TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR."

Transcrição

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. Diogo Ignácio Amorim 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores. Universidade Católica Dom Bosco UCDB,Campo Grande (MS), Brasil. 2. Mestre em Gestão e Informática em Saúde. Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil. Resumo Objetivo: Identificar como a Tecnologia da informação e Comunicação (TICs) pode auxiliar na auditoria hospitalar. Método: Revisão sistemática da literatura no período de agosto a outubro de 2016, na base de dados Bireme. Resultados: Foram selecionados seis artigos que abordaram principalmente as contribuições das TICs na auditoria em enfermagem. Conclusão: o estudo das tecnologias da informação aliadas ao faturamento e auditoria hospitalar impactam positivamente para a gestão em auditoria, configurando-se como uma nova temática na área a ser melhor estudada. Descritores: Tecnologia da informação, Auditoria, Sistema de Informação e Registros Hospitalares. Introdução O desempenho e funcionamento hospitalar estão diretamente relacionados à qualidade em suas funções gerenciais, direcionadas pelo esforço envolvido em cada área operacional. Com vistas a melhoria no ramo da saúde, cada vez mais o hospital tem procurado soluções embasadas no campo da administração e na procura de novas técnicas para manter a longevidade dos pacientes. De modo que essa busca por melhorias tem apresentado especial impacto sobre os custos e métodos de controle de qualidade. (1) Neste sentido a auditoria auxilia o gestor a entender os processos pelos quais o hospital passa sob a ótica dos custos hospitalares que refletem na assistência e cuidado ao paciente. Paralelamente aos avanços em auditoria hospitalar e entendimento das definições de processos para a melhoria da gestão, a tecnologia da informação configura-se no cenário atual como ferramenta capaz de auxiliar a melhoria para estes processos, gerando relatórios rápidos e de fácil acesso, desenvolvendo

2 software que melhorem a comunicação entre setores distintos, viabilizando o registro adequado dos gastos e condutas relativas ao paciente e trazendo a informação de forma segura. Por conseguinte, analisar as contribuições dos sistemas de informação por meio das TICs em fiscalizar custos, analisar prontuários e observar criticamente os gastos dos serviços prestados, é de extrema importância para a melhoria da gestão hospitalar. Com base no exposto, este artigo procura responder a seguinte pergunta: Como a Tecnologia da informação pode auxiliar na auditoria hospitalar? Além desta pergunta principal este artigo busca responder aos seguintes questionamentos: Como a auditoria encontra-se atualmente? Quais as projeções para os próximos anos quando o assunto é auditoria? Como a tecnologia da informação vem se inserido ao faturamento de contas hospitalares? Método Este estudo é uma revisão sistemática da literatura que aborda o seguinte tema: Como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) pode auxiliar os serviços de auditoria hospitalar. Neste contexto optou-se pela a revisão sistemática da literatura para se obter uma visibilidade maior dos resultados. (2) Para realização das pesquisas foi utilizado os descritores Tecnologia da informação, Auditoria, Prontuário Eletrônico, Faturamento, Auditoria Hospitalar, Auditoria de Enfermagem, Contas Hospitalares, Sistema de Informação e Registros Hospitalares. Durante o cruzamento entre os descritores, foi levado em consideração artigos nacionais, que possuíam o texto completo, idioma português e relevância dentro do contexto da pesquisa proposta. Não foi levado em consideração o ano de publicação do artigo. A pesquisa foi efetuada na base de pesquisa na base de dados BIREME, entre os meses de agosto a outubro de Após a seleção dos artigos por meio da leitura dos resumos, foi realizado fichamento dos objetivos e resultados encontrados nas pesquisas selecionadas. E posteriormente a análise dos resultados.

3 Resultados e Discussões Nos resultados encontrados foi possível perceber que a auditoria em saúde é uma temática em crescimento no campo científico, com relação aos objetivos encontramos principalmente projetos que visavam intervir de forma positiva na melhoria dos processos em auditoria. Onde aproximadamente 33% dos estudos se tratavam especificamente de projetos de intervenção aplicados na prática de profissionais diretamente envolvidos com auditoria e faturamento hospitalar. (5,6) Em 50% dos artigos foram observados profissionais de enfermagem, demonstrando esta categoria como principal envolvida ao assunto quando se trata da inserção de novas técnicas para melhoria de fluxos e processos em auditoria hospitalar. (3,4,8) A respeito do ano de publicação dos artigos o período foi compreendido entre 2002 e 2015, e aproximadamente 66% das pesquisas foram desenvolvidas a partir de Foi possível perceber ao longo da análise dos resultados que a auditoria pautada na tecnologia da informação assume grandes avanços quando observado os questionamentos envolvendo o desenvolvimento de relatórios que favoreçam e descomplicão os processos e culminem na melhoria da qualidade nos serviços em saúde. (3,7) Paralelamente a esses avanços percebe-se a necessidade de um olhar crítico dos hospitais, como empresas interessadas em melhoras que aliem prática e administração. Muitas empresas têm potencial humano e estrutura física de qualidade, mas a falta de um sistema operacional linear faz surgir dificuldades e perdas no ativo da empresa. (1)

4 Tabela 1 Artigos localizados nas bases de dados Bireme (Ag-Out), sobre uso das TICs em auditoria hospitalar. Titulo Objetivo Resultado Tecnologia da Informação e Comunicação na Auditoria em Enfermagem. (3) Identificar a produção científica nacional em auditoria em enfermagem com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Torna ainda mais verdade que apesar da Tecnologia influenciar grandiosamente nas rotinas de auditorias de enfermagem, poucos são necessários mais incentivos para publicações para tais finalidades. Estudo do papel da auditoria de enfermagem para a redução dos desperdícios em materiais e medicamentos. (4) O objetivo deste trabalho é conhecer o papel da auditoria de enfermagem para a redução dos desperdícios em materiais e medicamentos, apontando os fatores históricos que justificam a introdução do hospital como uma empresa prestadora de serviços, e a importância de um trabalho de auditoria como uma ferramenta administrativa para o controle de custos. Ficou claro que a utilização de setores como auditoria de enfermagem é imprescindível dentro de uma instituição hospitalar, não somente para o envio das contas hospitalares, mas sim para a redução de custos com insumos diversos dentro de toda instituição.na prática nem sempre obtemos estes resultados, pois falta a orientação educativa do setor de auditoria em reorganizar, capacitar e disseminar as melhores práticas, levando em consideração todo o levantamento efetuado durante a auditoria.

5 Proposta de qualificação dos processos administrativos relativos ao faturamento hospitalar. (5) Este projeto de intervenção tem por objetivo a promoção da qualificação de processos administrativos dentro de uma instituição hospitalar cujo público alvo são os trabalhadores de nível médio lotados nas unidades assistenciais e administrativas envolvidas com os processos de faturamento. Há dificuldades durante o processo de aprendizagem de tarefas, uma vez que para este profissional não é exigida uma formação específica. Normalmente colaboradores do setor de faturamento, são profissionais administrativos que quando possuem graduação, são formados em humanas, um ou outro profissional que possui conhecimento especifico na finalidade da instituição. Sendo assim se torna completamente relevante a qualificação do mesmo, apresentação de protocolos, esclarecimentos sobre procedimentos, materiais, medicamentos, tabelas de precificações, portarias, normativas e regulamentações propostas por órgãos de competência municipal, estadual e federal.

6 Sistema de informação: instrumento para qualificação da gestão do relatório de auditoria médica. (6) Propor a implantação de um sistema de informação como instrumento para potencializar a gestão das críticas/inconformidades gerados nos relatórios de auditoria com vistas a transformar o sistema numa ferramenta gerencial para a Secretaria Estadual de Saúde e Coordenadorias Regionais de Saúde, bem como, de fiscalização, acompanhamento e aprimoramento dos procedimentos para os hospitais do Rio Grande do Sul a partir da troca de informações on-line entre os entes envolvidos. O projeto revela toda importância que um sistema de informação traz para a auditoria médica não somente para uma única instituição, mas sim para toda uma rede, pois através de cruzamento de informações é possível a tomada de decisões, conhecimento maior sobre os atendimentos, gastos com insumos, procedimentos em fim uma gama de informações relevantes e imprescindível para gerir da melhor maneira possível uma instituição isolada ou até mesmo uma rede de instituições de saúde, como mencionada neste projeto. A informação do setor de faturamento como suporte à tomada de decisão: um estudo de caso no Hospital Universitário da UFGD. (7) O objetivo deste artigo é estruturar um modelo de relatório visando à utilização em hospitais universitários, para a tomada de decisão. Demonstra a grande necessidade de uma ferramenta e gestão dentro das instituições de saúde. Auxiliando em todos os âmbitos dentro das instituições e no caso na rede de saúde do município e macrorregião.

