UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A Importância da Psicologia do Esporte em Atletas de Alto Rendimento Camila Helena de Paula Driellen Fernanda Oliveira Isabelle Regina de Lima São José dos Campos/ SP 2013

2 UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO CAMILA HELENA DE PAULA DRIELLEN FERNANDA OLIVEIRA ISABELLE REGINA DE LIMA Relatório final apresentado como parte das exigências da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso à Banca Examinadora do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes da Universidade do Vale do Paraíba. Orientadora: Prof. Dra Silvia Regina Ribeiro São José dos Campos/ SP 2013

3 RESUMO A psicologia do esporte é uma área que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. O papel do profissional da psicologia é de extrema importância, pois tem que preparar o atleta para lidar com pressões exigidas para obter bons resultados. Objetivo geral do presente estudo foi avaliar a função da Psicologia do Esporte em atletas de alto rendimento; tendo como objetivo específico, detectar os testes utilizados pela Psicologia Esportiva e suas aplicações praticas para performance dos atletas. Com a realização de uma revisão de literatura, por meio de bases científicas nas bibliotecas digitais verificamos que os testes mais utilizados são: SCAT, CSAI-2, IABB, ESCALA MODELO MULTIDIMENSIONAL DE LIDERANÇA, QMDA, POMS e ACSI-28. Os fatores mais avaliados foram: ansiedade, comportamento agudo diante dos acontecimentos, autoconfiança, humor, agressividade, liderança e motivação. Concluímos que as informações obtidas pelos testes são ferramentas imprescindíveis para o profissional de Educação Física nos períodos de treinamento e competição devendo ser trabalhadas em conjunto, com as habilidades físicas e técnicas. Palavras chave: Psicologia do Esporte, atleta e alto rendimento.

4 LISTA DE TABELAS Tabela 1: Testes utilizados na psicologia do esporte... 12

5 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO Objetivo geral Objetivo Específico METODOLOGIA REVISÃO DE LITERATURA História da psicologia do esporte no mundo e no Brasil As contribuições da psicologia do esporte para o atleta de alto rendimento O Métodos e aplicabilidade de testes utilizados na psicologia do esporte O Testes utilizados e sua aplicabilidade Teste SCAT Teste CSAI Teste IABB Teste Modelo Multidimensional de Liderança Teste QMDA Teste POMS Teste ACSI CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS... 30

6 1 1. INTRODUÇÃO A Psicologia do Esporte é uma área que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta, a saber, o porquê da modalidade e quais são os seus objetivos em relação a ela. (JORDÃO, 2009). O papel do profissional de Psicologia é de extrema importância, pois deve preparar o atleta para lidar com pressões exigidas para obter bons resultados. Vários fatores podem influenciar o rendimento em competições e treinamentos do atleta, como o estresse, derrotas, pressão psicológica do treinador e da equipe. Um questionamento comum é porque o atleta rende muito com um técnico ou clube e com outro não obtém o desempenho esperado, essa situação pode ser decorrente de falta de preparo psicológico. Segundo Sanagalli et al, (2008), a situação competitiva no esporte pode interferir, tanto negativa quanto positivamente no comportamento do atleta. Isso dependerá das representações sociais do sujeito, do ambiente no qual o mesmo está inserido, de suas condições físicas e emocionais de seu grupo social que percebe os resultados de uma competição e os vivencia juntamente com o atleta. Os atletas de alto rendimento estão sujeitos a situações como vitórias e derrotas, ocasionando variações de humor, exigindo assim um controle emocional para que o fato não interfira no seu rendimento esportivo. (VIEIRA et al, 2008). A falta de preparação psicológica pode ocasionar derrotas inesperadas mesmo o atleta sendo cotado como favorito. (GUAREZI, 2008).

7 2 Segundo Falcão (2011), a Psicologia do Esporte sozinha não consegue solucionar todos os problemas que podem influenciar a performance da equipe esportiva, devendo trabalhar junto com as demais áreas, como: Nutrição, Fisioterapia, Fisiologia e Medicina. Os testes utilizados pela Psicologia do Esporte são importantes porque através dele pode-se detectar pontos positivos e negativos dos atletas e da equipe, com as informações o trabalho torna-se mais eficiente. Neste sentido, o presente estudo busca a contribuição da Psicologia como componente de uma equipe multidisciplinar para o profissional de Educação Física, frente ao trabalho de alto-rendimento.

8 3 2. JUSTIFICATIVA A influência dos aspectos psicológicos no desempenho dos atletas vem sendo muito discutida na área do esporte de rendimento. Para avaliação dos estados psicológicos dos atletas, testes vêm sendo utilizados para a análise dos atletas e contribuições para os resultados das competições. Neste sentido o trabalho se justifica pela carência de estudos referentes aos estados emocionais do atleta e para a análise crítica da aplicabilidade dos testes utilizados. Inicialmente no capítulo 1, para entendimento da valorização da Psicologia no âmbito esportivo fizemos uma revisão abordando o contexto histórico da Psicologia do Esporte no mundo e Brasil; no capítulo 2, abordamos as características do atleta de alto-rendimento e as possíveis contribuições das intervenções da Psicologia do Esporte; no capítulo 3, desenvolvemos nosso estudo, identificando e discutindo os métodos e a aplicabilidade prática dos testes utilizados pela Psicologia do Esporte.

9 4 3. OBJETIVOS 3.1. Objetivo geral Avaliar a função da Psicologia do esporte em atletas de alto rendimento Objetivo específico Detectar os testes utilizados pela Psicologia do esporte, e suas aplicações práticas para a performance dos atletas.

10 5 4. METODOLOGIA Foi realizada uma revisão de literatura, por meio de bases científicas nas bibliotecas digitais, usando as palavras chaves: Psicologia do esporte atletas testes.

11 6 5. REVISÃO DE LITERATURA 5.1. História da Psicologia do Esporte no mundo e no Brasil A história da Psicologia do esporte teve inicio na Grécia Antiga, através dos filósofos Platão e Aristóteles que já realizavam estudos sobre a função perceptual e motora do movimento por meio dos conceitos de corpo e alma. Devido a isso a Psicologia geral e esportiva tem a mesma base filosófica. (BARRETO, 2003). Professor Georg W. Fitz em 1891 realizou os primeiros estudos sobre a Psicologia do Esporte e concluiu que a prática do esporte promovia a capacidade de julgamento, habilidade de perceber as condições corretamente e de reagir ao um ambiente mutável. (VIEIRA, 210). Segundo Patrick, (1903) e Hermann, (1921), através do esporte que a mente, o corpo e a alma se reagem em situações reais. Por meio da atividade física não se construía apenas um corpo forte, mas também uma mente forte. (KELLOR, 1908). O primeiro experimento realizado sobre Psicologia Esportiva foi feito pelo psicólogo Norman Triplett em 1898 na Universidade de Indiana EUA, onde ele analisou o treino de um ciclista com a presença de um adversário e a hipótese era que haveria uma influência motivadora, aumentando assim o esforço do atleta. (VIEIRA et al, 2010). Segundo Vieira et al, (2010), Coleman Griffith é considerado o pai da Psicologia do Esporte, por ter criado o primeiro laboratório de Psicologia do Esporte em 1925 na Universidade de Illinois. O objetivo de Coleman era analisar os fatores psicológicos relevantes para o desempenho esportivo. Seus estudos analisavam a aprendizagem, as habilidades motoras e a personalidade. A partir da criação do laboratório a Psicologia foi desenvolvida e

12 7 pesquisada na prática. Nesse período a Psicologia Esportiva começou a fazer parte da preparação de equipes Olímpicas na Tchecoslováquia. Com as diferenças culturais, cada país destacou diferentes características da Psicologia do Esporte e do Exercício, com isso a Federação Italiana de Medicina Esportiva criou a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (ISSP) e em 1966 foi criada a Sociedade Norte Americana para a Psicologia do Esporte e Psicologia da Atividade Física (NASPSPA), ela que realiza os Congressos Internacionais mais importantes da área. No século XX a Psicologia do Esporte não era considerada uma ciência e seus estudos relacionados eram realizados através de jornalistas, professores e dos próprios atletas. Nessa época o controle emocional era mais valorizado que o biótipo, condicionamento físico e as habilidades do atleta. (LEE, 1901). A Psicologia do esporte no Brasil teve inicio através de estudos de João Carvalhes especialista em psicometria, atuou no São Paulo Futebol Clube durante 20 anos e teve participação na comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 1958, onde o Brasil conquistou seu primeiro título mundial. (RUBIO, 1999). Segundo Vieira (2010), a especialidade só foi reconhecida em Agosto de 1962, porém no Brasil a evolução da profissão surgiu de forma rápida decorrente da necessidade de profissionais específicos atuando na área do esporte, uma vez que aplicavam a psicologia clinica. Apesar da importância da presença da Psicologia no meio esportivo, a disciplina Psicologia do esporte não está presente na grade curricular do curso de Psicologia, a especialização só adquirida através de cursos de pósgraduação. (VIEIRA, 2010).

13 5.2. As contribuições da Psicologia do Esporte para o atleta de alto rendimento 8 Atualmente o esporte é considerado uma cultura no Brasil, onde pode ser praticado em diversos locais como: escolas, praças publicas, empresas, academias, clubes e até mesmo em igrejas, asilos e prisões, locais onde antes não havia prática esportiva. Com o crescimento do mesmo, ganhou espaço em diversos meios de comunicação. Para resultados e um treinamento eficiente é necessário o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, médicos, fisiologistas entre outros, onde todos trabalham visando alta performance dos atletas. Segundo Guarezi (2008), dentro dessa equipe multidisciplinar, o Psicólogo tem a função de: melhorar as capacidades e habilidades psicológicas individuais; o comportamento competitivo; a recuperação; a integração e comunicação social; a criação de um bom estado emocional durante os treinos e competições. Melhorar os pontos negativos e valorizar os pontos positivos são fatores que contribuirão para a melhora da qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas no ambiente esportivo; jogadores, técnico e comissão técnica. O esporte de alto rendimento visa o desenvolvimento de uma melhor performance dos atletas, exigindo somente resultados positivos, quebra de recordes, reconhecimento da mídia e retorno financeiros e com isso passou a ser visto como um espetáculo. (RAMOS, 2009). Para se tornar um atleta é necessário ter talento para o esporte e seguir uma rotina de preparo físico e acompanhamento psicológico. A maioria desses atletas começa ainda criança, abdicando de momentos de lazer, amigos e família e se dedicando exclusivamente ao esporte. (VITAL, 2008). Segundo Tubino (1979) apud Filho (2009), o atleta de alto rendimento que tem uma rotina de competições, realiza treinamentos fundamentais como:

14 9 Técnico, tático, físico e psicológico e esses fatores são determinantes para o resultado e essa rotina exaustiva de treinamentos pode ocasionar lesões traumáticas. Durante sua carreira esportiva o atleta tende a enfrentar dificuldades como: falta de comunicação dos atletas entre si e com a comissão, falta de apoio (patrocinadores e clubes), estrutura inadequada, pressão da família e falta de objetivos e metas. (PULJAS, 2002). Para Valle (2011), diversos profissionais envolvidos no esporte competitivo, estão reconhecendo a importância da Psicologia esportiva. Hoje em dia os técnicos têm o mesmo acesso as informações, a métodos de treinamento e as tecnologias, tornando assim o nível técnico, tático e físico dos atletas equivalente e o fator psicológico pode ser determinante no resultado. Em uma competição importante, o nível de tensão é alto, pela rivalidade dos adversários e também pelos seus fatores psicológicos que são insegurança, ansiedade, medo e estresse. (LAVOURA et. al, 2008) Um dos fatores que podem contribuir para estresse do atleta é a pressão externa, que vem dos familiares, técnicos, patrocinadores e torcedores. Esse estresse pode ocasionar a síndrome do Burnout que é o esgotamento físico e mental do atleta, além de todos envolvidos (atletas e comissão técnica) (LAVOURA et. al, 2008). Os atletas precisam considerar que as habilidades mentais são como as habilidades físicas comportamentos que precisam ser aprendidos e treinados. (SANTOS,2010). O trabalho psicológico com um atleta de alto rendimento é um fator determinante para se obter um resultado vitorioso, pois através dele o atleta é

15 10 capaz de reverter uma situação onde apresenta uma inferioridade técnica, tática ou física, conseguindo suportar pressões e escolher o momento adequado de agir e decidir a disputa. (FILHO, 2009). O desequilíbrio psicológico é responsável pelo insucesso esportivo, ele podendo se manifestar antes, durante ou após as competições, desencadeando alguns sintomas da patologia atlética como desinteresse pela prática esportiva, irritação, descontrole, ansiedade e falta de vontade de competir. Esses sintomas podem acarretar o abandono do esporte, por isso a necessidade de tomar uma medida pedagógica como prevenção. (AUGUSTI, 2006). Segundo Scalon et al (2004), considerando a individualidade psíquica e física de cada atleta e um treinamento bem planejado, pode haver uma melhora significativa do rendimento e desenvolvimento de habilidades motoras. O estado psicológico do atleta é fator determinante para o seu máximo rendimento, pois toda ação mecânica relaciona-se diretamente ao estado emocional do indivíduo. (AUGUSTI, 2006). O treinamento psicológico pode ser fundamental para adquirir e manter concentração, estabilidade e controle emocional durante o período competitivo, principalmente em circunstâncias de grande pressão. (SALMUSKI, 2004) Métodos utilizados na Psicologia do Esporte Entende-se por métodos: um procedimento a ser seguido para alcançar conhecimentos autênticos, podendo utilizar de instrumentos confiáveis. (GALLIANO, 1979). Segundo Salmuski (2004), os itens que compõem um trabalho psicológico são: definição de metas, controle da ansiedade e do estresse,

16 11 poder de concentração, alto verbalização positiva, imaginação e visualização, motivação e relaxamento e estratégias de controle da dor. Verifica-se com os resultados deste autor, a interferência e importância da intervenção na área psicológica para a melhoria do desempenho do atleta. Para Vieira et al. (2008), a aplicação da Psicologia do esporte segue em quatro etapas bem definidas que se caracterizam pelo: contato inicial, avaliação psicodiagnóstica, programa de intervenção e avaliação dos resultados. Segundo os autores, o contato inicial consiste na apresentação do profissional de psicologia a equipe que será trabalhada, onde ele irá verificar a necessidade do grupo em estabelecer metas e elaborar um cronograma a ser seguido: com coleta de informações da rotina de treinamento, da periodização e competições a ser disputadas, para realização do seu trabalho. A avaliação psicodiagnóstica é o momento onde o psicólogo terá maior conhecimento dos membros do grupo, avaliando individualmente e grupalmente, aplicando testes, entrevistas e irá observar a conduta do individuo e do grupo nos treinos e campeonatos, consistindo na base para o programa de intervenção. Fundamentado na avaliação diagnóstica, elabora-se um cronograma para execução e intervenção psicológica, baseado na rotina de treinamento da equipe ou atleta. Esse cronograma deverá ser aprovado pela comissão técnica e dirigente para iniciar o trabalho. Durante essa fase o profissional divulga os conceitos psicológicos para o atleta utilizá-los para seus conflitos emocionais. A avaliação dos resultados consiste na análise periódica dos dados obtidos e através dele pode-se chegar a uma resposta para o cronograma e a continuidade do trabalho. (Vieira et al. 2008) Testes utilizados e sua aplicabilidade para o atleta Entende-se por teste: Avaliações referentes ao conhecimento, aptidões, competências e exploração de personalidade. (GALLIANO, 1979). Com a revisão na literatura encontramos no nosso estudo, sete testes psicológicos para atletas. Segue abaixo os testes analisados, autores e o fator

17 12 avaliado, que vem sendo mais utilizados na avaliação de atletas, onde a ansiedade aparece como estado dominante em dois testes, sugerindo ser um estado a ser mais trabalhado nos atletas. Tabela 1: Testes utilizados na Psicologia do Esporte. N TESTES Autor/ano FATOR AVALIADO 1 SCAT Sport Competitive State (Martens, 1983) Ansiedade Anxiety Test 2 CSAI-2- Competitive State Anxiety (Martens, 1990) Ansiedade Inventory 3 IAAB Inventário de Agressão a atlética de Bredemeier (Bredemeier, 1985) Agressividade no esporte 4 Modelo Multidimensional de (Chelladurai, Nível de liderança Liderança 1996) 5 QMDA Questionário de motivação (Serpa et al., Motivação para adesão desportiva 2003) 6 POMS Profile of 7Mood States (Peluso, 2003) Humor 7 ACSI-28 Athletics Coping Skills Iventory (Serpa et al., 2003) Comportamento agudo diante de imprevistos Para investigação dos testes, seguimos nosso estudo na descrição e aplicabilidade prática dos testes psicológicos mais utilizados na área esportiva.

18 Teste SCAT O teste SCAT (Sport Competitive State Anxiety Test), foi criado por Martens em 1977, com objetivo de avaliar a ansiedade do atleta em período pré competitivo. É composto por 15 afirmativas, relacionado ao cotidiano de um atleta, onde seleciona entres as opções: raramente (R), algumas vezes (AV) ou frequentemente (F). O resultado é obtido através da soma dos pontos e analisado através de uma escala que pode variar de 10 a 30 pontos. (SILVA et al, 2009). Estudos de Ferreira, et al, (2010), utilizando o teste SCAT, na análise do estado de ansiedade do atleta em período pré competitivo, verificara-se redução significativa de ansiedade após o término da partida e que jogadoras de voleibol mais jovens apresentam níveis mais altos de ansiedade traçocompetitivo, sugerindo que a ansiedade pode ser modulada pela idade e experiência. Por outro lado, utilizando o mesmo teste, Interdonato et al. (2010), não encontraram escores elevados de ansiedade-traço em atletas infanto-juvenis de diferentes modalidades esportivas coletivas. Estudos realizados por Aplewicz et al (2009), indicaram que a maioria dos atletas escolares praticantes de voleibol possuem um nível médio de ansiedade. Khan, Z. (2011), correlacionando motivação pela competição e ansiedade verificou através do teste SCAT, correlação negativa entre atletas de Badminton. Os resultados encontrados no nosso estudo com a utilização do teste SCAT sugerem que a ansiedade entre atletas pode diminuir com a experiência em treinos e também que a competição pode ser o agente fomentador da ansiedade; neste sentido intervenções são mais necessárias nas categorias de base e em períodos pré-competitivos. (Sport Competitive State Anxiety) Teste em anexo A.

19 Teste CSAI-2 Competitive State Anxiety Inventory, também criado por Martens, constitui-se em 27 questões, divididas em 3 subescalas (ansiedade cognitiva, ansiedade somática e auto-confiança) avaliadas em uma escala likert (escala de resposta psicométrica, usada em pesquisas de opiniões), nas quais o individuo indica quatro graus que correspondem ao seu estado no momento: 1 = nada, 2 = alguma coisa, 3 = moderado e 4 = muito, de acordo com a pergunta. O resultado é obtido através da soma das respostas, com pontuação variando de 9 a 36. (STRAPASSOLA et al, 2009). Estudos realizados por Bocchini et al (2008), onde objetivo foi analisar diferenças no tipo de ansiedade de jogadores titulares e reservas do masculino de futsal, foram verificados três tipos de ansiedade: O cognitivo (estado emocional), somático (respostas fisiológicas) e autoconfiança (segurança em relação ao esporte). Através desses testes os resultados mostraram que os jogadores reservas apresentaram maior ansiedade cognitiva do que os titulares e no fator autoconfiança ambos apresentaram nível elevado. O que sugere o fator emocional como foco a ser trabalhado com os jogadores reservas, uma vez que as condições físicas ou técnicas estão desenvolvidas. No estudo de Pátria (2010), onde o objetivo foi verificar se com o treinamento há uma diminuição da ansiedade pré-competitiva com fatores que possam prejudicar o desempenho de jogadores de futsal durante o jogo. Através dos estudos, pôde-se verificar que a ansiedade pode prejudicar o desempenho dos atletas com menos experiência e tempo de treinamento. Na ansiedade pré-competitiva os jogadores com mais tempo de treinamento tiveram pouca interferência, sendo assim autoconfiança é aumentada somente com muito tempo de treinamento. Sugere-se que intervenções com a autoconfiança durante o treinamento devem ser trabalhadas com jogadores novatos, permitindo maior performance. Raposo et al. (2007), em seu estudo tiveram como objetivo comparar o comportamento de jogadores de futebol Brasileiros de vários níveis competitivo

20 15 e verificar a intensidade do negativismo, da autoconfiança e também a idade e o tempo de experiência. Através dos resultados pôde-se notar que os jogadores de nível nacional tiveram os valores superiores de autoconfiança e inferiores de negativismo aos níveis regionais. Pode-se verificar que a idade e a experiência dos atletas parece também determinar os níveis de negativismo vivenciados antes da competição, sendo presente uma associação negativa. Os resultados encontrados mostraram que o teste CSAI-2 detectou estados de ansiedade em níveis elevados e baixos, nas situações apresentadas nos testes como titulares e reservas, nível de experiência. E com essas informações facilita o trabalho de toda comissão. Competitive State Anxiety Inventory em anexo B Teste IABB Inventário de Agressão à atlética de Bredemeier (1978), foi baseado na definição de Baron (1977), onde é considerado agressão física e intimidação, na proposta de Bredemeier é dividida em agressão hostil e instrumental, a intenção também é avaliada para precisão nos resultados. O teste é composto por itens descritores de condutas agressivas no esporte, com respostas fechadas no formato likert, com três níveis possíveis de avaliação em que o atleta assinala a frequência de ocorrência entre sempre (2 pontos), às vezes (1 ponto) e nunca (0 ponto). (BARTHOLOMEU et al, 2008). Bartholomeu e Machado (2008) desenvolveram estudos utilizando o IABB onde descreve o progresso de uma avaliação da agressividade em atletas de diversas modalidades e não foi identificado diferença relevantes nos fatores (Condutas Intimidativas, Comportamento Agressivo Declarado, Agressividade Encoberta) entre as modalidades analisadas. O resultado dispõe o teste para a utilização em futuros estudos. Vissoci et al (2008), analisaram a relação entre motivação autodeterminada, orientação da prática esportiva e agressão atlética em

21 16 atletas de voleibol com o mesmo instrumento. Verificaram que a motivação autodeterminada intrinsecamente propicia condutas adequadas para convenções esportivas, assim influenciando no comportamento do atleta e sua relação com adversários, árbitros. O teste IABB identifica o tipo de agressão (hostil e instrumental) e a tendência que o atleta tem em ser agressivo. Verifica-se que o atleta que apresenta uma motivação autodeterminada tem um comportamento adequado para o meio esportivo. Teste IABB em anexo C Escala Modelo Multidimensional de Liderança Chelladurai em 1978, criou o Modelo Multidimensional de Liderança, específico para o esporte onde é aplicado em todos os membros da equipe, não somente em um individuo especifico (capitão). O modelo é composto por três dimensões de importância equivalente e três estados de comportamento de liderança: requerida, preferida e real. Como consequência coerente desses comportamentos do líder, o desempenho do grupo e a satisfação dos membros resultam uma liderança eficaz. (ALBA et.al, 2010). No estudo onde foi a avaliada a compreensão que voleibolistas tem sobre a conduta do técnico e sua relação com a performance nos jogos, Brandão e Carchan (2010), utilizaram Escala Multidimensional de Liderança e concluíram que a maneira em que o técnico desempenha sua liderança influencia na performance do atleta nos jogos. Com o mesmo instrumento em uma pesquisa com atletas de ambos os gêneros de basquetebol, Chelladurai e Arnott (1985), certificaram que atletas do masculino priorizam um treino e caráter militar, já as mulheres preferem o estilo democrático. Através dos estudos pode-se observar que a comportamento do líder é decisivo no desempenho da equipe, pois pode ser interpretado de diversas maneiras, influenciando positiva ou negativamente. Atletas do feminino reagem

22 diferentemente do masculino a comandos. Teste Modelo Multidimensional de Liderança em anexo D Teste QMDA Serpa e Frias (1990; 1992) apud Rebelo, (2009). Adaptou Questionário de motivação para adesão desportiva (QMDA), através do Questionário de Motivação e Participação (PMQ) Gill et al., 1983, que conservou as intenções e o número de itens. O questionário é formado por 30 itens que identifica 8 tipos de motivação para prática esportiva, utilizando formato Likert crescente de 5 pontos variando 1 = Nada Importante a 5 = Totalmente Importante. O teste tem o objetivo de quantificar dos atletas. (REBELO, 2009). Utilizando o teste QMDA Rebelo (2009), analisou os motivos que levaram estudantes do sexo masculino, a praticarem treinamentos e jogos de futebol regularmente. Na pesquisa observou-se que os praticantes escolheram o esporte por participarem de competições, mas por outro lado o fator divertimento se destacou na pesquisa como mais importante na prática do esporte. Com esses resultados pode se observar que apesar dos praticantes terem um alto teor competitivo eles sentem bem praticando o esporte. Com o mesmo instrumento Pinheiro (2007), averiguou fatores motivacionais que induzem indivíduos a praticarem basquetebol de maneira competitiva em clubes, e verificou que diversos fatores intrínsecos (aprimoramento da técnica, aptidão física, status) e extrínseco (local de treino, materiais esportivos) influenciam um indivíduo a se tornar profissional. Com o teste QMDA podemos identificar os fatores que motivam a prática esportiva. Indivíduos buscam o esporte competitivo por prazer, aptidão física e status. Teste Questionário de motivação para adesão desportiva em anexo E.

23 Teste POMS Perfil do estado de humor (POMS), foi desenvolvida em 1971 por Mc Nair, avalia 6 fatores de estado de humor: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão mental. É constituido de uma sequência de 65 de adjetivos, o resultado ideal é que o gráfico fique semelhante a um iceberg (Perfil Iceberg). (VIEIRA, 2008). Teste em anexo F. Utilizando teste POMS, Santos et al. (2010), analisou os estados de humor de atletas de basquete que participaram de jogos competitivos, através dos resultados obtidos, verificou-se que os atletas tiveram os estados de humor muito altos no fator fadiga, raiva, depressão e vigor e no fator tensão e confusão mental não tiveram alteração significativas. Com o mesmo instrumento, Santos (2008), teve como objetivo em seu estudo, analisar o estado de humor antes e após os jogos de atletas de futebol de campo durante as competições. Os resultados apontaram que no estado de humor negativo eles tiveram um aumento no segundo jogo e o estado de tensão obteve pouca variação, obtendo uma maior mudança no período précompetitivo, o estado positivo vigor teve um aumento nas duas fases da competição. Macedo (2007), em seu estudo teve como objetivo medir os estados de humor de atletas do Atletismo, momentos antes de competirem em diferentes provas. Os resultados apontaram que não haver diferença no estado de humor dos atletas, nem pelo gênero e nem pela experiência. O teste POMS é importante, pois avalia o estado de humor do atleta. No período pré e pós-competitivo ele pode sofrer alterações como consequência de situações internas e externas (família, comissão técnica, fase do campeonato, adversário). Teste POMS em anexo F.

24 Teste ACSI-28 Questionário de modos de lidar com os acontecimentos (ACSI-28), que tem o objetivo de identificar a reação dos indivíduos e a maneira de lidar com os acontecimentos. O questionário é constituído por 66 itens que avalia diferentes habilidades psicológicas de Copping: Lidar com adversidades, desempenho sob pressão, preparação mental, concentração, livre preocupação, motivação e treinabilidade. É utilizada a escala de Likert que varia de 0 (quase nunca) a 3 (quase sempre). A somatória de cada subescala variam de 0 a 12 pontos, e a escala total, chamada de Recursos Totais de Coping varia de 0 até 84. (COIMBRA, 2011). Estudos realizados por Lehnen et al.(2006), onde o objetivo foi experiências esportivas de uma equipe juvenil masculina de futebol. Através dos resultados pode-se verificar que a equipe teve a confiança e estabelecimento de metas como seu ponto forte. No estudo de Carruzo et al. (2011), o objetivo foi apontar as estratégias de coping usadas pelos atletas de vôlei de praia nas categorias sub-21 e open. Os resultados apontaram que na categoria sub-21 a estratégia mais utilizada foi a treinabilidade, usando os treinamentos para enfrentarem os problemas. Na categoria open as estratégias mais utilizadas foram à confiança e motivação, focadas nas emoções. Nascimento et al.(2010), em seus estudos tiveram como objetivo investigar as estratégias de coping em atletas de futebol de campo das categorias infantil e juvenil e investigar os níveis de estresse pré competitivo. Os resultados o apontaram uma grande diferença entre as categorias infantil e juvenil no fator estresse, indicando a categoria juvenil mais estressado, na estratégia de Coping não foi encontrada diferença significativa entre as categorias, somente nas trocas de posições na categoria juvenil pôde ser verificada uma diferença significativa na estratégia concentração. O teste ACSI-28 identificou a reação dos atletas diante dos fatos e contribuiu para a elaboração de estratégias em diversas situações. Sendo

25 assim influenciando de forma positiva no comportamento da equipe. Teste ACSI-28 em anexo G. 20

26 21 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir dos estudos percebe-se que o trabalho psicológico com um atleta de alto rendimento é um fator determinante podendo ser superior a uma performance física, técnica ou tática. Por outro lado, o desequilíbrio psicológico é responsável pelo insucesso esportivo, pois pode se manifestar antes, durante ou após as competições, podendo desencadear alguns sintomas da patologia atlética como desinteresse pela prática esportiva, irritação, descontrole, ansiedade e falta de vontade de competir. Esses sintomas podem acarretar o abandono do esporte. Por isso utilizar a Psicologia como medida de prevenção. (AUGUSTI, 2006). Verificamos que as intervenções da área da Psicologia do esporte devam ser valorizadas e consideradas no treinamento do atleta, onde os aspectos emocionais têm grande influência nos treinamentos físicos, táticos e principalmente nas competições. Elas são imprescindíveis para preparar o individuo para diversas situações de dificuldades e adversidades antes, durante e depois de competições. Sendo fatores que contribuem até mesmo em treinamentos. Deve ser um trabalho planejado não só para os atletas, mas também para todos envolvidos no meio do esporte. A atuação do Psicólogo do Esporte é de extrema importância na preparação de um atleta, já que o treinamento não consiste somente na ação tática, técnica e física, mas também psicológico. O atleta bem preparado psicologicamente consegue reverter situações de desvantagem, suportar pressões e tomar decisões determinantes para o resultado final. Os atletas bem preparados psicologicamente têm uma vantagem sobre seus adversários, podendo surpreender até mesmo atletas superiores tecnicamente e fisicamente. A carência do treinamento pode acarretar derrotas inesperadas. A Psicologia do Esporte é um dos elementos determinantes para o sucesso do atleta no esporte.

27 22 Com referência ao fator ansiedade verificou-se no estudo que a competição pode ser o agente fomentador da ansiedade. Neste sentido intervenções são mais necessárias nas categorias de base e em períodos précompetitivos. Sugere-se que intervenções no que se refere com a autoconfiança durante o treinamento devem ser trabalhadas com jogadores novatos e reservas permitindo maior performance. Verificou-se que o atleta que apresenta uma motivação/autodeterminada tem um comportamento adequado para o meio esportivo. O comportamento do líder é decisivo no desempenho da equipe, e que atletas do feminino reagem diferentemente do masculino a comandos. Pode-se identificar que os fatores que motivam a prática esportiva são prazer, aptidão física e status. E que o estado de humor do atleta, no período pré e pós-competitivo pode sofrer alterações como consequência de situações internas e externas (família, comissão técnica, fase do campeonato, adversário). A elaboração de estratégias em diversas situações adversas devam ser treinadas, influenciando de forma positiva no comportamento da equipe.

28 23 7 CONCLUSÃO Nossos estudos verificaram que o trabalho psicológico com atleta de alto rendimento pode ser um fator determinante para a performance da equipe. Detectamos sete testes psicológicos utilizados no esporte, onde os fatores mais avaliados foram: ansiedade, comportamento agudo diante dos acontecimentos, autoconfiança, humor, agressividade, liderança e motivação. Concluímos que as informações obtidas pelos testes são ferramentas imprescindíveis para o profissional de Educação Física nos períodos de treinamento e competição devendo ser trabalhadas em conjunto, com as habilidades físicas e técnicas.

29 24 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBA, G.R; TOIGO, T.G; BARCELLOS, P.F.P. Percepção de atletas profissionais de basquetebol sobre o estilo de liderança do técnico. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) vol.32 no.1 Porto Alegre Sept APLEWICZ. J. G. F; ECAVE. C; GOMES. H. A; LIMA. H. H; LAURINDO. M. A; JUNIOR. G. B. V. Níveis de Ansiedade em Atletas Escolares de Voleibol de Faixa Etária de 15 a 17 anos. Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - ISSN: v.1, n. 1, 2009 AUGUSTI, M. Aspectos psicológicos do desporto de alto rendimento. Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo, pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina, BARON, K. (1977). Human agression. New York: Plenum. BARRETO, J. A. (2003). Psicologia do Esporte para o atleta de alto rendimento. Rio de Janeiro: Shape Ed. BARTHOLOMEU.D ; MACHADO. A. A. Estudos iniciais de uma Escala de Agressividade em Competição. Interação em Psicologia, BOCCHINI. D; MORIMOTO. L; REZENDE. D; CAVINATO. G; LUZ. L. M. R. Analise dos Tipos de Ansiedade entre Jogadores Titulares e Reservas. Conexões, v. 6, p , BRANDÃO, M. R. F; CARCHAN, D. Comportamento preferido de liderança e a sua influência no desempenho dos atletas. Revista Motricidade. Santa Maria da Feira, v. 6, n. 1, p Disponível em Acesso em 03 out 2010.

30 25 BREDEMEIER, B. J. Moral reasoning and the perceived legitimacy of intentionally injurious acts. Journal of Sport Psychology, Champaign, v. 7, no. 2, p , CARUZZO. N. M; AIZAVA. P. V. S; VIEIRA. L. F. Análise das Estratégias de Coping em Atletas de Vôlei de Praia. Universidade Estadual de Maringá UEM Maringá, Paraná Grupo Pro Esporte, COIMBRA, D. R. Validação do Questionário ATHLETIC COPING SKILLS INVENTORY-28 (ACSI-28) PARA A LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL Chelladurai, P., & Arnott, M. (1985). Decision styles in coaching: Preferences of basketball players. Research Quarterly for Exercise and Sport, 56(1), Chelladurai, P. (1996). Leadership in Sport: a Review. International Journal of Sport Psychology, nº 21, pp FALCÃO. R. Um pouco sobre Psicologia do Esporte FERREIRA, F.C; DE MEDEIROS, A. I., NICIOLI, C. et al. Circuit resistance training in sedentary women: body composition and serum cytokine levels. Appl Physiol Nutr Metab. 35, 163-7, FILHO, R. A. F; MACCARIELLO. C. A preparação psicológico no esporte de alto nível. Sua importância no desempenho competitivo de lutadores de Mixed Marcial Arts (MMA). Universidade Presbiteriana Mackenzie, GALLIANO, A.G.O. Método científico: teoria e prática. SP: Habra, GIL. D; GROSS J, HUDDLESTLON, S. (1983). Participation Motivation in Youth Sports. International Journal of Sports Psycology, vol XIV, pp GUAREZI, G. B. A importância do trabalho psicológico com atletas de alto nível. Criciúma (2008).

31 Hermann, E. (1921). The psychophysical significance of physical educacion. American Physical Educacion Review, 26, p INDORNATO, G. C.; OLIVEIRA. A. C.; JÚNIOR. C. C. L; GREGUOL. M. Análise da Ansiedade Traço Competitiva em Jovens Atletas. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 8, n. 3, p.1-9, set./dez JORDÃO, Ana Paula Martinez. Psicologia do esporte. Disponível em: < Acesso em: 15/08/2012. Kellor, F. (1908). Psychological basis for physical culture. Educacion, 19, p KHAN. Z. Sports Achievement Motivation and Sports Competition Anxiety: A Relationship Study. Journal of Education and Practice ISSN (Paper) ISSN X (Online) Vol 2, No 4, LAVOURA, N. T; ZANETTI, M. C; MACHADO, A, A. Os estados emocionais e a importância do treinamento psicológico no Esporte. Motriz, Rio Claro, v.14 n.2 p , abr./jun Lee,T. (1901). The record breakers. Munsey's Magazine, 26, p LEHNEN. A. M; RODRIGUES. F. R; MARQUES. M. G. ACSI-28: Experiências Esportivas de um Time de Futebol. Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N Septiembre de 2006 MACEDO. I. O. R; SIMIM. M. A. M. A Utilização do POMS no Monitoramento dos Estados de Humor Antes da Competição nas Diferentes Provas do Atletismo. Cuadernos de Psicología del Deporte Vol. 7, núm 1. Martens, Vealey, & Burton (1983). Sport Competition Anxiety Test; Form A (SCAT). Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.

32 Martens, Vealey, & Burton (1990). Competitive State Anxiety Inventory-2 (CSAI-2). Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. 27 NASCIMENTO JUNIOR J. R. A, GAION P. A, NAKASHIMA F. S, VIEIRA L. F. Análise do estresse psicológico pré-competitivo estratégias de coping de jovens atletas de futebol de campo. R. bras. Ci. e Mov 2010;18(4): NOCE F, GRECO P, SAMULSKI D. O ensino do comportamento tático no voleibol: aplicação no saque. Revista da APEF- Londrina 1997;12: PÁTRIA. C. M. Treinamento como Fator de Diminuição da Ansiedade Pré- Competitiva em Jogadores de Futsal Patrick, G. T.W. (1903). The psychology of football. American journal of psychology,14, p PELUSO, M.A.M. Alterações de Humor associadas a atividade física intensa. Faculdade de Medicina. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tese de Doutorado, PINHEIRO. E. M. Aspectos Motivacionais que levam Jovens à Prática do Basquetebol. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID, PULJAS, C.; VIEIRA L. F. Análise dos fatores psicológicos que inerferem no comportamento dos atletas de futebol de campo. R. da Educação Física/UEM, Maringá, RAMOS, R.; ISAYAMA H. F. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. v.23 n.4 São Paulo dez RAPOSO. J. C; COELHO. E. M; MAHL. A. C; FERNANDES. H. M. F; Intensidade do Negativismo e Autoconfiança em Jogadores de

33 28 Futebol Profissionais Brasileiros. Motri. v.3 n.3 Santa Maria da Feira jul REBELLO, G. M. MOTIVAÇÃO: um estudo realizado com a equipe de futebol masculino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, SALMUSK, D. M. Suporte psicológico aos atletas brasileiros durante as Olimpíadas de Atenas Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. SANAGALLI, A.; MATIAS, S.T. Estados de Humor em Atletas de Voleibol Feminino. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício Centro de Ciências da Saúde e do Esporte CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ SC/ Brasil, SANTOS, A. Psicologia do Esporte. Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP, SANTOS. C. Relação dos Estados Transitórios de Humor com a Performance em Competição de Futebol de Campo da Cidade de Pouso Alegre/ MG. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p , jul SCALON, R. M; MONTEIRO Z. R. Treinamento psicológico e técnicas para a melhora da motivação de atletas. Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N Marzo de SERPA, S.; ALVES, P.; BARREIROS, A. Versão portuguesa da Sport Motivational Scale (SMS) e da Sport Academic Scale (AMS): processos de tradução, adaptação e fiabilidade. [Tese de Doutorado - Laboratório de Psicologia do Desporto Faculdade de Motricidade Humana]. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa; SILVA, V. S.; SOUZA, I.; ROCHA, P. E. C. P. Características antropométricas e psicológicas competitiva de jovens praticantes de

34 atletismo associadas ao desempenho motor. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ(Brasil), STRAPASSOLA, L.; RUSCHEL, C.; KREBS, R. J. ESTUDO DA ANSIEDADE E DA MOTIVAÇÃO DE ATLETAS INFANTO-JUVENIS DE NATAÇÃO VALLE, M. P. Águas Abertas e Psicologia: algumas considerações VIEIRA, F. L.; VISSOCI, N. R. J.; OLIVEIRA, P, L.; VIEIRA, L. L. J. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESPORTE, Psicologia em Estudo, Maringá, 2008 VIEIRA, F. L.; VISSOCI, N. R. J.; OLIVEIRA, P, L.; VIEIRA, L. L. J. PSICOLOGIA DO ESPORTE: UMA AÉREA EMERGENTE DA PSICOLOGIA, Psicologia em Estudo, Maringá, VISSOCI. J.R. N; VIEIRA. L.F; OLIVEIRA. L. P; VIEIRA. J. L. L. Motivação e Atributos Morais no Esporte. R. da Educação Física/UEM Maringá, v. 19, n. 2, p , 2. trim VITAL, E. Vida de atleta não é fácil blog da comunicação < 08/11/2012. < 20/11/2012.

35 30 9 ANEXOS ANEXO A QUESTIONÁRIO DO TESTE SCAT

36 ANEXO B 31

37 32 ANEXO C TESTE IABB

38 ANEXO D 33

39 ANEXO E 34

40 35 ANEXO F TESTE POMS

41 ANEXO G 36

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESPORTE

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESPORTE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESPORTE Lenamar Fiorese Vieira 1, João Ricardo Nickenig Vissoci 2 e Leonardo Pestillo de Oliveira 3. RESUMO: O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre a avaliação

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Mentor do Projecto -> Coach-Helper.Com

Mentor do Projecto -> Coach-Helper.Com - Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício; - Técnico de Coaching PNL; - Esteve no Futsal do SCP; - Esteve no CADE e trabalhou com um treinador e atleta no badminton. Paulo Teixeira - 34 anos Contacto

Leia mais

Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Dr. Guanis de Barros Vilela Junior A relevância da teoria e da pesquisa em aprendizagem motora para o treinamento e desenvolvimento esportivo Porque um estudante que obterá um diploma superior de Educação

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL Gabriel Weiss Maciel Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Henrique Cabral Faraco Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

CRISTOVÃO PEDRO MAIA

CRISTOVÃO PEDRO MAIA CRISTOVÃO PEDRO MAIA COMPARAÇÃO A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA ETRE DUAS EQUIPES PROFISSIOAIS DE FUTSAL DA CATEGORIA ADULTO Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY Edital N 88/2013 São Paulo, 12 de junho de 2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DESTINADAS À CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY (CBRu), de acordo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Gestão e Marketing Esportivo. Prof. José Carlos Brunoro

Gestão e Marketing Esportivo. Prof. José Carlos Brunoro Gestão e Marketing Esportivo Prof. José Carlos Brunoro O Sucesso depende de 3 pontos importantes 1. CONHECIMENTO 2. LIDERANÇA 3. CONDUTA PESSOAL 1 CONHECIMENTO Estudo Constante Aprender com todos Idioma

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO BENEFÍCIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO BENEFÍCIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO BENEFÍCIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Lucas Henrique da Silva 1 Coautora: Elisângela de Carvalho Franco 2 RESUMO A presente comunicação tem por objetivo apresentar

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FUTEBOL

PLANO DE TRABALHO FUTEBOL PLANO DE TRABALHO FUTEBOL Telefone: (44) 3220-5750 E-mail: centrosesportivos@maringa.pr.gov.br EQUIPE ORGANIZADORA SECRETARIO MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER Francisco Favoto DIRETOR DE ESPORTES E LAZER

Leia mais

5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 5.5.2. CURSOS DE FORMAÇÃO AVANÇADA (2.º CICLO MESTRADOS) E PÓS-GRADUAÇÃO 5.5.2.1. MESTRADO EM DESPORTO, ESPECIALIZAÇÕES EM TREINO DESPORTIVO, CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE, DESPORTO DE NATUREZA, EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES Desde 1999 NOSSA MISSÃO AÇÕES DE TREINAMENTO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES MISSÃO Inspirar nossos clientes para a expansão de ideias e formação de relacionamentos saudáveis e duradouros no ambiente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

ANÁLISE DOS TEMPOS E IDADES DO RANKING DA PROVA DOS 100 METROS MASCULINO

ANÁLISE DOS TEMPOS E IDADES DO RANKING DA PROVA DOS 100 METROS MASCULINO Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 259 ANÁLISE DOS TEMPOS E IDADES DO RANKING DA PROVA DOS 100 METROS MASCULINO Rogers Figueiredo Claro 1, Aguinaldo

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Proposta de projetos para o desenvolvimento do remo nacional Autor: Gustavo Maia Atualizado em: 27/03/2015

Proposta de projetos para o desenvolvimento do remo nacional Autor: Gustavo Maia Atualizado em: 27/03/2015 P1. Implantação e manutenção de unidades gerenciais na CBR Aumentar o nível de maturidade gerencial da CBR A melhoria do gerenciamento da CBR causará impacto positivo em todas as partes interessadas Captação

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

TÍTULO: A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF): VISÃO DOS PROFISSIONAIS

TÍTULO: A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF): VISÃO DOS PROFISSIONAIS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF):

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Curso de COACHING DESPORTIVO e TREINO MENTAL (Nível I)

Curso de COACHING DESPORTIVO e TREINO MENTAL (Nível I) Curso de COACHING DESPORTIVO e TREINO MENTAL (Nível I) LISBOA 22-24 Out. 2015 PORTO 29-31 Out. 2015 LOULÉ 5-7 Nov. 2015 Mais de 350 www.coachingdesportivo.pt pessoas formadas!! Apresentação O Coaching

Leia mais

O FUTEBOL E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR

O FUTEBOL E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR O FUTEBOL E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR Resumo Emerson Liomar Micaliski 1 - UNINTER Maria Cristina Kogut 2 - PUCPR Grupo de Trabalho - Práticas e Estágios nas Licenciaturas Agência Financiadora:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Palavras-chave: Recursos lúdicos; ensino-aprendizagem; matemática.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Palavras-chave: Recursos lúdicos; ensino-aprendizagem; matemática. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Wallace Camargo Ferreira 1 IFRN, Campus Natal-Central wcf.ifrn@hotmail.com Resumo: A presente exposição tem como objetivo estimular

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

COACHING DESPORTIVO APLICADO ÀS

COACHING DESPORTIVO APLICADO ÀS Formação COACHING DESPORTIVO APLICADO ÀS - A Liderança do Desporto para as Organizações - Luanda Lisboa Fev. 2015 Em parceria com Apresentação Alcançar elevados níveis de desempenho e obter o máximo de

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ Autores: Jaqueline Lima PALOMBO (Bolsista PIBIC-EM/CNPq); Nadia Rocha VERIGUINE (Orientadora); Ângelo Augusto FROZZA (Co-orientador). Introdução

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

Valores educacionais do Olimpismo

Valores educacionais do Olimpismo Valores educacionais do Olimpismo Aula 3 Busca pela excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e mente Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Detalhar o valor busca pela excelência 2 Apresentar estratégias

Leia mais

Curso de COACHING ESPORTIVO e TREINO MENTAL (I)

Curso de COACHING ESPORTIVO e TREINO MENTAL (I) Curso de COACHING ESPORTIVO e TREINO MENTAL (I) Curitiba - PR 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto 2015 Apresentação O Coaching Esportivo perfila-se, cada vez mais, como uma atividade complementar ao desenvolvimento

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

Catálogo de treinamentos

Catálogo de treinamentos Catálogo de treinamentos 11 3892-9572 www.institutonobile.com.br Desenvolvendo seus Talentos O Instituto Nobile desenvolve as mais modernas soluções em treinamento e desenvolvimento. Oferecemos programas

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

TRABALHADORES DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL

TRABALHADORES DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÃO DA SÍNDROME S DE BURNOUT EM TRABALHADORES DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL AUTORES: KALINE LÍGIA F. CAUDURO VICTOR N. FONTANIVE PAULO V. N. FONTANIVE INTRODUÇÃO A saúde do trabalhador

Leia mais

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA?

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? Autores: ANA BÁRBARA DA CONCEIÇÃO SANTOS, AYSLAN MELO DE OLIVEIRA, SUSANA DE CARVALHO, INTRODUÇÃO No decorrer do desenvolvimento infantil,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Docente: André Luiz Sponhardi ANO:2013 INTRODUCÃO Há muitos benefícios provenientes das aulas de educação física para os alunos

Leia mais

Richard Way aborda a plataforma Canadian Sport For Life para melhorar a qualidade do esporte e a atividade física no Canadá

Richard Way aborda a plataforma Canadian Sport For Life para melhorar a qualidade do esporte e a atividade física no Canadá Richard Way aborda a plataforma Canadian Sport For Life para melhorar a qualidade do esporte e a atividade física no Canadá A conferência Canadian Sport for Life: Uma nação inspirada a se movimentar, apresentada

Leia mais

3.2 Descrição e aplicação do instrumento de avaliação

3.2 Descrição e aplicação do instrumento de avaliação Após uma revisão literária dos vários autores que se debruçaram sobre a temática do nosso estudo, passamos a apresentar os procedimentos metodológicos adoptados no presente estudo. Neste capítulo apresentamos

Leia mais

Desenvolvimento de Líderes

Desenvolvimento de Líderes Desenvolvimento de Líderes Desempenho da Liderança by Ser Humano Consultoria Liderança é a competência de alguém em exercer influência sobre indivíduos e grupos, de modo que tarefas, estratégias e missões

Leia mais

HABILIDADE EMPÁTICA EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: DIMENSÕES COGNITIVA E AFETIVA. Célia Caldeira Fonseca Kestenberg¹, Natalia André Barbosa Silva²

HABILIDADE EMPÁTICA EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: DIMENSÕES COGNITIVA E AFETIVA. Célia Caldeira Fonseca Kestenberg¹, Natalia André Barbosa Silva² HABILIDADE EMPÁTICA EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: DIMENSÕES COGNITIVA E AFETIVA Célia Caldeira Fonseca Kestenberg¹, Natalia André Barbosa Silva² INTRODUÇÃO A empatia é uma habilidade socialmente aprendida,

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

O Poder Legislativo e a Imprensa: estudo crítico da cobertura das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados pela imprensa escrita.

O Poder Legislativo e a Imprensa: estudo crítico da cobertura das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados pela imprensa escrita. Câmara dos Deputados Centro de Formação e Treinamento CEFOR Programa de Pós-Graduação Nara Lucia de Lima O Poder Legislativo e a Imprensa: estudo crítico da cobertura das Comissões Permanentes da Câmara

Leia mais

Um Desafio Atual. Enfa. Andrea Lopes

Um Desafio Atual. Enfa. Andrea Lopes Um Desafio Atual Enfa. Andrea Lopes Competência Agregar Conhecimentos + Habilidades + Atitudes Social / Organização Indivíduo Saber agir Integrar saberes Mobilizar recursos Responsabilizar Fazer com propriedade

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

FINESSE II. Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais

FINESSE II. Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais FINESSE II Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais R. A. McWilliam 2011 Siskin Children s Institute, Chattanooga, Tennesse, EUA Versão original de 2000 Instruções: Ao

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman Um programa de certificação internacional de três dias EMOÇÕES: O QUE SÃO E COMO LIDAR COM ELAS? Este curso trata das emoções, dos sentimentos, de como reconhecer e dirigir as emoções em nós mesmos e nos

Leia mais

ESTILOS DE LIDERANÇA ESPORTIVA: O IMPACTO EM EQUIPES DE HANDEBOL

ESTILOS DE LIDERANÇA ESPORTIVA: O IMPACTO EM EQUIPES DE HANDEBOL ISBN 978-8-9--7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 7 a de outubro de 9 ESTILOS DE LIDERANÇA ESPORTIVA: O IMPACTO EM EQUIPES DE HANDEBOL Talita Caparróz dos Santos Cruz ; Geni

Leia mais

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Em junho deste ano, comecei um trabalho voluntário na instituição Casa Ronald McDonald, que tem como missão apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 9/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas Módulo IV O AFETO NA PRÁTICA TERAPÊUTICA E NA FORMAÇÃO DO MULTIPLICADOR Regina Lucia Brandão

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O Educação Física A profissão de Educação Física é caracterizada por ter um vasto campo de atuação profissional, tendo um leque com várias opções para realização das atividades pertinentes ao Educador Físico.

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Curso COACHING DESPORTIVO e TREINO MENTAL ( Nível II )

Curso COACHING DESPORTIVO e TREINO MENTAL ( Nível II ) Curso COACHING DESPORTIVO e TREINO MENTAL ( Nível II ) LISBOA 27, 28 e 29 Junho 2014 PORTO 26, 27 e 28 Setembro 2014 www.coachingdesportivo.pt Apresentação Dando continuidade à linha seguida no Nível I

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Como m a n a d n am a m a s a m i m n i h n a h s a Competências?

Como m a n a d n am a m a s a m i m n i h n a h s a Competências? Como andam as minhas Competências? R&S Por que? O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado à inteligência que elas detêm TALENTOS Detectar, atrair, reter e desenvolver talentos são funções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Programa do Curso: Uma abordagem multidisciplinar do esporte, com ênfase na Psicologia do Esporte.

Programa do Curso: Uma abordagem multidisciplinar do esporte, com ênfase na Psicologia do Esporte. Programa do Curso: Uma abordagem multidisciplinar do esporte, com ênfase na Psicologia do Esporte. Formato do Curso: O curso terá a duração de 5 (cinco) meses, com aulas a cada 15 dias, ou seja, via de

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 2 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar o desenvolvimento e o amadurecimento dos aspectos motores. 2 Relacionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Leia mais