Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL COL62.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55 27663COL62."

Transcrição

1

2 A CONQUISTA Códigos Disciplinas Anos Códigos Alfabetização Matemática o ao 3o 27669COL32 Matemática 4o e 5o 27670COL02 Ciências Humanas e da Natureza o ao 3o 27664COL55 Ciências 4o e 5o 27663COL62 Geografia 4o e 5o 27665COL60

3 Sumário Conheça a Coleção Pág. 2 Estrutura do Plano de Curso Pág. 4 Alfabetização Matemática de José Ruy Giovanni Jr. Pág. 6 Ciências Humanas e da Natureza de Leandro Godoy, Marcela Ogo, Liz Andreia Giaretta e Thatiane Pinela Pág. 26

4 LANÇAMENTO UM PROJETO DINÂMICO E COMPLETO PARA TODAS AS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CONHEÇA A ESTRUTURA DO PROJETO DISCIPLINAS VOLUMES / ANOS 4º 5º X X Ciências X X Geografia X X Alfabetização Matemática º 2º 3º X X X Matemática Ciências Humanas e da Natureza X X X Cada agrupamento destacado em azul corresponde a uma adoção, com um código de escolha específico.

5 No projeto A Conquista, a experiência que provou seu sucesso no ensino da Matemática é aplicada também às outras disciplinas do Ensino Fundamental. Sob uma visão contemporânea, com situações alinhadas ao cotidiano dos alunos, o conteúdo da coleção é apresentado de maneira prática e em diferentes formatos, atendendo às necessidades de cada escola. Linguagem clara e objetiva: apresenta o conteúdo de modo a privilegiar o fácil entendimento, tanto de alunos quanto de professores. Visual estimulante: as ilustrações e outros recursos visuais contribuem significativamente para manter a atenção da turma. NÃO É À TOA QUE A OBRA CONQUISTA TANTOS PROFESSORES. E ELES MESMOS CONTAM OS MOTIVOS. Convidamos profissionais da educação a fazer uma análise minuciosa sobre a coleção A Conquista. Confira nas páginas a seguir os diferenciais que eles elegeram como principais.

6 Oferecem conteúdos de modo claro e objetivo e de fácil entendimento tanto para o professor como para o aluno. Sugerem leituras e outras indicações de estudo que complementam o trabalho com os alunos e contribuem para o conhecimento do próprio professor. As ilustrações são dinâmicas e bem distribuídas, atraindo a atenção para o livro e colaborando para a compreensão dos conteúdos abordados. As orientações ao professor auxiliam no planejamento das aulas e na avaliação dos alunos, trazendo subsídios importantes para a prática docente. Introduzem o trabalho com gráficos e as tabelas como fonte de informação e interpretação para variados assuntos e áreas do conhecimento. Trazem atividades diversificadas que promovem uma melhor compreensão das funções sociais dos números e permitem identificar os saberes prévios dos alunos.

7 OS DIFERENCIAIS DOS LIVROS DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS NA DISCIPLINA Apresentam o significado do uso da Matemática no dia a dia por meio de atividades que desafiam as crianças a colocar seu conhecimento em prática. Fazem uso de jogos para o desenvolvimento de diversas habilidades, como o raciocínio lógico, além de proporcionar a interação social entre os alunos. Retomam conceitos trabalhados anteriormente como base para consolidar novos conhecimentos. Abrangem a História da Matemática na Educação até os dias atuais como forma de despertar o prazer pelo aprendizado da disciplina.

8 A obra integrada propicia que as três disciplinas sejam trabalhadas de forma coesa, alinhando os conceitos específicos de cada área. Apresentam a educação inclusiva de forma inovadora, usando o contato com obras de arte para possibilitar a reflexão sobre as igualdades e diferenças entre as pessoas. Os temas abordados estão contextualizados de forma significativa a partir de situações do cotidiano do aluno. As atividades são propostas a partir de situações de letramento com diferentes linguagens, efetivando o compromisso da obra com a demanda da atualidade. Direcionam pesquisas de forma a propiciar o protagonismo do aluno, para que ele possa desenvolver o trabalho proposto autonomamente. Abordam a cidadania a partir da realidade do aluno, possibilitando uma reflexão sobre determinadas atitudes individuais e suas consequências.

9 OS DIFERENCIAIS DOS LIVROS DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS NA DISCIPLINA Propõem um ensino de História voltado para a construção de um conhecimento com respeito a múltiplas abordagens que explicam um mesmo tema ou acontecimento. Apresentam o ensino de Geografia a partir do lugar em que se vive, discutindo mudanças e permanências na paisagem ao longo do tempo. Em Ciências, propiciam atividades em que o aluno pode posicionar-se criticamente diante de temas diversos. Oferecem um ensino não linear, no qual o aluno aprende tanto na interação com o conteúdo quanto na interação com os colegas da classe.

10 Aguçam o interesse dos alunos por meio do levantamento dos conhecimentos prévios, gerando uma predisposição para as discussões que se seguirão. Apresentam textos informativos entremeados por outros gêneros textuais que circulam no cotidiano dos alunos, tornando o conteúdo mais fácil de ser interpretado. Propõem situações de simples resolução a fim de aproximar o aluno das práticas científicas, incentivando o levantamento de hipóteses por meio de questionamentos. Trabalham diferentes gêneros abordando uma mesma temática sob diferentes óticas, possibilitando uma maior compreensão dos temas estudados e a intertextualização. Trazem sugestão de filmes e leituras que enriquecem as aulas aprofundando e contextualizando os conteúdos trabalhados. O Guia de Orientação ao Professor propicia um estudo reflexivo sobre a disciplina, discorrendo sobre situações de ensino.

11 OS DIFERENCIAIS DOS LIVROS DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS NA DISCIPLINA Ajudam na construção do pensamento crítico da turma propondo atividades em que o aluno pode expor sua opinião sobre temas diversos. Proporcionam um importante instrumento para os professores que necessitam ensinar uma disciplina específica, sem ser, muitas vezes, especialista da área. Contêm atividades desenvolvidas em diferentes estratégias que estimulam os alunos, como análise de tabelas, imagens, mapas e gráficos, interpretação de textos e esquemas. Sugerem diferentes recursos como ferramentas pedagógicas: internet, televisão e cinema, artes visuais e literatura, jornais e revistas.

12 As aberturas das unidades apresentam representações artísticas que garantem o levantamento de conhecimento prévio e promovem a sensibilização para o estudo. Proporcionam um estudo do lugar a partir de diferentes representações, como textos imagéticos, plantas e representações cartográficas. A presença de textos informativos com representações gráficas, escalas, legendas e glossário propiciam ao aluno a leitura de diferentes recursos não verbais. Trazem curiosidades pertinentes ao tema abordado, promovendo uma maior reflexão e o aprofundamento dos temas e conceitos estudados. Conceitos como o de localização são trabalhados a partir de diferentes recursos, ajudando no entendimento das diferentes possibilidades para uma mesma questão. Fazem relação de conceitos abstratos com situações do dia a dia do aluno, o que motiva a elaboração do conhecimento científico.

13 OS DIFERENCIAIS DOS LIVROS DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS NA DISCIPLINA Utilizam jogos e brincadeiras infantis como forma de contextualizar conceitos pertinentes à área. Trabalham a cartografia como ferramenta extremamente necessária para a aquisição de saberes que são requisitos para os anos posteriores. Apresentam textos instrucionais paralelamente a trabalhos manuais, integrando as diversificadas áreas do ensino: leitura e escrita, fazer artístico e conceitos da Geografia. Contêm indicação de links para estimular a busca por novos saberes, tanto nas questões abordadas na escola quanto no uso direcionado de novas tecnologias.

14 CONJUNTO DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS FTD COLEÇÕES QUE APOIAM PROFESSORES E ALUNOS NA CONQUISTA DE MELHORES RESULTADOS. Atividades de Resultado esultado Apresentam exercícios da Prova Brasil. Preparam os alunos na prática para as avaliações. Contêm modelos de prova fotocopiáveis. Trazem definições e curiosidades dos indicadores do MEC. EXERCITE AS HABILIDADES DAS PRINCIPAIS AVALIAÇÕES DO PAÍS.

15 Planos de Curso Trazem em detalhes os conteúdos das obras da FTD. Possibilitam trabalhar as habilidades relacionadas por bimestre. Permitem explorar ao máximo os recursos dos livros didáticos. Ajudam na análise do desenvolvimento dos alunos. Guia de Resultados Brasil Apresenta todas as possibilidades das obras da FTD. Contempla Diretrizes Nacionais, Prova Brasil e PNAIC. Indica conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais. Traz exemplos bastante práticos Programa de Formação Continuada Cursos em EAD para atualização profissional de educadores. Tem abordagem autoinstrucional com Plantão de Dúvidas. Conteúdo elaborado por especialistas renomados. Compartilha experiências de professores em exercício. CURSOS CERTIFICADOS EM PARCERIA COM A PUCPR. ACESSE EAD.FTD.COM.BR TODOS OS CONTEÚDOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA EM: FTD.COM.BR

16 PROFESSOR, SEU TRABALHO TEM TODO O NOSSO APOIO E RESPEITO. Preparamos este Plano de Curso que auxiliará você a planejar suas aulas e a explorar ao máximo todos os recursos de seu livro didático. Entenda como utilizá-lo: HABILIDADES Esta seção indica quais tipos de habilidades devem ser trabalhadas com a turma em cada momento do livro, auxiliando o professor na análise do desenvolvimento dos alunos e facilitando a identificação de pontos que necessitem de maior atenção. 4 Planos de Curso Ensino Fundamental I

17 CONTEÚDOS Esta seção contempla todos os conteúdos de cada unidade, fazendo o cruzamento dos temas com as habilidades a serem trabalhadas. Essa indicação oferece um panorama geral do livro, que contribui positivamente no momento de planejar as aulas. Estrutura PÁGINAS Este espaço indica em quais páginas do livro estão apresentados os conteúdos citados. Baixe a versão eletrônica do Plano de Curso e folheie os livros. ftd.com.br Acesse: ftd.com.br 5

18 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA o Vamos começar! Estabelecer maior proximidade com os colegas de classe e o professor, apresentar-se, colocar-se diante do grupo, interagir nas brincadeiras e se relacionar com as atividades propostas. Exploração do material 6, 7 2 Noções de medidas Reconhecer e comparar medidas (maior, menor, mesmo tamanho, tamanhos diferentes, alto, baixo, altura diferente, mesma altura, largo, estreito, grosso, fino, cheio, vazio, curto, comprido). Seriar (do mais comprido para o mais curto, do mais baixo para o mais alto, do mais vazio para o mais cheio). Maior e menor Mesmo tamanho e tamanhos diferentes Alto e baixo Mesma altura e alturas diferentes Estreito e largo Mesma largura e larguras diferentes Grosso e fino Cheio e vazio 8, 9, 2 0, Curto e comprido 8 Baixo e alto 8 6 Planos de Curso Ensino Fundamental I

19 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA o 3 Noções de posição Reconhecer e utilizar as nomenclaturas corretas referentes às posições (à direita, à esquerda, no meio, entre, perto, longe, abaixo, acima, na frente, atrás, em cima, embaixo, ao lado, antes, depois, dentro, fora). Em frente e atrás À direita e à esquerda No meio e entre Em cima e embaixo Acima, abaixo e ao lado Perto e longe Antes e depois Dentro e fora 20 2, 22, Mais perto e mais longe 30 Entre, lado direito e lado esquerdo 3 4 Noções de direção e sentido Desenvolver noções de direção e sentido (para cima, para baixo, no mesmo sentido, sentido contrário). Para cima e para baixo Por cima e por baixo Mesmo sentido e sentido contrário 32, , 36, 37, 38 Acesse: ftd.com.br 7

20 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA o 5 Sólidos geométricos Conhecer os sólidos geométricos, atribuir características pertinentes aos sólidos geométricos (arredondados e não arredondados) e relacionar sólidos geométricos com objetos usados no dia a dia (por exemplo: paralelepípedo e tijolo, cilindro e rolo de papel higiênico, cone e casquinha de sorvete, cubo e dado etc.). Sólidos geométricos: paralelepípedo, pirâmide, prisma, cubo, cone, cilindro e esfera Formas arredondadas e não arredondadas 40, 4, 42, 44, 45, 48 43, 46, 48 6 Figuras geométricas planas Conhecer algumas figuras geométricas planas, como retângulo, quadrado, círculo e triângulo. Utilizar as peças do tangram para criar figuras e estabelecer relação entre os sólidos geométricos e as formas geométricas. Figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo Tangram 50, 5, 52, 53, 54, 55 56, 57, 58 8 Planos de Curso Ensino Fundamental I

21 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 2 o Identificar classificações e classificar utilizando diferentes critérios. Classificação por quantidade, alimento Mais mole e mais doce 60, Classificação Com fruto e sem fruto Classificação por material Mesma forma Pelos, penas e escamas Classificação por meio de transporte 66 Reconhecer e elaborar a sequência de figuras e de eventos. Criação e compreensão de sequências 68, 69, 70, 7, 72, 73 8 Sequências Acesse: ftd.com.br 9

22 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 2 o Reconhecer símbolos e códigos, e estabelecer relação com a função que possuem. Símbolos presentes na sociedade: placas de trânsito, setas, entre outros 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 8 Reconhecer e traçar os números de 0 a 9 usando algarismos, compreender a relação entre número e quantidade e comparar quantidades. Mais e menos Mesma quantidade 82, 83, 84 85, 86 0 Quantos? 9 Símbolos e códigos Números de 0 a 9, traçado, relação número e quantidade 88 a 3 20 Planos de Curso Ensino Fundamental I

