Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva"

Transcrição

1 Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva

2 Administração por objetivos (APO) Origens da APO. Características Principais da APO. Definição de critérios para fixação de objetivos. Ênfase nos objetivos e resultados (fins) e busca da eficácia (otimização de resultados). Planejamento estratégico, tático e operacional. Ciclo da APO. Apreciação crítica da APO

3 Teoria A partir de 1950 houve um deslocamento da atenção antes focada nas atividades meio, para objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado no processo e a preocupação com as atividades meio foram substituídas pelo enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins). A preocupação de como administrar passou a preocupação de por que ou para que administrar.

4 Surgimento APO empresa privada norte americana sofria pressões acentuada. Capitalismo sofre maiores intervenções e controles governamentais. Empresários sofreram quedas nas margens de lucro e a necessidade de reduzir despesas e de se concentrar mais nos resultados do que nos esforços supérfluos e dispersivos. A economia da época gerou uma administração por pressão.

5 Surgimento da APO Endurecimento dos controles. Busca de uma forma de descentralização da decisões, admitir maior participação, proporcionando maior relaxamento dos controles. A partir daí sugiram as idéias de descentralização e de administração por resultados para reverter o processo. Descentralizações das decisões e fixação de objetivos para cada área-chave da empresa e centralização de controles. Cada departamento escolheria como atingir seus resultados. Acaba os órgãos de staff, fortalecendo a posição de autoridades dos respectivos gerentes.

6 Características da (APO) A (APO) é um processo onde gerentes e subordinados identificam objetivos comuns. Definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados. É um método no qual as metas são definidas em conjunto. Responsabilidades específicas para cada um em função dos resultados esperados. Produzem padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analise final comparação entre o realizado e o esperado.

7 Características da APO A APO funciona com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Serve como base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para compatibilização entre objetivos organizacionais e os individuais das pessoas

8 Características APO 1) Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior. 2) Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo. 3)interligação entre os vários objetivos departamentais. 4)ênfase na mensuração e no controle dos resultados. 5) contínua avaliação, revisão e reciclagem de planos. 6)participação atuante das gerências. 7) Apoio intensivo do staff.

9

10 Objetivos

11 Fixações dos objetivos É um modelo de administração por meio do qual todas as gerências de uma organização estabelecem metas para suas administrações, no inicio de cada período, coincidindo com o exercício fiscal da empresa, em consonância com as metas gerais da organização, fixadas pelos acionistas, por meio da diretoria.

12 Importância dos objetivos A) Os objetivos proporcionam uma diretriz ou uma finalidade comum. B) Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização. C) servem de base para avaliar planos e evitam erros devidos à omissão. D) melhoram as possibilidades de previsão do futuro. E) quando os recursos são escassos, os objetivos. ajudam a orientar e prever a sua distribuição criteriosa.

13 Critérios de escolhas Os critérios para escolha dos objetivos devem ser estabelecidos de acordo com a prioridade e a sua contribuição para o alcance dos resultados chave da empresa. Eis alguns critérios. Procurar as atividades que têm maior impacto sobre os resultados; objetivo deve ser específico e basear-se em dados concretos: o que, quanto, quando. Os resultados esperados devem ser enunciados em termos mensuráveis e bastante claros. Focalizar objetivos na atividade e não na pessoa. Detalhar cada objetivo em metas subsidiárias. Usar linguagem compreensível para os gerentes. Manter-se dentro dos princípios de administração. Cada área de atividade da empresa apresenta uma tendência muito forte a maximizar os seus objetivos e resultados, de tal maneira que o esforço de uma área geralmente anula o de outra, estabelecendo na empresa um esforço de sub objetivação Ansoff, 1965, salienta que o ideal seria o efeito não simplesmente da soma dos esforços, mas da sua multiplicação: o sinergismo.

14 Hierarquia dos objetivos Como as organizações sempre perseguem mais de um objetivo, surge o problema de qual ou quais são os objetivos mais importantes e prioritários. Os objetivos precisam ser escalonados em uma ordem gradativa de importância, relevância ou de prioridade, em uma hierarquia de objetivos, em função de sua contribuição relativa à organização como um todo. Cada organização tem, implícita ou explicitamente, a sua hierarquia de objetivos. De um modo geral, os objetivos organizacionais estão acima dos objetivos departamentais e estes acima dos objetivos operacionais

15

16 Hierarquia de objetivos Os objetivos não precisam traduzir as grandes aspirações fundamentais da empresa, mas devem ser compatíveis com tais aspirações; Devem fazer com que todos os órgãos e componentes da empresa contribuam com uma parcela do esforço geral; Devem levar em conta a necessidade de várias alternativas para sua execução, assim como a relativa eficiência e o custo de cada uma delas; Devem ser comunicados a todos os interessados para que cada qual compreenda as metas da respectiva função e suas relações com os objetivos fundamentais da empresa; Devem ser periodicamente reexaminados e reformulados, para serem atualizados de acordo com a mudança das condições do mercado.

17 Conceito de estratégia e de tática Estratégia: Ampliação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais a mobilização de recursos da empresa no âmbito global, visando atingir os objetivos a longo prazo. Tática: É um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma estratégia geral

18 Comparação entre estratégia e tática Estratégia Envolve uma organização como uma totalidade. É um meio para alcançar os objetivos organizacionais. É orientada para um longo prazo. É definida no nível institucional da organização. Tática Refere-se a cada departamento ou unidade da organização. É um meio para alcançar objetivos departamentais. É orientada para o meio ou curto prazo. É definida no nível intermediário por cada gerente de departamento ou unidade da organização.

19 Ciclo da APO A APO envolve um comportamento cíclico de tal forma que o resultado de um ciclo permite correções e ajustamentos no ciclo seguinte, por meio da retroação proporcionada pela avaliação dos resultados. Esse ciclo costuma corresponder ao exercício fiscal da empresa (geralmente um ano) para facilidade de execução e de controle. Os principais autores da APO apresentam modelos bastante variados, cujos ciclos apresentam conteúdos diferentes.

20

21 Apreciação crítica da APO A APO não é uma fórmula mágica, mas um meio de desenvolver um trabalho ordenado e consciente para conhecer, com razoável probabilidade, o resultado futuro das decisões. Como a APO envolve um processo político (definição política dos propósitos que animam a organização), um processo de planejamento (o planejamento estratégico e o planejamento tático) e um processo de direção (envolvendo a supervisão média e a execução), é muito comum que um ou mais desses três processos não funcione bem. Aí começam a ocorrer problemas com a APO.

22 OS DEZ PECADOS CAPITAIS DA APO Humble, 1971 assegura que existem dez maneiras garantidas de se fracassar com a APO, a saber: 1) Não obter a participação da alta direção; 2) Dizer a todos que a APO é uma técnica suprema capaz de resolver todos os problemas; 3) Adotar a APO dentro de um programa acelerado; 4) Fixar somente objetivos quantificáveis; 5) Simplificar ao extremo todos os procedimentos; 6) Aplicar a APO em áreas isoladas - não fazer a companhia participar globalmente; 7) Delegar todo o projeto da APO ao pessoal de nível inferior; 8) Concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo; 9) Inaugurar o sistema com uma festa e depois deixá-lo andar sozinho, sem nunca verificar como está andando; 10) Ignorar as metas pessoais dos gerentes, concentrando-se apenas nos objetivos da companhia.

23 Antes e depois da APO Antes da APO : Administração do cotidiano Visualização para dentro Orientação para produtos Orientação para a organização Orientação para as atividades Administração da rotina Ênfase no "como" Ênfase no dinheiro, máquinas e materiais Controle centralizado e funcional Estilo autoritário Diretrizes e supervisão Individualismo depois da APO : Focalização no futuro Visualização para fora Orientação para pessoas Orientação para clientes Orientação para resultados Criação de inovações Ênfase no "para que" Ênfase em pessoas, mentalidade e tempo Iniciativa descentralizada dos subordinados Estilo participativo Delegação e responsabilidade Trabalho em equipe

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 2. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 2. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 2 Prof. Fábio Arruda A APO apresenta as seguintes características: 1. Estabelecimento

Leia mais

Profa.: Ms. Leila Souza

Profa.: Ms. Leila Souza Profa.: Ms. Leila Souza 1 Origem da APO - 1954 Livro de Peter Druker APO. - Empresas americanas passavam por momentos difíceis : queda nas margens de lucros, intervenções do governo, redução de despesas,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1 Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO) A partir da década de 1950,

Leia mais

Teoria Geral de Administração i Prof.: Alexandre Henrique Souza

Teoria Geral de Administração i Prof.: Alexandre Henrique Souza rbusine ess.com m.br ww.inte ww Teoria Geral de Administração i Prof.: Alexandre Henrique Souza Aula 01: APO Administração por Objetivos Origens da Administração por Objetivos (APO) A Administração por

Leia mais

PARTE SEIS ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

PARTE SEIS ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE SEIS ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO Características APO Estabelecimento Estabelecimento conjunto conjunto entre entre gerente gerente e subordina. subordina. Estabelecimento Estabelecimento

Leia mais

Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior. ü Visão de resultado esperado, baseado nas premissas corporativas.

Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior. ü Visão de resultado esperado, baseado nas premissas corporativas. ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO): (Principal autor: Peter Drucker, 1954) Pressupostos: A administração por objetivos pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas

Leia mais

Administração por objetivos (APO)

Administração por objetivos (APO) Disciplina: Fundamentos da Administração Prof. Carlos William de Carvalho cwcadm@gmail.com Administração por (APO) A partir da década de 1950 a Teoria Neoclássica deslocou a atenção para: 2 ANTES NOVO

Leia mais

Disciplina: TGA. AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA)

Disciplina: TGA. AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA) Disciplina: TGA AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada

Leia mais

Gestão de Pessoas. Administração por objetivos. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão de Pessoas. Administração por objetivos. Professor Rafael Ravazolo. Gestão de Pessoas Administração por objetivos Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão de Pessoas ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração por Objetivo. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração por Objetivo. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração por Objetivo Professor: Roberto César Administração por Objetivos A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Administração de Empresas

Administração de Empresas Administração de Empresas -1- ÍNDICE Administração de Empresas CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO...07 PROCESSO ADMINISTRATIVO...08 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO...09 COMPETÊNCIAS PARA A MÉDIA ADMINISTRAÇÃO...11

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Instrumento Organizacional Tipo: Política Institucional Fase: Vigente Título: Número e Versão: GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Área Emitente: Aprovador: Vigência da 1ª versão: Vigência desta versão:

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta

Leia mais

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL ! CONSULTORIA ORGANIZACIONAL É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. ESTRATÉGICO TÁTICO! OPERACIONAL conceitos 5 NÃO SE GERENCIA AQUILO QUE NÃO SE MEDE, NÃO SE MEDE O

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12. PREVISÃO DE VENDAS continuação

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12. PREVISÃO DE VENDAS continuação PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 12 PREVISÃO DE VENDAS Índice 1. Previsão de vendas -...3 1.1. Fatores de cálculo da previsão de vendas... 3 1.1.1. Informações sobre as vendas passadas...

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

Desdobramento de Metas

Desdobramento de Metas Desdobramento de Metas Objetivos Estratégicos e Metas Objetivos Estratégicos e Metas Objetivos Estratégicos Objetivos indicam a direção estratégica da organização. O objetivo orienta e esclarece, estimula,

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

- PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA -

- PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA - - PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 19 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão 1-2 PLANEJAMENTO PRINCIPAIS ALVOS PLANEJAMENTO - CONCEITO PLANEJAR significa

Leia mais

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL RH e Administração da Empresa A organização se constitui a partir da somatória de esforços individuais orientados para objetivos grupais pré-determinados.

Leia mais

Sistema de informações gerenciais

Sistema de informações gerenciais Capítulo 15 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO 15.1 Controle e Informações Gerenciais 15.1 Controle e informações gerenciais 15.2 Planejamento de resultados 15.3 orçamentos Administração

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

Controle: a quarta função da administração.

Controle: a quarta função da administração. Controle: a quarta função da administração. Por: Leonora Duarte, administradora e gerente de atendimento ao cliente IDEAGRI Apresentamos os principais aspectos da quarta e última função da Administração/Gestão:

Leia mais

COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA

COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA De acordo com a Lei 9.433, as decisões sobre uso dos rios em todo o país serão tomadas, dentro do contexto de bacia hidrográfica, pelos comitês de bacias. Os Comitês de Bacia

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, CONTROLE E ATUALIZAÇÃO DO PLANO

PROGRAMA DE MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, CONTROLE E ATUALIZAÇÃO DO PLANO 9 PROGRAMA DE MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, CONTROLE E ATUALIZAÇÃO DO PLANO 120 121 9-PROGRAMA DE MONITORAMENTO, AVALIA- ÇÃO CONTROLE E ATUALIZAÇÃO DO PLANO 9.1-COMENTÁRIO O monitoramento de um Programa de

Leia mais

COMUNICAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

COMUNICAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PROGRAMA DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL 2009 SISTEMA DE GESTÃO É o conjunto de processos que permite traduzir as estratégias em ações alinhadas em todos os níveis de forma a garantir o alcance da Missão e Visão,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO Orçamento empresarial Orçamento empresarial é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos. O orçamento geral retrata a estratégia

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS CONTROLE INTERNO E A SUA UTILIZAÇÃO EM EMPRESAS NO BRASIL

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS CONTROLE INTERNO E A SUA UTILIZAÇÃO EM EMPRESAS NO BRASIL TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS Orientador Empresarial CONTROLE INTERNO E A SUA UTILIZAÇÃO EM EMPRESAS NO BRASIL *Por Wagner Ramos dos Santos Controlar a qualidade da

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

O desenvolvimento do Planejamento Estratégico está dividido em 5 fases principais até a sua conclusão: Figura 1 - Fases do Planejamento Estratégico

O desenvolvimento do Planejamento Estratégico está dividido em 5 fases principais até a sua conclusão: Figura 1 - Fases do Planejamento Estratégico O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A Assessoria de Planejamento (ASPLAN) está se dedicando à elaboração do Planejamento Estratégico da SEDESE. Este projeto surge como uma demanda do Secretário André Quintão para

Leia mais

9.Gerenciando equipes

9.Gerenciando equipes 9.Gerenciando equipes Curso: Administração e Ciências Contábeis Disciplina: Evolução do Pensamento em Administração Prof.ª Maíra Coêlho Capítulo 10 Gerenciando Equipes ADM Chuck Williams Design e Preparação

Leia mais

CURSO de ADMINISTRAÇÃO VOLTA REDONDA - GABARITO

CURSO de ADMINISTRAÇÃO VOLTA REDONDA - GABARITO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2010 e 1 o semestre letivo de 2011 CURSO de ADMINISTRAÇÃO VOLTA REDONDA - GABARITO INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno

Leia mais

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS; LIDERANÇAS; CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Prof. Adalberto J. Tavares Vieira,Dr. TIPOLOGIA ORGANIZACIONAL Uma organização é um grupo humano, composto por especialistas

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Andréa Monticelli 1. CONCEITO Para o futuro empreendedor, Planejamento Estratégico é todo um processo adotado para o desenvolvimento de um empreendimento, na forma de produto ou

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Programa de Remuneração Variável 2011

Programa de Remuneração Variável 2011 Programa de Remuneração Variável 2011 Sistema de Gestão É o conjunto de processos que permite traduzir as estratégias em ações alinhadas em todos os níveis de forma a garantir o alcance da Missão e Visão,

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com Princípios da Qualidade Total 1. Total satisfação dos clientes 2. Gerência participativa 3. Desenvolvimento dos recursos humanos

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO.

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: ESTATÍSTICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO PROGRAMA

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO PROGRAMA Curso de Auditoria Interna, Controle Interno e Gestão de Riscos carga-horária: 16 horas OBJETIVO Fornecer aos participantes o conhecimento básico e bases técnicas e práticas fundamentais para que possam

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil (maio/2014)

Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil (maio/2014) Prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil 2014-2016 (maio/2014) I- Introdução 1. As prioridades e ações estratégicas estão orientadas ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável da Biblioteca

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO DA CDP

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO DA CDP POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO DA CDP 1. OBJETIVO A Gestão de Risco da CDP visando dar segurança e consistência aos processos da Companhia, bem como levantar informações a fim de auxiliar a Alta Direção da

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. 2ª Versão

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. 2ª Versão POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS 2ª Versão Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Princípios... 4 4 Diretrizes... 5 5 Responsabilidades... 5

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI SUMÁRIO CAPÍTULO 5 Balanced Scorecard (BSC) e seus motivadores Surgimento. O que é. O problema. Ações. Componentes. Surgimento O surgimento do BSC está relacionado

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA BLAU FARMACÊUTICA S.A.

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA BLAU FARMACÊUTICA S.A. POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA BLAU FARMACÊUTICA S.A. Aprovada em Reuniões do Conselho de Administração da Companhia Realizadas em 05 e revisada em 12 de janeiro de 2018 Em conformidade com o estatuto social

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão Por Competências Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO POR COMPETÊNCIAS A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são

Leia mais

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica O Papel da sob o Enfoque da Gestão Econômica Prof. Carlos Alberto Pereira : necessidade ou modismo??? Foco: para se alcançar os objetivos é preciso clarificá-los Sinergia: a otimização isolada das partes

Leia mais

Estratégia. Duas dimensões: Conteúdo (Concepção) Processo (Implementação)

Estratégia. Duas dimensões: Conteúdo (Concepção) Processo (Implementação) Estratégia Dess, Lumpkin e Eisner: Conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e no curso correto de desenvolvimento, assegurando-lhe

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA PROGRAMA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA PREFEITURA DE CAÇAPAVA DO SUL-RS JULHO DE 2013 Pág. 1 : 5 SRCRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Brasília, 30 de abril de 2014 SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Peter Drucker, 1993 As atividades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Eficiência, Eficácia e Efetividade Prof.ª Karen Estefan Dutra Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade

Leia mais

1. Process Portfolio Management

1. Process Portfolio Management 1. Process Portfolio Management Fevereiro, 2009 Artigo Principal Gestão de Portfólio de Processos Michael Rosemann Traduzido por Carlos Eduardo Fucci Em uma conversa recente, o gerente de BPM de uma das

Leia mais

GESPÚBLICA - FMVZ/USP

GESPÚBLICA - FMVZ/USP Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia GESPÚBLICA - FMVZ/USP Desburocratização & Excelência 2008 O que é GESPÚBLICA? É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento

Leia mais

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade "A caminho da EUROPA 2020" Conferência Crescer & Competir Porto, 6 dezembro 2013 Virgílio Martins Unidade G3 Portugal Direção-Geral Política

Leia mais