do usuário contiverem o padrão de flag , esse flag será transmitido como , mas será armazenado na memória do receptor como

27 Flags iniciais e finais, com inserção de bits

28 Controle de erros

29 como ter certeza de que todos os quadros serão entregues na camada de rede de destino, e na ordem apropriada? A forma mais comum de ser controlar erro é dar uma resposta para transmissor de como o processo está ocorrendo.

30 Imagine um protocolo que sempre quando enviar um quadro espera uma resposta do receptor para o envio do próximo quadro. O que ocorreria se o quadro de resposta do receptor se perder devido a ruídos ou problemas de hardware?

31 Essa possibilidade é tratada com a introdução de timers na camada de enlace de dados. Quando o transmissor envia um quadro, o timer é inicializado e se o quadro de resposta não chegar dentro de um tempo pré- estabelecido ocorre time-out e o quadro poderá ser re-transmitido.

32 Quando os quadros são transmitidos várias vezes, existe o perigo de o receptor aceitar o mesmo quadro duas ou mais vezes e de repassá-lo à camada de rede mais de uma vez. Para impedir que isso aconteça, geralmente é necessário atribuir números de seqüência aos quadros enviados, para que o receptor possa distinguir as retransmissões dos quadros originais.

33 Controle de Fluxo

34 Outra questão de projeto importante que ocorre na camada de enlace de é aquela em que um transmissor quer enviar quadros mais rapidamente do que o receptor é capaz de aceitar. Mesmo que a transmissão não contenha erros, em um determinado ponto o receptor não será capaz de tratar os quadros à medida que eles chegam e começará a perder alguns deles.

35 São usadas comumente duas abordagens: Controle de fluxo baseado em feedback Controle de fluxo baseado em feedback Controle de fluxo baseado na velocidade

36 Controle de fluxo baseado em feedback O receptor envia de volta ao transmissor informações que permitem ao transmissor enviar mais dados, ou que pelo menos mostram ao transmissor qual a situação real do receptor.

37 Controle de fluxo baseado na velocidade O protocolo tem um mecanismo interno que limita a velocidade com que os transmissores podem enviar os dados, sem usar o feedback do receptor.

38 Existem diversos esquemas de controle de fluxo. A maioria deles utiliza o mesmo princípio básico: O protocolo contém regras bem definidas sobre quando um transmissor pode enviar o quadro seguinte.

39

40 Mesmo com os mais modernos meios digital de comunicação erros ainda ocorrem com certa freqüência Os erros tendem a ocorrer com maior freqüência em grandes volumes (rajadas) do que isoladamente. Mas, erros em rajada são muito mais difíceis de serem concertados do que erros isolados.

41 Uma técnica de tratamento de erro é a introdução de informações redundantes em cada bloco de dados enviado, assim, o receptor conseguirá deduzir quais dados deveriam ter sido enviados. Outra forma é incluir uma redundância apenas suficiente para que o receptor deduza que houve um erro, mas, sem identificar qual.

42 A primeira estratégia utiliza códigos de correção de erros, e a outra emprega códigos de detecção de erros. O uso de códigos de correção de erros freqüentemente é denominado correção antecipada de erros. Em canais altamente confiáveis,como como os de fibra, é mais econômico utilizar um código de detecção de erros e simplesmente retransmitir o bloco defeituoso ocasional.

43 Em canais como enlaces sem fio que geram muitos erros, é melhor adicionar a cada bloco redundância suficiente para que o receptor seja capaz de descobrir qual era o bloco original, em vez de confiar em uma retransmissão.

44 um quadro consiste em m bits de dados (ou seja, de mensagens) e de r bits redundantes ou de verificação. O tamanho total n (isto é, n = m + r) unidade de n bits que contém bits de dados e bits de verificação é chamada palavra de código (codeword) denbits bits.

45 Dadas duas palavras de código, digamos e , é possível determinar quantos bits correspondentes apresentam diferenças. Para determinar quantos bits apresentam diferenças, basta efetuar uma operação OR exclusivo entre as duas palavras de código, e contar o número de bits 1 no resultado

46 O número de posições de bits em que duas palavras de código diferem entre si é chamado distância de Hamming. Se duas palavras de código estiverem a uma distância de Hamming igual a d uma a outra, será necessário corrigir d erros de bits isolados para converter uma palavra na outra.

