TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO MIKROTIK UTILIZANDO ROTEAMENTO DINÂMICO COM OSPF E AUTENTIÇÃO RADIUS EM NOSSO SISTEMA IXCPROVEDOR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO MIKROTIK UTILIZANDO ROTEAMENTO DINÂMICO COM OSPF E AUTENTIÇÃO RADIUS EM NOSSO SISTEMA IXCPROVEDOR."

Transcrição

1 TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO MIKROTIK UTILIZANDO ROTEAMENTO DINÂMICO COM OSPF E AUTENTIÇÃO RADIUS EM NOSSO SISTEMA IXCPROVEDOR. Neste senário temos um roteador de internet que vai ser nosso gateway do MK1, entre o MK1 e MK2 fecharemos uma vizinhança OSPF para divulgar suas rotas um para o outro, e com isso teremos comunicação com as redes. Criaremos um hotspot no MK1 na interface ether2 com autenticação radius no IXCProvedor para autenticação dos clientes na rede /24, no MK2 criaremos outro hotspot para autenticação dos clientes na rede /24. Entre o MK1 e MK1 utilizamos uma rede /29 que disponibiliza 8 IPs, que é a menor rede para este senário com os 2 roteadores e as 2 bridges wifi Rede MK MK Rádio em bridge wds Rádio em bridge wds disponível disponível broadcast Em um caso com a comunicação direta entre os roteadores ou com servidores podemos usar uma rede /30.

2 Utilizaremos uma porta exclusiva para o IXCProvedor, com uma rede /30 que disponibiliza 4 IPs Rede MK IXCProvedor broadcast Em cada MK temos que configurar o radius para autenticar no IXCProvedor IP O MK1 tem conexão direta com o IP do IXCProvedor, pois estão interligados através de uma rota conectada, mas o MK2 não tem rota para o IP , o que resolve este problema é o protocolo OSPF que vai divulgar essa rota do MK1 para o MK2, e com isso vai ter conexão como se estivesse em bridge, mas com uma grande diferença a rede esta totalmente roteada e com o broadcast fragmentado. Eliminando todos os problemas de uma rede bridge. Em nosso exemplo, estamos usando uma rb750gl que tem 5 portas ethernet que vai ser nosso MK1 e outra rb450g que também tem 5 portas ethernet, utilize a porta 3 para configurar siga detalhadamente este tutorial e seja feliz.

3 Configuração inicial do MK1. Acessando o MK1, abra o winbox clique no botão... Clique em cima do endereço MAC. Clique em no botão Connect. Clique em New Terminal. Digite system reset-configuration tecle enter e confirme com a tecla y.

4 Aguarde o mickotik reiniciar e acesse novamente. Clique em Remove Configuration, para remover as configurações padrões. O MK irá desconectar, conecte novamente. Abra o menu System > Identity e mude a Identity do router, neste exemplo vamos identificar com MK1, esta identificação ficara aparecendo na barra de título do wimbox.

5 Configurando a rede do MK1. Configurar uma interface bridge para a loopback, essa configuração é feita para termos uma interface que não dependa de interface física geralmente usada para o protocolo BGP e OSPF. Abra o menu Bridge, clique no botão + mude o Name para loopback e clique em OK. Configurando os IPs de todas as interfaces do exemplo. Menu IP > Addresses, clique no botão +, configurar o IP da ether /24 que deve ser conectado ao roteador de internet e clique em OK.

6 Clique no botão + novamente, configurar o IP da ether /24 que será configurado o hotspot para os clientes e clique em OK. Clique no botão + novamente, configurar o IP da ether /30 que será conectado diretamente ao IXCProvedor e clique em OK. Clique no botão + novamente, configurar o IP da ether /29 que será conectado a bridge ou diretamente ao MK2 e clique em OK.

7 Clique no botão + novamente, e finalmente configurar o IP da loopback pode ser usado qualquer IP esse endereço também vai ser usado para identificar o protocolo OSPF e clique em OK. Rede configurada.

8 Configurando o hotspot na ether2 do MK1. Menu IP > Hotspot, na aba Servers clique em Hotspot Setup e selecione a ether2 e clique em Next. Nesta tela o setup busca automaticamente o IP e a rede da interface selecionada simplesmente desmarque a opção Masquerade Network, é melhor configurar manualmente o mascaramento faremos isso mais adiante e clique em Next.

9 Nesta tela o setup cria automaticamente um range de IP para servir dinamicamente a os clientes conectados a ether2 mude se achar necessário, geralmente mudamos para o range iniciar do IP 20 para alguns clientes que precisem ficar com IP fixo ou para alguma antena de transmissão com IP fixo. Clique em Next. Nesta tela selecione o certificado geralmente fica none. Clique em Next.

10 Entre com o servidor SMTP ou deixe a opção , e clique em Next. Nesta tela informe o servidor DNS, neste exemplo é o IP do nosso roteador , mas pode ser o DNS do google ou da operadora. Clique em Next.

11 Aqui deve ser informado o endereço do hotspot neste caso se não for configurado nada, para acessar a tela de login manualmente tem que digitar na barra de endereço do navegador o IP do hotspot que neste exemplo é , vamos configurar com login.ixcsoft.com.br ou conectar.meudominio.com, com isso poderemos acessar o hotspot pelo nome e não mais pelo IP. Clique em Next. Nesta tela será solicitado para criar um usuário administrativo informe uma senha segura e clique em Next.

12 Finalizando a configuração passo a passo do hotspot clicando em OK. Ainda no menu IP > Hotspot, na aba servers de 2 cliques em hotspot1, mude o name para algo que identifique que hotspot é esse, neste exemplo mudamos para hs_mk1_ether2 quando o cliente conectar por esse hotspot o IXCProvedor vai armazenar essa informação automaticamente. Mude também o Idle Timeout para 01:00:00 isso significa que vão ser desconectados os clientes com uma hora de inatividade. Clique em OK.

13 Na aba Server Profiles edite o profile do hotspot que estamos configurando neste caso é o hsprof1, clique na aba login marque HTTP PAP e desmarque Cookie. Clique na aba RADIUS. Na aba RADIUS selecione a opção use RADIUS. Clique em OK Para que nosso hotspot funcione ainda precisamos configurar o Gateway(rota default) e o repasse do DNS para os clientes.

14 Menu IP > Routes, clique no botão + informe o Gateway neste exemplo e clique em OK. Menu IP > DNS, clique em Settings e marque a opção Allow Remote Requests e clique em OK.

15 Abra o menu New Terminal digite ping google.com e tecle enter, para testar se temos conectividade com a internet partindo de nosso MK1. Neste roteador que é o principal, e neste exemplo nossos clientes estão configurados com IPs privados temos que mascarar os IPs para eles terem acesso à internet. Menu IP > Firewall, aba address lists clique no botão +, iremos dar um nome para essa lista de endereços, vamos chamar de addr_clientes, como estamos usando o padrão /24 e /24 para os clientes, /30 para o IXCProvedor vamos simplificar e cadastrar a rede /8. Mas nada impede de cadastrar separadamente cada rede, com o mesmo Name addr_clientes.

16 Ainda no menu IP > Firewall, clique na aba Nat, clique no botão +, na aba general iremos selecionar a Chain srcnat, Out. Interface ether1 e clique na aba Advanced. Na aba Advanced em Src. Address List selecione addr_clientes e clique na aba Action.

17 Na aba Action em Action selecione masquerade e clique em Ok. Conecte um computador na ether2 do MK1 aguarde o computador estabelecer a conexão de rede e tente abrir uma página de internet qualquer, e vai ser redirecionado para a página do hotspot.

18 Configurando a conexão com o radius no MK1. Menu Radius, clique no botão +, marque ppp e hotspot em address informe o IP do IXCProvedor, neste exemplo , informe também a senha cadastrada no concentrador no sistema IXCProvedor, que por padrão é ixcrad, altere o Timeout para 3000 essa alteração é muito útil para conexões sem fio que pode ter uma latência maior e o radius tem mais tempo para responder a solicitação. Outra configuração importante é a do protocolo SNMP que serve para o MK trocar informações com o radius evitando que usuários fiquem pendurados no radius. Menu IP > SNMP, clique em SNMP Settings, marque enabled preencha Contact Info com seu nome por exemplo e Lacation com sua cidade. Clique em OK.

19 Outra configuração importante é a do controle de banda, por padrão quando o hotspot autentica por radius, cria uma Queue dinâmica com tipo default-small, e esse tipo é um controle de banda muito agressivo, o ideal é alterar para sfq que é mais razoável o controle. Menu Queues, aba Queue Types, dois cliques em default-small, altere Kind para sfq e clique em OK. Está finalizada a configuração radius podemos testar e ver os resultados. Conecte um computador na porta ether2 do MK1 tente acessar qualquer página. Por padrão já vem cadastrado no IXCProvedor um usuário e senha para testes. Usuário: teste Senha: 123

20 Analisando os resultados no mikrotik. No menu Queues, o hotspot criou dinamicamente uma queue para controlar a velocidade de 2Mb para o usuário teste, essa informação que o usuário teste tem 2Mb o hotspot recebeu do servidor radius(ixcprovedor). No menu IP > Hotspot, aba Active, aqui temos o user teste autenticado em nosso concentrador, mostra informações como tempo conectado(uptime), o tempo que está inoperante(idle time), em qual servidor hotspot está conectado(server).

21 Configurando o protocolo OFPF no MK1. Este protocolo vai criar dinamicamente as rota do MK1 no MK2 e vice versa. Nesta próxima tela, abrimos o menu IP > routes. Primeira rota configurada anteriormente (AS) Ativa e Estática, o Dst. Address /0, é nossa rota default ou seja quando não tiver nenhum outro destino em nossa tabela de rotas envie o pacote para o roteador As outras 5 rotas, (DAC) são rotas Dinâmicas, Ativas e Conectadas, foram criadas dinamicamente quando configuramos o IP nas interfaces, e são conectadas porque estão diretamente configuradas neste roteador. Ex: temos nosso servidor radius(ixcprovedor) conectado na porta ether4 com IP Quando solicitamos login, enviamos um pacote para o roteador MK1 com destino a , o roteador vai verificar em sua tabela de rotas e verifica que tem o destino /30 e então envia o pacote para a porta ether4. Caso não tivesse esse destino /30, que vai ser o caso do MK2 iria mandar o pacote para a rota default /0.

22 Menu Routing > OSPF, aba instances, dois cliques em default, em Router ID informe o IP da loopback neste exemplo , em Redis tribute Default Rute selecione Always (as tope 1), em Redistribute Conecte Routes selecione as type 1, em Redistribute Static Routes selecione as type 1, em Redistribute Other OSPF Routes selecione as type 1. E clique em OK. Com essa configuração identificamos nosso roteador com o IP da loopbak, e vamos divulgar as rotas conectadas as rotas estáticas outras rotas OSPF e também nossa rota default. A diferença entre as type 1 e as type 2, é a prioridade as type 2 as rotas terão mais prioridade que as rotas as type 1, por padrão não interferimos na prioridade das rotas. Agora temos que configurar quais redes queremos fechar vizinhança neste caso nosso vizinho é o MK2, temos que informar a rede que usamos para interligar o MK1 e o MK2 neste exemplo é a rede /29, também temos que informar a rede da loopback.

23 Aba Networks, clique no botão +, em Network informe a rede /29, e clique em OK. Aba Networks, clique no botão +, em Network informe a rede , e clique em OK.

24 Aba Interfaces, verifique que o OSPF reconheceu dinamicamente as interfaces com as redes que informamos na aba networks, não esqueça que para isso a interface tem que estar UP ou conectada, e por padrão o Network Types é broadcast, ou seja vai procurar os vizinhos por broadcast para conexão com cabo 100% é a melhor opção, automaticamente vai aparecer o vizinho na aba Neighbors, isso se o MK2 estiver configurado, mas quando usamos rede sem fio que é o caso deste exemplo temos que mudar essa opção para NBMA(Não Broadcast), e informar o IP do vizinho manualmente na aba NBMA Neighbors. Na aba Interfaces, dois cliques na interface que esta conectada ao vizinho neste caso ether5, clique no botão copy, mude Network Type para nbma e clique em OK.

25 As interfaces devem ficar assim. Na aba NBMA Neighbors, clique no botão +, em Address informe o IP do vizinho, neste exemplo é o IP da ether1 do MK , e clique em OK. Fim da configuração do OSPF no MK1, ainda não está fechada a vizinhança, falta configurar o MK2.

26 Configuração inicial do MK2. Acessando o MK2, abra o winbox clique no botão... Clique em cima do endereço MAC. Clique em no botão Connect. Clique em New Terminal. Digite system reset-configuration tecle enter e confirme com a tecla y.

27 Aguarde o mickotik reiniciar e acesse novamente. Clique em Remove Configuration, para remover as configurações padrões. O MK irá desconectar, conecte novamente. Abra o menu System > Identity e mude a Identity do router, neste exemplo vamos identificar com MK2, esta identificação ficara aparecendo na barra de título do wimbox.

28 Configurando a rede do MK2. Configurar uma interface bridge para a loopback, essa configuração é feita para termos uma interface que não dependa de interface física geralmente usada para o protocolo BGP e OSPF. Abra o menu Bridge, clique no botão + mude o Name para loopback e clique em OK. Configurando os IPs de todas as interfaces do exemplo. Menu IP > Addresses, clique no botão +, configurar o IP da ether /29 que deve ser conectado a bridge ou diretamente roteador MK1 e clique em OK.

29 Clique no botão + novamente, configurar o IP da ether /24 que será configurado o hotspot para os clientes e clique em OK. Clique no botão + novamente, e finalmente configurar o IP da loopback pode ser usado qualquer IP esse endereço também vai ser usado para identificar o protocolo OSPF e clique em OK. Rede configurada.

30 Configurando o protocolo OFPF no MK2. Menu Routing > OSPF, aba instances, dois cliques em default, em Router ID informe o IP da loopback neste exemplo , em Redistribute Connected Routes selecione as type 1, em Redistribute Static Routes selecione as type 1, em Redistribute Other OSPF Routes selecione as type 1. E clique em OK. Com essa configuração identificamos nosso roteador com o IP da loopbak, e vamos divulgar as rotas conectadas as rotas estáticas e outras rotas OSPF. Agora temos que configurar qual redes queremos fechar vizinhança neste caso nosso vizinho é o MK1, temos que informar a rede que usamos para interligar o MK1 e o MK2 neste exemplo é a rede /29, também temos que informar a rede da loopback.

31 Aba Networks, clique no botão +, em Network informe a rede /29, e clique em OK. Aba Networks, clique no botão +, em Network informe a rede , e clique em OK.

32 Aba Interfaces, verifique que o OSPF reconheceu dinamicamente as interfaces com as redes que informamos na aba networks, não esqueça que para isso a interface tem que estar UP ou conectada, e por padrão o Network Types é broadcast, ou seja vai procurar os vizinhos por broadcast para conexão com cabo 100% é a melhor opção, automaticamente vai aparecer o vizinho na aba Neighbors, isso se o MK1 estiver configurado, mas quando usamos rede sem fio que é o caso deste exemplo temos que mudar essa opção para NBMA(Não Broadcast), e informar o IP do vizinho manualmente na aba NBMA Neighbors. Na aba Interfaces, dois cliques na interface que esta conectada ao vizinho neste caso ether1, clique no botão copy, mude Network Type para nbma e clique em OK.

33 As interfaces devem ficar assim. Na aba NBMA Neighbors, clique no botão +, em Address informe o IP do vizinho, neste exemplo é o IP da ether5 do MK , e clique em OK.

34 Agora com o MK1 e MK2 configurados temos a vizinhança entre os dois roteadores, isso pode ser verificado na aba Neighbors No menu IP > Routes, podemos verificar que temos as rotas DAo, que são as rotas recebidas por OSPF, temos a rota default e as rotas conectadas do MK1.

35 Alguns testes, menu New Terminal, ping para a internet e para o IXCProvedor.

36 Configurando o hotspot na ether2 do MK2. Menu IP > Hotspot, na aba Servers clique em Hotspot Setup e selecione a ether2 e clique em Next. Nesta tela o setup busca automaticamente o IP e a rede da interface selecionada simplesmente desmarque a opção Masquerade Network, não é necessário o mascaramento, em uma rede roteada.

37 Neste tela o setup cria automaticamente um range de IP para servir dinamicamente a os clientes conectados a ether2 mude se achar necessário, geralmente mudamos para o range iniciar do IP 20 para alguns clientes que precisem ficar com IP fixo ou para alguma antena de transmissão com IP fixo. Clique em Next. Nesta tela selecione o certificado geralmente fica none. Clique em Next.

38 Entre com o servidor SMTP ou deixe a opção , e clique em Next. Nesta tela informe o servidor DNS, neste exemplo é o IP do nosso MK , mas pode ser o DNS do google ou da operadora. Clique em Next.

39 Aqui deve ser informado o endereço do hotspot neste caso se não for configurado nada, para acessar a tela de login manualmente tem que digitar na barra de endereço do navegador o IP do hotspot que neste exemplo é , vamos configurar com login.ixcsoft.com.br ou conectar.meudominio.com, com isso poderemos acessar o hotspot pelo nome e não mais pelo IP. Clique em Next. Nesta tela será solicitado para criar um usuário administrativo informe uma senha segura e clique em Next.

40 Finalizando a configuração passo a passo do hotspot clicando em OK. Ainda no menu IP > Hotspot, na aba servers de 2 cliques em hotspot1, mude o name para algo que identifique que hotspot é esse, neste exemplo mudamos para hs_mk2_ether2 quando o cliente conectar por esse hotspot o IXCProvedor vai armazenar essa informação automaticamente. Mude também o Idle Timeout para 01:00:00 isso significa que vai ser desconectado os clientes com uma hora de inatividade. Clique em OK.

41 Na aba Server Profiles edite o profile do hotspot que estamos configurando neste caso é o hsprof1, clique na aba login marque HTTP PAP e desmarque Cookie. Clique na aba RADIUS. Na aba RADIUS selecione a opção use RADIUS. Clique em OK Menu IP > DNS, clique em Settings e marque a opção Allow Remote Requests e clique em OK.

42 Configurando a conexão com o radius no MK2. Menu Radius, clique no botão +, marque ppp e hotspot em address informe o IP do IXCProvedor, neste exemplo , informe também a senha cadastrada no concentrador no sistema IXCProvedor, que por padrão é ixcrad, altere o Timeout para 3000 essa alteração é muito útil para conexões sem fio que pode ter uma latência maior e o radius tem mais tempo para responder a solicitação. Outra configuração importante é a do protocolo SNMP que serve para o MK trocar informações com o radius evitando que usuários fiquem pendurados no radius. Menu IP > SNMP, clique em SNMP Settings, marque enabled preencha Contact Info com seu nome por exemplo e Lacation com sua cidade. Clique em OK.

43 Outra configuração importante é a do controle de banda, por padrão quando o hotspot autentica por radius ele cria um Queue dinâmica com tipo default-small, e esse tipo é um controle de banda muito agressivo, o ideal é alterar para sfq que é mais razoável o controle. Menu Queues, aba Queue Types, dois cliques em default-small, altere Kind para sfq e clique em OK. Está finalizada a configuração radius podemos testar e ver os resultados. Conecte um computador na porta ether2 do MK1 tente acessar qualquer página. Por padrão já vem cadastrado no IXCProvedor um usuário e senha para testes. Usuário: teste Senha: 123 E fim.

Instalando o Mikrotik e configurando para usar com modem bridge (Velox) Caso já tenha o sistema instalado pode pular para a parte de configuração.

Instalando o Mikrotik e configurando para usar com modem bridge (Velox) Caso já tenha o sistema instalado pode pular para a parte de configuração. Ola amigo, primeiramente você deverá fazer a configuração seguindo este tutorial. Depois que fizer a configuração você deverá consultar o outro arquivo em PDF para fazer o cadastro de clientes. Instalando

Leia mais

Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750

Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750 Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750 Equipamento compacto e de alto poder de processamento, ideal para ser utilizado em provedores de Internet ou pequenas empresas no gerenciamento de redes e/ou no balanceamento

Leia mais

Tutorial: Autor: Osmar Santos de Souza. Revisado por: Adrielle Fernandes Anschau. Abril, 2011. http://www.spidersofthouse.

Tutorial: Autor: Osmar Santos de Souza. Revisado por: Adrielle Fernandes Anschau. Abril, 2011. http://www.spidersofthouse. Tutorial: Básica do Mikrotik RouterOS Abril, 2011 Autor: Osmar Santos de Souza Revisado por: Adrielle Fernandes Anschau http://www.spidersofthouse.com 67-4063-9436 Instalando o Mikrotik RouterOS Com o

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP 1 INDICE 1. Identifique seu tipo de conexão à internet:... 3 1.1 Como Identificar sua Conexão Banda Larga... 3 1.1.1 Conexão ADSL... 3 1.1.2 Conexão a Cabo... 3

Leia mais

Procedimento para configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimento para configuração de Redirecionamento de Portas 1 Procedimento para configuração de Redirecionamento de Portas 1- Para realizar a configuração de redirecionamento de portas o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do

Leia mais

DSL-500B Configuração modo Router PPPoE

DSL-500B Configuração modo Router PPPoE DSL-500B Configuração modo Router PPPoE 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada

Leia mais

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas 1 Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas O DIR 635 tem duas opções para liberação de portas: Virtual server: A opção Virtual Server permite que você defina uma única porta pública

Leia mais

Configurando 500B (Router) 1. INSTALE SEU MODEM

Configurando 500B (Router) 1. INSTALE SEU MODEM Configurando 500B (Router) A GVT pensa em você, por isso criou um passo a passo que facilita a instalação e configuração do seu modem ADSL DLink 500B. Você mesmo instala e configura, sem a necessidade

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS

Procedimentos para configuração em modo WDS Procedimentos para configuração em modo WDS 1- WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1353 com o outro DAP-1353 de um modo padronizado. Dessa forma pode simplificar a infraestrutura

Leia mais

Acesso Remoto Placas de captura

Acesso Remoto Placas de captura Acesso Remoto Placas de captura 1 instalar o DVR Siga os passos de instalação informados na caixa do produto, após seu perfeito funcionamento vá para próximo passo. 2 Configurá-lo na rede Local O computador

Leia mais

ATENÇÃO. No menu downloads do meu site não existe mais o link para baixar uma iso do Mikrotik. (vc deverá providenciar uma iso em outro lugar).

ATENÇÃO. No menu downloads do meu site não existe mais o link para baixar uma iso do Mikrotik. (vc deverá providenciar uma iso em outro lugar). Provedor de Internet e Serviços - (41) 3673-5879 Servidor Mikrotik Básico ATENÇÃO Por alguns motivos, fui obrigado a mudar algumas coisas no tuto: No menu downloads do meu site não existe mais o link para

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

Tutorial de Atualização de Mikrotik

Tutorial de Atualização de Mikrotik Tutorial de Atualização de Mikrotik Para esse procedimento é necessário que você possua um cabo serial com a seguinte configuração: Após ter o cabo serial pronto é preciso baixar do site da mikrotik.com

Leia mais

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama:

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Este tutorial irá guiá-lo a configurar o Windows Vista para acessar a rede Wi-fi da Faculdade de Educação (fe.unicamp.br). Atenção:

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Router

Procedimento para Configuração de Internet em modo Router Procedimento para Configuração de Internet em modo Router 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Router o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice Manual B.P.S ATA 5xxx Índice 1. Conectando o Adaptador para Telefone Analógico (ATA)...02 2. Configurações básicas...05 2.1 Configuração dos parâmetros de usuário e senha para acessos de banda larga do

Leia mais

Manual. Conhecendo o Roteador WAN

Manual. Conhecendo o Roteador WAN Este manual foi criado para melhor ajuda-lo nas configurações do Roteador KNUP KP-R02. Neste manual iremos apresentar os tipos de configurações possíveis. Para melhor entendimento deste manual é preciso

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 485 (GVT) Rev. 1.0gvt

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 485 (GVT) Rev. 1.0gvt Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 485 (GVT) Rev. 1.0gvt http://www.dslink.com.br/ Observação: As instruções contidas nesse documento, destinam-se a liberar portas de acesso a computadores

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO PFSENSE E UMA REDE INTERNA NO VIRTUALBOX

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO PFSENSE E UMA REDE INTERNA NO VIRTUALBOX TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO PFSENSE E UMA REDE INTERNA NO VIRTUALBOX Abrir o Virtualbox e criar a máquina virtual. Digitar o nome da VM, tipo BSD e versão FreeBSD. O pfsense precisa de no mínimo 128MB de

Leia mais

6.8.3.10 Lab - Configurar o Roteador Sem Fio no Windows XP

6.8.3.10 Lab - Configurar o Roteador Sem Fio no Windows XP IT Essentials 5.0 6.8.3.10 Lab - Configurar o Roteador Sem Fio no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Load Balance / Route Policy (para series Vigor 2860 / Vigor 2925)

Load Balance / Route Policy (para series Vigor 2860 / Vigor 2925) Load Balance / Route Policy (para series Vigor 2860 / Vigor 2925) Route Policy (também conhecido como PBR, policy-based routing) é um recurso que permite configurar estratégias de roteamento. Os pacotes

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

O que é uma rede de computadores?

O que é uma rede de computadores? O que é uma rede de computadores? A rede é a conexão de duas ou mais máquinas com objetivo de compartilhar recursos entre elas. Os recursos compartilhados podem ser: Compartilhamento de conteúdos do disco

Leia mais

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas A opção avançada de Port Forwarding permite que você defina uma única porta pública ou Range de portas em seu roteador para redirecionar a

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router Dynamic IP

Procedimentos para configuração em modo Router Dynamic IP O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

Apple ipad ( ipad Primeira Geração, ipad 2, ou ipad terceira geração)

Apple ipad ( ipad Primeira Geração, ipad 2, ou ipad terceira geração) 1.0 Exigências de Sistema Apple ipad ( ipad Primeira Geração, ipad 2, ou ipad terceira geração) Yamaha M7CL ou LS9 ou CL series Ponto de acesso Wi-Fi ( preferencialmente com 802.11n, 5GHz, embora 2.4GHz

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE MODEM ADSL

CONFIGURAÇÃO DE MODEM ADSL CONFIGURAÇÃO DE MODEM ADSL Para localizar seu modem basta pressionar Ctrl + F, e digitar o modelo ou fabricante. Caso tenha dúvidas quando ao seu usuário e/ou senha de autenticação, entre em contato com

Leia mais

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 260E para acesso via PPPoE Rev. 3.3

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 260E para acesso via PPPoE Rev. 3.3 Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 260E para acesso via PPPoE Rev. 3.3 http://www.dslink.com.br/ Índice Como conectar o modem DSLink 260E ao meu computador?... 3 Configurando o modem como

Leia mais

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens:

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens: Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação. Clique

Leia mais

Gateway TT211S/S+/O/O+/SO/SO+

Gateway TT211S/S+/O/O+/SO/SO+ Guia Rápido de Instalação TT211S/S+/O/O+/SO/SO+ v120511 Índice Introdução 2 Procedimentos para Instalação 2 Conectando o Hardware 2 Configuração Inicial 3 Configuração Network 3 Configuração do DNS (Domain

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router Static IP.

Procedimentos para configuração em modo Router Static IP. O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

Instalando e Configurando o DNS Server

Instalando e Configurando o DNS Server Instalando e Configurando o DNS Server Seg, 27 de Outubro de 2008 18:02 Escrito por Daniel Donda A instalação do serviço DNS no Windows Server 2008 é bem simples e de extrema importância para uma rede.

Leia mais

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rua Coronel Botelho, 64 - Alto da Lapa - CEP: 05088-020 São Paulo - SP - Brasil +55 (11) 3832-6102 PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

Passo a Passo da instalação da VPN

Passo a Passo da instalação da VPN Passo a Passo da instalação da VPN Dividiremos este passo a passo em 4 partes: Requisitos básicos e Instalação Configuração do Servidor e obtendo Certificados Configuração do cliente Testes para saber

Leia mais

Primeiramente, conecte o cabo do seu computador em uma das portas numeradas (LAN) localizado atrás do seu roteador.

Primeiramente, conecte o cabo do seu computador em uma das portas numeradas (LAN) localizado atrás do seu roteador. 1 de 7 22/5/2013 18:48 Home A TP-Link Distribuidores Suporte Contato Suporte Tutoriais Roteador - Série N Completo: WDS - repetidor (Série N) Completo: WDS - repetidor (Série N) WDS (Série N) O WDS é realizado

Leia mais

Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150

Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150 Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150 Para começar a configurar sua rede sem fio, conecte o cabo de rede do seu computador ao roteador em uma porta LAN, e outro cabo do seu modem

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto W-R2000g v1.1 Nº. 003/2010 Referência Configuração do roteador Responsável Leandro Martins Data 23.Abril.2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do roteador C3Tech W-R2000g

Leia mais

2- Instale no seu computador o programa Installation Wizard que você encontra no CD da câmera ou no site http://www.dlink.com.br/suporte.

2- Instale no seu computador o programa Installation Wizard que você encontra no CD da câmera ou no site http://www.dlink.com.br/suporte. Este manual mostra a maneira de configurar as seguintes câmeras IP: DCS-5300, DCS-5300G, DCS-5300W, DCS-6620 e DCS-6620G. Utilizaremos como exemplo a câmera DCS-5300W. 1- Antes de iniciar a configuração

Leia mais

Roteador. Como os cabos devem ser ligados?

Roteador. Como os cabos devem ser ligados? Roteador Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes provendo a comunicação entre computadores

Leia mais

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços - italo@dcc.ufba.br Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia,

Leia mais

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Reflexão Turma S-12-ano lectivo-2010-1011 Formador-João Afonso Formando-Pedro Gonçalves 14 Unidade: 14 Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Instalar o DNS 1. Abra o Servidor Manager Start\Administrative

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

Manual IP Fixo. Figura 1 - NAT Desativo no router linksys e900. Figura 2 - Diagrama Geral

Manual IP Fixo. Figura 1 - NAT Desativo no router linksys e900. Figura 2 - Diagrama Geral Manual IP Fixo Para o cliente da ViaSAT Brasil ter o serviço de IP Fixo e necessário que tenha um router com alguns pré-requisitos, este router terá a única e exclusiva função de gerenciar o IP Fixo do

Leia mais

Como utilizar a central de gerenciamento VPN.

Como utilizar a central de gerenciamento VPN. Como utilizar a central de gerenciamento VPN. Construir conexões VPN entre vários roteadores pode ser uma tarefa demorada. Em cada um dos roteadores há diversos parâmetros que precisam ser sincronizados,

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL

GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL Captive Portal é um programa de computador responsável por controlar

Leia mais

III WTR do POP-BA III Workshop de Tecnologias de Redes Ponto de Presença da RNP na Bahia Instrutor: Ibirisol Fontes Monitores: Jundaí Abdon.

III WTR do POP-BA III Workshop de Tecnologias de Redes Ponto de Presença da RNP na Bahia Instrutor: Ibirisol Fontes Monitores: Jundaí Abdon. III WTR do POP-BA III Workshop de Tecnologias de Redes Ponto de Presença da RNP na Bahia Instrutor: Ibirisol Fontes Monitores: Jundaí Abdon Prática 2 Cenário: Como na prática número 1, temos na figura

Leia mais

W-R2000nl Guia de instalação

W-R2000nl Guia de instalação W-R2000nl Guia de instalação Sumário Introdução...3 Instalação...5 Configurando seu computador...6 Acessando a tela de configurações...7 Configuração de Roteamento...8 Trocando senha de sua rede sem fio...13

Leia mais

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04 Guia de Prática Windows 7 Ubuntu 12.04 Virtual Box e suas interfaces de rede Temos 04 interfaces de rede Cada interface pode operar nos modos: NÃO CONECTADO, que representa o cabo de rede desconectado.

Leia mais

O CD-ROM possui um software de configuração passo a passo para o D810R.

O CD-ROM possui um software de configuração passo a passo para o D810R. GUIA DE CONFIGURAÇÃO Instalação de hardware 1. Conecte o adaptador de energia (incluso) na entrada PWR do modem e ligue-o na tomada de energia. 2. Utilize o cabo Ethernet RJ45 (incluso) para conectar a

Leia mais

Instalação Mesa Virtual 2.0 Impacta

Instalação Mesa Virtual 2.0 Impacta Instalação Mesa Virtual 2.0 Impacta Esse documento descreve os passos necessários para a correta instalação e configuração inicial do software Mesa Virtual 2.0 funcionando com uma central PABX Impacta.

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router PPPOE

Procedimentos para configuração em modo Router PPPOE O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

W-R1000nL Guia de instalação

W-R1000nL Guia de instalação W-R1000nL Guia de instalação 1 Sumário Configurando seu Computador...3 Configuração de Roteamento...4 Configurando repetição de sinal...8 2 Configurando seu Computador Esta configuração pode variar dependendo

Leia mais

WinGate - Passo a passo

WinGate - Passo a passo WinGate - Passo a passo Configurando os Computadores de sua rede Nesta etapa, mostraremos como preparar os computadores de sua rede para a instalação do WinGate. 1ª Parte É necessário que os computadores

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento Procedimento Visão geral Antes de usar a máquina Brother em um ambiente de rede, você precisa instalar o software da Brother e também fazer as configurações de rede TCP/IP apropriadas na própria máquina.

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Uma Rede de Computadores consistem em dois ou mais dispositivos, tais como computadores, impressoras e equipamentos relacionados, os

Leia mais

Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 3320 www.desenvolvedoresdaruma.com.br

Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 3320 www.desenvolvedoresdaruma.com.br Este STK mostrara como instalar e configurar o SiteremoteServer3, para que o mesmo possa gerenciar e monitorar todos os kiosks que tenham o Sitekiosk instalado. Premissas: Possuir um Computador com Windows

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

Guia para configuração PPPoE com Autenticação no modem (Windows)

Guia para configuração PPPoE com Autenticação no modem (Windows) Guia para configuração PPPoE com Autenticação no modem (Windows) Rev. 4.1 http://www.dslink.com.br/ Guia para configuração PPPoE com autenticação no modem Nesse tipo de configuração, a autenticação do

Leia mais

Tuneis PPPoE em Provedores de Internet. Mikrotik User Meeting em Salvador/BA Brasil 11 e 12 de Novembro de 2010

Tuneis PPPoE em Provedores de Internet. Mikrotik User Meeting em Salvador/BA Brasil 11 e 12 de Novembro de 2010 Tuneis PPPoE em Provedores de Internet. Mikrotik User Meeting em Salvador/BA Brasil 11 e 12 de Novembro de 2010 Humberto Filho Graduando em Sistema de Informação; Certificado Mikrotik MTCNA; HiperNET Fundada

Leia mais

http://www.foscam.com.br http://loja.foscam.com.br

http://www.foscam.com.br http://loja.foscam.com.br http://www.foscam.com.br http://loja.foscam.com.br TUTORIAL PARA ACESSO REMOTO/WEB FOSCAM BRASIL Inicialmente defina uma porta (HTTP port) para cada câmera. Acesse as configurações da câmera em for administrator

Leia mais

AULA 7: SERVIDOR DHCP EM WINDOWS SERVER

AULA 7: SERVIDOR DHCP EM WINDOWS SERVER AULA 7: SERVIDOR DHCP EM WINDOWS SERVER Objetivo: Instalar e detalhar o funcionamento de um Servidor de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) no sistema operacional Microsoft Windows 2003 Server.

Leia mais

Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4.

Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4. Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) O NTOP é um programa muito simples de ser instalado e não requer quase nenhuma configuração. Ele é capaz de gerar excelentes gráficos de monitoramento das

Leia mais

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende:

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: 1 1- Para configurar o DPR-1260 conecte um cabo de rede na porta LAN do DPR-1260 até

Leia mais

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Recentemente forma instalados em minha cidade novos laboratórios do pregão 83/2008 mas em nenhum deles os terminais acessavam a rede.

Leia mais

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX Manual do usuário Sumário Introdução... 3! Instalar o SIMET-BOX... 4! Primeiro acesso ao SIMET-BOX... 5! Estado Atual... 7! Visão Geral... 7! Gráficos... 8! Rede... 9! Rede sem fio... 9! Ativar rede sem

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

Compartilhamento de internet usando recursos do Windows XP

Compartilhamento de internet usando recursos do Windows XP Compartilhamento de internet usando recursos do Windows XP Valença-Ba, 17 de outubro de 2010. Identificação IFBA- Campus Valença Curso: Informática subseqüente Disciplina: Redes de Computadores Turma:

Leia mais

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Para usuários de conexão banda larga do tipo PPPoE (autenticação por usuário e senha) Capítulo 1 Conectando-se à Internet Alguns provedores

Leia mais

Esta nota apresenta como definir o SSL VPN no roteador Vigor.

Esta nota apresenta como definir o SSL VPN no roteador Vigor. Como configurar o SSL para VPN Esta nota apresenta como definir o SSL VPN no roteador Vigor. Dividiremos o tutorial em cinco partes: Parte A: Como criar uma conta de SSL. Parte B: Como configurar a segurança

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Configurar modem em modo PPPoE - Avançado. Manual de configuração em modo PPPoE Roteamento do modem TG581n, avançado.

Configurar modem em modo PPPoE - Avançado. Manual de configuração em modo PPPoE Roteamento do modem TG581n, avançado. Configurar modem em modo PPPoE - Avançado Manual de configuração em modo PPPoE Roteamento do modem TG581n, avançado. 1. Com o computador ligado via cabo ao modem, pela porta LAN 1, para acessar a interface

Leia mais

1 Realizando testes de conexão

1 Realizando testes de conexão Manual para Instalação do Terminal de Acesso ao SIAFEM 2006 Última atualização: 16/março/2012 1 Realizando testes de conexão O computador que será usado para acesso ao SIAFEM, deve ter o servidor DNS configurado.

Leia mais

Aula Prática Roteador

Aula Prática Roteador Aula Prática Roteador INTRODUÇÃO Os roteadores são os equipamentos empregados na função de interconexão das redes como, por exemplo, redes IP. Diferentes redes IPs enviam suas informações/tráfego por meio

Leia mais

Considerações a serem feitas antes da implantação.

Considerações a serem feitas antes da implantação. Multi-Loja Objetivo O objetivo deste documento é demonstrar o conceito de Multi-loja utilizando o Sismoura. É uma ferramenta que permite a comunicação entre as empresas, possibilitando assim que a matriz

Leia mais

SERVIDOR HOTSPOT PARA HOTÉIS/POUSADAS - SMARTWEB MANUAL DE OPERAÇÕES

SERVIDOR HOTSPOT PARA HOTÉIS/POUSADAS - SMARTWEB MANUAL DE OPERAÇÕES SERVIDOR HOTSPOT PARA HOTÉIS/POUSADAS - SMARTWEB MANUAL DE OPERAÇÕES O SMARTWEB é um servidor baseado na plataforma Mikrotik que permite o gerenciamento e controle de acessos à internet. Libera acesso

Leia mais

Configurações para utilização de IPv6.

Configurações para utilização de IPv6. Configurações para utilização de IPv6. Devido a escassez de endereços IPv4 muitos países começaram a utilizar o IPv6 para solucionar este problema. Entretanto, para continuar utilizando os recursos do

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Procedimentos para configuração de Filters

Procedimentos para configuração de Filters 1 Procedimentos para configuração de Filters 1- Para realizar o procedimento de configuração de Filters, acesse agora a página de configuração do Roteador. Abra o Internet Explorer e digite na barra de

Leia mais

Configuração de Redirecionamento de Porta. Manual de configuração de redirecionamento de porta do modem TD5130.

Configuração de Redirecionamento de Porta. Manual de configuração de redirecionamento de porta do modem TD5130. Configuração de Redirecionamento de Porta Manual de configuração de redirecionamento de porta do modem TD5130. 1. Com o computador ligado via cabo ao modem, pela porta LAN 1, para acessar a interface web

Leia mais

Guia p/ acesso Rede WiFi

Guia p/ acesso Rede WiFi Guia p/ acesso Rede WiFi Campus VIII Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Franciscarlos Nascimento de Ávila Técnico em Tecnologia da Informação. Rodrigo Franklin

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN Rev 9.2-12/2013 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN... 3 2 Requisitos... 4 3 Configuração do Windows... 5 3.1

Leia mais

Como utilizar o User Management (Gerenciamento de usuários).

Como utilizar o User Management (Gerenciamento de usuários). Como utilizar o User Management (Gerenciamento de usuários). Neste documento iremos demonstrar o uso do User Management em três partes: Parte A. autenticação para acesso à internet. Parte B. autenticação

Leia mais

Procedimentos para configurar o Monitoramento Agendado no D-viewCam

Procedimentos para configurar o Monitoramento Agendado no D-viewCam Procedimentos para configurar o Monitoramento Agendado no D-viewCam 1 Para configurar Monitoramento Agendado no D-viewCam, é necessário que esteja logado como Administrador do Software. 1 2 Abra o D-viewCam

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server.

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Parte I Cadastrando Sites no painel de controle Parte II Criando E-mail Parte III Configurando o Outlook do Cliente Última

Leia mais

Manual básico de instalação MK-AUTH V 4.80 para HOSTSPOT. Por Leandro Cesar Souza E-mail: keepburn@hotmail.com. Usuário do Mk-auth desde a versão 1.

Manual básico de instalação MK-AUTH V 4.80 para HOSTSPOT. Por Leandro Cesar Souza E-mail: keepburn@hotmail.com. Usuário do Mk-auth desde a versão 1. Manual básico de instalação MK-AUTH V 4.80 para HOSTSPOT Por Leandro Cesar Souza E-mail: keepburn@hotmail.com Usuário do Mk-auth desde a versão 1.0 Embora eu não seja muito participativo no fórum. Vejo

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Instalando e Configurando o DNS Server

Instalando e Configurando o DNS Server Instalando e Configurando o DNS Server Seg, 27 de Outubro de 2008 18:02 Escrito por Daniel Donda Tw eetar 0 Like 0 A instalação do serviço DNS no Windows Server 2008 é bem simples e de extrema importancia

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação

Leia mais