Formacão em Seguro Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formacão em Seguro Social"

Transcrição

1 Formacão em Seguro Social Sessão:Introducao a alguns princípios básicos da Protecção Social Maputo, 9 de Novembro de 2009 Nuno Meira Simões da Cunha Coordenador do Programa STEP para Mocambique

2 O que vamos rever hoje à tarde: A origem da Proteccao Social em termos conceptuais Uma pequena viagem pela história Ver as 3 componentes da PS Articulacão dos regimes A convencão 102 Alguns principios em termos de financiamento

3 1ª Questão: Proteger quem, contra o quê? Protecção Riscos Futuro Incerteza Saúde Capacidade de Trabalho Suficiência do rendimento Pobreza (...)

4 Riscos Sociais Considera-se risco social: a probabilidade de verificação de um facto futuro incerto que ocorra de forma involuntária que possa vir a causar danos sobre a condição económica do indivíduo.

5 Riscos Sociais Podemos distinguir a seguinte categoria de riscos (de acordo com as suas consequências/origem): Perda ou diminuição do rendimento profissional: Riscos físicos (os que reduzem a capacidade de trabalho) De origem profissional (acidentes de trabalho e doenças profissionais) De origem não profissional (doença, maternidade, invalidez, velhice e morte) Riscos económicos (colocam obstáculos ao exercício da actividade - desemprego) Aumento das despesas (factores que determinam que o indivíduo tenha de suportar encargos adicionais - encargos familiares, despesas médicas)

6 Aspectos distintivos dos riscos sociais Os riscos sociais distinguem-se dos restantes pelos seguintes factores: Pessoalidade do risco A Segurança Social é um seguro de pessoas. Os riscos sociais afectam as pessoas e não o seu património. O que se pretende segurar são as faculdades da pessoa. Individualidade do risco A par de um conjunto de medidas dirigidas a melhorar a situação da sociedade como um todo, a Segurança Social visa actuar sobre a situação de cada individuo/família em concreto. Natureza económica do risco Os riscos geram perda ou insuficiência de recursos económicos pessoais (ou porque ocasionam a redução ou a perda de salário ou porque produzem um acréscimo extraordinário de despesa)

7 Vulnerabilidade Social A vulnerabilidade traduz: uma situação de elevada exposição a determinados riscos, combinada com uma capacidade reduzida de se proteger ou defender contra esses acontecimentos (bem como de lidar com as suas consequências). Apesar de todos os seres humanos se encontrarem expostos a diferentes tipos de risco, os níveis de vulnerabilidade variam de indivíduo para indivíduo ou entre diferentes grupos variando, simultaneamente, ao longo da vida dos próprios indivíduos (crianças e idosos tendem a ser mais vulneráveis aos riscos) entre territórios (caso da população rural ) Na grande parte dos casos, os efeitos dos riscos estão interligados, visto que a ocorrência de um risco aumenta a vulnerabilidade perante outros riscos.

8 Vulnerabilidade social e pobreza Efeitos mais provaveis decorrentes da ocorrencia de um risco num contexto de alta vulnerabilidade (ausencia de mecanismos de prevencao, mitigacao e compensacao) retirada das crianças da escola redução da utilização de serviços de saúde redução do número de refeições diárias e o recurso a alimentos com reduzidos valores nutricionais venda de activos minimizacao das suas estratégias de risco em termos económicos (impactos na producao) exclui também estes indivíduos e as suas famílias do seu papel na economia como consumidores

9 Conceitos básicos Segurança social refere-se à protecção que a sociedade assegura aos seus membros graças a um conjunto de medidas públicas, por exemplo: para compensar a ausência de rendimento do trabalho ou uma forte diminuição desse rendimento perante uma série de eventualidades (nomeadamente a doença, a maternidade, os acidentes de trabalho ou as doenças profissionais, a invalidez, a velhice, a morte do sustento da família e o desemprego); para assegurar os cuidados médicos; para apoiar as famílias com crianças.

10 Conceitos básicos A Protecção Social compreende, para além dos regimes públicos de segurança social, os regimes privados que apresentam finalidades análogas como as mutualidades ou os regimes profissionais. Nesta definição são incluídos também os regimes que não são instituídos pela lei, desde que a sua participação não seja exclusivamente determinada pela lógica de mercado.

11 Origem e evolução da protecção social Quando terá surgido a Proteccão Social?

12 Enquadramento histórico As raízes da protecção social encontram-se muito antes do período capitalista. A proteccão encontrava-se essencialmente fundada nas estruturas familiares e comunitárias (PROTECCÃO DE PROXIMIDADE) Mais estas práticas evoluem com a introducao de lógicas assentes na beneficência/caridade e na solidariedade de base profissional. A filosofia vigente era de que os trabalhadores podiam e deviam fazer os seus próprios planos e poupanças para contrabalançar os riscos de vida Com o passar dos tempos, as pessoas com problemas e preocupações semelhantes foram-se juntando com o objectivo de se protegerem mutuamente.

13 Enquadramento histórico Formalizacao da Proteccao Social Só com o advento da industrialização (aliada à Urbanizacão), quando os trabalhadores começaram a poder contar com o pagamento regular de salários (e as situações de risco se multiplicaram), alguns Estados começaram a introduzir legislação que exigia que as entidades patronais providenciassem algum auxílio aos seus trabalhadores doentes ou que sofressem acidentes no local de trabalho.

14 A intervenção do Estado Bismarck foi o percursor da intervenção pública no domínio da Segurança Social. Bismarck foi chanceler alemão entre e, durante a sua governação, promulgou, em benefício dos trabalhadores da indústria cujos salários fossem inferiores a um certo limite, três leis fundamentais: obrigatoriedade do seguro de doença (1883), do seguro de acidentes de trabalho (1884) e do seguro de invalidez e velhice (1889). Bismarck foi, assim, o percursor dos seguros sociais obrigatórios para protecção dos trabalhadores, que constituem a base dos actuais regimes contributivos obrigatórios dos sistemas de segurança social. O sistema de seguro exprimia a solidariedade dos trabalhadores e o interesse comum dos trabalhadores e empregadores (ambos tinham vantagens)

15 A intervenção do Estado Na década de 1940, ainda no decurso da 2.ª Guerra Mundial, o economista inglês William Beveridge propõe que a todo o cidadão seja assegurado um rendimento suficiente para, em cada momento, satisfazer os seus encargos. Estas propostas foram apresentadas no relatório Social Insurance and Allied Services (1942), que acabou por ficar conhecido como Relatório Beveridge. As suas ideias e propostas influenciaram de forma significativa a estrutura dos sistemas de segurança social dos países anglo-saxónicos, sendo de destacar os seguintes princípios orientadores do pensamento beveridgiano: Integração das prestações de previdência e assistência, como forma de combater mais eficazmente as necessidades sociais; Uniformização tendencial dos valores das prestações, que assim ficam desligadas das remunerações do trabalho e são atribuídas como prestações básicas; Organização autónoma dos cuidados de saúde, através da criação de um serviço nacional de saúde; Financiamento diferenciado de acordo com o tipo de prestacoes (contribuicoes prestacoes de substituicao de salarios, fiscalidade prestacoes de montante familiar e ser. Saude)

16 A diversidade dos modelos nacionais Embora o objectivo último da Protecção Social seja o mesmo em todas as sociedades (garantir padrões mínimos de bem-estar) o modelo de organização da protecção social pode assumir formas diferenciadas. A protecção social tende a revelar-se como um modelo social específico, que é fruto da história e das escolhas colectivas, ou seja, do contexto social, económico, político e cultural de cada Estado. Assim, cada país deve desenvolver o seu próprio sistema de Protecção Social, determinando as suas próprias necessidades à luz dos recursos que tem disponíveis e levando em conta as aspirações do seu povo. A experiência revela, contudo, que a Protecção Social é um processo contínuo de construção, com uma tendência para uma expansão progressiva das pessoas abrangidas e dos riscos cobertos e de adequação às mutações sociais.

17 As 3 componentes da Protecção Social Antes de mais, importa ter presente que a Protecção Social é um sistema, ou seja, é algo que é composto por um conjunto de componentes diferenciadas que, embora utilizando técnicas e abordagens distintas, visam atingir o mesmo fim: o bem-estar das populações. Em termos gerais distinguem-se 3 componentes principais no domínio da Protecção Social: Protecção Social Seguro Social Assistência Social Serviços Sociais

18 O seguro social Seguro Social Protecção Social Assistência Social Serviços Sociais A componente de seguro social baseia-se no princípio de agrupamento de riscos, implicando o pagamento de contribuições para um fundo comum (que é utilizado para pagar as prestações). Qualquer regime de seguro social apresenta as seguintes características: As contribuições para o fundo são partilhadas entre trabalhadores e empregadores; As prestações são pagas mediante o registo das contribuições; As contribuições e prestações são, geralmente, proporcionais aos salários.

19 Seguro Social: Quem é protegido? As pessoas com estatuto sócio-profissional (trabalhadores por conta de outrem e, em alguns países, trabalhadores independentes) Alguns países apresentam apenas uma cobertura parcial dos trabalhadores por conta de outrem (abrangendo apenas os sectores melhor organizados e administrativamente mais fáceis de controlar - caso dos funcionários públicos) Tendencialmente exclui os trabalhadores do sector informal e os trabalhadores agrícolas O Seguro Social é, de longe, o pilar da Protecção Social que exige, por parte do Estado, o maior esforço administrativo. Torna-se necessária a manutenção de registos pormenorizados de toda a história contributiva de cada indivíduo por forma a que, quando o beneficiário tiver de receber o benefício a que tem direito, a informação necessária à sua qualificação e ao cálculo da prestação se encontre disponível.

20 Casos particulares Planos de pensão de base profissional Em muitos países, muito antes do surgimento do regime gerais de Segurança Social, alguns grupos de trabalhadores já se encontravam cobertos por mecanismos de pensões de protecção próprios do seu sector, profissão ou entidade patronal. Um dos problemas inerentes à manutenção dos planos de pensões de base profissional é a sua transmissibilidade, uma vez que alguns destes planos não possibilitam que os trabalhadores, quando mudam de emprego, levem consigo os direitos de pensão que já haviam adquirido com a entidade patronal anterior.

21 Casos particulares Regime especial para funcionários públicos Na maioria dos países os funcionários públicos foram, durante muitos anos, cobertos por medidas de protecção social próprias. Contribuintes voluntários Alguns países permitem que as pessoas que não trabalham contribuam voluntariamente para o regime de Segurança Social. Apesar desta ser uma ideia recomendável, levanta algumas dificuldades específicas. O problema principal é a dificuldade da eficiência da sua administração e do seu supervisionamento.

22 Casos particulares Trabalhadores agrícolas A Segurança Social desenvolveu-se, originalmente, para satisfazer as necessidades económicas dos trabalhadores urbanos do sector industrial. Como os padrões agrícolas variam bastante, desde as grandes propriedades às pequenas explorações familiares que se destinam apenas à auto-suficiência, torna-se difícil a aplicação, a estes casos, de programas de Segurança Social o que, em muitos países, resulta em pouca ou nenhuma protecção social aplicada ao sector agrícola. O caminho a seguir para esta tipologia de trabalhadores talvez seja o desenvolvimento de formas inovadoras de protecção social

23 Exemplo de aplicação de um modelo de seguro social a trabalhadores do sector informal Índia: Segurança Social Mínima Nacional Um estudo, elaborado por especialistas no domínio da segurança social propôs ao Governo indiano a aplicação de um pacote básico de segurança social a aplicar ao sector informal na Índia. A proposta prevê a criação de um sistema de seguro social específico para os trabalhadores do sector informal que abrangerá as seguintes eventualidades: acidentes de trabalho, seguro de saúde, maternidade, pensões de velhice e pensões de sobrevivência. Este regime deverá ser financiado por contribuições dos trabalhadores, das entidades empregadoras e do Governo (à taxa de uma rupia por dia por trabalhador). O Governo assumiria as responsabilidades pelas contribuições das entidades empregadoras nos casos em que estas não pudessem ser facilmente identificadas e pela garantia dos direitos de protecção nas famílias destes trabalhadores cujo rendimento se encontre abaixo da linha da pobreza. NCEUS (2006), Report on Social Security for Unorganised Workers, Nova Deli (disponível em

24 Índia: Segurança Social Mínima Nacional Cobertura: 300 milhões de trabalhadores do sector informal (estimativa superior) Financiamento: Através de contribuição para a segurança social Organização: A nível central, o Conselho Nacional de Segurança Social será responsável pela gestão do Fundo Nacional de Segurança Social. A nível local o Centro de Coordenação dos Trabalhadores será responsável pelos registos administrativos. O Departamento de Correios será responsável pela cobrança das contribuições. Prestações: Seguro de Saúde (para o próprio e para a sua família) Subsídio de Maternidade Subsídio de Doença (prazo máximo de 15 dias) Subsídio por morte (decorrente de acidente de trabalho) Pensão por velhice

25 Exemplo de extensão do seguro social aos trabalhadores agrícolas Brasil: Especificidades no tratamento dos trabalhadores rurais Em 1988 o Brasil reviu a sua legislação de enquadramento do regime de segurança social, consagrando um conjunto de tratamentos especiais para o sistema rural. A primeira componente de diferenciação refere-se aos meios que o trabalhador agrícola tem para comprovar o seu número de anos de trabalho. Através de documentação relativa ao terreno utilizado na agricultura; Através dos recibos de comercialização de produtos agrícolas; ou Através de uma declaração de um dos sindicatos de trabalhadores rurais. A segunda componente de diferenciação consiste na introdução de uma regra específica, que não requer uma contribuição monetária sobre o rendimento auferido. Em substituição, o primeiro comprador da produção rural paga ao Instituto de Segurança Social uma contribuição de 2,2% sobre o preço de comercialização (2% destinados à cobertura das pensões por velhice, invalidez e sobrevivência, 0,1% ao seguro contra acidentes de trabalho e 0,1% destinado Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

26 Os serviços sociais Seguro Social Protecção Social Assistência Social Geralmente o Estado presta indirectamente estes serviços, fazendo acordos com outras entidades no sentido de, mediante apoio financeiro, serem estas a fornecerem o serviço aos cidadãos Serviços Sociais Dependendo dos recursos disponíveis o Estado concede, muitas vezes, uma prestação de serviços sociais aos seus cidadãos. Estes serviços sociais incluem, normalmente: A prevenção médica; Programas de vacinação; Consultas de planeamento familiar; Serviços de reabilitação de acidentados e deficientes; Lares de idosos; Creches e infantários (...) A estrutura descentralizada dos serviços sociais permite uma maior proximidade aos cidadãos

27 Protecção Social Seguro Social Assistência Social Serviços Sociais ç Em todos os países os serviços sociais são prestados por um grupo muito variado de actores Cooperativas Organismos Públicos Família Sindicatos Privados ONG s Redes de Vizinhança Organizações Comunitárias Instituições Religiosas

28 A assistência social Seguro Social Protecção Social Assistência Social A ajuda pode ser concedida através de: dinheiro; títulos ou vales que dão acesso a bens ou serviços essenciais; concessão directa dos bens necessários (alimentação, vestuário) Serviços Sociais A Assistência Social integra um conjunto diversificado de ajuda a pessoas, famílias, grupos ou comunidades que, por múltiplas razões, sofrem de carências de natureza económica e social que não lhes permitem fazer uma vida decente. A Assistência Social atribui prestações, mediante a verificação de condições de necessidade, sendo estas financiadas pelos impostos locais ou nacionais (e não pelo pagamento de contribuições). A Assistência Social compreende ainda a componente não contributiva de seguro social, quer seja através da concessão de pensões mínimas, quer seja completando por baixo o direito à segurança social de base contributiva (ex. caso em que o contribuinte não cumpre o prazo de garantia exigido pelo sistema de pensões). A Assistência Social é, essencialmente, um mecanismo de redistribuição do rendimento (financiamento através dos impostos)

29 Assistência Social: aspectos distintivos Protecção das pessoas que se encontram em situação de carência ou necessidade (necessidade em si mesma ou conjugada com encargos suportados, como é o caso das despesas familiares) Protecção selectiva dos cidadãos mais desfavorecidos Não assume a condição de trabalho como factor de acesso às prestações (não tem uma base contributiva) O direito à prestação é feito através do apuramento dos níveis de rendimentos, pela aplicação da técnica de verificação da condição de recursos (avaliação efectiva da carência económica dos requerentes e do seu grau de necessidade e de dependência) Pode exigir que o beneficiário cumpra um programa de inserção sócio-profissional ou sócio-familiar Assume ainda uma natureza de prestação complementar ou aditiva, sob a forma de subsídio diferencial, a fim de que os rendimentos das famílias, incluindo os que se baseiam em prestações da segurança social, sejam completados até atingirem o valor mínimo garantido (de acordo com os padrões legalmente estabelecidos).

30 Assistência Social Financiamento: Fundamenta-se, essencialmente, na função redistributiva da segurança social, pelo que é financiada por receitas gerais do Estado (resultantes da aplicação dos impostos nacionais ou locais) Garante prestações para as pessoas poderem viver minimamente de acordo com os padrões reconhecidos em termos de dignidade humana

31 Articulacão entre os regimes Os sistemas nacionais encerram por norma uma combinação entre mecanismos de natureza contributiva e não contributiva Moçambique segue a regra geral com mecanismos dos dois tipos Se os dois forem vistos como realidades isoladas e completamente independentes existem vários problemas que podem vir a ocorrer

32 No desenho dos regimes de proteccão social é necessário ter atencão a potenciais problemas: No financiamento Na administracão

33 Articulacão no Financiamento «Salto no Subsídio» - situacão resultante da passagem de trabalhadores que são obrigados a variar entre empregos formais e informais ao longo da sua carreira, tendo como resultado uma baixa densidade contributiva Ficam assim numa situacão de «limbo» - não têm anos suficientes de contribuicão para poder-se qualificar como pobres, mas muitas vezes não são reconhecidos como estando entre os mais pobres para beneficiar do sistema não contributivo Uma solucão possível é establecer uma pensão não contributiva de montante descrecente conforme aumenta a capacidade contributiva para permitir uma transiccão suave entre os regimes (este mecanismo foi aplicado na Suécia e está estabelecido na recente reforma das pensões no Chile)

34 Articulacão no Financiamento Outro problema pode surgir da existências de pensões não contributivas de montantes elevados em comparacão com a pensão contributiva Gera desincentivos para a contribuicão para o sistema contributivo Uma alternativa pode passar por financiar as quotizacões no lugar das prestacões, estabelecendo um apoio gradual em funcao da capacidade contributiva do trabalhador

35 Articulacão Administrativa Decorre da fragementacão da responsabilidade por diferentes actores resultando em: Falta de integracão entre as bases de dados e dificuldades para cruzar informacao

36 Abordagem integrada para a extensão da Protecção Social 4. Inovar e enquadrar sistemas próprios adaptados que integrem aqueles que estão longe do sistema ou que não têm confiança no sistema 1. Melhorar o que existe para aqueles que estão cobertos e são activos 2. Adaptar o que existe às necessidades daqueles que estão excluídos 3. Inscrever na Lei as categorias excluídas 5. Estabelecer um limiar acessível a todos financiado pelos impostos e não relacionado com o emprego (assistência social, pensões mínimas...)

37 Doença Desemprego Maternidade Cuidados médicos Sobrevivência Invalidez Velhice Acidentes de trabalho Prestações familiares Define um conjunto de eventualidades a que um sistema de seguranca social deve assegurar cobertura CONVENÇÃO N.º 102 DA OIT

38 Relembrando as principais características do seguro social Por referência histórica, esta abordagem assenta no modelo bismarckiano de protecção dos trabalhadores através de seguros sociais Importância do estatuto profissional das pessoas que podem ser abrangidas pelo regime As prestações assumem uma natureza compensatória ou indemnizatória relativamente aos rendimentos do trabalho

39 Tipologia das prestações de seguro social Quais são as prestações atribuídas? Prestações imediatas ou de curta duração Cuidados médicos; Prestação por doença; Prestação por maternidade; Prestação por desemprego; Prestação por acidentes de trabalho; Pensão de invalidez; Pensão de velhice; Pensão de sobrevivência. À excepção da prestação de desemprego, todas estão ligadas a aspectos biológicos nascimento de crianças, doença, acidentes de trabalho, velhice e morte e podem, todas ou cada uma delas, afectar o rendimento do trabalhador Prestações diferidas ou de longa duração

40 Financiamento da Protecção Social Dado o grande número de agentes envolvidos nos mecanismos de Protecção Social, as suas fontes de financiamento são também bastante diversas: Receitas gerais do Estado; Contribuições; Financiamento das ONG s; Financiamento de doadores internacionais; Poupanças individuais; Recursos privados. Quanto ao financiamento público da Protecção Social, este pode ser feito através de impostos, de contribuições ou de esquemas mistos. Especificamente, a componente de seguro social pode ser financiada por esquemas de Repartição ou de Capitalização.

41 Esquemas de Seguro Social Diferenciar compromissos de curto prazo de compromissos de longo prazo CP não é necessário acumular reservas consideráveis LP a sua provisão exige garantias quanto ao seu pagamento futuro (duas formas distintas): Técnica de Reparticão Técnica de Capitalizacão

42 Mecanismo de repartição financeira Princípio: Num regime de Segurança Social de repartição financeira as prestações pagas durante o ano são financiadas pelo volume total de contribuições recebidas durante o ano. (existe um fluxo constante de entrada e saída de dinheiro)

43 Mecanismo de capitalização financeira Princípio: Nos regime de capitalização as pensões estão directamente relacionadas com as contribuições (feitas pelos trabalhadores e respectivos empregadores) e os rendimentos resultantes das aplicações financeiras desses activos. (existe uma acumulação de dinheiro)

44 Constituicão de Reservas Os regimes de segurança social geram excedentes constitui uma prática comum investir os capitais que não são necessários no imediato, com vista a obter os melhores retornos possíveis. Os princípios básicos que regem o investimento dos excedentes do sistema de Segurança Social são: Segurança no sentido de assegurar a manutenção dos fundos dos contribuintes; Rendimento no sentido de maximizar os fundos (e assim, eventualmente conseguir manter as taxas contributivas em níveis relativamente baixos ou mesmo conseguir aumentar o valor das prestações); Liquidez no sentido de assegurar que o capital necessário estará disponível quando for necessário pagar as prestações. Contudo, às aplicações financeiras feitas pelos regimes de segurança social geralmente associa-se um factor complementar a utilidade económica e social do investimento

45 Riscos à sustentabilidade financeira do sistema Numa perspectiva de longo prazo, o risco financeiro de qualquer sistema de Protecção Social é definido em função de duas componentes: 1. O risco biométrico, que corresponde aquele que é definido pelas perspectivas de evolução da população num dado país (evolução das taxas de natalidade, de mortalidade, incidência de doenças, etc...) Avaliado através das previsões demográficas e das tábuas de mortalidade 2. O risco financeiro, que corresponde ao risco associado à evolução macroeconómica do país (PIB, emprego, produtividade, inflação)

46 Quem assume o risco? Planos de benefício definido O nível da protecção assegurada é estabelecido em função de um esquema de prestações previamente estabelecido, com regras precisas sobre a fórmula de cálculo dos respectivos valores. Assim, o elemento fundamental é constituído pelo quadro regulador dos benefícios (à partida definidos) Os níveis de financiamento e os encargos a assumir com o pagamento das prestações dependem da carreira profissional e das remunerações do beneficiário. Neste tipo de esquemas o nível das prestações é certo, ao passo que o volume de financiamento necessário é incerto (depende da evolução económica, crescimento dos salários, etc.) O nível da protecção comanda o nível financeiro. O risco financeiro recai sempre sobre o promotor do plano. É um método seguido pelos regimes públicos de segurança social e que tem igualmente dominado os regimes privados complementares colectivos. Os planos de pensões geridos pelos fundos de pensões podem ser de benefício definido, de contribuição definida ou mistos.

47 Quem assume o risco? Planos de contribuição definida O nível da protecção é estabelecido em função do total das contribuições pagas e dos rendimentos acumulados (em consequência das aplicações financeiras na gestão dos activos). Assim, o elemento fundamental é a conta individual do beneficiário O valor existente na conta individual do beneficiário vai sendo progressivamente aumentada em função da rendibilidade das aplicações financeiras (dependendo assim da eficácia da gestão, do comportamento do mercado de capitais e do comportamento da economia em geral). Neste tipo de esquemas o nível das prestações é incerto, ao passo que o nível de financiamento é certo O nível financeiro comanda o nível da protecção. O risco financeiro recai sempre sobre o beneficiário.

Sistemas de Protecção Social: experiência de Portugal

Sistemas de Protecção Social: experiência de Portugal Sistemas de Protecção Social: experiência de Portugal José Luís Albuquerque Subdirector-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS) VIII

Leia mais

A visão Social da Previdência Complementar. Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva

A visão Social da Previdência Complementar. Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva A visão Social da Previdência Complementar Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva Protecção Social Obrigatória vs Protecção Social Complementar As alterações efectuadas nos últimos anos ao Regime da Segurança

Leia mais

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR. Palestrante: Manuel Moreira

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR. Palestrante: Manuel Moreira A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR Palestrante: Manuel Moreira OBJECTIVOS DA SEGURANÇA SOCIAL A segurança social tem o fim primordial de libertar os membros da sociedade das preocupações

Leia mais

Evolução do Número de Beneficiários do RSI

Evolução do Número de Beneficiários do RSI Evolução do Número de Beneficiários do RSI Carlos Farinha Rodrigues De acordo com os dados do Instituto da Segurança Social (ISS), em Julho houve 269.941 pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção,

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 Bureau Internacional do Trabalho 1 Ratificação Como são utilizadas as Normas Internacionais do Trabalho?

Leia mais

L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010

L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010 L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010 Projecto DECISÃO N. o / DO CONSELHO DE ASSOCIAÇÃO instituído pelo Acordo Euro-Mediterrânico que cria uma associação entre as Comunidades Europeias e

Leia mais

Seminário Acção Social Produtiva em Moçambique: Que possibilidades e opções?

Seminário Acção Social Produtiva em Moçambique: Que possibilidades e opções? Seminário Acção Social Produtiva em Moçambique: Que possibilidades e opções? A Acção Social Produtiva no Quadro da Regulamentação do Subsistema de Segurança Social Básica e da Estratégia Nacional e Segurança

Leia mais

Orçamento do Estado 2014 Saúde e Segurança Social Para Onde Vamos?

Orçamento do Estado 2014 Saúde e Segurança Social Para Onde Vamos? Orçamento do Estado 2014 Saúde e Segurança Social Para Onde Vamos? Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 18 de Novembro Maria Margarida Corrêa de Aguiar margaridacorreadeaguiar@gmail.com TÓPICOS DEFINIÇÕES

Leia mais

CAPÍTULO I- Recomendação da Comissão aos mediadores de seguros REQUISITOS PROFISSIONAIS E REGISTO DOS MEDIADORES DE SEGUROS

CAPÍTULO I- Recomendação da Comissão aos mediadores de seguros REQUISITOS PROFISSIONAIS E REGISTO DOS MEDIADORES DE SEGUROS ÍNDICE CAPÍTULO I- Recomendação da Comissão aos mediadores de seguros ANEXO REQUISITOS PROFISSIONAIS E REGISTO DOS MEDIADORES DE SEGUROS Artigo 1º.- Definições Artigo 2º.- Âmbito de aplicação Artigo 3º.-

Leia mais

GUIA PRÁTICO MEDIDA EXCECIONAL DE APOIO AO EMPREGO - REDUÇÃO DE 0,75 PONTOS PERCENTUAIS DA TAXA CONTRIBUTIVA A CARGO DA ENTIDADE EMPREGADORA

GUIA PRÁTICO MEDIDA EXCECIONAL DE APOIO AO EMPREGO - REDUÇÃO DE 0,75 PONTOS PERCENTUAIS DA TAXA CONTRIBUTIVA A CARGO DA ENTIDADE EMPREGADORA GUIA PRÁTICO MEDIDA EXCECIONAL DE APOIO AO EMPREGO - REDUÇÃO DE 0,75 PONTOS PERCENTUAIS DA TAXA CONTRIBUTIVA A CARGO DA ENTIDADE EMPREGADORA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

PRINCÍPIOS e recomendações para um novo modelo previdenciário

PRINCÍPIOS e recomendações para um novo modelo previdenciário Confederação Confederação Confederação Confederação Confederação da Agricultura e Nacional do Nacional da Nacional das Nacional do Pecuária do Brasil Comércio Indústria Instituições Transporte Financeiras

Leia mais

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Associados Benchmark Beneficiários Beneficiários por Morte CMVM Comissão de Depósito Comissão de Gestão Comissão de Transferência Comissão Reembolso (ou resgate)

Leia mais

GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR PESSOAS IDOSAS E ADULTAS COM DEFICIÊNCIA

GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR PESSOAS IDOSAS E ADULTAS COM DEFICIÊNCIA Manual de GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR PESSOAS IDOSAS E ADULTAS COM DEFICIÊNCIA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/8 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Acolhimento

Leia mais

Protecção Social em Moçambique

Protecção Social em Moçambique Republica de Moçambique Missão de Estudo Brasil - África de Cooperação e Promoção da Protecção Social Protecção Social em Moçambique Brasília, 25 de Agosto de 2008 Protecção Social em Moçambique Protecção

Leia mais

2103 CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL. RS vs Stakeholders. Pensões de reforma: um olhar sobre a responsabilidade social da empresa

2103 CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL. RS vs Stakeholders. Pensões de reforma: um olhar sobre a responsabilidade social da empresa 2103 CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL RS vs Stakeholders Pensões de reforma: um olhar sobre a responsabilidade social da empresa Instituto Português de Corporate Governance 27 de Novembro de 2013, Lisboa

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

NEWSLETTER Fevereiro 2014 SEGURANÇA SOCIAL 2014

NEWSLETTER Fevereiro 2014 SEGURANÇA SOCIAL 2014 NEWSLETTER Fevereiro 2014 SEGURANÇA SOCIAL 2014 SEGURANÇA SOCIAL 2014 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. ALTERAÇÕES SEGURANÇA SOCIAL 4 3. BASES DE INCIDÊNCIA 6 3 1. Introdução Com a entrada em vigor da Lei do Orçamento

Leia mais

O SISTEMA FISCAL MOÇAMBICANO

O SISTEMA FISCAL MOÇAMBICANO O SISTEMA FISCAL MOÇAMBICANO O sistema tributário moçambicano integra impostos directos e impostos indirectos, actuando a diversos níveis, designadamente: a) Tributação directa dos rendimentos e da riqueza;

Leia mais

As pensões sociais do regime não em Cabo Verde

As pensões sociais do regime não em Cabo Verde CENTR0 NACIONAL DE PENSÕES SOCIAIS, REPÚBLICA DE CABO VERDE As pensões sociais do regime não em Cabo Verde René Ferreira, Presidente do CNPS Breve contextualização do país Aspectos geogáficos; Dados demográficos;

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA, IOLANDA CINTURA SEUANE, MINISTRA DA MULHER E DA ACÇÃO SOCIAL DE MOÇAMBIQUE SOBRE O TEMA DESAFIOS DA PROTECÇÃO SOCIAL PARA ALCANÇAR A SEGURANÇA ALIMENTAR

Leia mais

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS I. INTRODUÇÃO O Governo apresentou ao Conselho Económico e Social o Projecto de Grandes Opções do Plano 2008 (GOP 2008) para que este Órgão, de acordo com

Leia mais

INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA

INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL A SUPERVISÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DE REFORMA 1 A regulação e a supervisão prudencial são um dos pilares essenciais para a criação de um clima

Leia mais

Decreto-Lei n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro

Decreto-Lei n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro Decreto-Lei n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro A necessidade de contenção da despesa pública no longo prazo com caráter de definitividade obriga à redução da despesa no setor da segurança social, o que

Leia mais

Regime geral dos trabalhadores por conta de outrem

Regime geral dos trabalhadores por conta de outrem Gastos e operações com o pessoal Os recursos humanos implicam gastos: Remunerações fixas e/ou variáveis recebidas pelos trabalhadores vinculados à empresa por contrato individual de trabalho; Remunerações

Leia mais

Acção Social Produtiva em Moçambique: algumas questões chave para discussão

Acção Social Produtiva em Moçambique: algumas questões chave para discussão Acção Social Produtiva em Moçambique: algumas questões chave para discussão Denise Magalhães Projecto STEP em Moçambique Maputo, 12 de Maio de 2010 1 Elementos chave na definição de um Programa Nacional

Leia mais

Por Edwin Kaseke Universidade de Witwatersrand, Escola de Humanos e Desenvolvimento Comunitário

Por Edwin Kaseke Universidade de Witwatersrand, Escola de Humanos e Desenvolvimento Comunitário Por Edwin Kaseke Universidade de Witwatersrand, Escola de Humanos e Desenvolvimento Comunitário Introdução Seguro social é uma forma contributiva de segurança social que protege os trabalhadores e suas

Leia mais

As Politicas Sociais em Moçambique: A Componente de Assistência Social

As Politicas Sociais em Moçambique: A Componente de Assistência Social As Politicas Sociais em Moçambique: A Componente de Assistência Social Por: Miguel A. Maússe Maputo, 19 de Junho de 2009 1 Conceitos Básicos Protecção social: conjunto de medidas visando atenuar, na medida

Leia mais

PROPOSTAS. (Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral Anual de 27 de março de 2014)

PROPOSTAS. (Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral Anual de 27 de março de 2014) PROPOSTAS (Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral Anual de 27 de março de 2014) Proposta de Recurso aos Excedentes Técnicos e ao Fundo de Reserva Geral para Cobertura dos Saldos Negativos dos

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural Perguntas e respostas frequentes Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural 1. O que significa a extinção das tarifas reguladas? A extinção de tarifas reguladas significa que os preços de

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Assunto: Integração das Transferências Sociais directas e indirectas no Orçamento do Estado: O Caso de Moçambique 1. A economia moçambicana registou nos

Leia mais

Quais as principais diferenças entre um seguro de vida individual e um seguro de vida de grupo?

Quais as principais diferenças entre um seguro de vida individual e um seguro de vida de grupo? SEGURO VIDA Que tipo de seguros são explorados no ramo vida? A actividade do ramo Vida consiste na exploração dos seguintes seguros e operações: Seguro de Vida, Seguro de Nupcialidade /Natalidade, Seguro

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

Câmara Municipal de Águeda

Câmara Municipal de Águeda Câmara Municipal de Águeda Fundamentação Económico-Financeira das Taxas e Licenças Municipais 1. Introdução As taxas e licenças municipais resultam essencialmente da prestação de serviços públicos locais,

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO

FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO Medicaid FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO O Medicaid é um programa de seguro saúde aprovado em 1965 como parte da Guerra à Pobreza. Ele é financiado em conjunto com recursos federais e estaduais, e representa

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE V EUROSAI/OLACEFS CONFERENCE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES A V Conferência EUROSAI/OLACEFS reuniu, em Lisboa, nos dias 10 e 11 de Maio de

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE NA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL BÁSICA

EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE NA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL BÁSICA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA MULHER E DA ACÇÃO SOCIAL EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE NA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL BÁSICA 16 DE OUTUBRO DE 2013 1 CONTEXTO DE MOÇAMBIQUE Cerca de 23 milhões de

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira Inclusão Financeira Inclusão Financeira Ao longo da última década, Angola tem dado importantes passos na construção dos pilares que hoje sustentam o caminho do desenvolvimento económico, melhoria das

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR OBTENÇÃO E ELABORAÇÃO DOS DADOS ACTUARIAIS E ESTATÍSTICOS DE BASE NO CASO DE EVENTUAIS DIFERENCIAÇÕES EM RAZÃO DO SEXO NOS PRÉMIOS E PRESTAÇÕES INDIVIDUAIS DE SEGUROS E DE

Leia mais

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Comissão Europeia O que é a Estratégia Europeia para o Emprego? Toda a gente precisa de um emprego. Todos temos necessidade de

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DA TAXA CONTRIBUTIVA MEDIDA EXCEPCIONAL DE APOIO AO EMPREGO PARA O ANO 2010 INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DA TAXA CONTRIBUTIVA MEDIDA EXCEPCIONAL DE APOIO AO EMPREGO PARA O ANO 2010 INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I. GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DA TAXA CONTRIBUTIVA MEDIDA EXCEPCIONAL DE APOIO AO EMPREGO PARA O ANO 2010 INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Redução da taxa contributiva Medida

Leia mais

Compromisso para IPSS Amigas do Envelhecimento Ativo CONFEDERAÇÃO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Compromisso para IPSS Amigas do Envelhecimento Ativo CONFEDERAÇÃO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE 2014 Compromisso para IPSS Amigas do Envelhecimento Ativo CONFEDERAÇÃO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE MANIFESTO E COMPROMISSO DA CNIS IPSS AMIGAS DO ENVELHECIMENTO ATIVO As modificações significativas

Leia mais

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO OS RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO CRESCIMENTO GLOBAL DO NEGÓCIO Com a crescente globalização e o crescimento acelerado das economias emergentes, as empresas, independentemente da sua dimensão, estão em

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

PROGRAMA IMPULSO JOVEM

PROGRAMA IMPULSO JOVEM PROGRAMA IMPULSO JOVEM (O PROGRAMA IMPULSO JOVEM APRESENTA UM CONJUNTO DE MEDIDAS DE INCENTIVO À CRIAÇÃO DE EMPREGO JOVEM, UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS COM QUE PORTUGAL SE CONFRONTA ATUALMENTE.) 1. PASSAPORTE

Leia mais

CONTABILIDADE NACIONAL 1

CONTABILIDADE NACIONAL 1 CONTABILIDADE NACIONAL 1 Ópticas de cálculo do valor da produção O produto de um país pode ser obtido por três ópticas equivalentes: Óptica do Produto permite-nos conhecer o valor do produto por sector

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Social

Programa de Desenvolvimento Social Programa de Desenvolvimento Social Introdução A Portucel Moçambique assumiu um compromisso com o governo moçambicano de investir 40 milhões de dólares norte-americanos para a melhoria das condições de

Leia mais

Reforma da Segurança Social Prioridade Estratégica Nacional

Reforma da Segurança Social Prioridade Estratégica Nacional INSTITUTO DE SEGUROS DE PORTUGAL Reforma da Segurança Social Prioridade Estratégica Nacional - A ligação entre os Fundos de Pensões e o 1 Os Fundos de Pensões em Portugal Início em 1987 Fundos de Pensões

Leia mais

Gestão Financeira, Patrimonial e Actuarial da Protecção Social Obrigatória Dr. José Manuel Chivala Director Geral Adjunto do INSS

Gestão Financeira, Patrimonial e Actuarial da Protecção Social Obrigatória Dr. José Manuel Chivala Director Geral Adjunto do INSS Gestão Financeira, Patrimonial e Actuarial da Protecção Social Obrigatória Dr. José Manuel Chivala Director Geral Adjunto do INSS Workshop Protecção Social Obrigatória: Níveis de Solidez e Perspectivas

Leia mais

Fundamentação. Artigo 1º Âmbito

Fundamentação. Artigo 1º Âmbito Regulamento Interno Fundamentação As preocupações sociais da Associação Vidas Cruzadas estão bem patentes nos objectivos de intervenção desta Instituição. Face ao actual contexto sócio económico cujas

Leia mais

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões O Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de Janeiro - que estabelece o regime jurídico da constituição

Leia mais

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos Convenção nº 146 Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo conselho administração da Repartição Internacional

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

A proteção na parentalidade é um direito constitucionalmente reconhecido (artigo 68º da Constituição da República Portuguesa).

A proteção na parentalidade é um direito constitucionalmente reconhecido (artigo 68º da Constituição da República Portuguesa). Ana Alves A proteção na parentalidade é um direito constitucionalmente reconhecido (artigo 68º da Constituição da República Portuguesa). A maternidade e a paternidade constituem valores sociais eminentes.

Leia mais

Porquê uma Campanha Nacional contra o Trabalho não Declarado?

Porquê uma Campanha Nacional contra o Trabalho não Declarado? Porquê uma Campanha Nacional contra o Trabalho não Declarado? O trabalho não declarado é um flagelo aumenta o risco de pobreza dos trabalhadores e favorece condições de trabalho potencialmente perigosas.

Leia mais

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior A proteção previdenciária do brasileiro no exterior Hilário Bocchi Junior Especialista em Previdência Social 1 A Seguridade Social está prevista no capítulo II do título VIII (Da Ordem Social) da Constituição

Leia mais

Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins*

Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins* Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins* Os fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) para Portugal tornaram-se uma componente importante da economia portuguesa

Leia mais

O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL

O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL 1 O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL A segurança social tem que ser entendida na dupla perspectiva de direito social dos cidadãos, que compete ao Estado garantir, e de princípio

Leia mais

Resolução da Assembleia da República n.º 56/94 Convenção n.º 171 da Organização Internacional do Trabalho, relativa ao trabalho nocturno

Resolução da Assembleia da República n.º 56/94 Convenção n.º 171 da Organização Internacional do Trabalho, relativa ao trabalho nocturno Resolução da Assembleia da República n.º 56/94 Convenção n.º 171 da Organização Internacional do Trabalho, relativa ao trabalho nocturno Aprova, para ratificação, a Convenção n.º 171 da Organização Internacional

Leia mais

Pessoas abrangidas pelo Seguro Social Voluntário. 1. Quem é abrangido pelo Regime do Seguro Social Voluntário

Pessoas abrangidas pelo Seguro Social Voluntário. 1. Quem é abrangido pelo Regime do Seguro Social Voluntário Pessoas abrangidas pelo Seguro Social Voluntário 1. Quem é abrangido pelo Regime do Seguro Social Voluntário Cidadãos nacionais, e cidadãos estrangeiros ou apátridas residentes em Portugal há mais de um

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens. http://ec.europa.eu/equalpay

Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens. http://ec.europa.eu/equalpay Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens Resumo O que se entende por disparidades salariais entre mulheres e homens Por que razão continuam a existir disparidades salariais entre mulheres

Leia mais

Negócios Internacionais

Negócios Internacionais International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan Negócios Internacionais Capítulo 3.2 Influencia Governamental no Comércio 2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capítulo Compreender a racionalidade

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES (aprovado por deliberação de Câmara de 16 de junho de 2011 em conformidade com as orientações do Conselho Nacional para

Leia mais

Divisão de Assuntos Sociais

Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Assuntos Sociais Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) Índice Pág. Preâmbulo 1 1. Objectivos 2 2. Destinatários 2 3. Modalidades de Apoio 2 3.1. Subprograma A - Apoio à

Leia mais

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002)

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) TÍTULO: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) FUNDAMENTOS A nível dos países

Leia mais

Directivas para o investimento dos fundos da seguranca social da AISS Curso sobre Seguro Social Maputo, Moçambique, de 9 a 13 de Novembro de 2009

Directivas para o investimento dos fundos da seguranca social da AISS Curso sobre Seguro Social Maputo, Moçambique, de 9 a 13 de Novembro de 2009 Directivas para o investimento dos fundos da seguranca social da AISS Curso sobre Seguro Social Maputo, Moçambique, de 9 a 13 de Novembro de 2009 Nuno Cunha Especialista en Proteção Social STEP Portugal

Leia mais

Território e Coesão Social

Território e Coesão Social Território e Coesão Social Implementação da Rede Social em Portugal continental 2007 a 2008 (4) 2003 a 2006 (161) 2000 a 2002 (113) Fonte: ISS, I.P./DDSP/UIS Setor da Rede Social Desafios relevantes no

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 8/2010 Projecto de Orientação Técnica relativa ao desenvolvimento dos sistemas de gestão de riscos e de controlo interno das entidades gestoras de fundos de pensões 31

Leia mais

Consulta pública. Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos

Consulta pública. Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Consulta pública Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos - Fundo Sísmico - Fundo de Solidariedade Outubro de 2010 1 ÍNDICE 1. Enquadramento

Leia mais

Plano e Orçamento para 2015. Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade

Plano e Orçamento para 2015. Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade 1 Plano e Orçamento para 2015 Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade Senhora Presidente da ALRAA Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo

Leia mais

Carta dos Direitos do Cliente

Carta dos Direitos do Cliente A pessoa com deficiência ou incapacidade, deve ser educada e viver na comunidade, mas com programas e apoios especiais. Cercisiago Carta dos Direitos do Cliente Março de 2010 Carta dos Direitos do Cliente

Leia mais

Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril

Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril (Rectificado, nos termos da Declaração de Rectificação n.º 134/93, publicada no DR, I-A, supl, n.º 178, de 31.07.93) Objecto... 2 Obrigatoriedade do seguro... 2 Seguro

Leia mais

Educação: a resposta certa contra o trabalho infantil

Educação: a resposta certa contra o trabalho infantil Educação: a resposta certa contra o trabalho infantil Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 12 Junho 2008 Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 12 de Junho de 2008 O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL A profunda reforma da Segurança Social é, não apenas inevitável, como urgente.

SEGURANÇA SOCIAL A profunda reforma da Segurança Social é, não apenas inevitável, como urgente. Programa do Governo SEGURANÇA SOCIAL A profunda reforma da Segurança Social é, não apenas inevitável, como urgente. Como qualquer reforma sustentada, tem de se basear no justo equilíbrio entre criação

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SIAC / 2011 SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE Nos termos do Regulamento

Leia mais

Decreto-Lei n.º 92/2000 de19 de Maio

Decreto-Lei n.º 92/2000 de19 de Maio Decreto-Lei n.º 92/2000 de19 de Maio Esquema de protecção social especial para as pessoas atingidas por doenças graves do foro oncológico O n.º 5 do artigo 5.º da Lei n.º 28/84, de 14 de Agosto, consagra

Leia mais

Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines

Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines Preâmbulo O Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro, no art. 21º, atribui ao Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) competências

Leia mais

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica Cuidados continuados - uma visão económica Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Introdução Área geralmente menos considerada que cuidados primários e cuidados diferenciados

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2015

SEGUROS DE VIDA IRS 2015 SEGUROS DE VIDA IRS 2015 (Lei n.º 82-B/2014 de 31 de Dezembro e Lei n.º 82-E/2014, de 31 de Dezembro) generali.pt 2 IRS 2015 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios 2.

Leia mais

i9social Social Innovation Management Sobre

i9social Social Innovation Management Sobre i9social Social Innovation Management A inovação social é uma solução inovadora para um problema social, que é mais eficaz, eficiente e sustentável do que as soluções existentes, e a qual incrementa a

Leia mais

Parte III. 12.j PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DE QUALIDADE

Parte III. 12.j PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DE QUALIDADE Parte III. 12.j PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DE QUALIDADE Esta ficha de informações complementares (FIC) deve ser utilizada para a notificação de qualquer medida destinada a incentivar

Leia mais

ipea A EFETIVIDADE DO SALÁRIO MÍNIMO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDUZIR A POBREZA NO BRASIL 1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 2.1 Natureza das simulações

ipea A EFETIVIDADE DO SALÁRIO MÍNIMO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDUZIR A POBREZA NO BRASIL 1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 2.1 Natureza das simulações A EFETIVIDADE DO SALÁRIO MÍNIMO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDUZIR A POBREZA NO BRASIL Ricardo Paes de Barros Mirela de Carvalho Samuel Franco 1 INTRODUÇÃO O objetivo desta nota é apresentar uma avaliação

Leia mais

Parte I: As modalidades de aplicação e de acompanhamento do Código voluntário;

Parte I: As modalidades de aplicação e de acompanhamento do Código voluntário; ACORDO EUROPEU SOBRE UM CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO SOBRE AS INFORMAÇÕES A PRESTAR ANTES DA CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE EMPRÉSTIMO À HABITAÇÃO ( ACORDO ) O presente Acordo foi negociado e adoptado pelas

Leia mais

Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005.

Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005. Cooperação empresarial, uma estratégia para o sucesso Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005. É reconhecida a fraca predisposição

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 97/11 Critérios de Avaliação e Peritos Avaliadores dos Imóveis dos Fundos de Investimento Imobiliário

Regulamento da CMVM n.º 97/11 Critérios de Avaliação e Peritos Avaliadores dos Imóveis dos Fundos de Investimento Imobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 97/11 Critérios de Avaliação e Peritos Avaliadores dos Imóveis dos Fundos de Investimento Imobiliário O Decreto

Leia mais

GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR CRIANÇAS E JOVENS

GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR CRIANÇAS E JOVENS Manual de GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR CRIANÇAS E JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Acolhimento Familiar Crianças

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA712/C/11 Págs. Duração

Leia mais

Protecção Social para um Crescimento Inclusivo. Nuno Cunha Nações Unidas

Protecção Social para um Crescimento Inclusivo. Nuno Cunha Nações Unidas Protecção Social para um Crescimento Inclusivo Nuno Cunha Nações Unidas Contexto moçambicano O País tem experienciado um crescimento económico impressionante nos últimos 15 anos Importantes progressos

Leia mais