Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2012-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Design

2 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO MODA, COMUNICAÇÃO E ECOLOGIA: UM ENSAIO VISUAL SOBRE O PROBLEMA DO DESCARTE DE MATERIAIS Alunos: SILVA, Diego Fialho da. Orientador: ZARUR, Ana Paula. O presente trabalho visou utilizar o aspecto comunicativo da moda para promover um questionamento acerca de seu caráter fútil e poluente. Seu objetivo era desenvolver um ensaio visual de moda que evidenciasse, de modo lúdico, a idéia do descartável e promovesse a questão do reaproveitamento e reuso de materiais. O trabalho consistiu no desenvolvimento de uma mini coleção de roupas descartáveis feitas com papel jornal reaproveitado das bobinas descartadas pelo jornal Diário do Vale. Esta coleção foi fotografada e serviu de base para elaboração de um catálogo impresso, de 16 páginas, que apresentava a idéia central do projeto, o processo de construção das peças e o ensaio fotográfico realizado com as roupas de papel. Palavras-chave: Moda; Ecologia; Design Editorial.

3 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESIGN DE EMBALAGEM BIG KING LANCHES Alunos: BARBOSA, Leonardo do Santos. Orientador: FERNANDES, Cristiana. Este trabalho teve como objetivo a redução do volume do lixo gerado pelas lanchonetes de pequeno porte da região de Volta Redonda e a viabilização da reciclagem desses resíduos através do emprego de materiais mais leves, de menor custo, e que levam muito menos tempo para se decompor mesmo quando descartados de forma incorreta. O projeto partiu da necessidade de conferir aos pequenos comerciantes do segmento a oportunidade de participar de uma maior fatia do mercado em consonância a um a melhor apresentação por parte de seus produtos e paralela redução do impacto ao meio ambiente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através do levantamento, análise e seleção de substratos e processos de produção e impressão a fim de que as embalagens se recomponham mais facilmente na natureza. Foi concluído que a implantação do sistema confere aos seus adeptos, uma diferenciação em meio aos seus concorrentes, o reconhecimento por parte do consumidor em se tratar de uma empresa engajada em questões sócioambientais e ainda economia quanto ao valor do novo sistema adotado Palavras-chave: Lixo; Lanchonetes; Ecodesign; Embalagem; Reciclagem.

4 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UTENSÍLIO DOMÉSTICO CORTADOR DE CEBOLA Alunos: MEDEIROS, Vinicius Fonseca. Orientador: BELMONTE, Luis Cláudio. Desenvolvimento de um dispositivo para uso na cozinha que facilita o corte da cebola, impede a propagação o gás sin-propanetial-s-óxido (que promove a irritação dos olhos), evita que o usuário fique com o cheiro do alimento na mão e é de fácil manutenção e limpeza. Palavras-chave: Design de Produto; Utensílio doméstico; Cortador; Cebola.

5 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL PARA DAMIL EMPRESA DE MINERAÇÃO Alunos: GUEDES, Renata Cristina. Orientador: CORRÊA, Bruno. Este trabalho é o registro do projeto de redesign do Sistema Identidade Visual da Água Mineral Passa Três, produto da Damil Empresa de Mineração. O desenvolvimento deste projeto concentrou-se na elaboração dos elementos primários, (logotipo, símbolo, e a marca), secundários (cores institucionais e a alfabeto institucional) e aplicações das novas assinaturas gráficas nos produtos e elementos de identificação da empresa. O projeto incluiu o desenvolvimento de um briefing detalhado sobre a empresa, uma fase de pesquisa de similares de mercado e seus sistemas de identidade visual, bem como levantamentos cromáticos, tipográficos e semânticos, buscando alcançar uma solução fiel às intenções da empresa quanto à imagem do seu produto junto ao mercado. O resultado final foi apresentado sob o formato de um manual de identidade visual, incluindo o desenvolvimento de mockups demonstrando algumas aplicações da nova marca. Palavras-chave: Identidade Visual; Design Gráfico; Água Mineral.

6 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DIÁRIO GRÁFICO DE RAFAEL ALVES DE MOURA Alunos: MOURA, Rafael Alves de. Orientador: FERNANDES, Cristiana. O presente projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver um livro portifolio contando a história do ilustrador Rafael Alves de Moura. A partir de seus desenhos, o objeto em questão buscou promover a organização de todo material de desenho selecionadi (caricaturas, cartuns, histórias em quadrinhos e retratos) encontrado em seu arquivo pessoal e, com isso, divulgar o trabalho frente ao mercado profissional. Para que este objetivo pudesse acontecer, foram realizadas pesquisas no âmbito da ilustração que nortearam o projeto. Assuntos como diagramação, formato, tipografia, papel, cores e técnicas de formatação de um livro e sua manufatura foram abordados no decorrer da pequisa. Palavras-chave: Portifólio; Design Gráfico; Ilustração; Livro.

7 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESIGN E CERVEJA: DESENVOLVIMENTO DE LINHA DE EMBALAGENS PARA CERVEJARIA ARTESANAL Alunos: AGUIAR, Jader Mattos de. Orientador: FERNANDES, Cristiana. O consumo de cerveja é uma atividade presente no cotidiano do brasileiro. As rodas de amigos, o futebol e a imagem de mulheres exuberantes são alguns dos conceitos explorados pela mídia para promover o consumo deste produto. No entanto, a cerveja artesanal está inserida em um contexto social diferente das cervejas de massa e vem crescendo gradativamente. O design, como projeto, visa a compreensão desse cenário mercadológico a fim de propor soluções que atendam aos requisitos dos consumidores, aumentando a competitividade. Com a finalidade de inserir a Cervejaria Carneiro no mercado de cervejas artesanais, este trabalho faz uso de uma metodologia voltada para o desenvolvimento de embalagens, adotando conceitos de autores do campo do design e da comunicação visual. Em um segundo momento, são utilizados mecanismos de pesquisa com consumidores e entre as marcas concorrentes para, enfim, se projetar soluções adequadas ao recipiente, à marca coorporativa e à rotulagem. Palavras-chave: Design; Cerveja Artesanal; Embalagem.

8 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CNOSSOS JOGO DE TABULEIRO COM TEMA ADAPTADO DO MITO DE TESEU E O MINOTAURO Alunos: GONÇALVES, André Chevi. Orientador: ENNES, Moacyr. O mercado brasileiro de jogos de tabuleiro está em alta desde Com a valorização do designer gráfico e de produto as empresas investem cada vez mais em profissionais. Jogos de tabuleiro vão muito além do simples entretenimento, os jogos incentivam a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o racicínio lógico e abstrato, e apuram a capacidade de lidar com as situações mais variadas. Considerando a relevância dos jogos nas sociedades humanas, o presente trabalho visa desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. A meta é elaborar um jogo original, que atraia o público infanto juvenil e tenha por plano de fundo o mito de Teseu e o Minotauro. Tal escolha se deve ao contexto apresentado nas estruturas narrativas dessas histórias mitológicas. Elas costumam apresentar uma série de símbolos, arquétipos, personagens e cenários interessantes que abrem toda uma gama de possibilidades de criação de um jogo atraente. Palavras-chave: Jogos de Tabuleiro; Entretenimento; Mito.

9 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO OS DETALHES DE UMA HISTÓRIA: PROJETO DE LIVRO DE FOTOGRÁFICO SOBRE O JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO Alunos: MOURA, Ana Carolina da Silva. Orientador: MACHADO, Sílvio Wander. Diante da grande importância do valor associado à fotografia como prova do real nos dias atuais, pode-se dizer que esta se tornou uma maneira confiável de representar acontecimentos importantes. Além dessa importância como forma de documentação e registro a fotografia também possui grande valor no design. Sua aplicação pode ir de um simples folder até a uma exposição de arte. Muitos designers usam a fotografia em seus projetos, complementando por meio dela sua arte. A aplicação deste valor da fotografia foi de grande importância neste projeto, que se trata do desenvolvimento de um livro fotográfico que mostra por meio das imagens a beleza do Jardim Botânico. Em um segundo momento, foi utilizada uma metodologia de design para a produção de livros, esta responsável pela fundamentação de todo o desenvolvimento deste projeto, visando a produção final do livro de fotografias. Palavras-chave: Fotografia; Design Editorial; Jardim Botânico.

10 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL PARA A MARCA PIMENTA ROSA Alunos: MACEDO, Jéssica Martins de. Orientador: CORRÊA, Bruno. O projeto de um sistema de identidade visual para a micro-empresa Pimenta Rosa, situada em um pequeno distrito de Valença, no estado do Rio de Janeiro, veio por necessidade, pois a empresa não possuía nenhum tipo de marca, nem nada que a identificasse, fazendo-a despercebida. Para a implementação do sistema, seria necessária, então, a criação de uma marca para ela. Para uma melhor compreensão sobre a instituição em estudo, um briefing com o cliente é fundamental, logo no início, para entender as intenções da instituição, público-alvo, conceitos que a empresa deseja passar, entre outros. Com os dados necessários sobre a empresa, os próximos passos são o estudo dos sistemas de identidades visuais de empresas similares, semelhantes, um pouco, com um processo de problematização. Sem nenhum tipo de identidade, haveria a necessidade de se levantar e analisar dados como cores, formas, famílias tipográficas, e outros, priorizando as características psicodinâmicas para que acompanhem os conceitos a serem agregados. Outros dados importantes são sobre a implementação da marca no sistema, com o estudo de materiais e processos gráficos. Após o levantamento e a análise, é necessário por em prática os conhecimentos, gerando alternativas para a escolha do partido. Então são especificados seus usos para as aplicações, e então, finalmente, o sistema de identidade visual pode ser criado, com o uso da identidade em todas as aplicações, criando uma unidade harmoniosa. Palavras-chave: Identidade Visual; Marca; Design Gráfico.

11 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PAKKAUS SUKLAAT: DESENVOLVIMENTO DE LINHA DE EMBALAGENS PARA BOMBONIÉRE Alunos: ANDRADE, Alexander dos Santos de. Orientador: ALVES, Patrícia Soares Rocha. Este projeto foi realizado com o objetivo de utilizar melhor as embalagens na fábrica de chocolates Tonttulakki Suklaat, em Penedo-RJ, que apesar de ser uma empresa reconhecida na região, ainda não investia nas mesmas como uma ferramenta de marketing para favorecer as vendas e o relacionamento com os clientes. Todos os resultados foram obtidos através do conhecimento do mercado local, seguido por um estudo de campo, para que com esses dados já analisados, fosse aplicada uma metodologia para obter os resultados esperados para o projeto. A conclusão do projeto foi a elaboração de embalagens que diferenciam da concorrência e possuem apelo visual. Palavras-chave: Chocolates; Embalagem; Design Gráfico.

12 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE PARA SITE DE E-COMMERCE DA REDE DE SUPERMERCADOS REDE SMART Alunos: GONÇALVES, Lucas Ramalho. Orientador: CORRÊA, Bruno. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma interface para website de comércio eletrônico para a rede de supermercados Rede Smart. Um dos fatores fundamentais para o seu desenvolvimento é a usabilidade. Ela nos dá a garantia de que a interface atenderá inteiramente os usuários. Ao longo deste projeto será mostrada sua importância no processo de criação de interfaces gráficas humano-computador. A empresa tem como a missão, promover o desenvolvimento e crescimento sustentável do filiados, logo surgiu à ideia de projetar uma interface de comércio eletrônico que integrasse toda a rede. Para realização desse trabalho foi feito um levantamento bibliográfico sobre Comércio Eletrônico, Usabilidade, Arquitetura da informação, Tipografia, Universo Cromático e um levantamento de recomendações de ergonomia Visual com foco em interfaces gráficas humano-computador que foram essências para se chegar a uma interface que alcançasse uma interação fácil e prazerosa. Palavras-chave: Comércio Eletrônico; Usabilidade; Usuários; Arquitetura da Informação.

13 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESIGN DA INTERFACE GRÁFICA DIGITAL DO PORTAL DA REDE CINE SHOW PARA ACESSO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Alunos: ITABORAY, Marlon Mendes. Orientador: MOTA, Darwin. O objetivo do projeto é desenvolver a interface gráfica digital do website da rede de cinemas Cine Show, a fim de garantir o acesso dos usuários através de dispositivos móveis. Pesquisas e levantamentos de dados nas áreas de experiência do usuário, usabilidade, aspectos ergonômicos e desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis foram realizadas. A proposta final obtida é o resultado da convergência dos dados das pesquisas, que mostram os objetivos e necessidades dos usuários, traduzindo eles em cinco personas que orientam o desenvolvimento do projeto de interface. Com isso, possibilita-se proporcionar uma experiência simples e agradável ao usuário móvel em diferentes equipamentos. Palavras-chave: Dispositivos Móveis; Design de Interface; Usabilidade.

14 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO VIDEOCLIPE ANIMADO DA MÚSICA SAPATOS VERMELHOS Alunos: AFONSO, Suellen Carla Nunes. Orientador: MOTA, Darwin. O aspecto surreal, inerente à animações, pode facilmente ajudar a transmitir a poética contida na letra de uma música. Pensando nisso, foi desenvolvida uma animação que pudesse estabelecer correpondência com a música Sapatos Vermelhos, da banda Imóvel. A concepção do presente trabalho visa à descrição do projeto de design que pautou à produção do videoclipe. Dessa forma, ao longo do texto estão descritas as etapas de pré-produção que envolvem, por exemplo, levantamento de dados, análise de similares e formulação de painéis semânticos. São descritas também as fases de produção, desde a criação do roteiro até o detalhamento técnico, passando pela geração de alternativas e criação dos storyboards. O produto, desenvolvido a partir desse processo será uma importante ferramenta para divulgação da banda, divulgação essa que ocorrerá em tantos meios quanto forem possíveis, podendo variar desde o compartilhamento do videoclipe via internet, até a exibição televisiva. Palavras-chave: Dispositivos Móveis; Design de Interface; Usabilidade.

15 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESENVOLVIMENTO DE DISPLAY EXPOSITOR DE ÓCULOS PARA ÓTICA MODELO Alunos: SANTOS, Lidiane Aparecida. Orientador: BELMONTE, Luis Cláudio. Este projeto procurou levantar dados no mercado varejista a fim de ter base para suprir as necessidades da ótica modelo. O produto elaborado trata-se de um display expositor para a marca OM da Ótica Modelo que está no mercado a mais de 65 anos para o lançamento de sua nova linha de óculos. O novo display, foi desenvolvido segundo as recomendações clássicas da ergonomia e procurou permitir um bom acesso e boa visibilidades dos óculos por parte dos clientes da loja. Palavras-chave: Dispositivos Móveis; Design de Interface; Usabilidade.

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Design 2011-1 DESENVOLVENDO A IDENTIDADE VISUAL DE UMA POUSADA EM CONSERVATÓRIA Alunos: OLIVEIRA,

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

A importância do design nos negócios

A importância do design nos negócios A importância do design nos negócios SUMÁRIO Apresentação 4 A importância do Design 5 Design de Comunicação 13 A Escada do Design 6 Design Gráfico 14 O processo do Design 7 Logomarca 15 Design & Inovação

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O QUE É DESIGN APRESENTAÇÃO O design ocupa grande parte do cotidiano das pessoas e das empresas, representado por uma infinidade de produtos e serviços. Ele é o meio que as empresas utilizam para transformar

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE EMBALAGENS. Conceito de Design. São Paulo/2013 Carolina Teixeira

CURSO DE DESIGN DE EMBALAGENS. Conceito de Design. São Paulo/2013 Carolina Teixeira CURSO DE DESIGN DE EMBALAGENS Conceito de Design São Paulo/2013 Carolina Teixeira Designer Gráfico formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, especialista em embalagem. 1998-2006 professora

Leia mais

Designer Gráfico formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, especialista em embalagem.

Designer Gráfico formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, especialista em embalagem. Designer Gráfico formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, especialista em embalagem. 1998-2006 professora da cadeira de Design de Embalagem pela UEMG em Belo Horizonte, MG 2000-2006 Professora

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA Aluno: Eric Emanuel de Araujo Oliveira Orientador: Rejane Spitz Introdução Decorridos 20 anos desde a criação do Laboratório/Núcleo de Arte

Leia mais

GERENCIAMENTO DE CAMPANHAS. 1. ROI 2. Google Adwords 3. Rede de Display 4. Remarketing 5. SEO

GERENCIAMENTO DE CAMPANHAS. 1. ROI 2. Google Adwords 3. Rede de Display 4. Remarketing 5. SEO GERENCIAMENTO DE CAMPANHAS 1. ROI 2. Google Adwords 3. Rede de Display 4. Remarketing 5. SEO Link: Acesse Nossa Página Apresentação da empresa: Atuamos no mercado de Internet desde 1997 Mais de 4000 clientes

Leia mais

Sonho Planejado, Sonho Realizado

Sonho Planejado, Sonho Realizado Sonho Planejado, Sonho Realizado Escola Estadual Alceu Gomes da Silva Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Lilian Gomes dos Santos Realização: Foco Educação Financeira e apoio às habilidades

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO Integrado Ações de Merchandising Imagem ilustrativa. GLOBO.COM THE VOICE A Globo.com propõe a extensão das ações de merchandising na TV, criando envolvimento e interação da

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Logística. Canais de Distribuições Reversos. Objetivos. Logística. Prof: Roberto Macedo

Logística. Canais de Distribuições Reversos. Objetivos. Logística. Prof: Roberto Macedo Logística Prof: Roberto Macedo Canais de Distribuições Reversos Objetivos Apresentar os conceitos da logística reversa e os canais utilizados; Evidenciar a importância destes canais e as formas corretas

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro 10 de setembro JCL Tecnologia 2009 Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website 1 Hamilton Junior Multimídia Designer APRESENTAÇÃO Meu trabalho consiste em criar conceitos e a partir

Leia mais

Título: Pensando estrategicamente em inovação tecnológica de impacto social Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor

Título: Pensando estrategicamente em inovação tecnológica de impacto social Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor Título: Pensando estrategicamente em inovação tecnológica de impacto social Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor Resumo: A finalidade desse documento é apresentar o projeto de planejamento

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a).

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Como Publicar seu Livro sem custo O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Introdução A principal dor de cabeça do escritor(a) ocorre na hora de publicar sua obra. As várias dúvidas que surgem,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS RESUMO

PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS RESUMO PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS Priscila Toschi da Silva 1 ; Leila Cristina Konradt-Moraes 2 ; UEMS Caixa postal 351 CEP 79804-070; E-mail: priscila.toschi@hotmail.com;

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

PALAVRAS CHAVES: Programa Sintonia; Cinema; Música; Encarte DVD.

PALAVRAS CHAVES: Programa Sintonia; Cinema; Música; Encarte DVD. RESUMO: Programa Sintonia: Encarte DVD 1 Adilson Soares Ferreira 2 Andre Renato Tambucci 3 Adam Pierre 4 Renata Boutin Becate 5 Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio CEUNSP Salto - SP Para atrair

Leia mais

ENDOMARKETING DESIGN DE INFORMAÇÃO

ENDOMARKETING DESIGN DE INFORMAÇÃO A Píbola Comunicação é uma empresa jovem, conectada com as tendências atuais da comunicação com algumas habilidades especiais em foco: Branding Endomarketing esign de Informação Ilustração e esign Gráfico

Leia mais

Etapas da criação de uma campanha de email marketing

Etapas da criação de uma campanha de email marketing Etapas da criação de uma campanha de email marketing EMAIL MARKETING Como já vimos, e-mail marketing é o uso do e-mail como uma ferramenta de marketing direto, possibilitando que uma empresa ou marca atinja

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

O que é Estudio Cosmica?

O que é Estudio Cosmica? Apresentacao O que é Estudio Cosmica? Criação e Concepção de Ideias e Projetos. Estudio Cosmica é um Estúdio de Criação e desenvolvimento de Ideias, Sempre Atento e antenado ao Mercado e novidades, buscando

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

2. Introdução 4. Missão e Valores. 5. Visão 6. Serviços 7. Diferenciais. 11. Clientes 12. Contatos

2. Introdução 4. Missão e Valores. 5. Visão 6. Serviços 7. Diferenciais. 11. Clientes 12. Contatos 2. Introdução 4. Missão e Valores 5. Visão 6. Serviços 7. Diferenciais 11. Clientes 12. Contatos Introdução New Trend Projects é uma agência de publicidade que atua nas mais diversas áreas da comunicação.

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA: 20 ANOS DE CURIOSIDADE E INOVAÇÃO EM DESIGN DE MIDIA DIGITAL

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA: 20 ANOS DE CURIOSIDADE E INOVAÇÃO EM DESIGN DE MIDIA DIGITAL A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA: 20 ANOS DE CURIOSIDADE E INOVAÇÃO EM DESIGN DE MIDIA DIGITAL Aluno: Pedro Barroso Vieira Orientador: Rejane Spitz Introdução Decorridos

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Soluções de Marketing & Comunicação. Alguns Trabalhos

Soluções de Marketing & Comunicação. Alguns Trabalhos Alguns Trabalhos Soluço es de Marketing Alguns Trabalhos Logótipos Construção de Logótipos (alguns Exemplos) ; Merchadising Merchadising Soluções Digitais WEB ; Design Design e outros artigos Artigos de

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Subáreas. Marketing estratégico: Marketing de varejo

Subáreas. Marketing estratégico: Marketing de varejo Marketing estratégico: Marketing de varejo Marketing de serviços: Marketing de agronegócios Área: Marketing e Vendas Competências diagnóstico mercadológico; metodologia de análise e segmentação de mercado

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro.

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro. Página 1 de 9 2. Análise de Mercado 2.1 Estudo dos Clientes O que é e como fazer? Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso março 2011. ESPM Unidade Porto Alegre

Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso março 2011. ESPM Unidade Porto Alegre Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO Ingresso março 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

3 - Projeto de Site:

3 - Projeto de Site: 3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000598 - DESIGN Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN Criar e desenvolver projetos

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

Ricardo Mayer Palestras e Workshops

Ricardo Mayer Palestras e Workshops Ricardo Mayer Palestras e Workshops Tel: 55 8455 2022 E-mail: estudioricardomayer@gmail.com Site: estudioricardomayer.com.br Apresento esse conjunto atividades que foram formatadas ao longo dos últimos

Leia mais

O Design. Benefícios:

O Design. Benefícios: Design, Não é um artigo de luxo que só as grandes empresas podem alcançar. É um investimento de ótimo custo benefício, que pode trazer resultados importantes para sua empresa em diversos níveis. Nenhuma

Leia mais

Conteúdo 1 - O que é design (gráfico)? professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 1 - O que é design (gráfico)? professor Rafael Hoffmann Conteúdo 1 - O que é design (gráfico)? professor Rafael Hoffmann Objetivo da aula - Conhecer melhor e consolidar o significado do termo design. Objetivo da aula É muito mais difícil falar sobre algo do

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Desenho Industrial. Centro de Artes

Universidade Federal do Espírito Santo. Desenho Industrial. Centro de Artes Universidade Federal do Espírito Santo Desenho Industrial Centro de Artes Desenho Industrial técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, ideias e conceitos. Batizado e amadurecido

Leia mais

agência digital INSTITUCIONAL

agência digital INSTITUCIONAL agência digital INSTITUCIONAL CRIATIVA, ESTRATÉGICA, IDEAL ZURIEL AGÊNCIA DIGITAL A Zuriel nasceu há 13 anos, inicialmente atendendo clientes próximos apenas com a parte de web design, executadas até então

Leia mais

Daniela Baldo Martins

Daniela Baldo Martins Daniela Baldo Martins O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NOS PEQUENOS COMÉRCIOS Como aproveitar os canais e ferramentas on-line para obter resultados nos negócios Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

1 Problema de Pesquisa

1 Problema de Pesquisa 1 Problema de Pesquisa 1.1. Introdução Muitas pessoas já indicaram que a revolução do computador é maior do que a da roda em seu poder de remodelar a visão humana e sua organização. Enquanto a roda é uma

Leia mais

BRANDING & IDENTIDADE PODE SER DEFINIDO COMO O ATO DE ADMINISTRAR A IMAGEM/MARCA DE UMA EMPRESA. TUDO ISTO ATRAVÉS DO DESIGN DE COMUNICAÇÃO.

BRANDING & IDENTIDADE PODE SER DEFINIDO COMO O ATO DE ADMINISTRAR A IMAGEM/MARCA DE UMA EMPRESA. TUDO ISTO ATRAVÉS DO DESIGN DE COMUNICAÇÃO. BRANDING & IDENTIDADE PODE SER DEFINIDO COMO O ATO DE ADMINISTRAR A IMAGEM/MARCA DE UMA EMPRESA. O OBJETIVO DO BRANDING É ENTRE OUTROS, AUMENTAR O ATIVO E O VALOR MONETÁRIO DA MARCA, E ASSIM AUMENTAR O

Leia mais

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP No dia 10 de Junho a Faccamp assistiu ao nascimento de um novo dia para a Instituição, o Dia Verde, dia (com pretensões de se tornar semestral) em

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Elaboração: Prof. Nério Amboni Prof. Leonardo Secchi Profª. Simone Ghisi Feuerschütte Florianópolis/SC

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Perícia forense computacional aplicada a dispositivos de armazenamento e smartphones android

Perícia forense computacional aplicada a dispositivos de armazenamento e smartphones android Perícia forense computacional aplicada a dispositivos de armazenamento e smartphones android Raphael Pinheiro Afonso 1 ; Elvio Gilberto da Silva 1 ; Patrick Pedreira Silva 1 ; Henrique Pachioni Martins

Leia mais

livrarias. No Brasil, o mercado livreiro é um dos melhores do mundo.

livrarias. No Brasil, o mercado livreiro é um dos melhores do mundo. Universidade Castelo Branco O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO E-COMMERCE DA SARAIVA RUAN CAÍQUE DE JESUS SIMAS Orientação: Prof.ª Carla Mota. Rio de Janeiro, jun. 2014 Introdução O comercio varejista brasileiro

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

"O valor emocional das marcas."

O valor emocional das marcas. DOMINGO, FEVEREIRO 24, 2008 "O valor emocional das marcas." Por Thales Brandão Atualmente as empresas estão buscando cada vez mais gerir suas marcas com conjunto de valores completamente diferentes dos

Leia mais

MARKETING l COMUNICAÇÃO

MARKETING l COMUNICAÇÃO MARKETING l COMUNICAÇÃO A MMNIETO A MM NIETO é uma empresa especializada no desenvolvimento projetos voltados para a área de marketing e comunicação. Cada projeto é realizado conforme a oportunidade do

Leia mais

Unidade de Projetos. Grupo Temático de Comunicação e Imagem. Termo de Referência para desenvolvimento da gestão de Marcas Setoriais.

Unidade de Projetos. Grupo Temático de Comunicação e Imagem. Termo de Referência para desenvolvimento da gestão de Marcas Setoriais. Unidade de Projetos de Termo de Referência para desenvolvimento da gestão de Marcas Setoriais Branding Agosto de 2009 Elaborado em: 3/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil Versão: 09 Pág: 1 / 8 LÍDER DO GRUPO

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2013-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2013-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Design 2013-1 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESENVOLVIMENTO DE IDENTIDADE VISUAL COM FOCO

Leia mais

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence Manual de Utilização da Marca INTRODUÇÃO O presente manual, conta com as normas e regras estabelecidas pela SoftExpert Software S.A, para a utilização de sua marca SoftExpert - Software for Business Excelence,

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Catálogo de Serviços SimpleSites

Catálogo de Serviços SimpleSites Catálogo de Serviços SimpleSites Apresentação Nossa empresa Criamos mais do que sites Por seguirmos o conceito all-in-one (tudo em um), provemos de forma completa todos os serviços necessários para promover

Leia mais

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing A moda é deixar a sua loja mais atrativa! Programação novembro dezembro 2014 O Sebrae-SP reserva-se ao direito de cancelar qualquer item da sua programação caso não haja número suficiente de inscritos

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Quando nos referimos à qualidade da interação

Leia mais

Distribuidora Óculos de segurança - EPI'S. Reformulação de marca para empresa do segmento de equipamentos de segurança individual óculos de segurança.

Distribuidora Óculos de segurança - EPI'S. Reformulação de marca para empresa do segmento de equipamentos de segurança individual óculos de segurança. Branding Reformulação de marca para empresa do segmento de equipamentos de segurança individual óculos de segurança. Transmitir em sua marca tecnologia, modernidade e confiabilidade. Branding WK Vision

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais