MANUAL DO TWITTER COMPLETO E SIMPLIFICADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO TWITTER COMPLETO E SIMPLIFICADO"

Transcrição

1 1 MANUAL DO TWITTER COMPLETO E SIMPLIFICADO ÍNDICE (Por páginas): 1. Índice 2. O que é o twitter 3. Glossário 4. Criação de conta 5. Mudando da nova versão do twitter para a antiga 6. Localizando Amigos 7. Twittando/ tuitando - Escrevendo para outras pessoas: 8. DM s 9. Retweets 10. Favorites 11. Rashtags (ou tags) 12. Lists (ou Listas) 13. Trendings Topics e Compartilhando fotos e vídeos no twitter: 14. Definindo Aparência E Outros Detalhes

2 2 O QUE É O TWITTER? O Twitter é uma rede social na internet caracterizada como um miniblog. O usuário tem sua conta e pode atualizá-la por meio de mensagens curtas de no máximo 140 caracteres. Pode-se escrever o que quiser, desde um simples bom dia até trocar qualquer tipo de informações, fazer propagandas e divulgações de trabalhos, conhecer pessoas e muito mais! O Twitter é muito usado por pessoas famosas tanto para divulgar trabalhos como por diversão. Um dos principais motivos da fama crescente do Twitter é a facilidade de interação, pois aproxima pessoas tidas como comuns de pessoas famosas possibilitando conhecer seu dia a dia e até mesmo falar com elas. As celebridades nacionais e internacionais o utilizam muito para divulgar trabalhos, expressar opiniões, se divertirem etc.

3 3 Glossário Expressões mais utilizadas no twitter: Twittosfera: o conjunto de todos os twitteiros, como na blogosfera; Tweet / twittada ou tuitada nome dado a cada mensagem postada no Twitter, que pode ser de, no máximo, 140caracteres; Tweetar ou tuitar: Produzir tweets, escrever ou postar algo na sua página do twitter; Twitteiro ou tuiteiro - usuário do símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele. Mention/menção: Quando alguém menciona ou cita você em um tweet; Reply: Resposta, quando você quer responder ao autor de um Tweet, aperta em Reply na parte inferior da mensagem e pode dar sua réplica, ou tréplica e assim por diante/ Perfil: É o mesmo que Profile em inglês. É a página que o Twitter gera para você na Internet; TL / Time Line: Significa linha do tempo, mas no twitter é sua página, onde você visualiza os tweets e tudo o que está sendo postado; Updates: É o conjunto de Tweets e Replies produzidos pelo usuário do Twitter; Follow termo em inglês que significa seguir alguém. Follower / Seguidor: É a pessoa que acompanha os seus Updates, significa que se interessa pelo que você escreve ou posta; Following / Seguido: É a pessoa que você segue. Veja bem, nem todos aqueles que você seguir vão seguilo também. Baleiar: Quando o serviço do Twitter entra em colapso ou sai do ar por qualquer motivo, é exibida uma tela com uma baleia branca carregada por passarinhos vermelhos.

4 4 CRIAÇÃO DE CONTA Para utilizar o twitter você precisa criar uma conta com um válido que você já possua. Veja o passo a passo: 1. Na página inicial da ferramenta ( clique em: New to Twitter? Sign Up >: 2. Preencha os campos: 1- Full name: Inclua seu nome e sobrenome. Se quiser, você pode utilizar nomes fictícios apelidos, abreviaturas ou números. Esse nome de usuário pode ser trocado quando quiser nas configurações de sua conta, desde que o novo não tenha sido criado anteriormente por outro usuário. O twitter não permite homônimos. 2- Username: Nome de usuário. Esse é o Nick com o qual você vai se comunicar no twitter; 3- Password: Senha. Escolha uma senha segura para quando você precisar utilizar o twitter; 4- Você precisa cadastrar um aonde vai receber as atualizações do twitter. Esse e- mail servirá também para fazer o login. Se você marcar o campo Let others find me by my address, estará permitindo que outros usuários o encontrem pelo seu ; 5- Create my account: Clique aqui para aceitar criação da sua conta. PS: Se marcar a opção I want the inside scoop please send me updates! você está aceitando que o twitter envie atualizações e propagandas da ferramenta para o seu Vá até o que você informou e confirme a criação da conta. Vai abrir uma outra janela do twitter, utilize esta. Pronto, você já pode começar a twittar.

5 5 MUDANDO DA NOVA VERSÃO DO TWITTER PARA A ANTIGA: Assim que criar a sua conta, você estará a nova versão da ferramenta, chamada de New twitter. Esta versão possibilita ao usuário certas facilidades como visualizar fotos e vídeos na própria TL. Porém vamos ensinar, através deste guia, a utilização da versão antiga, que consideramos mais fácil para quem está iniciando. New Twitter Para isso, vá até o canto superior direito, clique na setinha ao lado do seu nome de usuário, e selecione a opção Switch to Old Twitter (Mude para o twitter antigo). Mas, caso você prefira utilizar a nova versão e quiser mudar novamente, é só clicar, no canto superior da tela principal, em Switch to New Twitter!

6 6 LOCALIZANDO AMIGOS: Na página What to do now (o que fazer agora), clique na opção 2: Find some friends and follow what they re doing (Encontrar alguns amigos e seguir o que eles estão fazendo). Nesta página você pode localizar usuários que já tenham twitter de 05 formas: 1- Find on twitter: Neste campo você procura pelo nome ou usuário que a pessoa utiliza no twitter. Exemplo: Eli Correa Filho; 2- Browse interests: Neste campo você procura por interesses em comum. Exemplo: Política; 3- Suggestions for you: Neste campo você localiza amigos em comum com os que você já estiver seguindo; 4- Find friends: Neste campo você pode localizar amigos que já utilizem o twitter através do seu e- mail, digitando no campo solicitado; 5- Invite by Neste campo você pode convidar amigos para utilizar o twitter digitando os s deles;

7 7 UTILIZANDO EFETIVAMENTE O TWITTER - TWITANDO: Diferente de algumas redes sociais, onde pode-se adicionar amigos (como o orkut, por exemplo), o Twitter é dividido em followers (seguidores) e followings (seguidos). Você possui sua conta e segue quem quiser. Assim, você pode ler as mensagens, conhecidas como tweets, destas pessoas (seus seguidos). E as outras pessoas podem te seguir quando elas também quiserem ver o que você está escrevendo: seus tweets. Ou seja, os tweets dos usuários aparecem nas páginas (TL) de quem os segue como atualizações. Logo abaixo aparecerão os tweets das pessoas que você segue (followings). Você verá o a foto e dessa pessoa ao lado de seu tweet. Escrevendo para outras pessoas: Você deve utilizar o campo what s happening (o que está acontecendo)? para escrever o que quiser. O twitter permite que você utilize 140 caracteres por vez neste campo: Existem várias maneiras para escrever no Twitter: 3. Geral: Você não cita ninguém. Os seus followers e/ou quem entra na sua TL (timeline) poderão ver tudo o que você postar. Você compartilhar pensamento, links, notícias etc; 4. Direcionada: É característica da rede colocar (arroba) antes do nome de cada usuário. Sendo assim o nome se torna um username (@NomeDoUsuário ) e desta forma você está direcionando um tweet para uma pessoa específica. Exemplo: Para escrever um tweet para o Deputado Eli Correa Filho, você deve + EliCorreaFilho + a mensagem e essa pessoa vai receber o que você escreveu em um campo específico, facilitando a comunicação; 5. Respondendo tweets: Quando alguém escreve para você e você quer responder, manda um Reply. Como exemplos, vamos utilizar: Pessoa A = Maria2577 e Pessoa B = Vou ao cinema hoje. = Significa que Maria escreveu algo em sua TL (timeline); Se o seu quiser falar com ela sobre isso, você provavelmente irá ver o Em qual cinema? // Ou ainda: em qual Significa que Eli Correa Filho escreveu para Maria (Independente da ordem em que o username estiver, ele recebe esse tweet). Você pode escrever + username antes de escrever o tweet ou simplesmente colocar o mouse em cima do tweet da pessoa e um botão escrito reply aparecerá. Assim dessa pessoa já irá para sua barra e você só precisa escrever a mensagem. Você pode enviar replys para qualquer usuário do twitter, independente se ele segue você ou não.

