Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública"

Transcrição

1 Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública

2 OS DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA

3 PANORAMA DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA 1. SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA 5. FISCALIZAÇÃO LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA 2. LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO 4. FORMAS DE ARRECADAÇÃO 3. ORÇAMENTO MUNICIPAL

4 PANORAMA DA LIMPEZA URBANA EM GOIÂNIA A Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG), através de Contrato de Concessão realiza serviços públicos para a Prefeitura de Goiânia. Dentre os serviços executados estão: urbanismo, gerenciamento de resíduos sólidos e infraestrutura. A Diretoria Operacional é responsável pela execução de todos os serviços mencionados. Dentre os serviços relativos à limpeza pública estão: varrição, coleta dos resíduos domiciliares e públicos, dos resíduos de serviço de saúde, materiais recicláveis, remoção de resíduos diversos, roçagem e limpeza de cursos d água, operação de transbordo de resíduos, bem como tratamento e disposição final dos resíduos sólidos coletados, conforme apresentaremos a seguir.

5

6 1. SERVIÇOS EXECUTADOS 1.1 VARRIÇÃO E CATAÇÃO Remoção de resíduos existentes nas vias e logradouros públicos e esvaziamento de lixeiras do mobiliário urbano; Abrangência do serviço: 100% da população; Freqüência diária; Freqüência alternada 2 e 3 vezes por semana; São varridos em média km/mês de vias e logradouros públicos; Equipe de 1632 garis.

7 1.1 VARRIÇÃO E CATAÇÃO Nova metodologia, em implantação, visando economia e maior eficiência de trabalho. Circuitos individualizados; metros de eixo de via por gari; Inclusão de novas vias pavimentadas; Alteração na frequência; Mapeamento de circuitos; Redução no número de servidores necessários; Desaglomeração de servidores; Maior capacidade de fiscalização; Interação do gari com os munícipes de seu circuito.

8 1.2 ROÇAGEM E LIMPEZA DE CURSOS D ÁGUA Limpeza de córregos consiste na remoção manual dos resíduos descartados inadequadamente pela população e que acabam sendo depositados nos leitos ou margens dos cursos d água; A roçagem é um serviço complementar que consiste na retirada manual da vegetação localizada nas margens dos cursos d água; Estes serviços são realizados de 4 a 5 vezes ao ano; Quantidade média executada deste serviço: m²/mês.

9 1.3 REMOÇÃO DE ANIMAIS ANIMAIS DE GRANDE PORTE Remoção de animais de grande porte mortos, localizados na via pública, como por exemplo: equinos, bovinos e suínos, geralmente vitimados por acidentes de trânsito.; A população pode solicitar o serviço através dos canais de comunicação da Comurg; Quantidade média executada deste serviço: 3 animais/mês. ANIMAIS DE PEQUENO PORTE Animais como cães, gatos e pássaros, de pequeno porte mortos, localizados na via pública, são recolhidos por meio da coleta de resíduos de serviço de saúde.

10 1.4 COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E PÚBLICOS Coleta dos resíduos gerados nas residências, pequenos geradores comerciais e resíduos públicos e de feiras; Abrangência do serviço: 100% da população; 40% - freqüência diária; 60% - freqüência alternada 3 vezes por semana; São coletadas em média toneladas/mês destes resíduos; 76 veículos compactadores; Equipe de 749 servidores (coletores e motoristas). Mapa com os circuitos da coleta domiciliar/pública.

11 1.4 COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E PÚBLICOS ATERRO SANITÁRIO TRANSBORDO

12 1.5 COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS VOLUMOSOS Coleta e transporte de diversos tipos de resíduos, que em função de suas características especiais não são retirados pela coleta convencional, como: resíduos da construção civil e resíduos de jardinagem, provenientes da limpeza pública e do descarte inadequado por parte da população em lotes vagos, margens de rios e logradouros públicos; Abrangência do serviço: 100% da cidade; Esta coleta ocorre através de um rodízio setorial pré-determinado por um cronograma. Além do cronograma habitual, a coleta de resíduos diversos também é realizada em frentes de serviços nos bairros, organizadas pela Administração Municipal;

13 1.5 COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS VOLUMOSOS São coletadas em média toneladas/mês de resíduos volumosos; Equipe de 749 servidores; A Comurg promove juntamente com o órgão de meio ambiente ações de orientação e fiscalização quanto ao descarte destes resíduos; Em atendimento as diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PMGIRS a Comurg está implantando estruturas para que a população (pequeno gerador) possa descartar adequadamente os resíduos - Ecopontos.

14 1.5 COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS VOLUMOSOS Um estudo de 2011 mapeou os pontos clandestinos de descarte de resíduos volumosos, conforme apresentado abaixo.

15 1.6 COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE Com a implantação da Lei nº de 29/12/14, municipal, os geradores de resíduos de serviço de saúde - RSS passaram a ser responsáveis por todas as etapas do gerenciamento dos resíduos por eles gerados. A Comurg continua coletando somente os RSS gerados nos estabelecimentos públicos municipais; São utilizados: 1 caminhão estanque e um veículo utilitário com carroceria fechada; Equipe de 28 servidores (coletores e motoristas). O tratamento e destinação final destes resíduos é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde - SMS; São coletadas em média 24 toneladas/mês de RSS.

16 1.7 COLETA E TRANSPORTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E BDI S O programa Goiânia Coleta Seletiva PGCS foi instituído em abril/2008 com o objetivo de recolher os materiais recicláveis gerados pela população; Abrangência do serviço: 100% da população; Freqüência: diária e semanal; São coletadas em média toneladas/mês recicláveis; Os materiais recicláveis são encaminhados às cooperativas de catadores participantes do programa; No site da prefeitura está disponível para a população, por bairro/setor os dias e horários em que o caminhão da coleta seletiva passa; Tipo de coleta: porta-a-porta e em Pontos de Entrega Voluntária PEV s. Mapa com os circuitos da coleta de materiais recicláveis

17 1.7 COLETA E TRANSPORTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E BDI S Participam do PGCS 15 Cooperativas de catadores; São utilizados 16 caminhões carroceria com gaiola; Catatreco projeto complementar ao PGCS para recolhimento de bens domésticos inservíveis BDI s, como por exemplo: móveis e eletrodomésticos. A coleta destes materiais é agendada. Fluxograma da coleta seletiva de recicláveis e BDI s.

18 1.7 COLETA E TRANSPORTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E BDI S O gráfico abaixo apresenta o histórico de materiais recicláveis, em toneladas, coletados pela Comurg desde a implantação do programa até o ano de 2017.

19 1.8 MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE ÁREA DE TRANSBORDO DE RESÍDUOS SÓLIDOS O transbordo de resíduos sólidos, consiste no recebimento dos resíduos provenientes da coleta convencional e seu armazenamento temporário em veículos de transferência para posterior encaminhamento à disposição final. Ele é uma solução no gerenciamento de resíduos utilizada para: Evitar atraso nos roteiros de coleta dos resíduos domiciliares, alongando exposição dos resíduos nas ruas; Reduzir o tempo improdutivo da guarnição de trabalhadores parados à espera do retorno do veículo que foi vazar sua carga no aterro; Reduzir os custos com transporte; Aumentar produtividade dos caminhões de coleta, que são veículos especiais e caros.

20 1.8 MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE ÁREA DE TRANSBORDO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Aterro Sanitário de Goiânia Estação de Transbordo

21 1.8 MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE ÁREA DE TRANSBORDO DE RESÍDUOS SÓLIDOS A área onde o transbordo é realizado, conta com dois pavimentos, o de carga e de descarga. Há um desnível entre os dois pavimentos, para que os caminhões de coleta, posicionados na plataforma de descarga, em uma cota mais elevada, façam a descarga dos resíduos do caminhão de coleta diretamente no veículo de transferência, estacionados na plataforma de carga. Cerca de 30% dos resíduos sólidos domiciliares passam pela estação de transbordo antes de serem encaminhados para disposição final no aterro sanitário.

22 1.9 MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS O Aterro Sanitário de Goiânia, administrado pela Prefeitura Municipal, por meio da Comurg, está situado na rodovia GO-060 (saída para Trindade). Sua área total é de m ², onde são as atividades de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos - RSU, a coleta e tratamento de líquido percolado (chorume), captação e queima do biogás e transbordo de resíduos de serviço de saúde - RSS.

23 Apresentamos abaixo fluxograma de operação do aterro sanitário de Goiânia ATMOSFERA PORTARIA DO ATERRO QUEIMA BALANÇA DRENO DE GASES Sistema de captação e queima dos gases Balança DISPOSIÇÃO DOS RSU DRENO DE LÍQUIDO PERCOLADO ESPALHAMENTO DOS RSU MEDIDOR DE VAZÃO Área de descarga dos resíduos COMPACTAÇÃO DOS RSU NAS CÉLULAS ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES - ETE Sistema de tratamento do chorume - ETE COBERTURA DAS CÉLULAS ETE DR. HÉLIO SEIXO DE BRITO - SANEAGO

24 2. LEGISLAÇÕES E REGULAMENTAÇÃO Diversas são as leis que versam sobre a limpeza pública, sejam elas na esfera federal, estadual ou municipal. Destacamos os principais instrumentos legais sobre o assunto seguidos no município de Goiânia. ESFERA ASSUNTO DESTAQUE FEDERAL Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Saneamento Resoluções Conama Elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos, consorciamento intermunicipal, coleta seletiva, logística reversa, responsabilidade compartilhada Elaboração de planos de saneamento, organização, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento ambiental Diretrizes para o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, como: RCC, RSS, recicláveis. Licenciamento ambiental, padrões para o lançamento de efluentes em cursos d'água, entre outras Resoluções Anvisa Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde Diretrizes para o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, como: RCC, RSS, recicláveis, resíduos orgânicos, aterros sanitário

25 2. LEGISLAÇÕES E REGULAMENTAÇÃO ESFERA ASSUNTO DESTAQUE Plano Estadual de Resúduos ESTADUAL Consorciamento intermunicipal Sólidos Plano Municipal de Resúduos Sólidos Código de Posturas Plano Diretor Diretrizes para o gerenciamento dos resíduos sólidos, áreas para disposição final de resíduos, agendas setoriais para a logistica reversa, educação ambiental e cobrança dos serviços Capítulo específico de normas para o acondicionamento e coleta de resíduos sólidos Subproduto que dispõe sobre os resíduos sólidos, como planos, projetos e ações a serem seguidos pelos órgãos setoriais MUNICIPAL Lei dos grandes geradores de resíduos (RSS e RSDO) Responsabilização dos grandes geradores de resíduos domiciliares e de serviço de saúde por todo o gerenciamento dos resíduos por eles gerados Lei das feiras Decreto coleta seletiva Responsabilização dos feirantes pelo acondicionamento dos resíduos por eles gerados Criação do Programa Goiânia Coleta Seletiva Instruções normativas e resoluções internas dos Normas para a gestão dos serviços de limpeza pública órgãos: de limpeza urbana e de meio ambiente

