REFUGIADOS AMBIENTAIS: REALIDADE VIVENCIADA E PROTEÇÃO NECESSÁRIA NO CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFUGIADOS AMBIENTAIS: REALIDADE VIVENCIADA E PROTEÇÃO NECESSÁRIA NO CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS"

Transcrição

1 Revista Jurídica da Unic / Emam - v. 1 - n. 1 - jul./dez REFUGIADOS AMBIENTAIS: REALIDADE VIVENCIADA E PROTEÇÃO NECESSÁRIA NO CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Carlos Eduardo Silva e Souza 1 Taiana Cristina Carvalho Marques 2 INTRODUÇÃO As consequências advindas das mudanças climáticas revelam o despreparo da comunidade mundial em lidar com os problemas ambientais, ou seja, não existem ações eficazes de prevenção e solução dos efeitos desastrosos ocasionados pelos fenômenos ambientais. Diante dessa problemática, surge a grande preocupação mundial acerca do futuro das nações, tanto aquelas que são afetadas direta ou indiretamente pelas catástrofes ambientais. Essa preocupação alerta toda a sociedade sobre a ocorrência de um fenômeno cada vez mais constante no planeta: os refugiados ambientais. Destarte, analisar a verdadeira situação dessas vítimas é de fundamental importância para a comunidade mundial, haja vista que esse grupo é ainda muito desconhecido e, por certas vezes, compreendido de forma destorcida da realidade. Com efeito, a partir do momento em que as pessoas compreenderem a dimensão dessa problemática, elas começarão a refletir sobre as ações mundiais de proteção que devem ser direcionadas àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Conhecido o problema e entendido o conceito do que são os refugiados ambientais na atualidade que é a pretensão desta pesquisa, torna-se mais sensata a cobrança por atitudes dos órgãos internacionais, no sentido de resolverem a ausência de proteção aos refugiados (ou de se buscar melhor proteção aos mesmos). 1 Advogado. Mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Curso de Direito da Universidade de Cuiabá, Campus Pantanal. . professorcarloseduardo@gmail.com 2 Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. . taianacarvalho@hotmail.com

2 14 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas Esse artigo busca analisar a figura do refugiado ambiental, desde a compreensão do instituto, os seus motivos desencadeadores, os primeiros casos e a definição normativa, até se alcançar a idéia de uma proteção jurídica internacional adequada. A COMPREENSÃO SOBRE OS REFUGIADOS AMBIENTAIS A questão ambiental tem sido corretamente definida como o termômetro de uma ampla crise que envolve o mundo contemporâneo. O ser humano que, em tempos passados, compreendia-se como uma parte da natureza, colocou-se acima dela, como soberano e dominador. Essa visão instrumental do meio ambiente produziu, em poucas décadas, uma verdadeira degradação ecológica: deflorestação, aquecimento global, desenfreada emissão de gases de efeito estufa, desertificação, poluição do ar, consumo irrestrito dos recursos naturais não renováveis, contaminação de rios e mananciais por lixo doméstico, industrial e pluvial, escassez de água potável, aumento do nível dos mares etc. As consequências de toda essa degradação para a humanidade são dramáticas, entre elas, o surgimento de uma nova categoria de refugiados, qual seja: os refugiados ambientais, que também podem ser chamados de eco-refugiados ou refugiados climáticos. Está colocado, então, um novo problema para o direito internacional, no contexto da proteção dos direitos humanos e do meio ambiente. Assim, compreender essa nova categoria de refugiados se tornou imprescindível, haja vista que eles se tornaram a realidade social mundial. Em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, foi realizada a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual foi elaborada a Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, criando, então, o Programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (PNUMA), que objetivava o monitoramento dos problemas ambientais no mundo. Nesse documento, foi introduzida a expressão refugiados ambientais, que se caracterizou como, Pessoas que foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente a zona tradicional, na qual vivem devido ao visível declínio do ambiente prejudicando a qualidade da vida de tal maneira que a subsistência dessas pessoas torna-se perigosa. 3 3 PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE (PNUMA). Refugiados Ambientais. Disponível em: Acesso em 14 nov 2010.

3 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 15 Assim, a preocupação com essa nova categoria de refugiados é inserida no plano internacional, gerando, a partir desse momento, dúvidas e questionamentos por parte de toda comunidade mundial e, principalmente, dos estudiosos que militam em favor do mundo ecologicamente equilibrado. A expressão refugiado ambiental começa a ganhar notoriedade a partir do ano de 1985, data em que o pesquisador e professor egípcio Essam El-Hinnawi publicou um artigo referente a essa categoria. Na Conferência das Nações Unidas, realizada em Nairóbi, na África, o então pesquisador chamou a atenção do mundo para uma categoria nova de refugiados que necessitava de urgente reconhecimento e proteção internacionais, qual seja: os refugiados ambientais (environmental refugies). El-Hinnawi definiu refugiado ambiental como, Pessoas que são forçadas a deixar seu habitat tradicional, temporária ou permanentemente, devido a distúrbio ambiental (natural e/ou provocado por pessoas) que colocou em risco sua existência e/ou afetou seriamente a sua qualidade de vida. 4 Com base nessa conceituação do pesquisador egípcio, observa-se que existem elementos a serem apontados como essenciais à definição daquilo que se deve ter em mente quando for invocada a figura do refugiado ambiental. Em primeiro lugar, o refugiado ambiental constitui-se numa espécie de refugiado porém distinguindo-se de toda a conceituação clássica sobre refugiados. Desse modo, o refugiado ambiental é alguém em deslocamento forçado. Em segundo lugar, o motivo do refúgio há de ser um distúrbio ambiental, significando dizer que são quaisquer mudanças físicas, químicas e/ ou biológicas no ecossistema, que tornam, de forma temporária ou permanentemente, inadequado para sustentar a vida humana. Em terceiro lugar, verifica-se que esse distúrbio ambiental tem que ser de tal monta que coloque em risco a existência e/ou afete seriamente a qualidade de vida dos atingidos por ele. 4 People Who have been forced to leave their traditional habitar, temporarily or permanently, because of a marked environmental disruption (natural and/or triggered by people) that jeopardized their existence and/or seriously affected the quality of their life. EL-HINNAWI, Essam. Environmental Refugees. Nairobi, Kenya: United Nations Environment Programme, 1985, p. 5. Tradução livre.

4 16 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas Portanto, todas as pessoas, que se encontrem forçadas a abandonar seus territórios em função de ameaças de vida e segurança provocadas pelo ambiente 5, podem ser denominados refugiados ambientais. Os refugiados ambientais não deixam seus lares por conveniência. Não se trata de uma situação meramente econômica. A situação deles é a sobrevivência. Eles precisam fugir para evitar a morte. Corroborando esse entendimento, o professor de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Universidade de Neuchâtel, na Suíça, Etienne Piguet, dissertando sobre essa temática, elencou cinco grupos de fatores, relacionados com a questão ambiental, capazes de motivar de maneira determinante quais os motivos que forçam o deslocamento de uma pessoa para outro país. São eles: (i) desastres naturais; (ii) projetos de desenvolvimento que alterem o meio ambiente; (iii) mudança progressiva do meio ambiente; (iv) acidentes industriais; (v) consequências ambientais decorrentes de conflitos. 6 Diante dessas constatações e em consonância com as lições de Jacobson, conclui-se que aqueles que se vêem forçados a se movimentar em decorrência de distúrbios ambientais naturais ou provocados por humanos, onde se estabeleçam, em metrópoles, campos de ajuda humanitária, ou cultivando terras marginais, estas pessoas constituem uma crescente classe de refugiados ambientais 7. UMA DISTINÇÃO NECESSÁRIA: REFUGIADOS, REFUGIADO AMBIENTAL E DESLOCADO INTERNO Atualmente, praticamente todos os países se confrontam com o fenômeno da migração, isso porque as nações abriram sua economia, mas não suas fronteiras políticas, permitindo a livre circulação das pessoas, que, com frequência, almejam escapar dos efeitos da globalização e até mesmo dos efeitos do aquecimento global. 5 Dentre essas ameaças quaisquer mudanças físicas, químicas e biológicas nos ecossistemas ou diretamente nos recursos naturais que o transformam tornando o ambiente impróprio para manter ou reproduzir a vida humana. 6 PIGUET, Etienne. Climate change and forced migration. In: New Issues in Refugee Research. UNHCR, Whether they end up in cities, refief camps, or cultivating marginal lands, these people constitute a growing class of environmental refugees. JACOBSON, Jodi L. Environmental Refugees: a yardstick of habitability. Worldwacth Paper 86. Washington, D.C.: Worldwatch Institute, 1998.

5 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 17 Dessa constatação, retira-se o seguinte questionamento: todas as pessoas que se refugiam, não se deslocam em função dos mesmos motivos, razão pela qual se faz necessária a diferenciação de todos os termos relacionados à palavra refúgio. De acordo com a doutrina, direito de asilo é gênero do qual refúgio é espécie. A palavra asilo tem origem grega, derivada do latim asylum, e significa qualquer local inviolável, refúgio ou expressa imunidade. 8 Podese observar que o instituto do asilo é antigo, pois na própria história da humanidade é possível observar a sua ocorrência, bastando, para tanto, se apontar regras quanto a sua aplicação na Grécia antiga, Roma, Egito, e, até mesmo em registros na Bíblia. Mais recentemente, deve-se destacar a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, em seu artigo 14 disciplinou: Toda pessoa em caso de perseguição, tem o direito de buscar asilo e de desfrutá-lo em outro país. 9 Entretanto, há diferenças entre as palavras asilo e refúgio. De Plácido e Silva esclarece que: No refúgio se abriga quem procura se furtar do perigo que lhe ameaça, sendo que, quem o concede apenas oferece o abrigo até que tal estado de perigo se cesse, não lhe assegurando a proteção. De outro norte, o asilo é a proteção que se busca para se livrar da perseguição de quem tem a maior força, sendo que o asilador torna-se protetor do asilado para defendê-lo e livrá-lo da perseguição. 10 Esclarecida a diferenciação entre essas duas palavras, não se admite então, que haja confusão com relação ao instituto do asilo e refúgio, sendo forçoso ressaltar que, no presente artigo, o termo refugiado deve ser estudado em todos os seus aspectos. Primeiramente, refugiado pode ser descrito como todo indivíduo que, devido a temores fundados de ser perseguido por motivos de raça, religião, nacionalidade, ou por pertencer a determinado grupo social ou opiniões políticas, se encontre fora do país de sua nacionalidade e não 8 TELES BARRETO, Luiz Paulo. Das Diferenças entre os Institutos Jurídicos do Asilo e do Refúgio. Disponível em: < Acesso em 14 nov A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DE Disponível em: org.br/direitos/deconu/a.../comparato_hist_dudh.pdf> Acesso em 16 out DE PLÁCIDO E SILVA. Vocabulário Jurídico. São Paulo: Forense, v. 4, 1984, p

6 18 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas possa ou, devido a tais temores, não queira recorrer à proteção de tal país. Essa conceituação só foi possível com o advento da Convenção de Genebra de 1951, que definiu refugiado como sendo qualquer pessoa que, temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, encontrase fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou, em virtude desse temor, não quer valer-se da proteção desse país, ou que, se não tem nacionalidade e se encontra fora do país no qual tinha residência habitual, não pode ou, devido ao referido temor, não quer voltar a ele. 11 Verifica-se, então, que essa definição clássica de refugiado tem alcance limitado, restringindo-se aos motivos temporais e geográficos desencadeadores da busca por refúgio, não abrangendo, desse modo, aqueles relacionados às conturbações no meio ambiente. Por outro lado, refugiados ambientais, tal como apontado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e também pelo professor El-Hinnawi, surge como algo inovador e mais adequado ao novo foco das preocupações mundiais. Como já explicado, são aquelas pessoas forçadas a deixar o território onde vivem, em razão de uma perturbação em seu meio ambiente, tal como catástrofe natural, degradação progressiva do meio ambiente ou um esgotamento dos recursos naturais. Assim, nota-se que existem diferenças entre esses dois grupos, principalmente no que tange aos motivos ensejadores do fenômeno da migração, pois o termo genérico refugiados guarda relação somente com os vitimados de uma perseguição por motivos de raça, religião, posicionamento político, grupo social ou nacionalidade, enquanto que, falar em refugiados climáticos implica dizer que as motivações do processo de refúgio possuem relação com as conturbações ambientais. No que tange ao termo deslocado interno, pode-se afirmar, resumidamente, que se trata do indivíduo que teve que fugir de seu lar, com a roupa do corpo para salvar a sua vida, mas, no entanto, não chegou a cruzar a fronteira internacional. O Alto Comissariado das Nações Unidas 11 Referida Convenção foi adotada em 28 de julho de 1951 pela Conferência das Nações Unidas de Plenipotenciários sobre o Estatuto dos Refugiados e Apátridas e a entrada em vigor foi em 22 de abril de A Convenção de 1951 define, no art. 1º, 1º, alínea c, o termo refugiado como aplicável a qualquer pessoa que, temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.

7 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 19 para os Direitos Humanos, assim os define: [...] os deslocados internos são pessoas forçadas ou obrigadas a fugir ou abandonar as suas casas ou seus locais de residência habituais, particularmente em consequência de, ou com vista a evitar os conflitos armados, situações de violência generalizada, violações dos direitos humanos ou calamidades humanas naturais, e que não tenham atravessado uma fronteira internacionalmente reconhecida de um Estado. 12 No mesmo sentido é a conceituação fornecida pelo Alto Comissariado da Nações Unidas para os Refugiados, que descreve deslocado interno como pessoas que são obrigadas a abandonar suas casas por muita das mesmas razões que as do refugiados, mas sem cruzar nenhuma fronteira internacional. 13 Dessas definições, constata-se que as causas que podem ensejar a condição de refugiado são praticamente as mesmas daquelas que produzem os deslocados internos. Entretanto, a distinção fundamental entre esses dois grupos reside no fato que o primeiro atravessa a fronteira de seu país de origem, enquanto que o segundo permanece nos limites físicos de seu Estado, não cruzando, portanto, nenhuma fronteira internacional. Diante disso, a diferenciação entre esses dois grupos refere-se tão somente ao aspecto geográfico, uma vez que, como já salientado, os motivos ensejadores da movimentação dessas pessoas são os mesmos. Esse também é o entendimento de Ivanilson Paulo Corrêa Raiol, que argumenta o seguinte: [...] a questão, desse modo, situa-se num aspecto meramente geográfico: se alguém, motivado por perseguição religiosa, por exemplo, atravessa os limites de seu país, poderá ser considerado refugiado; mas, se pela mesma razão, permanece fugindo, de lugar em lugar, pelo interior de seu Estado, já não será mais refugiado. 14 Diante do esboçado, depreende-se que, entre esses três grupos de indivíduos (refugiados, refugiados ambientais e deslocados internos), há 12 ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS DIREITOS HUMANOS. Disponível em: < Acesso em: 12 nov Idem. 14 CORRÊA RAIOL, Ivanilson Paulo. Ultrapassando fronteiras: a proteção jurídica dos refugiados ambientais. Porto Alegre: Nuria Fabris, 2010, p. 221.

8 20 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas similaridades e diferenças, sejam quanto aos motivos ensejadores do fenômeno de deslocamento, bem como quanto aos aspectos geográficos. De forma sucinta, é possível afirmar que os refugiados se assemelham dos refugiados ambientais, pelo motivo de ambos se deslocarem além das fronteiras de suas nações, entretanto, diferenciam-se em razão das causas ensejadoras de suas migrações serem diferentes. Já os deslocados internos se assemelham com a figura do refugiado no que tange aos fatos motivadores do deslocamento, ao passo que a distinção entre esses dois grupos reside no aspecto geográfico, ou seja, o deslocado interno não ultrapassa as fronteiras internacionais, enquanto que, o refugiado se movimenta além dos limites políticos-geográficos de seu país. Ademais, conclui-se que também existem diferenças entre a figura do deslocado interno com a do refugiado ambiental. São diferenças em relação ao limite geográfico e também relacionadas às motivações do fenômeno do deslocamento. No que se refere a diferenciação quanto ao aspecto geográfico, entende-se que esses dois grupos se distinguem, pois como já explicado, o deslocado interno não ultrapassa as fronteiras de seu Estado, enquanto que, os refugiados ambientais se refugiam extrapolam os limites internacionais. Por derradeiro, a mais nítida diferenciação entre os retrocitados indivíduos, diz respeito às causas motivadoras do processo de deslocamento, pois os refugiados climáticos se refugiam devido a motivos de perturbação ambiental, diferentemente dos deslocados internos, que, pela conceituação da Organização das Nações Unidas, se deslocam pelos mesmos motivos daquele elencados na Convenção de Genebra de OS PRINCIPAIS FENÔMENOS DESENCADEADORES DA CONDIÇÃO DE REFUGIADO AMBIENTAL Existe uma estreita e crescente relação entre refugiados climáticos e as questões ambientais; entretanto, muitos governos não reconhecem o declínio ambiental como uma causa legítima do movimento dos refugiados, optando, ao invés disso, por ignorar a causa. Situações de contaminação da terra e da água, de secas prolongadas, de chuvas excessivas, desertificação, aumento do nível do mar, além de outras, obrigam, diariamente, milhões de pessoas a se refugiar fora da sua região de habitação tradicional.

9 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 21 Tratar do problema, ora em debate, sem considerar as grandes mudanças que se processam no planeta, não fornecerá, por certo, uma avaliação consistente da questão. É necessário, então, que se faça uma análise dos principais fenômenos que acarretam o surgimento dos refugiados ambientais. Nesse sentido, os fóruns internacionais, nos quais se discute as alterações climáticas, buscam sempre analisar os problemas de ordem ambiental e as suas possíveis soluções. O mais conhecido deles aconteceu em 1992, no Estado do Rio de Janeiro, que ficou mundialmente conhecido como Rio 92. Nesse fórum foi assinada a Convenção Quadro sobre a Mudança do Clima, que, posteriormente, deu origem ao importante Protocolo de Quioto, em vigor desde o ano de A partir desse posicionamento global, em se preocupar com as consequências dos fenômenos ambientais, a Organização das Nações Unidas passou a divulgar os impactos das ações humanas sobre as mudanças climáticas, por intermédio do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, sigla em inglês). Vale dizer que o relatório publicado em 2001 já alertava para o aumento da temperatura média do planeta Terra, explicando que tal elevação se dava pelo somatório dos fatores naturais com as intervenções humanas. 15 Dessa forma, como já salientado anteriormente, a categoria de refugiados ambientais só surgiu devido às alterações no meio ambiente, assim, é imprescindível que se faça um exame e uma diferenciação entre as principais causas ensejadoras desse movimento migratório, sendo possível classificar os distúrbios ambientais em três tipos: natural, inatural e provocado por pessoa. O DISTÚRBIO AMBIENTAL NATURAL O planeta Terra se encontra numa complexa estrutura de equilíbrio, a qual propicia condições ideais para que exista vida. Entretanto, observa-se que a superfície terrestre vivencia mudanças constantes, devido às dinâmicas que acontecem na litosfera, nas águas e no ar. Assim, quando essas mudanças forem de tal monta que sejam capazes de tornar, ainda que temporariamente, o ecossistema em um lugar inadequado para o sustento da vida humana, pode-se dizer que se está diante de um distúrbio ambiental natural. 15 PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA (IPCC). Op. cit.

10 22 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas É evidente que os distúrbios ambientais naturais podem se manifestar de diferentes formas, podendo ser ocasionados por fatores externos ao próprio planeta Terra, bem como por fatores de origem terrestre. Dessa forma, as mudanças climáticas podem provocar alterações, algumas lentas e outras aceleradas, na configuração do clima predominante em certa área, causando, assim, influência sobre a vida das pessoas. Como exemplo dessas alterações climáticas naturais, pode-se citar o fenômeno que faz com que a Lua se afaste três centímetros por ano da Terra, fato que, em decorrer dos anos, reduzirá a influência gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra e entende-se capaz de trazer consequências em todo o equilíbrio global. 16 De igual maneira, a desertificação tem sido apontada pelos pesquisadores, como uma das consequência dos distúrbios naturais. Entretanto, nem todos os processos de desertificação podem ser atribuídos às questões naturais, pois há estudos que demonstram que a ação do homem também é uma das causas desse processo de degradação ambiental. Ivanilson Paulo Corrêa Raiol faz essa devida diferenciação, ao ensinar que: 17 [...] observa-se que existem dois tipos de desertificação, a climática e a ecológica. A desertificação climática tem como causa as mudanças ocorridas nos padrões climáticos, de acordo com as dinâmicas naturais do planeta, isto é, diz respeito a variações climáticas que, no seu desenvolvimento normal, acabam levando a um gradual processo de degradação do potencial biológico de recursos terrestres em decorrência da deteriorização do solo. [...] Por sua vez, a desetificação ecológica tem como causa a ação do homem sobre o meio ambiente que, com o crescimento demográfico e a exploração predatória dos recursos naturais, termina provocando um quadro de ambiente desértico sobre o território. Não bastando esses dois exemplos já citados, é de bom alvitre ressaltar que há mudanças naturais que se revelam de maneira mais violenta e rápida, fato que as tornam mais conhecidas pela sociedade, pois suas consequências são inesperadas e produzem um grande grau de destruição 16 Os 10 Fatos Incríveis Registrados na Lua. Disponível em: EI238,00-Confira+os+fatos+incriveis+registrados+na+Lua.html Acesso em 14 Novembro CORRÊA RAIOL, Ivanilson Paulo. Ultrapassando Fronteiras: A Proteção Jurídica dos Refugiados Ambientais. Porto Alegre: Nuria Fabris, p

11 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 23 ambiental. É o que acontece quando uma determinada área do planeta é atingida pelos efeitos dos fenômenos do El Niño e da La Niña, bem como quando uma região é destruída por furacões, terremotos ou tsunamis. As consequências dos fenômenos El Niño e La Niña já não são tão desconhecidos pelo comunidade internacional. Quanto ao El Niño, pode-se dizer que as pesquisas sobre mudanças climáticas, apontam que seus mais desastrosos efeitos são: o aquecimento das águas oceânicas que acarreta a diminuição na quantidade de peixes nos oceanos, a intensificação das secas em determinadas áreas, o aumento nos índices de chuva e a existência de diversos tipos de tempestades. 18 No que se refere aos problemas ocasionados pelo fenômeno La Niña, é possível constatar que o resfriamento das águas dos mares pode ocasionar um aumento de chuvas, o caimento das temperaturas em época de verão, como também, um resfriamento inesperado de diversas áreas do globo. 19 Os dados sobre esses dois fenômenos naturais revelaram que, entre os anos de 1982 a 1983, os impactos que resultaram em mortos e desabrigados na América do Sul, 71 mortos e desabrigados na Austrália, 600 mortos no Sul da China, além de outras consequências nos outros continentes do globo terrestre. 20 Com efeito, percebe-se que os efeitos ocasionados pelos furacões, terremotos ou tsunamis não distoam daqueles retrocitados. O furacão Katrina, que assolou a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, deixou um enorme rastro de destruição por onde passou. O mesmo grau de devastação verificou-se no grande terremoto que sacudiu a Ásia Meridional em 2005 e, segundo dados fornecidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, estima-se que mais de 3 milhões de pessoas ficaram desabrigadas. 21 Por sua vez, no ano de 2004, uma gigantesca onda em alta velocidade, conhecida como Tsunami, atingiu o continente asiático, provocando uma sequência de destruições, resultando, por fim, num saldo de milhares de pessoas desabrigadas e mortas. Infelizmente, essas cenas tem se reproduzido, com certa freqüência. 18 MILLER JR, G. Tyler. Living in the environment: principles, connections, and solutions. Canadá: Thomson Brooks/Cole, 2007, p. S Idem. 20 MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina Textos, 2007, p. 192/ Disponível em: < _1.htm>. Acesso em 15 Maio 2010.

12 24 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas Diante dessas cenas que o mundo presenciou e vivencia, constatase que não só os países subdesenvolvidos são atingidos pelos distúrbios naturais, mas sim todas as nações, independente de poder econômico, razão pela qual não estão imunes ou preparados para suportar os efeitos de uma devastadora ação da natureza. O DISTÚRBIO AMBIENTAL INATURAL Conceitua-se distúrbio ambiental inatural, como aqueles eventos normais cujos efeitos são agravados pela atividade humana. 22 Assim, os eventos que poderiam ser inicialmente compreendidos como distúrbios ambientais naturais passam à condição de inatural, devido à intervenção humana sobre determinados ecossistemas, tornando-os mais vulneráveis ou menos resistentes às instabilidades naturais. Destarte, algumas situações de impacto natural, que poderiam ser absorvidas pelo meio ambiente, revelam-se de uma gravidade incontrolável, em decorrência de atividades atribuídas às pessoas. Como exemplo desse fato, cita-se o conhecido efeito estufa. Segundo os pesquisadores do clima, o efeito estufa é quando o calor do sol aquece a superfície terrestre e esta, em resposta, remete para o espaço energia, sendo que uma parte desse calor irradiado fica retido na atmosfera, devido a existência de uma imensa camada de gases envolta do globo. O efeito estufa pode ser natural ou artificial. Natural é aquele necessário para a manutenção da vida na terra, haja vista que existem determinados gases que são imprescindíveis para o equilíbrio da temperatura do planeta, não provocando, dessa forma, consequências prejudiciais ao ambiente. Já o efeito estufa artificial, surge com o incremento da atividade humana, ocasionado uma hipótese de distúrbio ambiental inatural, ou seja, aquele tipo de distúrbio que se configuraria num evento normal, mas que fora agravado nos seus efeitos pela ação do homem no meio ambiente. Assim, o efeito estufa artificial ocorrer, quando a proporção dos gases na atmosfera estiver elevada, aumentando, por consequência, a temperatura do planeta. O homem, ao longo dos anos, tem despejado gases altamente poluentes na atmosfera, agravando cada vez mais o fenômeno do efeito estufa, fato que tem ocasionado o aparecimento do aquecimento global, bem 22 JACOBSON, Jodi L. Environmental Refugees: a yardstick of habitability. Worldwatch Paper 86. Washington, D.C.: Worldwacht Institute, 1998, p. 16.

13 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 25 como do resfriamento anormal de determinadas áreas do mundo. Esse fenômeno sempre existiu naturalmente, mas nos últimos anos tem se agravado, complicando cada vez mais o clima na Terra. Como consequência do aumento da temperatura global, observa-se a ocorrência do desgelo das calotas polares, que tem ocasionado o aumento do nível dos oceanos e que, em décadas, poderá implicar no deslocamento da população litorânea para o interior dos Estados. Diante desse contexto, é possível se antecipar um problema de abrangência global, que são os possíveis fluxos migratórios, diante do possível desaparecimento de países devido à elevação acentuada dos mares, como também, do surgimento de tempestades, de furacões e, ainda, da transformação de terras destinadas à agricultura, em áreas totalmente improdutivas. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, publicado em concluiu que: O aquecimento do sistema climático é inequívoco, como está agora evidente nas observações dos aumentos das temperaturas médias globais do ar e do oceano, do derretimento generalizado da neve e do gelo e da elevação do nível global médio do mar. Assim, as consequências das mudanças climáticas vão muito além daquelas aqui já mencionadas. Os efeitos dessa modificação do clima são incomensuráveis, sendo possível afirmar que essas transformações no meio ambiente são fenômenos potencialmente capazes de ocasionar a condição de refugiados ambientais. O DISTÚRBIO AMBIENTAL PROVOCADO POR PESSOA Inicialmente, não se deve confundir o distúrbio ambiental provocado por pessoa com a modalidade anteriormente explicada. A diferença está que o distúrbio ambiental inatural, ainda que tenha contribuição humana para seu desencadeamento, necessita da ocorrência de um evento que seria classificado como um distúrbio natural, mas que fora agravado pela ação do homem. 23 PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA (IPCC). Disponível em: Acesso em 12 Maio 2010.

14 26 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas Por sua vez, o distúrbio em questão, é aquele evento que pode ser atribuído exclusivamente à atividade do homem sobre o planeta. Como exemplo, pode-se citar um vazamento de partículas radioativas, o derramamento de produtos agrotóxicos em rios e mananciais e, também, a contaminação do solo por lixos tóxicos. Em todas essas ocasiões, pode-se concluir que somente se processou uma degradação ambiental devido à ação humana. Um acontecimento marcante foi o acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, ocorrido em Embora muita gente não entenda a relação desse acontecimento com a figura do refugiado ambiental, é imperioso ressaltar, que o alastramento das precipitações radioativas em diversas áreas daquele país, ocasionou a contaminação das terras em que se tinha produção agrícola, bem como impossibilitou que a população que ali residia continuasse a habitar essas regiões, tendo em vista o elevado grau de contaminação colocava em risco a existência humana. Assim, é evidente que esse desastre nuclear provocou o descolamento de milhares de pessoas, sendo que, nesses locais em que se teve a contaminação radioativa, não mais houve o retorno da população ucraniana, fato que pode ter sido gerador de refugiados ambientais. Outro exemplo a ser citado de distúrbio ambiental provocado por pessoa são as construções de usinas hidroelétricas em áreas totalmente habitáveis. Essas obras só são possíveis, porque a sociedade mundial clama pela política do progresso, entretanto, por mais que tragam inúmeros benefícios para o país, tais construções forçam o deslocamento de milhares de famílias que residem em torno da onde se realizam as obras, sem contar as diversas espécies de animais que ficam sem abrigo e acabam morrendo. E se tal acontecimento obriga as pessoas a se deslocarem de seu local de habitação tradicional, por motivos de alterações ambientais também pode ter contribuído para o surgimento de refugiados climáticos. Pode-se perceber que as três modalidades de distúrbios ambientais aqui citadas são capazes de gerar o fenômeno dos refugiados ambientais, valendo afirmar que as ações antropogências podem figurar no centro das principais causas desencadeadoras dos fenômenos migratórios, relacionados às mudanças no meio ambiente. Aliás, é o que se previu no Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, publicado em 2007, data em que os pesquisadores atribuíram às ações humanas a responsabilidade das atuais mudanças no meio ambiente.

15 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 27 Não é demais lembrar que a comunidade científica divulgou uma comparação de percentuais referentes às causas dos inúmeros desastres ambientais, indicando que, anteriormente, as ações humanas representavam 55% das probabilidades do homem ter causado o agravamento nas condições do clima, enquanto que, no ano de 2007, essa probabilidade já superava o patamar de 90%. 24 O PANORAMA ATUAL DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS As alterações climáticas são suficientes para causar inúmeras consequências no mundo, principalmente, o surgimento de uma nova categoria de refugiados: os refugiados ambientais. Como já explicado, essa nova categoria de pessoas se refugiam em razão de distúrbios ambientais provocados no meio ambiente, sejam eles ocasionados naturalmente ou pelas ações humanas. O fato é que, diante de inúmeros processos de transformações na natureza, observa-se, facilmente, que existe um contingente considerável de refugiados climáticos na atualidade. Assim, é imperioso que se traga ao conhecimento público, os números que apontam a quantidade desses vitimados, bem como os que indicam quais as regiões de maior incidência dessa categoria e para onde se refugiam. Muitos pesquisadores acreditam que as regiões mais pobres e mais remotas do mundo são as que mais sofrem as consequências das mudanças ambientais, concluindo, portanto, que são nessas localidades que se encontram grande parte dos refugiados climáticos existentes no globo. A justificativa disso está no fato de que os países em desenvolvimento e aqueles mais afastados são mais vulneráveis do que todos os outros, haja vista que possuem uma menor capacidade de adaptação, em razão da escassez de recursos e de existirem outras questões consideradas prioritárias às questões de mudanças climáticas. Dessa maneira, quando acontece um distúrbio ambiental que assola grande parte de um país subdesenvolvido, a situação se agrava, pois nesses Estados os recursos financeiros são reduzidos e, não há sequer, investimentos no sistema de prevenção aos desastres ambientais, como também de recuperação posterior a esses acontecimentos, restando-lhes deslocar 24 Idem.

16 28 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas para lugares que ofereçam condições mínimais para suas restruturações e sobrevivência, passando a depender, então, da ajuda humanitária de outros países e das entidades não governamentais. Todas essas afirmações se respaldam nos estudos de Normam Myers, que aponta o seguinte: [...] as áreas mais afetadas pelas mudanças ambientais serão aquelas nas quais há grande densidade populacional e que tem características ambientais instáveis. Os exemplos em maior evidência são a Índia (mudanças nos padrões das monções), África (áreas próximas ao deserto e áreas de savana densamente ocupadas), Oceania (aumento do nível do mar que provocará o desaparecimento de várias ilhas) e América (transformação das áreas de castinga e sertão em desertos). [...] As mudanças ambientais globais (com as mudanças climáticas e eventos extremos) e a já preocupante situação de refugiados ao longo do mundo, em especial àqueles provenientes dos locais mais pobres do globo. A questão não é política, mas econômica e social. Os mais vulneráveis serão os que tiverem menores condições de se adaptar ou responder a essas mudanças. Causando rebatimentos indiretos para os países de destino desses migrantes. 25 Diante dessas constatações, a ONG Britânica Fundação para a Justiça Ambiental divulgou dados atuais que comprovam que esse problema tem efeitos bem presentes, não sendo, apenas, uma preocupação futura. A ONG relatou que anualmente ocorrem 300 mil mortes, somadas a 325 milhões de pessoas que também são afetadas de alguma forma pelas mudanças climáticas. Estima-se, ainda, que 4 milhões de pessoas estão vulneráveis ao aquecimento global e que 10% da população do planeta já se encontra numa situação de risco extremo, prevendo-se, então, que até o ano de 2050, haverá um número de 150 milhões de refugiados ambientais no mundo. 26 Além disso, sinaliza-se que as alterações geográficas de uma forma generalizada acabarão atingindo, principalmente as regiões litorâneas de todo o globo, sendo que aquelas que estão próximas ao nível do mar serão as mais afetadas, isto porque o aquecimento global tem ocasionado o 25 MYERS, Normam. Environmental Refugees: na emergent security issue. Disponível em: < Acesso em: 18 out ONG ENVIRONMENTAL JUSTICE FOUNDATION. Disponível em: < org>. Acesso em: 12 nov

17 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 29 derretimento das calotas polares e uma consequente elevação no nível dos mares, logo, aos poucos, essas regiões podem ser inundadas e a população, assim, seria obrigada a se deslocar para o interior dos países, não se esquecendo daquelas ilhas habitadas, que deixariam de existir, forçando também, sua população a buscar refúgio em outra localidade. 27 Por sua vez, os relatórios da ONU sobre as mudanças climáticas apontam que, com o passar dos anos, as pequenas ilhas localizadas em sua maioria no Pacífico Sul, a ilha de Manhattam e o Capitólio dos Estados Unidos, desapareceriam, e, ainda, que os demais países banhados pelo mar como a Inglaterra, China e Holanda teriam grande parte de seus territórios inundados pelo avanço dos mares. 28 Assim, pode-se perceber que nenhuma região do planeta está imune às consequências provocadas pelos distúrbios ambientais, pois se observa que tanto nos países mais pobres e afastados, quanto nos mais desenvolvidos poderá se constatar a existência da figura dos refugiados ambientais, razão pela qual deve, de fato, existir uma preocupação global e não somente de determinados Estados. O exemplo mais conhecido de refugiados ambientais é o caso dos habitantes da Ilha de Tuvalu. A Ilha de Tuvalu está localizada na Oceania e é um Estado pertencente à Polinésia, próximo à Nova Zelândia. Essa ilha fica em uma altitude consideravelmente baixa, possuindo um território de aproximadamente 26 km² e um contigente populacional de 11 mil habitantes. 29 Os problemas enfrentados por essa população consiste no fato de que, por estar pouco acima do nível do mar, possui um território extremamente vulnerável ao aumento do nível dos oceanos. Assim, a cada maré alta, seu território é invadido pelas águas marítimas, causando inundações constantes, as quais interrompem o fornecimento de água potável, destroem casas e comércios e principalmente as áreas cultiváveis. Deve-se perceber que os habitantes dessa ilha não possuem ferramentas para impedir esse acontecimento. A única solução a toda essa problemática é se refugiar 27 Cf. NOGUEIRA, Joana Laura Marinho. Refugiados Ambientais: uma categoria das mudanças climáticas. Disponível em: < TIC pdf?PHPSESSID=a37f5e1e24334fb9aff2628d0c9ecc52. Acesso em 03 mai PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA (IPCC). Disponível em: < Acesso em: 12 mai NOGUEIRA, Joana Laura Marinho. Refugiados Ambientais: uma categoria das mudanças climáticas. Disponível em: < pdf?phpsessid=a37f5e1e24334fb9aff2628d0c9ecc52>. Acesso em: 3 mai

18 30 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas para um lugar mais próximo, no caso, a Nova Zelândia, que, acertadamente, criou um programa de imigração para receber todos os moradores daquela localidade, já que a mencionada ilha está condenada a desaparecer. Outro caso de refugiados climáticos, situa-se nas Ilhas Carteret, localizada ao norte de Bougainville, em Papua Nova Guiné. 30 Essas ilhas enfrentam os mesmos problemas de Tuvalu, ou seja, a elevação do nível do oceano tem inundado toda a região habitável, ocasionando o deslocamento de milhares de pessoas para um local mais próximo. Nessa mesma problemática, encontra-se a população de outras ilhas do Pacífico, como Kiribati, Marshall e Maldivas, as quais também estão ameaçadas a desaparecer. 31 Em suma, o fato gerador desses eco-refugiados encontra-se relacionado com o efeito estufa, o qual acarreta o aquecimento global e a consequente elevação do nível dos mares. Não são poucos os números que indicam o contingente de refugiados ambientais no mundo, os exemplos são vastos, fato que deve alertar toda a comunidade mundial para as possíveis e drásticas consequências de todos esses deslocamentos. AS CONSEQUÊNCIAS DOS DESLOCAMENTOS As mudanças climáticas, que ameaçam grande parte das terras cultiváveis do mundo, colocam os assuntos de ordem ambiental em uma posição de prioridade dos Estados, pois, do contrário, poderão haver, em poucos anos, despesas econômicas incalculáveis para todos os países, independente da posição econômica que ocuparem no mundo. Isso porque, como já mencionado, os distúrbios ambientais desconhecem fronteiras. De mais a mais, as consequências nos países irão muito além da questão ambiental, pois afetarão a organização social e financeira das nações, acarretando insegurança política e jurídica às pessoas. É sabido que o planeta está ameaçado por grandes mudanças ambientais, que tendem afetar drasticamente a vida das pessoas, tornando-a cada vez mais insustentáveis, a ponto de restar apenas a opção de migrar para outros Estados, a fim de que encontrem condições mínimas de sobre- 30 O GLOBO. O Drama dos Refugiados Climáticos. Disponível em: < ciencia/salvevoceoplaneta/mat/2008/03/13/o_drama_dos_refugiados_climaticos asp>. Acesso em: 15 nov FRANCIOLY, Marcos. Kiribati País de Refugiados Ambientais. 23 de julho de Disponível em: < Acesso em: 3 maio 2010.

19 Carlos Eduardo Silva e Souza / Taiana Cristina Carvalho Marques 31 vivência. Dessa forma, ao longo dos anos, os países, que não forem atingidos gravemente por desastres ambientais, terão que se acostumar com o fenômeno da migração, pois receberão, constantemente, pessoas que se refugiam das mudanças climática: os refugiados ambientais. Diante dessa grande movimentação de pessoas, os Estados enfrentarão problemas em toda sua organização, pois o contingente populacional aumentará, elevando, dessa forma, os gastos com os serviços públicos e, caso não haja concepção prévia a respeito do assunto, é possível a concretização de uma onda de desempregados, desabrigados e doentes, fatores que, se forem somados, podem levar um país a crise. As pessoas, quando se refugiam para uma localidade, fogem praticamente sem recursos, são seres que acabam esquecidos por seus países de origem, vistos como refugos humanos. A concepção prévia do assunto permite afirmar que os refugiados ambientais podem evitar até mesmo preconceitos, já que, em regra, estes se tratam de pessoas desestabilizadas financeiramente ou porque são pessoas com outros hábitos culturais, o que poderia representar, em concepção nada acertada, certa ameaça para a população dos países que recebem esses refugiados. O tratamento discriminatório começa desde o momento em que são atingidos pelos desastres e ficam totalmente desolados, uma vez que não são todos os países que oferecem ajuda humanitária a essas pessoas, aliás, muitos deles preferem ignorar tal situação. O fato é que, aos poucos, esses países serão pressionados por essa grande massa de refugiados, não possuindo, então, instrumentos para repelir tais movimentações ou políticas eficazes para recebê-las. Os pesquisadores ainda explicam que, quando uma pessoa se refugia para outro país, ela acaba se abrigando, na maioria das vezes, em favelas dos grandes centros urbanos, aumentando, consequentemente a quantidade de marginalizados nas cidades. É nesse ponto que figura uma das maiores dificuldades, que deve ser superada pelos países, qual seja: o déficit na habitação, pois, na maioria das vezes, os Estados já encontram barreiras para solucionar os próprios problemas relacionados à moradia. Dessa forma, receber um grande número de pessoas, sem ter subsídios para abrigá-las de forma digna, de fato, representa uma ameaça à organização das nações. Além dessa questão da habitação, tem-se também a financeira, eis que se um país não estiver preparado para suportar eventuais gastos extra-

20 32 Refugiados Ambientais: realidade vivenciada e proteção necessária no cenário das mudanças climáticas ordinários, ele pode sofrer com as instabilidades econômicas. Diante desses pontos abordados, observa-se que a comunidade mundial precisa se preparar, de forma estruturada, para tratar da situação dos refugiados ambientais, e, por mais que os governantes afirmem que não serão atingidos por esses problemas, é sabido que, de alguma forma, as mudanças climáticas poderão afetar o funcionamento dos Estados, razão pela qual é imprescindível que haja uma conscientização global acerca dessa temática, a fim de que possam amenizar os efeitos de todas essas transformações no meio ambiente. A questão dos refugiados ambientais representa, então, um novo desafio para o direito internacional e uma obrigação de todos os envolvidos em buscar uma solução para esse problema. A proteção do refugiado ambiental é necessária para que o homem se conscientize de sua responsabilidade, na perspectiva dos direitos humanos, bem como para com o meio ambiente, além do que as futuras vítimas da mudança climática recebam um amparo digno. A DEFINIÇÃO NORMATIVA PARA OS REFUGIADOS AMBIENTAIS Apesar do reconhecimento de que as questões ambientais encontram-se no centro das preocupações mundiais, o silêncio se impera em relação a situação dos refugiados ambientais. Como já abordado anteriormente, para essa Convenção, refugiados são definidos como pessoas que temem serem perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas e se encontrem fora de seu país de origem. Assim, nota-se que a referida Convenção não previu situações que possam fazer com que as pessoas sejam deslocadas em decorrência de calamidades naturais, fato que confronta a situação atual dos refugiados, pois não se pode olvidar que hoje existe uma nova categoria de refugiados que se manifestam em razão dos mais diversos problemas pertinentes aos fenômenos da natureza: o refugiado ambiental. Essa nova categoria de refugiados (ambientais), embora seja uma realidade internacional, não é reconhecida juridicamente e, dessa forma, não conseguem fazer com que seus direitos e garantias sejam respeitados, fato que, sem dúvida, agrava a sua situação, haja vista que, além de perderem tudo o que possuem e serem obrigados a fugir do local onde viviam, encontram dificuldades na concessão de abrigo, tendo então que lutar para que sejam reconhecidos e sua situação regulamentada.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

Análise de dados da Pesquisa Espontânea sobre Aquecimento Global 1º semestre de 2010

Análise de dados da Pesquisa Espontânea sobre Aquecimento Global 1º semestre de 2010 Análise de dados da Pesquisa Espontânea sobre Aquecimento Global 1º semestre de 2010 Foi realizada entre os dias 4 e 19 de maio uma pesquisa sobre aquecimento global em cinco municípios da Grande Vitória:

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Geografia. Professor: Jonas Rocha

Geografia. Professor: Jonas Rocha Geografia Professor: Jonas Rocha Questões Ambientais Consciência Ambiental Conferências Internacionais Problemas Ambientais Consciência Ambiental Até a década de 1970 o homem acreditava que os recursos

Leia mais

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL Priscila da Silva Batista Instituto Tecnológico, Universidade

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL INTRODUCÃO O início do Século XXI tem sido marcado por uma discussão crescente a respeito das mudanças

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL HOSPITAIS SEGUROS FRENTE AOS DESASTRES

CAMPANHA NACIONAL HOSPITAIS SEGUROS FRENTE AOS DESASTRES CAMPANHA NACIONAL HOSPITAIS SEGUROS FRENTE AOS DESASTRES Realização: Ministério da Integração Nacional Logo após um desastre, os governos e as comunidades que atuam em emergências, e também os meios

Leia mais

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas As definições de clima e tempo frequentemente são confundidas. Como esses dois termos influenciam diretamente nossas vidas, é preciso entender precisamente o que cada um significa e como se diferenciam

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS

CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS Quando vimos na TV o acontecimento do Tsunami, em 2004, pensamos: O mundo está acabando! Mas por que esses desastres naturais estão, cada vez mais, assolando nosso planeta?

Leia mais

Kelly Neres da Silva 1

Kelly Neres da Silva 1 A DEFINIÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DO DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL PERANTE O DIREITO DE ASILO E A PROTEÇÃO AO REFUGIADO Kelly Neres da Silva 1 RESUMO: A proposta deste

Leia mais

Deslocamentos forçados e sustentabilidade

Deslocamentos forçados e sustentabilidade Setembro de 2012 Deslocamentos forçados e sustentabilidade Profa. Dra. Bibiana Graeff Docente do Curso de Gerontologia EACH-USP NÚMERO DE DESLOCAMENTOS FORÇADOS TÊM AUMENTADO Ocorrem + deslocamentos forçados

Leia mais

Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21

Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21 Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21 Resenha Desenvolvimento Raíssa Daher 02 de Junho de 2010 Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21

Leia mais

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Amanda Cristina Graf Alves, 6º período Desde o lançamento do polêmico filme A verdade inconveniente do

Leia mais

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, transcorreram já mais de duas décadas desde que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Leia mais

Cadeias e Teias Alimentares

Cadeias e Teias Alimentares Cadeias e Teias Alimentares O termo cadeia alimentar refere-se à seqüência em que se alimentam os seres de uma comunidade. Autotróficos x Heterotróficos Seres que transformam substâncias minerais ou inorgânicas

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

RESENHA. Desenvolvimento Sustentável: dimensões e desafios

RESENHA. Desenvolvimento Sustentável: dimensões e desafios RESENHA Desenvolvimento Sustentável: dimensões e desafios Sustainable Development: Dimensions and Challenges Marcos Antônio de Souza Lopes 1 Rogério Antonio Picoli 2 Escrito pela autora Ana Luiza de Brasil

Leia mais

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tendo se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, reafirmando

Leia mais

TAG 4/2010 STC-6. Trabalho realizado por: Vera Valadeiro, nº 20

TAG 4/2010 STC-6. Trabalho realizado por: Vera Valadeiro, nº 20 TAG 4/2010 STC-6 Trabalho realizado por: Vera Valadeiro, nº 20 1 Índice Introdução A Migração As Diversas Formas de migração humana As Causas ou motivos de migração humana Os grandes fluxos de migratórios

Leia mais

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo:

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA A Conteúdo: O gás carbônico se acumula na atmosfera; O buraco na camada de ozônio. A crescente escassez de água potável no mundo; A relação sociedade-natureza.

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A VIDA NO PLANETA: SOMOS CONSUMIDORES RESPONSÁVEIS?

REFLEXÕES SOBRE A VIDA NO PLANETA: SOMOS CONSUMIDORES RESPONSÁVEIS? REFLEXÕES SOBRE A VIDA NO PLANETA: SOMOS CONSUMIDORES RESPONSÁVEIS? Ensino Fundamental II e Ensino Médio O sistema capitalista move a nossa sociedade, sendo um modelo econômico atual que pressupõe uma

Leia mais

O ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS COMO DECORRÊNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

O ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS COMO DECORRÊNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS O ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS COMO DECORRÊNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS A Legislação Brasileira, principalmente no que tange algumas Resoluções emitidas pelo CONAMA, em alguns casos referiu-se

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos

Leia mais

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 27/10/2010 PROVA GRUPO GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Migrações O vaivém da população pelo mundo. Mapa que indica os principais destinos de migrantes (países maiores- distorção)

Migrações O vaivém da população pelo mundo. Mapa que indica os principais destinos de migrantes (países maiores- distorção) Migrações O vaivém da população pelo mundo Mapa que indica os principais destinos de migrantes (países maiores- distorção) Migração ou Movimento Populacional: Ocorre o tempo todo no mundo Pessoas mudam-se

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Reflexões sobre o Quinto relatório de avaliação do IPCC constatações e complexidades Natal outubro 2015. CAROLINA DUBEUX carolina@ppe.ufrj.

Reflexões sobre o Quinto relatório de avaliação do IPCC constatações e complexidades Natal outubro 2015. CAROLINA DUBEUX carolina@ppe.ufrj. Reflexões sobre o Quinto relatório de avaliação do IPCC constatações e complexidades Natal outubro 2015 CAROLINA DUBEUX carolina@ppe.ufrj.br A mudança do clima e a economia Fonte: Adaptado de Margulis

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO SOBRE O CLIMA E A QUALIDADE DO AR NOS AÇORES

PROJECTO DE RESOLUÇÃO SOBRE O CLIMA E A QUALIDADE DO AR NOS AÇORES PROJECTO DE RESOLUÇÃO SOBRE O CLIMA E A QUALIDADE DO AR NOS AÇORES Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Exma. Sras. Deputadas e Srs. Deputados Exma. Sra. e Srs. Membros do Governo Desde os anos oitenta que

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini GESTÃO AMBIENTAL Profª: Cristiane M. Zanini Afinal, O que é Gestão Ambiental? A novíssima área de conhecimento e trabalho intitulada "Gestão Ambiental" vem causando muita confusão entre os especialistas

Leia mais

Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992)

Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento, Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 21 de junho de

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo Súmula Teoria Energética Paulo Gontijo O Universo Chama-se Universo ao conjunto de todas as coisas. Sua existência pressupõe a necessidade de dois conceitos anteriores a ele, que se denominam existência

Leia mais

Dinâmica demográfica e qualidade de vida da população brasileira Parte II

Dinâmica demográfica e qualidade de vida da população brasileira Parte II Dinâmica demográfica e qualidade de vida da população brasileira Parte II A nova Pirâmide Etária do Brasil; Crescimento horizontal devido às migrações; É um tipo de gráfico que representa os dados sobre

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

ENQUADRAMENTO LEGAL DO DIREITO DE ASILO. Constança Urbano de Sousa Ordem dos Advogados, 19 de outubro de 2015

ENQUADRAMENTO LEGAL DO DIREITO DE ASILO. Constança Urbano de Sousa Ordem dos Advogados, 19 de outubro de 2015 ENQUADRAMENTO LEGAL DO DIREITO DE ASILO Constança Urbano de Sousa Ordem dos Advogados, 19 de outubro de 2015 Plano I. Notas prévias: Direito de Imigração v. Direito de Asilo; Asilo, proteção subsidiária

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CLIPPING FSM 2009 AMAZÔNIA Jornal: BRASIL DE FATO Data: 26/01/09 http://www3.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/na-amazonia-forum-socialmundial-devera-ter-a-sua-maioredicao/?searchterm=forum%20social%20mundial

Leia mais

Parte 1 Formação geológica

Parte 1 Formação geológica AULA 1 CONTINENTES Parte 1 Formação geológica O Planeta Terra é formado por seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. A Terra apresenta 149.440.850 quilômetros quadrados de

Leia mais

Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses

Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses Dados divulgados nesta semana das anomalias de temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico indicaram que fenômeno El Niño está na presente,

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

O capitalismo e a sociedade de consumo

O capitalismo e a sociedade de consumo O capitalismo e a sociedade de consumo Sociedade de consumo As sociedades dos países capitalistas desenvolvidos que usufruem intensamente dos bens e serviços existentes no mundo moderno. O consumismo contribui

Leia mais

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO.

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Não me parece que com o tempo deverá perdurar na relação de emprego o atual contrato de trabalho,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano Material elaborado pelo Ético Sistema Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano CIÊNCIAS Data: / / Nível: Escola: Nome: A água é o elemento mais abundante na Terra

Leia mais

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37 01 - Os problemas ambientais estão na ordem do dia dos debates científicos, das agendas políticas, da mídia e das relações econômicas. Até muito recentemente, ao se falar de meio ambiente, as instituições

Leia mais

Thais Lara Marcozo Severo Set. 2012

Thais Lara Marcozo Severo Set. 2012 Thais Lara Marcozo Severo Set. 2012 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS MIGRAÇÃO IMIGRANTES EMIGRANTES VOLUNTÁRIOS FORÇADOS CONFLITOS ARMADOS MOTIVAÇÃO ECONÔMICA PERSEGUIÇÃO CATÁSTROFES AMBIENTAIS REFUGIADO MOLDES

Leia mais

Por uma Niterói mais sustentável

Por uma Niterói mais sustentável Por uma Niterói mais sustentável 11 de junho de 2015 Priscilla Grimberg Agenda I. Contexto atual e o desenvolvimento sustentável II. A participação Social e O Fórum da Agenda 21 III. Ações Coletivas IV.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Documento Conceitual. Diálogo do Alto Comissário sobre os Desafios da Proteção. Desafios para Pessoas do Interesse do ACNUR em Ambientes Urbanos

Documento Conceitual. Diálogo do Alto Comissário sobre os Desafios da Proteção. Desafios para Pessoas do Interesse do ACNUR em Ambientes Urbanos Documento Conceitual Diálogo do Alto Comissário sobre os Desafios da Proteção Desafios para Pessoas do Interesse do ACNUR em Ambientes Urbanos Genebra, 9-10 de dezembro de 2009 I. Introdução O terceiro

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP 1. (Unicamp 2015) a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo. b) Mencione a principal Zona

Leia mais

Sumário executivo. ActionAid Brasil Rua Morais e Vale, 111 5º andar 20021-260 Rio de Janeiro - RJ Brasil

Sumário executivo. ActionAid Brasil Rua Morais e Vale, 111 5º andar 20021-260 Rio de Janeiro - RJ Brasil Sumário executivo Mais de um bilhão de pessoas sofre com as consequências da inanição é mais que a população dos Estados Unidos, Canadá e União Européia juntas. Em julho desse ano, a reunião de cúpula

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 44 Sim... 86% 7 Não... 14%

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 44 Sim... 86% 7 Não... 14% O CASO DE SERGIPE O Estado de Sergipe tem uma área territorial de pouco mais de 21 mil de km² e é o menor estado brasileiro em dimensões territoriais, correspondente a 0,26% do tamanho do Brasil, e 1,42%

Leia mais

PARECER N.º 81/CITE/2012

PARECER N.º 81/CITE/2012 PARECER N.º 81/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

A proteção dos refugiados e a migração mista: O Plano de Ação de 10 Pontos

A proteção dos refugiados e a migração mista: O Plano de Ação de 10 Pontos Introdução A proteção dos refugiados e a migração mista: O Plano de Ação de 10 Pontos Conteúdo 1. Cooperação entre parceiros chaves 2. Coleta de informações e análise 3. Sistemas de entrada sensíveis à

Leia mais

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR?

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 2 / 203 UNIDADE III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! ENFOQUE De acordo com o dia mundial sem compras, 27 de novembro de 2012, criamos o PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!. Trata-se de uma Campanha que tem

Leia mais

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Você já parou para pensar no que significa a palavra progresso? Pois então pense: estradas, indústrias, usinas,cidades, maquinas e muito outras coisas que ainda

Leia mais

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos DIFUSÃO DA TECNOLOGIA DE CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS - PRAGAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL

SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL Para REFLEXÃO Exemplo de aspectos ambientais significativos Descarga de efluentes líquidos Disposição de

Leia mais

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP)

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP) Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia a tirinha abaixo e responda às questões 1 e

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

2 Teoria de desastres

2 Teoria de desastres Seção 2 Teoria de desastres Antes que um bom plano comunitário de gestão de desastres possa ser elaborado, é importante compreender o que é um desastre e quais são os riscos de desastres em um determinado

Leia mais

Prof: Franco Augusto

Prof: Franco Augusto Prof: Franco Augusto Efeito de latitude A forma esférica da Terra, faz os raios solares chegarem com intensidades variadas nas diversas porções do planeta. Nas áreas próximas à linha do Equador, com baixas

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

A CRISE DOS ALIMENTOS EM 2007 E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O MERCADO INTERNACIONAL WALDÊNIA JANINE FERREIRA SILVA

A CRISE DOS ALIMENTOS EM 2007 E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O MERCADO INTERNACIONAL WALDÊNIA JANINE FERREIRA SILVA 1 A CRISE DOS ALIMENTOS EM 2007 E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O MERCADO INTERNACIONAL WALDÊNIA JANINE FERREIRA SILVA INTRODUÇÃO As recentes altas dos preços dos alimentos remetem a vários questionamentos de

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais