FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI"

Transcrição

1 FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

2 facebook.com/cicv cicv_br Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai SHIS QI 15, Conj. 05, casa 23, Lago Sul CEP Brasília, DF Brasil T F Bra_brasilia@icrc.org CICV, Junho 2018

3 Marizilda Cruppe/CICV O CICV NA REGIÃO A Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai atua para responder e promover respostas dos organismos competentes às consequências humanitárias que afetam as pessoas em situações de violência armada na região. O CICV apoia as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha dos cinco países a fim de aumentar a sua capacidade de resposta às necessidades humanitárias da população. Além disso, no Brasil, a organização busca dar visibilidade à realidade do desaparecimento e sensibilizar a sociedade brasileira sobre o sofrimento dos familiares das pessoas desaparecidas. Também oferece apoio técnico às autoridades para favorecer a coordenação de ações e o aperfeiçoamento dos mecanismos legais, atividades forenses, serviços psicossociais e outros atendimentos para responder às necessidades das famílias. Com sede em Brasília, a Delegação Regional conta com uma missão em Buenos Aires, um escritório no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

4 André Liohn/CICV VIOLÊNCIA NAS CIDADES BRASILEIRAS A violência armada e suas manifestações mais visíveis têm aumentado em cidades do Brasil e de muitos países da região: homicídios, confrontos entre atores armados, mortes e feridos por balas perdidas, entre outras. Esta não é apenas uma realidade de grandes cidades, mas, também, de áreas urbanas de dimensão mediana, antes consideradas tranquilas. As consequências humanitárias da violência armada são graves para a população: fechamento de escolas, unidades de saúde e outros serviços públicos essenciais, entre outros impactam o dia a dia das comunidades. ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS (AMS) Para responder a essas consequências, o CICV formulou a metodologia Acesso Mais Seguro (MAS), resultado de um projeto desenvolvido no Rio de Janeiro, de 2009 a 2013, que busca reduzir e mitigar os efeitos da violência nos serviços públicos essenciais. Com a redução da exposição dos profissionais e beneficiários dos serviços aos riscos da violência armada, o programa visa aumentar a disponibilidade e a qualidade dos serviços de saúde, de educação, de assistência social e outros. Até o momento, a metodologia foi implementada em quatro municípios brasileiros - Duque de Caxias, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro - em processo de implementação em Fortaleza durante 2018.

5 Marizilda Cruppe/CICV PROTEÇÃO DE PESSOAS A Delegação Regional zela pela proteção das pessoas, em especial daquelas expostas à violência. Para tanto, desenvolve diferentes projetos no Brasil, tais como: ação em favor das pessoas desaparecidas e os seus familiares; atividades forenses; atividades em saúde mental e apoio psicossocial. Atividades: PESSOAS DESAPARECIDAS E SUAS FAMILIAS Promove o conhecimento sobre a situação das pessoas desaparecidas e de seus familiares no Brasil. Promove o diálogo com as autoridades para apoiar o aper- feiçoamento de mecanismos legais e de coordenação relacionados à busca de pessoas desaparecidas e à resposta das necessidades administrativas, jurídicas, econômicas e psicossociais dos familiares. Assessora, apoia e capacita as autoridades e os profissionais forenses brasileiros para o exame, identificação e tratamento de restos mortais. O CICV concentra-se no desenvolvimento da capacidade forense local, de maneira sustentável, bem como na promoção do uso das melhores práticas científicas, proporcionando o treinamento necessário.

6 Héctor de Cunco/CICV RESTABELECIMENTO DE LAÇOS FAMILIARES Junto com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha da região, o CICV promove e apoia a implementação de serviços para o restabelecimento de laços familiares entre pessoas separadas devido a conflitos, violência, desastres naturais e migração. PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE A organização visita pessoas privadas de liberdade para monitorar as condições de detenção e o tratamento, assim como apoia as visitas dos familiares a detidos no Paraguai. São realizados, também, seguimento e apoio ao projeto de reinserção social para mulheres privadas de liberdade nesse país, baseado na produção de artesanato. SAÚDE MENTAL E APOIO PSICOSSOCIAL O CICV desenvolve atividades de saúde mental e apoio psicossocial que fortalecem a capacidade das autoridades locais para responder às necessidades das pessoas e comunidades afetadas por situações de violência armada no Brasil.

7 Cruz Vermelha Argentina COOPERAÇÃO COM AS SOCIEDADES NACIONAIS O CICV apoia e coopera para fortalecer as capacidades das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha (SN) na região para que realizem atividades humanitárias a fim de prevenir e aliviar o sofrimento humano causado pela violência, conflitos armados e outras emergências de maneira transparente e sustentável. O trabalho de fortalecimento institucional é feito em coordenação com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV). Atividades: Fortalece as capacidades técnicas e operacionais para responder de maneira segura, rápida e eficaz às vítimas afetadas por situações de violência. Apoia o desenvolvimento nas áreas de saúde, psicossocial, primeiros socorros, restabelecimento de laços familiares e segurança econômica. Atua de maneira coordenada com os demais componentes do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, presentes na região, para tratar temas de interesse humanitário e do desenvolvimento de atividades conjuntas. Aconselha as Sociedades Nacionais, em conjunto com a FICV, sobre questões legais, tais como: questões estatutárias e base jurídica, em conformidade com a legislação nacional. Também contribui com as SNs para a institucionalização de mecanismos de controle interno e prestação de contas (integridade).

8 Patricio Baeza/CICV PROMOÇÃO DO RESPEITO AO DIH O Direito Internacional Humanitário (DIH) é um conjunto de normas que, em tempos de conflito armado, protege as pessoas que não participam ou que deixaram de participar das hostilidades e limita os meios e métodos de combate devido às suas consequências humanitárias. Atividades: Apoia e assessora os Estados para ratificar os tratados de DIH e para que possam adotar, a nível nacional, as medidas necessárias, sejam legislativas ou administrativas, para a sua aplicação. Trabalha para que as forças armadas integrem estas normas na doutrina, ensino, treinamento e mecanismos de controle. Assessora universidades e professores para que as normas humanitárias sejam inseridas nos programas de estudo das instituições acadêmicas e promove cursos para jornalistas, comunicadores e estudantes.

9 CICV DIÁLOGO COM FORÇAS POLICIAIS O CICV dialoga com as forças policiais da região com o objetivo de apoiar e promover a integração do Direito Internacional dos Direitos Humanos (DIDH) e princípios humanitários aplicáveis à função policial. Com esta finalidade, a organização celebra acordos bilaterais de cooperação técnica com as forças policiais. Identificam-se as diversas áreas de trabalho relevantes para a sua ação humanitária e que também permitam um desenvolvimento de competências nas respectivas instituições. Atividades: Divulga a missão e o mandato do CICV entre as forças policiais; Organiza capacitações sobre os padrões internacionais de Direitos Humanos aplicáveis à função policial; Apoia as instituições policiais na integração de normas internacionais de Direitos Humanos nas áreas de educação, doutrina, treinamento e controle interno; Estimula e promove intercâmbio de boas práticas entre as forças policiais da região.

10 CICV RECRUTAMENTO DE PROFISSIONAIS Constantemente, o CICV busca e seleciona profissionais, treina-os e desenvolve as suas habilidades para que a organização possa contar com um número suficiente de pessoal capacitado para trabalhar nas operações de acordo com as emergências e a evolução das atividades no terreno. Atualmente, quase três mil funcionários internacionais trabalham em missões do CICV em todo o mundo, junto com mais de 14 mil empregados locais e cerca de mil funcionários na sede da organização, em Genebra. Atividades: Divulga o CICV e o trabalho dos seus funcionários internacionais em universidades, feiras acadêmicas e empresas para atrair profissionais da região. MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS As operações do CICV são financiadas majoritariamente pelos Estados. Há alguns anos, a instituição vem buscando diversificar e aumentar as suas fontes de ingresso devido às crescentes necessidades humanitárias em diferentes contextos. O CICV procura ter mais doações de indivíduos, de fundações e do setor privado, a fim de atender às vítimas de conflitos armados e de violência armada em todo o mundo. Atividades: Busca de parcerias com empresas e fundações que compartilhem os valores do CICV. Estimula a doação de pessoas físicas no Brasil. Realiza campanhas de doação; Apoia as Sociedades Nacionais para que obtenham recursos próprios.

11 BRASIL Brasília Assunção PARAGUAI São Paulo Rio de Janeiro CHILE Santiago URUGUAI Montevidéu Buenos Aires ARGENTINA Delegação Regional Escritório

12 O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ajuda pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para proteger a dignidade e aliviar o sofrimento delas, com frequência em conjunto com os parceiros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Busca também evitar as privações com a promoção e o fortalecimento do direito e a defesa dos princípios humanitários universais / Foto da capa: Patrícia Santos / CICV

COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI Patricia Santos/CICV MISSÃO O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente

Leia mais

FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS M. Cruppe/CICV O ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS (AMS) Uma metodologia para prevenir, reduzir, mitigar e responder às consequências

Leia mais

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA O CICV mantém um diálogo com as forças policiais dos países afetados por situações de violência que não atingem o nível de um conflito

Leia mais

O CICV EM AÇÃO FOLHETO

O CICV EM AÇÃO FOLHETO FOLHETO O CICV EM AÇÃO T. Glass/CICV QUEM SOMOS Há mais de 150 anos, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) vem ajudando as pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência

Leia mais

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA FOLHETO Ed Ou/Getty Images/CICV Conflitos armados Segundo o Direito Internacional Humanitário (DIH), os restos mortais das pessoas que morreram durante um conflito

Leia mais

FOLHETO DIH O ESSENCIAL DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

FOLHETO DIH O ESSENCIAL DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO FOLHETO DIH O ESSENCIAL DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO T. Pizer/CICV O QUE É O DIH? O Direito Internacional Humanitário (DIH) é um conjunto de normas que visam limitar os efeitos dos conflitos armados.

Leia mais

Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Missão e Desafios Humanitários. Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo

Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Missão e Desafios Humanitários. Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Missão e Desafios Humanitários Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo Lorenzo Caraffi, Chefe da Delegação Regional para, Brasil, Chile,

Leia mais

HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE I. Griberg/CICV ESTÁ ACONTECENDO AGORA... Médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância e socorristas são atacados enquanto tentam salvar

Leia mais

FEV2016 HUMANIDADE IMPARCIALIDADE NEUTRALIDADE INDEPENDÊNCIA VOLUNTARIADO UNIDADE UNIVERSALIDADE

FEV2016 HUMANIDADE IMPARCIALIDADE NEUTRALIDADE INDEPENDÊNCIA VOLUNTARIADO UNIDADE UNIVERSALIDADE FEV2016 "Sempre que as pessoas estão separadas, ou sem notícias dos seus entes queridos como consequência de um conflito armado ou de outras situações de violência, de uma catástrofe natural ou de outras

Leia mais

ALÉM DAS BARREIRAS: A REABILITAÇÃO FÍSICA PELO ESPORTE. Mostra fotográfica organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

ALÉM DAS BARREIRAS: A REABILITAÇÃO FÍSICA PELO ESPORTE. Mostra fotográfica organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ALÉM DAS BARREIRAS: A REABILITAÇÃO FÍSICA PELO ESPORTE Mostra fotográfica organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) Arquivo CICV Myanmar. Durante a sétima edição dos Jogos Para-Asiáticos

Leia mais

FAZER RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

FAZER RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE FAZER RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE FOLHETO Marko Kokic/CICV ATRÁS DAS GRADES Todos os dias, homens, mulheres e crianças são privados de liberdade e expostos a perigos

Leia mais

ACESSO MAIS SEGURO NO MEU TRABALHO COTIDIANO

ACESSO MAIS SEGURO NO MEU TRABALHO COTIDIANO ACESSO MAIS SEGURO NO MEU TRABALHO COTIDIANO FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SALVAR VIDAS Elaborado em cooperação com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho CICV POR QUE O MARCO

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS DE PESSOAS DESAPARECIDAS UMA INTRODUÇÃO AO MANUAL

ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS DE PESSOAS DESAPARECIDAS UMA INTRODUÇÃO AO MANUAL ACOMPANHAMENTO DAS AMÍLIAS DE PESSOAS DESAPARECIDAS UMA INTRODUÇÃO AO MANUAL OLHETO Olav Saltbones/Cruz Vermelha Norueguesa As famílias com parentes desaparecidos durante conflitos armados, outras situações

Leia mais

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Artigo 01 DE JANEIRO DE 2018 Adotados em 21 de dezembro de 2017 e em vigor desde 1º de janeiro de 2018. Faça o download dos Estatutos do CICV O Comitê

Leia mais

ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MIGRANTES

ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MIGRANTES ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MIGRANTES folheto 1 Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 shop@icrc.org www.cicr.org CICV, julho

Leia mais

Direitos Humanos em Conflito Armado

Direitos Humanos em Conflito Armado Direitos Humanos em Conflito Armado Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria (...) são e manter-se-ão proibidas, em qualquer ocasião e lugar (...) As ofensas contra a vida e integridade física,

Leia mais

ESTRATÉGIA do CICV SATISFAZER CADA VEZ MAIS AS NECESSIDADES DAS VÍTIMAS

ESTRATÉGIA do CICV SATISFAZER CADA VEZ MAIS AS NECESSIDADES DAS VÍTIMAS ESTRATÉGIA do CICV 2011-2014 SATISFAZER CADA VEZ MAIS AS NECESSIDADES DAS VÍTIMAS Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T + 41 22 734 60 01 F + 41 22 733 20 57

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos Refugiados. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos Refugiados. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos Refugiados. Profª. Liz Rodrigues - A proteção do ser humano, em âmbito internacional, pode

Leia mais

CONTAMINAÇÃO POR ARMAS

CONTAMINAÇÃO POR ARMAS CONTAMINAÇÃO POR ARMAS FOLHETO Johan Sohlberg/CICV O problema Durante anos ou mesmo décadas após o último tiro ter sido disparado, a contaminação por munições não detonadas e armamento abandonado continua

Leia mais

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO O QUE É O PIFCSS? O Programa Ibero-americano para o fortalecimento da Cooperação

Leia mais

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 Email: shop@icrc.org

Leia mais

EmblEmas de HumaNIdadE F O L H E T O

EmblEmas de HumaNIdadE F O L H E T O EMBLEMAS DE HUMANIDADE FOLHETO Emblemas de Humanidade Os emblemas da cruz vermelha e do crescente vermelho são um símbolo universal de esperança para as pessoas em crises humanitárias. Para as comunidades

Leia mais

Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma

Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) O que é? Como é aplicado?

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Introdução A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) é uma instituição humanitária não governamental de carácter voluntário, sem fins lucrativos e de interesse

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social Susana Ramos Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um

Leia mais

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)-Costa

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello UNIDADE 3 PARTE 2 Trabalhando com os Parceiros da Missão POR QUE É IMPORTANTE PARA MIM? POR QUE É IMPORTANTE PARA MIM? Como um

Leia mais

ESTÁ BUSCANDO ALGUM FAMILIAR? O site

ESTÁ BUSCANDO ALGUM FAMILIAR? O site ESTÁ BUSCANDO ALGUM FAMILIAR? O site PODE AJUDAR FOLHETO Robin Waudo/CICV AJUDAMOS A RESTABELECER O CONTATO ENTRE FAMILIARES A cada ano, milhares de famílias são separadas como consequência de conflitos,

Leia mais

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão O conhecimento é maior quando é compartilhado Missão Fortalecer a Cooperação Sul-Sul e Triangular no marco ibero-americano, promovendo os seus valores e princípios, para que contribua de forma eficaz ao

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO 2009-2010 Janeiro de 2009 Santiago, Chile A PRIMEIRA REUNIÃO DE VICEMINISTROS DE DEFESA do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS), que é a instancia executiva

Leia mais

FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA)

FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA) FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA) WWF-Brasil O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos,

Leia mais

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS II Encontro Hispânico-Brasileiro de Saúde e Direitos Humanos Medidas legislativas e processuais no Brasil: PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS Dr José Fernando Maia Vinagre Conselheiro Federal de Medicina

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA N ACTIVIDADE RESPONSÁVEL LOCAL CORRESPONDENTE OBSERVAÇÕES 1.A Conformar um Grupo de Trabalho responsável de estabelecer

Leia mais

Gabinete de Estratégia e Planeamento (MSESS)/Odete Severino

Gabinete de Estratégia e Planeamento (MSESS)/Odete Severino CONSTRUÇÃO DE MELHORES POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA Gabinete de Estratégia e Planeamento (MSESS)/Odete Severino Lisboa, 17 de Setembro de 2015 NOME DO PROJETO Promover os direitos das crianças apostar

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

PROJETO Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior

PROJETO Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior PROJETO Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior Convocação a Universidades de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai Termos de referência, requisitos e procedimentos Data de abertura:

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP)

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) I - INTRODUÇÃO A Fundação para a Conservação da Biodiversidade

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) SEXTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.6 22 a 24 de março de 2006 CICTE/doc.9/06 rev. 1 Bogotá, Colômbia 24 março 2006 Original: inglês PROJETO

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Emergências e desastres químicos: Responsabilidade compartilhada Dr. Diego González Machín OPAS/OMS TRABALHO

Leia mais

Aberto para candidatos internos e externos

Aberto para candidatos internos e externos Aberto para candidatos internos e externos Título da Posição : Assistente de Comunicação Posto de Trabalho : Boa Vista, Roraima. Classificação : Ungraded National Staff Tipo de Contrato : Special Short

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP)

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP) ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP) PROJETO DE DECLARAÇÃO DO PANAMÁ SOBRE DIRETRIZES PARA A PROTEÇÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA Os Estados Membros da Organização dos Estados

Leia mais

EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido

EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Folheto Você

Leia mais

DOUTRINA O CICV MISSÃO E AÇÃO REFERÊNCIA

DOUTRINA O CICV MISSÃO E AÇÃO REFERÊNCIA DOUTRINA O CICV MISSÃO E AÇÃO REFERÊNCIA Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 shop.gva@icrc.org www.cicr.org CICV, maio

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO PRIMEIRO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.11 17 de março de 2011 CICTE/DEC.1/11 Washington, D.C. 21 março 2011 Original: inglês DECLARAÇÃO

Leia mais

Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira

Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira T U R I S M O Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira Assessora Secretaria Geral da CNC Ações

Leia mais

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Debates GV Saúde Daniel Elia Consultor Nacional de Saúde Mental, Álcool e Drogas OPAS/OMS 2017 OPAS/OMS A Organização Pan-americana da Saúde/Organização

Leia mais

AG/RES (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

AG/RES (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO AG/RES. 2226 (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO (Aprovada na quarta sessão plenária, realizada em 6 de junho de 2006) A ASSEMBLÉIA GERAL, RECORDANDO suas resoluções AG/RES.

Leia mais

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 Institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

DECLARAÇÃO. Tendo em conta o supracitado e, Reconhecendo:

DECLARAÇÃO. Tendo em conta o supracitado e, Reconhecendo: DECLARAÇÃO 4ª Reunião da Rede Parlamento Aberto Além das paredes do parlamento: fortalecendo o controle político Quito, Equador 12 a 14 de Março de 2019 Parlamentares representando 26 países das Américas

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA 14/2018 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE: Assistência técnica para as organizações de envio Reforço das capacidades para ajuda humanitária das organizações

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.725, DE 27 DE ABRIL DE 2016 Institui a Rede Intersetorial de Reabilitação Integral e dá outras providências. A PRESIDENTA

Leia mais

Resoluções de Brasília. 05 a 07 de Agosto de O Município é o espaço onde realmente se efetivam as políticas públicas...

Resoluções de Brasília. 05 a 07 de Agosto de O Município é o espaço onde realmente se efetivam as políticas públicas... Municipais da ISP Américas Resoluções de Brasília 05 a 07 de Agosto de 2013 O Município é o espaço onde realmente se efetivam as políticas públicas... Participaram: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,

Leia mais

10159/17 cmm/tca/jv 1 DGD 1C

10159/17 cmm/tca/jv 1 DGD 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de junho de 2017 (OR. en) 10159/17 ENFOPOL 301 PROCIV 54 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 8 de junho de 2017 para: Delegações n.º

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação de políticas e programas relacionadas com as iniciativas governamentais

Leia mais

ValueLinks Módulo 4 Facilitação das Cadeias de Valor. Facilitação de um projeto de melhoria. cadeia e estratégia. Análise da

ValueLinks Módulo 4 Facilitação das Cadeias de Valor. Facilitação de um projeto de melhoria. cadeia e estratégia. Análise da ValueLinks Módulo Facilitação das Cadeias de Valor Facilitação de um projeto de melhoria ValueLinks ValueLinks Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação Monitoria 0 Decisão

Leia mais

FOLHETO CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS DO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA

FOLHETO CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS DO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA FOLHETO CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS DO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA Aviso legal As fotografias deste folheto têm uma finalidade meramente ilustrativa. Não há nenhuma relação entre as

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades relacionadas com as iniciativas governamentais para

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Atua na coordenação das relações internacionais do Estado de Minas Gerais. Responsabilidades: Promoção e supervisão do relacionamento

Leia mais

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD Paulo Sergio Muçouçah Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes Escritório da OIT no Brasil Roteiro da apresentação

Leia mais

PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA

PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA Iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas para os municípios do Oeste do Paraná IMPACTOS DA GRAVIDEZ NÃO

Leia mais

O trabalho do CICV para a PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA. Folheto

O trabalho do CICV para a PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA. Folheto O trabalho do CICV para a inclusão social PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA Folheto Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 shop@icrc.org

Leia mais

Objetivos. Principais atividades. Instrumentos

Objetivos. Principais atividades. Instrumentos Quem somos? Existem no Brasil e em outros países íberoamericanos muitas e diversificadas iniciativas bem sucedidas de aplicações, temáticas e territoriais, de novos conceitos em ações de planejamento e

Leia mais

Prevenir a Tortura: Uma Responsabilidade Compartilhada

Prevenir a Tortura: Uma Responsabilidade Compartilhada Prevenir a Tortura: Uma Responsabilidade Compartilhada Fórum Regional da APT sobre o Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura Cidade do Panamá, 30 de setembro - 2 de outubro de 2014 DOCUMENTO

Leia mais

Números da violência

Números da violência Números da violência Homicídios a cada 100 mil habitantes. Brasil México Paraguai Chile Japão* 25,2 21,5 9,7 3,1 0,4 Fonte: ONU *OMS Homicídios a cada 100 mil habitantes. Curitiba* Iraque** Afeganistão**

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE Assistência técnica às organizações de envio

Leia mais

Unidade 2 Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura

Unidade 2 Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura Unidade 2 Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura Unidade 2 - Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura 2.1 Introdução Para dar início à elaboração de

Leia mais

Federação Internacional das Sociedades Nacionais Cruz Vermelha e Crescente Vermelho

Federação Internacional das Sociedades Nacionais Cruz Vermelha e Crescente Vermelho Federação Internacional das Sociedades Nacionais Cruz Vermelha e Crescente Vermelho Política da Migração Em 2007, a 16ª- Assembleia Geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho

Leia mais

28 mil trabalhadores 208 plantas produtivas. 104 químicas 83 plásticos 21 farmacêuticas

28 mil trabalhadores 208 plantas produtivas. 104 químicas 83 plásticos 21 farmacêuticas Sede mundial: Bruxelas-Bélgica Presente em 50 países 37 centros de pesquisa, sendo: EUA: 11 Alemanha: 7 França: 4 Bélgica: 3 Itália: 2 Holanda: 2 Japão: 2 Coréia do Sul: 2 Canadá: 1 Irlanda: 1 Austrália:

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA DA XVIII REUNIÃO ESPECIALIZADA DE MINISTÉRIOS PÚBLICOS DO MERCOSUL

REUNIÃO PREPARATÓRIA DA XVIII REUNIÃO ESPECIALIZADA DE MINISTÉRIOS PÚBLICOS DO MERCOSUL REUNIÃO PREPARATÓRIA DA XVIII REUNIÃO ESPECIALIZADA DE MINISTÉRIOS PÚBLICOS DO MERCOSUL DATAS:9 e 10 de junho de 2015. LOCAL: FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Cidade de Ouro Preto-

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

As pessoas desaparecidas e as suas famílias

As pessoas desaparecidas e as suas famílias SERVIÇO DE ASSESSORAMENTO EM DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO As pessoas desaparecidas e as suas famílias Em conflitos armados e outras situações de violência que não atingem o umbral de um conflito,

Leia mais

ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS A. Liohn/CICV 4 A VIOLÊNCIA ARMADA EM CENTROS URBANOS Com a previsão de que dois terços da população

Leia mais

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS Para o cumprimento da missão institucional, o IFSC empreende esforços para fortalecer e ampliar suas relações

Leia mais

VI Consulta Pública. Fórum de Participação Social do IPPDH. Políticas Públicas Regionais para Crianças e Adolescentes

VI Consulta Pública. Fórum de Participação Social do IPPDH. Políticas Públicas Regionais para Crianças e Adolescentes VI Consulta Pública Fórum de Participação Social do IPPDH Políticas Públicas Regionais para Crianças e Adolescentes O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL convida organizações

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: 1.1 Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação da perspectiva de gênero nos programas da OPAS dando cumprimento aos

Leia mais

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos SEGIB Criação: 1994 Definição e objetivo: A SEGIB é o órgão permanente de apoio institucional, técnico e administrativo à Conferência Ibero-Americana e tem

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Delegação para as Relações com o Mercosul INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO

PARLAMENTO EUROPEU. Delegação para as Relações com o Mercosul INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009 2014 Delegação para as Relações com o INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO e resumo das actividades realizadas durante a 6ª Legislatura (2004-2009) DV\788511.doc PE409.323v03-00 Contexto geral

Leia mais

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 25, DE 2012

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 25, DE 2012 BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 25, DE 2012 Desastres Naturais e Desenvolvimento Sustentável Carlos Henrique R. Tomé Silva O rascunho zero da Rio+20, intitulado o futuro que queremos traduz o entendimento de

Leia mais

EDITAL 002/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - ÁGORA BRASIL

EDITAL 002/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - ÁGORA BRASIL Inscrição do CNPJ / MF: 10.400.386/0001-82 Escritório Brasília SCS Quadra 1 Bloco B Sala 307 Brasília - DF Cep: 70308-900 E Telefone: (61) 3041-8288 E-mail: brasilia@oncb.org.br EDITAL 002/2017 PROGRAMA

Leia mais

PAIR Copa e Grandes Obras

PAIR Copa e Grandes Obras PAIR Copa e Grandes Obras INSTITUCIONAL Fruto de uma parceria firmada em 2002 entre o Governo Brasileiro e Organizações Internacionais. O PAIR écoordenado peloprograma Nacional de Enfrentamento da Violência

Leia mais

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais.

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais. . A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única representante dos municípios brasileiros dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandatos. É organizada em diretoria executiva,

Leia mais

Módulo 8: Colocando em prática. Formação em Direito Humano à Alimentação Adequada no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional

Módulo 8: Colocando em prática. Formação em Direito Humano à Alimentação Adequada no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional Módulo 8: Colocando em prática Formação em Direito Humano à Alimentação Adequada no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional Realização: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome MÓDULO

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 032/2012

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 032/2012 Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 032/2012 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E O FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A

Leia mais

Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente

Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente 1 Área de Fortalecimento de Sistemas de Saúde Unidade de Recursos Humanos Programa de Enfermagem APRESENTAÇÃO Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente Durante os últimos anos houve a conformação

Leia mais

VIII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE NOS PAÍSES DO MERCOSUL

VIII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE NOS PAÍSES DO MERCOSUL 1 VIII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE NOS PAÍSES DO MERCOSUL Realizou-se na cidade de Florianópolis, Brasil, no dia 10 de setembro de 2004 a VIII Reunião do Grupo Gestor do Projeto

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Desempenhar atividades técnicas e de gestão para o desenvolvimento da cooperação técnica descentralizada, com vistas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Supervisor de Articulação Institucional

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Supervisor de Articulação Institucional OrganizaçãodosEstadosIbero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física Supervisor de Articulação Institucional 1.Projeto:FORTALECIMENTO DO PAPEL

Leia mais

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNFPA FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNFPA FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNFPA FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS COPATROCINADORES UNAIDS 2015 UNFPA O QUE É O UNFPA? O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) se esforça para oferecer um mundo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades relacionadas com o fortalecimento da vigilância, atenção

Leia mais

ACORDAM: CLÁUSULA I: DOS OBJETIVOS

ACORDAM: CLÁUSULA I: DOS OBJETIVOS ADENDO Nº 3 AO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE OS MINISTÉRIOS DA AGRICULTURA DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI E O INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (IICA) PARA

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO SAÚDE. - Advocacia junto ao Ministério da Saúde para criação de mais centros de testagem voluntária.

PROGRAMA DE ACÇÃO SAÚDE. - Advocacia junto ao Ministério da Saúde para criação de mais centros de testagem voluntária. PROGRAMA DE ACÇÃO A diversidade e complexidade dos assuntos integrados no programa de acção da OMA permitirá obter soluções eficazes nos cuidados primários de saúde, particularmente na saúde reprodutiva

Leia mais

USP BRI-0001/PGI-5003

USP BRI-0001/PGI-5003 Instituto de Relações Internacionais USP BRI-0001/PGI-5003 - Temas e Prática em Relações Internacionais 2016 Palestra do Dr. João Antonio Delgado - Chefe Adjunto da Delegação Regional para Argentina, Brasil,

Leia mais

A organização do setor saúde frente a desastres: O COE Saúde, Sala de Situação e o Plano de desastres

A organização do setor saúde frente a desastres: O COE Saúde, Sala de Situação e o Plano de desastres A organização do setor saúde frente a desastres: O COE Saúde, Sala de Situação e o Plano de desastres COMITÊ DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA Espaço físico onde se

Leia mais

Instituições Estruturantes

Instituições Estruturantes PROPOSTA DE REGULAMENTO DA REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS DE SAÚDE DA UNASUL (RETS-UNASUL) A SER APRESENTADA AO CONSELHO SUR-AMERICANO DE SAÚDE APROVADA NA 2ª REUNIÃO DA REDE, EM 8 DE NOVEMBRO DE 2013. ANTECEDENTES

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO SEGUNDO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.12 7 de março de 2012 CICTE/DEC.1/12 rev. 1 Washington, D.C. 9 março 2012 Original: espanhol

Leia mais