PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada"

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA LUZ DO SABER INFANTIL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada DESCRITORES DA META DE AGOSTO O instrutor deverá formular intervenções complementares de acordo com sua turma e atividades que tenha como foco nos descritores da meta dos 4º e 5º anos para agosto de D-14 Inferir informação em texto verbal; D-15 Inferir o sentido da palavra ou expressão; D-16 Interpretar textos não verbais; D-28 Reconhecer efeitos de humor e Ironia D-27 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. SUGESTÃO DE ROTINA DIÁRIA Acolhida; (Oração, conversa informal, etc...) Leitura Compartilhada; (Leve um texto e interprete oralmente em grupo Trabalhar compreensão). Chamada; (Escrita do nome do aluno e da escola). Apresentação do Tema da aula, (Predição da aula); Revisão da aula anterior. Atividade do SOFTWARE com Intervenções pedagógicas; Exploração das atividades LÁPIS & PAPEL. Hora da TIRINHA. (Para contemplar o D28 é interessante que o instrutor toda semana tenha uma tirinha para explorar.). MÊS DE AGOSTO ROTINA - 1º DIA / /_2013 DICA: Controle o tempo das atividades e ajuste em até 2h. Primeiramente explore junto com os alunos a imagem associando ao tema da aula, fazendo as seguintes perguntas: Quem aparece na imagem? Quantos personagens aparecem na imagem? O que eles estão fazendo? Dê um nome para cada personagem que aparece na imagem. Por que ele estar seguindo pegadas? Que animal ele vai encontrar? Você conhece muitos animais? Tem animais na sua casa? Existem animais que vivem na rua? Em seguida diga para o aluno que o tema da aula É BICHARADA.

2 LÁPIS & PAPEL Peça que seus alunos reescreva a palavra geradora nas formas maiúsculas e minúsculas. Em seguida, peça que eles criem frases utilizando-a e dizendo o que acha que vai tratar o texto seguinte. Solicite que os alunos escrevam uma lista de nomes de animais conhecidos, e uma lista de animais que eles nunca viram. Peça que cada um leia sua lista, em seguida comente com eles por que alguns animais são difíceis de ser localizados. (Não se esqueça de fazer a correção da escrita das palavras na lista). EXPLORAÇÃO DO TEXTO RECURSOS: Texto Impresso - Texto fatiado - Palavras chaves do texto em tarjetas - A palavra geradora - Além de placas com os sinais de pontuação do texto e a função de cada um. LEIA O TEXTO EM GRUPO COM FLUÊNCIA, ENTONAÇÃO E RESPEITANDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO. Exploração da ESTRUTURA do texto: Qual o título? E o subtítulo? Quantas linhas têm? (ensiná-los que a contagem das linhas na prova se dar de 5 em 5) Quem é o autor? De onde este texto foi retirado? Quantos parágrafos? Quais são os sinais de pontuações usados? Qual a função de cada um deles? Quantas palavras têm sinais de acentuação? Vamos classificá-las quanto à sílaba tônica? Quanto à INTERPRETAÇÃO: Que tipo de texto é esse? (D-22) Texto Informativo, retirado de um site da web, na qual é uma reportagem feita pela bióloga FERNANDA TURINO. Se no laboratório de informática educativa houver internet, é possível abrir o texto online e mostrar aos alunos de onde foi retirado. Será bem divertido, pois a página é bem ilustrada e eles adoraram vê-la. De que trata o texto? (D-18) O texto é informativo por quê? Explore com os alunos onde encontramos esses tipos de textos, por exemplo: REPORTAGEM JORNAL ANÚNCIO REVISTA, etc... Em seguida, releia o texto com a turma e peça que eles remontem o texto, dando ênfase aos parágrafos, sinais de pontuação, e ao autor, página da internet na qual foi retirado. (TEXTO FATIADO). É interessante que todos os sinais de pontuação sejam identificados, nomeados e definidos por função, o professor poderá confeccionar tarjetas com esses sinais e a função, assim o aluno associará o símbolo a sua função no texto. (D-27 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações - META).

3 ROTINA 2º dia: / / 2013 ATIVIDADE DECOMPOSIÇÃO DA PALAVRA GERADORA D-11 - Ler palavras no padrão não canônicas. Palavras no padrão não canônicas são palavras que apresentam uma estrutura complexa, que fogem do padrão consoante-vogal, elas são consoante-vogal-consoante, possuem dígrafos, encontros de vogais ou consonantais. - Leia o enunciado em grupo e voz alta, usando os sinais de pontuação corretamente. (D-12) - Peça que eles leiam a palavra geradora, explore quantidade de sílabas e silaba tônica. (D-07) - Use o dicionário e procure com eles o significado da palavra (bicho bicharada-). - Pesquise quais palavras podem substituir a palavra BICHARADA no título do texto. - Localize com eles a parte do texto na qual a palavra estar inserida, e associe o significado da palavra ao do texto. (D-15 - Inferir o sentindo da palavra ou expressão- Meta). - Aproveite e descubra também, palavras que tenham o mesmo som final RIMAS. (D-06) - Explore o que é um ACRÓSTICO, quais são as características, releia o enunciado para melhor compreender e peça que eles realizem o que se pede na atividade. (D-22). ACRÓSTICO - São formas textuais onde a primeira letra ou sílaba de cada palavra formam novas palavras ou novas frases. Na atividade é proposta um acróstico de frases, assim o professor deverá orientar os alunos a utilizar as sílabas da palavra para criar FRASES. Por exemplo: BI CHA RA DA Bichos raros na natureza. / Chamando seu bando para caçar suas prezas. Raramente são seus rastros. / Da pra seguir todos os seus passos em plena floresta brasileira. (DICA: deixe os alunos a vontade pra escrever as frases, depois faça a correção da escrita). ATIVIDADE ALTERNATIVA (D-15 Inferir o sentido da palavra ou expressão) Leia o enunciado com o aluno. Pergunte ao aluno qual é o título do texto? Qual o subtítulo do texto? Pra que serve? Depois releia o enunciado e responda a atividade.. - Primeiramente, peça que os alunos procurem no dicionário cada um dos significados das palavras da atividade: BICHEZA MULTIDÃO ANIMAIS BICHOS. Mostre a eles que possuem o mesmo significado (sinônimos, porém, não são todos que se adequam no título, apenas 1 delas fica melhor). - Leve tarjetas com as alternativas da atividade, escreva na quadro o ínício do título, e vá substituindo as alternativas para que os alunos vejam que mesmo tendo o mesmo sginificado da palavra BICHARADA, não é qualquer uma que se encaixa no contexto. > Bicharada>bicho>animal. ATIVIDADE JOGO DA MEMÓRIA ROTINA 3º dia: / / 2013 D-13 - Localizar informação em texto verbal. Leia o enunciado da questão em grupo. Leia as palavras com eles antes que virem e peça que realize atividade.