26 3. ORÇAMENTO MUNICIPAL Segundo o Instituto Brasileiro de Administração Municipal IBAM, a limpeza pública consome em média de 7 a 15% do orçamento municipal das cidades brasileiras. Em Goiânia, o percentual destinado a limpeza pública é 3,29%. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento - SNIS CIDADE TOTAL DE HABITANTES DESPESA COM LIMPEZA URBANA PÚBLICO PRIVADO TOTAL DESPESA (R$/HAB/ANO) ORÇAMENTO MUNICIPAL % DESPESA COM LIMPEZA URBANA FORTALEZA , , , ,50 105, ,35 4,50 NATAL , , , ,88 232, ,08 9,91 BELO HORIZONTE , , , ,94 154, ,00 3,16 CAMPINAS , , , ,69 127, ,02 4,17 CURITIBA , , , ,30 123, ,80 3,88 PORTO ALEGRE , , , ,25 196, ,81 5,44 GOIÂNIA , , , ,80 119, ,00 3,29 BRASÍLIA , , , ,57 144, ,00 1,44

27 4. FORMAS DE ARRECADAÇÃO O Município de Goiânia não cobra taxa/tarifa específica para prestar os serviços de limpeza pública. Cobramos apenas, de determinados geradores, o descarte de resíduos sólidos no aterro sanitário. A maioria das cidades brasileiras com características semelhantes a Goiânia custeia os serviços de limpeza pública através da cobrança de uma taxa específica, conforme publicado na pesquisa do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento CIDADE TOTAL DE HABITANTES COBRANÇA DE SERVIÇOS FORTALEZA ,00 Não há taxas NATAL ,00 Taxa específica no mesmo boleto do IPTU BELO HORIZONTE ,00 Taxa específica no mesmo boleto do IPTU CAMPINAS ,00 Taxa específica no mesmo boleto do IPTU CURITIBA ,00 Taxa específica no mesmo boleto do IPTU PORTO ALEGRE ,00 Taxa específica no mesmo boleto do IPTU GOIÂNIA ,00 Não há taxas BRASÍLIA ,00 Taxa específica no mesmo boleto do IPTU

28 5. FISCALIZAÇÃO Em Goiânia a fiscalização dos serviços de limpeza pública é de responsabilidade do órgão ambiental, a Agência Municipal de Meio Ambiente Amma, conforme previsto em seu regimento interno, em seu Art. 36. Art. 36. A Diretoria de Fiscalização Ambiental - DIRFS, é a unidade da Agência Municipal do Meio Ambiente - AMMA, que tem por finalidade programar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à fiscalização e a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, coibindo quaisquer ações/atividades poluidoras ou de degradação ambiental. Parágrafo único. Compete ao Diretor de Fiscalização Ambiental: II - fiscalizar o armazenamento, o acondicionamento, a coleta e a disposição final do lixo de qualquer origem ou natureza; X - coibir a colocação ou o lançamento de lixo, entulhos, material de construção e similares sobre os logradouros públicos;

29 AVANÇOS CONQUISTADOS Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PMGIRS, entregue em março/2016; Criação da Agência Goiana de Regulação ARG, como previsto na Lei nº /2007 que estabelece diretrizes para o saneamento básico, para regular e estabelecer critérios de fiscalização dos serviços de limpeza pública; Implantação da Coleta Seletiva instituída em abril de 2018, realizada porta-aporta e através de PEV s, com a participação dos catadores de materiais recicláveis conforme prevê a PNRS; Criação do Cadastro Técnico para as atividades potencialmente poluidoras; Criação de banco de dados relativos a limpeza pública com o objetivo de subsidiar a adequada gestão dos resíduos e obter indicadores de desempenho dos serviços prestados; A utilização deste banco de dados possibilitou a proposição de nova organização dos serviços de limpeza urbana, conforme segue.

30 NOVA ORGANIZAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA ANTES DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR ATIVIDADE Cada setor era responsável apenas por uma atividade específica. Exemplo: Coleta Orgânica, Remoção, Varrição; Pessoal e equipamento utilizado especificamente para tal atividade; Não havia comunicação efetiva entre os diferentes setores, para melhoria dos demais serviços; Quando da falta de estrutura para a realização do trabalho, equipe ficava ociosa. HOJE COMANDOS/POSTOS OPERACIONAIS (POP S) A cidade foi dividida em 4 regiões (POP s), responsáveis por todas as atividades de limpeza urbana e urbanismo locais; Pessoal e equipamentos disponíveis para atender todas as atividades; Harmonia e sincronismo entre as atividades realizadas; Quando da intercorrência de falta de equipamentos, pessoal é aproveitado em outra atividade.

31 NOVA ORGANIZAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA ANTES DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR ATIVIDADE HOJE COMANDOS/POSTOS OPERACIONAIS (POP S)

32 NOVA ORGANIZAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA OBJETIVOS DA NOVA ORGANIZAÇÃO Mais qualidade nos serviços; Maior eficiência e produtividade na mão de obra; Otimização de equipamentos; Economia; Ganho ambiental; Maior sincronia e harmonia na limpeza urbana.

33 MELHORIAS NA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES/PÚBLICOS Uma pequena diferenciação no horário de entrada dos servidores titulares e reservas proporcionou economia nas horas extras* Redução de mais de 25% no número de horas extras DEZ/16 JUN/17 ECONOMIA MÉDIA DE MAIS DE R$ ,00 POR MÊS

34 AVANÇOS CONQUISTADOS Ecoponto: aproveitando uma área na região norte já utilizada pela população para o descarte inadequado de resíduos, a Comurg está implantando o primeiro Ecoponto do município onde serão recebidos resíduos diversos daqueles encaminhados para coleta convencional.

35 AVANÇOS CONQUISTADOS RESÍDUOS RECEBIDOS NO ECOPONTO RESÍDUO UN. QTD. RCC (tijolo, concreto, terra, etc.) m³ 2 RCC Classe B (recicláveis, latas de tinta vazias e gesso) m³ 2 Materiais recicláveis (papel, plástico, vidro, metal, etc.) - - Pneus Resíduos de poda Bens domésticos inservíveis BDI S Óleo de cozinha usado unidade Até 4 m³ 2 unidade Até 4 - -

36 AVANÇOS CONQUISTADOS Compostagem; O Uso do caminhão triturador, além de gerar economia no numero de viagens utilizadas na remoção de resíduos provenientes de podas e extirpações, gera matéria prima para o processo de compostagem, que juntamente com cascas de arroz e esterco bovino, resultam em um composto orgânico utilizado na produção e manutenção de espécies vegetais nas áreas públicas do município. Área de compostagem no Aterro Sanitário. Caminhão triturador utilizado pela Comurg.

37 DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA Avançamos muito na adequação dos serviços de limpeza pública em Goiânia, porém ainda temos muito para melhorar. Dentre os maiores desafios a serem vencidos estão: Logística reversa; Agendas setoriais foram feitas na época da elaboração do PMGIRS porém precisa avançar para que todos os fabricantes sejam responsáveis pelo seu produto não só até a aquisição por parte do consumidor mas até sua destinação final. Alguns produtos que já possuem a logística reversa institucionalizada: pneus, óleo lubrificante, embalagens de agrotóxico; Consorciamento público - previsão do consórcio da região metropolitana (são 20 municípios) uma vez que não existem mais áreas disponíveis no município para a destinação final de resíduos; Responsabilidade compartilhada envolvendo a educação ambiental (conscientização da população e responsabilidade de consumo). Neste sentido a Comurg realiza um trabalho de orientação à população;

38 DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA Atualmente a Comurg tem uma equipe de orientação que faz um trabalho realizado de porta-a-porta por mais de 50 servidores, auxiliando na fiscalização ambiental, e orientação sobre resíduos sólidos. Orientando e fiscalizando a respeito dos seguintes temas: Conscientização da coleta seletiva; Orientação da forma adequada de acondicionamento de resíduos; Freqüência correta da coleta domiciliar; Emissão de notificações administrativas para destinação adequada de resíduos como entulhos, galhos e outros; Identificação de lotes baldios para autuação da AMMA; Orientação em feiras e eventos; Média mensal de mais de orientações/fiscalizações.

39 DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA Sustentabilidade financeira do sistema de limpeza pública através da implementação de taxa ou tarifa, o que permitirá investimentos e melhorias necessárias; TAXA Aplicáveis para serviços disponibilizados e, não necessariamente utilizados. Deve ser cobrada apenas pelo poder concedente, sendo utilizada para atividade fim a qual foi requerida. Limitações jurídicas a sua cobrança: Dois tributos não podem ter a mesma base de cálculo; O serviço público deve ser específico e divisível. TARIFA Preço público cobrado diretamente pelo concessionário. O Risco da inadimplência recai sobre o concessionário. Limitações jurídicas da cobrança: Aplicáveis para serviços efetivamente utilizados.

40 DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA EM GOIÂNIA Adequação da área de ampliação do aterro sanitário de Goiânia que permitirá a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos do município por aproximadamente 15 anos. ATERRO ATUAL ÁREA 2 AMPLIAÇÃO ÁREA 2 AMPLIAÇÃO ÁREA 1 AMPLIAÇÃO

41 PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA IRIS REZENDE MACHADO - PREFEITO - COMURG DENES PEREIRA ALVES DIRETOR PRESIDENTE ORMANDO JOSÉ PIRES JUNIOR DIRETOR OPERACIONAL

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Análise SWOT Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Implantação de associação de catadores, melhorando a coleta seletiva. Disponibilização de quantidade maior de lixeiras na cidade. Geração de empregos

Leia mais

Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos

Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos Porto Alegre - 2018 A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades e gargalos PANORAMA ATUAL Marco

Leia mais

Gestão de Resíduos: Interface dos Municípios com a Logística Reversa. São Paulo - Maio/2019 Ecomondo Forum 2019 Fórum de Soluções Sustentáveis

Gestão de Resíduos: Interface dos Municípios com a Logística Reversa. São Paulo - Maio/2019 Ecomondo Forum 2019 Fórum de Soluções Sustentáveis Gestão de Resíduos: Interface dos Municípios com a Logística Reversa São Paulo - Maio/2019 Ecomondo Forum 2019 Fórum de Soluções Sustentáveis A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades

Leia mais

Questionário - Levantamento de Dados Municípios do Estado do Tocantins 1. Requisitos Legais / Estudos Específicos

Questionário - Levantamento de Dados Municípios do Estado do Tocantins 1. Requisitos Legais / Estudos Específicos MUNICÍPIO RESPONSÁVEL CONTATO (tel. e e-mail) Questionário - Levantamento de Dados Municípios do Estado do Tocantins 1. Requisitos Legais / Estudos Específicos Existem Planos Setoriais / Planos de Integração

Leia mais

Governança na Gestão de Resíduos Sólidos Painel I. Waste Expo Brasil São Paulo-SP- 2016

Governança na Gestão de Resíduos Sólidos Painel I. Waste Expo Brasil São Paulo-SP- 2016 Governança na Gestão de Resíduos Sólidos Painel I Waste Expo Brasil São Paulo-SP- 2016 A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades e gargalos Marco legal Lei 12.305, de agosto de

Leia mais

Dados sobre manejo de Resíduos Sólidos. Município de Baependi - MG. Sistema Nacional do Manejo de Resíduos Sólidos Ministério das Cidades

Dados sobre manejo de Resíduos Sólidos. Município de Baependi - MG. Sistema Nacional do Manejo de Resíduos Sólidos Ministério das Cidades Dados sobre manejo de Resíduos Sólidos Município de Baependi - MG Sistema Nacional do Manejo de Resíduos Sólidos 2013 Ministério das Cidades 1 - Informações Cadastrais Município: BAEPENDI MG Referência

Leia mais

Arrecadação específica e a sustentabilidade financeira do setor de limpeza urbana

Arrecadação específica e a sustentabilidade financeira do setor de limpeza urbana www.pwc.com.br Arrecadação específica e a sustentabilidade financeira do setor de limpeza urbana (DC1) Uso Interno na - Confidencial Introdução 1 (DC1) (DC1) Uso Uso Interno Interno na na - - Confidencial

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

PNRS /10. 8 Anos da Lei Federal que Define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Logística Reversa, Dificuldades e Perspectivas

PNRS /10. 8 Anos da Lei Federal que Define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Logística Reversa, Dificuldades e Perspectivas PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS MP 8 Anos da Lei Federal que Define a Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS 12305/10 Logística Reversa, Dificuldades e Perspectivas

Leia mais

A importância dos Consórcios Públicos Intermunicipais para a GIRS.

A importância dos Consórcios Públicos Intermunicipais para a GIRS. A importância dos Consórcios Públicos Intermunicipais para a GIRS. 10 Fórum Internacional de Resíduos Sólidos Promoção: Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, Escola Politécnica da UNISINOS Universidade

Leia mais

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 3.1 Instituir programa de coleta seletiva no município. 3.2 Realizar campanhas de sensibilização e educação socioambiental da população acerca da temática dos resíduos sólidos, quanto a importância da

Leia mais

Cenário dos RSU no Município de São Paulo. Fernando Morini TCM/SP

Cenário dos RSU no Município de São Paulo. Fernando Morini TCM/SP Cenário dos RSU no Município de São Paulo Fernando Morini TCM/SP Município de São Paulo 12.176.866 hab. (2018) 32 Sub Prefeituras IDH 0,805 (2010) Receitas realizadas 54 Milhões (2017) 1,33 kg/hab x dia

Leia mais

Avanços e desafios no Manejo de RCC Município de São Paulo

Avanços e desafios no Manejo de RCC Município de São Paulo Oficina de trabalho MANEJO DOS RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO DF Painel 2 Avanços e desafios no Manejo de RCC Município de São Paulo Maria Salete Marreti Brasília A M L U R B A u t o r i d a

Leia mais

Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas CONSIMARES

Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas CONSIMARES Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas CONSIMARES Seminário Soluções Ambientais para Resíduos Sólidos Industriais DESAFIOS PARA SUSTENTABILIDADE RESÍDUOS

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU Prefeitura Municipal Consórcio: de Uruguaiana PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE URUGUAIANA PGIRSU A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 Marco histórico

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 24 de abril de 2014. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Gestão de Resíduos de Construção Civil Plano de Gerenciamento de RCD Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Construção Civil do ponto de vista ambiental LELA CARVALHO Reflexão: De onde vêm os recursos naturais

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM ILHA SOLTEIRA SP

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM ILHA SOLTEIRA SP GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM ILHA SOLTEIRA SP Adriana Antunes Lopes (*) * IFSP campus avançado Ilha Solteira RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Leia mais

DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS Diógenes Del Bel Diretor Presidente Funasa Simpósio de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública 10 / set / 2012 Desafios atuais da gestão de resíduos urbanos

Leia mais

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos GERAÇÃO DE RESÍDUOS Planejamento e Gestão de Resíduos FONTES GERADORAS ORIGEM DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO Domiciliar Comercial Institucional Serviços Públicos (limpeza pública) Serviços de saúde Indústria

Leia mais

4º Painel SANEAMENTO BÁSICO. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos

4º Painel SANEAMENTO BÁSICO. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos 4º Painel SANEAMENTO BÁSICO Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos Engenheira Sanitarista Flávia Vieira Guimarães Orofino Departamento Técnico Companhia Melhoramentos da Capital - COMCAP RESÍDUOS

Leia mais

Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU

Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU Introdução A ABRELPE Treinamento para Operação de Aterros Sanitários Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU ABRELPE: Associação Nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e desde 1996

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 30 de abril de 2014. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010

Leia mais

Itapira. Conferências Municipais de Resíduos Sólidos - Planejamento

Itapira. Conferências Municipais de Resíduos Sólidos - Planejamento Itapira Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305/2010 Aspectos Gerais Itapira CISBRA Área CISBRA 2.576,553 km² Itapira 518,385 km² (20%) Relação Itapira x CISBRA 24% dos habitantes do CISBRA

Leia mais

Planejamento e Gestão de RSU COLETA, TRANSPORTE e TRANSBORDO

Planejamento e Gestão de RSU COLETA, TRANSPORTE e TRANSBORDO Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia - ESA Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Planejamento e Gestão de RSU COLETA, TRANSPORTE e TRANSBORDO 22/6/2016 1 COLETA de LIXO Conceituação:

Leia mais

MÓDULO 2. Prof. Dr. Valdir Schalch

MÓDULO 2. Prof. Dr. Valdir Schalch RESÍDUOS SÓLIDOSS MÓDULO 2 Prof. Dr. Valdir Schalch RESÍDUOS SÓLIDOS S - DEFINIÇÃO... aqueles nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica,

Leia mais

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. Serviços de Limpeza Urbana. de Porto Alegre

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. Serviços de Limpeza Urbana. de Porto Alegre AUDIÊNCIAS PÚBLICAS Serviços de Limpeza Urbana de Porto Alegre 4ª AUDIÊNCIA PÚBLICA 1. Transporte, para o destino final, dos resíduos sólidos urbanos gerados em Porto Alegre 2. Proposta de Instalação de

Leia mais

Descarte de Medicament os. Responsabilidade compartilhada

Descarte de Medicament os. Responsabilidade compartilhada Descarte de Medicament os Responsabilidade compartilhada Descarte de Medicamentos Aspectos gerais Situação atual... No Brasil ainda não se tem uma regulamentação específica no âmbito nacional relacionada

Leia mais

Cobrança pela coleta, destinação e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Cobrança pela coleta, destinação e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Cobrança pela coleta, destinação e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Jacqueline Loures Engenheira Civil Analista de Controle Externo do TCEMG jloures@tce.mg.gov.br Auditoria Operacional na

Leia mais

ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco

ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com RESPONSABILIDADES FASE INTERNA FASE EXTERNA Geração Coleta interna Acondicionamento Armazenamento

Leia mais

Águas de Lindóia. Conferências Municipais de Resíduos Sólidos - Planejamento

Águas de Lindóia. Conferências Municipais de Resíduos Sólidos - Planejamento Águas de Lindóia Aspectos Gerais Águas de Lindóia Relação Águas de Lindóia x CISBRA 7% dos habitantes do CISBRA 7% da pop. urbana do CISBRA 0,3% da pop. rural do CISBRA CISBRA Área CISBRA 2.576,553 km²

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 15 de maio de 2014. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 08 de maio de 2014. EMMAV CAIC 2 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Zilda Maria Faria Veloso Diretora de Ambiente Urbano Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS

Leia mais

COLETA de LIXO. Recolher e transportar resíduos acondicionados e encaminhá-lo:

COLETA de LIXO. Recolher e transportar resíduos acondicionados e encaminhá-lo: COLETA de LIXO Conceituação: Recolher e transportar resíduos acondicionados e encaminhá-lo: 1. A uma estação de transbordo ou 2. À usina de triagem ou 3. Sítio de destinação final. 1 Coleta Deve ser efetuada

Leia mais

Hsa GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos. PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP

Hsa GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos. PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP Hsa 109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Resíduos Sólidos PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP E-mail: wgunther@usp.br Resíduos Sólidos Interrelação: Ambiente Saúde HOMEM MEIO AMBIENTE

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Hewerton Bartoli Presidente

LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Hewerton Bartoli Presidente LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO Hewerton Bartoli Presidente hewerton@abrecon.org.br Panorama da apresentação O que é RCC Legislação e normas evolução Cenário atual

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 S Capacitação de Técnicos e Gestores para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Módulo I Limpeza Urbana e Manejo de

Leia mais

Logística Reversa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº /2010:

Logística Reversa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº /2010: Logística Reversa A Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305/2010: Instrumento de desenvolvimento econômico e social; Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta

Leia mais

Parcerias Público Privadas com a inclusão Socioprodutiva de catadores e a Função Fiscalizatória do Ministério Público

Parcerias Público Privadas com a inclusão Socioprodutiva de catadores e a Função Fiscalizatória do Ministério Público 3º Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Instituto de Zootecnia - 24.08.2017 Parcerias Público Privadas com a inclusão Socioprodutiva de catadores e a Função Fiscalizatória do Ministério Público

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE MONTEIRO-PB

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE MONTEIRO-PB ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE MONTEIRO-PB Alan Max Francisco Neves; Álida Bianca Brito Guedes; Thatiane Amanda da Silva; Larissa Carvalho de Andrade;

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

Contratação de Serviços Públicos

Contratação de Serviços Públicos Contratação de Serviços Públicos MODELOS DE CONTRATAÇÃO I. MODELO CONVENCIONAL DE CONTRATO DE EMPREITADA (LEI 8.666/93) II. MODELO DE CONCESSÃO PÚBLICA (Tradiconal) (LEI 8.987/95) III. MODELO DE PPP (Concessão

Leia mais

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HSA 0109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Sistema de Limpeza Urbana Engo. Francisco Luiz Rodrigues Profa. Dra. Wanda Risso Günther FSP/USP Fatores que influenciam a geração de resíduos nos centros urbanos

Leia mais

MUNICÍPIO DE POTIM -SP

MUNICÍPIO DE POTIM -SP CARTILHA Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos MUNICÍPIO DE POTIM -SP 1 2 1. Introdução Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um instrumento previstos na

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. - Logística Reversa -

AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. - Logística Reversa - AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - Logística Reversa - A POLÍTICA AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA Integração entre o ambiente construído e o ambiente

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS BASE LEGAL - AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS AÇOES DE GESTÃO DE RESÍDUOS - BASE LEGAL Lei nº 11.107/2005 Consórcios Públicos Decreto nº 6017/2007

Leia mais

Planejamento e Gestão de RSU ESTAÇÕES DE TRANSBORDO

Planejamento e Gestão de RSU ESTAÇÕES DE TRANSBORDO Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia - ESA Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Planejamento e Gestão de RSU ESTAÇÕES DE TRANSBORDO Artigo: Transbordo de Resíduos (Rodrigo

Leia mais

Gestão Integrada de Saneamento Ambiental

Gestão Integrada de Saneamento Ambiental Um modelo inovador de gestão integrada O Semasa Autarquia Municipal criada em 1.969 a partir da estrutura do antigo DAE Departamento de Água e Esgoto de Santo André ÁGUA E ESGOTO DRENAGEM GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENGENHEIRO SANITARISTA CARLOS EDSON WALTRICK

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENGENHEIRO SANITARISTA CARLOS EDSON WALTRICK PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENGENHEIRO SANITARISTA CARLOS EDSON WALTRICK QUADRO INTITUCIONAL A Lei Federal de Saneamento Básico aborda o conjunto de serviços de abastecimento público

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

PMGIRS Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Piracicaba HISTÓRICO E RESULTADOS

PMGIRS Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Piracicaba HISTÓRICO E RESULTADOS Prefeitura do Município de Piracicaba Estado de São Paulo Brasil Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente PMGIRS Plano Municipal de Gestão Integrada de em Piracicaba HISTÓRICO E RESULTADOS Celise

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS REDUÇÃO NA FONTE GERADORA RECUPERAÇÃO TRATAMENTO Estratégias como a Minimização de Resíduos é enfatizada,

Leia mais

Dois temas, muitas pautas. Saneamento e meio ambiente

Dois temas, muitas pautas. Saneamento e meio ambiente Dois temas, muitas pautas Saneamento e meio ambiente Saneamento básico, os temas Lei 11.445/07 conceitos, princípios e diretrizes 4 serviços básicos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos

Leia mais

Logística Reversa no Brasil Cenário atual e futuro

Logística Reversa no Brasil Cenário atual e futuro Logística Reversa no Brasil Cenário atual e futuro M.Sc. Elcio Herbst SENAI - IST em Meio Ambiente e Química Política Nacional de Resíduos Sólidos Art. 33º - São obrigados a estruturar e implementar sistemas

Leia mais

DESTINAÇÃO FINAL DE ( RSU ) PROPOSIÇÃO

DESTINAÇÃO FINAL DE ( RSU ) PROPOSIÇÃO DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS S URBANOS ( RSU ) PROPOSIÇÃO DESTINAÇÃO FINAL de RSU Mais de 43% dos resíduos domiciliares coletados (69.560 t/dia) tem destinação final INADEQUADA!!!!! LIXÕES Gastos

Leia mais

PRODUTOS INSERVÍVEIS DO PÓS CONSUMO Encaminhamento para os produtos que no final da vida útil tornam-se resíduos sólidos, devendo retornar a cadeia pr

PRODUTOS INSERVÍVEIS DO PÓS CONSUMO Encaminhamento para os produtos que no final da vida útil tornam-se resíduos sólidos, devendo retornar a cadeia pr POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: principais avanços e gargalos Eng. Quím. Mário Kolberg Soares Junho/2016 PRODUTOS INSERVÍVEIS DO PÓS CONSUMO Encaminhamento para os produtos que no final da vida

Leia mais

Escritório de Sustentabilidade Ambiental COMLURB José Henrique Penido Monteiro

Escritório de Sustentabilidade Ambiental COMLURB José Henrique Penido Monteiro Gestão de Resíduos em Grandes Cidades Propostas para uma Agenda Sustentável OBJETIVOS DA XXXXXX Escritório de Sustentabilidade Ambiental COMLURB José Henrique Penido Monteiro jpenido@web-resol.org Gestão

Leia mais

RSU CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E PANORAMA. Profa. Margarita María Dueñas Orozco

RSU CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E PANORAMA. Profa. Margarita María Dueñas Orozco RSU CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E PANORAMA Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com INTRODUÇÃO Semelhança entre processos de geração de RS num organismo vivo e numa sociedade Fonte: Barros,

Leia mais

ANEXO 1 OBJETIVO 2 ABRANGÊNCIA

ANEXO 1 OBJETIVO 2 ABRANGÊNCIA ANEXO 1 OBJETIVO 1.1 - Estabelecer a metodologia do Sistema Online de Manifesto de Transporte de Resíduos Sistema MTR, de forma a subsidiar o controle dos Resíduos Sólidos gerados, transportados e destinados

Leia mais

AGRADECIMENTOS. Por fim a todos que contribuíram de alguma forma para conclusão desta monografia. Muito obrigado a todos.

AGRADECIMENTOS. Por fim a todos que contribuíram de alguma forma para conclusão desta monografia. Muito obrigado a todos. AGRADECIMENTOS Primeiramente agradeço, a Deus e a minha família, pois foi com a força deles que decide iniciar e finalizar este curso com sabedoria e dedicação para que este e os outros desafios que sugiram

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Curitiba Tem 317 anos Possui cerca de 1.851.215 hab. Área - 432,17 km2 VISTA AÉREA DE CURITIBA ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Leia mais

Gestão e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição ABRECON / Hewerton Bartoli. Belo Horizonte 26 de maio de 2017

Gestão e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição ABRECON / Hewerton Bartoli. Belo Horizonte 26 de maio de 2017 Gestão e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição ABRECON / Hewerton Bartoli Belo Horizonte 26 de maio de 2017 MG PANORAMA DA APRESENTAÇÃO O que é RCC Legislação e normas Evolução Cenário

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO 1. CARACTERÍSTICAS NACIONAIS Brasil - um país de dimensões continentais

Leia mais

Prefeitura Municipal Estância Turística de Paranapanema

Prefeitura Municipal Estância Turística de Paranapanema GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 1.641 DE 07 DE JUNHO DE 2017 ANTONIO H1ROMITI NAKAGAWA, Prefeito Municipal da Estância Turística de Paranapanema, Estado de São Paulo, e no uso das suas atribuições legais;

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS : as responsabilidades de cada Setor

RESÍDUOS SÓLIDOS : as responsabilidades de cada Setor RESÍDUOS SÓLIDOS : as responsabilidades de cada Setor Disposição inadequada de Resíduos Sólidos! Panorama Paulista dos Resíduos Sólidos Urbanos ( RSU ) Resíduos gerados 55.742 t/dia Resíduos coletados

Leia mais

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 469/2015 465/2014 452/2012 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Dispõe sobre os requisitos

Leia mais

Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil

Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil 1 Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil Carlos RV Silva Filho Abril 2017 APNRS e seus Avanços... Geração Total de RSU(t/dia) 225.000 220.000 215.000 210.000 205.000

Leia mais

COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL. 16 de junho de 2015

COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL. 16 de junho de 2015 COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL 16 de junho de 2015 O lixo que sai caro... Matéria divulgada na revista EXAME (jun.15) Três pontos... 1 2 3 É necessário uniformizar

Leia mais

Belo Horizonte, novembro de 2010

Belo Horizonte, novembro de 2010 POLÍTICAS ESTADUAL E NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS José Cláudio Junqueira Ribeiro Belo Horizonte, novembro de 2010 Resíduos sólidos Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades

Leia mais

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Direito ao Meio Ambiente e Proteção do Consumidor Parâmetro

Leia mais

Panorama e Política Nacional de

Panorama e Política Nacional de Panorama e Política Nacional de Resíduos SólidosS Seminário de Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos Regional Sudeste ABES, São Paulo Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Dados

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018 Institui o Programa de Regularização de estruturas voltadas para reciclagem

Leia mais

TECNOLOGIA + RESÍDUOS

TECNOLOGIA + RESÍDUOS TECNOLOGIA + RESÍDUOS O Grupo Seleta forma uma das mais fortes empresas no Brasil no ciclo completo do tratamento de resíduos, da coleta à disposição final. Para isso, conta com a Soma Ambiental e a Kurica

Leia mais

MUDANÇAS. Transformando a realidade dos resíduos sólidos no Distrito Federal Relatório Atividades Kátia Campos Presidente do SLU

MUDANÇAS. Transformando a realidade dos resíduos sólidos no Distrito Federal Relatório Atividades Kátia Campos Presidente do SLU MUDANÇAS Transformando a realidade dos resíduos sólidos no Distrito Federal Relatório Atividades 2017 Kátia Campos Presidente do SLU Dados históricos 1961 Primeira usina de tratamento de lixo e compostagem

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO AÇÃO ADOTADA: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Leia mais

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ VALLEJO, F. M. A. a,*, MONTEIRO, L. P. C. b a. Universidade

Leia mais

Produção e caracterização de resíduos da construção civil

Produção e caracterização de resíduos da construção civil 1 Produção e caracterização de resíduos da construção civil 2 Geração de resíduos RCC Brasil 230 a 760 kg/hab.ano RCC Europa 600 a 918 kg/hab.ano Resíduos domiciliares Europa 390 kg/hab.ano 3 Geração de

Leia mais

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil.

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de 2002. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 LEI:

LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 LEI: LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM. O PREFEITO MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO,

Leia mais

Desafios da Logística Reversa Aspectos Ambientais

Desafios da Logística Reversa Aspectos Ambientais Desafios da Logística Reversa Aspectos Ambientais M.Sc. Elcio Herbst SENAI - IST em Meio Ambiente e Química GERAÇÃO DE RSU NO BRASIL REGIÃO 2016 RSU (t/dia) Norte 12.500 Nordeste 43.355 Centro-Oeste

Leia mais

Seminário Consórcios Públicos

Seminário Consórcios Públicos Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instituto das Águas do Paraná Seminário Consórcios Públicos ABES PR outubro/2011 1 Lei Federal nº 12.305/2010 AGUASPARANÁ LOGÍSTICA REVERSA (Acordos

Leia mais

Módulo Gerenciamento dos Resíduos Sólidos 4.2. Coleta 4.3. Transporte 4.4. Tratamento Exercícios

Módulo Gerenciamento dos Resíduos Sólidos 4.2. Coleta 4.3. Transporte 4.4. Tratamento Exercícios Módulo 4 4.1. Gerenciamento dos Resíduos Sólidos 4.2. Coleta 4.3. Transporte 4.4. Tratamento Exercícios 4.1 Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos é um conjunto

Leia mais

CENÁRIO DOS RSU MINAS GERAIS. Valéria Cristina Gonzaga TCEMG

CENÁRIO DOS RSU MINAS GERAIS. Valéria Cristina Gonzaga TCEMG CENÁRIO DOS RSU MINAS GERAIS Valéria Cristina Gonzaga TCEMG CENÁRIO RSU MINAS GERAIS Objetivo: apresentar situação dos municípios quanto a alguns aspectos da gestão dos RSU: Etapas anteriores à disposição

Leia mais

Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública

Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública LIXÃO DA ESTRUTURAL ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA Eng o Marco Aurélio B. Gonçalves Eng o Gilson Leite Mansur Gestão de Resíduos

Leia mais

P L O Í L TI T CA C A NA N C A I C ON O A N L A L D E D E R E R S E Í S DU D O U S O S SÓ S L Ó I L DO D S O S

P L O Í L TI T CA C A NA N C A I C ON O A N L A L D E D E R E R S E Í S DU D O U S O S SÓ S L Ó I L DO D S O S MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO AÇÃO ADOTADA: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Leia mais

Seminário A Evolução da Limpeza Pública

Seminário A Evolução da Limpeza Pública Seminário A Evolução da Rio de Janeiro Lei 12.305/10 POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Enfim a regulação do Setor de Resíduos Mudança de Paradigma Conceitos Inovadores Centro da discussão mundial,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 Correlações: Alterada pela Resolução nº 469/2015 (altera o inciso II do art. 3º e inclui os 1º e 2º do art.

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS CURITIBA MAIO-2004

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS CURITIBA MAIO-2004 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS CURITIBA MAIO-2004 Curitiba e Região Metropolitana CURITIBA E RMC ATERRO SANITÁRIO DA CAXIMBA HISTÓRICO VISTA AÉREA DO ATERRO SANITÁRIO DA CAXIMBA DISPOSIÇÃO FINAL

Leia mais

2.1.2 Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde.

2.1.2 Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. IT-1318.R-2 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA UNIDADES DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 4.225, de 21 de novembro de 2002. Publicada no DOERJ de

Leia mais

- TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

- TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS APRESENTAÇÃO O presente Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores, assim definidos como pessoas físicas ou jurídicas,

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa. 21 de Setembro de 2018

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa. 21 de Setembro de 2018 Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa 21 de Setembro de 2018 Objetivos da Logística A logística reversa tem 4 motivadores principais por parte do governo: 1. compatibilizar interesses

Leia mais

Aspectos Gerais Sobre os Resíduos Sólidos

Aspectos Gerais Sobre os Resíduos Sólidos 1 º Seminário Sobre Gestão de Resíduos Sólidos APA - Botucatu Aspectos Gerais Sobre os Resíduos Sólidos Prof. Dr. Wellington Cyro de Almeida Leite Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Leia mais

A GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A busca da sustentabilidade ambiental e econômica com responsabilidade social José Henrique Penido Monteiro COMLURB Cia. Municipal de Limpeza

Leia mais