Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do RJ. Não a Pirataria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do RJ. Não a Pirataria"

Transcrição

1 Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do RJ. Não a Pirataria

2 C O LA B A STÃ O -Traz desemprego - Financia a criminalidade - Alimenta a sonegação de impostos Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do RJ.

3 COMISSÃO PARA PREVENIR E COMBATER A PIRATARIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ALERJ Deputado Dionisio Lins (PP) Presidente Deputado João Pedro (DEM) Vice-Presidente Membros Titulares: Deputado Olney Botelho (PDT) Deputado Comte Bittencourt (PPS) Deputado Alessandro Calzans (PNM) Suplentes: Deputado Tucalo (PSC) Deputado Rogério Cabral (PSB) Deputado Anabal (PHS) Deputado Marcelo Simão (PHS) Deputado Pedro Paulo (PSDB) ÍNDICE Apresentação Consumidor do Futuro. Mercadoria Legal e Produtos Têxteis Tênis. Brinquedos CD's e DVD's. Software Produtos Saneantes Botijões, Mangueiras e Reguladores de Gás Táxis Gás Natural (GNV) e Auto-peças Medicamentos. Leis e Organismos Reguladores Olho Vivo, Denuncie. Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria/ALERJ No intuito de melhor informar a sociedade, esta cartilha apresenta exemplos de alguns produtos pirateados.

4 APRESENTAÇÃO Palavra do Presidente Atualmente a sociedade brasileira vem sofrendo grandes perdas no que diz respeito ao produto original de uma forma geral. Convivemos com a reprodução incontrolável de DVD's, CD's, remédios, calçados, roupas, óculos, produtos hospitalares e outros pirateados que estão circulando no mercado. A pirataria vem causando danos irreparáveis a cada cidadão, no tocante à propriedade material, patentes e saúde. Por exemplo, quando um cidadão consome um remédio pirata, corre o risco não só de agravar seu problema de saúde, mas de levá-lo à morte. O remédio falsificado, em alguns casos, só se comprova após o dano causado ao paciente, infelizmente tarde demais. No intuito de combater e coibir esta prática, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ, criou a Comissão Permanente para Prevenir e Combater a Pirataria, instalada no dia 6 de setembro de A nossa prioridade e uma das minhas primeiras medidas, é investir na formação do consumidor do futuro. Acreditamos que desta forma, educando o consumidor de hoje, em um futuro muito próximo, vamos criar uma consciência coletiva, de que a pirataria é um péssimo negócio para todos nós. No Rio de Janeiro, são R$ 188 milhões que se perdem em arrecadação. Pesquisas também comprovam, que em nosso Estado, são 18 mil empregos que deixam de ser gerados. Isso mostra que o combate à pirataria não está só em reprimir o contrabando, não é só um problema econômico e de justiça, é necessário que se tenha uma mobilização social voltada para a educação da população, e sobretudo, aos nossos jovens, criando cartilhas como esta, ministrando palestras nas escolas e faculdades, e divulgando todas as ações contra a pirataria nas grandes mídias. Nossa maior intenção é preparar e ter a população como aliada, multiplicadora neste combate, assim teremos certamente um consumo responsável. Presidente da Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do Rio de Janeiro OLHO VIVO,! Esperamos que esta cartilha venha trazer reais explicações sobre os problemas que o crime de pirataria causa em nosso Estado e para a sociedade, e juntos, iniciarmos uma nova visão sobre o consumo consciente. Sobretudo, devemos nos alertar que a pirataria traz diversos prejuízos para a nossa saúde, causa prejuízos para a economia do país e também financia o crime organizado. A Interpol, Polícia Organizada Internacional, divulgou um relatório sobre a pirataria no mundo, e concluiu que existe um elo entre falsificadores de produtos e o crime organizado, ou seja, contrabandistas de armas e narcotraficantes. Então, não se deixe enganar por falsificadores e preços baixos, pois o produto pirata de hoje, pode ser a bala perdida de amanhã. Faça sua parte, não compre produtos piratas. e OLHO VIVO! Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do RJ.

5 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE SOFTWARE ABES tel: (11) FÓRUM NACIONAL CONTRA A PIRATARIA E A ILEGALIDADE tel: CONSUMIDOR DO FUTURO FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FECOMÉRCIO FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FIRJAN FETRANSPOR tel: (21) / (21) PROCON RJ tel: (21) ou DELEGACIA DO CONSUMIDOR DECON/RJ tel: (21) ou DELEGACIA DE REPRESSÃO AOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE IMATERIAL DRCPIM tel: (21) ou ou Uma pesquisa realizada pelo IBGE, entre jovens cariocas, comprovou que 93,8% dos entrevistados compram produtos piratas e têm consciência que estes produtos são ilegais. Os produtos pirateados mais comprados por esses jovens são: CD's (82%), DVD's (60%) e tênis (60%). O motivo pela compra é o baixo custo destas mercadorias. A pesquisa também revelou, que embora saibam da ilegalidade do produto, desconhecem completamente os malefícios que os pirateados podem causar, assim como também não estão atentos para os prejuízos econômicos e jurídicos que acarretam. Sem nota fiscal e certificado de garantia, não há como reclamar ou reaver o prejuízo. Concluímos que mobilizar os jovens, estudantes da rede pública e privada, vai fomentar discussões sobre o tema. Cartilhas, palestras, ações educacionais são muito importantes para dar-lhes referências, exercitando o senso crítico, assim chegaremos a conclusão que reprimir a pirataria também é uma questão de cidadania. Reduzir a pirataria é uma ação conjunta, portanto, junta-se a nós. DELEGACIA DE DEFESA DOS SERVIÇOS DELEGADOS DDSD tel: (21) ou ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL ADEPI tel: (11) ou adepi@adepi.org.br RECEITA FEDERAL

6 MERCADORIA LEGAL Em conformidade com o artigo 5º da Lei 9.933/99, as pessoas jurídicas que atuam na fabricação, importação, processamento, montagem, condicionamento ou comercialização de bens, mercadorias e produtos, ficam obrigadas ao cumprimento dos deveres instituídos por lei, atos ou regulamentos do CONMETRO Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e do INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Já o Código de Defesa do Consumidor define que a responsabilidade pelo produto é do fabricante, construtor, produtor e importador e não do comerciante, a não ser nos casos em que os primeiros não possam ser identificados. Sendo assim, o único meio que o comerciante tem de se resguardar é demostrando, através da nota fiscal, a origem da mercadoria que lhe foi fornecida. Além disso, soma-se a importância do comerciante de ter o conhecimento das exigências contidas nos regulamentos, para não adquirir produtos e mercadorias que apresentem não conformidade absurdas como por exemplo, a falta de etiqueta em produto têxtil. PRODUTOS TÊXTEIS A resolução nº 2 do CONMETRO, de 13/12/2001, dispõe a regulamentação técnica de etiquetagem de produtos têxteis, que são todos aqueles compostos por fibras naturais e/ou sintéticas, em estado brutos, semi-beneficiados, manufaturados e confeccionados. Todo produto têxtil, como roupas, travesseiros, colchões, almofadas, toalhas de mesa e revestimentos de móveis dentre outros de procedência nacional ou estrangeira, deve conter, obrigatoriamente, etiqueta das características permanentes, com as seguintes informações: 1) Nome, razão social ou marca registrada do fabricante ou importador; 2) Identificador fiscal (CNPJ); 3) País de origem (Brasil ou produzido no Brasil ou fabricado no Brasil etc.); 4) Indicação dos nomes dos filamentos têxteis e/ou fibra, sua composição expressa em porcentagem, em ordem decrescente; 5) Cuidados para a conservação do produto, em textos e/ou em símbolos; 6) Uma indicação tamanho. As etiquetas, com todas as informações obrigatórias, devem estar afixadas em caráter permanente. em caráter permanente DECRETO Nº DE 14 DE OUTUBRO DE 2004 Dispõe sobre a composição e funcionamento do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a propriedade intelectual e dá outras providências. ORGANISMOS REGULADORES DE FISCALIZAÇÃO E DE COMBATE AOS PRODUTOS IRREGULARES ALERJ Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Estado do Rio de Janeiro tel: INMETRO tel: / INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS IPEM/RJ tel: (21) Sac: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA saneantes@anvisa.gov.br VIGILÂNCIA E FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA tel: (21) tel: (21) CENTRO DE RELAÇÕES COM O CONSUMO CRC/ANP AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO ANP tel: AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR ANS tel:

7 Como ainda é muito difícil reconhecer essas falsificadas, fique em alerta para produtos mais baratos e peças que no geral são campeãs de falsificação, pois todos os fabricantes de peças estabelecidos aqui no Brasil, sofrem com o problema. Exemplos de algumas peças pirateadas, que são fundamentais para a segurança do automóvel: Pastilhas de freios; Rolamentos; Amortecedores. Fique atento: Procure lojas, estabelecimentos e oficinas confiáveis; Desconfie de preços muito baixos em peças ditas originais; Exija sempre a nota fiscal do produto comprado. MEDICAMENTOS O produto pirata é nocivo para o uso sob quaisquer formas, seja ele qualquer tipo. No caso do medicamento é mais acentuado e desumano pois leva o paciente à morte, sua fórmula é adulterada e não produz o efeito desejado, agravando assim, ainda mais o estado de saúde do paciente, levando o consumidor ao descontrole. A não identificação pelo consumidor do produto falso, pirata, traz sérios prejuízos a toda população. Os efeitos somente serão percebidos após o uso e as reações colaterais causadas. Para o bem da saúde, não compre nem uso produtos clandestinos, sem origem definida como legal. Todo produto deve ter em sua embalagem: Registro do farmacêutico responsável; O nome do fabricante ou importador, com endereço e CNPJ; Registro do Ministério da Saúde/ANVISA; Telefone do serviço de atendimento ao cliente (SAC); Código de barras. LEIS LEI Nº DE 14 DE MAIO DE 2008 Estabelece, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, penalidades para a comercialização de medicamentos e remédios pirateados e dá outras providências. TÊNIS Laudos técnicos revelam que tênis piratas causam problemas nas articulações. O laboratório de biomecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, analisou um grupo de tênis verdadeiro e um de falsificados, concluindo que os produtos piratas apresentam desconforto como deformação ao andar, não sendo recomendado. Seu uso traz prejuízo para as estruturas moleculares, esqueléticas e de ligamentos, ou seja, pode causar danos às articulações, tal como, a artrose precoce. Na maioria dos tênis falsificados, foi verificada a não adaptabilidade aos pés, aparecendo vários pontos de alta pressão e desconforto. Os índices na taxa de aceitação do peso foram altas, demostrando que estes itens dificultam a coordenação motora dos seus usuários durante o andar. A tabela a seguir, traz um comparativo que ilustra as diferenças entre um produto pirata e um original. Os elementos analisados são: conforto, bordado, solado, palmilha, costura e etiqueta. Componente Original Falso Contraforro (forro que reforça a parte posterior do calçado) Solado Palmilha Etiqueta interna Possui rigidez Não possui falhas no tracejado. Quando apertada volta automaticamente a forma original Qualidade superior no material usado para confecção Não oferece firmeza ao pisar Possui falhas no tracejado Após amassada não volta a forma normal. O código interno não corresponde ao produto original

8 TÁXI BRINQUEDOS É considerado brinquedo, qualquer objeto projetado como material de brincadeira, para crianças menores de 14 anos, inclusive réplicas e miniaturas criadas basicamente para servirem de brinquedos, como também o material escolar que tenha aspecto lúdico, em caráter de divertimento ou que acompanhe brinquedos. O Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, considera a necessidade de que todo brinquedo comercializado deva garantir a segurança e preservação humana no momento de sua utilização. Foi por esse motivo que baixou a Portaria nº 177 de 30/11/1998, dispondo que, os brinquedos de fabricação nacional e os importados comercializados no país, devem ser compulsoriamente certificados quanto à segurança no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade/SBAC. Desta forma, os comerciantes de brinquedos precisam observar dois aspectos importantes: 1) Os brinquedos adquiridos para Comércio devem possuir a marca de conformidade, isto é, marca registrada, aposta ou emitida de acordo com os critérios estabelecidos pelo INMETRO. E com base nos princípios e nas políticas adotadas pelo SBAC, indicando que o brinquedo contém nível adequado de confiança e está em conformidade com NBR Para o comerciante, a marca de conformidade nos brinquedos, equivale à etiqueta nos produtos têxteis. 2) Que todo brinquedo deve possuir nota fiscal que possibilite a identificação do fabricante, pois assim, o comerciante se isenta das responsabilidades técnicas, cível e penal quando o brinquedo apresentar alguma irregularidade. É importante esclarecer que para a empresa certificada ser a única responsabilizada pelos produtos por ela fabricados ou importados, faz-se necessário que o comerciante adquira somente brinquedos certificados. Desta forma não há que se falar em responsabilidade solidária. Resumindo: O comerciante só deve adquirir produtos com nota fiscal e com certificação. Nos brinquedos certificados, devem constar: 1 Dados do fabricante ou importador; 2 Identificação da certificação; 3 Referência à Norma NBR ; 4 Código de Barras Fique atento, não utilize serviço de TÁXI-PIRATA. Saiba como: Utilize apenas o serviço de táxis regularizados e autorizados pelo governo. Evite os que não tenham selo de vistoria do IPEM afixado no vidro párabrisas dos táxis legalizados; Verifique se o taxímetro tem o selo de lacre em perfeito estado e não está aparentemente violado; O taxímetro deve ser instalado no veículo em lugar de fácil visibilidade, ao alto do painel, afim de que o passageiro possa acompanhar a evolução do taxímetro; Não aceite corridas com valores estipulados, provavelmente poderá ser um TÁXI-PIRATA ; GÁS NATURAL VEICULAR (GNV) Utilize apenas cilindro com o selo de conformidade do INMETRO; Verifique se a oficina possui registro no INMETRO/IPEM-RJ. A relação de oficinas está disponível no site do IPEM-RJ; AUTO-PEÇAS Como desconfiar de uma peça pirateada, quando esta vem lacrada em uma embalagem muito bem confeccionada? Isso vem acontecendo muito no mercado de peças para automóveis. Não são cópias puras e simples, mas de falsificação, um produto de baixa qualidade vendido como original. É muito difícil detectar o falso do verdadeiro. O consumidor que comprou o produto pensa que fez um excelente negócio, pois a embalagem é no mesmo padrão gráfico e muitas vezes possui até a logomarca em alto-relevo no corpo da peça. O Sindicato Nacional de Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) afirma que o comércio ilegal representa 10% do mercado de autopeças. Essas peças falsificadas vem da Ásia, do Leste Europeu e no Brasil pelos portos de Santos, Rio de Janeiro, Vitória e Paranaguá.

9 ATENÇÃO: Toda embalagem deve conter rótulo com número de registro da ANVISA ou do MINISTÉRIO da SAÚDE. Cuide de sua saúde, produtos clandestinos podem causar: -Queimaduras, -Problemas respiratórios, -Irritações, -Machucados e -Graves intoxicações. BOTIJÕES, MANGUEIRAS e REGULADORES de GÁS Devemos ficar mais atentos e verificar se os produtos estão dentro das conformidades com as normas de segurança. FIQUE ATENTO E VERIFIQUE:. - Na compra de botijões de gás, verifique a existência de identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão de entrega, evitando assim, compra em veículos de venda clandestina;. - Não aceite botijão enferrujado, amassado, com alça solta ou base danificada;. - Observe se não há vazamento na válvula, que deve estar com lacre intacto, com a marca da companhia de gás e próxima ao rótulo de instruções de uso;. - A tara ( peso do botijão vazio ) deve estar gravada na alça. O peso do botijão cheio, menos o valor da tara é igual ao peso do gás. Se o resultado desta operação for abaixo de 13kg, o fato deve ser denunciado ao IPEM-RJ(Instituo de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro);. - A mangueira correta para uso com gás é transparente com tarja amarela, onde aparece a inscrição NBR 8613 e o prazo de validade. Marca de Conformidade deve ser colocada nos brinquedos de forma visível, através da aposição do selo nos produtos certificados ou da sua impressão nos próprios e/ou nas embalagens primárias. CD's e DVD's Convivemos com a reprodução incontrolável de CD's e DVD's piratas, causando com isso, sérios problemas a cada consumidor desses produtos e a economia do nosso Estado, sobretudo, atingindo diretamente as vídeo-locadoras, as lojas de vendas de CD's e DVD's e desempregando os trabalhadores com carteira assinada. Apesar da mídia digital ter melhor qualidade e ser mais duradoura que a fita magnética, sua falsificação acaba facilitada, graças as tecnologias disponíveis hoje em dia. Identificação de um DVD pirata Queimado O DVD original é copiado em computador através de CD ou DVD - ROM para um CDR ou DVDR ( mídia recarregável); Alguns DVD's apresentam impressão, porém, a mesma é amadora; Alguns DVD's vêm em boxes adequados, porém, ao invés de uma impressão profissional, o rótulo é uma fotocópia colorida do original, enquanto outros vêm em embalagem rústicas; O lado da leitura do DVD normalmente é colorido; Não identifica o fabricante; Não tem IFPI. Identificação de um DVD pirata Industrial O DVD é gravado no processo industrial, através de máquinas injetoras, utiliza os mesmos processos das fábricas; Não usa VDR; Coloração adequada; Não identifica o fabricante; Não tem IFPI; Ainda não é encontrado no Brasil devido ao alto custo de produção.

10 Identificação de um VCD (Video Compact Disc) Possui as características de um CD, tanto nas dimensões quanto no substrato que o compõe (composto por uma camada de 1,2 mm); A qualidade da imagem é nitidamente inferior a de um DVD; Tem baixa capacidade de armazenamento de dados; Não identifica o fabricante; Não tem IFPI; Não permite a navegação já que não oferece menus para a escolha de capítulos, legendas e áudio. Identificação para um DVD original O código da master deve estar presente no disco; O código do IFPI deve estar presente no disco; Deve constar nos disco o nome do fabricante; A cor do disco, no lado da leitura, deve ser prata, dourado ou cinza fosco. SOFTWARE O software é uma obra intelectual e não um produto. Quando compramos um programa de computador, estamos adquirindo uma licença de uso. Quem compra software pirata está sujeito a mesma punição aplicada a quem está vendendo. Nas ações, as autoridades policias apreendem listas com nomes de compradores, que podem ser indiciados. Usar o software legal é a garantia contra a presença dos temíveis vírus, assistência global do fabricante/revenda e garantia de atualização dos produtos. O software legitimamente produzido, na maioria das vezes, precisa de um suporte físico para ser comercializado. Devemos observar quando da aquisição de software: Softwares para PC deve acompanhar certificado de autorização no produto ou em etiqueta afixada no computador; Softwares para PC adquirido no mercado varejista, devem vir em caixa personalizada e trazer um certificado de autoridade na tampa da caixa; No software original deve constar selo, garantia, suporte, atualizações, CD de instalação e manual; O software original sempre vem acompanhado de sua licença de uso. Nos games para PC's e Play Station, observe se há caixa em plástico alta qualidade com lacre, classificação de idade impressa, nome do fabricante e logotipos, manual, disco com rótulo impresso, código SID. PRODUTOS SANEANTES O que são produtos saneantes e por que utilizá-los? Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casa, escritório, lojas, hospitais) são considerados saneantes. São exemplos de produtos saneantes: Detergente Líquido; Detergente em pó e sabão em pó; Cera; Água sanitária ou Água de lavadeira; Inseticida, Repelente contra insetos e Raticida; Desinfetante. Como os produtos saneantes são controlados? Para serem vendidos em supermercados, lojinhas, mercearias e outros locais de comércio, a ANVISA exige que as empresas desenvolvam produtos saneantes seguros, que dêem bons resultados e com rigoroso controle da qualidade. Todos os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização do MINISTÉRIO da SAÚDE para cada produto saneante colocado a venda. O que são produtos saneantes clandestinos (PIRATAS)? São aqueles que estão à venda sem permissão do MINISTÉRIO da SAÚDE, ou seja, são produtos que não têm qualquer avaliação de que dão bons resultados e de que são seguros ao serem usados, manuseados ou armazenados, na maioria das vezes, só limpam as superfícies e não têm ação contra os germes. Os Saneantes clandestinos são vendidos por ambulantes em caminhões, peruas, de porta em porta, mas também costumam ser oferecidos em lojas que revendem produtos e artigos para limpeza em geral. - Produtos que estão a venda e que não passaram pela avaliação do MINISTÉRIO da SAÚDE são considerados clandestinos (PIRATAS). A Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização desses produtos.

4 ESCOLHA O BOTIJÃO CERTO 2

4 ESCOLHA O BOTIJÃO CERTO 2 1 COMPRE DE REVENDEDOR AUTORIZADO 3 CUIDADOS COM A ENTREGA EM CASA Só o comerciante que tiver autorização (em dia) da ANP pode vender gás de botijão (GLP, gás liquefeito de petróleo). O Código de Defesa

Leia mais

BRASIL ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMBATENDO A PIRATARIA DE OBRAS AUDIOVISUAIS. Palestrante: Clayton Wilson Jorge

BRASIL ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMBATENDO A PIRATARIA DE OBRAS AUDIOVISUAIS. Palestrante: Clayton Wilson Jorge BRASIL ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMBATENDO A PIRATARIA DE OBRAS AUDIOVISUAIS Palestrante: Clayton Wilson Jorge Advogado da Associação de Defesa da Propriedade Intelectual - ADPI

Leia mais

"DIÁLOGOS COM O PODER JUDICIÁRIO SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR" PIRATARIA, FALSIFICAÇÃO OUTRAS PRÁTICAS ILÍCITAS DECORRENTES

DIÁLOGOS COM O PODER JUDICIÁRIO SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR PIRATARIA, FALSIFICAÇÃO OUTRAS PRÁTICAS ILÍCITAS DECORRENTES "DIÁLOGOS COM O PODER JUDICIÁRIO SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR" PIRATARIA, FALSIFICAÇÃO OUTRAS PRÁTICAS ILÍCITAS DECORRENTES Edson Luiz Vismona Presidente presidente@fncp.org.br vismona@institutobrasillegal.org.br

Leia mais

Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços.

Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Considere também a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados

Leia mais

Certificação Inmetro de Componentes Automotivos Garantia de segurança e qualidade.

Certificação Inmetro de Componentes Automotivos Garantia de segurança e qualidade. Certificação Inmetro de Componentes Automotivos Garantia de segurança e qualidade. ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA INMETRO - Portaria 301 Certificação Inmetro de Componentes Automotivos

Leia mais

Perguntas e respostas sobre Rastreabilidade

Perguntas e respostas sobre Rastreabilidade Perguntas e respostas sobre Rastreabilidade Qual o benefício que a etiqueta trará para o cidadão? A etiqueta de segurança lançada pela Anvisa trará duas grandes novidades: garantir que o medicamento é

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

P: Quem é o falsificador neste caso? R: Não podemos divulgar esta informação no momento, pois a investigação ainda está em curso.

P: Quem é o falsificador neste caso? R: Não podemos divulgar esta informação no momento, pois a investigação ainda está em curso. 1 Grupo de revendas de suprimentos Xerox P&R sobre cartuchos de toner falsificados 12 de abril de 2004 I. Detalhes do caso II. Dúvidas do cliente III. Tendências do setor IV. Combate à falsificação Detalhes

Leia mais

AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS, DOS TIPOS INSTANTÂNEOS E DE ACUMULAÇÃO. Portarias Inmetro nº 119/2007, 67/2008, 182/2012 e 390/2013 Códigos 3379 e 3380

AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS, DOS TIPOS INSTANTÂNEOS E DE ACUMULAÇÃO. Portarias Inmetro nº 119/2007, 67/2008, 182/2012 e 390/2013 Códigos 3379 e 3380 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO Diretoria da Qualidade Dqual Divisão de Fiscalização e Verificação

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

PROCEDIMENTO FISCALIZAÇÃO

PROCEDIMENTO FISCALIZAÇÃO Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO CABOS DE

Leia mais

COMO RECONHECER O SUNDOWN FALSIFICADO

COMO RECONHECER O SUNDOWN FALSIFICADO COMO RECONHECER O SUNDOWN FALSIFICADO A Johnson & Johnson inaugurou a categoria de protetores solares no Brasil em 1984, com a marca SUNDOWN. Desde seu lançamento, a empresa vem investindo em pesquisa

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA Neste módulo vamos tratar de situações que envolvem dúvidas quanto à melhor maneira de agir e as práticas permitidas ou não pela legislação, mas que, comumente,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 Índice 1. A Organização do Computador - Continuação...3 1.1. Memória Primária - II... 3 1.1.1. Memória cache... 3 1.2. Memória Secundária... 3 1.2.1. Hierarquias de

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2008

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2008 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2008 Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS SANEANTES EM DOMICÍLIOS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA (RS)¹.

UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS SANEANTES EM DOMICÍLIOS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA (RS)¹. UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS SANEANTES EM DOMICÍLIOS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA (RS)¹. DEON, Bárbara Cecconi ²; HECKTHEUER, Luiza Helena³; SACCOL, Silvana 4 ; MEDEIROS, Laissa Benites 5 ; ORSOLIN, Giulianna

Leia mais

ALERTA AOS CONSUMIDORES: Fique atento com os suplementos alimentares!

ALERTA AOS CONSUMIDORES: Fique atento com os suplementos alimentares! ALERTA AOS CONSUMIDORES: Fique atento com os suplementos alimentares! Pílula natural para emagrecimento, Quer perder peso agora?, Produto anticatabólico, Promove o ganho de massa muscular, Combate o envelhecimento

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET BRASIL ABRIL de 2015 Matriz Cultural do Mercado O Brasil é grande consumidor de produtos gourmet, porém existe logicamente um processo seletivo destes

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Portaria n.º 536, de 21 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

MEIO AMBIENTE Fiscalização ambiental: seu posto está preparado?

MEIO AMBIENTE Fiscalização ambiental: seu posto está preparado? MEIO AMBIENTE Fiscalização ambiental: seu posto está preparado? A resolução 273 do Conama já completou dez anos, mas muitos postos revendedores ainda não concluíram o licenciamento ambiental e, por isso,

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

APDIF DO BRASIL Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos PIRATARIA MUSICAL. Aspectos Técnicos e Informações Complementares

APDIF DO BRASIL Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos PIRATARIA MUSICAL. Aspectos Técnicos e Informações Complementares PIRATARIA MUSICAL Aspectos Técnicos e Informações Complementares I Curso Regional de Capacitação para Agentes Públicos no Combate à Pirataria. Salvador/BA. Palestrante: Jorge Eduardo Grahl Diretor Jurídico

Leia mais

Sindipostos cria grupo de trabalho sobre legislação ambiental

Sindipostos cria grupo de trabalho sobre legislação ambiental NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 - EDIÇÃO 19 Sindipostos cria grupo de trabalho sobre legislação ambiental O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo continua investindo alto no t r

Leia mais

Guia para contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros sob regime de FRETAMENTO

Guia para contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros sob regime de FRETAMENTO Guia para contratação de Transporte Intermunicipal de Passageiros sob regime de FRETAMENTO 100 95 75 25 5 0 Introdução A Artesp tem a finalidade de regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Manual de Instruções Depósito Horizontal D.H.

Manual de Instruções Depósito Horizontal D.H. Manual de Instruções Depósito Horizontal D.H. Atenção: é recomendável que este manual seja lido por todos que participarão direta ou indiretamente da utilização deste produto. CONHEÇA O NOSSO PRODUTO ASSUNTOS

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002:

DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002: Circular nº 006/2.002 São Paulo, 09 de Janeiro de 2.002 DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002: REGULAMENTA A LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989, QUE DISPÕE SOBRE A PESQUISA, A EXPERIMENTAÇÃO, A

Leia mais

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado * Rodrigo Alberto Correia da Silva O mercado brasileiro de produtos para a saúde sofre por conta da publicação

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Comprei mercadoria com NF-e denegada. Qual o procedimento para regularizar essa situação? Resposta: Preliminarmente, temos que esclarecer o que é uma NF-e Denegada:, A Denegação

Leia mais

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL FABRICIO DOS SANTOS RESUMO A sociedade virtual, com suas relações próprias vem se tornando uma nova realidade para a responsabilidade

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

BIBLIOTECA NACIONAL RDA

BIBLIOTECA NACIONAL RDA BIBLIOTECA NACIONAL RDA Sumário O que é a Biblioteca Nacional RDA?... Página 3 O que são as Chaves RD e Chaves RDA?... Página 5 Como efetuar a pesquisa de um curso ou certificado?... Página 6 Registro

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

ÍNDICE. Manual do COMPRASNET Versão 1 Jan/2002 2

ÍNDICE. Manual do COMPRASNET Versão 1 Jan/2002 2 ÍNDICE ÍNDICE...2 1. Introdução...3 2. Navegando pela área de livre acesso...4 3. Navegando pela área de ACESSO SEGURO...6 A. Instalando o Certificado de Segurança...6 B. Fazendo Cadastramento nos Serviços

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

VARIAÇÃO DO PREÇO DO MATERIAL ESCOLAR EM JANEIRO DE 2015

VARIAÇÃO DO PREÇO DO MATERIAL ESCOLAR EM JANEIRO DE 2015 NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO - ECA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS VARIAÇÃO DO PREÇO DO MATERIAL

Leia mais

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar.

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Equipamentos de PrecisAo Heliar Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Importancia do diagnostico preventivo Seguranca e tranquilidade ao seu cliente Como qualquer peça do veículo, a bateria também

Leia mais

Manual de Apoio a Consultas ao Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA

Manual de Apoio a Consultas ao Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EM SAÚDE, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E APOIO DIAGNÓSTICO COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Manual de Apoio a Consultas ao Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

O link entre software pirateado e violações da segurança cibernética

O link entre software pirateado e violações da segurança cibernética O link entre software pirateado e violações da segurança cibernética Para ver mais informações, acesse http://www.microsoft.com/en-us/news/presskits/dcu/. Para ver todos os resultados desse estudo, acesse

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Para aa Fornecedores. Rede de Obras. Serviço de Informações Oportunidades d de obras para comercial, marketing e vendas

Para aa Fornecedores. Rede de Obras. Serviço de Informações Oportunidades d de obras para comercial, marketing e vendas Para aa Fornecedores Rede de Obras Serviço de Informações Oportunidades d de obras para comercial, marketing e vendas Informações de acordo com a sua necessidade Com o objetivo de atender a sua empresa

Leia mais

Para os profissionais da segurança pública nos estados da Bahia e Sergipe

Para os profissionais da segurança pública nos estados da Bahia e Sergipe Abril 2010 - Ano 2-2ª Edição Para os profissionais da segurança pública nos estados da Bahia e Sergipe O Guia de Compras & Serviços é uma publicação do Página de Polícia, voltado para o universos dos profissionais

Leia mais

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de 26 de NOVEmbro de 2009 1 Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 Dispõe sobre a coleta, armazenamento e destinação de embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo no Estado do Paraná. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS

Leia mais

PRODUTO ILEGAL COMO IDENTIFICAR E EVITAR SUA COMPRA GUIA DO CONSUMIDOR

PRODUTO ILEGAL COMO IDENTIFICAR E EVITAR SUA COMPRA GUIA DO CONSUMIDOR PRODUTO ILEGAL COMO IDENTIFICAR E EVITAR SUA COMPRA GUIA DO CONSUMIDOR Uma publicação do PROCON E FNCP 1 2 PRODUTOS ILEGAIS COMO IDENTIFICAR E EVITAR SUA COMPRA GUIA DO CONSUMIDOR Uma publicação do PROCON/SP

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

LICENCIAMENTO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

LICENCIAMENTO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE LICENCIAMENTO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE O que é licenciamento? O processo legal pelo qual o dono de uma marca, imagem ou qualquer outra propriedade intelectual autoriza ou cede o direito de seu uso em um

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.966, DE 2004 Modifica a Lei nº 9.609, de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador. Autor:

Leia mais

Guia de Sinalização Obrigatória em Bares e Restaurantes. Federal São Paulo Rio de Janeiro Distrito Federal

Guia de Sinalização Obrigatória em Bares e Restaurantes. Federal São Paulo Rio de Janeiro Distrito Federal Guia de Sinalização Obrigatória em Bares e Restaurantes Federal São Paulo Rio de Janeiro Distrito Federal Guia de Sinalização Obrigatória em Bares e Restaurantes Legislação Federal, Estadual (São Paulo

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência

Leia mais

S@T Fiscal. A nova exigência do governo em substituição ao ECF

S@T Fiscal. A nova exigência do governo em substituição ao ECF S@T Fiscal A nova exigência do governo em substituição ao ECF S@T-Fiscal - A nova exigência do governo em substituição ao ECF 2 1. Introdução A partir de 1º de julho de 2015 não serão vendidos, nem lacrados

Leia mais

Portaria n.º 239, de 09 de maio de 2012.

Portaria n.º 239, de 09 de maio de 2012. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Portaria n.º 239, de 09 de maio de 2012. O PRESIDENTE

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

A COMIDA DE RUA AGORA É LEI EM SÃO PAULO

A COMIDA DE RUA AGORA É LEI EM SÃO PAULO A COMIDA DE RUA AGORA É LEI EM SÃO PAULO COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR COM A VENDA DE ALIMENTOS NA CIDADE Lei Municipal 15.947, de 26/12/ 2013 Projeto de Lei 311/2013 do Ver. Andrea Matarazzo Esta

Leia mais

Art. 4º A responsabilidade pela inscrição e conteúdo dos pesos e capacidades, conforme estabelecido no Anexo desta Resolução será:

Art. 4º A responsabilidade pela inscrição e conteúdo dos pesos e capacidades, conforme estabelecido no Anexo desta Resolução será: RESOLUÇÃO Nº 290, DE 29 DE AGOSTO DE 2008 Disciplina a inscrição de pesos e capacidades em veículos de tração, de carga e de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os artigos 117, 230- XXI,

Leia mais

www.ipem.sp.gov.br facebook/ipemsp twitter.com/ipemsp

www.ipem.sp.gov.br facebook/ipemsp twitter.com/ipemsp www.ipem.sp.gov.br facebook/ipemsp twitter.com/ipemsp Capa Edifício Copan - Foto: Rubens Chiri - Banco de Imagens do Estado de São Paulo Ponte Estaiada - Foto: Rubens Chiri - Banco de Imagens do Estado

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa Do lixo ao valor O caminho da Logística Reversa O problema do lixo A sociedade, hoje, vive com um grande desafio: o lixo. Calcula-se que, por dia, no Brasil, são gerados 1 Kg de resíduos por habitante.

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE GARANTIA

POLÍTICA NACIONAL DE GARANTIA POLÍTICA NACIONAL DE GARANTIA 1 Conteúdo Introdução... 3 Objetivo... 3 Esclarecimentos... 3 O que é considerado garantia... 4 O que são considerados itens de manutenção... 4 O que são considerados materiais

Leia mais

1.5. Dados pessoais que devem constar na receita médica. 1.6. Validade das receitas de medicamentos antimicrobianos

1.5. Dados pessoais que devem constar na receita médica. 1.6. Validade das receitas de medicamentos antimicrobianos Atualizado: 10 / 05 / 2013 FAQ AI 1. Controle de medicamentos antimicrobianos (antibióticos) 1.1. Informações gerais 1.2. Uso contínuo (tratamento prolongado) 1.3. Retenção da segunda via da receita médica

Leia mais

Treinamento de Prevenção a Lavagem de Dinheiro

Treinamento de Prevenção a Lavagem de Dinheiro Treinamento de Prevenção a Lavagem de Dinheiro 1. Introdução Esse treinamento visa orientar os colaboradores, parceiros, fornecedores, terceiros e pessoas com as quais mantém relacionamento comercial com

Leia mais

BIBLIOTECA ARTIGO Nº 48

BIBLIOTECA ARTIGO Nº 48 BIBLIOTECA ARTIGO Nº 48 MUITO BARULHO POR NADA - COMO COMPLICAR A EXPLICAÇÃO Autores - Marcos Lobo De Freitas Levy e Silvia V. Fridman A ANVISA prevê a elaboração de uma nova resolução para permitir a

Leia mais

Políticas de Garantia

Políticas de Garantia Políticas de Garantia RMA RETURN MERCHANDISE AUTHORIZATION (Autorização de Devolução de Mercadoria) SUMÁRIO 1. OBJETIVO 3 2. VISÃO GERAL SOBRE GARANTIA 3 3. PROCESSO DE DEVOLUÇÃO 3 4. MODALIDADE DE RMA

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Comércio Eletrônico Agenda Comércio Eletrônico Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Comércio eletrônico (1/2) Permite: comprar grande quantidade

Leia mais

Projeto Escola Legal Direitos Autorais e Propriedade Intelectual x Pirataria. 1 de setembro de 2012

Projeto Escola Legal Direitos Autorais e Propriedade Intelectual x Pirataria. 1 de setembro de 2012 Projeto Escola Legal Direitos Autorais e Propriedade Intelectual x Pirataria 1 de setembro de 2012 Quem somos? Fundada em 1988, a Business Software Alliance (BSA) é a principal organização mundial dedicada

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ALARME AUTOMOTIVO HBA-2000 RECURSOS DE CONFORTO & COMODIDADE PARA SEU VEÍCULO IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

MANUAL DE INSTRUÇÕES ALARME AUTOMOTIVO HBA-2000 RECURSOS DE CONFORTO & COMODIDADE PARA SEU VEÍCULO IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA MANUAL DE INSTRUÇÕES ALARME AUTOMOTIVO HBA-2000 RECURSOS DE CONFORTO & COMODIDADE PARA SEU VEÍCULO IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA ÍNDICE A H-Buster líder em Áudio e Vídeo automotivo lança o alarme automotivo

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Portaria n.º 342, de 22 de julho de 2014.

Portaria n.º 342, de 22 de julho de 2014. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 342, de 22 de julho de 2014. O PRESIDENTE

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

Sistema Integrado de Licenciamento - SIL

Sistema Integrado de Licenciamento - SIL Sistema Integrado de Licenciamento - SIL CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO INTEGRADO SECRETARIA ESTADUAL DE GESTÃO PÚBLICA Prefeitura do Município de Tatuí Governo do Estado de São Paulo É importante saber

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA FISCALIZAÇÃO DE AGENTE REDUTOR LÍQUIDO DE NOx AUTOMOTIVO ARLA 32 Portaria Inmetro 139/2011 - Código: 3469

PROCEDIMENTO PARA FISCALIZAÇÃO DE AGENTE REDUTOR LÍQUIDO DE NOx AUTOMOTIVO ARLA 32 Portaria Inmetro 139/2011 - Código: 3469 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO Diretoria da Qualidade Dqual Divisão de Fiscalização e Verificação

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77]

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77] RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE10 DE DEZEMBRO DE 2013 Dispõe sobre

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! ENFOQUE De acordo com o dia mundial sem compras, 27 de novembro de 2012, criamos o PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!. Trata-se de uma Campanha que tem

Leia mais

ZERAR A SUA CONTA DE SUPERMERCADO TODO MÊS!

ZERAR A SUA CONTA DE SUPERMERCADO TODO MÊS! De agora em diante, vai ser apresentado a você, uma estratégia maravilhosa para você conquistar um grande benefício: ZERAR A SUA CONTA DE SUPERMERCADO TODO MÊS! Além disso, vamos também mostrar a você,

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02)

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02) RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002 (D.O.U. de 19/12/02) Dispõe sobre a aprovação do Regulamento Técnico para a Autorização de Funcionamento de empresas interessadas em prestar serviços

Leia mais

VEICULAR COMO VOCÊ DECIDE A COMPRA DO SEU CARRO

VEICULAR COMO VOCÊ DECIDE A COMPRA DO SEU CARRO VEICULAR A COMPRA DO? COMO VOCÊ DECIDE SEU CARRO Como você decide a compra do seu carro? A escolha de um veículo é resultado de uma análise que considera várias características. O preço é certamente uma

Leia mais

PORTARIA 1.510 DE 21 DE AGOSTO DE 2009 - VOCÊ SABIA?

PORTARIA 1.510 DE 21 DE AGOSTO DE 2009 - VOCÊ SABIA? PORTARIA 1.510 DE 21 DE AGOSTO DE 2009 - VOCÊ SABIA? Desde 25/08/2009 todas as empresas que adotam o registro eletrônico de ponto devem utilizar o Programa de Tratamento de Registro de Ponto (PTRP), bem

Leia mais

Portaria n.º 214, de 22 de junho de 2007.

Portaria n.º 214, de 22 de junho de 2007. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 214, de 22 de junho de 2007.

Leia mais