Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro"

Transcrição

1 Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro

2 Etapa Pré-Científica A principal contribuição da etapa précientífica é a chamada escola clássica. Utilizava a metodologia do direito penal.

3 Etapa Científica É inaugurada pela escola positivista. Métodos empíricos, indutivos e interdisciplinares. Lombroso.

4 Luta de Métodos. ESCOLA CLÁSSICA Luta de Escolas Século XVIII e inicio do Sec. XIX. Autores: Beccaria (Cesare Bonesana), Giandomenico Romanosi, Francesco Carrara. Ideais Iluministas (revolução francesa) Ideias centrais: Racionalidade, Livre vontade, livre arbítrio, homem como ser racional dotado de vontade por violar as leis. Obs.: contribuições para o direito penal do que para a criminologia.

5 Autores da escola clássica Cesare Bosana Beccaria (Dos delitos e das penas). Racionalidade do homem, racionalidade das leis. O delinquente era um homem normal. A pena como defesa social. A pena deve ser proporcional ao mal causado. Analisa os fatos e não o autor do fato. Todas as penas que não revelem salvaguarda do contrato social são ilegítimas.

6 Autores da escola clássica Giandomenico Romagnosi. O princípio natural para este autor é a conservação da espécie humana. Três relações ético jurídicas fundamentais: O direito e o dever de conservar sua própria existência. Dever recíproco de não atentar contra sua existência. Direito de cada um de não ser ofendido por outro.

7 Autores da escola clássica Giandomenico Romagnosi. Apena deve servir como um contra estímulo ao impulso criminoso. Adotava as ideias centrais de racionalidade, livre arbítrio e racionalidade.

8 Autores da escola clássica Francesco Carrara (principal contribuição) O crime não é um ente de fato e sim em ente jurídico, pois decorre da violação e um direito. A escola clássica não busca estudar a etiologia (causas do crime). O fim da pena não é a retribuição, mas a eliminação do perigo social que sobreviria da impunidade do delito. Segue a logica de Hegel, a pena é a negação da negação do direito.

9 Conclusão da escola clássica O delinquente é homem normal, por ser tão racional foi severamente criticada pela escola positivista. A pena deveria ser certa e por tempo determinado. Métodos lógico, abstrato e dedutivo. Metodologia era do direito penal.

10 Escola Positivista Século XIX (final) e inicio do século XX. Autore: Escoal sociológica Francesa (Gabriel Tarde), Escola Social na Alemanha (Franz Von Liszt) e principalmente a escola positiva italiana (Lombroso, Enrico Ferri e Raffaele Garofalo). Autonomia Científica.

11 Escola Positivista Delinquente, prisioneiro de sua própria patologia seja ela biológica ou psíquica ou de processos causais alheios. (Ferri) Fases da escola positivista Fase biológica ou antropológica (Lombroso) Fase sociológica (Ferri) Fase jurídica (Garofalo) Vai estudar o paradigma etiológico dos delito, as causas do delito.

12 Escola Positivista O criminoso é um homem diferente. Para Lombroso o delinquente é animal selvagem. Para Ferri, o problema continua no homem, no entanto os motivos podem ser biológicos, físicos ou sociais. Para Garofalo, anomalia psíquica ou moral. Não há que se falar em livre vontade. Os métodos: Empírico, indutivo e interdisciplinar.

13 Autores da escola positivista Lombroso. Obra: O homem delinquente. Animal Selvagem. O crime é fenômeno biológico. Traçar características físicas. A principal contribuição de Lombroso para a criminologia foi a adoção do método empírico. Determinismo biológico.

14 Enrico Ferri. Autores positivistas Suaviza Lombroso e dá ênfase nas ciências sociais. Ferri. Fatores antropológicos, físicos e sociais.

15 Autores positivistas Cinco tipos de criminosos para Ferri Criminoso nato. Louco: deficiência mental ou atrofia do senso moral. Habitual: o crime sempre fez parte da sua realidade, condições de miséria e pobreza. Indivíduo tem alta periculosidade e baixa readaptabilidade. Ocasional: circunstancias emergenciais, temporais. Baixa periculosidade e alta readaptabilidade. Passional: paixões pessoais, ideológicas, políticas ou religiosas.

16 Rafaele Garofalo Fase Jurídica Autores positivistas Homem diferente, anomalia psíquica ou moral. Temibilidade: Grau de periculosidade, perversidade.

17 Rafaele Garofalo Autores positivistas Conceito universal de crime: Delito Natural. Violação da parte do sentido moral, piedade e probidade, raças humanas superiores, cuja medida é necessária para a adaptação do indivíduo à sociedade. Não é um conceito aceito, não é possível estabelecer um conceito universal do crime, expressões discriminatórias.

18 Autores positivistas Principais contribuições de Garofalo são os estudos sobre a pena. O Estado pode fazer, eliminando o delinquente que não se adapta a realidade. Adoção da pena de morte para Garofalo Criminosos violentos Ladrões profissionais Criminosos habituais OBS: penas severas como o envio do criminoso por tempo indeterminado para uma colônia agrícola.

19 Enfoque da escola positivista O Delinquente. A medida da pena tem relação com o delinquente. Exemplo: homem que tem uma patologia, a pena deverá ser medida de segurança baseada no tratamento do indivíduo.

20 Modelos teóricos explicativos Modelos de Molina 1)Escola clássica / neo-clássica 2)Escola positivista 3)Sociologia criminal (Labelling Approach) 4)Teorias/técnicas da moderna criminologia

21 Modelos teóricos explicativos Correntes da Moderna Criminologia Os estudos estão relacionados com o acompanhamento da vida de determinados indivíduos a exemplo de: Estudo de carreiras e trajetórias criminais. (Ex: estudo da carreira criminal de um serial killer) Teorias do curso da vida Criminologia em desenvolvimento Enfoque dinâmico, métodos preferencialmente longitudinais. Objetivo: Descrever a gênese do comportamento delitivo de forma dinâmica, ou seja, inserir processo e evolução de padrões de conduta na vida do autor.

22 Modelo clássico do livre arbítrio, da opção racional e teorias situacionais da criminalidade Teoria da opção racional como opção econômica (orientação economicista neoclássica) Neoclássico. Década de 70 do Sec. XX. Opção racional, é opção econômica que avalia custos e benefícios.

23 O infrator valora segundo suas fontes de informação, as chances que existem e escolhe a alternativa que lhe traga mais vantagem e menos riscos. Dentro desta teoria trabalham-se duas idéias. 1) Opção econômica. 2) Prevenção gerando a certeza da punição. Defende penas mais severas. Acredita no caráter retribucionista da pena. Crítica desta teoria é a frase de Jeffery, que diz que mais policiais, mais penas, mais cárceres.

24 Teoria das Atividades Rotineiras Para Molina é a teoria da oportunidade. A opção racional está ligada a uma oportunidade. O aumento das oportunidades aumentou a criminalidade. Convergência de tempo e espaço, tem que haver no mesmo tempo e local.

25 Teoria das Atividades Rotineiras Infrator Motivado (com habilidades) Ausência de um guardião Alvo Adequado

26 Teoria das Atividades Rotineiras Como Prevenir? Infrator Motivado (com habilidades) Controlador do Infrator Ambiente responsável

27 Teoria do meio ou do entorno físico Tradição ecológica da teoria do meio teoria da ecologia criminal da escola de Chicago. Esta teoria aborda o meio ou entorno físico, ligado ao aspecto de prevenção.

28 Teoria do meio ou do entorno físico Traz a influencia do local para a ocorrência do crime, o local tem relevância no comportamento criminoso.

29 Teoria do meio ou do entorno físico Não explica a etiologia do Crime. Hot Zone. Defensible Space

30 Teoria do meio ou do entorno físico Quanto mais forte for o controle social informal, menores são os índices de criminalidade de forma proporcional, Newman diz que dentro do espaço de controle social informal forte, o crime pouco acontece.

31 Teoria do meio ou do entorno físico Estatística de Sherman A Polícia de Mineápolis (EUA), 50% de chamados são provenientes de 3% dos locais.

32 Teoria do meio ou do entorno físico Local tem importância no estudo do comportamento delitivo. Nos aglomerados a geografia do ambiente também dificulta a apuração do crime. O criminoso não pratica o crime em seu bairro.

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE Importância... 23 Conceito... 25 Funções (Finalidades)... 27 Métodos... 29 Objetos... 31 5.1. Introdução... 31 5.2. Crime... 31 5.3. Delinquente... 32 5.3.1. Conceito conforme

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Importância... 25 Conceito... 27 Funções (Finalidades)... 29 Métodos... 31 Objetos... 33 5.1. Introdução... 33 5.2. Crime... 33 5.3. Delinquente... 34 5.3.1.

Leia mais

Capítulo 2 Evolução Histórica da Criminologia... 17

Capítulo 2 Evolução Histórica da Criminologia... 17 S u m á r i o Capítulo 1 Conceito, Objeto e Método da Criminologia...1 1.1. Considerações Iniciais...1 1.2. Etiologia Criminal Criminogênese...3 1.3. As Vertentes do Crime...3 1.3.1. Direito penal e o

Leia mais

Polícia Civil - CE Criminologia Método Criminológico e História do Pensamento Criminológico Robson Mata

Polícia Civil - CE Criminologia Método Criminológico e História do Pensamento Criminológico Robson Mata Polícia Civil - CE Criminologia Método Criminológico e História do Pensamento Criminológico Robson Mata 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÉTODO CRIMINOLÓGICO:

Leia mais

É possível dividir a corrente classicista em dois grandes períodos: Filosófico/Teórico e Jurídico/Prático.

É possível dividir a corrente classicista em dois grandes períodos: Filosófico/Teórico e Jurídico/Prático. Noções Gerais As Escolas Penais são agrupamentos de ideias trazidas por estudiosos no âmbito do Direito Penal em determinado período da história. O estudo dessas escolas penais se mostra importante para

Leia mais

Escolas Históricas Mais Importantes. Direito Penal do Inimigo. Aula 2

Escolas Históricas Mais Importantes. Direito Penal do Inimigo. Aula 2 Escolas Históricas Mais Importantes Direito Penal do Inimigo Aula 2 PREMISSA QUAL A FINALIDADE DA PENA? Retributiva Prevenção Geral A pena é um fim e si mesma. Serve como uma forma de retribuir o mal causado

Leia mais

CRIMINOLOGIA CONCEITO

CRIMINOLOGIA CONCEITO CRIMINOLOGIA CONCEITO A é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo ciência

Leia mais

GERAL Analisar a origem do crime e seus desdobramentos, englobando os aspectos sociológicos, antropológicos, psicológicos e jurídicos.

GERAL Analisar a origem do crime e seus desdobramentos, englobando os aspectos sociológicos, antropológicos, psicológicos e jurídicos. 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8º CRÉDITO: 03 NOME DA DISCIPLINA: CRIMINOLOGIA NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 Estudo do crime, do criminoso, da vítima

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 Capítulo 1 A CRIMINOLOGIA COMO CIÊNCIA DO DELITO... 5 I. A criminologia... 5 II. A criminologia como ciência... 13 1. O recurso ao método científico... 13 2. A ideia de ciência

Leia mais

CONCEITO. (Antonio Garcia Pablos de Molina).

CONCEITO. (Antonio Garcia Pablos de Molina). CONCEITO "É uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo e que trata de fornecer uma informação

Leia mais

CIÊNCIA PENAL TOTAL: CRIMINOLOGIA, DIREITO PENAL E POLÍTICA CRIMINAL Capítulo 2 DIREITO PENAL DA PÓS-MODERNIDADE... 29

CIÊNCIA PENAL TOTAL: CRIMINOLOGIA, DIREITO PENAL E POLÍTICA CRIMINAL Capítulo 2 DIREITO PENAL DA PÓS-MODERNIDADE... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 CIÊNCIA PENAL TOTAL: CRIMINOLOGIA, DIREITO PENAL E POLÍTICA CRIMINAL... 15 1.1. O ANACRONISMO DE SE PRETENDER UMA DOGMÁTICA DI- VORCIADA DA REALIDADE: UMA VISÃO CRÍTICA A PARTIR DO TRIDIMENSIONALISMO...

Leia mais

Aline dell Orto Carvalho Bolsista PIBIC Departamento de História PUC-Rio

Aline dell Orto Carvalho Bolsista PIBIC Departamento de História PUC-Rio SEMINÁRIO INTERNO DISCUSSÃO DE TEXTO 6 de novembro de 2007 ARAGÃO, Antônio Moniz Sodré de. As três escolas penais: clássica, antropológica e crítica (estudo comparativo). 7.ed. Livraria Freitas Bastos,

Leia mais

CRIMINOLOGIA RAFAEL OLIVEIRA

CRIMINOLOGIA RAFAEL OLIVEIRA Conceito de Criminologia b) Escola Positivista (Lombroso) A criminologia é uma ciência multidisciplinar que tem vários objetos de estudo. Dessa forma, torna-se bastante subjetivo conceituar essa área da

Leia mais

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS (PC MG) CRIMINOLOGIA. Questões 66 a 70

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS (PC MG) CRIMINOLOGIA. Questões 66 a 70 PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS (PC MG) CRIMINOLOGIA Questões 66 a 70 QUESTÃO 66 QUESTÕES NOCÕES DE CRIMINOLOGIA Por debaixo do problema da legitimidade do sistema de valores recebido

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Criminologia. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Criminologia. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Criminologia Delegado da Polícia Civil Período: 2010-2016 Criminologia 1) VUNESP - Del Pol (PC SP)/PC SP/2014 Dentre as escolas penais a seguir, aquela na qual se pretendeu

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 29

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 29 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 29 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS SOBRE CRIMINOLOGIA... 37 1.1. Aspectos Históricos da Criminologia... 37 1.1.1. Direito de Punir... 41 1.2. Conceito de Criminologia... 48 1.3. Criminologia

Leia mais

Sumário. Parte I INTRODUÇÃO

Sumário. Parte I INTRODUÇÃO Parte I INTRODUÇÃO Capítulo I NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA... 19 1. Conceito de criminologia... 19 2. História da criminologia... 21 3. Evolução histórica do direito de punir e formação da sociedade disciplinar...

Leia mais

AS ESCOLAS DA CRIMINOLOGIA: ESTUDO DO CRIME E DO CRIMINOSO 1 RESUMO

AS ESCOLAS DA CRIMINOLOGIA: ESTUDO DO CRIME E DO CRIMINOSO 1 RESUMO AS ESCOLAS DA CRIMINOLOGIA: ESTUDO DO CRIME E DO CRIMINOSO 1 Gabriel Nascimento Moraes 2 Iury Caiafa de Carvalho Francisco 3 Thiago Pedroso Cendon Iglesias 4 RESUMO O presente estudo trata sobre as definições

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 33

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 33 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 33 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS SOBRE CRIMINOLOGIA... 41 1.1. Aspectos Históricos da Criminologia... 41 1.1.1. Direito de Punir... 45 1.2. Conceito de Criminologia... 52 1.3. Criminologia

Leia mais

P A R A D I G M A E T I O L Ó G I C O E L A B E L I N G A P P R O A C H - R E L E V Â N C I A P A R A A C R I M I N O L O G I A C R Í T I C A

P A R A D I G M A E T I O L Ó G I C O E L A B E L I N G A P P R O A C H - R E L E V Â N C I A P A R A A C R I M I N O L O G I A C R Í T I C A P A R A D I G M A E T I O L Ó G I C O E L A B E L I N G A P P R O A C H - R E L E V Â N C I A P A R A A C R I M I N O L O G I A C R Í T I C A Elizângela Jackowski Pelissaro 1 1 Elizangela Jackowski Pelissaro

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 39

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 39 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 39 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS SOBRE CRIMINOLOGIA... 47 1.1. Aspectos Históricos da Criminologia... 47 1.1.1. Direito de Punir... 51 1.2. Conceito de Criminologia... 58 1.3. Criminologia

Leia mais

Capítulo 2 Evolução Histórica da Criminologia... 31

Capítulo 2 Evolução Histórica da Criminologia... 31 S u m á r i o Capítulo 1 Conceito, Objeto e Método da Criminologia...1 1.1. Considerações Iniciais...1 1.2. Etiologia Criminal Criminogênese...3 1.3. As Vertentes do Crime...3 1.3.1. Direito penal e o

Leia mais

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS (PC GO) Fundação Vunesp. Criminologia: Professor Márcio Rocha CRIMINOLOGIA

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS (PC GO) Fundação Vunesp. Criminologia: Professor Márcio Rocha CRIMINOLOGIA PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS (PC GO) Fundação Vunesp Criminologia: Professor Márcio Rocha CRIMINOLOGIA QUESTÃO 61 Sobre a Criminologia, desde a perspectiva de seu conceito, métodos e objetos

Leia mais

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA Muito além de uma questão de Polícia 1º Sargento PM Luís Carlos Tremea Em se tratando de criminalidade não se ganha, se mitiga. José Mariano Beltrame Del PF Aposentado

Leia mais

Surge diante de uma reação humanitária, decorrente do iluminismo durante o século XVII, o chamado Século das Luzes, tendo o seu apogeu com a

Surge diante de uma reação humanitária, decorrente do iluminismo durante o século XVII, o chamado Século das Luzes, tendo o seu apogeu com a 1 Surge diante de uma reação humanitária, decorrente do iluminismo durante o século XVII, o chamado Século das Luzes, tendo o seu apogeu com a Revolução Francesa. Foram formadas diversas correntes de pensamentos

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte I História do Direito Penal. 1. Período Primitivo 1.1 Vingança divina 1.2 Vingança privada 1.

Sumário. Introdução. Parte I História do Direito Penal. 1. Período Primitivo 1.1 Vingança divina 1.2 Vingança privada 1. Sumário Introdução Parte I História do Direito Penal 1. Período Primitivo 1.1 Vingança divina 1.2 Vingança privada 1.3 Vingança pública 2. Antigo Oriente 2.1 China 2.2 Índia 2.3 Assíria 2.4 Israel (Hebreus)

Leia mais

Polícia Civil - CE Criminologia Conceito - Características e Funções - Método Robson Mata

Polícia Civil - CE Criminologia Conceito - Características e Funções - Método Robson Mata Polícia Civil - CE Criminologia Conceito - Características e Funções - Método Robson Mata 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. CONCEITO DE CRIMINOLOGIA Crimen (crime,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

TEMA: Criminologia (temas diversos) Gabarito Comentado

TEMA: Criminologia (temas diversos) Gabarito Comentado 09/04/2019 TEMA: Criminologia (temas diversos) Gabarito Comentado 1 (FUMARC - ESCRIVÃO DE POLÍCIA - 2018): A respeito dos objetos da Criminologia, o conceito de delito para a Criminologia é o mesmo para

Leia mais

Criminologia Professor Leonardo Galardo

Criminologia Professor Leonardo Galardo Criminologia Professor Leonardo Galardo www.masterjuris.com.br PAUL TOPINARD (1830-1911) Foi responsável pela criação do termo criminologia RAFFAELE GARÓFALO (1851-1934) Foi responsável pela divulgação

Leia mais

DIREITO PENAL. FUNDAMENTOS PRELIMINARES e PARTE GERAL VICTOR VALENTE. Arts. 1º a 120. CONCURSOS PÚBLICOS Organizadores: Coleção

DIREITO PENAL. FUNDAMENTOS PRELIMINARES e PARTE GERAL VICTOR VALENTE. Arts. 1º a 120. CONCURSOS PÚBLICOS Organizadores: Coleção VICTOR VALENTE DIREITO PENAL FUNDAMENTOS PRELIMINARES e PARTE GERAL Arts. 1º a 120 Coleção CONCURSOS PÚBLICOS Organizadores: Henrique Correia e Élisson Miessa 2018 Capítulo 1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1. ESCOLAS

Leia mais

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna:

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: inserção da análise da conduta delitiva, do controle

Leia mais

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

2 In: Queloz (2004) [T= 273] Que ideia tem actualmente da Criminologia?

2 In: Queloz (2004) [T= 273] Que ideia tem actualmente da Criminologia? 1 INTRODUÇÃO À CRIMINOLOGIA 22 e 28 de Setembro de 2009 2 In: Queloz (2004) [T= 273] Que ideia tem actualmente da Criminologia? 3 In: Queloz (2004) [T= 153] Que expectativas de desenvolvimento futuro em

Leia mais

Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes

Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes 1. Fundamentos Do Direito Penal Nomeclatura Em 1756, Regnerus Engelhard criou a expressão Direito Criminal. Expressão mais antiga e prevalente nos países

Leia mais

GERAL Analisar a origem do crime e seus desdobramentos, englobando os aspectos sociológicos, antropológicos, psicológicos e jurídicos.

GERAL Analisar a origem do crime e seus desdobramentos, englobando os aspectos sociológicos, antropológicos, psicológicos e jurídicos. 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8º CRÉDITO: 3 NOME DA DISCIPLINA: CRIMINOLOGIA NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 2. EMENTA Estudo do crime, do criminoso, da vítima e

Leia mais

Capítulo 1 Conceito, Objeto e Método da Criminologia...1

Capítulo 1 Conceito, Objeto e Método da Criminologia...1 S u m á r i o Capítulo 1 Conceito, Objeto e Método da Criminologia...1 1.1. Considerações iniciais...1 1.2. As vertentes do crime...3 1.2.1. Direito penal e o crime... 3 1.2.2. Segurança Pública e o crime...

Leia mais

[O SABER CRIMINOLÓGICO - DA NOÇÃO À INTERVENÇÃO] Inspeção-Geral da Administração Interna

[O SABER CRIMINOLÓGICO - DA NOÇÃO À INTERVENÇÃO] Inspeção-Geral da Administração Interna 2012 Inspeção-Geral da Administração Interna [O SABER CRIMINOLÓGICO - DA NOÇÃO À INTERVENÇÃO], Intervenção MARGARIDA BLASCO, Inspetora-Geral da Administração Interna Exmos. Senhores Antes de mais, saúdo,

Leia mais

Criminologia para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco. Conceito e Noções de Criminologia. Métodos: empirismo e interdisciplinaridade.

Criminologia para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco. Conceito e Noções de Criminologia. Métodos: empirismo e interdisciplinaridade. Aula 0 Criminologia para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco Conceito e Noções de Criminologia. Métodos: empirismo e interdisciplinaridade. Professor Julio Ponte 1 de 40 Aula Conteúdo Programático

Leia mais

Aline dell Orto Carvalho Departamento de História PUC-Rio

Aline dell Orto Carvalho Departamento de História PUC-Rio PERES, Maria Fernanda Tourinho; NERY FILHO, Antônio. A doença mental no direito penal brasileiro: inimputabilidade, irresponsabilidade, periculosidade e medida de segurança. IN: História, ciências, saúde

Leia mais

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE CRIMINOLOGIA - QUESTÕES 76 E

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE CRIMINOLOGIA - QUESTÕES 76 E PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE CRIMINOLOGIA - QUESTÕES 76 E 80 QUESTÕES CRIMINOLOGIA QUESTÃO 76. A partir da Modernidade, constituíram-se os movimentos

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia

Sumário PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia Tributo à Criminologia... 19 PRIMEIRA PARTE Introdução aos fundamentos da criminologia Capítulo I Nascimento e difusão da criminologia... 25 1. Introdução... 25 2. Uma breve história da Criminologia: fase

Leia mais

ESTUDO DO FENÔMENO SOCIAL DELITIVO PELA CRIMINOLOGIA RESUMO

ESTUDO DO FENÔMENO SOCIAL DELITIVO PELA CRIMINOLOGIA RESUMO 31 Ano V Edição II Dezembro 2013 ESTUDO DO FENÔMENO SOCIAL DELITIVO PELA CRIMINOLOGIA Bruno José de Sá Bianchetti 1 RESUMO Com este trabalho, buscou-se caracterizar a ciência criminológica determinando

Leia mais

MANICÔMIO JUDICIÁRIO : paradoxo entre a saúde e a segurança pública.

MANICÔMIO JUDICIÁRIO : paradoxo entre a saúde e a segurança pública. MANICÔMIO JUDICIÁRIO : paradoxo entre a saúde e a segurança pública. Verônica Gomes Anacleto 1 FSM - vganacleto@gmail.com Lucas Andrade de Morais 2 UFCG lucasmorais7@gmail.com Renata de Sousa Rolim 3 FSM-

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia

Sumário PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia Sumário Tributo à Criminologia... 17 PRIMEIRA PARTE Introdução aos fundamentos da criminologia Capítulo I Nascimento e difusão da criminologia... 23 1. A história da Criminologia: fase pré-científica...

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: CRIMINOLOGIA Código: DIR. 351 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 Professor: Luciana Santos

Leia mais

CRIMINOLOGIA NOÇÕES FUNDAMENTAIS Prof. Fábio Feliciano Barbosa

CRIMINOLOGIA NOÇÕES FUNDAMENTAIS Prof. Fábio Feliciano Barbosa Prof. Fábio Feliciano Barbosa Teorias sociológicas da criminalidade Abertura - imagem Quais são as razões sociológicas do crime e da criminalidade? Imagem 1 Quais são as razões sociológicas do crime e

Leia mais

NATACHA ALVES DE OLIVEIRA CRIMINOLOGIA. coleção SINOPSES. para concursos. Coordenação Leonardo Garcia

NATACHA ALVES DE OLIVEIRA CRIMINOLOGIA. coleção SINOPSES. para concursos. Coordenação Leonardo Garcia NATACHA ALVES DE OLIVEIRA CRIMINOLOGIA 2018 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo Garcia 50 Capítulo Noções Gerais de Criminologia I 1. CONCEITO DE CRIMINOLOGIA A origem etimológica da palavra

Leia mais

Sumário. Introdução aos fundamentos da criminologia. Nascimento e difusão da criminologia Apresentação Tributo à Criminologia...

Sumário. Introdução aos fundamentos da criminologia. Nascimento e difusão da criminologia Apresentação Tributo à Criminologia... Apresentação... 15 Tributo à Criminologia... 17 PRIMEIRA PARTE Introdução aos fundamentos da criminologia Capítulo I Nascimento e difusão da criminologia... 23 1. A história da Criminologia: fase pré-científica...

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º 04 04 60 Turma Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO D 26 DIREITO PENAL III)MATRIZ 2008/01) D 28 DIREITO PENAL III)MATRIZ 2008/02) Estudo

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Ementa da Disciplina Noções de Filosofia da Ciência: positivismo, Popper, Kuhn, Lakatos e tópicos de pesquisa recentes.

Leia mais

O DIREITO PENAL NOS PAÍSES DO MERCOSUL A RESPONSABILIDADE PENAL

O DIREITO PENAL NOS PAÍSES DO MERCOSUL A RESPONSABILIDADE PENAL O DIREITO PENAL NOS PAÍSES DO MERCOSUL A RESPONSABILIDADE PENAL GRASIELA BERNARDON 1, LUIZ LUISI 2 RESUMO Trata-se de uma pesquisa sobre a responsabilidade penal nas legislações dos países do Mercosul

Leia mais

CRIMINOLOGIA CIÊNCIAS CRIMINAIS. Eugenio Raul Zaffaroni: disciplina que estuda a questão criminal do ponto de vista biopsicossocial.

CRIMINOLOGIA CIÊNCIAS CRIMINAIS. Eugenio Raul Zaffaroni: disciplina que estuda a questão criminal do ponto de vista biopsicossocial. CIÊNCIAS CRIMINAIS DIREITO PENAL: ciência cultural, normativa e dogmática, preocupa-se com o DEVE SER, utilizase do método lógico abstrato e dedutivo. POLÍTICA CRIMINAL: conjunto sistemático de princípios

Leia mais

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral Direito Penal Infração Penal: Teoria geral Sistemas de Classificação a) Sistema tripartido: Crimes, delitos e contravenções. Ex: França e Espanha. b) Sistema bipartido: Crimes ou delitos e contravenções.

Leia mais

SUMÁRIO. Sumário. Apresentação Tributo à Criminologia PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia

SUMÁRIO. Sumário. Apresentação Tributo à Criminologia PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia Sumário Apresentação... 15 Tributo à Criminologia... 17 PRIMEIRA PARTE Introdução aos fundamentos da criminologia Capítulo I Nascimento e difusão da criminologia... 23 1. A história da Criminologia: fase

Leia mais

Noções de Criminologia 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP)

Noções de Criminologia 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP) Noções de Criminologia 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP) 01. A ciência que estuda a criminogênese é chamada de a) ciência política; b) ciência pública; c) sociologia individual; d) etiologia

Leia mais

CONCEITO DE DIREITO PENAL. Prof. Wilson Lopes

CONCEITO DE DIREITO PENAL. Prof. Wilson Lopes CONCEITO DE DIREITO PENAL Prof. Wilson Lopes Cesare de Beccaria: Dos Delitos e das Penas As vantagens da sociedade devem ser igualmente reparbdas entre todos os seus membros. No entanto, entre os homens

Leia mais

COORDENAÇÃO ROGÉRIO SANCHES CUNHA LEANDRO BORTOLETO PAULO LÉPORE RE ISAÇO. 4ª edição Revista, ampliada e atualizada

COORDENAÇÃO ROGÉRIO SANCHES CUNHA LEANDRO BORTOLETO PAULO LÉPORE RE ISAÇO. 4ª edição Revista, ampliada e atualizada COORDENAÇÃO ROGÉRIO SANCHES CUNHA LEANDRO BORTOLETO PAULO LÉPORE Coleção RE ISAÇO Delegado de Polícia Civil 4ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Revisaco -Delegado de Policia Civil-Cunha et al-4ed.indb

Leia mais

Coordenadores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann CRIMINOLOGIA. Autores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann

Coordenadores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann CRIMINOLOGIA. Autores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann Coordenadores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann CRIMINOLOGIA Autores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann 2018 Capítulo 1 Importância Muitos se perguntam por que estudar criminologia. Para muitos, a criminologia

Leia mais

INTEGRADA. 2. a edição revista, atualizada e ampliada. EDITORA fliii REVISTA DOS TRIBUNAIS

INTEGRADA. 2. a edição revista, atualizada e ampliada. EDITORA fliii REVISTA DOS TRIBUNAIS o INTEGRADA 2. a edição revista, atualizada e ampliada EDITORA fliii REVISTA DOS TRIBUNAIS sumário...,...n... À 2.& EDIÇÃO - BISMAEL B. DE MoRAES.... DE INTRODUÇÃO À 2. 8 EDIÇÃO..... 7 9 1. CRIMINOLOGIA

Leia mais

Criminologia para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco. Questões da Prova Comentadas - Aplicação: 19/6/2016

Criminologia para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco. Questões da Prova Comentadas - Aplicação: 19/6/2016 - Aplicação: 19/6/2016 Criminologia para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco Professor Julio Ponte 1 de 23 Questões de Criminologia Comentadas Tópicos da Aula 1. Introdução - Papo Reto... 2 2. Questões

Leia mais

CRIMINOLOGIA PSEUDOCIÊNCIAS (OU CIÊNCIAS OCULTAS) espécie de crueldade maldades, principalmente na inquisição.

CRIMINOLOGIA PSEUDOCIÊNCIAS (OU CIÊNCIAS OCULTAS) espécie de crueldade maldades, principalmente na inquisição. PSEUDOCIÊNCIAS (OU CIÊNCIAS OCULTAS) Segundo Newton Fernandes (2010), durante a transição da idade média para os tempos modernos, do século XIV ao XVI, cita-se as influências das ciências ocultas, conhecidas

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia

Sumário PRIMEIRA PARTE. Introdução aos fundamentos da criminologia Sumário Tributo à Criminologia... 17 PRIMEIRA PARTE Introdução aos fundamentos da criminologia Capítulo I Nascimento e difusão da criminologia... 23 1. A história da Criminologia: fase pré-científica...

Leia mais

C r i m i n o l o g i a

C r i m i n o l o g i a Capítulo 1 C o n c e i t o, Objeto e Método da C r i m i n o l o g i a 1.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A criminologia é a ciência que estuda a criminalidade. Sem desejar transformar-se em mera fonte de dados,

Leia mais

Vitimologia SEMESTRE 6º TURMA CURSO DIREITO DISCIPLINA Vitimologia Professor Cristiano Pedreira

Vitimologia SEMESTRE 6º TURMA CURSO DIREITO DISCIPLINA Vitimologia Professor Cristiano Pedreira CURSO DIREITO DISCIPLINA Vitimologia Professor Cristiano Pedreira SEMESTRE 6º TURMA 2015.1 http://professorcristianopedreira.wordpress.com Vitimologia 1 CONCEITO A Vitimologia consiste em um estudo da

Leia mais

A SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL NA REPRESSÃO AOS CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL: análise comparativa entre as décadas de 1990 e 2000

A SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL NA REPRESSÃO AOS CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL: análise comparativa entre as décadas de 1990 e 2000 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CES VII CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DE MONOGRAFIA A SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL NA REPRESSÃO AOS CRIMES

Leia mais

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Proposta de um modelo de inclusão social CONCEITUAÇÃO GERAL DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Criminologia Clínica é um campo de atividade e de conhecimentos interdisciplinares predominantemente

Leia mais

Prof. Msc. Eduardo Daniel Lazarte Morón.

Prof. Msc. Eduardo Daniel Lazarte Morón. Prof. Msc. Eduardo Daniel Lazarte Morón. :CAUSALISTA NEOKANTISTA FINALISTA FINALISMO DISSIDENTE SOCIAL DA AÇÃO FUNCIONALISTAS OU PÓS-FINALISTAS: FUNCIONALISMO TELEOLÓGICO, REDUCIONISTA E RADICAL OU SISTÊMICO

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

Coordenadores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann CRIMINOLOGIA. Autores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann

Coordenadores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann CRIMINOLOGIA. Autores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann Coordenadores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann Autores Eduardo Fontes Henrique Hoffmann 2018 Capítulo 1 Importância Muitos se perguntam por que estudar criminologia. Para muitos, a criminologia não parece,

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO PRISIONAL

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO PRISIONAL AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO PRISIONAL Regina Wrubel (Monografia de final de curso de Especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicológica, Departamento de Psicologia, UEM, Maringá-Paraná, Brasil),

Leia mais

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Português Interpretação de Textos (compreensão) 33,33% Morfologia 16,67% Semântica 13,89% Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores) Reescrita

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código SOCIEDADE E CRIMINALIDADE 137 Período Turma (s) 1º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Política Criminal de Prevenção do Delito José Luiz Machado Cafezeiro Júnior* Conceito de Política Criminal "O direito penal é a barreira intransponível da política criminal", com

Leia mais

A IMPUNIDADE COMO PRESSUPOSTO DA INAPLICABILIDADE DA NORMA JURÍDICA RESULTANTE DE UMA ESTRUTURA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA DEFICIENTE

A IMPUNIDADE COMO PRESSUPOSTO DA INAPLICABILIDADE DA NORMA JURÍDICA RESULTANTE DE UMA ESTRUTURA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA DEFICIENTE A IMPUNIDADE COMO PRESSUPOSTO DA INAPLICABILIDADE DA NORMA JURÍDICA RESULTANTE DE UMA ESTRUTURA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA DEFICIENTE Autoria: Delane Silva da Matta Bonfim - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A criminologia como ciência empírica e interdisciplinar:conceito, método, objeto, sistema e funções da criminologia. Luiz Flávio Gomes * Visando a divulgar a moderna Criminologia

Leia mais

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 - Conceito de Pena: Uma das espécies de sanção penal, ao lado da medida de segurança. É a resposta estatal consistente na privação ou restrição de um

Leia mais

APLICABILIDADE E EFICÁCIA DA PENA DE MORTE COMO INSTRUMENTO DE DEFESA SOCIAL: estudo de caso nos Estados Unidos da América

APLICABILIDADE E EFICÁCIA DA PENA DE MORTE COMO INSTRUMENTO DE DEFESA SOCIAL: estudo de caso nos Estados Unidos da América UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CES VII CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DE MONOGRAFIA APLICABILIDADE E EFICÁCIA DA PENA DE MORTE COMO INSTRUMENTO

Leia mais

Criminologia. Teorias da Criminalidade. Professor Fidel Ribeiro.

Criminologia. Teorias da Criminalidade. Professor Fidel Ribeiro. Criminologia Teorias da Criminalidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Criminologia DIREITO PENAL E CRIMINOLOGIA AO LONGO DA HISTÓRIA Antiguidade Período da Vingança Características:

Leia mais

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Letícia Maria Schabbach Depto. Sociologia/Curso de Políticas Públicas UFRGS leticiams65@gmail.com 1 Homicídio Barômetro bastante confiável da criminalidade

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª. DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência Profª. Liz Rodrigues segurança pública. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à

Leia mais

Conceito de Criminologia

Conceito de Criminologia Criminologia Conceito de Criminologia Foi Lombroso quem deu início sistemático a antropologia criminal, precedido anteriormente por João Batista Della Porta (1540/1615) Kaspar Lavater (1741/1801) e Francisco

Leia mais

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS O RACISMO VELADO SOB A ÓTICA DA TEORIA DO ETIQUETAMENTO E CIFRA OCULTA THE VEILED RACISM UNDER THE LENS OF LABELLING APPROACH THEORY AND THE HIDDEN CIPHER Caroline Petry 1 Felipe da Veiga Dias 2 RESUMO

Leia mais

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico, seu representante Auguste Comte. Tentativa de derivar as ciências

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL OBJETIVOS: Qualificar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades nos principais ramos do Direito Penal e Processual Penal, incluindo a legislação

Leia mais

A S P E C T O S H I S T Ó R I C O S D A M E D I D A D E S E G U R A N Ç A E S U A E V O L U Ç Ã O N O D I R E I T O P E N A L B R A S I L E I R O

A S P E C T O S H I S T Ó R I C O S D A M E D I D A D E S E G U R A N Ç A E S U A E V O L U Ç Ã O N O D I R E I T O P E N A L B R A S I L E I R O A S P E C T O S H I S T Ó R I C O S D A M E D I D A D E S E G U R A N Ç A E S U A E V O L U Ç Ã O N O D I R E I T O P E N A L B R A S I L E I R O Ísis Marafanti 1 Maria Carolina Pedalino Pinheiro 2 Rafael

Leia mais

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. 1ª Secretária: Mariângela Gama de Magalhães Gomes

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. 1ª Secretária: Mariângela Gama de Magalhães Gomes especial Revista Liberdades - Edição Especial - Reforma do Código Penal PDF interativo saiba como navegar expediente EXPEDIENTE Instituto Brasileiro de Ciências Criminais DIRETORIA DA GESTÃO 2011/2012

Leia mais

Flávio Augusto Monteiro de Barros. Manual de. DIREITO PENAL Partes Geral e Especial. Volume Único

Flávio Augusto Monteiro de Barros. Manual de. DIREITO PENAL Partes Geral e Especial. Volume Único Flávio Augusto Monteiro de Barros Manual de DIREITO PENAL Partes Geral e Especial Volume Único 2019 ESCOLAS PENAIS 1. INTRODUÇÃO Dá-se o nome de escolas penais ao pensamento jurídico-filosófico acerca

Leia mais

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO 1 Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b)

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

APONTAMENTOS DA CRIMINOLOGIA SOB A ÉGIDE DO DIREITO PENAL RESUMO

APONTAMENTOS DA CRIMINOLOGIA SOB A ÉGIDE DO DIREITO PENAL RESUMO APONTAMENTOS DA CRIMINOLOGIA SOB A ÉGIDE DO DIREITO PENAL Barbara Adum Mokdeci Machado 1 Ricardo Spinelli Pinto 2 RESUMO O objetivo desse estudo é evidenciar a importância da disciplina Criminologia sob

Leia mais

Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro

Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro Tópico 01 Criminologia: conceito, cientificidade, objeto, método, sistema e funções Questão 01 Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro Contato: @professoritaloribeiro Ano: 2018 - Banca: UEG - Órgão:

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM LORENA PADELA DO NASCIMENTO

FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM LORENA PADELA DO NASCIMENTO FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM LORENA PADELA DO NASCIMENTO ANÁLISE DOS FATORES SOCIAIS NA CONDUTA CRIMINOSA E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CO-CULPABILIDADE

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º. II Ementário

PLANO DE ENSINO. I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Penal I Código EST0042 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º II Ementário PLANO DE ENSINO Ordenamento jurídico e o direito penal. Limites constitucionais

Leia mais

O DIREITO PENAL AO LONGO DOS TEMPOS. Para que serve a pena afinal? Depende da teoria que se aceita, pois para as:

O DIREITO PENAL AO LONGO DOS TEMPOS. Para que serve a pena afinal? Depende da teoria que se aceita, pois para as: O DIREITO PENAL AO LONGO DOS TEMPOS Valter Nilton Felix PENAS Para que serve a pena afinal? Depende da teoria que se aceita, pois para as: teorias absolutas ou de retribuição ou ainda retribucionistas,

Leia mais

FACULDADE BAIANA DE DIREITO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

FACULDADE BAIANA DE DIREITO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO FACULDADE BAIANA DE DIREITO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO WILLIAM NASCIMENTO DA SILVA O USO DO ESTEREÓTIPO NA IDENTIFICAÇÃO DO CRIMINOSO E A SELETIVIDADE PENAL Salvador 2015 WILLIAM NASCIMENTO DA SILVA

Leia mais

TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE DIREITO E LITERATURA: ANÁLISE DO LIVRO CRIME E CASTIGO, DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE DIREITO E LITERATURA: ANÁLISE DO LIVRO CRIME E CASTIGO, DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE DIREITO E LITERATURA: ANÁLISE DO LIVRO CRIME E CASTIGO, DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Direito Penal 1 (Material de apoio)

Direito Penal 1 (Material de apoio) Evolução Histórica do DP O estudo da evolução histórico-penal é de suma importância para uma avaliação correta da mentalidade e dos princípios que nortearam o sistema punitivo contemporâneo. A história

Leia mais

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma.

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma. DIREITO PENAL 1. Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta

Leia mais