JEJUM OU DIETA LIVRE (Revisão Bibliográfica)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JEJUM OU DIETA LIVRE (Revisão Bibliográfica)"

Transcrição

1 JEJUM OU DIETA LIVRE (Revisão Bibliográfica) ORIENTADORA: DRª, Suzana Bessa AUTORES: Rosa Vemba (R2) e Vanda de Carvalho (R3)

2 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Objectivos 3. Fundamentação teórica 4. Conclusão 5. Recomendações 6. Bibliografia

3 INTRODUÇÃO No presente trabalho fizemos uma abordagem teórica sobre o jejum e dieta livre em mulheres submetidas a analgesia de parto. Procuramos saber o que se tem feito de modo geral e se, em ralação às gestantes existem protocolos aprovados internacionalmente, com objectivo de oferecer o melhor atendimento a mulher no seu ciclo grávidico- puerperal.

4 GERAL OBJECTIVOS 1º- Definir o impacto do jejum ou dieta livre em pacientes submetidos a analgesia de parto. ESPECIFICOS 1º - Realizar, revisão bibliográfica detalhada do jejum e dieta live 2º - Conhecer os efeitos metabólicos do jejum 3º - Estudar os critérios de admissão a analgesia do parto

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6 ORIGEM, DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO A palavra jejum deriva do latim jejunu que significa estar sem comer. O jejum é caracterizado pela ausência da ingestão de alimentos e nutrientes, por mais de seis horas. Entende-se como dieta livre quando a paciente recebe qualquer tipo de preparação e alimentos variados sem restrições de acordo com sua tolerância.

7 O jejum pré-operatório de 6 a 8 horas, foi instituído quando as técnicas anestésicas ainda eram rudimentares, principalmente a partir da relação feita por Mendelson em 1946, para prevenir complicações pulmonares associadas a vômitos e aspirações do conteúdo gástrico, durante o parto com anestesia geral. Duas síndromes foram descritas por este autor: 1) A primeira, consiste na aspiração de alimentos sólidos levando à obstrução das vias respiratórias e à morte, ou atelectasia maciça; 2) A segunda que leva o seu nome, decorre da aspiração do conteúdo gástrico líquido quando os reflexos laríngeos estavam deprimidos por anestesia geral.

8 OMS E O ATENDIMENTO A MULHER A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove iniciativas para melhorar o atendimento à mulher no ciclo gravídicopuerperal.

9 ESTUDOS PROSPECTIVOS ALEATÓRIO Em relação ao risco de broncoaspiração Enhanced Recovery After Surgery ERAS (Europeu) em que é permitido a ingestão de agua,cha, sucos sem residuos até duas horas antes da cirurgia. Resultado: não foram observados riscos de broncoaspiração. Em relação ao PH gastrico American Society of Anaesthesiologists ASA (Americano) Em é permitido a administração de liquidos sem residuos e sucos sem polpa. Resultado: observou-se aumento do PH gastrico e, diminuição dos níveis de ansiedade e fome. Com isso ocorreu à implantação do protocolo de Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória, denominado ACERTO.

10 PROJECTO ACERTO (PROTOCOLO) Jejum para sólidos 6-8 hora Prescrever bebida com carboidrato (maltodextrina) a 12%, 200mL 2 e 6h antes da operação. Desde então o protocolo foi mudado e reservou-se o jejum convencional apenas para pacientes com doença do refluxo gastro-esofágico importante, obstrução intestinal, obesidade mórbida e mal esvaziamento gástrico de qualquer etiologia.

11 GESTANTE A mulher grávida devido as alterações fisiologicas que acompanham o ciclo gravidico ela tem: Alterações no esfinter esofajico Gastroparesia Atraso no esvaziamento gastrico Aumento do ácido gastrico e diminuião do PH Ficando com estomago cheio, automaticamente enquadra-se no grupo de pacientes na qual o jejum convencional ainda é implementado com base na classificação do PROJECTO ACERTO, estamos diante de uma cituação de MAL ESVAZIAMENTO GASTRICO por conta da gestação.

12 JEJUM Insulina Glucagon Produção de glicogênio Hiperglicemia Resistencia a insulina Incapacidade do transportador GLUT4 Ativação da Glicogeneogenese Hepática e muscular = DM2 T. adiposo Metabolismo Anaeróbio JEJUM (Efeitos Metabolicos) SNC ACTH glicose Cetose Materna G.S.Renal Cortisol Eritrócitos

13

14 CONTROVERSIAS Alguns autores defendem que todas as mulheres em trabalho de parto têm de cumprir, jejum total de 8 horas. Outros defendem dieta líquida (chá, água, café) para todas. Se por acaso algumas tiverem que ser, submetida a parto por cesariana a literatura aconselha jejum de 2 horas para líquidos.

15 EXISTEM PRÉ-REQUISITOS OU CONDIÇÕES IMPEDITIVAS DA REALIZAÇÃO DA TÉCNICA? A necessidade ou não de jejum durante o trabalho de parto ainda não é consenssual em algumas das suas alíneas carecendo de acções eficazes de educação para a saúde e mudança efectiva de atitudes. As técnicas modernas de analgesia de parto, sendo bastante seguras, raramente condicionam situações que colocam a grávida em risco de aspiração do conteúdo gástrico.

16 RECOMENDAÇÕES DA SOCIDADE AMERICANA DE ANESTEGIOLOGIA

17 1. Ingestão de fluidos simples em quantidades moderadas, durante todo o trabalho de parto. 2.Ingestão de bebidas isotónicas, Para reduzir a cetose materna associada ao jejum.

18 PROTOCOLO BRASILEIRO Critérios de admissão a analgesia de parto Baseando-se nas Diretrizes de jejum para procedimentos sobre anestesia ou sedação utilizados no Instituto Central do Brasil, recomenda-se para pacientes sem nenhum factor de risco para bronco aspiração (refluxo gastro esofágico, gastroparesia diabética, obstrução intestinal, trauma, uremia e outros) Gestantes o Cesariana eletiva - Igual a adultos o Trabalho de parto: o Sólidos - Jejum a partir da admissão na sala de parto o Dieta sem resíduo (água, chá, gelatina) - Sem restrições

19 QUAL É PERÍODO DE JEJUM? Não há consenso sobre o período de jejum se estender a 8 horas nos casos de carne vermelha, fritura e alimentos muito gordurosos. Há uma única recomendação neste sentido feito pela Sociedade Americana de Anestesiologia Modelo de prescrição: Prescrever o tempo mínimo de jejum recomendado considerando o horário previsto para o procedimento e não em horário fixo. A prescrição de fármacos para reduzir o volume e a acidez do conteúdo gástrico só é recomendada para gestantes: 1. Metoclopramida 10 mg endovenoso na indução da anestesia geral 2. Ranitidina 50 mg endovenoso na indução da anestesia geral

20 CONCLUSÃO Após termos feito leituras de artigos cientificamente conceituados na matéria sobre jejum, dieta livre, anestesia em obstetrícia, onde infelizmente ainda não existe consenso entre as diversas associações internacionais, no que diz respeito ao cumprimento ou não do jejum em pacientes submetidas a analgesia de parto. Em virtude de haver alterações metabólicas, causadas pelo jejum, concluímos que as gestantes submetidas a analgesia de parto devem realizar a administração de dieta liquida com água, chá, gelatina, em poucas quantidades. Para minimizar os efeitos deletérios do jejum sobre a gestante e deste modo protejer o feto da cetose materna.

21 RECOMENDAÇÕES Os serviços de saúde devem criar protocolos para analgesia de parto para todas as instituições. Criar equipes para o tratamento da dor Realizar avaliação pré-anestésica Criar consentimento informado Aconselhar dieta líquida Caso haja evolução para cesariana Colocação de SNG Preparar condições para o procedimento anestesico Anestesia epidural pelo cateter (continuo)

22 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1-Rodrigues.S.P.Analgesia do trabalho de parto por bloqueio do neuroeixo ou peridural.in:bismarck.j.a.analgesiains em obstétricia. Portugal.Permanyer Portugal 2003.P Ludwig.R.B, Paludo.J,Fernandes.D, Scherer.Menor tempo de jejum pré-operatório e alimentação precoce no pós-operatório são seguras? ABCD Arq Bras Cir Dig. [internet] 2013 [acesso 2017 Set 26];26(1) 54-58Disponivel em: 3- Nunes.D.I,Carmona.M.J.C. Diretrizes de Jejum para procedimentos sobre anestesia ou sedação, ultima revisão23/11/15; próxima revisão 23/11/ Porto.A.M.F, Amorim.R.M.M,Souza.R.S.A, Assistência ao primeiro período do trabalho de parto baseada em evidências. Revista feminina. Brás[internet] 2010 [Acesso 2017 set 21] 38(10):Disponível em: bhpelopartonormal.pbh.gov.br.

23 5 - Azevedo.S.C.L, Campos.S.B. G, Guedes.S.G. Abreviação do jejum pré- operatório protocolo multimodal baseado em evidência, IIJornada Acadêmica da HUPAA [Internet] 2016[2017 set 17] Disponivel em: 6 - Cidadão.C.Historia da analgesia e anestesia em parto normal 8 Janeiro 2013 Diponivel em: Partoquetequeroperto.blogspot.com. 7- Projeto acerto Jejum pré- operatório( 29 de Agost 2016)Disponivel em:projetoacerto.com.br. 8 - Silva.L.A.Jejum pré-anestesico (In) Cangiani.L.M, Slullitel.A,Potéro. G. M.B,Pires.O.C, Posso.I.P, Nogueira.C.S, Tratado de Anestesiologia;7ª edição; Atheneu,São Paulo, ,.Pag Siaulys. M.M.Yamaguchi. E.T. Analgesia para o trabalho de parto(in) Siaulys.M.M, Condutas em Anestesia obstétrica. Elsevier editora Ltda. Rio de Janeiro Pag

24 MUITO OBRIGADA

JEJUM PRÉ-ANESTÉSICO E OPERATÓRIO. Localizador: Data: Vigência: Revisão: Página: HND.ANT.POP /5

JEJUM PRÉ-ANESTÉSICO E OPERATÓRIO. Localizador: Data: Vigência: Revisão: Página: HND.ANT.POP /5 HND.ANT.POP.002 20.10.2015 20.10.2017 01 1 /5 1. FINALIDADE Este procedimento tem como objetivo estabelecer regras e normas para orientar a realização do jejum pré-anestésico visando redução dos riscos

Leia mais

TÍTULO: ASPECTOS DO JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO EM CIRURGIAS DO TRATO DIGESTIVO NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CUIABÁ

TÍTULO: ASPECTOS DO JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO EM CIRURGIAS DO TRATO DIGESTIVO NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CUIABÁ 16 TÍTULO: ASPECTOS DO JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO EM CIRURGIAS DO TRATO DIGESTIVO NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CUIABÁ CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TRAUMA Definição: Problema de saúde pública Principais causas: acidentes e violência

Leia mais

Bem-vindo. Ao Hospital Unimed Volta Redonda

Bem-vindo. Ao Hospital Unimed Volta Redonda Bem-vindo Ao Hospital Unimed Volta Redonda ESTRUTURA Área Construída: Internação: Centro Cirúrgico: UTI Adulto: UTI Neo: Pronto Atendimento Adulto : Pronto Atendimento Infantil: 13.0000 m2 155 leitos 12

Leia mais

Informações sobre. Anestesia

Informações sobre. Anestesia Informações sobre Anestesia Sala de pré anestesia do Hospital infantil Sabará Acabe com as dúvidas sobre a anestesia de seu filho! O que é anestesiologia? É a especialidade médica que estuda e proporciona

Leia mais

Autor: Ângela Bento Data:8/11/2017 ANALGESIA DE PARTO ANALGESIA ENDOVENOSA E BLOQUEIOS PERIFERICOS

Autor: Ângela Bento Data:8/11/2017 ANALGESIA DE PARTO ANALGESIA ENDOVENOSA E BLOQUEIOS PERIFERICOS Autor: Ângela Bento Data:8/11/2017 ANALGESIA DE PARTO ANALGESIA ENDOVENOSA E BLOQUEIOS PERIFERICOS ANALGESIA DE PARTO O que é o trabalho de parto? O que é a dor do trabalho de parto? Porque aliviar a dor

Leia mais

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Alterações Metabólicas Durante o Exercício na Gestação Durante a gestação as alterações são direcionadas para a manutenção da gestação

Leia mais

PROTOCOLOS ISGH JEJUM DE CURTA DURAÇÃO

PROTOCOLOS ISGH JEJUM DE CURTA DURAÇÃO E L A B O R A Ç Ã O Alayanne Menezes Silveira Gerente de Nutrição HRC Carolina Drummond Barboza Gerente de Nutrição HGWA Felipe Façanha Vento Consultor Técnico Cirurgia ISGH Henrique Jorge Maia Costa Consultor

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Diabetes Mellitus Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Estima-se a população mundial com diabetes (DM): 382 milhões de pessoas; deverá atingir 471 milhões

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

Anestesia para cirurgia ambulatorial na criança

Anestesia para cirurgia ambulatorial na criança Jornada Paulista de Anestesia Pediátrica 2006 Profa Dra Norma Sueli Pinheiro Módolo UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Depto. de Anestesiologia Anestesia para cirurgia ambulatorial na criança Anestesia

Leia mais

Visão clínica: desregulação epigenética. Há como reverter o fenótipo (obesidade e crescimento)?

Visão clínica: desregulação epigenética. Há como reverter o fenótipo (obesidade e crescimento)? Visão clínica: desregulação epigenética. Há como reverter o fenótipo (obesidade e crescimento)? Cristiane Kochi Profa Adjunta da FCMSCSP Desnutrição ou ganho ponderal aumentado na gestação PIG GIG DCNT

Leia mais

O manuseio da via aérea na gestação

O manuseio da via aérea na gestação O manuseio da via aérea na gestação A falha de intubação traqueal na gestante tem uma maior incidência, de 1 para 280, comparada com 1 para 2330 na população geral. Em vários trabalhos publicados, o manuseio

Leia mais

Insulinoterapia no pré per e pós operatório. Profa. Fernanda Oliveira Magalhães

Insulinoterapia no pré per e pós operatório. Profa. Fernanda Oliveira Magalhães Insulinoterapia no pré per e pós operatório Profa. Fernanda Oliveira Magalhães Mais de 50% dos pacientes diabéticos têm chance de serem submetidos a alguma cirurgia pelo menos uma vez na vida. O diagnóstico

Leia mais

Pâncreas Endócrino Controle da glicemia

Pâncreas Endócrino Controle da glicemia Pâncreas Endócrino Controle da glicemia Curso de Odontologia da UEM Prof. Kellen Brunaldi Silverthorn (Cap. 22) Guyton (Cap. 78) O SNC é responsável por cerca de 50% da glicose diariamente consumida para

Leia mais

DIETA PARA ENDURANCE. Endurance é o tipo de exercício de alta intensidade por tempo prolongado.

DIETA PARA ENDURANCE. Endurance é o tipo de exercício de alta intensidade por tempo prolongado. Lídia B. Loyola DIETA PARA ENDURANCE Endurance é o tipo de exercício de alta intensidade por tempo prolongado. As diferenças estruturais de cada tipo de fibra muscular determinam que tipo de nutriente

Leia mais

TIME DE RESPOSTA RÁPIDA EM PACIENTES DURANTE O TRABALHO DE PARTO E ATENÇÃO ANESTÉSICA PARA O PARTO ADEQUADO SEGURO CMA

TIME DE RESPOSTA RÁPIDA EM PACIENTES DURANTE O TRABALHO DE PARTO E ATENÇÃO ANESTÉSICA PARA O PARTO ADEQUADO SEGURO CMA TIME DE RESPOSTA RÁPIDA EM PACIENTES DURANTE O TRABALHO DE PARTO E ATENÇÃO ANESTÉSICA PARA O PARTO ADEQUADO SEGURO CMA Pacientes em trabalho de parto podem apresentar quadros de deterioração clínica em

Leia mais

O propranolol é o único dos listados que pode reduzir a mortalidade perioperatória

O propranolol é o único dos listados que pode reduzir a mortalidade perioperatória Discussão da Prova O propranolol é o único dos listados que pode reduzir a mortalidade perioperatória A alternativa correta é a A, ou seja, ajudar na tomada de decisões quanto à anestesia, ou seja, definir

Leia mais

FALHAS DA RAQUIANESTESIA O QUE FAZER?

FALHAS DA RAQUIANESTESIA O QUE FAZER? FALHAS DA RAQUIANESTESIA O QUE FAZER? Dra. Suzana Aura Ferreira Bessa Especialista em Anestesiologia e Reanimação, Directora do Serviço de Anestesiologia e Bloco Operatorio do Hospital Josina Machel Pos

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE TRATAMENTO DA DOR AGUDA PÓS-OPERATÓRIA

QUESTIONÁRIO SOBRE TRATAMENTO DA DOR AGUDA PÓS-OPERATÓRIA Comissão Nacional para o Controlo da Dor 1 Identificação da Unidade Hospitalar. 1.1 Designação da Unidade Hospitalar 1.2 Designação do Centro Hospitalar (se aplicável) 1.3 Localização da Unidade Hospitalar

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

Introdução Descrição da condição

Introdução Descrição da condição Introdução Descrição da condição Diabetes mellitus: desordem metabólica resultante de defeito na secreção e\ou ação do hormônio insulina. Consequência primária: hiperglicemia. Crônica: diagnóstico de diabetes.

Leia mais

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC EMAGRECIMENTO: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, chega ao consultório por iniciativa própria. Ela

Leia mais

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Mortalidade materna As mortes de mulheres por complicações na gestação,

Leia mais

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO Profa. Raquel Simões Reserva de CHO Principal fonte de energia Estoques corporais 200-300g de glicogênio muscular (cerca 15 g/kg de músculo) Glicogênio i hepático

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: SÍNDROME METABÓLICA E SUAS POSSÍVEIS FORMAS DE TRATAMENTO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino Características Nutricionais das Dietas Hospitalares Juliana Aquino Sendo a Dieta o primeiro item da Prescrição Médica, é parte integrante do Tratamento Clínico. DIETA Consiste no uso dos alimentos como

Leia mais

Pâncreas O Pâncreas é um órgão do sistema digestivo e endócrino. Tem uma função exócrina (segregando suco pancreático que contém enzimas digestivas) e

Pâncreas O Pâncreas é um órgão do sistema digestivo e endócrino. Tem uma função exócrina (segregando suco pancreático que contém enzimas digestivas) e Projecto Tutorial - Diabetes Trabalho realizado por: Carlos Bernardo 2 º Ano Bioquímica No âmbito da Cadeira de M.E.T. III Ano Lectivo: 2007/2008 Pâncreas O Pâncreas é um órgão do sistema digestivo e endócrino.

Leia mais

I SIMPÓSIO DE ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE, CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

I SIMPÓSIO DE ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE, CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA I SIMPÓSIO DE ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE, CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA Avaliação, diagnóstico e acompanhamento do paciente no pré e pós operatório REALIZAÇÃO APOIO JUSTIFICATIVA É crescente

Leia mais

DIABETES Cirurgia. Protocolo elaborado pela Unidade de Endocrinologia Pediátrica, Diabetes e Crescimento.

DIABETES Cirurgia. Protocolo elaborado pela Unidade de Endocrinologia Pediátrica, Diabetes e Crescimento. Objectivo: Divulgar normas de orientação sobre problemas específicos do doente diabético (manutenção do estado de hidratação e controlo glicémico) quando submetido a procedimentos com sedação ou anestesia

Leia mais

CUIDADOS PERI-OPERATÓRIOS, DIAGNÓSTICO E CONTROLE DA DOR

CUIDADOS PERI-OPERATÓRIOS, DIAGNÓSTICO E CONTROLE DA DOR ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA/UFBA DEPARTAMENTO DE ANATOMIA, PATOLOGIA E CLÍNICAS VETERINÁRIAS CUIDADOS PERI-OPERATÓRIOS, DIAGNÓSTICO E CONTROLE DA DOR PERI-OPERATÓRIOS O peri-operatório é

Leia mais

CIRURGIA DA OBESIDADE

CIRURGIA DA OBESIDADE CIRURGIA DA OBESIDADE CURSO CONTINUADO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES Wilson Rodrigues de Freitas Junior Dept. de cirurgia da Santa Casa de São Paulo Maio 2007 OBESIDADE Definição OMS 1998 Excesso

Leia mais

Projeto de candidatura

Projeto de candidatura ESTÁGIO OPCIONAL ESTUDOS AVANÇADOS EM ANESTESIOLOGIA NA ÁREA DE OBSTETRÍCIA Projeto de candidatura Serviço de Anestesiologia do Hospital Central do Funchal ESTÁGIO OPCIONAL EM ANESTESIOLOGIA NA ÁREA DE

Leia mais

Avaliação Pré-Anestésica

Avaliação Pré-Anestésica Avaliação Pré-Anestésica Luiz Fernando R. Falcão, MD, MBA, PhD, TSA Professor e Chefe do Serviço de Anestesia, EPM-UIFESP Postdoctoral Fellow, Harvard Medical School, MGH Vice-Diretor Científico da Sociedade

Leia mais

Cirurgia colorretal esraeurope.org/prospect 1

Cirurgia colorretal esraeurope.org/prospect 1 CIRURGIA COLORRETAL RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES Notas sobre as recomendações PROSPECT O PROSPECT fornece aos clínicos argumentos de apoio a favor e contra a utilização de várias intervenções na dor pós-operatória

Leia mais

Diagnóstico e metas do controle glicêmico no diabetes gestacional

Diagnóstico e metas do controle glicêmico no diabetes gestacional Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Diagnóstico e metas do controle glicêmico no diabetes gestacional Profa Dra Elaine Christine Dantas Moisés Diabetes Mellitus Gestacional

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

TRATAMENTO DA DOR PÓS OPERATÓRIA. Vernot Garcia Matabula MD. Interno 3º ano Data 08/11/2017

TRATAMENTO DA DOR PÓS OPERATÓRIA. Vernot Garcia Matabula MD. Interno 3º ano Data 08/11/2017 TRATAMENTO DA DOR PÓS OPERATÓRIA Vernot Garcia Matabula MD. Interno 3º ano Data 08/11/2017 SUMÁRIO Introdução Objectivos Materiais e Métodos Fisiopatologia da dor pós-operatória Complicações da dor pós-operatória

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. O procedimento endoscópico indicado

Leia mais

PARECER CREMEC nº16/ /05/2012

PARECER CREMEC nº16/ /05/2012 PARECER CREMEC nº16/2012 25/05/2012 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 1830/12 ASSUNTO Consulta e Avaliação Pré-Anestésica INTERESSADO Dr. Washington Aspilicueta Pinto Filho CREMEC 8283 PARECERISTA

Leia mais

Transplante renal intervivos (Doador)

Transplante renal intervivos (Doador) Título: ANESTESIA PARA TRANSPLANTE RENAL REVISÃO DATA 00 10/2015 ELABORADO POR: AVALIADO POR: CÓDIGO POP.HUB-DM- PÁGINA 4/4 HOMOLOGADO POR: Luís Cláudio de Araújo Ladeira Gabriel Magalhães Nunes Guimarães

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES

GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES A linha de Reguladores de aspiração BHP foi desenvolvida para a extração de líquidos corporais em pediatria, UTI e centros cirúrgicos. Sua função é a de extrair

Leia mais

Anexo da Política de Anestesia e Sedação

Anexo da Política de Anestesia e Sedação Anexo da Política de Anestesia e Sedação 1 - Classificação de tipos de sedação segundo a American Society of Anestesiologists (ASA) e Resolução do CFM 1670/ 2003 (Anexo I) Modalidade Reações Respiração

Leia mais

HIPERÊMESE GRAVÍDICA. Msc. Roberpaulo Anacleto

HIPERÊMESE GRAVÍDICA. Msc. Roberpaulo Anacleto HIPERÊMESE GRAVÍDICA Msc. Roberpaulo Anacleto Introdução A ocorrência ocasional de náuseas e vômitos até 14 semanas de gestação, mais comum no período da manhã, é rotulada como êmese gravídica e pode ser

Leia mais

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO 1 / 5 Indicação do Jejum FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO Confirmar a previsão e horário do exame / procedimento (antes de iniciar o jejum) Horário confirmado? Iniciar jejum de acordo com a previsão informada e

Leia mais

ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL

ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL Autores: Carvalho A.; Monteiro C., Cunha I.,; Pedregal S.; Freire A.; Gonçalves N.;

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes REFERÊNCIA: Bioquímica Ilustrada - Champe ESTÁGIOS DO CATABOLISMO

Leia mais

Proposta de Estágio Opcional em. Anestesiologia Obstétrica

Proposta de Estágio Opcional em. Anestesiologia Obstétrica Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte 1 Proposta de Estágio Opcional em Anestesiologia Obstétrica Preparado para: Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos Preparado por: Prof.

Leia mais

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos. EXAMES DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PEDIATRICOS - HOSPITAL SINO- BRASILEIRO 1. FINALIDADE Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Leia mais

Irritratil maleato de trimebutina I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA"

Irritratil maleato de trimebutina I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Irritratil maleato de trimebutina I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA" APRESENTAÇÕES: Cápsulas gelatinosas moles para uso oral de 200 mg, embalagem

Leia mais

1. CLASSIFICAÇÃO 2. ABRANGÊNCIA. Qualidade CMA - Protocolos. Elaboração: 12/03/2015. Revisão em 16/09/2016. Revisão em 15/04/2017

1. CLASSIFICAÇÃO 2. ABRANGÊNCIA. Qualidade CMA - Protocolos. Elaboração: 12/03/2015. Revisão em 16/09/2016. Revisão em 15/04/2017 Elaboração: 12/03/2015 Revisão em 16/09/2016 Revisão em 15/04/2017 PROTOCOLO DE TEMPO ADEQUADO E ABREVIAÇÃO DE JEJUM 1. FINALIDADE O objetivo do jejum pré-operatório é minimizar o conteúdo de alimentos

Leia mais

Educação. em Saúde VOL. 77 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA. Glicogenose. Orientações para pacientes

Educação. em Saúde VOL. 77 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA. Glicogenose. Orientações para pacientes Educação em Saúde VOL. 77 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Glicogenose Orientações para pacientes O que é glicogenose? É um grupo de doenças que alteram o metabolismo do glicogênio (uma forma de glicose que se acumula

Leia mais

WorkShop Anestesia Intravenosa. Dr. Daniel Volquind TSA/SBA

WorkShop Anestesia Intravenosa. Dr. Daniel Volquind TSA/SBA WorkShop Anestesia Intravenosa Dr. Daniel Volquind TSA/SBA Remifentanil Qualidade componente analgésico INDUÇÃO MANUTENÇÃO DESPERTAR -Fácil -Rápida -Suave -Estabilidade hemodinâmica -Previsível -Estabilidade

Leia mais

Medicações usadas no tratamento do Diabetes Mellitus. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Medicações usadas no tratamento do Diabetes Mellitus. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Medicações usadas no tratamento do Diabetes Mellitus Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Definição O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela hiperglicemia, resultante de defeitos

Leia mais

Protocolo para controle glicêmico de paciente não crítico com diagnóstico prévio ou não de diabetes mellitus

Protocolo para controle glicêmico de paciente não crítico com diagnóstico prévio ou não de diabetes mellitus Protocolo para controle glicêmico de paciente não crítico com diagnóstico prévio ou não de diabetes mellitus A) PACIENTES SEM DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS PRÉVIO B) PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

Leia mais

[Digite texto] Página 1

[Digite texto] Página 1 ACERTO na Admissão: Identificando o tempo de jejum dos pacientes admitidos em um hospital da rede privada na cidade de Lauro de Freitas-BA, uma marcha para implantação do protocolo. ACERTO in the Admission:

Leia mais

Parte 1.

Parte 1. Nutrição enteral Parte 1 sfreire@fmrp.usp.br NUTRIÇÃO ENTERAL História e aspectos éticos Indicações e contraindicações Tipos de dietas enterais Cálculo da oferta energética e protéica Complicações Nutrição

Leia mais

CRITÉRIOS E EXAMES COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DE ANESTESIA PARA EXAMES DIAGNÓSTICOS

CRITÉRIOS E EXAMES COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DE ANESTESIA PARA EXAMES DIAGNÓSTICOS ELABORADO EM 13/06/2012 REVISÃO EM 13/06/2014 REVISÃO EM 30/03/16 PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA CRITÉRIOS E EXAMES COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DE ANESTESIA PARA EXAMES DIAGNÓSTICOS 1. Critérios

Leia mais

Regulação da glicose hepática e do metabolismo de ovinos adultos: efeitos da betametasona pré natal

Regulação da glicose hepática e do metabolismo de ovinos adultos: efeitos da betametasona pré natal FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE CLÍNICAS VETERINÁRIA Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Regulação da glicose hepática e do metabolismo de ovinos adultos:

Leia mais

maleato de trimebutina

maleato de trimebutina maleato de trimebutina Bula para paciente Cápsula mole 200 mg maleato de trimebutina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 30 ou 60 cápsulas

Leia mais

Anestesia. em cirurgia cardíaca pediátrica. por Bruno Araújo Silva

Anestesia. em cirurgia cardíaca pediátrica. por Bruno Araújo Silva I N C O R C R I A N Ç A Anestesia em cirurgia cardíaca pediátrica A anestesia é um dos elementos fundamentais no cuidado dos pacientes que serão submetidos a cirurgia cardíaca para tratamento de cardiopatias

Leia mais

MENOR TEMPO DE JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO E ALIMENTAÇÃO PRECOCE NO PÓS-OPERATÓRIO SÃO SEGUROS?

MENOR TEMPO DE JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO E ALIMENTAÇÃO PRECOCE NO PÓS-OPERATÓRIO SÃO SEGUROS? ABCDDV/901 ABCD Arq Bras Cir Dig 2013;26(1):54-58 Artigo de Revisão MENOR TEMPO DE JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO E ALIMENTAÇÃO PRECOCE NO PÓS-OPERATÓRIO SÃO SEGUROS? Lesser time of preoperative fasting and early

Leia mais

ANESTESIA. Guia do Paciente

ANESTESIA. Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente Orientações para o Paciente Cirúrgico Caro Paciente e Familiares, Este Guia foi elaborado para contribuir com a sua participação e de seus familiares

Leia mais

A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia. Vários factores contribuem para o apare

A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia. Vários factores contribuem para o apare Diabetes Mellitus Tipo I Licenciatura em Bioquímica 1º ano 2005/2006 Duarte Nuno Amorim dos Santos A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia.

Leia mais

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR Preparação é a palavra chave para quem busca bons resultados em uma prova de corrida, como o Corridas do Bem. A verdade é que os dias que antecedem as corridas podem

Leia mais

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO MEMBRO DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS, 3215N ALIMENTAÇÃO

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Projecto Ciência Viva. 25/7 a 29/7 de 2011 Estágio realizado na FCM-UNL por: Ana Mafalda Duarte Fábio Simões

Projecto Ciência Viva. 25/7 a 29/7 de 2011 Estágio realizado na FCM-UNL por: Ana Mafalda Duarte Fábio Simões Projecto Ciência Viva 25/7 a 29/7 de 2011 Estágio realizado na FCM-UNL por: Ana Mafalda Duarte Fábio Simões Introdução O Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do

Leia mais

DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE

DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE Um dos principais problemas de saúde pública da atualidade, Doença nutricional que mais cresce no mundo e de mais difícil tratamento; Etiologia

Leia mais

Proposta de Estágio Opcional de. Anestesiologia em Ortopedia e Traumatologia

Proposta de Estágio Opcional de. Anestesiologia em Ortopedia e Traumatologia Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte 1 Proposta de Estágio Opcional de Anestesiologia em Ortopedia e Traumatologia Preparado para: Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos

Leia mais

PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO

PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO HORMONAS QUE REGULAM O METABOLISMO PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA CELULAR VIAS METABÓLICAS DO PERIODO ABSORTIVO ALTERAÇÕES METABÓLICAS DO PERIODO PÓS-ABSORTIVO PRODUÇÃO

Leia mais

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED Maria Fernandes 2017 https://www.spdm.org.br/onde-estamos/hospitais-e.../hospital-estadual-de-diadema Cirurgia Segura

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Mário Tadeu Waltrick Rodrigues Anestesiologista TSA / SBA. Pós Graduado em Terapia da Dor Universidade de Barcelona

Mário Tadeu Waltrick Rodrigues Anestesiologista TSA / SBA. Pós Graduado em Terapia da Dor Universidade de Barcelona Mário Tadeu Waltrick Rodrigues Anestesiologista TSA / SBA Pós Graduado em Terapia da Dor Universidade de Barcelona Responsável pela Clínica de Dor CET/SBA Serviço de Anestesiologia de Joinville Analgesia

Leia mais

Volume Residual gástrico. Infundir ou desprezar??

Volume Residual gástrico. Infundir ou desprezar?? I SIMPÓSIO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL ENFERMAGEM- HU- HSP / ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM Volume Residual gástrico. Infundir ou desprezar?? Enf. Priscilla

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA PROGRAMA - ME 1 (2/8/2016) PONTO 10 - Fisiologia do Sistema Respiratório I 10.1. Funções respiratórias e não

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR

COMPORTAMENTO ALIMENTAR COMPORTAMENTO ALIMENTAR Balanço energético Peso corporal Ingestão Gasto fome saciedade Absorção de nutrientes Taxa metabólica Termogênese Atividade Video: http: / / illuminations.nctm.org/java/whelk/student/crows.html

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ANALGESIA DE TRABALHO DE PARTO

QUESTIONÁRIO SOBRE ANALGESIA DE TRABALHO DE PARTO Comissão Nacional para o Controlo da Dor 1 Identificação da Unidade Hospitalar. 1.1 Designação da Unidade Hospitalar 1.2 Designação do Centro Hospitalar (se aplicável) 1.3 Localização da Unidade Hospitalar

Leia mais

Histórico. Dr. Fábio Cabar

Histórico. Dr. Fábio Cabar Dr. Fábio Cabar Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia no Hospital das Clínicas da USP. Foi médico preceptor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia

Leia mais

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti armacoterapia aplicada em grupos alvo Profa. ernanda Datti atores associados com variação na resposta farmacológica Idade Gravidez Doença Idade Recém-nascidos: menos de 1 mês Bebês: 1 mês a 1 ano. Crianças:

Leia mais

Alimentação Pré e Pós Treino

Alimentação Pré e Pós Treino Alimentação Pré e Pós Treino Aplicabilidade do Índice Glicêmico (IG) na Nutrição Esportiva Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de

Leia mais

Figura 01: Banda gástrica ajustável com tubo de conexão e portal de ajuste.

Figura 01: Banda gástrica ajustável com tubo de conexão e portal de ajuste. A Banda Gástrica Ajustável (BGA) é uma prótese de silicone, em forma de anel, com superfície interna inflável (diâmetro interno ajustável), que é implantada em volta da parte alta do estômago, e que se

Leia mais

Unidade de POSOP Actividade 2009

Unidade de POSOP Actividade 2009 Unidade de POSOP Actividade 2009 Serviço de Anestesiologia Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca Director de Serviço: Dr. José Peralta Coordenadora da Unidade de POSOP: Cristina Carmona 1 RESUMO HISTÓRICO.Inicio

Leia mais

XXXV Congresso Português de Cardiologia Abril ú ç

XXXV Congresso Português de Cardiologia Abril ú ç XXXV Congresso Português de Cardiologia Abril 2014 é í é A Diabetes em Portugal Prevalência elevada - 39,2% (20-79 anos) Diabetes ou Pré-Diabetes Aumento de 80% na incidência na última década Uma das principais

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

Medicação Pré-anestésica Medicação Pré-anestésica (MPA) Medicação Pré-anestésica Considerações Importantes

Medicação Pré-anestésica Medicação Pré-anestésica (MPA) Medicação Pré-anestésica Considerações Importantes ! (MPA)! Introdução! Auxiliar a contenção do paciente, modificando seu comportamento! Reduzir o estresse! Promover analgesia e miorrelaxamento! Potencializar fármacos indutores anestésicos! Minimizar os

Leia mais

RESULTADO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR

RESULTADO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR RESULTADO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR A PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIZÓPOLIS - PB e a CONTEMAX CONSULTORIA, no uso das atribuições que a cada um compete, torna público

Leia mais

1.Cite fatores maternos, obstétricos, fetais e do ambiente de prática obstétrica que aumentam a incidência de cesarianas.

1.Cite fatores maternos, obstétricos, fetais e do ambiente de prática obstétrica que aumentam a incidência de cesarianas. Estudo dirigido: Anestesia obstétrica I 01/04/2017 Referências: Capítulo 26 Anesthesia for Cesarean Delivery do Chesnut 2014 Ver instruções dos estudos dirigidos. Recomendação: responder 3-5 questões por

Leia mais

A sessão Novidades clínicas nas pneumonias intersticiais idiopáticas trouxe como um dos palestrantes o professor Michael Kreuter do Centro de Doenças

A sessão Novidades clínicas nas pneumonias intersticiais idiopáticas trouxe como um dos palestrantes o professor Michael Kreuter do Centro de Doenças A sessão Novidades clínicas nas pneumonias intersticiais idiopáticas trouxe como um dos palestrantes o professor Michael Kreuter do Centro de Doenças Pulmonares Intersticiais e Doenças Pulmonares Raras

Leia mais

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

FISIOTERAPIA PREVENTIVA FISIOTERAPIA PREVENTIVA DIABETES MELLITUS APOSTILA 5 DEFINIÇÃO É um distúrbio crônico, caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, bem como

Leia mais

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS Tiroxina Epinefrina (adrenalina) Glucagon Insulina Hormônios esteroides: Cortisol (Suprarenal) Progesterona Testosterona Estradiol Aldosterona

Leia mais

08 e 09 de outubro de 2016 Vitória Hotel Concept Campinas. Avenida José de Souza Campos, 425 Cambuí Campinas SP

08 e 09 de outubro de 2016 Vitória Hotel Concept Campinas. Avenida José de Souza Campos, 425 Cambuí Campinas SP 08 e 09 de outubro de 2016 Vitória Hotel Concept Campinas Avenida José de Souza Campos, 425 Cambuí Campinas SP Programação Científica Preliminar 08 de Outubro Sala 1 8h00-10h00 revisando conceitos em anestesia

Leia mais

ENDORECIFE 2018 PROGRAMA PRELIMINAR

ENDORECIFE 2018 PROGRAMA PRELIMINAR ENDORECIFE 2018 PROGRAMA PRELIMINAR QUINTA FEIRA - 07 DE JUNHO Curso Pré-Congresso: MEDICINA DO ESTILO DE VIDA 08h45 09h00 Apresentação do curso 09h00 09h20 Novas evidências sobre jejum intermitente 09h20

Leia mais

Disciplina: Avaliação da Adaptação Muscular ao Treinamento de Força: Métodos Indiretos

Disciplina: Avaliação da Adaptação Muscular ao Treinamento de Força: Métodos Indiretos Bioenergética aplicada ao Treinamento de Força Apresentação de um corpo de conhecimento para melhor entender as respostas fisiológicas mediante a um estresse, considerando este, o treinamento de força

Leia mais

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes Assistência de enfermagem no período pré-operatório Aline Carrilho Menezes Técnico e auxiliar de enfermagem A sua participação é importante e vital no transcorrer do ato anestésico-cirúrgico para a promoção

Leia mais