Desempenho Ambiental da Produção de Coco Verde no Norte e Nordeste do Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desempenho Ambiental da Produção de Coco Verde no Norte e Nordeste do Brasil"

Transcrição

1 Desempenho Ambiental da Produção de Coco Verde no Norte e Nordeste do Brasil Inácio de Barros Geraldo Stachetti Rodrigues Carlos Roberto Martins

2

3 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical 227 Resumo Dentre os métodos para avaliar a sustentabilidade de sistemas de produção agrícola, a análise emergética permite quantificar o suporte ambiental para a economia humana pela contabilidade dos valores dos recursos tanto naturais quanto econômicos em uma base comum. Sendo uma propriedade fundamentada na termodinâmica, a emergia proporciona uma base científica para entendimento da produção de riqueza e, assim, a contabilidade ambiental baseada na análise emergética é uma ferramenta para se analisar o uso de recursos, a produção e o desempenho ambiental dos sistemas agrícolas. O objetivo do presente trabalho foi de avaliar, por meio da análise emergética em seis estudos de caso de estabelecimentos de referência, o desempenho ambiental da produção de coco no Norte e Nordeste do Brasil. Os resultados obtidos permitiram concluir que apenas 8% dos fluxos de emergia nos sistemas de produção de coco tecnificados no Norte e Nordeste do Brasil são provenientes de recursos renováveis locais e que, ao nível dos sistemas estudados, a análise emergética não permitiu captar os efeitos das práticas de intensificação ecológica na melhoria do desempenho ambiental desses sistemas. Introdução Ao longo das últimas décadas uma enorme gama de métodos para avaliar a sustentabilidade tem sido desenvolvida (POPE et al., 2004), cada um com características, objetivos, e situações mais adequadas de aplicação. Dentre todos os métodos, a análise emergética (também denominada emergy synthesis) permite quantificar o suporte ambiental para a economia humana pela contabilidade dos valores dos recursos tanto naturais quanto econômicos em uma base comum (ODUM, 1988). Sendo a emergia uma propriedade fundamentada na termodinâmica, ela proporciona uma base científica para entendimento da produção de riqueza (LEFROY; RYDBERG, 2003). Assim, a contabilidade ambiental baseada na análise emergética é uma ferramenta para se analisar o uso de recursos, a produção e o desempenho ambiental dos sistemas agrícolas.

4 228 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical A análise emergética, que avalia os componentes de um sistema em uma unidade básica comum, é uma poderosa ferramenta para a análise do uso de recursos nos sistemas de produção agrícola, pois é fundamentada nas leis termodinâmicas aplicadas aos sistemas ecológicos. É uma forma de análise energética que quantifica os fluxos dos recursos, tanto naturais quanto econômicos, para a quantificação do valor de suporte ambiental à economia humana (ODUM, 1988). O fundamento básico da análise emergética é de que a contribuição de um recurso é proporcional à energia disponível de um mesmo tipo requerida para se produzir esse recurso (BROWN; HERENDEEN, 1996). Usando-se dessa técnica, as contribuições tanto naturais quanto econômicas requeridas para a produção podem ser quantificadas e comparadas. O objetivo do presente trabalho foi de avaliar, por meio da análise emergética em seis estudos de caso de estabelecimentos de referência, o desempenho ambiental da produção de coco no Norte e Nordeste do Brasil. Material e Métodos Foram realizados seis estudos de caso em propriedades de produção de coco tanto verde quanto seco, para consumo in natura ou para industrialização. Todas as propriedades estudadas adotam técnicas modernas de produção e estão localizadas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. As principais características técnico-gerenciais dessas propriedades são apresentadas na Tabela 1. A fim de se proceder à análise e a diagramação do sistema adotado e a coleta dos dados foram realizadas visitas às propriedades onde as informações necessárias foram obtidas por meio de entrevistas com os responsáveis técnicos pelas mesmas. Os dados coletados foram utilizados para a avaliação do desempenho econômico e, em seguida, na contabilidade ambiental utilizando-se da análise emergética, por meio do sistema SAMeFrame ( Sustainability Assessment Methodology Framework ) (RODRIGUES et al., 2002).

5 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical 229 Tabela 1. Caracterização técnico-gerencial dos estudos de caso do projeto Sistemas de Produção Ecologicamente Intensivos de Coco e de Citros no Norte e Nordeste do Brasil (Seifrut). Caso Tamanho Diversificação Tipo de gestão Nível de controle Destino da produção Caso 1 Médio Não Familiar Médio In natura Caso 2 Grande Sim Familiar Alto In natura Caso 3 Médio Não Empresarial Médio In natura Caso 4 Grande Não Empresarial Alto Indústria Caso 5 Médio Sim Familiar Alto In natura Caso 6 Grande Não Empresarial Alto Indústria O sistema SAMeFrame oferece uma abordagem sistêmica para a avaliação dos fluxos de energia associados aos processos e atividades dos sistemas de produção agropecuários baseados nos métodos de contabilidade ambiental pela análise de emergia segundo modelo desenvolvido por Odum (1996). O sistema compreende uma planilha para a coleta, documentação e síntese de informações para a avaliação do desempenho ambiental e sustentabilidade de agroecossistemas. A emergia é toda a energia consumida de um mesmo tipo usada direta ou indiretamente para a obtenção de um recurso natural, matéria prima, bem, serviço ou informação, expressa em uma unidade padrão: o Joule de emergia solar (sej). Assim, a contabilidade de todos os recursos naturais (água, radiação, precipitação, vento, solo, entre outros) e os recursos provenientes da economia (insumos agrícolas, maquinário, mão de obra e serviços) pode ser realizada uma vez que todos esses recursos apresentam uma unidade comum (o sej), sendo que essa medida possui significação física nos princípios da termodinâmica. O procedimento de análise iniciou-se pela diagramação dos componentes e dos fluxos de matéria e energia (Figura 1). Essa diagramação seguiu os padrões da linguagem simbólica de fluxos de energia descritos por Brown (2004).

6 230 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical Figura 1. Exemplo do diagrama do sistema de produção agropecuária seguindo os padrões da linguagem simbólica de fluxos. Fonte: Brown (2004). Após a diagramação, procedeu-se a quantificação dos fluxos de cada componente em suas unidades físicas próprias, registradas no SAMeFrame. Esses valores foram então automaticamente transformados pelo sistema em unidades de emergia através de coeficientes previamente calculados chamados de transformidades. Esses componentes foram ainda classificados de acordo com suas características como um recurso local renovável, recurso local não renovável, recurso econômico ou produto exportado. As relações existentes entre essas diferentes classes de componentes permitem a avaliação do sistema estudado através de índices de desempenho ambiental, tal como descritos por Odum (1996). Esses índices sumarizam a intensidade no uso de recursos, a eficiência do processo produtivo, a interação ambiente-economia e quantificam a sustentabilidade. Dentre esses índices estão a (i) Transformidade, a (ii) Fração Renovável (FR), a (iii) Taxa de Carga Ambiental (ELR), a (iv) Taxa de Investimento em emergia (EIR), a (v) Taxa de produção de emergia (EYR), a (vi) Razão Não renovável/renovável (EER), e o (vii) Índice de Sustentabilidade Emergética (ESI).

7 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical 231 A Transformidade (i) é a razão entre a emergia total utilizada pelo sistema (em sej) e a massa de produtos exportados (em g); a Fração Renovável (ii) é a porcentagem da emergia total usada pelo sistema (em sej) que é proveniente de recursos locais renováveis (em sej); a Taxa de Carga Ambiental (iii) é a razão entre os recursos de origem não renováveis (recursos não renováveis locais e insumos em sej) e os fluxos de emergia renováveis (em sej) e é uma estimativa do potencial de impacto ambiental do sistema; a Taxa de Investimento em Emergia (iv) é a razão entre o fluxo recursos alóctones e os recursos autóctones e permite avaliar se o sistema utiliza eficientemente o investimento em emergia quando comparado com outras alternativas; a Taxa de Produção de Emergia (v) calcula o retorno sobre o investimento do trabalho ambiental e mede a habilidade do sistema em explorar e disponibilizar os recursos locais por meio de investimentos em recursos alóctones; a razão Não renovável/renovável (vi) é uma medida da vantagem, do ponto de vista ecológico/econômico, das relações econômicas, fornecendo uma medida física sobre quem perde e quem ganha trabalho ambiental nas trocas comerciais dos produtos exportados pelo sistema; o Índice de Sustentabilidade Emergética (vii) á a razão entre a Taxa de Produção de Emergia e a Taxa de Carga Ambiental, e assume que a sustentabilidade aumenta à medida em que os retornos sobre o investimento em emergia aumentam enquanto a pressão sobre o meio ambiente diminui e o potencial de impacto reduz. Resultados e Discussão A Figura 2 apresenta a assinatura emergética da produção de coco verde nos seis estudos de caso realizados no contexto do projeto Sistemas de Produção Ecologicamente Intensivos de Coco e de Citros no Norte e Nordeste do Brasil (Seifrut). Observa-se que os fertilizantes e os produtos fitossanitários representam, juntamente com a mão de obra, a maior parte do fluxo de emergia no sistema. No entanto, dentre os produtos fitossanitários, a quase totalidade do fluxo de emergia é proveniente de produtos fitossanitários alternativos (óleo de algodão) e de baixo impacto sobre o meio ambiente.

8 232 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical Figura 2. Assinatura emergética da produção de coco nos sei estudos de caso do projeto Sistemas de Produção Ecologicamente Intensivos de Coco e de Citros no Norte e Nordeste do Brasil (Seifrut).

9 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical 233 Esses produtos fitossanitários alternativos destinam-se ao controle de praga, principalmente o ácaro da necrose que causa tanto danos severos na produção, reduzindo a quantidade de frutos e de água, quanto na qualidade dos frutos por depreciação da sua aparência e impactos no seu valor comercial. Com base nesses resultados, foi possível se calcular os índices de desempenho ambiental que são apresentados na Tabela 2.

10 234 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical Tabela 2. índices de desempenho ambiental da produção de coco verde. Índice Expressão Caso 1 Caso 2 Caso 3 Caso 4 Caso 5 Caso 6 (i) Transformidade E+08 sej/g 7,17 8,40 6,50 13,0 10,2 6,70 (ii) Fração Renovável R/ (R+N+P+S) 0,08 0,08 0,09 0,06 0,07 0,11 (iii) Taxa de carga ambiental (P+S+N)/R 11,27 11,71 9,90 14,91 12,77 8,17 (iv) Taxa de investimento de emergia (P + S)/(N + R) 6,38 6,57 5,34 8,76 6,99 8,17 (v) Taxa de produção de emergia Y/(P + S) 1,16 1,15 1,19 1,11 1,14 1,12 (vi) Não renovável/renovável (N + P)/R 9,97 9,58 9,03 13,02 11,51 7,40 (vii) Índice de sustentabilidade emergética EYR/ELR 0,10 0,10 0,12 0,07 0,09 0,14 R= Recurso local renovável /N= Recurso local não renovável /P= Insumos /S= serviços.

11 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical 235 Observa-se, pelos índices de desempenho calculados que, em média apenas 8% do fluxo de emergia no sistema de produção são provenientes de recursos renováveis locais. Tal situação reflete-se em um Índice de sustentabilidade emergética comparável ao de sistemas intensivos de produção agropecuária e em uma alta Taxa de Carga Ambiental, que traduz em si o potencial de impacto ambiental do sistema de produção adotado. Nesse ínterim, contudo, a abordagem não permitiu captar a redução no potencial de impacto causado pela adoção dos produtos fitossanitários alternativos bem como os benefícios provenientes da diversificação e do nível de controle de gestão. Tais aspectos puderam ser mais bem expressos por meio de outras abordagens tais como sistemas os indicadores multiatributo de sustentabilidade como o APOIA- NovoRural (RODRIGUES; CAMPANHOLA, 2003), também utilizado no projeto Seifrut. Conclusões Apenas 8% dos fluxos de emergia nos sistemas de produção de coco tecnificados no Norte e Nordeste do Brasil são provenientes de recursos renováveis locais. Ao nível dos sistemas estudados, a análise emergética não permitiu captar os efeitos das práticas de intensificação ecológica na melhora do desempenho ambiental desses sistemas. Referências BROWN, M. T. A picture is worth a thousand words: energy systems language and simulation. Ecological Modelling, v. 178, p , BROWN, M. T; HERENDEEN, R. Embodied energy analysis and emergy analysis: a comparative view. Ecological Economics, n. 19, p , LEFROY, E.; RYDBERG, T. Emergy evaluation of three cropping systems in southwestern Australia. Ecological Modelling, n. 161, p , 2003.

12 236 IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical ODUM, H. T. Self-organization, transformity, and information. Science, n. 242, p , ODUM, H. T. Environmental accounting: emergy and environmental decision making. New York, USA: John Wiley and Sons Inc., p. POPE, J.; ANNANDALE, D.; MORRISON-SAUNDERS, A. Conceptualising sustainability assessment. Environmental Impact Assessment Review, n. 24, p , RODRIGUES, G. S.; BROWN, M. T.; ODUM, H. T. SAMeFrame: sustainability assessment methodology framework. In: BIENNIAL INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCES IN ENERGY STUDIES: RECONSIDERING THE IMPORTANCE OF ENERGY, 3., Anais Porto Venere. Padova, IT: Servizi Grafici Editoriali, p v. 3. RODRIGUES, G. S.; CAMPANHOLA, C. Sistema integrado de avaliação de impacto ambiental aplicado a atividades do novo rural. Pesquisa Agropecuária Brasileira, n. 38, p , 2003.

DESEMPENHO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BANANA EM GUADALUPE (ÍNDIAS OCIDENTAIS FRANCESAS) AVALIADAS PELA ANÁLISE EMERGÉTICA

DESEMPENHO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BANANA EM GUADALUPE (ÍNDIAS OCIDENTAIS FRANCESAS) AVALIADAS PELA ANÁLISE EMERGÉTICA DESEMPENHO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BANANA EM GUADALUPE (ÍNDIAS OCIDENTAIS FRANCESAS) AVALIADAS PELA ANÁLISE EMERGÉTICA INÁCIO DE BARROS 1 ; GERALDO STACHETTI RODRIGUES 2 ; JEAN MARC BLAZY

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA PARA A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE P

CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA PARA A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE P CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA PARA A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE P S PRODUÇÃO DA SOJA NA PERSPECTIVA DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL Vendrametto, Lilian P. Bonilla, Silvia H. INTRODUÇÃO

Leia mais

EMERGIA E HIDROELETRICIDADE

EMERGIA E HIDROELETRICIDADE EMERGIA E HIDROELETRICIDADE TASSINARI C.A., BONILLA S.H. 1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA Ahid hidroeletricidade ti d tem sido a principal i lf forma de geração de energia elétrica no Brasil. Em 2005-93% Tendência

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE EMERGIA

INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE EMERGIA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE EMERGIA Jennifer Martins Waldhelm 1, Thiago Dias Azenha 2, Hermam da Silva Vargas 3 1 Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, UNICESUMAR, Maringá-PR. Bolsista

Leia mais

Igor Corsini 1 Igor Corsini

Igor Corsini 1 Igor Corsini Igor Corsini 1 INTRODUÇÃO A energia elétrica pode ser produzida por diversos sistemas. Tendo em vista a sustentabilidade ambiental, é de crucial importância que busquemos os meios ambientalmente menos

Leia mais

Contabilidade Ambiental em Emergia do Processamento de Rocha Calcária para uso Agrícola

Contabilidade Ambiental em Emergia do Processamento de Rocha Calcária para uso Agrícola 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Contabilidade Ambiental em Emergia do Processamento de Rocha Calcária para

Leia mais

Avaliação de Sustentabilidade da produção de Etanol de Cana-de-Açúcar

Avaliação de Sustentabilidade da produção de Etanol de Cana-de-Açúcar UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos Lab. de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada LEIA Avaliação de Sustentabilidade da produção de Etanol de Cana-de-Açúcar

Leia mais

Tendências do Desempenho Ambiental do Brasil. Prof. Msc. Luciana Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Tendências do Desempenho Ambiental do Brasil. Prof. Msc. Luciana Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Tendências do Desempenho Ambiental do Brasil Prof. Msc. Luciana Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Introdução Os sistemas regionais dependem dos recursos naturais

Leia mais

ANÁLISE EMERGÉTICA DA CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

ANÁLISE EMERGÉTICA DA CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR ANÁLISE EMERGÉTICA DA CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR WALDHELM, Jennifer Martins; BRITO, Renan Borin Toscano de; SIQUEROLO, Luciana Veríssimo; RESUMO O presente estudo teve por objetivo

Leia mais

CÁLCULO DE EMERGIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CURSO PRÉ VESTIBULAR, PAULO FREIRE INCONFIDENTES - MG RESUMO

CÁLCULO DE EMERGIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CURSO PRÉ VESTIBULAR, PAULO FREIRE INCONFIDENTES - MG RESUMO CÁLCULO DE EMERGIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CURSO PRÉ VESTIBULAR, PAULO FREIRE INCONFIDENTES - MG Kassy J. GARCIA¹; Dario C. RAMOS²; José H. OLIVEIRA³; Luciano LEWIN 4 ; Lucas PRATES 5 RESUMO Este trabalho

Leia mais

Contabilidade Ambiental em Emergia do Processamento de Rocha Calcária para Uso Agrícola

Contabilidade Ambiental em Emergia do Processamento de Rocha Calcária para Uso Agrícola Contabilidade Ambiental em Emergia do Processamento de Rocha Calcária para Uso Agrícola CORSINI, I. a*, SILVA, C. C. a,, TAGLIAFERRO, K. a, RODRIGUES.G.S b, LABIGALINI, I. a, FRIMAIO, A. a a. IFSLUDEMINAS-

Leia mais

Estudo Comparativo com Ênfase na Sustentabilidade Ambiental em Emergia de Alimentos com Semelhança Nutricional

Estudo Comparativo com Ênfase na Sustentabilidade Ambiental em Emergia de Alimentos com Semelhança Nutricional Estudo Comparativo com Ênfase na Sustentabilidade Ambiental em Emergia de Alimentos com Semelhança Nutricional R. L. Guarnetti, S. H. Bonilla, C. M. V. B. Almeida, B. F. Giannetti* LaFTA, Laboratório de

Leia mais

Contabilidade Ambiental da Produção Convencional de Morango

Contabilidade Ambiental da Produção Convencional de Morango Contabilidade Ambiental da Produção Convencional de Morango FRIMAIO a, A.; SILVA* a, C.C. ; FRIMAIO b, C.A. ; DALLÓ a A.A. a. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Leia mais

REVESTIMENTO DE ZINCO

REVESTIMENTO DE ZINCO Alteração de revestimento de zinco por organo metálico em fixadores metálicos visando melhorias de desempenho e minimizar o impacto das emissões dos efluentes gerados utilizando conceitos da Contabilidade

Leia mais

Estudo comparativo entre a sustentabilidade e o índice de

Estudo comparativo entre a sustentabilidade e o índice de Estudo comparativo entre a sustentabilidade e o índice de desenvolvimento humano Fernando Jorge Cutrim Demetrio a, Biagio F. Giannetti b, Cecília M. V. B. de Almeida b, Silvia H. Bonilla b a Universidade

Leia mais

Contabilidade Ambiental do ABC. Emergia

Contabilidade Ambiental do ABC. Emergia Contabilidade Ambiental do ABC Paulista Utilizando a Síntese em Emergia Autores: Prof. Fábio Sevegnani Universidade Paulista Profa. Dra. Cecília M. V. B. de Almeida Universidade Paulista Prof. Pedro Frugoli

Leia mais

Avaliação da Produtividade Global de um

Avaliação da Produtividade Global de um Avaliação da Produtividade Global de um Agronegócio de Médio Porte Alexandre Daliberto Frugoli Cecília Maria Villas Boas Almeida Pedro Américo Frugoli Ana Paula Zaccaria dos Santos Mirtes Vitória Mariano

Leia mais

Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro Sanitário

Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro Sanitário Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro Sanitário G. F. da Silva a, C. M. V. B. de Almeida b a. Universidade Paulista, São Paulo, gfrimaio@gmail.com b. Universidade Paulista, São

Leia mais

CONTABILIDADE AMBIENTAL EM AGRÍCOLA

CONTABILIDADE AMBIENTAL EM AGRÍCOLA CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA DO PROCESSAMENTO DE ROCHA CALCÁRIA PARA USO AGRÍCOLA CORSINI, I. *, SILVA, C. C., TAGLIAFERRO, K, RODRIGUES.G.S, LABIGALINI, I. * corsini.igor@gmail.com Calcário agrícola

Leia mais

Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Caixa Postal 007, , Cruz das Almas, BA. E- mail: embrapa.

Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Caixa Postal 007, , Cruz das Almas, BA. E- mail: embrapa. PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DE SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMASDE PRODUÇÃO DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) PELA FERRAMENTA ANÁLISE EMERGÉTICA Marco AntonioSedrez Rangel¹, Sigmar Herpich 2, Marcelo

Leia mais

Um Estudo Comparativo dos Índices em Emergia e de outros Indicadores Usuais em Estudos de Sustentabilidade

Um Estudo Comparativo dos Índices em Emergia e de outros Indicadores Usuais em Estudos de Sustentabilidade Um Estudo Comparativo dos Índices em Emergia e de outros Indicadores Usuais em Estudos de Sustentabilidade Pd Pedro Américo Frugoli Ana Paula Zaccaria dos Santos Alexandre Daliberto Frugoli Introdução

Leia mais

A Influência da Mão de Obra na Sustentabilidade Ambiental do Cultivo Comercial do Bambu

A Influência da Mão de Obra na Sustentabilidade Ambiental do Cultivo Comercial do Bambu A Influência da Mão de Obra na Sustentabilidade Ambiental do Cultivo Comercial do Bambu R. L. Guarnetti, S. H. Bonilla, C. M. V. B. Almeida, B. F. Giannetti* LaFTA, Laboratório de Físico-Química Teórica

Leia mais

Avaliação do Impacto Ambiental da Produção de Biodiesel de Soja no Brasil

Avaliação do Impacto Ambiental da Produção de Biodiesel de Soja no Brasil Avaliação do Impacto Ambiental da Produção de Biodiesel de Soja no Brasil Otávio Cavalett e Enrique Ortega Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada Produção de biocombustíveis A produção

Leia mais

construção de uma casa residencial

construção de uma casa residencial Contabilidade ambiental em emergia da construção de uma casa residencial Environmental accounting in emergy for a house construction. José Guilherme A. Carvalho; Silvia H. Bonilla; Cecília M. V. B. Almeida;

Leia mais

EM UM SISTEMA DE CRIAÇÃO DE TILÁPIA, USANDO A

EM UM SISTEMA DE CRIAÇÃO DE TILÁPIA, USANDO A BENEFÍCIOSAMBIENTAIS NA RECUPERAÇÃODE ÁGUA EM UM SISTEMA DE CRIAÇÃO DE TILÁPIA, USANDO A CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA José L. Pierobom, Silvia H. Bonilla, Cecília M.V.B. Almeida e Biagio F. Giannetti

Leia mais

Monitoração da Sustentabilidade Ambiental da Fazenda de Café

Monitoração da Sustentabilidade Ambiental da Fazenda de Café Monitoração da Sustentabilidade Ambiental da Fazenda de Café Ogura Y. a, Giannetti B.F. b, Almeida C. M. V. B. c, e Bonilla S.H. d a. Universidade Paulista, São Paulo, yoshisuke.ogura@pascaltec.com.br

Leia mais

Avaliação da Produtividade Global de um Agronegócio de Médio Porte

Avaliação da Produtividade Global de um Agronegócio de Médio Porte Avaliação da Produtividade Global de um Agronegócio de Médio Porte A. D. Frugoli a, C. M. V. B. Almeida b, P. A. Frugoli c, A. P. Z. Santos d, M. V. Mariano e a. Universidade Paulista, São Paulo, alefrugoli@unip.br

Leia mais

Antonio J. M. Rodrigues (Unip) Novembro 2007

Antonio J. M. Rodrigues (Unip) Novembro 2007 A Contabilidade Ambiental na Metodologia do Ecodesign: Utilizando a Emergia como uma Medida Quantitativa de Avaliação de Carga Ambiental. O Caso das Embalagens PET. Antonio J. M. Rodrigues (Unip) Novembro

Leia mais

Contabilidade em Emergia de Dois Sistemas de Geração de Energia Elétrica com Utilização de Resíduos

Contabilidade em Emergia de Dois Sistemas de Geração de Energia Elétrica com Utilização de Resíduos Contabilidade em Emergia de Dois Sistemas de Geração de Energia Elétrica com Utilização de Resíduos I. Corsini a ; B. S. Carvalho b ; E. M. Pereira c, M. C. A. Cunha d, C. C. Silva e a, b, c, d, e. IFSULDEMINAS,

Leia mais

Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro Sanitário. Utilization of Energy in Municipal Solid Waste Landfill

Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro Sanitário. Utilization of Energy in Municipal Solid Waste Landfill Revista Agrogeoambiental - Abril/2011 Geslaine Frimaio da Silva a, Cecilia M. Villas Bôas de Almeida b, Biagio F. Giannetti c, Sílvia H. Bonilla d a. Universidade Paulista, São Paulo, gfrimaio@gmail.com

Leia mais

IV SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL

IV SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL IV SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL XII SEMANA DA ZOOTECNIA PERSPECTIVAS E SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO ANIMAL UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA 22-24 DE NOVEMBRO

Leia mais

CAPÍTULO 10. Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental. ecológica da produção leiteira. Introdução

CAPÍTULO 10. Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental. ecológica da produção leiteira. Introdução CAPÍTULO 10 Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental cação ecológica da produção leiteira Geraldo Stachetti Rodrigues Introdução commodities Ferramentas de Aia e indicadores de sustentabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA

CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA DO CURSO DE ENGENHARIA EM UM CAMPUS DA UNIVERSIDADE PAULISTA Ana Paula Z. dos Santos Alexandre D. Frugoli Cecília M. V. B. Almeida Pedro A. Frugoli Carlos A. F. de Lima

Leia mais

Aplicativo baseado na web para cálculo e análise de sustentabilidade ambiental em emergia

Aplicativo baseado na web para cálculo e análise de sustentabilidade ambiental em emergia Aplicativo baseado na web para cálculo e análise de sustentabilidade ambiental em emergia FRANÇA, W. L. M Ç, DEMETRIO, F. J. C. GIANNETTI, B. F.,b, ALMEIDA, C.M.V. Universidade Estadual do Maranhão, São

Leia mais

Síntese em emergia do aterro sanitário Sítio São João: uma análise de sustentabilidade

Síntese em emergia do aterro sanitário Sítio São João: uma análise de sustentabilidade Síntese em emergia do aterro sanitário Sítio São João: uma análise de sustentabilidade Frimaio, Geslaine (UNIP) gfrimaio@gmail.com Almeida, Cecília M.V.B. (UNIP) cmvbag@unip.br Giannetti, Biagio F. (UNIP)

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento Sustentável...aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades... Nosso Futuro Comum, ONU, 1991,

Leia mais

Valoração ambiental por dano aos recursos hídricos

Valoração ambiental por dano aos recursos hídricos Valoração ambiental por dano aos recursos hídricos Alexandra Fátima Saraiva Soares 1 ; Cláudia Lage Michalaros 2 Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; Ministério Público de Minas Gerais Resumo

Leia mais

Análise Agroeconômica de Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste do Brasil

Análise Agroeconômica de Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste do Brasil Análise Agroeconômica de Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste do Brasil Carlos Roberto Martins Inácio de Barros Geraldo Stachetti Rodrigues IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura

Leia mais

COMPARAÇÃO DOS BALANÇOS DE EMERGIA DE DOIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE

COMPARAÇÃO DOS BALANÇOS DE EMERGIA DE DOIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COMPARAÇÃO DOS BALANÇOS DE EMERGIA DE DOIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE Daniel K. Wada, Enrique Ortega RESUMO O objetivo deste trabalho foi aprofundar a eperiência de avaliação de sistemas de produção

Leia mais

Análise da sustentabilidade energética do sistema de uma usina autônoma de álcool através de índices de emergia e pegada ecológica

Análise da sustentabilidade energética do sistema de uma usina autônoma de álcool através de índices de emergia e pegada ecológica MACHADO, E. R.; SILVA, C. C. Análise da sustentabilidade energética do sistema de uma usina autônoma de álcool através de índices de emergia e pegada ecológica. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre,

Leia mais

Contabilidade ambiental em emergia de sistema de produção de leite: O selo orgânico é sinônimo de produção sustentável?

Contabilidade ambiental em emergia de sistema de produção de leite: O selo orgânico é sinônimo de produção sustentável? Contabilidade ambiental em emergia de sistema de produção de leite: O selo orgânico é sinônimo de produção sustentável? Prof. Max Wilson Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Contabilidade ambiental de processos de revestimento em zinco e organo metálico

Contabilidade ambiental de processos de revestimento em zinco e organo metálico Contabilidade ambiental de processos de revestimento em zinco e organo metálico José F. Faro (UNIP) fernando_faro@hotmail.com Biagio F. Gianetti (UNIP) biafgian@unip.br Silvia Bonilla (UNIP) bonilla@unip.br

Leia mais

A SOJA NO BRASIL: MODELOS DE PRODUÇÃO, CUSTOS, LUCROS, EXTERNALIDADES, SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS.

A SOJA NO BRASIL: MODELOS DE PRODUÇÃO, CUSTOS, LUCROS, EXTERNALIDADES, SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. Resumo ampliado A SOJA NO BRASIL: MODELOS DE PRODUÇÃO, CUSTOS, LUCROS, EXTERNALIDADES, SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. Enrique Ortega FEA, Unicamp, C.P. 6121 CEP 13083-970 Campinas, SP, Brasil E-mail:

Leia mais

Contabilidade Ambiental do ABC Paulista Utilizando a Síntese em Emergia

Contabilidade Ambiental do ABC Paulista Utilizando a Síntese em Emergia Contabilidade Ambiental do ABC Paulista Utilizando a Síntese em Emergia F. Sevegnani a, C. M. V. B. Almeida b, P. A. Frugoli c a. Universidade Paulista, São Paulo, proffabios@gmail.com b. Universidade

Leia mais

Análise emergética da produção rural

Análise emergética da produção rural Análise emergética da produção rural Os serviços ecossistêmicos e as externalidades negativas na agricultura Versão 6 (8 de junho de 216, 4:1h) Enrique Ortega, José Maria Gusman-Ferraz, Mariana Paiva LEIA/DEA/FEA/Unicamp

Leia mais

Um Estudo Comparativo dos Índices em Emergia e de outros Indicadores Usuais em Estudos de Sustentabilidade

Um Estudo Comparativo dos Índices em Emergia e de outros Indicadores Usuais em Estudos de Sustentabilidade Um Estudo Comparativo dos Índices em Emergia e de outros Indicadores Usuais em Estudos de Sustentabilidade P. A. Frugoli a, A. P. Z. dos Santos b, A. D. Frugoli c, a. Universidade Paulista, São Paulo,

Leia mais

Uso da emergia para análise da contabilidade ambiental na produção convencional de morango no município de Espírito Santo do Dourado (MG)

Uso da emergia para análise da contabilidade ambiental na produção convencional de morango no município de Espírito Santo do Dourado (MG) Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 10, n. 2, jun. 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v10n220181110 Luciana Ferreira Gonçalves 1 Carlos Cezar da Silva 2 José Hugo de Oliveira 3 Letícia

Leia mais

Determinação de Benefícios e Impactos Ambientais. Amazônia

Determinação de Benefícios e Impactos Ambientais. Amazônia Determinação de Benefícios e Impactos Ambientais Relevantes Causados pela Hidroelétrica i Balbina na Amazônia Douglas Wittmann Silvia H. Bonilla Maio de 2009 O PROBLEMA Enquanto o Brasil explora menos

Leia mais

Intensificação ecológica da fruticultura: sistema de produção ecologicamente intensivo de coco e citros, na Região Norte e Nordeste do Brasil

Intensificação ecológica da fruticultura: sistema de produção ecologicamente intensivo de coco e citros, na Região Norte e Nordeste do Brasil Intensificação ecológica da fruticultura: sistema de produção ecologicamente intensivo de coco e citros, na Região Norte e Nordeste do Brasil Ecological intensification of fruitculture: ecologically-intensive

Leia mais

Proposta de um índice de robustez para a contabilidade ambiental em emergia BUENO, M.F.F. UNIP SP IFSULDEMINAS MG

Proposta de um índice de robustez para a contabilidade ambiental em emergia BUENO, M.F.F. UNIP SP IFSULDEMINAS MG Proposta de um índice de robustez para a contabilidade ambiental em emergia BUENO, M.F.F. UNIP SP IFSULDEMINAS MG Introdução A robustez é uma medida de sua capacidade em permanecer inalterada por pequenas

Leia mais

Avaliação ambiental e diagrama triangular: estudo de sistema operacional alternativo para a distribuição de chapas de aço

Avaliação ambiental e diagrama triangular: estudo de sistema operacional alternativo para a distribuição de chapas de aço Avaliação ambiental e diagrama triangular: estudo de sistema operacional alternativo para a distribuição de chapas de aço C. M. V. B. Almeida, S. N. Bueno; F. A. Barrella e B. F. Giannetti LaFTA Laboratório

Leia mais

Antonio José Monteiro Rodrigues, Biagio F. Giannetti, Cecília M. V. B. Almeida, Silvia H. Bonilla

Antonio José Monteiro Rodrigues, Biagio F. Giannetti, Cecília M. V. B. Almeida, Silvia H. Bonilla A Contabilidade Ambiental na Metodologia do Ecodesign: Utilizando a Emergia como uma Medida Quantitativa de Avaliação de Carga Ambiental. O Caso das Embalagens PET. Antonio José Monteiro Rodrigues, Biagio

Leia mais

Paulo: Contabilidade Ambiental em

Paulo: Contabilidade Ambiental em Parques Urbanos Municipais de São Paulo: Contabilidade Ambiental em Emergia Mirtes Vitória Mariano Cecília M. V. B. Almeida Ana Paula Zaccaria dos Santos Introdução O município de São Paulo possui uma

Leia mais

ESTUDO DE BIOMASSAS ALTERNATIVAS PARA A GERAÇÃO DE ELETRICIDADE: ANÁLISE DOS ÍNDICES ENERGÉTICOS E EMERGÉTICOS

ESTUDO DE BIOMASSAS ALTERNATIVAS PARA A GERAÇÃO DE ELETRICIDADE: ANÁLISE DOS ÍNDICES ENERGÉTICOS E EMERGÉTICOS ESTUDO DE BIOMASSAS ALTERNATIVAS PARA A GERAÇÃO DE ELETRICIDADE: ANÁLISE DOS ÍNDICES ENERGÉTICOS E EMERGÉTICOS R. A. ARTIOLI e K. TANNOUS 1 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia

Leia mais

Valoração ambiental e geração de energia como subproduto do sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos por pirólise

Valoração ambiental e geração de energia como subproduto do sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos por pirólise Valoração ambiental e geração de energia como subproduto do sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos por pirólise Introdução A capacidade da biosfera em absorver os resíduos gerados pela humanidade

Leia mais

Contabilidade em emergia de dois sistemas de geração de energia elétrica com utilização de resíduos

Contabilidade em emergia de dois sistemas de geração de energia elétrica com utilização de resíduos Revista Agrogeoambiental - Abril/2011 Corsini, I.a; Carvalho, B. S.b; Pereira, E. M.c, Cunha, M. C. A.d, Silva, C.C.e a, b, c, d e e. IFSULDEMINAS, Inconfidentes-MG, corsini.igor@gmail.com Resumo Este

Leia mais

Avaliação das eficiências energética, global, e emissões de CO 2 da produção de areia a partir de resíduos da construção civil

Avaliação das eficiências energética, global, e emissões de CO 2 da produção de areia a partir de resíduos da construção civil Avaliação das eficiências energética, global, e emissões de CO 2 da produção de areia a partir de resíduos da construção civil Rogério F.M. Borges Universidade Paulista (UNIP), Graduação em Engenharia

Leia mais

Análise emergética de sistemas de produção de olerícolas sob manejo orgânico

Análise emergética de sistemas de produção de olerícolas sob manejo orgânico See discussions, stats, and author profiles for this publication at: http://www.researchgate.net/publication/267380944 Análise emergética de sistemas de produção de olerícolas sob manejo orgânico ARTICLE

Leia mais

Análise Comparativa de Construção de Casas, Utilizando a Contabilidade Ambiental em Emergia

Análise Comparativa de Construção de Casas, Utilizando a Contabilidade Ambiental em Emergia Análise Comparativa de Construção de Casas, Utilizando a Contabilidade Ambiental em Emergia C. S. Carvalho a, Y. Ogura b, E. Grinover c, A. R. P. L. Albuquerque d a. Universidad Alberto Hurtado, Santiago,

Leia mais

Tendências do Desempenho Ambiental do Brasil

Tendências do Desempenho Ambiental do Brasil Tendências do Desempenho Ambiental do Brasil FARIA, L. a,b* a. Universidade Paulista, São Paulo b. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais *Corresponding author, Luciana.faria@ifsuldeminas.edu.br

Leia mais

VALORAÇÃO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE

VALORAÇÃO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE 1 VALORAÇÃO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE FERNANDES, E. N 1 ; NOGUEIRA, A. C. S 2 RESUMO: O presente trabalho discute o uso da Análise Emergética (AE) para avaliar a sustentabilidade de dois

Leia mais

Contabilidade Ambiental em Emergia da Construção de uma Casa Residencial

Contabilidade Ambiental em Emergia da Construção de uma Casa Residencial Contabilidade Ambiental em Emergia da Construção de uma Casa Residencial J. G. A. Carvalho 1, S. H. Bonilla, C. M. V. B. Almeida Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção Mestrado e Doutorado

Leia mais

Apresentação MET e Simpósio

Apresentação MET e Simpósio Apresentação MET e Simpósio Avaliação ecossistêmica-emergética de processos agrícolas e agroindustriais Enio Sosinski Empraba - Cpact Até o ano de 2050,... 9 bilhões de pessoas: produzindo 6 bi. de tons

Leia mais

ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E ECOLÓGICA DA CAFEICULTURA PARA PEQUENAS PROPRIEDADES.

ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E ECOLÓGICA DA CAFEICULTURA PARA PEQUENAS PROPRIEDADES. ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E ECOLÓGICA DA CAFEICULTURA PARA PEQUENAS PROPRIEDADES. SARCINELLI, Oscar 1 REYDON, Bastiaan P. 2 ORTEGA, Enrique 3 RESUMO As pequenas propriedades dedicadas à cafeicultura

Leia mais

Oscar Sarcinelli Mestrando em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, Instituto de Economia UNICAMP

Oscar Sarcinelli Mestrando em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, Instituto de Economia UNICAMP Analise do desempenho econômico e ambiental de diferentes modelos de cafeicultura em São Paulo Brasil: estudo de caso na região cafeeira da Média Mogiana do Estado de São Paulo Oscar Sarcinelli Mestrando

Leia mais

Revista Ceres ISSN: X Universidade Federal de Viçosa Brasil

Revista Ceres ISSN: X Universidade Federal de Viçosa Brasil Revista Ceres ISSN: 0034-737X ceresonline@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Eurich, Joelcio; Weirich Neto, Pedro Henrique; Rocha, Carlos Hugo Índices emergéticos de sustentabilidade da produção

Leia mais

CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE FIBRA DE SISAL: AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE FIBRA DE SISAL: AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& CONTABILIDADE AMBIENTAL EM EMERGIA DO SISTEMA DE

Leia mais

Análise de Sustentabilidade em Diferentes Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste

Análise de Sustentabilidade em Diferentes Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste Análise de Sustentabilidade em Diferentes Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste Geraldo Stachetti Rodrigues Inácio de Barros Carlos Roberto Martins IV Seminário de Intensificação Ecológica

Leia mais

Parques Urbanos Municipais de São Paulo: Contabilidade Ambiental em Emergia

Parques Urbanos Municipais de São Paulo: Contabilidade Ambiental em Emergia Parques Urbanos Municipais de São Paulo: Contabilidade Ambiental em Emergia M. V. Mariano a, C. M. V. B. Almeida b, A. P. Z. Santos c a. Universidade Paulista, São Paulo, mirtesmariano@uol.com.br b. Universidade

Leia mais

Emergia e Hidroeletricidade

Emergia e Hidroeletricidade Emergia e Hidroeletricidade TASSINARI, C.A. a,*, BONILLA, S.H. a, a. Universidade Paulista, São Paulo *Corresponding author, tassi.cel@gmail.com Resumo A construção de usinas hidroelétricas gera controvérsias,

Leia mais

Resumos do V CBA - Outras temáticas

Resumos do V CBA - Outras temáticas Cálculo da área de floresta necessária para mitigar o impacto ambiental de uma indústria gráfica: comparação entre a metodologia emergética e a análise de energia bruta Forest area calculation to mitigate

Leia mais

ANÁLISE ENERGÉTICA DE ALGODÃO ORGÂNICO CONSORCIADO COM CULTURAS ALIMENTARES

ANÁLISE ENERGÉTICA DE ALGODÃO ORGÂNICO CONSORCIADO COM CULTURAS ALIMENTARES Página 112 ANÁLISE ENERGÉTICA DE ALGODÃO ORGÂNICO CONSORCIADO COM CULTURAS ALIMENTARES Miriam da Silva Tavares (myriann_silva@hotmail.com), Fábio Aquino de Albuquerque (Embrapa Algodão), Melchior Naelson

Leia mais

Avaliação Ambiental em Empresas de Transporte Rodoviário: Reuso de Água

Avaliação Ambiental em Empresas de Transporte Rodoviário: Reuso de Água Avaliação Ambiental em Empresas de Transporte Rodoviário: Reuso de Água Devanil Borges Junior, B. F. Giannetti e C. M. V. B. Almeida Universidade Paulista Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Leia mais

Desenvolvimento do Coqueiro-Anão- Verde em Cultivo Consorciado com Laranjeira, Limoeiro e Mamoeiro

Desenvolvimento do Coqueiro-Anão- Verde em Cultivo Consorciado com Laranjeira, Limoeiro e Mamoeiro Desenvolvimento do Coqueiro-Anão- Verde em Cultivo Consorciado com Laranjeira, Limoeiro e Mamoeiro Edson Eduardo Melo Passos Joana Maria Santos Ferreira Humberto Rollemberg Fontes IV Seminário de Intensificação

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SISTEMA DE CULTIVO DA MAMONEIRA CONSORCIADA COM FEIJÃO

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SISTEMA DE CULTIVO DA MAMONEIRA CONSORCIADA COM FEIJÃO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SISTEMA DE CULTIVO DA MAMONEIRA CONSORCIADA COM FEIJÃO Fábio Aquino de Albuquerque 1, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 1, Natássya Nyuska Cabral de Lima 2, José Ronilmar de

Leia mais

Determination of Relevant Environmental Impacts and Benefits Caused by Balbina Hydropower at Amazon

Determination of Relevant Environmental Impacts and Benefits Caused by Balbina Hydropower at Amazon Determination of Relevant Environmental Impacts and Benefits Caused by Balbina Hydropower at Amazon D. Wittmann a, S. H. Bonilla b a. Universidade Paulista, São Paulo, dwit@terra.com.br b. Universidade

Leia mais

08/07/ /07/2016 II Encontro de Inovações em Olericultura Campinas - SP 15/07/2016 II Seminário de Fruticultura do. 1 de 5 08/07/ :02

08/07/ /07/2016 II Encontro de Inovações em Olericultura Campinas - SP 15/07/2016 II Seminário de Fruticultura do. 1 de 5 08/07/ :02 1 de 5 08/07/2016 14:02 a Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 08/07/2016 Palavra-chave Busca Avançada 14/07/2016 II Encontro de Inovações em Olericultura Campinas - SP 15/07/2016 II Seminário de Fruticultura

Leia mais

PROSPECÇÃO DE ARTIGOS E PATENTES SOBRE MÉTODOS PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE INDICADORES EMERGÉTICOS

PROSPECÇÃO DE ARTIGOS E PATENTES SOBRE MÉTODOS PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE INDICADORES EMERGÉTICOS PROSPECÇÃO DE ARTIGOS E PATENTES SOBRE MÉTODOS PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE INDICADORES EMERGÉTICOS Ana Carolina Valerio Nadalini 1*, Ednildo Andrade Torres

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE EM EMERGIA

CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE EM EMERGIA Vendrametto, Lilian P. Agustini, Carlos A. Di Projeto de Lei 1.991/2007-5.564564 municípios - Milhões de empresas - Milhões de pessoas Gerador Projeto de Lei 1.991/2007 Das 27 cidades-capital no Brasil,

Leia mais

Emergy synthesis of environmental compensation from Sítio São João landfill: A comparative study

Emergy synthesis of environmental compensation from Sítio São João landfill: A comparative study Revista Agrogeoambiental - Dezembro/2010 Síntese em emergia da compensação ambiental do aterro Geslaine Frimaio, Estudante de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), gfrimaio@gmail.com,cecilia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS MESTRADO EM AGROENERGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS MESTRADO EM AGROENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS MESTRADO EM AGROENERGIA ANÁLISE EMERGÉTICA DO BABAÇU E DA MACAÚBA QUANDO DESTINADOS À PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Aluno: Flávio Rafael Bonamigo

Leia mais

Custo da produção de abacaxi na região do Recôncavo Baiano

Custo da produção de abacaxi na região do Recôncavo Baiano CUSTO DA PRODUÇÃO DE ABACAXI NA REGIÃO DO RECÔNCAVO BAIANO EDILENE DE JESUS SANTOS; FLÁVIO SILVA DE SANTANA; CARLOS ESTEVÃO LEITE CARDOSO; EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL CRUZ DAS ALMAS - BA -

Leia mais

Solos do Nordeste: características e potencial de uso. Djail Santos CCA-UFPB, Areia

Solos do Nordeste: características e potencial de uso. Djail Santos CCA-UFPB, Areia Solos do Nordeste: características e potencial de uso Djail Santos CCA-UFPB, Areia GeoBrasil 2002 O estado dos solos O estado dos solos (GeoBrasil, 2002) A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO CRESCIMENTO ECONÓMICO

ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO CRESCIMENTO ECONÓMICO ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO CRESCIMENTO ECONÓMICO Índice Conceito de crescimento económico PIB nominal e PIB real Fatores de crescimento Fatores de produção Produtividade 2 Conceito

Leia mais

Sustentabilidade do etanol: emissão de gases de efeito estufa associados à produção de cana-deaçúcar

Sustentabilidade do etanol: emissão de gases de efeito estufa associados à produção de cana-deaçúcar Sustentabilidade do etanol: emissão de gases de efeito estufa associados à produção de cana-deaçúcar Heitor Cantarella Instituto Agronômico de Campinas () Bioenergia: energia renovável recicla o CO 2 E

Leia mais

CARLOS CEZAR DA SILVA ESTUDO DE CASO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS COM O USO DE INDICADORES AMBIENTAIS

CARLOS CEZAR DA SILVA ESTUDO DE CASO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS COM O USO DE INDICADORES AMBIENTAIS CARLOS CEZAR DA SILVA ESTUDO DE CASO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS COM O USO DE INDICADORES AMBIENTAIS UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA SÃO PAULO OUTUBRO-2006 CARLOS CEZAR DA SILVA ESTUDO

Leia mais

A Influência dos Serviços na Contabilidade Ambiental de uma Pequena Empresa Fabricante de Autopeças do Estado de São Paulo

A Influência dos Serviços na Contabilidade Ambiental de uma Pequena Empresa Fabricante de Autopeças do Estado de São Paulo A Influência dos Serviços na Contabilidade Ambiental de uma Pequena Empresa Fabricante de Autopeças do Estado de São Paulo CARVALHO, N.*; ALMEIDA, C. M. V. B. Universidade Paulista, São Paulo *Corresponding

Leia mais

LEB 244 Introdução à emergia

LEB 244 Introdução à emergia LEB 244 Introdução à emergia Prof. Thiago L. Romanelli romanelli@usp.br Depto de Engenharia de Biossistemas 29/04/2019 Howard T. Odum 1924-2002 Ecological modeling Ecological engineering Ecological economics

Leia mais

CÁLCULO DO INDICE DE RENOVABILIDADE EMERGÉTICA NA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ECONOMIA NACIONAL

CÁLCULO DO INDICE DE RENOVABILIDADE EMERGÉTICA NA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ECONOMIA NACIONAL CÁLCULO DO INDICE DE RENOVABILIDADE EMERGÉTICA NA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ECONOMIA NACIONAL RAÚL BENITO SICHE JARA Escuela de Ingeniería Agroindustrial, Facultad de Ciencias Agropecuarias,

Leia mais

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Sustentabilidade Parte 2 Desenvolvimento Sustentável A noção de civilização evoluída esteve por muito tempo associado ao nível

Leia mais

Estudo de Caso de Sistemas de Tratamento de Efluentes Domésticos com o Uso de Indicadores Ambientais

Estudo de Caso de Sistemas de Tratamento de Efluentes Domésticos com o Uso de Indicadores Ambientais Carlos C. Silva Cecília M. V. B. Almeida Silvia H. Bonilla Tópicos abordados nesta apresentação Descrição do sistema de Biodigestão Descrição do sistema de Lodo Ativado Comparação entre os sistemas utilizando

Leia mais

Katia Tannous. Professora Doutora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas, 2

Katia Tannous. Professora Doutora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas, 2 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA RENOVÁVEL DE BIOMASSAS ALTERNATIVAS PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE EVALUATION OF RENEWABLE ENERGY EFFICIENCY OF ALTERNATIVE BIOMASSES FOR ELECTRICITY GENERATION Katia Tannous

Leia mais

Explorando as potencialidades da contabilidade ambiental em emergia na avaliação do limite de crescimento de sistemas produtivos urbanos

Explorando as potencialidades da contabilidade ambiental em emergia na avaliação do limite de crescimento de sistemas produtivos urbanos Explorando as potencialidades da contabilidade ambiental em emergia na avaliação do limite de crescimento de sistemas produtivos urbanos M.Sc. José Orlando Balastrero Jr. Instituo Federal de São Paulo,

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DOS POSTOS DE TRABALHO NA CADEIA PRODUTIVA DO SUCO DE LARANJA ADRIELLE FRIMAIO Dissertação apresentada ao programa

Leia mais

Análise Econômica e Ambiental de Sistemas Consorciados à Base de Citros nos Tabuleiros Costeiros

Análise Econômica e Ambiental de Sistemas Consorciados à Base de Citros nos Tabuleiros Costeiros Análise Econômica e Ambiental de Sistemas Consorciados à Base de Citros nos Tabuleiros Costeiros Carlos Roberto Martins Geraldo Stachetti Rodrigues Inácio de Barros IV Seminário de Intensificação Ecológica

Leia mais

FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA

FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA Especialização Latu Sensu em Agroecologia 2017-1 FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA Professor: Roberto Akitoshi Komatsu roberto.komatsu@ifsc.edu.br (49) 9.9152-9081 FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA - Transferência

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMA AGROFLORESTAL NO NORDESTE PARAENSE. Ryohei Kato 4

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMA AGROFLORESTAL NO NORDESTE PARAENSE. Ryohei Kato 4 VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMA AGROFLORESTAL NO NORDESTE PARAENSE Jade da Silva Brito 1, Célia Maria Braga Calandrini de Azevedo 2, Maurício Kadooka Shimizu 3, Osvaldo Ryohei Kato 4 1 Bolsista FAPESPA/Embrapa

Leia mais

Energia Fotovoltaica

Energia Fotovoltaica Róbson Rodrigues, Felipe Martins e Huendell Steinmetz Turma: Informática Tarde Energia Fotovoltaica Escolhemos esta energia, pois é uma energia limpa e renovável, se ser necessário a manutenção do equipamento.

Leia mais

O Conceito de Emergia e a Certificação Agroecológica com Visão Sistêmica

O Conceito de Emergia e a Certificação Agroecológica com Visão Sistêmica Capítulo 12 O Conceito de Emergia e a Certificação Agroecológica com Visão Sistêmica Enrique Ortega Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável 258 O Conceito de Emergia

Leia mais

Oscar Sarcinelli 1 Dr. Enrique Ortega Rodriguez 2 RESUMO

Oscar Sarcinelli 1 Dr. Enrique Ortega Rodriguez 2 RESUMO ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS INDICADORES ECONÔMICOS E AMBIENTAIS EM DIFERENTES MODELOS DE PRODUÇÃO CAFEEIRA NA REGIÃO DA MÉDIA MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Oscar Sarcinelli 1 Dr. Enrique Ortega Rodriguez

Leia mais