4 Espalhe no chão as palavras chaves do texto: INVESTIGAÇÃO DETETIVE- PEGADAS ANIMAIS- NATUREZA. Leia cada uma das palavras com eles, explore quantidade de sílabas e separação silábica, identifique em qual linha do texto elas se encontram e em qual frase estar inserida. Peça que cada um transcreva no seu caderno as frases do texto que contém as palavras. (não se esqueça de fazer a correção da escrita da frase) Confeccione as imagens da atividade e as referidas palavras, espalhe na sala e peça que os meninos procurem e associem. Ao encontrá-las, exponha no quadro e peça que eles criem uma frase com as palavras. (não se esqueça de fazer a correção da escrita junto com o aluno). Em seguida, peça que eles completem as frases referentes ao texto e preencha a cruzadinha seguinte: ANEXO DA ROTINA ATIVIDADE LEIA D16 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. Leia o enunciado com a turma, e faça a exploração visual da imagem, pergunte: - Quem são os personagens? - Onde eles estão? - O que estão fazendo? - O que acontece entre os personagens? - Por que o dinossauro se irrita? - O que ele diz ao biólogo? LÁPIS & PAPEL Depois peça que eles façam uma pequena produção textual de acordo com a imagem, e dê a continuidade da história. O professor poderá registrar a produção do aluno no módulo ESCREVER do software ou no caderno. ATIVIDADE ASSOCIAÇÃO ROTINA 4º dia: / / 2013 D22 Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros. Leia o enunciado com seus alunos, pergunte se eles já tinham visto alguma tirinha, e explore com eles as características da tirinha. Diga que elas são quadrinhos de desenhos muito parecidos com as histórias em quadrinhos só que são em menores, possuem textos curtos, e costumem provocar risadas no leitor. (humor). Em seguida resolva a atividade proposta. O professor deverá usar tarjetas com as características e exemplos de tirinha, quadrinhas, e piadas. Peça que os alunos identifique cada uma das características aos seus respectivos gêneros. Se possível deixe exposto na parede. Faça um cartaz.

5 CARACTERÍSTICAS DA TIRINHA: Divertir do leitor (humor), textos curtos, poucas imagens. CARACTERÍSTICAS DA QUADRINHA: Narrativa em textos e imagens, textos um pouco mais longos, geralmente apresentam-se em 4, diverti o leitor. CARACTERÍSTICAS DA PIADA : Provocar risos, narrativa curta de final engraçado. ATIVIDADE ALTERNATIVA D28 Reconhecer efeitos de humor e ironia. Leia o enunciado com sua turma, depois leia também todas as alternativas da atividade e verifique a opinião da maioria. Pergunte a eles porque a tirinha é engraçada, depois estude as alternativas uma a uma, explicando por que as demais não ser a resposta correta. LÁPIS & PAPEL Depois de apresentar todas as características da tirinha aos alunos, peça que eles produzam uma a seu gosto, utilizando o módulo ESCREVER, no espaço GIBI. ATIVIDADE BINGO D11 Ler palavras com sílabas nos padrões não canônicos; D15 Inferir o sentido da palavra ou expressão. Meta Leia o enunciado da questão com os alunos; Explique como funciona o Bingo. Realize a atividade do software. As cartelas em AZUL serão dos alunos, pois elas contem sílabas não canonicas de palavras do texto. Ao terminar o bingo, peça que o aluno anote as sílabas e localize as palavras do texto que possuem elas. Em seguida, peça que os alunos localizem as frases do texto que as palavras estão inseridas. D13 Localizar informação explícita em texto verbal. Realização do bingo manualmente com os alunos, use palavras que eles tem dificuldade de ler e escrever; Crie uma lista de atividades que eles terão que fazer ao ter a palavra sorteada na sua cartela, por exemplo: Sorteou a palavra INSTITUTO. O aluno que tiver, terá que realizar uma das atividades seguintes relacionadas aos conteúdos estudados anteriormente. 1 Qual o significado? ( usar dicionário) 2 Crie uma frase INTERROGATIVA com a palavra. 3 A palavra sorteada é OXÍTONA, PAROXÍTONA, ou PROPAROXÍTONA? 4 A palavra sorteada é MONOSSÍLABA, DISSÍLABA, TRISSÍLABA ou POLISSÍLABA 5 Crie uma frase EXCLAMATIVA com a palavra. 6 Crie uma frase AFIRMATIVA com a palavra sorteada. 7 Crie uma frase IMPERATIVA com a palavra sorteada. 8 Crie uma frase NEGATIVA com a palavra. 9 Elabore uma frase usando um dos porquês. 10 Qual linha do texto ela se encontra? SE POSSÍVEL DÊ UM PRÊMIO AO VENCEDOR. *** Se houver tempo disponível, e voce dispor de internet, utilize o site seguinte, eles possuem

6 jogos educativos de portugues para 5º ano. PROCURE FAZER UMA ATIVIDADE, OU DINÂMICA DIFERENTE NAS SEXTAS, LEVE SEUS ALUNOS NA BIBLIOTECA, FAÇA JOGOS LÚDICOS DE PORTUGUÊS, PESQUISE DESAFIOS, JOGOS DA MEMÓRIA COM OS GÊNEROS, BINGO COM OS GÊNEROS. SEGUNDA SEMANA SEGREDO DAS PALAVRAS 5º dia: / / 2013 D15 Inferir o sentido da palavra ou expressão. Meta Leia o enunciado com os alunos. Volte ao texto impresso e releia o parágrafo que se encontra o trecho do texto explorado. Destaque a palavra ESTIMAR, faça uma pesquisa do significado da palavra e associe à frase, antes de resolver a atividade proposta. Use o dicionário para procurar o significado de todas as palavras da atividade. Depois de ter feito a atividade, peça que eles reescrevam o trecho do texto substituindo pelas palavras do software, pra que eles sintam que elas têm o mesmo significado, apesar de serem palavras diferentes. D15 inferir o sentido da palavra ou expressão. ALTERNATIVAS Leia o enunciado da atividade da atividade. Associe a atividade anterior do software, e explore o significado de cada uma das alternativas antes de respondê-las. Aproveite que os alunos já sabem o significado das outras palavras que não são a resposta correta na atividade e peça que eles criem frases com elas. ( Faça a correção da escrita da frase) ATIVIDADE CAÇA-PALAVRA ROTINA 6º dia: / / 2013 D15 Inferir o sentido da palavra ou expressão. Leia o enunciado com os alunos. Peça que eles resolvam o caça-palavras. Ainda no software, explore a leitura das palavras. Realize o que se pede no enunciado da questão; Os alunos devem reescrever a frase com todas as palavras que eles encontraram no caça-palavra, mais uma vez eles perceberam que as palavras apesar de serem escritas diferentes tem o mesmo significado (SINÔNIMAS). ATIVIDADE ALTERNATIVA D15- Inferir o sentido da palavra ou expressão. Meta. Leia o enunciado com os alunos, pesquise o significado de RARAS ou ARISCAS, e em seguida realize a atividade com eles.

7 Primeiramente, pergunte aos alunos que animais eles conhecem que eles consideram RAROS na nossa cidade. É possível localizá-los por meio de investigação de pegadas? Conhece alguém que é CAÇADOR? Que animais eles caçam? Tem alguma estratégia para facilitar a localização do animal? Eles são raros? Peça que eles criem uma pequena produção textual acerca das perguntas do diálogo anterior. ATIVIDADE LIGAÇÃO ROTINA7º dia: / / 2013 D16- Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. Leia o enunciado com a turma. Peça que eles realizem atividade. Para realizar a atividade complementar seguinte, o professor precisará dar uma aula simples de PRONOMES PESSOAIS. D25 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identifcando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade. Não é necessário aprofundar o conteúdo. Basta ensinar os pronomes do caso reto, mostre a eles que podemos substituir os substantivos (nomes), por eles. Quando conversamos com alguém há sempre uma pessoa, e esta pode ser substituída por um pronome. Por exemplo: MARIA ELA JOÃO ELE Use o nome deles como exemplo. Até eles compreenderem que EU, TU, ELE, ELA, NÓS, ELES E ELAS podem substituir outras palavras (substantivosnomes) dentro do texto. 1. Que fala = eu, nós. 2. Com quem se fala = tu, vós. 3. De quem se fala = ele(s), ela(s). Veja uma metodologia adequada para ensiná-los ATIVIDADES A SEGUIR ESTÃO EM ANEXO DA ROTINA Agora trazendo pra o assunto abordado na nossa aula, e de acordo com o texto estudado peça que os alunos respondam:

8 ANEXO 02 DA ROTINA ATIVIDADE ALTERNATIVA D25 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identifcando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade. atividade. Leia o enunciado com os alunos, e cada uma das alternativas propostas. Relembre aos alunos quais são os pronomes pessoais e peça que eles que respondam a ATIVIDADE COMPLETE AS FRASES ROTINA 8º dia: / / 2013 D25 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identifcando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade. Leia o enunciado com a turma, depois os pronomes de um lado e os nomes do outro. Solicite que os alunos relacione-os. LÁPIS & PAPEL Confeccione tarjetas com os pronomes e os nomes da atividade, em seguida espalhe na sala e peça que os alunos juntem relacionando-os corretamente de acordo com a atividade realizada anteriormente. Proponha aos alunos que criem frases com os sinais de pontuação, usando os pronomes ou os nomes da atividade. D27 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D13 Localizar informação explicita em texto verbal. ATIVIDADE RELACIONE Leia o enunciado com os alunos. Releia o texto em grupo, e localize com eles as partes do texto referentes às frases da atividade. Peça que eles respondam a atividade somente depois de localizar no texto impresso cada uma das frases e as linhas que elas se encontram.

9 O professor deverá providenciar tarjetas com o início das frases do texto, e a continuidade delas, igual na atividade do software, além das linhas referentes em que cada uma se encontra, em seguida espalhe no chão e peça que os alunos formem cada uma das frases e identifique as linhas correspondentes. - O professor pode pedir também que eles produzam novas frases com os TIPOS DE FRASES. TIPOS DE FRASES: EXCLAMATIVA / INTERROGATIVA / AFIRMATIVA / IMPERATIVA / NEGATIVA. Faça a associação aos sinais de pontuação que dão efeito as frases. ***Se preferir pode utilizar o módulo ESCREVER, ou GIBI para arquivar a atividade do aluno. D27 Identificar o efeito de sentindo decorrente do uso da pontuação e de outras notações. META ROTINA DA 3ª SEMANA ATIVIDADE ALTERNATIVA 9º dia: / / 2013 D18 Reconhecer o tema ou assunto de um texto lido pela criança. Leia o enunciado com a turma, depois leia as alternativas uma a uma, veja se o aluno compreendeu a pergunta, em seguida releia o texto impresso em grupo e em voz alta para que o aluno identifique o assunto do texto e responda a atividade. ATIVIDADE CORRESPONDENTE D14 Inferir informação em texto verbal. Leia o enunciado com a turma. Releia o texto identificando as linhas, e peça que eles respondam a atividade. Prepare tarjetas com as seguintes perguntas e respostas: 1 De acordo com o texto, o que o Biólogo faz? Investigação para identificar espécies raras na natureza. 2 De acordo com o texto qual instituto realiza as pesquisas? Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. 3 Pra que serve a elaboração da lista de espécies raras? Para identificar espécies que vivem em determinadas áreas. ATIVIDADE ESCREVA A PALAVRA 10º dia: / / 2013 D16 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. META. Leia o enunciado com a turma. Faça a exploração visual da imagem e associe a frase. Pergunte aos alunos quem é na imagem que faz a preservação da natureza, e solicite que eles respondam. D15 Inferir o sentido da palavra ou expressão. META Usando o dicionário, procure com os alunos o significado da palavra BIÓLOGO. Peça que eles criem uma frase relacionada à função do Biólogo.

10 ATIVIDADE SÍLABA TÔNICA D15 Inferir o sentindo da palavra ou expressão. META D16 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. META software. Leia primeiro enunciado da atividade em grupo e em voz alta. Faça a exploração visual da imagem. Explore a escrita da palavra no quadro, e identifique a sílaba tônica (sílaba mais forte). Leia o segundo enunciado da atividade, depois solicite que os alunos respondam a atividade do Ainda explorando a palavra, peça que os alunos classifiquem a palavra quanto à sílaba tônica (oxítona, paroxítona ou proparoxítona) (ensine que quando vendemos a palavra, a sílaba tônica é sempre a que demoramos mais na pronúncia). Solicite que eles elaborem outra frase relacionada à imagem da atividade. Estingue o pensamento deles pra que tenha novas ideias sobre as funções do biólogo, sobre os locais que ele trabalha, e qual o maior interesse. (não se esqueça de fazer a correção da escrita da frase junto com o aluno). ATIVIDADE ALTERNATIVA D22 Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros. Leia o enunciado com a turma, depois explique o que se pede. Leia cada uma das opções, fazendo intervenções. Mostre ao aluno que ele pode investigar as alternativas antes de respondê-las. Por exemplo: Alternativa A Contar uma história, qual é o gênero que faz se faz isso? Contos, Fábulas, Quadrinhas, etc... Qual o gênero que se dar informações (Anúncios, Jornais, Revistas), que se diverti o leitor, e que se ensina uma prática? E associar cada um dos gêneros a sua função. - O professor pode criar tarjetas com nomes de diferentes tipos de gêneros e com a função de cada um, e pedir que eles relacionem. (é interessante utilizar os gêneros da atividade do software). - Também é possível levar uma caixa de textos com os diferentes tipos de gêneros e pedir que os alunos procurem exemplos de textos citados na atividade. - Se no laboratório de informática educativa dispor de internet, também é interessante realizar uma pesquisa com os alunos sobre os diferentes tipos de textos e suas funções no GOOGLE IMAGENS.

11 ATIVIDADE CORRESPONDENTE 11º dia: / / 2013 D22 Identificar o propósito comunicativo em diferentes tipos de gêneros. Leia o enunciado com a os alunos. Relembre as atividades anteriores, e peça que eles resolvam a atividade proposta. ATIVIDADE SÍLABA TÔNICA D15 Inferir o sentindo da palavra ou expressão. META D16 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. META software. Leia primeiramente o enunciado da atividade em grupo e em voz alta. Faça a exploração visual da imagem. Explore a escrita da palavra no quadro, e identifique a sílaba tônica (sílaba mais forte). Leia o segundo enunciado da atividade, depois solicite que os alunos respondam a atividade do Ainda explorando a palavra, peça que os alunos classifiquem a palavra quanto à sílaba tônica (oxítona, paroxítona ou proparoxítona) (ensine que quando vendemos a palavra, a sílaba tônica é sempre a que demoramos mais na pronúncia). Solicite que eles elaborem outra frase relacionada à imagem da atividade, ou faça uma lista de algumas espécies que aparecem na imagem. O professor precisa aguçar o pensamento dos alunos para que eles tenham facilidade e vontade de escrever, fazendo perguntas sobre a imagem. - Quais são os animais mais comuns na nossa cidade? - Dentre essas espécies da imagem qual você conhece e quais você não conhece? - Que animal você gostaria de conhecer e por quê? - Gostaria de ir ao zoológico? ATIVIDADE ALTERNATIVA D25 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para a sua continuidade. Leia o enunciado com a turma, e cada uma das alternativas localizando a linha correspondente no texto impresso. Peça pra que eles leiam a frase por inteira, na qual a frase estar inserida e copie no caderno. Localize cada um dos parágrafos dos trechos. Só depois eles responderam a atividade do software. ATIVIDADE PONTUAÇÃO 12º dia: / / 2013 D27 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Leia o enunciado e a frase. Localize a frase no texto impresso, e identifique o sinal de pontuação, escreva o nome por extenso no quadro, e enfatize a função dele. Depois realize a atividade com eles.

12 Ainda com o texto impresso, localize com os alunos todos os sinais de pontuação e faça uma lista, logo após trabalhe a função de cada um deles e do efeito que eles causam. Crie frases com eles com cada um dos sinais fazendo o uso correto. ATIVIDADE LIGAR O ACENTO A PALAVRA D27 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. META Leia o enunciado em grupo. Leia cada uma das palavras, e localize todas no texto reescrevendo no caderno. Em seguida faça a correspondência corretamente. - Depois de executar a atividade, peça que eles escrevam todos os nomes dos sinais de ACENTUAÇÃO por extenso no caderno e ensine como se faz o emprego correto nas palavras. - Em seguida, faça uma lista de outras palavras que utilizam os mesmo sinais de acentuação estudados. - Por último peça que mais uma vez eles criem frases que possuam os sinais de acentuação e os sinais de PONTUAÇÃO estudados anteriormente em outra aula. Para tornar mais lúdico dê a ideia que eles usem os nomes dos colegas nas frases. ATIVIDADE USO DOS PORQUÊS D27 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. META Leia o enunciado com os alunos, trabalhe o emprego dos porquês utilizados na atividade. Leia a frase do texto em grupo, localize a frase no texto, e responda a atividade do software. Peça que eles usem os dois porquês trabalhados em outras frases do texto utilizando os sinais de pontuação para dar ênfase a aprendizagem. ATIVIDADE LEIA D20 Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto. Leia o enunciado da atividade, faça a exploração visual da imagem, depois leia cada uma das palavras chaves do texto fazendo intervenções que os leve a escrever, também leia em grupo o que se pede pra fazer na atividade sugerida e execute com os alunos. Depois da produção, peça que os alunos façam desenhos correspondentes ao textos produzidas, leve lápis de cor para que eles pintem e ilustre seus desenhos.

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Disciplina: Português Período: 1º Unidade 1 Eu me comunico Linguagem : formal e informal Variação regional de vocabulário Usando diferentes linguagens Ortografia: L e U,A/AI; E/I; O/OU; Usando diferentes

Leia mais

Animais em extinção - Formação de palavras (jogo de sílabas) - Letra O - Letra P - Formação de palavras (jogo de sílabas e jogo de letras)

Animais em extinção - Formação de palavras (jogo de sílabas) - Letra O - Letra P - Formação de palavras (jogo de sílabas e jogo de letras) ABEU COLÉGIOS Disciplina: Língua Portuguesa Série: 1 ano / Fundamental I 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Símbolos e Mensagens - Diferenciação de letra, palavra e número - Placas

Leia mais

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto.

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto. PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: História em quadrinho PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura;

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Notícia PERÍODO APROXIMADAMENTE: 4º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das ideias

Leia mais

1ª a 5ª série. (Pró-Letramento, fascículo 1 Capacidades Linguísticas: Alfabetização e Letramento, pág.18).

1ª a 5ª série. (Pró-Letramento, fascículo 1 Capacidades Linguísticas: Alfabetização e Letramento, pág.18). SUGESTÕES PARA O APROVEITAMENTO DO JORNAL ESCOLAR EM SALA DE AULA 1ª a 5ª série A cultura escrita diz respeito às ações, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado. Esse processo

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-1 tipo D-5 Língua Portuguesa (P-1) Ensino Fundamental 5º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos

Leia mais

6) Sublinhe com lápis colorido a frase em que o verbo papar é empregado como nesta: (...) Ele já papou muitos e muitos livros!

6) Sublinhe com lápis colorido a frase em que o verbo papar é empregado como nesta: (...) Ele já papou muitos e muitos livros! FICHA DA SEMANA 5º ANO A / B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros Poema Crônica História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso História de

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas. ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática I Era uma vez um gato xadrez... Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação Departamento de Ensino Fundamental Núcleo Regional da Educação - Portão

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação Departamento de Ensino Fundamental Núcleo Regional da Educação - Portão Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação Departamento de Ensino Fundamental Núcleo Regional da Educação - Portão Sequência didática para o 2º ano, observando-se os descritores

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

Que calorão! Entenda por que o efeito estufa ameaça nosso planeta.

Que calorão! Entenda por que o efeito estufa ameaça nosso planeta. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 5/8/2009 Que calorão! Entenda por que o efeito estufa ameaça nosso planeta. O clima na Terra não é sempre igual e a temperatura aumenta

Leia mais

Habilidades: - Reconhecer as sílabas tônicas das palavras, separar sílabas, classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Habilidades: - Reconhecer as sílabas tônicas das palavras, separar sílabas, classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Conteúdos: - Os sinais de pontuação e a sua importância na compreensão textual. - Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. - Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

Conteúdos: Sílabas Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica

Conteúdos: Sílabas Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica Conteúdos: Sílabas Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica Habilidades: - Perceber a ligação entre tonicidade e número de sílabas

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de PORTUGUÊS, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - 2009 ISSN 1808-9216

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - 2009 ISSN 1808-9216 O EMPREGO GRAMATICAL NO LIVRO DIDÁTICO Desiree Bueno TIBÚRCIO (G-UENP/campus Jac.) desiree_skotbu@hotmail.com Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (orientadora-uenp/campus Jac.) marilucia.ss@uol.com.br

Leia mais

Projeto - Conhecendo os animais

Projeto - Conhecendo os animais Projeto - Conhecendo os animais Tema: Seres Vivos Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 a 5 anos Área de conhecimento: Natureza e Sociedade Duração: Cinco semanas Justificativa: Este projeto

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Nome do (a) Aluno (a): Ano: 3º Componente Curricular: Língua Portuguesa Professor

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. ano - 1. volume UNIDADE 1 Símbolos Letras do alfabeto UNIDADE 2 Alfabeto (vogais e consoantes) Crachá Letras do próprio nome, do nome do professor e dos colegas

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Representar as idéias do texto através de desenho, modelagem e dramatização;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Representar as idéias do texto através de desenho, modelagem e dramatização; PLANO DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA ANO: 1º GÊNERO: PARLENDA PERÍDO APROXIMADAMENTE: CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ideia de representação; (desenho, modelagem

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

Orientações de Como Estudar Segmento II

Orientações de Como Estudar Segmento II Orientações de Como Estudar Segmento II Aprender é uma tarefa árdua que exige esforço e método e por isso organizamos algumas dicas para ajudá-lo(la) a aprender Como Estudar! Você verá que as orientações

Leia mais

APRENDER A ESCREVER. Como ajudar as crianças a se alfabetizar no início da vida escola

APRENDER A ESCREVER. Como ajudar as crianças a se alfabetizar no início da vida escola http://luizsoaresdecassia.blogspot.com.br APRENDER A ESCREVER Como ajudar as crianças a se alfabetizar no início da vida escola Todos os anos, milhares de meninos e meninas do ensino fundamental de todo

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Poema Crônica Descrição História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso Fábula Leitura

Leia mais

De que forma se pode expressar na HQ o fato de a personagem estar gritando, Fabricante ou vendedor de cestas. Profissional que dirige o bonde.

De que forma se pode expressar na HQ o fato de a personagem estar gritando, Fabricante ou vendedor de cestas. Profissional que dirige o bonde. 1 Observe a posição da sílaba tônica em cada uma das palavras abaixo. Coloque-as na tabela para classificá-las. também lápis lágrima sofá história década desapontar matemática quando oxítona paroxítona

Leia mais

OBJETIVO RICO- PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA NOVA APRENDIZAGEM

OBJETIVO RICO- PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA NOVA APRENDIZAGEM A FORMAÇÃO TEÓRICO RICO- PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA NOVA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO- APRENDIZAGEM PROFª.. MS. MARIA INÊS MIQUELETO CASADO 28/05/2009 OBJETIVO - Contribuir para a reflexão

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Sequência de Aulas de Língua Portuguesa Produção de uma Fotonovela 1. Nível de

Leia mais

Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães. Conhecendo a Cidade

Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães. Conhecendo a Cidade 1 Guia do Professor Episódio Conhecendo a Cidade Programa Vozes da Cidade Apresentação Como já vimos nos trabalhos desenvolvidos para o episódio 1, os trabalhos para o episódio 2 também trazem várias questões

Leia mais

Brincando com o Lápis

Brincando com o Lápis Brincando com o Lápis 1. Objetivo Geral o Trabalhar com as habilidades ligadas à coordenação viso motora fina através de materiais que possibilitem acréscimo de vocabulário e desenvolvimento de linguagem

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

Proposta de trabalho: Sequência Didática

Proposta de trabalho: Sequência Didática Proposta de trabalho: Sequência Didática Equipe Central/ SEE/ EENSA 2013 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento

Leia mais

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula

Leia mais

dicas para usar o celular nas aulas

dicas para usar o celular nas aulas E-book 11 dicas para usar o celular nas aulas Sugestões de atividades com os aplicativos mais básicos e simples de um aparelho Por Talita Moretto É permitido compartilhar e adaptar este material, desde

Leia mais

O que você faria... Liliana e Michele Iacoca

O que você faria... Liliana e Michele Iacoca Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T ata: D 13/8/09 Você já pensou no significado da palavra conviver? Assim como cada pessoa tem suas características físicas, cada um tem também

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Projeto de formação de professores em Matemática Um projeto exclusivo

Leia mais

Formanda: Sónia Machado Garcia Formadoras: Rosa Santos e Isabel Silva. Ano letivo 2013/2014

Formanda: Sónia Machado Garcia Formadoras: Rosa Santos e Isabel Silva. Ano letivo 2013/2014 Formanda: Sónia Machado Garcia Formadoras: Rosa Santos e Isabel Silva Ano letivo 2013/2014 ATIVIDADE 1 DOMÍNIO: ORALIDADE 4º ANO A MÁQUINA DE FAZER PALAVRAS Objetivo: Escutar para aprender e construir

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Expressão na oralidade, leitura fluente, produção textual, compreensão de texto poético.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Expressão na oralidade, leitura fluente, produção textual, compreensão de texto poético. PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Professor (a): Janete Fassini Alves Poesia: Das Flores Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Autor: Armando Wartha Expressão na oralidade, leitura fluente, produção

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data:

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data: FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data: Listagem Conteúdos: 6º ano ensino fundamental Morfologia Fonética

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

A classificação do teste deve respeitar integralmente os critérios gerais e os critérios específicos a seguir apresentados.

A classificação do teste deve respeitar integralmente os critérios gerais e os critérios específicos a seguir apresentados. Teste Intermédio de Português Teste Intermédio Português Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 28.05.2013 2.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro

Leia mais

Algumas ideias para a produção textual!!!

Algumas ideias para a produção textual!!! Algumas ideias para a produção textual!!! O que é texto? Desmitificar as tradicionais aulas de produção de texto Produção escrita de diversos gêneros de textos Ter ou não aulas específicas para produção

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Perímetro e área em situações reais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Perímetro e área em situações reais SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Perímetro e área em situações reais Podcast Área Matemática Segmento Ensino Fundamental Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Duração 6min32seg

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 (As Aulas previstas

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José

Leia mais

Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH.

Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH. Design pedagógico do objeto de aprendizagem Solidariedade sanguínea. Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH. 1- A quais estratégias e atividades atende cada objetivo

Leia mais

CURUPIRA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 O BIMESTRE RESOLUÇÃO COMENTADA

CURUPIRA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 O BIMESTRE RESOLUÇÃO COMENTADA Aluno(a) Data: 14 / 09 / 11 3 o ano 2 a Série Turma: Ensino Fundamental I Turno: Matutino Professoras: Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e História/Geografia Eixo Temático Herança

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8º Data / / Professor: Nota: A INTRODUÇÃO Agora, você terá a oportunidade de recuperar os conteúdos do ano por meio de um roteiro de estudo. Leia

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital LINGUAGEM 1 EDUCAÇÃO INFANTIL A GALINHA RUIVA Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 3 do Livro do Aluno. LINGUAGEM A GALINHA

Leia mais

PARECER TÉCNICO DA ATIVIDADE:

PARECER TÉCNICO DA ATIVIDADE: PARECER TÉCNICO DA ATIVIDADE: Encontro com o Livro no Colégio Coração de Maria Me. Maria Aparecida da Costa Bezerra - Bibliotecária escolar e universitária Resumo: O Colégio Coração de Maria proporciona

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA

EIXOS TEMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA EIXOS TEMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Conteúdos de textos variados utilizando as estratégias de leitura para o conhecimento de códigos lingüísticos Conhecimento das letras do alfabeto de palavras, frases

Leia mais

Compreender a importância do nome. Identificar as letras do nome. Escrever o nome. Ler e identificar os nomes dos colegas.

Compreender a importância do nome. Identificar as letras do nome. Escrever o nome. Ler e identificar os nomes dos colegas. PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Marilde Manara Tres Competências: Leitura Oralidade Escrita Produção textual Objetivos: Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção

Leia mais

2. Laboratório: uso do avental, organização e relatório 3. Tarefas. 1. Avaliação da Semana de Geociências e Meio Ambiente 2.

2. Laboratório: uso do avental, organização e relatório 3. Tarefas. 1. Avaliação da Semana de Geociências e Meio Ambiente 2. PIC VERSÃO PARA O PROFESSOR Produção Integrada ao Conteúdo 6. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte Ciências A nota da PIC é a média entre a nota de tarefa (avaliação do conjunto

Leia mais

Ensino Fundamental 5º. Português (lição de férias) Termine a história. Lição de férias

Ensino Fundamental 5º. Português (lição de férias) Termine a história. Lição de férias Ensino Fundamental 5º Termine a história Português (lição de férias) Lição de férias Olá pessoal!!! As férias chegaram...vamos aproveitar bastante para descansar, passear, brincar... mas reserve um tempinho

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias; PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Receita PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proletr/fasciculo_port.pdf Antônio Augusto Gomes Batista Ceris S. Ribas Silva Maria das Graças de Castro Bregunci Maria

Leia mais

Projeto Escola e família: construindo novos caminhos

Projeto Escola e família: construindo novos caminhos Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Projeto Escola e família: construindo novos caminhos ELIZÂNGELA. S. VIEIRA COORDENADORA DE PROJETOS EDUCACIONAIS

Leia mais

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão!

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão! CLÁUDIO MARTINS & MAURILO ANDREAS PARA SABER MAIS Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES LÚCIA HIRATSUKA JASON GARDNER Priscilla Kellen Cabe aqui na minha mão! Frutas GUIA

Leia mais

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão!

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão! CLÁUDIO MARTINS & MAURILO ANDREAS PARA SABER MAIS Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES LÚCIA HIRATSUKA JASON GARDNER Priscilla Kellen Cabe aqui na minha mão! Frutas GUIA

Leia mais

O Segredo do Rio. (2004). Miguel Sousa Tavares. 4º ano

O Segredo do Rio. (2004). Miguel Sousa Tavares. 4º ano O Segredo do Rio. (2004). Miguel Sousa Tavares. 4º ano Atividades delineadas para um exemplar por aluno/par. Era uma vez um rapaz que morava numa casa de campo. Era uma casa pequena e branca, com uma chaminé

Leia mais

Dinâmicas para Jovens - Brincadeiras para Jovens Atividades para grupos. Quem sou eu? Dinâmica de Apresentação para Grupo de Jovens

Dinâmicas para Jovens - Brincadeiras para Jovens Atividades para grupos. Quem sou eu? Dinâmica de Apresentação para Grupo de Jovens Disponível no site Esoterikha.com: http://bit.ly/dinamicas-para-jovens Dinâmicas para Jovens - Brincadeiras para Jovens Atividades para grupos As dinâmicas de grupo já fazem parte do cotidiano empresarial,

Leia mais

Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa ISSN: 1980-7686 suporte@mocambras.org Universidade de São Paulo Brasil

Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa ISSN: 1980-7686 suporte@mocambras.org Universidade de São Paulo Brasil Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa ISSN: 1980-7686 suporte@mocambras.org Universidade de São Paulo Brasil Hernandes Santos, Amarílis Alfabetização na inclusão

Leia mais

Criar perfil de personagens literários na rede

Criar perfil de personagens literários na rede Criar perfil de personagens literários na rede Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A proposta desta atividade é que os alunos criem, em rede social, perfis

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

TEXTO. Visual texto em que a comunicação se dá apenas por meio de imagens. Verbal - texto em que a comunicação se dá por meio de palavras escritas.

TEXTO. Visual texto em que a comunicação se dá apenas por meio de imagens. Verbal - texto em que a comunicação se dá por meio de palavras escritas. Língua Portuguesa 1º trimestre Temas para estudo Em nossas primeiras aulas, vimos que, conforme sua configuração/diagramação, um TEXTO pode ser classificado como: Visual texto em que a comunicação se dá

Leia mais

Construindo uma aula significativa passo-a-passo.

Construindo uma aula significativa passo-a-passo. Construindo uma aula significativa passo-a-passo. www.juliofurtado.com.br SINOPSE: O As sete etapas da construção de um conceito. O Os três momentos de uma aula significativa. O A mediação de conflitos

Leia mais

SER CRIANÇA É MUITO BOM

SER CRIANÇA É MUITO BOM SER CRIANÇA É MUITO BOM Débora Rodrigues Elen Liedke UNIDADEæ1 Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR NOME: DATA: ESTA É A TURMA DO NOSSO AMIGUINHO. ELES QUEREM DIZER PRA VOCÊ QUE SER CRIANÇA É MUITO BOM.

Leia mais

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 4 HQ Recomendada para 7a/8a ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Histórias em quadrinhos (HQ), mangás e tirinhas

Leia mais

Avaliação 1 o Bimestre

Avaliação 1 o Bimestre Avaliação 1 o Bimestre NOME: N º : CLASSE: Na primeira unidade você leu uma letra de música do grupo Skank sobre a grande emoção que o futebol desperta na maioria dos brasileiros. Na segunda, você leu

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

APRENDENDO A ESTUDAR. Ensino Fundamental - II

APRENDENDO A ESTUDAR. Ensino Fundamental - II APRENDENDO A ESTUDAR Ensino Fundamental - II Projeto Hábitos de Estudo 2012 Onde estudar? Reserve sempre o mesmo horário para estudar (duas a três horas diárias). Descubra o horário em que se sinta mais

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento Alfabetização e Letramento Material Teórico A Escrita no Processo de Alfabetização Responsável pelo Conteúdo e Revisor Textual: Profª. Ms Denise Jarcovis Pianheri Unidade A Escrita no Processo de Alfabetização

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula SÍLABAS. Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano. Língua Portuguesa. Gramática. 2 aulas (50 min cada ) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: SÍLABAS Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 3 ano Língua Portuguesa Gramática 2 aulas

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas técnicas são úteis:

Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas técnicas são úteis: A ARTE DE ESTUDAR "O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard) Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas

Leia mais

Introdução à Netiqueta. Como escrever na Internet

Introdução à Netiqueta. Como escrever na Internet Texto retirado do endereço: http://www.icmc.usp.br/manuals/bigdummy/netiqueta.html Introdução à Netiqueta Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALGARVE Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO METAS Domínios/ Conteúdos

Leia mais

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia PAOLA GENTILE Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia A forma como se lê um texto varia mais de acordo com o objetivo proposto do que com o gênero, mas você pode ajudar o aluno a entender

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENADORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENADORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA 2 CICLO 2010 A matriz de referência curricular de Língua Inglesa para o 2º ciclo da Rede Municipal de Ensino de Contagem está organizada em 4 eixos: Leitura,

Leia mais

MEU DICIONÁRIO Sua coleção de palavras

MEU DICIONÁRIO Sua coleção de palavras 1 a a 4 a Séries Ensino Fundamental Software Necessário: Microsoft Word 2000 MEU DICIONÁRIO Sua coleção de palavras Áreas: LP Guia do professor RESUMO Para dominar a arte da leitura, as crianças devem

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES RECUPERAÇÃO 6º ano - 2ª ETAPA - 2015 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES Aluno(a): n : Turma: ORIENTAÇÕES: CARO (A) ALUNO (A), Este roteiro tem como objetivo orientá-lo na execução

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Leia a tira a seguir: 1. Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 2.

Leia mais

Conteúdos: O anúncio. Recursos para redução e ampliação de texto.

Conteúdos: O anúncio. Recursos para redução e ampliação de texto. Conteúdos: O anúncio. Recursos para redução e ampliação de texto. Habilidades: - Compreender as funções do texto descritivo usado no gênero anúncio. - Identificar estratégias persuasivas, argumentativas

Leia mais