FÍSICA. Resposta: 80. Justificativa: As equações horárias são: x A = ½ a A t 2 e x B = ½ a B t 2. No encontro x A = x B.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÍSICA. Resposta: 80. Justificativa: As equações horárias são: x A = ½ a A t 2 e x B = ½ a B t 2. No encontro x A = x B."

Transcrição

1 FÍSICA Daos: Aceleração a graviae: 1 m/s Densiae o mercúrio: 13,6 g/cm 3 Pressão atmosférica: 1,x1 5 N/m Constante eletrostática: k = 1/4 = 9,x1 9 N.m /C 1. Dois veículos partem simultaneamente o repouso e se movem ao longo a mesma reta, um ao encontro o outro, em sentios opostos. O veículo A parte com aceleração constante igual a a A =, m/s. O veículo B, istano = 19, km o veículo A, parte com aceleração constante igual a a B = 4, m/s. Calcule o intervalo e tempo até o encontro os veículos, em segunos. Resposta: 8 As equações horárias são: x A = ½ a A t e x B = 19 ½ a B t. No encontro x A = x B. Logo, t = ( x 19/( + 4)) 1/ = 8 s.. Um bloco e massa m = 4, kg é impulsionao sobre um plano inclinao com velociae inicial v = 15 m/s, como mostra a figura. Ele esliza em um movimento escenente por uma istância L = 5, m, até parar. Calcule o móulo a força resultante que atua no bloco, ao longo a ecia, em newtons. v m Resposta: 9 No MUV tem-se, 3 o v = v a (x) a = 15 /(5) =,5 m/s. Pela seguna lei e Newton F = ma = 9 N. 3. O martelo e ferro e 1,5 tonelaas, e um bate-estaca, cai em quea livre e uma altura e 5, m, a partir o repouso, sobre uma estaca e cimento. O martelo não rebate após a colisão, isto é, permanece em contacto com a estaca. A força exercia pela estaca sobre o martelo varia com o tempo e acoro com o gráfico a seguir. Calcule o valor a força máxima F max, em uniaes e 1 3 N. Despreze toas as peras e energia existentes entre o martelo e a guia, bem como com as emais engrenagens.

2 F max,1,,3 t(s) Resposta: 75 O momento linear o martelo será totalmente transferio para a estaca, portanto a iferença e momento linear imeiatamente antes e epois a colisão será igual ao impulso aplicao na estaca pelo martelo. J p J área sob a curva F t p Área Fmax mv m gh,3,1 F max F max 1, N,4,4 m Um objeto e, kg é lançao a partir o solo na ireção vertical com uma velociae inicial tal que o mesmo alcança a altura máxima e 1 m. O gráfico mostra a epenência a força e atrito F a, entre o objeto e o meio, com a altura. Determine a velociae inicial o objeto, em m/s. Fa(N) Força e atrito 1, 8, 6, 4,, Altura h (m)

3 Resposta: 5 A variação a energia mecânica é igual ao trabalho realizao pela força e atrito. A energia issipaa será aa pela área sob o gráfico F a Altura. 1 E i E f E is, one E is mv mgh max 5 i v i v i 5 m s 5 N 5. Uma trave, e massa M = 4,6 kg, é mantia na posição horizontal apoiaa lateralmente em uma paree e por meio e um cabo e massa esprezível e inextensível, como mostrao na figura. Consierano que não haja atrito entre a trave e a paree, calcule a tração sobre o cabo, em newtons. 6 o cabo trave Resposta: 9 T 6º Mg Da conição e equilíbrio na vertical tem-se, Tcos(6) P =. Logo, T = mg/ cos(6) = 9 N. 6. O balão e viro a figura contém um gás ieal à temperatura e 7 o C. O balão está conectao a um tubo em U conteno mercúrio, através e um capilar fino. A outra extremiae o tubo em U está aberta para a atmosfera. Se a região one está localizao o balão é aquecia para uma temperatura e 19 o C, etermine o esnível alcançao pelas colunas e mercúrio ao pela altura h. Despreze o volume o gás que penetra no braço esquero o tubo em comparação com o volume o balão. Dê a sua resposta em centímetros.

4 h Gás Gás T = 7ºC T = 19ºC Resposta: 5 Utilizano a lei os gases ieais P1V1 PV, one V 1 V (o volume o gás no tubo em U é esprezível) T 1 T P 1 Pressão atmosférica P atm ; P P atm gh One : 13,6 g/cm 3 e g 1 m s ;T1 3K e T 4K P P gh P 1 5 atm atm atm T 4 h 1 1,5 m 5 cm T 1 T g T 1 1, O gálio (Ga) é um metal cuja temperatura e fusão, à pressão atmosférica, é aproximaamente igual a 3 o C. O calor específico méio o Ga na fase sólia é em torno e,4 kj/(kg. o C) e o calor latente e fusão é 8 kj/kg. Utilizano uma fonte térmica e 1 W, um estuante etermina a energia necessária para funir completamente 1 g e Ga, a partir e o C. O gráfico mostra a variação a temperatura em função o tempo as meições realizaas pelo estuante. Determine o tempo total t T que o estuante levou para realizar o experimento. Suponha que too o calor fornecio pela fonte é absorvio pela amostra e Ga. Dê a sua resposta em segunos. T ( o C) 3 t T t (s)

5 Resposta: 9 O tempo total gasto, t T, eve ser igual à soma os tempos gastos para aquecer os 1 g e Ga ese até 3 o C mais o tempo gasto para funir too o material. t T tt t T t T Q3 QL P P m c 3 m L 1 1,1 4 3, segunos 8. Na figura abaixo, mostra-se uma ona mecânica se propagano em um elástico submetio a um certa tensão, na horizontal. A freqüência a ona é f = 74 Hz. Calcule a velociae e propagação a ona, em m/s. v 15 cm Resposta: 74 Da figura tem-se, 3/ =,15 m =,1 m. v = f =,1 x 74 = 74 m/s. 9. Uma ona estacionária se forma em um fio fixao por seus extremos entre uas parees, como mostrao na figura. Calcule o comprimento e ona esta ona estacionária, em metros. 6, m

6 Resposta: 1 Em uma ona estacionária a istância entre ois nós consecutivos é / = 6 m. Logo, = 1 m. 1. Um raio e luz incie na parte curva e um cilinro e plástico e seção semicircular formano um ângulo i com o eixo e simetria. O raio emerge na face plana formano um ângulo r com o mesmo eixo. Um estuante fez meias o ângulo r em função o ângulo i e o resultao está mostrao no gráfico r versus i. Determine o ínice e refração este plástico. eixo e simetria i r 9 r (graus) i (graus) Resposta: A partir o gráfico poemos eterminar o ângulo crítico one ocorre a reflexão interna total na face plana. Isto ocorre para i,crit = 3 o e r = 9 o. Neste caso temos n sen (3) sen(9) n 11. Um objeto e altura 1, cm é colocao perpenicularmente ao eixo principal e uma lente elgaa, convergente. A imagem formaa pelo objeto tem altura e,4 cm e é invertia. A istância entre o objeto e a imagem é e 56 cm. Determine a istância entre a lente e o objeto. Dê sua resposta em centímetros.

7 Objeto Imagem Resposta: 4 ' i Usano o esquema acima, temos que ' i (1) Amplificação : m i,4 1, i 4. 1 () Substituino () em (1), temos ' cm cm 14 4 cm 1. Três cargas elétricas, q 1 = 16 C, q = + 1, C e q 3 = 4, C, são mantias fixas no vácuo e alinhaas, como mostrao na figura. A istância = 1, cm. Calcule o móulo o campo elétrico prouzio na posição a carga q, em V/m. q 1 q q 3 Resposta: E = E 1 + E 3 = k 16 C/4 + k 4 C/ = V/m 13. O gráfico mostra a epenência o potencial elétrico criao por uma carga pontual, no vácuo, em função a istância à carga. Determine o valor a carga elétrica. Dê a sua resposta em uniaes e 1-9 C.

8 1 Potencial elétrico (V) Distância (m) Resposta: 5 O potencial elétrico será ao por 1 Q V 4 r 9 Q V 9 1 r Pegano o ponto r,15 3,15 Q 5 nc m e V 3 V, temos 14. No circuito RC, mostrao abaixo, a chave Ch está aberta. Inicialmente o capacitor está carregao e sua p é V C = V. A chave Ch é fechaa e uma corrente elétrica começa a circular pelo circuito. Calcule a intensiae a corrente elétrica inicial que circula no resistor, em ampères. Ch R= + =1V C Resposta: 5 Usano-se a lei as tensões tem-se V R V C = V R = V C = 1 V. Logo, I = V R /R = 5 A. 15. Uma partícula carregaa eletricamente penetra em uma região o espaço, no vácuo, one há um campo magnético uniforme e constante. O vetor campo magnético B é perpenicular a velociae inicial a partícula. Neste contexto, poemos afirmar que:

9 -) Embora a partícula esteja carregaa, não há força sobre a mesma pois não há campo elétrico na região consieraa, somente campo magnético; 1-1) Embora não haja um campo elétrico, há uma força sobre a partícula porque ela está carregaa e se move na presença e um campo magnético; -) Embora haja uma força sobre a partícula, ela não a acelera, pois a força é perpenicular a trajetória a partícula; 3-3) Embora haja uma força sobre a partícula, não há trabalho realizao por esta força; 4-4) A energia mecânica a partícula cresce à meia que ela se esloca. Resposta: FVFVF -) Falsa. Há força magnética. 1-1) Veraeira. Há força magnética. -) Falsa. Há aceleração pois a força mua a ireção o vetor velociae. 3-3) Veraeira. Não há trabalho realizao pois a força é perpenicular ao eslocamento a partícula. 4-4) Falsa. Como não há trabalho realizao a energia mecânica é constante. 16. Com relação à teoria a relativiae especial e aos moelos atômicos poemos afirmar que: -) A velociae a luz no vácuo inepene a velociae a fonte e luz. 1-1) As leis a física são as mesmas em toos os referenciais inerciais. A única exceção ocorre em fenômenos físicos que ocorram sob graviae nula. -) É impossível eterminar simultaneamente a velociae e a posição o elétron no átomo e hirogênio. 3-3) No moelo e Bohr o átomo e hirogênio o elétron não irraia quano se encontra nas órbitas estacionárias, isto é, naquelas órbitas one o momento linear o elétron é um múltiplo inteiro a constante e Planck. 4-4) Para ionizar o átomo e hirogênio, no seu estao funamental, isto é, separar completamente o elétron o núcleo, gasta-se uma energia menor o que 1 ev. Resposta: VFVFF -) Veraeira: É um os postulaos a teoria a relativiae especial. 1-1) Falsa: A primeira parte está correta, mas a seguna parte está incorreta. -) Veraeira: Conseqüência o princípio a incerteza e Heisenberg. 3-3) Falsa: As órbitas estacionárias se caracterizam por terem o momento angular como múltiplo a constante e Planck. 4-4) Falsa: Para arrancar completamente o elétron o átomo e hirogênio o seu estao funamental é necessário uma energia maior o que 13,6 ev.

Física A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo

Física A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo Física 1 Valores e algumas granezas físicas Aceleração a graviae: 10 m/s 2 Densiae a água: 1,0 g/cm 3 k = 1/4πε 0 = 9,0 10 9 N.m 2 /c 2 1 atm = 1,0 x 10 5 N/m 2 sen = 0,5 01. A figura mostra um gráfico

Leia mais

Força Elétrica. Sabendo que o valor de m 1 é de 30 g e que a aceleraçăo da gravidade local é de 10 m/s 2, determine a massa m 2

Força Elétrica. Sabendo que o valor de m 1 é de 30 g e que a aceleraçăo da gravidade local é de 10 m/s 2, determine a massa m 2 Força Elétrica 1. (Ueg 01) Duas partículas e massas m 1 e m estăo presas a uma haste retilínea que, por sua vez, está presa, a partir e seu ponto méio, a um fio inextensível, formano uma balança em equilíbrio.

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos P.44 Daos: 5 6 C; $ B 4 J Da expressão o trabalho a força elétrica: $ B ( B ) 4 5 6 ( B ) B 5 4 6 Esse resultao inica ue B. B P.45 Se os potenciais e e B valem, respectivamente, 5 e, em relação a um certo

Leia mais

Exercícios propostos

Exercícios propostos Os funamentos a Física Volume 3 1 Capítulo 3 Trabalho e potencial elétrico P.44 Daos: 5 1 6 C; $ B 1 4 J Da expressão o trabalho a força elétrica: $ B (V V B ) 1 4 5 1 6 (V V B ) V V B 1 5 1 4 6 Esse resultao

Leia mais

Força elétrica e campo elétrico Prof. Caio

Força elétrica e campo elétrico Prof. Caio 1. (Fuvest) Os centros e quatro esferas iênticas, I, II, III e IV, com istribuições uniformes e carga, formam um quarao. Um feixe e elétrons penetra na região elimitaa por esse quarao, pelo ponto equiistante

Leia mais

Prof. André Motta - A) 3s; 10 m/s; 20 m/s B) 3s; 15 m/s; 30 m/s C) 6s; 10 m/s; 20 m/s D) 6s; 20 m/s; 40 m/s

Prof. André Motta - A) 3s; 10 m/s; 20 m/s B) 3s; 15 m/s; 30 m/s C) 6s; 10 m/s; 20 m/s D) 6s; 20 m/s; 40 m/s Simulao 1 Física AFA/EFOMM 1- A face inferior e uma camaa e nuvens é plana e horizontal. Um rojão estoura entre o solo e a camaa e nuvens. Uma pessoa situaa na mesma vertical e junto ao solo vê o clarão

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCUSO DE DMISSÃO O CUSO DE FOMÇÃO E GDUÇÃO FÍSIC CDENO DE QUESTÕES 2008 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Consiere o sistema mostrao abaixo one um recipiente cilínrico com gás ieal é mantio a uma temperatura T

Leia mais

VESTIBULAR 2012 / 3º DIA

VESTIBULAR 2012 / 3º DIA VESTIBULAR 01 / 3º DIA ÍSICA 33. Consiere um rio e margens paralelas, cuja istância entre as margens é e 140 m. A velociae a água em relação às margens é e 0 m/s. Um bote cuja velociae em relação à água

Leia mais

2007 2ª. fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano.

2007 2ª. fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano. 007 ª. fase Prova para alunos o 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova estina-se exclusivamente a alunos o 3º. ano. 0) A prova contém oito (8) questões e TODAS DEVEM SER RESOLVIDAS.

Leia mais

1. (ITA 2007) 2. (ITA 2005) 3. (ITA 2005)

1. (ITA 2007) 2. (ITA 2005) 3. (ITA 2005) HIDROSTÁTICA - ITA Esta seleção e exercícios foi feita para que você, caniato, possa ter sua carga e estuos irecionaa ao concurso que eseja. Aqui estão as questões sobre hirostática que foram cobraas nos

Leia mais

OLIMPÍADAS DE FÍSICA. Selecção para as provas internacionais. 19 de Maio de Prova Teórica

OLIMPÍADAS DE FÍSICA. Selecção para as provas internacionais. 19 de Maio de Prova Teórica OLIMPÍADAS DE FÍSICA Selecção para as provas internacionais 19 e Maio e 000 Prova Teórica Duração a prova: 3H I. Vários tópicos Este problema é constituío por várias alíneas sem qualquer ligação entre

Leia mais

FÍSICA IV Problemas Complementares 2 O modelo ondulatório da luz: interferência e

FÍSICA IV Problemas Complementares 2 O modelo ondulatório da luz: interferência e FÍSICA IV Problemas Complementares 2 O moelo onulatório a luz: interferência e ifração 21 e Setembro e 2009 Problema 1 Quano uma componente monocromática a luz troca e meio, a sua freqüência permanece

Leia mais

Física - 1. Dados numéricos

Física - 1. Dados numéricos Física - 1 Dados numéricos celeração da gravidade: 1 m/s Densidade da água: 1, g/cm 3 Velocidade da luz no vácuo: 3, x 1 8 m/s 1 atm = 1, x 1 5 N/m = 1 4 π o = 9, x 1 9 N.m C 1. O gráfico da velocidade

Leia mais

SIMULADO. Física. 1 (Uespi-PI) 2 (Uespi-PI)

SIMULADO. Física. 1 (Uespi-PI) 2 (Uespi-PI) (Uespi-PI) (Uespi-PI) Três esferas metálicas, apoiaas em suportes isolantes, são colocaas próimas, como no esenho abaio, porém sem se tocarem. Um bastão carregao positivamente é aproimao a primeira esfera.

Leia mais

Aula 02. Assunto: Vetores Hidrostática Dilatação Térmica Força Elétrica

Aula 02. Assunto: Vetores Hidrostática Dilatação Térmica Força Elétrica Aula 0 Assunto: Vetores Hirostática Dilatação Térmica orça Elétrica 1. (UC-96) As figuras a e b, abaixo, inicam, caa uma elas, uas caminhaas sucessivas e 0m e comprimento, realizaas sobre uma superfície

Leia mais

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS Fisica 1.. C Da Terra à Lua Pág. 30A 4.1. (C) As forças»f 1 e»f têm sentios contrários. 4.. (B) O bloco terá nas uas situações movimento uniformemente acelerao. Na situação A, como as forças têm o mesmo

Leia mais

Física II. Lei de Gauss

Física II. Lei de Gauss Física II 1) Três cargas Q 1 =5µC, Q 2 =-80µC e Q 3 = 10 µc estão ispostas em triângulo. Q 1 está a 50cm e Q 2 (seguno o eixo os xx ) e Q 3 está a 30cm e Q 1 e a 40cm e Q 2 no sentio positivo o eixo yy.

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física Uniae A Capítulo Campo elétrico Resoluções os testes propostos 1 T.5 Resposta: Daos: F e 10 N; q 50 mc 50 10 C A carga q é negativa. ntão a força elétrica F e e o vetor campo elétrico

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES RASCUNHO

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES RASCUNHO RSCUNHO CONCURSO DE DMISSÃO O CURSO DE FORMÇÃO E GRDUÇÃO FÍSIC CDERNO DE QUESTÕES 009 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Um ispositivo óptico e foco automático, composto por uma lente biconvexa elgaa móvel, posiciona

Leia mais

Fisica 1 A B. k = 1/4πε 0 = 9, N.m 2 /C Um automóvel faz o percurso Recife-Gravatá a uma velocidade média de 50 km/h.

Fisica 1 A B. k = 1/4πε 0 = 9, N.m 2 /C Um automóvel faz o percurso Recife-Gravatá a uma velocidade média de 50 km/h. Fisica 1 Valores de algumas constantes físicas celeração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 1,0 g/cm 3 Calor específico da água: 1,0 cal/g C Carga do elétron: 1,6 x 10-19 C Velocidade da luz no

Leia mais

Questão 46 Questão 47

Questão 46 Questão 47 Questão 46 Questão 47 Num trecho retilíneo e estraa, a partir o instante t0 = 0, a velociae escalar e um automóvel permanece constante urante,00 minutos. Logo em seguia, o veículo é acelerao constantemente,

Leia mais

Física C Intensivo V. 1

Física C Intensivo V. 1 GRITO Física C Intensivo V 1 xercícios 01) Veraeira Veraeira Veraeira N o e prótons N o e elétrons Veraeira Falsa Fornecer elétrons Veraeira Falsa Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES (2) 2 ANO 40 questões

CADERNO DE QUESTÕES (2) 2 ANO 40 questões DATA: 04 / 04 / 016 PARTE 1: CAMPO EÉTRICO CADERNO DE UESTÕES () ANO 40 questões FÍSICA Professor: XERXES 01) (FAC. SANTA MARCEINA/14) Duas cargas puntiformes negativas, A e B, estão fixaas a certa istância

Leia mais

FÍSICA. a) 0,77 s b) 1,3 s c) 13 s d) 77 s e) 1300 s Resolução V = t = 3,9. 10 8 3,0. 10 8. t = t = 1,3 s

FÍSICA. a) 0,77 s b) 1,3 s c) 13 s d) 77 s e) 1300 s Resolução V = t = 3,9. 10 8 3,0. 10 8. t = t = 1,3 s 46 b FÍSICA A istância méia a Terra à Lua é 3,9.10 8 m. Seno a velociae a luz no vácuo igual a 3,0.10 5 km/s, o tempo méio gasto por ela para percorrer essa istância é e: a) 0,77 s b) 1,3 s c) 13 s ) 77

Leia mais

PROVA de FÍSICA MÓDULO II do PISM ( ) QUESTÕES OBJETIVAS. 09. Leia, com atenção:

PROVA de FÍSICA MÓDULO II do PISM ( ) QUESTÕES OBJETIVAS. 09. Leia, com atenção: PROVA e FÍSIA MÓDUO II o PISM (2004-2006) QUESTÕES OBJETIVAS 09. eia, com atenção: Use, se necessário: Aceleração gravitacional g = 0 m/s 2 Densiae a água = 000 kg/m alor latente e vaporização a água =

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P3 20 de junho de 2013

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P3 20 de junho de 2013 Física III - 4320301 Escola Politécnica - 2013 GABARITO DA P3 20 e junho e 2013 Questão 1 Consiere uma superfície S formaa por três quaraos e lao a: ABCD, DEHA e EFGH, como é mostrao na figura. O quarao

Leia mais

Física 2. v (km/h) t(h) Resposta: 02

Física 2. v (km/h) t(h) Resposta: 02 Física 2 Valores de algumas grandezas físicas celeração da gravidade: m/s 2 Densidade da água: 1 g/cm 3 Carga do elétron: 1,6 x -19 C Constante de Planck: 6,6 x -34 J.s Velocidade da luz no vácuo: 3 x

Leia mais

Física E Extensivo V. 8

Física E Extensivo V. 8 Extensivo V 8 esolva ula 9 9) 8 ncorreta ncorreta 4 Correta pós o toque, a carga total se conserva () 8 Correta pós o contato, as esferas trocam carga elétrica até que atinjam o mesmo potencial V K Q K

Leia mais

Modulo 5 Lei de Stevin

Modulo 5 Lei de Stevin Moulo 5 Lei e Stevin Simon Stevin foi um físico e matemático belga que concentrou suas pesquisas nos campos a estática e a hirostática, no final o século 16, e esenvolveu estuos também no campo a geometria

Leia mais

CURSO APOIO FÍSICA RESOLUÇÃO 20 /

CURSO APOIO FÍSICA RESOLUÇÃO 20 / FÍSICA CURSO APOIO 0. Um veículo trafega por uma avenia retilínea e o gráfico mostra a variação o móulo e sua velociae, em função o tempo, em três trechos. Os intervalos e tempo ecorrios em caa um os trechos

Leia mais

Trabalho de uma carga elétrica 2017

Trabalho de uma carga elétrica 2017 Trabalho e uma carga elétrica 017 1. (Uem 016) Uma molécula é formaa por ois íons, um positivo e outro negativo, separaos 10 por uma istância e 3,00 10 m. Os móulos a carga elétrica o íon positivo e o

Leia mais

Extensivo Física C V. 1

Extensivo Física C V. 1 Extensivo Física V Exercícios 0) Veraeira Veraeira Veraeira N o e próton N o e elétrons Veraeira Falsa Fornecer elétrons Veraeira Falsa Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas Falsa

Leia mais

Capacitor: dispositivo que armazena energia potencial elétrica num circuito. Também chamado condensador.

Capacitor: dispositivo que armazena energia potencial elétrica num circuito. Também chamado condensador. Universiae Feeral o Paraná Setor e Ciências Exatas Departamento e Física Física III Prof. Dr. icaro Luiz iana eferências bibliográficas: H. 7-, 7-3, 7-5 S. 5-, 5-4 T. -, -, -4 Aula 8: Capacitância Garrafa

Leia mais

FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE FÍSICA Q.01

FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE FÍSICA Q.01 Q.01 Estamos no ano de 2095 e a "interplanetariamente" famosa FIFA (Federação Interplanetária de Futebol Amador) está organizando o Campeonato Interplanetário de Futebol, a se realizar em MARTE no ano

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física. Referências bibliográficas: H S T.

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física. Referências bibliográficas: H S T. Universiae eeral o Paraná Setor e Ciências Eatas Departamento e ísica ísica III Prof. Dr. Ricaro Luiz Viana Referências bibliográficas: H. -4 S. -5 T. 18- Aula Lei e Coulomb Charles Augustin e Coulomb

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física 3 Uniae A Resoluções os testes propostos 1 T.56 Resposta: a I. Correta. A força elétrica tem a ireção o vetor campo elétrico, que é tangente à linha e força no ponto consierao. II.

Leia mais

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

11 O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho.

11 O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho. 11 O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho. a) Calcule a distância total percorrida neste intervalo de tempo. b) Calcule

Leia mais

O trabalho realizado pela força elétrica corresponde a energia recebida pelo elétron. 15 4

O trabalho realizado pela força elétrica corresponde a energia recebida pelo elétron. 15 4 Aprimorano os Conhecimentos e Eletriciae ista 4 Potencial Elétrico Energia Potencial Elétrica Euilíbrio Elétrico os Conutores Prof.: Célio Normano. (.C.SA-BA) Num tubo e TV, os elétrons são aceleraos em

Leia mais

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária.

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária. FÍSICA I Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Força Elétrica. 6,0 C, conforme descreve a figura (Obs.: Q 4 é negativo)

Força Elétrica. 6,0 C, conforme descreve a figura (Obs.: Q 4 é negativo) Força Elétrica 1. (Ueg 01) Duas partículas e massas m 1 e m estăo presas a uma haste retilínea que, por sua vez, está presa, a partir e seu ponto méio, a um fio inextensível, formano uma balança em equilíbrio.

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS. ( ) ( ) j 150N. GRUPO 1: Nível Básico

EXERCÍCIOS PROPOSTOS. ( ) ( ) j 150N. GRUPO 1: Nível Básico EXERCÍCIOS PROPOSTOS GRUPO 1: Nível Básico 1. Uma caixa e 6 kg é elevaa e uma istância e m a partir o repouso por uma força e 80 N aplicaa na vertical. Determine (a) o trabalho realizao pela força, (b)

Leia mais

[Pot] = = = M L 2 T 3

[Pot] = = = M L 2 T 3 1 e No Sistema Internacional, a unidade de potência é watt (W). Usando apenas unidades das grandezas fundamentais, o watt equivale a a) kg m/s b) kg m 2 /s c) kg m/s 2 d) kg m 2 /s 2 e) kg m 2 /s 3 A equação

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

Questão 28. Questão 29. alternativa E. alternativa B. Atenção: Sempre que necessário, utilize g = 10 m/s 2 e d água = 1,0 g/ml

Questão 28. Questão 29. alternativa E. alternativa B. Atenção: Sempre que necessário, utilize g = 10 m/s 2 e d água = 1,0 g/ml Atenção: Sempre que necessário, utilize g = 10 m/s e d água = 1,0 g/ml Questão 8 Lança-se um elétron nas proximidades de um fio comprido percorrido por uma corrente elétrica i e ligado a uma bateria. O

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO terça-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO terça-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P DE ELETROMAGNETISMO 06.05.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitio estacar folhas a prova

Leia mais

Física E Semi-Extensivo V. 4

Física E Semi-Extensivo V. 4 Física E Semi-Extensivo 4 Exercícios 0) B 0) 0 Correto F K Q q 0 Correto F e q E 04 Correto 08 ncorreto O trabalho para mover uma carga elétrica sobre uma superfície equipotencial é nulo 6 ncorreto Os

Leia mais

FGE Eletricidade I

FGE Eletricidade I FGE0270 - Eletriciae I 3 a Lista e eercícios 1. Duas granes placas conutoras, paralelas entre si e separaas por uma istância e 12 cm, têm cargas iguais e e sinais opostos nas faces ue se efrontam. Um elétron

Leia mais

Extensivo Física C V. 1

Extensivo Física C V. 1 Extensivo Física V. Exercícios 0) Veraeira. Veraeira. Veraeira. N o e próton N o e elétrons Veraeira. Falsa. Fornecer elétrons Veraeira. Falsa. Possui, porém, a mesma quantiae e cargas positivas e negativas.

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno grupamento e Escolas João a Silva Correia DEPTMENTO DE CÊNCS NTS E EXPEMENTS Curso Científico-Humanístico e Ciências e Tecnologias Disciplina e Física e Química 0ºno FCH DE TBLHO Energia e fenómenos elétricos.

Leia mais

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 1 1 Sendo a carga elementar e = 1,6.10-19 C, a quantidade de elétrons que passa condutor nos 10 s vale 3,75.10 17. 2 2 A corrente

Leia mais

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s)

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s) PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 000 Fórmulas de Física Em Física, as fórmulas representam as relações entre grandezas envolvidas em um mesmo fenômeno

Leia mais

FÍSICA II. (Dados sen 30 o = 0,5 e g = 10 m/s 2 )

FÍSICA II. (Dados sen 30 o = 0,5 e g = 10 m/s 2 ) FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores não

Leia mais

Segunda Etapa 2ª ETAPA 2º DIA 11/12/2006

Segunda Etapa 2ª ETAPA 2º DIA 11/12/2006 Segunda Etapa 2ª ETP 2º DI 11/12/2006 CDERNO DE PROVS FÍSIC MTEMÁTIC GEOMETRI GRÁFIC IOOGI GEOGRFI PORTUGUÊS 2 ITERTUR INGÊS ESPNHO FRNCÊS TEORI MUSIC COMISSÃO DE PROCESSOS SEETIVOS E TREINMENTOS FÍSIC

Leia mais

PROVA DE FÍSICA - FUVEST 1997 SEGUNDA FASE

PROVA DE FÍSICA - FUVEST 1997 SEGUNDA FASE Um automóvel com massa de 1000kg percorre, com F.01 velocidade constante V = 20m/s (ou 72km/h), uma estrada (ver figura) com dois trechos horizontais (I e III), um em subida (II) e um em descida (IV).

Leia mais

FÍSICA - TIPO C. v(m/s) t(s) Dados:

FÍSICA - TIPO C. v(m/s) t(s) Dados: Dados: FÍSICA - Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 sen(37 o ) = 0,60; cos(37 o ) = 0,80 sen(60 o ) = 0,86; cos(60 o ) = 0,50 1. Uma partícula se move ao longo do eixo x. A figura mostra o gráfico da velocidade

Leia mais

FÍSICA - TIPO A. Dados:

FÍSICA - TIPO A. Dados: Dados: FÍSICA - Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 sen(37 o ) = 0,60; cos(37 o ) = 0,80 sen(60 o ) = 0,86; cos(60 o ) = 0,50 1. Um fio cilíndrico é percorrido por uma corrente constante de 20 ma, onde 1

Leia mais

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior.

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior. Física 01. Uma haste de comprimento L e massa m uniformemente distribuída repousa sobre dois apoios localizados em suas extremidades. Um bloco de massa m uniformemente distribuída encontra-se sobre a barra

Leia mais

Física Fascículo 07 Eliana S. de Souza Braga

Física Fascículo 07 Eliana S. de Souza Braga Física Fascículo 7 Eliana S e Souza raga Ínice Eletrostática Resumo Teórico 1 Eercícios Gabarito4 Eletrostática Resumo Teórico Força eletrostática lei e oulomb F K Q = Q 1 Vácuo: 1 K K = = 9 1 N m 4 πε

Leia mais

Simulado AFA 2015/2016 Prof. Douglas Almeida

Simulado AFA 2015/2016 Prof. Douglas Almeida 01) A soma dos vetores A, B, C, D e E é igual: a) F b) 2F c) 3F d) 0 02) Do alto de uma torre de 16 metros de altura, uma partícula é lançada com velocidade de 20 m/s, formando um ângulo de 53 0 em relação

Leia mais

P R O V A DE FÍSICA II

P R O V A DE FÍSICA II 6 P R O V A DE FÍSICA II QUESTÃO 16 Um aquecedor de imersão (ebulidor) tem uma potência de 000W. Esse ebulidor é mergulhado em um recipiente que contém 1 litro de água a 0ºC. Supondo-se que 70% da potência

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos os funamentos a física 3 Uniae A Capítulo Campo elétrico Resoluções os exercícios propostos.3 Daos: q 0 C; 0 N (vertical, escenente); a) Intensiae: 0 q 0 07 N/C Direção: vertical (a mesma e ) Sentio: escenente

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas)

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Livro Eletrônico 10 Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Professor: Vinicius Silva Prova EsPCEx 2017/2018 Sumário 1 Questões Comentadas... 1 2. Prova EsPCEx 2017/2018 sem comentários...

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) a Questão: (, pontos) Um bloco de massa m, kg repousa sobre um plano inclinado de um ângulo θ 37 o em relação à horizontal. O bloco é subitamente impulsionado, paralelamente ao plano, por uma marretada,

Leia mais

SIMULADO DE FÍSICA. a) 26 m. b) 14 m. c) 12 m. d) 10 m. e) 2 m

SIMULADO DE FÍSICA. a) 26 m. b) 14 m. c) 12 m. d) 10 m. e) 2 m SIMULADO DE FÍSICA 1. Num estacionamento, um coelho se desloca, em seqüência, 12 m para o Oeste, 8 m para o Norte e 6 m para o Leste. O deslocamento resultante tem módulo. a) 26 m b) 14 m c) 12 m d) 10

Leia mais

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r 1) No sistema mostrado abaixo, as roldanas e os fios são ideais e o atrito é considerado desprezível. As roldanas A, B, e C são fixas e as demais são móveis sendo que o raio da roldana F é o dobro do raio

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos os funamentos a física 3 Uniae Resoluções os testes propostos 1 T.1 Resposta: a viro e lã algoão e enxofre algoão e lã Trecho a série triboelétrica com os materiais aos: viro; lã; algoão; enxofre ortanto,

Leia mais

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB. A carga final é numericamente igual a área o trapézio, estacaa na figura. 4,5 A 00.00 mah.00 0 A,6 0 s.880as.880 C. SOLUÇÃO CB. Ao tocar a esfera, o eo funcionará

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 POTENCIAL ELÉTRICO e CAPACITORES

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 POTENCIAL ELÉTRICO e CAPACITORES Eletriciae e Magnetismo ET7F - Laboratório LIST DE EXERÍIOS 3 POTENIL ELÉTRIO e PITORES. Determine o potencial no vácuo no ponto P evio às cargas puntiformes = u, =-5u e 3= 8u. =9cm(R: 500kV) -. Determine

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

SUPER FÍSICA (aula 4)

SUPER FÍSICA (aula 4) www.pascal.com.br SUPER FÍSIC (aula 4) Prof. Eson Osni Ramos (Cebola) EXERCÍCIOS 0. (UEL - 96) I. Está correta, a esfera foi eletrizaa por inução. II. Está erraa. III. Está erraa, a esfera ficou eletrizaa

Leia mais

Nessas condições, o resistor R' tem resistência a) 4, Ω b) 2, Ω c) 2, Ω d) 8, Ω e) 1, Ω Resolução

Nessas condições, o resistor R' tem resistência a) 4, Ω b) 2, Ω c) 2, Ω d) 8, Ω e) 1, Ω Resolução 1 b FÍSICA O esquema abaixo representa um circuito elétrico no qual E é um gerador ideal de força eletromotriz 10 V, R é um resistor de resistência elétrica 8,0 MΩ, e o resistor R' é tal que a corrente

Leia mais

TD DE FÍSICA 2 Resolucões das Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 2 Resolucões das Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor TD DE ÍSICA 2 esolucões as Questões e Potencial elétrico e Trabalho a orça Elétrica PO.: João Vitor esposta a questão 1: [I] Correta. Se não fosse uma superfície equipotencial, haveria movimento e cargas,

Leia mais

III Corpos rígidos e sistemas equivalentes de forças

III Corpos rígidos e sistemas equivalentes de forças III Corpos rígios e sistemas equivalentes e forças Nem sempre é possível consierar toos os corpos como partículas. Em muitos casos, as imensões os corpos influenciam os resultaos e everão ser tias em conta.

Leia mais

a) 5 b) 12,5 c) 7 d) 17,5

a) 5 b) 12,5 c) 7 d) 17,5 9 PROVA D E FÍ S I C A Q U E S T Ã O 21 Para atirarmos uma determinada flecha, puxamos a corda do arco até 0,60m em relação à sua posição de repouso, com uma força de 250 N. A energia cinética da flecha

Leia mais

30 o RASCUNHO. 1 a Questão: Valor : 1,0

30 o RASCUNHO. 1 a Questão: Valor : 1,0 RASCUNHO 12 1 a Questão: Valor : 1,0 Na figura a seguir os objetos A e B pesam, respectivamente, 40 N e 30 N e estão apoiados sobre planos lisos, ligados entre si por uma corda inextensível, sem peso,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PÁGINA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PÁGINA -6-- www.pascal.com.br EXERCÍCIOS SUPER FÍSICA (aula 4) Prof. Eson Osni Ramos 0. (UEL - 96). e I. Está correta, a esfera foi eletrizaa por inução. II. Está erraa. III. Está erraa, a esfera ficou eletrizaa

Leia mais

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase Leia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher apenas 8 questões. O Caderno de Resolução com

Leia mais

FÍSICA. c = 10 feijões. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3. Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m Calor específico da água: 1 cal/g.

FÍSICA. c = 10 feijões. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3. Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m Calor específico da água: 1 cal/g. FÍSICA Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m Calor específico da água: 1 cal/g. C -19 Carga do elétron = 1,6 x 10 C -31 Massa do elétron = 9 x 10 kg 8 Velocidade

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA:

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 1 m/s 2 Carga do elétron : 1,6 x 1-19 C Massa do elétron

Leia mais

Física D Superintensivo

Física D Superintensivo Física D Superintensivo Eercícios 0) B y y 0 0 50 N = + B = + 5 = 44 + 5 = 69 = N 04) = 80 N F = 00 N I. =. cos 0 o =. cos 0 o N F 0) = II. + y = y. sen 0 o +. sen 0 o = 50. 0,5 +. 0,5 = 50 = 50 N 90 50

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBUAR UFPE UFRPE / 1999 2ª ETAPA NOME DO AUNO: ESCOA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VAORES DE AGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade: 1 m/s 2 Calor específico da água: 1, cal/g ºC Calor latente

Leia mais

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase eia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as questões devem ser resolvidas. O Caderno de

Leia mais

Estudo Físico dos Gases

Estudo Físico dos Gases Estuo Físico os Gases eoria Cinética os Gases Gás é um estao a matéria; as partículas neste estao estão em movimento aleatório e caótico; São compressíveis; Os gases ocupam too o volume o recipiente e,

Leia mais

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2017 / 2018

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2017 / 2018 CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2017 / 2018 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 A figura acima mostra esquematicamente um tipo de experimento realizado em um túnel de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR 1. Um os granes problemas ambientais ecorrentes o aumento a proução inustrial munial é o aumento a poluição atmosférica. A fumaça, resultante a queima e combustíveis fósseis como carvão ou óleo, carrega

Leia mais

FGE Eletricidade I

FGE Eletricidade I FGE0270 Eletriciae I 4 a Lista e exercícios 1. Sejam uas placas metálicas planas, caa uma e área 1.0 m 2, com as quais esejamos construir um capacitor e placas paralelas. Para obtermos uma capacitância

Leia mais

FÍSICA. Resolução: V A = c = 3 x 10 8 = ΔS A = km. V B = c = 3 x 10 8 = ΔS B = km. D = = = km 2 x 10 4 km

FÍSICA. Resolução: V A = c = 3 x 10 8 = ΔS A = km. V B = c = 3 x 10 8 = ΔS B = km. D = = = km 2 x 10 4 km FÍSICA 01. O Sistema GPS (Global Positioning System) permite localizar um receptor especial, em qualquer lugar da Terra, por meio de sinais emitidos por satélites. Numa situação particular, dois satélites,

Leia mais

Respostas Caderno de Exercícios 1

Respostas Caderno de Exercícios 1 Respostas Caerno e Exercícios 1 Uniae 1 Cinemática capítulo 1 Movimento é muança e posição 18. C 19. D 20. E 21. A 22. E 23. A 24. E 2 26. B 27. C 28. C 1. E Se o passageiro permanece sentao em seu lugar

Leia mais

Lista 02 Parte II Capítulo 32

Lista 02 Parte II Capítulo 32 Lista 02 Parte II Capítulo 32 01) Dada uma bateria de fem ε e resistência interna r, que valor deve ter a resistência de um resistor, R, ligado em série com a bateria para que o efeito joule no resistor

Leia mais

= 1 d. = -36 π Pa

= 1 d. = -36 π Pa EO -1-7/5/16 Grupo I R. 1-a) A capaciae e um conensaor plano e área S e separação, cheio e um ielétrico e permitiviae ε é C = ε S. Assim a situação apresentaa equivale a ois conensaores em paralelo, cuja

Leia mais