Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos"

Transcrição

1 Banco de Dados Parte 2 Prof. Leonardo Vasconcelos

2 - Conceitos e Arquiteturas de SBD Modelos de dados: conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Permitem a abstração dos dados. Estrutura de um banco de dados: tipos de dados, relacionamentos e restrições pertinentes aos dados (+ conjunto de operações para especificar como recuperar e modificar a base de dados).

3 - Conceitos e Arquiteturas de SBD Esquema: descrição (textual ou gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados. Construtor do esquema: cada objeto do esquema. Diagrama esquemático: ilustração que mostra alguns aspectos do esquema. Instância: conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo.

4 - Diagrama Esquemático de um Banco de Dados

5 - Instância do Banco de um Dados

6 - Esquemas e Instâncias Esquema: Definido durante o projeto do banco de dados. Armazenado no catálogo do banco de dados. Espera-se que não seja alterado com frequência.

7 - Esquemas e Instâncias Estado do banco de dados: Também conhecido como instância do banco de dados. Inicialmente temos o estado vazio (sem nenhum dado). A cada atualização de dados alteramos o estado do banco de dados. O SGBD é parcialmente responsável por assegurar que cada estado do banco de dados seja válido.

8 - Categorias de Modelos de Dados Classificação de acordo com os tipos de conceitos utilizados: Alto nível ou modelos de dados conceituais. Modelos de dados representativos ou de implementação. Baixo nível ou modelos de dados físicos.

9 - Modelos de dados conceituais Utilizam conceitos que descrevem os dados como os usuários os percebem. Conceitos: entidades, atributos e relacionamentos. Independente de aspectos de implementação em um SGBD. Exemplos: Modelo entidade-relacionamento (ER); Modelo orientado a objetos (OO).

10 - Modelos de dados representativos (lógicos) Oferecem conceitos para a descrição a estrutura de um banco de dados da forma como será manipulado através do SGBD. Ocultam alguns detalhes de armazenamento de dados. Exemplos: Modelo relacional; Modelo hierárquico; Modelo de rede.

11 - Modelos de dados físicos Utilizam conceitos que descrevem os detalhes de como os dados estão fisicamente armazenados. Conceitos: formato dos registros, ordem dos registros e os caminhos de acesso.

12 - Características importantes da abordagem com uso de BD Independência de dados e programas; Suporte a múltiplas visões de usuários; Uso de catálogo.

13 - Arquitetura proposta para realização e visualização dessas características. Arquitetura de Três-Esquemas (ANSI/SPARC) Objetivo: separar as aplicações do usuário do banco de dados físico. Os esquemas são definidos por três níveis.

14 - A Arquitetura Três-Esquemas Nível externo Nível conceitual Nível interno

15 - Nível externo Esquema externo ou visão de usuário: descreve a parte do BD que um grupo de usuários tem interesse e oculta o restante do banco desse grupo.

16 - Nível conceitual Esquema conceitual: descreve a estrutura de todo o BD. Oculta detalhes de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos etc.

17 - Nível interno Esquema interno: descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados. Utiliza um modelo de dados físico e descreve os detalhes completos de armazenamento de dados e caminhos de acesso ao banco de dados.

18 - A Arquitetura Três-Esquemas

19 - A Arquitetura Três-Esquemas A maioria dos SGBDs não separa os três níveis completamente: Alguns SGBDs incluem detalhes do nível físico no esquema conceitual. Na maioria dos SGBDs os esquemas externos são especificados com o mesmo modelo de dados que descreve a informação no nível conceitual.

20 - Independência de Dados É a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto. O SGBD usa software para realizar os mapeamentos entre os níveis.

21 - Tipos de independência de dados: Independência de Dados Lógica Independência Física de Dados

22 - Tipos de independência de dados: Independência de Dados Lógica É a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas. Exemplo: modificar o esquema conceitual para expandir o BD (adicionando um item de dados). Independência Física de Dados É a capacidade de mudar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual. Exemplo: criação de estruturas de acesso adicionais para melhorar o desempenho da recuperação ou atualização de

23 - Linguagens de Banco de Dados O SGBD deve oferecer linguagens e interfaces apropriadas para cada categoria de usuários: Linguagem de Definição de Dados (Data Definition Language - DDL) Usada pelo DBA e projetistas para definir os esquemas. Linguagem de Definição de Armazenamento (Storage Definition Language - SDL) Utilizada para especificar o esquema interno em SGBDs onde uma clara separação é mantida entre os níveis conceitual e interno.

24 - Linguagens de Banco de Dados Linguagem de Definição de Visões (View Definition Language - VDL) Em uma verdadeira arquitetura três-esquemas: terceira linguagem (VDL) para especificar as visões dos usuários e seus mapeamentos para o esquema conceitual. Na maioria dos SGBDs a DDL é usada para definir os esquemas conceitual e externo.

25 - Linguagens de Banco de Dados Linguagem de Manipulação de Dados (Data Manipulation Language - DML) Usada para recuperação, inserção, remoção e modificação dos dados. Tipos de DMLs: Alto nível (ou não procedural ou declarativas): os usuários especificam quais dados recuperar sem especificar como obtê-los. Nível baixo (ou procedural): requerem que o usuário especifique que dados são necessários e como obtê-los.

26 - Linguagens de Banco de Dados Se comandos DML forem embutidos em um programa de linguagem de propósito geral: Linguagem de propósito geral = linguagem hospedeira (host language). DML = sublinguagem de dados.

27 - Linguagens de Banco de Dados Se comandos DML (de alto nível) forem utilizados de maneira isolada e interativa: DML = linguagem de consulta (query language). SQL = DDL + VDL + DML + comandos para especificações das restrições.

28 - Interfaces Baseadas em Menus Menus que guiam o usuário durante a formulação da pesquisa. Exemplo: Menus suspensos (pull-down);

29 - Interfaces Baseadas em Formulários Um formulário para cada grupo de usuário; O usuário pode preencher todos os campos do formulário de entrada para inserir um novo dado; O usuário pode preencher somente alguns campos e o SGBD recuperar os dados faltantes para os campos vazios; - Interfaces Baseadas em Gráficas (GUI) Formulário + menus; O usuário pode especificar uma consulta manipulando um formulário diagramático.

30 - Interfaces Baseadas em Linguagem Natural Aceitam solicitações escritas em diferentes idiomas e tentam entendê-las. Se a interpretação da solicitação for bem sucedida, a interface gera uma consulta de alto nível correspondendo à solicitação da linguagem natural.

31 - Interfaces Para Usuários Parametrizáveis Usuários parametrizáveis: caixas de banco. Comandos são adaptados com o objetivo de minimizar o número de teclas utilizadas para realizar cada solicitação.

32 - Interfaces Para DBAs Interfaces utilizadas pelos DBAs para criação de contas, autorizações de acesso, ajuste de parâmetros etc.

33 - Módulos Componentes do SGBD Processa definições esquema armazena descrições catálogo. as do e suas no Controla o acesso à informação do SGBD que está armazenada no disco

34 - Utilitários que auxiliam o DBA no gerenciamento do Sistema de Banco de Dados Carga (loading) Arquivos de dados - Banco de dados. Transferência de dados de um SGBD para outro. Backup Para descarregar todo o BD em uma ta. A cópia backup pode ser usada para restaurar o BD em casos de falhas.

35 - Utilitários que auxiliam o DBA no gerenciamento do Sistema de Banco de Dados Reorganização de arquivos Reorganizar um arquivo de BD buscando melhorar seu desempenho. Monitoramento de desempenho Monitora o uso do BD e fornece estatísticas para o DBA.

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel Conceitos e arquitetura do banco de dados Andre Noel SGBD SGBD cliente/servidor SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente Módulo servidor Abstração de dados Quais

Leia mais

Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo ER; Modelo de dados relacional; Mapeamento ER para o

Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo ER; Modelo de dados relacional; Mapeamento ER para o Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática

UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 2 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados e Arquitetura

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Fundamentos em Bancos de Dados Relacionais Wladmir Cardoso Brandão www.wladmirbrandao.com Departamento de Ciência da Computação (DCC) Instituto de Ciências Exatas e Informática

Leia mais

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta,

Leia mais

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus Assis Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados Prof(a): Alexandre Serezani Título: Apostila 2 APOSTILA 2 2. Conceitos e Arquiteturas de

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Roteiro. Conceitos e Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados. Conceitos e Arquiteturas de Sistemas de Banco de Dados. BCC321 - Banco de Dados I

Roteiro. Conceitos e Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados. Conceitos e Arquiteturas de Sistemas de Banco de Dados. BCC321 - Banco de Dados I Roteiro Conceitos e Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz

Leia mais

Banco de Dados Conceito de Arquitetura

Banco de Dados Conceito de Arquitetura Banco de Dados Conceito de Arquitetura Wireless-Optical Broadband Acess Network APRESENTAÇÃO Graduado SI Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos Mecatrônica Mestrando CONCEITO DE BD MODELO DE

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional Banco de Dados Banco de Dados II Conceitos Básicos Coleção logicamente coerente de dados relacionados com algum significado inerente; Exemplos de bancos de dados: Agenda de endereços (papel ou computador)

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Dados

Leia mais

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é Banco Dados Aula 2 Linguagens de Banco de Dados e Tipos de Usuários 1. Linguagens de Banco de Dados Um sistema de banco de dados proporciona dois tipos de linguagens: uma específica para os esquemas do

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Prof. Mario Dantas Introdução Por quê Sistemas de Banco de Dados Visão dos Dados Modelos de Dados Linguagem de Definição de Dados (DDL) Linguagem de Manipulação

Leia mais

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp.

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

2. Conceitos e Arquitetura de Bancos de Dados

2. Conceitos e Arquitetura de Bancos de Dados Bancos de Dados 2. Conceitos e Arquitetura de Bancos de Dados 1 Arquitetura Moderna de SGBD SGBD antigos eram monolíticos e rígidos, voltados para funcionamento em ambientes centralizados (mainframes e

Leia mais

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 BD Introdução Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Motivação A quantidade de informação disponível está crescendo exponencialmente Os dados e as informações tem um papel importante para as organizações

Leia mais

Parte SISTEMAS DE GERÊNCIA DE BANCO DE DADOS 2.1 CARACTERÍSTICAS DE UM BANCO DE DADOS

Parte SISTEMAS DE GERÊNCIA DE BANCO DE DADOS 2.1 CARACTERÍSTICAS DE UM BANCO DE DADOS Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Palguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC)

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) Banco de Dados - Conceitos Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel compra de passagens

Leia mais

Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD

Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD ADMINISTRADOR DA BASE DE DADOS Em qualquer organização onde muitas pessoas compartilham muitos recursos, existe a necessidade de um administrador

Leia mais

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias 2 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias Modelo de dados: Conjunto de conceitos

Leia mais

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite Banco de Dados SGBDs Professor: Charles Leite Sistemas de BD Vimos que um BANCO DE DADOS representa uma coleção de dados com algumas propriedades implícitas Por exemplo, um BD constitui os dados relacionados

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 1 Visão Geral. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 1 Visão Geral. Luiz Leão UNIDADE 1 Visão Geral Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 Visão geral: Banco de dados 1.2 Dados versus informação 1.3 Classificando os bancos de dados 1.4 Sistemas

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Banco de Dados. Introdução e Definições

Banco de Dados. Introdução e Definições Banco de Dados Introdução e Definições Conceitos Diferença entre Informação e Dado Informação: é qualquer fato ou conhecimento do mundo real e que pode ou não ser registrado /armazenado Dado: é a representação

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Resolução dos exercícios da lista BD01

Resolução dos exercícios da lista BD01 Resolução dos exercícios da lista BD01 Pedro Losco Takecian Monitor João Eduardo Ferreira Professor 4 de abril de 2006 1. Quando faz sentido utilizar um SGBD ao invés de simplesmente utilizar o sistema

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 31 de julho de 2017 1/24 Apresentação

Leia mais

BANCO DE DADOS I Atualizado em 13 de maio de 2009

BANCO DE DADOS I Atualizado em 13 de maio de 2009 ... 3º Período SI 2009 BANCO DE DADOS I http://sidneyjunior.host.sk/ 1. MODELAGEM E PROJETO DE BANCO DE DADOS 1.1. Conceitos BANCO DE DADOS I Atualizado em 13 de maio de 2009 Defini-se Banco de Dados (BD)

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de fevereiro de 2018 1/24 Apresentação

Leia mais

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich Introdução a B anco de Dados INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich 1 Introdução Sistema de banco de dados Projetados para gerenciar grandes quantidades de informação Proporcionar

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Livro texto: Capítulo 1

Livro texto: Capítulo 1 Livro texto: Capítulo 1 Bancos de dados (BD) No decorrer do dia, a maioria de nós se depara com atividades que envolvem alguma interação com os BD s banco reservas em um hotel compra de passagens aéreas

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1 Prof. Leonardo Vasconcelos - O que é um banco de dados (BD)? Um Banco de Dados (ou Base de Dados) é uma coleção de dados relacionados,

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo BANCO DE DADOS Lima Jan / 2017 1 Índice 1.Introdução a Sistemas de Banco de Dados Evolução dos Sistemas de Informação Conceitos de Bancos de Dados Usuários de Banco de Dados Banco de Dados X Linguagens

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

BD e Aplicações em Negócios

BD e Aplicações em Negócios BD e Aplicações em Negócios Sistemas de Banco de Dados: conceitos e arquitetura evandro@usp.br Modelo de dados Temos um conceito inicial (primitivo) do que pode ser um BD BD é um conjunto de dados Para

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

Banco de Dados 08/08/2010

Banco de Dados 08/08/2010 Disciplina: Engenharia de Software / rof.: Raquel Silveira LANO DE AVALIAÇÕES Banco de Dados 1ª A: 30 de agosto 2ª A: 04 de outubro 3ª A: 29 de novembro NAF: 02 de dezembro Referência bibliográfica: SILBERSCHATZ,

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Banco de Dados Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos da Disciplina Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados; Conhecer Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Conhecer as principais

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados

Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados CONCEITOS Modelo de Dados Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados Tipos de dados, relacionamentos e restrições Operações dinâmicas alto nível: ou modelo

Leia mais

Korth Silberschatz Sundarshan. Sistema de Banco de Dados, 5/E

Korth Silberschatz Sundarshan. Sistema de Banco de Dados, 5/E Sistema de Banco de Dados, 5/E Capítulo 1: Introdução Finalidade dos sistemas de banco de dados Visão dos dados Linguagens de banco de dados Bancos de dados relacionais Projeto de banco de dados Bancos

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha

Prof. Marcelo Machado Cunha Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Caderno de Introdução Bases Dados

Caderno de Introdução Bases Dados José Adriano Adriano@ipb.pt Página 1 Sumário 5. A Linguagem SQL 5.1 Comandos DDL 5.2 Comandos DML 5. A Linguagem SQL A linguagem SQL apresenta duas variantes, DDL Data Definition Language e DML Data Manupulation

Leia mais

Unidade 1 Introdução

Unidade 1 Introdução Unidade 1 UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo. Propriedades de um BD: Um BD

Leia mais

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Sistema de Banco de Dados UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Resumo da Unidade Banco de dados BD SGBD Objetivo Visão Geral Abstração Modelo de Dados Entidade Relaciomento(ER)

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Dado Um dado sozinho, dissociado de um contexto, não expressa algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza. No máximo,

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Revisão de Bancos de Dados

Revisão de Bancos de Dados Revisão de Bancos de Dados Conceitos Básicos 1. Defina o que é um banco de dados e o que é um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD). 2. Defina as arquiteturas de software em duas camadas (cliente/servidor)

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Projeto de banco de dados 2.2 Modelo Externo 2.3 Modelo Conceitual 2.4 Modelo Interno 2.5 Modelo Físico 2.6 Modelo de Dados

Leia mais

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade.

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade. Banco de Dados Aula 1.4 - Sistemas de Banco de Dados Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/25 Arquitetura dos SBDs 2/25 Objetivos dos SGBDs

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda Histórico Modelo em Redes e Hierárquico Modelo Relacional Restrições de Integridade Chaves FORMAS - UFBA 2 de X Histórico

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Banco de Dados I Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Conceitos Dados Fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado implícito Banco de dados (BD) Conjunto de dados interrelacionados

Leia mais

1. Conceitos de Bancos de Dados

1. Conceitos de Bancos de Dados Bancos de Dados 1. Conceitos de Bancos de Dados 1 Bancos de Dados na Vida Cotidiana BD e sistemas de informação baseados em BD são cada vez mais essenciais para a vida moderna Quase todas as nossas atividades

Leia mais

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Introdução Dados Informações Banco de Dados Conceitos Básicos em Bancos de Dados Definição BD - Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de BD Programa de Aplicação

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos

Bancos de Dados Distribuídos Bancos de Dados Distribuídos O que é Sistema Gerenciador de Banco de Dados? Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é usado como sendo um sistema que permite o gerenciamento dos sistemas de bancos

Leia mais

SGBD. Definição. Funções básicas

SGBD. Definição. Funções básicas Definição Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco dados. Funções básicas Métodos acesso Integrida Semântica Segurança Concorrência

Leia mais

SGBD. Funções Básicas de um SGBD

SGBD. Funções Básicas de um SGBD SG Definição Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco dados. Funções básicas Métodos acesso Integrida Semântica Segurança Concorrência

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Macêdo Marques Gouveia

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Macêdo Marques Gouveia UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br PLANO DE ENSINO

Leia mais

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD)

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Conceitos Gerais Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Contextualização! Apresentação, um pouco de história Legendas! Nesta apresentação

Leia mais

Modelos de Dados e Arquitetura de um SGBD. Introdução 1º Bimestre Prof. Patrícia Lucas

Modelos de Dados e Arquitetura de um SGBD. Introdução 1º Bimestre Prof. Patrícia Lucas Modelos de Dados e Arquitetura de um SGBD Introdução 1º Bimestre Prof. Patrícia Lucas Abstração Modelo de Dados Conjunto de conceitos que podem ser utilizados para descrever a estrutura lógica e física

Leia mais

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO Dado, Informação e Conhecimento DADO: Estímulos captados pelos sentidos humanos; Símbolos gráficos ou sonoros; Ocorrências registradas (em memória, papel, etc.); Indica uma situação

Leia mais

Arquitetura de Banco de Dados

Arquitetura de Banco de Dados Arquitetura de Banco de Dados Modelos de Dados Alto Nível Utilizam conceitos tais como Entidades, Atributos e Relacionamentos. Uma entidade é um objeto que é representado na base de dados. Um atributo

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

CIn/UFPE Projeto Conceitual de BD - Prof. Robson Fidalgo 1/63

CIn/UFPE Projeto Conceitual de BD - Prof. Robson Fidalgo 1/63 CIn/UFPE Projeto Conceitual de BD - Prof. Robson Fidalgo 1/63 Projeto Conceitual de BD Conceitos Básicos Gerais Por: Robson do Nascimento Fidalgo rdnf@cin.ufpe.br CIn/UFPE Projeto Conceitual de BD - Prof.

Leia mais

Introdução. Motivação. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Banco de Dados (BD) Sistema de Banco de Dados (SBD)

Introdução. Motivação. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Banco de Dados (BD) Sistema de Banco de Dados (SBD) Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados Introdução Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufu.br Bloco B - sala 1B137 1 semestre de 2019 Motivação Necessidade de armazenar grandes

Leia mais

Introdução a Bancos de Dados. - Conceitos - Modelos lógicos e relacional - Álgebra relacional -SQL - Projeto Lógico

Introdução a Bancos de Dados. - Conceitos - Modelos lógicos e relacional - Álgebra relacional -SQL - Projeto Lógico Introdução a Bancos de Dados - Conceitos - Modelos lógicos e relacional - Álgebra relacional -SQL - Projeto Lógico Sistemas de Banco de Dados Definição: Coleção de dados inter-relacionados e procedimentos

Leia mais

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados:

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados: MC536 Introdução Sumário Conceitos preliminares Funcionalidades Características principais Usuários Vantagens do uso de BDs Tendências mais recentes em SGBDs Algumas desvantagens Modelos de dados Classificação

Leia mais

Aula 01. Introdução aos sistemas de informação Conceitos de banco de dados Modelos de BD Linguagens de Banco de Dados Usuários de um Banco de Dados

Aula 01. Introdução aos sistemas de informação Conceitos de banco de dados Modelos de BD Linguagens de Banco de Dados Usuários de um Banco de Dados INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS Curso Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados Professor: Alessandro Carneiro Ribeiro E-mail: alessandro.carneiro@yahoo.com.br Aula 01 Introdução aos sistemas

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Dados x Informações Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados

Leia mais

Banco de Dados Modelo Relacional, Algebra Relacional, SQL

Banco de Dados Modelo Relacional, Algebra Relacional, SQL Banco de Dados Modelo Relacional, Algebra Relacional, SQL Fontes Karine Reis Ferreira karine@dpi.inpe.br Gilberto Câmara gilberto@dpi.inpe.br Gilberto Ribeiro de Queiroz gribeiro@dpi.inpe.br Marcos André

Leia mais

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados.

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. 2

Leia mais

Roteiro 2 Conceitos Gerais

Roteiro 2 Conceitos Gerais Roteiro 2 Conceitos Gerais Objetivos: UC Projeto de Banco de Dados Explorar conceitos gerais de bancos de dados; o Arquitetura de bancos de dados: esquemas, categorias de modelos de dados, linguagens e

Leia mais

INE 5423 Banco de Dados I

INE 5423 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciências da Computação INE 5423 Banco de Dados I 2011/1 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5423 Programa da Disciplina Objetivo Conteúdo Avaliação Bibliografia Cronograma (Previsto)

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

Introdução a Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Introdução a Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Introdução a Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Wendel Melo Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia www.facom.ufu.br/~wendelmelo Banco de Dados I Introdução a SGBD s 2 Definição

Leia mais

Banco de Dados II. Administrador de Banco de Dados - DBA. Portela

Banco de Dados II. Administrador de Banco de Dados - DBA. Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA Banco de Dados II Administrador de Banco de Dados - DBA Portela * DBA Introdução Atuação Responsabilidades 2 Atuação O Administrador de Banco de Dados (DBA) é o

Leia mais

No contexto informático. Requisitos

No contexto informático. Requisitos Nuno Melo e Castro Sistema Conjunto de itens interdependentes que interagem para realizar uma tarefa Um método ou conjunto de procedimentos que definem um comportamento Pode ser automatizado ou manual,

Leia mais

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER)

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) slide 1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Tópicos Usando modelo de dados conceituais de alto nível

Leia mais

Gerenciador de Bancos de Dados SQL Server

Gerenciador de Bancos de Dados SQL Server Curso de Especialização: Engenharia e Administração de Sistemas de Banco de Dados Gerenciador de Bancos de Dados SQL Server 1 Conceitos Fundamentais Profa. Dra. Gisele Busichia Baioco gisele@ft.unicamp.br

Leia mais

INE 5423 Banco de Dados I

INE 5423 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciencias da Computação INE 5423 Banco de Dados I 2010/2 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5423 Programa da Disciplina Objetivo Conteúdo Avaliação Bibliografia Cronograma (Previsto)

Leia mais

Cap. 1 Arquitectura de Sistemas de Bases de Dados

Cap. 1 Arquitectura de Sistemas de Bases de Dados Cap. 1 Arquitectura de Sistemas de Bases de Dados Abel J.P. Gomes Bibliografia usada: T. Connoly e C. Begg. Database Systems: a pratical approach to design,implementation, and management. Addison-Wesley,

Leia mais

Computação Instrumental

Computação Instrumental Computação Instrumental Banco de Dados Engenharia Ambiental 2º Semestre de 2016 1 Redundância de Dados José da Silva Rua B 37 Vila Aurora 18045-587 Sorocaba São Paulo Brasil Carlos Petronio Rua B 48 Vila

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS PARTE 1

MODELAGEM DE DADOS PARTE 1 Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI MODELAGEM DE DADOS PARTE 1 Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp Manaus - AM ROTEIRO Introdução

Leia mais