SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES"

Transcrição

1 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1. AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de atividades isoladas, tais como: vender, comprar, controlar pessoal, produzir, pagar e receber. Há que se buscar uma síntese entre as diversas funções, divisões, produtos, mercados e também entre seus ambientes interno e externo. A concepção da empresa como um sistema aberto e essencialmente dinâmico, faz com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente. Qual a diferença entre os conceitos de Eficiência e Eficácia? Eficiência: diz respeito ao método, ao modo certo de fazer as coisas. É definida pela relação entre volumes produzidos / recursos consumidos. Uma empresa eficiente é aquela que consegue o seu volume de produção com o menor dispêndio possível de recursos (menor custo por unidade produzida). Eficácia: diz respeito a resultados, a produtos decorrentes de uma atividade qualquer. Trata da escolha da solução certa para determinado problema ou necessidade. É definida pela relação de resultados pretendidos e os resultados obtidos. Uma empresa eficaz coloca no mercado o volume pretendido do produto certo e no tempo certo para uma determinada necessidade.

2 2 Definindo Efetividade O adjetivo EFETIVA vem do substantivo EFETIVIDADE. EFETIVIDADE = EFICÁCIA + EFICIÊNCIA Essa equação significa que a efetividade é resultado da eficácia com eficiência. Eficácia significa obter resultados favoráveis. Eficiência significa fazer bem feito, seguindo um determinado padrão geralmente aceito. Níveis dos Sistemas Sistemas Nível-Operacional: suporte aos gerentes organizacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização. Sistemas Nível-Tático: suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas de gerentes. Sistemas Nível-Estratégico: auxiliam gerentes manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo-prazo, ambas na organização e no ambiente externo. 2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - GESTÃO DE PROCESSOS As operações empresariais não são ilhas funcionais isoladas, pelo contrário, os processos empresariais perpassam por toda a estrutura organizacional, do momento em que são iniciados pelo cliente até o ponto em que o cliente recebe como retorno o produto de sua solicitação, por exemplo. As organizações esperam que gerentes não somente usem sistemas, mas também: Saibam como usar a tecnologia da informação (TI) para projetar organizações competitivas e eficientes; Administrem os recursos de informação da organização; Participem da definição e aquisição das TI; Entendam sobre padrões de hardware e software de modo a garantir que os mesmos sejam compatíveis e possam operar em conjunto; Escolham entre as opções de telecomunicações disponíveis; Gerenciem e controle a influência dos sistemas nos empregados e no cliente; Sugiram novos usos para os sistemas de informação.

3 3 Gestão de Sistemas de Informação É um processo de planejar, executar, comparar e tomar providências corretivas e/ou de melhoria contínua de sistemas de informação propriamente ditos e sistemas integrados, objetivando conquistar resultados favoráveis para a empresa. Os Porquês de uma Efetiva Gestão de SI: Auxiliar a empresa a buscar resultados positivos com eficientes SI. De nada adianta ter melhores SI com melhores tecnologias e profissionais do mundo, se a empresa não auferir resultados positivos com eles. Isso significa: implementar SI com o objetivo de auferir o máximo de receitas e benefícios e incorrer o mínimo de custos e malefícios à empresa. Uma efetiva gestão de SI possibilita não só maximizar receitas e benefícios como também minimizar custos e malefícios. Mudanças no Processo de Gerenciamento Crescente interdependência entre organização e SI: Estratégias de negócios Hardware Política corporativa Regras Procedimentos Software Dados Telecomunicações Relacionamento de SI e organizações resultante da crescente complexidade e escopo dos sistemas e aplicações Crescente poder e declínio do custo da Tecnologia de Informação Sistemas e aplicações mais fortemente relacionados com atividades fundamentais Formação de uma Arquitetura de Informação 3. CULTURA ORGANIZACIONAL 3.1. Organização Empresarial

4 4 Sistemas de Informação são parte da organização. Elementos-chave de uma organização: Cultura, políticas, pessoas, estrutura de tecnologia e sistemas informação. Uma Organizações formal é composta por diferentes níveis e especialidades Sua estrutura revela uma clara divisão do trabalho Os níveis mais altos envolvem trabalhos gerenciais, profissionais e técnicos e os níveis mais baixos envolvem trabalhos operacionais Especialistas são contratados e treinados para diferentes funções Principais Funções Organizacionais a. Vendas e Marketing Vender os produtos e serviços da organização Fabricação / produção Produzir produtos e serviços b. Finanças Administrar os recursos financeiros da organização (dinheiro, estoque, hipotecas, etc.) c. Contabilidade Manter os registros financeiros da organização d. Recursos Humanos Atrair, desenvolver e manter a força de trabalho da organização 3.2. Cultura Conjunto fundamental de suposições, valores e maneiras de fazer as coisas, que foram aceitos pela maioria dos membros da organização. Parte da cultura da organização pode ser encontrada embutida em seus SI 3.3. Política Diferentes níveis e especialidades em uma organização criam diferentes interesses e pontos de vista. Essas visões conflitam frequentemente. Esses conflitos são a base para as políticas organizacionais. Os SI resultam de conjunto de diferentes perspectivas, conflitos, compromissos e acordos que são parte natural de toda organização 3.4. Administração de Pessoas Os gestores percebem os desafios de negócio no ambiente e apresentam as estratégias organizacionais para responder a esses desafios e alocam recursos humanos para atingir a estratégia e coordenar o trabalho; Os gestores devem direcionar trabalhos criativos usando novo conhecimento e informação; A TI tem um papel importante no redirecionamento da organização, e a interação dos componentes de TI com o componente humano é que traz funcionalidade e utilidade para os sistemas informatizados; As pessoas devem estar capacitadas e conscientes de sua participação no uso dos SI.

5 5 Mudanças no processo de gerenciamento Rápidas transformações no mundo globalizado influenciam em necessidades de mudanças nas organizações, pelo crescente poder e declínio do custo da TI, além do relacionamento dos sistemas e organizações, resultante da crescente complexidade dos sistemas e suas aplicações. Questões-Chaves: 1. Mudança nos Negócios Estratégicos: Os negócios usam TI para projetar organizações que são competitivas e efetivas. 2. Mudança na Globalização: As organizações devem entender o negócio e requisitos de sistema num ambiente de economia global. 3. Mudança na Arquitetura de Informação: As organizações devem desenvolver uma arquitetura de informação que suporte seus objetivos. 4. Mudança no Investimento em SI: As organizações determinam o valor do negócio do SI. 5. Mudança de Controle e Responsabilidade: A organização deve projetar sistemas onde as pessoas possam controlar e entender; e a organização pode ter certeza que seus SI são usados de maneira socialmente ética e responsável. 4. PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A velocidade, a capacidade de processamento e armazenamento dos dados e das informações, a fácil utilização do hardware, software e das redes de computadores modernos podem aumentar a eficiência dos processos empresariais, as comunicações e a colaboração entre as pessoas responsáveis por seu funcionamento e administração. Melhorando os Processos Empresariais Os investimentos em TI podem ajudar a tornar mais eficientes os processos operacionais de uma empresa e muito mais eficazes os seus processos gerenciais. Ao realizar essas melhorias em seus processos empresariais, uma empresa pode ser capaz de: Drasticamente reduzir custos; Melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente; Desenvolver produtos inovadores para novos mercados.

6 6 a) Promovendo a Inovação Empresarial Os investimentos em tecnologia dos SI podem resultar no desenvolvimento de produtos, serviços e processos. Isto pode: Gerar novas oportunidades de negócios; Possibilitar que uma empresa se expanda para novos mercados; Permitir que uma empresa se expanda para novos segmentos de mercados existentes. b) Desenvolvendo uma Base Estratégica de Informações Os SI permitem que uma empresa desenvolva uma base estratégica de informações capaz de fornecer informações para apoiar as estratégias competitivas da empresa. O banco de dados de uma empresa é considerado um recurso estratégico que é utilizado para apoiar o planejamento estratégico, o marketing e outras iniciativas estratégicas. c) Alavancando o investimento em Tecnologia da Informação (TI) Investindo em SI avançados e computadorizados para melhorar sua própria eficiência, as empresas conseguem desenvolver novos produtos e serviços que não seriam possíveis sem uma forte capacidade de TI. Intranets e extranets corporativos possibilitam às empresas alavancar seus investimentos anteriores em navegadores de Internet, sistemas de computador, servidores e redes. 5. REENGENHARIA DE PROCESSOS EMPRESARIAIS É a reformulação fundamental e reestruturação radical dos processos empresariais para obter melhorias drásticas no custo, qualidade, velocidade e atendimento. É uma das estratégias competitivas mais populares atualmente, quase sempre chamada simplesmente de reengenharia. Combina uma estratégia de promoção da inovação empresarial com uma estratégia de realização de melhorias importantes nos processos empresariais de forma que a empresa possa se tornar uma concorrente mais forte e mais eficaz no mercado. Diferenças entre Melhoria Empresarial e Reengenharia

7 7 6. EMPRESAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Como as Empresas Empregam a TI O modo como empresas encaram a computação pode ser visto em um conjunto contínuo destacado por 5 níveis: Nível 5: Controlada Neste nível as empresas encaram a computação como despesa. A administração não está disposta a investir em computação, sem falar nos SI. Nível 4: Justificada pelo Custo Neste caso, o mal necessário da computação está sob controle rígido da administração. As plataformas e aplicações da tecnologia estão envelhecendo. Não existe plano tecnológico geral e as avaliações do Plano Diretor de Informática são feitas só no nível do projeto. Nível 3: Defensiva O crescimento organizacional da computação é controlado a uma taxa menor do que a do crescimento empresarial. Investimentos em computação acompanham o comportamento do setor. Nível 2: Ofensiva A computação é encarada como ponto de influência contra a competição. As estações de trabalho são uma presença crescente na organização. A empresa está comprometida na captação dos benefícios da computação. Nível 1: Estratégica A computação é encarada como diferenciador competitivo. Quantidades enormes de tecnologia baseada no computador estão apoiando o processamento de transações e os principais processos empresariais de tomada de decisão.

8 8 7. CADEIAS DE VALOR COM A INTERNET Utilizando a Internet Estrategicamente A Internet era utilizada como um canal inovador de marketing para empresas que desejavam divulgar informações a seu respeito e seus produtos. As organizações perceberam que a Internet pode ser utilizada estrategicamente para se obter vantagem competitiva. A fim de otimizar este impacto estratégico, uma empresa deve constantemente avaliar a posição estratégica de suas aplicações baseadas na Internet. Cadeias de Valor da Internet O conceito de cadeia de valor ajuda uma empresa a avaliar como utilizar estrategicamente a TI. Cadeias de valor também podem ser usadas para posicionar estrategicamente as aplicações de uma empresa baseadas na Internet para obter vantagem competitiva. O modelo de cadeia de valor pode ser utilizado para definir diversas maneiras: As conexões de Internet de uma empresa com seus clientes poderiam propiciar benefícios e oportunidades para obter vantagem competitiva; As conexões de Internet de uma empresa com seus fornecedores poderiam ser utilizadas para obter vantagem competitiva; As operações internas de uma empresa podem se beneficiar estrategicamente a partir de aplicações baseadas na Internet. Matriz de Posicionamento Estratégico Uma matriz pode ajudar uma empresa a identificar onde concentrar seu uso da Internet para ganhar vantagem competitiva. Quais são os quadrantes da matriz de posicionamento estratégico? a) Melhorias de Custo e Eficiência Este quadrante representa uma fração baixa de conectividade interna da empresa, cliente e concorrentes e de uso da TI via Internet e outras redes. Estratégia: A concentração na melhoria da eficiência e redução de custos mediante o uso da Internet e da Rede Mundial de Computadores como um meio rápido e de baixo custo para se comunicar com clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Exemplo: O uso de e de um site da empresa.

9 9 b) Melhoria do Desempenho na Eficácia Neste caso, a empresa dispõe de um grau elevado de conectividade interna e pressiona para melhorar substancialmente seus processos empresariais, mas a conectividade externa pelos clientes e concorrentes ainda é baixa. Estratégia: Fazer melhorias importantes na eficácia empresarial. Exemplo: O uso interno generalizado de tecnologias baseadas na Internet, como as intranets, por exemplo, pode melhorar substancialmente o compartilhamento das informações e a colaboração dentro da empresa. c) Penetração no Mercado Mundial Uma empresa que entra nesse quadrante da matriz deve capitalizar um alto grau de conectividade de clientes e concorrentes e de uso da TI. Estratégia: Desenvolver aplicações baseadas na Internet para otimizar a interação com os clientes e formar participação de mercado. Exemplo: Sites de destaque na rede com serviços de informação de valor adicionado e suporte on-line aos clientes. d) Transformação de Produtos e Serviços Neste caso, uma empresa e seus clientes, fornecedores e concorrentes estão extensivamente conectados. As tecnologias baseadas na Internet, que incluem sites na rede, intranets e extranets, devem agora ser implementadas ao longo de todas as operações e relações de negócios da empresa. Estratégia: Desenvolver aplicações estratégicas de comércio eletrônico para desenvolver e articular novos produtos e serviços baseados na Internet para reposicioná-la estrategicamente no mercado. Exemplo: Utilizar a Internet para processamento on-line de transações de vendas de produtos e serviços em sites da empresa e intercâmbio eletrônico de dados com fornecedores. Resumindo: Desafios gerenciais das organizações Fim

Sistemas de Informação nas Organizações

Sistemas de Informação nas Organizações Sistemas de Informação nas Organizações Organizações e Gestão de SI 1 As Empresas e os Sistemas Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede

Leia mais

a) As ações estratégicas competitivas básicas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas:

a) As ações estratégicas competitivas básicas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES 1 Vantagem Estratégica: Competindo com a TI Fundamentos da Vantagem Estratégica Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de

Leia mais

2: VANTAGEM ESTRATÉGICA. Competindo com a Tecnologia da Informação

2: VANTAGEM ESTRATÉGICA. Competindo com a Tecnologia da Informação 1 2: VANTAGEM ESTRATÉGICA Competindo com a Tecnologia da Informação Fundamentos da Vantagem Estratégica Os sistemas de informação (SI) devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias

Leia mais

UD: Vantagem Estratégica

UD: Vantagem Estratégica UD: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para enfrentar as forças competitivas encontradas por uma empresa.

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

Vantagem Estratégica

Vantagem Estratégica Vantagem Estratégica Objetivos do Módulo 2: 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para enfrentar as forças competitivas encontradas por uma empresa.

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

Tendências em Sistemas de Informação

Tendências em Sistemas de Informação Prof. Glauco Ruiz Tendências em Sistemas de Informação Os papéis atribuídos à função dos SI têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP 1. Semestre de 2016 2 DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO 3 Dado Platão (428-348 a.c.) definiu

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características Aula 5 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

- Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O'Brien.

- Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O'Brien. Exercício 01 SAD 2011/02 Revisão Sistemas de Informação Valor: 12 pontos Entrega: 02/09/2011 Grupos de até 02 alunos Obs: - Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet,

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa

Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa Os SI desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização. Ou seja, eles apoiam em uma organização: As operações e processos da empresa;

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE APOIO AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS VERSÃO:

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I 1 2 1. Entender a importância do Sistema de Informações Gerenciais (SIG); 2. Conhecer os conceitos básicos de tecnologia, sistema e sistemas de informação; 3. Conhecer a classificação dos sistemas de informação.

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) Conjunto integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI 11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.

Leia mais

Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã

Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã ção Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda Histórico da

Leia mais

Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1

Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1 Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1 1) Quais os três principais pontos de um sistema de informação competitiva: a) Tecnologia da informação, vantagem competitiva

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTRODUÇÃO Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi tratada apenas como um pequeno

Leia mais

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação 2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação Objectivos de Aprendizagem Identificar várias estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar Tecnologias da Informação para confrontar

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013

Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013 Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013 Organização agrupamento formal de pessoas para realizar conjunto de metas, objetivos de trabalho. Organização

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES 1 LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO SOBRE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: 1. Quais são as vantagens e limitações das

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

Comércio Eletrônico AULA 04. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis

Comércio Eletrônico AULA 04. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis Comércio Eletrônico AULA 04 Professora Ms Karen Reis 2011 Sistemas para Internet 1 Estudo de Caso Apresentação 2 Cases - Mercado de Chocolate 2 Década 80 Queda Muro de Berlim Fim da contraposição do Capitalismo

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Requisitos para a Interação da Organização e a TI Pessoas: gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de produção ou de serviços

Leia mais

Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil?

Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil? Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil? Daniela Ramos Teixeira Esse artigo mostra uma pequena amostra das nossas conclusões sobre a evolução e o crescimento

Leia mais

Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI;

Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI; TRABALHO DE PESQUISA AV1 TEMAS: A) GOVERNANÇA DE TI Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI; B) PAGAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS ELETRÔNICAS DE FUNDOS Conceitos básicos

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Aula 04. Estrutura Organizacional 22/08/2012. Impactos organizacionais

Aula 04. Estrutura Organizacional 22/08/2012. Impactos organizacionais Aula 04 Impactos organizacionais Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Estrutura Organizacional Refere-se às subunidades organizacionais e ao modo como elas se relacionam à organização

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

Uma das principais dúvidas para quem gosta dessa área é sobre qual curso fazer.

Uma das principais dúvidas para quem gosta dessa área é sobre qual curso fazer. Você é daquelas pessoas curiosas, que gosta de configurar aparelhos, entender como as coisas funcionam, é questionador, ligado nas novidades, lógica e matemática são seus pontos fortes? Cursos nas áreas

Leia mais

Sistemas de Informação na Produção

Sistemas de Informação na Produção Sistemas de Informação na Produção Conceitos de Software. Tipos existentes. Gerenciamento de Dados. Redes de computadores. Agenda Tipos de Software Banco de Dados Navegadores Gerenciamento de Dados Redes

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Capítulo 1. Módulo 2 Os sistemas de informação empresariais na sua carreira 20/08/

Capítulo 1. Módulo 2 Os sistemas de informação empresariais na sua carreira 20/08/ 20/08/2015 Capítulo 1 Módulo 2 Os sistemas de informação empresariais na sua carreira slide 1 1.1 slide 2 1.2 2015 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Copyright 2011 Pearson Education,

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA Cultura da informação Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica Sistema de Informações

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação GSI Introdução aos Sistemas de Informação- 1 Introdução aos SI - 1 Gestão de Sistemas Informáticos Introdução aos Sistemas de Informação Carlos Conceição Elsa Cardoso Outubro 2001 Management Information

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

E-business global e colaboração. Adriene Mariana Martins Cristhian Cougo Ferreira Maria Geovana da Silva Silvério

E-business global e colaboração. Adriene Mariana Martins Cristhian Cougo Ferreira Maria Geovana da Silva Silvério E-business global e colaboração Adriene Mariana Martins Cristhian Cougo Ferreira Maria Geovana da Silva Silvério Atividade 1 Como os sistemas de informação podem ser usados para apoiar o processo de atendimento

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para

Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para 1 2 3 4 89 Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores.

Leia mais

Case de uma empresa globalizada...

Case de uma empresa globalizada... Disciplina: Tópico: Bacharelado em 2751-Sistemas e Tecnologia da Informação Prof. Dr. Álvaro José Periotto Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Case de uma empresa globalizada... Usando um DIAD,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

Prof. Me.Léo Noronha. Unidade I GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

Prof. Me.Léo Noronha. Unidade I GESTÃO DAS INFORMAÇÕES Prof. Me.Léo Noronha Unidade I GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS Objetivos Cultura da informação Informação Estratégica O papel do administrador de sistemas de informação Para entender o papel do

Leia mais