ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo"

Transcrição

1

2 ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4 Orientações ao professor Módulo

3 3

4 UNIDADE 1 Sociedade: Relembrar o conceito sobre os meios de comunicação e mostrar o rádio e a televisão como veículos usados; Linguagem: Reconhecer a letra T e os sons correspondentes; Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza: Animais domésticos, quantidade, laranja; Matemática: Escrita dos numerais de 0 a 4; Matemática Escrita dos numerais de 5 a 9; Data comemorativa Dia dos Animais: 4 de outubro; Distinguir o fonema e grafema da letra T; Identificar a letra T em sílabas e palavras; Natureza: Conhecer animais domésticos; Matemática: Relacionar o numeral a quantidade; Treinar a coordenação motora através do movimento da escrita dos números até o 9. 4 Sugestão: Colocar um numeral em cada aluno do 0 ao 9. Estabelecer um circuito e ordem para brincarem no parque.

5 UNIDADE 2 Sociedade: Meios de comunicação: escrita, imagem e som Linguagem: Letra V - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Escrita da letra V e coordenação motora Natureza: Animais selvagens Matemática: Quantidade e escrita do numeral Data comemorativa Dia da Criança: 12 de outubro Sugestão: Deixar este dia livre Dia da criança. Pedir para trazerem brinquedos de casa e se divertirem. Trazer bexigas para brincarem no parque! Sociedade: Identificar os diferentes meios de comunicação e perceber os que emitem sons, imagens ou usam a escrita; Linguagem: Treinar a escrita da letra V em diferentes formas; Reconhecer a letra V e os sons correspondentes. Associar palavras cujos nomes iniciem com a letra V; Natureza: Conhecer animais selvagens e suas características; Identificar animais selvagens, desenvolver a coordenação motora através do recorte. Matemática: Aprimorar noções de quantidade; Escrever os Numerais do 0 ao 9. 5

6 UNIDADE 3 Sociedade: Aprimorar e conhecer o meio de comunicação internet; Explorar os cuidados necessários na navegação para esta idade; Sociedade: Meio de comunicação - Internet Linguagem: Letra W e fonema e grafema Escrita da letra W e associação da letra W Natureza: Comparação entre animais domésticos e selvagens Relação de quantidade; Matemática: Classificação; Quantidades e conjunto; Data comemorativa Dia do Professor: 15 de outubro. Linguagem: Reconhecer a letra W e os sons correspondentes. Escrever a letra W corretamente. Natureza: Comparar os animais domésticos e selvagens; Matemática: Classificar adequadamente os conjuntos e estabelecer o numeral correto; Fazer uma sequência dos numerais. 6 Sugestão: Esconder animais domésticos e selvagens pelo parque. Pedir para encontrarem e trazerem para a professora. Escolher um aluno para ser o professor e explicar aos outros quais são as diferenças.

7 UNIDADE 4 Sociedade: A oração como um meio de comunicação; Linguagem: Letra X, fonema e grafema; Escrita da letra X e instrução para o jogo da velha; Palavras com X; Natureza: Cuidado com os animais; Relação de quantidade; Matemática: Sequência numérica até 9 e atenção Tamanhos: Diferente e igual. Sociedade: Saber que possuímos um meio de comunicação com Deus, a oração; Linguagem: Reconhecer a letra X e os sons correspondentes. Escrever a letra X corretamente. Natureza: Demonstrar e praticar o cuidado com os animais, pois Deus que os criou. Matemática: Distinguir diferentes tamanhos. Sequência dos numerais. 7 Sugestão: Colocar a letra X em alguns brinquedos e dizer: Onde está o X não devem brincar hoje!

8 UNIDADE 5 Sociedade: Ambiente natural; Relação alto e baixo/explicação sobre o mel; Linguagem: Letra Y, fonema e grafema; Escrita da letra Y e associação da letra Y; Natureza: Dia e Sol; Matemática: Identificação das formas geométricas; Data comemorativa Dia da Bandeira: 19 de novembro. Sociedade: Identificar e reconhecer o ambiente natural e suas características; Linguagem: Reconhecer a letra Y e os sons correspondentes; Escrever a letra Y corretamente; Natureza: Identificar as características do Sol; Relatar as atividades que podemos fazer durante o dia; Matemática: Reconhecer as formas geométricas; 8 Sugestão: Mostrar quais são os brinquedos que representam ALTO selecionar os meninos para brincarem nele. Mostrar os brinquedos que representam BAIXO- selecionar as meninas para brincarem nele. Depois, troque os comandos. Opção: Dar uma bandeirinha do Brasil para segurarem enquanto brincam.

9 UNIDADE 5 Sociedade: Ambiente modificado Linguagem: Letra Z, fonema e grafema Escrita da letra Z e associação da letra Z Natureza: Noite Matemática: Formas geométricas Maior e menor Sociedade: Identificar ambientes modificados; Linguagem: Reconhecer a letra Z e o som correspondente; Escrever a letra Z corretamente; Natureza: Entender a importância da noite para nosso descanso; Matemática: Assimilar as formas geométricas; Ter noções de maior e menor e desenvolver a coordenação motora. 9 Sugestão: Colocar etiquetas nos alunos divididos em grupos: Quadrado Círculo Triângulo Estipular para cada grupo um circuito no parque.

10 UNIDADE 6 Sociedade: Cuidado com o ambiente natural; Linguagem: Letra cursiva e letra de imprensa; Escrita em letra cursiva; Escrita da letra A em letra cursiva; Escrita da letra E em letra cursiva; Natureza: Tempo chuvoso, nublado e ensolarado; Matemática: Escrita crescente e decrescente dos numerais. Sociedade: Conscientizar os alunos que devemos cuidar dos ambientes naturais; Linguagem: Conhecerem outra forma da escrita (cursiva); Conhecerem outra forma da escrita (cursiva) letra "a minúscula; Conhecer a escrita cursiva letra "E"; Natureza: Identificar as formas do tempo; Matemática: Aprimorar a Escrita dos numerais; Saber a sequência crescente e decrescente. 10 Sugestão: Colocar numerais espalhados pelo parque. Os alunos precisam encontra-los e trazê-los para colocar em ordem crescente. Fazer o mesmo e colocar em ordem decrescente.

11 UNIDADE 7 Sociedade: Cuidado com o ambiente natural; Linguagem: Letra cursiva e letra de imprensa; Escrita em letra cursiva; Escrita da letra A em letra cursiva; Escrita da letra E em letra cursiva; Natureza: Tempo chuvoso, nublado e ensolarado; Matemática: Escrita crescente e decrescente dos numerais. Sociedade: Conscientizar os alunos que devemos cuidar dos ambientes naturais; Linguagem: Conhecerem outra forma da escrita (cursiva); Conhecerem outra forma da escrita (cursiva) letra "a minúscula; Conhecer a escrita cursiva letra "E"; Natureza: Identificar as formas do tempo; Matemática: Aprimorar a Escrita dos numerais; Saber a sequência crescente e decrescente. 11 Sugestão: Caça ao tesouro das vogais em letra cursiva. Os alunos precisam encontrar as vogais em letra cursiva trazer para perto da professora e fazer a letra em massinha. Se acertarem, podem brincar.

12 UNIDADE 8 Sociedade: País: Brasil (habitante); Linguagem: Escrita da letra I em letra cursiva Escrita da letra O em letra cursiva Escrita da letra U em letra cursiva Escrita do alfabeto Natureza: Tempo, caminho e atenção Matemática: Iniciação à soma Data comemorativa Início do verão: Dezembro Sociedade: Conhecer que o nosso país é o Brasil e somos habitantes nele; Linguagem: Conhecer e identificar a letra cursiva de " i / o"; Conhecer e identificar a letra cursiva "u". Revisar as letras cursivas e sons correspondentes; Saber o alfabeto e a ordem alfabética; Natureza: Perceber diferentes tipos de tempo no país; Matemática: Iniciar a adição; Saber que estamos começando a estação do ano verão. 12 Sugestão: Pedir para os alunos trazerem bonés (que caracterizem o verão), ou chapéu de palha para brincar no parque neste dia! Fazer situações de soma com os alunos em brinquedos no parque.