8 DM (Direct Message): Imagine que Eli Correa Filho não queira que ninguém saiba que ele pretende ir ao cinema com Maria. O que ele pode fazer é mandar uma direct message, conhecida popularmente por DM (mensagem direta). Existem duas formas de enviar DM, entrando no perfil da pessoa e, na caixinha ao lado de lists, clicar em DM ou na sua própria página, você clica em DM no canto direito e seleciona para quem quer enviar: 8 Todos os usuários do Twitter podem receber e enviar DM s, mas há um porém: você só pode enviar DM s para aqueles que te seguem, o que significa que eles tem interesse em receber suas mensagens confidenciais. Exemplo: Maria segue Eli Correa Filho, mas ele não segue Maria. Logo, Eli Correa Filho pode escrever uma DM para Maria, pois ela o segue, mas Maria não pode escrever DM para João, já que ele não a segue. Em sua página inicial, no canto direito, o Twitter mostra quantas DMs não lidas você tem. Basta clicar ali para vê-las. Elas também só podem ser escritas em 140 caracteres. As DMs pode ser facilmente apagadas caso você não queira guardá-las. E se você se arrepender de ter enviado alguma, é só ir em DM s enviadas e apagá-la. Desta forma, a DM não aparecerá mais na sua pasta, nem na pasta de DM s do destinatário. Em tempo: O Twitter envia um para o usuário quando ele recebe uma DM, desde que ele defina esta opção em Settings. Visualizando seus recados Tweets que escreveram para você ou o mencionando, diretamente: Sempre que alguém utilizar + o seu nome de usuário, você receberá esse recado, que ficará arquivado na sua página, e você pode visualizar todos os mentions no canto direito da sua TL: Dica: Caso você queira ver o que escreveram para qualquer pessoa, você pode incluir o nome de usuário dessa pessoa no twitter nesse campo em vermelho abaixo e clicar em buscar (azul):

9 9 Retweets: Se um tweet é uma mensagem, retweet é a mesma mensagem, só que reenviada. Significa que você quer retransmitir para os seus seguidores algo que escreveram e que você gostou, achou interessante ou simplesmente quer colocá-los a par da informação. escreveu: Hoje vai passar o Programa Tal no canal Zero! Maria o segue, logo, viu esse tweet. Mas, e se Pessoa C (Vamos chamá-lo de Carlos), que segue Maria, mas não segue João, se interessar por isso? Maria acha que seus seguidores devem ver esse tweet. Ela pode retwitar de 03 formas: 1- Apenas escreveu: Hoje vai passar o Programa Tal! (A sigla RT é para indicar que a mensagem seguinte foi retwitada). 2- Complementando a informação (escrevendo algo escreveu: Vou assistir! Hoje vai passar o Programa Tal no canal Zero! 3- Retuitando integralmente: Colocando o mouse sobre a mensagem aparecerá o botão: retwitar para seus seguidores. Basta clicar nele que o próprio tweet, incluindo a foto da pessoa que escreveu aparecerá na timeline (página) dos seus seguidores, como se eles seguissem essa pessoa retwitada. E embaixo aparecerá: retwitado por Maria. Se você clicar em Retweets, no canto direito da sua TL, você irá para a página de retweets. Nessa página você pode verificar: O que foi retweetado pelos demais usuários; O que você retweetou; O que você escreveu e outras pessoas retweetaram;

10 10 Favorites (favoritos): Essa opção permite ao usuário guardar algum tweet da sua TL (ou de qualquer outra). Exemplo: Vamos supor que você leu um tweet com um link e que você não pode abrir no momento. Você pode favoritar esse tweet, clicando na estrelinha ao lado do mesmo (que ficará amarela): Quando você precisar visualizar ou utilizar esse tweet, é só clicar na opção Favorites, no canto direito da TL e poderá verificar tudo o que guardou :

11 11 Rashtags (ou tags) - #: As tags são sempre diferenciadas pelo símbolo jogo da velha # + o assunto e tem duas utilidades: 1- Podem tratar de algum assunto comum a todos, em que vários usuários se interessam e, através da tag desse assunto, o usuário pode localizar a conversação sobre esse assunto. escreve: Gente, estou acompanhando todas as novidades sobre a reforma eleitoral! Ela estará escrevendo um tweet comum. Porém, se ela Gente, estou acompanhando todas as novidades sobre a #fichalimpa. Essa TAG virará um atalho para que se possa ver todas as mensagens sobre esse assunto. Clicando nessa tag, o twitter lhe mostrará todos os tweets do mundo que a citaram. Ou seja, você poderá ver o que escreveram todas as pessoas do mundo, dentro do Twitter, sobre #fichalimpa. 2- As tags também podem ser utilizadas como piadas, brincadeiras ou até para destacar uma frase ou palavra dentro do seu tweet. Nossa! Tenho prova amanhã e não estudei! #ToComMedo! Você até poderá encontrar outras pessoas que tuitaram, por coincidência, usando a mesma tag para tratar de assuntos diversos. Se alguém cria uma piada e nela usa uma tag, você pode clicar nela para ver o que os outros escreveram. #publiqueumanoticiasurreal Maria está participando desse tipo de brincadeira e quer saber o que as outras pessoas escreveram sobre isso. Ela pode clicar na tag e escreveu: Chegaram ETs no Brasil escreveu: Nascem 10 gêmeos de 1X! escreveu: Neva no Nordeste #publiqueumanoticiasurreal As #tags podem ser infinitas e deixam os usuários à vontade para expressar sua criatividade.

12 12 Lists (ou Listas): A lista é como um grupo. Você pode dividir esses grupos (as listas) por assuntos, grupo de pessoas etc. Você pode listar usuários e/ou assuntos em uma única página (dentro do seu twitter) e assim facilitar a busca pelos mesmos. Existem duas formas de criar listas: 1- Clicando em new list no canto direito da sua TL: 2- Localizando o usuário: Vamos supor que você queira facilitar a visualização (e contato) com deputados, para acompanhar o que eles estão tuitando. No perfil desse usuário você clica em lists: Você pode incluí-lo numa lista já existente ou criar também nesse momento. Depois, digite o nome escolhido para a lista, uma descrição qualquer, escolha se é pública ou privada e clique em Creat list : As listas que você criar constarão no canto direito na sua TL. Faça o mesmo para os demais usuários que você irá incluir nesse grupo (como a lista já existe, basta você marcar a opção, sem a necessidade de criar novamente). Você cria quantas listas quiser, de acordo com seus interesses e elas podem ser publicas (qualquer pessoa poderá visualizar as listas que você segue) ou privadas (apenas você visualiza essa lista). Também no canto direito você poderá observar listas que você não criou. Isso quer dizer que outros usuários incluíram você em suas listas. Você pode segui-las ou não. Seguindo-as, você informa que se interessa por aquela lista e poderá acompanhar o que esse grupo está tuitando. OBS: Uma das vantagens dessa ferramenta é que você não precisa seguir no twitter os membros da sua lista, ou seja, você pode ter uma lista, por exemplo, de atores e atrizes, sem seguir nenhum desses usuários.

13 13 Trendings Topics Os Trendings Topics, ou TTs, é a reunião, feita pelo próprio Twitter, dos assuntos mais comentados nos países e no mundo, utilizados com tags ou não. Com a popularização do twitter, os TTs são um excelente termômetro das notícias consideradas mais importantes no mundo, em qualquer área: política, economia, entretenimento etc. Você pode visualizar os TTs de cada país ou mundial. Se um nome/assunto chegar aos TTs Worldwide, ou seja, no tópico mundial do twitter, significa que todo o mundo está comentando. E quanto mais no topo da lista, mais comentado. Compartilhando fotos e vídeos no twitter: Twitpic, Twiphoto, Twitvideo etc... O Twitter possui ainda site relacionados que possibilitam o usuário postar fotos e vídeos. São vários e todos podem ser usados quando conectados em sua conta do Twitter. Ao incluir uma foto no Twitpic, por exemplo, ele automaticamente manda o link dessa foto por tweet para que seus seguidores a vejam. Mas na página da twitpic você pode escolher se quer postar a foto automaticamente ou apenas armazenar. Esse sites tornam mais fácil a postagem de fotos pelo celular, o que é muito comum para quem tem aparelhos que utilizam internet, pois em qualquer lugar que você esteja, basta fotografar com o celular e com o mesmo enviá-la para um desse sites, desde que seu aparelho tenha acesso à internet. Você também pode utilizar o twetphoto para fotos e o twitvideo para a post6agem de vídeos. Algo também muito utilizado no twitter é a twitcam, famosa por sua interatividade e dinamismo. Utilizando uma webcam, um usuário se comunica com outros (seguidores ou não), como se estivesse transmitindo um programa de TV. Normalmente os próprios usuários ou seus seguidores divulgam os links quando estão fazendo uma twitcam, como é falado popularmente no microblog. Links: www. twitpic.com www. Twetphoto.com www. Twitvideo.com

14 14 DEFININDO APARÊNCIA E OUTROS DETALHES (Página inicial): Clique em home, no canto superior direito: Profile: Clicando neste campo você verifica tudo o que for escrevendo quando começar a twittar. Também é como os seus amigos vão ver o seu perfil; Settings: 1- Account: Neste campo você pode modificar o nome de usuário, de cadastro e outras informações, como a proteção do seu twitter (com o twitter protegido, só poderão ver o que você escreve quem você permitir); 2- Password: Neste campo você pode modificar sua senha; 3- Mobile: Neste campo você pode cadastrar um número de celular. Algumas operadoras permitem a utilização por SMS. Verifique sua operadora; 4- Notifications: Neste campo você escolhe se quer receber no cadastrado atualizações de novos seguidores, DMs e novidades do twitter; 5- Profile: Neste campo você pode incluir uma foto, que será sua foto de perfil, modificar seu nome de usuário, Localização (cidade e estado onde se encontra), incluir uma página da web da sua preferência e, no campo BIO, você pode escrever o que quiser, sobre você ou não; 6- Design: Neste campo você escolher ou modificar o Background (fundo) do seu twitter. Você pode utilizar um sugerido pelo twitter ou algum de sua preferência, como fotos, paisagens etc. PS: Se você clicar, no canto direito, em Get more creative / Check out Themeleon você poderá escolher BGs diferenciados, customizá-los etc. Pode brincar à vontade. Não esqueça de clicar em "SAVE sempre que fizer uma atualização, para que esta não se perca e você precise refazer. Você viu acima algumas dicas para a utilização do twitter, porém, muitos desses tópicos você só irá dominar com a utilização constante do da ferramenta. E sempre que tiver dúvidas, consulte nosso guia. Caso alguma dessas dúvidas ainda permaneça ou queira dar sugestões sobre o guia, nos envie um para imprensa@elicorreafilho.com.br. Siga o deputado Eli Correa Filho no

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Em 2 minutos de leitura você aprenderá facilmente a: Montar seu perfil Buscar colaboradores e comunidades Utilizar recursos

Em 2 minutos de leitura você aprenderá facilmente a: Montar seu perfil Buscar colaboradores e comunidades Utilizar recursos GUIA RÁPIDO Em 2 minutos de leitura você aprenderá facilmente a: Montar seu perfil Buscar colaboradores e comunidades Utilizar recursos 1º ACESSO Em conecta.estacio.br Coloque sua senha e login (não é

Leia mais

ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos. Tutorial do Facebook

ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos. Tutorial do Facebook ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos Tutorial do Facebook Autora: Edimara Heis 1 Sumário 1. O que é o Facebook?... 3 2. Como faço para cadastrar-me no Facebook?... 3 2.1 Etapa 1... 5 2.2 Etapa

Leia mais

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP ÍNDICE 01 - COMO UTILIZAR SEU EMAIL...02 02 CONFIGURANDO PARA SEMPRE QUE ABRIR O EMAIL ABRIR A CAIXA DE ENTRADA...03 03 - COMO LER OS EMAILS...05 04 - COMO RETIRAR

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Sumário Introdução...3 Página inicial (Home Page)...3 Criar uma conta ou Entrar (Login)...4 Criar uma Conta...5 Entrar (Login)...6 Minha Conta...7

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Comunidade de Suporte e Feedback

Comunidade de Suporte e Feedback Comunidade de Suporte e Feedback O objetivo deste complemento é criar um canal simples, barato e eficiente de suporte aos clientes, onde eles possam na maioria das vezes aproveitar dúvidas já respondidas,

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Tutorial Rápido para Quizlet - em português!

Tutorial Rápido para Quizlet - em português! Tutorial Rápido para Quizlet - em português! Site: Quizlet.com 1. Fazendo login Há duas formas de se fazer login no Quizlet: Login pelo facebook - Se você já tem uma conta no Facebook, não precisa criar

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Neogrid (ezmarket) Supplier FAQ. NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas

Neogrid (ezmarket) Supplier FAQ. NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas NeoGrid (ezmarket) Fornecedor - Perguntas e Respostas 1 Índice 1. LOGIN...3 1.1 Esqueci minha senha?...3 1.2 Esqueci minha ID de usuário e senha?...3 1.3 Como acessar a plataforma NeoGrid Negeciações (ezmarket)?...3

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

1. 1. COMO ACESSAR O CURSO

1. 1. COMO ACESSAR O CURSO 1. 1. COMO ACESSAR O CURSO 1.1. Para ter acesso ao curso, digite: https://www.nec.fct.unesp.br/~teleduc/ 1.2. Abrirá a página a seguir, então, é só posicionar o cursor sobre Cursos: 1.3. Em seguida clique

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados

Tutorial para envio de comunicados Tutorial para envio de comunicados Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 2 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 4 3. Enviando comunicado para colaboradores e professores...

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server.

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Parte I Cadastrando Sites no painel de controle Parte II Criando E-mail Parte III Configurando o Outlook do Cliente Última

Leia mais

Manual do usuário Team Member

Manual do usuário Team Member Manual do usuário Team Member CONTEÚDO 1. Meu perfil, tutoriais e ajudas... 3 2. Área de trabalho... 6 3. Minhas tarefas e atividades... 7 4. No projeto... 8 5. Apontamento de horas... 9 6. Sistema de

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal...

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal... Sumário 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02 2. Tela do e-mail...02 3. Login...03 4. Página pessoal...04 5. Dados pessoais...05 6. Contatos...06 7. Telefone...14 8. Foto...16

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Como colocar material no blog da turma?

Como colocar material no blog da turma? Como colocar material no blog da turma? O que é um blog? CICLO A palavra blog é uma abreviação de weblog um log na web. Um notebook online ou uma log de viagem. Um blog pode ser descrito como um fluxo

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

http://dinheiroganhe.com

http://dinheiroganhe.com Você pode distribuir, imprimir, compartilhar por e-mail ou citar em seu site ou blog, desde que o conteúdo não seja alterado e que a fonte original seja citada. http://dinheiroganhe.com SUMÁRIO 1. Introdução...3

Leia mais

Sistema de Compras TV Globo

Sistema de Compras TV Globo Sistema de Compras TV Globo Guia de Uso R Guia de Uso do Portal do Fornecedor da TV Globo R PÁGINA Índice Índice O que é o Sistema de Compras TV Globo 4 Criar a sua cotação (Cota) Anexar documento 4 Cadastro

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

2012 Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP 08/05/2012

2012 Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP 08/05/2012 Manual Básico 2012 Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP www.prodap.ap.gov.br 08/05/2012 APRESENTAÇÃO Este manual foi elaborado tomando-se como premissa básica a sua facilidade de entendimento

Leia mais

Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Tutorial Glogster

Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Tutorial Glogster Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis Tutorial Glogster Você sabe o que é um Glog? É isso mesmo, com Glog, com G. Um glog é um pôster virtual

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO

COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com

Leia mais

Cadastro no Livestream

Cadastro no Livestream Tutorial Livestream Cadastro no Livestream Primeiros passos: Para começar a criar o seu canal interativo, vamos criar uma conta no Livestream, que permite a transmissão ao vivo de vídeos. Acesse o site

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET Ao mesmo tempo em que hoje se tornou mais fácil falar a longa distância, pela multiplicidade de opções e operadoras de telefonia, também surgem as

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING Frederico Sotero* Este breve manual destina-se aos participantes das redes sociais desenvolvidas pela MANTRUX na plataforma Ning. Trata-se essencialmente de um

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso às disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE.

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. GUIA RÁPIDO DE USO AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...3 2.1 Contatos...3 2.2 Mensagens...4

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu.

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu. Manual WebMail 1. Tela inicial... pág. 2 2. Caixa de Entrada... pág. 2 3. A pasta Lidas... pág. 3 4. Criando sua assinatura... pág. 3 5. Enviar Mensagens... pág. 3 6. Anexando arquivos... pág. 4 7. Adicionando

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais