EDITAL 001/2015 RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2016 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL 001/2015 RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2016 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL"

Transcrição

1 EDITAL 001/2015 RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2016 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL O - CSCJ, CNPJ / situado à Rua Joaquim Pereira, 656 Centro - na cidade de Porto Nacional TO, entidade mantida pelo CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - CENSR, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ nº / , inscrição no GDF nº /00129, com sede no SGAS, Quadra 908, Lotes 23/24, Brasília-DF, no uso das atribuições previstas no seu Estatuto Social, em consonância com o disposto na lei /2009, suas alterações na lei /outubro de 2013 e decreto 7.237/2010 referente à Concessão de Bolsa de Estudo nas Unidades Educacionais, para o exercício 2016, torna pública a realização do Processo de Renovação e Seleção de Bolsas, destinado, preferencialmente, aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio matriculados no Colégio Sagrado Coração de Jesus no ano letivo de 2015 e, excepcionalmente, para alunos de outras instituições educacionais. CAPÍTULO I OBJETO A Bolsa de Estudo é um benefício concedido, na forma da lei, pelo CSCJ e consiste em isenção integral e, excepcionalmente parcial, dos valores das anuidades cobradas e terá vigência durante o ano letivo de CAPÍTULO II DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 A renovação e a concessão da Bolsa de Estudo de que trata este Edital é processada a partir da análise da Ficha de Avaliação Socioeconômica, da documentação comprobatória apresentada e dos requisitos fixados pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus. A ficha deverá ser devidamente preenchida, assinada e devolvida pelo responsável no prazo e local previstos neste Edital. 2.2 A Ficha de Avaliação Socioeconômica deverá ser preenchida com informações completas e verídicas, a qual deverá ser entregue juntamente com cópias dos documentos comprobatórios listados no anexo I deste edital. CAPÍTULO III DA INSCRIÇÃO 3.1 As Inscrições para o processo de renovação e concessão de bolsa de estudo de que trata este Edital serão efetuadas mediante os prazos e etapas constantes do cronograma abaixo: ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO BOLSA DE ESTUDO 2016 PERÍODO 1. Divulgação do Edital 19/10 a 24/10/ Solicitação de renovação da bolsa de estudo (alunos do CSCJ) 26/10 a 30/10/ Solicitação de concessão da bolsa de estudo (alunos novatos) 03/11 a 05/11/ Divulgação do resultado do processo seletivo 30/11/ A inscrição será realizada por meio da Ficha de Avaliação Socioeconômica, que estará disponível no site e deverá ser preenchida e entregue na sede do Colégio, pelos responsáveis legais do candidato no período estipulado no cronograma deste edital. 3.3 No ato da entrega da Ficha de Avaliação Socioeconômica devidamente preenchida deverão ser apresentadas as cópias dos documentos solicitados. (Anexo I)

2 3.4. A Ficha de Avaliação Socioeconômica e os documentos comprobatórios deverão ser entregues na sede do Colégio no horário de 07h30 às 11h e das 13h30 às 17h no período indicado no cronograma deste edital. CAPÍTULO IV DOS REQUISITOS BÁSICOS 4.1 A Bolsa de Estudo será concedida aos candidatos(as) que atenderem de forma plena aos seguintes requisitos: a. Solicitação do benefício pelo responsável legal; b. Preenchimento da Ficha de Avaliação Socioeconômica pelo responsável legal e comprovação da documentação dos dados declarados na referida ficha; c. Atendimento aos critérios necessários para acesso ao benefício da gratuidade total ou parcial: renda familiar 1 ; desempenho disciplinar e acadêmico (é condição para o aluno inscrito receber a bolsa de estudo a sua aprovação no ano letivo de 2015); existência de doenças crônicas no grupo familiar 2 que impactem diretamente no orçamento doméstico; outras vulnerabilidades sociais devidamente comprovadas e previstas na Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 Lei Orgânica da Assistência Social e legislações sociais correlatas. d. Submissão a uma avaliação escrita de Língua Portuguesa, Redação e Matemática para os alunos novatos no valor de 10(dez) pontos cada com data a ser divulgada, unicamente através do site, após o término do período de inscrições para novatos. 4.2 Os requisitos e critérios acima estabelecidos serão verificados mediante a análise de documentos comprobatórios específicos, pela realização de entrevista, visita domiciliar e demais procedimentos técnicos legais que se fizerem necessários. 4.3 As Bolsas de Estudo do Programa de Assistência Educacional serão concedidas por ordem de pontuação, de acordo com o estabelecido nos itens 4.1 e 4.2, até ser completado o número total de bolsas disponibilizadas pelo Colégio para o ano letivo de CAPÍTULO V DO PROCESSO DE SELEÇÃO 5.1 Pré-Seleção dos/as Candidatos/as: O Colégio Sagrado Coração de Jesus realizará uma pré-seleção dos(as) candidatos(as) que atendam aos requisitos e critérios de concessão das Bolsas de Estudo devidamente inscritos(as) em prazo definido neste Edital. 5.2 Entrevistas e Visitas domiciliares: Além da documentação exigida para o processo, o Assistente Social juntamente com a Comissão de Seleção realizará entrevistas e/ou visitas domiciliares, quando se fizerem necessárias. 5.3 Estudo dos Casos: 1 Segundo legislação vigente a renda familiar é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar residentes no mesmo endereço. A renda per capta é encontrada quando da divisão da renda familiar pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. 2 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE define família como um conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, residente na mesma unidade domiciliar, ou pessoa que mora só em uma unidade domiciliar..

3 Após a realização da pré-seleção, das entrevistas e/ou visitas domiciliares, havendo qualquer dúvida quanto à documentação e demais informações do candidato, será solicitada ao responsável a apresentação de outros dados que contribuam na decisão do caso. 5.4 Processo Final de Avaliação: A relação final dos alunos beneficiados com a assistência estudantil será expedida pela Comissão de Seleção Bolsa de Estudo Assistência Estudantil, que será composta por integrantes do quadro do Colégio Sagrado Coração de Jesus e acompanhada por um Assistente Social. 5.5 Divulgação dos Beneficiários/as Contemplados/as: A lista dos nomes dos candidatos contemplados com a bolsa de estudos para o ano letivo de 2016 será disponibilizada no site e nas recepções do Colégio. 5.6 Matrícula dos Beneficiários/as Contemplados/as: a) A matrícula dos alunos do CSCJ contemplados com a bolsa de estudos para o ano letivo de 2016 será realizada exclusivamente no período de 1º a 11 de dezembro de b) A matrícula dos alunos novatos contemplados com a bolsa de estudos para o ano letivo de 2016 será realizada exclusivamente no período de 14 a 18 de dezembro de c) Os alunos contemplados com a bolsa de estudo cuja matrícula não for efetivada nos períodos acima mencionado serão considerados desistentes da assistência estudantil. 5.7 Processo de Reavaliação e Manutenção da Bolsa: A Bolsa de Estudo será concedida ao candidato por um ano letivo. Findo esse ano, o requerente deverá participar do processo de reavaliação para concessão de nova Bolsa de Estudo. Capítulo VI DA CONCESSÃO 6.1 A concessão da Bolsa de Estudo restringe-se ao período letivo de 2016 e abrange as mensalidades do referido ano letivo. 6.2 A concessão da Bolsa de Estudo será formalizada mediante a assinatura de contrato entre o responsável legal e o Colégio. Capítulo VII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1 A omissão ou a prestação de informações falsas ou, ainda, a apresentação de documentação duvidosa, terá como consequência o cancelamento da Bolsa de Estudo, mesmo que o fato seja constatado no decorrer do ano letivo. 7.2 A inscrição do candidato implica na total aceitação das normas que regem o Processo Seletivo de Bolsa de Estudo presente neste Edital. 7.3 As Bolsas de Estudo serão concedidas até o limite da disponibilidade orçamentária destinada ao Programa de Assistência Educacional. 7.4 Será concedida uma única bolsa de estudo por grupo familiar.

4 7.5 As dúvidas ou esclarecimentos adicionais relativos a este Edital serão supridos e prestados pela Comissão de Seleção Bolsa de Estudo Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Bolsa de Estudo Este Edital entra em vigor nesta data. Porto Nacional, 19 de outubro de César Evangelista Fernandes Bressanin Diretor do Colégio Sagrado Coração de Jesus ANEXO I LISTA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - BOLSA DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 Os documentos deverão ser apresentados pelo solicitante juntamente com o formulário de avaliação socioeconômica preenchida. Cópia Reprográfica: Certidão de Nascimento do Aluno; (se novato) Identidade e CPF do Pai, Mãe ou Responsável; Comprovante de renda dos membros da família referentes à 10/2015. Contrato de locação e recibo, se o imóvel for alugado, e carnê de financiamento caso o imóvel seja financiado; Comprovante de Pensão e Aposentadoria; Em caso de problemas crônicos de saúde e/ou tratamento médico na família, apresentar Atestado/ laudo médico comprobatório 3 ; Cópia dos recibos de água, luz, telefone (referente a 10/2015). Boletim Escolar 1º, 2º e 3º bimestres/2015 (se novato). Comprovante de que a família do candidato está quite com o setor financeiro do CSCJ (mensalidade até o mês 10/2015 e material didático). Observações: 1) A ficha NÃO será recebida com a documentação incompleta, nem fora do prazo determinado no Edital 01/ ) Outros documentos poderão ser solicitados posteriormente. 3 Laudo médico e despesas com medicamentos, no caso de doenças graves na família conforme especificado na Portaria Interministerial MPAS/MS Nº de 23/08/2001;

5 ANEXO II FICHA SOCIOECONÔMICA - ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - BOLSA DE ESTUDO ANO LETIVO DADOS GERAIS DO ESTUDANTE Nome: Idade: Sexo: Endereço: Série/2015: Escola/2015: 2.DADOS DO GRUPO FAMILIAR - COMPONENTES DO GRUPO FAMILIAR, INCLUINDO O ESTUDANTE Obs: Grupo familiar significa grupo de pessoas relacionadas em linha reta ou colateral, que contribuam para a renda familiar ou usufruam dela, na condição de dependentes do responsável pelo grupo NOME IDADE PARENTESCO ESTADO CIVIL PROFISSÃO TOTAL DA RENDA FAMILIAR: RENDA MENSAL 3. DADOS DO RESPONSÁVEL Nome: Grau de Parentesco: Telefone: 4. INFORMAÇOES SÓCIO ECONÔMICAS 4.1. Local de trabalho: 4.2 O solicitante está desempregado? [ ] sim [ ] não 4.3 Há despesas com doença crônica no grupo familiar? [ ] sim [ ] não 4.4 Em caso afirmativo, qual é a doença? 4.5 Tipo de moradia do grupo familiar: [ ] própria [ ] alugada [ ] financiada [ ] cedida 4.6 Há outro membro do grupo familiar que estuda com bolsa? [ ] sim [ ] não 4.7 Há outro membro do grupo familiar que estuda sem bolsa? [ ] sim [ ] não 5. RELACIONE OUTROS BENS (AUTOMÓVEIS, IMÓVEIS, TÍTULOS) QUE POSSUI: BENS TIPO/MODELO/ ANO/LOCALIZAÇÃO

6 D E C L A R A Ç Ã O Declaro para todos os fins que as informações por mim prestadas, constantes nesta Ficha Socioeconômica, são verdadeiras e estou ciente que omitir ou dar declaração falsa é crime, e agindo desta forma, perderei a bolsa de estudo em qualquer período do ano letivo. Declaro, ainda, que estou ciente de que a Comissão de Seleção Bolsa de Estudo poderá além de exigir outros documentos, se necessário, fazer visita domiciliar, de acordo com as normas constantes no Edital. Porto Nacional, de de 201 Assinatura do(a) solicitante: 6. PARECER FINAL DA COMISSÃO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Porto Nacional, de de 201 Assinatura do Presidente da Comissão Colégio Sagrado Coração de Jesus

A Bolsa de Estudo não está condicionada a nenhuma forma de desembolso monetário ou assunção de compromissos de prestação de serviços.

A Bolsa de Estudo não está condicionada a nenhuma forma de desembolso monetário ou assunção de compromissos de prestação de serviços. EDITAL - 2010 A União Brasileira de Educação e Ensino UBEE e a União Norte Brasileira de Educação e Cultura - UNBEC mantenedoras dos Colégios e Faculdades Maristas, no uso de suas atribuições previstas

Leia mais

EDITAL-Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo-2016

EDITAL-Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Estudo-2016 A Santa Casa de Misericórdia do Recife, mantenedora do Educandário São Joaquim situado no Povoado Frei Caneca, S/N - Zona Rural Jaqueira/PE, no uso de suas atribuições previstas no Estatuto Social, em

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

Análise Social para redução de mensalidade 2015

Análise Social para redução de mensalidade 2015 Análise Social para redução de mensalidade 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Das disposições preliminares 1.1 As bolsas de estudo serão concedidas a alunos selecionados pela Comissão de Bolsas. 1.2 A seleção

Leia mais

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015. INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.087/0001-65 Quadra 110 Norte Alameda 21 Lote 33 Fone: (63) 3215-9200 Fax: (63)

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE ESTUDO 2014

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE ESTUDO 2014 Bolsa de Estudos O Colégio Passionista São Paulo da Cruz oferece Bolsas de Estudos para seus educandos em todos os níveis de escolaridade, da Educação Infantil ao Ensino Médio. As Bolsas são integrais

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL Nº 001/2015

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL Nº 001/2015 EDITAL Nº 001/2015 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX, torna público o presente Edital que define o Processo de Seleção

Leia mais

EDITAL Nº 39 DE 25 DE AGOSTO DE 2015 AUXÍLIO MORADIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE

EDITAL Nº 39 DE 25 DE AGOSTO DE 2015 AUXÍLIO MORADIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim EDITAL Nº 39 DE 25 DE AGOSTO DE 2015 AUXÍLIO

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus CAMPO MAIOR, por meio do Serviço

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO PASTOR DOHMS E DA FACULDADE DE TECNOLOGIA PASTOR DOHMS

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO PASTOR DOHMS E DA FACULDADE DE TECNOLOGIA PASTOR DOHMS REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO PASTOR DOHMS E DA FACULDADE DE TECNOLOGIA PASTOR DOHMS CAPÍTULO I DO OBJETIVO 1º - O Programa de Bolsas de Estudo faz parte das atividades

Leia mais

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA Processo nº... / 2016 (para uso do Colégio)

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA Processo nº... / 2016 (para uso do Colégio) FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA Processo nº... / 2016 (para uso do Colégio) PREZADO(A) RESPONSÁVEL, Esclarecemos que este Formulário somente será avaliado com todas as informações preenchidas

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Edital n 001/2015, de 1º de junho de 2015

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Edital n 001/2015, de 1º de junho de 2015 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - CAMPUS CANINDÉ PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Edital n 001/2015, de 1º de

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus Paulistana, por meio da Diretoria/Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2011 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS

EDITAL Nº. 001/2011 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS 1. ABERTURA EDITAL Nº. 001/2011 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS 1.1 O Diretor Geral do Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,

Leia mais

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015. INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.087/0001-65 UNIDADE EXECUTORA Quadra 110 Norte Alameda 21 Lote 33 Fone: (63) 3215-9200

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL

EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado do Amazonas, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 1. ABERTURA O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN A CISNE Faculdade de Quixadá e a CISNE Faculdade Tecnológica de Quixadá informam a abertura do Edital da Bolsa Social Dom Adélio Tomasin para todos os cursos de graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 10/2013 BOLSA DE ESTUDO

PROCESSO SELETIVO 10/2013 BOLSA DE ESTUDO PROCESSO SELETIVO 10/2013 BOLSA DE ESTUDO 1.0 - O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas torna público para conhecimento dos interessados, que estarão abertas, no período de 25 de março

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus Cocal, por meio do Serviço Social,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 03/2015

Leia mais

EDITAL Nº 001/COR - 2016 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS

EDITAL Nº 001/COR - 2016 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS EDITAL Nº 001/COR - 2016 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS CÍRCULO OPERÁRIO RIOGRANDINO, Associação filantrópica, reconhecida de utilidade pública, com sede em Rio Grande, RS, `a Rua Dr. Augusto Duprat

Leia mais

INFORMATIVO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016

INFORMATIVO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 INFORMATIVO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 Este formulário destina-se ao estudo socioeconômico familiar, para avaliar o processo de concessão de Bolsas Sociais para o ano letivo de 2016, visando atender os

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2014

EDITAL Nº 001 / 2014 1 EDITAL Nº 001 / 2014 O CONSELHO DELIBERATIVO DO IDEAU, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, resolve tornar público os critérios de inscrição e seleção para obtenção de bolsa estudantil

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

EDITAL Nº 094/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL

EDITAL Nº 094/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EDITAL Nº 094/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES QUALIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSAS DE ESTUDO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSAS DE ESTUDO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSAS DE ESTUDO O Colégio Cristo Rei no uso de suas atribuições estatutárias com base no que dispõe o seu Regimento Interno, torna público os critérios de inscrição

Leia mais

EDITAL Nº 001/CNSA - 2015 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS

EDITAL Nº 001/CNSA - 2015 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS EDITAL Nº 001/CNSA - 2015 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS O Colégio Nossa Senhora do Amparo, inscrito no CNPJ 28.683.811/0001-53, respeitando o que rege a Lei 12.101/09 seção III a e b, art 14 1º e

Leia mais

D O N D O M Ê N I C O

D O N D O M Ê N I C O FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO. REGULAMENTO PARA CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS 2014-1 Art. 1º - Fica instituído o Regulamento para concessão de bolsas de estudo aos alunos da Don

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 07/2014

RESOLUÇÃO N. 07/2014 RESOLUÇÃO N. 07/2014 Estabelece regras para o Programa de Assistência Educacional em Cursos de Graduação, da Faculdade Palotina. Art. 1º. O Programa de Assistência Educacional da Faculdade Palotina, será

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA DOS PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS PARA SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADES EDUCACIONAIS INTEGRAIS/PARCIAIS 2012

CIRCULAR INFORMATIVA DOS PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS PARA SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADES EDUCACIONAIS INTEGRAIS/PARCIAIS 2012 INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Colégio Cor Jesu Endereço SGAS, 615. Bloco G Asa Sul, Brasília /DF Fone: (61) 2105-6800 Fax (61) 2105-6843 E-mail: colegio@corjesu.org.br CNPJ 61.015.087/0020-28

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DA FURG 1 -DA ISENÇÃO DE TAXA O Programa

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2015 Isenção/Redução de Taxa de Inscrição

CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2015 Isenção/Redução de Taxa de Inscrição CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2015 Isenção/Redução de Taxa de Inscrição Informe nº 02/2015 16/06/2014 Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2015 O Vice-Reitor,

Leia mais

EDITAL n.º 01 / 2015 INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS EDUCACIONAIS PARA 2016

EDITAL n.º 01 / 2015 INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS EDUCACIONAIS PARA 2016 EDITAL n.º 01 / 2015 INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS EDUCACIONAIS PARA 2016 O COLÉGIO SÃO BENTO, situado à Rua Santo Antônio, 247 Centro, em Criciúma SC, torna Público, para conhecimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 10/2015 BOLSA DE ESTUDO

PROCESSO SELETIVO 10/2015 BOLSA DE ESTUDO PROCESSO SELETIVO 10/2015 BOLSA DE ESTUDO 1.0 - O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas torna público para conhecimento dos interessados, que estarão abertas, no período de 25 de março

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE MODALIDADE DE BOLSAS: CURSOS BÁSICO E INTERMEDIÁRIO NA MODALIDADE REGULAR ART 1º - DAS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 09/2015 BOLSA DE ESTUDO

PROCESSO SELETIVO 09/2015 BOLSA DE ESTUDO PROCESSO SELETIVO 09/2015 BOLSA DE ESTUDO 1.0 - O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas torna público para conhecimento dos interessados, que estarão abertas, no período de 25 de março

Leia mais

EDITAL Nº 05/2013 2 DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, DO AUXÍLIO MORADIA E DO AUXÍLIO-TRANSPORTE.

EDITAL Nº 05/2013 2 DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, DO AUXÍLIO MORADIA E DO AUXÍLIO-TRANSPORTE. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 05/2013

Leia mais

PROGRAMA MURIALDO DE BOLSAS DE ESTUDO

PROGRAMA MURIALDO DE BOLSAS DE ESTUDO PROGRAMA MURIALDO DE BOLSAS DE ESTUDO EDITAL DE BOLSA INTEGRAL E PARCIAL PARA 2014/2 O Instituto Leonardo Murialdo Faculdade Murialdo (FAMUR), no uso de suas atribuições estatutárias e atendendo ao disposto

Leia mais

ANEXO I. FICHA DE INSCRIÇÃO - Processo Seletivo para Renovação da Bolsa Universitária para o ano de 2014

ANEXO I. FICHA DE INSCRIÇÃO - Processo Seletivo para Renovação da Bolsa Universitária para o ano de 2014 ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO - Processo Seletivo para Renovação da Bolsa Universitária para o ano de 2014 Nome do Estudante: Data do Nascimento: Curso: Matrícula: CPF: RG: Filiação: Mãe: Pai: Órgão Expedidor:

Leia mais

Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências 2015

Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências 2015 CURSO SEMIPRESENCIAL Informe nº 01/2015 11.07.2014 Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências 2015 Vestibular para o Curso de Licenciatura em Ciências - Modalidade EaD (semipresencial) - 2015, oferecido

Leia mais

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL QP Nº 01.2016 O diretor da SIC-Escola Profissionalizante Santo Agostinho, Clovis Oliveira, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público, e estabelece

Leia mais

EDITAL - BOLSA DE ESTUDO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

EDITAL - BOLSA DE ESTUDO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR EDITAL - BOLSA DE ESTUDO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Inscrições disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Joinville Entrega de formulário preenchido e documentação exigida: Servidores Lotados nas demais

Leia mais

Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG EDITAL 01/2015 PCG/SESC/PA

Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG EDITAL 01/2015 PCG/SESC/PA EDITAL 01/2015 PCG/SESC/PA O(a) Diretor(a) do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado do Pará, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo seletivo

Leia mais

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TESTE DE CLASSIFICAÇÃO 2012 DO IFRS - Campus Rio Grande ISENÇÃO DE TAXA

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TESTE DE CLASSIFICAÇÃO 2012 DO IFRS - Campus Rio Grande ISENÇÃO DE TAXA EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TESTE DE CLASSIFICAÇÃO 2012 DO IFRS - Campus Rio Grande ISENÇÃO DE TAXA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DE 25% PARA ALUNOS DO 1º ANO/2010

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DE 25% PARA ALUNOS DO 1º ANO/2010 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DE 25% PARA ALUNOS DO 1º ANO/2010 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO 1º ANO/2010 E D I T A L O presente Edital regulamenta a concessão

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNIT ÁRIOS E ESTUD ANTIS CAMPUS SOROCABA CONCESSÃO DE BOLSA MORADIA EM ESPÉCIE

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNIT ÁRIOS E ESTUD ANTIS CAMPUS SOROCABA CONCESSÃO DE BOLSA MORADIA EM ESPÉCIE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNIT ÁRIOS E ESTUD ANTIS CAMPUS SOROCABA EDITAL Nº 6/2015, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015. CONCESSÃO DE BOLSA MORADIA EM ESPÉCIE A P RÓ- REI T O RI A DE AS S UNTO S CO M UNI T ÁRIO

Leia mais

EDITAL DE VAGAS. A diretora do Instituto Canção Nova, no uso de suas atribuições legais e regimentais, baixa o seguinte: EDITAL

EDITAL DE VAGAS. A diretora do Instituto Canção Nova, no uso de suas atribuições legais e regimentais, baixa o seguinte: EDITAL EDITAL DE VAGAS A diretora do Instituto Canção Nova, no uso de suas atribuições legais e regimentais, baixa o seguinte: EDITAL Para determinar os procedimentos necessários para pleitear vaga(s) para a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZON AS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITARIOS DEPARTAMANTO DE APOIO AO ESTUDANTE PROGRAMA BOLSA TRABLHO EDITAL Nº 001/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZON AS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITARIOS DEPARTAMANTO DE APOIO AO ESTUDANTE PROGRAMA BOLSA TRABLHO EDITAL Nº 001/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZON AS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITARIOS DEPARTAMANTO DE APOIO AO ESTUDANTE PROGRAMA BOLSA TRABLHO EDITAL Nº 001/2013 A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 005/2015 EDITAL DE REMATRÍCULAS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 005/2015 EDITAL DE REMATRÍCULAS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE - PCG EDITAL 005/2015 EDITAL DE REMATRÍCULAS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio / Sesc Administração

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 BOLSA DE ESTUDO INSTITUCIONAL

EDITAL Nº 001/2015 BOLSA DE ESTUDO INSTITUCIONAL EDITAL Nº 001/2015 BOLSA DE ESTUDO INSTITUCIONAL A Fundação Educacional de Barretos FEB, faz saber aos interessados que, de acordo com a legislação vigente e com o Programa de Bolsa de Estudo da FEB e

Leia mais

EDITAL FEMC N 01/2012

EDITAL FEMC N 01/2012 EDITAL FEMC N 01/2012 REGULAMENTA O PROCESSO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA AS UNIDADES DE ENSINO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS O Presidente do Conselho de Administração da Fundação Educacional

Leia mais

Aprovado pela Resolução nº. 022/2011 do Conselho Superior/IFMA EDITAL N 89 / 2014

Aprovado pela Resolução nº. 022/2011 do Conselho Superior/IFMA EDITAL N 89 / 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO AO ENSINO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO SELEÇÃO PARA O PROJETO AUXÍLIO TRANPORTE/2014.2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROCESSO SELETIVO 2007/2 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROCESSO SELETIVO 2007/2 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROCESSO SELETIVO 2007/2 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO Caro candidato, Leia atentamente, responda cuidadosamente a todas as perguntas deste formulário e apresente

Leia mais

Edital de Assistência Estudantil Nº 004/2011

Edital de Assistência Estudantil Nº 004/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENADORIA DE INCLUSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS Edital de Assistência Estudantil Nº 004/2011 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora CNPJ: 56.012.131/0001-43

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora CNPJ: 56.012.131/0001-43 Edital 2016 PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO E/OU CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO 1. DO PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO / 2016 1.1 O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora,, por seu representante legal, no uso de

Leia mais

EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2015

EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2015 EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2015 A Diretoria de Colégios da ABEU Colégios, no uso de suas atribuições, torna público o Edital para o Processo de Concessão de Bolsas Sociais destinadas a estudantes regularmente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS- PROAC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS- PROAC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS- PROAC EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL PERMANÊNCIA DA UFERSA- CAMPUS MOSSORÓ

Leia mais

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015 PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015 O Coordenador de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Avançado Cabedelo Centro, no uso de suas

Leia mais

EDITAL COPEPS Nº 25/2014

EDITAL COPEPS Nº 25/2014 EDITAL COPEPS Nº 25/2014 Retifica Edital COPEPS Nº 23/2014 que dispõe sobre a comprovação da condição de beneficiário das vagas reservadas, conforme as modalidades de concorrência, referente ao Processo

Leia mais

Edital de Processo Seletivo para Concessão de Bolsas de Estudo Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Edital de Processo Seletivo para Concessão de Bolsas de Estudo Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ENTIDADE EDUCACIONAL E FILANTRÓPICA Pioneira na Educação em Período Integral CNPJ: 84.697.341/0001-58 Joinville/SC Rua São Paulo, 1000/ Bucarein CEP 89 202-200 Fone/Fax: (47)3455-3457 / 3455-3132 / 3029-3132

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS FILANTRÓPICA INTEGRAL E PARCIAL-2013

EDITAL Nº 01/2012 CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS FILANTRÓPICA INTEGRAL E PARCIAL-2013 INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Colégio Cor Jesu Endereço SGAS, 615. Bloco G Asa Sul, Brasília /DF Fone: (61) 2105-6800 Fax (61) 2105-6843 E-mail: colegio@corjesu.org.br CNPJ 61.015.087/0020-28

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DO PROGRAMA DE BOLSAS... 1 CAPÍTULO II... 1 DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 CAPÍTULO III...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E ACESSO - COSEA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E ACESSO - COSEA PROCESSO SELETIVO DISCENTE CONCURSO VESTIBULAR 2008 EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO nº 12/2007 A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) faz saber, por meio do presente Edital,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL EDITAL DE SELEÇÃO PARA BENEFÍCIÁRIOS DE BOLSA DE ESTUDO DO COLÉGIO AGRÍCOLA CEDUP VIDAL RAMOS 2014. N.º 002/2014 O Prefeito

Leia mais

EDITAL 02/ 2015 - PCG/Sesc/RN

EDITAL 02/ 2015 - PCG/Sesc/RN EDITAL 02/ 2015 - PCG/Sesc/RN O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/Sesc Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO CAMPUS ALCÂNTARA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

Sumário PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO SOCIAL... 2 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS... 2

Sumário PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO SOCIAL... 2 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS... 2 Sumário PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO SOCIAL... 2 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS... 2 PLANO DE ATENDIMENTO AO ALUNO BOLSITA 2014 BOLSA DE ESTUDO... 2 Capítulo I DA NATUREZA... 2 Capítulo

Leia mais

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital. EDITAL 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG O SERVIÇO

Leia mais

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE CAP -2016. Edital 1

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE CAP -2016. Edital 1 Edital 1 Seleção de Bolsa de Estudos conforme Lei Federal n.º 12.101, de 27 de Novembro de 2009 O Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni, mantido pelo Centro Educacional de Realengo, no uso de suas competências

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA SERVIÇO DE BEM-ESTAR À COMUNIDADE COORDENADORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS INSTRUÇÃO DE SERVIÇO CONJUNTA SEBEC/COPS/PROAF Nº 001/2015 ISENÇÃO OU DESCONTO NO PAGAMENTO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL EDITAL INTERNO Nº01/2015/DG - IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS A Direção Geral

Leia mais

EDITAL Nº 019/2015 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2015/2

EDITAL Nº 019/2015 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2015/2 EDITAL Nº 019/2015 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2015/2 Dispõe sobre os Auxílios Permanência pertencentes à Política de Assistência Estudantil do IF Goiano O DIRETOR EM IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS O Diretor do Colégio Santo Agostinho - Leblon, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público este Edital e estabelece as normas regentes para o Processo

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2013 EDITAL Nº 063/2013 ESTABELECE NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

PORTARIA FDA Nº 003/2014 APROVA REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO DO COLÉGIO DOM AGUIRRE CDA 2015

PORTARIA FDA Nº 003/2014 APROVA REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO DO COLÉGIO DOM AGUIRRE CDA 2015 PORTARIA FDA Nº 003/2014 APROVA REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO DO COLÉGIO DOM AGUIRRE CDA 2015 O Secretário Executivo da Fundação Dom Aguirre, Professor Doutor Rogério Augusto Profeta, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2014.2 Chamada para seleção de estudantes de graduação, candidatos

Leia mais

Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.br

Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.br Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.br EDITAL nº 001/2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ESTUDOS O Pe. Eduardo

Leia mais

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS MONTEIRO PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL

Leia mais

ANEXO II Programa Mais Professores FUSVE-USS 2016 Documentos Necessários para Requerimento de Bolsa de Estudos

ANEXO II Programa Mais Professores FUSVE-USS 2016 Documentos Necessários para Requerimento de Bolsa de Estudos ANEXO II Programa Mais Professores FUSVE-USS 2016 Documentos Necessários para Requerimento de Bolsa de Estudos Os estudantes ou responsáveis legais obrigam-se a efetuar a entrega dos seguintes documentos

Leia mais

IMA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

IMA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA IMA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2016 Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e suas alterações Lei 12.868 de 15/10/2013 O Instituto Maria Auxiliadora,

Leia mais

1.3 Em nenhuma hipótese a Bolsa de Estudos será convertida em dinheiro para o aluno e/ou seu responsável financeiro.

1.3 Em nenhuma hipótese a Bolsa de Estudos será convertida em dinheiro para o aluno e/ou seu responsável financeiro. EDITAL Nº 03, de 17 de dezembro de 2014 A DIRETORA do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Interno da instituição, e em conformidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 18-2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 18-2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 18-2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO POR COTAS SOCIAIS (até 1,5 salário per capita) Curso de Licenciatura em Letras Espanhol (Modalidade à distância) - Chamada Oral A

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. Edital 01/2014/COMISA A Prefeitura Municipal de Aracati e a Secretaria Municipal de Educação de Aracati, por meio da

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2012/UMESP (METODISTA) EDITAL PPGE PIBID 2012/UMESP 07/2012

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2012/UMESP (METODISTA) EDITAL PPGE PIBID 2012/UMESP 07/2012 Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Pró Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2012/UMESP (METODISTA) EDITAL PPGE PIBID 2012/UMESP 07/2012 Abertura de

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2012. (Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010)

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2012. (Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010) EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2012 (Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e o Decreto 7237/2010) A Associação Beneficente e Educacional de 1858 é uma instituição que atua na educação

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-2012-UMESP (METODISTA)

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-2012-UMESP (METODISTA) UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-2012-UMESP (METODISTA) EDITAL 01/2013

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM S OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso de suas

Leia mais

BOLSA DE ESTUDOS 2016

BOLSA DE ESTUDOS 2016 INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS AV. VISCONDE DE GUARAPUAVA, 4747 BATEL CURITIBA/PR CNPJ: 76.570.084/0001-60 BOLSA DE ESTUDOS 2016 I INFORMAÇÕES GERAIS a) A bolsa de estudo é benefício

Leia mais

O Responsável pelo candidato será notificado por e-mail, assim que a Instituição confirmar o recebimento da taxa.

O Responsável pelo candidato será notificado por e-mail, assim que a Instituição confirmar o recebimento da taxa. PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COM IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO E FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO PARA O ANO LETIVO DE 2016 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO

Leia mais

ARTIGO 171- Bolsa Estudo

ARTIGO 171- Bolsa Estudo E D I T A L Nº. 001/2010 ARTIGO 171- Bolsa Estudo Estabelece normas e critérios do processo seletivo aos alunos desta IES para bolsas de estudo concedidas pelo Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção

Leia mais

EDITAL Referente a Concessão de Bolsa Filantrópica ano letivo 2016. 3.1. Colégios Americanos de Guarapari, Vila Velha, Vitória e Serra:

EDITAL Referente a Concessão de Bolsa Filantrópica ano letivo 2016. 3.1. Colégios Americanos de Guarapari, Vila Velha, Vitória e Serra: EDITAL Referente a Concessão de Bolsa Filantrópica ano letivo 2016 Edital de seleção bolsa de estudos para o Ensino Infantil, Médio e Fundamental com recursos decorrentes da condição de Entidade Filantrópica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SANTA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS SANTA EDITAL Nº 03 de 10 de março de 2015 O Diretor-Geral do Campus de Santa Teresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09/2011 CAD/UENP

RESOLUÇÃO Nº 09/2011 CAD/UENP RESOLUÇÃO Nº 09/2011 CAD/UENP Súmula: Estabelece critérios para a concessão de isenção ou desconto no preço público da inscrição no Processo Seletivo de Inverno. CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer

Leia mais

Edital nº 006/2014 PROAE

Edital nº 006/2014 PROAE Edital nº 006/2014 PROAE A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Regional do Cariri URCA, de acordo com as atribuições que lhe confere o Regimento Geral e, com base no Provimento nº 31/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015 Seleção Pública de bolsistas do Programa de Apoio ao Ingressante PAI para

Leia mais