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 1-1. A CAMADA DE ENLACE DE DADOS (Parte 1) Relembrando as aulas do semestre passado quando estudamos os modelos de referência, lembramos que a Camada de Enlace de Dados é a camada responsável pela

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede Nível de Enlace Enlace: caminho lógico entre estações. Permite comunicação eficiente e confiável entre dois computadores. Funções: fornecer uma interface de serviço à camada de rede; determinar como os

Leia mais

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede Nível de Enlace Enlace: caminho lógico entre estações. Permite comunicação eficiente e confiável entre dois computadores. Funções: fornecer uma interface de serviço à camada de rede; determinar como os

Leia mais

Camada de Enlace de Dados

Camada de Enlace de Dados Camada de Enlace de Dados Camada de Enlace de Dados aborda algoritmos que permitem uma comunicação eficiente e confiável entre dois computadores adjacentes em nível da camada de enlace de dados (adjacentes

Leia mais

Camada de Enlace de Dados

Camada de Enlace de Dados Camada de Enlace de Dados Camada de Enlace de Dados aborda algoritmos que permitem uma comunicação eficiente e confiável entre dois computadores adjacentes em nível da camada de enlace de dados (adjacentes

Leia mais

Capítulo 3. A camada de enlace de dados

Capítulo 3. A camada de enlace de dados slide 1 Capítulo 3 A camada de enlace de dados slide 2 Onde vive o protocolo de camada de enlace? slide 3 Questões de projeto da camada de enlace Serviços de rede da camada de enlace Quadros Controle de

Leia mais

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados Lista de Exercícios Camada de Enlace de Dados 1. Um pacote de uma camada superior de redes é dividido em 10 quadros, e cada quadro tem 80% de chances de chegar sem danos. Se o protocolo de enlace de dados

Leia mais

Princípios de detecção e correção de erros, princípios de controle de link e princípios de acesso múltiplo

Princípios de detecção e correção de erros, princípios de controle de link e princípios de acesso múltiplo Princípios de detecção e correção de erros, princípios de controle de link e princípios de acesso múltiplo Verificar na camada de enlace do modelo OSI os principais mecanismos de detecção e correção de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Nível de Enlace Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Camada de enlace de dados Introdução Aula 06 Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Físico Protocolo nível de

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Enlace A comunicação entre dois equipamentos geograficamente separados envolve uma infraestrutura física de comunicação

Leia mais

Camada de Transporte. Protocolos TCP e UDP

Camada de Transporte. Protocolos TCP e UDP Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP O estabelecimento de conexão Como estabelecer a conexão de maneira confiável? Handshake de 3 vias SYN SYN ACK ACK Transferência Confiável de Dados Importante nas

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Redes de computadores. Protocolo TCP

Redes de computadores. Protocolo TCP Redes de computadores Protocolo TCP Dilema dos Comandantes Dilema dos Comandantes Dois comandantes estão em montes prestes a atacar uma cidade no vale Eles precisam combinar um horário para o ataque Seu

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 4 - INTERFACES E SERVIÇOS Definições: Serviços: Cada camada fornece serviços para camada superior. O modelo especifica o que cada camada faz, não como o serviço é implementado ou acessado. Interfaces:

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Enlace A comunicação entre dois equipamentos geograficamente separados

Leia mais

1 Exercícios da Parte 3 Camada de Enlace de Dados. 2. Qual a importância da tarefa de enquadramento em uma transmissão de dados?

1 Exercícios da Parte 3 Camada de Enlace de Dados. 2. Qual a importância da tarefa de enquadramento em uma transmissão de dados? BCC361 Redes de Computadores (2012-01) Departamento de Computação - Universidade Federal de Ouro Preto - MG Professor Reinaldo Silva Fortes (www.decom.ufop.br/reinaldo) Lista de Exercícios 02 - Camadas

Leia mais

Erros e Protocolos de Recuperação Códigos detectores e correctores de erros.

Erros e Protocolos de Recuperação Códigos detectores e correctores de erros. Erros e Protocolos de Recuperação Códigos detectores e correctores de erros. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia, Electrónica, Telecomunicações e Computadores Redes de

Leia mais

PEL/FEN Redes de Computadores 2018/1 Terceira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein

PEL/FEN Redes de Computadores 2018/1 Terceira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein PEL/FEN Redes de Computadores 2018/1 Terceira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein 1) Descreva os principais serviços providos pela camada enlace. 2) Descreva os vários métodos utilizados

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Profº Alexsandro M. Carneiro alexsandro@ucdb.br Bacharelado em Sistemas de Informação AULA 09 Bacharelado em Sistemas de Informação UCBD SG - 2005 Aula Anterior A Camada De Enlace

Leia mais

Camada de Enlace de Dados. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Camada de Enlace de Dados. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Camada de Enlace de Dados Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Serviços Oferecidos à Camada de Rede; Enquadramento; Detecção e Correção de Erros; Correção de Erros Protocolos Elementares

Leia mais

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

Nível de Enlace. Laboratório MídiaCom - UFF Profa. Débora Christina Muchaluat Saade

Nível de Enlace. Laboratório MídiaCom - UFF Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Laboratório MídiaCom - UFF debora@midiacom.uff.br http://www.midiacom.uff.br/debora 1 Nível de Enlace

Leia mais

Redes de Computadores. Redes de Computadores. Redes de Computadores. ü Contador de caracteres. ü Stuffing de caracteres.

Redes de Computadores. Redes de Computadores. Redes de Computadores. ü Contador de caracteres. ü Stuffing de caracteres. Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Laboratório MídiaCom - UFF debora@midiacom.uff.br Nível de Enlace Funcionalidades principais: Oferecer

Leia mais

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes TCP/IP alexandref@ifes.edu.br Camada de Transporte 2 Camada de Transporte Função: Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros. Os protocolos de transporte são

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte - Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e Demultiplexação n

Leia mais

1 Exercícios da Parte 3 Camada de Enlace de Dados. 2. Qual a importância da tarefa de enquadramento em uma transmissão de dados?

1 Exercícios da Parte 3 Camada de Enlace de Dados. 2. Qual a importância da tarefa de enquadramento em uma transmissão de dados? BCC361 Redes de Computadores (2012-02) Departamento de Computação - Universidade Federal de Ouro Preto - MG Professor Reinaldo Silva Fortes (www.decom.ufop.br/reinaldo) Lista de Exercícios 02 - Camadas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Licenciatura Plena em Computação

Licenciatura Plena em Computação Licenciatura Plena em Computação Professor Ivan Pires Pacote Divide dados em blocos pequenos chamados de pacote Redes de comutação de pacotes Quando ocorrem erros de transmissão, os dados podem ser perdido

Leia mais

Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP

Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 26 de maio de 2017 Visão Geral 1 2 3 4 Protocolos e Serviços de Transporte comunicação lógica entre aplicativos executando em diferentes

Leia mais

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços RTP Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços Identificação do tipo de carga útil (mídia) Números de sequência Estampa

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Capítulo 3 Camada de transporte

Capítulo 3 Camada de transporte Capítulo 3 Camada de transporte slide 1 Introdução e serviços de camada de transporte A camada de transporte fornece comunicação lógica, e não física, entre processos de aplicações: slide 2 Relação entre

Leia mais

Definição das 7 Camadas do Modelo OSI e Explicação das Funções

Definição das 7 Camadas do Modelo OSI e Explicação das Funções O modelo OSI (Open Systems Interconnect) tem sete camadas. Este artigo as descreve e explica, começando pela camada "inferior" na hierarquia (a camada física) e avançando até a "superior" (a camada de

Leia mais

Protocolos TCP e UDP. Protocolo TCP. Protocolo TCP. A necessidade de uma comunicação segura: Transmission Control Protocol

Protocolos TCP e UDP. Protocolo TCP. Protocolo TCP. A necessidade de uma comunicação segura: Transmission Control Protocol Protocolos TCP e UDP Transmission Control Protocol Protocolo de transporte orientado à conexão. Transferência de dados confiável fim-a-fim recuperação de dados perdidos, duplicados organização dos dados

Leia mais

Capítulo 3 Camada de transporte

Capítulo 3 Camada de transporte Capítulo 3 Camada de transporte slide 1 Introdução e serviços de camada de transporte A camada de transporte fornece comunicação lógica, e não física, entre processos de aplicações: slide 2 Relação entre

Leia mais

: TMS M

: TMS M Infraestrutura de Redes de Computadores Turma : TMS 20171.3.01112.1M Camada de Transporte Prof. Thiago Dutra Agenda n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação

Leia mais

Redes de Computadores. Camada de Enlace

Redes de Computadores. Camada de Enlace Redes de Computadores Camada de Enlace Camada de Enlace Serviços Detecção de Erros Protocolos Elementares Protocolos de Janela Deslizante Exemplo de Protocolo Subcamada de Acesso ao Meio (MAC) Camada de

Leia mais

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Disciplina: Nível de de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br br Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Redes de Computadores Aula 5

Redes de Computadores Aula 5 Redes de Computadores Aula 5 Aula passada DNS Sockets Programação com sockets Teste relâmpago Aula de hoje Camada de transporte Multiplexação Princípios de transmissão confiável Stop and wait Camada de

Leia mais

Camada de Enlace. OSI x IEEE. Arquitetura IEEE 802. Redes. Nível de Enlace: Controle de Erros e Fluxo Multiplexação

Camada de Enlace. OSI x IEEE. Arquitetura IEEE 802. Redes. Nível de Enlace: Controle de Erros e Fluxo Multiplexação Camada de Enlace Redes Nível de Enlace: Controle de Erros e Fluxo Multiplexação Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Físico Delimitação e transmissão de quadros Detecção de erros Controle

Leia mais

Redes de Computadores e Telecomunicações - Camada de Transporte

Redes de Computadores e Telecomunicações - Camada de Transporte Redes de Computadores e Telecomunicações - Camada de Transporte Objetivos Motivação Os serviços oferecidos pelo protocolo IP não oferecem garantia de confiabilidade. Problemas como congestionamento, perda

Leia mais

Redes de Computadores RES 12502

Redes de Computadores RES 12502 Instituto Federal de Santa Catarina Redes de Computadores Redes de Computadores RES 12502 2014 2 Área de Telecomunicações slide 1 O material para essas apresentações foi retirado das apresentações disponibilizadas

Leia mais

Redes de computadores e a Internet. Redes de computadores e a Internet. Prof. Gustavo Wagner. Capítulo 3. Camada de transporte

Redes de computadores e a Internet. Redes de computadores e a Internet. Prof. Gustavo Wagner. Capítulo 3. Camada de transporte Redes de computadores e a Internet Redes de computadores e a Internet Prof. Gustavo Wagner Capítulo 3 Camada de transporte Camada de transporte 3.1 Serviços da camada de transporte 3.2 Multiplexação e

Leia mais

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços RTP Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços Identificação do tipo de carga útil (mídia) Números de sequência Estampa

Leia mais

Redes de Computadores. Camada de Enlace. Camada de enlace. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro.

Redes de Computadores. Camada de Enlace. Camada de enlace. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro. Redes de Computadores (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Sumário Questões de projeto relacionadas

Leia mais

Prof. Carlos Messani

Prof. Carlos Messani Prof. Carlos Messani A Camada de Enlace Serviços: Encapsulamento HDLC HDLC - o tipo de encapsulamento padrão em conexões point-to-point, links dedicados e conexões com comutação por circuito quando o link

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são:

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: Ethernet IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: 802.3 (Ethernet) 802.11 (LAN sem fio) 802.15 (Bluetooth) 802.16 (MAN sem fio) Ethernet Os tipos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

Camada de Transporte. Redes Industriais Rone Ilídio UFSJ CAP

Camada de Transporte. Redes Industriais Rone Ilídio UFSJ CAP Camada de Transporte Redes Industriais Rone Ilídio UFSJ CAP Itens do Livro Livro Rede de Computadores e a Internet Kurose 5ª edição 3 Camada de Transporte 3.1 Introdução 3.3 Transporte não orientado a

Leia mais

Funções da Camada de

Funções da Camada de Camada de Transporte Funções da Camada de Transporte Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores,

Leia mais

Redes de Computadores Camada de Enlace. Camada de Enlace. Camada de enlace. Camada de enlace. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro

Redes de Computadores Camada de Enlace. Camada de Enlace. Camada de enlace. Camada de enlace. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Redes de Computadores Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Camada de enlace Responsável pela comunicação confiável e eficiente entre dois computadores adjacentes Adjacente significa que

Leia mais

Planejamento. Revisão. Desempenho em Protocolos de Transporte

Planejamento. Revisão. Desempenho em Protocolos de Transporte Desempenho em Protocolos de Transporte Magnos Martinello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento de Informática DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia LPRM Planejamento Serviços

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Transporte Responsável pela comunicação fim-a-fim entre dois ou mais computadores As redes são normalmente complexas

Leia mais

Trabalho do Curso de Redes de Computadores COS765/MAB /1

Trabalho do Curso de Redes de Computadores COS765/MAB /1 Trabalho do Curso de Redes de Computadores COS765/MAB731 2015/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rosa M.M. Leão e Daniel Sadoc Menasché Primeiro Período de 2015 1 Introdução O objetivo deste trabalho

Leia mais

Camada de Transporte Parte II Gerson Porciúncula 5 semestre

Camada de Transporte Parte II Gerson Porciúncula 5 semestre Camada de Transporte Parte II Gerson Porciúncula 5 semestre 1)Explicar os seguintes mecanismos e conceitos do protocolo TCP: 1. Slow Start Ocorre no início de uma conexão ou de uma reconexão, serve para

Leia mais

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier(

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier( O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2/16 Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

Capítulo 5: A camada de enlace

Capítulo 5: A camada de enlace Capítulo 5: A camada de enlace Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace de dados: detecção e correção de erro Compartilhamento de um canal de broadcast: acesso

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de I Circuitos Lógicos Combinacionais (Adicional) Prof

Leia mais

Funções dos protocolos. Tipos de Protocolos. Tipos de Protocolos

Funções dos protocolos. Tipos de Protocolos. Tipos de Protocolos Funções dos protocolos Apostila 02 Endereçamento Estabelecimento e término de conexões Confirmação de recebimento Funções básicas: Controle de erro Controle de enquadramento Controle de fluxo OBS: NEM

Leia mais

de erros Exercícios E S T i G

de erros Exercícios E S T i G Tratamento de erros Exercícios 1. Imagine a mensagem m = "111011001" e o polinómio G(x = x 4 +x 2 +1. a Calcule o CRC e indique a mensagem total (bits de dados + bits de CRC a enviar. b Se durante a transmissão

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulo 8 - Aula 14

Sistemas Distribuídos Capítulo 8 - Aula 14 Sistemas Distribuídos Capítulo 8 - Aula 14 Aula Passada Tolerância a Falhas Conceitos básicos Modelos de falha Redundância Resiliência de Processo Aula de hoje Comunicação Confiável Cliente-Servidor Comunicação

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Telecomunicações

Curso Técnico Integrado em Telecomunicações Curso Técnico Integrado em Telecomunicações Instalação de Equipamentos de Rede IER6080811 Professor Fábio Grezele Fabio.Grezele (arroba) ifsc.edu.br 2014 HDLC High-level Data Link Control (HDLC) é um protocolo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada de Transporte Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 61 Camada de Transporte Os protocolos dessa camada supervisionam o fluxo

Leia mais

Camada de Enlace. BCC361 Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação

Camada de Enlace. BCC361 Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof. Reinaldo Fortes www.decom.ufop.br/sauldelabrida 2018/01 Camada Nome 5 Aplicação 4 Transporte 3 Rede

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação

Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação Redes de Computadores Camada de Transporte Capítulo 3 Kurose & Ross Prof: José Marcos Silva Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação Belo Horizonte - 2006 Capítulo

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio

A subcamada de controle de acesso ao meio A subcamada de controle de acesso ao meio Introdução Iremos abordar redes de difusão e seus protocolos. A questão fundamental é determinar quem tem direito de usar o canal quando há uma disputa por ele

Leia mais

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz User Datagram Protocol O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 [1] e permite que a aplicação

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Big Endian é uma ordenação usada em sistemas do tipo Unix (arquiteturas SPARC, IBM Mainframe).

Big Endian é uma ordenação usada em sistemas do tipo Unix (arquiteturas SPARC, IBM Mainframe). Grupo 12. Organização de sistemas computacionais Memória primária: endereços; ordenação dos bytes; códigos de correção de erros (bit de paridade e código de Hamming). Alisson Dias - CC5P30 - C68DAE8 Diego

Leia mais

Redes de Computadores. Profa. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco. Abril de Universidade de São Paulo. Camada de Enlace de Dados

Redes de Computadores. Profa. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco. Abril de Universidade de São Paulo. Camada de Enlace de Dados Redes de Computadores Regina Lucas Jaquie Castelo Universidade de São Paulo Abril de 2019 1 / 82 Roteiro 1 2 3 4 5 2 / 82 Arquitetura IEEE 802 Arquitetura IEEE 802 é resultado da tentativa de estabelecer

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Controle de s Redes de Computadores Controle de Aula 8 É o processo de garantir a entrega confiável dos dados, isto é, sem s, sem duplicação e entregues na ordem da emissão Fundamental para entrega confiável

Leia mais

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba.

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba. Camada de Enlace de Dados Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba 1 / 30 Roteiro 1 2 Enlace Ponto-a-Ponto 3 4 5 2 / 30 / O Quadro O Preâmbulo

Leia mais

Camada de Rede. Redes de Computadores. Motivação para interconexão. Motivação para interconexão (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro

Camada de Rede. Redes de Computadores. Motivação para interconexão. Motivação para interconexão (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Redes de Computadores (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Motivação para interconexão Diferentes tecnologias

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com MODEM As linhas telefônicas e rádios foram projetados pra transmitir frequências

Leia mais

Rede Digital com Integração de Serviços RDIS

Rede Digital com Integração de Serviços RDIS Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial Rede Digital com Integração de Serviços RDIS Protocolo de Nível 2 da Interface Utilizador-Rede LAPD Link Access Protocol

Leia mais

1 Exercícios da Parte 3 Camada de Enlace de Dados. 2. Qual a importância da tarefa de enquadramento em uma transmissão de dados?

1 Exercícios da Parte 3 Camada de Enlace de Dados. 2. Qual a importância da tarefa de enquadramento em uma transmissão de dados? BCC361 Redes de Computadores (2014-02) Departamento de Computação - Universidade Federal de Ouro Preto - MG Professor Reinaldo Silva Fortes (www.decom.ufop.br/reinaldo) Lista de Exercícios 02 - Camadas

Leia mais

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO 3º ANO / 2º SEMESTRE 2014 INFORMÁTICA avumo@up.ac.mz Ambrósio Patricio Vumo Computer Networks & Distribution System Group Serviços de Transporte na Internet Arquitectura TCP/IP

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Protocolos ponto-a-ponto e a camada de enlace

Protocolos ponto-a-ponto e a camada de enlace Protocolos ponto-a-ponto e a camada de enlace Definição do problema Camadas de Enlace e Física Camadas de Enlace e Física Alguns protocolos de enlace PPP HDLC MAC do padrão IEEE 802.3 (Ethernet) MAC do

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto Telecomunicações Prof. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Frame Relay É um protocolo de chaveamento por pacotes para redes de longa distância (WAN), que provê conectividade entre redes

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção

Leia mais

e Protocolos de Streaming Aplicações Multimídia Multimídia Aplicações jitter Variação de retardo Efeito do jitter

e Protocolos de Streaming Aplicações Multimídia Multimídia Aplicações jitter Variação de retardo Efeito do jitter Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF e Protocolos de Streaming Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br multimídia (mídia contínua) Sensíveis ao retardo e variação

Leia mais

Conceito de Serviço Universal. Conceito de Serviço Universal. Arquitetura de uma internet. Hardware básico de uma internet. Serviço universal:

Conceito de Serviço Universal. Conceito de Serviço Universal. Arquitetura de uma internet. Hardware básico de uma internet. Serviço universal: Redes de Computadores Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Camada de Rede Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Motivação para interconexão Motivação

Leia mais

Capítulo 9: Camada de Transporte

Capítulo 9: Camada de Transporte Capítulo 9: Camada de Transporte Introdução a Redes v5.1 Prof. Kleber Rezende 31/08/2017 9.0 Introdução 9.1 Protocolos da Camada de Transporte 9.2 TCP e UDP 9.3 Resumo 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Modos de transmissão Informação analógica vs digital Transmissão em série vs em paralelo Medidas de desempenho IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Vejamos as nomenclaturas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Controle de fluxo ula. Carissimi -4-mars-8 Comunicação em um enlace envolve a coordenação entre dois dispositivos, o emissor e o receptor Serviço de entrega confiável ou

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores

Leia mais

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy REDES II Protocolo Prof. Marcos Argachoy Perfil desse tema Características Componentes Tipos de Serviço CoS / QoS Modelo de camadas Formato da Célula Redes - Asynchronous Transfer Mode O é uma tecnologia

Leia mais

BC-0504 Natureza da Informação

BC-0504 Natureza da Informação BC-0504 Natureza da Informação Aula 3 Transmissão serial e paralela da informação e medida da informação transmitida Equipe de professores de Natureza da Informação Parte 0 Sistemas de numeração Decimal

Leia mais