Os Desafios da Implementação Uma Abordagem Prática Prof. Dr. Ricardo Lopes Cardoso Sócio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os Desafios da Implementação Uma Abordagem Prática Prof. Dr. Ricardo Lopes Cardoso Sócio"

Transcrição

1 SPED CONTÁBIL E FISCAL Os Desafios da Implementação Uma Abordagem Prática Prof. Dr. Ricardo Lopes Cardoso Sócio

2 Subdivisões do Projeto SPED Sistema Público de Escrituração Digital SPED Sistema Público de Escrituração Digital SPED Fiscal Escrituração Fiscal Digital SPED Contábil Escrituração Contábil Digital Nota Fiscal Eletrônica Nacional Outros Projetos Outros Projetos

3 SPED Fiscal (EFD) Definição: tratase de um arquivo digital (txt) em layout específico, o qual abrange as escriturações de documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos. A seguir evidenciaremos um exemplo prático da relação entre Layout disposto na legislação com a estrutura das informações contidas no arquivo digital.

4 SPED Fiscal (EFD) Exemplo: Layout Guia Prático da EFD Registro E510 Nº Campo Descrição 1 REG Texto fixo contendo "E510" 2 CFOP Código Fiscal de Operação e Prestação do agrupamento de itens 3 CST_IPI 4 VL_CONT_IPI 5 VL_BC_IPI 6 VL_IPI Código da Situação Tributária referente ao IPI, conforme a Tabela indicada no item Parcela correspondente ao "Valor Contábil" referente ao CFOP e ao Código de Tributação do IPI Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do IPI" referente ao CFOP e ao Código de Tributação do IPI, para operações tributadas Parcela correspondente ao "Valor do IPI" referente ao CFOP e ao Código de Tributação do IPI, para operações tributadas Exemplo: Conteúdo Arquivo da EFD Registro E510 E , ,13 915,06

5 SPED Fiscal (EFD) Obrigatoriedade: com a publicação do protocolo ICMS 77/08, a obrigatoriedade da EFD ficou restrita aos contribuintes relacionados em seus anexos, sendo facultativo aos demais. Prazo: os arquivos da EFD, referentes aos meses de janeiro a agosto de 2009, poderão ser entregues até o dia 30 de setembro de 2009, conforme dispõe o Ato Cotepe nº 15/09.

6 SPED Fiscal (EFD) Substituição da escrituração e impressão dos seguintes livros: Registro de Entradas (mod. 1); Registro de Saídas (mod. 2); Registro de Inventário (mod. 7); Registro de Apuração do IPI (mod. 8); Registro de Apuração do ICMS (mod.9).

7 SPED Fiscal (EFD) Legislação Básica: Ajuste SINIEF 02, de 3 de abril de 2009 Dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital. Ato COTEPE/ICMS nº 09, de 18 de abril de 2008 Dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de arquivos da Escrituração Fiscal Digital EFD. Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 Institui o Sistema Público de Escrituração Digital Sped. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD

8 Desenho do Projeto SPED Fiscal

9 SPED Contábil (ECD) Definição: de maneira bastante simplificada, podemos definir o Sped Contábil como a substituição dos livros da escrituração mercantil pelos seus equivalentes digitais. Obrigatoriedade: todas as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. Prazo: as empresas sujeitas ao acompanhamento econômicotributário diferenciado, deverão entregar a ECD com relação aos fatos contábeis de 2008 até 30 de Junho de As demais empresas entregarão até 30 de Junho de 2010 relativo aos fatos contábeis de 2009.

10 SPED Contábil (ECD) Consiste na apresentação dos seguintes livros contábeis: Diário e seus auxiliares; Razão e auxiliares; Balancetes Diários e Balanços; Fichas de lançamentos.

11 Legislação Básica: SPED Contábil (ECD) Ato Declaratório Executivo nº 20, de 28 de maio de 2009 Dispõe sobre as regras de validação e as tabelas de códigos aplicáveis à Escrituração Contábil Digital do Sped. Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009 Altera a Instrução Normativa RFB nº 787, de 19 de dezembro de 2007; Instrução Normativa RFB nº 787, de 19 de novembro de 2007 Institui a Escrituração Contábil Digital (para fins fiscais e previdenciários); Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 Institui o Sistema Público de Escrituração Digital Sped;

12 Desenho do Projeto SPED Contábil

13 Nota Fiscal eletrônica (NFe) Definição: podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) como sendo um documento de existência exclusivamente digital (arquivo com extensão XML) emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços. Obrigatoriedade: os contribuintes que se enquadrarem em pelo menos uma das atividades econômicas disposta na Legislação vigente, independente do porte da empresa. Prazo: a partir de 1º de setembro de 2009, relativamente as empresas enquadradas em uma das atividades econômicas previstas nos incisos XL a XCIII do protocolo ICMS 87/08.

14 Nota Fiscal eletrônica (NFe) Exemplo do conteúdo de um arquivo XML (NFe).

15 Nota Fiscal eletrônica (NFe) Substituição do seguinte documento: Nota Fiscal em Papel modelo 1 ou 1A. Legislação Básica: Ato COTEPE ICMS 14/2009, de 09/03/2009 aprova Manual de Emissão da NFe em contingência ; Ajuste SINIEF 07/2005, de 05/10/2007 instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica DANFE; Ato COTEPE 72/2005, de 20/12/2005 dispõe sobre as especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica NFe, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica DANFE.

16 Desenho do Projeto NFe 1) Envio da NFe (arquivo XML) 5) DANFE Transporte da Mercadoria 6) Comprador: Recebe e escritura a NFe 4) Contribuinte busca Autorização de Uso Possibilidade de Fiscalização 2) SEFAZ Recebe NFe SERPRO SEFAZ Destino SUFRAMA PósValidação 3) Validação Situação Cadastral; Credenciamento; Assinatura digital Esquema XML; Numeração. Coerência das Informações; Cruzamento de dados.

17 Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) Definição: Podemos conceituar o CTe como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Obrigatoriedade: Até o presente momento, somente o Estado de Mato Grosso publicou a obrigatoriedade através do Dec /09, onde a partir de 1º , ficam obrigados à emissão do CTe os contribuintes que, no exercício imediatamente anterior, auferiram faturamento superior a R$ ,00 e efetuaram prestação de serviço de transporte interestadual, independentemente do valor do respectivo faturamento.

18 Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) Substituição do seguinte documento: Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8; Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9; Conhecimento Aéreo, modelo 10; Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11; Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27; Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.

19 Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) Legislação Básica: Ajuste SINIEF 04/09 Altera o Ajuste SINIEF 09/07; Ajuste SINIEF 02/08 Altera o Convênio SINIEF 06/89; Ajuste SINIEF 09/07 Institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico; Ato COTEPE 08/08 Dispõe sobre as especificações técnicas do Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe, do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico DACTE.

20 Capa de Lote Eletrônica CLe Definição: A Capa de Lote Eletrônica (CLe) é um documento criado para agilizar a liberação de mercadorias acobertadas por Nota Fiscal Eletrônica (NFe), nos Postos Fiscais. A CLe possui um código de barras impresso, cuja leitura no Posto Fiscal permite o registro e liberação em lote de até 500 DANFES (Documentos Auxiliares da Nota Fiscal Eletrônica) em menos de um minuto. Os malotes de documentação acompanhados de CLe têm prioridade no atendimento nos Postos Fiscais do Estado. A não utilização da CLe implica na necessidade de registro de cada DANFE, de forma individual no Posto Fiscal, podendo retardar a liberação da carga. Utilização: No primeiro estágio de implantação a CLe será um documento auxiliar de utilização voluntária por parte dos transportadores interessados em usufruir da agilidade logística proporcionada pelo sistema.

21 SPED Próximas fases NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ); elalur (Substituição do Lalur em papel pelo seu equivalente digital); Livro de Controle de produção e estoques (modelo 3); CIAP (Controle de Crédito de ICMS de Ativo Imobilizado); Demais informações de Inventário; elapis (PIS, Confins, Dacon...); Fichas de lançamentos financeiros; efolha ou SPED Previdenciário (Manad e SEFIP); DIPJ (Transfer Price...).

22 CRUZAMENTOS SPED Gerenciamento do risco Com a implantação do SPED os fiscos (federal, estaduais e municipais) passam a receber todas as informações fiscais e contábeis de forma analítica, o que possibilita a realização de inúmeras auditorias e cruzamentos. VISIBILIDADE As informações estarão disponíveis para diversas entidades. Erros serão facilmente identificados pelos fiscos, e considerados indícios de sonegação. Em alguns casos podem até impedir a entrega do arquivo magnético dentro dos prazos estabelecidos.

23 SPED Gerenciamento do risco AUTUAÇÃO RETROATIVA A legislação permite que em 2013 ainda sejam realizadas autuações nas informações de hoje, utilizando tecnologia ainda mais avançada. INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL Alteração do relacionamento das empresas com fiscos e órgãos públicos, já que a partir da NFe, os mesmos passaram a receber as informações em tempo real.

24 SPED Desafios da Implementação Qual a Solução? Dados faltantes Código do IBGE; Transportador; Volumes / Pesos... Campos DSE / DE / DSI / DI; Pis/Cofins/ICMSST; Pagamento (à prazo)... Cadastros Unidades de Medida; Fatores de Conversão; Alterações com Histórico... Erros CNPJ / I.E.; NCM / CST; Alíquotas / Tributos / Retenções; Plano de Contas...

25 SPED Volume de Informações SPED FISCAL Registros 142 Informações 1343 SPED CONTÁBIL Registros 44 Informações 195

26 SPED Fiscal (EFD) Alterações relevantes Novo Guia Prático EFD Versão Última atualização: 08 de maio de 2009 Registro 0150 incluída observação acerca de participantes que não possuem CPF; Registro 0200 Inclusão do TP_ITEM igual a 08 Ativo Imobilizado na dispensa do preenchimento do campo NCM; Registro C170 Campo CST_ICMS Orientação de preenchimento do campo CST_ICMS para operações de entradas; Registro E530 incluída a tabela de códigos de ajustes da apuração do IPI.

27 Estrutura SPED Fiscal Blocos Descrição 0 Abertura, Identificação e Referências C D E H Documentos Fiscais I Mercadorias (ICMS / IPI) Documentos Fiscais II Serviços (ICMS) Apuração do ICMS e do IPI Inventário Físico 1 Outras Informações 9 Controle e encerramento do arquivo digital Sped Fiscal tem mais de campos

28 EFD Principais Registros 0015 Dados do Contribuinte Substituto 0100 Dados do contabilista 0150 Cadastro do Participante (Cliente/Fornecedor/Prest. Serv.) 0175 Alteração do Cadastro do Participante 0190 Identificação das Unidades de Medida 0200 Identificação do Item (Produto/Serviço) 0205 Alteração do Item 0220 Fatores de Conversão de Unidades 0400 Natureza da Operação/Prestação 0450 Informações complementares do documento fiscal 0460 Observações do Lançamento Fiscal

29 C100 C110 C111 C112 C113 C115 C120 C130 C140 C141 C160 C170 C172 C176 C179 C190 C195 C197 C791 EFD Principais Registros Nota Fiscal (Entrada/Saída) Informação Complementar da Nota Fiscal Processo Referenciado Documento de Arrecadação Referenciado Documento Fiscal Referenciado Local de Coleta e Entrega Operações de Importação ISSQN, IRRF e Previdência Social Fatura Vencimento da Fatura Volumes Transportados Itens do Documento Operações com ISSQN Ressarcimento do ICMS ST Informações complementares ST Registro Analítico do Documento Observações do Lançamento Fiscal Outras obrigações tributárias, ajustes e informações NF Registro de informações de ST por UF

30 EFD Principais Registros D100 E110 E111 E112 E113 E115 E116 E200 E210 E220 E230 E240 E250 E500 E510 E520 E530 Aquisição de Serviço de Transporte Apuração do ICMS Operações Próprias Ajuste/Benefício/Incentivo da Apuração do Icms Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do Icms E112 Identificação dos Documentos Fiscais Informações Adicionais da Apuração Valores Declaratórios Obrigações do Icms A Recolher Operações Próprias Período da Apuração do Icms Substituição Tributária Apuração do Icms Substituição Tributária Ajuste/Benefício/Incentivo da Apuração do Icms ST Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do Icms ST E230 Identificação Dos Documentos Fiscais Obrigações do Icms A Recolher Substituição Tributária Período de Apuração do Ipi Consolidação dos Valores Do Ipi Apuração do Ipi Ajustes da Apuração Do Ipi

31 EFD Principais Registros H005 H010 Totais do Inventário Inventário 1100 Registro de Informações Sobre Exportação 1105 Documentos Fiscais de Exportação 1110 Operações de Exportação Indireta de Produtos Não Industrializados Pelo Estabelecimento Emitente Controle de Créditos Fiscais Icms 1210 Utilização de Créditos Fiscais Icms

32 Plano de contas Referencial (plano de contas da empresa) ECD Lançamentos Lançamentos contábeis contábeis Livros Livros diários diários auxiliares auxiliares Centros Centros de de custo custo Saldos Saldos periódicos periódicos Balanço Balanço patrimonial patrimonial Demonstração Demonstração do do resultado resultado do do exercício exercício Demonstração Demonstração das das origens origens e e aplicações aplicações de de recursos recursos Demonstração Demonstração das das mutações mutações do do patrimônio patrimônio líquido líquido Demonstração Demonstração do do valor valor adicionado adicionado Parecer Parecer da da auditoria auditoria Parecer Parecer do do conselho conselho fiscal fiscal Notas Notas explicativas explicativas Relatório Relatório da da administração administração Saldos Saldos das das contas contas de de resultado resultado antes antes do do encerramento encerramento

33 SPED Contábil (ECD) Novas Regras de Validações Foram divulgadas novas regras de validação. Como as novas regras são mais flexíveis que as anteriores, as escriturações validadas em versões anteriores do PVA poderão ser utilizadas normalmente. As inconsistências encontradas nos arquivos foram classificadas em dois tipos: "Erro" permite que apenas a funcionalidade de "Importação/Validação" seja executada. "Advertência" não impede a execução das demais funcionalidades.

34 SPED Contábil (ECD) Novo Plano de Contas Referencial Foi divulgado o novo Plano de Contas Referencial. A nova tabela traz a validade dos códigos e o tipo de conta (sintética ou analítica). As contas antigas ficaram com prazo de validade até e as novas contas com início em Assim, ambos os códigos podem ser utilizados. Fundamentação: Ato Declaratório Executivo Cofis nº 20/09

35 ECD Principais Registros I010 I015 I020 I030 I050 I051 I052 I075 I100 I150 I155 I200 Identificação da Escrituração Contábil Identificação das contas (Escrituração Auxiliar) Campos Adicionais Termo de abertura do Livro Plano de Contas Plano de Contas Referencial Identificação dos códigos de aglutinação Tabela de histórico padronizado Centro de Custos Saldos Períodicos Identificação do Período Detalhe dos saldos periódicos Lançamento Contábil

36 ECD Principais Registros I250 I300 I310 I350 I355 I510 J005 J100 J150 J800 Partidas do Lançamento Balancetes Diários Identificação da Data Detalhes do Balancete Diário Saldo das contas de resultado antes do encerramento Detalhes dos Saldos das contas de Resultado antes do encerramento Definição de Campos do Livro Razão Auxiliar Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Demonstrações do Resultado do Exercício Outras Informações

37 PVA Programa Validador e Assinador Utilizando o programa Validador O PVA será utilizado pelo contribuinte para a geração, validação, assinatura com certificado digital e transmissão da EFD/ECD ao ambiente SPED; Não será recepcionado o arquivo não validado pelo PVA oficial, bem como arquivo não assinado ou assinado por pessoa não autorizada; Não terão validade jurídica arquivos que contenham a EFD/ECD sem o respectivo recibo de transmissão; Após a transmissão é essencial que o usuário aguarde o retorno do recibo de transmissão.

38 PVA Programa Validador e Assinador Novo PVA para o SPED Fiscal Foi liberada a versão PVA_EFD_1.0.3 para Windows e para Linux para utilização na validação, assinatura e transmissão das EFD s a partir de junho de Não há necessidade de substituir as EFD s entregues com a utilização da versão anterior.

39 PVA Programa Validador e Assinador Novo PVA para o SPED Contábil Foi liberada para download, no dia 08 de junho de 2009, a versão do PVA da Escrituração Contábil Digital (ECD). As escriturações validadas em versões anteriores podem ser transmitidas.

40 PVA Programa Validador e Assinador Novo PVA para o SPED Fiscal e Contábil A intenção das atualizações no Programa Validador e Assinador é, além de consertar eventuais inconsistências, ajudar o envio das informações dos contribuintes devida a grande dificuldade na implantação da EFD. Lembrando que as informações enviadas de forma equivocadas, poderão ocasionar possíveis sansões fiscais.

41 PVA Programa Validador e Assinador Exemplo de Validações realizadas pelo PVA (SPED Fiscal): REGISTRO 0150: TABELA DE CADASTRO DO PARTICIPANTE Nº Campo Descrição 2 COD_PART Código de identificação do participante no arquivo. 4 COD_PAIS Código do país do participante, conforme a tabela indica da no item CNPJ CNPJ do participante. 6 CPF CPF do participante. 8 COD_MUN Código do município, conforme a tabela IBGE. 9 SUFRAMA Número de inscrição do participante na Suframa. VALIDAÇÕES: O valor informado no campo COD_PART deve existir em pelo menos um registro dos demais blocos. O valor informado no campo deve existir na Tabela de Países do BACEN (item do Ato COTEPE nº. 09/08). É conferido o dígito verificador (DV) do CNPJ informado. É conferido o dígito verificador (DV) do CPF informado. O valor informado no campo deve existir na Tabela de Municípios do IBGE, possuindo 7 dígitos. É conferido o dígito verificador (DV) do número de inscrição na SUFRAMA, se informado.

42 PVA Programa Validador e Assinador Exemplo PRÁTICO de Validação realizada pelo PVA (SPED Fiscal): REGISTRO 0150: TABELA DE CADASTRO DO PARTICIPANTE Nº Campo Descrição 7 IE Inscrição Estadual do participante. Validação: Valida a Inscrição Estadual de acordo com a UF informada no registro.

43 Problemas críticos no processo de Implantação Diante de 10 (dez) grandes projetos de implantação e validação do SPED em clientes que possuem diferentes atividades econômicas, efetuamos um estudo evidenciando em % os pontos de melhorias identificados com relação ao grau de relevância, o qual transcrevemos a seguir: Análises Relevância Alto Médio Baixo Processo/Operação Fiscal 49% 76% 54% Processo/Conciliação Contábil 9% 8% 23% Cadastro de Produtos/Serviços 12% 8% 8% Cadastro de Clientes/Fornecedores 14% 7% 8% Estrutura/Ausência de Campos 16% 1% 8% total 100% 100% 100%

44 Problemas críticos no processo de Implantação Alto

45 Alertas para as Empresas Rever seu processos fiscais e procedimentos; Cuidados especiais com: Processos fiscais de cadastros; Processos de classificação fiscal; Amarrações fiscais x contábeis de livros, etc. Controle operacionais x SPED; Atualização dos dados. Entre outros itens...caso a caso...

46 SPED Erros freqüentes Abaixo transcrevemos alguns do erros mais freqüentes constatados em nossos trabalhos concernente ao SPED: Cadastro de Participantes em Duplicidade (mesmo código); Registro Campo Descrição 0150 COD_PART Código de identificação do participante no arquivo. Cadastro de Produtos com NCM inválida ou desatualizada; Registro Campo Descrição 0200 COD_NCM Código da Nomenclatura Comum do Mercosul Alteração cadastral sem histórico das informações modificadas; Registro Campo Descrição 0175 CONT_ANT Conteúdo anterior do campo.

47 SPED Erros freqüentes Cadastro de municípios sem relação com os códigos da Tabela do IBGE; Registro Campo Descrição 0150 COD_MUN Código do município, conforme a tabela IBGE. Ausência das informações referente a Importação/Exportação (DI/DE); Registro Campo Descrição C120 NUM_DOC_IMP Número do documento de Importação NRO_DE Número da declaração. CFOP, CST, Alíquotas, Impostos destacados incorretamente na NF; Divergências nos dados dos respectivos campos Sistema X SPED; Informações geradas no SINTEGRA com possível impacto no SPED; Operações fiscais em desacordo com a Legislação vigente; Problemas na estrutura do Layout e no Plano de Conta referencial, etc.

48 SPED Desafios da Implementação Qual a Solução? Dados faltantes Código do IBGE; Transportador; Volumes / Pesos... Campos DSE / DE / DSI / DI; Pis/Cofins/ICMSST; Pagamento (à prazo)... Cadastros Unidades de Medida; Fatores de Conversão; Alterações com Histórico... Erros CNPJ / I.E.; NCM / CST; Alíquotas / Tributos / Retenções; Plano de Contas...

49 PARCERIA José Adriano Pinto Diretor IOB Soluções (11) Ricardo Cardoso Sócio (19)

50 Solução SPED Serviços Em parceria com a IOB soluções, a Consulcamp dispõe dos seguintes serviços: Assessment: avaliação dos dados; Quality Assurance: avaliação e acompanhamento da implementação; PréAuditoria: auditoria dos dados; Consultorias: suporte na revisão dos processos fiscais, treinamento do pessoal, análise e sugestões de modificações de conteúdo fiscal.

51

52 PARCERIA José Adriano Pinto Diretor IOB Soluções (11) Ricardo Cardoso Sócio (19)

SPED CONTÁBIL E FISCAL

SPED CONTÁBIL E FISCAL SPED CONTÁBIL E FISCAL Os Desafios da Implementação Uma Abordagem Prática Ricardo Lopes Cardoso Sócio Subdivisões do Projeto SPED Sistema Público de Escrituração Digital SPED Sistema Público de Escrituração

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital

Sistema Público de Escrituração Digital O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS Estaduais e futuramente Municipais. Isso mediante

Leia mais

Projetos da Receita Federal

Projetos da Receita Federal Escrituração Fiscal Digital - EFD Projetos da Receita Federal A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras

Leia mais

Confira também a legislação estadual do seu domicílio nos portais das Secretarias Estaduais de Fazenda.

Confira também a legislação estadual do seu domicílio nos portais das Secretarias Estaduais de Fazenda. Legislação pertinente ao SPED FISCAL em ordem anticronológica: Ato COTEPE/ICMS 17, de 15 de junho de 2011 - Altera o Ato COTEPE/ICMS 09/08, que dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de

Leia mais

Palestra. SPED - NF Eletrônica - Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março 2010. Elaborado por:

Palestra. SPED - NF Eletrônica - Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março 2010. Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

SPED Fiscal Escrita Fiscal Digital - EFD

SPED Fiscal Escrita Fiscal Digital - EFD SPED Fiscal Escrita Fiscal Digital - EFD Luiz Antonio Baptista da Costa Leite Auditor Fiscal da Fazenda Estadual Coordenação dos Estudos Econômico-Fiscais - COEFI Coordenador dos projetos NF-e, CT-e, EFD

Leia mais

AUDITORIA FISCO-CONTÁBIL DAS DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS COMPLIANCE FISCAL ELETRÔNICO

AUDITORIA FISCO-CONTÁBIL DAS DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS COMPLIANCE FISCAL ELETRÔNICO AUDITORIA FISCO-CONTÁBIL DAS DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS COMPLIANCE FISCAL ELETRÔNICO Nossos serviços de auditoria das Obrigações Eletrônicas utilizam ferramentas que permitem auditar os arquivos enviados

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Projeto Nota Fiscal Eletrônica Projeto Nota Fiscal Eletrônica A ABRAFORM agradece a oportunidade de estar divulgando suas ações. www.abraform.org.br abraform@abraform.org.br Fone: (11) 3284-6456 29/09/2009 EMBASAMENTO LEGAL Ajuste SINIEF

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade 23/08/2010 SPED SUBSISTEMAS Escrituração Contábil Digital EFD ECD Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica CTe Conhecimento Transporte Eletrônico

Leia mais

EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal)

EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) SPED Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto nº 6022, de 22/01/2007, o projeto é composto: EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal).

Leia mais

Do Sintegra ao SPEDFiscal

Do Sintegra ao SPEDFiscal Escrituração Fiscal Digital Clovis Antonio de Souza Claudio Augusto P. de Toledo Arquivos Texto Contribuinte Fisco Registros Fiscais Informações Econômico Fiscais Arquivo Eletrônico Ponte entre o Contribuinte

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 24/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013 Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013 Agenda 1. Requisitos gerais MDF-e 2. Contribuintes obrigados a emissão MDF-e 3. Encerramento MDF-e 4. DAMDF-e 5. Descrição Simplificada

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ICMS/IPI

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ICMS/IPI ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ICMS/IPI Legislação Nacional: - Convênio ICMS 143/06 - Ajuste SINIEF 2/09 - Ato COTEPE/ICMS 09/08 - IN RFB 1.009/10 - Protocolos ICMS 77/08 e 3/11 L i l ã Etd d Sã P l Legislação

Leia mais

SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009

SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009 SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA Maio/ 2009 NFe - Objetivo Alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel, por nota fiscal de existência apenas eletrônica. NFs Modelos 1 e 1A NFe - Conceito

Leia mais

EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL

EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL 1. INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo trazer considerações relevantes quanto a dados inerentes à Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep

Leia mais

Programa Contag Consultoria e Escola de Negócios, representação da Nasajon Sistemas no Amapá

Programa Contag Consultoria e Escola de Negócios, representação da Nasajon Sistemas no Amapá Programa Contag Consultoria e Escola de Negócios, representação da Nasajon Sistemas no Amapá Instrutor: José Jeová Junior Contador, com formação nesta área pelo Instituto IOB de São Paulo Dinâmica das

Leia mais

WHITE PAPER AS EMPRESAS PERNAMBUCANAS ESTÃO PREPARADAS PARA O SPED FISCAL?

WHITE PAPER AS EMPRESAS PERNAMBUCANAS ESTÃO PREPARADAS PARA O SPED FISCAL? WHITE PAPER AS EMPRESAS PERNAMBUCANAS ESTÃO PREPARADAS PARA O SPED FISCAL? 2 O CONTRIBUINTE DE PERNAMBUCO ESTÁ PREPARADO PARA O SPED FISCAL (EFD-ICMS/IPI)? Através da Instrução Normativa nº 1.371/2013

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Base de Cálculo e ICMS no DACTE - MG

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Base de Cálculo e ICMS no DACTE - MG Base de 08/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares... 7 6. Referências...

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE SUPERMERCADOS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE SUPERMERCADOS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE SUPERMERCADOS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD 1 - Informações referentes à Escrituração Fiscal Digital EFD A Escrituração Fiscal Digital é um dos módulos do um sistema púbico

Leia mais

SPED Contábil. ECD Escrituração Contábil Digital. Vera Lucia Gomes 28/08/2008 ABBC. www.spednet.com.br 1

SPED Contábil. ECD Escrituração Contábil Digital. Vera Lucia Gomes 28/08/2008 ABBC. www.spednet.com.br 1 SPED Contábil ECD Escrituração Contábil Digital Vera Lucia Gomes 28/08/2008 ABBC www.spednet.com.br 1 Programa Apresentação e Objetivos Regulamentação Livros contemplados Aspectos importantes da legislação

Leia mais

06/04/2011. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD. Ato Cotepe ICMS 09/2008

06/04/2011. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD. Ato Cotepe ICMS 09/2008 Curso Fortaleza-Ce EFD Pis/Cofins e ICMS/IPI Teoria e Prática Palestrante: Edison Garcia Junior Auditório do CRC-CECE 06 de abril de 2011 IN 1052/2010 EFD Pis/Cofins Estabelece regras de obrigatoriedade,

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital (EFD) Regras Gerais. 1. Introdução. 2. Definição

Escrituração Fiscal Digital (EFD) Regras Gerais. 1. Introdução. 2. Definição SUMÁRIO 1. Introdução 2. Definição 3. Contribuintes Obrigados à EFD 3.1. Contribuintes optantes pelo SIMPLES Nacional ou Microempreendedor Individual (MEI) 4. Livros Fiscais 5. Contribuintes Obrigados

Leia mais

SINDCONT-SP SINDCONT-SP

SINDCONT-SP SINDCONT-SP SPED, ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL EFD E OS DOCUMENTOS ELETRÔNICOS 2007/2008 Programa: - Sistema Público de Escrituração Digital - SPED - Escrituração Fiscal Digital - EFD - Documentos Eletrônicos do SPED:

Leia mais

VISÃO DA COMUNIDADE EMPRESARIAL

VISÃO DA COMUNIDADE EMPRESARIAL SEMINÁRIO SPED ACE GUARULHOS 20/03/2009 VISÃO DA COMUNIDADE EMPRESARIAL Paulo Roberto da Silva BRASIL - SITUAÇÃO ATUAL EX. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS DOS ESTADOS SPED UMA NOVA ERA NA ESCRITURAÇÃO NACIONAL SPED

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Volume 4

Nota Fiscal Eletrônica Volume 4 Brasil Nota Fiscal Eletrônica Volume 4 Nota Fiscal Eletrônica A Nota Fiscal Eletrônica já é uma realidade e uma tecnologia conhecida. Mas o projeto é contínuo, sempre com novidades. Uma delas é a maximização

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital. Diário Geral com Escrituração Resumida R. Balancetes Diários e Balanços - B

Sistema Público de Escrituração Digital. Diário Geral com Escrituração Resumida R. Balancetes Diários e Balanços - B Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2009 Livros Abrangidos Diário Geral G Diário Geral com Escrituração Resumida R Diário Auxiliar - A Razão Auxiliar - Z Balancetes Diários e Balanços - B ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Leia mais

Professor José Sérgio Fernandes de Mattos

Professor José Sérgio Fernandes de Mattos Professor Apresentação: 1. Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal

Leia mais

Geraldo Scheibler. Equipe da NF-e no RS nfe@sefaz.rs.gov.br

Geraldo Scheibler. Equipe da NF-e no RS nfe@sefaz.rs.gov.br Geraldo Scheibler Equipe da NF-e no RS nfe@sefaz.rs.gov.br Escrituração Contábil Digital Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica Sistema Público de Escrituração Digital - SPED SPED Subprojetos

Leia mais

Cenário Atual, Desafios e Perspectivas do Sistema Público de Escrituração Digital SPED. Newton Oller de Mello Newton.oller@gmail.

Cenário Atual, Desafios e Perspectivas do Sistema Público de Escrituração Digital SPED. Newton Oller de Mello Newton.oller@gmail. Cenário Atual, Desafios e Perspectivas do Sistema Público de Escrituração Digital SPED Newton Oller de Mello Newton.oller@gmail.com Agenda 1. Visão Geral e Situação Atual dos Projetos integrantes do SPED

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital. Institui o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)

Sistema Público de Escrituração Digital. Institui o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Escrituração Fiscal Digital Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Decreto nº 6.022-22/01/07 Institui o (Sped) Objetivo: promover a atuação integrada dos fiscos, mediante a padronização e racionalização das

Leia mais

Nota Fiscal eletrônica NF-e

Nota Fiscal eletrônica NF-e Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná Coordenação da Receita do Estado Inspetoria Geral de Fiscalização Nota Fiscal eletrônica NF-e Maringá, 24 de Maio de 2011 Setor de Documentação Fiscal eletrônica

Leia mais

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED No validador SPED poderão ocorrer erros e/ou advertências ao importar o arquivo. As advertências não impedem a transmissão do arquivo, no entanto é importante analisar e corrigir as informações. Os erros

Leia mais

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL O que você irá ver O que é o SPED; SPED Fiscal; Abrangência do projeto; O PAC e o SPED; Benefícios para as Empresas; Benefícios para a Fisco; SPED Contábil; Nota

Leia mais

1 Geração dos arquivos

1 Geração dos arquivos Orientação Técnica EFD nº 010/2014 versão 2.0 Dispõe sobre a obrigatoriedade da entrega de arquivos EFD para contribuintes do SIMPLES NACIONAL. Em 01/01/2014, os contribuintes optantes pelo SIMPLES NACIONAL

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica NF-e - Considerações 3,6 bilhões de notas fiscais armazenadas só em SP 26000 campos de futebol 27 voltas ao redor do mundo Podem representar um custo de até 5% no faturamento das

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Estorno Crédito ICMS por Saída Interna Isenta ICMS em MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Estorno Crédito ICMS por Saída Interna Isenta ICMS em MG 06/11/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 8 5. Informações Complementares... 8 6. Referências...

Leia mais

EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal)

EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) EFD Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) SPED Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto nº 6022, de 22/01/2007, o projeto é composto dos seguintes subprojetos: EFD Escrituração

Leia mais

Projeto SPED de A a Z

Projeto SPED de A a Z Consultoria e Treinamentos Apresentam: Projeto SPED de A a Z SPED Decreto nº 6.022 22/01/07 Instituir o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Promover a integração dos fiscos; Racionalizar e uniformizar

Leia mais

Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS

Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

A NOTA FISCAL ELETRÔNICA: um breve histórico

A NOTA FISCAL ELETRÔNICA: um breve histórico 1 A NOTA FISCAL ELETRÔNICA: um breve histórico Nota Fiscal eletrônica - NF-e é um modelo de documento fiscal, de existência apenas digital cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital, que

Leia mais

Projetos SPED. Edmar de Oliveira Frazão

Projetos SPED. Edmar de Oliveira Frazão Projetos SPED Edmar de Oliveira Frazão Sumário Nf-e Nota Fiscal Eletrônica Nf-e Nota Fiscal Eletrônica versão 2.0 CT-e Conhecimento Eletrônico NFS-e NF de Serviço Eletrônico CF-e Cupom Fiscal Eletrônico

Leia mais

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais

Leia mais

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL 1 Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos

Leia mais

INTELIGÊNCIA FISCAL: Conflitos, Riscos e Oportunidades

INTELIGÊNCIA FISCAL: Conflitos, Riscos e Oportunidades INTELIGÊNCIA FISCAL: Conflitos, Riscos e Oportunidades Vamos direto ao ponto! Monitoramento do FI$CO Modelo convencional Obrigações Acessórias Obrigações acessórias A participação do cliente no processo

Leia mais

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 Sistema PúblicoP de Escrituraçã ção Digital Sped NF-e e / CT-e Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 SPED - Subsistemas Escrituração Contábil Digital Nota Fiscal Eletrônica ECD EFD CTe NFe Escrituração Fiscal

Leia mais

O que é o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED?

O que é o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED? SPED PIS/COFINS Teoria e Prática O que é o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED? E v e l i n e B a r r o s o Maracanaú - CE Março/2 0 1 2 1 2 Conceito O SPED é instrumento que unifica as atividades

Leia mais

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 Manual para Emissão da Carta de Correção eletrônica (CT-e) Este Manual tem como finalidade a apresentação do procedimento operacional de uma Carta de Correção

Leia mais

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. Socorro Oliveira 11.MARÇO.2010

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. Socorro Oliveira 11.MARÇO.2010 SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL Socorro Oliveira 11.MARÇO.2010 DECRETO Nº 6.022-22/01/07 Eliminar a redundância de informações por meio da padronização das Obrigações Acessórias Uniformizar as

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD

Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD Guia Prático da Escrituração Fiscal DIgital - EFD Infrmações Gerais sobre a EFD Sumário: 1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EFD 1. 1 APRESENTAÇÃO 1. 2 LEGISLAÇÃO 1. 3 DA APRESENTAÇÃO DO ARQUIVO DA EFD 1. 4

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI. Dulcineia L. D. Santos

Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI. Dulcineia L. D. Santos Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007. Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação,

Leia mais

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 Página 1 de 15 Maiores informações a respeito dos assuntos destacados abaixo devem ser obtidas no Manual do Comply v4.00 disponível no Portal de Produtos. Página 2 de 15 CADASTROS

Leia mais

SPED PIS E COFINS SPED PIS E COFINS. Sistema Questor SPED PIS E COFINS - SPED PIS E COFINS - 0brigatoriedade. Objetivos do Curso

SPED PIS E COFINS SPED PIS E COFINS. Sistema Questor SPED PIS E COFINS - SPED PIS E COFINS - 0brigatoriedade. Objetivos do Curso Sistema Questor SPED PIS E COFINS SPED Sistema Público de Escrituração Digital EFD Escrituração Fiscal Digital Instrutor: - Jocenei Friedrich Apoio: - Sejam todos bem-vindos Objetivos do Curso Conhecer

Leia mais

empresas constantes de seus anexos, de acordo com o Estado da Federação em que estava localizado o contribuinte.

empresas constantes de seus anexos, de acordo com o Estado da Federação em que estava localizado o contribuinte. SPED O Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como Sped, trata de um projeto/obrigação acessória instituído no ano de 2007, através do Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. É um

Leia mais

WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA

WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA Sistema JAD NOTA FISCAL ELETRÔNICA OBJETIVO: O objetivo deste WORKSHOP é apresentar a nova ferramenta do Sistema JAD, conforme o Ajuste Sinief 10 de 30/09/2011, que altera

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital

Escrituração Fiscal Digital Escrituração Fiscal Digital Secretarias de Fazenda Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Emenda Constitucional nº 42 19/12/03 Art. 37 da Constituição Federal... XXII - as administrações tributárias da União,

Leia mais

EFD PIS COFINS Teoria e Prática

EFD PIS COFINS Teoria e Prática EFD PIS COFINS Teoria e Prática É uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.

Leia mais

SPED - EFD - Escrituração Fiscal Digital

SPED - EFD - Escrituração Fiscal Digital Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e CONCEITO Documento emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviços de transporte de cargas, ocorrida

Leia mais

ANEXO 18 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD

ANEXO 18 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD ANEXO 18 REVOGADO OS ARTIGOS 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 8º-A pela RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA 10/11 de 14.12.11. Alteração: Resolução Administrativa nº 03/2015 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD Acrescentado

Leia mais

1 de 6 12-04-2013 11:27

1 de 6 12-04-2013 11:27 (*) ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. Decreto Nº 13.537, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera, acrescenta e revoga dispositivos do Subanexo XIII - Do Conhecimento

Leia mais

Soluções em Tecnologia da Informação

Soluções em Tecnologia da Informação Soluções em Tecnologia da Informação Curitiba Paraná Salvador Bahia A DTS Sistemas é uma empresa familiar de Tecnologia da Informação, fundada em 1995, especializada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Leia mais

Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Receita Federal do Brasil Ricardo Rezende Barbosa nfe@sefaz.pi.gov.br 06 de dezembro de 2007 Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Luiz Antonio Baptista

Leia mais

Elaborado por AADI/DRM/SMF

Elaborado por AADI/DRM/SMF Elaborado por AADI/DRM/SMF CONCEITO A NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, que servirá para registrar as operações de prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer

Leia mais

67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal?

67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal? OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal? Nas operações de vendas a contribuinte, a Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A ou a Nota Fiscal

Leia mais

1º SEMANA EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR LUZ E REGIÃO SICOOB - CREDILUZ. Tema: Novas sistemáticas contábeis (SINTEGRA NF-e)

1º SEMANA EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR LUZ E REGIÃO SICOOB - CREDILUZ. Tema: Novas sistemáticas contábeis (SINTEGRA NF-e) 1º SEMANA EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR LUZ E REGIÃO SICOOB - CREDILUZ Tema: Novas sistemáticas contábeis (SINTEGRA NF-e) 17 de Novembro de 2009 SPED SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DECRETO Nº 6.022/07

Leia mais

PROJETO SPED SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED CONTÁBIL, SPED FISCAL E NOTA FISCAL ELETRÔNICA) por Eduardo Purcena

PROJETO SPED SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED CONTÁBIL, SPED FISCAL E NOTA FISCAL ELETRÔNICA) por Eduardo Purcena PROJETO SPED SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED CONTÁBIL, SPED FISCAL E NOTA FISCAL ELETRÔNICA) por Eduardo Purcena O que é SPED? Sistema Público de Escrituração Digital É um projeto de âmbito

Leia mais

NF-e e seu impacto prático

NF-e e seu impacto prático NF-e e seu impacto prático Apresentação e Conceito SPED Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de

Leia mais

Parecer Técnico. NF-e 3.10 NT 1.21 Alterações

Parecer Técnico. NF-e 3.10 NT 1.21 Alterações Parecer Técnico NF-e 3.10 NT 1.21 Alterações PARECER SOBRE A NT 1.21 NF-e 3.10 2014 Nota Técnica 2013/005 v 1.20/1.21 Alteração no Leiaute de NF-e Em Novembro de 2014 a SEFAZ publicou a Nota Técnica 2013/005

Leia mais

ANO XXII - 2011-4ª SEMANA DE ABRIL DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 17/2011 PIS/PASEP/COFINS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA

ANO XXII - 2011-4ª SEMANA DE ABRIL DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 17/2011 PIS/PASEP/COFINS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ANO XXII - 2011-4ª SEMANA DE ABRIL DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 17/2011 PIS/PASEP/COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DO PIS/PASEP E DA COFINS - EFD-PIS/COFINS - NORMAS GERAIS Introdução - Pessoas Jurídicas

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: Certificado Digital e Nota

Leia mais

Projeto SPED no Sistema USIMINAS. Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED/NF-e

Projeto SPED no Sistema USIMINAS. Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED/NF-e Projeto SPED no Sistema USIMINAS Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED/NF-e Agenda O Sistema USIMINAS Premissas do Projeto SPED Um pouco de Tecnologia O Projeto na USIMINAS Fatores Críticos

Leia mais

Vinicius Pimentel de Freitas. Julho de 2010

Vinicius Pimentel de Freitas. Julho de 2010 Nota Fiscal Eletrônica no Rio Grande do Sul Vinicius Pimentel de Freitas Julho de 2010 SPED ECD EFD NF-e CT-e MC-e NFS-e... Contextualizando: Documentos Fiscais Eletrônicos no Brasil Comunicações e Energia

Leia mais

PROPOSTA APRESENTATIVA PACOTE SPEDDLL SPED FISCAL

PROPOSTA APRESENTATIVA PACOTE SPEDDLL SPED FISCAL PROPOSTA APRESENTATIVA PACOTE SPEDDLL SPED FISCAL INTEGRAÇÃO EFD e EFD-Contribuições http://sped.asscomponentes.com.br 1. Conceito A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui

Leia mais

Certificado Digital Usos e Aplicações

Certificado Digital Usos e Aplicações Certificado Digital Usos e Aplicações Certificado Digital: Onde usar? O certificado digital é um documento eletrônico que proporciona agilidade em muitas das atividades realizadas atualmente por seu titular.

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

Palestrante: Marcio Massao Shimomoto Vice-Presidente Administrativo do SESCON-SP

Palestrante: Marcio Massao Shimomoto Vice-Presidente Administrativo do SESCON-SP Palestrante: Marcio Massao Shimomoto Vice-Presidente Administrativo do SESCON-SP PIS/COFINS ICMS/IPI Integração Racionalização Objetivos Agilidade do SPED Papel Digital Inversão de Papéis Contribuinte

Leia mais

MANUAL DA CL-e PARA REGISTRO DE PASSAGEM NOS POSTOS FISCAIS

MANUAL DA CL-e PARA REGISTRO DE PASSAGEM NOS POSTOS FISCAIS PROJETO CAPA DE LOTE ELETRÔNICA (CL-e) MANUAL DA CL-e PARA REGISTRO DE PASSAGEM NOS POSTOS FISCAIS Versão 1.00 Abril de 2009 1/14 SUMÁRIO Conceitos... 3 Modelo de Capa de Lote... 4 Módulo de Registro de

Leia mais

Cartilha da Escrituração Fiscal Digital - EFD

Cartilha da Escrituração Fiscal Digital - EFD Retificação da EFD O contribuinte poderá retificar a EFD: Até o dia 15 do mês subseqüente ao período informado, independente de autorização da SEFA/PA. Encerrado o prazo sem a retificação da EFD, o contribuinte

Leia mais

ECF Considerações Iniciais

ECF Considerações Iniciais Outubro de 2014 ECF Considerações Iniciais A ECF é mais um dos projetos da RFB que integrará o SPED (Disciplinada pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013). O layout da ECF pode ser encontrado no website

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e

Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e Versão 1.0 Outubro/2009 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Conceitos Básicos... 3 Requisitos... 5 Credenciamento... 6 Fase de Homologação... 7 o Fase de Testes...

Leia mais

Parâmetros. Instalação

Parâmetros. Instalação Gera Arquivo para a Receita (GeraArq 8) Este aplicativo permite gerar um arquivo para ser enviado à Receita Federal com os registros de nota/ cupons fiscais impressos pelos sistema. Instalação Para fazer

Leia mais

O que é a EFD Escrituração Fiscal Digital:

O que é a EFD Escrituração Fiscal Digital: Conheça a melhor ferramenta para auditar eletronicamente seus arquivos SPED com os mesmos critérios da Fiscalização. O que é a EFD Escrituração Fiscal Digital: A EFD pode ser considerada a obrigação acessória

Leia mais

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED O que é ECF Escrituração Contábil Fiscal? Demonstra o cálculo do IRPJ e da CSLL Sucessora da DIPJ Faz parte do projeto SPED Instituída pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013

Leia mais

(*) RESOLUÇÃO 13 DO SENADO FEDERAL (1ª versão 11.01.2013)

(*) RESOLUÇÃO 13 DO SENADO FEDERAL (1ª versão 11.01.2013) (*) RESOLUÇÃO 13 DO SENADO FEDERAL (1ª versão 11.01.2013) PERGUNTAS Se o conteúdo de importação for inferior a 40% é obrigatório o cadastro da FCI? RESPOSTAS Todo o contribuinte que, concomitantemente,

Leia mais

Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF

Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF 1 - Configurações Necessárias Empresa Lucro Real: 1.1 Pacote 3000 Apontar o plano referencial a ser utilizado pela empresa; 1.2 Pacote 3012

Leia mais

O arquivo SPED é complexo, contém diversas amarrações e muita informação. Algumas medidas diminuem o impacto de dificuldade na validação do arquivo:

O arquivo SPED é complexo, contém diversas amarrações e muita informação. Algumas medidas diminuem o impacto de dificuldade na validação do arquivo: O arquivo SPED é complexo, contém diversas amarrações e muita informação. Algumas medidas diminuem o impacto de dificuldade na validação do arquivo: Não gere toda a movimentação de uma vez. O ideal e aconselhável

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária

Parecer Consultoria Tributária Questão O cliente, no ramo de atividade industrial no segmento de produtos elétricos para profissionais de beleza, sediado em São Paulo, informa que na emissão da nota fiscal complementar de ICMS em sua

Leia mais

Portaria CAT 102, de 10-10-2013

Portaria CAT 102, de 10-10-2013 Publicado no D.O.E. (SP) de 11/10/2013 Portaria CAT 102, de 10-10-2013 Dispõe sobre a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e, do Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Instrução Normativa RFB n 1.353/13 MAIO DE 2.013

Instrução Normativa RFB n 1.353/13 MAIO DE 2.013 Instrução Normativa RFB n 1.353/13 MAIO DE 2.013 PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES O Art. 1 da IN RFB n 1353/13 instituiu a Escrituração Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD Informações Gerais 1. O que é a Escrituração Fiscal Digital - EFD? A Escrituração Fiscal Digital EFD, também chamada de SPED Fiscal,

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

Bloco Contábil e Fiscal

Bloco Contábil e Fiscal Bloco Contábil e Fiscal EFD Contribuições Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo EFD Contribuições, que faz parte do Bloco Contábil e Fiscal. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. CT-e

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. CT-e Bloco Comercial CT-e Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico, que faz parte do Bloco Comercial. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD)

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 1 Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 04/06/2014. Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa 1

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais