Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa"

Transcrição

1 Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar a opção Inscrever um Grupo, as seguintes informações serão solicitadas. O de registro do grupo é o principal canal de comunicação. Ele será necessário para inserir os dados dos participantes e as informações sobre a pesquisa, para editar as informações, para imprimir certificados e para receber os comunicados da organização. Por tanto, escolha um e uma senha que possa ser compartilhado entre os integrantes da pesquisa, isto facilitará o preenchimento das etapas seguintes. Em país, selecione uma das três opções de acordo com o local de residência dos participantes. Após, indique o número de estudantes participantes, sendo o mínimo de 1 (um) e o máximo de 3 (três). Em orientadores considere 1 (um) no caso de haver somente um orientador e 2 (dois) no caso de haver um orientador e um coorientador. Na etapa seguinte, eles serão identificados. Antes de clicar no botão criar nova conta, confira os dados e anote o e a senha utilizados, pois eles serão a sua chave de acesso. Ao criar a conta, observe as seguintes opções que aparecerão no canto superior do seu navegador de internet. A primeira opção, minha conta, é um local para redefinir as informações iniciais de senha do grupo, número de participantes e origem.

2 Evite trocar o do grupo, caso o faça, comunique a organização da feira utilizando o canal fale conosco. Para iniciar a inserção dos dados do grupo e do projeto selecione a opção Inserir dados do Projeto e as seguintes opções serão apresentadas na tela. Sugere-se ao grupo que tenha em mãos todas as informações necessárias para o registro dos participantes antes de inciá-la. Lembre-se que alguns navegadores realizam atualização automática e informações poderão ser apagadas caso a página fique aberta durante muito tempo. O nome deverá ser completo e sem abreviações. Fique atento para evitar erros, pois o certificado será emitido pelo site com base nesta informação. A data de nascimento deverá ser informada considerando a seguinte sequência: dia, mês, ano. O número de documento solicitado é da carteira de identidade, também conhecida como RG(registro geral) ou DNI, no caso dos grupos do Paraguai e da Argentina.

3 Preferencialmente, informe o telefone de sua residência ou de um responsável que possa auxiliar no caso de alguma emergência e, lembre-se de inserir os códigos internacional e estadual antes do número. O tamanho da camiseta serve de base para a confecção da camiseta oficial da feira entregue aos finalistas no início do evento. As informações sobre País, Estado, Cidade, Endereço e CEP são referentes a residência do estudante. Não é obrigatório o estudante morar na mesma cidade, Estado ou país da sua instituição de ensino. Os dados sobre a instituição de ensino serão indicados no campo seguinte: Instituição. Em instituição, refere-se a escola, colégio, instituto ou outro formato que esteja apto a participar da FIciencias. Busque a sua instituição na lista de instituições cadastras, considere o nome sem abreviações. Caso não encontre, proceda com a inscrição da instituição utilizando o botão correspondente. Muito importante, ao realizar a inscrição de sua instituição, utilize o nome completo, sem abreviações. No campo Ensino identifique o ano letivo do estudante correspondente a este cadastro e se ele demanda algum cuidado especial de mobilidade, saúde ou outra situação que necessite especial atenção por parte da organização da feira. Confira as informações antes de salvar. Para inscrever mais estudantes, volte ao menu superior selecione Inserir Dados do Projeto e, novamente, Adicionar Estudante. No caso de inserção dos dados do Orientador, selecione a opção Adicionar Orientador e a uma nova tela com as seguintes solicitações será apresentada.

4 No primeiro item, tipo de orientador será selecionado a opção orientador ou coorientador. Ao menos um orientador é obrigatório para a participação na FIciencias. O coorientador é opcional ao grupo. No caso de haver um coorientador, após salvar as informações do orientador, o grupo deverá repetir a ação de cadastro de orientador, marcando então coorientador no primeiro item. O nome deverá ser completo e sem abreviações. Fique atento para não deixar erros pois o certificado será emitido com base nesta informação. A data de nascimento deverá ser informada considerando a seguinte sequência: dia, mês, ano. O quarto item, tipo de documento, há opção para inserir CPF, RG ou DNI, certifique-se de qual documento é número correspondente e informe-o no campo seguinte. A seguir identifique qual o tamanho de camiseta é o mais adequado a este orientador ou coorientador. Sugere-se que o do orientador em questão seja o pessoal, como segunda opção, o profissional. E, o telefone pode ser o profissional ou o residencial. Se possível, informe também o número do celular para facilitar o contato da organização com o orientador.

5 Neste caso, país, estado, endereço, CEP é residencial do orientador. Os dados referentes a instituição, onde atua o orientador, estarão contidos no cadastro da instituição que será indicada no último item da seção. Também deverá ser informado se o orientador é portador de necessidades especiais e, se atua como professor em instituição formal de ensino. A etapa seguinte de inscrição se refere ao projeto de pesquisa e está descrito a seguir.

6 Para o cadastro do projeto de pesquisa será necessário definir um título que deverá ser o mesmo no relatório final e no pôster de apresentação na Ficiencias. Sugere-se que o título não seja muito extenso, porém, traga uma ideia clara do objeto de pesquisa do grupo. Logo após o título, o grupo deverá indicar a principal área do conhecimento a que se refere a pesquisa. Ao selecionar a área, uma outra lista aparecerá na tela para indicar a subárea onde se localiza a pesquisa. Na sequência, no item Outras Áreas de Conhecimento, o grupo poderá identificar a conexão da sua pesquisa com outras áreas do conhecimento. Este item não é obrigatório e ele serve para pesquisas interdisciplinares. O grupo deve ficar atento para indicar áreas relacionadas, porém, de menor relevância. A área de maior relevância deverá ser indicada no item logo abaixo do título da pesquisa. No tipo de pesquisa se encontram as seguintes opções: pesquisa com seres humanos; com animais vertebrados; com agentes biológicos potencialmente perigosos; com substâncias, equipamentos controladas ou perigosos ou; que não envolve nenhum dos itens citados. Ao eleger um dos itens, com exceção do último, um novo questionário para inserção de informações complementares aparecerá na tela. Este deverá ser preenchido com bastante rigor e atenção.

7 Enquetes, questionários, entrevistas sobre opinião, não serão consideradas como pesquisas com Seres Humanos, porém, solicita-se ao grupo que anexe o questionário aplicado ao final do processo de inscrição do projeto, no item anexos. O local da pesquisa se refere ao ambiente onde a maior parte da pesquisa foi realizada. Pode ser a própria escola, um laboratório de outra instituição ou até mesmo a residência de um dos integrantes. No caso do grupo receber apoio de alguma instituição com a cedência de espaço ou acesso, ele poderá ser informado neste item. Se for realizado em área rural, identifique o local utilizando o nome do proprietário ou nome fantasia quando houver. Para o preenchimento do Plano de Pesquisa sugere-se que o grupo verifique o arquivo Sugestões para a Organização dos Trabalhos de Pesquisa 2018 disponível no site. Nele o grupo encontrará sugestões detalhadas sobre a escrita e conteúdo de cada item. A seguir, seguem os campos que o grupo deverá preencher além da Questão Problema, Hipótese ou Objetivo contidos na imagem anterior. Fique atento ao limite máximo de caracteres, quando houver. E lembre-se que nesta etapa o resumo é uma síntese das ações desenvolvidas pelo grupo e, resultados parciais ou totais deverão ser citados caso houverem. O grupo não deverá afirmar possibilidades de resultados que ainda não foram averiguadas.

8 O grupo deverá apresentar uma descrição detalhada dos materiais a serem utilizados na pesquisa e também inserir um cronograma de realização das atividades no projeto, a ser conferido na etapa presencial (em caso de projeto finalistas) pelo Diário de Bordo. Na sequência, o grupo deverá apresentar o Resumo do Trabalho, com restrição de 2000 caracteres, inserir de 3 a 5 palavras-chave e redigir o Referencial Bibliográfico do projeto. O grupo também poderá anexar outros arquivos que julgue útil para compreensão da proposta no campo Anexo. Por fim, o grupo deverá assinalar o box Certificamos que as informações acima são verdadeiras, e salvar o projeto.

9 Ao final, as informações deverão ser salvas e poderão ser consultadas utilizando o menu no canto superior da tela, em Informações e situação do projeto:. Ao clicar neste item uma nova tela será apresentada com o a possibilidade de Ver e adequar alguns dados, salvando novamente ao final. As alterações poderão ser realizadas até o dia 17 de Agosto, momento que encerra a inscrição de projetos de pesquisa. Willbur Rogers de Souza Coordenador Geral FIciencias 2018

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa 1 Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS

ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS Clique no link Inscrições Alunos (Projetos) Um aluno, representante do grupo deverá cadastrar seus dados pessoais, um e-mail e uma senha para o grupo. O e-mail

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

TUTORIAL PARA ACESSO

TUTORIAL PARA ACESSO TUTORIAL PARA ACESSO TUTORIAL PARA ACESSO 1. PRIMEIRO ACESSO 2. REALIZAÇÃO DE INSCRIÇÕES 3. COMPROVANTES DE INSCRIÇÕES 4. ACOMPANHAMENTO DE INSCRIÇÕES REALIZADAS NO SITE/DETALHAMENTO DE COBRANÇAS 5. CENTRAL

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Esse tutorial irá lhe auxiliar no momento de submeter uma proposta de projetos de pesquisa com finalidade didático-pedagógica. Fiquem atentos sempre aos

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WEBTCC - COORDENADOR

MANUAL DO SISTEMA WEBTCC - COORDENADOR 2016-01 MANUAL DO SISTEMA WEB - COORDENADOR INFORMAÇÕES GERAIS A primeira etapa no calendário do Web, entre 01 a 14/02/2016, é para os coordenadores indicarem quais professores poderão ser orientadores

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

Manual do Usuário. Operações com Cartões de Crédito, Débito e Voucher Livro Eletrônico. Prefeitura Municipal de Rio Bonito

Manual do Usuário. Operações com Cartões de Crédito, Débito e Voucher Livro Eletrônico. Prefeitura Municipal de Rio Bonito 2018 Manual do Usuário Operações com Cartões de Crédito, Débito e Voucher Livro Eletrônico Prefeitura Municipal de Rio Bonito LIVRO ELETRÔNICO OPERAÇÕES COM CARTÕES DE CRÉDITO, DÉBITO E VOUCHER Este manual

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ÍNDICE 1. Objetivos do Documento... 3 2. Introdução... 4 3. Inscrição... 5 3.1. Passo 1 Selecionar o edital que deseja se inscrever... 5 3.2. Passo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA a) Digite na barra de endereço de seu browser: http://uspdigital.usp.br/ e tecle ; b) Na tela de sistema inserir Usuário e Senha;

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Sobre o Sebrae em Santa Catarina. Em seguida clique em Trabalhe Conosco.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do SEBRAE/SC (www.sebrae-sc.com.br), clique em Sobre o Sebrae em Santa Catarina. Clique em Trabalhe Conosco ; Clique em

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE PORTAL CIAPORTE

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE PORTAL CIAPORTE 1º Passo: Acessar o Portal Ciaporte GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE - 2018 PORTAL CIAPORTE 1.1 Acesse o site do Colégio www.erasto.com.br. Clique na aba Acesso do aluno na parte superior da página, e em seguida

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WEBTCC ALUNO INSCRIÇÃO DO GRUPO

MANUAL DO SISTEMA WEBTCC ALUNO INSCRIÇÃO DO GRUPO MANUAL DO SISTEMA WEB ALUNO INSCRIÇÃO DO GRUPO INFORMAÇÕES GERAIS O Sistema Web visa facilitar o processo de submissão de trabalhos desenvolvidos sob a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso -. Através

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Perguntas e respostas mais frequentes Dúvidas? Aqui você encontra o passo a passo de como adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios. Minha Conta (Minhas Cartas) Como atualizar os meus dados

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

Manual do Usuário. Operações com Planos/Seguro de Saúde Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO

Manual do Usuário. Operações com Planos/Seguro de Saúde Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO 2018 Manual do Usuário Operações com Planos/Seguro de Saúde Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO LIVRO ELETRÔNICO OPERAÇÕES COM SEGUROS/PLANOS DE SAÚDE Este manual se destina a todos os

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS /

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS / MANUAL DO CANDIDATO PESSOA JURÍDICA Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o link disponível no site do SEBRAE de seu interesse ou da empresa responsável pela seleção

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta.

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta. No seu navegador de internet, acesse 1 2 http://www.vs.unimed.coop.br, na página inicial, clique no espaço PORTAL DO CLIENTE. 1º Acesso Empresa : Na tela seguinte, clique em Seu primeiro acesso? 3 A partir

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE LINK DA PÁGINA DE ACESSO. O que é o sistema Plataforma Freire?

MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE LINK DA PÁGINA DE ACESSO. O que é o sistema Plataforma Freire? MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE - 2017 Atividade Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores da educação básica Análise, pelas secretarias de educação, das

Leia mais

Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Novos Estudantes do Colégio Medianeira.

Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Novos Estudantes do Colégio Medianeira. Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Novos Estudantes do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas facilitarão o correto preenchimento de seu Cadastro, parte

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE. Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE. Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos Sumário 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?... 6 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?... 8 4. RESULTADO

Leia mais

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial Orientações para iniciar o estágio obrigatório Licenciatura Presencial Acesse o site www.unisinos.br/carreiras Instruções para o início do Estágio Obrigatório de Licenciatura - Presencial e faça login

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq)

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Eleger um do grupo e senha: 1a. etapa identificação do grupo

Eleger um  do grupo e senha: 1a. etapa identificação do grupo FICHA DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE PESQUISADOR Abaixo você visualizará as informações que serão solicitadas no ambiente de inscrição da FICIENCIAS. Comece escolhendo seu país de procedência. País: [ ] Argentina

Leia mais

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Instruções para cadastramento de projetos de pesquisas no 1) Inicialmente, o professor responsável pelo projeto deve efetuar o login, utilizando

Leia mais

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral.

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. O sistema SGPe deverá ser utilizado nos navegadores FIREFOX ou INTERNET

Leia mais

Tutorial para Inscrições no Sistema Tênis Integrado

Tutorial para Inscrições no Sistema Tênis Integrado Tutorial para Inscrições no Sistema Tênis Integrado - Este tutorial irá lhe ajudar a se inscrever nos torneios da CBT e de sua Federação Local junto ao Sistema Tênis Integrado. - Caso você já tenha em

Leia mais

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Este guia tem como objetivo auxiliar os gestores de escolas do Sistema Farias Brito, a utilizarem a Plataforma Administrativa

Leia mais

Manual do Usuário. Operações de Leasing Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO

Manual do Usuário. Operações de Leasing Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO 2018 Manual do Usuário Operações de Leasing Livro Eletrônico PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO LIVRO ELETRÔNICO OPERAÇÕES DE LEASING Este manual se destina a todos os contribuintes estabelecidos no Município,

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

Edital xxx/2014 Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSP

Edital xxx/2014 Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSP Edital xxx/2014 Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSP Preferencialmente no navegador Mozilla Firefox, acesse o site http://sigproj1.mec.gov.br e faça seu login Caso seja seu primeiro

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Passo a passo para inscrição e submissão de trabalhos. Acesso ao Portal de Eventos IFRS

Passo a passo para inscrição e submissão de trabalhos. Acesso ao Portal de Eventos IFRS Passo a passo para inscrição e submissão de trabalhos Acesso ao Portal de Eventos IFRS http://eventos.ifrs.edu.br/ Acesso ao Portal de Eventos IFRS Entrar no site: http://eventos.ifrs.edu.br/ Clicar no

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores:

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores: MANUAL DO PROFESSOR - Inscrições Colégios Colégios Participantes de Temporadas anteriores: O Professor deverá acessar o link Inscrições Colégios no menu esquerdo da página inicial do site da LE2 e com

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

Ícone para inscrição. Clique neste Link para iniciar a inscrição.

Ícone para inscrição. Clique neste Link para iniciar a inscrição. Funções de cada menu. Editais ativos com período de inscrição em aberto. Editais com as inscrições encerradas, porém, com provas ainda acontecendo mas ainda sem a classificação final. Aqui o candidato

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Para solicitar concessão de Incentivo Educacional, o processo deverá ser aberto no login do requerente (servidor interessado no Incentivo). 1.

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES 2016.2 Datas e fases de Inscrição 2016.2: 1ª fase, pré-inscrição: 09 a 13 de maio 2ª fase, solicitação de inscrição: 18 a 20 de maio 3ª fase, confirmação

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE CONTRATANTE DE PLANO FAMILIAR Saiba como acessar essa importante ferramenta.

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE CONTRATANTE DE PLANO FAMILIAR Saiba como acessar essa importante ferramenta. No seu navegador de internet, acesse 1 2 http://www.vs.unimed.coop.br, na página inicial, clique no espaço PORTAL DO CLIENTE. 3 1º acesso: Na tela seguinte, clique em Seu primeiro acesso? A partir do 2º

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, outubro de 2016 Versão 1.0 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado pela

Leia mais

Manual Operacional TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO MANUAL DO ALUNO TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO

Manual Operacional TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO MANUAL DO ALUNO TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO MANUAL DO ALUNO TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 3 REQUISITOS... 3 PERÍODO DAS INSCRIÇÕES... 3 INSCRIÇÃO NO WEBTCC... 4 PERÍODO DAS INSERÇÕES... 6 LOGIN... 6 FORMATAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

Especificação técnica das cópias dos documentos: todos os arquivos devem ser entregues por meio do site, em formato PDF.

Especificação técnica das cópias dos documentos: todos os arquivos devem ser entregues por meio do site, em formato PDF. Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer Rua dos Inválidos 212 11º andar 20231-048 Rio de Janeiro RJ Brasil t 55 (21) 2505-5672 f 55 (21) 99829-0515 pro-rad2@cancer.org.br www.cancer.org.br/pro-rad2

Leia mais

Erro! Indicador não definido.

Erro! Indicador não definido. Sumário 1. Acessar o Site para Inscrições Online do EJA... 3 2. Página Inicial... 3 3. Local de Prova... 3 4. Escolher Local de Prova por Região... 4 5. Cadastro... 5 6. Responsável pelo Contrato... 7

Leia mais

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS O cadastramento de despachantes aduaneiros e ajudantes de despachantes

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Orientações para Cadastro de Coordenadores, Facilitadores e Monitores

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL PROGRAMA INTERNET PARA TODOS Manual de orientação de adesão ao programa Internet

Leia mais

Porto Alegre Novembro 2016.

Porto Alegre Novembro 2016. Porto Alegre Novembro 2016. 1. Autenticação 2. Sincronização 3. Domicílio 3.1. Cadastro do Domicílio 3.1.1. Recusa de Cadastro do Domicílio 3.2. Atualização do Cadastro do Domicílio 4. Núcleo Familiar

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Cadastro de Transportadora

Cadastro de Transportadora Cadastro de Transportadora Para realizar o cadastro de uma transportadora proceda da seguinte forma: Acesse o módulo Administrativo. Clique no menu Cadastro em seguida clique na opção Transportadora e

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do Usuário. Manual de Usuário PORTAL DE TREINAMENTO

Manual do Usuário. Manual de Usuário PORTAL DE TREINAMENTO Manual do Usuário Manual de Usuário PORTAL DE TREINAMENTO 1 Prezado Colaborador da Rede de Concessionárias, É com grande satisfação que apresentamos a nova versão do Portal de Treinamentos Hyundai. Com

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema

Tutorial para utilização do Sistema Tutorial para utilização do Sistema Orfeu versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas e Projeto Processo EACH, em maio de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Luísa Adib Dino 1. PREFÁCIO Este tutorial fornece

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO Tutorial para Inscrição no Sistema Tênis Integrado Este tutorial irá lhe ajudar a se inscrever no Roland Garros Amateurs Series by Peugeot junto ao Sistema da Confederação Brasileira

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES LOGANDO... Abrir o aplicativo Interbind, tocando no ícone na tela do smartphone O campo e-mail aparecerá preenchido Inserir senha Entrar Selecionar Condomínio e perfil

Leia mais

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica Iniciação Científica Iniciação Tecnológica l. Acesso ao Sistema 1. Para acessar o Sistema Atena, digite o endereço http://sistemas.usp.br:8080/atena em seu navegador da web, Internet Explorer, Netscape

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais