GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2015"

Transcrição

1 GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2015

2

3 Guia de orientação aos pais GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 Seguem abaixo as regras gerais do Liceu Terras do Engenho, necessárias à organização e ao bom funcionamento do cotidiano escolar. Pedimos que leiam este documento atentamente e o arquivem para, quando necessitarem, consultá-lo. Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Desejamos um bom ano para todos!

4 4 Guia de orientação aos pais 2015 NORMAS DE FUNCIONAMENTO ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS Por razões de ordem pedagógica e disciplinar, pedimos aos pais que cumpram os horários escolares de seus filhos. Maternal, Infantil I, II e III Abertura do portão: 12h45 Saída: Maternal e Infantil I - às 17h15 Infantil II e III - às 17h30 A criança que chegar a partir das 13h10 deverá permanecer com os pais na portaria até que uma das professoras ou funcionárias venha recebê-la. Orientamos que as conversas mais longas com as professoras sejam feitas em reuniões previamente agendadas, evitando conversas de porta de sala, para mantermos a rotina e a pontualidade no início do trabalho com a classe. Solicitamos a colaboração dos pais para que evitem o acesso às dependências da Escola nos horários de aula. Pedimos encarecidamente que não fiquem nos corredores, portas e janelas para não atrapalhar o bom funcionamento da escola. Importante: A criança só é entregue a seus pais ou a quem habitualmente costuma levá-la (pessoas que estão autorizadas na ficha do aluno). A escola deve ser avisada com antecedência, no caso de saída com qualquer outra pessoa, através do professor ou da Coordenação. No caso de haver alguma restrição de cunho judicial acerca dos acompanhantes nas saídas do aluno, o coordenador deve ser avisado, e a escola precisará de um documento comprobatório.

5 Guia de orientação aos pais ATRASOS Na rotina da sala de aula do Maternal, Inf. I, Inf. II, Inf. III, cada tarefa individual e coletiva tem ritmo e tempo certos para acontecer. Quando o aluno chega atrasado desorganiza-se em seu ritmo de trabalho, a turma perde a atenção naquilo que fazia, o professor precisa parar para recebê-lo e explicar em que ponto estava. A disciplina e a organização escolar precisam ser aprendidas desde os primeiros anos de escolaridade dos alunos. Sendo assim, cumprir as regras quanto aos horários torna-se essencial para a formação de uma boa conduta estudantil. SAÍDA DE ALUNOS NO PERÍODO DAS AULAS Recomendamos aos pais que evitem a saída de alunos no período das aulas. Sendo extremamente necessário, solicitamos que comuniquem à professora e à Coordenação com antecedência, via agenda, pessoalmente ou por meio de um telefonema. É importante que a professora saiba da saída do(a) aluno(a) para que possa organizar-se quanto à atividade que a criança desenvolverá, de modo que não a interrompa, e a encaminhe à recepção no horário combinado. No caso de saídas antecipadas, o responsável deverá aguardar a criança na recepção. LANCHE As crianças poderão trazer seu lanche de casa ou adquiri-lo na cantina. A orientação é que o lanche trazido de casa seja saudável.

6 6 Guia de orientação aos pais 2015 UNIFORME É indispensável o uso do uniforme. É necessário que os alunos estejam sempre com calçados firmes, como tênis, papetes ou sandálias sem salto e prendendo o calcanhar. Pedimos que primem pela segurança e conforto das crianças, e não as mandem com calçados de salto. Nos dias de muito frio, poderá ser usado um casaco mais pesado, de cor neutra, por cima da camiseta e do moletom da escola (não será permitido qualquer moletom que não seja o do uniforme escolar). É de fundamental importância a cooperação dos pais para que os alunos venham trajados dentro das normas estipuladas. Recomendamos ainda não usar correntes, anéis ou qualquer objeto que possa atrapalhar as atividades físicas (parque, campo, galpão). Todos os objetos de uso pessoal devem estar marcados com o nome do aluno. A Escola não se responsabiliza pela perda de roupas e objetos. Guardamos o que for encontrado por tempo determinado, no setor de Achados e Perdidos. Em caso de perda, os pais, responsáveis ou o(a) próprio(a) aluno(a) devem entrar em contato com a professora da classe ou com a Coordenação. Locais de venda Confecções Borges: Av. Manoel Conceição, 907/927, Vila Rezende Fone: MS Uniformes: Av. Manoel Conceição, 805, Vila Rezende Fone: Unisport: Rua Boa Morte, 1622, Centro Fone: Bcbg bon chic bon genre: AV. Armando Salles de Oliveira, 1415 loja 02 Fone: (19) (19)

7 Guia de orientação aos pais BRINQUEDOS E OUTROS OBJETOS TRAZIDOS DE CASA Os alunos podem trazer brinquedos somente no dia combinado com a professora (no Maternal e Infantil I, o brinquedo pode ser trazido todos os dias). MOCHILA Todos deverão trazer na mochila: Um agasalho; Uma calcinha ou cueca; Um par de meias; Uma troca de roupa. Todos os objetos de uso pessoal devem estar marcados com o nome do aluno. Pedimos que evitem trazer jogos com muitas peças, brinquedos delicados ou com peças pequenas. Orientamos as crianças que não tragam brinquedos que ofereçam riscos: espadas, arco e flecha, armas, etc. Uma boa opção são aqueles que permitem brincadeiras coletivas. Brinquedos como bicicleta e velotrol podem ser trazidos somente em dias agendados pela professora de sala. Não é permitido trazer brinquedos/jogos eletrônicos para a escola, uma vez que queremos estimular a interação entre as crianças. Objetos de estimação ou de especial valor não devem ser trazidos para a escola por correrem o risco de dano ou perda. A escola não se responsabilizará pela quebra ou extravio dos mesmos.

8 8 Guia de orientação aos pais 2015 PASSEIOS, VIAGENS E OUTRAS PROGRAMAÇÕES. Os passeios têm a finalidade de complementar os conteúdos desenvolvidos conforme o planejamento curricular de classe. Nessas atividades os alunos estarão sempre acompanhados por uma equipe da escola. O custo de cada passeio é repassado aos pais, que recebem informações pertinentes com antecedência. Solicitamos especial atenção dos pais ou responsáveis quanto ao dia agendado, horário e à assinatura da autorização de saída. COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO FORA DA ESCOLA Para a distribuição dos convites, os mesmos só poderão ser entregues em sala de aula quando todos os alunos da turma forem convidados. Nas demais situações, pedimos às famílias que entrem em contato pessoalmente com os outros pais, lembrando sempre da necessidade de cuidado e delicadeza para evitar frustrações entre as crianças.

9 Guia de orientação aos pais

10 10 Guia de orientação aos pais 2015 SAÚDE FICHA DE INFORMAÇÕES No início das aulas, os responsáveis pelo aluno devem fornecer dados sobre a saúde das crianças. Qualquer modificação importante ocorrida durante o ano deve ser comunicada à escola e à professora. PEQUENOS FERIMENTOS A assepsia de ferimentos leves será feita na escola. EMERGÊNCIA Os pais são imediatamente procurados e, em caso de ausência, as pessoas de confiança indicadas na ficha de informações. Em caso de extrema urgência ou no caso de nenhum responsável ser encontrado, a escola acompanha a criança ao hospital. MEDICAMENTOS Não estamos autorizados a ministrar qualquer tipo de medicamento. Portanto, solicitamos que organizem os horários para que a medicação seja dada no período em que a criança não estiver na escola. Quando a orientação acima não for possível, pedimos que o responsável envie na agenda a posologia e os horários, devidamente datada e assinada. CASOS ESPECIAIS Quanto aos alunos com problemas específicos de saúde, a escola deve receber orientação mais detalhada sobre como agir, bem como a documentação médica autorizando a frequência nas atividades de rotina do seu grupo.

11 Guia de orientação aos pais INDISPOSIÇÃO EM GERAL Depois de um dia com qualquer um desses sintomas: febre, diarreia, vômitos, prostração, dor de cabeça, irritação forte na pele ou nos olhos, a criança não está em boas condições para brincar e estudar. É necessário esperar que se recupere totalmente antes de voltar a frequentar a escola. Se a criança ficar indisposta durante o período de aula, os pais serão avisados e deverão buscá-la imediatamente. DOENÇAS CONTAGIOSAS A Coordenadora deve ser avisada em caso de doença contagiosa, e o aluno não deve frequentar a escola durante o período de contágio. Ao retornar, o responsável deverá apresentar um atestado do médico afirmando que a criança está apta para retornar às atividades da escola, informando que cessou a possibilidade de contágio. AVALIAÇÃO AUDITIVA E VISUAL Todos os pais devem procurar um especialista para uma avaliação de acuidade auditiva e visual de seus filhos. Após a avaliação, a escola deve ser informada caso haja novos e significativos dados.

12 12 Guia de orientação aos pais 2015 ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS E TELEFONES É de responsabilidade dos pais a atualização de endereços, telefones, nomes e referências de que a escola deve dispor. PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS ATENDIMENTO AOS PAIS O atendimento aos pais é feito pela professora e/ ou pela Coordenadora, sempre que houver necessidade, sob a forma de entrevista pessoal marcada com antecedência. COMUNICAÇÃO FORMAL DA ESCOLA COM OS PAIS Os nossos comunicados de rotina são enviados em papel através dos alunos e os mais formais pelo correio eletrônico, para o endereço dos responsáveis que constam em nosso cadastro. O site da escola ( atualiza as famílias a respeito do calendário escolar, dos eventos significativos e de outras informações administrativas e pedagógicas.

13 Guia de orientação aos pais ADAPTAÇÃO DE ALUNOS NOVOS A adaptação das crianças à escola é um processo que requer cuidados especiais, tanto da equipe pedagógica quanto da família. Para que esse processo ocorra de forma satisfatória, os pais devem atentar para a orientação dada pela escola. COMUNICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sob a orientação da Coordenadora Pedagógica, o professor acompanha permanentemente as aprendizagens e o desenvolvimento do aluno. Existem dois relatórios individuais que retratam e comunicam o desenvolvimento e as aprendizagens do aluno, inclusive nas aulas extras (Música, Informática e Laboratório de Ciências); reuniões coletivas semestrais e uma reunião individual com os responsáveis pelo aluno. Outros encontros dos familiares com a Coordenação e/ou professor podem ser agendados pelas famílias ou pela escola, sempre que necessário, para tratar de especificidades do processo de desenvolvimento de cada criança.

14 14 Guia de orientação aos pais 2015 ACOMPANHAMENTOS ESPECIALIZADOS Os alunos que tenham relatórios de profissionais especializados, como: médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros, devem trazer cópia atualizada à professora para ser arquivada no prontuário do aluno. AGENDA DE RECADOS A comunicação com as famílias também será feita através da agenda e, quando houver algum bilhete, os mesmos devem ser assinados pelos responsáveis. Cada aluno tem a sua agenda de recados que deve ir e voltar para a escola diariamente. SALA DE LEITURA / BIBLIOTECA Os alunos farão o empréstimo de livros nos dias combinados com as professoras. Os livros deverão ser entregues no prazo estipulado. Em caso de perda ou danificação do livro retirado, será solicitada aos pais a reposição do mesmo título ao acervo da biblioteca.

15 Guia de orientação aos pais COMO SÃO TRABALHADOS OS CONFLITOS E DISPUTAS ENTRE AS CRIANÇAS As regras e os limites construídos com os alunos são muito valorizados. Os conflitos fazem parte das relações, principalmente em classes da Educação Infantil, nas quais há coincidências de desejos todo o tempo. Portanto, as professoras costumam conversar com as crianças sobre os desentendimentos, aproveitando para fazê-las refletir sobre a situação, de modo a favorecer a construção de repertório pessoal para a resolução deles (expressar verbalmente seus sentimentos, propor acordos, pedir auxílio do adulto, etc.). A disciplina se faz presente em todos os momentos do dia. Sendo assim, na Educação Infantil, há o firme propósito de integrá-los às normas e regras para a convivência saudável num espaço coletivo.

16 Av. Dona Francisca, 1196 Terras do Engenho liceupiracicaba.com.br Infantil Fundamental Médio

ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS:

ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS: ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS: Abertura do Portão Início das Atividades Fechamento do Portão Término das Atividades Abertura do portão para a saída Manhã 07h00 07h30 07h40 12h00 12h00

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental I Prezados Pais, Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin. Esperamos

Leia mais

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO INFANTIL

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO INFANTIL MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I EQUIPE PEDAGÓGICA Dionéia Menin - Coordenadora Pedagógica - dioneia@albertsabin.com.br Andréa Ferreira Silva

Leia mais

Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES. Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio

Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES. Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio Horários de Entrada e Saída: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

Apresentação. Horário de funcionamento

Apresentação. Horário de funcionamento Apresentação O Turno Integral que visa oferecer a tranquilidade e a segurança de um acompanhamento completo no turno inverso ao das aulas, promovendo o desenvolvimento integral de crianças da Educação

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO Guia de orientação aos pais 2015 3 GUIA DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015 Prezados Pais,

Leia mais

Orientações gerais para as famílias

Orientações gerais para as famílias Orientações gerais para as famílias EDUCAÇÃO INFANTIL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I HORÁRIOS ED. INFANTIL 1º ANO E. FUNDAMENTAL Manhã: das 7h20 às 12h10. Manhã: das 7h10 às 12h. Tarde: das 13h10 às 18h.

Leia mais

Educação Infantil e Verde/1º ano do Ensino Fundamental. Normas de Funcionamento 2016. 1. Horários de atendimento

Educação Infantil e Verde/1º ano do Ensino Fundamental. Normas de Funcionamento 2016. 1. Horários de atendimento Educação Infantil e Verde/1º ano do Ensino Fundamental Normas de Funcionamento 2016 1. Horários de atendimento Recepção 7h30 às 18h Secretaria Escolar 7h30 às 17h30 Setor Financeiro 7h30 às 17h30 Sempre

Leia mais

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I JK INTEGRAL Educação Infantil e Ensino Fundamental I 1- APRESENTAÇÃO O JK INTEGRAL foi pensado para atender os pais que precisam deixar seus filhos na escola o dia todo, pela necessidade de desempenhar

Leia mais

13H00 MINI MATERNAL: 13H00 MATERNAIS I E II: 13H20 JARDINS I E II: 13H45

13H00 MINI MATERNAL: 13H00 MATERNAIS I E II: 13H20 JARDINS I E II: 13H45 Queridos Pais e Alunos, Sejam bem-vindos!!! Um mundo de novidades, desafios e grandes conquistas esperam por vocês! Chegou o momento de reencontrar os amigos, fazer novas amizades, aprender mais e realizar

Leia mais

Guia de orientação aos pais da Educação Infantil 2016

Guia de orientação aos pais da Educação Infantil 2016 Guia de orientação aos pais da Educação Infantil 2016 Seguem abaixo as regras gerais do Liceu Terras do Engenho, necessárias à organização e ao bom funcionamento do cotidiano escolar. Pedimos que leiam

Leia mais

Educação Infantil 1 fase 1: crianças com 2. Educação Infantil 1 fase 2: crianças com 3. Educação Infantil 2: crianças com 4 anos ou

Educação Infantil 1 fase 1: crianças com 2. Educação Infantil 1 fase 2: crianças com 3. Educação Infantil 2: crianças com 4 anos ou EDUCAÇÃO INFANTIL Para o bom desenvolvimento das atividades da Educação Infantil, durante o ano letivo, levamos ao conhecimento dos pais/responsáveis as seguintes informações que, esperamos, receberão

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Entrada O horário para a Educação Infantil tem início às 13h10min. No horário de 12h45min às 13h10min, os alunos são recebidos por uma monitora no saguão

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Colégio Via Sapiens Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Srs. Pais ou Responsáveis, Iniciamos mais um ano letivo e para o Via esse é um momento importante para estabelecer as relações

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012 Panda Orientação Escolar Rua Praia de Itapuã Q-10, Lote 01 Vilas do Atlântico Lauro de Freitas Ba 071-3379-3856 / Fax: 071-3379-7850 / cel.: 071-8794-0030 E-mail : pandaoe@gmail.com EDITAL DE MATRÍCULA

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@albertsabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@albertsabin.com.br Prezados Pais,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Agenda da Criança

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Agenda da Criança MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Agenda da Criança Brasília DF 2009 MISSÃO DO SAMIP O Serviço de Assistência Materno Infantil e Puericultura, pertence

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA 1. Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis autorizados no ato da matrícula. Por questão de segurança, a entrega de alunos a pessoas que não estejam elencadas

Leia mais

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio SUMÁRIO A comunicação Escola e Família...2 Rotina escolar...2 Horário das aulas...3 Atrasos e horários de entrada e saída...3 I. Entrada...3 II. Saída...3 III. Saídas antecipadas...3 Faltas...4 Provas

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

Avenida Santo António de Tercena, 2730-165 Barcarena. Tlf: 214379038. Fax: 214379038. Email: inf@eb1-tercena.rcts.pt. Ano Lectivo: 2007/2008

Avenida Santo António de Tercena, 2730-165 Barcarena. Tlf: 214379038. Fax: 214379038. Email: inf@eb1-tercena.rcts.pt. Ano Lectivo: 2007/2008 Avenida Santo António de Tercena, 2730-165 Barcarena Tlf: 214379038 Fax: 214379038 Email: inf@eb1-tercena.rcts.pt Ano Lectivo: 2007/2008 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Todos somos chamados a

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

PROFESSORAS DO INFANTIL II:

PROFESSORAS DO INFANTIL II: REUNIÃO DE PAIS 09 de Fevereiro de 2012 PROFESSORAS DO INFANTIL II: INFANTIL II A - Cristiane de Moraes Fabbri Grassi INFANTIL II B - Liliana Brenelli Vidotti INFANTIL II C - Thelma Pereira Ribeiro Ferrari

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

abertura do portão início das aulas saída abertura do portão início das aulas saída

abertura do portão início das aulas saída abertura do portão início das aulas saída Horários Entrada e Saída Educação Infantil e 1º ano MANHÃ TARDE 7h10 7h30 12h 13h10 13h30 18h abertura do portão início das aulas saída abertura do portão início das aulas saída Atrasos e faltas Alunos

Leia mais

*Preencher conforme consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a) *Preencher conforme consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a)

*Preencher conforme consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a) *Preencher conforme consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a) REQUERIMENTO DE MATRÍCULA Sr(a) Diretor(a) do Colégio Eduardo Gomes ALUNO(A) C.G.M. *Nome: Estado: País: Nacionalidade: Raça / Cor: ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Indígena ( ) Não Declarada

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I Ensino Fundamental I Prezados Pais, Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin. Esperamos que nosso relacionamento seja duradouro

Leia mais

Educação Infantil Orientações Gerais e Equipe Pedagógica Eixos da aprendizagem na educação infantil Expressão e apreciação artística Relações matemáticas Linguagem e comunicação Exploração e conhecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA

ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA HORÁRIO MODALIDADES PARCIAL 6 horas (7:00h às 13:00h) ou (13:00h às 19:00h) INTEGRAL 12 horas (07:00h às 19:00h) ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

Senhores Pais, Atenciosamente, Equipe Pedagógica

Senhores Pais, Atenciosamente, Equipe Pedagógica Senhores Pais, É com alegria que recebemos seus filhos e os senhores como parceiros e colaboradores de mais um ano letivo. A escola é um espaço de aprendizagem, descobertas, onde os vínculos afetivos são

Leia mais

Reunião de Pais Escolas Idaam - 2012

Reunião de Pais Escolas Idaam - 2012 Reunião de Pais Escolas Idaam - 2012 Escolas Idaam Sejam bem-vindos às Escolas Idaam! Horários Procurar estar 15 minutos antes do horário na escola TURNO MATUTINO: Educação Infantil: 07h30 às 11h30 1º

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS O Programa Trainee tem o intuito de proporcionar aos alunos dos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu Bio Cursos (cursos selecionados

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações:

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações: COLÉGIO ACLIMAÇÃO Razão: Ensino Infantil e Fundamental W A C S/C Ltda. CNPJ: 05.337.280/0001-41 Tel: 11 3341-1329 Fax: 11 3271-7424 Rua Teodureto Souto, 970 Aclimação CEP: 01539-000 São Paulo SP. www.colegioaclimacao.com.br

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO

REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO DGEstE - Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Moura código n.º 135471 Escola Básica de Moura nº 1 (EB23) código n.º 342294 REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1. USO DA BIBLIOTECA...3 2. ACERVO...3 3. ATENDIMENTO AO PÚBLICO...3 4. USUÁRIOS...3 5. INSCRIÇÃO...3 5.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA...4 6. SERVIÇOS...4 6.1

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

INFORMATIVO 2015 - Educação Infantil

INFORMATIVO 2015 - Educação Infantil INFORMATIVO 2015 - Educação Infantil Familiares, Segue abaixo as regras gerais da Escola, necessárias à organização e ao bom funcionamento do cotidiano escolar. Pedimos que leiam este documento atentamente

Leia mais

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 10ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

Reunião de Estágios: Período 2015/1

Reunião de Estágios: Período 2015/1 Reunião de Estágios: Período 2015/1 Contatos da Coordenação: Prof. Paulo Antônio P. Wendhausen - paulo.wendhausen@ufsc.br Eng. Pablo Eduardo Junges Abreu - pablo.junges@ufsc.br Luana de Souza Barbosa -

Leia mais

Regulamento do uso do Laboratório de Informática da Faculdade de Amambai-MS para o Curso de Ciências Contábeis

Regulamento do uso do Laboratório de Informática da Faculdade de Amambai-MS para o Curso de Ciências Contábeis Regulamento do uso do Laboratório de Informática da Faculdade de Amambai-MS para o Curso de Ciências Contábeis Amambai-MS 2010 Regulamento do uso do laboratório de informática da Faculdade de Amambai para

Leia mais

MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE AVALIAÇÃO MANUAL DO ALUNO No presente Manual você encontrará uma síntese de procedimentos pedagógicos adotados pela Instituição e conhecerá as instalações e departamentos de apoio ao aluno. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO PACIENTE AMBULATORIAL

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO PACIENTE AMBULATORIAL 1 Identificação REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO PACIENTE AMBULATORIAL 1.1 É obrigatória a identificação do paciente e de seu acompanhante na Recepção, nos dias de atendimento, mediante apresentação dos seguintes

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES 1) DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO 1.1) Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50min. 1.2) Quem pode usar a Biblioteca: I. Alunos regularmente

Leia mais

PRESSUPOSTOS, REGRAS E PROCEDIMENTOS 2015 ENSINO MÉDIO

PRESSUPOSTOS, REGRAS E PROCEDIMENTOS 2015 ENSINO MÉDIO São Paulo, 26 de novembro de 2014. PRESSUPOSTOS, REGRAS E PROCEDIMENTOS 2015 ENSINO MÉDIO O Colégio Santa Maria acredita que responsabilidade social e liberdade se aprendem e se exercitam na interação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo Sistema Mackenzie de Ensino MANUAL DO ALUNO Ano Letivo 2016 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

Prezados alunos e docentes:

Prezados alunos e docentes: 1 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA EDITAL II DAS ATRIBUIÇÕES DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PSICOLOGIA DO, PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL/SOCIAL - 1º SEMESTRE

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS 2007

MANUAL DE FORMATURAS 2007 MANUAL DE FORMATURAS 2007 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÃO DAS DATAS... 3 3. DEFINIÇÃO DO LOCAL... 3 4. DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 5. COMISSÃO DE FORMATURA... 4 6. FORMANDOS... 5 7.

Leia mais

FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O

FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O Prezado(a) aluno(a), Prezado (a) aluno (a), Você agora faz

Leia mais

Regulamentos Internos

Regulamentos Internos Regulamentos Internos INFÂNCIA: Período para a construção de alicerces da personalidade de cada criança: Aprendendo a CONHECER, Aprendendo a FAZER, Aprendendo a SER C A I Q U E Ano Letivo 2015/16 1. VALÊNCIAS

Leia mais

NORMAS E FUNCIONAMENTO

NORMAS E FUNCIONAMENTO NORMAS E FUNCIONAMENTO I HORÁRIOS: Das 8h às 11h50min e das 13h às 16h50min para os matriculados em meio período. Os demais períodos são atendidos, conforme a carga horária, dentro do período das 07h às

Leia mais

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 Senhores pais/responsáveis: Estamos iniciando mais um ano letivo. Este ano completamos 25 anos de trabalho e parceria com toda a comunidade escolar. Nestes 25 anos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG 1 REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG CAPÍTULO I Disposição preliminares Art 1º A Biblioteca da Faculdade São Camilo-MG tem por objetivo geral apoiar as atividades de ensino-aprendizagem

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ilha Solteira SP REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA

Leia mais

ATENDIMENTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ATENDIMENTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS AGENDA ESCOLAR A agenda escolar é o instrumento diário entre Colégio/Pais/Colégio, de uso obrigatório, pois contém as informações necessárias a respeito do funcionamento do colégio, bem como o calendário

Leia mais

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO 1. TABELA DE SERVIÇOS INSTRUÇÕES DA ESCOLA PERMANÊNCIA (pós-horário) (1) R$ 27,40 LANCHE DIÁRIO avulso (2) R$ 4,40 ALMOÇO DIÁRIO avulso (2) R$ 7,70 CONTRATO DE REFEIÇÃO MENSAL ALMOÇO (2) R$ 161,00 CONTRATO

Leia mais

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO Orientações Gerais Sacramentinas APRESENTAÇÃO Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Educação Infantil da nossa escola se propõe a desenvolver

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA 1. Do Horário: O NUPFAI funciona de segunda a sexta- feira das 8h 00 às 19h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. O horário poderá ser revisto pela coordenação do curso quando justificada a necessidade e

Leia mais

Educação Infantil Primeira Edição de 2014

Educação Infantil Primeira Edição de 2014 AVISOS GERAIS Educação Infantil Primeira Edição de 2014 03 à 07 de Fevereiro Primeira Semana de Aulas Foi com muita alegria que recebemos nossos queridos alunos durante esta primeira semana de aula! Sabemos

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental II

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental II 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental II Prezados Pais, Favorecer o autodesenvolvimento: é esse o objetivo da Educação. Aprende-se melhor num ambiente de harmonia, de equilíbrio físico,

Leia mais

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA Este guia é um resumo das normas sobre Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contidos no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 467, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 467, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 467, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho APOIO AO DIREITO DO CONSUMIDOR IT. 12 08 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para procedimentos visando à solução de litígios motivados por problemas técnicos, no que se refere à participação de Profissionais/Empresas

Leia mais

Computadores Portáteis. Regulamento de utilização

Computadores Portáteis. Regulamento de utilização Computadores Portáteis Regulamento de utilização 1 Introdução Os computadores portáteis estão disponíveis para: a) a utilização individual e profissional por professores; b) a utilização por professores,

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO 1) Qual a legislação que regulamenta o estágio? Os estágios são regulamentados pela: 1.1 - Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008; 1.2 - Resolução USP Nº 5.528 de 18 de março de 2009

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

Após 40 anos exercendo a função de educar, tenho feito exercícios de reflexões, em um vai e vem, no tempo e no espaço, avaliando um duo inquestionável na sua importância de formar "gente": Família e Escola.

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro

Leia mais

REGRAS DE ATENDIMENTO STAND DE VENDAS

REGRAS DE ATENDIMENTO STAND DE VENDAS 1 REGRAS DE ATENDIMENTO STAND DE VENDAS Horário dos Plantões o Stand de vendas: 08:00 às 13:00 13:00 às 19:00 (ou outro horário determinado pela empresa) o Rodízio: O sorteio para dar ordem de atendimento

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente,

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente, DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Salientamos que

Leia mais

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS REGRAS 2016. EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 ANO

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS REGRAS 2016. EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 ANO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS REGRAS 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 ANO O Manual de Orientações Pedagógicas visa fornecer informações importantes sobre a organização, estrutura e programação das séries, a fim de

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

ESCOLA SECU DÁRIA DA CIDADELA. Regulamento e Normas de utilização/funcionamento das salas com Equipamento Informático

ESCOLA SECU DÁRIA DA CIDADELA. Regulamento e Normas de utilização/funcionamento das salas com Equipamento Informático ESCOLA SECU DÁRIA DA CIDADELA Regulamento e Normas de utilização/funcionamento das salas com Equipamento Informático Ano lectivo 2009/2010 Áreas de trabalho individualizadas A utilização dos computadores

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA CAMPUS JACOBINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA CAMPUS JACOBINA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA -BA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO SEÇÃO I FINALIDADE Art. 1º. Este documento tem por objetivo regulamentar a forma de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO Neste texto, encontram-se instruções sobre horários, atrasos, uniformes, faltas; processo de avaliação, recuperação

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito 1. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer

Leia mais