Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:"

Transcrição

1

2 Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

3 Gestão das Estratégias de Internacionalização Empresarial

4 Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação, Prospecção de Mercado / Trader, Agenciamento de Cargas, Supply Chain, Logística Internacional, Câmbio. Participação em Feiras Internacionais e visitas a clientes e fornecedores a mais de 20 países. Trabalhou em Empresas como Renault do Brasil, Grupo Tecumseh, American Glass, DW Logistics, Riffel Motopeças, Citibank, Banco Itaú, ocupando posições de liderança e gestão. Consultora de Comércio Exterior.

5 Conceito de Estratégia Estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações, cujo objetivo é explorar as competências essenciais e alcançar uma vantagem competitiva. Hitt (2005)

6 O Sentido Fundamental da Organização SOBREVIVER; DESENVOLVER-SE sustentavelmente (equilibradamente); OBTER VANTAGENS COMPETITIVAS duradouras que proporcionem performance superior e retornos superiores, que aumentem o VALOR aos clientes.

7 Gestão Estratégica Para garantir a eficácia (fazer as coisas certas) o gestor tem de assegurar que o plano estratégico é devidamente implantado e tal requer: 1. Que os produtos / serviços tenham as características exigidas pelos segmentos-alvo; 2. Que a promoção seja centrada naquilo que constitui valor para o cliente, isto é, na(s) necessidade(s) do cliente que tem de ser satisfeita(s); 3. Que a penetração das áreas geográficas tenha lugar de acordo com o plano, e 4. Que a focalização do marketing se encontre efetivamente direcionada para os clientes alvo.

8 A Visão Empresarial A visão empresarial descreve para onde sua empresa deseja ir e o que deseja ser. Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade sócio ambiental. Weg: Ser referência global em máquinas elétricas, com ampla linha de produtos, provendo soluções eficientes e completas.

9 A Internacionalização de Empresas Avaliação do Risco Global nos Mercados Exteriores Riscos de caráter nacional: Risco econômico - Motivado por fatores comerciais. Risco financeiro - Motivado pelos montantes de endividamento. Riscos de caráter internacional: Risco de câmbio Motivado pelas flutuações da paridade das divisas. Risco político Motivado por fatores de índole política e social.

10 Principais Medidas Protecionistas e Riscos Regulamentação sobre exportações e importações. Restrições sobre remessas. Normas restritivas. Políticas contábeis. Garantias de transferência.

11 Produto - Leis locais. Tecnologia. Restrições sobre alguns produtos. Normas locais de funcionamento. Projeto dos produtos. Vida útil. Adaptação às condições locais. Duração de patentes. Produção e montagem local. Distribuição - Designação dos territórios. Tipos de intermediários. Pagamento aos agentes. Manuseio dos produtos. Preços - Preços de transferência. Preços máximo e mínimo. Preço das matérias primas localmente. Preços contratuais. Preço de importação de matérias primas. Comunicação - Produção local de propaganda. Artistas locais. Tipos de mensagem. Disponibilidade de meios. Restrição do tempo de uso de determinados meios.

12 Avaliação de Mercados Externos Considerações Maior instabilidade potencial devido a fatores de caráter político e econômico. Menor controle sobre fornecedores e filiais. Menor controle sobre os canais de distribuição. Menor controle sobre os preços finais. Carência de informação adequada, especialmente por parte do consumidor final. Incerteza sobre a confiabilidade das estatísticas.

13 Avaliação de Mercados Externos Etapas Avaliação dos resultados em cada um dos mercados internacionais. Avaliação dos resultados no seu todo (incluindo os do mercado nacional). Determinação dos objetivos globais para cada mercado. Correção dos desvios.

14 Estratégias de Entrada em Mercados Internacionais Exportação. Implantação comercial no exterior. Licenciamento. Implantação de filiais no exterior que montam os produtos. Implantação completa (industrial ou comercial). Desenvolvimento de operações conjuntas.

15 Alternativas de Acesso a Mercados Exteriores 1. Acesso Direto A exportação é realizada por entidades no mercado de destino que, através de uma relação contratual, poderá ser estabelecida uma continuidade, a fim de ser preparado todo um processo de venda. Tipos de acesso direto a mercados internacionais: Importador / distribuidor: Nesta estratégia, uma ampliação do mercado poderá desembocar numa abertura de filial ou numa subsidiária. Filial: Neste caso, a empresa no país de destino, pertence ao mesmo grupo empresarial da empresa exportadora (matriz), tratando-se de um escritório próprio de venda.

16 2. Acesso Indireto Neste caso a exportação é executada através de uma terceira empresa, intermediária entre o fabricante (vendedor) e o importador (comprador). Tipos de acesso indireto a mercados internacionais: Comissionados Comissionados de vendas: São agentes de exportação. Comissionados de compras: Trata-se de um intermediário. Empresas de comercialização.

17 3. Acesso Cooperativo No caso de acesso cooperativo, teremos colaborações entre empresas com a finalidade de vender em determinado mercado. Tipos de acesso cooperativo a mercados internacionais: Consórcios de exportação. Joint-Venture. Licenciamento. Franquias.

18 Internacionalização Empresarial Exportação Indireta: Muitas empresas utilizam este tipo, dado o pequeno risco e investimento exigido. Exportação Direta: Empresas motivadas interna ou externamente vendem em mercados exteriores de forma contínua ou por vezes até esporadicamente. Licenciamento: O envolvimento das empresas é maior e o processo de internacionalização tende a durar mais tempo. Joint Venture: Grande envolvimento empresarial sem perda de identidade, muito adaptado a empresas inovadoras que busquem parcerias em mercados exteriores. Investimento Direto no Estrangeiro (IDE): Não é comum em empresas de pequena dimensão, podendo tomar neste caso a forma de filial.

19 A Decisão de Internacionalização Deve refletir uma vontade do empresário, motivado por situações internas (falta de mercado, vontade de expansão, status, etc.) e / ou oportunidades no exterior (novos mercados, avanços tecnológicos, etc.). Baseia-se em pesquisas e análises do ambiente e da necessidade de mudança. É um processo racional, amadurecido e cuidadosamente planejado, influenciando mudança de cultura e adoção de nova estratégia.

20 Elementos de Pesquisa ao Processo de Internacionalização OBJETIVOS DA PESQUISA Estudar o ambiente Estudar a concorrência Dimensão de mercado ANÁLISE DE DADOS Estatística Técnicas de análise DECISÕES OBJETIVOS DA PESQUISA FONTES DE INFORMAÇÃO Fontes de dados Sistemas de informação Demanda Concorrência Ambiente econômico Ambiente Legal Ambiente cultural

21 Análise da Competitividade Setorial 1.Caracterização do setor Análise da demanda mundial, países selecionados e tendências. Análise do consumo mundial, países selecionados e tendências. Estrutura do setor de atividade. 2. Análise estratégica do setor Competitividade, oportunidades e atratividade de mercados. 3. Decisão sobre a forma de entrada no mercado internacional.

22 Análise de Mercado Informações sobre: mercados, produtos, países concorrentes, preços médio de exportação, evolução do comércio exterior brasileiro e em outros países, estatísticas atualizadas sobre exportações e importações, competividade setorial e por país. http/://

23 SECOM s (Setores de Promoção Comercial) - Fornecem assistência a empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil ou importar produtos ou serviços brasileiros e reúnem e divulgam, para o empresariado nacional, informações sobre negócios e oportunidades de investimento em sua região de atuação. Estão localizados em 102 Embaixadas e Consulados ao redor do mundo. Associações Comerciais. Câmaras de Comércio.

24 Estatísticas de Comércio Exterior: Série Aprendendo a Exportar do Governo Federal: O objetivo desta iniciativa é contribuir para a difusão da cultura exportadora no país, buscando, principalmente, uma maior participação dos empresários das micro, pequenas e médias empresas, dispostos a iniciar sua caminhada rumo ao mercado internacional. CAPTA - Consulta aos Acordos de Preferências Tarifárias - ferramenta de divulgação dos Acordos Comerciais Brasileiros. é uma

25 A missão da Apex Brasil é promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país. Informações sobre produtos, mercados, preços em todo o mundo:

26 Resumo Final Para garantir a eficácia, vimos que o gestor tem de assegurar que um plano estratégico de internacionalização seja devidamente implantado, estudando os mercados, avaliando os mercados, decidindo de forma assertiva qual a melhor forma de acesso ao mercado externo, a partir de pesquisas e análises estruturadas. O processo de internacionalização deve ser racional, amadurecido e cuidadosamente planejado, pois irá implicar em mudança de cultura e adoção de nova estratégia da organização.

27 Contatos Facebook: Telefone: Acesse o WhatsApp para informações do MBA:

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Apresentação do Professor Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

EXPORTA FÁCIL COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR

EXPORTA FÁCIL COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia do autor (Lei 9.610/98) Ferramentas de COMEX INVEST EXPORT BRASIL O governo federal,

Leia mais

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site   ou através de nosso canal no Youtube: Saiba mais sobre o curso acessando nosso site http://bit.ly/inter-trader ou através de nosso canal no Youtube: https://youtu.be/pjevpofie_8 Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia.

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

Internacional Marketing. Milton Henrique do Couto Neto

Internacional Marketing. Milton Henrique do Couto Neto Internacional Marketing Milton Henrique do Couto Neto miltonh@terra.com.br No futuro só existirão dois tipos de gestores: os rápidos e os mortos. Marketing Internacional É o processo de planejamento e

Leia mais

Exportação e Internacionalização: A Importância da Cooperação

Exportação e Internacionalização: A Importância da Cooperação Exportação e Internacionalização: A Importância da Cooperação Quais os constrangimentos das Empresas Portuguesas? Alguns Constrangimentos: 1. Dimensão e capacidade instalada; 2. Disponibilidade para investir;

Leia mais

EXPANSÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS

EXPANSÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS EXPANSÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NO PARANÁ, O CIN É A ÁREA INTERNACIONAL DA FIEP PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

Reunião do Grupo de Comércio Exterior

Reunião do Grupo de Comércio Exterior 20.03.2018 Reunião do Grupo de Comércio Exterior OBJETIVO DO PROJETO Promover as exportações do setor de ferramentas, abrasivos e usinagem através de ações de promoção comercial e inteligência de mercado,

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Como Fazer sua Primeira Exportação

Como Fazer sua Primeira Exportação Como Fazer sua Primeira Exportação Apresentação do Professor Professor: André Lellis Pós-graduado em gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na área internacional dedicados ao

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 PRIMEIROS PASSOS: PERGUNTAS FREQUENTES ????? 1 O porquê de Internacionalizar a minha empresa? Motivações? 2 O meu serviço/produto

Leia mais

CURSO BASICO DE EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR / SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO BASICO DE EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR / SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR / SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR É a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do pais de origem. Esta operação pode envolver

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

Apresentação do Projeto Convênio

Apresentação do Projeto Convênio Apresentação do Projeto Convênio 2018 2020 O que é O Brasil Auto Parts é um projeto de fomento à exportação e atração de investimentos coordenado pelo Sindipeças, em parceria com a Agência Brasileira de

Leia mais

Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage

Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage Grupo Bárbara Lobo, Flávia Biagi, Jacqueline Hisatomi, Pedro Ornellas, Taiame Souza e Tatiana Tamagawa Gestão

Leia mais

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros

Leia mais

Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores

Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores prof.danilopastorelli@saojudas.br Mestre em Economia Graduado em História e Pedagogia conceito mecanismo de desenvolvimento das exportações

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO Licenciamento, Franquias, e outras formas contratuais NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO Licenciamento, Franquias, e outras formas contratuais NEGÓCIOS INTERNACIONAIS ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO Licenciamento, Franquias, e outras formas contratuais NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Estratégias de Expansão a decisão de ir (ou não para o ambiente internacional deve considerar os riscos

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ÁREA INTERNACIONAL DA FIEP PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Leia mais

Ciclo de Capacitação em Exportação

Ciclo de Capacitação em Exportação Ciclo de Capacitação em Exportação Unidade de Atendimento às Empresas Apex-Brasil CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Exportação Primeiros Passos; Formação de preço de exportação e Análise da competitividade Internacional;

Leia mais

MERCADOS GLOBAIS (II): Estratégias de Expansão MARKETING ESTRATÉGICO [INTERNACIONAL]

MERCADOS GLOBAIS (II): Estratégias de Expansão MARKETING ESTRATÉGICO [INTERNACIONAL] MERCADOS GLOBAIS (II): Estratégias de Expansão MARKETING ESTRATÉGICO [INTERNACIONAL] Estratégias de Expansão a decisão de ir (ou não para o ambiente internacional deve considerar os riscos e as oportunidades

Leia mais

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Como Evitar Problemas, Multas, Atrasos e Custos Extras em uma Importação? Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora

Leia mais

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX O DEREX Representa Formula políticas Assessora Provê SERVIÇOS À INDÚSTRIA O DEREX Monitora e elabora diagnósticos sobre as tendências do

Leia mais

BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR

BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Resultados da Pesquisa sobre Internacionalização de Empresas no âmbito de Plano Nacional de Exportação

Resultados da Pesquisa sobre Internacionalização de Empresas no âmbito de Plano Nacional de Exportação Resultados da Pesquisa sobre Internacionalização de Empresas no âmbito de Plano Nacional de Exportação Coordenação de Internacionalização Gerência de Investimentos Amostra e Escopo da Pesquisa Todos os

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Com escritório localizado na cidade de Campinas/SP, a ABM Global Business Solutions é uma empresa de soluções em negócios focada em redução de custos através de assessoria e consultoria

Leia mais

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX O DEREX Representa Formula políticas Assessora Provê SERVIÇOS À INDÚSTRIA O DEREX Monitora e elabora diagnósticos sobre as tendências do

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar

Relatório Aprendendo a Exportar Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 1 O número de empresas exportadoras no Brasil é bastante reduzido, já que não há uma cultura de exportação em larga escala consolidada no país. Para as empresas,

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA. Curitiba, 26 de abril de 2016

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA. Curitiba, 26 de abril de 2016 PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA Curitiba, 26 de abril de 2016 Sumário Fundamentos do PNCE Referencial Estratégico do PNCE Gestão do Referencial Estratégico PNCE e Chama Empreendedora 2 FUNDAMENTOS

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião. Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS Prospect - prospecção mercadológica comercial O Prospect é uma prospecção de mercado in loco realizada por equipe técnica especializada com o objetivo de buscar informações

Leia mais

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration

Leia mais

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Estados Unidos Colômbia México Argentina Emirados Árabes Unidos Paraguai China

Leia mais

Mensurando o Risco de Crédito de Médias e Pequenas Empresas. Risco empresa: Além da Análise de Balanço

Mensurando o Risco de Crédito de Médias e Pequenas Empresas. Risco empresa: Além da Análise de Balanço Mensurando o Risco de Crédito de Médias e Pequenas Empresas Risco empresa: Além da Análise de Balanço Olavo Borges SERASA CONSULTORIA EM CRÉDITO Junho / 2007 PROGRAMA Empresa Conceito Dinâmica Operacional

Leia mais

Serviços prestados aos associados nas seguintes áreas: Comércio Exterior Conservação de Energia, Cursos e Eventos Ecologia e Meio Ambiente

Serviços prestados aos associados nas seguintes áreas: Comércio Exterior Conservação de Energia, Cursos e Eventos Ecologia e Meio Ambiente Lux Brasil é a marca do projeto setorial de promoção de exportações que tem como objetivo inserir a indústria de produtos e componentes de iluminação brasileira no cenário internacional. Desenvolvido pela

Leia mais

O percentual das exportações sobre faturamento, ao contrário do que muitos suspeitam, não possui, aparentemente, nenhuma, relação com porte da

O percentual das exportações sobre faturamento, ao contrário do que muitos suspeitam, não possui, aparentemente, nenhuma, relação com porte da 5 Conclusão Com objetivo de contribui para as sugestões de ações e estratégias que impulsionem a atividade exportadora nas empresas brasileiras, este estudo concentrou-se em identificar os fatores determinantes

Leia mais

Sobre a ADVANCE. Temos mais de clientes, desde grandes empresa multinacionais até empresas start-up, incluindo:

Sobre a ADVANCE. Temos mais de clientes, desde grandes empresa multinacionais até empresas start-up, incluindo: Sobre a ADVANCE Fundada em 2000, a ADVANCE é uma empresa de consultoria e treinamento em gestão, marketing, vendas e canais. Especializada em empresas de tecnologia da informação e telecom (TIC) Temos

Leia mais

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil Apresentação: Juarez Leal A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência

Leia mais

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site   ou através de nosso canal no Youtube: Saiba mais sobre o curso acessando nosso site http://bit.ly/inter-trader ou através de nosso canal no Youtube: https://youtu.be/pjevpofie_8 Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia.

Leia mais

Plano de franquia WebMais. Mais rapido, Mais seguro, Mais completo.

Plano de franquia WebMais. Mais rapido, Mais seguro, Mais completo. Plano de franquia WebMais Mais rapido, Mais seguro, Mais completo. Quem somos? A Webmais Sistemas é uma empresa de base nacional, no mercado desde de Novembro de 2005, especializada no desenvolvimento

Leia mais

Competitividade global: métodos e experiências

Competitividade global: métodos e experiências Competitividade global: métodos e experiências Nicola Minervini Caxias do Sul, RS 02/10/2013 Competitividade Método Inovação Internacionalização Os desafios da empresa na globalização Custo Brasil X

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência

Leia mais

Exportação de Farinhas e Gorduras de Origem Animal

Exportação de Farinhas e Gorduras de Origem Animal 14:58 Exportação de Farinhas e Gorduras de Origem Animal Projeto Programa Brasileiro para a Expansão das Exportações das Farinhas e gorduras de origem animal Objetivo Identificar a situação encontrada

Leia mais

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Castelo Branco 19 de Fevereiro de 2015 DO S AND DONT S DA INTERNACIONALIZAÇÃO DONT S Aventureiro Internacionalização para salvar a minha empresa Follow up 1 mês depois Mercados

Leia mais

Quem somos e o quê fazemos?

Quem somos e o quê fazemos? Quem somos e o quê fazemos? Uma entidade sem fins lucrativos dedicada a pensar estrategicamente o setor, conduzindo programas direcionados ao desenvolvimento tecnológico das empresas e a sua inserção no

Leia mais

Coordenador do Curso. Ms.Gilberto Álvaro Campião.

Coordenador do Curso. Ms.Gilberto Álvaro Campião. Coordenador do Curso Ms.Gilberto Álvaro Campião. Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior, trabalha

Leia mais

Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional

Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora de empresas com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduada em Comércio

Leia mais

DA DECISÃO DE EXPORTAR À ENTRADA NUM MERCADO. B2SEA, Porto 6 dejunho 2017

DA DECISÃO DE EXPORTAR À ENTRADA NUM MERCADO. B2SEA, Porto 6 dejunho 2017 DA DECISÃO DE EXPORTAR À ENTRADA NUM MERCADO B2SEA, Porto 6 dejunho 2017 INTERNACIONALIZAÇÃO? A internacionalização é o processo de adaptação das operações da empresa (estratégia, estrutura, recursos,

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

PROJETO INTERNACIONAL

PROJETO INTERNACIONAL PROJETO INTERNACIONAL EM 10 PASSOS Ubirajara Marques Direitos: Todos os direitos reservados para Center Group International Duração: 1 hora Apresentação: Linguagem simples, para micros e médios empresários

Leia mais

Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo

Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo Consultoria para empresa não-exportadora Empresa de médio porte com faturamento na

Leia mais

QUEM SOMOS? Já desembolsamos mais de R$ 2 bilhões e apoiamos mais de 1400 empresas em todo Estado de São Paulo. PRESIDÊNCIA

QUEM SOMOS? Já desembolsamos mais de R$ 2 bilhões e apoiamos mais de 1400 empresas em todo Estado de São Paulo. PRESIDÊNCIA QUEM SOMOS? Uma instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de longo prazo para as pequenas, médias

Leia mais

Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação. Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011

Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação. Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011 Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011 OBJETIVOS Consolidar o entendimento de que a internacionalização das empresas brasileiras,

Leia mais

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios 0800.7183810 O programa Comex INfoco visa gratuitamente democratizar conhecimentos, ao mesmo tempo que promove a integração de pessoas

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Diversificação de Mercados

Diversificação de Mercados Por que exportar? Por que exportar? VANTAGENS DA EXPORTAÇÃO Diversificação de Mercados Um dos grandes benefícios da exportação é permitir que a empresa exportadora tenha mais de um mercado consumidor,

Leia mais

receitas e muitas possibilidades! gourmet, natural, orgânico ou artesanal.

receitas e muitas possibilidades! gourmet, natural, orgânico ou artesanal. Com as idas e vindas para visitar parte da família que vive em Buenos Aires fomos descobrindo um mundo de sabores, aromas, temperos, novas receitas e muitas possibilidades! Entre 2013 e 2016, conciliamos

Leia mais

Programa de Internacionalização de Empresas Passaporte para o Mundo Capacitação de empresas para internacionalização. Anexo I Lista de Temas

Programa de Internacionalização de Empresas Passaporte para o Mundo Capacitação de empresas para internacionalização. Anexo I Lista de Temas Programa de Internacionalização de Empresas Passaporte para o Mundo Capacitação de empresas para Anexo I Lista de Temas A Apex-Brasil estabeleceu seu Programa de Internacionalização para apoiar empresas

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO

CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO 5.1 PORQUÊ EXPORTAR? EXPORTAÇÃO: A FORMA MAIS COMUM DE INTERNACIONALIZAÇÃO PORQUÊ? FACTORES CONDUCENTES À EXPORTAÇÃO (A) ASPECTOS INTERNOS Características do Produto/Serviço

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

2 º 11 º 9 º 8 º 1 º 7 º. 3 º mercado de energias renováveis 10 º

2 º 11 º 9 º 8 º 1 º 7 º. 3 º mercado de energias renováveis 10 º 2 º 5 º 11 º 11 º 9 º 8 º 1 º produtor de biodiesel fabricante de aeronaves mercado de TI mercado de equipamentos médicos produtor industrial mercado de automóveis produtor e exportador de café, açúcar

Leia mais

Internacionalização como estratégia de crescimento. Ingrid Pfützenreuter

Internacionalização como estratégia de crescimento. Ingrid Pfützenreuter Internacionalização como estratégia de crescimento. Ingrid Pfützenreuter Email: ingrid.reuter@hotmail.com O que veremos: Internacionalização Marketing Marketing Internacional Case Expor Conclusão Perguntas

Leia mais

Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1

Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Plano Nacional da Cultura Exportadora P N C E Rede de apoio às empresas brasileiras com potencial

Leia mais

Câmara de Indústria de Comércio do Mercosul e Américas

Câmara de Indústria de Comércio do Mercosul e Américas Câmara de Indústria de Comércio do Mercosul e Américas Câmara do Mercosul Fundada em 1991 na Argentina Sede mudou-se para o Brasil em 1994 Entidade civil, de direito privado, reconhecida oficialmente pelos

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

AEP COOPERAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO. Casos empresariais: Frulact Dr. Nuno Ozório Jhandresen Dr. Carlos Flores Mota Engil (MEII) Engº Rui Pires

AEP COOPERAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO. Casos empresariais: Frulact Dr. Nuno Ozório Jhandresen Dr. Carlos Flores Mota Engil (MEII) Engº Rui Pires AEP COOPERAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO Casos empresariais: Frulact Dr. Nuno Ozório Jhandresen Dr. Carlos Flores Mota Engil (MEII) Engº Rui Pires Adriano Fidalgo 20.3.2012 Cooperação para a Internacionalização

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário Atividades - Ações que os executores realizam para alcançar os resultados. O gerenciamento deve garantir que as atividades gerem os resultados

Leia mais

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas Atingir objetivos vários caminhos estratégias UNI 2 UNI 1 UNI 3 UNI N ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS FUNDAMENTOS Fundamentos Análise das questões críticas Estratégias

Leia mais

Imagem: Gêmeos, Exportar é possível?

Imagem: Gêmeos, Exportar é possível? Imagem: Gêmeos, 2014 Exportar é possível? Sim, é uma experiência possível e não tão difícil assim!! Especialmente à partir de 2013 Imagem: Gêmeos, 2014 As empresas estão buscando emergencialmente a exportação,

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão Estratégica de Vendas b. Área: Administração, Economia e Ciências Contábeis c. Linha de Pesquisa Relacionada: Recursos e Desenvolvimento Empresarial d.

Leia mais

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99)

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99) CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR ESTRATÉGIA COMPETITIVA é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos

Leia mais

PROJETO START EXPORT/PAIIPME. Florianópolis, 28/11/2008

PROJETO START EXPORT/PAIIPME. Florianópolis, 28/11/2008 PROJETO START EXPORT/PAIIPME Florianópolis, 28/11/2008 Estrutura da Apresentação ü Histórico ü Fundamentos ü Público-alvo ü Descrição do produto ü Etapas de desenvolvimento na empresa ü Principais benefícios

Leia mais

GESTÃO DOS RISCOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO MÓDULO TEMÁTICO 25 DE JUNHO E 26 DE JUNHO AICEP

GESTÃO DOS RISCOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO MÓDULO TEMÁTICO 25 DE JUNHO E 26 DE JUNHO AICEP GESTÃO DOS RISCOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO MÓDULO TEMÁTICO 25 DE JUNHO E 26 DE JUNHO AICEP DO S AND DONT S DA INTERNACIONALIZAÇÃO PEDRO MAGALHÃES Licenciado em Gestão pela Universidade de Staffordshire,

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais. Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais. cadeia e estratégia.

Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais. Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais. cadeia e estratégia. Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação Monitoria 0 Decisão sobre

Leia mais

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS Mapeamento da Cadeia Produtiva de Energia Solar Fotovoltaica e Oportunidades para os Pequenos Negócios Brasil Solar Power 06/07/2017 Rio de Janeiro OBJETIVO DA ATUAÇÃO

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

Espanha: o seu parceiro na Europa

Espanha: o seu parceiro na Europa Espanha: o seu parceiro na Europa Evento: Plano Nacional de Exportaçoes do Governo Brasileiro: España como destino de internacionalizaçao de empresas São Paulo 1 de Outubro 2015 0 Quem é INVEST IN SPAIN

Leia mais

DESAFIO INTERNACIONAL PARA AS PME DO ALGARVE

DESAFIO INTERNACIONAL PARA AS PME DO ALGARVE DESAFIO INTERNACIONAL PARA AS PME DO ALGARVE APOIO TÉCNICO ÀS EMPRESAS EXPORTADORAS 25 NOVEMBRO 2016 A AICEP PORTUGAL GLOBAL PRODUTOS E SERVIÇOS AICEP O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO ÍNDICE A AICEP PORTUGAL

Leia mais

Reunião 8. O Plano de Marketing

Reunião 8. O Plano de Marketing Reunião 8 O Plano de Marketing Pauta O que é Marketing? O que é um plano de marketing? Como construir um plano de marketing? Marketing O marketing é o processo que busca identificar, quantificar e satisfazer

Leia mais

Questionário Simplificado

Questionário Simplificado Contrato BNDES/FINEP/FUJB Arranjos e Sistemas Produtivos Locais e as Novas Políticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico Questionário Simplificado A ser aplicado nas pequenas empresas Fevereiro/2000

Leia mais

CAPÍTULO 5 A EXPORTAÇÃO

CAPÍTULO 5 A EXPORTAÇÃO CAPÍTULO 5 A EXPORTAÇÃO 5.1 PORQUÊ EXPORTAR? EXPORTAÇÃO: A FORMA MAIS COMUM DE INTERNACIONALIZAÇÃO PORQUÊ? FACTORES CONDUCENTES À EXPORTAÇÃO ASPECTOS INTERNOS Características do Produto/Serviço Características

Leia mais

S O L U T I O N S T R A D E. www. solutionsfortrade. c om

S O L U T I O N S T R A D E. www. solutionsfortrade. c om S O L U T I O N S T R A D E F O R www. solutionsfortrade. c om O que fazemos A Solutions for Trade é uma trading company sediada em Brasil, que desenvolve soluções em operações de comércio exterior, nas

Leia mais