SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO"

Transcrição

1 SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO Cesar Callegari Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) Presidente da Comissão da Base Nacional Curricular Comum do CNE Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA) cesarcallegari@uol.com.br

2 O que é a BNCC? é um documento de caráter normativo que define os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para todas as crianças, jovens e adultos em escolas de educação básica de todo o Brasil.

3 O que é a BNCC? Esses conhecimentos e habilidades devem contemplar o que é essencial para que todo aluno brasileiro se desenvolva plenamente, se prepare para o exercício da cidadania e se prepare para a sua iniciação no mundo do trabalho. Art. 1º A presente Resolução e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares.

4 O Processo de construção da BNCC

5 O Processo de construção da BNCC

6 Por que uma BNCC? Enunciar direitos para garantir aprendizagem 100,0% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% Resultados da ANA % de estudantes com nível suficiente de alfabetização - Brasil 43,8% 45,3% 42,9% 45,5% Os dados mais recentes revelam que o Brasil está muito distante de oferecer Educação de qualidade para nossas crianças e jovens e pouco se avança nos últimos anos. A alfabetização no 3º EF é uma realidade para menos da metade das crianças. Enunciar os direitos de aprendizagem ano a ano é o primeiro passo para mudar esse quadro. 80% 60% 40% 20% 0% 0,0% 54,7% Língua Portuguesa 42,9% Matemática LEITURA ,9% Língua Portuguesa 18,2% Matemática MATEMÁTICA % de estudantes com aprendizagem adequada no Saeb Brasil 27,5% Língua Portuguesa 5º EF 9º EF 3º EM ,3% Matemática

7 Por que uma BNCC? Equidade A desigualdade educacional no Brasil é forte e estudantes podem ter uma melhor ou pior educação dependendo do lugar onde frequentam a escola. 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 62,4 % de estudantes com alfabetização suficiente em Leitura - ANA ,8 19,8 A BNCC é um poderoso instrumento para combater essa realidade. 0,0

8 O que a BNCC NÃO é? A BNCC não é currículo. Ela explicita direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, mas não a maneira como professores, escolas e sistemas de ensino trabalharão para concretizá-los. Portanto, a BNCC é um conjunto de referências para que as escolas e os professores, no exercício de sua autonomia, elaborem, revisem e implementem as suas propostas curriculares e projetos pedagógicos. Exemplo: Educação Infantil crianças de 4 e 5 anos BNCC: expressar medidas ( peso, tamanho, etc) construindo gráficos. Currículo : pode propor que isso seja feito pesando copos com diferentes quantidades de água, trabalhando a expressão numérica dessas medidas.

9 AUTONOMIA Art. 1º - Parágrafo Único. No exercício de sua autonomia, prevista nos artigos 12, 13 e 23 da LDB, no processo de construção de suas propostas pedagógicas, atendidos todos os direitos e objetivos de aprendizagem instituídos na BNCC, as instituições escolares, redes de escolas e seus respectivos sistemas de ensino poderão adotar formas de organização e propostas de progressão que julgarem necessárias. Exemplo: BNCC Geografia 7º ano analisar a influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. Currículo: a escola pode deslocar este conteúdo no 6º ano, junto com História que no 6º ano, trata de identificar e analisar diferentes formas de contato entre populações e seus impactos.

10 AUTONOMIA Artigo 8º Os currículos, coerentes com a proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino, devem adequar as proposições da BNCC à sua realidade, considerando, para tanto, o contexto e as características dos estudantes, devendo: Contextualizar os conteúdos curriculares, identificando estratégias para apresenta-los, representa-los, exemplificalos, conecta-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens se desenvolvem e são constituídas Exemplo: em Ciências, cadeias alimentares, 8º ano uma escola no Pará deverá se referir ao eco sistema amazônico. Em Santa Catarina, ao papel dos manguezais na vida marinha. Decidir sobre formas de organização dos componentes curriculares disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou pluridisciplinar e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares, de modo que se adote estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, entre outros fatores Exemplo: Língua Portuguesa: métodos e estratégias de alfabetização (fônico e/ou construtivista). Ciências Humanas: educação baseada em projetos que integram História, Geografia, linguagens, Ciências (uma peça de teatro ou uma pesquisa junto à comunidade)

11 Por que uma BNCC? RECURSOS DIDÁTICOS Alinhamento do sistema educacional A BNC funciona como uma espinha dorsal do sistema da educacional, promovendo a articulação dos seus diferentes segmentos. CURRÍCULO REDE/ESCOLA AVALIAÇÕES EXTERNAS BASE NACIONAL COMUM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES CONCURSOS DE ADMISSÃO

12 Estrutura da Educação Infantil e Ensino Fundamental

13 Estrutura da Educação Infantil Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas O eu, o outro e o nós Corpo, gestos e movimentos Traços, sons, cores e formas Escrita, fala, pensamento e imaginação Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

14 Estrutura da Educação Infantil O eu, o outro e o nós Corpo, gestos e movimentos Traços, sons, cores e formas Escuta, fala, pensamento e imaginação Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas BEBÊS zero a 1 ano e 6 meses Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente CRIANÇAS BEM PEQUENAS 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. CRIANÇAS PEQUENAS 4 anos a 5 anos e 11 meses Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

15 Estrutura do Ensino Fundamental * Norma complementar do CNE definirá se Ensino Religioso permanecerá como área do conhecimento ou se passará ser componente da área de ciências humanas Ensino Religioso* Ensino Religioso

16 Estrutura do Ensino Fundamental Ensino Religioso Ensino Religioso

17 PARECER CNE/CP Nº 15/2017 RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2017

18 Resolução nº 2/2017 Prazos de Implementação Art. 15. As instituições ou redes de ensino podem, de imediato, alinhar seus currículos e propostas pedagógicas à BNCC. Parágrafo único. A adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e no máximo, até início do ano letivo de 2020.

19 Resolução nº 2/2017 Avaliações Art. 16. Em relação à Educação Básica, as matrizes de referência das avaliações e dos exames, em larga escala, devem ser alinhadas à BNCC, no prazo de 1 (um) ano a partir da sua publicação.

20 Resolução nº 2/2017 Formação de Professores Art. 17. Na perspectiva de valorização do professor e da sua formação inicial e continuada, as normas, os currículos dos cursos e programas a eles destinados devem adequar-se à BNCC, nos termos do 8º do Art. 61 da LDB, devendo ser implementados no prazo de dois anos, contados da publicação da BNCC, de acordo com Art. 11 da Lei nº / º A adequação dos cursos e programas destinados à formação continuada de professores pode ter início a partir da publicação da BNCC. 2º Para a adequação da ação docente à BNCC, o MEC deve proporcionar ferramentas tecnológicas que propiciem a formação pertinente, no prazo de até 1 (um) ano, a ser desenvolvida em colaboração com os sistemas de ensino.

21 Resolução nº 2/2017 Formação de Professores Art. 18. O ciclo de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), seguinte à publicação da BNCC, deve observar as determinações aqui expostas em sua matriz de referência.

22 Resolução nº 2/2017 Programas do MEC Art. 19. Os programas e projetos pertinentes ao MEC devem ser alinhados à BNCC, em até 1 (um) ano após sua publicação. Art. 20. O PNLD Programa Nacional do Livro Didático deve atender o instituído pela BNCC, respeitando a diversidade de currículos, construídos pelas diversas instituições ou redes de ensino, sem uniformidade de concepções pedagógicas.

23 Resolução nº 2/2017 Prazo de Revisão Art. 21. A BNCC deverá ser revista após 5 (cinco) anos do prazo de efetivação indicado no art. 15.

24 Resolução nº 2/2017 Orientação sexual, identidade de gênero e ensino religioso Art. 22. O CNE elaborará normas específicas sobre computação, orientação sexual e identidade de gênero. Art. 23. O CNE, mediante proposta de comissão específica, deliberará se o ensino religioso terá tratamento como área do conhecimento ou como componente curricular da área de Ciências Humanas, no Ensino Fundamental.

25 Resolução nº 2/2017 Outras disposições Art. 24. Caberá ao CNE, no âmbito de suas competências, resolver as questões suscitadas pela presente norma. Art. 25. No prazo de 30 dias a contar da publicação da presente Resolução, o Ministério de Educação editará documento técnico complementar contendo a forma final da BNCC, nos termos das concepções, definições e diretrizes estabelecidas na presente norma. Art. 26. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação (22/12/2017), revogadas as disposições em contrário.

26 E AGORA? O que professores, escolas e redes precisam fazer? (algumas sugestões)

27 Organizar atividades formativas e de planejamento destinadas a: 1.Conhecer a BNCC (Parecer e Resolução). 2.Analisar a proposta curricular da escola e da Rede, comparando com a proposta da BNCC (Como? Quando? Onde? Porquê? Os direitos, competências, objetivos de aprendizagem e habilidades propostos pela BNCC estão (ou não) previstos no nosso currículo?). Exemplo: BNCC, 5º ano, Ensino Fundamental: identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo. Escola: Como, em que momento, de que modo, com base em quais materiais exercícios nosso currículo se propõe a dar conta desse objetivo? 3. Propor, com autonomia, adequações (inclusões, exclusões, reorganização, estratégias, metodologias, planos de aula, etc...)

28 Organizar atividades formativas e de planejamento destinadas a: 4. Discutir e aprovar em gestão democrática a nova proposta curricular. 5. Organizar apoio formativo permanente à equipe escolar para a implementação da nova proposta. 6. Planejar recursos (didáticos, estruturais, da gestão, etc., para a implementação da nova proposta.

29 SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

30 A BNCC DO ENSINO MÉDIO

31 A reforma do Ensino Médio O que muda com a Lei nº /2015, que institui o Novo Ensino Médio? Ampliação da carga horária anual mínima de 800 para 1000 horas no prazo de cinco anos (2022), com repasse de recursos federais para tanto. definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas. Currículo de Ensino Médio: BNCC + itinerários formativos (I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional). A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a horas do total da carga horária do ensino médio. Sistematização: Todos Pela Educação

32 A reforma do Ensino Médio O que muda com a Lei nº /2015, que institui o Novo Ensino Médio? Ensino da língua inglesa obrigatório a partir do 6º ano do Ensino Fundamental O Ensino Médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos com terminalidade específica. As redes poderão firmar convênios com instituições de Educação à Distância com notório reconhecimento para cumprir suas exigências curriculares no Ensino Médio. Poderão ser admitidos profissionais com notório saber reconhecido, mas sem formação acadêmica apropriada, para ministrar aulas no itinerário formativo da formação técnica e profissional. Sistematização: Todos Pela Educação

33 A reforma do Ensino Médio IMPORTANTE: Conforme a Lei do Novo ensino Médio., os prazos de implementação nas escolas e redes começam a contar a partir da aprovação da BNCC do Ensino Médio. Os Sistemas de Ensino (Conselhos Estaduais e Secretarias Estaduais) terão um ano a partir da BNCC para estabelecer diretrizes específicas. As escolas terão um ano a partir dessas diretrizes para desenhar seus currículos e planejar as mudanças. A BNCC do Ensino Médio ainda está sendo elaborada pelo MEC. Quando recebê-la, o CNE organizará audiências e debates pelo Brasil. CONCLUSÃO Na melhor das hipóteses, a reforma chegará nas escolas em 2021.

34 Obrigado!

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

X Seminário Nacional 2017

X Seminário Nacional 2017 X Seminário Nacional 2017 *Legislação e orientações curriculares do Ensino médio no Brasil * Agenda atual das mudanças curriculares do ensino médio. Plano Nacional Educação (PNE 2014-2024). Base Nacional

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Constituição de 1988 Artigo 210 Marcos Legais LDB Artigo 26 PNE Meta 7 Constituição Federal de 1988 - Artigo 210 Já reconhece a necessidade de que sejam fixados conteúdos

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação UF: DF ASSUNTO: Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), em complementação

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação CME s e a implementação da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Encaminhamentos Institucionais Francineide Pinho Coordenadora da UNCME-CE Linha do Tempo 2ª

Leia mais

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO MÉDIO MÉDIO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO GT Nacional de Ensino Médio da ANEC REFORMA EM CONTEXTO

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

Luiz de Sousa Junior UFPB

Luiz de Sousa Junior UFPB Luiz de Sousa Junior UFPB Altera a LDB Altera o Fundeb Altera a CLT Revoga a Lei 11.161/2005 Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Implicações curriculares,

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Prof. Me. Luana Serra Secretaria Municipal de Educação de Santos DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Material adaptado de Beatriz Ferraz Educação Infantil na BNCC A Base Nacional

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS

RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS BNCC CONSTRUC AÕ E IMPLEMENTAC AÕ DOS DOCUMENTOS CURRICULARES NOS ESTADOS RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS EDUARDO DESCHAMPS PROFESSOR UNIVERSIDADE DE BLUMENAU CONSELHEIRO CNE CONSELHEIRO

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É obrigatória para todas as escolas

Leia mais

ESTRUTURA 2. ESTRUTURA DA BNCC

ESTRUTURA 2. ESTRUTURA DA BNCC 2. ESTRUTURA DA BNCC Em conformidade com os fundamentos pedagógicos apresentados na Introdução deste documento, a BNCC está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver

Leia mais

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Contexto (INEP, Censo Escolar 2016) 28,3 mil escolas de Ensino Médio 68,1% são estaduais 89,8% estão em

Leia mais

Política pública de Educação

Política pública de Educação Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO direito à educação Política Nacional de Educação Concepção ampla de Educação níveis e modalidades do ensino

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NOVA LEI Mudanças Expressivas Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 Linguagens Matemática Ciências da natureza Formação técnica e profissional Ciências

Leia mais

BNCC e o Ensino Médio. Março de 2018

BNCC e o Ensino Médio. Março de 2018 BNCC e o Ensino Médio Março de 2018 BNCC e o Ensino Médio: Histórico 2014 Versão 1 da BNCC Que a BNCC do Ensino Médio seja elaborada indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por área de

Leia mais

Brasília novembro de Educação no Brasil Novo Ensino Médio

Brasília novembro de Educação no Brasil Novo Ensino Médio Brasília novembro de 2016 Educação no Brasil Novo Ensino Médio A FALÊNCIA DO ATUAL ENSINO MÉDIO NO BRASIL RELEVÂNCIA E URGÊNCIA IDEB estagnado desde 2011 O desempenho em português e matemática é menor

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO Como a educação responde aos desafios? A educação integral é uma estratégia histórica que visa desenvolver percursos formativos mais

Leia mais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais Como ficou a LDB após a Lei nº13.415, de 2017 Reforma do Ensino Médio Capítulo II Educação Básica SeçãoI DasDisposiçõesGerais Art. 24-1º - Carga horária mínima anual a partir de 02 de março de 2017, passaaserde1.000horas,devendoser

Leia mais

REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2018 Relator: Conselheiro Rafael Lucchesi Brasília, 11 de maio de 2018 NOVA LEI COM MUDANÇAS EXPRESSIVAS

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

CURRÍCULOS E PROGRAMA

CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULO: Base Nacional Comum Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: BNCC, Ideologia; educação básica. www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com contato@professorrenato.com

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE LINHA DO TEMPO 1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos 1996 LDB (Lei 9394/1996) - BNCC 1997 a 2000 PCN 2008 a 2010 Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 2010 1ª CONAE 2002 a 2012 Diretrizes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. DA 1 / 14 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Cargo 01 PROFESSOR LICENCIADO PLENO PEDAGOGIA MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Leia mais

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 Ensino Médio Integral Política pública de Educação ESTADO dever de educar ESCOLA CIDADÃO direito à educação REFORMAR? É preciso?

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746-B DE 2016 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 34 DE 2016

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746-B DE 2016 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 34 DE 2016 REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746-B DE 2016 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 34 DE 2016 Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 CONCURSOPÚBLICON.º01/2011DASECRETARIAMUNICIPALDEEDUCAÇÃO SEMEC 1 / 15 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011. ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS Cargo 01 PROFESSOR LICENCIADO PLENO PEDAGOGIA

Leia mais

CURRÍCULO MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO CURRICULO FORMAL CURRICULO REAL CURRICULO OCULTO

CURRÍCULO MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO CURRICULO FORMAL CURRICULO REAL CURRICULO OCULTO CURRÍCULO O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Libâneo (2007, p. 362) entende que o currículo é a concretização, a viabilização

Leia mais

BNCC e o Ensino Médio

BNCC e o Ensino Médio BNCC e o Ensino Médio BNCC: Histórico 2014 Versão 1 da BNCC Que a BNCC do Ensino Me dio seja elaborada indicando as competências e os objetivos de aprendizagem por a rea de conhecimento Carta de Princípios

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação;

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; Ouvir e discutir formas de apoio para as secretarias iniciarem a preparação para implementação. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Conjunto de aprendizagens

Leia mais

A implementação da base nacional comum curricular da educação infantil nos sistemas de ensino - estudo em cinco estados

A implementação da base nacional comum curricular da educação infantil nos sistemas de ensino - estudo em cinco estados A implementação da base nacional comum curricular da educação infantil nos sistemas de ensino - estudo em cinco estados Projeto MEC/Coedi / Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Sumário Executivo A implementação

Leia mais

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 Parecer CNE/CP Nº 11/2009 Dificilmente, com qualquer modelo, o Ensino Médio cumprirá suas

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a organização

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Sexta-feira Ano Nº 5381 Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Resolução CME/SME nº 01 de 10 de janeiro de 2019-Institui a Matriz Curricular para a nas Unidades Escolares Municipais

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016,

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Professora: Nathália Bastos - LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB) - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (DCNEB) Toda política curricular é uma política

Leia mais

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 34, DE 2016

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 34, DE 2016 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 34, DE 2016 (Proveniente da Medida Provisória nº 746, de 2016) O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes

Leia mais

REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE POLO 20 JUNHO Ação Formativa da BNCC

REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE POLO 20 JUNHO Ação Formativa da BNCC REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE POLO 20 JUNHO 2018 Ação Formativa da BNCC AGENDA 1 Apresentação Base Nacional Comum Curricular Marcos legais, Princípios, Estrutura 2 Processo de Implementação da BNCC em Regime

Leia mais

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-LETRAMENTO GUIA GERAL 1. O que é O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação

Leia mais

IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química CRQ/SP Desafios do Ensino Técnico: Reforma e Metodologia. E agora? Impactos no Ensino de Química

IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química CRQ/SP Desafios do Ensino Técnico: Reforma e Metodologia. E agora? Impactos no Ensino de Química IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química CRQ/SP Desafios do Ensino Técnico: Reforma e Metodologia. E agora? Impactos no Ensino de Química Francisco Aparecido Cordão Peabiru Educacional facordao@uol.com.br

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO ESTRUTURA DA BNCC 26/02/2018 A BNCC DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ESTRUTURA DA BNCC 3. A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4. A ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Política, Poder,

Leia mais

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Currículo Como experiências escolares

Leia mais

XXVIII Encontro Nacional da Uncme

XXVIII Encontro Nacional da Uncme XXVIII Encontro Nacional da Uncme Os Conselhos Municipais de Educação, e os desafios do Regime de Colaboração entre União, estados e municípios na implementação da BNCC Dra. VALKIRIA TRINDADE VICE PRESIDENTE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746, DE 22 DE SETEMBRO DE 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo

Leia mais

Organização da Aula 4. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Aula 4. Contextualização

Organização da Aula 4. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Aula 4. Contextualização Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais Aula 4 Profa. Dra. Márcia Regina Mocelin Organização da Aula 4 A jornada escolar, a avaliação e a promoção dos estudantes A legislação curricular brasileira:

Leia mais

GUIA DA BASE COMO ENTENDER E INTERPRETAR O DOCUMENTO QUE VAI SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL

GUIA DA BASE COMO ENTENDER E INTERPRETAR O DOCUMENTO QUE VAI SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL GUIA DA BASE COMO ENTENDER E INTERPRETAR O DOCUMENTO QUE VAI SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL Introdução Introdução O QUE É A BASE? QUAIS AS DIFERENÇAS? A BASE TRAZ DIREITOS DE APRENDIZAGENS DOS

Leia mais

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Currículo Configura-se como o conjunto

Leia mais

Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade

Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade 161905-Implementando o m... 016 v2 1 Como está a Educação Básica no Brasil,

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Leia mais

07/12/2017 Lei Numerada de 16/02/ Publicação Original [Diário Oficial da União de 17/02/2017] (p. 1, col.

07/12/2017 Lei Numerada de 16/02/ Publicação Original [Diário Oficial da União de 17/02/2017] (p. 1, col. Atividade Legislativa Legislação Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa Secretaria de Informação Legislativa Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular

Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Virgínia Maria Pereira Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime Goiás Cleuza Repulho Dirigente

Leia mais

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Base Nacional Comum ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Uma Agenda Educacional Para quem? Para que? O que deve ser ensinado? (BNCC) Como ensinar? A construção de uma

Leia mais

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional

A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Diretrizes e orientações curriculares do Ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 49/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 49/2016 RESOUÇÃO CONSEPE Nº 49/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, e em atendimento às determinações legais estabelecidas pela CNE/CP n.1,

Leia mais

NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani

NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani Construção da Política Nacional Curricular MOMENTO ATUAL Fundamentos

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Preâmbulo...assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança,

Leia mais

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Anos Iniciais Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 Construção de currículo, assim como a construção da democracia é um processo sem fim (Boaventura

Leia mais

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC. Planejamento para 2019

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC. Planejamento para 2019 Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC Planejamento para 2019 Regime de Colaboração CNE 2 Estrutura do ProBNCC Ciclo 1: Revisão ou Elaboração dos Currículos Estaduais em Regime de Colaboração.

Leia mais

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa:

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa: RESOLUÇÃO CME Nº. 001/2008. Ementa: REGULAMENTA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA 9 (N0VE) ANOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DA VITPORIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular

Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular Governança Sociedade Civil (apoio) Comitê de Implementação da BNCC (MEC, Consed, Undime) Conselhos (CNE, FNCEE,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Política Nacional de Formação de Professores BNCC Protagonismo das redes Mais Alfabetização PNLD 161905-Implementando

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018

Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018 Base Nacional Comum Curricular A ESTRUTURA GERAL DA BNCC DO ENSINO MÉDIO 08/03/2018 A BNCC E O ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO Que a BNCC do Ensino Me dio seja elaborada indicando as compete ncias e os objetivos

Leia mais

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Cada segmento tem sua característica Educação Infantil: - desenvolvimento dos padrões de aprendizagem. Ensino Fundamental: - domínio de conceitos essenciais

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro

Maria Helena Guimarães de Castro Maria Helena Guimarães de Castro A BASE Documento normativo. Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para todos os estudantes. Orienta-se pelos princípios éticos, políticos

Leia mais

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014 FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 MODIFICADA PELA DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE 154/2017, QUE DISPÕE CEE Nº 126/2014 SOBRE ALTERAÇÃO DA DELIBERAÇÃO

Leia mais

Flexibilização curricular e sua implementação no Brasil: uma proposta de estruturação do debate RICARDO HENRIQUES, INSTITUTO UNIBANCO

Flexibilização curricular e sua implementação no Brasil: uma proposta de estruturação do debate RICARDO HENRIQUES, INSTITUTO UNIBANCO Flexibilização curricular e sua implementação no Brasil: uma proposta de estruturação do debate RICARDO HENRIQUES, INSTITUTO UNIBANCO Colóquio Desafios Curriculares do Ensino Médio 2015 Seminário Internacional

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

Alterações da LDB LEI de 2017

Alterações da LDB LEI de 2017 Alterações da LDB LEI 13.415 de 2017 LEI 13.415 de 2017 Conversão da Medida provisória 746/2016 Altera a LDB 9394-96 11.494/2007 FUNDEB 5452/1943 CLT Decreto 236/1967-Radio Difusão/TV educativa 11.161/2005

Leia mais