7 Auditoria em Enfermagem: identificando sua concepção e métodos. (8) Analisar a concepção de especialistas em auditoria a respeito das evoluções no tema e uma projeção para os próximos anos. A auditoria atual em enfermagem, é pautada atualmente na visão contábil, no processo de identificação dos pagamentos indevidos, e para os próximos cinco anos é provável que permaneça norteada por essas vertentes. Conclusões Com relação aos estudos estudados é possível perceber a partir de 2010 um crescimento no interesse sobre a temática proposta. Conclui-se, portanto que a auditoria ainda se encontra bastante pautada em processos focados na visão financeira e glosas hospitalares. Aos poucos este assunto vem assumindo a necessidade de processos novos onde relatórios são gerados para que reflitam na melhoria da gestão hospitalar como um todo e consequentemente alcancem os benefícios para a qualidade na assistência. Com base na revisão da literatura podese sugerir que apesar de muito recente o estudo das tecnologias da informação aliadas ao faturamento e auditoria hospitalar impactem positivamente para a gestão em auditoria. Novos estudos se fazem necessários sobre esta temática a fim de reforçar as pesquisas ainda iniciais para a prática da auditoria alicerçada pela tecnologia da informação e comunicação.

8 Referências 1. Da Silva AT, Santo,EE. A auditoria como ferramenta para a excelência da gestão hospitalar. Revista Saúde e Desenvolvimento JAN/JUN; 3(2). 2. VILELAS, J (2009) Investigação: o processo de construção do conhecimento. 1ª ed. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN Grossi LM, Pisa IT, Marin HDF. Tecnologia da Informação e Comunicação na Auditoria em Enfermagem. JHI Galvão CR. Estudo do papel da auditoria de enfermagem para a redução dos desperdícios em materiais e medicamentos. O Mundo Saúde (Impresso) abr - jun; 2(26). 5. Saran Dornalles MR. Proposta de qualificação dos procesos administrativos e relativos ao faturamento hospitalar Da Silva LM. Sistema de informação: instrumento para qualificação da gestão do relatório de auditoria médica Cintra RF, Amâncio Vieira FS, Hall JR, Fernandes CR. A informação do setor de faturamento como suporte à tomada de decisão: um estudo de caso no Hospital Universitário da UFGD jan 02. Disponível em: " 8. Scarparo AF, Ferraz CA. Auditoria em Enfermagem: identificando sua concepção e métodos. Rev Bras Enferm MAI/JUN; 61(3).

Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem Tecnologia da Informação como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem Gisele de Almeida Silva 1, Felipe Mancini 2 1. Bacharel em Enfermagem, Especialista em Saúde e Segurança do Paciente.

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 1 OLIVEIRA, Valdir Antunes, 2 TEIXEIRA Cristiane Chagas, 3 SILVA Ludyanne Neres, 4 Arruda Nara Lilia Oliveira 1. Enfermeiro.

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem 2018

Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem 2018 Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem 2018 I Concurso Público para Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUANTO A IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM

Leia mais

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS 1 A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS Carlos Alberto dos Reis Júnior 1, Denise Caluta Abranches 2 1. Graduado em Gestão de Ambientes Internet, Universidade Estácio de

Leia mais

FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN **

FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN ** FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN ** Auditoria em Serviços de Enfermagem: Classificações e Funções

Leia mais

JUNHO Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/06/2018 A 30/06/2018.

JUNHO Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/06/2018 A 30/06/2018. JUNHO 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/06/2018 A 30/06/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015 PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/215 2/3/215 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉ- REBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e

Leia mais

Gestão da Rede Nacional. Conclusões dos trabalhos

Gestão da Rede Nacional. Conclusões dos trabalhos Gestão da Rede Nacional Conclusões dos trabalhos Após ampla discussão o Grupo Gestão de Rede concluiu sobre os seguintes itens: 1. Na mesma página 1.1 Histórico dos trabalhos 2017/2018 do Grupo Técnico

Leia mais

Informática Aplicada a Auditoria Médica e de Enfermagem: Revisão Bibliográfica

Informática Aplicada a Auditoria Médica e de Enfermagem: Revisão Bibliográfica Informática Aplicada a Auditoria Médica e de Enfermagem: Revisão Bibliográfica Ana Paula Souto Mofatto 1, Maria Elisabete Salvador Graziosi 2 1. Bacharel em Análise de Sistemas, Especialista em Engenharia

Leia mais

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE. BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina²

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE. BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina² REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina² Introdução: Em fevereiro de 2004, o Ministério da Saúde institui

Leia mais

Cadeia de Cobrança Hospitalar

Cadeia de Cobrança Hospitalar Cadeia de Cobrança Hospitalar Hospital São Francisco de Assis Jacareí - SP Coordenadora: Franciele Moretti Reestruturação Organograma Gerencial Financeiro/Controladoria/Contabilidade/Repasse Médic Gerência

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³.

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³. ANÁLISE DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONFERÊNCIA DE FATURAS HOSPITALARES EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE / MS 2005. Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice

Leia mais

Soluções que facilitam a gestão da saúde

Soluções que facilitam a gestão da saúde Soluções que facilitam a gestão da saúde A Hospidata Mais eficiência na gestão de saúde Empresa do grupo MV, líder brasileira em soluções de tecnologia para gestão da saúde, a Hospidata oferece um portfólio

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

O uso de tecnologias nos serviços de informação do Sistema Único de Saúde

O uso de tecnologias nos serviços de informação do Sistema Único de Saúde O uso de tecnologias nos serviços de informação do Sistema Único de Saúde Nazareth Pauline Bueno Noleto 1, Rafael Fábio Maciel 2 1. Tecnólogo em Sistemas de Informação, Barra do Garças (MT), Brasil. 2.

Leia mais

AGOSTO 2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

AGOSTO 2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência AGOSTO 2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/08/2017 A 31/08/2017. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2017 CONTRATANTE:

Leia mais

A RELEVÂNCIA DO CORRETO REGISTRO DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA DE CUSTOS. Rodrigues MS, Baptista IMC

A RELEVÂNCIA DO CORRETO REGISTRO DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA DE CUSTOS. Rodrigues MS, Baptista IMC A RELEVÂNCIA DO CORRETO REGISTRO DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA DE CUSTOS Rodrigues MS, Baptista IMC Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) Av. Shishima Hifumi,

Leia mais

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres 1) o que é e como é conhecido (seus nomes e siglas mais comuns) o que é e como é conhecido Internação ou Internamento é o local de permanência

Leia mais

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018.

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. ABRIL 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM 1 Layse Daniela de Lima Oliveira; 2 Mellina Miranda de Brito Silva Pereira; 3 Rachael dos Anjos Nascimento; 4 Hanna Fernanda

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Maria Miriam Lima da Nóbrega Docente da Universidade Federal da Paraíba Diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Análise da relação entre a qualidade dos dados de paciente e tomada de decisão dos gestores de saúde

Análise da relação entre a qualidade dos dados de paciente e tomada de decisão dos gestores de saúde Análise da relação entre a qualidade dos dados de paciente e tomada de decisão dos gestores de saúde Giovanni Carneiro Azevedo 1, Juliana Fatima dos Santos 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista

Leia mais

2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência MARÇO 2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/03/2017 A 31/03/2017. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2017 CONTRATANTE:

Leia mais

2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência JULHO 2017 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/07/2017 A 31/07/2017. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2017 CONTRATANTE:

Leia mais

Auxiliar organizações a crescerem com segurança e planejamento.

