INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento"

Transcrição

1 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento

2 GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA GAI Estratégias do Ciclo de Planejamento: Políticas, Planos e Programas (PPP) Projetos Hidrelétricos Abrangência Bacias Hidrográficas Projetos AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA - AAE Impactos Ambientais de Políticas Públicas Relação Região/Bacia e Integração de Políticas AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA - AAI Efeitos sinérgicos e cumulativos dos impactos Socioambientais dos aproveitamentos hidrelétricos de uma Bacia Hidrográfica AVALIAÇÃO DE IMPACTO - AIA Impactos potenciais de novos empreendimentos Utiliza padrões socioambientais ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO Avaliação monetária de custos sociais e privados de Empreendimentos Propostas + Processos existentes AUDITORIA AMBIENTAL Usos existentes da terra + processos Leva ao estabelecimento de metas ambientais Implementação e Monitoramento PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL - PGA

3 AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA AAI

4 ORIGEM: Estudo concebido com a intenção de atender a uma aspiração recorrente do MMA/IBAMA de dispor de conhecimento prévio e sistematizado sobre as condições socioambientais de uma bacia hidrográfica decorrente do planejamento, implantação e operação de empreendimentos do setor elétrico.

5 HISTÓRICO: Em 2004 foi elaborada uma proposta metodológica por consultor do MMA com a colaboração do MME, motivada pelo Termo de Compromisso TC, firmado entre o IBAMA, a Energética Barra Grande BAESA, o MME, o MMA, a AGU e o MPF, no âmbito do processo de Licenciamento Ambiental da UHE Barra Grande, localizada no trecho nacional da bacia do rio Uruguai. Daí ter sido essa a primeira bacia a ser objeto de uma AAI.

6 OBJETIVO: Identificar e avaliar os efeitos sinérgicos e cumulativos resultantes dos impactos socioambientais ocasionados pelo conjunto de aproveitamentos hidrelétricos na fase de planejamento, construção e operação em uma bacia hidrográfica

7 TERMO DE REFERÊNCIA: O Termo de Referência - TR, orientador para a execução da AAI da bacia do rio Uruguai, teve sua metodologia desenvolvida pelo MMA e o IBAMA, com a participação do MME, EPE, Eletrobrás e Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (FEPAM e FATMA) com a anuência dos Ministérios Público Federal e Estaduais.

8 ESTUDOS REALIZADOS: A partir de 2006 foram elaborados, sob a coordenação da equipe da EPE, utilizando a metodologia estabelecida no TR da Bacia do rio Uruguai, as AAIs das bacias dos rios: Uruguai; Araguaia-Tocantins; Doce; Paraíba do Sul; Paranaíba; Parnaíba; e Teles Pires. Os resultados desses estudos subsidiaram, eventualmente, Estudos de Viabilidade e Estudos Ambientais EIA/RIMA de aproveitamentos situados nessas bacias.

9 ESTUDOS REALIZADOS: A partir de 2007 a metodologia da AAI, com algumas adequações, foi justaposta ao Manual de Estudo de Inventário. Foram elaborados, também sob a coordenação da EPE, novos estudos de AAI, agora no âmbito dos Estudos de Inventário das seguintes bacias: Aripuanã; Branco; Jari; Juruena; Sucunduri; e Tibagi. Outras AAIs incluindo as dos rios Tapajós, Xingu e Iguaçu foram elaboradas por outros agentes do setor elétrico

10 RESULTADOS: Utilização das AAIs: Os primeiros estudos de AAI encontram-se disponíveis no site da EPE. Versões em CD e Relatórios impressos foram distribuídos a diversos órgãos públicos das respectivas bacias. Desconhece-se, hoje, se tais entidades empregam os resultados (Diretrizes e Recomendações) da AAI em seus processos de tomada de decisão; A ANEEL determina que as AAIs elaboradas no âmbito dos Estudos de Inventário sejam objeto de consulta, pelos empreendedores, para a elaboração de qualquer projeto de AHE nas bacias inventariadas. Essas consultas devem ser comprovadas por meio dos contatos feitos pelos empreendedores junto à EPE.

11 EFETIVIDADE DA AAI: AAI é uma proposta que contém numerosas controvérsias: Conceitualmente é uma derivação da AAE e AIA; Quanto ao normativo é um estudo desvinculado do processo de Licenciamento Ambiental, mas que gera polêmicas e cobranças por parte dos MPs, causando insegurança jurídica ao processo de licenciamento; Metodologicamente exige aperfeiçoamentos, devido à forma como foi inserida no Manual de Inventário, constituindo-se numa dupla avaliação socioambiental dos aproveitamentos da alternativa selecionada; Tecnicamente a AAI trabalha com escalas diferenciadas, prejudicando sensivelmente a abordagem de planejamento do inventário (escala regional) que estuda um conjunto de alternativas, enquanto a AAI estuda as alternativas individualizadas (escala local)

12 EFETIVIDADE DA AAI: AAI é uma proposta que contém numerosas controvérsias: Cont. As recomendações da AAI tratam, ora de questões de planejamento, ora de questões específicas da fase dos estudos de viabilidade dos projetos. Questiona-se a efetividade dessas recomendações; Do ponto de vista da participação da sociedade, está prevista nos procedimentos da AAI a realização de reuniões públicas. Seus resultados porém, apresentam-se aquém das expectativas, devido: A pouca afluência de interessados; Tema de alcance limitado em face da natureza técnica dos assuntos tratados e à escala de abordagem; e Difícil percepção e interesse do cidadão, já que abrange conjuntos de projetos e não projetos específicos

13 SUGESTÕES: Retomar as reflexões sobre AAI: Rever o Manual de Inventário e excluir deste o capítulo da AAI; Alguns aspectos da metodologia da AAI podem ser incorporados na análise socioambiental desenvolvida no âmbito dos estudos de inventário, tais como os efeitos sinérgicos e impactos cumulativos das alternativas estudadas e eventuais recomendações para os Estudos de Viabilidade e Estudos Ambientais - EIA; Aperfeiçoamento da metodologia das avaliações socioambientais; Discussão da pertinência de realização dos Seminários, Consultas Públicas ou Reuniões Técnicas na etapa dos Estudos de Inventário, considerando que o tema é de caráter estratégico e altamente técnico. O mais adequado seria Reuniões Técnicas com Universidades, Instituições de Pesquisa e Órgãos Ambientais.

14 AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA AAE

15 DEFINIÇÃO DE AAE: Define-se a AAE como um instrumento de natureza estratégica que pode contribuir para reforçar o compromisso da sociedade com o Desenvolvimento Sustentável, facilitando a integração, o mais cedo possível, das questões socioambientais na formatação e no desenvolvimento de Políticas, Planos e Programas (PPP) aos processos públicos de planejamento e tomada de decisão. (Partidário, Lisboa 2012)

16 PONTOS POSITIVOS DA AAE: Permite a seleção de projetos potencialmente viáveis que seguem o Licenciamento Ambiental; Aumenta a probabilidade de solucionar questões relativas à justificativa e à localização de projetos; Antecipa a análise de impactos cumulativos; Permite que a AIA de projetos fiquem concentrados em questões locais e em medidas mitigadoras individualizadas; e Tornar mais fácil a aprovação de projetos decorrentes ou associados aos PPPs.

17 DÚVIDAS SOBRE A AAE: Transparência na discussão de regulamentação da AAE como instrumento de avaliação de PPPs: Necessidade de envolvimento dos setores que deverão desenvolver as AAEs e dos órgãos que irão aprová-las, etc.

18 DÚVIDAS SOBRE AAE: Quem desenvolve a AAE? Ministérios? Empresas Públicas? Setor privado?... Quem aprova a AAE? MMA? IBAMA? Órgãos Ambientais Estaduais? As Políticas, Planos e Programas(PPP) Governamentais serão submetidos à AAE ou este instrumento será usado na formulação e no desenvolvimento das PPP?

19 DÚVIDAS SOBRE AAE: Orientações para desenvolvimento da AAE Manual? Termo de Referência? Deverão ser considerados as PPPs de outros setores na AAE de determinado setor? (Setor Elétrico deverá, considerar as PPPs do Setor de Transportes em sua AAE ou vice-versa?) Transparência e comunicação Como se dará a participação dos diversos atores durante o desenvolvimento da AAE? (Consulta Pública, Seminário, Reuniões Técnicas, etc.) Qual a abrangência espacial da AAE? (Território Nacional, Abrangência Regional, Unidades da Federação, Bacias Hidrográficas?) Necessidade de grande quantidade de dados secundários, disponíveis para que a AAE tenha qualidade, minimamente, plausível por quem irá aprová-la

20 PONTOS CRÍTICOS SOBRE AAE: Como avaliar os resultados das AAEs? Será apenas mais um processo burocrático para JUDICIALIZAR E ATRASAR o Licenciamento Ambiental?

21 DIFERENÇA ENTRE AAI X AAE SETORIAL Na AAI de bacias hidrográficas, parte-se dos projetos que compõem a alternativa de divisão de queda definida pelo estudo de inventário hidrelétrico, considerando-se os empreendimentos já em operação e os cenários relativos aos futuros projetos, focando as avaliações na identificação e na minimização dos efeitos cumulativos e sinérgicos. X Na AAE Setorial para bacias hidrográficas, parte-se da definição de uma programação para implantação de projetos e o estabelecimento de estratégias para a viabilização, ou seja, deve-se avaliar e comparar as estratégias de implantação dos projetos, considerando inclusive a possibilidade da não implantação de alguns deles. Neste caso, quanto menos empreendimentos em operação existirem na bacia maior será a flexibilidade para as análises. A diferença está relacionada à flexibilidade para comparação de alternativas, devido ao estágio de desenvolvimento dos projetos aos quais se aplicam.

22 OBRIGADO Ronaldo Cavalcanti Gerente de Meio Ambiente

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) Ricardo Cavalcanti Furtado Superintendente de Meio Ambiente

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) Ricardo Cavalcanti Furtado Superintendente de Meio Ambiente AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) Ricardo Cavalcanti Furtado Superintendente de Meio Ambiente Manaus, junho/2006 Empresa de Pesquisa Energética Empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia,

Leia mais

Inventário Hidrelétrico

Inventário Hidrelétrico Inventário Hidrelétrico Objetivo: Determinar o potencial hidrelétrico da bacia, mediante a identificação de um conjunto de aproveitamentos que proporcionem o máximo de energia ao menor custo, aliado a

Leia mais

11º FIIEE Minas Gerais. Inventário do Potencial Hidrelétrico Do País

11º FIIEE Minas Gerais. Inventário do Potencial Hidrelétrico Do País 11º FIIEE Minas Gerais Inventário do Potencial Hidrelétrico Do País Modelo do Setor Elétrico do Brasil Leis 10847 e 10848 de 2004 Princípios Promover a Modicidade Tarifária Garantir a Segurança do Suprimento

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA Hermani M Vieira Geógrafo Gustavo F. Schmidt Eng. Civil Superintendência de Meio Ambiente Rio de Janeiro, 13 de junho de 2017 O que é? Avaliação Ambiental Integrada - AAI

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA) E AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (AAE)

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA) E AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (AAE) AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA) E AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (AAE) Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim DEFINIÇÃO Avaliação Ambiental Estratégica é o procedimento sistemático e contínuo

Leia mais

Juliana Masirone COHID/DILIC/IBAMA

Juliana Masirone COHID/DILIC/IBAMA Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Coordenação de Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas,

Leia mais

Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro Desafios e Perspectivas

Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro Desafios e Perspectivas Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro Desafios e Perspectivas Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos Empresa de Pesquisa Energética - EPE Rio de Janeiro, RJ 30 de agosto de

Leia mais

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 São Paulo, 06 de setembro de 2016 Empresas envolvidas Histórico Metodologia Resultados

Leia mais

Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro Desafios e Perspectivas

Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro Desafios e Perspectivas Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro Desafios e Perspectivas Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos Empresa de Pesquisa Energética - EPE Rio de Janeiro, RJ 30 de agosto de

Leia mais

A visão do Ministério Público sobre o EIA e o Licenciamento Ambiental

A visão do Ministério Público sobre o EIA e o Licenciamento Ambiental II Seminário Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais A visão do Ministério Público sobre o EIA e o Licenciamento Ambiental João Akira Omoto Procurador da República Manaus 14 de junho de 2006 A visão

Leia mais

Aula 12 Avaliação Ambiental Estratégica AAE: planejamento setorial

Aula 12 Avaliação Ambiental Estratégica AAE: planejamento setorial Aula 12 Avaliação Ambiental Estratégica AAE: planejamento setorial 1. Avaliação Ambiental Estratégica 2. AAE e o planejamento setorial Fonte: adaptado de Partidário (2000) Abordagens em AAE Proativa: Direção

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO FORUM - PERSPECTIVAS PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO DIANTE DOS PROJETOS ESTRUTURANTES INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE A POLÍTICA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE VICTOR ZULAR ZVEIBIL SECRETÁRIO

Leia mais

A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DA INFRAESTRUTURA DO FUTURO. Emilio Lèbre La Rovere LIMA/COPPE/UFRJ

A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DA INFRAESTRUTURA DO FUTURO. Emilio Lèbre La Rovere LIMA/COPPE/UFRJ A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DA INFRAESTRUTURA DO FUTURO Emilio Lèbre La Rovere LIMA/COPPE/UFRJ Avaliação Ambiental Estratégica Conceito Processo sistemático para avaliar, no momento mais oportuno

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica. Gestão Ambiental / Disciplina IBB254

Avaliação Ambiental Estratégica. Gestão Ambiental / Disciplina IBB254 Avaliação Ambiental Estratégica Gestão Ambiental / Disciplina IBB254 Conceitos Avaliação Ambiental Estratégica A avaliação ambiental estratégica (AAE) é o nome que se dá a todas as formas de avaliação

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA EXPANSÃO DA GERAÇÃO HIDRELÉTRICA NA REGIÃO AMAZÔNICA e INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA NA AMÉRICA DO SUL Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 25 de março de 2010 AGENDA Energia no Brasil

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG Rafael Mendes Rosa (Ekos Planejamento Ambiental) Gelze Serrat de Souza

Leia mais

Geotecnologias aplicadas à gestão ambiental no planejamento do setor elétrico - Empresa de Pesquisa Energética

Geotecnologias aplicadas à gestão ambiental no planejamento do setor elétrico - Empresa de Pesquisa Energética Geotecnologias aplicadas à gestão ambiental no planejamento do setor elétrico - Empresa de Pesquisa Energética Geotecnologias na Gestão Pública (Sistema Labgis / UERJ) Rio de Janeiro, 26 de outubro de

Leia mais

Gestão do Potencial Hidráulico e o Transporte Hidroviário no âmbito da ANEEL. Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos SGH

Gestão do Potencial Hidráulico e o Transporte Hidroviário no âmbito da ANEEL. Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos SGH Gestão do Potencial Hidráulico e o Transporte Hidroviário no âmbito da ANEEL Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos SGH Brasília, DF Março de 2014 Estágios de Desenvolvimento de um Empreendimento

Leia mais

O Setor Elétrico do Brasil

O Setor Elétrico do Brasil V SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Integração com Energia Renovável O Setor Elétrico do Brasil Desafios para o Século XXI José Antonio Coimbra Secretário-Executivo Rio de Janeiro,

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate

Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate XIV Reunião da ARIAE Salvador, BA Abril 2010 Garo Batmanian Banco Mundial Objetivos Contribuir para o

Leia mais

Planejamento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional e seus Desafios

Planejamento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional e seus Desafios Ministério de Minas e Energia Colóquio 2010 2020: Uma Década Promissora para o Brasil? Planejamento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional e seus Desafios José Carlos de Miranda Farias Diretor

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO XI GRUPO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS GIA

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO XI GRUPO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS GIA SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GIA 04 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO XI GRUPO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS GIA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO XI GRUPO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS - GIA A EXPERIÊNCIA DA EMPRESA

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo II: Energia Hidráulica e Centrais Hidrelétricas Parte 2 de 2. Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila

TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo II: Energia Hidráulica e Centrais Hidrelétricas Parte 2 de 2. Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo II: Energia Hidráulica e Centrais Hidrelétricas Parte 2 de 2 Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila Classificação da Geração Hidrelétrica Diagrama Esquemático das Usinas Hidrelétricas

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia -

Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia - 76ª

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal Geração Hídrica na Amazônia

Licenciamento Ambiental Federal Geração Hídrica na Amazônia MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Federal Geração Hídrica na Amazônia

Leia mais

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Seminário Licenciamento Ambiental: Realidade e Perspectivas Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Alexandre Uhlig Brasília, 5 de novembro de 2015 O conteúdo desta

Leia mais

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA:

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA: MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA SECRETARIA EXECUTIVA Assessoria Especial de Meio Ambiente GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA: Aprendizados e Diretrizes GT sobre Deslocamentos Compulsórios DESAFIOS NO DESLOCAMENTO

Leia mais

Aspectos Jurídicos do Licenciamento Ambiental

Aspectos Jurídicos do Licenciamento Ambiental ABINEETEC 2007 26 de abril Palácio das Convenções do Anhembi Aspectos Jurídicos do Licenciamento Ambiental Antonio Fernando Pinheiro Pedro Pinheiro Pedro Advogados Direito ao Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

Estudos de Caso de Gestão Socioambiental em Operação de Empreendimentos

Estudos de Caso de Gestão Socioambiental em Operação de Empreendimentos Estudos de Caso de Gestão Socioambiental em Operação de Empreendimentos IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE PROJETOS DE GERAÇÃO HIDRELÉTRICA: ESTUDOS DE CASO PROF. DR. GERALDO LÚCIO TIAGO FILHO CENTRO NACIONAL DE

Leia mais

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias Submódulo 9.3 Planejamento anual de prevenção de cheias Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2004. SANCHEZ, Luis Henrique.

Leia mais

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias Submódulo 9.3 Planejamento anual de prevenção de cheias Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva. Assessoria Especial em Gestão Socioambiental (AESA) FÓRUM OS DESAFIOS DA TRANSMISSÃO

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva. Assessoria Especial em Gestão Socioambiental (AESA) FÓRUM OS DESAFIOS DA TRANSMISSÃO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Assessoria Especial em Gestão Socioambiental (AESA) FÓRUM OS DESAFIOS DA TRANSMISSÃO PAINEL 3 LICENCIAMENTO Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial

Leia mais

GOVERNANÇA NO SETOR ELÉTRICO

GOVERNANÇA NO SETOR ELÉTRICO GOVERNANÇA NO SETOR ELÉTRICO Governança no Setor Elétrico Condições necessárias para suportar o desenvolvimento do país sistema elétrico eficiente custos adequados às necessidades dos consumidores e que

Leia mais

ESTRUTURA DO SEP BRASILEIRO. Profa. Patricia Romeiro da Silva Jota

ESTRUTURA DO SEP BRASILEIRO. Profa. Patricia Romeiro da Silva Jota Fonte: Notas de aula dos Profs Carlos Castro e Ruth P.S. Leão ESTRUTURA DO SEP BRASILEIRO 1 Profa. Patricia Romeiro da Silva Jota a) Conselho Nacional de Política Energética CNPE Órgão de assessoramento

Leia mais

Licenciamento ambiental prévio de UHEs na Amazônia

Licenciamento ambiental prévio de UHEs na Amazônia Licenciamento ambiental prévio de UHEs na Amazônia Lições Aprendidas Elisângela Medeiros de Almeida Consultora Técnica Superintendência de Meio Ambiente - SMA Sumário 1. A EPE 2. Expansão da geração hidrelétrica

Leia mais

Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS

Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS MEIO AMBIENTE Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS Projeto IND P&G-08 Aperfeiçoamento do Licenciamento Ambiental das Atividades do Setor de Petróleo e Gás Natural OBJETIVO

Leia mais

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Ronaldo Seroa da Motta (Professor da UERJ) Isaque Regis Ouverney (Mestrando da UERJ) Seminário: Gargalos e Soluções na Infraestrutura Brasileira FGV/IBRE, Rio de

Leia mais

A Eletrobrás s e o Meio Ambiente

A Eletrobrás s e o Meio Ambiente A Eletrobrás s e o Meio Ambiente CONSTITUIÇÃO, HISTÓRICO E POLÍTICA AMBIENTAL DO GRUPO ELETROBRÁS ABRIL 2007 Constituição da Eletrobrás Lei N 3.890-A, de 25 de abril de 1961 Objetivo da Eletrobrás: - realização

Leia mais

Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens. Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015.

Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens. Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015. Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015. 1 2 A questão indígena e as hidrelétricas na Amazônia: o interesse de alguns milhares de

Leia mais

Apresenta-se abaixo o arcabouço organizacional básico para a elaboração do PNRH, seu conteúdo técnico e o encadeamento lógico da sua elaboração.

Apresenta-se abaixo o arcabouço organizacional básico para a elaboração do PNRH, seu conteúdo técnico e o encadeamento lógico da sua elaboração. 2. O PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS O Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH é instrumento essencial para o planejamento estratégico da gestão dos recursos hídricos no País, fundamentando e orientando

Leia mais

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras Política de Regulação das Empresas Eletrobras Versão 1.0 08/12/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Princípios... 3 4. Diretrizes... 4 5. Responsabilidades... 5 6. Disposições Gerais...

Leia mais

Ministério de Minas e Energia PLANEJAMENTO ENERGÉTICO

Ministério de Minas e Energia PLANEJAMENTO ENERGÉTICO Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético PLANEJAMENTO ENERGÉTICO Seminário: Energia e Meio Ambiente Aspectos Legais Marcio Pereira Zimmermann Secretário de

Leia mais

Sessão 4 A Gestão Socioambiental de PCHs e CGHs

Sessão 4 A Gestão Socioambiental de PCHs e CGHs Sessão 4 A Gestão Socioambiental de PCHs e CGHs Hélvio Neves Guerra Secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético Ministério de Minas e Energia Curitiba, 09 de maio de 2019 Agenda 1.

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA APLICADA AO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO INDICATIVO DA EXPANSÃO DO SETOR ELÉTRICO

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA APLICADA AO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO INDICATIVO DA EXPANSÃO DO SETOR ELÉTRICO GIA/009 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO XI IMPACTO AMBIENTAL AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA APLICADA AO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO INDICATIVO DA EXPANSÃO DO SETOR ELÉTRICO

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas DIRETRIZES PARA POLI TICAS PU BLICAS E PRA TICAS EMPRESARIAIS PARA INSTALAC A O E OPERAC A O

Leia mais

D L I L CE C N E C N I C AM A EN E T N O T A M A BI B EN E T N A T L A L NA N A RE R G E UL U A L Ç A Ã Ç O Ã

D L I L CE C N E C N I C AM A EN E T N O T A M A BI B EN E T N A T L A L NA N A RE R G E UL U A L Ç A Ã Ç O Ã A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA COMO INSTRUMENTO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA REGULAÇÃO DO PETRÓLEO Wilma dos Santos Cruz MME Eduardo Toledo Neto - ANP VI Congresso Brasileiro

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS Joana Cruz Diretora de Recursos Hídricos SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL HIDRELÉTRICO - 2018 A LEI FEDERAL 9.433 8 de janeiro de 1997 - lei atual,

Leia mais

Estudos sobre os. AHE Garabi e AHE Panambi. Reuniões sobre os Cadastros Socioeconômico e Imobiliário

Estudos sobre os. AHE Garabi e AHE Panambi. Reuniões sobre os Cadastros Socioeconômico e Imobiliário Estudos sobre os AHE Garabi e AHE Panambi Reuniões sobre os Cadastros Socioeconômico e Imobiliário Setembro/ Outubro de 2014. Tratado para Aproveitamento dos Recursos Hídricos Compartilhados dos Trechos

Leia mais

Belo Monte Crise do Sistema Ambiental e da Democracia

Belo Monte Crise do Sistema Ambiental e da Democracia Seminário A Hidrelétrica de Belo Monte e a Questão Indígena UnB, 7 de Fevereiro de 2011 Belo Monte Crise do Sistema Ambiental e da Democracia Andréa Zhouri GT Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes

Leia mais

Reflexões sobre as análises de risco e licenciamento ambiental de empreendimentos perigosos

Reflexões sobre as análises de risco e licenciamento ambiental de empreendimentos perigosos Reflexões sobre as análises de risco e licenciamento ambiental de empreendimentos perigosos Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos André Naime Analista Ambiental, PhD NLA-MG/IBAMA Professor

Leia mais

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos 23 a 28 de julho de 2018 Proposta de agenda 18:00 Abertura Qual o objetivo da reunião pública? Quem é a EPE? Em que fase dos estudos

Leia mais

Mesa - Tratamento térmico: alternativa a ser discutida. A visão do órgão ambiental sobre o processo de licenciamento ambiental

Mesa - Tratamento térmico: alternativa a ser discutida. A visão do órgão ambiental sobre o processo de licenciamento ambiental Mesa - Tratamento térmico: alternativa a ser discutida A visão do órgão ambiental sobre o processo de licenciamento ambiental Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam Outubro de 2015 O Sistema Estadual

Leia mais

Carta do II Fórum sobre o Impacto das Hidrelétricas: Bacia do Rio Uruguai

Carta do II Fórum sobre o Impacto das Hidrelétricas: Bacia do Rio Uruguai Carta do II Fórum sobre o Impacto das Hidrelétricas: Bacia do Rio Uruguai Nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2005, realizou-se, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E FONTES RENOVÁVEIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MATRIZ ELÉTRICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E FONTES RENOVÁVEIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MATRIZ ELÉTRICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E FONTES RENOVÁVEIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MATRIZ ELÉTRICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS VI Congresso Brasileiro de energia Solar - UFMG BH Wilson Pereira Barbosa Filho Fundação

Leia mais

FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA

FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA FÓRUM DE DEBATES DO JORNAL GGN AS HIDROELÉTRICAS DA AMAZÔNIA E O MEIO AMBIENTA Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético / MME Realização: Patrocínio: Secretaria de Planejamento

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos Outubro - 2015 Normas técnicas e jurídicas ligadas a resíduos sólidos Lei 11.445/2007 (Saneamento); Lei 9974/2000 (Agrotóxicos); Lei 9966/2000 (Óleo) Normas do Sistema

Leia mais

Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE

Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL PROPEE Módulo 5 Projetos Especiais Revisão Motivo da Revisão Instrumento de aprovação pela ANEEL Data de vigência 0 Primeira versão aprovada (após realização

Leia mais

Forum Canalenergia Os novos inventários de PCH: Governo ou iniciativa privada.

Forum Canalenergia Os novos inventários de PCH: Governo ou iniciativa privada. Forum Canalenergia Os novos inventários de PCH: Governo ou iniciativa privada. Mozart de Siqueira Campos Araujo Diretor da Associação de Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica APMPE e Presidente

Leia mais

USINAS HIDRELÉTRICAS Estudos de Engenharia e Ambientais. Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas

USINAS HIDRELÉTRICAS Estudos de Engenharia e Ambientais. Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas USINAS HIDRELÉTRICAS Estudos de Engenharia e Ambientais Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas Maria Regina Toledo Capellão DEE/SEG Estudos Estudos para para Expansão Expansão da da

Leia mais

Important environmental administration instrument, the cumulative impacts

Important environmental administration instrument, the cumulative impacts Avaliação de impactos cumulativos no Brasil: origem, prática e barreiras Valéria R Salla de Oliveira Diretoria de Educação de Cajamar valsalla@yahoo.com.br Palavras chave: avaliação de impacto ambiental,

Leia mais

Seminário Estado da Arte do Armazenamento de Energia e da Inserção de Fontes Renováveis Intermitentes

Seminário Estado da Arte do Armazenamento de Energia e da Inserção de Fontes Renováveis Intermitentes Seminário Estado da Arte do Armazenamento de Energia e da Inserção de Fontes Renováveis Intermitentes PROJETO ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO ARMAZENAMENTO COMPLEMENTAR DE ENERGIA JUNTO A USINAS HIDRELÉTRICAS,

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2013 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 175 DE 08 DE MAIO DE 2012

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 175 DE 08 DE MAIO DE 2012 ANO 120 Nº 85 40 PÁG. BELO HORIZONTE, QUARTA -FEIRA, 09 DE MAIO DE 2012 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 175 DE 08 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre a utilização da Avaliação Ambiental Integrada AAI como instrumento

Leia mais

O PACUERA E SEUS DESAFIOS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente

O PACUERA E SEUS DESAFIOS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente O PACUERA E SEUS DESAFIOS Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente USO DE RESERVATÓRIOS Na antiguidade Barragens construídas pelos egípcios na região do rio Nilo para se prevenirem de eventos hidrológicos

Leia mais

Regulamentação da ANEEL sobre Medição Inteligente

Regulamentação da ANEEL sobre Medição Inteligente Regulamentação da ANEEL sobre Medição Inteligente Paulo Henrique S. Lopes Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD/ANEEL São Paulo - SP 29 de setembro de 2010 1/20 Agenda Objeto da

Leia mais

Rastreabilidade da Matriz de Indicadores Malária

Rastreabilidade da Matriz de Indicadores Malária Rastreabilidade da Matriz de Indicadores Malária RASTREAMENTO DAS MATRIZES DE Rastreabilidade da Matriz de Indicadores - MALÁRIA - IMPACTOS IMPACTOS E EXPECTATIVAS Aumento do fluxo migratório EIA Volume

Leia mais

Fontes de energia e desafios ambientais VIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

Fontes de energia e desafios ambientais VIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Fontes de energia e desafios ambientais VIII Congresso

Leia mais

Conceitos base Ciclo de decisão e papel da AIA. Princípios internacionais

Conceitos base Ciclo de decisão e papel da AIA. Princípios internacionais Engenharia Civil - 5º ano / 10º semestre Engenharia do Território - 4º ano / 8 º semestre Conceitos base Ciclo de decisão e papel da AIA. Princípios internacionais IMPACTES AMBIENTAIS 2 ª aula Prof. Doutora

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E NEGÓCIOS NO SETOR ENERGÉTICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E NEGÓCIOS NO SETOR ENERGÉTICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E NEGÓCIOS NO SETOR ENERGÉTICO DOUGLAS VALADÊ DE ALMEIDA CAMPOS O USO DE INDICADORES AMBIENTAIS

Leia mais

Licenciamento Ambiental Aspectos Legais e seus Impactos nos Custos de PCH s

Licenciamento Ambiental Aspectos Legais e seus Impactos nos Custos de PCH s Licenciamento Ambiental Aspectos Legais e seus Impactos nos Custos de PCH s 23.04.2008 Decio Michellis Jr. Leis Decretos Resoluções Portarias Instruções Normativas Normas Convenções TOTAL 1. Água e efluentes

Leia mais

Características do potencial hidroenergético COPPE-UFRJ

Características do potencial hidroenergético COPPE-UFRJ Características do potencial hidroenergético na Amazônia COPPE-UFRJ Julho 2008 Jerson Kelman Diretor-Geral da ANEEL PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO SETORIAL Composição da Matriz de Energia Elétrica (Disponível

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) 1 IV. Estudos de Alternativas Apresentar as alternativas tecnológicas e locacionais para implantação do empreendimento e a análise que culminou com a escolha da alternativa

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2012 Principais instrumentos de defesa do PNMA, PBHs meio ambiente no Brasil Zoneamento ambiental e macrozoneamento Criação de espaços protegidos (UCs)

Leia mais

Elementos do Licenciamento Ambiental no Setor Elétrico. Luiz Fernando Leone Vianna

Elementos do Licenciamento Ambiental no Setor Elétrico. Luiz Fernando Leone Vianna Elementos do Licenciamento Ambiental no Setor Elétrico Luiz Fernando Leone Vianna 1. Fronteira Energética Matriz Elétrica Brasileira POTENCIAL HIDRELÉTRICO BRASILEIRO Ainda há metade do potencial brasileiro

Leia mais

O SETOR ELÉTRICO APÓS A LEI 12783/12

O SETOR ELÉTRICO APÓS A LEI 12783/12 4º SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS PARA CONSERVAÇÃO DE PEIXES EM MG O SETOR ELÉTRICO APÓS A LEI 12783/12 Fundação Biodiversitas para a Conservação da Diversidade Biológica Alexei Macorin Vivan Diretor Presidente

Leia mais

Perspectives on the main benefits and opportunities associated with the development of large hydropower projects

Perspectives on the main benefits and opportunities associated with the development of large hydropower projects Perspectives on the main benefits and opportunities associated with the development of large hydropower projects Tucurui, November 22, 2011 Marcio Drummond Evolução da Capacidade Instalada por Fonte (MW)

Leia mais

Engenharia Civil - 5º ano / 10º semestre Engenharia do Território - 4º ano / 8 º semestre. Conceitos base Ciclo de decisão e papel da AIA

Engenharia Civil - 5º ano / 10º semestre Engenharia do Território - 4º ano / 8 º semestre. Conceitos base Ciclo de decisão e papel da AIA Engenharia Civil - 5º ano / 10º semestre Engenharia do Território - 4º ano / 8 º semestre Conceitos base Ciclo de decisão e papel da AIA IMPACTES AMBIENTAIS 2 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica REGIÃO COSTA NORTE

Avaliação Ambiental Estratégica REGIÃO COSTA NORTE Avaliação Ambiental Estratégica REGIÃO COSTA NORTE - Anexo 1 TERMO DE REFERÊNCIA Julho / 2007 Sumário 1. Introdução... 485 2. PRODETUR NE II e o Costa norte... 485 3. PDTIS CN: Estudos Ambientais... 487

Leia mais

A Hidrovia Tapajós-Teles Pires e a Intermodalidade

A Hidrovia Tapajós-Teles Pires e a Intermodalidade A Hidrovia Tapajós-Teles Pires e a Intermodalidade D.Sc. Ana Paula Fajardo Especialista em Regulação Agência Nacional de Transportes Aquaviários 5 o SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS TOMADA DE PREÇOS N 3/2007 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS 2 ÍNDICE 1. Objeto 3 2. Justificativa 3 3. Diretrizes 4 3.1.

Leia mais

Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência

Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência Planejamento ambiental da expansão da oferta de energia elétrica: subsídios para a discussão de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

Leia mais

O PROCESSO DE REMANEJAMENTO E A POSSIBILIDADE DE EMPODERAMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS DA BACIA DO RIO URUGUAI 1. INTRODUÇÃO

O PROCESSO DE REMANEJAMENTO E A POSSIBILIDADE DE EMPODERAMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS DA BACIA DO RIO URUGUAI 1. INTRODUÇÃO O PROCESSO DE REMANEJAMENTO E A POSSIBILIDADE DE EMPODERAMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS DA BACIA DO RIO URUGUAI LOPES, Germanna da Costa 1 ; PASE, Hemerson Luis 2 1 Universidade Federal de Pelotas g.manna@yahoo.com.br

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

Submódulo 4.5. Acompanhamento do Plano de Ampliações e Reforços

Submódulo 4.5. Acompanhamento do Plano de Ampliações e Reforços Submódulo 4.5 Acompanhamento do Plano de Ampliações e Reforços Rev.Nº. Motivo da revisão Data e instrumento de aprovação pela ANEEL 1.1 2016.12 Atendimento às Resoluções Normativas ANEEL nº 312/08, de

Leia mais

LIMITAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E CONFLITOS NA PREVENÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

LIMITAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E CONFLITOS NA PREVENÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA XI ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO Araraquara-SP - Brasil LIMITAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E CONFLITOS NA PREVENÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA Marck Fernandes

Leia mais

MANUAL ORIENTADOR DA REVISÃO DAS PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

MANUAL ORIENTADOR DA REVISÃO DAS PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS MANUAL ORIENTADOR DA REVISÃO DAS PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA 2016-2020 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO

Leia mais

ÍNDICE GERAL. III. Solução de Engenharia Partição de Queda / Localização. IV. Características do Empreendimento

ÍNDICE GERAL. III. Solução de Engenharia Partição de Queda / Localização. IV. Características do Empreendimento ÍNDICE GERAL I. Licenciamento Ambiental II. Estudos Ambientais Diretrizes III. Solução de Engenharia Partição de Queda / Localização IV. Características do Empreendimento V. Restrição da Inundação de Jirau

Leia mais

Elaboração de um Guia de AAE para o Governo Federal

Elaboração de um Guia de AAE para o Governo Federal Elaboração de um Guia de AAE para o Governo Federal Paulo Egler Centro de Estudos Avançados de Governo e de Administração Pública CEAG/UnB Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Ibict/MCT

Leia mais

Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia. Valter Luiz Cardeal Diretor de Engenharia da ELETROBRÁS

Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia. Valter Luiz Cardeal Diretor de Engenharia da ELETROBRÁS Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Valter Luiz Cardeal Diretor de Engenharia da ELETROBRÁS Brasília, 29 de Outubro de 2003 PROGRAMAS DE INCENTIVO PROMOVIDOS PELA ELETROBRÁS/MME Excedentes

Leia mais

Perspectivas da EPE para a geração hidrelétrica. Avanços nos estudos de planejamento e discussões em andamento.

Perspectivas da EPE para a geração hidrelétrica. Avanços nos estudos de planejamento e discussões em andamento. Perspectivas da EPE para a geração hidrelétrica. Avanços nos estudos de planejamento e discussões em andamento. Painel: Panorama Regulatório e legislativo para o setor de geração hidrelétrica Seminário

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009)

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009) DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE 2009. (publicado no dia 02/07/2009) Estabelece diretrizes para revisão das normas regulamentares do Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM especialmente

Leia mais

Capítulo I - Apresentação

Capítulo I - Apresentação Capítulo I - Apresentação O empreendimento objeto deste, compreende a implantação e operação das infraestruturas de uso comum do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB), no município de São João

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL NO PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

AVALIAÇÃO AMBIENTAL NO PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA GPL/16 17 à 22 de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS (GPL) AVALIAÇÃO AMBIENTAL NO PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA

Leia mais