Conectado você a um mundo de possibilidades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conectado você a um mundo de possibilidades"

Transcrição

1 Conectado você a um mundo de possibilidades

2 Desevolvemos soluções de IoT (Internet das coisas) para a Indústria 4.0 visando a GESTÃO DE ENERGIA, CONTROLE DE PRODUÇÃO e GERENCIAMENTO DE UTILIDADES.

3

4 As revoluções industriais HOJE

5 Tecnologias da Indústria 4.0

6 O que se espera ganhar com as novas tecnologias? Redução de Custos Economia de Energia Aumento da Segurança Redução de Erros Redução do Desperdício Personalização e Escala sem Precedentes

7 E quais tecnologias são a base desta revolução? IoT (Internet das Coisas) M2M (Machine to Machine)

8 E quem se beneficia deste tipo de solução? [VALO Usam algum tipo de automação mas de forma isolada e sem nenhuma gestão integrada. [VALO Reconhecem como fundamental usar de maneira intensiva tecnologias para indústria 4.0 para aumento da competitividade da empresa.

9 E porquê é importante usar este tipo de tecnologia? us$ 2 bilhões Perdas de Produção devido à FALHAS DE MÁQUINAS e EQUIPAMENTOS ou ERROS NO PROCESSO PRODUTIVO. Dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada [VALOR [VALO [VALOR Máquinas e Equipamentos com mais de 15 anos de uso Máquinas e Equipamentos com mais de 25 anos de uso

10 Se é tão importante por que não usam mais? Alto Custo Complexidad e Tecnológica [VAL OR] % [VAL OR] %

11 E como a Allexo resolve este problema? Estes dispositivos coletam informações sobre o funcionamento das maquinas como temperatura, pressão, velocidade, peças produzidas, falhas de funcionamento, etc. enviando estes dados para a nuvem. Desenvolvemos dispositivos inteligentes de conectividade para serem instalados em máquinas e equipamentos, mesmo que antigos, acrescendo inteligência aos mesmos. Permitindo que os usuários, em qualquer lugar do mundo, tenham acesso em tempo real sobre o que está acontecendo realmente no chão-de-fábrica permitindo inclusive que o usuário possa assumir remotamente o controle da máquina ou equipamento.

12 E como os dados são coletados?

13 omniviewer making sense of big data

14 E o que é omniviewer? É uma PLATAFORMA que monitorar máquinas e equipamentos em tempo real, em qualquer lugar do mundo, coletando dados de produção, status de funcionamento de máquinas, armazenar registros históricos, gerar gráficos, relatórios e alertas em computadores e dispositivos móveis

15 Principais Diferenciais da solução Allexo Co-criação CO-CRIAÇÃO (Apps de terceiros) USABILIDADE Usuários não técnico. Redução de 95% no tempo de implementação. Custo Acessível conectividade Qualquer dispositivo, qualquer fabricante. ESCALABILIDADE Mesma plataforma 1 ou dispositivos.

16 Escolhida entre mais de 200 empresas nacionais e internacionais para receber aporte do fundo de investimento VENTIUR assinando convênio com a FEEVALE TECHPARK onde possuímos um núcleo de desenvolvimento! Allexo foi escolhida por organizações internacionais com uma das 10 startup s mais disruptivas para soluções de gestão de abastecimento de água no mundo representando o Brasil em evento que ocorrerá na Cidade do Panamá!

17

18 Gerenciamento e controle de Produção

19 DESAFIOS Como integrar de forma mais eficaz os sistemas corporativos com o chão-de-fábrica? Com base nos dados de processo e usando inteligência artificial sugerir melhoria de ajuste nas máquinas e equipamentos para criar novos produtos e aprimorar a produção.

20 Sistema Atual Pedidos de clientes são analisados gerando programação das linhas de produção. Ajustes de processo são enviados para as linhas de produção

21 omniviewer Projeto

22 Ganhos Acompanhamento em tempo real do que está sendo produzido no chão-de-fábrica; Rastreabilidade de tudo o que foi produzido. Inteligência Artifical recomenda os melhores ajustes das máquinas no chão-de-fábrica para otimizar produção.

23 Ganhos Qualquer variação na qualidade dos produtos fabricados é analisada pela Inteligência Artificial que busca as variações de processo que geraram as não conformidades. Todo o processo de fabricação é acompanhado em tempo real nos computadores ou dispositivos móveis no chão-de-fábrica.

24 Ganhos Qualquer anomalia no processo produtivo é informado via e SMS para os responsáveis para que estes possam tomar rápidas medidas corretivas. Manutenção tem real informação sobre o funcionamento das máquinas e equipamentos permitindo realizar manutenções preditivas e preventivas.

25 Controle de Escritórios

26 GERENCIAMENTO DO AR-CONDICIONADO Ar Condicionado É possível transformar aparelhos convencionais de Ar Condicionado com controle remoto em unidades inteligentes de climatização com supervisão pelo celular em qualquer lugar do mundo. O NEXUS substitui o controle remoto do Ar Condicionado permitindo integrar todas as suas funções. É possível ligar/desligar, programar horários de funcionamento, preferências de temperatura, etc. Pelo celular é possível gerar comandos para o módulo NEXUS responsável pelo controle do Ar Condicionado Através da rede Wifi do cliente é possível interligar o módulo NEXUS na internet para permitir monitoração/controle remoto. A solução permite monitorar em qualquer lugar do mundo a temperatura/umidade bem como gerar remotamente todos os comandos e programações para o módulo NEXUS. É possível ainda ativar a função GEOLOCALIZAÇÃO que permite que o NEXUS verifique se os usuários saíram de casa para desligar os aparelhos ou se estão chegando em casa para ligar automaticamente para climatizar a casa de acordo com as preferências de casa usuário.

27 Controle da iluminação O NEXUS SC permite transformar interruptores normais em inteligentes permitindo o funcionamento manual, bloquear o liga/desliga ou mesmo permitir o comando remoto das luminárias. É possível ligar/desligar, programar horários de funcionamento. Luminárias Interruptor Transforme interruptores convencionais em interruptores inteligentes permitindo ligar/desligar luzes remotamente, de acordo com programação horária em qualquer lugar do mundo. Pelo celular é possível gerar comandos para o módulo NEXUS CC Através da rede Wifi do cliente é possível interligar o módulo NEXUS na internet para permitir monitoração/controle remoto. A solução permite monitorar em qualquer lugar do mundo se as luminárias estão ligadas ou desligadas bem como comandar pelo módulo NEXUS. É possível ainda ativar a função GEOLOCALIZAÇÃO que permite que o NEXUS verifique se os usuários saíram de casa para desligar as luminárias ou se estão chegando em casa para ligar automaticamente as luzes.

28 Medição do consumo de energia O NEXUS PM permite monitorar o consumo de energia via monitoração do relógio da concessionária ou através da leitura da energia do quadro de distribuição da casa permitindo acompanhar o consumo em tempo real, assim como gerar a qualquer momento simulação da conta de energia. Medidor de Energia Acompanhe o consumo de ENERGIA da sua residência em tempo real recebendo inclusive alertas sobre excesso de consumo ou simulação da conta de energia a qualquer momento. Pelo celular é possível acompanhar o consumo de energia registrado pelo medidor bem como receber alertas de consumo excessivo. Através da rede Wifi do cliente é possível interligar o módulo NEXUS na internet para permitir monitoração remota. A solução permite monitorar em qualquer lugar do mundo o consumo de energia, alertas sobre consumo excessivo ou mesmo simular a conta de energia.

29 IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DE CONSUMO O NEXUS PC permite transformar tomadas convencionais em inteligentes permitindo monitorar o consumo de energia bem como ligar/desligar através de comando remoto bem como programar horários específicos de funcionamento. Tomada Tomada Monitore o consumo dos eletrodomésticos conectados em cada tomada podendo ainda desligar/ligar remotamente ou através de programação horária. Pelo celular é possível gerar comandos para o módulo NEXUS PC bem como verificar o consumo de energia dos equipamentos conectados em cada tomada. Através da rede Wifi do cliente é possível interligar o módulo NEXUS na internet para permitir monitoração/controle remoto. A solução permite monitorar em qualquer lugar do mundo se as luminárias estão ligadas ou desligadas bem como comandar pelo módulo NEXUS. É possível ainda ativar a função GEOLOCALIZAÇÃO que permite que o NEXUS verifique se os usuários saíram de casa para desligar as luminárias ou se estão chegando em casa para ligar automaticamente as luzes.

30 MEDIÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA O NEXUS WM permite ser acoplado o relógio medidor de água possibilitando acompanhar a leitura do consumo de água em tempo real assim como detectar possíveis vazamentos pela comparação com perfil histórico de consumo da residência. Medidor Água Acompanhe o consumo de água da sua residência em tempo real recebendo inclusive alertas sobre excesso de consumo ou possíveis vazamentos. Através da rede Wifi do cliente é possível interligar o módulo NEXUS na internet para permitir monitoração remota. A solução permite monitorar em qualquer lugar do mundo o consumo de água bem como receber alertas sobre possíveis vazamentos. Pelo celular é possível acompanhar o consumo de água registrado pelo medidor bem como receber alertas de consumo excessivo ou de possíveis vazamentos.

31 Alexandre Winck Ramos

32 desafio jornada comunicade virtual online IoT Fazer a diferença

Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES

Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES Atualmente, muito se fala sobre indústria 4.0 e como a informatização e

Leia mais

Soluções de Monitoramento Indústria 4.0

Soluções de Monitoramento Indústria 4.0 Soluções de Monitoramento Indústria 4.0 O Mini Supervisório Wi-Fi é uma interface capaz de tratar os dados vindos do sensoriamento e gravar as informações diretamente em banco de dados via Wi-Fi. É o que

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FROTA

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FROTA R SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FROTA PLANEJE, OPERE E GERENCIE SUA FROTA PARA DESENVOLVER SEUS NEGÓCIOS MOTIVOS PARA USAR O T-Link permite que você se mantenha conectado e acompanhe o equipamento, monitore

Leia mais

WEG NA INDÚSTRIA 4.0. Charles Fernando Scheffelmeier Coordenador de Vendas WEG Drives & Controls LTDA - Automação FOTO DO PALESTRANTE

WEG NA INDÚSTRIA 4.0. Charles Fernando Scheffelmeier Coordenador de Vendas WEG Drives & Controls LTDA - Automação FOTO DO PALESTRANTE Charles Fernando Scheffelmeier Coordenador de Vendas WEG Drives & Controls LTDA - Automação FOTO DO PALESTRANTE EVOLUÇÃO INDUSTRIAL 1ª Revolução 2ª Revolução 3ª Revolução 4ª Revolução (atual) Mecanização

Leia mais

O primeiro quiosque controlado por SMS!

O primeiro quiosque controlado por SMS! Made in Portugal Os nossos quiosques são extremamente avançados tecnologicamente, principalmente porque integra uma unidade inteligente de controlo (ECU), desenvolvida em exclusivo para os nossos quiosques

Leia mais

Palavras chave: cyber físico, implementação, indústria 4.0, quarta revolução industrial.

Palavras chave: cyber físico, implementação, indústria 4.0, quarta revolução industrial. 1. RESUMO A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, consiste no processo de digitalização do sistema produtivo moderno. Atualmente, verifica-se a transição entre a terceira revolução industrial que

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cyber Physical System Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de

Leia mais

Gestão da produção na Manufatura Avançada. Análise de perdas, falhas e causas. Supervisão e monitoração da produção

Gestão da produção na Manufatura Avançada. Análise de perdas, falhas e causas. Supervisão e monitoração da produção Análise de perdas, falhas e causas Supervisão e monitoração da produção Indicadores de desempenho OEE e TRS Gestão da produção na Manufatura Avançada O sistema MES para coleta de dados no chão de fábrica

Leia mais

EDIFICIOS INTELIGENTES E BIG DATA

EDIFICIOS INTELIGENTES E BIG DATA EDIFICIOS INTELIGENTES E BIG DATA Antes de tudo, vamos tentar conceituar do que estamos tratando ao usar o termo big data numa abordagem ampla. Definição de Big Data De forma geral o termo se refere ao

Leia mais

TÍTULO: AUTOMAÇÃO COM ELETRÔNICA EMBARCA APLICADA A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES

TÍTULO: AUTOMAÇÃO COM ELETRÔNICA EMBARCA APLICADA A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES 16 TÍTULO: AUTOMAÇÃO COM ELETRÔNICA EMBARCA APLICADA A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais

Manual do Usuário. iotechcontrol

Manual do Usuário. iotechcontrol Manual do Usuário iotechcontrol Manual v1.0.1 4T17 21/10/2017 Parabéns, Você acaba de adquirir um produto com a qualidade iotech Automação, produzido no Brasil com a mais alta tecnologia de fabricação.

Leia mais

Soluções de IoT para Indústria

Soluções de IoT para Indústria Soluções de IoT para Indústria Prof. Dr. José Marcos C. Brito Pró-Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Inatel Coordenador Geral CRR Secretário Geral Projeto 5G Brasil Coordenador dos Cursos de Doutorado

Leia mais

Transformação Digital

Transformação Digital 20Tendências de Transformação Digital SLIDESHARE 01 Inteligência artificial Este ano a inteligência artificial começará a ser implementada para realização de tarefas muito repetitivas. Isso se dará principalmente

Leia mais

Indústria 4.0 e suas tecnologias

Indústria 4.0 e suas tecnologias 1 Indústria 4.0 e suas tecnologias Prof. Régis Pasini rpasini@faap.br 2 1 3 Primeira Revolução Industrial http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2011/03/fabr ica-aco-e-vapor-revolucao.html http://pt.slideshare.net/joomedeiros3/revoluo-industrialinglaterra-sculo-xviii-prof-medeiros

Leia mais

Soluções IoT Inovadoras Plataforma Link IoT

Soluções IoT Inovadoras Plataforma Link IoT Soluções IoT Inovadoras Plataforma Link IoT Tecnologia Beacon Como Funciona A Taggen está desenvolvendo produtos inovadores para auxiliar na criação de soluções voltadas à Internet das Coisas A Internet

Leia mais

Indústria 1.0. Indústria 2.0. Indústria 3.0 PREÂMBULO. O que é a indústria 4.0? Da 1ª revolução industrial à indústria 4.0

Indústria 1.0. Indústria 2.0. Indústria 3.0 PREÂMBULO. O que é a indústria 4.0? Da 1ª revolução industrial à indústria 4.0 PREÂMBULO O autodiagnóstico SHIFT foi concebido para permitir às empresas compreenderem a sua posição atual relativamente à indústria 4.0 (i4.0). Este posicionamento é obtido tendo em conta o modelo base

Leia mais

Projetos turn-key de elétrica e automação; Programação e comissionamento de PLC`s, IHM`s, SCADA`s, inversores de frequência e relés multifunção; Projeto conceitual, básico e detalhado de instrumentação,

Leia mais

Mapeamento das Tecnologias da Indústria 4.0 na ABIMAQ

Mapeamento das Tecnologias da Indústria 4.0 na ABIMAQ Prof. Dr. Néstor Fabián Ayala nestor.ayala@ufrgs.br Novembro de 2018 Mapeamento das Tecnologias da Indústria 4.0 na ABIMAQ Recorte para o Grupo de Trabalho de Guindastes Núcleo de Engenharia Organizacional

Leia mais

Entendendo a automação residencial

Entendendo a automação residencial Entendendo a automação residencial Tendências na construção civil; Definição de automação residencial; Classificação dos sistemas de automação; Principais sistemas da residência; Automação centralizada

Leia mais

HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado.

HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado. HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado. Uma solução de gerenciamento inteligente de produção para operações agrícolas corporativas. GERENCIAR COM SUCESSO AS OPERAÇÕES

Leia mais

Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS

Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS Sistema de monitoramento 2 O sistema oferece ao usuário: Monitoramento 24 horas de redes e dispositivos PROFIBUS e PROFINET; Alarmes e diagnósticos padrão interpretados;

Leia mais

CCK 6700 DESCONTINUADO

CCK 6700 DESCONTINUADO CCK 6700 DESCONTINUADO Gerenciador de Energia MEDIÇÃO JUNTO A CONCESSIONÁRIA (consumidores livres e cativos) Para medição junto a concessionária de energia elétrica, o CCK 6700 conta com duas entradas

Leia mais

No mercado desde 2008, a Way Data Solution é especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

No mercado desde 2008, a Way Data Solution é especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). No mercado desde 2008, a Way Data Solution é especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A marca se orgulha em ter criado um sistema inovador de monitoramento online, com o qual as empresas

Leia mais

Desafios e perspectivas em um contexto de mudanças JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO E TRABALHO

Desafios e perspectivas em um contexto de mudanças JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO E TRABALHO Desafios e perspectivas em um contexto de mudanças JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO E TRABALHO 2019 1 REFORMA NÍVEL MÉDIO BNCC para todos (50%). Depois, o aluno escolherá a área de aprofundamento: linguagens, matemática,

Leia mais

WEG e a indústria 4.0. Sebastião Lauro Nau Gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica Motores

WEG e a indústria 4.0. Sebastião Lauro Nau Gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica Motores WEG e a indústria 4.0 Sebastião Lauro Nau Gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica Motores 21/06/2018 História Fundação da Eletromotores Jaraguá 16 de setembro de 1961 Cada vez mais se consolidando como

Leia mais

CAPÍTULO 1. 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

CAPÍTULO 1. 1) A Domótica é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral. 1) Qual é a definição de domótica? INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTELIGENTES CAPÍTULO 1 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

Leia mais

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0 TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0 Gestão de Ativos Tópicos ou texto abaixo Gestão de Ativos Industriais: refere-se a gestão

Leia mais

R e v e n d a A u t o r i z a d a

R e v e n d a A u t o r i z a d a Sobre o sistema ifponto GESTÃO PERSONALIZADA DE PESSOAS Com o ifponto todas as informações são coletadas automaticamente, no mesmo instante da marcação, seja por relógio de ponto eletrônico, laptop ou

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL D. E. S. Ferreira 1, J. E. S. Santos 2 RESUMO: Com evolução tecnológica e a popularização de sistemas microprocessados tornase atrativo o uso de tecnologias relacionadas

Leia mais

Controle e Automação de Processos

Controle e Automação de Processos Controle e Automação de Processos Carta de Serviços Salvador BA 2016 A OPTIMUS Jr. oferece serviços na área de controle e automação, industrial, predial ou residencial, atendendo demandas de famílias e

Leia mais

CCK 6700E. Gerenciador de Energia Multifuncional

CCK 6700E. Gerenciador de Energia Multifuncional CCK 6700E Gerenciador de Energia Multifuncional CCK Automação - Catálogo - CCK 6700E - 2 DESCRIÇÃO GERENCIAMENTO DE ENERGIA - MEDIÇÃO JUNTO A CONCESSIONÁRIA CONSUMIDORES LIVRES E CATIVOS -Duas portas de

Leia mais

Thyssenkrupp lança no Brasil solução de manutenção preditiva de elevadores, a partir de inteligência artificial e realidade mista da Microsoft

Thyssenkrupp lança no Brasil solução de manutenção preditiva de elevadores, a partir de inteligência artificial e realidade mista da Microsoft TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 11 abril 2018-10h40 Da Redação Thyssenkrupp lança no Brasil solução de manutenção preditiva de elevadores, a partir de inteligência artificial e realidade mista da Microsoft Hoje,

Leia mais

GESTOR SOCIAL Políticas Públicas Integradas - PPI

GESTOR SOCIAL Políticas Públicas Integradas - PPI GESTOR SOCIAL Políticas Públicas Integradas - PPI Políticas Públicas Integradas - PPI Social Relacionamento Painel Situacional Camada Inteligência Estratégica MONITORAMENTO SOCIAL Gestor Políticas Públicas

