DITADURA MILITAR BRASIL PROFESSOR: LEONARDO COSTA HISTÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DITADURA MILITAR BRASIL PROFESSOR: LEONARDO COSTA HISTÓRIA"

Transcrição

1 DITADURA MILITAR BRASIL PROFESSOR: LEONARDO COSTA HISTÓRIA

2 Ditadura no Brasil: Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

3 Conceito - Ditadura Regimes de governo não-democráticos ou antidemocráticos, isto é, aqueles onde não há participação popular, ou onde isso ocorre de maneira muito restrita.

4 A montagem da Ditadura Os militares optaram pelo alinhamento ao bloco ocidental (EUA) os estadunidenses prontamente reconheceram o governo militar logo após o golpe. João Goulart que foi deposto pelos militares não teve reação nem força para lutar contra os militares que assumiram o poder. Refugiou-se no Uruguai até os últimos momentos de sua vida em 1976.

5 Ditadura Militar Ranieri Mazzili assume o poder após o GOLPE; Formação de uma JUNTA MILITAR; Brigadeiro Francisco de Assis de Correia e Melo AERONÁUTICA. Augusto Rademaker Marinha Artur da Costa e Silva Exército (homem forte da Junta) era tido como linha dura Perseguição aos SUBVERSIVOS

6 PERSEGUIÇÃO NO ÍNICIO

7 Pânico nas ruas

8 Início da Ditadura Militar

9

10 Atos Institucionais Conjunto de normas superiores, baixadas pelo governo, que se sobrepunham até mesmo à Constituição Federal.

11 Governo de Castelo Branco A posse de Castello Branco ocorreu em 15 de abril de 1964 e ele governou o Brasil até março de Seu vice era o Deputado do PSD José Maria Alkmin. Governo caracterizado pelos AI S: Atos Institucionais. AI-1: Nomeação do Presidente Castelo Branco e direito de suspensão política de qualquer cidadão por até 10 anos.

12 Perseguição aos opositores

13 Ditadura Militar OBS: O governo Castello Branco cassou 224 mandatos populares, entre eles 10 governadores, cifra só superada no período Costa e Silva/Junta Militar, que cassou 349 mandatos mas nenhum de Governador e muito superior aos governos Médici e Geisel, que cassaram 10 e 12 mandatos populares respectivamente.

14 Ato Institucional 2 (AI-2) Eleições Indiretas para o cargo de Presidente e extinção de todos os partidos políticos. Criação de apenas dois ARENA Aliança Renovadora Nacional; Governo MDB: Movimento Democrático Brasileiro; Oposição. (Criado para fazer oposição dentro dos limites considerados aceitáveis )

15 Ato Institucional n 2

16 Ato Institucional n 2

17 Partidos Extintos pelo AI-2

18 Ato Institucional 3 (AI-3) Estabeleceu eleições indiretas para governadores e prefeitos das capitais. A partir de então, os governadores, indicados pelo presidente, seriam submetidos à aprovação das Assembléias Legislativas e os prefeitos seriam indicados pelos governadores.

19 Ato Institucional 4 (AI-4) O governo adquiriu poderes para produzir uma nova constituição. Foi elaborada então a Constituição de 1967, que tinha como objetivo fortalecer o poder executivo e enfraquecer o Legislativo e o Judiciário.

20 Presidentes Militares Médici Geisel Costa e Silva Figueiredo Castello Branco

21 Divisão entre os Militares SORBONNE: oriundos da ESG (Escola Superior de Guerra 1948), intelectuais, veteranos da 2ª Guerra, próximos da UDN, alinhados ideologicamente com os EUA, anticomunistas, partidários de um poder executivo forte e soluções econômicas técnicas. LINHA DURA: também anticomunistas, sem ligações diretas com os EUA, nacionalistas, avessos a políticos e a qualquer tipo de democracia.

22 Governo Castelo Branco ( ) -Repressão aos movimentos sociais Sindicatos foram fechados e a sede da União Nacional de Estudantes foi invadida. - Em 60 dias mais de 300 pessoas tiveram seus mandatos cassados e o direito político suspenso, entre eles: Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. -Foi elaborado o PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo).

23 PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) Combate à inflação; Corte de gastos; Aumento de tarifas e impostos. Fim da Lei da Estabilidade; Criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); Aumento salarial (1X ao ano) abaixo da inflação; Restrição de crédito; Arrocho salarial, recessão e desemprego.

24 Aspectos relevantes do governo Castelo Branco Criação da LSN Lei de Segurança Nacional. Criação do FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Criação do SNI Serviço Nacional de Informação. OBS: Castelo Branco morreu em um acidente áereo. Tese da CONSPIRAÇÃO.

25 Governo Costa e Silva ( ) - Aumentaram as manifestações públicas contrárias à ditadura; - No Rio de Janeiro, e, 1968, mais de 100 mil pessoas saíram às ruas protestando contra o assassinato de um estudante pela polícia.

26 Costa e Silva Linha Dura

27 Manifestações Populares Reunião de sindicato Manifestação estudantil Atritos entre estudantes da USP (oposição aos militares) e MACKENZIE (conservadores e anti-comunistas)

28 Enterro do Edson Luís

29 Passeata dos 100 mil Passeata contra a morte do estudante Edson Luis, 17 anos, assassinado por militares.

30 Ato Institucional AI - 5 Redigido em 13 de dezembro de 1968 pelo então Ministro da Justiça, Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor durante o governo do presidente Artur da Costa e Silva como represália ao discurso do deputado Márcio Moreira Alves na Câmara dos Deputados.

31 Características: AI 5 Suspendia a garantia de habeas corpus nos casos de crimes políticos ou que afetassem a segurança nacional e a ordem econômica e/ou social; Proibição de frequentar determinados lugares; Proibição de atividades ou manifestação sobre assuntos de natureza política; Durante a vigência do AI-5, também recrudesceu a censura, que estendeu-se à imprensa, à música, ao teatro e ao cinema.

32 EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1. O ano de 1968 foi crucial. O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta repressão do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar reagiu, decretando: a.( ) A deposição do Presidente João Goulart, cujo modelo populista de governo dava sinais de esgotamento. b.( ) O Ato Institucional nº 5, que conferia ao Presidente Costa e Silva poderes totais para reprimir as oposições. c.( ) A abertura Democrática, lenta e gradual, que reconduzia o país à democratização. d.( ) A Anistia, que embora não fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados políticos. e.( ) A solução parlamentarista, que possibilitou controlar a grave crise institucional em que vivia o país.

33 3. Explique os atos institucionais criados no governo de Castelo Branco. 4. Qual era o objetivo da criação do Triunvirato? Quem eram seus participantes? 5. Qual era o objetivo de Castelo Branco ao criar a SNI? 6. Qual foi o estopim para a criação do AI-5?

34 Governo Emílio Garrastazu Médici ( ) - Período conhecido como anos de chumbo ; - Direitos fundamentais foram suspensos. Qualquer um que se opusesse ao governo poderia ser preso. - Foi marcado por um período de desenvolvimento econômico que a propaganda oficial chamou de milagre brasileiro.

35 O Milagre econômico - A economia cresceu a altas taxas anuais, com base no crescimento da produção industrial; - Utilização de empréstimo de capital estrangeiro; - Rígida política de arrocho salarial;

36 O Milagre econômico O milagre durou pouco... - A economia brasileira sentiu impacto das transformações externas; - Aumento da inflação e da dívida externa.

37 O Milagre econômico Aumento da dívida externa Aumento da inflação

38 O Milagre econômico

39 Obras Faraônicas

40 Ufanismo - Utilizou a televisão para propaganda. - Divulgação de uma imagem de um governo sério e competente e de um país próspero e pacífico.

41 Ufanismo demasiado

42 Apoio de grandes empresas e da imprensa Ufanismo

43 Copa de 1970 Valorização de conquistas esportivas: futebol e automobilismo (associação de vitórias com o sucesso do governo). SELEÇÃO TRICAMPEÃ MUNDIAL (1970) Carlos Alberto, Presidente Médici e Zagallo

44 Copa de 1970 Ufanismo A comemoração de Pelé e Jairzinho, saudados por milhares de torcedores no Estádio Asteca, na cidade do México, foi utilizada politicamente pelo governo militar para evitar que levantes populares se articulassem contra as arbitrariedades e a falta de democracia vigentes no Brasil.