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza: Animais

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Saber que os meios de transporte são importantes para a nossa locomoção e bem estar. Sociedade: Meios de Transporte

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras

Leia mais

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

PROGRAMA METODOLÓGICO

PROGRAMA METODOLÓGICO PROGRAMA METODOLÓGICO EDUCAÇÃO INFANTIL COLEÇÃO COLEÇÃO COLEÇÃO ACRESCER Neriah Editora e Sistemas Educacionais Ltda MATERNAL ACRESCER Neriah Editora e Sistemas Educacionais Ltda ACRESCER ACRESCER COLEÇÃO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

RECADOS IMPORTANTES: HORÁRIO DAS AULAS: 13h30min às 17h40min.

RECADOS IMPORTANTES: HORÁRIO DAS AULAS: 13h30min às 17h40min. PLANO SEMANAL DE 15 A 19 DE FEVEREIRO PRÉ-ESCOLA I Arte: Desenho Livre. Português (2): Coordenação motora. Matemática (2): Identificar Igual/Diferente. Ciências: Todo mundo tem um Nome. (História do Nome

Leia mais

Conteúdo Programático Alfabetização 2

Conteúdo Programático Alfabetização 2 Conteúdo Programático Alfabetização 2 Volume 1 Volume 2 Volume 3 Estudo Sagrado A disciplina de Estudo Sagrado compreende um ensino catequético católico que está dividido em três partes: 1. Doutrina Sagrada:

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 1.º, 2.º E 3.º Anos SUGESTÕES DE ATIVIDADES 2017 HABILIDADES DE LEITURA 1º ANO Identificar a finalidade de um texto. Localizar informações explícitas em um

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

Programa de Matemática 1.º ano

Programa de Matemática 1.º ano Programa de Matemática 1.º ano Introdução A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PROFESSORA: MARI ANO: 2018 COLÉGIO: REAL DIREÇÃO: EVA CHICANOWSKI COORDENADORA: FÁTIMA GREGOLAN GRUPO II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM 1. Ampliar a coordenação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E.M.E.F.I. Professor Manoel Ignácio de Moraes Sala 1 Sessão 1 Professora Apresentadora: Roseli dos Santos Bassanelli Pereira Realização: Foco O projeto está sendo

Leia mais

Participar de brincadeiras cantadas. Escrever o próprio nome. Expressar ideias por meio da linguagem oral.

Participar de brincadeiras cantadas. Escrever o próprio nome. Expressar ideias por meio da linguagem oral. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 3 Conteúdos Lição Objetivos Cantigas, brincadeiras, Imagens (pintura e fotografias) e nome Os nomes, poema, sons iniciais O alfabeto e práticas de escrita As vogais

Leia mais

Metas de Aprendizagem Pré-escolar. Ano Letivo 2018/2019

Metas de Aprendizagem Pré-escolar. Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 ÁREA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Demonstrar interesse e gosto por Expressar escolhas, sentimentos, aprender planos e decisões Manifestar as suas opiniões Encarregar-se das tarefas que

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO Escolas Básicas do 1.º Ciclo Documento Resumo dos Conteúdos Programáticos para consulta dos Encarregados de Educação 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015 / 2016 1

Leia mais

1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 1º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma:

1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 1º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma: 1º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação NAME 1 semestre 1º ANO ensino fundamental Escola: Aluno: Caderno do professor Turma: NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201225041

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

Embalados em caixa de papelão

Embalados em caixa de papelão Psico-avaliação (mod. Tutti-frutti) 004 Psico-avaliação 001 Psico-avaliação (mod. Lâmpada) 005 Embalados em caixa de papelão medidas: 29x17x3cm Psico-avaliação (mod. Coração) 006 Avaliação e Conceitos

Leia mais

Desafiar a turma com jogos de alfabetização

Desafiar a turma com jogos de alfabetização Desafiar a turma com jogos de alfabetização O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS 1º ANO/9 ANOS - O que é Libras e sua importância - Sensibilizar sobre a importância da Língua de Sinais -Através de historinhas e relatos de -As vogais -Conhecer os sinais das vogais em Libras experiências.

Leia mais

1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I - AM 1

1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I - AM 1 1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I - AM 1 24.02.2014 (2ª Feira) Língua Portuguesa Redação 25.02.2014 (3ª Feira) História Inglês 26.02.2014 (4ª Feira) Geografia Ciências 27.02.2014 (5ª Feira) Matemática Horário

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

RECADOS IMPORTANTES: HORÁRIO DAS AULAS: 13h30min às 17h40min.

RECADOS IMPORTANTES: HORÁRIO DAS AULAS: 13h30min às 17h40min. PLANO SEMANAL DE 22 A 26 DE FEVEREIRO PRÉ-ESCOLA I Arte: Pintura Livre (caderno de desenho). Português (2): Coordenação motora. (Atividade no livro de Caligrafia e na Ciências: Certidão de Nascimento.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Alessandra e Liane

PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Alessandra e Liane PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO - 2.017 PROFESSORAS Alessandra e Liane II Estágio PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM I - PERÍODO PREPARATÓRIO Desenvolver coordenação motora fina. Discriminação esquerda direita.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro / outubro Domínios/ s Números e Operações Números Naturais Adição

Leia mais

PLANO ANUAL I Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Sandra Sevilha e Juscinei Ferreira

PLANO ANUAL I Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Sandra Sevilha e Juscinei Ferreira PLANO ANUAL I Estágio ANO LETIVO - 2.017 PROFESSORAS Sandra Sevilha e Juscinei Ferreira PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM I Estagio PORTUGUÊS E LINGUAGEM - OBJETIVO Ampliar a coordenação viso-motora, na busca

Leia mais

Programação Bimestral Ensino Fundamental

Programação Bimestral Ensino Fundamental Capítulo 1: Amigos Texto: Parlenda Vamos escrever? - Nomes Programação Bimestral Ensino Fundamental 2º Ano Língua Portuguesa Capítulo 2: No tempo em que os animais falavam Texto: O cão e o osso - Identificar

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Programa de Português 2017/2018. Grade 1

Programa de Português 2017/2018. Grade 1 Programa de Português 2017/2018 Grade 1 Equipe Grade 1 A Ms. Amanda Moraes Grade 1 B Ms. Claudia Sayuri Grade 1 C Ms. Elaine Carvalho PSL Ms. Mariana Silveira Programa de Português Linguagem Geografia

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!!

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Em: 16/04/2013. 1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Artes _ 18/04 (5ª feira). _ Noção Corporal _ As mãos (pág. 8) _ Frente e Costas (pág. 9) Ciências _ 19/04 (6ª feira). _ O

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Matemática ANO

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem Desde os 3 anos até à idade escolar, o jogo Flocards promove as capacidades de memória das crianças, as capacidades de concentração

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

INTELIGENTE COLÉGIO E CURSO

INTELIGENTE COLÉGIO E CURSO HORÁRIO DE PROVAS 2º BIMESTRE/2016 TURMA: Nível-III A 07h às 08h30min Artes Matemática Linguagem C. Naturais C. Sociais 08h30min às 09h LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE 09h às 10h Revisão Revisão Revisão

Leia mais

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!!

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!! iguatemy.com.br COMUNICADO 31 02 de Outubro de 2015 Ed. Infantil / Berçário / Integral Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury) A cada dia da próxima semana

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES REF. 171 1 ) RELÓGIO TAMANHO: 35 X 35 cm FORMATO DE SOL PONTEIROS GRANDES, FEITOS DE METAL SUPER-RESISTENTE, MADEIRA 1 PEÇA ENSINA AS CRIANÇAS A FAZEREM A LEITURA DO RELÓGIO PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE ANUAL 164 dias letivos 1. Contar até cem Números e Operações Números naturais Noção de número natural Relações numéricas 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo número de elementos ou determinar qual

Leia mais

Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO

Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO Processo de Admissão de Novos Estudantes 2018 Conteúdo programático Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO 1º LETRAMENTO - Reconhecimento de diferentes portadores textuais - Identificação

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período PROGRAMÁTICOS / Planificação anual 1º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Entoação e ritmo; Campo semântico, campo lexical; Instruções, indicações; Informação

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º BIMESTRE 1º ANO

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º BIMESTRE 1º ANO 1º ANO Numeração até 9 Vizinhos Contagem de elementos Mais perto ou mais longe Na frente, atrás ou entre Em cima ou embaixo Dentro ou fora Mesmo sentido ou sentido contrário Vogais (maiúsculas e minúsculas)

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Jogo: formando sílabas e palavras. Objetivo Geral Público Alvo Conteúdo

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI A produção de textos na alfabetização Dificuldades mais comuns na escrita das crianças: ortografia, cópias e ditados A produção de textos na

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais