PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO RELATO GERENCIAL MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL/SP 1. Trata o presente Relato dos resultados gerenciais dos exames realizados sobre os 30 Programas de Governo executados na base municipal de ESPÍRITO SANTO DO PINHAL/SP em decorrência do 11º Evento do Projeto de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos. 2. As fiscalizações tiveram como objetivo analisar a aplicação dos recursos federais no Município sob a responsabilidade de órgãos federais, estaduais, municipais ou entidades legalmente habilitadas. 3. Os trabalhos foram realizados in loco no Município, por técnicos da Controladoria- Geral da União CGU em parceria com servidores do Ministério da Saúde, sob a Coordenação da CGU, no período de 12 a 16 de julho de 2004, sendo utilizados em sua execução técnicas e procedimentos, tais como análise documental, inspeções físicas, entrevistas e registros fotográficos. 4. Os Programas de Governo que foram objeto das ações de fiscalização, estão apresentados no quadro a seguir, por Ministério Supervisor, discriminando, a quantidade de fiscalizações realizadas e os recursos aproximados aplicados, por Programa. 4.1 Recursos recebidos e quantidade de fiscalizações realizadas Ministério Supervisor Ministério das Comunicações Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Programa/Ação Fiscalizado Fiscalização da Universalização dos Serviços de Telecomunicações Fiscalização da Prestação dos Serviços de Telecomunicações Operação do Sistema de Acesso a Serviços Públicos por Meio Eletrônico Atendimento a Criança em Creche e Outras Alternativas Comunitárias Atendimento a Pessoa Idosa em Situação de Pobreza Atendimento a Pessoa Portadora de Deficiência em Situação de Pobreza Capacitação de Jovens de 15 a 17 anos como Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano Quantidade de Fiscalizações Valores envolvidos [R$] 01 Não se Aplica 01 Não se Aplica , , , , ,00 SAS Q. 1 Bl A, Ed. Darcy Ribeiro, 9º andar, Brasília - DF - CEP: (61) Fax (61)

2 Ministério do Desenvolvimento Agrário Ministério da Educação Ministério do Esporte Ministério da Previdência Social Ministério da Saúde Ministério do Trabalho e Emprego Atendimento à Criança e ao Adolescente ,00 em Abrigo Capacitação de Conselheiros, Gestores e 01 Não se Aplica Técnicos de Assistência Social Transferência de Renda Diretamente às ,00 Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza Bolsa Família Transferência de renda diretamente às famílias em condições de pobreza e extrema pobreza Bolsa Escola ,00 PRONAF ,57 Programa Nacional de Transporte Escolar ,08 PNTE Programa Nacional de Alimentação ,00 Escolar PNAE Dinheiro Direto na Escola para o Ensino Fundamental PDDE ,00 PROMED ,20 Modernização de Núcleos de Esporte de ,00 Esporte e de Lazer Pagamento de Aposentadorias 02 Não se Aplica Fiscalização do Recolhimento das 01 Não se Aplica Contribuições Previdenciárias. Vigilância, Prevenção e Controle das ,08 Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses Incentivo Financeiro a Municípios Habilitados à Parte Variável do Piso de Atenção Básica - PAB para Assistência Farmacêutica Básica Atendimento Assistencial Básico nos Municípios brasileiros. Incentivo financeiro a municípios Habilitados à parte variável do Piso de Atenção Básica PAB para a saúde da família Atenção à Saúde da População nos Municípios Habilitados em Gestão Plena do Sistema e nos Estados Habilitados em Gestão Plena/Avançada , , , ,30 Estudos e Pesquisas na Área de Trabalho 01 Não se Aplica SAS Q. 1 Bl A, Ed. Darcy Ribeiro, 9º andar, Brasília - DF - CEP: (61) Fax (61)

3 Presidência da República Promoção e Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência Gestão e Administração do Programa ,00 TOTAL ,23 5. Os resultados das fiscalizações realizadas, sempre que os trabalhos tenham evidenciado fatos relevantes que indiquem impropriedades/irregularidades na aplicação dos recursos federais examinados, são demonstrados a seguir, em fascículos específicos por Ministério. Assim sendo, não foi preparado fascículos sobre os recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 6. Os fascículos a seguir contemplam um detalhamento das seguintes constatações: Ministério das Comunicações: 1.1. Serviços solicitados e não atendidos 1.2. Dificuldades de aquisição de cartão telefônico; e 2.1. Inexistência de posto de atendimento pessoal aos usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: 1.1. Ausência de Relatório de Prestação de Contas 1.2. Existência de saldo em conta-corrente sem ter sido aplicado em conta poupança ou no mercado financeiro 2.1. Utilização de recursos em despesas não elegíveis 2.2. Ausência de prestações de conta dos valores referentes a contrapartida municipal 3.1. Existência de beneficiários com perfil inadequado aos objetivos do programa 3.2. Ausência de prestações de conta dos valores referentes a contrapartida municipal 4.1. Falta de aplicação da contrapartida municipal; e 5.1. Inexistência do Conselho de Controle Social no Município Ministério da Educação: Deficiência do controle de distribuição de alimentos apresentado pelo almoxarifado central, para garantir as necessidades nutricionais diárias dos alunos Distribuição de alimentos às entidades beneficentes, as quais não estão registradas e certificadas como Entidade Beneficente de Assistência Social, pelo Conselho Nacional de Assistência Social CNAS, e às áreas não sinalizadas pelo Programa Recebimento de produto no almoxarifado central da alimentação escolar do Município e não encontrado no local Inexistência de profissional especializado para elaboração de cardápio Falta de atuação do Conselho de Alimentação Escolar CAE SAS Q. 1 Bl A, Ed. Darcy Ribeiro, 9º andar, Brasília - DF - CEP: (61) Fax (61)

4 Falta de infra-estrutura e armazenagem indevida nas escolas visitadas no Município Local de armazenagem dos alimentos inadequado na EE Dr. Almeida Vergueiro Infra-estrutura e local de utilização de armazenagem dos alimentos inadequados do Berçário e Maternal Augusta Bortolucci Latarini Material de limpeza encontrado indevidamente no local utilizado para armazenagem dos alimentos, instalado junto à cozinha, na EMEFJA Profa. Maria Aparecida Tamaso Garcia Pagamentos efetuados na conta específica do Programa da Merenda Escolar no Município sem a devida comprovação documental Existência de processo de pagamento de despesa cujo empenho foi executado na conta contábil dos recursos recebidos da União para o Programa da Alimentação Escolar no Município, porém cujo pagamento não consta do extrato da conta corrente do referido programa Falta de documentos comprobatórios da aquisição de equipamentos/materiais dos respectivos bens Falta de especificação do equipamento/material, no campo de descrição da nota fiscal da aquisição realizada e ausência da etiqueta de identificação do PROMED, em todos os equipamentos/ materiais verificados Divergência entre o valor da nota fiscal da prestação de contas e o valor da lista de repasse de recursos às escolas do ensino médio Material adquirido e não encontrado na escola Inexistência das inscrições obrigatórias nos dois veículos de transporte escolar adquiridos Pagamento dos veículos fora do prazo de vigência para execução do convênio. Descumprimento da exigência legal de número mínimo de três licitantes para a aquisição dos dois veículos escolares 4.1. Descumprimento do termo de convênio no que diz respeito à aquisição do veículo sem utilizar procedimento análogo ao que prevê a Lei de Licitações 4.2. Desvio de finalidade na utilização do transporte escolar 4.3. Inexistência de registro documental do controle de alunos atendidos pelo transporte escolar Material adquirido para escola desativada no exercício de 2004 Divergência entre o quantitativo de bens adquiridos e o quantitativo existente na escola; e Materiais adquiridos com os recursos do PDDE, porém, não destinados às escolas beneficiárias e Requisição de Material sem identificação do respectivo destino Ministério do Esporte: Alteração de características da obra sem prévia alteração do plano de trabalho Falta de Aplicação dos Recursos Financeiros; e Parte dos recursos referentes à contrapartida municipal não foram movimentados em conta específica SAS Q. 1 Bl A, Ed. Darcy Ribeiro, 9º andar, Brasília - DF - CEP: (61) Fax (61)

5 Ministério da Previdência Social: 1.1. Falta de retenção e recolhimento de Contribuição Previdenciária Ministério da Saúde: 1.1. Ausência de conta específica do Fundo Municipal de Saúde para movimentação dos recursos 1.2. Documentos contábeis/financeiros com especificação incompleta e sem assinatura 2.1. Armazenamento de medicamentos em locais inadequados 2.2. Falta de medicamentos nas unidades de dispensação 2.3. Medicamentos adquiridos a título de contrapartida em desconformidade com o pactuado no Plano Estadual de Assistência Farmacêutica PEAF 3.1. Divergência entre o cadastro hospitalar do DATASUS/CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde/SUS) e o observado "in loco" 3.2. Falta de documentos no prontuário médico que justifiquem mudanças de procedimentos, uso de material de prótese/órtese e realização de procedimentos especiais, cujos valores são adicionados ao valor do procedimento inicial realizado 3.3. Prontuário médico com informação insuficiente 3.4. Cobrança indevida de atos profissionais de analgesia pelo obstetra 3.5. Divergência entre o tipo de material órtese/prótese de ortopedia cobrado na AIH com o da Nota Fiscal 3.6. Divergência entre o procedimento informado na História Clínica do prontuário médico e constante na segunda AIH do item anterior ( ), além de divergência entre o material cobrado e o constante na nota fiscal 3.7. Taxa de parto cesária que extrapola o limite previsto na Ata da Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional de São João da Boa Vista (DIR- 20) 3.8. Alta taxa de cobrança de exame de alto custo (tomografia computadorizada) 3.9. Cobrança indevida de cirurgia múltipla ( ) no lugar de cirurgia simultânea Cobrança de procedimento na AIH, passível de ser realizada no ambulatório Ausência de CPF do auditor na autorização de cobrança de AIHs com nomes "homônimos"; e Denúncias a respeito de pagamento indevido e mau atendimento a usuários do SUS Ministério do Trabalho e Emprego: 1.1. Inexistência de Regimento Interno da Comissão Municipal de Emprego CME 1.2. Inexistência da Secretaria Executiva da CME 1.3. Reuniões não realizadas pela CME no exercício de 2004 SAS Q. 1 Bl A, Ed. Darcy Ribeiro, 9º andar, Brasília - DF - CEP: (61) Fax (61)

6 1.4. A CME está atuando de forma deficiente na localidade; e 1.5. A CME não é integrante do esforço nacional de combate ao trabalho infantil Presidência da República: 1.1. Inexistência de Processo Licitatório 1.2. Falta de comprovação de qualificação técnica para a execução dos serviços 1.3. Pagamento de despesas não comprovadas e sob forma de adiantamento São Paulo, 23 de julho de SAS Q. 1 Bl A, Ed. Darcy Ribeiro, 9º andar, Brasília - DF - CEP: (61) Fax (61)

7 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 216 MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES 11º sorteio do Projeto de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos 30/JUNHO/2004

8 RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 216 MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP Na Fiscalização realizada a partir de Sorteios Públicos de Municípios dos Programas de Governo financiados com recursos federais foram examinadas, no período de 12 a 16 de julho de 2004, as seguintes Ações sob responsabilidade do Ministério das Comunicações: Fiscalização da Universalização dos Serviços de Telecomunicações Fiscalização da Prestação dos Serviços de Telecomunicações Operação do Sistema de Acesso a Serviços Públicos por meio Eletrônico Este relatório, de caráter preliminar, destinado aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, gestores centrais dos programas de execução descentralizada, contempla, em princípio, constatações de campo que apontam para o possível descumprimento de dispositivos legais e contratuais estabelecidos para esse tipo de execução. Esclarecemos que os Executores Municipais dos Programas, quanto aos Programas sob sua responsabilidade, já foram previamente informados sobre os fatos relatados, cabendo ao Ministério supervisor, nos casos pertinentes, adotar as providências corretivas visando à consecução das políticas públicas, bem como à apuração das responsabilidades. Constatações da Fiscalização 1 Programa: Universalização dos Serviços de Telecomunicações Ação: Fiscalização da Universalização dos Serviços de Telecomunicações Objetivo da Ação de Governo: Universalizar o acesso ao Serviço de Telefonia Fixa Comutada (PGMU) Ordem de Serviço: Objeto Fiscalizado: Prestação de serviços da concessionária de telefonia fixa Agente Executor Local: Telefônica S.A. Qualificação do Instrumento de Transferência: Não se Aplica Montante dos Recursos Financeiros: Não se Aplica Extensão dos Exames: Município de Espírito Santo do Pinhal 1.1) Serviços solicitados e não atendidos Em verificação à U.B.S. Armando Mandadori, no Antigo Leito da Ferrovia Paulista S.A. Fepasa, s/n, Vila Centenário, e à U.B.S. Jardim das Rosas, à Av. Monsenhor José Genoíno Balbino Fuccioli, s/n, Jardim das Rosas, constatamos que, em ambos os lugares, houve pedido de instalação de um telefone público, em meados de 2001, e que, até a presente data, não foram atendidos. Evidência: Verificação in loco das Instituições de Saúde e entrevista com funcionários. 1

9 1.2) Dificuldades de aquisição de cartão telefônico Constatamos que há dificuldades para aquisição de cartões telefônicos nas proximidades da Escola Estadual Juca Loureiro, à rua Osvaldo Nogueira, s/n, Vila Palmeiras, devido à localização da mesma. Verificação in loco nos Estabelecimentos de Ensino e testes nos aparelhos locais. 2 Programa: Oferta de Serviços de Telecomunicações Ação: Fiscalização da Prestação dos Serviços de Telecomunicações Objetivo da Ação de Governo: Controlar as obrigações contratuais assumidas pelas concessionárias. Ordem de Serviço: Objeto Fiscalizado: Posto de atendimento pessoal a usuários. Agente Executor Local: Telefônica S.A. Qualificação do Instrumento de Transferência: Não se aplica Montante de Recursos Financeiros Não se aplica Extensão dos exames: Não se aplica 2.1) Inexistência de posto de atendimento pessoal aos usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC Fatos: Verificamos que o Município de Espírito Santo do Pinhal não possui Posto de Atendimento Pessoal aos Usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado, e posto de telefonia para serviços de transmissão e de DDR (linhas privadas). O atendimento ao público é feito pelo telefone, por meio do número 0800 (Telefônica S.A.). Evidência: Entrevista com a população. São Paulo, 23 de julho de

10 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 216 MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME 11º sorteio do Projeto de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos 30/JUNHO/2004

11 RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 216 MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP Na Fiscalização realizada a partir de Sorteios Públicos de Municípios dos Programas de Governo financiados com recursos federais foram examinadas no período de 12 a 16 de julho de 2004 as seguintes Ações sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: Atendimento a criança em creche ou outras alternativas comunitárias Atendimento a pessoa idosa em situação de pobreza Atendimento a pessoa portadora de deficiência em situação de pobreza. Capacitação de Jovens de 15 a 17 anos como Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano Bolsa Escola Transferência de renda diretamente às famílias em condições de pobreza e extrema pobreza Bolsa Família - Transferência de renda diretamente às famílias em condições de pobreza e extrema pobreza Atendimento a criança e ao adolescente em abrigo Capacitação de conselheiros, gestores e técnicos de assistência social Este relatório, de caráter preliminar, destinado aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, gestores centrais dos programas de execução descentralizada, contempla, em princípio, constatações de campo que apontam para o possível descumprimento de dispositivos legais e contratuais estabelecidos para esse tipo de execução. Esclarecemos que os Executores Municipais dos Programas, quanto aos Programas sob sua responsabilidade, já foram previamente informados sobre os fatos relatados, cabendo ao Ministério supervisor, nos casos pertinentes, adotar as providências corretivas visando à consecução das políticas públicas, bem como à apuração das responsabilidades. Constatações da Fiscalização 1 Programa: Atenção à criança Ação: Atendimento a criança em creche e outras alternativas comunitárias Objetivo da Ação de Governo: Assegurar o atendimento a crianças carentes de até seis anos em creche, pré-escolas ou outras alternativas comunitárias Ordem de Serviço: Objeto Fiscalizado: Atendimento à criança em creche e outras alternativas comunitárias Agente Executor Local: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal Qualificação do Instrumento de Transferência: fundo a fundo 1

12 Montante dos Recursos Financeiros: Valor liberado em 2003: R$ ,00 Valor liberado em 2004: R$ ,00 (até maio) Extensão dos Exames: 100% dos recursos aplicados 1.1) Ausência de Relatório de Prestação de Contas Fatos: Embora os gastos realizados pela Prefeitura referentes ao Programa PAC/ASEF em 2003 e 2004 tenham sido comprovados por notas fiscais, a mesma não elaborou Relatórios de Prestação de Contas, conforme dispõe o artigo 14 da Portaria n.º 28, de 31 de janeiro de 2003, do Ministério da Assistência e Promoção Social, e o artigo 1º da Lei n.º 9.604, de 05 de fevereiro de Entrevista com funcionários da Prefeitura; análise da documentação apresentada (notas fiscais, extratos de conta-corrente, Plano de Ação). Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: Não foi enviado ao Ministério da Assistência e Desenvolvimento Social e Combate a Fome a Prestação de Contas referente ao Programa acima citado pelo Departamento de Contabilidade da Prefeitura, portanto este Departamento está providenciando a Prestação de Contas. Análise da Equipe: Conforme informação do Departamento de Promoção Social, o Relatório de Prestação de Contas não foi elaborado, motivo pelo qual a constatação relatada será mantida. 1.2) Existência de saldo em conta-corrente sem ter sido aplicado em conta poupança ou no mercado financeiro Fatos: Os recursos recebidos para utilização no Programa PAC/ASEF são aplicados na compra de kits de higiene destinados às famílias beneficiárias. Esses recursos, depositados mensalmente, são acumulados em conta-corrente até que atinjam valor suficiente para aquisição dos produtos. Verificou-se, entretanto, por meio de extratos da conta, que esses recursos demoram alguns meses para serem gastos e que neste período não haviam sido aplicados em poupança ou no mercado financeiro, conforme prevê o artigo 5º da Portaria n.º 28, de 31 de janeiro de 2003, do Ministério da Assistência e Promoção Social. Extratos de conta corrente. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: O recurso recebido para utilização no Programa PAC/ASEF, são (sic) aplicados na compra de kits destinados às famílias beneficiárias. Esses recursos são depositados mensalmente e vão se acumulando até atingir um valor que dê para comprar os kits (geralmente são três meses), por isso não são aplicados em conta poupança. Conforme documento em anexo (1), foi aplicado em conta corrente o saldo da conta como foi determinado por esta Procuradoria (sic) (e será mantido em conta poupança, conforme prevê o artigo 5º da Portaria nº28). 2

13 Análise da Equipe: Conforme informação do próprio Departamento de Promoção Social, os recursos eram mantidos em conta-corrente, por períodos de até três meses, sem que fossem aplicados em conta poupança ou no mercado financeiro, conforme dispõe o artigo 5º da Portaria n.º 28 do Ministério de Assistência e Promoção Social; motivo pelo qual a constatação relatada será mantida. 2 - Programa: Valorização e saúde do idoso Ação: Atendimento à pessoa idosa em situação de pobreza Objetivo da Ação de Governo: Assegurar o atendimento ao idoso em situação de pobreza, risco pessoal ou social, com a finalidade de para promover a sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, gerando atividades que visem a sua promoção, melhoria da qualidade de vida, inclusão social e igualdade de oportunidades. Ordem de Serviço: Objeto Fiscalizado: Atendimento à pessoa idosa em situação de pobreza Agente Executor Local: Prefeitura Municipal de Espirito Santo do Pinhal Qualificação do Instrumento de Transferência: fundo a fundo Montante dos Recursos Financeiros: Valor liberado em 2003: R$ ,00 Valor liberado em 2004: R$ 9.000,00 (até maio) Extensão dos Exames: 100% dos recursos aplicados 2.1) Utilização de recursos em despesas não elegíveis Fatos: Constatou-se que a entidade Lar da Terceira Idade Assistência Vicentina utilizou parte dos recursos recebidos com pagamentos de encargos sociais de seus funcionários, os quais conforme a Nota Técnica n.º 01/2002 MPAS/SEAS/SPAS, de 31 de maio de 2002, não são permitidos. Como tais gastos estavam previstos no Plano de Trabalho da Entidade, é necessária sua reformulação para atender às determinações do FNAS. Plano de Trabalho de 2003 e 2004; Relatório de Prestação de Contas do Município. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: Conforme solicitação desta Procuradoria (sic) a Entidade Lar da Terceira Idade da Assistência Vicentina reformulou o seu Plano de Trabalho, conforme as determinações do FNAS (anexo3). Análise da Equipe: A revisão no Plano de Trabalho era necessária, pois o anterior previa a utilização de recursos federais para o pagamento de encargos sociais de funcionários da Entidade, despesas inelegíveis conforme Nota Técnica n.º 01/2001/MPAS/SEAS/SPAS, de ) Ausência de prestações de conta dos valores referentes a contrapartida municipal Não foram apresentadas as prestações de contas referentes aos recursos da contrapartida municipal. Evidência: Ausência da documentação referente aos recursos da contrapartida. 3

14 Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: A prestação de contas da Contrapartida Municipal está sendo elaborada pelo setor de Contabilidade da Prefeitura. Análise da Equipe: Justificativa não acatada, considerando que não foi disponibilizada documentação que comprovasse a realização dos gastos informados no relatório de execução físico-financeira encaminhado pela Prefeitura. 3 Programa: Atenção à pessoa portadora de deficiência Ação: Atendimento à pessoa portadora de deficiência em situação de pobreza Objetivo da Ação de Governo: Assegurar a proteção, a promoção e a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência vulnerabilizadas pela situação de pobreza, com a centralidade das ações na família. Ordem de Serviço: Objeto Fiscalizado: Atendimento à Pessoa Portadora de Deficiência Agente Executor Local: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal Qualificação do Instrumento de Transferência: fundo a fundo Montante dos Recursos Financeiros: Valor liberado em 2003: R$ ,00 Valor liberado em 2004: R$ ,00 (até maio) Extensão dos Exames: 100% dos recursos aplicados 3.1) Existência de beneficiários com perfil inadequado aos objetivos do programa Fatos: Entre as informações que constavam nas fichas dos beneficiários existentes na Entidade, verificamos que, em função das atividades exercidas pelos responsáveis de alguns deles, a Prefeitura não estaria fiscalizando o Programa quanto ao perfil sócio-econômico dos beneficiários, conforme prevê o artigo 1º da Portaria n.º 2854, de 19/07/2000. Evidência: Informações constantes nas Fichas dos beneficiários. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: A avaliação das fichas dos beneficiários são acompanhados por técnicos da Entidade (assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional e pedagoga), portanto a relação nominal apresentada para este Programa possui Avaliação Social destes profissionais. Como houve a existência de alguns beneficiários com perfil sócio-econômico inadequado ao Programa, este Departamento estará realizando a fiscalização a referida Entidade. Análise da Equipe: Justificativa parcialmente acatada, pois de acordo com resposta do Departamento de Promoção Social, a Prefeitura fiscalizará a Entidade quanto ao perfil sócio-econômico dos beneficiários cadastrados. 3.2) Ausência de prestações de conta dos valores referentes a contrapartida municipal Não foram apresentadas as prestações de contas referentes aos recursos da contrapartida municipal. 4

15 Evidência: Ausência da documentação referente aos recursos da contrapartida. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: A Prestação de Contas da Contrapartida Municipal está sendo elaborada pelo setor de Contabilidade da Prefeitura. Análise da Equipe: Justificativa não acatada, considerando que não foi disponibilizada documentação que comprovasse a realização dos gastos informados no relatório de execução físico-financeira encaminhado pela Prefeitura. 4 Programa: Brasil Jovem Ação: Capacitação de jovens de 15 a 17 anos como Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano Objetivo da Ação de Governo: Capacitar jovens de 15 a 17 anos, por meio de cursos específicos e a partir de metodologias adequadas, a fim de que os mesmos possam atuar em sua comunidade, no apoio às áreas de saúde, cidadania, educação, esporte, cultura, turismo e meio-ambiente, priorizando aqueles que se encontram em situação de risco pessoal e social, que pertençam a famílias de baixa renda e que sejam egressos de outros programas sociais. Objeto Fiscalizado: Atuação do Município no Programa Agente Jovem Ordem de Serviço: Agente Executor Local: Prefeitura Municipal de Espirito Santo do Pinhal Qualificação do Instrumento de Transferência: Repasse fundo a fundo. Montante de Recursos Financeiros Aplicados: R$ ,00 (2003) R$ 8.375,00 (2004) Extensão dos exames: 100% dos recursos aplicados 4.1) Falta de aplicação da contrapartida municipal A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal não integralizou sua contrapartida neste ano de 2004, na forma de camisetas com logomarca e material didático/consumo; tais materiais têm sido supridos pela entidade, a APAM. Evidência: Questionários respondidos pelo Diretor da Promoção Social, pela Orientadora e Instrutores da Associação Pinhalense de Amparo ao Menor APAM. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, por meio do Ofício n o 055/2004, de 02/08/2004, do Departamento de Promoção Social, apresentou justificativas com o seguinte teor: Conforme a fiscalização realizada ao programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, constatou-se que o município não cumpriu com a contrapartida, no ano de 2004 ou seja o fornecimento de camisetas com a logomarca do projeto e de materiais didáticos e de consumo. Primeiramente, salientamos que este Departamento e o Município sempre primou pelo cumprimento as (sic) normas de funcionamento de todos os Projetos, e neste caso específico se houve alguma falha, podemos afirmar que não foi proposital, pois analisando a portaria n o 879 de 03 de dezembro de 2001 e portaria n o 39 de 26 de março de 2003, ambas do Ministério da Assistência e Promoção Social, (anexo 4), que estabelece as Normas e Diretrizes do Projeto, a 5

16 mesma sómente (sic) estabelece percentuais de contrapartida, mas não especifica que o município deva fornecer este ou aquele item. Sendo assim, a municipalidade acredita estar cumprindo fielmente o estabelecido pelas Portarias, uma vez que fornece a merenda e duas profissionais como contrapartida, conforme ficha financeira. (anexo 5) O Município se compromete a atender todas as exigências legais determinadas por esta Controladoria no que for necessário sobre a Contrapartida do Programa. Análise da Equipe: As orientações referentes às contrapartidas em questão constam no Manual do Programa Brasil Jovem, de ampla divulgação às prefeituras participantes do Programa, não sendo aceita a alegação de falta de conhecimento das mesmas. As justificativas apresentadas não alteram os fatos constatados. 5 Programa: Transferência de Renda com Condicionalidades Bolsa Escola Ação: Transferência de Renda diretamente às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza Bolsa Escola Objetivo da Ação de Governo: Incentivar, financeiramente, o progresso educacional das crianças de famílias de menor renda, com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, estimulando a universalização do ensino e contribuindo para a redução da evasão escolar e da repetência. Objeto Fiscalizado: Avaliar a execução do Programa Bolsa Escola. Ordem de Serviço: Agente Executor Local: Prefeitura Municipal de Espirito Santo do Pinhal Qualificação do Instrumento de Transferência: Transferência direta para o beneficiário Montante de Recursos Financeiros Aplicados: R$ ,00 Extensão dos exames: 100% dos recursos 5.1) Inexistência do Conselho de Controle Social no Município. Fatos: Foi constatado que não há Conselho de Controle Social no Município. Tal fato contraria o disposto no inciso VII, da cláusula segunda, do Termo de Adesão do Município ao Programa Bolsa Escola, que exige a instituição do referido Conselho nos termos da lei. Entrevista com os responsáveis pela execução do programa no Município, especificamente com a diretora do Departamento de Educação e com o diretor do Departamento de Promoção Social, ambos da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal SP. Solicitação de Fiscalização n.º 02/2004. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, por meio do Ofício n o 055/2004, de 02/08/2004, do Departamento de Promoção Social, apresentou justificativas com o seguinte teor: Foi constatado que não há Conselho de Controle Social no Município. O Município está criando o referido Conselho nos termos de Lei. Análise da Equipe: A justificativa apresentada apenas afirma que serão tomadas as providências necessárias para sanar a impropriedade constatada, portanto, deverá permanecer em relatório a presente constatação. São Paulo, 23 de julho de

17 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO N.º 216 MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 11º Sorteio do Projeto de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos 30/JUNHO/2004

18 RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO N.º 216 MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP Na Fiscalização realizada a partir de Sorteios Públicos de Municípios dos Programas de Governo financiados com recursos federais foram examinadas no período de 12 a 16 de julho de 2004 as seguintes Ações sob responsabilidade do Ministério da Educação: Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE Expansão e Melhoria da Rede Escolar PROMED Dinheiro Direto na Escola para o Ensino Fundamental PDDE Programa Nacional de Transporte Escolar PNTE Este relatório, de caráter preliminar, destinado aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, gestores centrais dos programas de execução descentralizada, contempla, em princípio, constatações de campo que apontam para o possível descumprimento de dispositivos legais e contratuais estabelecidos para esse tipo de execução. Esclarecemos que os Executores Municipais dos Programas, quanto aos Programas sob sua responsabilidade, já foram previamente informados sobre os fatos relatados, cabendo ao Ministério supervisor, nos casos pertinentes, adotar as providências corretivas visando à consecução das políticas públicas, bem como à apuração das responsabilidades. Constatações da Fiscalização 1 Programa: Toda Criança na Escola. Ação: Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE Objetivo da Ação de Governo: Suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, com vistas a contribuir para a melhoria do desempenho escolar, para a redução da evasão e da repetência, e, para formar bons hábitos alimentares Ordem de Serviço: e Objeto Fiscalizado: Processos de licitação da aquisição dos alimentos, fornecimento de alimentação aos alunos, armazenagem e preparo dos alimentos e atuação do controle social Agente Executor Local: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal. Qualificação do Instrumento de Transferência: Repasse direto à Prefeitura (Fundo a Fundo) Montante dos Recursos Financeiros: R$ ,00 Extensão dos Exames: 100% da aplicação dos recursos 1.1) Deficiência do controle de distribuição de alimentos apresentado pelo almoxarifado central, para garantir as necessidades nutricionais diárias dos alunos Fato(s): Realizada a visita ao almoxarifado central da alimentação escolar, em 13/07/2004, constatou-se que o controle de distribuição de alimentos às escolas (Movimento Diário de Controle de Consumo), não está sendo devidamente registrado pela Coordenadora da Merenda Escolar do Município e pelo responsável na escola beneficiária, conforme descrição a seguir: nos Movimentos Diário de Controle de Consumo N ºs 9713, 9753, 9756 e 9785, contendo produtos destinados à EMEF R Estância Lecy, situada na Rodovia SP 342, não constam a 1

19 data da movimentação dos materiais enviados, assinatura no campo de autorização pela responsável da distribuição de tais produtos, identificação do transportador pelos alimentos (com indicação da Placa/Veículo), bem como a data no campo da Declaração pela conferência e recebimento dos materiais constantes nos respectivos documentos. as verificações supracitadas foram feitas, ainda, nos Movimentos Diário de Controle de Consumo N ºs 9732 e 9813, contendo produtos destinados à Casa da Menina (Associação Amigos da Criança AMICRI) e à Comunidade Água Viva, respectivamente, com exceção do campo da data da movimentação dos materiais enviados a essas entidades. Evidência: Visita ao almoxarifado central de Espírito Santo de Pinhal. Entrevista com a Coordenadora da Merenda Escolar de Espírito Santo do Pinhal. Análise dos Movimentos Diário de Controle de Consumo, no almoxarifado central da alimentação escolar do Município. Manifestação do Prefeito: Os gestores municipais não apresentaram justificativas para os fatos relatados neste item. Análise da Equipe: Não há análise a ser efetuada. 1.2) Distribuição de alimentos às entidades beneficentes, não registradas e certificadas como Entidade Beneficente de Assistência Social, pelo Conselho Nacional de Assistência Social CNAS, e às áreas não sinalizadas pelo Programa Fato(s): Constatou-se a ocorrência da distribuição de produtos, conforme Movimentos Diário de Controle de Consumo N º s 9732, 9742, 9775 e 9808, contendo produtos destinados à Casa da Menina e à Associação Pinhalense de Amparo ao Menor - APAM, mesmo não sendo tais entidades registradas e certificadas como Entidade Beneficente de Assistência Social, contrariando a regra estabelecida pelo Programa; bem como a distribuição de produtos destinados ao Departamento de Cultura, de acordo com o Movimento Diário de Controle de Consumo N º 9779, de 18/06/04. Evidência: Entrevista com o Diretor da Promoção Social. Verificação da documentação emitida pelo CNAS. Análise dos Movimentos Diário de Controle de Consumo, no almoxarifado central da alimentação escolar do Município. 1.3) Recebimento de produto no almoxarifado central da alimentação escolar do Município e não encontrado no local Fatos: Em entrevista com a Coordenadora da Alimentação Escolar, no almoxarifado central da alimentação escolar do Município, constatou-se na data supracitada, o recebimento de 150 dúzias de Ovos à Granel, no valor total de R$ 232,50, por intermédio da Nota Fiscal n.º No entanto, foi verificada na prateleira do local a existência de apenas uma cartela de ovos, contendo 20 unidades aproximadamente. Feito o questionamento do produto devidamente entregue e atestado, a responsável justificou que a distribuição havia sido imediata, não tendo sido apresentados documentos comprobatórios (Movimentos Diários de Controle de Consumo) de distribuição do produto referenciado. Ressalta-se que, na Ficha de Prateleira do material, Ovos Vermelhos de 2

20 Granja, foi constatado o registro de entrada de 150 dúzias de ovos, em 13/07/04, sem registro de saída do produto, e com o registro de saldo equivalente à quantidade ora mencionada. Visita ao almoxarifado central da alimentação escolar de Espírito Santo de Pinhal. Entrevista com a Coordenadora da Merenda Escolar de Espírito Santo de Pinhal. 1.4) Inexistência de profissional especializado para elaboração de cardápio Constatou-se falta de profissional especializado para a elaboração do cardápio (nutricionista) para as escolas das redes municipal e estadual, escolas municipais de educação infantil (EMEIS) e berçários da cidade de Espírito Santo de Pinhal. O cardápio é elaborado pela Coordenadora da Merenda Escolar; porém, as merendeiras adaptam a merenda de acordo com os alimentos que são entregues às escolas, segundo informações prestadas pela direção das instituições e/ou estabelecimentos de ensino do Município. Cardápio fornecido pelo almoxarifado central da alimentação escolar. Entrevistas com as merendeiras e as diretoras. 1.5) Falta de atuação do Conselho de Alimentação Escolar CAE Fatos: O Conselho de Alimentação Escolar CAE não atua ou participa do processo de aquisição de alimentos, da elaboração do cardápio e das orientações pertinentes junto às escolas. Ressalta-se que, durante visitas às escolas, por meio de questionamentos sobre as atribuições do Conselho, muitos dos entrevistados demonstraram desconhecimento da existência deste e de seus membros, bem como do significado da sigla CAE. Entrevista com o Presidente do CAE. Análise do registro das reuniões do CAE (Livro de Atas). Visitas às escolas selecionadas no Município. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: Transcrevemos os esclarecimentos prestados pela Secretária do Conselho de Alimentação Escolar do Município de Espírito Santo do Pinhal: I Este Conselho tem conhecimento do Cardápio Padrão da alimentação oferecida nas Escolas (elaborado por Nutricionista que fora contratada apenas para este fim), fixado pelo Setor de Merenda Escolar e o considera satisfatório; apenas sugerimos ao Poder Executivo a contratação de uma Nutricionista permanente, cujo emprego foi criado recentemente, com a aprovação da Câmara Municipal. II As visitas às Escolas foram muito bem desenvolvidas, oportunidade em que este Conselho manteve contato direto com a Direção dos Estabelecimentos, bem como com suas merendeiras, sendo que nas oportunidades os Conselheiros expuseram as razões das visitas, bem como falaram das finalidades do CAE. 3

21 Análise da Equipe: As impropriedades relacionadas neste item foram todas discutidas em campo com o Presidente do Conselho de Alimentação Escolar, que na ocasião não apresentou documentação que as eliminasse. As justificativas agora apresentadas também não são satisfatórias, com isso, mantemos o ponto. Além disso, as pessoas entrevistadas nas escolas demonstraram desconhecimento das atribuições do Conselho e de seus membros, como constatado. 1.6) Falta de infra-estrutura e armazenagem indevida nas escolas visitadas no Município Fatos: Em cumprimento à fiscalização realizada na cidade de Espírito Santo de Pinhal, a fim de verificar a execução do PNAE na localidade, foram visitadas as seguintes instituições e estabelecimentos de ensino: EE Dr. Almeida Vergueiro, EMEI Prefeito Joaquim Ignácio Sertório, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE (Xodô Escola de Educação Especial), Associação Beneficente Lar Jesus de Pinhal, Berçário e Maternal Augusta Bortolucci Latarini, EMEF R Estância Lecy e EMEFJA Maria Aparecida Tamaso Garcia. Constatou-se em algumas dessas unidades, conforme o descrito nos subitens subseqüentes, que as mesmas não possuem infraestrutura, bem como local de armazenamento adequado para os alimentos recebidos do almoxarifado central da alimentação escolar, para o preparo da merenda. Evidência: Visitas realizadas às instituições e/ou estabelecimentos de ensino do Município, conforme registrado em fotos. 1.7) Local de armazenagem dos alimentos inadequado na EE Dr. Almeida Vergueiro Fatos: Verificou-se que o local de instalação utilizado para a armazenagem dos produtos é inadequado, com pouca ventilação (apenas um vitrô). Foram verificados alimentos dentro de panelas tampadas, cobertas com toalhas. A pessoa entrevistada na escola informou que tais produtos não podem ficar expostos, para não correr o risco de contato com ratos e baratas. Verificou-se, ainda, uma caixa de batatas armazenada que, segundo avaliação desta equipe, encontrar-se-á deteriorada, quando ocorrer o retorno às aulas, previsto para o próximo dia 28/07 do corrente exercício. Evidência: Entrevista com a responsável pela escola. Visita à EE Dr. Almeida Vergueiro, conforme registrado em fotos. Vista dos produtos armazenados dentro das panelas, Vista da armazenagem do produto (Batatas). protegidas com toalha e/ou latas de óleo. 4

22 Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: Transcrevemos os esclarecimentos prestados pela Diretora da EE Dr. Almeida Vergueiro do Município de Espírito Santo do Pinhal (Ofício n º 59/2004): FATO N º 1 O local realmente é pequeno e, só tem 01 vitrô. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico (Condephat) e não temos autorização para descaracterizá-lo com reformas. FATO N º 2 Os alimentos como: arroz, feijão, macarrão, farinha de milho, açúcar, estavam dentro de suas embalagens originais e estas guardadas dentro de grandes panelas, tampadas com a própria tampa e, em cima ainda, latas de óleo, isso tudo para evitar possível contato de roedores e baratas e não cobertos com toalhas, como consta no relatório. FATO N º 3 Havia sim, ½ caixa de batatas e não estavam deterioradas quando do retorno das aulas. As mesmas foram usadas na merenda no 1º dia de aula. Análise da Equipe: Justificativa parcialmente acatada. Ressalta-se que a constatação diz respeito às panelas cobertas com toalhas e não os alimentos, bem como o produto (batatas) poderia estar armazenado na cozinha, local mais arejado, até o retorno às aulas. 1.8) Infra-estrutura e local de utilização de armazenagem dos alimentos inadequados do Berçário e Maternal Augusta Bortolucci Latarini Fato(s): A merenda não é preparada de forma adequada, visto que a cozinha não apresenta o quantitativo suficiente de utensílios que possibilitem o preparo para atendimento de 77 alunos do Berçário e Maternal (pré-escola). Evidência: Visita ao Berçário e Maternal Augusta Bortolucci Latarini, conforme registro fotográfico: Vista da cozinha/local de armazenagem dos alimentos do Berçário e Maternal. Vista do local de armazenagem dos alimentos/cozinha do Berçário e Maternal. 5

23 Vista da cozinha/local de armazenagem dos alimentos do Berçário e Maternal. Vista do local de refeições das crianças do Berçário e Maternal. 1.9) Material de limpeza encontrado indevidamente no local utilizado para armazenagem dos alimentos, instalado junto à cozinha, na EMEFJA Profa. Maria Aparecida Tamaso Garcia. Verificou-se que o local utilizado para armazenagem dos alimentos na escola é adequado, bem como satisfatoriamente arejado. No entanto, foram encontrados produtos de limpeza guardados no mesmo local. Evidência: Visita à EMEFJA Profa. Maria Aparecida Tamaso Garcia, conforme registro fotográfico: Vista do local de armazenagem dos alimentos na escola Vista dos produtos de limpeza guardados no local de armazenagem dos alimentos na escola. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal se manifestou da seguinte forma: Transcrevemos os esclarecimentos prestados pela Diretora da EMEFJA Profa. Maria Aparecida Tamaso Garcia do Município de Espírito Santo do Pinhal (Ofício n º 033/04): O referido material de limpeza estava nesse local porque iria ser utilizado pela merendeira, Sra. Olga, para a limpeza do mesmo e da cozinha, pois nossa festa julina foi realizada no dia nove de julho, também nossa escola estava sendo utilizada para o Curso de Capacitação de Professoras-PROEPRE e na data da visita da equipe de fiscalização nos encontrarmos no período de recesso escolar, período este utilizado para a limpeza minuciosa das dependências da escola. 6

24 Análise da Equipe: A justificativa não procede, visto que no momento em que foi informado à responsável sobre o fato de não ser correta a guarda de material de limpeza no respectivo local, foi dito apenas que o mesmo seria retirado. 1.10) Pagamentos efetuados na conta específica do Programa da Merenda Escolar no Município sem a devida comprovação documental Fatos: Da análise do extrato bancário da conta n.º , agência n.º 474-X do Banco do Brasil, onde são movimentados os recursos para aquisição da merenda escolar no Município, constatou-se que havia pagamentos, relacionados na tabela abaixo, sem a devida comprovação documental. Foi solicitado à Prefeitura que localizasse os documentos de comprovação dos referidos pagamentos; entretanto, tais documentos não foram fornecidos. Número do cheque Data de compensação Valor /05/2003 R$ 630, /06/2003 R$ 578, /06/2003 R$ 105, /07/2003 R$ 735, /12/2003 R$ 988, /12/2003 R$ 1.311,33 Total R$ 4.347,68 Extrato bancário da conta n.º , agência n.º 474-X do Banco do Brasil. Processos de pagamento fornecidos pela Prefeitura referentes à aquisição de merenda escolar. Solicitação de Fiscalização n.º 02/2004. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal não forneceu explicações suficientes dentro do prazo solicitado. Análise da Equipe: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal não forneceu explicação dentro do prazo solicitado, tendo apenas enviado cópias de documentos de empenho, de recibos e de notas fiscais com os quais não é possível elucidar a constatação descrita anteriormente. Além disso, como os documentos enviados são apenas cópias xerográficas, esta equipe de fiscalização não poderia ter segurança a respeito da veracidade das informações apresentadas. Portanto, fica mantida a constatação. 1.11) Existência de processo de pagamento de despesa cujo empenho foi executado na conta contábil dos recursos recebidos da União para o Programa da Alimentação Escolar no Município, porém cujo pagamento não consta do extrato da conta-corrente do referido programa. Fatos: Foi constatada a existência de processo de pagamento de despesa com alimentação no valor de R$ 1.664,00, cujo pagamento foi efetuado com o cheque n , em 31/03/2003, e o empenho foi executado na conta de escrituração da movimentação dos recursos federais recebidos 7

25 por conta do Programa da Merenda Escolar, conta contábil n.º Recurso FNDE/MEC, cujo pagamento não consta do extrato da conta-corrente do referido Programa no Município. Foi solicitado à Prefeitura que explicasse a existência de tal processo de pagamento sem o correspondente pagamento na conta-corrente do Programa, sem resposta tempestiva. Extrato bancário da conta n.º , agência n.º 474-X do Banco do Brasil. Processos de pagamento fornecidos pela Prefeitura referentes à aquisição de merenda escolar. Solicitação de Fiscalização n.º 02/2004. Manifestação do Prefeito: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal não forneceu explicações suficientes dentro do prazo solicitado. Análise da Equipe: A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal não forneceu explicação dentro do prazo solicitado, tendo apenas enviado cópias de documentos de empenho, de recibos e de extrato bancário com os quais não é possível elucidar a constatação descrita anteriormente. Além disso, o extrato bancário enviado apresenta um valor diferente daquele verificado durante a fiscalização referente ao cheque n.º já mencionado anteriormente. Não é possível elidir a impropriedade levantada apenas com os elementos fornecidos, ficando portanto mantida em relatório a constatação. 2 Programa: Expansão e Melhoria da Rede Escolar PROMED. Ação: PROMED Objetivo da Ação de Governo: Apoiar a promoção da reforma e expansão do Ensino Médio, melhorando a qualidade e aumentando o seu grau de cobertura, através da redução nos índices de reprovação e de abandono nessa etapa da escolaridade e aumento no grau de aprendizagem dos alunos. Ordem de Serviço: Objeto Fiscalizado: Bens distribuídos e repasses de recursos às escolas do ensino médio do Município de Espírito Santo de Pinhal Agente Executor Local: Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo Qualificação do Instrumento de Transferência: Convênio N º 177/2000 Montante de Recursos Financeiros: R$14.904,20 Extensão dos exames: 100% da aplicação dos recursos 2.1) Falta de documentos comprobatórios da aquisição de equipamentos/materiais dos respectivos bens Fatos: Da análise da prestação de contas da EE Prof. Benedito Nascimento Rosas, não foram encontrados os documentos comprobatórios das despesas (Notas Fiscais nºs 11 e 12), efetivadas com a aquisição da Coleção Vídeo Educativo e da Coleção Vídeo Educativo/Laboratório Química, nos valores de R$ 294,00 e R$ 2.706,00, respectivamente. Análise in loco da prestação de contas das escolas estaduais de ensino médio. Verificação in loco dos equipamentos/materiais na EE Prof. Benedito Nascimento Rosas. 8

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATO GERENCIAL MUNICÍPIO DE IEPÊ - SP

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATO GERENCIAL MUNICÍPIO DE IEPÊ - SP PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATO GERENCIAL MUNICÍPIO DE IEPÊ - SP 1. Trata o presente Relato dos resultados gerenciais dos exames realizados

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO MERENDA ESCOLAR. MERENDA ESCOLAR Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

QUESTIONÁRIO DO MERENDA ESCOLAR. MERENDA ESCOLAR Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Este questionário tem por objetivo orientar a participação do cidadão na gestão pública a partir do controle das despesas públicas efetuadas e da oferta de sugestões aos órgãos do governo, para que estes

Leia mais

Número: 00190.004342/2013-31 Unidade Examinada: Município de Marília/SP

Número: 00190.004342/2013-31 Unidade Examinada: Município de Marília/SP Número: 00190.004342/2013-31 Unidade Examinada: Município de Marília/SP Relatório de Demandas Externas n 00190.004342/ 2013-31 Sumário Executivo Este Relatório apresenta os resultados das ações de controle

Leia mais

MERENDA ESCOLAR Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

MERENDA ESCOLAR Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Presidência da República Controladoria-Geral da União MERENDA ESCOLAR Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) MERENDA ESCOLAR O Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, conhecido como Merenda

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 3.486/2005

LEI MUNICIPAL Nº 3.486/2005 LEI MUNICIPAL Nº 3.486/2005 Institui o COMITÊ DE CONTROLE SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF), e dá outras providências. CLÁUDIO KAISER, Prefeito Municipal de Taquara, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DO ACRE

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DO ACRE PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DO ACRE RELATO GERENCIAL ESTADO DO ACRE 1. Trata o presente Relato

Leia mais

PROJETO DE LEI 01-0378/2009 dos Vereadores Claudio Fonseca (PPS) e Jose Police Neto (PSD) Consolida a legislação municipal sobre alimentação escolar,

PROJETO DE LEI 01-0378/2009 dos Vereadores Claudio Fonseca (PPS) e Jose Police Neto (PSD) Consolida a legislação municipal sobre alimentação escolar, PROJETO DE LEI 01-0378/2009 dos Vereadores Claudio Fonseca (PPS) e Jose Police Neto (PSD) Consolida a legislação municipal sobre alimentação escolar, no Município de São Paulo, como um direito constitucional

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS

BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO AUDITORIA GERAL DO ESTADO BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DE CONVÊNIOS

Leia mais

LEI Nº 740, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2009.

LEI Nº 740, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2009. LEI Nº 740, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2009. Consolida a Legislação Municipal sobre Alimentação Escolar, no Município de Chapadão do Sul-MS, como um direito Constitucional dos Escolares e Dever do Estado, e

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991.

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUIS HELOSMAN DE FIGUEIREDO, PREFEITO MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA, ESTADO

Leia mais

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc.

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. LEI N. 084/91 Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. Faço saber que a Câmara

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural REGULAMENTO DOS PROCEDIMENTOS PARA CELEBRAÇÃO DE TERMOS DE COOPERAÇÃO Estabelece diretrizes, normas e procedimentos para celebração, execução e prestação de contas

Leia mais

LEI Nº. 430 DE 15 DE ABRIL DE 2010

LEI Nº. 430 DE 15 DE ABRIL DE 2010 LEI Nº. 430 DE 15 DE ABRIL DE 2010 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA INSTÂNCIA MUNICIPAL DE CONTROLE SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA MARCOS ROBERTO FERNANDES CORRÊA, Prefeito Municipal de Pratânia,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 6 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.013, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO 01365 MUNICIPIO DE NOVA CANAA PAULISTA - SP E02º Sorteio do Projeto de Fiscalização

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO RELATO GERENCIAL MUNICÍPIO DE PEDERNEIRAS/SP 1. Trata o

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

Conselho de Alimentação Escolar

Conselho de Alimentação Escolar Conselho de Alimentação Escolar Controle Social no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Ana Luiza Scarparo Nutricionista Agente do PNAE Porto Alegre, 30 de setembro de 2014 Centros Colaboradores

Leia mais

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE, CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DA DIVISÃO DE MEIO-AMBIENTE E

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

ESTADO DO MARANHAO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ GABINETE DO PREFEITO CAPÍTULO I DA FINALIDADE

ESTADO DO MARANHAO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ GABINETE DO PREFEITO CAPÍTULO I DA FINALIDADE ESTADO DO MARANHAO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ GABINETE DO PREFEITO LEI DE N 142/2013 de 18 de abril de 2013. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

INDAIAL SANTA CATARINA CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 001/2010

INDAIAL SANTA CATARINA CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 001/2010 INDAIAL SANTA CATARINA CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 001/2010 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO BENEFÍCIO ALIMENTAÇÃO. O Conselho Municipal de Assistência Social de Indaial, no uso de suas

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA EDUCAÇÃO (Área da Educação) PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PROTEÇÃO À EDUCAÇÃO NO

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos APRESENTAÇÃO O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos municípios no processo de seleção de demanda, na elaboração e na execução do Projeto de Trabalho Social - PTS junto

Leia mais

PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE

PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para conservação e devolução de livros, bem como o descarte de livros didáticos irrecuperáveis ou desatualizados no âmbito da Secretaria

Leia mais

Relatório de Auditoria Exercício de 2013

Relatório de Auditoria Exercício de 2013 Relatório de Auditoria Exercício de 2013 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Controladoria-Geral da União Banco Intern. para Reconstrução e Desenvolvimento BIRD Projeto 7632-BR Belo Horizonte/MG, 2015 PRESIDÊNCIA

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

IV FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS

IV FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS IV FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS Brasília, 08 de junho de 2010. Cumprimento de Contratos das Operadoras com os Laboratórios Clínicos. DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL - DIDES Gerência de

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 633

LEI COMPLEMENTAR Nº 633 Altera os anexos I, III e IV da Lei Complementar nº 268, de 28.12.99, que dispõe sobre o Quadro de Pessoal da Prefeitura, cria cargos, institui o Plano de Cargos e Carreiras, e dá outras providências.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 217-5699 PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA DIREÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NATAL PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 217-5699 PREFEITURA

Leia mais

Criação do Conselho Municipal do FUNDEB

Criação do Conselho Municipal do FUNDEB A Confederação Nacional de Municípios com o propósito de contribuir para a gestão municipal coloca à disposição a presente minuta para a legislação municipal referente à Criação do Conselho Municipal do

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96;

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96; ATO NORMATIVO da Secretaria Municipal da Educação Resolução SME nº4, de 05 de março de 2015. Dispõe sobre a Recuperação da Aprendizagem, de maneira Contínua e/ou Paralela, no Ensino Fundamental da Rede

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

RELATÓRIO DA EXECUÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA

RELATÓRIO DA EXECUÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA PREENCHIMENTO DO ANEXO III RELATÓRIO DA EXECUÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA FÍSICO: refere-se ao indicador físico da qualificação e quantificação do produto de cada meta e etapa executada e a executar. Não fazer

Leia mais

Briefing Auditoria Médica ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO SANTENSE

Briefing Auditoria Médica ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO SANTENSE Paginas: 1/1 ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO SANTENSE CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS ESPECIALIZADAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA MÉDICA NAS DEPENDÊNCIAS DO HOSPITAL JAYME SANTOS NEVES 1 OBJETO

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I Da Educação Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S E S P E C I F I C A Ç Õ E S 1) DO OBJETO: É objeto da presente licitação, a contratação de empresa para Prestação de Serviço de Auditoria externa (independente), compreendendo: 1.1 Auditoria dos registros

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO DEFICIENTE VISUAL - APADEVI

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO DEFICIENTE VISUAL - APADEVI VIII Jornada de Estágio de Serviço Social A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO DEFICIENTE VISUAL - APADEVI RUDNIK, Jéssica Abreu 1 SCHMITKE, Joclena do Rocio 2 SCHONS, Selma Maria

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR Orientação Técnica n 006/2014 Assunto: Procedimento Relativo à Gestão da Frota do Município do Recife Legislação: Instrução

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno INSTRUÇÃO NORMATIVA UCCI Nº 005/2012 VERSÃO 01 ASSUNTO: PROCEDIMENTOS A SEREM CUMPRIDOS NAS ROTINAS

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº : 04600.001267/2008-71 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

Número: 00190.012047/2013-59 Unidade Examinada: Instituto Benjamin Constant - RJ

Número: 00190.012047/2013-59 Unidade Examinada: Instituto Benjamin Constant - RJ Número: 00190.012047/2013-59 Unidade Examinada: Instituto Benjamin Constant - RJ Relatório de Demandas Externas n 00190.012047/2013-59 Sumário Executivo Este Relatório apresenta os resultados das ações

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1.º - O Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor- FAPS, criado

Leia mais

DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES 8.1 CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA OS DISCENTES 8.1.1 Facilidade de acesso aos dados e registros acadêmicos 8.1.2 Apoio à participação em eventos, produção e divulgação

Leia mais

Gestão Municipal do Cadastro Único. Programa Bolsa Família

Gestão Municipal do Cadastro Único. Programa Bolsa Família Gestão Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família Gestora Olegna Andrea da Silva Entrevistadora e Operadora de Cadastro Ana Paula Gonçalves de Oliveira A porta de entrada para receber os bene?cios

Leia mais

Relatório Controle Interno 2º. Quadrimestre 2015

Relatório Controle Interno 2º. Quadrimestre 2015 Relatório Controle Interno 2º. Quadrimestre 2015 1. APRESENTAÇÃO Nos termos do artigo 74 da Constituição Federal, artigo 59 da Lei Complementar nº. 59, artigos 63 a 66 da Lei Complementar nº. 33, de 28

Leia mais

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2015. C.100.029./2015.

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2015. C.100.029./2015. Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2015. C.100.029./2015. Ao INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E APOIO UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO IBAP-RJ Rua Buenos Aires, n 68 31 o andar Centro. Rio de

Leia mais

Número: 00213.000123/2010-25 Unidade Examinada: Município de Bujaru/PA

Número: 00213.000123/2010-25 Unidade Examinada: Município de Bujaru/PA Número: 00213.000123/2010-25 Unidade Examinada: Município de Bujaru/PA Relatório de Demandas Externas n 00213.000123/2010-25 Sumário Executivo Este Relatório apresenta os resultados das ações de controle

Leia mais

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos LEI Nº 358/2011 Faço saber a todos os habitantes que a Câmara Municipal de Cafeara, Estado do Paraná aprovou e eu sanciono a presente Lei, que revoga a Lei nº. 084/92 de 17/09/1992. Súmula: Institui o

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental

Leia mais

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE O Futuro da Educação a Distância na Educação Básica Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Dispositivos da LDB e DECRETOS

Leia mais

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES (11.788, DE 25/09/2008) Definição Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 1. ABERTURA O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N. 0144/2013; O MUNICÍPIO DE XAXIM, Estado de Santa Catarina, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua Rui Barbosa, 347, neste ato representado pelo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Projeto de Lei n.º 151, de 30 de junho de 2011. Institui o Programa de Transferência de Renda do Município de Carmo da Cachoeira, e dá outras providências. aprova: A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira,

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DO MUNICÍPIO NOS TERMOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 1979-19, DE 02 DE

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DO MUNICÍPIO NOS TERMOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 1979-19, DE 02 DE LEI 2510 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DO MUNICÍPIO NOS TERMOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 1979-19, DE 02 DE JUNHO DE. DOWNLOAD PARA IMPRESSÃO Lei 2510 ***** TEXTO COMPLETO *****

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI MURILO MENDES - EDIÇÃO 2010 Instruções para movimentação e prestação de contas de recursos recebidos Os responsáveis pelos projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO - RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 07/ 2012 Página 1 de 5 SUMÁRIO EXECUTIVO

SUMÁRIO EXECUTIVO - RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 07/ 2012 Página 1 de 5 SUMÁRIO EXECUTIVO SUMÁRIO EXECUTIVO - RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 07/ 2012 Página 1 de 5 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO AUDITORIA INTERNA SUMÁRIO EXECUTIVO Documento: Relatório de Auditoria EBC nº

Leia mais

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade Programa 1282 Proteção Social ao Idoso Objetivo níveis de complexidade e demandas do território, em conformidade com os pressupostos do Sistema Único de Assistência Social, e primando pela convivência

Leia mais

Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. Cássia Augusta Amaral Buani Técnica PNAE/FNDE

Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. Cássia Augusta Amaral Buani Técnica PNAE/FNDE Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE Cássia Augusta Amaral Buani Técnica PNAE/FNDE POPULAÇÃO 180 Milhões de Habitantes Extensão Territorial 8.514.876,599 km2 MUNICÍPIOS 5.560

Leia mais

JOSÉ ALVORI DA SILVA KUHN PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio Grande do Sul.

JOSÉ ALVORI DA SILVA KUHN PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio Grande do Sul. LEI MUNICIPAL Nº 580/2004, de 15-06-04. REESTRUTURA o Conselho Municipal de Educação do Município de Mormaço e dá outras providências. JOSÉ ALVORI DA SILVA KUHN PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do

Leia mais

Orientações para o. Alexandre Lages Cavalcante Controlador Geral do Estado. Juliana Barros da Cruz Oliveira Superintendente de Controle Financeiro

Orientações para o. Alexandre Lages Cavalcante Controlador Geral do Estado. Juliana Barros da Cruz Oliveira Superintendente de Controle Financeiro Orientações para o Controle de Convênios Alexandre Lages Cavalcante Controlador Geral do Estado Juliana Barros da Cruz Oliveira Superintendente de Controle Financeiro Maio/2010 Devolução de recursos de

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Art. 260. Os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Número: 00190.010534/2012-04. Unidade Examinada: Município de Diadema/SP

Número: 00190.010534/2012-04. Unidade Examinada: Município de Diadema/SP Número: 00190.010534/2012-04 Unidade Examinada: Município de Diadema/SP Relatório de Demandas Externas n 00190.010534/2012-04 Sumário Executivo Este Relatório apresenta os resultados das ações de controle

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE ITU FILIADO A FESSPMESP

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE ITU FILIADO A FESSPMESP 1 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014 - ESTATUTÁRIO Pelo presente instrumento particular de Acordo Coletivo de Trabalho de um lado o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itu, entidade

Leia mais

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica)

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) No decorrer da execução do Projeto, e tão logo sejam definidos os perfis dos consultores necessários para a consecução dos produtos

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL MANUAL E ROTEIRO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PROJETO Brasília-DF, agosto de 2015. O que é

Leia mais

Incentivos do Poder Público à atuação de entidades civis sem fins lucrativos, na área social. (1) renúncia fiscal

Incentivos do Poder Público à atuação de entidades civis sem fins lucrativos, na área social. (1) renúncia fiscal Incentivos do Poder Público à atuação de entidades civis sem fins lucrativos, na área social Associação Fundação Privada Associação Sindical Partidos Políticos (1) renúncia fiscal Subvencionada 1 Entidades

Leia mais

QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS DIAGNÓSTICO DA MERENDA ESCOLAR

QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS DIAGNÓSTICO DA MERENDA ESCOLAR QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS DIAGNÓSTICO DA MERENDA ESCOLAR 1 Justificativa O Observatório Social do Brasil lança uma ação conjunta para a Rede de Observatórios Sociais que consistirá num

Leia mais

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz Hospital de Caridade de Ijuí Projeto Jovem Aprendiz Abril / 2010 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Nome: Associação Hospital de Caridade Ijuí CNPJ: 90.730.508/0001-38 Principal Responsável pela Organização:

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 016/2013

NOTA TÉCNICA Nº 016/2013 NOTA TÉCNICA Nº 016/2013 Brasília, 3 de maio de 2013. ÁREA: Educação TÍTULO: Prestação de contas na Educação. REFERÊNCIA(S): Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Lei Complementar nº 101,

Leia mais

Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Roteiro de orientações para uso do Contas Online FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE Roteiro para registro de Prestação de Contas PNAE/2013 no SiGPC Contas Online Atualização: Agosto de 2013 Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Leia mais

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO 1.DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPONENTE NOME DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (abreviatura caso possua) NOME FANTASIA

Leia mais

Brasília, 27 de maio de 2013.

Brasília, 27 de maio de 2013. NOTA TÉCNICA N o 20 /2013 Brasília, 27 de maio de 2013. ÁREA: Desenvolvimento Social TÍTULO: Fundo para Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal n o 4.320, de 17 de março de 1964 Constituição

Leia mais

Escola SENAI Anchieta

Escola SENAI Anchieta REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO Versão 02 1. Do estágio O diploma de técnico só será conferido ao aluno que realizar, no país, a complementação curricular obrigatória, na forma de estágio supervisionado prevista

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Ronaldo Nogueira) Dispõe o credenciamento de profissionais e de empresas da área de saúde, para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível ambulatorial.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município Estrutura Administrativa e Principais 01. Câmara Municipal - Lei Orgânica do Município de Teresina, de 05 de abril de 1991. - Votar o Orçamento Anual e o Plano Plurianual, bem como autorizar abertura de

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

Legislação Tributária ARRECADAÇÃO. Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014

Legislação Tributária ARRECADAÇÃO. Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014 Legislação Tributária ARRECADAÇÃO Ato: Lei Número/Complemento Assinatura Publicação Pág. D.O. Início da Vigência Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014 Ementa: Cria

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS SICONV APRENDIZADO QUE GERA RESULTADOS

GESTÃO DE PROJETOS SICONV APRENDIZADO QUE GERA RESULTADOS GESTÃO DE PROJETOS SICONV APRENDIZADO QUE GERA RESULTADOS ABORDAGEM Conceitos relacionados ao tema; Legislação aplicável à execução; Modelo de gestão e processo adotado pela Fundep. O que é o SICONV? CONCEITOS

Leia mais