Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )"

Transcrição

1 Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

2 Capacitação Monitores Gramado, RS

3 Capacitação Monitores

4 Organização e funcionalidade O 5s é uma prática desenvolvida no Japão desde a década de 60. Adaptada para algumas Organizações. ONG s Terceiro Setor; CT s Comunidades Terapêuticas; Industrias, Empresas e o Comércio.

5 OBEJETIVOS Melhorar as condições de trabalho; Reduzir desperdícios; Aumentar a produtividade; Melhorar aproveitamento do tempo e espaço físico; Prevenir acidentes; Melhorar a qualidade de vida; Desenvolver criatividade; Melhorar continuamente processos; Melhorar atendimento ao cliente; Reduzir custos; Melhorar a moral dos Colaboradores.

6 5 S Os efeitos dos 5s são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para obtenção do processo educacional de atividade. É um processo educacional que deve ser praticado por todos os níveis da organização e instituição, e qualquer sistema de Qualidade esta fundamentada em EDUCAÇÃO.

7 Senso da Utilização SEIRI Identificar o que é necessário e o que é desnecessário para a atividade prática. Descartar o desnecessário. Em outras palavras, somente aquilo que for essencial deve permanecer no local de trabalho.

8 Como implementar Relacionar e manter todos os materiais, equipamentos, máquinas e papéis necessários ao trabalho, Excluir do ambiente de trabalho, ferramentas, máquinas, equipamentos e papéis desnecessários, Coloque todo o material que não utiliza em local adequado e de fácil localização. Área de descarte. Identifique os materiais usando cores, etiquetas para facilitar a localização, Trate as pessoas com gentileza, mantendo assim ótimo relacionamento no ambiente de trabalho.

9 SEIRI 1º S

10 Benefícios do 1º S Liberação de espaço; Liberação de objetos/material para outros usuários e setores; Redução de desperdícios; Recursos financeiros = Receita.

11 Senso da Organização SEITON Ordenar é idealizar uma disposição adequada para o material de trabalho, que possibilite localizar facilmente as coisas e informações necessárias com rapidez e segurança a qualquer momento. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza.

12 Senso da Organização SEITON

13 Como organizar Dispor de forma organizada uma listagens, de materiais, equipamentos, ferramentas, etc... Colocar tudo o que é necessário para executar o seu trabalho no local certo, em ordem para facilitar o acesso, Incluem-se também nesta ordenação, todos os demais objetos da CT, Nunca esquecer que depois do uso de qualquer material, ferramenta ou produto necessário ao seu trabalho, ele deve voltar para o seu lugar de origem.

14 Seiton 2º S

15 Benefícios do 2º S Rapidez e facilidade na busca de documentos, objetos etc... Redução de acidentes, Redução do tempo perdido, Melhor aparência do ambiente de trabalho. Facilidade na comunicação.

16 Senso da Limpeza SEISO Limpeza é eliminar qualquer tipo de sujeira na área e cumprir um conjunto de ações preventivas, mantendo tudo sempre limpo. Ambiente limpo, não é aquele que mais se limpa, e SIM aquele que menos se suja.

17 Como manter limpo Podemos estar nos perguntando, cadê o pessoal/acolhido responsável da limpeza. Todos são responsáveis por manter o ambiente de trabalho limpo.

18 Como manter limpo Limpar significa também, zelar pelas ferramentas e demais materiais de trabalho, deixando-os sempre em perfeitas condições de uso. Manter o ambiente de trabalho limpo é, uma questão de capricho. Boa aparência, a limpeza e a ordem nas coisas, além de usar uma linguagem correta, são o melhor CARTÃO DE VISITA.

19 Seiso 3º S

20 Benefícios do 3º S Satisfação dos colaboradores, e residentes em trabalhar em ambientes limpos. Motivação. Preservação da imagem da CT junto aos visitantes. Maior equilíbrio físico e mental.

21 Senso de Higiene/Segurança SEIKETSU Manter a Utilização, a Organização e a Limpeza, tendo cuidado para que os estágios alcançados não retrocedam. É a prevenção de condições prejudiciais a Qualidade de vida.

22 Senso de Higiene/Segurança Ter os 3 S s anteriores implantados. Eliminar as fontes de perigo. Manter excelentes condições de higiene física e das dependências comuns a todos. Promover hábitos comportamentais de educação, disciplina, cordialidade etc... Seguir os procedimentos de segurança no trabalho. Ter em mente que o programa 5S s não pode parar. Usar Equipamento de Segurança.

23 Seiketsu 4º S

24 Benefícios do 4º S Manutenção de pontos críticos, sempre em bom estado (áreas comuns); Melhoria da qualidade de vida, e qualidade de realizar; Melhoras no percentual no termino de acolhimento; Segurança no trabalho.

25 Auto Disciplina SHITSUKE Cumprir procedimentos operacionais,éticos e padrões estabelecidos. É respeitar a hierarquia e seguir os princípios de funcionamento da CT e de conduta. Auto - disciplinar-se a fazer tudo isso espontaneamente, é fazer disso um modo de vida. É o momento de conscientização para a execução das tarefas como hábito, sem contudo achar que já está funcionando perfeitamente ou que não há de evoluir.

26 Conquistando a auto-disciplina Auto disciplina é conduta e comportamento pessoal. Gerenciar e utilizar melhor seu tempo, habituarse a ser pontual nos seus compromissos. Não deixar o local de trabalho como era antes. Não permitir que a falta de auto-disciplina prejudique o esforço desenvolvido na busca da Qualidade de total. Ter consciência das responsabilidades, obrigações e direitos pessoais e alheios, É colocar Qualidade no trabalho que se faz. Auto disciplina e colocar em prática o PROGRAMA 5S s.

27 Benefícios do 5º S Cumprimento de procedimentos operacionais. Auto análise e busca de aperfeiçoamento. Incentivo a capacidade criativa. Desenvolver o espírito de equipe.

28 5s Conhecendo a Ferramenta

29 Referência Bibliográficas Programa CTC Qualidade Necessária 5S s Preparando o ambiente para a quallidade. role+da+qualidade+total&oq=campos.+vicente+falconi+controle+d a+qualidade+total&aqs=chrome..69i j0j7&sourceid=chrome& es_sm=122&ie=utf-8 Visualizado dia, 28/09/ visualizado dia, 28/09/15.

30 FÁBIO MORÁSTICO RAMOS - fabio@cruzazul.org.br Skype - fabio.cruzazul Face Fábio Morástico Tel- (47) (47)

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores 1 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática desenvolvida

Leia mais

INTRODUÇÃO A QUALIDADE

INTRODUÇÃO A QUALIDADE INTRODUÇÃO A QUALIDADE Profª Teresa Cristina Castilho Gorayeb - 2011 A P Definir as metas e os meios para atingi-los Treinar e educar o pessoal, e colocar o plano em ação AGIR VERIFICAR PLANEJAR

Leia mais

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte Desvendando o 5S... 2 OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte SEITON - senso de ordenação ou de arrumação SEISO

Leia mais

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços!

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Breve Histórico O Japão evoluiu muito o conceito de qualidade, mas na verdade ela vem da época dos artesãos. A revolução industrial introduziu

Leia mais

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Introdução Filosofia de qualidade originária do Japão Objetivo: elevar a organização a um nível superior de qualidade Japonês Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitshuke Português

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIFEBE Centro Universitário de Brusque Engenharia Civil Construção Civil II SISTEMA DE GESTÃO DA DEFESA CIVIL/SC 300 CASAS QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Diogo Visconti GESTÃO DA QUALIDADE NORMALIZAÇÃO

Leia mais

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Os 5 sensos da qualidade Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Principal objetivo da Técnica dos 5S Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Origens 1 9 5 0 Kaoru Ishikawa Japão Pós-Guerra Também conhecido como Housekeeping... promove uma revolução dentro das empresas Objetivos Melhorar a qualidade

Leia mais

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S VSTREAM.WORDPRESS.PT

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S  VSTREAM.WORDPRESS.PT OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.PT 1 OS 5S Seiri ( 整理 ) Seiton ( 整頓 ) Seiso ( 清掃 ) Seiketsu ( 清潔 ) Shitsuke ( 躾 ) Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso

Leia mais

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade Técnicas e Ferramentas da Qualidade Aula 1 Apresentação da Professora Profa. Rosinda Angela da Silva Organização da Aula Visão geral da área de Qualidade A importância do uso de Ferramentas Qualificação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3 Prof. Fábio Arruda Observação: Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para se obter

Leia mais

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S PROGRAMA 5S 1 PROGRAMA 5S SPEEDY FILM Implementar programas internos de Segurança, Ordem, Limpeza e OPA(Observar, Planejar e Agir) 2 Qual o objetivo do 5S? GRUPO SPEEDY Melhoria no ambiente de trabalho;

Leia mais

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão e otimização da produção Housekeeping 5S Marco Antonio Dantas de Souza MSc. Engenharia de Produção Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 Fonte: www.tpfeurope.com/en_5sinfo.html 2 1 O é uma filosofia

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018 12 Meses 12 Temas Metodologia 5 S SST Setembro de 2018 O que é? ( ) a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza),

Leia mais

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios.

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios. VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S É a porta de entrada para qualquer programa de qualidade; É o ambiente da qualidade; A maior virtude do programa não é alcançada pela maioria das pessoas; O 5S não se

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em:

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em: Responsável: Revisado em: Abrangência/Aplicação Área de Vendas: Todos os cargos. Área Técnica: Todos os cargos. Serviços Compartilhados: Todos os cargos. Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades,

Leia mais

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,

Leia mais

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade.

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade. Definição: Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de manter padrões de organização e limpeza, agilizando atividades diárias e diminuindo tempo e custos. Objetivo: Garantir a continuidade das ações

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Quem são esses Senhores?

Quem são esses Senhores? 5 S Quem são esses Senhores? Vagner Marques Diretor Administrativo e Financeiro I Jornadas Ibéricas de Metrologia e Qualidade - ESCE-IPVC 3 de Junho de 2016 1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2. Conceito 5 S A

Leia mais

5S Aplicação. na Gestão

5S Aplicação. na Gestão 5S Aplicação na Gestão Praticamos?? Metodologia de trabalho 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri utilização, seleção Seiton arumação ão,, ordem Seiso -

Leia mais

Carga Horária : 80 horas

Carga Horária : 80 horas Carga Horária : 80 horas Sumário 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação) 8-

Leia mais

1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação

1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação 1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação O Programa 10 S faz parte de uma proposta da gestão administrativa da Escola Saber. Este conceito resultou de uma evolução dos 5S, concebido no Japão, na década de 50,

Leia mais

OBJETIVOS. O que são os 5 S

OBJETIVOS. O que são os 5 S OBJETIVOS Preparar uma empresa, departamento, bairro, escola, cidade, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. Histórico Concebido por Kaoru Ishikawa; 0 no Japão; Colocar

Leia mais

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 O que é o Programa dos 5s? É um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos

Leia mais

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016 Responsável: Revisado em: 31/10/2016 Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades, regras e procedimentos aos colaboradores na execução das suas atividades profissionais dentro da metodologia do

Leia mais

Porque mudar é preciso!!

Porque mudar é preciso!! 5S Porque mudar é preciso!! COMO SURGIU: Após a Segunda Guerra (1950), o Japão, sem recursos, reuniu engenheiros japoneses e americanos para criar um método de combate ao desperdício Nosso Hospital SEIRI

Leia mais

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Quantas vezes não olhou para sua mesa e pensou: preciso fazer uma arrumação... Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Você pensou no 5s Origens do 5S

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA O instrumento de gestão documental que autoriza a eliminação de documentos públicos ou determina a sua preservação é a TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS,

Leia mais

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I Aula 24 Programa 5S Origem 2 No Japão pós-guerra faltava tudo: Alimentos, roupas, Moradia, trabalhadores, Máquinas, equipamentos, Materiais, métodos de gestão. Não podia

Leia mais

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos Apostila do curso de OS 8S s Administrativos 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação)

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda PROGRAMA 5S Alessandra Cristina Toledo Miranda Realidade e Percepção Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Stefan A. Rohr Patos de Minas MG OBJETIVO Esta aula permite que os alunos implementem o programa de qualidade 5S em uma granja, uma vez que fornece a base teórica para tal. O QUE

Leia mais

Relembrando o conceito da Filosofia 5S

Relembrando o conceito da Filosofia 5S Desvendando o 5S... Relembrando o conceito da Filosofia 5S A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

Leia mais

PROGRAMA 5S. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.

PROGRAMA 5S. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz. Deve-se ter em mente: que não há nada mais difícil de executar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais perigoso de se conduzir, do que iniciar uma nova

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios.

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. PROGRAMA 5S INTRODUÇÃO O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. É fundamentado em 5 regras básicas que promovem intensa mobilização e educação

Leia mais

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise MELHORIA CONTÍNUA 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise Eliminação de desperdícios, otimização do espaço e criação de um ambiente de trabalho agradável. Estes são alguns dos benefícios da

Leia mais

SENAI-PE. Programa 5S

SENAI-PE. Programa 5S Programa 5S 2 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Côrte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antônio Carlos Maranhão de Aguiar Diretor

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA Os fundamentos do 5S e 8S ; Princípios de Gestão

Leia mais

Quem mexeu na minha bagunça? Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida, buscando maior produtividade escolar.

Quem mexeu na minha bagunça? Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida, buscando maior produtividade escolar. Quem mexeu na minha bagunça? Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida, buscando maior produtividade escolar. Celi Gorodeski Piernikarz Psicóloga Marilucia Ramiro Gonçalves Jornalista As autoras

Leia mais

Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação

Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação Benefícios! Quais são? Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação de condições e atos inseguros

Leia mais

CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS

CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS 2 8S é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de oito palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke, Shido,

Leia mais

Objetivos do curso. Durante este curso iremos:

Objetivos do curso. Durante este curso iremos: Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Housekeeping 5S Objetivos do curso Este curso é dirigido a todos

Leia mais

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart Programa 5S Profa. Reane Franco Goulart 1 Real Conceito do Programa 5S Devido ao novo cenário econômico mundial intensificado pela globalização fica mais intenso o código de defesa do consumidor em função

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA.

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 Introdução O entendimento

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento

Leia mais

Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Processo/Programa 8 S Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho O programa 5s ou processo 8`s Começaremos falando sobre os 5S, é uma prática desenvolvida no Japão, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA

Leia mais

Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias

Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias Roteiro da Apresentação Introdução; Objetivos; Fundamentação teórica; Trabalhos

Leia mais

Uma pequena reflexão...

Uma pequena reflexão... Uma pequena reflexão... Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agradável? Não estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou retirar do posto de trabalho? Nosso posto de trabalho está realmente

Leia mais

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina Comissão de Gestão da Qualidade

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização, arrumação, limpeza,

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL A manutenção produtiva total, conhecida pela sigla TPM, que tem origem nas palavras em inglês total productive maintenance. 5 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA

Leia mais

Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade

Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade Instituto de Física de São Carlos Programa de Qualidade e Produtividade Programa IFSC 5S Equipe CGQP Ana Paula Ulian de Araújo Lírio Onofre Batista de Almeida Maria Helena Braga de Carvalho Marilza Aparecida

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS DE EMBALAGEM PARA ANÁLISE EM EMPRESA DO RAMO QUIMICO

ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS DE EMBALAGEM PARA ANÁLISE EM EMPRESA DO RAMO QUIMICO ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS DE EMBALAGEM PARA ANÁLISE EM EMPRESA DO RAMO QUIMICO Antonio Carlos Da Silva Junior (1), Danilo Jose Beraldo De Lima (2), Elielton Silva Pereira (3), Gerson Roque Menezes (4),

Leia mais

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios

Leia mais

Palavras-chave: Programa 5 S. Clima organizacional. Produtividade. 1 INTRODUÇÃO

Palavras-chave: Programa 5 S. Clima organizacional. Produtividade. 1 INTRODUÇÃO Implantação do Programa 5 S em uma Oficina de Chapeação do Extremo Oeste de Santa Catarina Bruna Grutzmann da Silva; Emanuella Scopel; Graziela Pesamosca; Micheli Benisch; Orientadora Dra. Caroline Eliza

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Metodologia 5S Parte 2 Prof. Fábio Arruda A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo, de imediato, maior produtividade, segurança,

Leia mais

Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S

Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S ORDEM E PROGRESSO Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Qualidade de 5S Slide Adaptado Nelson Suga Curso de Pós-Graduação Especialização em Informática UFPR Os cinco sensos 5Ss Objetivos do

Leia mais

KAIZEN. Por que implantar a metodologia 5s?

KAIZEN. Por que implantar a metodologia 5s? 5 S Por que implantar a metodologia 5s? Para isso! 5S Ferramenta de melhoria contínua. Muito comum você perguntar para as pessoas e o 5s? Resposta: Já implementamos o 5s. Ferramenta com ciclos intermináveis

Leia mais

Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem

Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem Qualidade em Farmácia hospitalar Andiara L. F. Neuwiem 10.08.2012 O QUE É QUALIDADE? COMO ALCANÇÁ-LA, BUSCÁ-LA? Qualidade: Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.

Leia mais

PALESTRA SOBRE CUIDADOS COM A HIGIENE: PALESTRA SOBRE METODO DE TEMPO E TEMPERTAURAS

PALESTRA SOBRE CUIDADOS COM A HIGIENE: PALESTRA SOBRE METODO DE TEMPO E TEMPERTAURAS PALESTRA SOBRE CUIDADOS COM A HIGIENE: Melhorar hábitos de higiene. Diminuir índices de contaminação em alimentos PALESTRA SOBRE METODO DE TEMPO E TEMPERTAURAS Importância do controle de tempos e temperaturas.

Leia mais

O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR

O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR O PROGRAMA 5 S Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR SUMÁRIO O PROGRAMA 5 S (PROGRAMA 8 S) O PROGRAMA 8 S IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S MANUTENÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S A EDUCAÇÃO E O 5 S / 8 S CONCLUSÃO

Leia mais

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção TPM. (Total Productive Maintenance): O TPM consiste em um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década

Leia mais

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO JANINI BARBOSA DE SOUZA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS LAGES

Leia mais

PROGRAMA NO AMBIENTE DA QUALIDADE

PROGRAMA NO AMBIENTE DA QUALIDADE PROGRAMA NO AMBIENTE DA QUALIDADE QUALIDADE COMEÇA COM 5S 5S = Filosofia de mudança comportamental baseada em cinco princípios básicos, cujas palavras sinônimas (em Japonês) se pronunciam com o som de

Leia mais

DEPARTAMENTO DA QUALIDADE RAMAL: 9930

DEPARTAMENTO DA QUALIDADE RAMAL: 9930 DEPARTAMENTO DA QUALIDADE RAMAL: 9930 O Programa 8 S originou-se do Programa 5 S, o qual teve início no Japão, na década de 50, a fim de reestruturar as indústrias japonesas que haviam sido devastadas

Leia mais

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN SISTEMA 5S Sâmara Pinto Souza, 3 Período Matrícula: 1011367282 Rio de Janeiro 2011 SISTEMA 5S Trabalho

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade Programa IFSC 5S Instruções para implantação 2ª edição São Carlos 2009 Programa IFSC

Leia mais

Nova Cadeia de Produção de Petróleo e Gás Natual - Volume II Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Nova Cadeia de Produção de Petróleo e Gás Natual - Volume II Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 4067 - Nova Cadeia de Produção de Petróleo e Gás Natual - Volume II Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Diretrizes e Ações 1.1. Diretrizes Estabelecidas... 19 1.1.1. Liderança

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O 5S se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização,

Leia mais

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski Email: ritadecassiagaieski@gmail.com CCQ Círculos de Controle de Qualidade Com o fenômeno da globalização

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: GESTÃO AMBIENTAL: EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CEFET SUSTENTÁVEL

RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: GESTÃO AMBIENTAL: EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CEFET SUSTENTÁVEL Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIPPG Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos COPET RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM PROPRIEDADE RURAL. Palavras-chave: Ferramenta de qualidade, melhoria de ambiente de trabalho, 5 sensos.

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM PROPRIEDADE RURAL. Palavras-chave: Ferramenta de qualidade, melhoria de ambiente de trabalho, 5 sensos. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM PROPRIEDADE RURAL Dionatan Schaefer Lauschner 1 ; Caroline Eliza Mendes 2 Palavras-chave: Ferramenta de qualidade, melhoria de ambiente de trabalho, 5 sensos. INTRODUÇÃO A

Leia mais

Introdução: Sistema da Qualidade Conceito

Introdução: Sistema da Qualidade Conceito 1 5S Introdução: A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades.informações e documentos. A meta é a boa prestação

Leia mais

5S - 5 sensos da qualidade

5S - 5 sensos da qualidade 5S - 5 sensos da qualidade É um processo com cinco grandes passos que ajudam a organizar melhor trabalho. É um programa que busca tornar o dia a dia na empresa mais tranqüilo, através de : cuidados com

Leia mais

PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI PROGRAMA 5 S Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI RESUMO O programa 5s surgiu no Japão, na década de 50. É formado de 5 sensos, que em japonês todos

Leia mais

Projeto: Campanha de Eficiência (conscientização) - Outubro JD Engenharia

Projeto: Campanha de Eficiência (conscientização) - Outubro JD Engenharia Projeto: Campanha de Eficiência (conscientização) - Outubro 2009 JD Engenharia Ampliar relacionamento de parceria, visando a satisfação das partes interessadas. Buscar a melhoria contínua no sistema de

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade Profº Emerson Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br O que é qualidade? O termo qualidade tem sido confundido com luxo, beleza, virtudes, etiquetas, preço alto ou baixo, entre outros. Não que cada um desses

Leia mais

MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010

MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010 MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010 OBJETIVOS Conhecer um pouco do histórico, do conceito e da metodologia do 5S Conhecer

Leia mais

PME 3463 Introdução à Qualidade - T4. Produção Enxuta Grupo - 04

PME 3463 Introdução à Qualidade - T4. Produção Enxuta Grupo - 04 Introdução à Qualidade - T4 Produção Enxuta Grupo - 04 Roteiro da Apresentação 1. Definição 2. Fundamentos 3. Mapeamento da Cadeia de Valor 4. Heijunka 5. KanBan 6. Poka-Yoke 7. Evento Kaizen 8. Gestão

Leia mais

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW Maio/2016 PROGRAMA 5S DA QUALIDADE Equipe da : Alessandro Delmiro José Nascimento Assis Sérgio

Leia mais

Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta

Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta Rodrigues, Roger Antônio. R696t Tópicos integradores : produção enxuta / Roger Antônio Rodrigues. Varginha, 2015. 12 slides : il. colors. Sistema requerido:

Leia mais

Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara

Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado consumidor, coloca as empresas e hospitais em desafio frente aos novos

Leia mais

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA O B J E T I V O S Preparar uma empresa, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ü Melhorar

Leia mais

Princípios de Gestão da Qualidade Programa 5S

Princípios de Gestão da Qualidade Programa 5S Princípios de Gestão da Qualidade Programa 5S O que é Qualidade? 1. Desempenho produto atinge o objetivo pretendido? 2. Confiabilidade qual a frequência de falhas do produto? 3. Durabilidade quanto

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

AUTOR(ES): ISABELA DE LIMA CHIEREGATTO, CLAUDINÉIA DE LIMA, MAIARA CAROLINE BARBOSA ADÃO

AUTOR(ES): ISABELA DE LIMA CHIEREGATTO, CLAUDINÉIA DE LIMA, MAIARA CAROLINE BARBOSA ADÃO TÍTULO: IMPLANTAÇÃO 5S NO ESTOQUE DE UMA EMPRESA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA AUTOR(ES): ISABELA

Leia mais

Identidade Organizacional

Identidade Organizacional Política de Segurança de Alimentos Por ser uma indústria de alimentos, a São José Agroindustrial adota uma política de segurança na produção do açúcar que atende às exigências sanitárias vigentes e preserva

Leia mais

Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG

Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG Estefânia Paula da Silva (1) ; Rafaela Leite das Chagas (1) ; Rodrigo Caetano Costa (2)

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Rita Agosto - 2014 Conteúdo Programático 1. Ferramentas de qualidade 1. Programa 5S qualidade, organização 2. Balanced Score Card (BSC) 1. Organização das informações em diversas ferramentas Introdução

Leia mais

Cada vez mais acredito na aplicação do conceito de massa

Cada vez mais acredito na aplicação do conceito de massa Prefácio Cada vez mais acredito na aplicação do conceito de massa crítica como fundamental para assegurar as condições necessárias à gestão auto-sustentável de uma organização em processo de intervenção

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE

PROGRAMA DE QUALIDADE PROGRAMA DE QUALIDADE PALESTRA NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS Maria Luiza Abrantes São Carlos, 06 de junho de 2011. NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS COMO PERCEBEMOS? COMO AGIMOS A PARTIR DO QUE PERCEBEMOS? COMO RESPONDEMOS

Leia mais

26/05/2019 A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NA CT. O INÍCIO DE TUDO anos atrás

26/05/2019 A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NA CT. O INÍCIO DE TUDO anos atrás A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NA CT O INÍCIO DE TUDO 1997 21 anos atrás 1 ATIVIDADES PRÁTICAS INCLUSIVAS Art. 12- O programa de acolhimento da entidade poderá incluir a realização, dentre outras,

Leia mais

5S s. E se os aventureiros começassem a acumular tudo o que é bugiganga? A bagagem ficaria cada vez mais pesada e difícil de carregar.

5S s. E se os aventureiros começassem a acumular tudo o que é bugiganga? A bagagem ficaria cada vez mais pesada e difícil de carregar. 5S s 1 2 5S s Uma longa aventura exige uma série de equipamentos e materiais, para que o aventureiro possa sobreviver pela trilha e pelas montanhas que está escalando. E esses equipamentos e materiais

Leia mais