23 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3 o Sequência dos números naturais de 0 a 9 Reconhecer a sequência numérica de 0 a 9 e escrever a sucessão dos números naturais de 0 a 9 usando algarismos. Sequência numérica de 0 a 9 Antes e depois Ordem Antecessor e sucessor 4, 6 5 7, 9, 20, 2 7 Compreender que a ideia da adição envolve juntar e acrescentar. Ideia da adição: juntar, acrescentar 22 a 27 Identificar o sinal da adição (+). Sinal da adição (+) 2 Adição Reconhecer e usar a sentença matemática que representa a adição e realizar adições de duas parcelas com somas até 9. Sentença matemática Adição de parcelas com soma até 9 Acesse: ftd.com.br 2

24 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3 o Compreender a relação entre a subtração e as ideias de tirar uma quantidade da outra, comparar e completar quantidades (Quanto falta? Quanto a menos? Quanto a mais?). Ideia da subtração: tirar, comparar quantidade, quanto falta Sinal da subtração (-) 28 a 35 3 Subtração Identificar o sinal da subtração (-), reconhecer e usar a sentença matemática que representa a subtração e efetuar subtrações de duas parcelas com resto menor que 9. Sentença matemática Subtração com resto menor que 9 Ler e registrar os números de 0 a 49 usando algarismos, identificar o valor posicional das dezenas e unidades e decompor os números em dezenas e unidades. Leitura e escrita de números até 20 Valor posicional 36 a 49 4 Depois do 9 Unidade e dezena 22 Planos de Curso Ensino Fundamental I

25 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 4 o Ler e registrar os números de 0 a 49 usando algarismos, identificar o valor posicional das dezenas e unidades e decompor os números em dezenas e unidades. Leitura e escrita de números até 49 Valor posicional 50 a 63 4 Depois do 9 Unidade e dezena Coletar, organizar, ler e interpretar dados em tabelas e gráficos. Coleta de dados 64 a 69 Construção de gráficos e tabelas 5 Tabelas e gráficos Leitura e interpretação de gráficos e tabelas Acesse: ftd.com.br 23

26 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 4 o 6 O que serve para medir? Comparar medidas, realizar medições utilizando unidades de medida não padronizadas. Medidas de comprimento não padronizadas (palmo, passos etc.) 70 a 75 7 Qual é a medida da área? Comparar superfícies e realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas de superfície (azulejos e pisos). Medida de área por meio de medida padrão 76, Planos de Curso Ensino Fundamental I

27 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 4 o 8 Qual é a massa? Reconhecer a balança como um instrumento para medir a massa dos objetos e comparar massas. Utilidade da balança Mais leve e mais pesado Comparação de massas 78 a 8 Observar a capacidade de diferentes recipientes e compará-los. Medidas de capacidade 82 a 85 9 Quanto cabe? Comparação de capacidade em recipientes 20 Que dia é hoje? Que horas são? Identificar a medida de tempo na rotina diária. Iniciar a leitura de relógios de ponteiros e digitais, e de calendários. Medidas de tempo Antes e depois Calendário Relógio , 89 Acesse: ftd.com.br 25

28 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA o Desenvolver habilidades de observação e análise de imagens, especialmente de obras de arte. Semelhanças e diferenças entre as pessoas 0 a 2 Produzir autorretrato. Características físicas 3 a 5 UNIDADE Vamos nos conhecer? 2 Cada pessoa tem um nome Como eu sou Analisar a própria imagem corporal, reconhecendo semelhanças e diferenças em relação ao outro. Perceber que o corpo das crianças é composto das mesmas partes. Construir e reconhecer sua identidade por meio da interação com os colegas, contribuindo para o autoconhecimento e a formação da autoestima. Conhecer a identificação do próprio nome e sua representação escrita. Reconhecer o nome como parte da identidade de cada um. Perceber a importância da certidão de nascimento na vida de todo cidadão. Importância do nome Certidão de nascimento e sua importância na vida das crianças 6 a 20 22, Planos de Curso Ensino Fundamental I

29 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA o UNIDADE Vamos nos conhecer? 4 Cada pessoa é de um jeito 3 De que você gosta? Comparar gostos e preferências das crianças, a fim de perceber semelhanças e diferenças. Reconhecer que as pessoas possuem semelhanças e diferenças entre si. Valorizar as diferenças entre as pessoas. Desenvolver o respeito às diferenças físicas e de personalidade. Compreender que o comportamento, a cultura e outros aspectos também diferenciam as pessoas. Reconhecer diferenças e semelhanças entre crianças que vivem em diferentes partes do mundo. Gostos e preferências de cada um Cada um tem gostos e preferências diferentes Cada um possui uma personalidade Crianças em outras partes do mundo 24 a a a 37 Acesse: ftd.com.br 27