Auxiliar organizações a crescerem com segurança e planejamento. Para organizações inteligentes que utilizam a informação como base de seu planejamento para obtenção de resultados. Quem somos Meu nome é Danielle Reis de Freitas, fundadora da DRF. Sou Técnica em Contabilidade

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

TCU: Fiscalização e Responsabilização (accountability)

TCU: Fiscalização e Responsabilização (accountability) TCU: Fiscalização e Responsabilização (accountability) Seminário Governança e Gestão de Hospitais de Atendimento Público no Brasil Rio de Janeiro, 20/10/2014 Marcelo Chaves Secretário de Controle Externo

Leia mais

URI Câmpus de Frederico Westphalen Curso de Graduação em Enfermagem Período 02/2017

URI Câmpus de Frederico Westphalen Curso de Graduação em Enfermagem Período 02/2017 Disciplinas Exercício da Enfermagem A Enfermagem em Primeiros Socorros I Epidemiologia e Saúde Ambiental I URI Câmpus de Frederico Westphalen MARCIA CASARIL DOS SANTOS Mestra http://lattes.cnpq.br/03346855398931

Leia mais

( ) O envio de contas como sendo primeira apresentação a fim de realizar a auditoria analítica ao convênio é denominado recurso de glosa

( ) O envio de contas como sendo primeira apresentação a fim de realizar a auditoria analítica ao convênio é denominado recurso de glosa 1) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) ( ) Podemos conceituar GLOSA como sendo: A rejeição total ou parcial de recursos financeiros, com conseqüentes cancelamentos de verbas de uma conta ou orçamento. (

Leia mais

Me Gislene Ap. Xavier dos Reis Enfermeira Supervisora de Gerenciamento de Riscos e Protocolos Clínicos Hospital Santa Casa de Maringá

Me Gislene Ap. Xavier dos Reis Enfermeira Supervisora de Gerenciamento de Riscos e Protocolos Clínicos Hospital Santa Casa de Maringá para prevenir incidentes Me Gislene Ap. Xavier dos Reis Enfermeira Supervisora de Gerenciamento de Riscos e Protocolos Clínicos Hospital Santa Casa de Maringá INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Alta incidência de danos

Leia mais

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO uma questão de promoção, proteção e recuperação dos serviços de saúde¹ LUCIANA BARBOSA ¹Texto adaptado ao que foi publicado no Jornal de Alegrete e no CRA/RS Em cenários de

Leia mais

Perguntas e Respostas sobre as alterações realizadas no processo de autorização.

Perguntas e Respostas sobre as alterações realizadas no processo de autorização. Perguntas e Respostas sobre as alterações realizadas no processo de autorização. O que muda no processo de autorização? R: O processo de autorização ficará ainda mais fácil. O médico cooperado realizará

Leia mais

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI SERVIÇO DE RADIOLOGIA SERVIÇO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA, NEFROLOGIA E IMAGEM - SENCI A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI Enf. Msc. Jeane Cristine de Souza da Silveira Junho/2018 SERVIÇO

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Tendências da Gestão Hospitalar. Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais

Tendências da Gestão Hospitalar. Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais Tendências da Gestão Hospitalar Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais 30 de setembro de 2009 FHEMIG Contexto Atual Criada em 1977 - FEAMUR, FEAP e FEAL. Hoje - 21 unidades assistenciais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI SIMULADORES VIRTUAIS ALIADOS AO ENSINO DE FÍSICA GOIOERÊ

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO RESUMO OLIVEIRA, Rita Daiane 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 Objetivo: Conhecer a assistência do enfermeiro ao neonato prematuro. Método: Revisão bibliográfica

Leia mais

PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA SEMI INTENSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENFERMEIRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA SEMI INTENSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENFERMEIRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FACULDADE MARIA MILZA BACHARELADO EM ENFERMAGEM PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA SEMI INTENSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENFERMEIRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA Maria do Espírito Santo da Silva¹ Adriana

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia de Gestão Hospitalar da Universidade Estácio de Sá tem como missão

Leia mais

DENOMINAÇÃO: Capacitação em Urgência e Emergência para o Pré -Hospitalar fixo na Atenção Básica da Coordenadoria Regional de Saúde Leste.

DENOMINAÇÃO: Capacitação em Urgência e Emergência para o Pré -Hospitalar fixo na Atenção Básica da Coordenadoria Regional de Saúde Leste. - 1 - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE RECURSOS HUMANOS - DESENVOLVIMENTO CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA EMERGÊNCIA PARA O PRÉ HOSPITALAR FIXO NA ATENÇÃO BÁSICA

Leia mais

Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2010 QUALIFICARE Programa de Qualificação de Recursos Próprios Fesp

Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2010 QUALIFICARE Programa de Qualificação de Recursos Próprios Fesp Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2010 12/5/2010 QUALIFICARE Programa de Qualificação de Recursos Próprios Unimed no Estado de São Paulo Singulares - 73 Intrafederativas - 6 Federação

Leia mais

MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA

MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA PRODUTO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO AOS DISCENTES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Leia mais

Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências

Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências Comissão de Farmácia Comunitária do CRF-PR Nos últimos anos, os farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias ganharam novas ferramentas de trabalho,

Leia mais

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência JANEIRO 2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/01/2016 A 31/01/2016. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2016 CONTRATANTE:

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar Reconhecido pela Portaria MEC nº 574 de 09 de junho de 2017.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar Reconhecido pela Portaria MEC nº 574 de 09 de junho de 2017. FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE Mantida pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde IAHCS Credenciada pela Portaria MEC nº 497 12 de junho de 2013, publicada no DOU de 13 de junho de

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação

Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Prontuário Eletrônico do Paciente nos Hospitais Públicos do Brasil: principais benefícios e desafios para implantação Caroline Andreis Borges 1, Gabriela Denise de Araujo 2 1. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

EDUCAÇÃO CONTINUADA NO ATENDIMENTO À PESSOAS COM FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA KLEIN, Mônica 1 ; SILVA NETO, Maurício Gomes da 2 ; SOUZA, Maísa Bernardes de 2 ; MELO, Charliene Pinto de 2 ; SILVA, Bruna

Leia mais

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de Enfermagem realizar atendimento domiciliar particular

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de Enfermagem realizar atendimento domiciliar particular PARECER TÉCNICO COREN-MA-CPE Nº 20/2015 ASSUNTO: Atendimento de Enfermagem particular em domicilio. 1. Do fato Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de

Leia mais

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde

Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Prontuário Eletrônico do Paciente: vantagens e desvantagens nas instituições de saúde Gérson Lima da Silva 1, Ieda Aparecida Carneiro 2. 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 04/2016 SELEÇÃO DE PESQUISADORES

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 04/2016 SELEÇÃO DE PESQUISADORES CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 04/2016 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: PESQUISA APLICADA NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM OBJETIVO DE AMPLIAR A QUALIDADE, EFICIÊNCIA

Leia mais

A LEI /2014 Martha Oliveira. I Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar Conselho Federal de Medicina Brasília, 20 de outubro de 2015

A LEI /2014 Martha Oliveira. I Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar Conselho Federal de Medicina Brasília, 20 de outubro de 2015 A LEI 13.003/2014 Martha Oliveira I Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar Conselho Federal de Medicina Brasília, 20 de outubro de 2015 O porquê de uma nova lei O mercado de planos de saúde organiza-se

Leia mais

2. DAS TEMÁTICAS DO CURSO

2. DAS TEMÁTICAS DO CURSO CHAMADA PARA O PROCESSO SELETIVO CURSO ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA GESTÃO MUNICIPAL: DA INSTRUMENTALIZAÇÃO À PRÁTICA NOS SERVIÇOS (NÍVEL TÉCNICO E/OU MÉDIO) 1ª edição EDITAL Nº 013/2019 O Hospital Alemão

Leia mais

Irna Kaden de Sousa Dantas Mascena.

Irna Kaden de Sousa Dantas Mascena. CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Sessão Coruja: o cotidiano do trabalho em saúde, pelo olhar dos próprios trabalhadores uma pausa para aprendizado

Leia mais

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência MAIO 2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/05/2016 A 31/05/2016. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2016 CONTRATANTE:

Leia mais

I - houver previsão contratual de livre negociação como única forma de reajuste; e

I - houver previsão contratual de livre negociação como única forma de reajuste; e Gerência/Diretoria: GEEIQ/DIDES Prot. nº. 33902.546580/2016-48 Data: 01/11/2016 Hora: 10h05min Assinatura: Ana Paiva Nota Técnica n.º 45/2016/GEEIQ/DIDES/ANS Assunto: Critérios de qualidade considerados

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL Viviane Alberto Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS vivialberto1@gmail.com Camila Barreto Nunes Orientadora, Professora

Leia mais

REF.: PESQUISA DE MERCADO RESULTADO **LEVANTAMENTO DE INDICADORES ASSISTENCIAIS E GERENCIAIS**

REF.: PESQUISA DE MERCADO RESULTADO **LEVANTAMENTO DE INDICADORES ASSISTENCIAIS E GERENCIAIS** CIRCULAR AHESP Nº 025/17 São Paulo, 30 de Agosto de 2017. Prezados Senhores: REF.: PESQUISA DE MERCADO RESULTADO **LEVANTAMENTO DE INDICADORES ASSISTENCIAIS E GERENCIAIS** Para seu conhecimento, encaminhamos

Leia mais

CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR

CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR Nome dos Autores: Atani Mendes Junior Suellen Maria Stadler Ribeiro Vânia da Silva dos Santos HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Sobre o 2. Desafios

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

RESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO DA UNIMED-BH. Área temática: Gestão pela Qualidade Total

RESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO DA UNIMED-BH. Área temática: Gestão pela Qualidade Total RESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO DA UNIMED-BH. Área temática: Gestão pela Qualidade Total Ana Cláudia Mendes ana.cmendes@unimedbh.com.br Francisco Junior francisco.junior@unimedbh.com.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO MORSCHBACHER, Joel (joel.samuel@gmail.com); GABIATTI, Daiane (daia-gabiatti@hotmail.com); ALBA, Cristiano Régis(cristianoalba@gmail.com) Resumo

Leia mais

Palavras-chave: Enfermagem; Segurança do Paciente; Enfermagem em Emergência.

Palavras-chave: Enfermagem; Segurança do Paciente; Enfermagem em Emergência. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL: MELHORIA CONTÍNUA NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE RESUMO 1 Ketelin Machado 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: rosaketelin@gmail.com

Leia mais

CURSO DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA

CURSO DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAUlO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAUDE SUDESTE CURSO DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DENOMINAÇÃO: ABRIL 2011 2 CURSO

Leia mais

Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar

Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar AGENDA 1. A Qualirede 2. Cenário das cobranças e dos pagamentos 3. Dificuldades no faturamento hospitalar 4.

Leia mais

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos Laboratório de pesquisa em desenvolvimento e promoção da linguagem infantil - DEPROLIN

Leia mais

Adequação do processo de trabalho em enfermagem como um registro eletrônico de saúde em hospitais terciários

Adequação do processo de trabalho em enfermagem como um registro eletrônico de saúde em hospitais terciários Adequação do processo de trabalho em enfermagem como um registro eletrônico de saúde em hospitais terciários Ismael Lima Casmiro 1, Cláudia Galindo Novoa Barsottini 2 1. Bacharel em Enfermagem, discente

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES NA EMERGÊNCIA

MELHORES PRÁTICAS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES NA EMERGÊNCIA MELHORES PRÁTICAS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES NA EMERGÊNCIA Dr. José Carlos Teixeira Junior Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein Gerente Médico Executivo Unidades de Pronto Atendimento Centro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em enfermagem Qualificação:

Leia mais

Telefone do responsável pelo Projeto: Cargo na instituição: Autores do Projeto:

Telefone do responsável pelo Projeto: Cargo na instituição: Autores do Projeto: REDE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE REBRAENSP ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 13ª SUBSEÇÃO UBERLÂNDIA 1ª CAMPANHA DE RECONHECIMENTO PARA AÇÕES DE SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE UBERLÂNDIA

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

Joint Comission International - JCI

Joint Comission International - JCI Joint Comission International - JCI Além dos padrões ONA, no Brasil, também é possível a acreditação pelos padrões da Joint Commission International (JCI), a divisão internacional da Joint Commission (EUA),

Leia mais

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM RESTAURANTES COMERCIAIS DAS PRINCIPAIS CIDADES TURÍSTICAS DO ESTADO DE GOIÁS.

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM RESTAURANTES COMERCIAIS DAS PRINCIPAIS CIDADES TURÍSTICAS DO ESTADO DE GOIÁS. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO EM PRODUTOS COORDENADORIA DE ALIMENTOS PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DAS BOAS

Leia mais

Modelo de Remuneração de Prestadores

Modelo de Remuneração de Prestadores Modelo de Remuneração de Prestadores BRITCHAM São Paulo, 9 de março de 2012. Cenário Atual Fee for service Auditorias conflituosas e custosas Risco de overconsumption Glosa Remuneração migrando de serviços

Leia mais

NOTA TÉCNICA QUALIFARSUS

NOTA TÉCNICA QUALIFARSUS NOTA TÉCNICA QUALIFARSUS O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) demandou em 2009 ao Ministério da Saúde (MS) o desenvolvimento e implantação de uma ferramenta que apoiasse os

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN A IMPLANTAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA 32 NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES. Vivian Raymundo da Silva Luciana Madeira da Costa Bruno Godinho da Silva Ronaldo da Silva Moreira

Leia mais

Mesa Redonda. Os impactos na Contratualização na Saúde Suplementar. As várias visões do Relacionamento Comercial

Mesa Redonda. Os impactos na Contratualização na Saúde Suplementar. As várias visões do Relacionamento Comercial Mesa Redonda Os impactos na Contratualização na Saúde Suplementar As várias visões do Relacionamento Comercial As soluções propostas pelo mercado têm sido efetivas para resolver o impasse? Quais os impactos

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA Gerli Elenise Gehrke Herr1 Fabiele Aozane2 Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz3 1 Enfermeira no Hospital Unimed Noroeste/RS. Especialista em Enfermagem

Leia mais

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada Hospital de Clínicas da UFTM Macroproblema 1: falta de gestão adequada 2016 MP1. Falta de gestão adequada NC1. Falta de um projeto de comunicação interna NC2. Falta de fluxos e rotinas administrativas

Leia mais

ENFERMAGEM EM AUDITORIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NURSING IN AUDITING: AN INTEGRATIVE REVIEW

ENFERMAGEM EM AUDITORIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NURSING IN AUDITING: AN INTEGRATIVE REVIEW ENFERMAGEM EM AUDITORIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Daiane Tofoli Cortêz Enfermeira Especialista em Auditoria em Saúde pela Faculdade Ingá UNINGÁ; Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/102012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Qualidade e Segurança do Paciente

Qualidade e Segurança do Paciente Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e Segurança do Paciente Marcos Barello Gallo e Marcia Rueda A Multimax Healthcare Marketing é uma empresa de pesquisa e consultoria de Marketing especializada

Leia mais

Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde

Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde Barreiras para implantação de Sistemas Informatizados em Saúde Marionei Antunes Monge Filho 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores, Técnico em Tecnologia da Informação em Hospital

Leia mais

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ABRIL 2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2016 A 30/04/2016. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2016 CONTRATANTE:

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE ENFERMAGEM DA UTI PEDIÁTRICA HU-UFGD/EBSERH

QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE ENFERMAGEM DA UTI PEDIÁTRICA HU-UFGD/EBSERH QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE ENFERMAGEM DA UTI PEDIÁTRICA HU-UFGD/EBSERH INTRODUÇÃO Francisco Rodrigues Martins 1 Mirelle Salgueiro Morini 2 Antonia Gomes

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/2015 PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/2015 31/01/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉ- REBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E GESTÃO EM SAÚDE

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E GESTÃO EM SAÚDE 1 UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E GESTÃO EM SAÚDE ANÁLISE DAS PESQUISAS EM AUDITORIA DE ENFERMAGEM: REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS ENTRE

Leia mais

Sistemas de apoio à decisão em saúde

Sistemas de apoio à decisão em saúde Sistemas de apoio à decisão em saúde Ednei Wilson Asbahr 1, Luciano Gamez 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação, Faculdades Integradas Einstein, Limeira (SP), Brasil. Pós-Graduado em MBA em Gestão

Leia mais

Vantagens do prontuário eletrônico na medicina preventiva

Vantagens do prontuário eletrônico na medicina preventiva 1 Vantagens do prontuário eletrônico na medicina preventiva Gisele Santiago Bandeira 1, Matheus Viana 2 1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em Saúde. Secretaria de Estado da

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão em Saúde Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Acreditação = sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação. Enfermagem. Revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Comunicação. Enfermagem. Revisão bibliográfica. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE 1997 A 2006. Silvia Soares dos Santos Ricardo Ricardo Magali Telecio Tatiana Longo Borges Miguel tatiana@unisalesiano.edu.br Centro

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NOS SERVIÇOS HOSPITALARES: QUALIDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS

Leia mais

2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência NOVEMBRO 2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/11/2016 A 30/11/2016. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2016 CONTRATANTE:

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais