O ESTRESSE VIVENCIADO PELA ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ESTRESSE VIVENCIADO PELA ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)"

Transcrição

1 O ESTRESSE VIVENCIADO PELA ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) A ocorrência de estresse na vida moderna é um fato marcante e presente, tanto na vida profissional, como na vida pessoal. O estresse é tido como um mecanismo para o enfrentamento de desafios a fim de suprir as exigências e padrões impostos pela sociedade e pelo trabalho na tentativa de manter o equilíbrio homeostático 1. Ao considerar a perspectiva fisiológica, o estresse trata-se de um mecanismo químico e hormonal de defesa frente às exigências e ameaças do cotidiano. Quando acompanhado de reações de entusiasmo, vitalidade, otimismo e força física, o estresse possui um aspecto positivo. No entanto, quando o indivíduo avalia que as demandas superam os recursos que possui para enfrentá-las, pode leva-lo ao cansaço, irritabilidade e doenças 1. A UTI é um ambiente considerado por vários autores, profissionais e pacientes, como estressante. Esta avaliação pode ser compreendida em virtude da alta movimentação de pessoas, sons de equipamentos, cuidados a pacientes graves, de risco, intercorrências, convivência com situações de morte e sofrimento, uso de tecnologias complexas que, às vezes, os próprios trabalhadores não estão preparados para vivenciar estas experiências 2. O estresse ocupacional caracteriza-se por situações que ameaçam a satisfação profissional, a saúde física e mental do trabalhador no ambiente laboral. Assim, os trabalhadores de enfermagem são aqueles com maior risco de adoecimento, devido às relações internas, a sobrecarga de trabalho e o caráter das atividades realizadas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo conhecer, na literatura existente, as características do estresse ocupacional vivenciado pela enfermagem em UTI. Para identificar as principais características do estresse ocupacional vivenciado pela enfermagem realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa através de uma revisão narrativa de literatura. A busca bibliográfica foi desenvolvida na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), em setembro de 2018, a partir dos termos estresse ; saúde do trabalhador ; unidade de terapia intensiva ; enfermagem, na língua portuguesa, foram incluídos artigos na íntegra que abordavam a temática, no recorte temporal de 2014 a Após a seleção das produções existentes procedeu-se a análise do conteúdo e a classificação dos eixos temáticos. Por fim, a interpretação dos resultados com base na fundamentação dos diferentes autores.

2 Na busca inicial, encontrou-se 18 produções. A partir do estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra restringiu-se 10 artigos. Estes foram classificados em três eixos temáticos, saber: A contextualização do estresse: A unidade de terapia intensiva é um setor de atendimento a pacientes críticos, assistidos ininterruptamente, no qual o profissional vivencia diversas situações, como das emergências da unidade, até a morte do paciente, favorecendo o estresse 3. O estresse está presente durante a atividade profissional, pois, passa aproximadamente um terço de seu dia na interação com pacientes, familiares e equipe de saúde, o que pode gerar situações estressantes no cotidiano de trabalho 4. A situação de estresse prepara o organismo para enfrentar situações de risco ou emoções fortes, contudo este é considerado uma reação normal e necessária para a sobrevivência do ser humano. O que lesa o organismo é a presença deste sentimento em níveis elevados, permanentemente, de maneira a originar sintomas físicos e psicológicos no indivíduo 5. O estresse ocupacional é reconhecido como um dos principais problemas para a saúde do trabalhador e para o bom funcionamento das instituições, pois resulta em aumento do absenteísmo, menor dedicação ao trabalho, aumento da rotatividade de pessoal, queda do rendimento e produtividade e maior risco de acidentes 1. O estresse laboral é definido quando o ambiente de trabalho é compreendido como ameaça à integridade da pessoa, podendo causar repercussões tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Algumas doenças podem ocorrer quando os níveis de estresse se encontram elevados, as quais podem ser físicas e emocionais, desencadeando sentimentos negativos, comportamentos alterados e repúdio em estar aberto para novas ideias e informações 2. Os fatores associados ao estresse ocupacional: A unidade de terapia intensiva é um dos ambientes mais estressores, tensos e traumatizantes do hospital, pois, não atingem somente os pacientes, mas toda a equipe multiprofissional, principalmente a enfermagem, dado que estão submetidos a inúmeros agentes estressores, tais como complexidades, da estrutura física, do barulho constante, de equipamentos de alta tecnologia, da movimentação intensa de pessoas, do sofrimento dos pacientes 6. Além de problemas de relacionamento e interação com membros de outras equipes, falta de recursos humanos e de material, a própria assistência que envolve a dor, a morte e situações de urgência 7.

3 Os principais sinais e sintomas de estresse ocupacional: A exposição repetida e prolongada a eventos estressores conduz o organismo à Síndrome Geral de Adaptação, que é dividida em quatro fases: na primeira, de alerta, que pode durar apenas algumas horas, o organismo prepara-se para uma reação de fuga ou luta, aumentando a liberação de adrenalina e a produtividade; na segunda fase, de resistência, se o estressor perdurar, o organismo usa toda a sua energia para se equilibrar, havendo redução na liberação de adrenalina e aumento de corticoides, fatores que levam o indivíduo a ficar mais susceptível às doenças; na terceira fase, de quase exaustão, inicia-se o processo de adoecimento e os órgãos que possuem maior vulnerabilidade genética ou adquirida passam a mostrar sinais de deterioração; na quarta fase, de exaustão, se o estressor persistir, podem ocorrer distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, vontade de fugir de tudo, dificuldade de memória e irritabilidade, podendo ainda surgir doenças, como: hipertensão, gastrite, úlceras e baixa do sistema imunológico 4. O estresse está presente no desenvolvimento de enfermidades como úlceras pépticas, doenças cardiovasculares, doenças mentais e doenças infecciosas que levam os indivíduos a procurarem por assistência à saúde, pois, está intimamente relacionado com a ativação do sistema nervoso autônomo simpático e endócrino, sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções do organismo 8. Na área hospitalar, o trabalho em turnos é necessário e indispensável para garantir a continuidade dos cuidados prestados aos pacientes. Entretanto, o trabalho em turnos tem sido associado a diversas alterações nas funções biológicas, que conduzem a agravos físicos e mentais 9. E ainda, o trabalho noturno é prejudicial à saúde devido às mudanças no ritmo circadiano, que estão associadas às características exaustivas do ambiente da unidade de terapia intensiva, potencializando seus efeitos na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. Quanto maior o número e a duração dos turnos noturnos, maior a prevalência de doenças psiquiátricas 10. Outro fator refere-se a dupla jornada, visto que expõe por mais tempo o trabalhador nos locais de trabalho, este podem ser considerados como possíveis causadores de estresse, levando ao aparecimento de sintomas sugestivos que podem desencadear estresse como irritabilidade, cansaço e desatenção 6. Acredita-se que os resultados sinalizados podem contribuir com profissionais de enfermagem no sentido de implementar estratégias de enfrentamento aos fatores estressores, com vistas a minimizar os danos e agravos à saúde.

4 Conclui-se que, os trabalhadores de enfermagem que atuam em Unidades de Terapia Intensiva estão propensos a adoecerem por estresse, uma vez que este ambiente hospitalar abriga inúmeros agentes estressores, dentre eles carga física e psicológica a que estão expostas, intervenções e procedimentos de alta complexidade, relacionamento interpessoal com familiares e demais profissionais, além de lidar com a dor e a morte. REFERÊNCIAS 1. Firmino N, Ascari RA. Correlação entre abordagem sobre estresse e os níveis de cortisol em membros das forças policiais: revisão integrativa. BJSCR. 2018;22(3): Padilha KG, Barbosa RL, Andolhe R, Oliveira EM, Ducci AJ, Bregalda RS et al. Carga de trabalho de enfermagem, estresse/burnout, satisfação e incidentes em unidade de terapia intensiva de trauma. Texto contexto - enferm. 2017;26(3):e Monte PF, Lima FET, Neves FMO, Studart RMB, Dantas RT. Estresse dos profissionais enfermeiros que atuam na unidade de terapia intensiva. Acta paul. enferm. 2013;26(5): Fabri JMG, Noronha IR, Oliveira EB, Kestenberg CCF, Harbache LMA, Noronha IR. Estresse ocupacional em enfermeiros da pediatria: manifestações físicas e psicológicas. Rev baiana enferm. 2018;32:e Zanetti TG, Graube SL, Dezordi CCM, Bittencourt VLL, Horn RC, Stumm EMF. Sintomas de estresse em familiares de pacientes adultos em terapia intensiva. Rev. Saúde e Pesquisa. 2017;10(3): Decezaro A, Frizon G, Silva OM, Toniollo CL, Busnello GF, Ascari RA. O estresse dos enfermeiros que atuam na unidade de terapia intensiva: uma revisão de literatura. Revista UNINGÁ. 2014;19(2): Schmidt DRC. Modelo demanda-controle e estresse ocupacional entre profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013:66(5): Teixeira L, Veloso L, Ribeiro IA, Oliveira T, Cortez AC. Estresse ocupacional na enfermagem atuante na unidade de terapia intensiva: uma revisão da literatura. Investig Enferm Imagen Desarr. 2017;19(2): Vidotti V, Ribeiro RP, Galdino MJQ, Martins JT. Síndrome de burnout e trabalho por turnos entre a equipe de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018; 26:e Vasconcelos EM, Martino MMF, França SPS. Burnout e sintomatologia depressiva em enfermeiros de terapia intensiva: análise de relação. Rev. Bras. Enferm. 2018; 71(1): Autores Flávia dos Santos Lugão de Souza Enfermeira, Doutoranda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro PPGENFBIO-UNIRIO, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), Professora da Faculdade do Futuro, Integrante do Grupo de Pesquisa PENSAT. Joanir Pereira Passos Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Curso de Doutorado - PPGENFBIO. Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade

5 Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Programa de Pós-Graduação Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) da UNIRIO. Líder do Grupo de Pesquisa PENSAT. Como citar este post (Vancouver adaptado): SOUZA FSL, PASSO JP. O estresse vivenciado pela enfermagem em unidade de terapia intensiva (UTI). [internet]. Rio de Janeiro (br); 2018 [Acesso em: dia mês (abreviado) ano]. Disponível em: com os dados do site).

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SINDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3)

CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU. Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) CHAMA O SAMU: QUEM PRECISA SOU EU Edilzia Souza Guedes (1) Augusto Catarino Bardosa (2) Robson Edney Mariano (3) (1) Universidade Potiguar (UNP); edilziaguedes@hotmail.com (2) Universidade Potiguar (UNP);

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UTI A DESENVOLVER A SÍNDROME DE BURNOUT

FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UTI A DESENVOLVER A SÍNDROME DE BURNOUT FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM UTI A DESENVOLVER A SÍNDROME DE BURNOUT Jeiliane Silva de Freitas 1 Miriam Marques 1 Murya Karla Rocha 1 Viviane Pereira 1 Elisângelo A. Costa

Leia mais

O ESTRESSE DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

O ESTRESSE DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Vol.19,n.2,pp.29-32 (Jul Set 2014) Revista UNINGÁ Review O ESTRESSE DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA THE STRESS OF NURSES WORKING IN THE INTENSIVE CARE

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Acta Paulista de Enfermagem ISSN: Escola Paulista de Enfermagem Brasil

Acta Paulista de Enfermagem ISSN: Escola Paulista de Enfermagem Brasil Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil França Monte, Paula; Teixeira Lima, Francisca Elisângela; Macedo de Oliveira Neves, Fernanda; Borges Studart,

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais

FATORES ASSOCIADOS AO ESTRESSE DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

FATORES ASSOCIADOS AO ESTRESSE DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA FATORES ASSOCIADOS AO ESTRESSE DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA Martha Maria Macedo Bezerra Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz 2 Elisabeth Alves Silva 3 Resumo O estresse é um dos

Leia mais

Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto

Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto Engagement, Burnout e Rotatividade: Que relação, fatores e impactos? alexandra marques pinto Agenda Stress profissional nos enfermeiros e seus impactos Burnout profissional Engagement com o trabalho Preditores

Leia mais

OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS: FATORES DE RISCO

OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS: FATORES DE RISCO OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS: FATORES DE RISCO Jaqueline Holanda Brito Borges (1); Ana Cristina Lima Carvalho (2); Gisele Dias Dantas (3); Juliana Araújo do Nascimento (4); Luciana

Leia mais

Marco Aurélio Rocha Santos

Marco Aurélio Rocha Santos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Síndrome de Burnout entre Médicos Residentes do Hospital das Clínicas UFMG Marco Aurélio Rocha Santos Belo Horizonte

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida Gestor em Saúde Gerir o maior recurso da empresa enorme cobrança por parte do acionista cobrança por parte do colaborador Gestor em Saúde função, por vezes,

Leia mais

O CENÁRIO DAS EQUIPES QUE ATUAM EM TERAPIA INTENSIVA

O CENÁRIO DAS EQUIPES QUE ATUAM EM TERAPIA INTENSIVA O CENÁRIO DAS EQUIPES QUE ATUAM EM TERAPIA INTENSIVA!3 de agosto de 2011 Ana Maria Pueyo Blasco de Magalhães O conceito de cenário (...) Um cenário é um conjunto ordenado de interação entre parceiros.

Leia mais

A SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

A SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA 1 A SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Sabe-se que na sociedade capitalista o trabalho é fonte de aspectos positivos, como inserção social, valor econômico e cultural, possuindo,

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Juliana de Oliveira Barros

Juliana de Oliveira Barros CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde GERENCIAMENTO DE RISCOS ERGONÔMICOS: PROPOSTA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Leia mais

A equipe de enfermagem oncológica e a (in)satisfação profissional

A equipe de enfermagem oncológica e a (in)satisfação profissional 1 A equipe de enfermagem oncológica e a (in)satisfação profissional Um tema frequentemente citado entre profissionais de enfermagem oncológica é a (in)satisfação profissional. Nos corredores de hospitais,

Leia mais

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS emocionais eram acompanhadas por Os transtornos psicossomáticos receberam mais ênfase quando percebeu-se que as respostas manifestações fisiológicas. Durante muito

Leia mais

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Herbert Freudenberger (1926 1999) Christina Maslach (1946 ) Conceito(s) Burnout é um "incêndio interno", um "esgotamento dos recursos físicos e mentais. É "esgotar-se

Leia mais

Maria Dionísia do Amaral Dias

Maria Dionísia do Amaral Dias Maria Dionísia do Amaral Dias OBJETIVO Compreender as relações entre condições de vida e de trabalho e o surgimento, a frequência ou a gravidade dos transtornos mentais. Modelo proposto pelo Ministério

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ENFERMEIROS E SEUS PRINCIPAIS DILEMAS NO AMBIENTE LABORAL Maria Elizabeth da Costa Felipe Santiago¹ ¹Enfermeira pela Universidade Potiguar UNP elizabeth55_@hotmail.com Considerando

Leia mais

Fatores predisponentes à síndrome de burnout e estresse em enfermeiros na unidade de terapia intensiva

Fatores predisponentes à síndrome de burnout e estresse em enfermeiros na unidade de terapia intensiva 1 Fatores predisponentes à síndrome de burnout e estresse em enfermeiros na unidade de terapia intensiva Lorena Campos Santos 1 ; Euni de Oliveira Cavalcanti 2, Johnata Spindola de Ataides 3, Daiany Teles

Leia mais

EFEITOS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NO BEM ESTAR DA EQUIPE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM E EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO.

EFEITOS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NO BEM ESTAR DA EQUIPE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM E EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. 1 EFEITOS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NO BEM ESTAR DA EQUIPE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM E EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. Larissa Lara Reis, Juliana Molina, Cíntia Midori Nakada, Sandra Maria Fortaleza,

Leia mais

Christiane Rosane Barros Fróz TURMA E Djalma de Jesus Pinheiro TURMA E

Christiane Rosane Barros Fróz TURMA E Djalma de Jesus Pinheiro TURMA E CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE OCUPACIONAL NOS SERVIDORES DO HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES Christiane

Leia mais

Análise do Artigo para leitura

Análise do Artigo para leitura Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES Luiz Antonio Nogueira Martins PRIVAÇÃO DO SONO teste de atenção sustentada - 14 R1 detecção de arritmias em ECG resultados: aumento do número de erros 7,3 minutos a

Leia mais

PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Emilly Priscila Silva Costa Graduada pela Faculdade Maurício de Nassau Unidade Campina Grande PB Emmillypriscila@hotmail.com

Leia mais

Síndrome De Burnout No Enfermeiro Intensivista

Síndrome De Burnout No Enfermeiro Intensivista Síndrome De Burnout No Enfermeiro Intensivista REVISÃO INTEGRATIVA PINTO, Fernanda da Silva [1], SANTOS, Lucy Marah Raphaela Gabriela Nefertitte de Souza Lima [2], MANO, Gisele Machado Peixoto [3], ARANHA,

Leia mais

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Título 1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Classificação 2.SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM E OS MODELOS ORGANIZACIONAIS:

Leia mais

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos TRABALHO E SAÚDE MENTAL Cargas de trabalho e possíveis transtornos A influência das características atuais do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores pode decorrer de inúmeros fatores e situações:

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT 1 DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT RESUMO Tássia Fernanda da Silva Ensinar é uma atividade considerada altamente

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE 1 O trabalhador precisa ficar atento ao estresse. Portanto, quanto mais cedo identifica-lo melhor. Nesta cartilha você vai saber quais são os sintomas

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM BARBOZA, Michele Cristiane Natchtigall 1 ; SEVERO, Danusa Fernandes 2 ; CUNHA, Andréa d Oliveira Dias 3 ; SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler 4. 1 Fundação

Leia mais

Qual a importância da fadiga?

Qual a importância da fadiga? O que é fadiga? Qual a importância da fadiga? O ser humano é fisiologicamente programado para ter 2 momentos de sonolência ao longo das 24 horas Temperatura (⁰C) Alerta Alerta Sono noturno Efeito feijoada

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Laura Cristhiane Mendonça Rezende- UFPB lauracristhiane@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo

Leia mais

Jamille Guedes Monteiro Evangelista

Jamille Guedes Monteiro Evangelista CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES NO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Jamille

Leia mais

ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO

ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO Joana Carolina da Silva Pimentel; Danielle Alves Falcão; Rayllynny dos Santos Rocha; Renata Kelly dos Santos e Silva;

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Trabalhando a ansiedade do paciente

Trabalhando a ansiedade do paciente Trabalhando a ansiedade do paciente Juliana Ono Tonaki Psicóloga Hospitalar Título SOFRIMENTO... principal Sofrimento humano como condição à todos; Cada um sente à sua forma e intensidade; Manifestação

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL BETYNA SALDANHA CORBAL Perita Médica Previdenciária DPSSO/SPPS/MTPS dpsso@previdencia.gov.br 1 Termo Burnout: derivado do verbo inglês to burn out: queimar por completo

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA 16 TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU AUTOR(ES): CINTHIA BABICHE

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS

A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS Iara Bezerra de Alcantara 1 ; Mariana Gonçalves de Sousa 1 ; Sonia Maria Alves de Lira 2 ; Ana Carla Rodrigues da

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CONSEQUÊNCIAS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Andréia de Conto Garbin

Andréia de Conto Garbin Andréia de Conto Garbin Promoção: DVST - CEREST ESTADUAL/SP São Paulo, 12 de novembro de 2015 O nexo causal dos Transtornos mentais relacionados ao trabalho e a importância da anamnese ocupacional Por

Leia mais

Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde. Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho

Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde. Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho Declaração Não há conflito de interesses. Impacto da violência na saúde do trabalhador em saúde

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS Ádylla Maria Alves de Carvalho (1); Markeynya Maria Gonçalves Vilar (2); Naianna Souza de Menezes (3); Flávia Gomes

Leia mais

Subprojeto de Iniciação Científica

Subprojeto de Iniciação Científica Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Título do Subprojeto: Candidato a Orientador: Candidato a Bolsista: Edital PIBIC 2014/2015 Avaliação da relação entre a capacidade para o trabalho e o nível de

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: DIMENSÕES E REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM DE TERAPIA INTENSIVA

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: DIMENSÕES E REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM DE TERAPIA INTENSIVA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: DIMENSÕES E REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM DE TERAPIA INTENSIVA Érica Lima Ramos 1 Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza 2 Ariane Silva Pires 3 Francisco

Leia mais

O ESTRESSE DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

O ESTRESSE DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA O ESTRESSE DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Elidiane Cristina dos Santos Faculdade Estácio de Alagoas elidiane.50@hotmail.com Cintia Alves dos Santos Faculdade Estácio de Alagoas cinthya_adventista@hotmail.com

Leia mais

O REIKI COMO FORMA TERAPÊUTICA DE RESTAURAÇÃO DA SAÚDE

O REIKI COMO FORMA TERAPÊUTICA DE RESTAURAÇÃO DA SAÚDE O REIKI COMO FORMA TERAPÊUTICA DE RESTAURAÇÃO DA SAÚDE Jhéssica Rawane Araújo de Medeiros (1); Ana Paula Gomes de Medeiros (2); Ana Quitéria Carvalho Ismael do Nascimento (3); Nycarla Araújo Bezerra (4)

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CARGA MENTAL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO SETOR DA CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ HUOP

AVALIAÇÃO DA CARGA MENTAL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO SETOR DA CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ HUOP AVALIAÇÃO DA CARGA MENTAL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO SETOR DA CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ HUOP ISABELE MAIA GALVÃO JOSÉ MOHAMUD VILAGRA HELENARA SALVATI BERTOLOSSI

Leia mais

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS DOENÇAS OCUPACIONAIS: O SOFRIMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 1 OCCUPATIONAL DISEASES: THE SUFFERING IN THE WORK RELATIONSHIPS Andressa Da Silva Dias 2, Bruna Sampaio Lovato 3, Cassiane Antunes Carniel 4,

Leia mais

A ENFERMAGEM E O TRABALHO: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ENFERMEIRO

A ENFERMAGEM E O TRABALHO: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ENFERMEIRO A ENFERMAGEM E O TRABALHO: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ENFERMEIRO Vanuza Mendonça da Silva (1); Daiane de Oliveira Correia (1); Laís Mary Vieira de Freitas (2); Renata de

Leia mais

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Estudos de Psicologia Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Marcela Luísa Manetti Maria Helena Palucci Marziale Universidade de São Paulo Ribeirão Preto Resumo ao trabalho

Leia mais

UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTRESSE ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM

UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTRESSE ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTRESSE ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, UMA REVISÃO NARRATIVA Patrícia Roberti Orientadora:

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL EM TRABALHADORES DA SAÚDE: FATORES DE RISCO E AGRAVOS GERADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL EM TRABALHADORES DA SAÚDE: FATORES DE RISCO E AGRAVOS GERADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO ESTRESSE OCUPACIONAL EM TRABALHADORES DA SAÚDE: FATORES DE RISCO E AGRAVOS GERADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO Carlos Alexandre de Carvalho Costa¹ Virginia Leyla Santos Costa² Resumo: O estresse no ambiente

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL ROBERTA CASTRO CAMPOS BORBA O ESTRESSE OCUPACIONAL EM UM CAPS

Leia mais

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH COORDENADOR DA AÇÃO DE EXTENSÃO: FERNANDA MARIA SIQUEIRA TAVARES INTRODUÇÃO

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH COORDENADOR DA AÇÃO DE EXTENSÃO: FERNANDA MARIA SIQUEIRA TAVARES INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO

Leia mais

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Formação: - Técnica em Eletrônica; - Graduada em Engenharia de Produção; - Especialista em Engenharia

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO PROCESSO MORTE E MORRER CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Gestão de Riscos Psicossociais

Gestão de Riscos Psicossociais Gestão de Riscos Psicossociais Lisboa, 04 de Julho de 2013 Lúcia Simões Costa Centro de Psicologia da Universidade do Porto; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Ao contrário de outros tipos

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Estresse em animais Conceitos básicos Estresse (stress) Conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais que são necessárias para a adaptação do indivíduo a novas

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN IV Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

ENFERMAGEM E O ABSENTEÍSMO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

ENFERMAGEM E O ABSENTEÍSMO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ENFERMAGEM E O ABSENTEÍSMO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Chayanne Neves Telles Barreto 1 ; Willian Augusto de Melo 2 RESUMO: O absenteísmo é uma expressão

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social PERFIL DE TRABALHADORES USUÁRIOS DE DROGAS DE ABUSO ATENDIDOS EM UM SERVIÇO SENTINELA Maiara Cristina Pereira* (Curso de graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá- PR, Brasil);

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto

Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto INTRODUÇÃO No campo dos cuidados da saúde, o trabalho de enfermagem, além de insalubre,

Leia mais

SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE PEDIÁTRICO

SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE PEDIÁTRICO SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE PEDIÁTRICO Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Elisângelo

Leia mais

ANSIEDADE TRAÇO DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR QUE ATUAM EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA PARAÍBA

ANSIEDADE TRAÇO DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR QUE ATUAM EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA PARAÍBA ANSIEDADE TRAÇO DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR QUE ATUAM EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA PARAÍBA Poliana Rafaela dos Santos Araújo¹; Laysa Karen Soares de Lima²;

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES):

Leia mais

PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO RISCO, PROTEÇÃO E RESILIÊNCIA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA GILVÂNYA MAGNA DANTAS PEIXOTO ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA SUÊNIA SILVA DE MESQUITA XAVIER RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA

Leia mais

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí AVALIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E NÍVEL DE DOR E O RELACIONAMENTO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR DE ESPERANTINA-PI Acácio Lustosa Dantas E-mail: acaciodantas@hotmail.com

Leia mais

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH INTRODUÇÃO

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO

Leia mais

STRESS E QUALIDADE DE VIDA

STRESS E QUALIDADE DE VIDA STRESS E QUALIDADE DE VIDA Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

Miria de Souza Effting; Vanessa Golfetto Uliano; Juliana Bach; Guilherme Antonio Siementcoski; Karla Ferreira Rodrigues;

Miria de Souza Effting; Vanessa Golfetto Uliano; Juliana Bach; Guilherme Antonio Siementcoski; Karla Ferreira Rodrigues; Educação popular em saúde: avaliação de uma prática com usuários portadores de diabetes mellitus em uso de insulina da unidade Germano Puff em Blumenau - SC Miria de Souza Effting; Vanessa Golfetto Uliano;

Leia mais

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA Sandro Riccely de Melo Vieira¹, Elianne Madza de Almeida Cunha-Prado², Paula Camelo Tibães², Yallen Tanyse Alves de Lima² ¹ Colégio Santo Expedito

Leia mais

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho Stress e a caracterização de doenças psicológicas Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho camila@azevedonetto.com.br Definição Uma força que deforma corpos processo corporal para se adaptar a todas

Leia mais

ALTERAÇÕES NO CONVIVIO DO PORTADOR DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS SEPARAÇÃO FAMÍLIAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA

ALTERAÇÕES NO CONVIVIO DO PORTADOR DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS SEPARAÇÃO FAMÍLIAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA ALTERAÇÕES NO CONVIVIO DO PORTADOR DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS SEPARAÇÃO FAMÍLIAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA Jéssika Rayanne Batista Rocha¹, Joedna Martins Silva², Gealdo Tavares Neto³, Evelin dos Santos

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE: EXECUÇÃO DE AÇÕES APÓS O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM PEDIATRIA

SEGURANÇA DO PACIENTE: EXECUÇÃO DE AÇÕES APÓS O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM PEDIATRIA SEGURANÇA DO PACIENTE: EXECUÇÃO DE AÇÕES APÓS O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM PEDIATRIA Thais Lima Vieira de Souza (1); Cristina Oliveira da Costa (2); Érica Oliveira Matias (3);

Leia mais

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI SEMINÁRIO SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI SEMINÁRIO SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI SEMINÁRIO SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO A AÇÃO EM SAÚDE: ENSINO E EXTENSÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO NOTURNO NA VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM A IMPORTÂNCIA

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS PACIENTES NO PERÍODO PUERPÉRIO Carla Suely Coutinho Amaral 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução

ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS PACIENTES NO PERÍODO PUERPÉRIO Carla Suely Coutinho Amaral 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS PACIENTES NO PERÍODO PUERPÉRIO Carla Suely Coutinho Amaral 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2 Resumo: Este trabalho referiu-se a uma atividade acadêmica na área de Psicologia Hospitalar

Leia mais