Grade: 2 nd grade. -Reconhecer o local que cada objeto ocupa na sala de aula. -Perceber as diferentes visões que temos dos objetos na sala de aula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grade: 2 nd grade. -Reconhecer o local que cada objeto ocupa na sala de aula. -Perceber as diferentes visões que temos dos objetos na sala de aula"

Transcrição

1 Guia Curricular - Geografia / História Geografia Grade: 2 nd grade EIXO CONTEÚDO HABILIDADES PROBLEMATIZADORAS Lugar de Estudar; Lugar de Morar -Profissionais que trabalham na -Identificar os funcionários que escola trabalham na escola Muitas ruas e muitos caminhos -As formas da sala de aula -Diferentes tipos de visão -A representação da sala de aula -A casa é o local de vivência -Diferentes espaços na casa -Materiais utilizados nas construções das casas -Os trabalhadores da construção civil -A comunidade quilombola Kalunga e suas casas -As moradias dos povos indígenas -A rua e a paisagem -Transformações na paisagem -Reconhecer o local que cada objeto ocupa na sala de aula -Perceber as diferentes visões que temos dos objetos na sala de aula -Conhecer uma planta e uma maquete -Conhecer os diferentes tipos de moradia -Saber que a moradia é importante para as pessoas -Compreender a importância da organização da moradia -Compreender quais os materiais que são usados nas construções -Reconhecer os trabalhadores das construções -Conhecer as moradias quilombolas -Conhecer as moradias indígenas - Identificar os elementos que compõem as paisagens da rua de moradia; -Quem é o profissional que cuida das crianças quando elas se machucam na escola? -Em que lado fica o mural da nossa sala? -Quando olhamos para a lousa que tipo de visão que temos? -Vamos montar uma maquete da nossa sala de aula? -Quando estiverem vindo para a escola, observem os tipos de moradias próximos à escola. As moradias são iguais? -Quais os materiais que utilizamos para construir uma casa? -Qual o profissional que faz a planta de uma casa? -Como as mulheres das comunidades quilombolas cozinham? -Como são os quartos nas moradias indígenas? -Quais as mudanças que ocorreram na paisagem da rua onde você mora?

2 -A rua da escola e os elementos da paisagem -A paisagem do caminho da escola -Os meios de transporte utilizados pelos alunos -Ruas do mundo - Perceber as transformações da paisagem ao longo do tempo; - Identificar os principais elementos da paisagem que compõem a rua da escola; - Reconhecer a paisagem do caminho casa - escola; - Conhecer os meios de transportes mais utilizados pelos alunos; - Conhecer ruas de diferentes lugares do mundo. -Como eram as ruas a cem anos atrás? -Quais os elementos da paisagem da rua da nossa escola? -Como são os meios de transporte que você conhece? -Qual o meio de transporte que você utiliza para vir até a escola? -Você imagina que as ruas são todas iguais ou você imagina que existam diferenças? História EIXO CONTEÚDO HABILIDADES PROBLEMATIZADORAS Viver Juntos; Formas de Aprender -O lazer atualmente - Conhecer as diversas formas de lazer -O que você mais gosta de fazer nas horas de lazer? -O lazer em outros tempos -Formas de aprender -Acesso à escola -Educação de qualidade - O aprender indígena -Escolas quilombolas -O material escolar -Conhecer as formas de lazer de antigamente -Compreender as formas de aprender nos diferentes tempos -Saber que a frequência na escola mudou ao longo do tempo -Compreender como uma educação pode ser de -O que você imagina que as crianças faziam nas horas de lazer antigamente? -Será que as crianças antigamente aprendiam como as de agora? -Como vocês imaginam que eram as escolas antigamente? -O que é necessário para uma

3 -Convivência na escola aprendizagem educação de qualidade? O trabalho de cada um -O trabalho de cada um -O trabalho em locais abertos -O trabalho em locais fechados -Povos indígenas -Comunidades quilombolas -Conhecer a forma de aprender das comunidades quilombolas -Compreender como as comunidades indígenas aprendem -Identificar as semelhanças e as diferenças no material escolar atual e de antigamente -Conhecer como era a convivência na escola antigamente e atualmente -Conhecer o trabalho em diferentes tempos -Compreender como é o trabalho em locais abertos -Identificar como é o trabalho em locais fechados -Os índios aprendem como nós? -E os quilombolas, como aprendem? -Nosso material escolar é como o material escolar de antigamente? -Será que a convivência nas escolas antigamente era como a dos dias atuais? -Como é o ambiente dos trabalhadores que trabalham em locais abertos? -Quais os problemas que ocorrem com os trabalhadores que exercem suas funções em locais fechados? -As costureiras -Os canavieiros -Compreender como é a divisão de trabalho nos povos indígenas -Aprender como é o trabalho nas comunidades quilombolas -Conhecer a rotina de trabalho das costureiras atualmente e no passado - Identificar como os canavieiros trabalham atualmente e como trabalhavam no passado -Como é o trabalho nas comunidades indígenas? -Quais as atividades dos moradores das comunidades quilombolas? -Como trabalham as costureiras atualmente e como trabalhavam antigamente? -Como é o trabalho dos canavieiros?

4

5 Guia Curricular - Ciências Naturais Grade: 2 nd grade EIXO CONTEÚDO HABILIDADES PROBLEMATIZADORAS Diferentes Ambientes; -O destino do lixo -Conhecer as modificações nos Animais ambientes -Os animais nos diferentes ambientes -O revestimento do corpo dos animais -O animal em movimento -Animais domésticos e o comércio ilegal de animais -Animais carnívoros, herbívoros e onívoros -Entender a importância da reciclagem -Entender que é necessário que evitemos o desperdício -Conhecer os tipos de ambientes dos animais -Conhecer os diferentes tipos de revestimentos dos corpos dos animais -O que você faz para preservar o ambiente? -Porque a reciclagem é importante e necessária? -Como podemos evitar o desperdício? -Você sabe que os animais vivem em diferentes ambientes? -Quais os tipos de revestimentos que você conhece no corpo dos animais? -O contato dos animais com o homem -Entender como cada animal se movimenta -Como os animais se movimentam? -Reconhecer quais os animais que podem ser domesticados -Saber que o comércio de animais é prejudicial às espécies -Identificar o que cada animal come -Compreender que é necessário que exista respeito na relação do homem com os animais -Quais os animais que você conhece que não podem ser criados em casa? -O que você acha sobre o comércio de animais? -Será que podemos alimentar os animais com o que comemos? -Como você higieniza suas mãos após pegar um animal no colo? Plantas -A planta como ser vivo -A importância da luz para as - Saber a importância da preservação das plantas -Você cuida das plantas? O que faz para preservá-las?

6 plantas -A planta e suas partes -As plantas e os locais onde se desenvolvem -As plantas e os outros seres vivos -As plantas no nosso dia a dia -Entender que as plantas são organismos vivos -Compreender o quanto a luz é importante para as plantas -Conhecer as partes de uma planta -Conhecer as características de uma planta -Entender que as plantas também são fontes de alimento para outros seres vivos -Compreender a importância das plantas no dia a dia das pessoas -Por que as plantas são organismos vivos? -Por que a luz é importante para as plantas? -Como as plantas se desenvolvem? -Quais as características de uma planta? -As plantas servem de alimento para os seres vivos. Cite exemplos disso. -Como as plantas são importantes no nosso dia a dia?

7 Curriculum Guides Subject Language Arts Grade: 2 nd grade Strand Content Skills Essential Questions 1. Reading 1.1. Reading Literature 1.1.a. Ask and answer such questions as who, Poetry, Humorous Fiction, Realistic Fiction, Fable, Fairy Tale, Traditional Tale/ Folktale, Readers Theater, Play 1.2. Reading Informational Texts Biography Informational Texts what, where, when, why, and how to demonstrate understanding of key details in a text. 1.1.b. Recount stories, including fables and folktales from diverse cultures, and determine their central message, lesson, or moral. 1.1.c. Describe how characters in a story respond to major events and challenges. 1.1.d. Describe the overall structure of a story, including describing how the beginning introduces the story and the ending concludes the action. 1.1.e. Acknowledge differences in the points of view of characters, including by speaking in a different voice for each character when reading dialogue aloud. 1. How do readers construct meaning from text? 2. How do you figure out a word you do not know? 3. What do readers do when they do not understand everything in a text? 4. Why do readers need to pay attention to a writer s choice of words? 5. How does reading influence readers? 6. Why do readers need to evaluate what they read? 1.1.f. Use information gained from the illustrations and words in a print or digital text to demonstrate understanding of its characters, setting, or plot. 1.1.g. Compare and contrast two or more versions of the same story (e.g., Cinderella stories) by different authors or from different cultures. 1.1.h. Describe how words and phrases (e.g., regular beats, alliteration, rhymes, repeated lines) supply rhythm and meaning in a story, poem, or song. 1.2.a. Identify the main topic of a multiple paragraph text as well as the focus of specific paragraphs within the text.

8 2. Reading Foundation 2.1. Phonics and Word recognition Short vowels, long vowels, consonant digraphs, CVC pattern, hard and soft consonant sounds Inflections Target Vocabulary and High Frequency Words Read aloud texts 2.2. Fluency Phrasing: Punctuation Intonation Accuracy: Word Recognition Words Connected in Text Self-Correct 1.2.b. Describe the connection between a series of historical events, scientific ideas or concepts, or steps in technical procedures in a text. 1.2.c. Explain how specific images (e.g., a diagram showing how a machine works) contribute to and clarify a text. 1.2.d. Describe how reasons support specific points the author makes in a text. 1.2.e. Compare and contrast the most important points presented by two texts on the same topic. 2.1.a. Distinguish long and short vowels when reading regularly spelled one-syllable words. 2.1.b. Decode words with common prefixes and suffixes. 2.2.a. Read on-level text with purpose and understanding. 2.2.b. Read on-level text orally with accuracy, appropriate rate and expression on successive readings. 2.2.c. Use context to confirm or self correct word recognition and understanding, rereading as necessary 3. Writing 3.1.Text Type and Purpose Write Book Reports Write complete answers Fill out Charts: T charts, Idea maps, Venn Diagrams Write Personal Letters Write main information in Biographies Create simple narratives 3.1.a. Write opinion pieces in which they introduce the topic or book they are writing about, state an opinion, supply reasons that support the opinion, and provide a concluding statement or section. 3.1.b. Write informative/explanatory texts in which they introduce a topic, use facts and definitions to develop points, and provide a concluding statement or section. 3.1.c. Write narratives in which they recount a well elaborated event or short sequence of events, include details to describe actions, thoughts, and feelings, use temporal words to signal event order, and provide a sense of closure. 1. Why do writers write? 2. How do good writers express themselves? 3. How do writers develop a well-written product? 4. How does process shape the writer s product? 5. How does each step in the writing process impact your writing? 6. How can writing be evaluated? 7. How can evaluation and reflection be used to improve writing?

9 4. Language Foundations 3.2. Production and Distribution of Writing 6+1 Writing Traits Ideas Main Ideas and Details Organization Sequence of events Word Choice Specific nouns Specific verbs Adjectives Voice Point of view Purpose of author Sentence Fluency Statements 4.1. Conventions Of Standard English Alphabetical order Contractions Word order in sentences Subjects Predicates Naming and telling parts of sentences Nouns Plural Nouns Proper Nouns Adjectives Verbs Subject-verb agreement Statements Declarative Sentences Interrogative Sentences Glossary Capitalization Punctuation Quotation Marks Abbreviations 3.2.a. With guidance and support from adults and peers, focus on a topic and strengthen writing as needed by revising and editing. 3.2.b. With guidance and support from adults, use a variety of digital tools to produce and publish writing, including in collaboration with peers. 3.2.c. Participate in shared research and writing projects (e.g., read a number of books on a single topic to produce a report; record science observations) 3.2.d. With guidance and support from adults, recall information from experiences or gather information from provided sources to answer a question. 4.1.a. Form and use frequently occurring irregular plural nouns (e.g., feet, children, teeth, mice, fish) 4.1.b. Demonstrate command of the conventions of standard English capitalization, punctuation, and spelling when writing. 4.1.c. Use commas in greetings and closings of letters. 4.1.d. Consult reference materials, including beginning dictionaries, as needed to check and correct spelling a Use knowledge of language and its conventions when writing, speaking, reading, or listening. 4.2.a.1. Compare formal and informal uses of English. 1. What is the purpose of applying grammar and mechanic skills? 2. How do rules of language affect communication? 3. How does word choice affect meaning? 4. Why is it important to spell correctly? 5. How can you write paragraphs to make a clear picture for your reader? 4.2. Knowledge of English Formal and Informal language Practice Book 6+1 Writing Traits

10 5. Listening and Speaking 4.3. Vocabulary Acquisition And Use Target Vocabulary High Frequency Words Spelling Multiple-Meaning Words Action Words Context Clues 5.1. Comprehension and Collaboration Story Structure Main Idea and Details Understanding Characters Sequence of Events Listen for Enjoyment Discussion: Take Turns Talking Conversation: Listen and Respond Follow instructions Follow steps 5.2. Presentation of Knowledge and Ideas Participate in age group appropriate discussions 4.3.a. Determine or clarify the meaning of unknown and multiple-meaning words and phrases based on grade 2 reading and content, choosing flexibly from an array of strategies. 4.3.b. Use words and phrases acquired through conversations, reading and being read to, and responding to texts, including using adjectives and adverbs to describe (e.g., When other kids are happy that makes me happy) 5.1.a. Participate in collaborative conversations with diverse partners about 2 nd Grade topics and texts with peers and adults in small and larger groups b. Recount or describe key ideas or details from a text read aloud or information presented orally or through other media. 5.1.c. Ask and answer questions about what a speaker says in order to clarify comprehension, gather additional information, or deepen understanding of a topic or issue a. Tell a story or recount an experience with appropriate facts and relevant, descriptive details, speaking audibly in coherent. 1. How does a speaker communicate so others will listen and understand the message? 2. How does a listener understand a message? 3. How do you listen? 4. What impact does listening have? 5. How do you speak effectively? 6. How does the choice of words affect the speaker's message and the listener's response? 5.2.b. Add drawings or other visual displays to stories or recounts of experiences when appropriate to clarify ideas, thoughts, and feelings. Skills that were adapted from AERO to our school community.

11 Guia Curricular - Língua Portuguesa Grade: 2 nd grade EIXO CONTEÚDO HABILIDADES PROBLEMATIZADORAS Linguagem oral, linguagem escrita e ortografia. - Feminino e masculino - Ler, produzir, interpretar e revisar regras de brincadeiras e notícias. - Quais as regras da brincadeira dança das cadeiras? - H inicial, CH, LH, NH - Letra cursiva (caligrafia) - Escrita alfabética - Separação de palavras aglutinadas - Criação de palavras novas substituindo letras em pares comutativos - Letra R - Ditongo ei - Sufixo eiro\ eira - Letra maiúscula - Participar das interações que envolvem os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar - Produzir adivinhas e bilhetes - Produzir títulos de notícias - Interessar-se pela escrita como um instrumento de interação - Apropriar-se do sistema de escrita alfabética, compreendendo que os grafemas representam fonemas - Ler diferentes textos de forma autônoma - Elaborar perguntas e respostas -Escrever textos - Vamos adivinhar? O que é que cai em pé e corre deitado? - Qual o feminino de leão? E o masculino de cadela? - Como escrevemos a palavra hipopótamo? - Vamos formar novas palavras? Acrescente a letra H ao escrevêlas. Exemplo: galo galho - Vamos ler o conto: A festa no céu? - Após a leitura do texto, podemos perceber quem foi o animal que não queria ficar fora da festa? - Revisar e reescrever textos - Podemos separar as palavras com letra R em dois grupos: palavras com o R no início da palavra e com o R no meio da palavra. Vocês poderão fazer esse exercício após lermos todas as palavras. - Barbeiro, jornaleiro, padeiro. O

12 que essas palavras têm em comum? - Caetano, casa, flor, Rosalina. Separe as palavras iniciadas com letra maiúscula

13 Guia Curricular - Matemática Grade: 2 nd grade EIXO CONTEÚDO HABILIDADES PROBLEMATIZADORAS Compreensão e assimilação dos conteúdos relacionados a números e operações, espaço e forma,tratamento da informação e grandezas e medidas. -Par, ímpar -Adição e subtração -Uso da calculadora -Apresentar a adição com base nas ideias de juntar e acrescentar -Ideias de repartir -Adição em parcelas iguais -Sequência numérica e reta numerada -Dezenas e unidades -Diferentes usos dos números -Apresentar a subtração relacionando-a com a ideia de tirar -Apresentar as formas geométricas -Familiarizar os alunos com cédulas de nosso sistema monetário -Promover o avanço da sequência numérica e sua representação na reta numerada -Desenvolver noções de dezena e unidade -Promover reflexão em problemas matemáticos - Vamos juntar: Leonardo tem cinco figurinhas. Lara tem oito figurinhas. Quantas figurinhas ele possuem juntos? -Vamos tirar: Alexandre tem doze bolinhas de gude. Tirou seis bolinhas e guardou na gaveta. Com quantas bolinhas ele ficou? -Que forma geométrica possui quatro lados? -Dê a sequência numérica: 11,12,13,15, 17,,,20 -Quantas unidades têm uma dezena? -Eduarda possui doze lápis de cor. Ana possui quatro lápis de cor. Quantos lápis Eduarda e Ana possuem juntas? -Multiplicação -Divisão -Problemas com quatro operações -Trabalhar concretamente com metro, centímetro e quilograma -Apresentar a multiplicação com a ideia de adição de parcelas iguais -Tratar a divisão com a ideia de repartir em partes iguais -Quantos centímetros tem uma caneta? Pegue sua régua e vamos medir. -Vamos somar: 3+3+3? Veja; podemos representar essa adição da seguinte forma: 3 vezes 3. O resultado é -João comprou 20 balas e as dividiu com sua irmã. Com

14 -Simetria -Composição das formas geométricas -Cubo -Hora e meia hora -Grau Celsius, litro -Propor resolução de problemas de natureza variada, bem como experiências de formulação de problemas -Explorar o cálculo mental quantas balas João ficou? -Carla e Andréa compraram 24 pirulitos e distribuíram para duas crianças. Com quantos pirulitos cada criança ficou? -Vamos calcular mentalmente: =?

Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP EDITAL Nº 01/2014 CLCA-CCP A Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes CLCA, do campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, no exercício regular de seu cargo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Competência (meta) lingüístico - comunicativa na língua inglesa através da aquisição de funções da linguagem nas quatro habilidades (ouvir, falar, ler, escrever). Introdução à Fonética e Fonologia.

Leia mais

1ª A, B, C, D, E Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 02 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO:

1ª A, B, C, D, E Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 02 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 2 ÁREA / DISCIPLINA: Inglês (Profa: Maria Luiza da Silveira Bicalho) SÉRIE: 1ª A, B, C, D, E Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 02 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 80 COMPETÊNCIA

Leia mais

3 o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Christiane Mourão Prof. a Cláudia Borges

3 o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Christiane Mourão Prof. a Cláudia Borges 3 o ANO ENSINO MÉDIO Prof. a Christiane Mourão Prof. a Cláudia Borges Unidade IV Jobs The perfect job for you 2 Aula 10.1 Conteúdos Vocabulary: Jobs; Reading Comprehension 3 Habilidade Dizer o nome das

Leia mais

LISTA DE PALAVRAS ÚTEIS NO INGLÊS E PORTUGUÊS (O NIVEL PRIMÁRIO)

LISTA DE PALAVRAS ÚTEIS NO INGLÊS E PORTUGUÊS (O NIVEL PRIMÁRIO) MINEOLA PUBLIC SCHOOLS English-Portuguese Elementary Level LISTA DE PALAVRAS ÚTEIS NO E PORTUGUÊS (O NIVEL PRIMÁRIO) Developed by: Sherri Goffman, Assistant Superintendent Marilyn Holland, Literacy Coordinator

Leia mais

Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese

Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese Portuguese Lesson A Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese Story Time is a program designed for students who have already taken high school or college courses or students who have completed other

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais.

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais. ( 1 ano) Cores,Animais, Numerais. Matemática - Sequência numérica até 100; - Medida de comprimento, massa e tempo; - Dezena exata; - Ordem crescente e decrescente; - Adição e subtração. -Multiplicação.

Leia mais

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS 01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS OBS1: Adaptação didática (TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS) realizada pelo Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos. OBS2: Textos extraídos do site: http://www.englishclub.com

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES)

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES) ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO: 9 PERÍODO: / / ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 2 AULA SEMANA PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES) *Identificar

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES)

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES) ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO:10 PERÍODO : / / ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 2 AULA SEMANA PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES)

Leia mais

QUESTIONS AND ANSWERS

QUESTIONS AND ANSWERS INGLÊS Aula 1 Questions in English Todo diálogo necessita de perguntas e respostas. You speak English? Você falar inglês? Está certa essa colocação? Question: (Pergunta:) DO You speak English? (verbo auxiliar)

Leia mais

5º ANO. # MATEMÁTICA * Unidade 5 (págs 172 até 201), caderno e ficha.

5º ANO. # MATEMÁTICA * Unidade 5 (págs 172 até 201), caderno e ficha. 5º ANO * História em quadrinhos; * Emprego das terminações, SSE e ECE ( págs 170 até 173); * Artigos definidos e indefinidos ( págs 182 e 183); * Sinônimos e antônimos ( págs 126 até 129); * Acentuação

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES)

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES) ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO: 8 PERÍODO: / / ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 2 AULAS SEMANA PLANO DA I UNIDADE SKILLS AND ABILITIES (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES)

Leia mais

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA Nome Vogais Encontro vocálico/ Sons nasais Consoante T Gêneros textuais:parlenda;trava língua;poema;história em quadrinhos;piada;lista

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente

Leia mais

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante?

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Do you know how to ask questions in English? Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Note que tanto

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

In this lesson we will review essential material that was presented in Story Time Basic

In this lesson we will review essential material that was presented in Story Time Basic Portuguese Lesson 1 Welcome to Lesson 1 of Story Time for Portuguese Story Time is a program designed for students who have already taken high school or college courses or students who have completed other

Leia mais

Lesson 6 Notes. Eu tenho um irmão e uma irmã Talking about your job. Language Notes

Lesson 6 Notes. Eu tenho um irmão e uma irmã Talking about your job. Language Notes Lesson 6 Notes Eu tenho um irmão e uma irmã Talking about your job Welcome to Fun With Brazilian Portuguese Podcast, the podcast that will take you from beginner to intermediate in short, easy steps. These

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho GUIÃO A 1º Momento Intervenientes e Tempos Descrição das actividades Good morning / afternoon / evening, A and B. For about three minutes, I would like

Leia mais

Guião A. Descrição das actividades

Guião A. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Ponto de Encontro Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO

Leia mais

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011 REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA Notícias do grupo QUANDO EU TINHA UM ANO, EU ESTAVA APENAS COMEÇANDO. QUANDO EU TINHA DOIS, EU ERA QUASE NOVO. QUANDO EU TINHA TRÊS,

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Os jogos nas aulas de matemática

Os jogos nas aulas de matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Oficina: Os jogos nas aulas de matemática Professora: Odenise Maria bezerra Natal, agosto de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Administração Central Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA. Carga Horária: 60 h Teórica: Prática: Semestre: 2013.2 Professor: LEONARDO ELIZEU ALVES

PROGRAMA DA DISCIPLINA. Carga Horária: 60 h Teórica: Prática: Semestre: 2013.2 Professor: LEONARDO ELIZEU ALVES UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS Disciplina: LINGUA INGLESA VI Carga Horária: 60 h Teórica: Prática: Semestre: 2013.2 Professor: LEONARDO ELIZEU ALVES

Leia mais

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 6º ano

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 6º ano Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 6º a Professor (es) da Disciplina: Christiane Bernardini Lourenço Data: / /15 3º TRIMESTRE Alu(a): Nº: A: 6º a Fundamental II Período: Matuti EM CASA: Revise o conteúdo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Planificação a longo prazo para o 7º ano de escolaridade. Língua Estrangeira I

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Planificação a longo prazo para o 7º ano de escolaridade. Língua Estrangeira I PLANIFICAÇÃO ANUAL Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém - 135513 Escola Secundária Padre António Macedo Grupo Disciplinar / Disciplina: Ano Letivo: 2014-2015 Ciclo de Ensino: Ano de

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI 2 o BIMESTRE Eixo temático O mundo das histórias Disciplina/Valor Português

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

2ºano. 2º período 1.2 HISTÓRIA & GEOGRAFIA. 10 de junho de 2014

2ºano. 2º período 1.2 HISTÓRIA & GEOGRAFIA. 10 de junho de 2014 2ºano 1.2 HISTÓRIA & GEOGRAFIA 2º período 10 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

ANO LETIVO 2013-2014 CONTEÚDOS CURRICULARES

ANO LETIVO 2013-2014 CONTEÚDOS CURRICULARES Ano de escolaridade: 5º LÉXICO O Reino Unido Saudações Identidade Nomes ingleses O alfabeto A sala de aula Objectos escolares As cores Os dias da semana Países Nacionalidades Numerais cardinais (de 1 a

Leia mais

Colégio Integral Educação como estímulo de vida

Colégio Integral Educação como estímulo de vida ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DE ESTUDOS I 1º ANO PORTUGUÊS (18.05.2015) Estudo de texto. Gênero: Lista de compras / parlenda. Produção. Ortografia: Palavras com: L, M, N, P, R e RR, S e SS. Palavras com til

Leia mais

INGLÊS. Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS

INGLÊS. Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS INGLÊS Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS Questions in English Todo diálogo necessita de perguntas e respostas. You speak English? Você falar inglês? Está certa essa colocação? Question: (Pergunta:) DO

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia ASSESSORIA TARGET IDIOMAS Especialização em línguas estrangeiras Referências: construtivismo e aprendizado de idiomas em contextos multilíngues

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular Ano letivo 2014/15

Ficha de Unidade Curricular Ano letivo 2014/15 Ficha de Unidade Curricular Ano letivo 2014/15 Unidade curricular: / Curricular Unit: Sociologia da Comunicação Sociology of Communication Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade

Leia mais

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES 1 MÓDULO DE INGLES ASSUNTO: AULA 01 THE SIMPLE PRESENT TENSE Esta aula é composta pelo texto da apostila abaixo e por um link de acesso à AULA VIRTUAL gravada. Estude com atenção o texto antes de acessar

Leia mais

Treinamento para Pais Cidadania digital No Nível Fundamental. Parent Academy Digital Citizenship. At Elementary Level

Treinamento para Pais Cidadania digital No Nível Fundamental. Parent Academy Digital Citizenship. At Elementary Level Parent Academy Digital Citizenship At Elementary Level Treinamento para Pais Cidadania digital No Nível Fundamental Pan American School of Bahia March 18 and 29, 2016 Digital Citizenship Modules Cyberbullying

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 6º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa 1. Substantivos classificação e flexões. - Livros didáticos: Para Viver

Leia mais

GUIÃO A. What about school? What s it like to be there/here? Have you got any foreign friends? How did you get to know them?

GUIÃO A. What about school? What s it like to be there/here? Have you got any foreign friends? How did you get to know them? GUIÃO A Prova construída pelos formandos e validada pelo GAVE, 1/7 Grupo: Chocolate Disciplina: Inglês, Nível de Continuação 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas 1º Momento Intervenientes

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2ª AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE 1º ANO. DATA DISCIPLINA CONTEÚDO PONTUAÇÃO Unit-04 Numbers; Números do 01 ao 10; Unit-05 Shape;

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2ª AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE 1º ANO. DATA DISCIPLINA CONTEÚDO PONTUAÇÃO Unit-04 Numbers; Números do 01 ao 10; Unit-05 Shape; 1º ANO Unit-04 Numbers; Números do 01 ao 10; (TERÇA - Unit-05 Shape; Formas geométricas. HISTÓRIA/ Unidade 4- O tempo passa; GEOGRAFIA/ Unidade 5- O lugar de morar; (QUINTA- Unidade 6- O lugar de estudar;

Leia mais

Semestre do plano de estudos 1

Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Inglês CU Name Código UC 6 Curso LEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Gestão Duração Semestral Horas de trabalho 54 ECTS 2 Horas de contacto TP - 22,5 Observações n.a. Docente responsável

Leia mais

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 HABILIDADE: Escrever texto, com correspondência sonora; Escrever texto, a partir do tema proposto. 1. Escreve textos, sem erros ortográficos,

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão Habilitação Profissional: Técnico em administração

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 2 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

學 術 研 究 獎 學 金 申 請 表. Bolsas de Investigação Académica Boletim de Candidatura. Academic Research Grant Application Form

學 術 研 究 獎 學 金 申 請 表. Bolsas de Investigação Académica Boletim de Candidatura. Academic Research Grant Application Form 澳 門 特 別 行 政 區 政 府 Governo da Região Administrativa Especial de Macau 文 化 局 Instituto Cultural 學 術 研 究 獎 學 金 申 請 表 ( 根 據 學 術 研 究 獎 學 金 規 章 第 九 條 第 一 款 ) Bolsas de Investigação Académica Boletim de Candidatura

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DISCIPLINA: INGLÊS 8ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014-2015...

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DISCIPLINA: INGLÊS 8ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014-2015... DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DISCIPLINA: INGLÊS 8ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014-2015... Skills/ Metas Curriculares Aims Contents Learning Strategies Lessons Evaluation Listening/ Compreensão Oral 1. Compreender

Leia mais

1ºs ANOS DATA DISCIPLINA CONTEÚDO 19/09 (4ª feira) Produção Textual

1ºs ANOS DATA DISCIPLINA CONTEÚDO 19/09 (4ª feira) Produção Textual 1ºs ANOS 19/09 20/09 21/09 24/09 25/09 26/09 27/09 Criando texto a partir de imagens e palavras propostas II Unidade: Separação de sílabas / Formação de palavras e frases III Unidade: Leitura e interpretação

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

Calendário da Verificação da Aprendizagem IV Unidade 1º Ano Fundamental A/B/C 07/12/2015

Calendário da Verificação da Aprendizagem IV Unidade 1º Ano Fundamental A/B/C 07/12/2015 1º Ano Fundamental A/B/C 07/12/2015 SEG 14/12 QUA 16/12 LINGUAGEM: Interpretação de texto, formação de palavras, sílabas e número de sílabas, palavras com RR,SS, masculino e feminino, palavras com NH,

Leia mais

How are you? Activity 01 Warm up. Activity 02 Catch! Objective. Procedure. Objective. Preparation. Procedure. To warm-up and practice greetings.

How are you? Activity 01 Warm up. Activity 02 Catch! Objective. Procedure. Objective. Preparation. Procedure. To warm-up and practice greetings. Activity 01 Warm up Objective To warm-up and practice greetings. 1. Make sure you re in the room before the Ss. 2. Greet Ss as they enter the room using How are you?, How are you doing?, What s up?. 3.

Leia mais

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife 3ºano 1.3 HISTÓRIA & GEOGRAFIA 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA BRUNA EVELIN LOPES SANTOS CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO Matemática Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdos Números - Comparação entre os números. Adição e subtração. Fatos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA.

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. KAIHATU, Rodrigo. Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/ACEG E-mail: rodrigo.hiroshi@hotmail.com

Leia mais

Plano de aula Unit 6. The environment 45. Escola: Aula nº: Data: Turma: Professor:

Plano de aula Unit 6. The environment 45. Escola: Aula nº: Data: Turma: Professor: 62 Plano de aula Unit 6 45 Delivery and correction of the test. Vocabulary about the subject: fill in exercises. Reading comprehension of the text Swap Shop Party. Exercises on the text. Brain Trainer

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área do conhecimento. Compartilhar

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Natureza e Sociedade na parte 1 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Natureza e Sociedade na O eixo de trabalho Natureza e Sociedade

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas. ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática I Era uma vez um gato xadrez... Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto.

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Ano: 3º Nome do (a) Aluno (a): Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática Professor

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO 3ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 3ª ETAPA De 03/08 a 02/10 AVALIAÇÃO PARCIAL 3 (AP3) DATAS 6º ano 7º ano 19/08 Produção Textual Produção

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA IA - LEM - Inglês - Prof: DORIANE Estudar as unidades 1 e 2 do Top Notch with ActiveBook - Joan Saslow and Allen Ascher, Revisar os exercícios dados em sala de aula, revisar as VIs, revisar as atividades

Leia mais

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas.

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas. Justificativa do Projeto Os animais têm forte presença no dia a dia das crianças, seja de forma física ou através de músicas, desenhos animados, jogos, historias e brinquedos. Além disso, possuem um importante

Leia mais

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO PROJECTO PROVAS EXPERIMENTAIS DE EXPRESSÃO ORAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - 2005-2006 Ensino Secundário - Inglês, 12º ano - Nível de Continuação 1 1º Momento GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

Leia mais

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Organização espacial cadeia de tarefas. Referencias do PMEB Propósito principal de ensino Desenvolver nos

Leia mais

Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10

Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Sumário 1 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Módulo 1 Explorar o Pantanal...10 O que já sei......11 Atividade prática...11 Uma visão panorâmica do ambiente...12 Hora da leitura Águas comandam a vida no Pantanal...15

Leia mais

2. Não serão aceitos certificados de cursos de idiomas para fins de dispensa do referido exame.

2. Não serão aceitos certificados de cursos de idiomas para fins de dispensa do referido exame. COODENADORIA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - CODALIN Exame de Proficiência em Língua Inglesa - Edital Codalin 01-2013 O Exame de Proficiência em Língua Inglesa é destinado aos alunos regularmente matriculados

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Objetivos Específicos. Estratégias em Língua Portuguesa. Leitura de histórias em quadrinhos. Desenhos próprios. Gibisão data show.

Objetivos Específicos. Estratégias em Língua Portuguesa. Leitura de histórias em quadrinhos. Desenhos próprios. Gibisão data show. PLANEJAMENTO Folclore Professor (a): Vanessa da Rosa Competências Leitura; Oralidade; Produção textual, Ortografia, Ritmo e Memória. Avançar em seus conhecimentos sobre a escrita, ao escrever segundo suas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 7º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 7º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 7º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa Características do gênero: Notícia - o que é, quais informações apresenta,

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano.

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano. COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Planejamento Anual 2014 Matemática

Leia mais

PERCEPÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MAQUETES NA EDUCAÇÃO INTERATIVA

PERCEPÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MAQUETES NA EDUCAÇÃO INTERATIVA PERCEPÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MAQUETES NA EDUCAÇÃO INTERATIVA DIAS, A. C. 1 ; CAVERSAN, B. 1 ; SILVA, K. A. da. 1 ; SILVA, J. F. da. 1 ; SILVA, C. V. da. 2 1 Discentes do Curso de Ciências Biológicas

Leia mais

ACFES MAIORES DE 23 ANOS INGLÊS. Prova-modelo. Instruções. Verifique se o exemplar da prova está completo, isto é, se termina com a palavra FIM.

ACFES MAIORES DE 23 ANOS INGLÊS. Prova-modelo. Instruções. Verifique se o exemplar da prova está completo, isto é, se termina com a palavra FIM. ACFES MAIORES DE 23 ANOS INGLÊS Prova-modelo Instruções Verifique se o exemplar da prova está completo, isto é, se termina com a palavra FIM. A prova é avaliada em 20 valores (200 pontos). A prova é composta

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências II UNIDADE - 3ºM1 - Data: 20/08 (Exatas) - 21/08 (Humanas) Nos dias 20 e 21 de agosto, acontecerá a nossa 5ª Verificação Parcial de Aprendizagem da II Unidade. HUMANAS (21/08) EXATAS (20/08) Ciências.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Inglês Série: 2ºC,

Leia mais

Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu lado concreto

Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu lado concreto Universidade Severino Sombra Fundamentos Teóricos e Metodologia de Matemática 1 1 Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Units 3 and 4. 3rd Bimester Content. Future Predictions. Life events. Personality adjectives. English - Leonardo Bérenger and Aline Martins

Units 3 and 4. 3rd Bimester Content. Future Predictions. Life events. Personality adjectives. English - Leonardo Bérenger and Aline Martins 3rd Bimester Content Life events Be going to Future Predictions Be going to x Will Units 3 and 4 First Conditional Personality adjectives EVALUATION CRITERIA CONTENT TOPICS EVALUATION CRITERIA 3rd Bimester

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair Care

WELCOME Entrevista Au Pair Care WELCOME Entrevista Au Pair Care MÓDULO 2. ENTREVISTA-PERGUNTAS EXTRAS ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de Jogos

Leia mais

Cruzeiro do Sul e o Sul

Cruzeiro do Sul e o Sul Atividade de Aprendizagem 17 Cruzeiro do Sul e o Sul Eixo(s) temático(s) Terra e universo Tema Estrelas / constelações / galáxias Conteúdos Constelações / pontos cardeais Usos / objetivos Problematização

Leia mais