Os negócios internacionais referem-se ao desempenho de atividades de comércio e investimento por empresas, 1 através das fronteiras entre países.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os negócios internacionais referem-se ao desempenho de atividades de comércio e investimento por empresas, 1 através das fronteiras entre países."

Transcrição

1 Os negócios internacionais referem-se ao desempenho de atividades de comércio e investimento por empresas, 1 através das fronteiras entre países. As empresas e as nações trocam muitos ativos físicos e intelectuais, como bens, serviços, capital, tecnologia, know-how e mão-de-obra.

2 A globalização dos mercados 2 O crescimento dos negócios internacionais coincide com o fenômeno da globalização de mercados. A globalização refere-se à integração econômica e à crescente interdependência de países, que ocorrem em escala mundial. Em essência, ela leva à compressão do tempo e do espaço. A integração das economias é alimentada pelo: avanço das tecnologias de informação e de transportes, declínio das barreiras comerciais, liberalização de mercados e crescimento econômico dos países emergentes.

3 As formas mais convencionais de transações internacionais 3 são: (i) Comércio Internacional: trocas através de fronteiras internacionais, a qual envolve tanto os bens (mercadorias) quanto os serviços (intangíveis). Pode assumir a forma de exportação ou importação. (ii) Investimento Internacional: transferência de ativos para outro país ou aquisição deles nesse país. Esses ativos, que incluem capital, tecnologia, talento gerencial e infraestrutura manufatureira, são denominados fatores de produção.

4 Natureza do comércio internacional 4 Trocas através de fronteiras internacionais, a qual envolve bens e serviços. Pode assumir a forma de exportação ou importação. Nas últimas décadas, o aumento da atividade exportadora das nações continuou a ultrapassar o da produção doméstica. Essa diferença deve-se, em parte, a economias avançadas, como Canadá e Japão, que passaram a adquirir muitos dos produtos que consomem em localidades com baixo custo de manufatura, como China e México.

5 Principais tipos de Investimento Internacional (i) Investimento em portfólio: propriedade passiva de títulos estrangeiros, tais como ações e obrigações. Não pressupõe uma gestão ativa. O investidor possui um interesse de relativo curto prazo. (ii) Investimento direto estrangeiro: estratégia em que a empresa estabelece uma presença física no exterior por meio da aquisição de ativos produtivos, como capital, tecnologia, força de trabalho, terrenos, instalações industriais e equipamento. Em geral, as empresas possuem um plano de longo prazo. 5

6 Natureza do investimento internacional 6 Dentro os dois tipos de fluxos de investimento entre as nações, estamos primordialmente interessados no IDE que é a estratégia praticada pelas empresas mais ativas internacionalmente. Uma série de motivos estratégicos está por trás dessa estratégia: - estabelecer operações de manufatura e montagem ou outras instalações físicas; - abrir um escritório de vendas ou representação para conduzir atividades de marketing e distribuição; - instalar uma sede regional.

7 Os países são caracterizados por uma singularidade nas 7 condições econômicas, nos sistemas políticos e jurídicos e na cultura nacional. Por exemplo, o cenário econômico da Índia difere de forma acentuada do cenário da Alemanha. Com isso, a internacionalização de empresas está comumente sujeita a quatro tipos principais de risco.

8 Risco Intercultural 8 Refere-se a uma situação ou evento em que a má interpretação cultural coloca em jogo alguns valores humanos. Decorre de diferenças em idioma, estilo de vida, modo de pensar, costumes e religião. Os valores singulares de uma cultura influenciam a mentalidade e o modo de trabalhar de funcionários e os padrões de compra de consumidores.

9 Risco cambial 9 Também denominado risco financeiro, refere-se ao risco de flutuações adversas nas taxas de câmbio. Quando as moedas passam por acentuada flutuação, o valor dos ativos, lucros e renda operacional de uma empresa pode sofrer redução. A inflação e outras condições prejudiciais experimentadas por um país podem ter efeito imediato sofre as taxas de câmbio, devido à crescente inter-relação das economias nacionais.

10 Risco País 10 Também conhecido como risco político, refere-se aos efeitos adversos à lucratividade de uma empresa causados por desdobramentos nos ambientes político, jurídico e econômico de um país estrangeiro. Abrange a possibilidade de uma intervenção governamental estrangeira nas atividades de uma empresa. No caso de nações como Cingapura e Irlanda, há significativa liberdade econômica; por outro lado, os governos chinês e russo intervêm de modo sistemático nas questões comerciais.

11 Risco Comercial 11 Refere-se à probabilidade de prejuízo ou fracasso de uma empresa, resultante de estratégias, táticas ou procedimentos mal formulados ou mal implementados. Embora essas falhas também existam no mercado doméstico, as consequências geralmente resultam mais onerosas quando ocorrem no exterior.

12 Os quatro riscos de negócios internacionais 12 Fonte: Cavusgil, Knight e Riesenberger, 2010

13 As empresas buscam a internacionalização por uma série de motivos. Alguns deles são estratégicos por natureza, enquanto outros, reativos. 13 Exemplo de motivo estratégico: aproveitar as oportunidades do mercado estrangeiro ou adquirir novos conhecimentos. Exemplo de motivo reativo: necessidade de atender a um importante cliente que expandiu suas operações para o exterior. Existem nove motivos específicos:

14 1. Buscar oportunidades de crescimento com a diversificação de mercado 14 Ao diversificar para mercados estrangeiros, as empresas podem gerar oportunidades de venda e lucro não encontradas no mercado interno. A internacionalização também pode estender a vida útil de produtos ou serviços que atingiram a maturidade no país de origem.

15 2. Obter maiores margens e lucros 15 Para muitos tipos de produtos e serviços, o crescimento de mercado nas economias maduras é lento e tem uma concorrência acirrada. Com isso as empresas ficam com uma margem magra de lucro. Por outro lado, a maioria dos mercados estrangeiros pode estar mal servida ou simplesmente não atendida. Uma concorrência menos intensa combinada com uma forte demanda de mercado implica que as empresas podem obter margens mais altas para suas ofertas.

16 3. Adquirir novas ideias sobre produtos, serviços e formas de negociação 16 Como os mercados caracterizam-se por variados conhecimentos e demandas, eles expõem ambientes singulares para as empresas terem novas ideias sobre produtos, processos e métodos de negociação. Exemplo: Just-in-time foi refinado pela Toyota e posteriormente adotado por fornecedores e concorrente estrangeiros.

17 4. Atender melhor a clientes importantes que se internacionalizaram 17 Quando a Toyota inaugurou a primeira fábrica na Inglaterra, muitos fabricantes japoneses de autopeças seguiram a montadora, estabelecendo operações próprias nesse país.

18 5. Ficam mais próximo das fontes de suprimento Com isso, podem beneficiar-se das vantagens do global sourcing ou ganhar flexibilidade no fornecimento de suprimentos. 18 Exemplo: empresas em setores extrativistas, tais como de petróleo, mineração e madeira, estabelecem operações internacionais onde essas matérias-primas estão localizadas.

19 6. Obter acesso a fatores de produção com menor custo ou melhor valor A internacionalização provê acesso a capital, tecnologia, talento gerencial, força de trabalho e terreno a custos inferiores, qualidade mais elevada ou valor geral melhor em localidades espalhadas pelo mundo. 19 Exemplo: a japonesa Canon transferiu grande parte de sua produção para China visando lucrar com a força de trabalho mais barata e produtiva desse país.

20 7. Desenvolver economias de 20 escala Ao optar pela expansão internacional, uma empresa aumenta em muito o tamanho de sua base de consumidores, por conseguinte aumentando o volume de produtos fabricados. As economias de escala podem ocorrer em suprimentos, produção, marketing e P&D.

21 8. Enfrentar a concorrência internacional com eficácia ou frustrar o crescimento da concorrência no mercado doméstico 21 Uma empresa pode melhorar seu posicionamento competitivo ao enfrentar a concorrência nos mercados internacionais ou antecipar-se e entrar no mercado doméstico do concorrente para desestabilizar e desacelerar seu crescimento.

22 9. Investir em um relacionamento potencialmente vantajoso com um parceiro estrangeiro 22 Joint ventures ou alianças baseadas em projetos com parceiros estrangeiros de peso podem levar ao desenvolvimento de novos produtos, posicionamento antecipado em importantes mercado futuros ou outras oportunidades lucrativas de longo prazo.

23 As teorias puras do comércio internacional 23 O Mercantilismo Teoria das Vantagens Absolutas de Adam Smith Teoria das Vantagens Comparativas de David Ricardo Teoria dos Valores Internacionais de Stuart Mill Teoria de Heckscher-Ohlin-Samuelson Teorema de Stolper-Samuelson

O Comércio Internacional e seus porquês

O Comércio Internacional e seus porquês O Comércio Internacional e seus porquês O porquê da especialização das nações Porque os países mantêm relações comerciais entre si? Porque o comércio internacional afeta a distribuição de renda e o nível

Leia mais

Internacional Marketing. Milton Henrique do Couto Neto

Internacional Marketing. Milton Henrique do Couto Neto Internacional Marketing Milton Henrique do Couto Neto miltonh@terra.com.br No futuro só existirão dois tipos de gestores: os rápidos e os mortos. Marketing Internacional É o processo de planejamento e

Leia mais

O Comércio Internacional e seus porquês

O Comércio Internacional e seus porquês O Comércio Internacional e seus porquês O porquê da especialização das nações Porque os países mantêm relações comerciais entre si? Porque o comércio internacional afeta a distribuição de renda e o nível

Leia mais

Negócios Internacionais-Lozano

Negócios Internacionais-Lozano 1 O Ambiente Globalizado da Competição 2 O Modelo antigo O Novo Modelo Mercado lento e físico Mercado rápido e virtual Mercados protegidos Globalização e competição Enfoque macroeconômico Enfoque microeconômico

Leia mais

Gestão de Negócios Internacionais. MSc. Ricardo Lozano

Gestão de Negócios Internacionais. MSc. Ricardo Lozano Gestão de Negócios Internacionais MSc. Ricardo Lozano O Ambiente Globalizado da Competição O Modelo antigo O Novo Modelo Mercado lento e físico Mercados protegidos Enfoque macroeconômico Organizaçõs rígidas

Leia mais

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros

Leia mais

Quem somos e o quê fazemos?

Quem somos e o quê fazemos? Quem somos e o quê fazemos? Uma entidade sem fins lucrativos dedicada a pensar estrategicamente o setor, conduzindo programas direcionados ao desenvolvimento tecnológico das empresas e a sua inserção no

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Estados Unidos Colômbia México Argentina Emirados Árabes Unidos Paraguai China

Leia mais

As Esferas da Globalização

As Esferas da Globalização As Esferas da Globalização As quatro esferas da globalização Comercial Produtiva Financeira Tecnológica Esfera Comercial A idéia de globalização é um fenômeno sócioeconômico, que pode ser dividido em processos,

Leia mais

A Competição Empresarial tem a capacidade de transformar complexidade e especialização em desempenho. A competição permite construir organizações que

A Competição Empresarial tem a capacidade de transformar complexidade e especialização em desempenho. A competição permite construir organizações que A Competição Empresarial tem a capacidade de transformar complexidade e especialização em desempenho. A competição permite construir organizações que funcionem. A essência da competição é escolher o que

Leia mais

X. Japão: do crescimento acelerado à recessão internacionalizada

X. Japão: do crescimento acelerado à recessão internacionalizada X. Japão: do crescimento acelerado à recessão internacionalizada 1. A economia japonesa após a guerra - Esforço de guerra destruiu a indústria local pela falta de estoques de reposição e investimentos

Leia mais

Administração de Serviços. Prof. Marcos Cesar

Administração de Serviços. Prof. Marcos Cesar Administração de Serviços Prof. Marcos Cesar A importância dos Serviços na Economia: Grécia Clássica - Importância a educação dos jovens. Serviços deixado de lado, sociedade agrícola e escravocrata. Idade

Leia mais

Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação. Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011

Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação. Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011 Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011 OBJETIVOS Consolidar o entendimento de que a internacionalização das empresas brasileiras,

Leia mais

Resultados da Pesquisa sobre Internacionalização de Empresas no âmbito de Plano Nacional de Exportação

Resultados da Pesquisa sobre Internacionalização de Empresas no âmbito de Plano Nacional de Exportação Resultados da Pesquisa sobre Internacionalização de Empresas no âmbito de Plano Nacional de Exportação Coordenação de Internacionalização Gerência de Investimentos Amostra e Escopo da Pesquisa Todos os

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO

TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO Mudanças na era organizacional. Velhas organizações dão lugar a novas. Revolução

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Economia Internacional (I) Gilberto Joaquim Fraga Departamento de Economia DCO/PCE/UEM gjfraga@uem.br www.gjfraga.weebly.com Abril, 2017 1 O

Leia mais

1 Introdução 1.1. O problema

1 Introdução 1.1. O problema 1 Introdução Este estudo se propôs a investigar o uso de estratégias de diferenciação com base em construção de marca no mercado internacional, utilizando o método de estudo de caso. O estudo se insere

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves Comércio internacional: Determinantes Reinaldo Gonçalves Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos 1. Determinantes Volume Composição Preços Direção Tese

Leia mais

China: Oportunidades e Desafios. O Caso EMBRAER. Henrique Rzezinski Vice-Presidente Sênior de Relações Externas

China: Oportunidades e Desafios. O Caso EMBRAER. Henrique Rzezinski Vice-Presidente Sênior de Relações Externas China: Oportunidades e Desafios O Caso EMBRAER Henrique Rzezinski Vice-Presidente Sênior de Relações Externas Evento: Desafios Emergentes: A Ascenção econômica de China e índia e seus efeitos para o Brasil

Leia mais

Apresentação do Professor e da Disciplina. Revisor Textual: Nome do Revisor Revisão Textual: Profa. Esp. Márcia Ota

Apresentação do Professor e da Disciplina. Revisor Textual: Nome do Revisor Revisão Textual: Profa. Esp. Márcia Ota Apresentação do Professor e da Disciplina Revisor Textual: Nome do Revisor Revisão Textual: Profa. Esp. Márcia Ota Informações da Equipe Professora-tutora Giovana Gavioli; Formação; Experiência Profissional;

Leia mais

Internacionalização de Empresas Brasileiras

Internacionalização de Empresas Brasileiras Internacionalização de Empresas Brasileiras Imagem: DCI Simone Galina Aula passada... Os principais países destaques em internacionalização (EMED) Brasil, México, Argentina e Chile. As latino-americanas,

Leia mais

Programa de Internacionalização de Empresas Passaporte para o Mundo Capacitação de empresas para internacionalização. Anexo I Lista de Temas

Programa de Internacionalização de Empresas Passaporte para o Mundo Capacitação de empresas para internacionalização. Anexo I Lista de Temas Programa de Internacionalização de Empresas Passaporte para o Mundo Capacitação de empresas para Anexo I Lista de Temas A Apex-Brasil estabeleceu seu Programa de Internacionalização para apoiar empresas

Leia mais

1 Introdução Contextualização e motivação

1 Introdução Contextualização e motivação 1 Introdução Neste capítulo é apresentada a contextualização e motivação principal da pesquisa, o objetivo principal do trabalho, sua metodologia de pesquisa e a forma como esta dissertação está estruturada.

Leia mais

Negócios Internacionais

Negócios Internacionais Negócios Internacionais 1 A internacionalização de uma empresa consiste, em primeiro lugar, na extensão das suas estratégias de produtos - mercados e de integração vertical para os outros países, de que

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

China: Breve Perfil. China - Portugal

China: Breve Perfil. China - Portugal China: Breve Perfil 4º maior país do mundo e maior população 2º maior PIB (10.4 triliões USD em 2014) 2º maior importador mundial e 1º maior exportador 3º maior emissor mundial e o 1º maior recetor de

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência

Leia mais

É hora de pensar de forma global

É hora de pensar de forma global É hora de pensar de forma global ESCRITO POR Jay Bowden PUBLICADO EM Abril de 2014 THE RUNDOWN Em termos de marketing de pesquisa B2B por tecnologia, os EUA são um peixe pequeno em um grande lago. Mais

Leia mais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Númer o 04/2007 Cenário Moveleiro Número 04/2007 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

Aula 2 13/10/2016. Empresas Transnacionais. Conversa Inicial

Aula 2 13/10/2016. Empresas Transnacionais. Conversa Inicial Aula 2 Empresas Transnacionais Conversa Inicial 2 Profa. Ludmila A. Culpi 1) A origem e a evolução histórica das empresas 2) O regime fordista- -taylorista e o toyotismo 3) Definição de 4) Definição de

Leia mais

RISCOS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO

RISCOS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA - FIESC SEMINÁRIO RISCOS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO PALESTRA BRASIL: DESINDUSTRIALIZAÇÃO OU ESTAGNAÇÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO Florianópolis,

Leia mais

VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO...

VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO... VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO... Prof. Reginaldo Brito Teorias clássicas do comércio (Parte I) Até metade do século XVIII estudiosos procuravam sistematizar

Leia mais

1.2 Objetivo da pesquisa

1.2 Objetivo da pesquisa 1 Introdução Nos últimos anos, o ambiente empresarial tem encontrado na cooperação entre empresas uma opção estratégica para redução de custos, expansão de mercados, troca de conhecimento, dentre outras

Leia mais

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas Atingir objetivos vários caminhos estratégias UNI 2 UNI 1 UNI 3 UNI N ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS FUNDAMENTOS Fundamentos Análise das questões críticas Estratégias

Leia mais

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Aula 01 - Fundamentos teóricos, parte I. Economia internacional Vs Comércio exterior. Teorias do Comércio Internacional (liberalismo vs protecionismo) COMÉRCIO INTERNACIONAL Onde

Leia mais

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr.

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr. ESTRATÉGIA INTERNACIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr. 1 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL Michael Porter A estratégia de internacionalização corresponde

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Economia Internacional Parte 02. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Economia Internacional Parte 02. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Parte 02 Prof. Alex Mendes Teoria das Vantagens Absolutas Adam Smith (1723-1790) em Riqueza das Nações (1776) estabeleceu as bases do moderno pensamento econômico a respeito das

Leia mais

Parcerias & alianças estratégicas Marcos Henrique Fortes

Parcerias & alianças estratégicas Marcos Henrique Fortes Parcerias & alianças estratégicas Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula 12 A aula 12/16 tem como objetivos apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Parcerias e alianças estratégicas Conceitos.

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly. Gestão da Inovação Inovação na cadeia produtiva 1 Referências para a aula BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda; CASTILHOS, Clarisse Chiappini; JORNADA, Maria Isabel Herz da. Para uma abordagem multidisciplinar

Leia mais

2.5 Desenvolvimento de Mercados

2.5 Desenvolvimento de Mercados 2.5 Desenvolvimento de Mercados Por que Desenvolvimento de Mercados? O mercado influencia a competitividade das empresas. A dimensão do mercado doméstico gera escala, permite a existência de uma base industrial

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE AEDB Curso de Administração 4º Ano Prof Walfredo Ferreira 14 Set 8 valor: até 3,0 pontos TAREFAS: 1) ANALISAR AS VARIÁVEIS RELATIVAS AO ESTABELECIMENTO

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO Licenciamento, Franquias, e outras formas contratuais NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO Licenciamento, Franquias, e outras formas contratuais NEGÓCIOS INTERNACIONAIS ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO Licenciamento, Franquias, e outras formas contratuais NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Estratégias de Expansão a decisão de ir (ou não para o ambiente internacional deve considerar os riscos

Leia mais

REGIMES CAMBIAIS LEITURA OBRIGATÓRIA

REGIMES CAMBIAIS LEITURA OBRIGATÓRIA LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 23 ECONOMIA ABERTA: REGIMES CAMBIAIS, DETERMINAÇÃO DA RENDA E IMPACTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA Pinho, Diva Benevides & Vasconcellos, Marco Antonio S.(Org.), Manual de Economia,

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender os principais conceitos de Cadeia de Suprimentos Conhecer a origem da Cadeia

Leia mais

Categoria: Agente Local de Inovação

Categoria: Agente Local de Inovação Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015 Anexo II Categoria: Agente Local de Inovação Prêmio Nacional de Inovação - Ciclo 2014/2015 Questões para a Autoavaliação na categoria Agente Local de Inovação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

Gestão de Produção Aula 4: Localização das Instalações. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula 4: Localização das Instalações. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula 4: Localização das Instalações Prof. Valdir Tavares de Lucena O que faz uma empresa estar localizada em determinado endereço? Trata-se de uma decisão estratégico com fortíssimo

Leia mais

IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional

IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional Investimento internacional Transferência de ativos para outro país ou aquisição de ativos nesse país. Investimento internacional em portfólio (tipicamente

Leia mais

Marketing Internacional Contexto da globalização

Marketing Internacional Contexto da globalização Marketing Internacional Contexto da globalização Guia para o desenvolvimento das aulas Paulo Gimenes Cutieri 2014 1 1 Importância do Marketing Global Para empresa americanas, 75% do mercado potencial está

Leia mais

Contratos de Comércio Exterior

Contratos de Comércio Exterior Contratos de Comércio Exterior O Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX, é a sistemática que integra as atividades das: - Secretaria do Comércio Exterior SECEX; - Secretaria da Receita Federal

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof. Walfredo Ferreira Estrutura do estudo: (Onde estamos no programa?) Unidade 1: ESTRUTURA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria dos Negócios Internacionais. Contato inicial

Leia mais

Entretanto, todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial, nacional, regional e local.

Entretanto, todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial, nacional, regional e local. GLOBALIZAÇÃO Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra e na Revolução Técnico-científica ou Informacional, a globalização é a continuidade do longo processo

Leia mais

Capacitação Organizacional - O Ambiente Empresa 1

Capacitação Organizacional - O Ambiente Empresa 1 Capacitação Organizacional - O Ambiente Empresa 1 O Ambiente - Contextualização Elevada dinâmica Frequentes alterações no status quo Mudanças de paradigmas Ocorrem em vários ambientes Empresarial Político

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1 Fonte: Elaboração Própria, com base em dados de WTO (2014) International Trade Statistics, disponível em www.wto.org 2 Fonte: Elaboração Própria,

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

Mercado de leite e fidelidade entre indústria e produtores de leite. Marcelo Pereira de Carvalho CEO AgriPoint

Mercado de leite e fidelidade entre indústria e produtores de leite. Marcelo Pereira de Carvalho CEO AgriPoint Mercado de leite e fidelidade entre indústria e produtores de leite Marcelo Pereira de Carvalho CEO AgriPoint Mercado internacional Tempestade perfeita! Mercado internacional Contexto Internacional Redução

Leia mais

Relatório dos Investimentos Estrangeiros no Brasil Fluxos de IED e sua contribuição para o comércio exterior brasileiro

Relatório dos Investimentos Estrangeiros no Brasil Fluxos de IED e sua contribuição para o comércio exterior brasileiro Relatório dos Investimentos Estrangeiros no Brasil - 2013 Fluxos de IED e sua contribuição para o comércio exterior brasileiro Unidade de Negociações Internacionais Confederação Nacional da Indústria -

Leia mais

Comercialização de Produtos Agrícolas

Comercialização de Produtos Agrícolas CURSO DE AGRONOMIA ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL Comercialização de Produtos Agrícolas Prof. Augusto Santana 19/02/2013 PARTICULARIDADES DOS PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS Aspectos da Demanda Caracterização

Leia mais

Prêmio Nacional de Inovação

Prêmio Nacional de Inovação Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria EMPRESA: Agentes Locais de Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como estão sendo utilizados sistemas, métodos

Leia mais

Interdependência e Ganhos de Troca

Interdependência e Ganhos de Troca 3 Interdependência e Ganhos de Troca Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido nos Estados Unidos e montado também na China.

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores

Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores prof.danilopastorelli@saojudas.br Mestre em Economia Graduado em História e Pedagogia conceito mecanismo de desenvolvimento das exportações

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1 Questionamentos ao modelo Hecksher- Ohlin Fatos não explicados: concentração comércios entre PDs; comércio intraindústria e intra-firma NOVO CONJUNTO

Leia mais

Competitividade global: métodos e experiências

Competitividade global: métodos e experiências Competitividade global: métodos e experiências Nicola Minervini Caxias do Sul, RS 02/10/2013 Competitividade Método Inovação Internacionalização Os desafios da empresa na globalização Custo Brasil X

Leia mais

Marketing Internacional. Prof. Milton Henrique

Marketing Internacional. Prof. Milton Henrique Marketing Internacional Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br No futuro só existirão dois tipos de gestores: os rápidos e os mortos. Marketing Internacional É o processo de planejamento e condução

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO Economia Internacional I

UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO Economia Internacional I UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO Economia Internacional I Enquadramento: A disciplina de Economia Internacional I está planeada como obrigatória na Licenciatura em Economia e na

Leia mais

Mercado incomum do sul

Mercado incomum do sul Mercado INcomum do Sul Rebeca Nepomuceno, Thiago Nascimento PET - Economia - UnB 06 de Setembro de 2013 Vantagem absoluta Marco teórico Vantagem comparativa Modelo de fatores específicos Modelo de Hecksher-Ohlin

Leia mais

Os principais parceiros do Brasil e a agenda de acordos. Lia Valls Pereira. Pesquisadora e economista da Economia Aplicada do IBRE/FGV

Os principais parceiros do Brasil e a agenda de acordos. Lia Valls Pereira. Pesquisadora e economista da Economia Aplicada do IBRE/FGV TEXTO PARA DISCUSSÃO Os principais parceiros do Brasil e a agenda de acordos Lia Valls Pereira Pesquisadora e economista da Economia Aplicada do IBRE/FGV Outubro de 2012 Os principais parceiros do Brasil

Leia mais

A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa: Declínio, Recuperação e os Drives da Mudança

A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa: Declínio, Recuperação e os Drives da Mudança A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa: Declínio, Recuperação e os Drives da Mudança IDEPA DAMEL/CITEVE LION OF PORCHES_SS17 PF#39 LASA MODATEX, SS17 PF#39 A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

Leia mais

Comércio Internacional. Aula 1

Comércio Internacional. Aula 1 Comércio Internacional Prof. Roberto Caparroz Aula 1 Políticas comerciais Protecionismo e livre-cambismo Comércio internacional e crescimento econômico Barreiras tarifárias e não-tarifárias Introdução

Leia mais

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Sumário Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional... 3 1.1. Uma breve abordagem histórica... 3 1.2. Teorias Clássicas... 7 1.2.1. Teoria das Vantagens

Leia mais

62,8% 24,4% 23,8% 20,0% 8,5% 43,4% 4º trimestre/2014. das empresas apresentam alguma relação comercial com a China

62,8% 24,4% 23,8% 20,0% 8,5% 43,4% 4º trimestre/2014. das empresas apresentam alguma relação comercial com a China 4º trimestre/2014 62,8% 24,4% 23,8% 20,0% 8,5% 43,4% das empresas apresentam alguma relação comercial com a China das empresas diminuíram sua participação no mercado doméstico pela concorrência com a China

Leia mais

Atividades internacionais e de comércio exterior desenvolvidas pelos Sindicatos filiados à FIESP

Atividades internacionais e de comércio exterior desenvolvidas pelos Sindicatos filiados à FIESP Atividades internacionais e de comércio exterior desenvolvidas pelos Sindicatos filiados à FIESP Maio/2011 Elaboração Área de Promoção Comercial e de Investimentos Departamento de Relações Internacionais

Leia mais

Painel 2 - A Produtividade e a Competitividade da Indústria Nacional. Análise comparativa da fabricação de equipamentos no Brasil e no Exterior

Painel 2 - A Produtividade e a Competitividade da Indústria Nacional. Análise comparativa da fabricação de equipamentos no Brasil e no Exterior Painel 2 - A Produtividade e a Competitividade da Indústria Nacional Análise comparativa da fabricação de equipamentos no Brasil e no Exterior Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2013 A Empresa Empresa Brasileira

Leia mais

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6 Por que uma empresa deve adotar a perspectiva de rede de suprimento total? rojeto da rede de operações produtivas O que está implícito na configuração

Leia mais

Estratégia de Operações

Estratégia de Operações Estratégia de Operações Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 9º período Janeiro de 2011 SUMÁRIO 1. Introdução; 2. Competências Essenciais; 3. Prioridades Competitivas; 4. Estratégia

Leia mais

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA Audição Parlamentar Grupo de Trabalho Sector Têxtil Lisboa, 8 de Julho de 2010 ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal A Fileira Têxtil Portuguesa representatividade

Leia mais

Conceitos Básicos de Economia. Prof. Gabriel M. Tomicioli

Conceitos Básicos de Economia. Prof. Gabriel M. Tomicioli Conceitos Básicos de Economia Prof. Gabriel M. Tomicioli Conceituação Economia: Ciência que estuda a atividade produtiva. Focaliza os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais para

Leia mais

Manual de Ecodesign InEDIC

Manual de Ecodesign InEDIC Manual de Ecodesign InEDIC Ferramenta 4: A ferramenta da análise do mercado fornece uma abordagem prática aos conceitos teóricos explicados no capítulo 5. Com o objetivo de determinar o potencial do mercado

Leia mais

Capítulo 2. Entendendo o mundo dos negócios

Capítulo 2. Entendendo o mundo dos negócios O QUE É UM NEGÓCIO? Negócio é um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir bens e serviços, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo esforço. Todo

Leia mais

Gestão da Inovação Aula 01. Inovação e competitividade empresarial. Profa. Dra. Geciane Porto

Gestão da Inovação Aula 01. Inovação e competitividade empresarial. Profa. Dra. Geciane Porto Gestão da Inovação Aula 01 Inovação e competitividade empresarial Profa. Dra. Geciane Porto geciane@usp.br Algumas afirmações Inovação combinada com transferência eficiente de tecnologia é o combustível

Leia mais

TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A

TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A 1 O QUE É DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO >> Forma como a produção e comercialização de bens e serviços se organiza mundialmente,

Leia mais

Multis Nacionais. Prof. Felipe Borini Mestrado em Gestão Internacional ESPM/SP

Multis Nacionais. Prof. Felipe Borini Mestrado em Gestão Internacional ESPM/SP Multis Nacionais Prof. Felipe Borini Mestrado em Gestão Internacional ESPM/SP Agenda 1. A questão das multinacionais emergentes 2. Metodologia 3. A gestão das Subsidiárias (Relação Matriz e Subsidiárias)

Leia mais

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA POLÍTICA DE PREÇOS... 15

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA POLÍTICA DE PREÇOS... 15 Sumário Prefácio à 5 a Edição... xxi Prefácio à 1 a Edição... xxv Introdução... 1 PARTE I ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS DO PREÇO... 13 1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA POLÍTICA DE PREÇOS... 15 1.1

Leia mais

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT ANÁLISE ESTRATÉGICA Análise SWOT 1 SWOT Integra o planejamento estratégico. Ferramenta utilizada pós definição da visão, missão e valores da organização. Pode ser feita por indivíduos ou por equipes. Inicia-se

Leia mais

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados.

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Origem e evolução Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Pode ser classificada em três fases iniciais. São

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Caminhos da Embraco na China. CEBC 6 de abril

Caminhos da Embraco na China. CEBC 6 de abril Caminhos da Embraco na China CEBC 6 de abril 2005 1 Líder mundial na fabricação de compressores herméticos para refrigeração CEBC 6 de abril 2005 2 História da Embraco 1970 1980 1990 2000 Março 1971 Fundação

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMÉRCIO INTERNACIONAL INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30 às 22h30 - Semanal Quarta-Feira

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Comércio internacional, no mundo real, reflete: Diferenças de produtividade do trabalho Diferenças de dotação de recursos Modelo

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 PRIMEIROS PASSOS: PERGUNTAS FREQUENTES ????? 1 O porquê de Internacionalizar a minha empresa? Motivações? 2 O meu serviço/produto

Leia mais