Preparação para o Parto e Parentalidade. Gravidez

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Preparação para o Parto e Parentalidade. Gravidez"

Transcrição

1 Preparação para o Parto e Parentalidade Gravidez

2 Índice Anatomia do aparelho reprodutor feminino Estilos de vida saudável na gravidez As hormonas e o parto Plano de parto

3 A gravidez é um período especial na vida de uma mulher/casal, é uma viagem única a um futuro novo e excitante. Mas é também um período de grandes mudanças físicas, emocionais e sociais, um momento para encarar novas responsabilidades, para explorar, para aprender coisas novas sobre si próprios, e para a grande maioria, trata-se de um período de celebração e felicidade. A proximidade do parto e também o seu acontecimento podem ser vividos como momentos cruciais devido a mudanças significativas que provocam na mulher/casal, em maior ou menor intensidade, ansiedade e medo pelo imprevisível. O objectivo do curso de Preparação para o Parto e Parentalidade, consiste em munir a mulher/casal com ferramentas para poderem tomar opções conscientes e informadas, para que tenham um papel activo na gravidez, trabalho de parto e nascimento do seu filho.

4 Anatomia do aparelho reprodutor feminino A figura representa o aparelho reprodutor feminino. Destacam-se os ovários, trompas de Falópio (trompas uterinas) e o útero, que constituem os órgãos reprodutores internos, localizados na pelve. O útero apresenta um estreitamento inferior, o colo uterino ou cérvix, que se abre na vagina. A abertura vaginal localiza-se posteriormente à abertura uretral. Estes orifícios são recobertos longitudinalmente por pregas, os pequenos e os grandes lábios. O clítoris é uma pequena estrutura formada por tecido eréctil, situada na extremidade anterior dos pequenos lábios.

5 Canal de Parto: para que se possa entender como ocorre o parto, é necessário conhecer o que é o canal de parto, que se estende do útero à fenda vulvar. O canal de parto é composto por uma parte dura (bacia óssea) e uma parte mole (segmento inferior do útero, cérvix, vagina e pavimento pélvico). O FETO: Durante o parto, o feto é o móvel ou objecto que percorre o canal de parto, sendo impulsionado pelo motor, que é o útero. O feto relaciona-se com o útero e canal de parto, de diferentes maneiras.

6 Estilos de vida saudável na gravidez Hábitos de vida saudáveis devem ser cultivados por todas as pessoas, especialmente pelas futuras mães, responsáveis não só pela sua saúde, como também pela do bebé que se está formando. Tudo que a gestante faz afecta o bebé, e isso vale tanto para atitudes positivas quanto para as negativas. Muitas dúvidas surgem, principalmente o que deve ou não deve ser feito neste momento tão especial. Para garantir tranquilidade e segurança durante a gestação, é importante adoptar hábitos saudáveis e abandonar aqueles que podem ser prejudiciais. Exercício físico: essencial para combater a ansiedade e controlar o peso, a fortalecer o corpo, a reduzir os edemas e a aliviar as dores de costas e a obstipação. É possível dar continuidade à maioria das actividades praticadas antes da gravidez. A natação, as caminhadas, o yoga e os exercícios de aeróbica de baixo impacto são atividades recomendadas desde que a grávida não se encontre com uma gravidez de risco. Quando a grávida já praticava algum desporto poderá mantê-lo com moderação, desde que não seja um desporto de contacto físico, ou que envolva o risco de trauma abdominal. Quedas e stress exagerado podem influenciar o desenvolvimento fetal.

7 Alimentação: é importante adoptar uma dieta rica e saudável, sem excessos e sem falhas. Não precisa de comer por dois mas para dois. Tudo precisa de ser equilibrado. Dê preferências aos alimentos frescos e naturais. Recomenda-se 5 a 6 refeições diárias, para que a grávida não esteja mais de 3 horas sem comer. Devem existir duas a três refeições principais e dois a três lanches de acordo com as suas rotinas. Aconselha-se a ingestão de pelo menos litro e meio de água por dia. Relações sexuais: A intimidade sexual é um meio de expressão do amor, prazer e carinho. Está desaconselhado apenas em casos de ameaças de aborto, perda líquido amniótico ou sangue, parto pré-termo ou de dores fortes. Em caso de dúvida aconselhe-se com a seu médico.

8 Trabalho: trabalhe normalmente durante a gravidez, desde que se sinta bem. Numa gravidez de risco, o seu médico certamente irá orienta-la sobre a melhor forma de agir. Saúde Oral: Durante a gravidez, devido às alterações hormonais pode ocorrer o aparecimento ou agravamento de problemas orais, em especial a inflamação das gengivas, sendo frequente a dor e o sangramento gengival durante a escovagem. Durante a gravidez, especialmente durante o segundo trimestre a saúde oral deve ser bem vigiada. É aconselhável que a escovagem dos dentes se efetue diariamente (duas ou mais vezes), sendo uma delas antes de dormir e usando um dentífrico com flúor. O uso do fio dentário e/ou do escovilhão é suficiente uma vez por dia, de preferência antes da escovagem da noite. Os cheques-dentista (no máximo de três), permitem o acesso ao diagnóstico, a cuidados preventivos e curativos de medicina dentária, de acordo com as necessidades identificadas. Os cheques cobrem os tratamentos necessários, de modo a garantir que a grávida, no final do tratamento, fique livre de lesões activas de cárie dentária. A execução destes tratamentos pode ser concluída até 60 dias pós-parto. A atribuição do primeiro cheque-dentista será efectuada pela Unidade Funcional onde a grávida está a ser seguida; Os restantes cheques serão atribuídos às grávidas cuja situação clínica o justifique, pelo médico dentista.

9 Segurança Rodoviária: Todas as grávidas devem usar o cinto de segurança, durante toda a gravidez e em qualquer viagem. Para que não provoque lesões ao bebé, deve ser colocado corretamente: a faixa transversal deve assentar nos ossos da bacia e não sobre a barriga, e a faixa longitudinal sobre o ombro, passando pelo externo, e nunca por baixo do braço. Se viajar à frente, no lugar do passageiro, a grávida deve recuar o banco de forma a ficar mais afastada possível do airbag frontal. No final da gravidez, pode ser desaconselhável conduzir devido à proximidade do airbag frontal, que pode abrir e provocar lesões muito graves ao bebé.

10 Cigarro, álcool e outras substâncias: além de prejudicarem a saúde da mãe, podem provocar no bebé parto prematuro, baixo peso e malformações graves. Não corra o risco de prejudicar o desenvolvimento do seu filho e corte esses hábitos não só durante a gravidez, mas para toda a sua vida. Não utilize qualquer medicamento durante a gravidez, antes de consultar o seu médico. Outras dicas importantes: hidrate bem o seu corpo com um bom creme hidratante, evite a exposição ao sol (utilize sempre protector solar), durma bem, converse com o seu bebé, relaxe e aproveite este momento único.

11 As hormonas e o Parto A Oxitocina é a hormona mais importante em todo o processo de nascimento - das primeiras contracções ao aleitamento. A oxitocina produzida pelo corpo humano funciona de um modo muito mais complexo do que a produzida artificialmente - ela é sensível ao ambiente que a rodeia. Um bom ambiente para o parto facilita todo o processo de nascimento. Um mau ambiente, pelo contrário, dificulta-o. O bom funcionamento da oxitocina natural e de outras hormonas produzidas pelo corpo humano, tais como as Endorfinas (as nossas anestesias naturais) são fundamentais para que o parto possa ser «fácil». Uma das causas dos partos difíceis - contracções pouco eficientes, a dilatação que não progride, expulsão sem intensidade - bem como das dificuldades no início da amamentação, está na interacção negativa do ambiente em que decorre o parto. A imposição de regras e imobilidade, falta de privacidade, solidão, ruído, luz, fome, sede e insegurança são razões para que o neocortex (a parte do cérebro que pensa, o lado racional) se active, dificultando a fisiologia do parto. Inibido, em alerta, com mais Adrenalina (hormona da urgência, excretada em situações de perigo e que prepara o corpo para agir impede a libertação de oxitocina) do que oxiticina, o corpo da mulher tem dificuldade em fazer uso das suas capacidades para dar à luz. Quando se criam condições para que o corpo da mulher possa produzir oxitocina, diminui drasticamente a necessidade de recorrer à oxitocina sintética, com todas as vantagens que isso significa para o bem-estar físico e emocional desta e para o bom começo de vida do bebé que acaba de nascer.

12 Plano de parto O plano de parto ou plano de nascimento é um documento escrito pela grávida/casal, com o objectivo de tentarem que os seus desejos/direitos sejam respeitados e assumirem-se como protagonistas do nascimento do seu filho. Além disso, obriga a conhecer bem os procedimentos médicos utilizados e a reflectir sobre eles. O que, só por si, aumenta a confiança e afasta o medo. No plano de parto cabe tudo o que a grávida/casal achar importante, mas é bom que seja um texto curto e conciso, para que a mensagem passe sem problemas. Não é, no entanto, uma lista de ordens. Todos os partos são imprevisíveis e podem tomar rumos que obrigam, literalmente, a uma mudança de planos. O primeiro passo é escolher a maternidade e saber se as condutas seguidas pelos profissionais de saúde correspondem aos seus desejos. Nos hospitais portugueses, os planos de parto ainda são uma raridade mas, a pouco e pouco, os profissionais vão tentando adaptar-se aos desejos das grávidas.

13 No plano de parto devem estar definidas as preferências da grávida Espaço físico: que tipo de sala gostaria de encontrar, Acompanhantes e ambiente durante o parto: quem gostaria que a acompanhasse; se gostaria de ter música; vestir a sua roupa pessoal, Procedimentos durante o parto: se deseja que lhe façam a tricotomia (corte dos pêlos púbicos); se quer ou não que lhe sejam colocados soros; se pretende ou não clisteres de limpeza intestinal, Tipo de avaliação do bem-estar do feto: se pretende estar sempre com monitorização, ou de forma intermitente se o bebé estiver bem, Métodos para alívio da dor: analgesia epidural, técnicas de respiração, massagens, alternar posições, ouvir música, banho de imersão, bola de parto Posturas e puxos durante o período expulsivo: quem gostaria que estivesse presente, qual a posição que gostaria de parir; só puxar quando tiver vontade,

14 Episiotomia: se quer que lhe façam ou não, Nascimento do bebé: se quer ter imediatamente contacto pele com pele; quem gostaria que cortasse o cordão umbilical, se pretende cortar o cordão quando deixar de pulsar, quem gostaria que vestisse o bebé, se gostaria que realizassem os procedimentos ao bebé na sua presença e depois de amamentar o bebé, se quer que o bebé esteja sempre consigo durante o internamento, Dequitadura: se gostaria ou não que lhe fosse mostrada a placenta, Aleitamento materno: se pretende amamentar na primeira meia hora de vida do bebé, se quer ou não que sejam dados suplementos (biberão), Cesariana: em caso haver necessidade de realizar uma cesariana por razoes clínicas ou situação de emergência quem gostaria que assistisse á cesariana, quem gostaria que cortasse o cordão umbilical, quem pretende que pegue no bebé assim que estiver vestido.

15 Notas:

16 UCC Vallis Longus ACES MAIA/VALONGO Vanessa Moreira Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia Conselheira em Aleitamento Materno Instrutora de Massagem Infantil [Telefone: ] [Telemóvel: ]

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

Assistência ao Parto. EnfªKarin Bienemann

Assistência ao Parto. EnfªKarin Bienemann Assistência ao Parto EnfªKarin Bienemann Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto. Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la. Humanizar é perceber e respeitar os diversos

Leia mais

A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas

A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas Plano individual determinando onde e por quem o parto será realizado, feito em conjunto com a mulher durante a gestação, e comunicado

Leia mais

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto.

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto. PLANO DE PARTO Querida gestante, Gostaríamos de conhecer melhor o que você está pensando ou planejando para o nascimento do seu bebê. Desta forma, indique entre as ideias abaixo aquilo que é importante

Leia mais

Modelo de Plano de Parto. Hospital da Criança e Maternidade

Modelo de Plano de Parto. Hospital da Criança e Maternidade Modelo de Plano de Parto Hospital da Criança e Maternidade Eu,, estou ciente de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo, listo minhas preferências em relação ao nascimento do meu filho. Entendo

Leia mais

III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL

III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO 26 DE OUTUBRO DE 2012 UCF Materno-Neonatal BM2 CONSULTA DE ENFERMAGEM - TÓPICOS DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO INICIAL Identificação da utente; - Altura (cm) -

Leia mais

Dicas para você ter uma gravidez saudável

Dicas para você ter uma gravidez saudável 10 Dicas para você ter uma gravidez saudável 1Passe em consulta pré-gestacional antes - Receba orientações sobre a melhor idade para você gestar. - Inicie uso do ácido fólico antes da gestação. - Comece

Leia mais

PROTOCOLO UNIFORMIZADO DE ENSINOS DE ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ DE BAIXO RISCO

PROTOCOLO UNIFORMIZADO DE ENSINOS DE ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ DE BAIXO RISCO PROGRAMA DE FORMAÇÃO em SAÚDE MATERNA Atualizações em obstetrícia e neonatologia Janeiro / Fevereiro 2017 Enf. Ângela Neves Enf. Graça Santos Elementos UCF s Saúde Materna e Neonatal OBJECTIVO Uniformizar

Leia mais

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO OBSTETRÍCIA: PARTO NORMAL OU CESÁREA

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO OBSTETRÍCIA: PARTO NORMAL OU CESÁREA FORMULÁRIO Código: FOR DC / SM nº 247 Data Emissão: 27/03/2017 Versão: 001 TERMO DE CONSENTIMENTO OBSTETRÍCIA: PARTO NORMAL OU CESÁREA 1. PACIENTE No. IDENTIDADE ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA NASCIMENTO No. PRONTUÁRIO

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários primários comportamento psicológicas puberdade Os caracteres sexuais estão presentes desde

Leia mais

Teste de avaliação Reprodução Humana

Teste de avaliação Reprodução Humana Teste de avaliação Reprodução Humana Antes de começares a responder, lê todas as questões com muita atenção! 1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras:

Leia mais

ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL. Centro de Saúde de Serpa

ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL. Centro de Saúde de Serpa ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL Centro de Saúde de Serpa Justificação: Incube aos serviços de saúde Assegurar as actividades necessárias para uma assistência eficiente e humanizada, na preparação e no acompanhamento

Leia mais

Parto Normal. A importância de conhecer as vantagens.

Parto Normal. A importância de conhecer as vantagens. Parto Normal A importância de conhecer as vantagens. PARTO NORMAL Ser mãe é ter o prazer de se sentir especial não só durante os nove meses de gestação, mas pelo resto da vida. O momento do nascimento

Leia mais

jsumázio fc)atta I: CD bom caminho ficita a oi2<z

jsumázio fc)atta I: CD bom caminho ficita a oi2<z jsumázio fc)atta I: CD bom caminho ficita a oi2

Leia mais

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal Índice Introdução...03 À espera da cegonha...04 Peito ou mamadeira?...05 Alimentação na gestação...08 Introdução A gravidez não é uma fase fácil. Durante este

Leia mais

O parto, como desfecho da gravidez, não é um acontecimento momentâneo. Pelo contrário, corresponde a um conjunto de fenómenos que se estendem ao

O parto, como desfecho da gravidez, não é um acontecimento momentâneo. Pelo contrário, corresponde a um conjunto de fenómenos que se estendem ao O Parto O parto, como desfecho da gravidez, não é um acontecimento momentâneo. Pelo contrário, corresponde a um conjunto de fenómenos que se estendem ao longo de algum tempo, o que dá origem à denominação,

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização:

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: CADA VIDA CONTA Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: PREVENÇÃO DE DISTÓCIA DEFINIÇÃO Trabalho de parto disfuncional DIAGNÓSTICO DE DISTÓCIAS 1º período do TP Fase de dilatação Fase ativa prolongada

Leia mais

Bem-vindos á Maternidade de Santarém

Bem-vindos á Maternidade de Santarém Bem-vindos á Maternidade de Santarém O nascimento de um filho é uma das experiencia mais significativas e gratificantes da vida! Preparação para a maternidade e Paternidade Recuperação pós-part parto Massagem

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO À GRÁVIDA

GUIA DE ACOLHIMENTO À GRÁVIDA GUIA DE ACOLHIMENTO À GRÁVIDA Departamento Materno-Infantil OBSTETRÍCIA (Bloco de Partos e U.I. Obstetrícia - CHAlgarve Portimão) 2º Piso Este Guia de Acolhimento é um útil auxiliar para nos ficar a conhecer

Leia mais

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PARTO

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PARTO 1/5 O objetivo deste Termo de Esclarecimento e Consentimento é esclarecer os procedimentos médicos que ocorrerão por ocasião do seu parto, ressaltando-se que você deverá tirar todas as suas dúvidas com

Leia mais

.: Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade

.: Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade .: Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade O nascimento é um acontecimento único na vida de um casal, trazendo consigo o desafio da Parentalidade e uma nova fase do ciclo de vida familiar.

Leia mais

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT

~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT ~ MINI GUIA ~ Como preparar a gravidez ADVANCECARE.PT O que pode encontrar neste guia... Preparar a gravidez e o tempo de gestação Conselhos antes de engravidar A importância do exercício físico antes

Leia mais

Plano de Parto Hospital Universitário da USP. Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto:

Plano de Parto Hospital Universitário da USP. Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto: Plano de Parto Hospital Universitário da USP Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto: O Plano de Parto é um meio de comunicação entre a gestante e a equipe que a atende. Dessa forma, criar o seu

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO PROF.ª. LETICIA PEDROSO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO PROF.ª. LETICIA PEDROSO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO PROF.ª. LETICIA PEDROSO Tempo de gestação Gestação normal 40 semanas Prematuro inferior a 38 semanas A termo 38 a 41 semanas Pós-termo acima de 41 semanas Sinais de parto

Leia mais

Ano Lectivo 2009/2010

Ano Lectivo 2009/2010 Ano Lectivo 2009/2010 Feito por: Carlos Grilo Caracteres sexuais primários e secundários.3 Sistema reprodutor masculino.4 Sistema reprodutor feminino.5 Ciclo ovário.5 Ciclo uterino.7 Fecundação 9 Caracteres

Leia mais

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa bbc.com/portuguese/geral-48339993 A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente

Leia mais

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S CURSO DE(D)EPILAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING M Y W A X I N G S E C R E T S TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES CUIDADOS PRÉ E PÓS (D)EPILAÇÃO Também deve ser parte da depilação profissional

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

FATORES DO PARTO E AS RELAÇÕES UTERO FETAIS

FATORES DO PARTO E AS RELAÇÕES UTERO FETAIS Universidade de São Paulo Escola de enfermagem de Ribeirão Preto FATORES DO PARTO E AS RELAÇÕES UTERO FETAIS Profa Dra. Juliana Stefanello Fatores do parto: Objeto Trajeto Motor Posição da mãe Resposta

Leia mais

PLANO DE MATERNIDADE

PLANO DE MATERNIDADE PLANO DE MATERNIDADE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO INSTRUÇÕES GERAIS Este Plano deverá ser preenchido no momento da decisão de ser tornar mãe. Ele é irrevogável. Responda com mente e coração bem abertos. Responda

Leia mais

PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO. Prof Dra. Juliana Stefanello

PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO. Prof Dra. Juliana Stefanello PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO Prof Dra. Juliana Stefanello - 1º PERÍODO: DILATAÇÃO Abrange o intervalo de tempo desde o início das contrações uterinas regulares, com modificações plásticas do colo, até a

Leia mais

Catálogo Laboratório de Simulação

Catálogo Laboratório de Simulação Catálogo Laboratório de Simulação Cirurgia Clínica Médica Emergência Emergência Pediatria Ginecologia e Obstetrícia Odontologia Oftalmologia Ortopedia Otorrino Pediatria Urologia Assessoria de Comunicação

Leia mais

Intervenção 6. e-cadernos ces. Isabel Sampaio Saberes em diálogo. Publisher Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Intervenção 6. e-cadernos ces. Isabel Sampaio Saberes em diálogo. Publisher Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e-cadernos ces 11 2011 Saberes em diálogo Intervenção 6 Isabel Sampaio Electronic version URL: http://eces.revues.org/1204 ISSN: 1647-0737 Publisher Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Leia mais

Patologias Obstétricas

Patologias Obstétricas Patologias Obstétricas Do 1º Trimestre: HIPERÊMESE GRAVÍDICA É um quadro patológico constituído por vômitos intensos. Ocorre: nos primeiros 3 meses. Incidência: É mais comum em primigestas. Causas: Físicas

Leia mais

MATERNIDADE DE CAMPINAS

MATERNIDADE DE CAMPINAS TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA PARTO Nome: Idade: Sexo: Data: / / O objetivo deste termo é de esclarecer os procedimentos que ocorrerão por ocasião do seu parto, ressaltando-se que você poderá

Leia mais

ENFª OBSTETRA KARIN BIENEMANN

ENFª OBSTETRA KARIN BIENEMANN ENFª OBSTETRA KARIN BIENEMANN Empoderamento? Protagonismo Autonomia da mulher Diga não a postura passiva! Como isso ocorre? Processo individual Pensamento crítico Leituras e vídeos Grupos Acreditar em

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 2. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 2. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 2 Profª. Lívia Bahia Assistência de Enfermagem ao Parto O controle da dor no trabalho de parto De difícil avaliação pelo seu caráter

Leia mais

Diplofase. Haplofase

Diplofase. Haplofase Prof. Bruno Uchôa Diplofase Haplofase O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se

Leia mais

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA PARTO

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA PARTO TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA PARTO Nome: Idade: Sexo: Data: / / O objetivo deste termo é de esclarecer os procedimentos que ocorrerão por ocasião do seu parto, ressaltando-se que você poderá

Leia mais

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PARTO

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PARTO 1/7 O objetivo deste Termo de Esclarecimento e Consentimento é esclarecer os procedimentos médicos que ocorrerão por ocasião do seu parto, ressaltando-se que você deverá tirar todas as suas dúvidas com

Leia mais

Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal

Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal Portal RCP - Notícias Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal *Da redaçãoa odontopediatra Dra. Anna Paula Greck alerta sobre os cuidados e tratamentos adequados para gestantes."a

Leia mais

Posições, Movimentos e Respiração no Parto

Posições, Movimentos e Respiração no Parto ANATOMIA E PREPARAÇÃO PARA O PARTO COM NÚRIA VIVES Posições, Movimentos e Respiração no Parto Ciclo especial para enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, fisioterapeutas e outros profissionais

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS

METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. PRESERVATIVO MASCULINO E FEMININO Utilização: um por cada

Leia mais

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO LIVRE E INFORMADO

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO LIVRE E INFORMADO TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO LIVRE E INFORMADO O objetivo deste Termo de Esclarecimento e Consentimento Informado, utilizado pelo HOSPITAL e MATERNIDADE SANTA JOANA, é esclarecer os procedimentos

Leia mais

Gravidez: Cuidados e Emoções

Gravidez: Cuidados e Emoções Gravidez: Cuidados e Emoções Como são os cuidados do começo ao fim da gravidez, e quais são as emoções mais comuns entre as mamães. Há muitas dúvidas que cercam as mamães de primeira viagem, ou até mesmo

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio

Leia mais

II Encontro de Benchmarking dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Infantil e Pediátrica. Projecto de Enfermagem para a Parentalidade ME-QUER

II Encontro de Benchmarking dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Infantil e Pediátrica. Projecto de Enfermagem para a Parentalidade ME-QUER II Encontro de Benchmarking dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Infantil e Pediátrica Projecto de Enfermagem para a Parentalidade BEM-ME ME-QUER Fundação Bissaya Barreto 16 de Outubro de 2009 BEM-ME-QUER

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. ANATOMIA DO SISTEMA GENITO URINÁRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. ANATOMIA DO SISTEMA GENITO URINÁRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Sistema genital feminino tem como função secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar feto, fornecendo condições para o seu desenvolvimento. É composto

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes;

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes; Biologia Humana 11º ano Escola Secundária Júlio Dinis Ovar BIOLOGIA HUMANA 11º ano TD Reprodução Humana??? raquelopes 09 raquelopes15@gmail.com RL1 Diapositivo 1 RL1 Raquel Lopes; 05-01-2009 Biologia Humana

Leia mais

ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASILE NO MUNDO

ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASILE NO MUNDO INSTITUCIONALIZAÇÃO DO Até meados do século XX, a maioria das mulheres pariram em casa e com a ajuda de outras mulheres. ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASILE NO MUNDO A vivência do parto, nas mais diferentes

Leia mais

OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA

OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA Prof. Dr. Marcos Chalhoub Coelho Lima POSSIBILIDADES DE AUXÍLIO NO PARTO DISTÓCICO 1. Estímulos as contrações 2. Tração

Leia mais

Traduzido por Míriam Rêgo de Castro Enfermeira Obstetra Equipe Bom Parto

Traduzido por Míriam Rêgo de Castro Enfermeira Obstetra Equipe Bom Parto 1 Recomendações da OMS na atenção ao parto normal Referência - WHO recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018. Licence: CC BYNC - SA

Leia mais

Conversando sobre. Violência. Obstétrica. Identifique e denuncie!

Conversando sobre. Violência. Obstétrica. Identifique e denuncie! Conversando sobre Violência Obstétrica Identifique e denuncie! Você sabe o que é? De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS e o Dossiê Violência Obstétrica Parirás com Dor elaborado pela Rede Parto

Leia mais

Humanização do Parto. Prof.ª Leticia Pedroso

Humanização do Parto. Prof.ª Leticia Pedroso Humanização do Parto Prof.ª Leticia Pedroso Introdução: Até o século XVIII, as mulheres tinham seus filhos em casa; o parto era um acontecimento domiciliar e familiar. A partir do momento em que o parto

Leia mais

PREENCHER E APRESENTAR ASSINADO NA INTERNAÇÃO

PREENCHER E APRESENTAR ASSINADO NA INTERNAÇÃO PREENCHER E APRESENTAR ASSINADO NA INTERNAÇÃO plano de parto Prezada gestante, Gostaríamos de conhecer melhor o que você está pensando ou planejando para o nascimento do seu bebê. Por isso, indique entre

Leia mais

Ebook. Guia de. Amamentação parte I.

Ebook. Guia de. Amamentação parte I. Ebook www.gerandosaude.com.br Mais que gerar um vínculo muito forte de amor e confiança, a amamentação tem um impacto direto e altamente positivo na saúde do bebê. Por saber dos inúmeros benefícios dessa

Leia mais

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3. 1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.1 Gêmeos 4 Gestação e nascimento 5 Gravidez na adolescência e sexo responsável 5.1 Métodos contraceptivos

Leia mais

Informações sobre. anandafelippe.com.br

Informações sobre. anandafelippe.com.br Informações sobre Doula anandafelippe.com.br O QUE É DOULA? A Doula é oferece suporte contínuo principalmente durante o trabalho de parto e parto e acredita acima de tudo na perfeição do corpo feminino

Leia mais

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL MÓDULO 7-B Relacionamento saudável entre pais e filhos nas diferentes fases do desenvolvimento Facilitador: Alírio de Cerqueira

Leia mais

TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL

TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL Texto da responsabilidade do Centro de Diagnóstico Prénatal da Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Última revisão: Janeiro 2003 AMNIOCENTESE E CORDOCENTESE

Leia mais

Paciente: Representante Legal. Endereço:

Paciente: Representante Legal. Endereço: O objetivo deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é comunicar e esclarecer os procedimentos médicos que ocorrerão por ocasião do seu parto, devendo discutir todas as suas dúvidas com seu médico

Leia mais

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade AULA 10 A Rede Cegonha Implementada em 2011, a Rede Cegonha é uma Rede de cuidados que assegura às MULHERES o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, e

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 3 Profª. Lívia Bahia -> Lei Nº 11.108, de 07 de Abril de 2005 garante às parturientes o direito à presença de acompanhantes durante

Leia mais

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico Fisioterapia na Saúde da Mulher Obstetrícia Profa Elaine C. S. Ovalle Beta- hch Diagnóstico hormônio gonadotrófico coriônico 1 Conceitos - Embrião: até a 8ª semana - Feto: 9ª semana até o nascimento -

Leia mais

Quero ter um filho e tenho um seguro médis

Quero ter um filho e tenho um seguro médis Quero ter um filho e tenho um seguro médis Estou a pensar ter um filho Deu positivo 9 meses Bem-vindo ao mundo Passo a passo Estou a pensar ter um filho. O que é importante saber? O meu seguro cobre parto?

Leia mais

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Ao nascimento, a maioria dos RN apresenta boa vitalidade e não necessita de manobras de

Leia mais

SAMS MATERNIDADE. Para Uso da Mãe. Para Uso do Bebé

SAMS MATERNIDADE. Para Uso da Mãe. Para Uso do Bebé SAMS MATERNIDADE Para Uso da Mãe 3 Camisas largas de dormir com botão à frente 1 Roupão 1 par de chinelos de quarto Roupa interior Produtos de higiene pessoal Discos de proteção dos mamilos Cinta ou faixa

Leia mais

Lisa Ferreira Vicente Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil Direção Geral da Saúde

Lisa Ferreira Vicente Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil Direção Geral da Saúde Evolução da Taxa de Cesarianas em Portugal implicação da distócia e sofrimento fetal.. Lisa Ferreira Vicente Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil Direção Geral da Saúde Direção de Serviços

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 09 de maio 2016 Sistema Reprodutor NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com atenção

Leia mais

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer condições para o desenvolvimento

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Métodos Contraceptivos Reversíveis Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 Objetivo principal Possibilitar um atendimento odontológico de excelência no período gestacional pautado pela literatura científica

Leia mais

O Nelex apresenta-se na forma farmacêutica de óvulos e.

O Nelex apresenta-se na forma farmacêutica de óvulos e. FOLHETO INFORMATIVO NELEX Policresuleno Apresentação: Nelex Óvulos: Embalagem com 10 óvulos; Composição: 1 óvulo contém 90 mg de Policresuleno Forma Farmacêutica: O Nelex apresenta-se na forma farmacêutica

Leia mais

GRAVIDEZ. Profª: Karin

GRAVIDEZ. Profª: Karin GRAVIDEZ Profª: Karin Diagnóstico da gravidez: Toque Exame de urina - Colhido após o repouso noturno, com atraso menstrual de 3 a 14 semanas. Teste (farmácia)- resultado positivo maior com 3 semanas

Leia mais

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, LOCOMOTOR E REPRODUTOR Profa. Msc. Ângela Cristina Ito Sistema reprodutor

Leia mais

Manual. Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade

Manual. Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade Manual Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade Desfrute deste momento único! www.preeposparto.com CÉLULAS ESTAMINAIS. AINDA HÁ MUITO POR DESCOBRIR, MAS JÁ SABEMOS QUE RESULTAM. É verdade. As células

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 4 Profª. Lívia Bahia Assistência de enfermagem durante o Parto Cesáreo A cesariana é uma operação pela qual o feto é liberado

Leia mais

DEIXAR DE FAZER MANOBRA DE KRISTELLER: POR QUE E COMO?

DEIXAR DE FAZER MANOBRA DE KRISTELLER: POR QUE E COMO? ATENÇÃO ÀS MULHERES Não existem quaisquer evidências de que pressão sobre o fundo uterino no período expulsivo (Manobra de Kristeller) tenha qualquer benefício para o feto ou para a mãe. Apesar disso,

Leia mais

PARTO HOSPITALAR OUTRA PERSPETIVA!!!

PARTO HOSPITALAR OUTRA PERSPETIVA!!! PARTO HOSPITALAR OUTRA PERSPETIVA!!! PARTO HOSPITALAR OUTRA PERSPETIVA!!! Rita Grilo Ana Frias O parto natural pode ter vários significados para diferentes pessoas, o importante é permitir que a grávida

Leia mais

N2. Na última vez que a sra esteve grávida a sra recebeu o cartão de pré-natal? 1. Sim 2. Não

N2. Na última vez que a sra esteve grávida a sra recebeu o cartão de pré-natal? 1. Sim 2. Não Módulo N - Atendimento Pré-natal Agora vou lhe fazer perguntas sobre o atendimento pré-natal [Entrevistador: As questões deste módulo são dirigidas às mulheres que tiveram o último parto posteriores a

Leia mais

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA Página1 A REPRODUÇÃO HUMANA Reprodução sexuada e dimorfismo sexual A reprodução é uma função dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espécie. Reprodução sexuada Na espécie humana

Leia mais

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Mortalidade materna As mortes de mulheres por complicações na gestação,

Leia mais

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado.

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado. OdontoPrev Sorria: você está sendo bem cuidado. Dicas OdontoPrev para um sorriso perfeito INTRODUÇÃO Por um sorriso mais saudável e bonito! É A OdontoPrev quer ver você saindo por aí com um sorrisão estampado

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 1 Prof. Daniele Duó O que é a contracepção? É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo. É a realização de uma ou mais ações, dispositivos

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Periodontite. Sua saúde começa pela boca! O que é doença periodontal ou periodontite? ESMALTE DENTINA GENGIVAS POLPA PERIODONTITE OSSO ALVEOLAR CEMENTO NERVOS E VASOS

Leia mais

Guia de Acolhimento. à Grávida ULS

Guia de Acolhimento. à Grávida ULS Guia de Acolhimento à Grávida ULS FOL.131.OBT Elaboração: 03/08/2016 Revisão: 03/08/2019 Bem-vinda! Bem-vinda! Acaba de chegar ao Serviço de Obstetrícia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste Unidade

Leia mais

LEI Nº , DE 25 DE MARÇO DE 2015

LEI Nº , DE 25 DE MARÇO DE 2015 LEI Nº 15.759, DE 25 DE MARÇO DE 2015 Assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos de saúde do Estado e dá outras providências Artigo 1º - Toda gestante tem direito a receber assistência

Leia mais

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Você sabia que alguns erros podem estar impedindo o seu emagrecimento saudável? Descubra agora mesmo como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas! Para

Leia mais

E normalmente é a partir daqui que se iniciam os procedimentos mais comuns:

E normalmente é a partir daqui que se iniciam os procedimentos mais comuns: Alguns Procedimentos Hospitalares comuns no Parto Resumo retirado/adaptado do blog "Uau Mamã" da doula Catarina Gaspar: http://uaumama.blogspot.pt/ (Estes procedimentos podem acontecer ou não, dependendo

Leia mais

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018 Cap. 12 Reprodução Humana Prof. Tatiana Novembro / 2018 Adolescência e Puberdade Adolescência: transição entre a infância e a vida adulta. Puberdade: período inicial da adolescência, o qual ocorrem mudanças

Leia mais