DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2"

Transcrição

1 Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar Acessar o link: 2. Clicar no ícone Censo 2015

2 Clicar no link Censo escolar 2015

3 2. Clicar no ícone Obter Acesso Censo 2015

4 4. O Sistema apresentará a tela Cadastro do usuário. Nesta etapa, é necessário fazer o cadastro do usuário e selecionar a escola que terá o questionário a ser preenchido. Obs.: No caso das Escolas Vinculadoras/Vinculadas, ao indicar a escola vinculadora, o sistema trará automaticamente a(s) escola(s) vinculada(s). Se for indicada uma escola vinculada, o sistema trará automaticamente a escola vinculadora. 5. Todos os dados a serem informados nessa tela serão os dados da pessoa que preencherá o questionário e NÃO os dados do diretor/responsável pela escola. 6. Tela Cadastro de Usuários

5 a) Informe o seu nome; b) Informe o seu ; c) Informe o seu RG; d) Informe o Dígito do RG; e) Informe o UF do RG; f) Informe o seu CPF (válido na Receita Federal); g) Informe a Data de nascimento (XX/XX/XXXX); h) Informe o seu Cargo; i) Selecione a diretoria a qual pertence a sua escola; j) Selecione o município ao qual pertence a sua escola; k) No campo Escola (Código CIE) digite o código CIE. Selecione a sua escola. Clique em incluir

6 Caso você queira pesquisar a sua escola pelo nome, clique em Pesquisar por nome da escola. Obs.: Se a escola é vinculadora/vinculada, indique o CIE da mesma (vinculada ou vinculadora) e o sistema trará a escola vinculadora e a(s) escola(s) vinculada(s). Deverão ser preenchidos formulários para a escola vinculadora e também para a(s) vinculada(s). l) Em Escolas selecionadas aparecerá a escola selecionada. Verifique se os dados estão corretos. Obs.: Somente aparecerá mais de uma escola para a escola vinculadora e escolas vinculadas. m) Se você já é usuário GDAE não é necessário alteração de Senha (no Campo Deseja gerar nova Senha?). Informar não 7. Clique em confirmar : seu login será gerado e aparecerá a informação de que a senha foi enviada para o seu .

7

8 8. Acesse seu e verifique se recebeu a senha enviada. 9. De posse do login e senha, acesse novamente o link: OBSERVAÇÃO: Ficará disponível no Sistema uma Nova Opção Vincular Novas escolas essa opção permitirá que o usuário vincule novas escolas, sem a necessidade de excluir o primeiro cadastro.

9

10 a)informe Usuário b)senha c)diretoria d)município e)escola(código CIE)

11

12 10. No primeiro acesso, na tela Autenticação, informar os campos usuário e senha: digite a senha que recebeu por Clique em entrar 12. Será solicitado que você altere a sua senha para uma de sua preferência. Altere a senha e clique em gravar. 13. Em seguida acesse novamente o link: Tela Autenticação - informar usuário e senha. Clique em entrar.

13

14 15. Clique em Questionário. Em seguida, selecione Formulário. Obs. No caso das escolas vinculadoras/vinculadas, haverá mais de 1 (uma) escola. Deverá ser escolhida a escola para a qual deverá ser preenchido o questionário. Exemplo ( Centro de Língua ( rede estadual ) e Unidades ( rede privada ) )

15 Observação 16. A tela Questionário apresentará os dados da escola. Por favor, confira se os dados estão corretos. Caso alguma informação esteja desatualizada ou incorreta, entre em contato com a equipe da diretoria, encaminhando o que deve ser atualizado ( dent2cie@gmail.com ou dent2cie@hotmail.com). Para a rede estadual foi encaminhada uma rede nº 177 ( 10/03/2015 com anexo - ). Já a rede privada poderá consultar esta rede e encaminhar este anexo para os citados ).

16 Exemplo ao informar os dados devem confirmar e17. Se a escola possuir, coloque os números do(s) telefone(s) público e contato existente(s). avançar no questionário.

17 18. Dados do Gestor Escolar Os dados já serão carregados conforme dados informados no CENSO ESCOLAR 2014, Confirmar e Avançar.O sistema abrirá uma janela de confirmação, clique em Ok. Caso os dados do Gestor estejam incorretos: Clique em Alterar

18

19 a) Local de Funcionamento da Escola: Escolha pelo menos 1 item. Assinalar mais de uma opção, se for o caso; Obs.: Caso a escola assinale a opção prédio escolar, deverá ser informado se a escola possui prédio compartilhado com outra escola (sim ou não). No caso de sim, deve ser informado o código da escola com a qual compartilha. Máximo de escolas a serem compartilhadas: 3 (três).

20 Apenas para quem compartilha o prédio ( ETEC, Centro de Línguas ). b) Água consumida pelos alunos: Escolha Filtrada ou Não Filtrada ; c) Número de salas de aula existentes: Preencha com a quantidade de salas.

21 a) Informe a quantidade de equipamentos que a escola possui; OBS: Atentar-se ao Novo Campo Impressora Multi Funcional b) Computadores: Informe a quantidade: b1) Informe a quantidade de computadores: - para uso administrativo - para uso dos alunos c) Informe se possui acesso à internet: c1.) Caso tenha escolhido Sim : Informe se possui banda larga 22. Clique em avançar.

22 ATENÇÃO 23. Tela Recursos Humanos: Informe a quantidade total de funcionários da escola (inclusive os Cuidadores, Profissionais de Saúde e Profissionais Escolares em sala de aula: decente, auxiliar/assistente educacional, profissional/monitor de atividade complementar e tradutor interprete de libras. OBS: Docentes Afastados serão contados para total de Recursos Humanos da Escola.

23

24 A) Alimentação Escolar: Indique se a escola oferece ou não oferece alimentação; b) Unidade de Uso Sustentável: Selecione os itens referentes à sua escola; c) Escola cede espaço para turmas do Programa Brasil Alfabetizado: Selecione sim ou não ; d) Escola abre aos fins de semana: Selecione sim ou não ; e) Escola possui área verde: Selecione sim ou não ; f) Dados Educacionais: f1) Ensino Fundamental em ciclos: Selecione sim ou não ; f2) Proposta pedagógica por alternância: Selecione sim ou não. I. Somente para as escolas quilombolas ou indígenas f) Oferece materiais didáticos específicos para grupos étnicos: f1) Se a escola for quilombola estará habilitada a opção quilombola. Selecione quilombola ou não utiliza (caso a escola não utilize material específico); f2) Se a escola for indígena selecione indígena ou não utiliza (caso a escola não utilize material específico). Obs.1: Caso tenha selecionado indígena, informe a língua em que o ensino é ministrado: selecione língua portuguesa ou língua indígena. Obs.2: Caso tenha selecionado língua indígena, informe o código da língua indígena. 26. Clique em finalizar. O sistema informará que os dados foram gravados. 27. Caso tenha outra escola para preencher, reinicie o processo a partir do item (1).

25 Dúvidas??? Encaminhar para o ( dent2cie@gmail.com e dent2cie@hotmail.com ) Lembrando que a Diretoria não estabelecem prazos. Todos os procedimentos encaminhados do CIE / NRM ( Centro de Informações Educacionais / Núcleo da Rede de Matrícula ) para as unidades estaduais e privadas são de responsabilidade dos gestores. Ressalto a importância no cumprimento dos prazos estabelecidos e encaminhados por rede ou , seguem as legislações sobre a obrigatoriedade do preenchimento do Censo Escolar. O Censo Escolar correspondem as seguintes fases : Coleta de classes do ano letivo vigente; Digitação dos alunos nas classes conforme legislações ( dados completos tais como endereço, fone, , dados do RG, CPF ( alunos do EM), necessidade especial, indicação do transporte ( rede pública )); Digitação dos alunos digitação dos docentes ( RD informando documentos pessoais, dados da formação acadêmica ); Movimentação do educando ( promovido / retido, falecimento, abandono ou transferência ). Informação do Link

26 Na última quarta feira do mês de maio (data base do censo escolar nacional ) os dados são congelados ( semelhante ao processo de captação dos dados citados ). No âmbito Federal é disponibilizado o Educacenso dos quais cabe ao gestor confirmar e ratificar os dados importados do Censo Escolar. LEGISLAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PREENCHIMENTO DO CENSO ESCOLAR A Escola que não informa nos Sistemas corporativos da Secretaria de Estado da Educação sobre a realidade do funcionamento da Escola poderá ser acionada judicialmente pelo Ministério da Educação. Segue abaixo a legislação pertinente à obrigatoriedade dos estabelecimentos escolares de informar sobre o Cadastro da Escola; turmas; matriculas e docentes. Sugerimos ação imediata da Supervisão com registro em livro termo. Legislação pertinente abaixo com cópia em anexo: - Constituição Federal, determina que o Poder Público faça o recenseamento dos alunos e que o ensino é livre a iniciativa privada desde que o estabelecimento cumpra as normas gerais da educação nacional; - LDB, que define que a União cabe coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação ;

27 - Portaria nº. MEC 2.255/2003, transforma o INEP em autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, e define, como suas finalidades, entre outras: organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais; - Portaria MEC 264/2007 que determina a última quarta-feira do mês de maio, de cada ano, como data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar e que todos os estabelecimentos de ensino do país deverão responder ao Censo Escolar, por meio do Sistema "Educacenso" (gerenciado pelo INEP); - Decreto Federal nº 6.425/2008 que dispõe sobre o Censo anual da Educação e sobre o papel do representante legal do estabelecimento privado de ensino em relação a prestação de informações ao censo escolar; - Decreto Estadual /95, que institui o Cadastramento Geral de Alunos; - Deliberação CEE/SP 02/2000, que dispõe sobre o cadastramento geral dos alunos de educação básica no sistema de ensino do Estado de São Paulo. - Resolução SE N.º 12/2007, que Institui o Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo como instrumento de coleta de dados do Censo Escolar - Termo de Cooperação Técnica acordado entre a Secretaria de Estado da Educação e o Inep/MEC sobre a Coleta de Informações do Censo Escolar. Abaixo tela do SISTEMA EDUCACENSO com cópia do Termo de Compromisso que o responsável pela Escola é obrigado a declarar.

28

Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar 2015. 1. Acessar o link: http://www.gdae.sp.gov.br. 2. Clicar no ícone Censo 2015

Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar 2015. 1. Acessar o link: http://www.gdae.sp.gov.br. 2. Clicar no ícone Censo 2015 Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar 2015 1. Acessar o link: http://www.gdae.sp.gov.br 2. Clicar no ícone Censo 2015 3. Clicar no ícone Obter Acesso Censo 2015 1 4. O Sistema apresentará

Leia mais

Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar 2015

Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar 2015 Orientações para preenchimento do Questionário Censo Escolar 2015 1. Acessar o link: http://www.gdae.sp.gov.br (ACESSAR PELO INTERNET EXPLORER) 2. Clicar no ícone OBTER ACESSO Censo 2015 3. Clicar novamente

Leia mais

Tutorial. Censo Escolar Cadastro de Escolas. Versão:

Tutorial. Censo Escolar Cadastro de Escolas. Versão: Tutorial Censo Escolar Cadastro de Escolas Versão: 2018.05.03 1. Perfis de Acesso O Cadastro de Escolas está disponível para os seguintes perfis: Escola Rede Estadual: GOE Agente de Organização Escolar

Leia mais

Tutorial. Censo Escolar Cadastro de Escolas. Versão:

Tutorial. Censo Escolar Cadastro de Escolas. Versão: Tutorial Censo Escolar Cadastro de Escolas Versão: 2018.05.03 1. Perfis de Acesso O Cadastro de Escolas está disponível para os seguintes perfis: Escola Rede Estadual: GOE Agente de Organização Escolar

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Questionário Censo Escolar

Questionário Censo Escolar Questionário Censo Escolar Índice de Perguntas 1. Como localizar o Questionário do Censo Escolar?... 4 2. Quem pode responder o Questionário do Censo?... 4 3. Quem habilita o perfil para os usuários da

Leia mais

SisMédio Passo a Passo para os Diretores

SisMédio Passo a Passo para os Diretores SisMédio Passo a Passo para os Diretores PASSO 1 Acesse simec.mec.gov.br, utilizando sempre o navegador Mozilla Firefox. Digite seu CPF e senha nos campos indicados. ATENÇÃO! a) Se você já é usuário do

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o solicitar Visto para execução de obras ou serviços pelo Portal CreaÁgil. 2 Acesse através

Leia mais

Dados do Profissional Escolar em Sala de Aula Outras redes

Dados do Profissional Escolar em Sala de Aula Outras redes Dados do Profissional Escolar em Sala de Aula Outras redes Versão: 2018.05.03 Sumário 1. Fluxo do Processo Censo Escolar Profissional Escolar em Sala de Aula... 3 2. Perfis de Acesso... 3 3. Orientações

Leia mais

2. Após preencher todas as informações referente ao cadastro do redespachante, clique em GRAVAR.

2. Após preencher todas as informações referente ao cadastro do redespachante, clique em GRAVAR. 1. CADASTROS. CADASTROS DE REDESPACHANTE. Para realizar o cadastro de redespachante, você deve clicar no quinto ícone da barra acima e selecionar a opção de resdespachante. 1. Ao entrar na tela de cadastro

Leia mais

Dados do Profissional Escolar em Sala de Aula Outras redes

Dados do Profissional Escolar em Sala de Aula Outras redes Dados do Profissional Escolar em Sala de Aula Outras redes Versão: 2018.05.08 Sumário 1. Fluxo do Processo Censo Escolar Profissional Escolar em Sala de Aula... 3 2. Perfis de Acesso... 3 3. Orientações

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta.

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta. No seu navegador de internet, acesse 1 2 http://www.vs.unimed.coop.br, na página inicial, clique no espaço PORTAL DO CLIENTE. 1º Acesso Empresa : Na tela seguinte, clique em Seu primeiro acesso? 3 A partir

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

(ANEXO 2 B.I. nº 92/2015) INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSE E AULAS - ANO LETIVO 2016 CATEGORIA P, N e F Agosto/2015

(ANEXO 2 B.I. nº 92/2015) INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSE E AULAS - ANO LETIVO 2016 CATEGORIA P, N e F Agosto/2015 (ANEXO 2 B.I. nº 92/2015) INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE CLASSE E AULAS - ANO LETIVO 2016 CATEGORIA P, N e F Agosto/2015 1. Para confirmar sua inscrição, acessar o Portal GDAE, informando Usuário e Senha.

Leia mais

Índice. Introdução ) Como fazer o cadastro de usuário? ) Tela ) Tela ) Tela ) Tela 4...

Índice. Introdução ) Como fazer o cadastro de usuário? ) Tela ) Tela ) Tela ) Tela 4... Índice Introdução...03 1) Como fazer o cadastro de usuário?...04 1.1) Tela 1...04 1.2) Tela 2...05 1.3) Tela 3...06 1.4) Tela 4...07 2) Como cadastrar a entidade?...08 2.1) Tela 5...08 2.2) Tela 6...09

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

SITUAÇÃO DO ALUNO ACESSO À SITUAÇÃO DO ALUNO. Sumário

SITUAÇÃO DO ALUNO ACESSO À SITUAÇÃO DO ALUNO. Sumário SITUAÇÃO DO ALUNO ACESSO À SITUAÇÃO DO ALUNO Após a coleta da matrícula dos alunos da Educação Básica das escolas públicas e privadas, por meio do sistema Educacenso, é fundamental conhecer o rendimento

Leia mais

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE No portal da FEC, selecione o evento que deseja fazer a inscrição. Procure no corpo da página, o link " Faça aqui a sua inscrição" ou o botão específico de inscrição.

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Solicitação de Compra... 3 Orientações Complementares SINTEGRA e Receita Federal... 8 1 Consulta

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE LINK DA PÁGINA DE ACESSO. O que é o sistema Plataforma Freire?

MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE LINK DA PÁGINA DE ACESSO. O que é o sistema Plataforma Freire? MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE - 2017 Atividade Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores da educação básica Análise, pelas secretarias de educação, das

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES LEVANTAMENTO DE VAGAS UNIDADE ESCOLAR ===========

MANUAL DE INSTRUÇÕES LEVANTAMENTO DE VAGAS UNIDADE ESCOLAR =========== MANUAL DE INSTRUÇÕES LEVANTAMENTO DE VAGAS UNIDADE ESCOLAR =========== 2017 1- INTRODUÇÃO O presente Manual tem a intenção de proporcionar um instrumento que possibilite o pronto acesso às informações

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA SED SECRETARIA ESCOLA DIGITAL PRÉ - CADASTRO

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA SED SECRETARIA ESCOLA DIGITAL PRÉ - CADASTRO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CENTRO DE INGRESSO E MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE ACESSO AO

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2016 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

Manual da Distribuição Eletrônica

Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

TUTORIAL PARA ACESSO

TUTORIAL PARA ACESSO TUTORIAL PARA ACESSO TUTORIAL PARA ACESSO 1. PRIMEIRO ACESSO 2. REALIZAÇÃO DE INSCRIÇÕES 3. COMPROVANTES DE INSCRIÇÕES 4. ACOMPANHAMENTO DE INSCRIÇÕES REALIZADAS NO SITE/DETALHAMENTO DE COBRANÇAS 5. CENTRAL

Leia mais

G D A E DIRETOR DE ESCOLA. Diretor de Escola GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ESCOLA

G D A E DIRETOR DE ESCOLA. Diretor de Escola GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ESCOLA DIRETOR DE 47 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 49. MENU PRINCIPAL 50. MENU 5. Cadastrar concluintes 5.. Consultar concluintes 5. Ratificar concluintes 55.3 Cancelar concluintes ratificados 58.4 Consultar concluintes

Leia mais

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas

Leia mais

1º Passo: Acessar o endereço: Clicar sobre o Banner PAS 2017

1º Passo: Acessar o endereço:   Clicar sobre o Banner PAS 2017 1º Passo: Acessar o endereço: www.seduc.mt.gov.br Clicar sobre o Banner PAS 2017 Na nova janela, leia as instruções. Leia também a Normativa, Edital e Portarias referentes a esse processo, para acessá-las,

Leia mais

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS O cadastramento de despachantes aduaneiros e ajudantes de despachantes

Leia mais

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB Pela graça de Deus, livres para cuidar. Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14ª) Secretaria Geral IECLB nº 246.301/16a Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Ação Missionária O presente

Leia mais

Tutorial. Censo Escolar Cadastro de Escolas. Versão:

Tutorial. Censo Escolar Cadastro de Escolas. Versão: Tutorial Censo Escolar Cadastro de Escolas Versão: 2019.02.27 1. Perfis de Acesso O Cadastro de Escolas está disponível para os seguintes perfis: Escola Rede Estadual: GOE Agente de Organização Escolar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line Internet Honda System Guia Operacional do Sistema IHS Assembleia de grupos exclusivos on-line Como acessar o módulo de assembleia no IHS Acesse o site do IHS: https://ihs.honda.com.br Faça o seu login

Leia mais

PERFIL DIRETORIA DE ENSINO

PERFIL DIRETORIA DE ENSINO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CENTRO DE INGRESSO E MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE ACESSO AO

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O endereço para o acesso será o mesmo para digitação: http://gw2.unimedva.com.br:8082/gw/ Tela inicial do sistema Após entrar na tela inicial do

Leia mais

Processo de matrícula dos veteranos

Processo de matrícula dos veteranos Processo de matrícula dos veteranos Para fazer a matrícula online, o aluno deve ter em mãos o seu Login e Senha de acesso ao sistema Acadêmico (academico.unemat.br), Se for o primeiro acesso, o Login sempre

Leia mais

Sistema Objetivo de Ensino. Pedido Web. pedidoweb.objetivo.br

Sistema Objetivo de Ensino. Pedido Web. pedidoweb.objetivo.br Sistema Objetivo de Ensino Pedido Web pedidoweb.objetivo.br Sumário 1 Introdução... 3 2 Tela inicial... 4 3 Pedido de Venda... 5 3.1 Pesquisar... 5 3.2 Seleção de itens... 6 3.3 Verificação... 7 3.4 Confirmação...

Leia mais

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a)

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a) Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17. 28a) Secretaria Geral IECLB nº 254.455a/17 Manual para cadastramento de propostas de projeto

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIAS E CORRELATOS

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIAS E CORRELATOS UNIVERSIDADE SANTA CRUZ DO SUL UNISC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIAS E CORRELATOS CATÁLOGO

Leia mais

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE MANUAL PARA CADASTROS ONLINE 1 I. LOGIN E CADASTRO INICIAL 1. Acesse o site do São Bernardo Saude, passe o mouse sobre o ícone clientes e clique no link Imposto de Renda. 2. Efetue o login informando o

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Para realizar digitação do conhecimento de reentrega, você deve ir no ícone de Funções e selecionar a opção de CT-e de reentrega/devolução.

Para realizar digitação do conhecimento de reentrega, você deve ir no ícone de Funções e selecionar a opção de CT-e de reentrega/devolução. 4. EXPEDIÇÃO. DIGITAÇÃO DE REENTREGA. Para realizar digitação do conhecimento de reentrega, você deve ir no ícone de Funções e selecionar a opção de CT-e de reentrega/devolução. 1. Primeiramente, você

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este manual contempla as informações que irão auxiliar o usuário na utilização da ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Economia para o registro eletrônico de frequência dos servidores/estagiários,

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA SEEC Eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura CONSEC MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Centro Tecnológico de Informação CETINFOR Página 1 de 13

Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Manual Portal Educacional UNIPAC - Aluno - Centro Tecnológico de Informação CETINFOR Página 1 de 13 Página 1 de 13 Acesso ao Portal Educacional da UNIPAC O endereço de acesso a página do Portal Educacional UNIPAC é http://portal.unipac.br. Passo 1 O usuário de acesso é o número de matrícula (este número

Leia mais

Manual DIMOF (Declaração de Informação sobre Movimentação Financeira)

Manual DIMOF (Declaração de Informação sobre Movimentação Financeira) Manual DIMOF (Declaração de Informação sobre Movimentação Financeira) JUNHO/2013 Sumário Sumário... 2 1. Introdução... 3 2. Funcionalidade... 4 3. Navegação no Sistema... 4 3.1. Autenticação de Usuário...

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2. Quadro de coleta de classes 2016

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2. Quadro de coleta de classes 2016 Quadro de coleta de classes 2016 Prezados Diretores: Estamos encaminhando procedimentos para a coleta de classes. Referente aos procedimentos do rendimento final 2015 estará encaminhando procedimento e

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Conhecendo o Sistema

Conhecendo o Sistema Conhecendo o Sistema Diretor ou Articulador Para entrar no sistema NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o Diretor ou Articulador deve seguir os passos: Acesse o site http://pddeinterativo.mec.gov.br/, utilizando o login

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL V1. Atualizado em 25.07.2018 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Contador

MANUAL TRON CONNECT Contador MANUAL TRON CONNECT Contador O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com os sistemas

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Prezado (a) Cliente, 1 Acesse o nosso Site e aproveite as novidades, com informações, serviços e soluções simples e práticas de auto-atendimento, em apenas alguns cliques! A navegação é segura e muito

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O sistema de autorização uniweb será substituído pelo sistema GW, com a finalidade de unificarmos todo o processo em um só sistema para a realização

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE São Paulo SP 2017 ÍNDICE 1 Inserção de Dados Cadastrais do Servidor... 03 2 Alteração dos

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Informar o código INEP da escola: 35+ código CIE com 06 dígitos

Informar o código INEP da escola: 35+ código CIE com 06 dígitos Educacenso 2015 Cadastro de Escola Cadastro de Turmas Cadastro de Alunos Cadastro de Profissional em Sala de Aula Relatórios Fechamento do Censo Escolar Cadastro de Escola http://censobasico.inep.gov.br/censobasico

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais

Procedimento para alocação de Colaboradores de sua responsabilidade nas funções listadas no resumo de contratação

Procedimento para alocação de Colaboradores de sua responsabilidade nas funções listadas no resumo de contratação Procedimento para alocação de Colaboradores de sua responsabilidade nas funções listadas no resumo de contratação 1º Os colaboradores já cadastrados devem acessar o Sistema e confirmar ou atualizar os

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

PGA_SIGSIF: SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DE ACESSO EXTERNO

PGA_SIGSIF: SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DE ACESSO EXTERNO PGA_SIGSIF: SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DE ACESSO EXTERNO Divisão de Registro e Cadastro - DREC/CGI/DIPOA - SDA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registro.dipoa@agricultura.gov.br Tel: (61)

Leia mais

Sumário. 1. Perfis Passo a Passo da Matrícula (com e sem RA) Exclusão de Matrícula... 10

Sumário. 1. Perfis Passo a Passo da Matrícula (com e sem RA) Exclusão de Matrícula... 10 Tutorial Matrícula Sumário 1. Perfis... 3 2. Passo a Passo da Matrícula (com e sem RA)... 3 3. Exclusão de Matrícula... 10 2 1. Perfis A Matrícula de Aluno está disponível para os seguintes perfis: Rede

Leia mais

Sistema de Controle de Correspondências

Sistema de Controle de Correspondências Manual do Usuário Sistema de Controle de Correspondências SISCOR Juizados Especiais Template Versão 1.2 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 4 3. Atualização de Correspondências... 5 4. Atualização

Leia mais