Leia mais

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control SOLIUS Manager Intelligent Energy Control Intelligent Energy Control Controlo avançado de Sistemas Integrados de Energia, capaz de interligar os vários dispositivos e equipamentos técnicos da marca Solius

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

TENDÊNCIA TECNOLÓGICAS Medição de energia, Smart Grid e Sistemas de Armazenamento

TENDÊNCIA TECNOLÓGICAS Medição de energia, Smart Grid e Sistemas de Armazenamento TENDÊNCIA TECNOLÓGICAS Medição de energia, Smart Grid e Sistemas de Armazenamento Eduardo Fagundes 14º COBEE, 31/8/2017 INDÚSTRIA 4.0 produção em massa individualizada CARROS ELÉTRICOS Alemanha proíbe

Leia mais

PÁGINA HTML DISPONÍVEL O CCK 6700E disponibiliza através de uma página HTML as principais informações da entrada de energia;

PÁGINA HTML DISPONÍVEL O CCK 6700E disponibiliza através de uma página HTML as principais informações da entrada de energia; CCK 6700E Gerenciador de Energia Multifuncional GERENCIAMENTO DE ENERGIA - MEDIÇÃO JUNTO A CONCESSIONÁRIA - CONSUMIDORES LIVRES E CATIVOS -Duas portas de comunicação com medidores de concessionária com

Leia mais

SIV. Manual de Instalação e Operação

SIV. Manual de Instalação e Operação SIV Manual de Instalação e Operação SIV SIV é um pequeno dispositivo que permite o controle automático de aparelhos de ar-condicionado ou outros aparelhos que funcionam através de controle remoto com infravermelho.

Leia mais

TELEMETRIA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA.

TELEMETRIA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA. TELEMETRIA O Tigercat RemoteLogTM é um sistema telemetria completo para monitoramento de máquinas. Tudo o que você precisa saber está organizado em uma interface web fácil de usar. O RemoteLog oferece

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ CURITIBA 2013 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Leia mais

Segurança e Tecnologia num só lugar

Segurança e Tecnologia num só lugar Segurança e Tecnologia num só lugar CITY CÂMERAS, VIZINHANÇA SOLIDÁRIA, APLICATIVOS PRÓPRIOS Utilizamos alta tecnologia associada com a segurança para oferecer o que há de mais moderno e seguro para você,

Leia mais

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer O que é Automação Industrial? É a integração entre hardware (controlador eletrônico), software (programação) e elementos de campo (motores, atuadores, sensores) com

Leia mais

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Introdução Uma casa inteligente traz sistemas integrados de automação para o controle de diversas funcionalidades, como iluminação, rega de jardim e sistemas

Leia mais

Mercedes-Benz inicia uma nova era rumo à Indústria 4.0 no Brasil

Mercedes-Benz inicia uma nova era rumo à Indústria 4.0 no Brasil Corporativo Mercedes-Benz inicia uma nova era rumo à Indústria 4.0 no Brasil Informação à imprensa 27 de março de 2018 Fábrica de São Bernardo do Campo passa a contar com uma das mais modernas linhas de

Leia mais

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo Desenvolvedor Android: Avançado Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android fornece as ferramentas necessárias para projetar e implementar aplicativos para dispositivos Android, com base

Leia mais

Monitoramento on line 24/7 de Painéis de Média Tensão baseado na IEC

Monitoramento on line 24/7 de Painéis de Média Tensão baseado na IEC Monitoramento on line 24/7 de Painéis de Média Tensão baseado na IEC 62271-304 William Batista de Oliveira MV Product Manager Schneider Electric FOTO DO PALESTRANTE Quais são as principais falhas em equipamentos

Leia mais

i. Funções aritméticas: adição e subtração.

i. Funções aritméticas: adição e subtração. A. Controlador de demanda e fator de potência 1. Disposições gerais a. Todos os parâmetros de configuração necessários pelo Sistema de Monitoramento de Energia (SME) devem ser gravados em memória não-volátil

Leia mais

Utilizando a internet das coisas (IoT) para oferecer instalações mais seguras e confiáveis. Foto do palestrante. Eduardo Alonso Brandão

Utilizando a internet das coisas (IoT) para oferecer instalações mais seguras e confiáveis. Foto do palestrante. Eduardo Alonso Brandão Utilizando a internet das coisas (IoT) para oferecer instalações mais seguras e confiáveis Foto do palestrante Eduardo Alonso Brandão Quais são as principais causas de falhas em equipamentos elétricos?

Leia mais

Conecte-se e assuma o controle

Conecte-se e assuma o controle Conecte-se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Hoje, oferecemos um compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

Tecnologia Empresarial Ltda

Tecnologia Empresarial Ltda tecém Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br Júlio Nascif 31-9 9108 8109 2017 RESULTADOS 21 anos GAP Aumento da produtividade ~ 30% resultados, competitividade Empresas Excelentes

Leia mais

O que é Rastreabilidade?

O que é Rastreabilidade? O que é Rastreabilidade? No setor de manufatura, os gerentes frequentemente precisam encontrar respostas para uma série de perguntas, tais como: este carregamento contém o que foi pedido? O fluxo físico

Leia mais

Integração entre Profinet e Indústria 4.0

Integração entre Profinet e Indústria 4.0 Integração entre Profinet e Indústria 4.0 Prof. Dr. Alexandre Baratella Lugli PICC/PITC INATEL SANTA RITA DO SAPUCAÍ/MG E-mail: baratella@inatel.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5881767597296521 INATEL

Leia mais

FOMENTO A PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARA INDÚSTRIA. Versão 1.3 Setembro de 2018

FOMENTO A PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARA INDÚSTRIA. Versão 1.3 Setembro de 2018 FOMENTO A PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARA INDÚSTRIA Versão 1.3 Setembro de 2018 INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA A Internet das Coisas (IoT) promete mudar padrões e alterar radicalmente a Indústria

Leia mais

Sistema NEWPROD. Competitividade Adaptabilidade Escalabilidade Aderência

Sistema NEWPROD. Competitividade Adaptabilidade Escalabilidade Aderência Sistema NEWPROD Competitividade Adaptabilidade Escalabilidade Aderência Competitividade Nós temos que ser melhores que as outras Empresas Este é o conceito para os próximos anos Medir NEWPROD Somente pode

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175791 Extensão tecnológica: preparando as MPMEs rumo à manufatura avançada Mari Tomita Katayama Palestra apresentado SEMINÁRIO EM INDÚSTRIA AVANÇADA, 2018, Brasília. 16 slides.

Leia mais

Arquitetura Básica do Sistema. Legenda. Apresentação dos dados na tela do PC

Arquitetura Básica do Sistema. Legenda. Apresentação dos dados na tela do PC Descrição Sumária O Sistema MGE permite o gerenciamento total, no local e ou à distância, de equipamentos, sejam eles de refrigeração e ou aquecimento e ou climatização. Ele monitora, configura, armazena

Leia mais

QuadMinds Internet das coisas para seu negócio

QuadMinds   Internet das coisas para seu negócio Internet das coisas para seu negócio Desenvolvemos e produzimos soluções tecnológicas, de IoT (internet das coisas) para o transporte e logística, que permitem: conectar o negócio à internet, visualizar

Leia mais

Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas

Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas Página 1 de 9 0% MAIO/JUNHO 2017 Obrigado por acessar o questionário! Esta pesquisa faz parte do projeto Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas, iniciativa

Leia mais

Robô Móvel Colaborativo

Robô Móvel Colaborativo Lançamento Modernize seu processo produtivo Robô Móvel Colaborativo O Robô Móvel Colaborativo da Omron é um Veículo Autônomo Inteligente (AIV) projetado para aumentar a produtividade em processos industriais

Leia mais

ESTRATÉGIA 2030 RLVT. Inovação, Tecnologias 4.0 e Turismo. Jaime Serrão Andrez Presidente da CD do COMPETE março 2018

ESTRATÉGIA 2030 RLVT. Inovação, Tecnologias 4.0 e Turismo. Jaime Serrão Andrez Presidente da CD do COMPETE março 2018 ESTRATÉGIA 2030 RLVT Inovação, Tecnologias 4.0 e Turismo Jaime Serrão Andrez Presidente da CD do COMPETE 2020 21 março 2018 1 Paradigma económico 2030 Mutação permanente dos quadros de referência Modelos

Leia mais

SIV Manual do Usuário

SIV Manual do Usuário SIV Manual do Usuário Introdução Parabéns pela escolha! Você vai transformar o modo com que gerencia seus equipamentos com apenas uma plataforma e de maneira simples e intuitiva. Em face a um mercado cada

Leia mais

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE TEMPERATURA EM SALAS DE EQUIPAMENTOS

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE TEMPERATURA EM SALAS DE EQUIPAMENTOS MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE TEMPERATURA EM SALAS DE EQUIPAMENTOS Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( X ) Superior ( ) Pós graduação Área: ( ) Química ( X ) Informática

Leia mais

Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio

Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio A Stara é uma das maiores fabricantes brasileiras de máquinas agrícolas, hoje presente em cinco continentes. A companhia, que já equipava seus tratores

Leia mais

A Iluminação Conectada. Rogério Alves Gerente de Sistemas e Serviços Philips Lighting

A Iluminação Conectada. Rogério Alves Gerente de Sistemas e Serviços Philips Lighting A Iluminação Conectada Rogério Alves Gerente de Sistemas e Serviços Philips Lighting 1 Verticais de negócios City Landmark Sports Retail Office Industry Hospitality 2 City A iluminação pública está passando

Leia mais

Industria 4.0 Digitalizando instalações elétricas de Baixa Tensão. Marcelo Soares

Industria 4.0 Digitalizando instalações elétricas de Baixa Tensão. Marcelo Soares Industria 4.0 Digitalizando instalações elétricas de Baixa Tensão Marcelo Soares Respondendo a um mundo em transformação Crescimento de 60% na demanda por eletricidade até 2040 30 bilhões de dispositivos

Leia mais

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei Filme BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei almassei@gmail.com » A quantidade de informação gerada hoje pelos sistemas de informação dobra a cada 14 meses!» 90% dos dados no mundo hoje foram criados

Leia mais

Transformação digital: impacto imediato nos negócios

Transformação digital: impacto imediato nos negócios Transformação digital: impacto imediato nos negócios O que você está fazendo para acompanhá-la? Conectando Empresas Transformando Relacionamentos O que é transformação digital? Transformação digital é

Leia mais

Por que Conectar-se à Internet das coisas deve estar no topo da sua lista de projetos

Por que Conectar-se à Internet das coisas deve estar no topo da sua lista de projetos Por que Conectar-se à Internet das coisas deve estar no topo da sua lista de projetos Plataforma iot Suas coisas têm uma história para Você está ouvindo? contar a Internet das CoIsas (Iot) é ComPosta de

Leia mais

Sistema de Gestão de Energia Power4000. Medidor. de Energia CP40. Medidor de água by Embrasul. Medidor. de Água

Sistema de Gestão de Energia Power4000. Medidor. de Energia CP40. Medidor de água by Embrasul. Medidor. de Água de água Sistema de Gestão Power4000 E S S S S Transdutor de Power4000 Standard Power4000 Server Simulação de fatura de energia e rateio de custos; Avaliação de perdas de energia e análise de oscilação

Leia mais

Sistema OPEX de Automação Predial O QUE É OPEX?

Sistema OPEX de Automação Predial O QUE É OPEX? 1 O QUE É OPEX? É um sistema de controle e monitoramento predial projetado para a operação automática de prédios comerciais que visa uma redução dos custos operacionais de até 30% mediante: Melhoria da

Leia mais

Rastreamento de linhas de produção Rastreabilidade, gestão e controle de EPI`s e pessoas Soluções de Vants (veículo aéreo não tripulado) e drones

Rastreamento de linhas de produção Rastreabilidade, gestão e controle de EPI`s e pessoas Soluções de Vants (veículo aéreo não tripulado) e drones A TCS é uma empresa de tecnologia e inovação com 15 anos de mercado e um enorme legado na indústria, varejo e na área de tecnologia. Em 2017 a empresa formou uma Joint- Venture tecnológica com o Raja Valley,

Leia mais

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS Prof. Fabricia Neres São sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerencia as variáveis do processo. Estas informações são atualizadas continuamente e armazenadas

Leia mais

Controle residencial utilizando Arduino para auxílio de pessoas com deficiência visual

Controle residencial utilizando Arduino para auxílio de pessoas com deficiência visual Controle residencial utilizando Arduino para auxílio de pessoas com deficiência visual Luiz Anthonio Prohaska Moscatelli 1, Ítalo Corrêa 2, Daniel Fernando Anderle 3. 1 Aluno de Bacharelado em sistemas

Leia mais

O que deve incluir a política pública do próximo presidente para integrar o Brasil à economia digital?

O que deve incluir a política pública do próximo presidente para integrar o Brasil à economia digital? O que deve incluir a política pública do próximo presidente para integrar o Brasil à economia digital? Agenda Digital para o Brasil 2019- Copyright 2018 GSM Association GSMALA.COM 3 O impulso para estar

Leia mais

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: SISTEMAS MICROCONTROLADOS COM COMUNICAÇÃO WIRELESS VIA GSM

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: SISTEMAS MICROCONTROLADOS COM COMUNICAÇÃO WIRELESS VIA GSM AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: SISTEMAS MICROCONTROLADOS COM COMUNICAÇÃO WIRELESS VIA GSM Elder Cleiton Barreto Francisco Dos Santos¹, Jonhatta Mota Ribeiro¹, WaldineyGiacomelli² ¹Graduando em tecnologia da Automação

Leia mais

Internet das Coisas e Cidades Inteligentes Painel Telebrasil Brasília DF 22/11/2016

Internet das Coisas e Cidades Inteligentes Painel Telebrasil Brasília DF 22/11/2016 Internet das Coisas e Cidades Inteligentes Painel Telebrasil - 2016 Brasília DF 22/11/2016 O que é IoT? Interação entre tudo e todos, provendo serviços avançados por meio de comunicação inteligente, permitindo

Leia mais

A WHIRLPOOL NA AMÉRICA LATINA

A WHIRLPOOL NA AMÉRICA LATINA A WHIRLPOOL NA AMÉRICA LATINA AMÉRICA LATINA - NOSSAS MARCAS SÃO PAULO MATRIZ MANAUS Operando em 17 países, temos cerca de 11 mil funcionários, distribuídos em 5 manufaturas, 2 escritórios gerais, 3 centros

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR NELSON FONSECA SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA!

ATUALIDADES PROFESSOR NELSON FONSECA SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA! ATUALIDADES PROFESSOR NELSON FONSECA "Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade,

Leia mais

Os novos desafios da Manutenção Inteligente. Daniel E. Castro ABRESIN

Os novos desafios da Manutenção Inteligente. Daniel E. Castro ABRESIN Os novos desafios da Manutenção Inteligente Daniel E. Castro ABRESIN Evolução dos Sistemas de Produção 1800 1850 1970 2000 OPERAR CONSERTAR PREVENIR GLOBALIZAÇÃO SUSTENTABILIDADE FATORES DEMOGRÁFICOS

Leia mais

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa As funcionalidades englobam todo o fluxo operacional de compras: Request to Pay, com redução dos custos operacionais dos processos

Leia mais

A DSX DOCKING STATION. A DSX Docking Station mantém com facilidade os detectores de gás que protegem seus funcionários em ambientes perigosos.

A DSX DOCKING STATION. A DSX Docking Station mantém com facilidade os detectores de gás que protegem seus funcionários em ambientes perigosos. A DSX DOCKING STATION A DSX Docking Station mantém com facilidade os detectores de gás que protegem seus funcionários em ambientes perigosos. SEUS DETECTORES DE GÁS PRONTOS QUANDO VOCÊ PRECISAR DELES Saiba

Leia mais

#pragma SalesBot. Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 for Operations (AX)

#pragma SalesBot. Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 for Operations (AX) #pragma SalesBot Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 for Operations (AX) Crie um processo de atendimento automatizado em seu site efetuando vendas via Bot inteligente. Ofereça

Leia mais

Como a IOT influenciará o setor de seguros e quais os reflexos para o corretor de seguros

Como a IOT influenciará o setor de seguros e quais os reflexos para o corretor de seguros IoT E SEUS REFLEXOS PARA O CORRETOR DE SEGUROS Como a IOT influenciará o setor de seguros e quais os reflexos para o corretor de seguros Um dinossauro tentando compreender o futuro, antes de ser extinto

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS JOSÉ EDUARDO LIMA DOS SANTOS SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Leia mais

Climatização. Manual de Instalação

Climatização. Manual de Instalação Climatização Manual de Instalação Historial Versão Data Autor Alterações 1.0 2011-10-21-1.1 2012-01-01-1.2 2016-06-01 - Alterações menores 1.3 2018-09-17 - Atualização da imagem Índice Historial.. 2 Índice..

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Digital Twin (Gêmeo digital) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica

Leia mais

Engenharia Elétrica. Laboratório de Automação Industrial. Professor: Marco Shawn M. Machado

Engenharia Elétrica. Laboratório de Automação Industrial. Professor: Marco Shawn M. Machado Engenharia Elétrica Laboratório de Automação Industrial Professor: Marco Shawn M. Machado Introdução Sistemas de Supervisão Industrial Objetivos da Aula Definição; História e introdução à sistemas de supervisão;

Leia mais

Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética

Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética Seminário: Eficiência Energética São Paulo, 15 de Abril de 2010 Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética Marcelo Sigoli sigoli@penseeco.com.br Quem somos ABESCO Associação

Leia mais

Evolução da Indústria 4.0 no Brasil Ações Práticas em Desenvolvimento. José Rizzo Hahn Filho

Evolução da Indústria 4.0 no Brasil Ações Práticas em Desenvolvimento. José Rizzo Hahn Filho Evolução da Indústria 4.0 no Brasil Ações Práticas em Desenvolvimento José Rizzo Hahn Filho Se a velocidade da mudança no lado de fora excede a velocidade de mudança dentro da empresa, o fim está próximo.

Leia mais

PAINÉIS INTELIGENTES NUNCA FORAM TÃO SIMPLES

PAINÉIS INTELIGENTES NUNCA FORAM TÃO SIMPLES PAINÉIS INTELIGENTES NUNCA FORAM TÃO SIMPLES A FAMÍLIA DE PAINÉIS INTELIGENTES DA VALLEY : ICON A vida acaba de se tornar mais fácil A Valley, líder em tecnologia de irrigação, traz até você o controle

Leia mais

CQCS Insurtech Seguro de vida digital : O que vem por aí?

CQCS Insurtech Seguro de vida digital : O que vem por aí? CQCS Insurtech 2018 Seguro de vida digital : O que vem por aí? Conheça a nossa história Assistindo nosso vídeo institucional Soluções Médicas Integradas Tele entrevista com parecer médico BI- Análise

Leia mais

SMART ASSET CONTROL SOLUTION OTIMIZANDO A UTILIZAÇÃO DE ATIVOS MÓVEIS PARA MELHORES RESULTADOS

SMART ASSET CONTROL SOLUTION OTIMIZANDO A UTILIZAÇÃO DE ATIVOS MÓVEIS PARA MELHORES RESULTADOS BROCHURE VENTURES SMART ASSET CONTROL SOLUTION OTIMIZANDO A UTILIZAÇÃO DE ATIVOS MÓVEIS PARA MELHORES RESULTADOS O DESAFIO DO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS Com o desafio econômico atual e a alta concorrência,

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais