R E F O R M A D A P R E V I D Ê N C I A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "R E F O R M A D A P R E V I D Ê N C I A"

Transcrição

1 R E F O R M A D A P R E V I D Ê N C I A

2 O QUE FIZEMOS? Atuação massiva desde o dia 08 de janeiro, com destacamento de força-tarefa de comunicação multidisciplinar focada em campanhas pela Reforma da Previdência

3 P E Ç A S - exemplos semana 1 Vamos equilibrar contas e fazer que os pobres não paguem a aposentadoria dos ricos. reformadaprevidencia.gov.br

4 P E Ç A S - exemplos semana 1 Apenas 30% dos brasileiros serão atingidos. Para o restante, nada muda.

5 P E Ç A S - exemplos semana 1 Nos países mais desenvolvidos e justos todos se aposentam igualmente. Nos EUA todos se aposentam com 66 anos. A Nova Previdência vem combater privilégios e dar igualdade para todos. reformadaprevidencia.gov.br

6 P E Ç A S - exemplos semana 2 Não dá mais pra sustentar o privilégio de poucos. E igualdade vem com a Nova Previdência.

7 P E Ç A S - exemplos semana 2 Chega de notícias falsas. Nova Previdência. Contra privilégios. A favor da igualdade. Informe-se.

8 P E Ç A S - exemplos semana 2 Não dá mais pra sustentar o privilégio de poucos. E igualdade vem com a Nova Previdência.

9 Comercial de TV

10 Site da Reforma da Previdência

11 FRENTES DE ATUAÇÃO Campanhas Nacionais Regionais Contra Fake News Para Congressistas

12 ESTRATÉGIA DIA DA PREVIDÊNCIA: 5 DE FEVEREIRO: Será o dia, que o Brasil dirá SIM para a Reforma da Previdência. Lançamento de um grande movimento nacional, com a participação de toda a Esplanada dos Ministérios, autarquias, empresas estatais, federações e confederações, sindicatos, entidades públicas e privadas, empresas e a sociedade. Todos unidos com objetivo de mudar e salvar o sistema previdenciário brasileiro, e evitar que o Brasil quebre.

13 MOTES PRINCIPAIS - Alertar que se a Reforma não for aprovada, as aposentadorias poderão deixar de serem pagas; - Precisamos acabar com o privilégio de poucos; - A Reforma nao é para o Governo, é para o Brasil; - Contagem regressiva: dia 20 está chegando!

14 O QUE ESPERAMOS? Engajamento! Essa batalha é de todos nós! Contamos que todos os parceiros sigam a identidade visual da campanha em seus portais e perfis de rede. Vamos fornecer avatares, capas e selo. Cada parceiro pode e deve desenvolver sua própria campanha em defesa da Reforma da Previdência.

15 Selo do Campanha

16 Cover Facebook

17 Avatar

18 Card

19 Gifs

20 Banner para portal

21 Filtro para Facebook

22 TAMBEM TEREMOS! Anúncios Filmes Cartazes

23 NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O rombo, não só existe, como cresce a cada ano: em 2017, foram 268 bilhões. Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios, pois demoraram muito para fazer a reforma. Estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e agora Minas Gerais estão passando por uma situação caótica. E o Brasil não pode seguir por esse caminho. VAI QUEBRAR Foram 220 bilhões de rombo só em 2016! Em 2017, 268 bilhões de reais, o que é maior que o valor de mercado da Petrobras. O crescimento entre os dois anos daria pra comprar uma Eletrobras inteira e ainda sobrava bilhões. E só piora, porque precisa ter 10 trabalhadores na ativa, pra bancar 1 trabalhador aposentado, Hoje só tem 9 pra cada 1 e já tá dando esse rombo todo. Em 2030 serão 6. Em 2050 serão 2.

24 NOSSOS ARGUMENTOS EMPRESAS A maioria das empresas devedoras são massas falidas como Varig e Transbrasil. E mesmo que todas as empresas pagassem tudo o que está na justiça, de uma só vez, o valor mal daria para cobrir a metade do rombo de um ano. TODOS SERVIDORES A reforma não é contra os servidores públicos. A maioria nem entra direto na reforma, pois ganha menos de 5 mil reais e desses, a maioria mesmo, ganha salário mínimo. A reforma é para os privilegiados, os que tem auxílio tudo: auxílio moradia, auxílio terno, ganham mais de 30 mil reais e se aposentam ganhando salário integral. O país não tem dinheiro pra isso. Esses privilegiados geram um rombo, por ano, de 70 bilhões pra previdência (e eles são só umas 900 mil pessoas). Os outros 33 milhões de aposentados, juntos, geram um déficit de 150 bilhões.

25 NOSSOS ARGUMENTOS TIRA DE UM LUGAR E PÕE NO OUTRO Já tira. Nos últimos 15 anos, só pra pagar o rombo gerado pelos privilegiados, o governo teve que pagar 1,3 trilhão. Nesse mesmo período, o orçamento da educação foi de 840 bilhões. E também muito mais dinheiro do que todo o investimento em saúde no mesmo período. JOVENS Jovens são os mais atingidos. Enquanto estiverem na ativa, terão mais desemprego e educação, saúde e segurança de pior qualidade, pagarão mais e não tem garantia de receber a aposentadoria no futuro.

26 NOSSOS ARGUMENTOS QUEM SÃO OS PRIVILEGIADOS Privilegiados são aqueles que recebem mais de 30 mil reais, tem direito a auxílio-moradia, auxílio-terno, passagens aéreas, carro com motorista etc, nunca são demitidos e se aposentam aos 50 anos com salário integral. Garantir os privilégios deles e não fazer a reforma, vai quebrar o país, a inflação e o desemprego voltam e os pobres serão os que mais vão sofrer com isso. Privilegiados são os que trabalham pouco, ganham muito e se aposentam cedo. O QUE MUDA PARA OS IDOSOS Nada muda para quem já está aposentado, assim como também não muda nada pra quem já pode se aposentar. Pode até continuar trabalhando sossegado se achar que agora não é a melhor hora de parar.

27 NOSSOS ARGUMENTOS O QUE MUDA PARA BPC Pra quem recebe o Benefício social BPC nada muda. Esse é um benefício para idosos e pessoas com deficiência e não uma aposentadoria. Pois previdência não é só aposentadoria. Tem isso e outras coisas, como pagamento do auxílio-maternidade. O QUE MUDA PARA OS TRABALHADORES RURAIS Pro trabalhador rural não muda absolutamente nada. SE NÃO MUDA NADA, ENTÃO POR QUE FAZER A REFORMA? Não muda nada para vários setores, para os mais necessitados, para os que dependem da aposentadoria. Mas muda para os privilegiados. Para garantir que quem precisa, continue recebendo.

28 NOSSOS ARGUMENTOS A REFORMA É SÓ PARA OS MAIS POBRES É exatamente o contrário. A reforma não atinge os mais necessitados, atinge apenas os 30% mais ricos. COMO FICAM OS POLÍTICOS Os políticos serão os primeiros atingidos. A partir de agora, terão que entrar no mesmo sistema que todo mundo. A reforma é justamente contra os privilégios e a favor da igualdade.

29 NOSSOS ARGUMENTOS O ROMBO TIRA DINHEIRO DE TUDO Pra pagar os benefícios de poucos privilegiados, a população perde investimentos na saúde, educação e segurança. Só com o rombo de um ano, daria para pagar mais de 10 anos de Bolsa Família, por exemplo. SEM A REFORMA O NORTE E NORDESTE SERÃO OS MAIORES PREJUDICADOS A quase totalidade de pessoas nessas regiões recebem salário mínimo de aposentadoria e sequer entram na reforma. Além disso, a economia desses lugares, depende muito desses pagamentos que, caso a reforma não seja aprovada, deixarão de acontecer.

30 WHATSAPP Criaremos uma lista de distribuição no Whatsapp Disponibilizaremos informações, insumos, materiais de campanhas e alertas! Adicione o Numero do nosso Whats:

31 CONTATOS Tel.:

32 O B R I G A D O!

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O rombo, não só existe, como cresce a cada ano: em 2017, foram 268 bilhões. Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios,

Leia mais

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O

NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O NOSSOS ARGUMENTOS SEM ROMBO O rombo, não só existe, como cresce a cada ano: em 2017, foram 268 bilhões. Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios,

Leia mais

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA P O R Q U E É I M P O RTA N T E PA R A O B R A S I L? O QUE É A PREVIDÊNCIA? A Previdência Social é um sistema que ampara os trabalhadores e suas famílias em diversas situações.

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Pela proposta de emenda constitucional, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Mas, na prática, para receber 100%

Leia mais

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA!

NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! NÃO É REFORMA. É O FIM DO DIREITO À APOSENTADORIA! Bolsonaro mente quando diz que a reforma da Previdência é necessária para o país e que as mudanças serão boas para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Leia mais

Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias

Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias Boletim Econômico Edição nº 82 maio de 2016 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Em defesa da manutenção do salário mínimo vinculado às aposentadorias (aumento real do salário mínimo

Leia mais

PARA ENTENDER A Reforma da Previdência PARA ENTENDER A. Reforma da Previdência

PARA ENTENDER A Reforma da Previdência PARA ENTENDER A. Reforma da Previdência PARA ENTENDER A Reforma da Previdência A NOVA PREVIDÊNCIA Antes de mais nada, é preciso saber que: Nada muda para quem já se aposentou ou é pensionista. Nada muda para quem ainda não pediu a aposentadoria,

Leia mais

REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão A melhora da economia é real +0,6% PRODUTO INTERNO BRUTO 3º TRIM VAR. REAL PIB ACUMULADO

Leia mais

A ideia, diz ele, é substituir o fator, criado em 1999, por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil.

A ideia, diz ele, é substituir o fator, criado em 1999, por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil. Depois de negociar as medidas de restrição em benefícios previdenciários, como pensões por morte e auxílio-doença no Congresso Nacional, o governo Dilma Rousseff vai iniciar uma discussão com os movimentos

Leia mais

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 PEC 287/2016 Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz grandes mudanças na Previdência Social. Está previsto

Leia mais

A Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência A Reforma da Previdência Eric Gil Dantas Economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), é mestre e doutorando em Ciência Política pela UFPR Números da Previdência Segundo o

Leia mais

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1. cartilha previdencia.indd 1 28/03/ :51:07

PEC 287/2016. Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1. cartilha previdencia.indd 1 28/03/ :51:07 PEC 287/2016 Como a reforma da previdência vai mudar a sua vida? 1 cartilha previdencia.indd 1 28/03/2017 15:51:07 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz

Leia mais

Cartilha revela as mentiras sobre a previdência social

Cartilha revela as mentiras sobre a previdência social Portal Vermelho, 18 de julho de 2016 Cartilha revela as mentiras sobre a previdência social A previdência social é uma das instituições de proteção social ameaçadas pelo projeto político neoliberal de

Leia mais

CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT

CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT FEVEREIRO 2019 O mercado financeiro doméstico vem experimentando uma onda de otimismo desde meados do ano passado. Esse otimismo teve início com a expectativa, confirmada pelas urnas, de eleição de um

Leia mais

A Reforma da Previdência e a Economia Brasileira. Marcos de Barros Lisboa (INSPER) Paulo Tafner (IPEA)

A Reforma da Previdência e a Economia Brasileira. Marcos de Barros Lisboa (INSPER) Paulo Tafner (IPEA) A Reforma da Previdência e a Economia Brasileira Marcos de Barros Lisboa (INSPER) Paulo Tafner (IPEA) Demografia O Brasil está passando por uma rápida transição demográfica em comparação com a imensa maioria

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados

PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã. Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PEC 287/2016 Reformar Hoje para Garantir o Amanhã Deputado Federal Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando-a para

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Março, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

Os privilégios da Previdência Social

Os privilégios da Previdência Social Número 21 - De 05 a 09 de de zembro 2016 Número 111-02 a 04 de janeiro de 2019 Previdência Social Os privilégios da Previdência Social Por Alexandre Pacheco A maior resistência para a aprovação da Reforma

Leia mais

A Nova Previdência combate Privilégios

A Nova Previdência combate Privilégios A Nova Previdência combate Privilégios 1. Introdução O atual sistema previdenciário brasileiro é uma fonte de redistribuição de renda dos mais pobres para os mais ricos. A Nova Previdência pretende transformar

Leia mais

Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24)

Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24) Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24) Matéria publicada em 26 de Junho de 2015 O ministro da Previdência Social,

Leia mais

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional conhecida como PEC 287 tem consequências muito mais profundas e dramáticas do que o trabalhador pode imaginar. Trata-se

Leia mais

Saiba mais em

Saiba mais em Saiba mais em www.dieese.org.br PEC 06/2019 DEBATE NO SINDIJUS/MS Campo Grande, 27 de Abril de 2019 Dezembro 2016 Março 2017 Julho 2017 Desde 2017... Pec do TETO (EC 95) Novo regime fiscal que limita os

Leia mais

Previdência Números, Simulação, Fatos e Custos. Fernando de Holanda Barbosa Filho Bruno Ottoni

Previdência Números, Simulação, Fatos e Custos. Fernando de Holanda Barbosa Filho Bruno Ottoni Previdência Números, Simulação, Fatos e Custos Fernando de Holanda Barbosa Filho Bruno Ottoni Introdução Mudanças etárias serão abruptas e tornarão a previdência insustentável. A população entre 15 e 64

Leia mais

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA Gustavo Di Lorenzo Villas Boas Amélia Cabral Campos de Andrade Luís Eduardo Moreira Martins RESUMO: O trabalho faz uma análise sobre o mito do

Leia mais

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA MITO DO ROMBO DA PREVIDÊNCIA Sucessivos governos vem afirmando que existe um rombo na previdência, um déficit, que se

Leia mais

DA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL REGIMES DE PREVIDÊNCIA NO BRASIL PÚBLICOS RGPS Artigo 201 CR/88 RPPS Artigo 40 CR/88 Lei 8.213/91 Lei 8.112/90 COMPLEMENTARES Autônomos em relação ao RGPS e RPPS

Leia mais

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Idade mínima A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de

Leia mais

PEC 6: a desconstrução da da previdência social. Abril de 2019

PEC 6: a desconstrução da da previdência social. Abril de 2019 PEC 6: a desconstrução da da previdência social Abril de 2019 Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração da previdência pública (PEC 287) Contextualização

Leia mais

Envelhecimento Populacional e seus impactos sobre Previdência: A necessidade de reforma

Envelhecimento Populacional e seus impactos sobre Previdência: A necessidade de reforma Envelhecimento Populacional e seus impactos sobre Previdência: A necessidade de reforma Paulo Tafner CÂMARA FEDERAL Brasília Novembro de 2016. Previdência Social Os fatos COMECEMOS POR UMA EXCELENTE NOTÍCIA

Leia mais

Zylberstajn, da USP: a previdência atual é injusta

Zylberstajn, da USP: a previdência atual é injusta Revista Exame A Maior Revista de Negócios e Economia do País Zylberstajn, da USP: a previdência atual é injusta Carol Oliveira A polêmica proposta de reforma da previdência do governo Michel Temer virou

Leia mais

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho

A NOVA PREVIDÊNCIA. Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho A NOVA PREVIDÊNCIA Rogério Marinho Secretário Especial de Previdência e Trabalho Projeções da População Brasileira (em milhões de pessoas) Demografia impõe reforma A taxa de fecundidade caiu 71,8% entre

Leia mais

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019 PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social Fevereiro 2019 Proposta Emenda Constitucional 6/2019 Rito legislativo Na Câmara: votada em dois turnos e ter ao menos 308 votos favoráveis

Leia mais

A PEC 287: Minimização da Previdência Pública

A PEC 287: Minimização da Previdência Pública A PEC 287: Minimização da Previdência Pública Sorocaba, 23 de fevereiro de 2017 Fernando de Lima Técnico do Dieese Subseção SMETAL Sorocaba Roteiro da apresentação Introdução: reforma ampla e profunda

Leia mais

Proposta, elaborada em 2009 em conjunto pela CUT, centrais e governo Lula, é fruto de consenso e vai deixar o fator previdenciário para trás

Proposta, elaborada em 2009 em conjunto pela CUT, centrais e governo Lula, é fruto de consenso e vai deixar o fator previdenciário para trás Proposta, elaborada em 2009 em conjunto pela CUT, centrais e governo Lula, é fruto de consenso e vai deixar o fator previdenciário para trás A fórmula 85/95, aprovada nesta semana pela maioria dos deputados,

Leia mais

Conheça a Reforma da previdência. O que muda na sua vida e da sua família?

Conheça a Reforma da previdência. O que muda na sua vida e da sua família? Conheça a Reforma da previdência O que muda na sua vida e da sua família? Cálculo do Benefício: Preenchidos os requisitos para aposentadoria: 65 anos de idade para homens e mulheres; Mínimo de 25 anos

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve...

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve... Exercício ENEM Elabore Proposta de Intervenção que apresente 4 dispositivos (Agente, Ação, Modo e Finalidade), em três esferas sociais (Estado, Sociedade e Cidadão) sobre os temas: 1) TEMA DE REDAÇÃO:

Leia mais

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA O DÉFICIT FISCAL O INIMIGO A SER COMBATIDO Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/historias/entendendo-osgraficos-resultado-primario-e-estoque-da-divida-publica-federal

Leia mais

PEC 241, agora PEC 55: os impactos na vida de todos os trabalhadores e da população

PEC 241, agora PEC 55: os impactos na vida de todos os trabalhadores e da população PEC 241, agora PEC 55: os impactos na vida de todos os trabalhadores e da população Esta sexta-feira (11/11) será um dia de lutas nacional contra as reformas e a PEC do teto dos gastos (55/2016). Em Porto

Leia mais

Com reforma, mulheres não alcançarão aposentadoria antes dos 74 anos, afirma Denise Gentil

Com reforma, mulheres não alcançarão aposentadoria antes dos 74 anos, afirma Denise Gentil Hora do Povo, 29 de maio de 2019 Com reforma, mulheres não alcançarão aposentadoria antes dos 74 anos, afirma Denise Gentil Por: Redação A professora e economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social aspectos paramétricos Fevereiro 2019 Dezembro 2016 Março 2017 Julho 2017 Desde 2017... Pec do TETO Novo regime fiscal que limita os

Leia mais

Hélio Zylberstajn - FEA/USP e Fipe. Seminário A Reforma da Previdência Social à luz da experiência internacional ENS São Paulo - 27/04/2017

Hélio Zylberstajn - FEA/USP e Fipe. Seminário A Reforma da Previdência Social à luz da experiência internacional ENS São Paulo - 27/04/2017 Hélio Zylberstajn - FEA/USP e Fipe Seminário A Reforma da Previdência Social à luz da experiência internacional ENS São Paulo - 27/04/2017 1. A Reforma Temer 2. Interface das reformas da Previdência e

Leia mais

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018 Panorama da Seguridade Social Brasileira Bogotá, agosto.2018 Seguridade Social Convenção OIT 102 (1952) Assistência à saúde Auxílio-doença Auxílio-desemprego Aposentadoria por velhice Auxílio aos acidentados

Leia mais

Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar?

Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar? Reforma da Previdência Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar? Mariana Bomfim Do UOL, em São Paulo 28/07/2018 04h00 O abono salarial é um benefício de até um salário

Leia mais

O FGTS pode financiar a aposentadoria complementar

O FGTS pode financiar a aposentadoria complementar 27jan19 O FGTS pode financiar a aposentadoria complementar Aos 73 anos, o professor da Faculdade de Economia e Administração da USP e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é

Leia mais

A reforma da previdência e a vida das mulheres

A reforma da previdência e a vida das mulheres A reforma da previdência e a vida das mulheres O governo Temer e seus ministros têm anunciado em alto e bom som que irão mudar as regras da seguridade social, o que pode acabar com a possibilidade de muitos

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA PORTO ALEGRE, 09 DE MARÇO DE 2017.

ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA PORTO ALEGRE, 09 DE MARÇO DE 2017. ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA PORTO ALEGRE, 09 DE MARÇO DE 2017. PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA GASTOS COM PESSOAL EM PORTO ALEGRE 1. Introdução: reforma ampla, profunda e prejudicial.

Leia mais

debates feministas nº 06, jan/2017 APONTAMENTOS FEMINISTAS PARA BARRAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

debates feministas nº 06, jan/2017 APONTAMENTOS FEMINISTAS PARA BARRAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA APONTAMENTOS FEMINISTAS PARA BARRAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA Sonia Coelho 1 Está em curso no Congresso Brasileiro uma reforma da previdência social. Trata-se de uma grande mentira dos golpistas. Eles argumentam,

Leia mais

REFORMA DA PREVIDENCIA

REFORMA DA PREVIDENCIA REFORMA DA PREVIDENCIA TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO ELABORAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários e ANFIP-MG 1 Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social COMO

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Abril, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

ENTREVISTA Previdência Social precisa ser qualificada

ENTREVISTA Previdência Social precisa ser qualificada ENTREVISTA Previdência Social precisa ser qualificada O Comunidados On Line entrevistou a advogada portuguesa Marilinda Fernandes, especialista em Direito da Seguridade Social, sobre a legislação previdenciária,

Leia mais

PEC 287-A. Conheça as principais propostas da. Idade mínima

PEC 287-A. Conheça as principais propostas da. Idade mínima Introdução O governo, empresários e banqueiros querem aprovar no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287-A), que altera as regras da Previdência Social. A justificativa da proposta

Leia mais

Reforma da Previdência: seu futuro está em jogo!

Reforma da Previdência: seu futuro está em jogo! Reforma da Previdência: seu futuro está em jogo! Campanha nacional em defesa da aposentadoria O que é a Nova Previdência? Pg. 03 O que está em jogo? Pg. 04 Idade Mínima e Tempo de Contribuição Pg. 05 Corte

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: ATAQUE A UMA CONQUISTA HISTÓRICA DOS TRABALHADORES

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: ATAQUE A UMA CONQUISTA HISTÓRICA DOS TRABALHADORES REFORMA DA PREVIDÊNCIA: 1 ATAQUE A UMA CONQUISTA HISTÓRICA DOS TRABALHADORES Prof. Dr. José Carlos Oliveira Costa Centro Universitário Fundação Santo André - jose.costa@fsa.br Diretor do SINPRO-ABC - sinpro@sinpro-abc.org.br

Leia mais

PEC 6: desconstitucionalização e privatização da previdência social Impacto para os RPPS. Março 2019

PEC 6: desconstitucionalização e privatização da previdência social Impacto para os RPPS. Março 2019 PEC 6: desconstitucionalização e privatização da previdência social Impacto para os RPPS Março 2019 Características gerais da PEC 6/2019 Mudança estrutural na Seguridade Social Privatização da Previdência

Leia mais

Por que o governo quer reformar a Previdência?

Por que o governo quer reformar a Previdência? 1 No final de 2016, o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma proposta que traz grandes mudanças na Previdência Social. Está previsto que esse documento, chamado Proposta de Emenda Constitucional

Leia mais

A desindexação dos benefícios do salário mínimo, se aprovada, atingirá 22,1 milhões de brasileiras e brasileiros.

A desindexação dos benefícios do salário mínimo, se aprovada, atingirá 22,1 milhões de brasileiras e brasileiros. 1 A gestão Temer mente quando diz que é preciso reformar para garantir sua aposentadoria. Essa reforma quer instituir 65 anos como idade mínima, 49 anos de tempo de contribuição e a desvinculação das aposentadorias

Leia mais

Brasil, governo e eleições. Pesquisa quantitativa Junho de 2017

Brasil, governo e eleições. Pesquisa quantitativa Junho de 2017 1 Brasil, governo e eleições Pesquisa quantitativa Junho de 2017 2 Data de campo Método Público-alvo Amostra 2 a 4 de junho de 2017 Survey face-a-face População brasileira com mais de 16 anos, residente

Leia mais

Reforma da Previdência. Dezembro de 2016

Reforma da Previdência. Dezembro de 2016 Reforma da Previdência Dezembro de 2016 1 Razões para a Reforma Evolução populacional Hoje o Brasil é mais jovem que EUA e Europa; Mas projeções indicam que o país ficará mais envelhecido que os EUA e

Leia mais

PREPARO PARA APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PREPARO PARA APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PREPARO PARA APOSENTADORIA E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA Janeiro 2017 INTRODUÇÃO Brasileiro reconhece a importância de pensar sobre aposentadoria, mas quatro em cada dez não se preparam. Maioria desaprova

Leia mais

As mulheres continuam trabalhando o dobro dos homens no trabalho doméstico. Isso é um dado de realidade

As mulheres continuam trabalhando o dobro dos homens no trabalho doméstico. Isso é um dado de realidade Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Entrevista: Marilane Oliveira Teixeira As mulheres continuam trabalhando o dobro dos homens no trabalho doméstico.

Leia mais

FABIANO CAMARGO DA SILVA - ECONOMISTA TÉCNICO DO DIEESE/ER-PR

FABIANO CAMARGO DA SILVA - ECONOMISTA TÉCNICO DO DIEESE/ER-PR PALESTRA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 6/2019 SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CURITIBA CURITIBA 23/02/2019 FABIANO CAMARGO DA SILVA - ECONOMISTA TÉCNICO DO DIEESE/ER-PR Previdência: visa garantir rendimento

Leia mais

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação.

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação. 1 SEGUNDO O IBGE, um em cada três aposentados continua trabalhando após a aposentadoria. Isso se deve à perda do poder de compra ao longo do tempo, quando a renda mensal da pessoa não consegue acompanhar

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE A PREVIDÊNCIA. Crédito da Foto: Agência Senado

MITOS E VERDADES SOBRE A PREVIDÊNCIA. Crédito da Foto: Agência Senado S E S SOBRE A PREVIDÊNCIA Crédito da Foto: Agência Senado PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando para a transição demográfica da população brasileira e incentivando

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 Do Sr. Roberto de Lucena Requer sejam prestadas informações completas por parte do Ministério do Planejamento acerca da Dívida da Previdência Social do Brasil. Senhor

Leia mais

Theodoro Vicente Agostinho

Theodoro Vicente Agostinho Theodoro Vicente Agostinho Doutorando e Mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP. Especialista em Direito Previdenciário pela EPD-SP. Coordenador e Professor em cursos de Direito Previdenciário Coordenador

Leia mais

Banco Mundial sugere cortar isenções a mais ricos Valor Econômico

Banco Mundial sugere cortar isenções a mais ricos Valor Econômico g1 globoesporte gshow famosos & etc vídeos e-mail todos os sites 22/11/2017 às 05h00 Banco Mundial sugere cortar isenções a mais ricos Por Ribamar Oliveira De Brasília Em estudo destinado a identificar

Leia mais

PEC 287 A (SUBSTITUTIVO): A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA SINPAF, DOURADOS/MS 10 DE MAIO DE 2017

PEC 287 A (SUBSTITUTIVO): A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA SINPAF, DOURADOS/MS 10 DE MAIO DE 2017 PEC 287 A (SUBSTITUTIVO): A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA SINPAF, DOURADOS/MS 10 DE MAIO DE 2017 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Mantém o salário mínimo como piso dos benefícios previdenciários e assistenciais

Leia mais

Palestra sobre a Reforma da Previdência (Substitutivo PEC 287) na reunião da Diretoria do Simec

Palestra sobre a Reforma da Previdência (Substitutivo PEC 287) na reunião da Diretoria do Simec Palestra sobre a Reforma da Previdência (Substitutivo PEC 287) na reunião da Diretoria do Simec SANDRO SILVA ECONOMISTA - DIEESE-PR CURITIBA-PR 05/06/2017 REFORMA AMPLA, PROFUNDA E PREJUDICIAL 1. Atinge

Leia mais

Salário Mínimo 2018 para aposentados. Um dos efeitos perversos do aumento do salário mínimo 2018 é o aumento do teto da Aposentadoria da previdência

Salário Mínimo 2018 para aposentados. Um dos efeitos perversos do aumento do salário mínimo 2018 é o aumento do teto da Aposentadoria da previdência Salário Mínimo 2018 para aposentados. Um dos efeitos perversos do aumento do salário mínimo 2018 é o aumento do teto da Aposentadoria da previdência Social. Aumento Salario Dos Aposentados Inss Acima Do

Leia mais

Previdência: Envelhecer não é um fardo

Previdência: Envelhecer não é um fardo Rede Brasil Atual, 3 de fevereiro de 2017 Previdência: Envelhecer não é um fardo Como sustentar a Previdência Social no futuro se a população está envelhecendo? Essa pergunta que está no centro do debate

Leia mais

A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo

A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo o Lesão ao Princípio da Solidariedade Social - pune a mulher com maiores aumentos proporcionais no tempo de contribuição

Leia mais

Matemática Financeira GESTÃO EMPRESARIAL

Matemática Financeira GESTÃO EMPRESARIAL Matemática Financeira GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Lucas S. Macoris PROF. LUCAS S. MACORIS lucasmacoris@gmail.com Lucas Macoris lucasmacoris Currículo Lattes EXPERIÊNCIA & EDUCAÇÃO Graduado em Administração

Leia mais

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social aspectos paramétricos Fevereiro 2019 Dezembro 2016 Março 2017 Julho 2017 Desde 2017... Pec do TETO Novo regime fiscal que limita os

Leia mais

O PREPARO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO PARA A APOSENTADORIA

O PREPARO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO PARA A APOSENTADORIA O PREPARO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO PARA A APOSENTADORIA Novembro 2016 Como todo trabalhador, o empresário também se aposenta. Mesmo tendo disposição para tocar o próprio negócio pelo resto da vida,

Leia mais

Entenda o que está acontecendo com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47; com a Lei n.º /2004 e revogação do Decreto n. 23.

Entenda o que está acontecendo com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47; com a Lei n.º /2004 e revogação do Decreto n. 23. Entenda o que está acontecendo com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47; com a Lei n.º 10.887/2004 e revogação do Decreto n. 23.844/2003: 1) A Reforma da Previdência que está sendo falada é a

Leia mais

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada 2.0 Disrupção em Previdência Florianópolis 10/09/2018 1. Previdência

Leia mais

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL. Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos Sociais

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL. Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos Sociais Dimensões do Estado no Brasil Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos Sociais Brasília, 3 de novembro de 2009 Estado e emprego público

Leia mais

Pinheiro falou também sobre as recomendações da OIT para resolver esse problema.

Pinheiro falou também sobre as recomendações da OIT para resolver esse problema. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou que a paridade salarial entre mulheres e homens vai levar mais de 70 anos para ser alcançada. A nível global, a diferença diminuiu apenas 0,6% entre

Leia mais

Sistema de capitalização precisa de ajustes por causa de benefícios muito baixos

Sistema de capitalização precisa de ajustes por causa de benefícios muito baixos Sistema de capitalização precisa de ajustes por causa de benefícios muito baixos Raquel Landim SÃO PAULO Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, ainda não deu

Leia mais

Nota Informativa Efeito da reforma da previdência no crescimento do PIB

Nota Informativa Efeito da reforma da previdência no crescimento do PIB Especial O descontrole das contas públicas está na raiz da grave crise econômica pela qual o país vem passando. A deterioração fiscal é explicada principalmente pelo aumento dos gastos do governo com benefícios

Leia mais

O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA BRASILEIRO

O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA BRASILEIRO O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA BRASILEIRO O Sistema Brasileiro de Previdência é formado por três regimes previdenciários: 1) Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a cargo do Instituto Nacional de Seguro

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA - MITOS E VERDADES - Em fevereiro de 2019, o Governo apresentou uma proposta de Reforma da Previdência a PEC 06/2019. O objetivo seria a construção

Leia mais

FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA 30 FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA 1 Você sabia que, com a Reforma, quando você se aposentar, não poderá acumular a pensão de seu esposo(a) ou companheiro(a) - ou sua

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 19 fevereiro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 19 fevereiro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 19 fevereiro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Uma contribuição ao debate sobre o Fator Previdenciário e as perdas salariais dos aposentados

Leia mais

A DÍVIDA. Para onde vão seus impostos? Para o orçamento nacional.

A DÍVIDA. Para onde vão seus impostos? Para o orçamento nacional. A DÍVIDA Ano1 3ª Edição Setembro de 2015 Para onde vão seus impostos? Para o orçamento nacional. w w w.t e r ra s e m m a l e s. c o m. b r Fotos: Joka Madruga Assim como a dona de casa, os governos possuem

Leia mais

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE

Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE Como fazer a reforma da previdência? Hélio Zylberstajn - FEA/USP e FIPE 1º. Rio Money Fórum Codemec Rio de Janeiro 01/10/2018 1. Previdência Social e custo do trabalho 2. Situação atual: alguns fatos 3.

Leia mais

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical.

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O que é? É um tributo previsto na Constituição Federal (CF) e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), cujo recolhimento é obrigatório.

Leia mais

Saiba mais em

Saiba mais em Saiba mais em www.dieese.org.br PEC 287 A (SUBSTITUTIVO): A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 1º SEMINÁRIO: OS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Mantém o salário

Leia mais

Em 2016, trabalhadores lutarão por emprego, renda e em defesa da Previdência pública

Em 2016, trabalhadores lutarão por emprego, renda e em defesa da Previdência pública Boletim Econômico Edição nº 7 janeiro de 1 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Em 1, trabalhadores lutarão por emprego, renda e em defesa da Previdência pública 1 I - Balanço econômico

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA AS PROPOSTAS DA REFORMA NO CONGRESSO

REFORMA DA PREVIDÊNCIA AS PROPOSTAS DA REFORMA NO CONGRESSO REFORMA DA PREVIDÊNCIA AS PROPOSTAS DA REFORMA NO CONGRESSO A QUESTÃO CENTRAL A questão central da Reforma da Previdência proposta é conter o déficit da previdência dos regimes Previdenciários, ao mesmo

Leia mais

PEC 287: A minimização da Previdência Pública

PEC 287: A minimização da Previdência Pública PEC 287: A minimização da Previdência Pública Encontro Estadual dos Bancários do Maranhão 28/01/2017 Gustavo Machado Cavarzan - Técnico do Dieese na subseção SEEB-SP Introdução e Justificativas Introdução:

Leia mais

NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto

NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto NOVA PREVIDÊNCIA: entre o texto e o contexto 52º CONGRESSO NACIONAL. DA ABIPEM FOZ DO IGUAÇU - 26 DE JUNHO DE 2019 2014 2015 2016 2017 Um tema que não começou agora... 2018 2019 Pelo menos disso não vamos

Leia mais

1) As reformas já feitas na Previdência do Município do Rio têm a ver com a reforma proposta pelo atual governo federal?

1) As reformas já feitas na Previdência do Município do Rio têm a ver com a reforma proposta pelo atual governo federal? Entenda o que aconteceu com os ajustes às Emendas Constitucionais 41 e 47 e a Lei n.º 10.887/2004; revogação do Decreto n. 23.844/2003, e o envio de Projetos de Lei e Leis sobre a Previdência Municipal

Leia mais

TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE

TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE O que muda nos Benefícios Assistenciais com a Reforma da Previdência? TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE Congresso de Direito Previdenciário do

Leia mais

Onde está o dinheiro arrecado pelo Brasil?

Onde está o dinheiro arrecado pelo Brasil? Onde está o dinheiro arrecado pelo Brasil? A cada ano a União e os estados arrecadam mais dinheiro da população. No entanto, os governos sempre usam o argumento de falta de dinheiro para não conceder aumento

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: MITO OU NECESSIDADE CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS 2017

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: MITO OU NECESSIDADE CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS 2017 REFORMA DA PREVIDÊNCIA: MITO OU NECESSIDADE CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS 2017 REFORMA AMPLA, PROFUNDA E PREJUDICIAL 1. Atinge os atuais e os futuros contribuintes. 2. Atinge todos os tipos de benefícios

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA 48 REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA 48 REFORMA DA PREVIDÊNCIA PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS

Leia mais