MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)"

Transcrição

1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 24/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase Cod Disciplina I II III IV Pré-Req. Carga Horária Teórica Prática Total Cred Hora Cred Hora Cred Hora 1 Cálculo Diferencial e Integral I Álgebra Linear e Geometria Analítica I Comunicação e Expressão Metodologia Científica Programação para a Engenharia Introdução à Engenharia Subtotal Cálculo Diferencial e Integral II Álgebra Linear e Geometria Analítica II Física I 1 e Sociologia Desenho Técnico Química Tecnológica Subtotal Cálculo Diferencial e Integral III Física III Cálculo Numérico Estatística Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Mecânica dos Sólidos Subtotal Física II Ciência e Tecnologia dos Materiais I Desenho Mecânico Componentes de Máquinas Contabilidade Geral Administração de Materiais e Compras Subtotal

2 V VI VII VIII IX 25 Física Experimental 14 e Propriedades dos Materiais Estudo do Trabalho Metrologia Sistemas da Qualidade Matemática Financeira Psicologia Organizacional Subtotal Teoria da Usinagem Eletroeletrônica Fenômenos de Transporte I 13 e Administração Financeira I Sistema de Produção 24 e Ferramentas da Qualidade 16 e Subtotal Gestão Empreendedora e Tecnológica Integração de Sistemas de Manufatura 21 e Logística Fenômenos de Transporte II Custos Industriais Processos de Fabricação I Gerência de Projetos Subtotal Desenvolvimento de Produtos 38 e Análise de Investimentos Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos Sistemas Termofluidos Pesquisa Operacional I Processos de Fabricação II Engenharia de Segurança do Trabalho Filosofia e Ética Subtotal Sistemas de Informações Gerenciais Controle e Automação Industrial Projetos Industriais Economia Pesquisa Operacional II 5 e Disciplina Optativa I (IES)* Subtotal

3 59 Manutenção Industrial Disciplina Optativa II (IES)* X 61 Simulação de Sistemas Produtivos Trabalho de Conclusão de Curso Subtotal Total de Créditos e Carga Horária de Disciplinas Teóricas e Práticas Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Projeto Comunitário 2 30 TOTAL GERAL * Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação da UNERJ, e que não faça parte da matriz curricular deste curso.

4 Ementário do Curso de Engenharia de Produção (Ingressantes a partir de 2010/1) 1ª FASE 1. Calculo Diferencial e Integral I Funções. Limites. Derivadas. Integrais indefinidas. 2 Álgebra Linear e Geometria Analítica I Vetores. Produto escalar, vetorial e misto. Matrizes e Determinantes. Sistemas de Equações Lineares. Estudo da reta. Estudo do plano. 3 Comunicação e Expressão Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Produção textual. Oratória. Gramática Normativa. 4 Metodologia Científica Universidade. O ato de estudar. Pesquisa. Projeto de Pesquisa. Normas de sistematização e apresentação de trabalhos acadêmicos. 5 Programação para a Engenharia Fundamentos da informática. Algoritmos e lógica de programação. Ferramentas computacionais para engenharia. 6 Introdução à Engenharia Os cursos de Engenharia e o ensino superior no Brasil. Antecedentes Históricos da Engenharia. Regulamentação da profissão de Engenheiro.

5 2ª FASE 7 Cálculo Diferencial e Integral II Integral Definida. Funções de várias variáveis. Coordenadas Polares, Cilíndricas e Esféricas. 8 Álgebra Linear e Geometria Analítica II Estudo das Cônicas. Espaços Vetoriais. Transformações e Operadores lineares. Autovalores e Autovetores. Método dos Mínimos Quadrados. 9 Física I Cinemática do ponto material. Dinâmica do ponto material. Trabalho, energia e conservação de energia. Sistema de partículas e colisões. Rotação e rolamento. 10 Sociologia A Sociologia como Ciência. Cultura e Representações Sociais. Sociedade: Fundamentos, Organização e Estrutura. Temas da Sociologia Contemporânea. 11 Desenho Técnico Representação de pontos, retas e planos. Sólidos geométricos. Elaboração de esboços e desenhos técnicos. Perspectivas. 12 Química Tecnológica Fundamentos de Química. Estequiometria. Soluções e concentrações. Propriedades coligativas. Cinética, eletroquímica, eletrólise e corrosão. Lubrificantes.

6 3ª FASE 13 Cálculo Diferencial e Integral III Cálculo vetorial. Integrais de linha e de superfícies. Integração múltipla. Equações diferenciais. 14 Física III Carga elétrica, campos elétricos e Lei de Gauss. Potencial elétrico e capacitância. Corrente, resistência e circuitos. Campos magnéticos. Indução e indutância. Equações de Maxwell e corrente alternada. 15 Cálculo Numérico Erros. Resolução de equações algébricas e transcendentes. Resolução de sistemas lineares. Resolução de sistemas não-lineares. Interpolação e aproximação polinomial. Integração e derivação numérica. Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias. 16 Estatística Método Estatístico. Gráficos e tabelas. Estatística descritiva. Medidas de posição e variação. Probabilidades. 17 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Fundamentos da Gestão Ambiental. Políticas Públicas e Legislação Ambiental. Educação Ambiental. Gestão ambiental nas Empresas. 18 Mecânica dos Sólidos Sistemas de forças. Centróides e Baricentros. Forças em vigas e cabos. Análise de estruturas, momento fletor e momentos de inércia. Cargas distribuídas sobre vigas e diagramas de força cortante. Deformações por torção em eixos circulares e por carregamentos transversais. Tensão e flexão em barras prismáticas.

7 4ª FASE 19 Física II Oscilações. Fluídos. Ondas. Temperatura, calor e a 1ª Lei da termodinâmica. Teoria cinética dos gases. Entropia e 2ª Lei da termodinâmica. 20 Ciência e Tecnologia dos Materiais I Estruturas. Formação de novos materiais. Diagramas. Tratamento Térmico. Polímeros e Cerâmicas. 21 Desenho Mecânico Normas do Desenho Técnico. Cortes e Seções. Tolerância e Ajuste Mecânico. Fundamentos do Desenho Mecânico. Desenho de Elementos de Máquinas. Desenho de Conjuntos. 22 Componentes de Máquinas Mancais. Transmissões. Acoplamentos. Engrenagens. Uniões. Eixos e árvores. 23 Contabilidade Geral Fundamentos da Contabilidade. Estudo do Patrimônio. Formação do Resultado. Escrituração. Demonstrações Financeiras 24 Administração de Materiais e Compras Fundamentos da Administração de Materiais. Administração de Estoques. Administração de Compras. Armazenagem e Movimentação de Materiais.

8 5ª FASE 25 Física Experimental Medidas. Erros. Construção de gráficos. Experimentos. 26 Propriedades dos Materiais Análise Metalográfica. Ensaios Destrutivos. Ensaios Não Destrutivos. 27 Estudo do Trabalho Organização racional do trabalho. Planejamento do processo produtivo e suas melhorias. Arranjo Físico. Estudo de Tempos e Movimentos. Ergonomia. 28 Metrologia Sistemas de Tolerâncias. Instrumentos de medição. Fundamentos da Metrologia. Processos, métodos e erros de medição. Calibração. Comprovação Metrológica. 29 Sistemas da Qualidade Conceitos da Qualidade. Sistemas da Qualidade. Tópicos das Ferramentas da Qualidade. Custos relacionados a Qualidade. Normas ISO. 30 Matemática Financeira Fundamentos da Matemática Financeira. Desconto Simples. Regime de Capitalização. Taxas de Juros. Séries de Pagamento. Amortização de Empréstimos. 31 Psicologia Organizacional Fundamentos da Psicologia organizacional. Teorias psicológicas na organização. Fator humano nas organizações. Liderança e Motivação.

9 6ª FASE 32 Teoria da Usinagem Fundamentos da Teoria da Usinagem. Materiais para Ferramentas. Processos. Cavaco. Fluidos Refrigerantes. 33 Eletroeletrônica Circuitos elétricos. Eletrônica Analógica. Máquinas elétricas. 34 Fenômenos de Transporte I Conceitos Fundamentais. Energia e Primeira Lei da Termodinâmica. Avaliação de Propriedades Termodinâmicas. Análise de Volumes de Controle. Estática dos Fluidos. Equações de Momento e de Energia Mecânica. Escoamentos Internos e Externos. 35 Administração Financeira I Fundamentos da Administração Financeira. Administração de Ativos e Passivos financeiros. Gestão com base em indicadores financeiros. Fontes de financiamentos. 36 Sistemas de Produção Planejamento e Controle da Produção. Construção e análise de cenários e previsão de demanda. Planejamento agregado da produção. Planejamento Mestre da Produção. Seqüenciamento e emissão de ordens de serviço. Balanceamento da Linha de Produção. Planejamento e controle de projetos 37 Ferramentas da Qualidade A avaliação da qualidade. Custos relacionados à qualidade. Ferramentas da qualidade. FMEA/FTA. QFD

10 7ª FASE 38 Gestão Empreendedora e Tecnológica Empreendedor tecnológico. Oportunidades de negócio. Empresa Orientada para o cliente. Tópicos de Gestão. Desenvolvimento de empresas tecnológicas. 39 Integração de Sistemas de Manufatura Fundamentos de CNC CAD/CAM. CAD/CAM/CNC. CAD/ CAM/CAE/CIM. 40 Logística Fundamentos da logística. Logística de suprimentos, distribuição e transporte. Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão da logística internacional. 41 Fenômenos de Transporte II Fundamentos de Transferência de Calor. Condução. Convecção. Radiação. Trocadores de Calor. 42 Custos Industriais Fundamentos de custos. Classificação de custos. Departamentalização. Critérios de alocação dos custos indiretos. Custos de bens e de serviços. 43 Processos de Fabricação I Fundamentos dos Processos de Fabricação. Fundição. Conformação Mecânica. 44 Gerência de Projetos Fundamentos da Gerência de Projetos. Escopo do Projeto. Planejamento. Execução. Controle. Avaliação do Projeto.

11 8ª FASE 45 Desenvolvimento de Produtos Gestão de desenvolvimento de produtos. Ciclo de vida dos produtos. Concepção dos produtos. Estratégias tecnológicas e comercialização. Projeto de um produto. 46 Análise de Investimentos Fundamentos da Análise de Investimentos. Projeto de investimento e fontes de financiamento. Taxas de Juros. Métodos de Análise de Investimentos. Aplicações de Investimentos. O processo de tomada de decisão. 47 Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos Princípios físicos e dimensionamento. Sistemas Eletro-Hidráulicos. Comandos Hidráulicos Proporcionais. Análise e Montagem de Sistemas Pneumáticos. Eletropneumática. Pneumática Proporcional. 48 Sistemas Termofluidos Máquinas Térmicas. Geração e Distribuição de Vapor. Refrigeração e Ventilação. Condicionamento de Ar. Máquinas de Fluxo. 49 Pesquisa Operacional I Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos de Programação Linear. Método Simplex. Análise de sensibilidade. Software para resolução de problemas de Programação Linear. 50 Processos de Fabricação II Norma DIN Conformação de metais. Processo de estamparia de chapas. Processos Especiais. 51 Engenharia de Segurança do Trabalho Fundamentos da Segurança do Trabalho. Higiene no Ambiente do Trabalho. Riscos, Projetos e Procedimentos.

12 52 Filosofia e Ética Fundamentos da Filosofia. Histórico e correntes da Filosofia. Ética como preocupação filosófica. 9ª FASE 53 Sistemas de Informações Gerenciais Tecnologia da Informação. Sistemas de Informação. Aplicações de sistemas de informações. 54 Controle e Automação Industrial Sistemas de controle e supervisão. Hardware e software. Automação de processos contínuos e discretos. Modelagem de sistemas. Técnicas de controle clássico. Análise técnica e econômica de projetos de automação. 55 Projetos Industriais Sistemas produtivos de bens e de serviços. Emprendimento Industrial. Seleção de materiais. Acessibilidade. Aplicação dos Sistemas de transporte e controle de materiais. Interfaces com projetos complementares. Processos tecnológicos. 56 Economia Origem e evolução do pensamento econômico. Teoria do consumidor; Teoria da Produção e Custos. Renda e Produto Nacional. Teoria monetária. Setor Externo. Setor Público e Desenvolvimento Econômico. 57 Pesquisa Operacional II Programação Linear Inteira (PLI). Métodos de solução de problemas de PLI. Programação dinâmica. Sistemas de filas. 58 Disciplina Optativa I

13 10ª FASE 59 Manutenção Industrial Fundamentos da manutenção industrial. Tipos de manutenção. Lubrificação. Fatores Causadores de Quebras de Máquinas. 60 Disciplina Optativa II 61 Simulação de Sistemas Produtivos Modelagem e simulação de sistemas. Projeto de simulação. Variabilidade dos Sistemas. Software de simulação 62 Trabalho de Conclusão de Curso

14 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (VÁLIDO PARA INGRESSANTES ATÉ 2009/2) Fase Cód. Disciplinas Pré Carga Créditos Requisito Horária 1 Introdução à Engenharia de Produção Cálculo Diferencial e Integral I Português 3 45 I 4 Metodologia Científica Desenho Técnico Álgebra Linear e Geometria Analítica I Química Geral 4 60 Subtotal Introdução à Técnica da Computação Cálculo Diferencial e Integral II Física I 4 60 II 11 Desenho Assistido por Computador Álgebra Linear e Geometria Analítica II Química Tecnológica 3 45 Subtotal Sistema de Informações Gerenciais Cálculo Diferencial e Integral III Física II 2 e III 17 Mecânica Geral I Estática 6 e Teoria da Administração Ciência e Tecnologia dos Materiais I 4 60 Subtotal Sociologia Cálculo Numérico 6 e Física III IV 23 Probabilidade e Estatística Resistência dos Materiais I Processos de Fabricação I Metrologia 4 60 Subtotal Estudo do Trabalho Sistemas de Produção I Eletroeletrônica Geral V 30 Sistemas da Qualidade Processos de Fabricação II Transferência de Calor e Massa Subtotal Matemática Financeira Sistemas de Produção II Automação Industrial VI 36 Gestão Ambiental Ferramentas da Qualidade Contabilidade Geral 4 60 Subtotal Administração Financeira Logística Integração de Sistemas de Manufatura 4 60 VII 42 Marketing Empresarial Análise de Investimentos Elaboração do Projeto de Estágio Optativa I 4 60

15 VIII IX X Subtotal Custos Industriais Produção Auxiliada por Computador Pesquisa Operacional I Gerenciamento de Projetos Administração de Recursos Humanos Seminários Avançados I Optativa II 4 60 Subtotal Introdução à Economia Manutenção Industrial Pesquisa Operacional II Desenvolvimento de Produto Otimização de Sistemas de Produção Análise de Decisões e Riscos Optativa III 2 30 Subtotal Jogos de Empresas Projetos Industriais - Projeto Final Ergonomia Empreendedorismo Segurança e Ambiente de Trabalho Seminários Avançados II Optativa IV 4 60 Subtotal Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Atividades Complementares 5 75 CARGA HORÁRIA TOTAL OBSERVAÇÕES: - O aluno poderá se matricular no Estágio Curricular Supervisionado a partir da Fase VIII. - A carga horária total do curso h/a - corresponde a horas, atendidas as DCN,s. - A disciplina LIBRAS é ofertada no curso de forma optativa. (Decreto 5626/2005 e Portaria 06/2008 da Pró-Reitoria Acadêmica).

16 EMENTÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (VÁLIDO PARA INGRESSANTES ATÉ 2009/2) 1ª Fase 1 Introdução à Engenharia de Produção Os cursos de Engenharia e o ensino superior no Brasil. Antecedentes Históricos da Engenharia. Regulamentação da profissão de Engenheiro. 2 Calculo Diferencial e Integral I Funções. Limites. Derivadas. Integrais indefinidas. 3 Português Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Produção textual. Oratória. Gramática Normativa. 4 Metodologia Científica Universidade. O ato de estudar. Pesquisa. Projeto de Pesquisa. Normas de sistematização e apresentação de trabalhos acadêmicos. 5 Desenho Técnico Cortes e seções. Tolerâncias e ajustes mecânicos. Desenhos de elementos de maquinas. Desenhos de conjuntos. Desenhos de lay-out 6 Álgebra e Geometria Analítica I Vetores. Produto escalar, vetorial e misto. Matrizes e Determinantes. Sistemas de Equações Lineares. Estudo da reta. Estudo do plano. 7 Química Geral Fundamentos da química. Constituição da matéria. Classificação Periódica. Ligações Químicas. Funções Inorgânicas. Equações e reações químicas. Estequiometria. Normas e segurança laboratorial.

17 2ª Fase 8 Introdução à Técnica da Computação Fundamentos da informática. Algoritmos e lógica de programação. Ferramentas computacionais para engenharia. 9 Cálculo Diferencial e Integral II Integral Definida. Funções de várias variáveis. Coordenadas Polares, Cilíndricas e Esféricas. 10 Física I Ponto material. Trabalho, energia e conservação de energia. Sistema de partículas e colisões. Rotação e rolamento. 11 Desenho Assistido por Computador Fundamentos de Desenho Assistido por Computador - CAD. Traçado de linhas e curvas. Vistas, escalas e configurações. Programação de comandos. Modelagem de sólidos. 12 Álgebra e Geometria Analítica II Estudo das Cônicas. Espaços Vetoriais. Transformações e Operadores lineares. Autovalores e Autovetores. Método dos Mínimos Quadrados. 13 Química Tecnológica Fundamentos de Química Tecnológica. Estequiometria. Soluções e concentrações. Propriedades coligativas. Cinética, eletroquímica, eletrólise e corrosão. Lubrificantes.

18 3ª Fase 14 Sistemas de Informações Gerenciais Tecnologia da Informação. Sistemas de Informação. Aplicações de sistemas de informações. 15 Cálculo Diferencial e Integral III Cálculo vetorial. Integrais de linha e de superfícies. Integração múltipla. Equações diferenciais. 16 Física II Oscilações. Fluidos. Ondas. Temperatura e calor. Teoria cinética dos gases. 1º princípio da termodinâmica. 2º princípio da termodinâmica. Fundamentos da entropia. 17 Mecânica Geral I Estática Sistemas de Forças. Equilíbrio dos Corpos Rígidos. Análise de Estruturas. Centróides e Baricentos. Forças em Vigas e Cabos. Momentos de Inércia de Superfícies. 18 Teoria da Administração Fundamentos da administração. Planejamento estratégico. Funções administrativas e Processo Administrativo. Áreas funcionais da administração. Abordagens contemporâneas da Administração. As Organizações e seu papel na sociedade. 19 Ciência e Tecnologia dos Materiais I Estruturas. Formação de novos materiais. Diagramas. Tratamento Térmico. Polímeros e Cerâmicas.

19 4ª Fase 20 Sociologia Ser humano como ser biológico e ecológico. Formas de pensar, sentir, agir como caráter distintivo do ser humano. Ser Humano, Trabalho e Cultura. Ser Humano como ser político. 21 Cálculo Numérico Erros. Resolução de equações algébricas e transcendentes. Resolução de sistemas lineares. Resolução de sistemas não-lineares. Interpolação e aproximação polinomial. Integração e derivação numérica. Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias. 22 Física III Carga elétrica, campos elétricos e Lei de Gauss. Potencial elétrico e capacitância. Corrente, resistência e circuitos. Campos magnéticos. Indução e indutância. Equações de Maxwell e corrente alternada. 23 Probabilidade e Estatística Método Estatístico. Gráficos e tabelas. Estatística descritiva. Medidas de posição e variação. Probabilidades. 24 Resistência dos Materiais I Conceitos de tensão e deformação. Estruturas sob carregamento axial. Flexão pura. Torção pura. 25 Processos de Fabricação I Fundamentos da Teoria da Usinagem. Materiais para Ferramentas. Processos. Cavaco. Fluidos Refrigerantes. 26 Metrologia Sistemas de Tolerâncias. Instrumentos de medição. Fundamentos da Metrologia. Processos, métodos e erros de medição. Calibração. Comprovação Metrológica.

20 5ª Fase 27 Estudo do Trabalho Organização racional do trabalho. Planejamento do processo produtivo e suas melhorias. Arranjo Físico. Estudo de Tempos e Movimentos. Ergonomia. 28 Sistemas de Produção I Planejamento e Controle da Produção. Construção e análise de cenários e previsão de demanda. Planejamento agregado da produção. Planejamento Mestre da Produção. Seqüenciamento e emissão de ordens de serviço. Balanceamento da Linha de Produção. Planejamento e controle de projetos 29 Eletroeletrônica Geral Circuitos elétricos. Eletrônica Analógica. Máquinas elétricas. 30 Sistemas da Qualidade Conceitos da Qualidade. Sistemas da Qualidade. Tópicos das Ferramentas da Qualidade. Custos relacionados a Qualidade. Normas ISO. 31 Processos de Fabricação II Processos sem formação de cavaco. Processos de usinagem. Injeção de plásticos. Ferramentas para estampagem 32 Transferência de Calor e Massa Propriedades termodinâmicas. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Formas de transferência de calor Estática e dinâmica dos fluidos. Bombas. Trocador de calor.

21 6ª Fase 33 Matemática Financeira Fundamentos da Matemática Financeira. Desconto Simples. Regime de Capitalização. Taxas de Juros. Séries de Pagamento. Amortização de Empréstimos. 34 Sistemas de Produção II Fundamentos da Administração de Materiais. Administração de Estoques. Administração de Compras. Armazenagem e Movimentação de Materiais. 35 Automação Industrial Sistemas de controle e supervisão. Hardware e software. Automação de processos contínuos e discretos. Modelagem de sistemas. Técnicas de controle clássico. Análise técnica e econômica de projetos de automação. 36 Gestão Ambiental Fundamentos da Gestão Ambiental. Políticas Públicas e Legislação Ambiental. Educação Ambiental. Gestão ambiental nas Empresas. 37 Ferramentas da Qualidade A avaliação da qualidade. Custos relacionados à qualidade. Ferramentas da qualidade. FMEA/FTA. QFD 38 Contabilidade Geral Fundamentos da Contabilidade. Estudo do Patrimônio. Formação do Resultado. Escrituração. Demonstrações Financeiras

22 7ª Fase 39 Administração Financeira Fundamentos da Administração Financeira. Administração de Ativos e Passivos financeiros. Gestão com base em indicadores financeiros. Fontes de financiamentos. 40 Logística Fundamentos da logística. Logística de suprimentos, distribuição e transporte. Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão da logística internacional. 41 Integração de Sistemas de Manufatura Fundamentos de comando numérico computadorizado - CNC. Linguagem, programação e simulação para máquinas CNC. Recursos e aplicações de softwares de Desenho Assistido por Computador CAD e Manufatura Assistido por Computador CAM. Manufatura integrada por computador. 42 Marketing Empresarial Fundamentos de Marketing. Segmentação de mercado. Mercado alvo e posicionamento. Gerenciamento de produtos e serviços. Desenvolvimento de novos produtos. Gestão de Marcas. Estratégias e Plano de Marketing. 43 Análise de Investimentos Fundamentos da Análise de Investimentos. Projeto de investimento e fontes de financiamento. Taxas de Juros. Métodos de Análise de Investimentos. Aplicações de Investimentos. O processo de tomada de decisão. 44 Elaboração do projeto de Estágio Conceitos, objetivos e Importância do Estágio Curricular Supervisionado. Regulamentação. Elaboração preliminar do projeto. Relatório Final. Socialização. 45 Optativa I

23 8ª Fase 46 Custos Industriais Fundamentos de custos. Classificação de custos. Departamentalização. Critérios de alocação dos custos indiretos. Custos de bens e de serviços. 47 Produção Auxiliada por computador Fundamentos da produção auxiliada por computador. Gestão da Produção Auxiliada por Computador. Simulação de sistemas produtivos. 48 Pesquisa Operacional I Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos de Programação Linear. Método Simplex. Análise de sensibilidade. Software para resolução de problemas de Programação Linear. 49 Gerenciamento de Projetos Fundamentos da Gerência de Projetos. Escopo do Projeto. Planejamento. Execução. Controle. Avaliação do Projeto. 50 Administração de Recursos Humanos Gestão de Pessoas. Gestão do Clima Organizacional. Desenvolvimento Gerencial e Organizacional. Remuneração Estratégica. Gestão das Competências Organizacionais. Desenvolvimento Organizacional. 51 Seminários Avançados I Tópicos especiais de Engenharia de Produção. Novas tecnologias na área da Engenharia de Produção. Tendências na área da Engenharia de Produção. 52 Optativa II

24 9ª Fase 53 Introdução à Economia Origem e evolução do pensamento econômico. Teoria do consumidor; Teoria da Produção e Custos. Renda e Produto Nacional. Teoria monetária. Setor Externo. Setor Público e Desenvolvimento Econômico. 54 Manutenção Industrial Fundamentos da manutenção industrial. Tipos de manutenção. Lubrificação. Fatores Causadores de Quebras de Máquinas. 55 Pesquisa Operacional II Programação Linear Inteira (PLI). Métodos de solução de problemas de PLI. Programação dinâmica. Sistemas de filas. 56 Desenvolvimento de Produtos Gestão de desenvolvimento de produtos. Ciclo de vida dos produtos. Concepção dos produtos. Estratégias tecnológicas e comercialização. Projeto de um produto. 57 Otimização de Sistemas de Produção Fundamentos para a otimização da produção. Técnicas para otimização de produção. Modelagem de sistemas produtivos. 58 Análise de Decisões e Riscos Fundamentos para tomada de decisões.. Técnicas para análise de riscos.. Fatores dificultadores da tomada de decisão. Análise de sensibilidade. Modelagem de decisões. Modelos probabilísticos de decisão. 59 Optativa III

25 10ª Fase 60 Jogos de Empresa A simulação empresarial. Jogos de Comportamento. Jogos de Processos. Jogos de Mercado. 61 Projetos Industriais - Projeto Final Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso Projetos Industriais (Projeto Final). Elaboração do Projeto de pesquisa. Orientação, planejamento e desenvolvimento da Pesquisa. Socialização dos resultados. 62 Ergonomia Fundamentos da ergonomia. Sistemas homem-tarefa. Posto de trabalho. Sistema de produção. Condições ambientais de trabalho. Atividades físicas de trabalho. 63 Empreendedorismo Empresa, empresário e empreendedor. O Ambiente Empreendedor. Plano de negócios. Entidades de apoio e fomento. 64 Segurança e Ambiente de Trabalho Fundamentos da Segurança do Trabalho. Higiene no Ambiente do Trabalho. Riscos, Projetos e Procedimentos. 65 Seminários Avançados II Tópicos especiais de Engenharia de Produção. Novas tecnologias na área da Engenharia de Produção. Tendências na área da Engenharia de Produção. 66 Optativa IV 67 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Conceitos e importância do Estágio Curricular Supervisionado (ECSO) e regulamentação. Projeto de ECSO. Relatório do ECSO. Socialização do ECSO.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2014/1 Fase

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2014/1 Fase Cod Disciplina Pré-Req.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2014/1 Fase Cod

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Fase Cód Disciplina Pré Req. I II III IV V

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2014/1 Fase Cod

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Matriz curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFERSA a partir de 2011.2. (Adequada à Matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Período Disciplinas Obrigatórias

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CONVÊNIO COM O SENAI Matriz Curricular válida para os acadêmicos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 095/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 095/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 095/2015 Altera a Deliberação CONSEP Nº 147/2012, que altera o Currículo do Curso de Engenharia de Produção Mecânica para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 147/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 147/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 147/2012 Altera o Currículo do Curso de Engenharia de Produção Mecânica para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC-479/2012,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 149/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 149/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 149/2012 Altera o Currículo do Curso de Engenharia de Controle e Automação para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC-481/2012,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Fase Cód. Disciplina Prérequisitos Carga Horária

Leia mais

CÓD. 483 - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 I- NÚCLEO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS

CÓD. 483 - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 I- NÚCLEO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS Aprovado no CONGRAD de: 24.09.2013 Retificado no CONGRAD de: 13.05.2014 Vigência: retroativa aos ingressantes de 2014/1 CÓD. 483 - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 CÓD.

Leia mais

III Integralização Curricular do Curso de Engenharia de Produção

III Integralização Curricular do Curso de Engenharia de Produção III Integralização Curricular do Curso de Engenharia de Produção 1º SEMESTRE Carga Horária PRÉ-REQUISITO 1. Álgebra e Geometria Analítica 60-60 04-2. Antropologia Teológica 45-30 02-3. Cálculo Diferencial

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 80hrs Funções de uma variável e seus gráficos; Limites e continuidade; Derivada; Diferencial; Integral.

Cálculo Diferencial e Integral 80hrs Funções de uma variável e seus gráficos; Limites e continuidade; Derivada; Diferencial; Integral. Ementas: Cálculo Diferencial e Integral 80hrs Funções de uma variável e seus gráficos; Limites e continuidade; Derivada; Diferencial; Integral. Desenho Mecânico 80hrs Normalização; Projeções; Perspectivas;

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

CÓD. 5129 - CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA MANHÃ E TARDE MATRIZ CURRICULAR - Currículo nº 01

CÓD. 5129 - CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA MANHÃ E TARDE MATRIZ CURRICULAR - Currículo nº 01 Aprovado no CONGRAD 25.08.2015 Vigência: retroativa aos ingressantes de 2014/2 5129 - CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA MANHÃ E TARDE MATRIZ CURRICULAR - Currículo nº 01 I NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS Matemática

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓREITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Fase Cód. Disciplina I II III IV V VI Matriz Curricular do curso de Engenharia Civil PréReq.

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 29/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Sem. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I II III IV V VI VI I Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - Niterói O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Matriz Curricular do Curso de Design Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 01

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 23/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase I

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2015 Altera a Deliberação CONSEP Nº 275/2014, que altera o Currículo do Curso de Engenharia Civil para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR - 2012/1º semestre (Aprovada pela Resolução nº 01 CONSEPE, de 09/02/2012). 1º PERÍODO 2º PERÍODO

ESTRUTURA CURRICULAR - 2012/1º semestre (Aprovada pela Resolução nº 01 CONSEPE, de 09/02/2012). 1º PERÍODO 2º PERÍODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA - TEÓFILO OTONI CURSO DE GRADUAÇÃO - ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURA CURRICULAR

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Primeiro Semestre (Manhã) Carga Horária Total: 450 Horas. Segundo Semestre (Manhã)

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Primeiro Semestre (Manhã) Carga Horária Total: 450 Horas. Segundo Semestre (Manhã) MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Primeiro Semestre (Manhã) Cálculo I 90 h Básico - Experimental I 90 h Básico - Geometria Analítica 36 h Básico - Introdução à Engenharia de Controle

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1º A 2016 Noturno Central 1S/2016 Introdução à Engenharia de Controle à Automação Lógica e Matemática Discreta Física Geral Física Geral Fundamentos de Cálculo Lógica e Matemática Discreta Algoritmos e

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA 1º SEMESTRE DE 2014. PROVA FINAL PERÍODO DE APLICAÇÃO 07/07 segunda-feira 09/07 quarta-feira 10/07 quinta-feira

FACULDADE DO SUL DA BAHIA 1º SEMESTRE DE 2014. PROVA FINAL PERÍODO DE APLICAÇÃO 07/07 segunda-feira 09/07 quarta-feira 10/07 quinta-feira FACULDADE DO SUL DA BAHIA SEMESTRE DE 2014 PROVA FINAL PERÍODO DE APLICAÇÃO segunda-feira quarta-feira quinta-feira Horário 1ª AULA 18:50 às 20:30 2ª AULA 20:50 às 22:30 OBS.: NÃO HÁ SEGUNDA CHAMADA DE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 18/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE ANO II Nº 003 Editado pela Secretaria Geral das FIPAR Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR Paranaíba, 08 de agosto de 2008. AVISO DE PUBLICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE MATRIZ

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Introdução à Engenharia de Controle e Automação Introdução à Engenharia de Controle e Automação O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FACIT Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS)

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE / 1 O ANO Leitura e Interpretação de Textos 2-40 Matemática

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. (Vigência a partir de 2011/1)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. (Vigência a partir de 2011/1) Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 11/10 CONSUNI, de 21 de setembro de 2010. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (Vigência a partir de 2011/1) Fase Cód. Disciplina Pré- Req. I II III

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO. CRÉDITOS Obrigatórios: 176 Optativos: 24. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO. CRÉDITOS Obrigatórios: 176 Optativos: 24. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:12:25 Curso : ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Matriz Curricular - Curso: 23 - Engenharia Mecânica Matriz: 35 - Matriz 2 - Engenharia Mecânica

Matriz Curricular - Curso: 23 - Engenharia Mecânica Matriz: 35 - Matriz 2 - Engenharia Mecânica Matriz Curricular - Curso: 23 - Engenharia Mecânica Matriz: 35 - Matriz 2 - Engenharia Mecânica 1 CE61A COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA FORMAÇÃO BÁSICA E CIENTÍFICA 1 DE61A DESENHO TÉCNICO NÚCLEO COMUM 1 EB61A

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

CAMPUS CRUZ DAS ALMAS Edital 01/2010. Área de Conhecimento

CAMPUS CRUZ DAS ALMAS Edital 01/2010. Área de Conhecimento CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CAMPUS CRUZ DAS ALMAS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - CETEC Área de Conhecimento Materiais, Estrutura e Sistemas Eletromecânicos PONTOS DO

Leia mais

HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria.

HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria. HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria. Matemática: Luiz Paulo Tavares Disciplinas em que atua: Administração Financeira Contabilidade Estatística Estatística Aplicada Formação de

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS. Engenharia de Métodos e Organização do Trabalho CARGA HORÁRIA: Engenharia de Operações e Manufatura I

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS. Engenharia de Métodos e Organização do Trabalho CARGA HORÁRIA: Engenharia de Operações e Manufatura I FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Engenharia de Produção MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2012.1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2015.1 Engenharia de Métodos e Organização do Trabalho

Leia mais

3 0 PERÍODO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL CRÉDITOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL CRÉDITOS

3 0 PERÍODO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL CRÉDITOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL CRÉDITOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENADORIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR DA ENGENHARIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 64/2011 Altera a Resolução nº. 57/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Linguagem e Interpretação de Texto 80 Contabilidade I 80 Economia 80 Matemática 80 Teoria Geral da Administração

Leia mais

FACULDADE SANTA RITA

FACULDADE SANTA RITA FACULDADE SANTA RITA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO Matriz Curricular 1º SEMESTRE Introdução à Engenharia Geometria Analítica e Álgebra Linear 04 80 Cálculo I 04 80 Tópicos de Economia para Engenharia

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementas Tecnólogo em Fabricação Mecânica Departamento de Ensino Superior

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementas Tecnólogo em Fabricação Mecânica Departamento de Ensino Superior ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementas Tecnólogo em Fabricação Mecânica Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica Técnicas para elaboração de

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO A B C Álgebra Linear Álgebra Linear Computacional Álgebra Linear II Algoritmos e Estrutura de Dados I Algoritmos e Estrutura de Dados II Algoritmos em Bioinformática Alteridade e Diversidade no Brasil

Leia mais

BCT001 Inserção na Vida Universitária 40 0 40. BCT002 Leitura e Produção de Texto 1 40 0 40

BCT001 Inserção na Vida Universitária 40 0 40. BCT002 Leitura e Produção de Texto 1 40 0 40 ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS O desenho curricular do curso de Engenharia de Energias segue as Diretrizes Gerais da UNILAB, as quais preveem os seguintes Núcleos de Formação nos cursos de graduação:

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Alexandre Martins Reis amreis@ufv.br

ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Alexandre Martins Reis amreis@ufv.br ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR Alexandre Martins Reis amreis@ufv.br 222 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Mecânico ATUAÇÃO O curso de Engenharia Mecânica da UFV visa fornecer a seus estudantes

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 40-40 Cálculo Diferencial e Integral I 80-80 Fundamentos da Administração 40-40 Introdução

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DATA DA APLICAÇÃO: 12.12.2015 GABARITOS MULTIDISCIPLINAR 2015.2 HUMANAS E EXATAS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A E D D E C A E A B ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E PREÇOS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO 1º BIMESTRE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 40 horas Fundamentos da Engenharia e Suas Grandes Áreas; Inovação e Desenvolvimento de Produto; O Modo

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

O Curso de Administração da ESAG. Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2

O Curso de Administração da ESAG. Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2 O Curso de Administração da ESAG Prof. Dr. Nério Amboni (ESAG/UDESC) 2011.2 Missão da ESAG A ESAG tem por missão realizar o ensino, a pesquisa, a extensão, de modo articulado, a fim de contribuir na formação

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: Engenharia Civil SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da UNESA tem por missão formar Engenheiros Civis com sólida formação básica e profissional, alinhada com as diretrizes

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H.

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H. -TURNO DIURNO COMPOSIÇÃO CURRICULAR Seriado Semestral I SEMESTRE 360 HORAS 201101 Contabilidade Básica I 60 Básico 201102 Economia I 60 Básico 201103 Matemática Aplicada a Administração 60 Básico 201104

Leia mais

ANEXO I QUADRO DAS ÁREAS DE ESTUDO. Lotação 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ

ANEXO I QUADRO DAS ÁREAS DE ESTUDO. Lotação 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ 01 MARACANAÚ Código/Área de Estudo. Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador (CAD), Informática 02. Materiais para Construção Mecânica, Corrosão e Tribologia 03. Termodinâmica, Refrigeração, Transferência

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Renovação de Reconhecimento - Portaria Nº 653 de 02/06/10 - DOU: 04/06/10. Emissão: 08/07/15 :34 Página: 1/5 0 GSI0 Libras () 0 GSI067 Gestão de Serviços () 0 GSI068 Jogos Empresariais () 0 GSI069 Administração

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR

CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD: 08.05.2012 Vigência: para os ingressos a partir 2012/2 CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR CÓD. ÁREAS DE FORMAÇÃO I - CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR Leonardo Bonato Félix leobonato@ufv.br

ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR Leonardo Bonato Félix leobonato@ufv.br ENGENHARIA ELÉTRICA COORDENADOR Leonardo Bonato Félix leobonato@ufv.br 216 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Eletricista ATUAÇÃO O curso de Engenharia Elétrica da UFV oferece a seus estudantes

Leia mais

1º período. 2º período

1º período. 2º período 1º período Eixo Disciplina CH Pré-requisito Correquisito (C) 1 Cálculo I 90 9 Contexto Social e Profissional do Engenheiro Civil 30 7 Desenho Técnico 30 1 Geometria Analítica e Álgebra Vetorial 90 2 Laboratório

Leia mais

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR GESTÃO COMERCIAL (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 47/99

RESOLUÇÃO CONSEPE 47/99 RESOLUÇÃO CONSEPE 47/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MODALIDADE MECÂNICA, COM ÊNFASE EM AUTOMOBILÍSTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PROCESSO nº. 039/10 Procedência: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO NO EMENTÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PARECER nº. 035/10 DATA: 30/06/10 1 HISTÓRICO A

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Semestre 1 Semestre 2

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Semestre 1 Semestre 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Cálculo I 40 Cálculo II 40 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos I 80 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos II 80 Matemática 40 Lógica Matemática 40 Probabilidade

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA CALENDÁRIO DE PROVA FINAL CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Quarta-feira 17/12

FACULDADE DO SUL DA BAHIA CALENDÁRIO DE PROVA FINAL CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Quarta-feira 17/12 CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1ª aula **** Matemática Informática 2ª aula **** **** **** 1ª aula Contabilidade Comercial Psicologia Administração 2ª aula Introdução à Economia Introd. Direito Público e Privado

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ARQUITETURA DE COMPUTADORES... 4 02 FILOSOFIA... 4 03 FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA COMPUTAÇÃO...

Leia mais

http://secon.udesc.br/consepe/resol/2010/004-2010-cpe.htm

http://secon.udesc.br/consepe/resol/2010/004-2010-cpe.htm Page 1 of 6 RESOLUÇÃO Nº 4/2010 CONSEPE Aprova alterações no currículo do curso de Engenharia de Produção e Sistemas, do Centro de Ciências Tecnológicas CCT, da Fundação Universidade do Estado de Santa

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR O currículo proposto busca atender além do perfil do formando, também competências e habilidades necessárias ao profissional para garantir uma boa formação tanto teórica quanto prática

Leia mais

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EDA 1601 - INGLÊS INSTRUMENTAL I (2.0.0)2 English for Specific Purposes": introdução. Leitura e compreensão de texto: estratégias de leitura. Organização e partes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. 1.1.4.20.01 Lista Pré-Requisitos por Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. 1.1.4.20.01 Lista Pré-Requisitos por Curso Código Nome da Tipo Pré Requisito Curso: BAEQ ENGENHARIA QUIMICA Ano do Curriculo: 2010 Descrição da Estrutura: 2º SEMESTRE BA010903 FISICA II BA011004 CALCULO I BA010901 FISICA I BA010904 LABORATORIO

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS PONTOS PARA CONCURSO PÚBLICO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EDITAL 001/2009 Matéria/Área do Conhecimento: MATEMÁTICA 1. Transformações Lineares e Teorema do Núcleo

Leia mais

X (X-X): Total de Créditos (Carga Teórica semanal-carga Prática semanal)

X (X-X): Total de Créditos (Carga Teórica semanal-carga Prática semanal) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Curso: Engenharia Agrícola e Ambiental Matriz Curricular 1 Período IB 157 Introdução à Biologia 4 (2-2) IT 103 Técnicas Computacionais em Engenharia 4 (2-2)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementas Tecnólogo em Manutenção Industrial Departamento de Ensino Superior

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementas Tecnólogo em Manutenção Industrial Departamento de Ensino Superior ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementas Tecnólogo em Manutenção Industrial Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica Técnicas para elaboração

Leia mais