30 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA o Respeitar as diferenças físicas entre as crianças. Identificar regiões e partes do corpo humano. Mapa do corpo Regiões do corpo humano 42 a 45 46, 47 UNIDADE 2 Conhecendo meu corpo Eu e meu corpo 2 De que lado está? Identificar e exercitar os lados direito e esquerdo do corpo de modo consciente. Utilizar o corpo como um referencial espacial. Perceber a participação de diferentes partes do corpo humano em alguns movimentos. Lateralidade tendo o corpo como referência Lateralidade com base em outros referenciais 48 a a Planos de Curso Ensino Fundamental I

31 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA o Conhecer e valorizar cuidados importantes para ter uma vida saudável. Perceber a importância de uma alimentação adequada para nosso corpo. Reconhecer a importância da prática de atividades físicas. Cuidados com o corpo Alimentação Alimentação indígena e a cultura alimentar brasileira 60, 6 62, 63 64, 65 Conhecer e comparar hábitos de higiene do presente e do passado. Atividades físicas 66, 67 UNIDADE 2 Conhecendo meu corpo 3 Cuidados com o corpo humano Respeitar a diversidade étnica e valorizar a cultura indígena. Reconhecer que alguns dos nossos hábitos alimentares, como o de comer mandioca, são influência da cultura indígena. Hábitos de higiene do presente e do passado 68 a 7 Acesse: ftd.com.br 29

32 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 2 o Conhecer o local de abrigo de alguns animais. O abrigo dos animais 78, 79 UNIDADE 3 Meu lugar de morar A casa é nosso abrigo 2 O lado de dentro e o lado de fora da casa Reconhecer a moradia como um lugar de abrigo, proteção e convívio. Desenvolver atitudes de respeito pelas pessoas da família e também de boa convivência. Expressar a relação de afetividade com o lugar onde mora. Reconhecer os diferentes ambientes que, geralmente, compõem uma moradia. Relacionar os objetos aos ambientes da casa. Identificar imagens de objetos ampliados, reduzidos e em tamanho real, tendo como contexto os objetos que existem em uma moradia. Exercitar a representação de objetos em tamanho ampliado e reduzido, desenvolvendo noções elementares de proporção. Perceber que existem diferentes tipos de quintal. Identificar algumas plantas que podem existir em um quintal. A moradia dos seres humanos Convivência com os familiares de nossa moradia Os ambientes da casa Os ambientes do lado de dentro da casa Ampliação e redução de objetos Os ambientes do lado de fora da casa 80, , 85 86, 87 88, a Planos de Curso Ensino Fundamental I

33 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 2 o Desenvolver atitudes de cuidado com os ambientes da moradia. Cuidados com a nossa casa 96 UNIDADE 3 Meu lugar de morar 3 Cuidando bem da nossa casa 4 Tantas casas diferentes... Compreender a importância de manter a casa limpa e organizada. Perceber a importância de cuidar do quintal de nossa casa. Diferenciar os tipos de moradia, como térrea, sobrado e edifício de apartamentos, entre outros. Identificar os diferentes tipos de material utilizado na construção das moradias. Limpeza do quintal As casas são diferentes Materiais de que são construídas as casas 98, 99 00, 0 02, 03 Acesse: ftd.com.br 3

34 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 2 o UNIDADE 3 Meu lugar de morar 5 Transformações de uma moradia Observar as transformações de uma moradia ao longo do tempo. Identificar semelhanças e diferenças entre as moradias indígenas e não indígenas. Transformações promovidas em uma moradia Moradias indígenas 04, 05 06, 07 Respeitar a diversidade de formações familiares existentes. Diferentes formações familiares na atualidade 4, 5 UNIDADE 4 Vida em comum Tipos de família Reconhecer a adoção como uma atitude de amor e valorização do ser humano. Conhecer e refletir sobre alguns direitos da criança. Conhecer o cotidiano e o modo de vida de alguns povos indígenas. Adoção Os direitos das crianças Famílias indígenas 6 8, 9 20 a Planos de Curso Ensino Fundamental I

35 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 2 o 2 Eu ajudo minha família Perceber que colaborar nas tarefas domésticas é uma atitude de respeito pelos familiares. Identificar e praticar atitudes que evitam acidentes domésticos. Reconhecer objetos ou situações que podem trazer riscos de acidentes domésticos. A colaboração nas tarefas domésticas Evitando acidentes domésticos 24 a UNIDADE 4 Vida em comum 3 Famílias no passado Reconhecer que as famílias passaram por modificações ao longo do tempo. Comparar formações familiares do passado e do presente. Perceber as transformações no papel da mulher na família, em diferentes épocas. Investigar a formação da própria família no passado. As famílias no passado Entrevista com um familiar 28 a 30 3 Valorizar o respeito pelos amigos. A convivência com amigos 32, 33 4 Amigos do peito Desenvolver atitudes de respeito pelas pessoas do nosso cotidiano. Estimular atitudes de valorização e respeito pela diversidade. Combater o bullying escolar. A convivência com as pessoas do nosso dia a dia Debate sobre bullying e preconceito por meio de filmes do gênero animação 34, 35 37, 38 Acesse: ftd.com.br 33

36 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Refletir sobre a importância da escola. Conhecimentos adquiridos na escola 42 a 45 UNIDADE 4 Vida em comum UNIDADE 5 Estudar é UNIDADE preciso 3 Meu lugar de morar 2 Nunca é tarde para estudar! O que aprendemos na escola? Reconhecer os conhecimentos adquiridos na escola. Discutir a importância e a função das escolas. Conhecer e valorizar a educação para jovens e adultos. Refletir sobre as consequências do analfabetismo na vida de um adulto que não pôde estudar quando criança. Valorizar os estudos como fator que amplia e facilita o exercício da cidadania. Coletar e registrar informações numéricas por meio de representação gráfica simples. O problema do analfabetismo e o direito de estudar Coleta e representação de informação por meio de gráficos simples 46 a Planos de Curso Ensino Fundamental I

37 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Conhecer noções de simultaneidade. Rotina escolar e simultaneidade 50, 5 UNIDADE 5 Estudar é preciso 3 É hora de ir para a escola 4 Diferentes tipos de escola Identificar os dias em que a criança vai à escola, assim como o período do dia em que estuda. Identificar e compreender o início e o fim de cada período do dia. Identificar atividades realizadas nos diferentes períodos do dia. Analisar e confeccionar uma linha do tempo sobre as atividades diárias. Perceber que existem diferentes tipos de escola. Identificar os ambientes da escola. Conhecer como são as escolas indígenas. Conhecer outras formas de aprendizagem das crianças indígenas fora do ambiente escolar. Identificar diferentes componentes do ambiente escolar e de seus arredores por meio da visão, do olfato e da audição. Períodos do dia (manhã, tarde e noite) Linha do tempo das atividades diárias de uma criança Diferentes tipos de escola Os diferentes espaços da escola Escolas indígenas 52, a 57 58, 59 6 a 63 64, 65 Acesse: ftd.com.br 35

38 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Verificar como eram as escolas no passado. Escolas no passado 66 a 68 UNIDADE 3 5 Meu Estudar lugar é de preciso morar 5 Escolas em diferentes épocas Valorizar o espaço museológico como lugar de preservação da memória e do patrimônio histórico e artístico nacional. Reconhecer a importância de visitas a museus (presenciais ou virtuais) no processo de aprendizagem. UNIDADE 6 UNIDADE A sala 4 de Vida aula em em comum que eu estudo Momentos na sala de aula Identificar atividades realizadas na sala de aula. Representar a atividade preferida realizada em sala de aula. Atividades realizadas na sala de aula 74, Planos de Curso Ensino Fundamental I

39 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Identificar materiais escolares e sua função. Materiais escolares 76, 77 UNIDADE 6 A sala de aula em que eu estudo 2 Lápis, borracha e papel 3 Os objetos da sala de aula mudaram muito! Identificar objetos que fazem parte do ambiente de sala de aula. Identificar os diferentes materiais que compõem os objetos. Classificar os objetos com base nos materiais de que são feitos. Observar e reconhecer objetos a partir de pontos de vista diferentes (frontal, oblíquo e vertical). Conhecer alguns materiais escolares utilizados no passado. Perceber mudanças e permanências entre os materiais escolares do passado e os da atualidade. Os objetos da sala de aula Materiais de que são feitos os objetos Objetos vistos de diferentes pontos de vista Materiais escolares do passado e do presente 78, 79 80, 8 84, a 89 Acesse: ftd.com.br 37

40 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Observar salas de aula com diferentes organizações espaciais. Diferentes maneiras de organizar o espaço da sala de aula 90, 9 UNIDADE 4 Vida em comum UNIDADE 6 Estudar é UNIDADE preciso 3 Meu lugar de morar 5 Cuidando bem da sala de aula 4 Salas de aula diferentes! Relacionar representações de diferentes organizações de sala de aula comparando fotografias e plantas. Desenvolver noções elementares de proporção. Confeccionar maquete da sala de aula utilizando sucata. Elaborar planta simples da sala de aula. Desenvolver atitudes de limpeza e organização com o ambiente da sala de aula. Identificar a maneira correta de utilizar mochilas escolares. Reconhecer atitudes de cuidado com a saúde. Maquete da sala de aula Planta da sala de aula Cuidados para transformar a sala de aula em um lugar mais agradável As mochilas e a saúde 92, 93 94, 95 96, 97 98, Planos de Curso Ensino Fundamental I

41 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Reconhecer os componentes do ambiente (ar, água, solo, luz e calor solar e seres vivos) nos caminhos. Componentes do ambiente encontrados nos caminhos 206 a 27 UNIDADE 7 Os caminhos do nosso dia a dia Os ambientes no caminho 2 Estudando o meu caminho Perceber que os lugares estão em constante transformação. Observar na atualidade a permanência de elementos do passado no caminho. Comparar diferentes caminhos. Reconhecer elementos naturais e elementos construídos pelo ser humano. Diferenciar elementos naturais de elementos construídos pelo ser humano. O ar Transformações e permanências nos caminhos Elementos encontrados nos caminhos 28, a 225 Acesse: ftd.com.br 39

42 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 3 o Identificar os meios de transporte presentes no dia a dia. Diferentes tipos de meio de transporte 226, 227 UNIDADE 4 Vida UNIDADE em comum 7 Os caminhos do nosso UNIDADE dia 3 a Meu dia lugar de morar 4 Cuidando bem do caminho 3 Maneiras de ir e vir Conhecer alguns dos meios de transporte utilizados no passado. Comparar os meios de transporte utilizados no passado com os atuais. Desenvolver atitudes de cuidado e proteção ao ambiente. Conhecer atitudes que ajudam no cuidado de parques, jardins e outros ambientes. Expressar a percepção que possui sobre os caminhos que percorre. Meios de transporte utilizados no passado Meios de transporte atuais Atitudes para cuidar dos elementos do caminho , Planos de Curso Ensino Fundamental I

43 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 4 o Dia e noite no céu Diferenciar o céu diurno do céu noturno. Identificar se é dia ou noite por meio da observação dos astros visíveis no céu. Desenvolver noções elementares sobre astros. Astros visíveis no céu Os períodos de tempo e os astros visíveis no céu 236 a a 243 UNIDADE 8 Dia e noite 2 O que faço de dia e de noite Relacionar as atividades cotidianas aos períodos do dia. Desenvolver noções de tempo com base em atividades cotidianas. Conhecer e compreender a lenda indígena sobre a origem do dia e da noite. Rotina Atividades cotidianas e períodos de tempo Lenda indígena sobre a origem do dia e da noite 244, a , 255 Acesse: ftd.com.br 4

44 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 4 o UNIDADE 4 Vida em UNIDADE comum 9 Brincadeiras UNIDADE infantis 3 Meu lugar de morar 2 Brincadeiras de todos os tempos Brincadeiras Valorizar as brincadeiras infantis. Identificar brincadeiras praticadas no passado. Coletar informações, confeccionar e analisar gráfico sobre as brincadeiras preferidas dos alunos. Perceber que algumas brincadeiras típicas do universo infantil são praticadas por crianças de várias gerações anteriores e de diferentes lugares do mundo. Reconhecer atitudes de cuidado que devemos ter ao brincar. Identificar brincadeiras de origem indígena. Perceber a influência da cultura africana em nossa cultura. Diferentes maneiras de brincar e se divertir Brincadeiras infantis em diferentes épocas e lugares Gráfico com as brincadeiras preferidas da turma Brincadeiras praticadas há muitos anos Cuidados ao brincar Brincadeiras indígenas Brincando de jogar capoeira 260, , , a , , Planos de Curso Ensino Fundamental I

45 CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 4 o Identificar os materiais de que são feitos alguns brinquedos. Perceber que podemos identificar os materiais dos brinquedos por meio do tato (sentido do corpo humano). Perceber que a reutilização de alguns materiais contribui para a conservação do ambiente. Os brinquedos e os materiais de que são feitos Brinquedos feitos com sucata 278 a UNIDADE 9 Brincadeiras infantis 3 Materiais de que são feitos os brinquedos Acesse: ftd.com.br 43

46

47

Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55. Ciências 27663COL62

Códigos A CONQUISTA. Alfabetização Matemática. 1o ao 3o 27669COL32 27670COL02. Ciências Humanas e da Natureza 27664COL55. Ciências 27663COL62 A CONQUISTA Códigos Disciplinas Anos Códigos Alfabetização Matemática 1o ao 3o 27669COL32 Matemática 4o e 5o 27670COL02 Ciências Humanas e da Natureza 1o ao 3o 27664COL55 Ciências 4o e 5o 27663COL62 Geografia

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA Nome Vogais Encontro vocálico/ Sons nasais Consoante T Gêneros textuais:parlenda;trava língua;poema;história em quadrinhos;piada;lista

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 12, Toledo PR Fone: 277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

A Turma da Tabuada 3

A Turma da Tabuada 3 A Turma da Tabuada 3 Resumo Aprender brincando e brincando para aprender melhor. É dessa forma que a turma da tabuada nos levará a mais uma grande aventura pelo mundo do espaço e das formas. Na primeira

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

informações em documentos.

informações em documentos. C O L É G I O L A S A L L E EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000- Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO Matemática Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdos Números - Comparação entre os números. Adição e subtração. Fatos

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Natureza e Sociedade na parte 1 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Natureza e Sociedade na O eixo de trabalho Natureza e Sociedade

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 AULA 05 Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS CONCURSO PMSP FUND II 2011 (em parceria com a APROFEM e o Jornal dos Concursos)

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 132, Toledo PR Fone: 3277-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY GISLAINE

Leia mais

Marilia Leite Conceição

Marilia Leite Conceição Marilia Leite Conceição Introdução Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na Educação Infantil: idéias e práticas correntes A criança, a natureza e a sociedade Objetivos Crianças de zero

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

São DVD-ROMs com mais de 1 500 conteúdos digitais, entre aulas, jogos interativos e exercícios, sendo mais de 200 voltados para a Educação Infantil.

São DVD-ROMs com mais de 1 500 conteúdos digitais, entre aulas, jogos interativos e exercícios, sendo mais de 200 voltados para a Educação Infantil. Maternal I O J. Piaget é o primeiro e único Sistema de Ensino do mercado que relaciona totalmente o material multimídia ao material gráfico em todos os segmentos. São DVD-ROMs com mais de 1 500 conteúdos

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil Planejamento Educação infantil Cirandinha Unidade 1: lelita, a borboleta Conhecimento do corpo Representação corporal Identidade Consciência de si Respeito a diferenças Ampliar o repertório imaginário

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano.

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano. COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Planejamento Anual 2014 Matemática

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números naturais Contar

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PROJETO ANIMAIS Projeto elaborado para o 3º ano I e II JOSÉ BOITEUX AGOSTO/2011 ÍNDICE JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

As múltiplas linguagens da fração

As múltiplas linguagens da fração As múltiplas linguagens da fração EMEF anexa ao Educandário Dom Duarte Sala 2-2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Carolina Silveira Leite Realização: Foco Aprendizagem significativa dos números racionais:

Leia mais

PNAIC. CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa

PNAIC. CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa PNAIC POLO DE POÇOS OS DE CALDAS Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa Supervisão de avaliação ão: Profa. Dra. Carla

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Projeto Quem sou eu? Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas

Projeto Quem sou eu? Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas Projeto Quem sou eu? Image URI: http://mrg.bz/q6vqo3 Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas Justificativa: Tendo em vista a

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 1. Identificação: Plano de Trabalho com Projetos Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM SEMESTRAL Educação Infantil Estimulação Essencial e Pré-Escolar O relatório da Educação Infantil - Estimulação Essencial

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA O ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo preparar os alunos para o exercício da cidadania, dando a idéia do pertencer a certa realidade, integrada pelas relações

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Projeto de formação de professores em Matemática Um projeto exclusivo

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyui opasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopas

Leia mais

pesquisa histórias arte jogos

pesquisa histórias arte jogos O Colégio Trevo oferece quatro anos de ensino na Educação Infantil: Mini Maternal,Maternal, Jardim I e Jardim II. Cada sala de aula possui ambientes exclusivos, onde alunos desenvolvem suas habilidades

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Aprendendo a escrever com Ciências: A gotinha d água

Aprendendo a escrever com Ciências: A gotinha d água Aprendendo a escrever com Ciências: A gotinha d água Sala 4 Língua Portuguesa EF I EE PROFA. ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: Sueli Aparecida Valente Realização: Justificativa Através da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 01/2014 ANEXO II PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOS EMPREGOS (Ciências) (Ensino Fundamental) ATRIBUIÇÕES proposta da escola. fixando metas, definindo objetivos.

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

São DVD-ROMs com mais de 1 500 conteúdos digitais, entre aulas, jogos interativos e exercícios, sendo mais de 200 voltados para a Educação Infantil.

São DVD-ROMs com mais de 1 500 conteúdos digitais, entre aulas, jogos interativos e exercícios, sendo mais de 200 voltados para a Educação Infantil. Maternal II O J. Piaget é o primeiro e único Sistema de Ensino do mercado que relaciona totalmente o material multimídia ao material gráfico em todos os segmentos. São DVD-ROMs com mais de 1 500 conteúdos

Leia mais

Domínio Subdomínio Conteúdos Metas

Domínio Subdomínio Conteúdos Metas Escola Básica e Secundária da Graciosa Planificação Anual de Matemática de 1º ano Ano letivo 2014/2015 Períodos Domínio Subdomínio Conteúdos Metas Situar-se e situar objetos no espaço - Relações de posição

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE

SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE Escola Estadual Dr. Luís Arrôbas Martins Sala 11 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Maria Lucia de O C Queirolo Josilene de L Sinezio Realização:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais