O Jogo do Mamute A forma de mudança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Jogo do Mamute A forma de mudança"

Transcrição

1 O Jogo do Mamute A forma de mudança O texto da Lição 3: O Jogo do Dentro e Fora do livro A forma de mudança De Rob Quaden e Alan Ticotsky Com Debra Lyneis Ilustrado por Nathan Walker Publicado pelo Creative Learning Exchange Maio 2004 Revisado Janeiro 2005 Preparado com o apoio da The Gordon Stanley Brown Fund Baseado no trabalho apoiado por The Waters Foundation A Forma de Mudança Apresentando onze atividades de sala de aula Formatadas e ilustradas atrativamente disponibilizado pela The Creative Learning Exchange Acton, Massachusetts (978) milleras@clexchange.org. Permissão concedida para cópia e distribuição eletrônica para finalidades educacionais não-comerciais.

2 Introdução Nesta atividade, os times de estudantes jogam um jogo de dados e de representação gráfica para seguir o crescimento e o declínio da população de um rebanho de vinte mamutes. Mudando variáveis e probabilidades com os dados, os estudantes podem explorar teorias da extinção e especular sobre quais fatores contribuíram para o falecimento dos mamutes. As ligações interdisciplinares em potencial incluem tópicos da ciência tais como extinção e taxas da população, e a investigação de estudos sociais das culturas na era do gelo. Conceitos da matemática incluem representação gráfica, probabilidade, porcentagens e frações e a função exponencial. Materiais 20 dados por time (mais alguns extras para o professor) Caixas de papelão para os dados rolarem Marcadores de duas cores iguais para cada estudante (as cores de todos os estudantes devem ser as mesmas) Uma cópia das Regras do Jogo do Mamute para cada time (anexo 1). Cópias de duas folhas de trabalho para cada estudante: Mantendo-se a Par do Seu Rebanho (anexo 2) Gráfico da Sua População de Mamutes (anexo 3) Como Trabalhar Os cientistas acreditam que um dia os mamutes já foram abundantes no continente norte-americano mas começaram a se extinguir aproximadamente há anos atrás. As opiniões variam a respeito da causa de seus falecimentos. O responsável foi o aquecimento do clima ou o principal culpado foi uma doença ainda não descoberta? Os predadores caçaram os mamutes até a extinção? Embora os cientistas não cheguem a um consenso, a maioria concorda que a chegada de um número significativo de seres humanos colocou mais pressão na população de mamutes, já tensa pelo aquecimento do clima. Os hábeis caçadores humanos podem ter reduzido os mamutes, já vulneráveis, a números que levaram a extinção. Os estudantes simulam o efeito da caça humana em cima de uma população em declínio jogando duas versões do Jogo do Mamute. Uma versão seguirá a população de mamutes sem a caça humana e representará graficamente a curva de extinção. O segundo jogo adicionará caçadores como um fator e os estudantes poderão ver a taxa de extinção aumentando. Mostrar e comparar os gráficos ajuda os estudantes a verem os padrões de comportamento mais claramente.

3 Isto é uma simulação. Nós queremos compreender porque os mamutes foram extintos, mas como nós não podemos estudar os mamutes reais na sala de aula, nós usaremos dados para representá-los. Procedimento 1. Gere uma lista de teorias da extinção dos mamutes com estudantes. Esta conversa na classe pode ser muito rica. 2. Diga aos estudantes que eles fingirão seguir um rebanho de 20 mamutes. Então, eles representarão graficamente a população. 3. Distribua 20 dados por time de estudantes. Cada dado representará um mamute, assim a população começa com 20. Os estudantes registram isso na folha de trabalho Mantendo-se a Par de Seu Rebanho (anexo 2) referente ao jogo 1. (Tenha alguns dados extras disponíveis para o caso em que a população do rebanho ultrapassa 20 mamutes durante o jogo.) Jogo 1 Jogo 2 Ano MAMUTES Ano MAMUTES Início 20 Início Dê uma cópia das Regras do Jogo do Mamute (anexo 1) para cada time ou use um retroprojetor para explicar as regras. Cada vez que o grupo de dados é rolado, um ano é simulado. O número em cada dado determina o destino que o mamute individual representa. Para começar o jogo, agite e role todos os dados na caixa de papelão. Classifique os dados usando as regras na caixa abaixo. Regras para o Jogo 1 1 = um filhote nasce 2 = o mamute é morto por um predador 3 = o mamute morre de fome 4 = o mamute continua vivendo outro ano 5 = o mamute continua vivendo outro ano 6 = o mamute continua vivendo outro ano

4 5. A exatidão é muito importante, assim gaste tempo suficiente estabelecendo os procedimentos. Cada estudante deve seguir a população em sua própria tabela, mas todos os membros do time devem concordar com os números. * Classificar, contar e registrar o número de mamutes restantes após o primeiro ano. * Para o segundo ano, role os dados outra vez, usando somente aqueles mamutes que sobreviveram ao primeiro ano mais os novos filhotes. Registre os resultados. * Jogue e registre para 20 "anos" ou até os mamutes tornarem-se extintos. Nota: Por eles quererem que os mamutes sobrevivam, os estudantes mais novos podem tentar boicotar e mudar os resultados dos dados. Explique que isto é uma simulação, não uma competição. O objetivo é simular uma experiência da ciência - se você criar determinadas circunstâncias, qual é o resultado? 6. Dependendo da idade dos estudantes e das rotinas na sala de aula, você pode atribuir papéis ou tarefas aos membros do time ou deixar que eles escolham esses papéis entre si. Por exemplo, um estudante pode remover os mamutes mortos, outro adiciona novos filhotes, um terceiro é o contador oficial e assim por diante. Alterne os papéis para envolver todos. Trabalho em equipe funciona melhor quando os estudantes compreendem bem quais são seus papéis. 7. Depois que os estudantes terminaram de jogar, peça que eles tracem os resultados no Gráfico da Sua População de Mamutes da folha de trabalho (anexo 3). Cada estudante deve representar graficamente os dados obtidos usando lápis ou marcador da mesma cor. Representar graficamente pode ser difícil para os estudantes mais novos, assim esteja certo de que eles estão traçando os pontos corretamente antes de os conectar para terminar o gráfico. È melhor terminar o jogo primeiro e, em seguida, desenhar o gráfico. Os estudantes desenham o gráfico afim de indentificar mais facilmente os padrões de comportamento ao longo do tempo.

5 Trazendo a Lição para dentro de Casa Fixe um gráfico de cada time na parede para facilitar a comparação e a discussão. Ajude os estudantes a usarem o jogo para construirem um pensamento crítico e uma compreensão mais profunda do problema. Perguntas como as seguintes devem ser levantadas. O que os gráficos nos dizem sobre o que aconteceu com os mamutes? Todos os rebanhos foram extintos. Quando seus mamutes foram extintos? Por que isso aconteceu? Estas são as perguntas do brainstorming (tempestade de idéias) que estimulam o pensamento do estudante. No jogo 1, os predadores e a fome causaram mortes. Poderia ter havido outras causas também, como a doença. Se alguns mamutes bebês nasciam em cada ano, por que a população ainda assim declinou?

6 ano. A população declinou porque mais mamutes estavam morrendo do que nascendo em cada Qual é o padrão geral dos gráficos? Dependendo do nível dos estudantes: Qual é a taxa de mudança? Qual é a inclinação? Os gráficos mostram no início uma curva inclinada descendente a qual se estabiliza quando os mamutes se aproximam da extinção. Estudantes mais velhos podem discutir esta inclinação. Estudantes mais novos usam descrições como "mais inclinada" e "menos inclinada" para descrever as taxas de mudança. O que é semelhante em todos os gráficos? O que é diferente? Por quê? Todos os gráficos possuem o mesmo padrão geral de decaimento. As linhas variam um pouco porque os dados rolaram diferentemente para os diferentes times; na vida real, os diferentes rebanhos podiam ter diferentes sortes também mau tempo, menos alimento, doença, etc. Por que o gráfico é uma curva? O que a curva diz sobre o que estava acontecendo com a população? Por que o gráfico é mais inclinado em alguns lugares? A linha no gráfico é mais inclinada no início porque havia mais mamutes para morrer no começo. Como o rebanho encolheu, a taxa de mortalidade foi aplicada em uma população cada vez menor de mamutes, até que não existia mais nenhum sobrevivente. Este padrão é chamado de decaimento exponencial. A linha é curva porque o número de mortes variou, dependendo do número de mamutes que sobrou. Em qual ponto o rebanho se tornou a metade de seu tamanho original? A meia-vida é de aproximadamente 4 anos. Os animais ainda poderiam se extinguir se você começasse com 100 mamutes? O tamanho do rebanho não afetaria o padrão geral. Sob a mesma taxa de mortalidade, o rebanho seria metade do seu tamanho pelo mesmo tempo e extinto pelo mesmo tempo. Jogando o Jogo 2 1. Mude uma das regras "o mamute continua vivendo outro ano" por "o mamute é morto por um caçador." A introdução de caçadores humanos no jogo permite que os jogadores comparem o que acontece à população de mamutes quando a caça é aplicada.

7 Regras para o Jogo 2 1 = um filhote nasce 2 = o mamute é morto por um predador 3 = o mamute morre de fome 4 = o mamute é morto por um caçador 5 = o mamute continua vivendo outro ano 6 = o mamute continua vivendo outro ano 2. Peça que os estudantes predigam o que pode acontecer no jogo 2 e expliquem suas razões. Não importa se a previsão é errada ou certa, estas ajudam a reflexão dos estudantes sobre o modelo enquanto o jogo progride. Quantos números dos dados representam mortes no jogo 2? A fração da morte no jogo 2 é 3/6 ou 1/2. No jogo 1 era 2/6 ou 1/3. Na média, quando os dados são rolados, uma fração maior do rebanho morrerá em cada ano no jogo Jogue o jogo 2 seguindo as novas regras. Represente graficamente os resultados com uma segunda cor no mesmo gráfico usado para o jogo 1, como mostrado na figura seguinte.

8 Trazendo a Lição para dentro de Casa Como antes, fixe os gráficos dos estudantes para facilitar a comparação e a discussão orientadas por perguntas como estas. O que acontece dessa vez? Quando os seus mamutes foram extintos? Isso foi o que você predisse? Por quê? Os mamutes foram extintos mais rapidamente do que antes, porque mais mamutes morriam em cada ano e não estavam nascendo bebês suficientes. Há um padrão geral de novo? Por que a curva é mais ínclinada em alguns lugares do que outros? Outra vez, os gráficos mostram uma etapa com a curva descendente depois ela se estabiliza quando os mamutes se aproximam da extinção. A população diminuiu em uma taxa mais rápida no começo porque a taxa de mortalidade se aplicou a mais mamutes no início. No fim, havia poucos

9 mamutes para se aplicar a taxa de mortalidade. Porque a linha no gráfico é curva? Porque a linha não é reta? A linha é curva porque o número de mortes variou dependendo de quantos mamutes estavam sobrando. A linha seria reta se um número constante de mamutes nascessem e morressem em cada ano. Como as linhas para o Jogo 1 e Jogo 2 se assemelham? Como elas se diferenciam? Os estudantes podem usar palavras tais como íngreme, plano, e inclinação para descreverem as linhas. Explore estes conceitos. Esteja certo de relacionar a forma da linha à taxa de declínio da população. Ambas as linhas mostram o decaimento exponencial, mas o jogo 2 teve uma taxa de mortalidade mais elevada, assim os mamutes morreram mais rapidamente. Que diferença os caçadores fizeram? Amplie a discussão para explorar as teorias da extinção. Por que um rebanho pôde sobreviver mais tempo do que outro? É provável que os rebanhos tenham enfrentado circunstâncias diferentes. Em épocas anteriores, os mamutes eram capazes de superar vários disastres. Os novos caçadores humanos poderiam ter sido uma ameaça suficiente aos mamutes para levá-los à extinção? Incentive os estudantes a dar um passo e fazer um olhar mais amplo, mais profundo sobre o comportamento de populações. O que o Jogo do Mamute nos diz sobre como uma população muda? O que faz a população declinar? As mortes excedem nascimentos. O que faz a população crescer? Os nascimentos excedem as mortes. A população pode continuar a mesma? Sim, se os nascimentos e as mortes forem iguais. Isto acontece somente aos mamutes? Você pode pensar em outros casos? Os mesmos princípios aplicam-se a todas as populações. * Populações de bactérias em um tubo de ensaio. * Populações de peixes em uma lagoa ou dos micos em uma floresta

10 * Populações de pessoas no mundo ou em um país ou em uma cidade (incluindo a migração.) Realimentação Os nascimentos fazem com que uma população cresça mais. Uma população maior resulta em mais nascimentos, fazendo com que a população cresça mais, e assim por diante. Ao mesmo tempo, as mortes fazem com que uma população diminua, e uma população menor resulta em poucas mortes. Estes são chamados de laços de realimentação. Notas 1. O jogo do Mamute foi adaptado de um guia para professores de Newton s Apple, numero do show 1509, Twin Cities Public Television, St Paul, MN, Para obter um modelo simples do jogo do Mamute para computador com instrucções completas para ultilizar com alunos em sala de aula consulte, The Mammoth Game by Stamell, Ticotsky, Quanden e Lyneis, 1999, disponibilizado pela Creative Learning Exchange no site What s like to be a Pionner: let the Children Surprise You por Lyneis, 1999, o livro fala sobre criancas jogando the Mammoth Game, disponivel tambem no site Tha Call of Distant Mammoths, por Peter D. Ward (Copernicus, 1997) explora teorias sobre a extincao dos mamutes e as associa com a especies atuais uma otima fonte para adultos.

11 Anexo 1 Regras do Jogo do Mamute 1. Cada dado representa um mamute. 2. Cada rolagem dos dados representa um ano. 3. Role todos os dados em uma caixa. Os números nos dados dirão lhe o que aconteceu para cada mamute. Jogo 1 1 = um filhote nasce 2 = o mamute é morto por um predador 3 = o mamute morre de fome 4 = o mamute continua vivendo outro ano 5 = o mamute continua vivendo outro ano 6 = o mamute continua vivendo outro ano 4. Faça o que os números dizem para você fazer: * Se um filhote nascer, adicione um dado ao rebanho. * Se um mamute morrer, remova esse dado do rebanho. * Se um mamute continuar vivendo, apenas deixe o dado no jogo para a rodada seguinte. 5. Continue a jogar por 20 anos (20 rodadas.) Registre quantos mamutes estão em seu rebanho no fim de cada ano na sua folha de trabalho Mantendo-se a Par do Seu Rebanho. 6. Mude as regras para o Jogo 2 Jogo 2 1 = uma cria nasce 2 = o mamute é morto por um predador 3 = o mamute morre de fome 4 = o mamute é morto por um caçador 5 = o mamute continua vivendo outro ano 6 = o mamute continua vivendo outro ano Mantendo-se a Par do Seu Rebanho Registre o número de mamutes restantes em seu rebanho após cada ano.

12 Anexo 2 Jogo 1 Jogo 2 Ano MAMUTES Ano MAMUTES Início Início

13 Anexo 3

14 O Jogo do Mamute A forma de mudança Estoques e Fluxos O texto da Lição 3: O Jogo do Mamute do livro A forma de mudança Estoques e Fluxos Um Começo De Rob Quaden e Alan Ticotsky Com Debra Lyneis Ilustrado por Nathan Walker Publicado pelo Creative Learning Exchange Junho 2006 Preparado com o apoiado da The Gordon Stanley Brown Fund Baseado no trabalho apoiado por The Waters Foundation A Forma de Mudança Estoques e Fluxos, O Começo O Livro completo está disponível pelo: The Creative Learning Exchange Acton, Massachusetts (978) milleras@clexchange.org. Permissão concedida para cópia e distribuição eletrônica para finalidades educacionais não-comerciais.

15 O Jogo do Mamute A Forma de Mudança Na lição 3 da A Forma de Mudança, os estudantes exploraram teorias da extinção com um jogo de dados e representaram graficamente o crescimento e o declínio de seus rebanhos de mamutes. Veja a página da A Forma de Mudança para completar a lição. Visão Geral Construir um diagrama de estoque/fluxo do Jogo do Mamute adiciona novos elementos que vão além do diagrama do jogo Fazendo Amigos da lição anterior. Fazendo Amigos é baseado na realimentação positiva com resultados em crescimento exponencial. Além de produzir a realimentação positiva, o Jogo do Mamute também produz a realimentação negativa que resulta na declínio exponencial (função exponencial negativa). Vendo a estrutura 1. Após ter jogado o Jogo do Mamute, desenvolva um diagrama de estoque/fluxo com os estudantes. Peça que os estudantes nomeiem o estoque ou a quantidade que pode aumentar e diminuir com o tempo. Os estudantes não devem ter nenhuma dificuldade para sugerirem os mamutes. 2. Peça aos estudantes para descreverem o que aconteceu com os mamutes no jogo e como isso pode ser mostrado neste diagrama. Com cada rodada dos dados, novos mamutes estavam nascendo e os mamutes velhos morrendo. Outra vez, os estudantes não devem ter nenhuma dificuldade para explicarem que o estoque dos mamutes era aumentado por nascimentos e diminuído por mortes em cada ano.

16 (As "nuvens" representam os limites do sistema. Nós estamos interessados em como a população mudou com os nascimentos e as mortes. Nós não estamos preocupados com os mamutes antes de eles nascerem ou depois que eles morreram.) Nota: Pense em uma banheira outra vez. A acumulação da água na banheira aumenta quando a água flui pela torneira e diminui quando a água sai pelo do ralo. O tamanho da população de mamutes é controlado pelos fluxos de nascimentos e de mortes. 3. Enquanto este diagrama é um bom começo, observe que os fluxos de nascimentos e mortes permanecem constantes. Entretanto, isto não é o que aconteceu no jogo; o fluxo de nascimentos foi determinado, em parte, pelo número de mamutes. Pode ser útil dar um exemplo do jogo: quando você tem 20 dados, em média, surgirão mais dados com o valor um do que quando você tem somente 10 dados. Ou, pensando em mamutes, haverá um número maior de filhotes nascendo por ano em um rebanho de mamutes grande do que em um pequeno. Pergunte aos estudantes como representar isto na diagrama de estoque/fluxo. (Observe que esta é como a estrutura do Fazendo Amigos, em que o número de amigos já no time influenciou o número de novos amigos adicionados em cada rodada.) Um raciocínio semelhante pode ser aplicado ao fluxo de mortes. O número de mortes em cada ano também dependeu do número de mamutes existentes no rebanho em cada rodada.

17 4. O estoque de mamutes influenciando o fluxo de entrada dos nascimentos é um exemplo de um laço reforçado (laço de realimentação positiva) que conduz ao crescimento exponencial como nós vimos em Fazendo Amigos. Mas o estoque de mamutes não aumentou neste jogo. De fato, ele diminuiu até a extinção. Examine o fluxo de saída das mortes mais detalhadamente com estudantes. A realimentação entre o estoque de mamutes e o fluxo de saída é um exemplo de um laço equilibrado (laço de realimentação negativa). Um aumento no número de mamutes conduzirá a um aumento no número de mortes. Entretanto, este aumento no número de mortes conduzirá a uma diminuição no número de mamutes. Use a técnica da seta para fazer isto mais explicitamente. Comece aumentando o número de mamutes e mostre isto desenhando uma seta que aponta para cima perto do estoque: Pergunte aos estudantes como isto afeta o número de mortes. Um aumento no número de mamutes causa um aumento no número de mortes, uma mudança no mesmo sentido.

18 O que acontece em seguida com o estoque? O aumento nas mortes conduz a uma diminuição no número de mamutes. Adicione uma seta que aponta para baixo: Peça que os estudantes adicionem a seta seguinte. Uma diminuição no número de mamutes conduz a uma diminuição no número de mortes: Esta diminuição nas mortes conduz por sua vez a um aumento relativo no número de mamutes: o número de mamutes é mais alto do que se o número de mortes não mudasse, pois os mamutes estão morrendo em uma taxa mais lenta. Observe que as setas invertem durante cada "período". Não importa quanto tempo nós repetimos o processo, as setas continuarão girando para cima e para baixo.

19 Em um ciclo em que a realimentação seja balanceada qualquer mudança inverte a cada passada do ciclo. 5.Assim como a situação em Fazendo Amigos, o fluxo de nascimentos e o estoque formam um laço de realimentação positiva. Um aumento no estoque de mamutes conduz a um aumento do fluxo de entrada, e uma diminuição no estoque conduz a uma diminuição do fluxo de entrada. Ou seja, a mudança do estoque ao fluxo de entrada está no mesmo sentido. Entretanto, no Jogo do Mamute, o fluxo de mortes e o estoque formam um laço de realimentação negativa. Mantendo todas as variáveis iguais, um aumento no fluxo de saída das mortes causa uma diminuição no número de mamutes, enquanto uma diminuição no fluxo de saída causa um aumento relativo no estoque. Como nós vimos usando a técnica da seta, qualquer mudança em um dos laços faz com que um se sobreponha ao outro. Um laço de realimentação negativa resulta em um gráfico que decai com o tempo a uma taxa exponencial decrescente, um comportamento chamado declínio exponencial. Neste caso, o gráfico mostra que o número de mamutes aproximou-se de zero - tornaram-se extintos. (Os laços realimentação negativa também podem fazer com que o estoque cresça em direção a um objetivo; mais detalhes depois.)

20 6. Volte atrás no diagrama de estoque/fluxo e peça que os estudantes expliquem a diferença entre os dois jogos do mamute em termos de diagrama de estoque/fluxo. Todos os elementos do primeiro diagrama são necessários no diagrama para o segundo jogo. Entretanto, no segundo jogo havia mais maneiras para os mamutes morrerem. Em outras palavras, a taxa dos mamutes que morreram eram maiores neste caso. Isto pode ser refletido no diagrama adicionando a Taxa de Mortalidade. A Taxa de Mortalidade mostra de uma maneira mais precisa que o número de mortes sofre influência de outra fonte além do estoque de mamutes. A morte dos mamutes depende do número total de mamutes e da taxa de mamutes que morre em cada ano.

21 Como isso explica a semelhança e a diferença entre os dois jogos do mamute? No primeiro jogo, 2 de 6 mamutes morreram em cada ano em média; no segundo jogo com a adição de caçadores humanos, 3 de 6 mamutes morreram em cada ano. Ambos os jogos exibem o declínio exponencial porque havia mais mortes do que nascimentos em cada ano, mas no segundo jogo, a taxa das mortes era maior, resultando em um declínio mais rápido da população. 7. Os estudantes devem ver que a simetria entre nascimentos e mortes também pode ser estendida às taxas de nascimento e de morte. O fluxo de nascimentos é influenciado pelo estoque de mamutes assim como a Taxa de Natalidade. No exemplo do jogo, essa fração era 1/6. A Taxa de Natalidade representa os fatores, com exceção da população total que influencia a taxa de nascimento, como a porcentagem da população que é fêmea, a porcentagem das fêmeas em idade de reprodução, etc. Quanto mais elevada a Taxa de Natalidade, maiores serão os nascimentos. 8. Este diagrama é um modelo mental completo do Jogo do Mamute. O estoque de mamutes é mudado com o tempo por fluxos de nascimentos e de mortes em cada ano. Os fluxos são influenciados por sua vez pelo estoque. Isto estabelece dois laços de realimentação: um laço positivo e um laço negativo. É a força relativa dos dois laços que determina o destino da população com o tempo.

22 O laço causal da esquerda nos diz que um aumento no nascimento de mamutes causa um aumento na população de mamutes, o que promove aumentos no número de nascimentos mudanças no mesmo sentido nomeia-se S. Este é um laço de realimentação positiva assim como o mostrado em Fazendo Amigos; sozinho esse laço, causaria o crescimento exponencial. Entretanto, um aumento na população causa um aumento no número de mortes. Este aumento conduz então a uma diminuição relativa na população - uma mudança no sentido oposto nomeado "O". Este é um laço de realimentação negativa que causa o declínio exponencial. Ambos os laços influenciam a população simultaneamente. O que faz com que a população de mamutes aumente? Se a Taxa de Natalidade for mais elevada do que a Taxa de Mortalidade então haverá mais nascimentos do que mortes em cada ano. O laço de realimentação positiva dominará e a população crescerá exponencialmente. O que faz com que a população de mamutes diminua? Se a Taxa de Mortalidade for mais elevada do que a Taxa de Natalidade, então haverá mais mortes do que nascimentos em cada ano. O laço de realimentação negativa dominará e a população declinará exponencialmente aproximando de zero. A população pode permanecer do mesmo tamanho? Sim, uma população pode permanecer estável em um nível constante se a Taxa de Natalidade for igual a Taxa de Mortalidade. A população total não muda porque um número igual de mamutes nasce e morre em cada ano. Esta diagrama aplica-se somente às populações mamutes? Estes princípios aplicam-se a todas as populações. Como o mapa de estoque/fluxo nos dá uma compreensão melhor de como uma população

23 muda? A diagrama de estoque/fluxo nos mostra que toda a população é uma acumulação, e que com o tempo é aumentada por nascimentos e diminuída por mortes. Desde que um estoque possa ser mudado somente por seus fluxos, compreender como uma população muda significa analisar o comportamento dos fluxos de nascimentos e mortes (e fluxo de migração em algumas populações). No Jogo do Mamute nós vimos que aumentar o fluxo de saída das mortes fez com que a população declinasse mais rapidamente ou que a diminuição do fluxo de entrada dos nascimentos faria com que a população declinasse também. As diferentes taxas de natalidade e de mortalidade podem provocar o crescimento, o declínio ou a estabilização de uma população com o tempo. 1 Analisar a estrutura nos ajuda a compreender o comportamento que nós observamos. Nota: 1 Estes relacionamentos podem ser quantificados e simulados em um modelo computacional de Dinâmica de Sistemas. Os estudantes podem fazer experiências com diferentes taxas de natalidade e de mortalidade para observarem como a população de mamutes mudaria com o tempo em circunstâncias variadas. Para um simples modelo computacional de Dinâmica de Sistemas do Jogo do Mamute com instruções completas para usá-las com os estudantes, veja "O Jogo da Extinção dos Mamutes" por Stamell, por Ticotsky, por Quaden e por Lyneis (1999), disponíveis por Creative Learning Exchange at

O jogo da Árvore. A forma de mudança. O texto da Lição 6: O jogo da Árvore do livro. A Forma de Mudança

O jogo da Árvore. A forma de mudança. O texto da Lição 6: O jogo da Árvore do livro. A Forma de Mudança O jogo da Árvore A forma de mudança O texto da Lição 6: O jogo da Árvore do livro A Forma de Mudança De Rob Quaden e Alan Ticotsky Com Debra Lyneis Ilustrado por Nathan Walker Publicado pelo Creative Learning

Leia mais

Isso é Legal A forma de mudança

Isso é Legal A forma de mudança Isso é Legal A forma de mudança O texto da Lição 4: Fazendo Amigos do livro A Forma de Mudança De Rob Quaden e Alan Ticotsky Com Debra Lyneis Ilustrado por Nathan Walker Publicado pelo Creative Learning

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Guia de Atividades para Introdução do Powersim no Processo Ensinoaprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias

Guia de Atividades para Introdução do Powersim no Processo Ensinoaprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias Guia de Atividades para Introdução do Powersim no Processo Ensinoaprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias Nestas atividades temos como objetivo sua familiarização com o software Powersim e, através

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS 1 PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS Apresentamos dois materiais feitos por estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde para construção de gráficos. As instruções das páginas

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

MICROSOFT VISIO 2013 MODELOS ELABORANDO ORGANOGRAMAS

MICROSOFT VISIO 2013 MODELOS ELABORANDO ORGANOGRAMAS MODELOS O Microsoft Office Visio 2013 possui uma ampla variedade de modelos pré-definidos para agilizar a produção de diagramas. A vantagem de escolhermos um modelo é a praticidade de que as formas que

Leia mais

Unidade 5: Sistemas de Representação

Unidade 5: Sistemas de Representação Arquitetura e Organização de Computadores Atualização: 9/8/ Unidade 5: Sistemas de Representação Números de Ponto Flutuante IEEE 754/8 e Caracteres ASCII Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender a representação

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

Microsoft Project 2003

Microsoft Project 2003 Microsoft Project 2003 1 [Módulo 4] Microsoft Project 2003 2 Definindo durações Inter-relacionamentorelacionamento Caminho crítico Microsoft Project 2003 3 1 Duração das Atividades Microsoft Project 2003

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Batalha Naval Algoritmos de Busca. Correlações curriculares Matemática: Números: maior que, menor que, iguais a.

Batalha Naval Algoritmos de Busca. Correlações curriculares Matemática: Números: maior que, menor que, iguais a. Atividade 6 Batalha Naval Algoritmos de Busca Sumário Computadores são freqüentemente requisitados a encontrar informação em grandes coleções de dados. Estes precisam desenvolver métodos rápidos e eficientes

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem Projetos para a Sala de Aula O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft excel 97 Microsoft powerpoint 97 Microsoft publisher 97 Guia do Professor

Leia mais

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO 1 AULA SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! ROTEIRO PRÉ-REQUISITOS 1 INTRODUÇÃO 2 DISTRIBUIÇÕES LINUX 3 AJUDA PARA ESCOLHER SUA DISTRIBUIÇÃO LINUX 4 DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR. Palavras-chave: Multiplicação; Egípcio; Russo; Chinês; Gelosia.

DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR. Palavras-chave: Multiplicação; Egípcio; Russo; Chinês; Gelosia. DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR Micheli Cristina Starosky Roloff Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú micheli_roloff@ifc-camboriu.edu.br Resumo: Ao longo dos tempos, diferentes

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Aritmética de Números Inteiros Representação de Números

Leia mais

O gráfico de. Freqüentemente você se depara com tabelas. Nossa aula

O gráfico de. Freqüentemente você se depara com tabelas. Nossa aula O gráfico de uma função A UUL AL A Freqüentemente você se depara com tabelas e gráficos, em jornais, revistas e empresas que tentam transmitir de forma simples fatos do dia-a-dia. Fala-se em elevação e

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

Material Folhas brancas e caneta. Duração Aproximadamente 25 min. Apresentação da instrutora e quebragelo Apresento o meu colega ;

Material Folhas brancas e caneta. Duração Aproximadamente 25 min. Apresentação da instrutora e quebragelo Apresento o meu colega ; Sessão nº 1 comportamento assertivo Apresentação da instrutora e dos membros; Desenvolvimento da coesão do grupo; Apresentação e discussão do programa, colheita de sugestões dos alunos para enriquecer

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição?

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição? Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor remoto esteja associado. 2. Estabelecer

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia

QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia Projetos para a Sala de Aula QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia Guia do Professor 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft PowerPoint 97 Microsoft Word 97 Software opcional:

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário TRANSFORMADORES Podemos definir o transformador como sendo um dispositivo que transfere energia de um circuito para outro, sem alterar a frequência e sem a necessidade de uma conexão física. Quando existe

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A Corte total Introdução Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- tro de gaveta, como o que é mostrado a seguir, sabe que se trata de uma peça complexa, com muitos elementos internos. Se fôssemos representar

Leia mais

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS PROFESSOR GERSON VALENCIO Caro professor: As novas Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs) estão mudando nossa forma de pensar, agir, relacionar-se,

Leia mais

GABARITO LISTAS. 1. Dê 3 exemplos de tradeoffs importantes com que você se depara na vida.

GABARITO LISTAS. 1. Dê 3 exemplos de tradeoffs importantes com que você se depara na vida. DEZ PRINCIPIOS DE ECONOMIA - Lista 1 GABARITO LISTAS 1. Dê 3 exemplos de tradeoffs importantes com que você se depara na vida. Exemplos de tradeoffs incluem tradeoffs em relação ao tempo (como estudar

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

BANCADA FEMININA. UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE

BANCADA FEMININA. UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE BANCADA FEMININA UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE NILZA DOS SANTOS, Brasília, 15 Outúbro 2013 Conteúdo Contexto Conceito de Bancada Feminina Principais Resultados Factores de

Leia mais

Atividade 11. Caça ao Tesouro Autômatos de Estados Finitos

Atividade 11. Caça ao Tesouro Autômatos de Estados Finitos Atividade 11 Caça ao Tesouro Autômatos de Estados Finitos Sumário Freqüentemente programas de computador precisam processar uma seqüência de símbolos como letras ou palavras em um documento, ou até mesmo

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Imposto progressivo. vem inteirinho, sem nenhum imposto, e no segundo há que se pagar 15%, isto é, 165, restando apenas 935.

Imposto progressivo. vem inteirinho, sem nenhum imposto, e no segundo há que se pagar 15%, isto é, 165, restando apenas 935. Imposto progressivo Eduardo Colli Neste texto, falaremos um pouco sobre uma modalidade de tributação dos salários, adotada no Brasil, que é o Imposto de Renda com tabela progressiva. Nosso intuito é apenas

Leia mais

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Aula 05 Taxas de variação e função lineares III Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

A máscara de sub-rede pode ser usada para dividir uma rede existente em "sub-redes". Isso pode ser feito para:

A máscara de sub-rede pode ser usada para dividir uma rede existente em sub-redes. Isso pode ser feito para: Fundamentos: A máscara de pode ser usada para dividir uma rede existente em "s". Isso pode ser feito para: 1) reduzir o tamanho dos domínios de broadcast (criar redes menores com menos tráfego); 2) para

Leia mais

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG Em destaque NOKIA LEE FEINBERG A Nokia é líder mundial no fornecimento de telefones celulares, redes de telecomunicações e serviços relacionados para clientes. Como Gerente Sênior de Planejamento de Decisões

Leia mais

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A UUL AL A A casa Nesta aula vamos examinar a planta de uma casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Introdução terreno 20 m rua 30

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O mercado de trabalho é fonte de indicadores muito importantes à condução da política monetária como, por exemplo, a taxa de desemprego, os níveis de salários

Leia mais

A Matemática e o dinheiro

A Matemática e o dinheiro A Matemática e o dinheiro A UUL AL A Muita gente pensa que a Matemática, em relação ao dinheiro, só serve para fazer troco e para calcular o total a pagar no caixa. Não é bem assim. Sem a Matemática, não

Leia mais

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta Design Web - Percepção Elisa Maria Pivetta GESTALT Percepção Visual Elisa Maria Pivetta Percepção visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas

Leia mais

43. Jogo do bingo com figuras

43. Jogo do bingo com figuras 43. Jogo do bingo com figuras São confeccionadas cartelas com os desenhos de todas as figuras. Podem ser montadas 8 cartelas com seis figuras, se não houver repetição; é possível criar muito mais cartelas,

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

Curso: Desenvolvendo Jogos 2d Com C# E Microsoft XNA. Mostrar como funciona a programação orientada a objetos

Curso: Desenvolvendo Jogos 2d Com C# E Microsoft XNA. Mostrar como funciona a programação orientada a objetos META Curso: Desenvolvendo Jogos 2d Com C# E Microsoft XNA Conteudista: André Luiz Brazil Aula 3: CRIANDO A CLASSE ESPAÇONAVE Mostrar como funciona a programação orientada a objetos OBJETIVOS Ao final da

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Para criar uma animação precisamos de uma imagem e que ela contenha alguns frames. O número de frames é uma escolha sua.

Para criar uma animação precisamos de uma imagem e que ela contenha alguns frames. O número de frames é uma escolha sua. 7 Animação Animações é um dos quesitos muito importantes em jogos, você não acha? Para isso o JPlay tem uma classe específica para lidar com animações. Essa classe se chama Animation. Bem sugestivo o nome

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

A transformação e o custo do dinheiro ao longo do tempo *

A transformação e o custo do dinheiro ao longo do tempo * A transformação e o custo do dinheiro ao longo do tempo * Estamos acostumados à idéia de que o valor do dinheiro muda ao longo do tempo, pois em algum momento convivemos com algum tipo de inflação e/ou

Leia mais

Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano

Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Guia do Professor Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Introdução As estações do ano constituem-se em um fenômeno que o aluno constrói o conhecimento desde criança. No ensino médio ele deve ser trabalhado

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Disciplina: Estatística II LISTA DE EXERCÍCIOS 3 1. Testes de resistência à tensão foram feitas em duas estruturas

Leia mais

Equações do primeiro grau

Equações do primeiro grau Módulo 1 Unidade 3 Equações do primeiro grau Para início de conversa... Você tem um telefone celular ou conhece alguém que tenha? Você sabia que o telefone celular é um dos meios de comunicação que mais

Leia mais

Lição 3. Instrução Programada

Lição 3. Instrução Programada Lição 3 É IMPORTANTE A ATENTA LEITURA DAS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS LIÇÕES 1 e 2. NOSSO CURSO NÃO SE TRATA DE UM CURSO POR COR RESPONDENCIA; NÃO NOS DEVERÃO SER MAN- DADAS FOLHAS COM AS QUESTÕES PARA SEREM

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Introdução Planejar o Gerenciamento dos Riscos. Identificar os Riscos Realizar a Análise Qualitativa

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais