Questão 1. a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questão 1. a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência."

Transcrição

1 SE18 - Física LFIS2A1 - Movimento circular Questão 1 Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear. Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção? a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência. b) Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico. c) P, pois as polias 2 e 3 giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico. d) P, pois as polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência. e) Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência. f) não sei. Questão 2 As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura.

2 O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. Quando se dá uma pedalada na bicicleta da figura acima (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2 R, onde 3? a) 1,2 m b) 2,4 m c) 7,2 m d) 14,4 m e) 48,0 m f) não sei Questão 3 As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura. O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. Em que opção a seguir a roda traseira dá o maior número de voltas por pedalada?

3 a) b) c) d) e) f) não sei Questão 4 Com relação ao funcionamento de uma bicicleta de marchas, onde cada marcha é uma combinação de uma das coroas dianteiras com uma das coroas traseiras, são formuladas as seguintes afirmativas: I. numa bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis onde cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras. II. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio também. III. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio. Entre as afirmações anteriores, estão corretas: a) I e III apenas. b) I, II e III apenas. c) I e II apenas. d) II apenas. e) III apenas.

4 f) não sei. Questão 5 (Enem 2016) A invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, como os relógios. Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa o sistema de engrenagens mostrado. De acordo com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens fazendo o ponteiro girar. A frequência do motor é de 18 rpm, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro. A frequência de giro do ponteiro, em rpm, é a) 1. b) 2. c) 4. d) 81. e) 162. Questão 6 (Enem 2014) Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com os estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante.

5 Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinho, é a) nulo. b) paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentido. c) paralelo à sua velocidade linear e no sentido oposto. d) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para o centro da Terra. e) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para fora da superfície da Terra. Questão 7 (Fuvest-SP) Qual a ordem de grandeza do número de voltas dadas pela roda de um automóvel ao percorrer uma estrada de 200 km? a) 10 2 b) 10 3

6 c) 10 5 d) 10 7 e) 10 9 f) Não sei. Questão 8 (Fuvest-SP) A Estação Espacial Internacional mantém atualmente uma órbita circular em torno da Terra, de tal forma que permanece sempre em um plano, normal a uma direção fixa no espaço. Esse plano contém o centro da Terra e faz um ângulo de 40 com o eixo de rotação da Terra. Em certo momento, a Estação passa sobre Macapá, que se encontra na linha do Equador. Depois de uma volta completa em sua órbita, a Estação passará novamente sobre o Equador em um ponto que está a uma distância de Macapá de, aproximadamente: Dados da Estação: Período aproximado: 90 minutos Altura acima da Terra 350 km Dados da Terra: Circunferência no Equador km a) zero km. b) 500 km. c) 1000 km. d) 2500 km. e) 5000 km. f) Não sei.

7 Questão 9 (Ufscar 2001) No site da Agência Espacial Brasileira, aparece a seguinte informação: "O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vem sendo construído desde a década de 80 e está atualmente preparado para lançar foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites de pequeno porte. Localizado na costa do nordeste brasileiro, próximo ao Equador, a posição geográfica do CLA aumenta as condições de segurança e permite menores custos de lançamento." Um dos fatores determinantes dessa redução de custos se deve à inércia do movimento de rotação da Terra. Graças a essa inércia, o veículo lançador consome menos energia para fazer com que o satélite adquira a sua velocidade orbital. Isso ocorre porque, nas proximidades do Equador, onde se encontra o CLA, a) a velocidade tangencial da superfície da Terra é maior do que em outras latitudes. b) a velocidade tangencial da superfície da Terra é menor do que em outras latitudes. c) a velocidade tangencial da superfície da Terra é igual à velocidade orbital do satélite. d) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é menor do que em outras latitudes. e) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é maior do que em outras latitudes. f) não sei Questão 10 (Uerj) A distância média entre o Sol e a Terra é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Assim, a velocidade média de translação da Terra em relação ao Sol é, aproximadamente, de: a) 3 km/s. b) 30 km/s. c) 300 km/s. d) 3000 km/s. e) Não sei. Questão 11 Às 12 horas, o ponteiro das horas e o ponteiro dos minutos de um relógio se sobrepõem. Depois de quanto tempo ocorre a próxima sobreposição?

8 a) 4 h 15 min e 27 s b) 1 h 3 min e 45 s c) 1 h 5 min e 27 s d) 6 h 30 min e) Não sei. Questão 12 Considere dois pilotos A e B que, ao disputarem uma prova de automobilismo, percorrem o circuito no mesmo sentido e com velocidades escalares constantes. O piloto A completa uma volta em 1 min 40 s, enquanto o piloto B faz o mesmo em 1 min 36 s. Supondo que, em determinado instante, B esteja ao lado de A, quanto tempo depois dessa situação a vantagem de B sobre A será de um quarto de volta? a) 8 min b) 10 min c) 12 min d) 14 min e) Não sei. Questão 13 Na figura, as rodas dentadas R 1 e R 3 são iguais e seus raios medem 50 cm, enquanto a roda dentada R 2 tem raio igual a 25 cm. As rodas R 2 e R 3 giram fixas a um mesmo eixo. A roda R 1, acoplada à R 2, gira com frequência igual a rpm. Marque a opção que indica corretamente a frequência de rotação das rodas R 2 e R 3 e o o quociente v 1 /v 3 das velocidades escalares lineares de pontos na periferia das rodas R 1 e R 3 respectivamente.

9 a) f 2 = 5000, f 3 = 4000 rpm e b) f 2 =5000, f 3 = rpm e c) f 2 = 2000 rpm, f 3 = 5000 rpm e d) f 2 = f 3 = rpm e e) Não sei. Questão 14 (UFRJ) O olho humano retém durante de segundo as imagens que se formam na retina. Essa memória visual permitiu a invenção do cinema. A filmadora bate 24 fotografias (fotogramas) por segundo. Uma vez revelado, o filme é projetado à razão de 24 fotogramas por segundo. Assim, o fotograma seguinte é projetado no exato instante em que o fotograma anterior está desaparecendo de nossa memória visual, o que nos dá a sensação de continuidade. Filma-se um ventilador cujas pás estão girando no sentido horário. O ventilador possui quatro pás simetricamente dispostas, uma das quais pintada de cor diferente, como ilustra a figura abaixo: Ao projetarmos o filme, os fotogramas aparecem na tela na seguinte sequência: o que nos dá a sensação de que as pás estão girando no sentido anti-horário. Calcule quantas rotações por segundo, no mínimo, as pás devem estar efetuando para que isso ocorra e indique a opção adequada. Nota: A ilusão de que as pás estão girando no sentido oposto ao real é devida ao fato de nosso cérebro interpretar que o movimento, de um fotograma para o outro, se dá no sentido do menor deslocamento angular.

10 a) 16 b) 18 c) 20 d) 22 e) Não sei. Questão 15 (Ufpr 2012) Um ciclista movimenta-se com sua bicicleta em linha reta a uma velocidade constante de 18 km/h. O pneu, devidamente montado na roda, possui diâmetro igual a 70 cm. No centro da roda traseira, presa ao eixo, há uma roda dentada de diâmetro 7,0 cm. Junto ao pedal e preso ao seu eixo há outra roda dentada de diâmetro 20 cm. As duas rodas dentadas estão unidas por uma corrente, conforme mostra a figura. Não há deslizamento entre a corrente e as rodas dentadas. Supondo que o ciclista imprima aos pedais um movimento circular uniforme, assinale a alternativa correta para o= número de voltas por minuto que ele impõe aos pedais durante esse movimento. Nesta questão, considere π = 3. a) 0,25 rpm b) 2,50 rpm c) 5,00 rpm d) 25,0 rpm e) 50,0 rpm f) não sei

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 21 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 21 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 21 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME 1 rad R L=R θ R L θ = L R (θ em rad) t s θ R o r Fixação 1) Um CD gira sobre o dispositivo de leitura óptica. Sobre dois pontos desse disco, um na

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 7 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

MCU Transmissão de MCU

MCU Transmissão de MCU MCU Transmissão de MCU Por correia As roldanas giram com a mesma velocidade linear, porém devido a roldana 2 ser de menor raio apresenta maior frequência, menor período, maior velocidade angular e maior

Leia mais

MCU Transmissão de MCU

MCU Transmissão de MCU MCU Transmissão de MCU É quando uma roldana ou polia desenvolve um MCU e induz outra polia ou roldana a desenvolver MCU. Por Correia É o sistema de transmissão que ocorre entre os pedais e o pneu traseiro

Leia mais

Equipe de Física. Física. Movimento Circular

Equipe de Física. Física. Movimento Circular Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 3R Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Movimento Circular Grandezas Angulares As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade

Leia mais

Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos iniciais

Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos iniciais Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos iniciais Acima temos descrito um MCU que tem como principais características: Período constante. Frequência constante. Velocidade tangencial constante em módulo.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DISCIPLINA: APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM ASSUNTO: MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 7 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1.

Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1. Dione Dom Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1. 1) A figura a seguir mostra a trajetória da bola lançada pelo goleiro Dida, no tiro de meta. Desprezando o efeito do ar, um estudante

Leia mais

MOVIMENTO CIRCULAR. centrípeta, e seu vetor sempre aponta para o centro da trajetória.

MOVIMENTO CIRCULAR. centrípeta, e seu vetor sempre aponta para o centro da trajetória. No Movimento Circular a partícula em questão efetua uma trajetória circular de raio R e, à medida que o tempo passa, o deslocamento S da partícula ao longo dessa trajetória aumenta. centrípeta, e seu vetor

Leia mais

Movimento Circular Uniforme MCU Conceitos Iniciais

Movimento Circular Uniforme MCU Conceitos Iniciais Movimento Circular Uniforme MCU Conceitos Iniciais O movimento circular uniforme é semelhante ao movimento retilíneo uniforme, seja, a partícula percorre distancias iguais em tempos iguais, com a única

Leia mais

(Considere π 3. ) a) 9 m/s. b) 15 m/s. c) 18 m/s. d) 60 m/s.

(Considere π 3. ) a) 9 m/s. b) 15 m/s. c) 18 m/s. d) 60 m/s. 1. (Uece 2015) Durante uma hora o ponteiro dos minutos de um relógio de parede executa um determinado deslocamento angular. Nesse intervalo de tempo, sua velocidade angular, em graus minuto, é dada por

Leia mais

A distância XY vale 20 cm. Pode-se afirmar que o valor da velocidade angular do disco, em radianos por segundo, é

A distância XY vale 20 cm. Pode-se afirmar que o valor da velocidade angular do disco, em radianos por segundo, é Lista de exercícios: Movimento circular 1. (UECE) A figura mostra um disco que gira em torno do centro O. A velocidade do ponto X é 50 cm/s e a do ponto Y é de 10 cm/s. A distância XY vale 20 cm. Pode-se

Leia mais

Características do MCU

Características do MCU ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! Características do MCU APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM FÍSICA O MCU é periódico. Apresenta velocidade angular e velocidade

Leia mais

Movimento Circular Uniforme

Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme v 8 v 1 v 7 v 2 v 6 v 3 v 5 v 4 2 v 1 = v 2 = v 3 =... = v 8 mas v 1 v 2 v 3... v 8 Período e Frequência Período (T) : tempo para que ocorra uma

Leia mais

MCU Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2012)

MCU Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2012) Questão 01 - (UEM PR/2012) Considere uma pista de ciclismo de forma circular com extensão de 900 m e largura para comportar dois ciclistas lado a lado e, também, dois ciclistas A e B partindo do mesmo

Leia mais

27 cm e 54 cm. A razão entre a velocidade angular da polia grande e da polia menor é:

27 cm e 54 cm. A razão entre a velocidade angular da polia grande e da polia menor é: . Em uma obra de construção civil, uma carga de tijolos é elevada com uso de uma corda que passa com velocidade constante de 3,5 m s e sem deslizar por duas polias de raios 7 cm e 54 cm. A razão entre

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Unicamp 2014) As máquinas cortadeiras e colheitadeiras de cana-de-açúcar podem substituir dezenas de trabalhadores rurais, o que pode alterar de forma significativa a relação de trabalho nas lavouras

Leia mais

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP 2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 19 testes Tempo: 100 min Data: 13 / 06 / 2017 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais.

Leia mais

Física. Pré Vestibular / /2015. Aluno: Nº: Turma: ENSINO MÉDIO

Física. Pré Vestibular / /2015. Aluno: Nº: Turma: ENSINO MÉDIO Pré Vestibular Física / /015 Aluno: Nº: urma: Movimento CIRCULAR Uniforme 01. (PUC-RIO) Um menino passeia em um carrossel de raio R. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela

Leia mais

Profº MSc. Oscar A. M.

Profº MSc. Oscar A. M. Lista de REVISÃO Cap 3 Cinemática Vetorial 3ª Série EM 03/08/2015 Profº MSc. Oscar A. M. 1. (Unicamp 2012) Em 2011 o Atlantis realizou a última missão dos ônibus espaciais, levando quatro astronautas à

Leia mais

(a) a aceleração angular média nesse intervalo de tempo. (b) o número de voltas dadas

(a) a aceleração angular média nesse intervalo de tempo. (b) o número de voltas dadas Capítulo 1 Movimento Circular 1. A velocidade angular de um ponto que executa um movimento circular varia de 20 rad/s para 40 rad/s em 5 segundos. Determine: (a) a aceleração angular média nesse intervalo

Leia mais

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor FÍSICA Professor(a): Rodrigo Alves LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: REVISÃO DIA: MÊS: 2017 ASSUNTOS: VETORES CINEMÁTICA VETORIAL MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME

Leia mais

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Movimentos em 2D 1) Você está operando um modelo de carro com controle remoto em um campo de tênis vazio. Sua posição é a origem

Leia mais

MCU. (Considere π 3.) a) b) c) d) 1, ,8 10.

MCU. (Considere π 3.) a) b) c) d) 1, ,8 10. . (Unicamp 05) Considere um computador que armazena informações em um disco rígido que gira a uma frequência de 0 Hz. Cada unidade de informação ocupa um comprimento físico de 0, μ m na direção do movimento

Leia mais

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME:

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 4

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 4 Professor Victor M Lima Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 4 Movimento circular uniforme e variado Um corpo executa movimento circular quando sua trajetória é uma circunferência ou

Leia mais

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015)

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Um garoto, do alto de uma árvore, deixa cair uma fruta de 50 g de uma

Leia mais

Movimentos circulares e uniformes

Movimentos circulares e uniformes Movimento circular Movimentos circulares e uniformes Características do movimento circular e uniforme (MCU) Raio da trajetória (R): A trajetória de um ponto material em MCU é uma circunferência, cujo raio,

Leia mais

V (m/s) t (s) Determine: a) a função horária da velocidade; b) a função horária da posição; c) a posição do móvel no instante 6 s.

V (m/s) t (s) Determine: a) a função horária da velocidade; b) a função horária da posição; c) a posição do móvel no instante 6 s. 1) O gráfico a seguir representa a velocidade em função do temo de um objeto em movimento retilíneo. Calcule a velocidade média entre os instantes t = 0 e t = 5h. a) 5,0 m/s b) 5,5 m/s c) 6,0 m/s d) 6,5

Leia mais

ENEM. Física Cinemática. Questões. Questão 01 - (ENEM/2013)

ENEM. Física Cinemática. Questões. Questão 01 - (ENEM/2013) ENEM 2013-2016 Física Cinemática Ano a ano ENEM 5 140 3,75 105 2,5 70 1,25 35 0 2013 2014 2015 2016 0 Cinemática Total Questões Questão 01 - (ENEM/2013) Para serrar os ossos e carnes congeladas, um açougueiro

Leia mais

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz.

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz. 58- Diante da maravilhosa visão, aquele cãozinho observava atentamente o balé galináceo. Na máquina, um motor de rotação constante gira uma rosca sem fim (grande parafuso sem cabeça), que por sua vez se

Leia mais

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias!

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! 15 REVISÃO Nome Nº 1ª série Física βeth Data / /2019 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! PARA TODOS OS PROBLEMAS: Despreze a resistência do ar e

Leia mais

LISTA PARA A MENSAL 2 PRIMEIRO ANO PROFESSOR JOHN

LISTA PARA A MENSAL 2 PRIMEIRO ANO PROFESSOR JOHN LISTA PARA A MENSAL 2 PRIMEIRO ANO PROFESSOR JOHN 1. (Unicamp 2016) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Considere um patinador

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A 1. Objetivo: Retomar os conteúdos e atividades que não foram totalmente compreendidos e assimilados durante

Leia mais

MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME

MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME ula 4 MOIMENO CICUL E UNIFOME. Introdução Na Física alguns movimentos são estudados sem levar em consideração o formato da trajetória. Neste movimento, vamos estudar propriedades específicas das trajetórias

Leia mais

Lista de Movimento Circular Uniforme Profº: Luciano Dias

Lista de Movimento Circular Uniforme Profº: Luciano Dias COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Conteúdo do Capítulo 10 - Movimento Uniforme - Grandezas Angulares - Período e Frequência - Acoplamento ou Transmissão Lista de Movimento Circular Uniforme Profº:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO Como se deslocam no mesmo sentido, a velocidade relativa entre eles é: V rel = V A - V C = 80-60 = 20 km/h Sendo a distância relativa, S rel = 60 km, o tempo necessário para o alcance é: S rel 60 t = =

Leia mais

FÍSICA. Movimento Circular Uniforme (MCU)

FÍSICA. Movimento Circular Uniforme (MCU) FÍSICA Prof. Bruno Movimento Circular Uniforme (MCU) 1. Um ciclista percorre uma pista circular de raio igual a 0 m, fazendo um quarto de volta a cada 5,0 s. Para esse movimento, a frequência em Hz e a

Leia mais

FÍSICA. 1ª Série. Prof.: Walfredo A 24 B 72 D 108. Aluno(a):

FÍSICA. 1ª Série. Prof.: Walfredo A 24 B 72 D 108. Aluno(a): FÍSICA Prof.: Walfredo Aluno(a): 05 9/0/07 ª Série. (Unifesp 07) Um avião, logo após a aterrissagem, está em movimento retilíneo sobre a pista horizontal, com sua hélice girando com uma frequência constante

Leia mais

1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7

1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7 Sumário 1 Movimento Circular 3 1.1 Lista de Movimento circular................................... 3 2 Cinemática do Ponto Material 7 3 Equilíbrio de Corpos no Espaço 9 3.1 Equilíbrio de Partícula.....................................

Leia mais

Movimento Circular. Página 1

Movimento Circular.  Página 1 Movimento Circular 1. (Ufpa 2013) O escalpelamento é um grave acidente que ocorre nas pequenas embarcações que fazem transporte de ribeirinhos nos rios da Amazônia. O acidente ocorre quando fios de cabelos

Leia mais

FÍSICA Bruno Nascimento MOVIMENTO CIRCULAR

FÍSICA Bruno Nascimento MOVIMENTO CIRCULAR FÍSICA Bruno Nascimento MOVIMENTO CIRCULAR QUESTÃO 01 Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI QUEDA LIVRE Fórmulas: V h V. g. h Aceleração constante e igual g = 1 m/s Velocidade inicial sempre igual a zero. Despreza a resistência do ar. Objetos com formatos e massas diferentes,

Leia mais

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer

Leia mais

www.fisicaatual.com.br No moimento circular uniforme o corpo descree uma trajetória circular mantendo o alor da elocidade constante (a T = 0). Como a direção da elocidade muda, existe aceleração centrípeta

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Lançamento Horizontal Lançamento Oblíquo Movimento Circular Prof.: Célio Normando

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Lançamento Horizontal Lançamento Oblíquo Movimento Circular Prof.: Célio Normando Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Lançamento Horizontal Lançamento Oblíquo Movimento Circular Prof.: Célio Normando 1) (FUVEST-2001) Um motociclista de motocross move-se com velocidade v

Leia mais

Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme.

Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme. Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme. 1) Um automóvel desacelera uniformemente até o repouso, em um intervalo de tempo de 30s, percorrendo uma distância em

Leia mais

Disciplina: Física Turma:1º ano Professor: André Antunes Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / 2017.

Disciplina: Física Turma:1º ano Professor: André Antunes Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / 2017. LISTA DE EXERCÍCIOS LANÇAMENTO VERTICAL E MOVIMENTO CIRCULAR 1- Não é necessário folha em anexo (Fazer na própria lista); 2- Leia com atenção para descobrir o que o exercício pede e retire os dados; 3-

Leia mais

Instituto GayLussac. Lista de Exercícios Enem

Instituto GayLussac. Lista de Exercícios Enem Física 2º Ano Ensino Médio Instituto GayLussac Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios Enem 1) As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais,

Leia mais

Quando um corpo descreve um movimento circular alem das grandezas lineares existem as grandezas angulares, desse modo, temos:

Quando um corpo descreve um movimento circular alem das grandezas lineares existem as grandezas angulares, desse modo, temos: MOVIMENTO CIRCULAR Quando um corpo descreve um movimento circular alem das grandezas lineares existem as grandezas angulares, desse modo, temos: MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (M.C.U.) Velocidade linear v

Leia mais

MOVIMENTO CIRCULAR e UNIFORME (MCU) Prof.Silveira Jr

MOVIMENTO CIRCULAR e UNIFORME (MCU) Prof.Silveira Jr MOVIMENTO CIRCULAR e UNIFORME (MCU) Prof.Silveira Jr 1. (Unicamp) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846,

Leia mais

Física 1. 3 a prova 08/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 08/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 08/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Movimento Circular AULA 7. Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA VETORIAL

Movimento Circular AULA 7. Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA VETORIAL CINEMÁTICA VETORIAL Movimento Circular Profª Andreia Andrade AULA 7 CINEMÁTICA VETORIAL GRANDEZAS ANGULARES As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade (v) e de

Leia mais

Enquanto o ônibus se encontra fazendo a curva entre os pontos P e Q, é correto afirmar que:

Enquanto o ônibus se encontra fazendo a curva entre os pontos P e Q, é correto afirmar que: Exercícios: M.C.U. 01. (PUC) O desenho representa duas pessoas, e, sentadas no interior de um ônibus. está sentada num banco que fica para o lado externo da cura e num que fica para o lado interno. O ônibus

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 3º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 3º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 3º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A FARADAY 1 - Aulas 1 a 8. 2. Habilidades e competências: H1 - Conhecer a linguagem

Leia mais

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: douglas DISCIPLINA: SÉRIE:1 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação

Leia mais

MOVIMENTOS E ENERGIA MECÂNICA

MOVIMENTOS E ENERGIA MECÂNICA APOSTILA 01 MOVIMENTOS E ENERGIA MECÂNICA QUESTÃO 01 ENEM MEC QUESTÃO 02 ENEM MEC O trecho da música, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupação com o trânsito nas cidades, motivo de uma

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 1_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Movimento circular uniforme; Movimento uniformemente variado. 1 (Unesp 2015) A

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 5 Movimento Circular

Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 5 Movimento Circular Questão Prof FGuimarães Questões Cinemática 5 Movimento Circular (MCK) Os ponteiros dos relógios convencionais descrevem, em condições normais, movimentos circulares uniformes (MCU) relação entre a velocidade

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

Movimento Circular Uniforme. Prof. Marco Simões

Movimento Circular Uniforme. Prof. Marco Simões Movimento Circular Uniforme Prof. Marco Simões Radiano É a abertura angular correspondente a um arco igual ao raio da circunferência (gif animado; clique para iniciar) Radiano É a abertura angular correspondente

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PAIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [D] A análise da situação permite concluir que o carretel F gira no mesmo sentido que o carretel, ou seja, horário. Como se trata de uma oplamento tangencial, ambos

Leia mais

O QUE É ESTUDADO? Matéria Conceito de massa Partícula Cinética escalar/vetorial

O QUE É ESTUDADO? Matéria Conceito de massa Partícula Cinética escalar/vetorial MECANICA 1 Cinemática O QUE É ESTUDADO? Matéria Conceito de massa Partícula Cinética escalar/vetorial Matéria / Massa Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa um volume no espaço. Isso permite definir

Leia mais

Colégio Planeta. Profs.: Pedro e Sostag. Data: 29 / 06 / Lista de Física. Valor: Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Colégio Planeta. Profs.: Pedro e Sostag. Data: 29 / 06 / Lista de Física. Valor: Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação Colégio Planeta Valor: Profs.: Pedro e Sostag Lista de Física Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação Questão 01) Dois corpos de massas m A = 6 kg e m B = 4 kg estão sobre

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois blocos se deslocam em linha reta sobre uma mesa horizontal sem atrito. O bloco A, de massa m, tem velocidade

Leia mais

Física MCU. Questão 01 - (UERN/2015)

Física MCU. Questão 01 - (UERN/2015) Questão 01 - (UERN/2015) Dois exaustores eólicos instalados no telhado de um galpão se encontram em movimento circular uniforme com frequências iguais a 2,0 Hz e 2,5 Hz. A diferença entre os períodos desses

Leia mais

Movimento Circular ( ) ( ) Gabarito: Página 1 = =. Na montagem Q: v 1. Velocidade linear da serra: v 2Q. Resposta da questão 1: [E]

Movimento Circular ( ) ( ) Gabarito:  Página 1 = =. Na montagem Q: v 1. Velocidade linear da serra: v 2Q. Resposta da questão 1: [E] Gabarito: Moimento Circular Na montagem Q: Velocidade da polia do motor: Velocidade linear da serra: Q esposta da questão : ados: f = 000 rpm = 50 Hz; = 80 mm = 0,08 m; Δ t = 0,8 s ΔS = Δt ΔS = ω Δt ΔS

Leia mais

Terceira Lista de Exercício de Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais

Terceira Lista de Exercício de Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Terceira Lista de Exercício de Dinâmica e Controle de Veículos Espaciais Questão 1 Considerando os momentos de inércia de um corpo no sistema de eixos principais de inércia com origem no centro de massa

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique. c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos.

2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique. c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos. Colégio Master Anglo Araraquara 1ª série EM Exercícios de revisão para Recuperação 2º bimestre Física Adriano Gráficos MU MCU e acoplamentos Vetor deslocamento Vetor velocidade 1. Observe o gráfico S x

Leia mais

FAP151 Fundamentos de Mecânica. 8ª Lista de Exercícios. Maio de 2008 Movimento Circular Uniforme e Movimento relativo

FAP151 Fundamentos de Mecânica. 8ª Lista de Exercícios. Maio de 2008 Movimento Circular Uniforme e Movimento relativo FAP151 Fundamentos de Mecânica. 8ª Lista de Exercícios. Maio de 008 Movimento Circular Uniforme e Movimento relativo Entregue as soluções dos exercícios 5 e 5. Note que não é suficiente fornecer apenas

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

A) 35 km/h B) 44 km/h C) 55 km/h D) 76 km/h E) 85 km/h

A) 35 km/h B) 44 km/h C) 55 km/h D) 76 km/h E) 85 km/h 01. (ENEM 1999) Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por uma avenida, onde passam em média 300 veículos por hora, sendo 55 km/h a

Leia mais

Movimento Circular Uniforme

Movimento Circular Uniforme . (Unifesp 07) Um avião, logo após a aterrissagem, está em movimento retilíneo sobre a pista horizontal, com sua hélice girando com uma frequência constante de 4 Hz. Considere que em um determinado intervalo

Leia mais

Aula 05 - Avançado 05/05/2018

Aula 05 - Avançado 05/05/2018 Frente 1: Cinemática do movimento circular 1. (Unicamp 014) As máquinas cortadeiras e colheitadeiras de cana-de-açúcar podem substituir dezenas de trabalhadores rurais, o que pode alterar de forma significativa

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento

Leia mais

Atividade de revisão

Atividade de revisão Física Atividade - Revisão 2 os anos Hugo ago/09 Nome: Nº: Turma: Atividade de revisão Esta atividade tem por objetivo revisar alguns conteúdos do primeiro semestre e ajudá-lo a se preparar para o próximo.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos: Introdução à Física Cinemática Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Lançamento Vertical Lançamento Oblíquo EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA

Leia mais

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP 2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 17 testes Tempo: 90 min Datα: 16 / 06 / 2016 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais.

Leia mais

A figura abaixo mostra a variação de direção do vetor velocidade em alguns pontos.

A figura abaixo mostra a variação de direção do vetor velocidade em alguns pontos. EDUCANDO: Nº: TURMA: DATA: / / LIVRES PARA PENSAR EDUCADOR: Rosiméri dos Santos ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO - MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME Introdução Dizemos que uma partícula está em movimento circular quando

Leia mais

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 30/06/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Revisão EsPCEx 2018 Cinemática Prof. Douglão

Revisão EsPCEx 2018 Cinemática Prof. Douglão Revisão EsPCEx 018 Cinemática Prof. Douglão 1. Considere a situação em que um jogador de futebol esteja treinando e, para isso, chute uma bola contra uma parede vertical. Suponhase que a bola realize um

Leia mais

2º MATERIAL EXTRA 3º COLEGIAL PROF. PASTANA

2º MATERIAL EXTRA 3º COLEGIAL PROF. PASTANA 2º MATERIAL EXTRA 3º COLEGIAL PROF. PASTANA ENEM /1998 Observe nas questões 1 e 2 o que foi feito para colocar bolinhas de gude de 1 cm de diâmetro numa caixa cúbica com 10 cm de aresta. 01. Uma pessoa

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EM

Plano de Recuperação Semestral EM Série/Ano: 1ª SÉRIE FÍSICA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Lista 13: Gravitação NOME:

Lista 13: Gravitação NOME: Lista 13: Gravitação NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

AVALIAÇÃO OBJETIVA DE FÍSICA, GEOGRAFIA E ATUALIDADES

AVALIAÇÃO OBJETIVA DE FÍSICA, GEOGRAFIA E ATUALIDADES CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN AVALIAÇÃO OBJETIVA DE FÍSICA, GEOGRAFIA E ATUALIDADES Segunda Avaliação 1ª série EM Primeiro Período - 2014 Assinale com um X se estiver fazendo Progressão Parcial: Aluno(a):

Leia mais

Física A Extensivo V. 3

Física A Extensivo V. 3 ) 8 6 4 y (m) m 3m 4m 4 m 6 5m a) s = m s = 4 m + 3 m + m + 5 m s = 5 m GRIO Física Extensivo V. 3 8 s (m) Exercícios x (m) ) C 8 6 4 v m = m/s (veja o vetor v m abaixo) y (m) 4 m 6 4 4 8 6 v m 8 6 s (m)

Leia mais

2 o. TD de Física. (A) A > B e T A = T B. (B) A < B e T A < T B. (C) A = B e T A = T B. (D) A > B e T A > T B. (E) A = B e T A > T B.

2 o. TD de Física. (A) A > B e T A = T B. (B) A < B e T A < T B. (C) A = B e T A = T B. (D) A > B e T A > T B. (E) A = B e T A > T B. 2 o Ensino Médio Turnos: Manhã/Tarde Profs.: Luis Fernando e Rodrigo Romero Data: / /2015 Etapa: 1 a VG Aluno(a): N o.: Turma: 01. O período de uma partícula, em uma trajetória circular, é de 20 s. Nestas

Leia mais

Física 1 VS 16/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 16/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 16/12/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

Equipe de Física. Física. Movimento Circular

Equipe de Física. Física. Movimento Circular Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 3B Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Movimento Circular Grandezas Angulares As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade

Leia mais