45 ANOS DE CHUMBO Suspensão das liberdades individuais (de expressão, de imprensa...)

46 ANOS DE CHUMBO Grupos de esquerda O PCB resistência no interior do MDB e dos sindicatos. O PC do B iniciou uma campanha de guerrilhas rurais, com escasso apoio camponês. Entre 1968 e 1974, a ALN (Aliança Nacional Libertadora); a VAR (Vanguarda Armada Revolucionária), o MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de outubro) e a Ação Popular promoveram a guerrilha urbana.

47 ANOS DE CHUMBO caso seqüestro do embaixador Em setembro de 1969, a ALN e o MR-8 seqüestram o embaixador americano Charles Elbrick. Em troca da libertação do embaixador, os militantes divulgam um manifesto revolucionário na imprensa e libertam 15 prisioneiros políticos, entre eles, Zé Dirceu.

48 Presos libertados

49 Combate a grupos políticos de diversas tendências políticas: liberais, socialistas e comunistas: aumento da repressão. ANOS DE CHUMBO

50 ANOS DE CHUMBO - TORTURA - Mais de 100 tipos de tortura foram utilizados durante o período da ditadura (choques, afogamentos, queimaduras, espancamento...) - Durante o governo militar, mais de 280 pessoas foram mortas - muitas sob tortura. - Em 1979, o Congresso aprovou a Lei da Anistia, que determinou que todos os envolvidos em crimes políticos - incluindo os torturadores - fossem perdoados pela Justiça Pau de arara

51 ANOS DE CHUMBO Desaparecidos Ainda hoje existem cerca de 140 desaparecidos políticos do período militar

52 Governo Ernesto Geisel - -Geisel integrava um grupo de oficiais militares favoráveis à devolução gradual do poder aos civis; -Diminuiu a severa ação da censura sobre os meios de comunicação; - Em 1974, autorizou as eleições livres para senador, deputados e vereadores; -Recuou em 1976, temendo o avanço das forças opositoras -Em outubro de 1978 extinguiu o AI-5 e os demais atos institucionais. -Lei FALCÃO. ( )

53 Governo Geisel caso Herzog A morte do jornalista Vladimir Herzog, nos porões do DOI-CODI, provocou indignação e fez com que Geisel apressasse a mudança na imagem da ditadura.

54 Pacotes de Abril Eleição indireta para os governadores de estado. Aumento do mandato presidencial (de 5 para 6 anos). As decisões no Congresso passaram a depender apenas de maioria simples. Um terço das cadeiras do Senado passaram a ser concedidas aos Senadores Biônicos. Governo Geisel início da abertura política

55 Governo João Figueiredo - Atentado no Rio Centro. - Aumentou as pressões sociais. - Conclusão do processo de abertura política. - Lei da Anistia. - Diretas Já. - Morte de Tancredo Neves. ( )

56 Atentado Rio Centro

57 Atentado Rio Centro

58 Processo de Redemocratização - Anistia aos que foram punidos pela ditadura militar; Lei da Anistia - Fim do bipartidarismo forma criados novos partidos para disputar as eleições seguintes. (PDS, PMDB, PT, PDT, PTB) - Foram restabelecidas eleições diretas para governadores de estado.

59 Movimento Diretas já Em Março de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira PMDB, apresentou à Câmara - Emenda Constitucional - que restabelecia as eleições diretas para a presidência. Oito meses depois o PT organizou o primeiro comício com 10 mil pessoas, foi o inícios dos gigantescos comícios pelo país. Em abril de 1984, foi negada a EMENDA, por diferença de 22 votos. Eleições indiretas em 1985;

60 Lei da Anistia

61 Movimento Diretas Já

62 Lideranças políticas

63 Processo de Redemocratização Transição democrática: Paulo Maluf (PDS) X Tancredo Neves (PMDB) 15 de janeiro de 1985: Tancredo e Sarney são eleitos depois de 21 anos de governos militares. Na data da posse, 15 de março, Tancredo é internado Sarney assume. 21 de abril: morre Tancredo. Começava a conturbada NOVA REPÚBLICA.

64 Eleições de 1985

65 Eleições de 1885

66 Sugestão de filmes

67 Amanhã vai ser outro dia

68 Cartuns sobre o período

69 Cartuns sobre o período

70 Cartuns sobre o período

71 Cartuns sobre o período

DITADURA CIVIL MILITAR ( )

DITADURA CIVIL MILITAR ( ) DITADURA CIVIL MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações.

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. REGIME MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura Crise política:

Leia mais

DITADURA MILITAR ( ) PARTE I. Prof. Cristiano Campos

DITADURA MILITAR ( ) PARTE I. Prof. Cristiano Campos DITADURA MILITAR (1964-1985) PARTE I Prof. Cristiano Campos Como os militares construíram o regime autoritário? ATOS INSTITUCIONAIS + REPRESSÃO Como os militares construíram o regime ATOS INSTITUCIONAIS

Leia mais

XXII. A República dos Generais I

XXII. A República dos Generais I XXII. A República dos Generais I Castelo Branco (04/64-03/67) Nova Ordem ; Conselho de Segurança Nacional. Serviço Nacional de Informações - SNI; Banco Nacional da Habitação - BHN; Instituto Nacional de

Leia mais

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização HISTÓRIA aula Regime Militar II e Redemocratização Governo Médici (1969-1974) Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes rodovias (Cuiabá-Santarém e Transamazônica) Ampliação do mar territorial

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

REPÚBLICA MILITAR BRASILEIRA ( )

REPÚBLICA MILITAR BRASILEIRA ( ) Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular REPÚBLICA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) Livro 7 / móds. 24, 25 e 26 Extensivo Mega 1964: REVOLUÇÃO OU GOLPE? Para estes, Revolução: UDN, setores do PSD, camadas médias

Leia mais

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ]

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 2 Período Democrático (1945-1964) De 1945 à 1964 Brasil Liberal Apenas dois presidentes conseguiram terminar o seu mandato (Dutra e JK); um

Leia mais

Brasil: os anos mais repressivos do

Brasil: os anos mais repressivos do Brasil: os anos mais repressivos do regime militar Ago/69: Costa e Silva adoece e é afastado. Vice Pedro Aleixo é impedido de assumir. Ago-out/1969 Junta militar assume o poder e escolhe novo presidente.

Leia mais

Ditadura Militar no Brasil

Ditadura Militar no Brasil Ditadura Militar no Brasil 1964-1985 Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se

Leia mais

REPÚBLICA MILITAR BRASILEIRA ( )

REPÚBLICA MILITAR BRASILEIRA ( ) Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular REPÚBLICA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) Livro 7 / móds. 25 e 26 Extensivo Mega 1964: REVOLUÇÃO OU GOLPE? Para estes, Revolução: UDN, setores do PSD, camadas médias urbanas,

Leia mais

REGIME MILITAR NO BRASIL. Prof Valério

REGIME MILITAR NO BRASIL. Prof Valério REGIME MILITAR NO BRASIL Prof Valério GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967) Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais

Leia mais

MÓDULO 19- O BRASIL DA DITADURA MILITAR( 1964-1985)

MÓDULO 19- O BRASIL DA DITADURA MILITAR( 1964-1985) OS PRESIDENTES MILITARES: MÉDICI GEISEL COSTA E SILVA FIGUEIREDO CASTELLO BRANCO 1 - O governo CASTELLO BRANCO (Sorbonne 1964 1967): PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo): Fim da Estabilidade no emprego.

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

República Populista ( )

República Populista ( ) República Populista (1945 1964) Após o fim da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, em 1945, a República brasileira conheceu um curto período de democracia liberal representativa. Também conhecido

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com República Militar (1964-1985) O golpe militar (31/03/1964): Combater a corrupção e a subversão (comunismo).

Leia mais

3º ANO EaD AULA DITADURA MILITAR

3º ANO EaD AULA DITADURA MILITAR 3º ANO EaD Prof. Otávio Verri AULA 33 36 Introdução DITADURA MILITAR 1964-1985 Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

A DITADURA MILITAR NO BRASIL ( ) Profª. Fatima Ap. de Freitas

A DITADURA MILITAR NO BRASIL ( ) Profª. Fatima Ap. de Freitas A DITADURA MILITAR NO BRASIL (1964 1985) Profª. Fatima Ap. de Freitas O GOLPE MILITAR Na manhã do dia 1º. De abril de 1964, os cidadãos brasileiros acordaram ao som do movimento de tropas do exército.

Leia mais

PERÍODO MILITAR (1964/1985) PROF. SORMANY ALVES

PERÍODO MILITAR (1964/1985) PROF. SORMANY ALVES PERÍODO MILITAR (1964/1985) PROF. SORMANY ALVES INTRODUÇÃO Período governado por GENERAIS do exército brasileiro. Adoção do modelo desenvolvimento dependente, principalmente dos EUA, que subordinava a

Leia mais

JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Apoio da UDN UDN de porre

JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Apoio da UDN UDN de porre JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: PTN (Partido Trabalhista Nacional), de representação inexpressiva. Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Vassoura símbolo de campanha

Leia mais

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago Regime Militar II e o Brasil Atual História C Aula 14 Prof º Thiago Governo Médici 1969-1974 Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes Rodovias (Cuiabá-Santarem e Transamazonica) Ampliação

Leia mais

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARA VP-4 DE HISTÓRIA 9º ANO - 4ª ETAPA

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARA VP-4 DE HISTÓRIA 9º ANO - 4ª ETAPA EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARA VP-4 DE HISTÓRIA 9º ANO - 4ª ETAPA PROFESSORA: MARTA MOURA CONTEÚDO: CAP.14 - A DITADURA MILITAR PÓS 1968 1- GOVERNO MEDICI (1969-1974) Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo

Leia mais

DITADURA CIVIL MILITAR

DITADURA CIVIL MILITAR DITADURA CIVIL MILITAR Argentina + ou 25.000 mortos Chile + ou 4.000 mortos Brasil + ou 500 mortos ARGENTINA Parte forte do Vice Reino do Prata vitoriosa da Guerra do Paraguai Sociedade rural que aos poucos

Leia mais

TOTALITARISMO AUTORITARISMO

TOTALITARISMO AUTORITARISMO TOTALITARISMO & AUTORITARISMO Totalitarismo Tipo de Estado difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

Jogo. A Ditadura Militar e você, jovem, na história do Brasil!

Jogo. A Ditadura Militar e você, jovem, na história do Brasil! Jogo A Ditadura Militar e você, jovem, na história do Brasil! Jogo: A Ditadura Militar e o Seu papel. Como é? O jogo consiste em situações que ocorreram durante a história de nosso país, em que os grupos

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 17 Ditadura Militar I

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 17 Ditadura Militar I HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 17 Ditadura Militar I O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu interinamente a presidência, conforme previsto na Constituição de 1946,

Leia mais

TROPA DE ELITE TROPA DE ELITE HISTÓRIA

TROPA DE ELITE TROPA DE ELITE HISTÓRIA TROPA DE ELITE TROPA DE ELITE 2014 HISTÓRIA - 2014 O Governo João Goulart (1961-1964) Conhecido como Jango; Considerado um político de esquerda; Tentativa de impedimento de sua posse (militares e UDN);

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) DITADURA MILITAR (1964-1979)

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) DITADURA MILITAR (1964-1979) Divisões entre os militares: SORBONNE: oriundos da ESG (Escola Superior de Guerra, intelectuais, veteranos da 2ª Guerra, próximos da UDN, alinhados com os EUA, anticomunistas, executivo forte e soluções

Leia mais

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Material de apoio do Extensivo 1. Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice- Presidente João Goulart.

Leia mais

Capítulo. A ditadura militar no Brasil

Capítulo. A ditadura militar no Brasil Capítulo A ditadura militar no Brasil ARQUIVO/O GLOBO 1 Do golpe militar ao AI-5 O golpe militar de 1964 João Goulart é derrubado pelos militares, em 31 de março de 1964, por meio de um golpe, apoiado

Leia mais

Resistência à Ditadura Militar. Política, Cultura e Movimentos Sociais

Resistência à Ditadura Militar. Política, Cultura e Movimentos Sociais Resistência à Ditadura Militar Política, Cultura e Movimentos Sociais Visão Panorâmica Introdução à ditadura Antecedentes do Golpe A Ditadura A Resistência A Reabertura Duração: 1964 à 1985 Introdução

Leia mais

Módulo 13 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com

Módulo 13 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Módulo 13 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Marechal Castello Branco (1964 1967) Chegou a presidência via eleição INDIRETA No seu governo foram criados 4 atos institucionais

Leia mais

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro I II Projeto Memória do Parlamento Brasileiro Professor(a), seja bem-vindo(a)! Aqui encontrará algumas sugestões de conteúdos e de atividades para contribuir com o trabalho pedagógico. I II Visite a Exposição!

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição História Constitucional Brasileira Profª. Liz Rodrigues - Até o momento, a República Federativa do Brasil já teve oito Constituições. Porém, como diz Sarmento,

Leia mais

PROFESSOR: FLÁVIO COELHO DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEÚDO: REPÚBLICA MILITAR AULA: 03

PROFESSOR: FLÁVIO COELHO DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEÚDO: REPÚBLICA MILITAR AULA: 03 PROFESSOR: FLÁVIO COELHO DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEÚDO: REPÚBLICA MILITAR AULA: 03 2 COSTA E SILVA:1967/69 3 4 1968: ELEVA-SE O CORO DOS DESCONTENTES MAIO DE 1968 (PARIS) = FRANÇA - ESTUDANTES E OPERÁRIOS

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) 1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de novas revoluções cubanas na América Latina. Apoio de setores

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data 23 /11/17 Nota: Professor(a): Élida Simões Valor da Prova: 20 Pontos

Leia mais

2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar

2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar 2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar Já no começo do Regime Militar (1964-1985), o governo federal se utilizou das mais diversas estratégias de coerção e controle da opinião

Leia mais

DITADURA MILITAR (1964 1985) Anos de Chumbo Ditadura Militar 1964-1985

DITADURA MILITAR (1964 1985) Anos de Chumbo Ditadura Militar 1964-1985 Anos de Chumbo Ditadura Militar 1964-1985 1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de novas revoluções

Leia mais

JOÃO BOSCO DA SILVA O REGIME MILITAR UMA DIETA RESPEITADA, MAS NUNCA ESQUECIDA.

JOÃO BOSCO DA SILVA O REGIME MILITAR UMA DIETA RESPEITADA, MAS NUNCA ESQUECIDA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Departamento de Letras e Artes Licenciatura em Letras com a Língua Inglesa LÍNGUA PORTUGUESA VI Profª. Norma Soeli JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com)

Leia mais

Revisão República Brasileira

Revisão República Brasileira Revisão 2009 República Brasileira 09 Terminada a Segunda Guerra Mundial, o mundo descobriu horrorizado o assassinato de 6 milhões de judeus em campos de extermínio nazistas. O fato comoveu a opinião pública

Leia mais

A Era Vargas ( ): Governo Provisório ( ). Governo Constitucional ( ). Estado Novo ( ).

A Era Vargas ( ): Governo Provisório ( ). Governo Constitucional ( ). Estado Novo ( ). A Era Vargas (1930 1945): Governo Provisório (1930 1934). Governo Constitucional (1934 1937). Estado Novo (1937 1945). Publicação do Código Eleitoral (instituindo o voto secreto e o voto feminino). Criação

Leia mais

AULÃO DE HISTÓRIA. Prof. Alan Carlos Ghedini

AULÃO DE HISTÓRIA. Prof. Alan Carlos Ghedini AULÃO DE HISTÓRIA ACAFE 2014/2 Prof. Alan Carlos Ghedini História Geral Primeira Guerra Mundial Estopim: assassinato de Francisco Ferdinando, da Áustria, em Sarajevo, na Sérvia. Duração: de 1914 à 1918

Leia mais

PROFESSOR: DISCIPLINA: CONTEÚDO: AULA:

PROFESSOR: DISCIPLINA: CONTEÚDO: AULA: PROFESSOR: DISCIPLINA: CONTEÚDO: AULA: 2 3 - CERCEAMENTO DE DIREITOS (INDIVIDUAIS) - LEGISLATIVO + EXERCÍCIO DO VOTO = LIMITADOS. - HIPERTROFIA DO EXECUTIVO: FORTALECIDO. - CENTRAL: POLÍTICO-ADM + FEDERALISMO

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( ) 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários associados ao regime de Getúlio Vargas. Políticos

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

Aula 14 Regime Militar Prof. Dawison Sampaio

Aula 14 Regime Militar Prof. Dawison Sampaio Aula 14 Regime Militar 1 Contexto do Regime Militar Contexto interno: Colapso do Populismo (polêmica das Ref. de Base) Contexto externo: Guerra Fria e os interesses dos EUA (risco de cubanização do Brasil

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

SITUAÇÃO PRE-DITADURA

SITUAÇÃO PRE-DITADURA SITUAÇÃO PRE-DITADURA ECRITO POR FRANCOIS A DITADURA MILITAR O Estado Novo O Estado Novo é um regíme politico que existia entre 1937 e 1945, caracterizado por o autoritarismo do Getúlio Vargas, o ex-presidente

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) DITADURA MILITAR (1964 1985)

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) DITADURA MILITAR (1964 1985) 1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de novas revoluções cubanas na América Latina. Apoio de setores

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 16 Terceira República (1946 1964) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek Com o suicídio de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, exercendo o cargo

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. O fim da ditadura de Vargas propiciou a criação de novos partidos. Relacione os partidos da primeira coluna com as ideias da segunda

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1967

CONSTITUIÇÃO DE 1967 CONSTITUIÇÃO DE 1967 Porto Alegre, dezembro de 2014. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1967 INFLUÊNCIA E CONTEXTO HISTÓRICO Com o golpe de 1964 e a ascensão ao poder dos militares, ficava

Leia mais

República liberal ( ) Governo Dutra ( ) Constituição de 1946 Contexto da Guerra Fria Alinhamento com os EUA Macartismo no Brasil Fim do

República liberal ( ) Governo Dutra ( ) Constituição de 1946 Contexto da Guerra Fria Alinhamento com os EUA Macartismo no Brasil Fim do República liberal (1946-1964) Governo Dutra (1946-50) Constituição de 1946 Contexto da Guerra Fria Alinhamento com os EUA Macartismo no Brasil Fim do direito de greve Fechamento de sindicatos Perseguição

Leia mais

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA JAIME DONIZETE PEREIRA OS TRÊS PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA Editora Impactus 2005 Ficha Catalográfica elaborada pela Faculdade de Biblioteconomia PUC-Campinas 328.3 Pereira, Jaime Donizete

Leia mais

50 ANOS DO GOLPE MILITAR

50 ANOS DO GOLPE MILITAR 50 ANOS DO GOLPE MILITAR (1964-1985) Prof. Dr. Rogério de Souza CAUSAS Guerra Fria Contexto Internacional: Construção do Muro de Berlim (1961) Cuba torna-se Socialista (1961) Crise dos Mísseis (1962) CAUSAS

Leia mais

Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda

Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda AGOSTO: RUBEM FONSECA HTTP://EDUCACAO.UOL.COM.BR/BIOGRAFIAS/CARLOS - LACERDA.JHTM Carlos Lacerda 30/4/1914, Rio de Janeiro 21/5/1977,

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Com o fim da Guerra fria, nos anos 1980, os EUA retiraram seu apoio as ditaduras latinoamericanas. A partir de 1982, as eleições

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário). O ditador costuma exercer os três poderes.

Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário). O ditador costuma exercer os três poderes. Ditadura: É uma forma de governo em que o governante (presidente, rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político

Leia mais

3ª série História do Brasil Ditadura Militar - 1964/1985 Terceira fase (1974/85) Cap. 22.4, 23.1. Roberson de Oliveira

3ª série História do Brasil Ditadura Militar - 1964/1985 Terceira fase (1974/85) Cap. 22.4, 23.1. Roberson de Oliveira 3ª série História do Brasil Ditadura Militar - 1964/1985 Terceira fase (1974/85) Cap. 22.4, 23.1 Ditadura Militar 3ª fase (1974/1985) Abertura política e crise econômica Governo Geisel março-1974/março-1979

Leia mais

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Professor Davidson Abdulah CONSTITUIÇÃO CONCEITO A Constituição é um instrumento de hierarquia máxima, que visa regular as normas organizacionais e

Leia mais

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( )

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( ) A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1945--1964) CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ENTRE 1945-1964 -Principais partidos políticos: *PSD:Partido Social Democrático.(JK) *UDN:União Democrática Nacional;(Jânio) *PTB:Partido

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura,

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil Habilidades: Analisar o contexto da década de 1960 no Brasil e o golpe civil-militar Governo Jânio Quadros (1961) Ascensão muito rápida na política Estilo

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA

DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA CAPÍTULO 34 DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA O contexto da instauração das ditaduras As décadas de 1950 e 1960 na América Latina foram marcadas por: modernização econômica, aumento da produtividade

Leia mais

A Ditadura Militar e a Redemocratização no Brasil. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A Ditadura Militar e a Redemocratização no Brasil. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A Ditadura Militar e a Redemocratização no Brasil Prof. Maurício Ghedin Corrêa A Ditadura Militar Ditadura civil-militar brasileira não foi um fato isolado. Se relaciona com: Guerra fria Revolução cubana

Leia mais

R.: b) Indique algumas decorrências da mudança da capital federal para o interior do país. R.:

R.: b) Indique algumas decorrências da mudança da capital federal para o interior do país. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- A construção

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA ELEIÇÕES üeduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico üdutra (General) PSD não entusiasmava ninguém üiedo Fiuza PCB VITORIA DE DUTRA ÒDUTRA ü Apoio

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aula 6: Brasil transição para a democracia, pluripartidarismo e a modernização conservadora prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

Populismo no Brasil ( )

Populismo no Brasil ( ) Populismo no Brasil (1945-1964) O Populismo foi um fenômeno da América Latina, característico de um mundo pós Segunda Guerra Mundial, momento que exigiase democratização. Fortalecimento das relações entre

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP)

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) Motivação Com o correr desta campanha eleitoral cresceram as dúvidas sobre os rumos do sistema político brasileiro: Para alguns analistas, a competição política,

Leia mais

1) Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985? A - Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.

1) Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985? A - Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares. SIMULADO C.H.C. DITADURA MILITRAR PMMG 1) Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985? A - Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares. B - Através de

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO (1990-94) Fixação 1) (PUC) As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

02) Descreva sobre o Plano de Metas do governo JK e as suas conseqüências para o Brasil.

02) Descreva sobre o Plano de Metas do governo JK e as suas conseqüências para o Brasil. DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: PROFESSOR: CARLOS e WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 3ª / E.M. TURMA: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

DITADURA MILITAR ( ) Profº Otto Barreto

DITADURA MILITAR ( ) Profº Otto Barreto DITADURA MILITAR (1964-1985) Profº Otto Barreto Panorama geral: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de novas revoluções

Leia mais

Curso: Direito Constitucional I. Professor: Rosano Pierre Maieto

Curso: Direito Constitucional I. Professor: Rosano Pierre Maieto Tribunal de Contas do Município de São Paulo Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales Curso: Direito Constitucional I Aula 1 História das Constituições Brasileiras Professor:

Leia mais

UFSC. Resposta: 11. Comentário

UFSC. Resposta: 11. Comentário Resposta: 11 01. Correta. 02. Correta. 04. Incorreta. A divisão em períodos da história feita por historiadores europeus não necessariamente deve ser empregada, e não é por diferentes povos do mundo. Foi

Leia mais

5 Direitos, cidadania e

5 Direitos, cidadania e 5 Direitos, cidadania e movimentos sociais Unidade A ideia de cidadania está relacionada ao surgimento do Estado moderno e à expectativa de que este garanta os direitos essenciais dos cidadãos em determinado

Leia mais

Poder, política e Estado

Poder, política e Estado 4 Unidade Poder, política e Estado O Brasil foi colônia de Portugal por mais de 300 anos. Com a independência, estabeleceu se o Estado monárquico. Na República, o Estado brasileiro assumiu diferentes feições,

Leia mais