UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Segmentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Segmentação"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Segmentação

2 A separação dos pixeis relativos a cada objeto, ou região, é uma etapa fundamental para o sucesso do processo de análise da imagem. Embora o ser humano possa facilmente identificar regiões com as mesmas características ou objetos presentes em uma imagem, para se realizar a mesma tarefa com um computador deve-se implementar algoritmos que analisem as características de cada pixel ou da distribuição da população de pixeis.

3 O processo de agrupamento dos pixeis pertencentes a um mesmo objeto ou região é chamado de segmentação. As técnicas de segmentação de imagens podem ser classificadas nas seguintes categorias: detecção descontinuidades; técnicas de limiar; métodos baseados em região; métodos híbridos.

4 Métodos baseados em detecção de descontinuidades levam em consideração o fato de que entre duas regiões deve existir uma fronteira. Desta forma, procura-se identificar descontinuidades significativas na imagem que possam representar as bordas da região.

5 A operação clássica utilizada como exemplo é o gradiente que intensifica as variações de tonalidade presentes resultando em uma imagem com pixeis mais intenso, permitindo a binarização da imagem e a identificação dos contornos. Um dos principais problemas na aplicação do gradiente é a obtenção de regiões com bordas abertas devido a ruídos ou uso de iluminação não uniforme quando da aquisição da imagem.

6 Uma outra abordagem para se identificar bordas e que resultam em contornos fechados são os modelos baseados em snakes (Kass, 1987) que são curvas paramétricas fechadas que se deformam dinamicamente e movem-se em direção as bordas presentes na imagem sob a influência de forças internas e externas, através da minimização de uma função energia. KASS, M.; WITKIN, A. e TERZOPOULOS, D. Snakes: Active contour models. International Journal of Computer Vision, vol. 1. pp , 1987.

7 Os métodos baseados em limiares partem do pressuposto de que os pixeis que pertencem a uma mesma região possuem características de tonalidade similares entre si. Os métodos baseados em região dividemse em: split e merge e crescimento de regiões.

8 No método de split e merge parte-se de regiões arbitrariamente sub-divididas que podem se juntar ou se subdividirem de acordo com critérios pré-determinados. Nos métodos de crescimento de regiões, a partir de um pixel inicial, chamado de semente, agrega-se outros pixeis também de acordo com um critério préestabelecido. Entre as características utilizadas nos critérios de agregação, estão: nível de cinza, cor, textura ou estatística da população de pixeis.

9 Os métodos híbridos procuram utilizar técnicas acopladas que visam minimizar as limitações de cada uma quando usadas separadamente.

10 Detecção de descontinuidades

11 Tipos Detecção de pontos; Detecção de linhas; Transformada Hough Detecção de bordas. Em geral, são usadas máscaras de convolução.

12 Detecção de bordas

13 Gradiente (Sobel)

14

15 Laplaciano

16 Laplaciano cruzamento de bordas Convolução da imagem com o laplaciano de uma função gaussiana.

17

18 Limiarização

19 > = T T y x g 0 se argumento 1se argumento ), ( [ ] ), (,, ),, ( ), ( y x p y x y x f T y x g = p(x,y) é alguma propriedade da imagem em (x,y)

20

21

22 Limiar = 114

23

24

25 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Segmentação Crescimento de regiões

26 O processo de agrupamento dos pixeis pertencentes a um mesmo objeto ou região é chamado de segmentação. As técnicas de segmentação de imagens podem ser classificadas nas seguintes categorias: detecção descontinuidades; técnicas de limiar; métodos baseados em região; métodos híbridos.

27 O processo de agrupamento dos pixeis pertencentes a um mesmo objeto ou região é chamado de segmentação. As técnicas de segmentação de imagens podem ser classificadas nas seguintes categorias: detecção descontinuidades; técnicas de limiar; métodos baseados em região; métodos híbridos.

28 Nos métodos de crescimento de regiões, a partir de um pixel inicial, chamado de semente, agrega-se outros pixeis também de acordo com um critério préestabelecido. Entre as características utilizadas nos critérios de agregação, estão: nível de cinza, cor, textura ou estatística da população de pixeis.

29 Os algoritmos para a implementação do processo de crescimento de região, baseados na comparação com os primeiros quatro vizinhos: a i-1,j-1 a i-1,j a i-1,j+1 a i,j-1 a i,j a i,j+1 a i+1,j-1 a i+1,j a i+1,j+1

30 O algoritmo deve: realizar a comparação entre o pixel base e os seus vizinhos de acordo com algum critério de agregação; incorporar ou não estes vizinhos a região e prosseguir para um próximo pixel para repetir o processo; definir uma ordem de comparação com os vizinhos e como será escolhido o próximo pixel base. Nota-se que em cada passo do processo, até quatro podem ser os novos pixeis candidatos a pixel base na próxima interação. Ao se escolher um, deve-se manter os demais em espera e retornar a eles em algum momento

31 Duas maneiras de se implementar o processo de crescimento de região descrito são: com o uso de funções recursivas com pilhas.

32 Algoritmo com funções recursivas.

33 O algoritmo usando a abordagem de funções recursivas tem os seguintes passos: 1. defini-se uma função CresceRegião que recebe um pixel como sendo o pixel base;

34 2. a função verifica se o pixel base a(i,j) já foi comparado com o pixel a(i,j+1) 2.1 se a(i,j+1) não tenha sido comparado, utiliza-se um critério de agregação para se verificar se o pixel ai,j+1 pertence ou não a região se o pixel a(i,j+1) pertencer a região, chama-se recursivamente CresceRegião, passando-se a(i,j+1) como parâmetro;

35 2.2 se a(i,j+1) já tenha sido comparado, verifica-se se a(i-1,j) já foi comparado; se a(i-1,j) ainda não foi comparado, utiliza-se um critério de agregação para se verificar se o pixel a(i-1,j) pertence ou não a região se o pixel a(i-1,j) pertencer a região, chama-se recursivamente CresceRegião passando-se a(i-1,j) como parâmetro;

36 2.2.2 se a(i-1,j) já tenha sido comparado, verifica-se se a(i,j-1) já foi comparado, se a(i,j-1) ainda não foi comparado, utiliza-se um critério de agregação para se verificar se o pixel a(i,j-1) pertence ou não a região se o pixel a(i,j-1) pertencer a região, chama-se recursivamente CresceRegião passandose a(i,j-1) como parâmetro;

37 se a(i,j-1) já tenha sido comparado, verificase se a(i+1,j) já foi comparado, se a(i+1,j) ainda não foi comparado, utiliza-se um critério de agregação para se verificar se o pixel a(i+1,j) pertence ou não a região se o pixel a(i+1,j) pertencer a região, chama-se recursivamente CresceRegião passando-se a(i+1,j) como parâmetro; caso contrário, chama-se recursivamente CresceRegião passando-se o pixel anterior que pertence a região como parâmetro;

38 O processo termina se voltar-se ao pixel semente e todos os seus vizinhos tenham sido testados. Para se evitar que o algoritmo entre em um laço infinito em que um pixel testa outro e vice-versa, deve-se manter um rótulo em cada pixel que indique qual o caminho seguido no processo de comparação.

39 Algoritmo com pilha

40 Nesta abordagem, cria-se uma pilha e verifica-se, com o uso de um critério de agregação, se os primeiros quatro vizinhos do elemento que estava no topo da pilha pertencem a região de interesse. Quando o vizinho satisfaz o critério, coloca-o na pilha. O primeiro elemento a ser colocado na pilha é o pixel semente. Repete-se o processo até que a pilha esteja fazia. Na implementação deve-se manter um rótulo para se verificar se o pixel já foi avaliado.

41 Exemplos

42 Imagem sintética de 200 x 200 pixeis, com quatro regiões de tons de cinza diferentes: fundo é três círculos com valor 255, um dos círculos com valor 171, duas regiões não adjacentes com valor 120 e a região mais escura com valor 0.

43 Resultado do processo de crescimento de região com o método da função recursiva e com o método da pilha, pixel semente na posição (120, 120) e limiar de 10.

44 Resultado do processo de crescimento de região com o método da função recursiva e com o método da pilha, pixel semente na posição (120, 120) e limiar de 130.

45

46 Segmentação dos pixeis pertencentes ao lago da represa de Itupararanga utilizando- se o método da pilha, com diferença máxima entre os tons de cinza de 10.

47

48 Estudo temporal da área superficial de reservatórios de água.

49 25/10/ /05/2003

50 25/10/ /05/2003

51 Determinação de contornos urbanos.

52

53

54 Coleta de imagens no Rio Sorocaba Para a semana que vêm (15/05): Formar grupos de até três pessoas Selecionar pelo menos duas imagens adquiridas e enviar para amartins@sorocaba.unesp.br até 14/05 com os nomes dos integrantes do grupo Apresentar como o processamento de imagens poderia ser utilizado para a extração de informações da imagem

55 Apresentação de artigo A apresentação será feita por meio da gravação de um vídeo de no máximo 10 minutos que deverá conter: Informações do artigo (nome, revista e autores) Descrição do problema Técnica(s) utilizada(s) Resultados Data de entrega: 29/05/2018

56 Documento e apresentação da Proposta de Projeto A proposta de Projeto deverá ter: Título Motivação Objetivos Exemplo de imagem a ser utilizada Métodos Enviar o documento do projeto em pdf e vídeo de no máximo 5 minutos apresentando a proposta para amartins@sorocaba.unesp.br até 05/06.

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 5 Segmentação de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga Segmentação de

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 6 de outubro de 2016 Segmentação de imagens A segmentação

Leia mais

[2CTA121] Processamento de Imagens em Alimentos: Conceitos e Aplicações

[2CTA121] Processamento de Imagens em Alimentos: Conceitos e Aplicações [2CTA121] Processamento de Imagens em Alimentos: Conceitos e Aplicações Dr. Sylvio Barbon Junior PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS - UEL 2016 Assunto Aula 4 Segmentação de Imagens 2 de

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Segmentação Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/133 Conceituação Segmentação é uma tarefa básica no processo de análise

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Segmentação. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D.

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Segmentação. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Reconhecimento de Padrões Segmentação Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. http://lesoliveira.net Objetivos Introduzir os conceitos básicos de segmentação

Leia mais

Simulação Gráfica. Segmentação de Imagens Digitais. Julio C. S. Jacques Junior

Simulação Gráfica. Segmentação de Imagens Digitais. Julio C. S. Jacques Junior Simulação Gráfica Segmentação de Imagens Digitais Julio C. S. Jacques Junior Segmentação Subdivide uma imagem em suas partes ou objetos constituintes. O nível até o qual essa subdivisão deve ser realizada

Leia mais

Aula 5 - Segmentação de Imagens

Aula 5 - Segmentação de Imagens Aula 5 - Segmentação de Imagens Parte 1 Prof. Adilson Gonzaga 1 Segmentação Agrupamento de partes de uma imagem em unidades homogêneas relativamente a determinadas características. Segmentação é o processo

Leia mais

Quadro Segmentação de Imagens

Quadro Segmentação de Imagens UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO CARLOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS Processamento de Imagens - SCC0251 2013/1 Prof. Dr. Mario Gazziro Monitor PAE: Vinicius Ruela Pereira Borges - viniciusrpb@icmc.usp.br 1 Método

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS

SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS Definição Segmentação é o processo que divide uma imagem em regiões distintas, cada uma com pixels com atributos similares Particiona os pixels de uma imagem em grupos, geralmente

Leia mais

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Tentativa de replicar a habilidade humana da visão através da percepção e entendimento de uma imagem; Fazer

Leia mais

Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco

Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco Engenharia Biomédica Processamento de Imagens Marcia A. S. Bissaco 1 Exemplos filtros Média Mediana Passa_B Passa_A Borda_H Borda_V Sobel_Y Sobel_X Oliveira, Henrique J. Quintino (UMC-SP), 2 Media Mediana

Leia mais

T4 Processamento de Imagem

T4 Processamento de Imagem T4 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Conetividade 3. Filtros espaciais 4. Extração de estruturas

Leia mais

CAPÍTULO 4 SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR

CAPÍTULO 4 SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR CAPÍTULO 4 SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR Segundo Gonzales e Wintz (1987), um dos primeiros passos do processo de análise de uma imagem digital consiste em particioná-la em seus elementos constituintes. O

Leia mais

Desenvolvimento de um método híbrido para segmentação imagens utilizando crescimento de regiões e lógica fuzzy

Desenvolvimento de um método híbrido para segmentação imagens utilizando crescimento de regiões e lógica fuzzy Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.7404 Desenvolvimento de um método híbrido para segmentação imagens utilizando

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Conversão de imagens; Histograma; Limiarização. Imagem digital Uma imagem é uma matriz

Leia mais

Descritores de Imagens

Descritores de Imagens Descritores de Imagens André Tavares da Silva PPGCA/UDESC Outubro de 2017 André Tavares da Silva (PPGCA/UDESC) Descritores de Imagens Outubro de 2017 1 / 18 Descritores Locais e Frameworks SIFT SURF Viola-Jones

Leia mais

Introdução a Análise de Imagens Digitais

Introdução a Análise de Imagens Digitais Introdução a Análise de Imagens Digitais Uma imagem digital é uma representação de uma cena por meio de um conjunto de elementos discretos e de tamanhos finitos, chamados de pixels, colocados em um arranjo

Leia mais

Processamento de Imagens. Segmentação por regiões

Processamento de Imagens. Segmentação por regiões Processamento de Imagens Segmentação por regiões Inúmeros Métodos Clusterização Baseados em histograma Detecção de bordas Crescimento de regiões Level Set Particionamento de grafos Watershed Baseados em

Leia mais

Contornos de Telhados Convexos de Edifícios Baseado em Snake

Contornos de Telhados Convexos de Edifícios Baseado em Snake Trabalho apresentado no CMAC-Sul, Curitiba-PR, 2014. Método de Extração Semiautomático de Contornos de Telhados Convexos de Edifícios Baseado em Snake Diego Venâncio Thomaz Núcleo de Matemática e Estatística,

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in

UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in Exemplo de aplicações: automação e visão artificial reconhecimento de caracteres análise de cromossomos veículos

Leia mais

T4.1 Processamento de Imagem

T4.1 Processamento de Imagem T4.1 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas 4.

Leia mais

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Estudo de comparação do descritor de imagens coloridas BIC empregando diferentes abordagens de classificação de detecção de bordas: Canny e Operador Laplaciano Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo

Leia mais

Capítulo III Processamento de Imagem

Capítulo III Processamento de Imagem Capítulo III Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas

Leia mais

Exemplos. Propagação (Reconstrução)

Exemplos. Propagação (Reconstrução) Processamento de Imagens Médicas Morfologia Matemática em Imagens Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Informática Biomédica Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP) Propagação (Reconstrução) lgoritmos Baseados

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Segmentação local. geralmente baseados em análise de descontinuidade ou similaridade de valores digitais.

Segmentação local. geralmente baseados em análise de descontinuidade ou similaridade de valores digitais. Segmentação Segmentação local 2 Segmentação local geralmente baseados em análise de descontinuidade ou similaridade de valores digitais. descontinuidade : a abordagem é dividir a imagem baseando-se em

Leia mais

Processamento de Imagens Digitais

Processamento de Imagens Digitais Processamento de Imagens Digitais Antonio Cesar Germano Martins 2º semestre de 2018 Apresentações Nascido em Sorocaba. Graduado em Bacharelado em Física pela UNICAMP em 1989, tendo participado de pesquisas

Leia mais

4 Detecção de Silhueta

4 Detecção de Silhueta 4 Detecção de Silhueta No decorrer deste capítulo é proposto um modelo de detecção da silhueta da mão capaz de lidar com os erros da segmentação e ruídos na sua morfologia. Num primeiro passo são considerados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Transformações Geométricas .(x,y, P).(x,y, P) Imagem fonte Imagem transformada Deve-se notar que, como uma imagem digital é representada por uma matriz

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 07 - deteção de características de baixo-nível (low-level feature detection) Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 35 aula de hoje feature detection overview

Leia mais

Respostas do Teste de Analise de Imagens :

Respostas do Teste de Analise de Imagens : Respostas do Teste de Analise de Imagens - 2004: 1Diga com suas palavras o que é: (Valor total da questão: 12) Filtragem passa alta (valor deste item até 0,3) - importante falar que apesar do nome ser

Leia mais

Detectando Bordas: Filtros Passa Alta

Detectando Bordas: Filtros Passa Alta Detectando Bordas: Filtros Passa Alta Prof. Dr. Geraldo Braz Junior Baseado nas notas de aula de Fei- Fei Li e A Prac'cal Introduc'on to Computer Vision with OpenCV by Kenneth Dawson- Howe Porque contornos

Leia mais

Filtros espaciais. Processamento e Recuperação de Imagens Médicas. Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. De Computação e Matemática (FFCLRP/USP)

Filtros espaciais. Processamento e Recuperação de Imagens Médicas. Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. De Computação e Matemática (FFCLRP/USP) Processamento e Recuperação de Imagens Médicas Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. De Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Propriedades Operadores de suavização os elementos da máscara são positivos e

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 18 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

Descritores de Imagem

Descritores de Imagem Descritores de Imagem André Tavares da Silva 31 de março de 2014 1 Descritores de imagem (continuação) 1.1 Frameworks de detecção de objetos SIFT (scale-invariant features transform) (Lowe, 1999) SIFT

Leia mais

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais Prof. Adilson Gonzaga 1 Introdução Objetos ou Segmentos são representados como uma coleção de pixels em uma imagem. Para o reconhecimento

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Amostragem e Quantização Amostragem refere-se ao número de pontos

Leia mais

T5 Processamento de Imagem e Vídeo

T5 Processamento de Imagem e Vídeo T5 Processamento de Imagem e Vídeo Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Resumo 1. Segmentação baseada em regiões 2. Morfologia matemática 3. K-Means 4. Processamento

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

DETECÇÃO DE CORES DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA PESSOAS COM NENHUMA OU BAIXA VISÃO UTILIZANDO OPENCV

DETECÇÃO DE CORES DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA PESSOAS COM NENHUMA OU BAIXA VISÃO UTILIZANDO OPENCV DETECÇÃO DE CORES DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA PESSOAS COM NENHUMA OU BAIXA VISÃO UTILIZANDO OPENCV Autor (1) Jéssica Fernandes Alves; Orientador (4) Suzete Élida Nóbrega Correia (1) Instituto Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Processamento de Imagens Digitais Prof o : Adair Santa Catarina 1 Considerando

Leia mais

Tracking de movimentos usando marcadores circulares

Tracking de movimentos usando marcadores circulares UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - COPPE INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS Tracking de movimentos usando marcadores circulares Jéssica de Abreu DRE:114069619 Junho de 2014 1 INTRODUÇÃO Com a

Leia mais

ANÁLISE DA SEGMENTAÇÃO DO VENTRÍCULO ESQUERDO EM IMAGENS DIGITAIS DE ECOCARDIOGRAMA POR DIFERENTES MÉTODOS DE CONTORNOS ATIVOS

ANÁLISE DA SEGMENTAÇÃO DO VENTRÍCULO ESQUERDO EM IMAGENS DIGITAIS DE ECOCARDIOGRAMA POR DIFERENTES MÉTODOS DE CONTORNOS ATIVOS ANÁLISE DA SEGMENTAÇÃO DO VENTRÍCULO ESQUERDO EM IMAGENS DIGITAIS DE ECOCARDIOGRAMA POR DIFERENTES MÉTODOS DE CONTORNOS ATIVOS José de Arimatéia CARVALHO SILVA JÚNIOR(1); Tarique SILVEIRA CAVALCANTE(1);

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica 1. Imagens sísmicas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Informática Fundamentos de Computação Gráfica Aluno: Stelmo Magalhães Barros Netto Relatório do trabalho Imagens Sísmicas

Leia mais

Processamento Digital de Imagens. Análise de Imagens

Processamento Digital de Imagens. Análise de Imagens Processamento Digital de Imagens Análise de Imagens Eduardo A. B. da Silva Programa de Engenharia Elétrica - COPPE/UFRJ Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações eduardo@smt.ufrj.br Sergio L.

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

SEL Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial

SEL Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-5895 - Visão Computacional Aula 2 Processamento Espacial Prof. Dr. Adilson Gonzaga Prof. Dr. Evandro Linhari Rodrigues Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa

Leia mais

Operações Pontuais. 1 operando. 2 operandos. Processamento e Análise de Imagem - A. J. Padilha - v ac

Operações Pontuais. 1 operando. 2 operandos. Processamento e Análise de Imagem - A. J. Padilha - v ac Operações Pontuais 1 operando T OP 2 operandos Pré-Processamento - 1 Operações Pontuais Nas operações pontuais, cada ponto da imagem-resultado - g(i,j) - é obtido por uma transformação T do ponto de coordenadas

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Transformações de Intensidade Transformações Logarítmicas Comparação entre Diversas Técnicas 2 Transformações de Intensidade

Leia mais

Segmentação e Classificação. Prof. Herondino

Segmentação e Classificação. Prof. Herondino Segmentação e Classificação Prof. Herondino Segmentação Neste processo, divide-se a imagem em regiões que devem corresponder às áreas de interesse da aplicação. Entende-se por regiões um conjunto de "pixels"

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 32 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

Mapeamento do uso do solo

Mapeamento do uso do solo Multidisciplinar Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Allan Arnesen Frederico T. Genofre Marcelo Pedroso Curtarelli CAPÍTULO 4 Técnicas de classificação de imagens e processamento

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Detecção de bordas. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Detecção de bordas. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR56 Visão Computacional Detecção de bordas Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Características; Detecção de bordas. Características Tipos de características: Bordas; Cantos;

Leia mais

Filtragem linear. jorge s. marques, questão: como remover artefactos?

Filtragem linear. jorge s. marques, questão: como remover artefactos? Filtragem linear questão: como remover artefactos? redução de ruído como reduzir o ruído de uma imagem? ideia: substituir cada piel por uma média Jm,n = m+ k n+ k k + p= m kq= n k Ip,q k= k+ k+ k= filtro

Leia mais

Processamento de Imagens Segmentação

Processamento de Imagens Segmentação Processamento de Imagens Segmentação 1 Segmentação Segmentação Análise de Imagem Divisão da imagem em partes fortemente relacionadas aos objetos e áreas do mundo real contidos na imagem Completa: regiões

Leia mais

Números Fuzzy em Processamento de Imagens Digitais e Suas Aplicações na Detecção de Bordas

Números Fuzzy em Processamento de Imagens Digitais e Suas Aplicações na Detecção de Bordas Inês Aparecida Gasparotto Boaventura Números Fuzzy em Processamento de Imagens Digitais e Suas Aplicações na Detecção de Bordas Tese apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de

Leia mais

Processamento de Sinal e Imagem Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Processamento de Sinal e Imagem Engenharia Electrotécnica e de Computadores António M. Gonçalves Pinheiro Departamento de Física Covilhã - Portugal pinheiro@ubi.pt Algoritmos básicos de Processamento de Imagem Contagem do Número de Objectos numa Imagem Binária. Cantos Externos

Leia mais

4 as Jornadas Politécnicas de Engenharia

4 as Jornadas Politécnicas de Engenharia 4 as Jornadas Politécnicas de Engenharia Imagens de Faces: Exemplos de Metodologias e Aplicações Fernando Carvalho, João Manuel R. S. Tavares Aplicação Metodologias Modelos Conclusões Trabalho Futuro Introdução:

Leia mais

Autenticação biométrica utilizando impressão digital. Tales Tenorio de Souza Pimentel

Autenticação biométrica utilizando impressão digital. Tales Tenorio de Souza Pimentel Autenticação biométrica utilizando impressão digital Tales Tenorio de Souza Pimentel 1 Índice Objetivos Motivação O quê é biometria? Minúcias da Impressão Digital Pré-Processamento de Imagem Verificação

Leia mais

Segmentação de Imagem

Segmentação de Imagem Segmentação de Imagem Em análise de imagem o resultado pretendido não é, geralmente, outra imagem, mas antes uma sua descrição. Essa descrição refere-se, em regra, a partes específicas da imagem ou da

Leia mais

Sistema de Reconhecimento de Logotipos

Sistema de Reconhecimento de Logotipos Sistema de Reconhecimento de Logotipos Fellipe Duarte, Saulo T. Oliveira {duartefellipe,sto}@cos.ufrj.br Relatório Técnico, Introdução ao Processamento de Imagens Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Fundamentos de Processamento Gráfico. Aula 3. Introdução ao Processamento de Imagens. Profa. Fátima Nunes

Fundamentos de Processamento Gráfico. Aula 3. Introdução ao Processamento de Imagens. Profa. Fátima Nunes Fundamentos de Processamento Gráfico Aula 3 Introdução ao Processamento de Imagens Profa. Fátima Nunes AULA 3 / 1 Definições Sobre o pixel são definidas algumas relações básicas: vizinhança, conectividade,

Leia mais

Implementação dos Algoritmos e Resultados

Implementação dos Algoritmos e Resultados Capítulo 6 Implementação dos Algoritmos e Resultados 6.1 Considerações Iniciais Diversas situações foram exploradas neste trabalho visando analisar qual seria a wavelet mais adequada para sistemas de extração

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Introdução Prof. Dr. Márcio Sarroglia Pinho Histogramas Histogramas w Equalização alpha = 255 / numpixels for each pixel g(x,y) = cumulativefrequency[f(x,y)] * alpha end for http://www.generation5.org/content/24/histogramequalization.asp

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 7 Filtros de Imagens Digitais 2 de 47 Sumário Conceitos Filtragem no

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Amostragem e Quantização Amostragem refere-se ao número de pontos amostrados de uma imagem digitalizada (resolução).

Leia mais

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Processamento da Informação Capturei uma Imagem! E agora? Assumindo que

Leia mais

Visão Computacional. Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes TCC Introdução à Ciência da Computação (2012.

Visão Computacional. Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes TCC Introdução à Ciência da Computação (2012. Visão Computacional Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br TCC-00.169 Introdução à Ciência da Computação (2012.1) Visão Humana Responsável por cerca de 75% de nossa percepção O ato

Leia mais

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1 Introdução Com o elevado índice de expansão dos sistemas elétricos de potência, os freqüentes aumentos nas interligações e o alto número de variáveis que envolvem

Leia mais

Detalhes do método proposto e da sua implementação são descritos nas

Detalhes do método proposto e da sua implementação são descritos nas 4 Método Proposto 4.1. Descrição geral do método O objetivo do método proposto consiste em avaliar o potencial dos FERNS para detecção das características faciais, em tempo real, em uma seqüência de imagens

Leia mais

Proposta de Curso LNCC

Proposta de Curso LNCC Proposta de Curso LNCC Professor: Gilson A. Giraldi (D.Sc) Título do Curso: Visualização Científica para Análise de Imagens Médica. Período: Quarto Período de 2001 Objetivos O processamento/visualização

Leia mais

SIFT - Scale Invariant Feature Transform

SIFT - Scale Invariant Feature Transform SIFT - Scale Invariant Feature Transform Daniel Pinto Coutinho Prof. Ricardo Marroquim 1 Introdução A detecção de pontos de interesse em uma figura é uma tarefa muito comum no campo de processamento de

Leia mais

MORFOLOGIA MATEMÁTICA

MORFOLOGIA MATEMÁTICA MORFOLOGIA MATEMÁTICA Morfologia Na Biologia área que trata com a forma e a estrutura de plantas e animais Processamento de Imagens Ferramenta para extração de componentes de imagens que sejam úteis na

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007

TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007 TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007 DETECÇÃO DE CONTORNOS GRUPO 6: Hugo Miguel Rodrigues Gonçalves Dinis Guedes Afonso ee01171 ee01148 Introdução Este trabalho tem como objectivo a implementação de métodos

Leia mais

Detecção de falsas correspondências em pares de imagens estereoscópicas utilizando a transformação projetiva no plano e o algoritmo RANSAC

Detecção de falsas correspondências em pares de imagens estereoscópicas utilizando a transformação projetiva no plano e o algoritmo RANSAC Detecção de falsas correspondências em pares de imagens estereoscópicas utilizando a transformação projetiva no plano e o algoritmo RANSAC André Caceres Carrilho Mauricio Galo Renato César dos Santos Curitiba,

Leia mais

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Inês Aparecida Gasparotto Boaventura DCCE-IBILCE-UNESP Rua Cristovão Colombo, 2265 15054-000, São José do Rio Preto,

Leia mais

Classificação de Padrões por Blocos em Imagens Não Segmentadas de Tomografia Computadorizada

Classificação de Padrões por Blocos em Imagens Não Segmentadas de Tomografia Computadorizada Classificação de Padrões por Blocos em Imagens Não Segmentadas de Tomografia Computadorizada Aline Dartora Prof. David Menotti Departamento de Informática Universidade Federal do Paraná (UFPR) 23 de outubro

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 09 - curvatura Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 1 aula de hoje feature detection overview curvatura espaço de escala block matching 2 / 1 curvatura o

Leia mais

Detecção e Correção Automáticas de Olhos Vermelhos

Detecção e Correção Automáticas de Olhos Vermelhos Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Elétrica TE 072 Processamento Digital de Sinais Detecção e Correção Automáticas de Olhos Vermelhos Trabalho elaborado pelo aluno

Leia mais

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera Introdução ao Processamento de Imagens COS756 PESC/COPPE/UFRJ 2013 1 Renan Garrot garrot@cos.ufrj.br 1. Introdução O processo de tracking por vídeo consiste

Leia mais

RECONHECIMENTO FACIAL UTILIZANDO EIGENFACES

RECONHECIMENTO FACIAL UTILIZANDO EIGENFACES Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Rio de Janeiro, RJ Brasil RECONHECIMENTO

Leia mais

APLICAÇÃO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA SEGMENTAÇÃO DE OBJETOS EM IMAGENS CAPTURADAS POR EQUIPAMENTOS MÓVEIS.

APLICAÇÃO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA SEGMENTAÇÃO DE OBJETOS EM IMAGENS CAPTURADAS POR EQUIPAMENTOS MÓVEIS. APLICAÇÃO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA SEGMENTAÇÃO DE OBJETOS EM IMAGENS CAPTURADAS POR EQUIPAMENTOS MÓVEIS. João Marcelo RIBEIRO 1 Heber Rocha MOREIRA 2 Fiama F. S. do AMARAL 3 RESUMO Através da visão

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Prof. Dr. Márcio Sarroglia Pinho 1 Histogramas Equalização Histogramas alpha = 255 / numpixels for each pixel g(x,y) = cumulativefrequency[f(x,y)] * alpha end for http://www.generation5.org/content/2004/histogramequalization.asp

Leia mais

ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO

ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO Prof. André Backes Conceitos básicos 2 Ordenação Ato de colocar um conjunto de dados em uma determinada ordem predefinida Fora de ordem 5, 2, 1, 3, 4 Ordenado 1, 2, 3, 4, 5 OU 5,

Leia mais

Aula 3 Processamento Espacial

Aula 3 Processamento Espacial SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 3 Processamento Espacial Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Processamento Espacial Transformações ponto a ponto

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Engenharia da Computação Centro de Informática DETECÇÃO DE BORDAS DE IMAGENS UTILIZANDO ELEMENTOS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Processamento De Imagem. Descritores de Cor

Processamento De Imagem. Descritores de Cor Processamento De Imagem Descritores de Cor Cores Uma das propriedades mais importantes para visão humana. Muito usada em sistemas de recuperação de imagens, CBIRs. Taxonomia Global A informação de cor

Leia mais

3 Processamento e Análise Digital de Imagens

3 Processamento e Análise Digital de Imagens 41 3 Processamento e Análise Digital de Imagens O Processamento Digital de Imagens (PDI) é em um conjunto de técnicas que utiliza operações matemáticas para alterar os pixels de imagens digitais. O PDI

Leia mais

Aula 9 Representação e Descrição. Profa. Fátima Nunes AULA 9 / 1. Profa. Fátima L. S. Nunes

Aula 9 Representação e Descrição. Profa. Fátima Nunes AULA 9 / 1. Profa. Fátima L. S. Nunes Fundamentos de Processamento Gráfico Aula 9 Representação e Descrição Profa. Fátima Nunes AULA 9 / 1 Reconhecimento de padrões AULA 9 / 2 Após a segmentação dar significado aos objetos extraídos da cena.

Leia mais

Métodos de Segmentação de Imagem para Análise da Marcha

Métodos de Segmentação de Imagem para Análise da Marcha Métodos de Segmentação de Imagem para Análise da Marcha Maria João M. Vasconcelos, João Manuel R. S. Tavares maria.vasconcelos@fe.up.pt, tavares@fe.up.pt 3º Congresso Nacional de Biomecânica 11-12 Fevereiro

Leia mais

Lip Recognition. Victor Mocelin

Lip Recognition. Victor Mocelin Lip Recognition Victor Mocelin Sumário 1. Introdução do problema 2. Por que usar os lábios? 3. Dificuldades 4. Artigos relacionados 5. Referências 2 Introdução do problema Entradas Credencial Imagem dos

Leia mais

5 Resultados, Conclusões e Trabalhos Futuros

5 Resultados, Conclusões e Trabalhos Futuros 47 5 Resultados, Conclusões e Trabalhos Futuros Este capítulo apresenta os resultados obtidos com a técnica proposta de chromaless, bem como são apresentadas as conclusões e as sugestões para trabalhos

Leia mais

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA

Leia mais

Detecção de Linhas Através da Transformada de Hough

Detecção de Linhas Através da Transformada de Hough Detecção de Linhas Através da Transformada de Hough Jhielson Monitno Pimentel 1, João Carlos Nunes Bittencourt 2, Jody Maick Araujo de Mattos 1, Marcel Ranulfo 1 1 Departamento de Tecnologia Universidade

Leia mais

FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA

FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO CMP65 - INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS PROFESSOR JACOB SCARCHANSKI FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA POR DANIEL NEHME

Leia mais