Projeto Educação para o Esporte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto Educação para o Esporte"

Transcrição

1 Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos Projeto Educação para o Esporte Coordenadora Nacional 2014/2016 Sonia Regina Garcia Melo

2 2 "UNIDADE SEM DIVERSIDADE É MONOTONIA; DIVERSIDADE SEM UNIDADE É CAOS; UNIDADE COM DIVERSIDADE É HARMONIA. (Rohden) Projeto apresentado à todas as Coordenadorias Distritais e Casas da Amizade filiadas buscando despertar e consolidar o Esporte e o Lazer como instrumentos de educação e de uma vida com melhor qualidade.

3 3 APRESENTAÇÃO (Contexto e Justificativa) O Esporte encontra-se solidamente inserido na sociedade, sendo considerado um fenômeno sociocultural e entendido como um direito social. De acordo com o art. 217 da Constituição Federal, é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um (BRASIL, 1988). Ao declarar o dever do Estado em incentivar a prática desportiva, a Constituição Federal demonstra a importância que ela tem para a sociedade brasileira, seja na forma de desporto educacional ou até nos Esportes de alto rendimento. Porém, o incentivo ao Esporte não pode se restringir à base da formação atlética, de rendimento, nem tampouco limitar-se a patrocínio de atletas olímpicos. O Esporte também precisa ser visto como uma manifestação cultural. A ONU observou que, mesmo que ele tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para aquisição de valores necessários para o desenvolvimento social e cultural. O Esporte está inserido na multiplicidade das ações, seja no jogo informal dos finais de semana, ou na ginástica das academias, ou nas caminhadas ecológicas, ou na dança de salão da terceira idade, ou nas brincadeiras nas praças públicas. O Esporte tem espaço para receber toda a gente, sem limites etários ou sociais; com objetivos de alto rendimento ou não; atuando com pessoas normais, dentro dos conceitos de saúde, ou com necessidades especiais. Conforme a conferência nacional do Esporte, este pode se manifestar na sociedade, como Esporte educacional (escola), Esporte de participação ou de Lazer (opção de cada pessoa), Esporte de rendimento (regras nacionais e internacionais) e Esporte social (voltado para a inclusão social). Não mencionado, mas em destaque na sociedade está também o Esporte adaptado (voltado para pessoas com necessidades especiais) Destas manifestações e sentidos do Esporte, os de participação e de Lazer se destacam pela relação intrínseca que mantêm. De fato, entende-se o Lazer no seu sentido lato como momento/atividade fora do horário de trabalho. Aos olhos de uns, um meio de "recuperação da força de trabalho", para outros, um quadro de realização do homem. Enquanto um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e liberatórias, centradas em interesses físicos, culturais, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, o Lazer encontra no Esporte uma grande referência, para não dizer, seu maior espaço. Políticas esportivas para crianças e adolescentes têm sido alvos de organismos públicos, privados e de terceiro setor. Da mesma forma, o olhar sobre os idosos na perspectiva de favorecer a melhoria de qualidade de sua vida, também se constitui o foco atual de políticas esportivas. Com a tecnologia e a modernidade, passou-se a viver mais, e o cidadão a partir de 60 anos incluindo aquele com deficiência se vê conclamado à prática de exercícios físicos, atividades culturais e de Lazer, com estímulo à convivência social, à formação de lideranças

4 comunitárias e à socialização do conhecimento, contribuindo para que o Esporte e o Lazer sejam tratados como direitos de todos. O Brasil, entre os anos de 2014 e 2016, está sediando os dois maiores acontecimentos esportivos do mundo: uma Copa Mundial de Futebol e uma Olimpíada. Enquanto organismo privado de ação social, a Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos CNESR, Biênio , que congrega as Casas da Amizade, tomando por base os aspectos levantados e diante destes acontecimentos, se vê motivada a apresentar o Esporte e o Lazer como um dos focos de sua atividade educativa e como referências para projetos a serem desenvolvidos junto a crianças, jovens e idosos. Tais projetos pretendem o engajamento da CNESR em atividades que, além de se inserirem no clima esportivo que assola o país, possibilitem ações sociais junto a crianças, jovens e idosos, em sua missão de servir. 4 IDENTIFICAÇÃO Nome: Educação para o Esporte Proponente: Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos CNESR Autores: Casas da Amizade Período de Execução: 2014 a 2016 OBJETIVOS Geral: Estabelecer referenciais de ação às Casas da Amizade para a elaboração, execução e avaliação de projetos de atividades esportivas e de lazer que promovam, o desenvolvimento físico e da saúde, assim como a aquisição de valores necessários ao desenvolvimento social e cultural de crianças, jovens e idosos, nas diferentes dimensões da realidade deste público-alvo. Específicos: Definir objetivos a serem alcançados com as atividades dos projetos de educação esportiva, a saber, entre outros: Promover a inclusão social de crianças, adolescentes e idosos por meio do Esporte. Democratizar a prática esportiva e de lazer como direito de todos. Capacitar crianças e adolescentes a ingressarem positivamente na sociedade. Gerar mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor. Possibilitar que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, através da descoberta e aproveitamento de talentos. Agregar conceitos de Responsabilidade Social aos agentes envolvidos na execução de projetos de educação esportiva. Nortear ações voltadas para pessoas predominantemente a partir de 60 anos nos núcleos de esporte e lazer.

5 Orientar entidades parceiras para estruturar e conduzir atividades de lazer e de esporte para idosos. Promover a formação continuada de agentes sociais de lazer e esporte recreativo para o atendimento do público idoso. Incentivar a organização coletiva de eventos de lazer e esporte recreativo para envolver crianças, jovens e idosos. Reconhecer as qualidades da cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo. Estabelecer e aplicar metodologias preventivas a fim de promover a boa condição física, emocional, social e psicológica dos jovens, estabelecendo parcerias. 5 Divulgar o presente Projeto junto às Coordenadorias Distritais e Casas da Amizade, solicitando o empenho de todas na elaboração de subprojetos, na proporção de, pelo menos, um por Distrito. Incentivar os Distritos a criarem, junto às Casas da Amizade, um torneio de subprojetos, estabelecendo um concurso, se possível com premiações, para escolha daquele que, junto à CNESR, irá representar o Distrito no ENA. Receber cópias de todos os subprojetos de Educação para o Esporte em desenvolvimento nos Distritos, assim como relatórios semestrais das atividades, para acompanhamento. Documentar, através de diversos tipos de mídias, todos os subprojetos e respectivas ações, a fim de estabelecer canais de comunicação entre os Distritos, favorecendo trocas de experiências. Avaliar, ao final do biênio , os relatórios finais dos subprojetos, com a finalidade de premiar três que se destacarem no atendimento aos critérios estabelecidos. Apresentar, no ENA/2016, o Relatório Final da execução do presente Projeto, distribuindo os prêmios respectivos. Metodologia (Ferramentas) 1. Levantamento de projetos similares executados no município, incluindo as parcerias. Setembro de 2014 até outubro Análise de dados sobre a população de crianças, jovens e adultos, com possibilidades de serem atendidas por projetos de Esporte e Lazer. Setembro de 2014 até outubro de Visitas a escolas (estaduais e municipais), a Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Assistência Social, a Instituições de Ensino Superior (Universidades e Faculdades, públicas e privadas) para levantamento de necessidades e possibilidades de ação. Setembro de 2014 até outubro 2015.

6 4. Levantamento de parcerias que possam ser acionadas na execução das atividades a serem propostas: Setembro de 2014 até outubro a) com estudos sobre a Lei Federal nº , de 29 de dezembro de 2006, que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter esportivo; b) com pesquisas sobre os Programas do Ministério do Esporte - ME e de instituições privadas, os quais podem garantir recursos para o desenvolvimento de projetos (Exemplos: Atleta na Escola, Vida Saudável, Bolsa Atleta, Segundo Tempo, Esporte e Lazer da Cidade, Futebol Feminino (ME); Gralha Azul (Instituto Ayrton Senna); Projetos das Secretarias Estaduais e Municipais de Esporte e Lazer). 5. Elaboração de subprojeto(s) que atendam a população-alvo, com o assessoramento direto de um profissional da área de Educação Física e das áreas de artes, pedagogia e saúde, que atuam interdisciplinarmente com o Esporte e Lazer. Até dezembro/2015 a) nas modalidades esportivas a seguir, entre outras: futebol, vôlei, futsal, tênis, judô, natação, capoeira, basquete atletismo (corridas, saltos, arremessos, etc.); b) em atividades de esporte e lazer para idosos: caminhadas, Pilates, musculação, natação, dança de salão, teatro, jogos, ginástica, entre outras; b) enquanto iniciação esportiva, em escolas de esporte; c) enquanto palestras sobre: esporte e cidadania, práticas esportivas educativas, esportista cidadão, campeões do futuro, protagonista esportivo, esporte e qualidade de vida, esporte e responsabilidade social, esporte e lazer: formação e desenvolvimento de quadros, a educação do esporte pelo lazer, práticas corporais na comunidade, entre outras; d) enquanto organização de torneios intraescolares e interescolares, e de gincanas; e) enquanto doação de uniforme e de materiais para o desenvolvimento de ações esportivas e de lazer; f) enquanto organização de brinquedotecas.

7 7 6. Envio do (s) subprojetos à (s) Coordenadorias Distritais e à CNESR. Até maio de Execução do (s) subprojetos(s), com acompanhamento permanente dos proponentes. De abril/15 a julho/16 8. Elaboração semestral de relatórios, se possível, ilustrados, com envio às Coordenadorias Distritais e à CNESR ; Divulgação permanente na comunidade das ações esportivas do (s) subprojeto(s). 10. Elaboração do Relatório Final, ilustrado e documentado, com envio à Coordenadoria Distrital e à CNESR. Até QUADRO-RESUMO DO CRONOGRAMA DE TRABALHO O Projeto Educação para o Esporte fica mantido com algumas alterações quanto ao cronograma de execução, avaliação e premiação. Ficam suprimidas as avaliações e a necessidade de envio de subprojetos semestrais. Ficam mantidos a premiação e os critérios para avaliação dos Projetos. Ação Período Quem? Onde? Elaboração do Projeto conforme orientações pag.33 a 38 do Guia Nacional Setembro de 2014 a outubro de 2015 ASR/Casa da Amizade Em cada município Inscrição do Projeto na CNESR Envio do Projeto Até 15 de abril de 2016 Até 15 de junho de 2016, por ou cedex. Avaliação 15 de junho a 15 de julho de 2016 Divulgação dos resultados De 21 a 23 de julho de 2016 ASR executora ASR executora Equipe responsável coordenada por Mariza Notari CNESR ENA 2016 No site da Coordenadoria Nacional; wwwcasasdaamizade.com.br Enviar para o endereço: marizanotari@hotmail.com;ou: Mariza Notari Rua Manaus, 4323 CEP Cascavel-PR Na cidade de Cascavel-PR, por equipe da área esportiva/ Educação Física Premiação Valores previstos no Guia Nacional pag39 CNESR ENA 2016

8 8 Avaliação: Os principais critérios de avaliação dos subprojetos estão relacionados a seguir: 1. Resultados Esperados: benefícios sociais e esportivos alcançados pela população-alvo atendida (crianças, jovens e idosos) em relação às propostas do subprojeto. 2. Impacto social: impacto social obtido com a execução do subprojeto, materializado através de depoimentos dos participantes, familiares e comunidade. 3. Relevância quanto à proteção dos direitos de crianças e adolescentes: atendimento do que preconiza o art.4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990) e o art. 227 da Constituição Federal. 4. Relevância quanto à proteção dos direitos dos idosos: atendimento do que preconiza o art, 3º do Estatuto do Idoso (Lei Federal , de 1º de outubro de 2003). 5. Adequação da metodologia proposta: compatibilidade entre as atividades propostas e os objetivos alcançados. 6. Clareza, objetividade e adequação do cronograma físico/atividades: compatibilidade entre atividades, horários, carga horária, pessoal, atendimentos e forma de apresentação. 7. Qualificação, competência e adequação do número de membros da equipe executora e tempo de dedicação ao projeto: pertinência no desenvolvimento das atividades e formação dos profissionais responsáveis pelas atividades. 8. Adequação da infraestrutura física das instituições executoras e coexecutoras: nível e compatibilidade da infraestrutura física disponibilizada com relação às atividades propostas. 9. Parcerias: participação de Empresas, Comitês, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais, Conselhos Estaduais ou Entidades ligadas ao esporte e lazer: número de envolvidos no subprojeto e compatibilidade do parceiro à natureza do mesmo. 10. Adequação do orçamento e do cronograma às atividades propostas: recursos solicitados, preços compatíveis com os do mercado e o tempo para desembolso. 11. Área de abrangência do subprojeto e número de pessoas (crianças, jovens e idosos) envolvidas.

9 9 ANEXOS ANEXO I Sugestão para elaboração de projetos O projeto é uma prospecção para o futuro, ou seja, algo que alguém se propõe a fazer com objetivos definidos e em um determinado espaço de tempo. Os elementos mínimos de um projeto, entre outros, são os seguintes; 1. Apresentação (Breve histórico do proponente do projeto, definição do contexto que envolve a proposta - análise da situação, histórico, condições socioeconômicas da comunidade alvo, quantidade de beneficiários -, justificativa (s) para sua elaboração com indicação dos resultados esperados ) 2. Identificação (Nome do projeto, indicação do proponente, dos autores e do período de execução) 3.Objetivos (Geral e Específicos, estes últimos desmembrando o Geral, ou seja, definindo em diversas dimensões o que se pretende com o objetivo Geral. Os Objetivos devem estar alinhados à justificativa ) 4. Metodologia (Definição do como fazer com o cronograma estabelecido) 5. Avaliação (Definição de como serão avaliados o(s) resultado(s). Se a mesma terá momentos de avaliação parcial, enquanto acompanhamento, e final, considerando o período de execução estabelecido) 6. Parceiro (s) (Descrição de quem apoiará o Projeto e das disponibilidades, seja financeira, seja de outra ordem) 7. Orçamento (Indicação das despesas em acordo com as disponibilidades) Modelo de Projeto (exemplo) Apresentação O Esporte vem se constituindo em políticas públicas e privadas por sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento físico e da saúde, além de propiciar a aquisição de valores necessários ao desenvolvimento social e cultural. O Esporte escolar se reveste de muita importância na medida em que a realização

10 de atividades esportivas é a forma de a escola perseguir o objetivo da formação integral, buscando colocar os alunos em situação de exercitar o corpo e a mente, além de contribuir para o desenvolvimento social e cultural. Com base neste contexto, a Escola Municipal 8 de Abril se une à Casa da Amizade de Água Boa-MT para a realização do Projeto Escolinha de Futebol Criança Feliz que será desenvolvido junto às crianças e jovens do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Identificação Nome do Projeto: Escolinha de Futebol Criança Feliz Executora: Casa da Amizade de Água Boa Parceiros: Escola Municipal 8 de abril Unemat: Depto. de Educação Física Comunidade Local Período de Execução: setembro de 2014 a julho de Objetivo Geral Promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do Esporte e democratizar a prática esportiva e de lazer como direito de todos Objetivos Específicos: Capacitar crianças e adolescentes a ingressarem positivamente na sociedade gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor. Possibilitar que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, através da descoberta e aproveitamento de talentos. Estabelecer e aplicar metodologias preventivas a fim de promover a boa condição física, emocional, social e psicológica dos jovens, estabelecendo parcerias. Metodologia e Cronograma Visitas a escolas municipais, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Assistência Social, a Instituições de Ensino Superior (Universidades e Faculdades, públicas e privadas), entre outras entidades, para a busca de parcerias. Setembro a novembro de Elaboração do Projeto da Escolinha de Futebol Criança Feliz, enquanto iniciação esportiva. Dezembro de Definição da coordenação do Projeto junto a professores da área. Fevereiro de Seleção dos alunos, entre os da(s) 5ª a 8ª séries, seguindo critérios de bom aproveitamento escolar e assiduidade. Março de Doação de uniforme e de materiais para o desenvolvimento de ações esportivas e de lazer. Março de Definição junto à escola de um cronograma dos treinamentos da(s) equipe (s) com dias e horários preestabelecidos, conforme o Projeto da Escolinha.

11 Março de Promoção de palestras sobre os seguintes temas: esporte e cidadania, práticas esportivas educativas, esportista cidadão, campeões do futuro, protagonista esportivo, esporte e qualidade de vida como incentivo e motivação dos alunos. Abril a julho de 2015 e Abril a Julho de 2016 Definição junto à escola de um cronograma dos treinamentos da(s) equipe (s) com dias e horários preestabelecidos. Abril a julho de 2015 e Abril a Julho de 2016 Promoção de torneios intraescolares, interescolares e de gincanas. Setembro de 2015 e Abril de 2016 Avaliação Acompanhamento do projeto por meio de relatórios mensais da Escola e do(s) responsável(s) pelas aulas de futebol. Seleção dos alunos que se destacarem a partir dos objetivos propostos para representar a Escola em torneios de futebol. Observação da Coordenação Pedagógica da Escola quanto à evolução do aluno na formação de valores e crescimento escolar, como forma de avaliar a relevância do projeto para a Escola. Premiação dos alunos que se destacarem como incentivo à continuidade da pratica esportiva. Parceria Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Água Boa: cedência de estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física para assessoramento aos profissionais da Escola. Orçamento A Casa da Amizade de Água Boa prevê despesas de lanches, transporte e uniformes e pretende estabelecer com a comunidade local patrocínios para a execução do orçamento. 11

12 12 ANEXO II Sugestão para a elaboração de Relatório Parcial 1. Casa da Amizade: 2. Distrito 3. Nome do Projeto 4. Responsáveis diretos pela execução 5. Parceiro (s) 6. Objetivos esperados 7. Atividades desenvolvidas 8. Período de execução 9. Dificuldades encontradas 10. Resultados alcançados 11. Anexos (fotos das atividades e da divulgação nas mídias locais e outros que documentem a realização do projeto) ANEXO III Sugestão para elaboração do Relatório Final 1. Casa da Amizade: 2. Distrito 3. Nome do Projeto 4. Responsáveis diretos pela execução 5. Parceiro (s) 6. Objetivos esperados 7. Atividades desenvolvidas 8. Período de execução 9. Dificuldades encontradas 10 Resultados alcançados 11. Anexos (fotos das ações, da divulgação e outros documentos da realização do projeto)

13 13 ANEXO IV Sugestão de Questionário de Visitas à Escolas Estaduais, Municipais e Privadas Nome da Escola Endereço Município o o o Municipal Estadual Privada Apresentação do Projeto Educação para o Esporte (Impresso ou com slides) Questões: 1. Existem projetos de Esporte e Lazer em execução? Sim Não 2. Quais? (Nomear) 3. Existem parceiros na execução dos projetos? Quais? 4. Qual a abrangência do (s) projeto(s)? (Número de turmas e alunos envolvidos) 5. Existem dificuldades na execução dos projetos: Quais? 6. Quais as condições de infraestrutura para o desenvolvimento de atividades esportivas na escola? 7. Quais as possibilidades de ação esportiva e de lazer que a escola apresenta? 8. Quais as sugestões da escola para ações esportivas e de lazer que envolvam os alunos? (Ver subitem 5 do item METOLOGIA)

14 14 ANEXO V Sugestão de Questionário de Visitas às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Esporte e Lazer Secretaria Endereço Cidade Órgão Contatado Pessoa Responsável Apresentação do Projeto Educação para o Esporte (Impresso ou com slides) Questões: 1. Existem projetos de educação esportiva e de lazer em execução junto à rede de escolas? 2. Quais são eles? 3. Qual a área de abrangência, considerando o universo total da rede de escolas? 4. Qual a população alvo? 5. Existem parceiros? Quais são eles? 6. Haveria interesse e possibilidades de trabalho junto à Casa da Amizade? 7. Quais as necessidades da rede no que tange à atividades esportivas e de lazer? 8. Quais as sugestões para possíveis futuros trabalhos? (Ver subitem 5 do item METOLOGIA)

15 15 ANEXO VI Sugestão de Questionário de Visitas às Instituições de Ensino Superior (Dar preferência àquelas que ofereçam o Curso de Educação Física e outros na área de formação de professores e da saúde) Instituição Endereço Município Pessoa Contatada Função Cursos oferecidos (Na área de formação de professores) Cursos oferecidos (Na área da saúde) Apresentação do Projeto Educação para o Esporte (Impresso ou com slides) Questões: 1. Existem projetos de educação esportiva e de lazer em execução? Quais são eles? 2. Quais os cursos envolvidos? 3. Que populações estão envolvidas? 4. Existem parceiros? 5. Haveria interesse e possibilidades de trabalho junto à Casa da Amizade? 6. Quais as necessidades da rede no que tange à atividades esportivas e de lazer? 7. Quais as sugestões de possíveis trabalhos conjuntos? (Ver subitem 5 do item METOLOGIA) Sonia Regina Garcia Melo Coordenadora Nacional Coordenação Geral do Projeto Luzia Helena Trovo M. de Souza Encarregada da avaliação: (065) Mariza Boulos Notari (045) lzlena@yahoo.com.br marizanotari@hotmail.com

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Centro de Iniciação ao Esporte Gestão de Equipamento Esportivo

Centro de Iniciação ao Esporte Gestão de Equipamento Esportivo Centro de Iniciação ao Esporte Gestão de Equipamento Esportivo SNEAR/ME DEZ/14 Objetivo: orientar os entes selecionados a desenvolver o Plano de Gestão. IMPORTÂNCIA PLANO DE GESTÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS

Leia mais

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL PROJETOS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PRO-IC EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI A Pró-Reitoria

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

T E M E X E, G U R I!

T E M E X E, G U R I! APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE T E M E E, G U R I! A Associação Santa Cruz do Sul Chacais, entidade sem fins lucrativos e com foco na pratica esportiva, inscrita no CNPJ sob o n 13.631.001/0001-86, registrada

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

ORIENTAÇÕES: NORMAS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS PARA A IV MOSTRA REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

ORIENTAÇÕES: NORMAS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS PARA A IV MOSTRA REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES: NORMAS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS PARA A IV MOSTRA REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO 1 INTRODUÇÃO A Política Estadual de Educação Ambiental tem como princípios

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Terceira Idade e Movimento

Mostra de Projetos 2011. Terceira Idade e Movimento Mostra de Projetos 2011 Terceira Idade e Movimento Mostra Local de: Campina Grande do Sul Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS sicoobcentro.com.br POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS Cooperativa de Crédito *Esta Política de Apoio a Projetos Sociais é baseada no projeto da Cooperativa Sicoob Credip* ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...3

Leia mais

Projeto Verão Para Todos

Projeto Verão Para Todos Projeto à Projeto Verão Para Todos O Verão Para Todos visa ser o maior torneio de São Paulo de esportes de praia incluindo modalidades de paradesporto. Levaremos ao litoral diversas competições em um mês

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão. PIBAEX

Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão. PIBAEX Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão. PIBAEX MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli Autoria: VEREADOR RODRIGO DA ZAELI PROJETO DE LEI Nº. 08, DE 28 DE MAIO DE 2013. EMENTA: Dispõe sobre conceder autorização ao poder executivo para a instituição o Programa de VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 PUBLICADA EM 15/09/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 O presente Edital torna pública a abertura de inscrições e estabelece as diretrizes gerais para

Leia mais

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO 1.DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPONENTE NOME DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (abreviatura caso possua) NOME FANTASIA

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, que

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES I ÁREAS DE INTERESSE Criança e Adolescente Apoio aos Fóruns, Comitês, Associações

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

O título do projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor. Não deve ser muito extenso.

O título do projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor. Não deve ser muito extenso. P R O G R A M A D E R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I A L C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O E S T Á C I O D O C E A R Á E S T Á C I O - F I C CURSO: COORDENADOR: DADOS DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 R O T E I R O P A R A E L A B O R A Ç Ã O D E P R O J E T O PROJETO SOCIAL 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do Projeto: Instituição

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO 3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO I. APRESENTAÇÃO A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos

Leia mais

Plano Anual de Atividades Esportivas

Plano Anual de Atividades Esportivas Histórico Plano Anual de Atividades Esportivas Em 2009 a BAESA começou a aplicar recursos incentivados em projetos pela Lei de Incentivo ao Esporte, porém, não existia projeto esportivo aprovado pelo Ministério

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL Número de cadastro do proponente: 01SP025312008 UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL É uma instituição de ensino superior, com sede no Município de, Estado de São Paulo, mantendo diversos cursos

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Dispõe sobre a criação da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO, e dá outras providencias. 2009. Projeto de Lei n.º, de 05 de fevereiro de A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. A Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ Mackenzie Rio, proporcionará aulas de Nivelamento

Leia mais

Política de Patrocínios e Doações da Volvo do Brasil

Política de Patrocínios e Doações da Volvo do Brasil Política de Patrocínios e Doações da Volvo do Brasil Data de publicação: 10/07/2007 Última atualização: 10/07/2007 APRESENTAÇÃO Os patrocínios exercem um importante papel na estratégia de comunicação e

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Capacitação Gerencial PST

Capacitação Gerencial PST Capacitação Gerencial PST Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social SNELIS Ministério do Esporte Direito Social É dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não formais:

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE UM DIREITO SEU QUE TRANSFORMA VIDAS

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE UM DIREITO SEU QUE TRANSFORMA VIDAS LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE UM DIREITO SEU QUE TRANSFORMA VIDAS Realização: OS TRÊS SERVIÇOS PIRÂMIDE INSTITUCIONAL ORGANOGRAMA: SEDE O QUE É: Uma ação socioesportiva que transforma positivamente a vida

Leia mais

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo:

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo: Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade Entrevista cedida à FGR em Revista por Gustavo de Faria Dias Corrêa, Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. FGR: A Secretaria

Leia mais

PROJETO PRAÇA VIVA. INTEGRANTES: Profissionais/ Alunos/ Professores envolvidos.

PROJETO PRAÇA VIVA. INTEGRANTES: Profissionais/ Alunos/ Professores envolvidos. PROJETO PRAÇA VIVA INTEGRANTES: Profissionais/ Alunos/ Professores envolvidos. Coordenador: Itamar José de Oliveira Junior (Profissional de Educação Física) Acadêmicos do Curso de Educação Física, Nutrição

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos APRESENTAÇÃO O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos municípios no processo de seleção de demanda, na elaboração e na execução do Projeto de Trabalho Social - PTS junto

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante do Projeto Fortalecendo

Leia mais

LEI Nº 3207/09 DE 14 DE OUTUBRO DE 2009.

LEI Nº 3207/09 DE 14 DE OUTUBRO DE 2009. LEI Nº 3207/09 DE 14 DE OUTUBRO DE 2009. CRIA O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MATO GROSSO. A Câmara Municipal de Tangará da Serra, Estado

Leia mais

3. Cronograma. Encaminhamento da solicitação de apoio, formatada conforme Roteiro de elaboração de projetos estabelecido no Anexo I.

3. Cronograma. Encaminhamento da solicitação de apoio, formatada conforme Roteiro de elaboração de projetos estabelecido no Anexo I. PROPOSTA DE EDITAL O Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, fundado aos 09 (nove) dias do mês de Maio de 2007, tendo como objetivo promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos,

Leia mais

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 1 JUSTIFICATIVA 1. SUPEN/SEDUC.PI mediação tecnológica do Programa Mais Saber; 2. PI quarto lugar: índice de 35,9 matriculadas

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

PROJETO FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

PROJETO FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA PROJETO FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA Apresentação O projeto Festival de Iniciação Esportiva aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte sob Processo nº 58701001627/2011 tem publicação no D.O.E de 01 de

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

COORDENADORIA NACIONAL DAS ENTIDADES DE SENHORAS DE ROTARIANOS

COORDENADORIA NACIONAL DAS ENTIDADES DE SENHORAS DE ROTARIANOS COORDENADORIA NACIONAL DAS ENTIDADES DE SENHORAS DE ROTARIANOS Projeto Novas Gerações Gestão 2014/2016 Coordenadora do Projeto Claudete H. Mallmann Que você tenha, de tudo um pouco. Sensibilidade, para

Leia mais

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS PORTO ALEGRE EM AÇÃO É ESPORTE E EDUCAÇÃO O esporte não é educativo a priori, é o educador que precisa fazer dele ao mesmo tempo um objeto e meio

Leia mais

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Dimensão formativa do programa voltada à educação para a cidadania

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO INTERNO DE PROJETOS Nº 02/2014 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO

EDITAL DE CHAMAMENTO INTERNO DE PROJETOS Nº 02/2014 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO EDITAL DE CHAMAMENTO INTERNO DE PROJETOS Nº 0/04 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE PROPONENTE Nome da Entidade CNPJ Dirigente da Entidade. HISTÓRICO DA PROPONENTE..

Leia mais

9. Estilo de capoeira (Angola/Regional/Contemporânea/Rua/etc) 10. (Sobre o Mestre Responsável) Em que ano começou a aprender capoeira?

9. Estilo de capoeira (Angola/Regional/Contemporânea/Rua/etc) 10. (Sobre o Mestre Responsável) Em que ano começou a aprender capoeira? ANEXO 1 - ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO I. INFORMAÇÕES SOBRE O PROPONENTE 1. Nome de sua entidade/organização 2. Ano de fundação (conforme estatuto) 3. Mestre Responsável (nome e apelido) 4. CNPJ

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

INSTITUTO LOGODATA DE PESQUISA HUMANA E TECNOLOGICA

INSTITUTO LOGODATA DE PESQUISA HUMANA E TECNOLOGICA LOGOdata RELATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2 0 1 1 Global Compact DETALHES DA COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO Somos o Instituto LOGOdata Somos uma organização sem fins lucrativos de direito privado. Estamos

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CONVÊNIO

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CONVÊNIO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Departamento de Formulação de Política e Estratégias Coordenação-Geral de Esporte e Lazer ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB).

RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA EAD: NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM) E NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB). Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin 1 RESUMO: Relato e análise de experiências

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares

XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares XADREZ: uma ferramenta para a inclusão resultados preliminares Tayla Kuhnen 1 ; Sara Cristina Stacheski Martins 2 ; Tiago Martins da Silva 3 ; Marcelo Eger Sibert 4 ; Marines Dias Gonçalves 5 INTRODUÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E AUXÍLIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO (PIBAEX) DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E AUXÍLIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO (PIBAEX) DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E AUXÍLIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO (PIBAEX) DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 O Programa Institucional de Bolsas e Auxílios

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo busca preencher

Leia mais

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO O Programa Tempo de Escola foi iniciado em junho de 2010, com a participação de Escolas Municipais e ONGs executoras. O Programa Tempo de Escola, que inclui o Programa Mais Educação

Leia mais

Gianna Perim. Ministério do Esporte. Abril/2007 Brasília/DF O PROGRAMA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS ESPORTIVAS. Ministério do Esporte

Gianna Perim. Ministério do Esporte. Abril/2007 Brasília/DF O PROGRAMA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS ESPORTIVAS. Ministério do Esporte Gianna Perim Abril/2007 Brasília/DF Ministério do Esporte O PROGRAMA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS ESPORTIVAS Ministério do Esporte 1 Princípio Constitucional É dever do estado fomentar práticas desportivas

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Praça Engenheiro José Rebouças Ponta da Praia Santos SP CEP 11030-000 Tel. 3269 8080 gab.semes@santos.sp.gov.br

Praça Engenheiro José Rebouças Ponta da Praia Santos SP CEP 11030-000 Tel. 3269 8080 gab.semes@santos.sp.gov.br Praça Engenheiro José Rebouças Ponta da Praia Santos SP CEP 11030-000 Tel. 3269 8080 gab.semes@santos.sp.gov.br ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Educando com o Taekwondo 2. Manifestação:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento

Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento Maio 2011 Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento

Leia mais

EDITAL 020/2014 DE CHAMAMENTO 2014

EDITAL 020/2014 DE CHAMAMENTO 2014 EDITAL 020/2014 DE CHAMAMENTO 2014 A GUAYÍ, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS, CEP 90050-003, torna público

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais.

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais. ABIG / JEQUIÁ BASQUETE * Localizado na Ilha do Governador * Há 40 anos participando das competições de Basquete no Estado do Rio de Janeiro * Equipes participando de 5 categorias nesta temporada Crianças

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS OS INCENTIVOS FISCAIS Incentivos fiscais são instrumentos utilizados pelo governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado (projetos). Existem

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ASSESSORIA AOS

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ASSESSORIA AOS ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ASSESSORIA AOS TRABALHADORES RURAIS E MOVIMENTOS POPULARES CNPJ: 03.256.366/0001-14 Inscrição Municipal: 1.3842-142 Endereço: Rua Dom Antônio Monteiro, Nº 257 Bairro

Leia mais

POLÍTICA DE VOLUNTARIADO DA CEMIG SAÚDE

POLÍTICA DE VOLUNTARIADO DA CEMIG SAÚDE POLÍTICA DE VOLUNTARIADO DA CEMIG SAÚDE Av. Barbacena, 472 8º andar Barro Preto CEP: 30190-130 Belo Horizonte/MG Tel.: 3253.4917 E-mail: renata.gontijo@cemigsaude.org.br Portal Corporativo: www.cemigsaude.org.br

Leia mais

PROJETO FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

PROJETO FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA PROJETO FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA Apresentação O projeto Festival de Iniciação Esportiva aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS) tem publicação no D.O.E de 30 Novembro 2011 Poder

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015.

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015. REV.: 03 Pág.: 1 de 6 A Manaus Ambiental torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de Instituições e Projetos Sociais para o 14º Dia do Voluntariado. A empresa realizará o processo de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

Edital DE PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. merck

Edital DE PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. merck A Merck Brasil torna pública a abertura do programa de doações e patrocínios da empresa e define o processo seletivo para o ano de 2016, consoante os termos deste Edital. O Programa Merck Brasil de Patrocínios

Leia mais

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES ARTIGO 1º As atividades socioeducativas desenvolvidas pela Associação Projeto Cuidado- APJ,reger-se-ão pelas normas baixadas nesse Regimento e pelas

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 ANÁLISE DE PROJETO

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais