MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS"

Transcrição

1 MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS centrohermes.com.br MBA FGV REFERÊNCIA PARA SUA VIDA

2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da formação de administradores qualificados, nas áreas pública e privada. Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação para outras áreas do conhecimento, como Ciências Sociais, Direito, Economia, História e, mais recentemente, Matemática Aplicada, sendo sempre reconhecida pela qualidade e excelência ao produzir e difundir conhecimento. Com atuação também em áreas de Informação e Pesquisa (acadêmica e aplicada), contribuindo para os alicerces de uma economia bem fundamentada, a FGV assumiu o posto de maior centro de conhecimento (Think Tank) da América Latina e está entre os 10 melhores do mundo, ocupando o 9º lugar, segundo o 2016 Global Go To Think Tank Index Report. Com foco nas necessidades específicas de profissionais e empresas, o Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getulio Vargas (FGV IDE) foi criado em 2003 com o objetivo de desenvolver programas de educação executiva que combinam a excelência e tradição das escolas, institutos e centros da FGV com a inovação e a visão prática exigidas pelo mercado. O Instituto é composto pelas seguintes unidades: FGV MANAGEMENT: programa de educação executiva responsável pelos cursos presenciais nos núcleos do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, e uma rede de instituições conveniadas em mais de 100 cidades do Brasil. Além disso, conta com mais de 200 instituições parceiras de ensino superior no mundo; FGV ONLINE: programa de educação a distância; FGV IN COMPANY: programa de cursos customizados para empresas, instituições públicas, universidades corporativas e organizações do terceiro setor.

3 Ascensão Acadêmica na FGV A FGV, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial, criou uma estrutura que visa atender aos diversos per s de pro ssionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma ascensão acadêmica. Possibilitando que os créditos de algumas etapas possam sem eliminados na etapa seguinte em alguns casos. CEO Presidente Vice-Presidente Conselheiro CEO FGV 10 CEO Diretor Geral Superintendente Diretor Gerente Sênior MBA Pleno Ohio University EUA 9 MBA Executivo Global Fase Nacional Brasil/Europa MBA Pleno 8 7 Diretores Gerentes Pós-MBA 6 Supervisor Coordenador Empreendedor Gerente Assessor Gerente Sênior Assessor MBA Executivo Internacional 4 MBA Pós-Graduação Especialização ou MBA Online Pós-Graduação Internacional Pós-Graduação em Administração de Empresas PDE - Programa de Desenvolvimento Executivo (Dupla Certi cação) 5 Certi cações: Pós-Graduação em Administração de Empresas Pré-Requisito: ser graduado Pós-Graduação Internacional (inclui participação no módulo internacional em Miami, nos EUA, com certi cado inerente ao módulo). Pré-Requisito: ter cursado a fase nacional do Pós-Graduação em Administração de Empresas MBA Pós-Graduação Especialização ou MBA Online Pré-Requisito: ser graduado MBA Executivo Internacional (inclui participação no módulo internacional em Ohio, nos EUA, com certi cação inerente ao módulo). Pré-Requisito: ter cursado o MBA Pós-Graduação Especialização da FGV PDE - Programa de Desenvolvimento Executivo Pré-Requisito: ser graduado Pós-MBA Pré-Requisito: ter cursado o MBA Pós-Graduação Especialização, mestrado ou doutorado. MBA Executivo Global Pré-Requisito: ser graduado e ter no mínimo 5 anos de experiência pro ssional relevante. MBA Pleno fase nacional - Certi cado de Extensão (Foudations Courses) emitido pela Ohio University - EUA Pré-Requisito: ter cursado MBA Pós-Graduação Especialização da FGV MBA Pleno - Master of Business Administration (certi cado Ohio University - EUA) Pré-Requisito: ter cursado o MBA Pós-Graduação Especialização da FGV e também a fase nacional do MBA Pleno. 10 CEO FGV (Módulos Internacionais Opcionais)

4 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: OBJETIVOS Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios. Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios. Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar um projeto de carreira. Construir competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto e/ou programa, com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI (Project Management Institute): escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração. PÚBLICO-ALVO Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Lideranças responsáveis por administrar projetos, programas, portfólio e escritório de projetos das mais variadas áreas de atuação, incluindo primeiro, segundo e terceiros setores de nossa economia. Profissionais que têm por missão a implantação de mudanças em suas respectivas organizações. METODOLOGIA DO TCC Estrutura Os alunos deverão realizar, individualmente, o trabalho de conclusão de curso (TCC), seguindo as regras da ABNT/FGV. Tal trabalho deverá ser aplicado à realidade profissional do aluno. O TCC deverá ser constituído de 3 (três) partes: Introdução, corpo do trabalho e conclusão. Orientação A orientação do TCC será definida pelo coordenador acadêmico seguindo o Regulamento do MBA. O professor orientador será indicado, pela FGV, até a data do início da orientação do TCC. Posteriormente, a orientação poderá ser executada na modalidade on-line, onde o orientador poderá fazer uso das ferramentas de comunicação disponíveis no e-class. Critérios de correção Os professores que farão a correção do TCC seguirão os seguintes critérios: Estruturação e formatos de apresentação; desenvolvimento do trabalho e qualidade das pesquisas realizadas; referências e bibliografia; sequência lógica: introdução, desenvolvimento do trabalho e conclusão coerentes com a proposta do trabalho. Prazo de entrega. Prazo e forma de entrega O TCC deverá ser entregue em uma via digital (em CD ou DVD) as folhas de assinaturas deverão ser entregues impressas fisicamente e assinadas, na secretaria acadêmica da unidade. O prazo de entrega será definido de acordo com o quadro sinótico da turma e o regulamento do MBA.

5 Disciplinas do curso: Ética e Sustentabilidade Gerenciamento de Portfólio e PMO Liderança e Motivação Análise de Viabilidade de Projetos Fundamentos de Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Integração em Projetos Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders Gerenciamento da Qualidade em Projetos Gerenciamento de Aquisições em Projetos Gerenciamento de Cronograma de Projetos Gerenciamento de Custos em Projetos Gerenciamento de Escopo em Projetos Gerenciamento de Recursos em Projetos Gerenciamento de Riscos em Projetos Gestão Estratégica Economia Empresarial Negociação e Administração de Con itos Tendência em Gerência de Projetos Conteúdo das disciplinas: Ética e Sustentabilidade - 24 h/a CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas-aula Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desa os éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Gerenciamento de Portfólio e PMO - 24 h/a De nições sobre gerência de Portfólio, ligações do portfólio com a estratégia da empresa, de nições de métricas, identi cação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio. Implantando gerência de portfólio através do escritório de projetos. Conceitos de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papéis do escritório de projetos. Pontos críticos de sucesso. Liderança e Motivação - 24 h/a Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta da liderança. Liderança e sucessão. Análise de Viabilidade de Projetos - 24 h/a Roteiro de Informações para Elaboração e Apresentação de Projetos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira. Planejamento Financeiro Fontes de Financiamento. Fundamentos para Elaboração dos Fluxos de caixa de Projetos.

6 Técnicas de Análise de Projetos: TMA, Payback Simples, Payback Descontado, Valor Presente VP, Valor Presente Líquido VPL, Taxa Interna de retorno TIR, Índice de Lucratividade IL. Projetos Mutuamente Excludentes. Projetos Mutuamente Excludentes com Horizontes de Planejamento Diferentes. Projetos Independentes. Projetos Dependentes. Custo do Capital. Custo Médio Ponderado do Capital CMPC. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos - 24 h/a Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos. Gerenciamento de Integração em Projetos - 24 h/a Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integração. Gerenciamento do conhecimento do projeto Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders do Projeto- 24 h/a Conceitos e importância da Comunicação em projetos. Os processos de gerenciamento. Das comunicações: Planejamento, execução e controle. De nição e importância da identi cação das partes interessadas no projeto. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos. Identi cação, classi cação e análise dos stakeholders do projeto. Processos e técnicas de gerenciamento dos stakeholders. Gerenciamento da Qualidade em Projetos - 24 h/a Gerenciamento da qualidade abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e de nições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade. Gerenciamento de Aquisições em Projetos - 24 h/a O processo de gerenciamento de aquisições em projetos. O planejamento das aquisições no projeto. O instrumento contratual. A condução das aquisições. A administração (controle) e o encerramento das aquisições. Gerenciamento de Cronograma de Projetos - 24 h/a Contexto e importância da administração do tempo dentro do gerenciamento de projetos. De nição de atividades. Sequenciamento de Atividades. Estimativa e nivelamento de Recursos. Estimativa da duração das atividades. Confecção do cronograma do projeto. Técnicas para controle e otimização do cronograma. Introdução à corrente crítica.

7 Gerenciamento de Custos em Projetos - 24 h/a Tipologia de custos em projetos. Custo direto e indireto, xo e variável. Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK : Planejar os custos, estimativa de custos dos recursos, determinação do orçamento e controle de custos. Composição dos custos unitários. Atualização de custos. Gerenciamento do valor agregado (GVA) Earned Value. Análise das variações de custos dos recursos para aplicação de ações corretivas. Gerenciamento de Escopo em Projetos - 24 h/a Conceituação de gerenciamento do escopo do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK. Modelos de documentos: Termo de Abertura, Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto e Dicionário, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos. Gerenciamento de Recursos em Projetos - 24 h/a Contextualização e integração do gerenciamento de recursos do projeto com as demais áreas de gerenciamento e a estratégia da organização. Papéis e responsabilidades no gerenciamento de projetos. Planejamento e gerenciamento dos recursos do projeto. Estimativa e mobilização dos recursos do projeto. Desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Controle dos recursos do projeto. Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK. Gerenciamento de Riscos em Projetos - 24 h/a Riscos de nição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identi cação dos riscos. Análise qualitativa e quantitativa dos riscos. Valor Esperado dos Riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das Reservas. Controle dos riscos. Gestão Estratégica - 24 h/a A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O Balanced Scorecard (BSC). Economia Empresarial - 24 h/a A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e scal e estabilização da economia. Negociação e Administração de Con itos - 24 h/a Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução. Tendências em Gerenciamento de Projetos - 24 h/a Gerenciamento de programas. Metodologias ágeis. Projetos complexos. Design Thinking. Outras tendências em gerenciamento de projetos.

8 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Documentação Obrigatória: 2 (duas) fotos 3X4 I Cópia simples do CPF e RG I Comprovante de residência I Cópia AUTENTICADA do Diploma da Graduação (na falta deste poderemos aceitar TEMPORARIAMENTE a cópia AUTENTICADA da Declaração de Colação de Grau) I Cópia simples do Histórico da Graduação I Formulário de Matrícula devidamente preenchido (será enviado por após pagamento da taxa de inscrição) I Currículo. Condições gerais: O aluno receberá ainda, antes do início de seu curso, o Regulamento Geral FGV Management, Código de Conduta e seu contrato para ser assinado. A efetivação da matrícula apenas se dará com a assinatura que será solicitada em tais documentos. Provas: Para cada disciplina dada, é obrigatória a realização de prova sem consulta que comprove o aproveitamento do aluno na mesma. As provas ocorrem em datas e prazos definidos pelo cronograma e Regulamento Geral. CERTIFICAÇÃO: Ao final do curso será fornecido pela Fundação Getulio Vargas certificado com nível de pós-graduação/especialização apenas aos alunos que tiverem cumprido todas suas obrigações dentro dos prazos e normas da FGV.

9 UNIDADES Unidade Bauru Avenida Getulio Vargas, Loja 9 Bairro Jardim Aeroporto CEP: Bauru - SP - Brasil bauru-fgv@centrohermes.com.br Fone: Unidade Marília Avenida República, 4007 Bairro Castelo Branco CEP: Marília - SP - Brasil bauru-fgv@centrohermes.com.br Fone: Unidade Botucatu Rua Amando de Barros, 1763 Bairro Centro CEP: Botucatu - SP - Brasil botucatu-fgv@centrohermes.com.br Fone: Unidade Sorocaba Rua 28 de Outubro, 250 Bairro Alto da Boa Vista CEP: Sorocaba - SP - Brasil sorocaba-fgv@centrohermes.com.br Fone: Unidade Itu Avenida Plaza, 176 Bairro Jardim Paraíso CEP: Itu - SP - Brasil sorocaba-fgv@centrohermes.com.br Fone: FGV EDUCAÇÃO EXECUTIVA centrohermes.com.br

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS centrohermes.com.br CONVENIADA FORMAÇÃO GERENCIAL FGV FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

MBA EM GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA

MBA EM GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA MBA EM GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA centrohermes.com.br MBA FGV REFERÊNCIA PARA SUA VIDA Ascensão Acadêmica na FGV A FGV, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial, criou uma estrutura

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o

Leia mais

MBA EM GESTÃO: PROJETOS

MBA EM GESTÃO: PROJETOS MBA EM GESTÃO: PROJETOS centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA centrohermes.com.br MBA FGV REFERÊNCIA PARA SUA VIDA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

MBA. em Gestão: Projetos

MBA. em Gestão: Projetos MBA em Gestão: Projetos 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica do Módulo

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS

CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS centrohermes.com.br FGV EDUCAÇÃO EXECUTIVA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: PROJETOS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: PROJETOS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE PROJETOS. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE PROJETOS. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

NEUROBUSINESS. Programa de Formação Avançada FGV EDUCAÇÃO. centrohermes.com.br EXECUTIVA

NEUROBUSINESS. Programa de Formação Avançada FGV EDUCAÇÃO. centrohermes.com.br EXECUTIVA NEUROBUSINESS Programa de Formação Avançada centrohermes.com.br FGV EDUCAÇÃO EXECUTIVA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

A estrutura acadêmica da FGV é composta por Escolas e Institutos, com grande tradição e intensa produção intelectual:

A estrutura acadêmica da FGV é composta por Escolas e Institutos, com grande tradição e intensa produção intelectual: 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE MSc. Universidade Federal Fluminense Professor e Coordenador Acadêmico do curso MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV, desde 1999. Fundador

Leia mais

Série Executiva. em Gestão: Projetos

Série Executiva. em Gestão: Projetos Série Executiva em Gestão: Projetos SÉRIE EXECUTIVA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE MSc. Universidade Federal Fluminense 2. OBJETIVOS DO

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE MSc. Universidade Federal Fluminense 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico

Leia mais

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança MBA em Gestão: Pessoas e Liderança 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT centrohermes.com.br MBA FGV REFERÊNCIA PARA SUA VIDA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PROJETOS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PROJETOS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944,

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS centrohermes.com.br MBA FGV REFERÊNCIA PARA SUA VIDA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais)

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais) MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944,

Leia mais

MBA. em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria

MBA. em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação

Leia mais

MBA. em Gestão: Serviços em Saúde

MBA. em Gestão: Serviços em Saúde MBA em Gestão: Serviços em Saúde 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

MBA. Gestão Empresarial

MBA. Gestão Empresarial MBA Gestão Empresarial 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro 2. APRESENTAÇÃO O MBA em Gestão Empresarial: ênfase em Gerenciamento

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO INDUSTRIAL

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO INDUSTRIAL MBA EXECUTIVO EM GESTÃO INDUSTRIAL centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

MBA GERENCIAMENTO DE PROJETOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA GERENCIAMENTO DE PROJETOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) Segundas e Terças Segundas e Terças das 19h00 às 23h20 Sábados Sábados das

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS centrohermes.com.br É MAIS QUE TEORIA E PRÁTICA. É VOCÊ GESTOR. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

MBA EM: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

MBA EM: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT MBA EM: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE COMERCIAL. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE COMERCIAL. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE COMERCIAL conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

MBA. em Gestão: Comercial

MBA. em Gestão: Comercial MBA em Gestão: Comercial 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica do Módulo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS centrohermes.com.br Sua carreira como gestor começa agora. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover

Leia mais

MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

MBA. em Gestão: Logística e Supply Chain Management

MBA. em Gestão: Logística e Supply Chain Management MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação

Leia mais

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA QUADRO DE DISCIPLINAS * Curso MBA Gestão Estratégica de Negócios Horas-Aula** Módulo I 240 Economia Empresarial 24 Finanças

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

MBA. em Gestão: Projetos

MBA. em Gestão: Projetos MBA em Gestão: Projetos 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica do Módulo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins

Leia mais

MBA. Gerenciamento de Projetos

MBA. Gerenciamento de Projetos MBA Gerenciamento de Projetos SIGA: TMBAGPJ*12_15 1. COORDENAÇÃO Prof. Eng. José Ângelo S. Valle, DSc 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: INDUSTRIAL. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: INDUSTRIAL. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: INDUSTRIAL conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944,

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI Carga horária: 40 horas OBJETIVO O Curso tem por objetivo preparar profissionais de gerenciamento de projetos para realizar o exame de certificação Project

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas e Terças das 19h00

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

MBA. Gerenciamento de Projetos

MBA. Gerenciamento de Projetos MBA Gerenciamento de Projetos SIGA: TMBAGPJ*16_00 1. COORDENAÇÃO Prof. Eng. José Ângelo S. Valle, DSc 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20

Leia mais

MBA. em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais

MBA. em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

MBA. em Gestão: Tecnologia da Informação

MBA. em Gestão: Tecnologia da Informação MBA em Gestão: Tecnologia da Informação m Gestão: 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Tão importante quanto escolher um curso é escolher o lugar certo para estudar. Descubra o que uma graduação certificada FGV pode fazer por você.

Tão importante quanto escolher um curso é escolher o lugar certo para estudar. Descubra o que uma graduação certificada FGV pode fazer por você. Tão importante quanto escolher um curso é escolher o lugar certo para estudar. Descubra o que uma graduação certificada FGV pode fazer por você. SUMÁRIO Qualidade em primeiro lugar A Fundação Getulio

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de complexidade, em qualquer segmento de mercado.

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

MBA. Gestão Estratégica de Pessoas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA. Gestão Estratégica de Pessoas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) Segundas e Terças Segundas e Terças das 19h00 às 23h20 Sábados Sábados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: BUSINESS ANALYTICS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: BUSINESS ANALYTICS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: BUSINESS ANALYTICS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO: LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins

Leia mais

ISNARD MARSHALL JUNIOR

ISNARD MARSHALL JUNIOR 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação do Núcleo Concentração Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE MSc. Universidade Federal

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas Economia Empresarial Finanças Corporativas Gestão Contábil Financeira Gestão de Pessoas Gestão da Qualidade e Processos Gestão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial. Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial. Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2017 Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 JUSTIFICATIVA: Este MBA visa ser o novo MBA em GE que substitui

Leia mais

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança MBA em Gestão: Pessoas e Liderança 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE João Roberto Lorenzett COORDENAÇÃO DA FACULDADE Priscila Basto Fagundes COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Juliana Xavier

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: COMERCIAL. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: COMERCIAL. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: COMERCIAL conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944,

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL 2015

MÓDULO INTERNACIONAL 2015 UNIDADE CIDADE JARDIM WWWIBSEDUBR http://wwweadaedu/es/profesorado/departamentos ASCENSÃO ACADÊMICA A IBS Business School e a Fundação Getulio Vargas cientes de que a educação continuada é uma necessidade

Leia mais

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Marketing

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Marketing MBA em GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Marketing Ingresso 2018 Informações: Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1426 O objetivo desse programa é o de desenvolver

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM NEGÓCIOS

Pós-Graduação em GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM NEGÓCIOS Pós-Graduação em GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM NEGÓCIOS Ingresso março 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós em Gestão de Projetos Tem como objetivo preparar profissionais para desenvolver

Leia mais

Executive Education Ranking 2016 PÓS-MBA

Executive Education Ranking 2016 PÓS-MBA Executive Education Ranking 2016 PÓS-MBA 2017 2018 PÓS-MBA ADVANCED BOARDROOM PROGRAM FOR WOMEN O CURSO O Advanced Boardroom Program for Women ABP-W desenvolve de forma diferenciada e aprofundada, conhecimentos

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EY QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (*) Horas-aula (**) I - Núcleo de Pessoas 1. Comunicação Interpessoal e Aspectos Motivacionais 2. Liderança 3. Negociação II - Núcleo de Controladoria

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Série Executiva. Pessoas e Liderança

Série Executiva. Pessoas e Liderança Série Executiva Pessoas e Liderança SÉRIE EXECUTIVA PESSOAS E LIDERANÇA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profa. ANA LIGIA NUNES FINAMOR Doutora

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de conhecimento e complexidade, em qualquer

Leia mais

Sábados Sábados das 08h00 às 17h40

Sábados Sábados das 08h00 às 17h40 MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Sábados Sábados

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA. Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA. Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1 MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1 OBJETIVOS GERAIS Atualizar e aprofundar conceitos da área de finanças, utilizando

Leia mais