Automação e Computadores
|
|
- Nathalia Marques de Sousa
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Automação e Computadores MICROCOMPUTADORES Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores
2 O Computador
3 Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos de Entrada teclado, rato, scanner Os dados são introduzidos através dos dispositivos de entrada (input) CPU Unidade Central de Processamento Motherboard, cache, RAM Memórias Disco rígido, drive de disquestes, de CD Em seguida são enviados para a unidade central de processamento Os novos dados, depois de processados, são enviados para os periféricos de saída (output). Dispositivos de Saída Monitor, impressora, colunas
4 Hardware CPU (Central Processing Unit: Unidade de Processamento Central) A Unidade de Processamento Central (CPU), também chamada de processador ou microprocessador (chip) é considerado o cérebro do computador porque é ele processa instruções, efectua cálculos e que gere o fluxo da informação. Trata-se de um circuito integrado, cuja estrutura varia de marca para marca e de versão para versão, apresentando no entanto partes comuns.
5 CPU CPU (Do Inglês- Central Processing Unit: Unidade de Processamento central)
6 CPU As partes comuns são: Secção de aquisição e descodificação de instruções: recebe instruções de outros componentes para serem descodificadas de modo a que o CPU possa determinar quais as operações a realizar. Secção de execução: onde são processados os dados e instruções recebidas. Unidade de Controlo (UC): controla ou determina as operações a executar a cada instante, enviando os sinais apropriados aos outros componentes Unidade de Aritmética Lógica (ALU): secção que efectua as operações aritméticas (soma, subtracções, etc.) e lógicas (operações de comparação). Registos: componentes (memórias) que armazenam temporariamente os dados com que a ALU efectua as CPU operações ou Processador que lhe são indicadas. Aquisição Descodificação Registos Controlo ALU
7 CPU Outros elementos da estrutura interna são: Unidade de memória cache interna: nos computadores atuais a memória cache possui uma importância fundamental. É uma memória rápida que armazena os dados mais requisitados pelo processador. Unidade de Segmentação e Unidade de Paginação: esta unidade tem como objetivo a conversão dos endereços lógicos, contidos nos programas, em endereços físicos, consoante o tipo de gestão de memória utilizada.
8 CPU Outros elementos da estrutura interna são: Unidade de Pré-escolha: requisita à memória cache uma lista de instruções a executar, armazenando-as internamente num dispositivo próprio de memória, pronta a passá-las à unidade de descodificação. Unidade de ligação com bus: permite ao processador comunicar com os componentes exteriores através dos barramentos ( ligação física entre os múltiplos componentes existentes numa placa de computador).
9 CPU Outros elementos da estrutura interna são: Bus externo de dados (Data Bus): é o canal físico ( pistas ) de comunicação de dados entre o interior e o exterior do CPU. O número de pistas do bus externo de dados determina a quantidade de informação que o CPU pode receber e enviar de cada vez. Bus externo de endereços (Adress Bus): são as linhas ou pistas de comunicação externas através das quais o CPU referencia e acede a endereços de memória. O número de linhas deste barramento determina o número de células de memória a que o processador pode aceder.
10 CPU Barramento de dados Número de bits que são transportados de e para o exterior de cada vez. o O grande segredo da evolução vertiginosa deve-se à cada vez maior possibilidade de miniaturização por parte das industrias de componentes eletrónicos. o Foi a miniaturização dos transístores que permitiu criar o circuito integrado, em seguida o microchip e processadores com cada vez mais transístores, podendo operar com frequências cada vez mais elevadas.
11 CPU Um processador tem características que o diferenciam de outros modelos, tais como: a quantidade de pinos, a frequência de relógio, registos internos, barramentos (bus) de dados e endereços. A frequência de relógio (clock) é uma das características que determina a capacidade de processamento da máquina, no entanto a quantidade de memória cache é fundamental para a rapidez do processador. Trata-se da velocidade ou frequência com que se faz o processamento dentro do CPU e é medida em ciclo por segundo (Hertz) Por exemplo, se o processador possuir um clock (frequência de relógio) de 900 MHz significa que os dados são processados dentro do chip a uma frequência de 900 milhões de vezes por segundo.
12 CPU Tendo em atenção que o aumento do número de transístores e de velocidade de processamento trouxe um incremento do consumo de energia e consequentemente da temperatura no interior do microprocessador, para arrefecer o componente, utilizam-se dissipadores e ventoinhas. Para aumentar o poder de dissipação, utiliza-se ventoinhas.
13 CPU Fisicamente, o microprocessador é encaixado em locais próprios na placa-mãe. Podem ser chamados de socket ou slot, dependendo do tipo de processador. ASUS PTP55D Delux com Socket LGA 1156 Processador Intel Core I ,93ghz Lga1156 Ddr3 8mb Cooler
14 CPU Processador PENTIUM
15 CPU A ter em conta na aquisição: Velocidade; modelo comercial; Socket. Desenvolvimento : De onde vem o material utilizado para a construção de uma CPU? Quantas pequenas peças tem um processador?
16 Construção Transístores, pequenos componentes presentes em aparelhos eletrónicos. Os transístores são os únicos componentes inteligentes na eletrónica (considerando apenas os de funções básicas). A diferença entre eles e os resistências (resistores), condensadores (capacitores) e indutores, está na tarefa executada. Enquanto estes últimos manipulam a energia elétrica de forma simples, os transístores aproveitam-na para funcionar como interruptores e amplificadores.
17 Construção Transístores Quando em conjunto, muitos transístores podem realizar tarefas complexas (execução de aplicações e jogos avançados). Essa é uma razão para que existam em abundância nos processadores. Os primeiros processadores já contavam com milhares de transístores, os mais evoluídos passaram para os milhões e os atuais chegam a bilhões.
18 Construção Transístores A diminuição de tamanho é tão grande que nem sequer podemos ver a olho nu um transístor. Alcançam a casa das dezenas de nanómetro, ou seja, muito mais fino que um fio de cabelo. No entanto, não é só pelo tamanho que adquirem importância mas principalmente pela função realizada. Assim como os átomos são fundamentais para quaisquer seres vivos, os transístores são essenciais para o funcionamento dos processadores.
19 Construção Transístores Outro aspeto importante, está relacionado com o formato. Enquanto um transístor comum, em geral, tem formato quadrado e três pernas, os transístores construídos com nanotecnologia perdem esta característica, parecendo-se muito mais com partículas.
20 Construção Diagrama dos circuitos Antes de iniciar o processo de fabrico dos processadores, os projetistas e engenheiros criam o diagrama de circuitos. Este diagrama é uma espécie de desenho que vai determinar que peça ficará em determinada posição dentro de um processador.
21 Construção Diagrama dos circuitos O desenvolvimento do diagrama dos circuitos é efetuado em diversos locais de maneira colaborativa. Nesta primeira etapa surge a arquitetura dos processadores. Através de muita análise, os engenheiros decidem a quantidade de memória cache, os níveis de memória, a frequência e detalhes específicos quanto ao modo de utilização da memória cache.
22 Fonte: MICROCOMPUTADORES Construção Diagrama dos circuitos Intel Atom Processor Z6xx SM35 Express Chipset: Block Diagram
23 CPU Fonte: INTEL
24 CPU Um processador é, tipicamente, caracterizado da seguinte forma: fabricante, modelo e frequência de relógio. AMD FX Phenom e Phenom II Athlon 64 Sempron Turion 64 Opteron Core 2 Duo Core Duo Atom Modelos Core i7 Core i5 Core i3 Pentium 4 Pentium D e Pentium EE Pentium M Celeron Xeon Fonte:
25 Hardware O CPU define, sem dúvida o desempenho do computador
26 Processadores - CLOCK CLOCK Frequência com que o processador consegue executar as tarefas. Quanto maior a frequência, menor será o tempo de execução, portanto, mais rápido será o processador.
27 Processadores - Análise Devemos analisar alguns fatores antes de fazer uma compra, por exemplo: a velocidade (clock), a quantidade de núcleos, a memória cache, o BUS e muitos outros. EX: a velocidade máxima não quer dizer muita coisa, visto que um carro económico pode atingir 140 Km/h, no entanto isto não significa que ele consiga atingir a mesma velocidade no mesmo espaço temporal em que um carro mais potente conseguiria.
28 Processadores - Análise Não é só o clock a influenciar na velocidade; Os CPUs da AMD tinham um clock inferior e com isso davam a impressão de serem mais lentos; Ainda assim ficou demonstrado em vários testes de desempenho que alguns AMD conseguiam desempenho semelhante ao Intel Pentium com maior frequência.
29 Processadores - Análise Tudo está relacionado com arquitetura interna dos processadores, fator que sempre manteve a tecnologia AMD totalmente diferente da utilizada nos processadores Intel. O modo como os processadores são desenvolvidos e programados, altera completamente a velocidade, capacidade de processar dados e realizar cálculos.
30 Hardware Os processadores apresentam diversos tipos, que variam de acordo com a quantidade de núcleos, capacidade de processamento e suporte ao overclock, atividade que consiste em aumentar a capacidade.
31 Hardware Single-core ou multi-core: esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, podendo variar de apenas um núcleo até mais de oito núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas simultaneamente e acelerar as aplicações do PC.
32 Hardware Arquitetura 32 ou 64 bits: essa característica remete à capacidade de processamento de informações do processador. Apenas chips com arquitetura de 64 bits conseguem que o PC aproveite quantidades superiores a 3GB de RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira mais rápida.
33 Hardware Compatibilidade com overclock: esta é uma técnica utilizada para aumentar a velocidade nominal do processador e conceder um desempenho extra ao utilizador. Processadores que possuem esta capacidade são identificados como Unlocked, no caso de Intel, ou Black Edition, para AMD.
34 Hardware overclock: No entanto, é preciso estar ciente que a exigência excessiva de processamento dos chips podem fazer com que esses componentes se desgastem mais rápido, além de obrigar o utilizador a equipar a máquina com sistemas de arrefecimento mais eficientes.
35 Hardware
36 Hardware
37 Hardware
38 Hardware
39 Hardware
40 RESUMO Memória Cache Volátil; Memória RAM Volátil; Memória ROM Não volátil.
41 RESUMO PROCESSADOR Núcleos DUAL CORE CORE DUO CORE 2 DUO 2 núcleos I3 ; I5
42 RESUMO PROCESSADOR QUAD I5 ; I7 4 núcleos Núcleos I7 6 núcleos
43 ! RESUMO PROCESSADOR - NÚCLEOS Quanto maior o número de núcleos, maior vai ser a divisão de tarefas. Algumas vezes o maior número de núcleos pode não significar maior desempenho. A forma como os processadores são desenvolvidos e depois produzidos pode fazer a diferença.
44 RESUMO PROCESSADOR! EX: Para a realização de um determinado trabalho, se dois técnicos com as mesmas capacidades trabalharem em conjunto e dividirem as tarefas, há maior probabilidade de terminar num menor espaço de tempo.
45 ! MICROCOMPUTADORES RESUMO PROCESSAMENTO Front Side Bus Corresponde ao barramento que faz a ligação da Unidade Central de Processamento à Northbridge da placa-mãe. De uma forma menos técnica, representa a velocidade externa do processador.
46 ! MICROCOMPUTADORES RESUMO Nota: A velocidade do processador pode ser de 2Ghz no entanto pode não ser possível acompanhar com o barramento. EX: Um automóvel pode ter um motor com 200Cv, no entanto com os limites de velocidade das Estradas, nunca se tira rendimento do motor.
47 RESUMO FSB
48 NORTHBRIDGE e SOUTHBRIDGE O chipset é um chip responsável pelo controle de uma série de elementos da placa-mãe, como acesso à memória, barramentos e outros. Northbridge: geralmente requer um dissipador de calor, tendo em atenção que é muito requisitado. As tarefas são: controlar o FSB (front side bus, operações com a memória, barramento AGP, etc. Southbridge: temo como funções controlar dispositivos de entrada e saída, como interfaces IDE ou SATA. Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores
49 Articulação com as memórias PROCESSAMENTO A memória principal RAM envia informação para o processador poder calcular. A informação é enviada pelo barramento.
50 Articulação com as memórias Memória CACHE:! Elemento que ajuda a minimizar a diferença de desempenho entre o processador e os outros componentes dos computadores.
51 Articulação com as memórias Memória CACHE:! A quantidade de memória também influencia na velocidade real do processador. Os atuais processadores possuem diferentes níveis de memória cache L1, L2,
52 Articulação com as memórias Memória CACHE:! Há CPUs que usam memória cache compartilhada, enquanto que outros possuem níveis dedicados. Os mais recentes processadores chegam a contar com mais de 10 MB de memória cache, porque de facto pode fazer diferença no processamento.
53 Articulação com as memórias Memória CACHE:! Onde se perde maior velocidade de processamento? No envio de informação para o processador. É aqui que a função da CACHE é importante!
54 Articulação com as memórias Memória CACHE: Se a memória CACHE não estiver dentro do processador, vai perder-se mais tempo no envio. É por essa razão que a memória CACHE estar dentro do processador se torna tão importante!!
55 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO A memória RAM envia para o processador. A ALU, dentro do processador, realiza os cálculos.
56 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO sem memória CACHE no processador.
57 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO sem memória CACHE no processador.
58 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO sem memória CACHE no processador.
59 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO No caso da memória RAM DDR, o envio de dados vai ser duplicado. O clock efetivo nos chips é diferente do valor usado pelo barramento do sistema.
60 Articulação com as memórias ENVIO de INFORMAÇÃO A frequência do BUS não duplica. O dobro de dados transita simultaneamente.
61 Articulação com as memórias A sigla DDR significa Double Data Rate, Dupla Taxa de Transferência. Para entender como a taxa de transferência aumenta em duas vezes, basta realizar o cálculo: [número de bytes] x [frequência do barramento] x 2
62 Para escolher 1º) A marca; 2º) Defina suas prioridades; 3º) Informar-se muito bem nos sites oficiais sobre os diversos modelos; 4º) Analise o tipo de memória requisitado para o processador (ex: DDR2, DDR3);
63 Para escolher 5º) Para processadores de alto desempenho, aproveite para verificar a fonte necessária e a placa-mãe suportada; 6º) Analisar bem os comparativos nos sítios web da especialidade; 7º) Faça uma boa pesquisa sobre os preços.
64 Artigo Montar um PC CLICAR NA LIGAÇÃO
Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos
Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 2. PROCESSADOR (UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO CPU) Formadora: Vanda Martins 3 O processador
Técnicas de Manutenção de Computadores
Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Processadores É indispensável em qualquer computador, tem a função de gerenciamento, controlando todas as informações de
Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos
Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Introdução Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções
Arquitetura de computadores
Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos
INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.
INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Trabalho Realizado Por: Igor_Saraiva nº 7 Com
Fundamentos de Hardware
Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PROCESSADOR... 3 CLOCK... 4 PROCESSADORES COM 2 OU MAIS NÚCLEOS... 5 NÚCLEOS FÍSICOS E LÓGICOS... 6 PRINCIPAIS FABRICANTES E MODELOS... 6 PROCESSADORES
Hardware de Computadores
Placa Mãe Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,
O quê um Processador e qual a sua função?
O quê um Processador e qual a sua função? O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas atribuídas ao computador. Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são responsáveis
CPU - Significado CPU. Central Processing Unit. Unidade Central de Processamento
CPU - Significado CPU Central Processing Unit Unidade Central de Processamento CPU - Função Na CPU são executadas as instruções Instrução: comando que define integralmente uma operação a ser executada
Componentes de um Sistema de Computador
Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte
A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores
A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores As empresas mais antigas e ainda hoje no mercado que fabricam CPUs é a Intel, AMD e Cyrix.
ORGANIZACÃO DE COMPUTADORES PROCESSADORES CHIPS TRANSISTORES
PROCESSADORES CHIPS TRANSISTORES O que é um chip? - conhecido como circuito integrado; - pequeno e fino pedaço de silício no qual os transistores, que formam o microprocessador, foram encapsulados; - processadores
Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto
Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 3.1 EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES A UCP tem duas seções: Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Um programa se caracteriza por: uma série de instruções
Processadores. Prof. Alexandre Beletti Ferreira
Processadores Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução O processador é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisão de um computador. Também é chamado de cérebro do
CENTRAL PRCESSING UNIT
Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações
Visão Geral da Arquitetura de Computadores. Prof. Elthon Scariel Dias
Visão Geral da Arquitetura de Computadores Prof. Elthon Scariel Dias O que é Arquitetura de Computadores? Há várias definições para o termo arquitetura de computadores : É a estrutura e comportamento de
Curso Técnico de Nível Médio
Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade
Hardware. Objetivos da aula. Fornecer exemplos de processadores Intel. Esclarecer as diferenças e as tecnologias embutidas nos processadores Intel.
Hardware UCP Unidade Central de Processamento Características dos processadores Intel Disciplina: Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Luiz Antonio do Nascimento Faculdade Nossa Cidade Objetivos
Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.
Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO
AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email:
AULA 1 Disciplina: Informática Básica Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Estudo de caso Empresa do ramo de seguros Presidência RH Financeiro Vendas e Marketing TI CRM Riscos Introdução
Guilherme Pina Cardim. Relatório de Sistemas Operacionais I
Guilherme Pina Cardim Relatório de Sistemas Operacionais I Presidente Prudente - SP, Brasil 30 de junho de 2010 Guilherme Pina Cardim Relatório de Sistemas Operacionais I Pesquisa para descobrir as diferenças
ARTIGO IV PRINCIPAIS PARTES DA CPU
ARTIGO IV PRINCIPAIS PARTES DA CPU Principais partes da CPU: Nos primeiros computadores as partes da CPU eram construídas separadamente, ou seja, um equipamento fazia o papel de unidade lógica e aritmética
Prof. Sandrina Correia
Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador
Hardware Avançado. Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br
Hardware Avançado Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br Avanços recentes em Processadores Chipsets Memórias Discos rígidos Microeletrônica Um processador moderno é formado por mais
Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01
Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano
Bits internos e bits externos. Barramentos. Processadores Atuais. Conceitos Básicos Microprocessadores. Sumário. Introdução.
Processadores Atuais Eduardo Amaral Sumário Introdução Conceitos Básicos Microprocessadores Barramentos Bits internos e bits externos Clock interno e clock externo Memória cache Co-processador aritmético
Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos
Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados
O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware
1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador
CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso
CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,
Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP
Estrutura de um Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Hardware e Software HARDWARE: Objetos Físicos que compões o computador Circuitos Integrados, placas, cabos, memórias, dispositivos
HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 15ª AULA OBJETIVOS: PROCESSADORES EVOLUÇÃO / GERAÇÕES BARRAMENTO (BITS) FREQÜÊNCIA (MHZ) OVERCLOCK ENCAPSULAMENTO APOSTILA
Fundamentos em Informática
Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento
SISTEMAS INFORMÁTICOS
SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de
Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET
Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o
Sistema de Computação
Sistema de Computação Máquinas multinível Nível 0 verdadeiro hardware da máquina, executando os programas em linguagem de máquina de nível 1 (portas lógicas); Nível 1 Composto por registrados e pela ALU
Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Fundamentos de Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Fundamentos de Hardware Os seguintes links representam
Microprocessadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1
Microprocessadores Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Arquitetura de Microprocessadores; Unidade de Controle UC; Unidade Lógica Aritméticas ULA; Arquitetura de von Neumann; Execução de
1.3. Componentes dum sistema informático HARDWARE SOFTWARE
1.3. Componentes dum sistema informático Computador Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE + Periféricos Sistema Operativo Aplicações HARDWARE - representa todos os componentes físicos de um sistema informático,
Aula 06. Memórias RAM
Aula 06 Memórias RAM Memória RAM As memórias RAM são responsáveis por armazenar as informações que estão em uso no computador, fazendo com que o acesso aos dados seja mais rápido. 17/01/2013 2 Encapsulamento
Hardware Fundamental
Hardware Fundamental Arquitectura de Computadores 10º Ano 2006/2007 Unidade de Sistema Um computador é um sistema capaz de processar informação de acordo com as instruções contidas em programas. Na década
Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express
Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade
Sistemas de Computação. Dentro da Unidade do Sistema
Sistemas de Computação Dentro da Unidade do Sistema Conexão de rede subwoofer impressora microfone Unidade de disco flexível Monitor de vídeo Unidade de DVD modem Alto-falante Unidade de sistema ou gabinete
Manutenção de Computadores Montagem de microcomputadores: Entendendo melhor os processadores. Professor: Francisco Ary
Manutenção de Computadores Montagem de microcomputadores: Entendendo melhor os processadores Professor: Francisco Ary Introdução O processador é um dos componentes mais importantes (e geralmente o mais
Estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura e funcionamento de um sistema informático 2006/2007 Sumário A constituição de um sistema informático: hardware e software. A placa principal. O processador, o barramento e a base digital. Ficha
Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP
Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:
FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES
FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é
Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy)
Capítulo 4 João Lourenço Joao.Lourenco@di.fct.unl.pt Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2007-2008 MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Adaptado dos transparentes
O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema.
O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. Unidade aritmética e lógica - Executa operações aritméticas (cálculos);
Placa - Mãe - Introdução
Aula de Hardware Placa - Mãe - Introdução Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,
Processadores. Guilherme Pontes
Processadores Guilherme Pontes Já sabemos o básico! Como já sabemos, o processador exerce uma das mais importantes funções do computador. Vamos agora nos aprofundar em especificações mais técnicas sobre
PROCESSAMENTO DE DADOS
PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem
PROCESSADORES. Introdução 25/04/2012. Professor Marlon Marcon
PROCESSADORES Professor Marlon Marcon Introdução Também conhecido como microprocessador, CPU ou UCP, trabalha como o cérebro do computador Responsável por processar as informações utilizando outros componentes
Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O
CPU Fundamentos de Arquitetura de Computadores. Prof. Pedro Neto
Fundamentos de Arquitetura de Computadores Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Conteúdo 4. i. Introdução ii. O Trabalho de um Processador iii. Barramentos iv. Clock Interno e Externo v. Bits do Processador
Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br
Aula 01 Introdução à Informática Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Agenda da Aula Introdução à Informática; Dados x Informação; O Computador (Hardware); Unidades de medida.
3. Arquitetura Básica do Computador
3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,
ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866
7 Unidade Central de Processamento (UCP): O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento e de controle, durante a execução de um
Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa
Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa É o percurso principal dos dados entre dois ou mais componentes de um sistema de computação, neste caso são os caminhos arquitetados na PLACA MÃE até o ponto
PROCESSADORES. Introdução. O que é processador? 1/10
1/10 PROCESSADORES Introdução Os processadores (ou CPU, de Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que
Introdução aos Computadores
Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas
Estrutura geral de um computador
Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer)
No final do século XIX os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. PROF. MARCEL SANTOS SILVA O
Evolução das CPUs: Dual e Quad Core
Evolução das CPUs: Dual e Quad Core Cesar Sposito Mário J. Filho Rodrigo Ferrassa... os computadores sequenciais estão se aproximando do limite físico fundamental em sua energia potencial computacional.
Contil Informática. Curso Técnico em Informática Processadores Core
Contil Informática Curso Técnico em Informática Processadores Core Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7? A tecnologia avançada na área de hardware possibilita um avanço desenfreado
Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores.
Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores. 7.3.1.2 Registradores: São pequenas unidades de memória, implementadas na CPU, com as seguintes características:
Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos
Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 Objectivos No final do módulo, os formandos deverão: i. Identificar os elementos base
Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB
Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha
Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros
Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação Introdução Introdução ao ao Hardware Hardware Prof. Diego da Silva de Medeiros São José, abril de
CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR
CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores
Componentes de um computador típico
Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada
PROCESSADOR. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM).
PROCESSADOR Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). INTRODUÇÃO O processador é o C.I. mais importante do computador. Ele é considerado o cérebro do computador, também conhecido como uma UCP -
Montagem e Manutenção de Computadores Aula1
Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,
Prof. Esp. Lucas Cruz
Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário
U E S C. Introdução à Ciência da Computação
U E S C Introdução à Ciência da Computação Roteiro Unidades componentes de hardware CPU UC; ULA; Cache; Registradores. Introdução Informática é a ciência que desenvolve e utiliza a máquina para tratamento,
Capítulo 2. AMD K6, K6-2, K6-III Super 7 Cyrix MII / 6x86 / 6x86MX Super 7 ou Socket 7 AMD K5, Pentium, Pentium MMX Socket 7
Processadores Capítulo 2 O processador e o seu soquete Existem vários processadores para PCs. A maioria deles são produzidos pela Intel e AMD. É preciso levar em conta que cada processador exige um tipo
Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES
Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do
Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer
Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer Livro-texto: Introdução à Organização de Computadores 4ª edição Mário A. Monteiro Livros Técnicos e Científicos Editora. Atenção: Este material não
HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira
HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e
Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática
Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC CPU CPU É um circuito integrado que controla as funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador (cérebro). E realizam
Informática I. Aula 4. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 4-11/09/2006 1
Informática I Aula 4 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 4-11/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação
Anatomia de uma Placa Mãe
Anatomia de uma Placa Mãe Autor: Rafael Afonso de Souza Anatomia de uma placa-mãe - Parte 1 É muito importante que saibamos identificar os componentes de uma placa-mãe. Na figura abaixo vamos destacar
MODULO II - HARDWARE
MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0
Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Escola Europeia de t Ensino Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES TRABALHO REALIZADO: ANDRÉ RIOS DA CRUZ ANO LETIVO: 2012/ 2013 TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS 2012 / 2013 3902 Escola
FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC
FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,
CURSO EFA Técnico/a Informático(a) de Sistemas
Avaliação CURSO EFA Técnico/a Informático(a) de Sistemas 20010 / 2011 Formando: João Manuel da Silva Reis Data: 19 / 10 / 2010 Área/Assunto: Módulo 769 - Ficha 2 Formadora / Mediador: Vanda Martins Formando
Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. Hardware e Software UFCD - 0769. Joaquim Frias
Formação Modular Certificada Arquitetura interna do computador Hardware e Software UFCD - 0769 Joaquim Frias Computador É um conjunto de dispositivos eletrónicos capaz de aceitar dados e instruções, executa
2. Introdução e Conceitos Básicos das TIC
Agrupamento de escolas de Pevidém 2. Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2.2. e necessidade de atualização de um sistema informático Turma 7º 2013/2014 do Resumo funcionamento de um sistema informático:
CP C U P U - Un U i n da d d a e d e Ce C n e t n ral a de d e Pr P oc o es e sam a e m n e t n o o Pr P oc o es e sad a o d r o Aula 03
CPU - Unidade Central de Processamento Processador Aula 03 A CPU (Unid. Central de Processamento A unidade Central de Processamento, a CPU (Central Processing Unit), atua como o cérebro do sistema, processando
AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais
AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Prof. Eduardo Henrique Couto ehcouto@hotmail.com 2014/1 Apresentação do Professor: Cronograma:
Informática. Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br
Informática Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Roteiro de Aula Introdução Computador Hardware, Software básico, Software Aplicativo Hardwares
ROM e RAM. Memórias 23/11/2015
ROM e RAM Memórias Prof. Fabrício Alessi Steinmacher. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória todas as informações necessárias ao processamento. Nos computadores as memórias
Sumário. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Manutenção de Hardware.
Manutenção de Hardware Sumário CPU Clock Interno e Externo Palavra binária Cronologia dos processadores Multiplicação de clock Tipos de soquetes e famílias de processadores Tecnologias proprietárias de
Sumário. Manutenção de Hardware. Clock
Manutenção de Hardware CPU Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Clock Interno e Externo Sumário Palavra binária Cronologia dos processadores Multiplicação de clock Tipos de soquetes e famílias de processadores
Visão geral das placas-mãe
IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam
Estrutura e Funcionamento de um Computador
Estrutura e Funcionamento de um Computador ESE Viseu 2009/2010 Docente: Maribel Miranda Pinto O hardware é a parte física do computador, a parte palpável do computador, ou seja, é o conjunto de componentes
Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto
Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0
MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2
MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções
Escola Secundária de Emídio Navarro
Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação