Proximidade. Afirmação. Reconhecimento. Notas Biográficas MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proximidade. Afirmação. Reconhecimento. Notas Biográficas MESA DA ASSEMBLEIA GERAL"

Transcrição

1 BAD-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS Eleições para os Órgãos Nacionais - Triénio Proximidade. Afirmação. Reconhecimento. Notas Biográficas MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Presidente Eloy António Santos Cordeiro Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho É atualmente Diretor dos Serviços de Documentação de Universidade do Minho. Nos últimos anos tem dedicado uma grande parte do seu trabalho ao desenvolvimento de bibliotecas digitais, à instrução e formação de bibliotecários e utilizadores de bibliotecas e ao estudo do sistema de comunicação científica, sendo autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre estas matérias. Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM o repositório institucional da Universidade de Minho, chefiando esse serviço desde então. No final de 2004 contribuiu para a definição da política da Universidade de Minho de acesso livre à sua produção científica. Outro dos focos da sua atividade recente tem sido a promoção e divulgação do acesso livre ao conhecimento e a criação de repositórios institucionais em Portugal, e no mundo lusófono, tendo realizado diversas palestras e acções de divulgação e formação no Brasil e Moçambique. Em Portugal, coordena a equipa técnica que, desde 2008, vem desenvolvendo o projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. A nível europeu, foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association), em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e coordena a participação da Universidade do Minho em vários projetos financiados pelo 7.º Programa-Quadro da EU, relacionados com os repositórios e o Open Access, entre os quais se destaca o projeto OpenAIRE.

2 MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Vice-Presidente Pedro Manuel Pereira Penteado Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas É Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Na DGLAB, é o dirigente intermédio máximo responsável pelas consultorias aos organismos da Administração Pública na área de gestão de documentos, bem como nas áreas do tratamento normalizado de arquivos. É o responsável pela coordenação do Programa de auditorias da DGLAB. Pertenceu aos Grupos de Trabalho do Portal dos Arquivos Portugueses/Rede Portuguesa de Arquivos e do Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas, na Direção-Geral de Arquivos (DGARQ). Pertenceu ao Grupo que efetuou a revisão das Orientações para a Descrição Arquivística (ODA). Coordena o Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica (PAEIS) na Administração Pública. É Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorando em Ciências Documentais. Realizou vários estágios internacionais, no Brasil, Canadá e França, o último dos quais em Paris, na Direction des Archives de France, em Novembro de É assistente convidado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação. É formador do Programa geral de formação do INA, com ações no domínio da Arquivística, desde Foi formador do Diploma de Especialização em Gestão Documental DEGEDOC, do INA. É associado da BAD. Pertenceu à Comissão Científica dos seus 8.º, 9.º, 10.º e 11.º Congresso. É autor de diversas obras, artigos e comunicações no domínio da Arquivística e da História, publicadas ou realizadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica/UE, Brasil e Canadá.

3 MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Secretária Maria Paula Sérgio C. Alves Santos Biblioteca Municipal de Beja Nasceu em Técnica Superior desde Dezembro de 1994 e Chefe de Divisão de Bibliotecas e Museus da CM de Beja até Tem a Licenciatura em Ensino de História, o Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras de Lisboa e, entre outros, a Pós-graduação e o Mestrado em Documentação Digital da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Formadora em cursos da sua área, promovidos por diversas entidades, foi Coordenadora do 1.º Curso técnico-profissional de biblioteca e documentação realizado pela BAD em Beja Destacam-se ainda os seguintes trabalhos: Conceção e organização das linhas programáticas de promoção do livro e da leitura: Conversas com B de Beja, Beja dá-lhe música, 15 minutos a ler para não adormecer e Clube de leitura, desde 2009; Coorganização das atividades de promoção do livro e da leitura (lançamento de livros, debates, colóquios, ciclos de estudos, etc.): Dia Mundial do Livro, Palavras Andarilhas e também da edição da Revista Rodapé, entre 1995 e 2009; Informatização dos serviços internos e públicos da BM, nomeadamente o catálogo bibliográfico com uma forte componente de informação digital em texto integral; Corresponsável pelo Plano estratégico para a Biblioteca Municipal José Saramago ( ); Colaboração em diversas fases dos projetos internacionais PULMAN (Rede Europeia de Bibliotecas Públicas, Museus e Arquivos) 2002 e LIBERATOR (Serviço de Informação Regional) e do Projeto INFOUNIVERSO Serviço de Biblioteca Digital para Crianças, desenvolvido em colaboração com o IPLB, o ISEGI e outras bibliotecas da RNBP ( ); Responsável pela instalação e atualização das Bibliotecas Escolares (1.º ciclo do ensino básico) do concelho de Beja, entre 1997 e 2000.

4 MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Secretário Paulo Jorge Santos Barata Biblioteca Nacional de Portugal Nasceu em Lisboa, em É mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares, pela Universidade Aberta (2001), e licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1987), onde também fez o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Opção Arquivo (1992), e o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Opção Biblioteca e Documentação (1996). Profissionalmente, na área BAD, trabalhou na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra ( ), na Área de Manuscritos da Divisão de Reservados da Biblioteca Nacional de Portugal ( ) e na Divisão da Porbase (2001), em funções sobretudo de tratamento técnico de manuscritos e de livro antigo. Em 2001, ingressou na Inspeção-Geral da Educação, primeiro como Chefe de Divisão do Gabinete de Planeamento, Documentação e Formação ( ) e depois da Divisão de Comunicação e Documentação ( ), com funções nas áreas editorial (publicações e site) e da documentação (centro de documentação, arquivo e expediente). Em 2013, regressou à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) onde desempenha funções no Serviço de Atividades Culturais Área de Gestão Editorial. Integrou diversos grupos de trabalho, comissões, conselhos e júris entre os quais a Comissão Editorial dos Cadernos BAD (desde 2002) e assegurou várias assessorias e consultorias técnicas. Foi Prémio Raul Proença 2001, atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), com a obra Os livros e o liberalismo: da livraria conventual à biblioteca pública: uma alteração de paradigma, publicada pela BNP em É autor do Inventário do Arquivo Mouzinho da Silveira e do Catálogo da Coleção de Códices da Biblioteca Nacional COD , publicados pela BNP, respetivamente, em 1994 e 2001; é autor e/ou coautor de mais de 40 trabalhos técnicos: inventários, catálogos, artigos, comunicações e recensões críticas nas áreas biblioteconómica, arquivística e da história do livro e das bibliotecas, nas quais assegurou também a revisão técnica e o copidesque de publicações. É ainda consultor do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (desde 2010), nas áreas da Sintaxe, Morfologia e Literatura (séc. XIX), sendo autor de mais de uma centena de textos.

5 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Presidente Maria Alexandra Veríssimo M. Silva Loureço Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas É licenciada em História. Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais - Área de Arquivo, o Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado e o Master Universitário en Documentación. Atualmente é Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração na Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Exerce funções de dirigente de nível intermédio desde 1999, primeiro na Direcção-Geral do Tribunal de Contas, entre 1999 e 2008, posteriormente na Direção Geral do Arquivos, entre 2008 e Desempenhou funções técnicas na Direcção-Geral do Tribunal de Contas, na Direcção-Geral do Tesouro, no Instituto Cultural de Macau, na Direcção-Geral da Contabilidade Pública, no Instituto Português de Arquivos, no Grupo de Trabalho para a Pré-arquivagem (Comissão para e Reforma e Reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo). É assistente convidada, desde 2004, na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação. Exerceu funções docentes na Universidade Autónoma de Lisboa (Curso de Pós-graduação em Ciências da Documentação, entre 1999 e 2009), no Instituto Superior de Línguas e Administração (Curso de Pós-graduação em Ciências da Documentação, entre 2001 e 2004), bem como em diversos cursos técnico-profissionais e em ações de formação da BAD. Foi consultora de arquivo do Tribunal Administrativo de Moçambique, Projeto PRO-AUDIT, , e vogal secretária da Subcomissão 6 Arquivos Comissão Técnica de Normalização da Informação e Documentação (CT7), É autora de diversos documentos técnico-científicos no domínio da Arquivística e tem proferido várias palestras sobre esta temática. Ao logo da sua carreira tem orientado vários projetos, de que destaca recentemente a elaboração, desenvolvimento e aplicação da Macroestrutura funcional. É uma profissional dedicada e amante da natureza.

6 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Vice-Presidente Maria José Sabino Moura Associada Honorária Licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas e Curso de Bibliotecário Arquivista (UC). Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa até Diretora do Serviço de Bibliotecas do IPLB/Ministério da Cultura tendo elaborado e dirigido o Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas até 2006 e foi, simultaneamente, Coordenadora Geral do Projeto do Inventário do Património Cultural Móvel, Delegada Nacional do PGI/UNESCO, Vice-Presidente do Conselho Superior de Bibliotecas, responsável pelo National Focal Point Telematic for Libraries Program e membro do Information Society Forum (Bruxelas). Docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais das Universidades de Lisboa e Coimbra e em Cursos de Técnicos Profissionais da BAD. Presidiu e/ou integrou a comissão organizadora de diversas conferências nacionais e internacionais do sector e convidada a apresentar comunicações em muitas outras. Convidada em 2007 para o Conselho Nacional da Cultura Secção do Livro e das Bibliotecas, no qual passou, em 2013, a representar a BAD. É da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura PNL Foi sócia fundadora e Presidente da BAD, de que é Associada Honorária e atualmente Vice-Presidente Integrou os Comités Permanentes da IFLA Public Libraries e Library Buildings and Equipment. Condecorada com a Ordem do Mérito, recebeu também (1998, Amesterdão) o Prémio Internacional do Livro, por proposta da IFLA.

7 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Secretária Maria Dulce Rosário Correia Instituto Politécnico de Leiria É licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Habilitada com o FORGEP Programa de Formação em Gestão Pública e Curso de Formação de Atualização de Dirigentes, pelo INA. Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior (Covilhã), na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria). No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do mesmo Instituto. De 1995 em diante tem participado em vários júris de concursos para recrutamento de recursos humanos e aquisição de bens e serviços. Desde 1998, desempenhou funções docente em cursos técnico-profissionais, de especialização tecnológica e de complemento de formação superior na área de Biblioteca e Documentação; Em 2004 e 2007, foi membro da Assembleia de Representantes e do Conselho Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria como representante dos funcionários não docentes; Em 2004, foi Coordenadora Local do 1.º Curso de Técnicos Profissionais de BD de Leiria, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Atual secretária, em término de mandato, do Conselho Diretivo Nacional da BAD.

8 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Secretário Pedro Miguel de Oliveira Bento Príncipe Universidade do Minho Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde Julho de 2010, no gabinete de Projetos Open Access, com responsabilidade sobre os projetos OpenAIRE e OpenAIREplus Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa. Exerceu funções de técnico de biblioteca e documentação e de gestor de conteúdos web durante dez anos na Universidade de Aveiro. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e com frequência da pósgraduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integrou o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) no triénio , e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

9 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Vogal do Sector da Formação Isabel Carmo Mendes Gonçalves de Sousa Andrade ENSP Universidade Nova de Lisboa Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Variante Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Opção Documentação e Biblioteca) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Master of Science in Information Management, pelo INETI/Universidade de Sheffield, Reino Unido. Iniciou a sua carreira profissional em 1990 na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa (NOVA), onde é Chefe de Divisão do Centro de Documentação e Informação. É membro de várias associações profissionais: BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; APDIS Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde e EAHIL - European Association of Health Information and Libraries. Foi Vice-Presidente ( ) e Presidente da APDIS ( e ) e membro do Conselho Diretivo Nacional da BAD, tendo desempenhado as funções de vogal do Sector Editorial ( ) e de vogal da Formação ( ). É docente contratada a tempo parcial na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) onde ministra a disciplina de Descrição e Comunicação da Informação Biblioteconómica II do Mestrado em Ciências da Informação e Documentação. Foi Presidente do Scientific Committee das 5ª e 12ª European Conference of Health Information and Libraries em 1996 e Foi cocoordenadora do projeto Programa de Formação Técnica em Informação em Saúde para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste que teve lugar em Cabo Verde (Praia) em 2012 e que contou com a organização técnicocientífica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Escola Nacional de Saúde Publica e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, da Rede eportuguêse da OMS e do British Columbia Institute of Technology do Canada. É membro do Projecto de Literacia de Informação da NOVA desde 2008 e tem desempenhado as funções de Course Coordinator nos vários Information Literacy Courses da NOVA Doctoral School que tiveram lugar em 2013.

10 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Vogal do Sector Editorial José António Calixto Marques de Oliveira Biblioteca Municipal de Setúbal Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal. Presentemente é técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país, bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e diretor da Biblioteca Pública de Évora. Colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta atualmente algumas teses de Mestrado e de doutoramento nesta área. Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de coleções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação, e sociedade da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e atas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE, 2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE, 2010).

11 CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL Tesoureiro Bruno Duarte Mendes Eiras Bibliotecas Municipais de Oeiras Nasceu em Lisboa, em Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, com Pós-Graduação em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também está a finalizar dissertação de mestrado na mesma área. Desde 2003 que exerce funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, desenvolvendo um conjunto diversificado de funções na área da Promoção da Leitura, Gestão da Coleção, Tratamento Documental e no Serviço de Apoio ao Leitor. Entre 2003 e 2007 coordenou os Serviços de Empréstimo e os Serviços de Referência da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras. Nestes domínios, participou no planeamento e coordenação de serviços e na conceção de políticas de gestão, regulamentos, normas e manuais de procedimentos. Desde 2007 que é gestor do projeto de promoção da leitura Grupos de Leitores e desde 2008 é também Gestor de Processo no âmbito da Certificação da Qualidade da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras. Ainda em 2008 assume a coordenação da Biblioteca Municipal de Algés. É autor do blogue Entre Estantes que reflete a diversidade dos seus interesses profissionais. É formador na área das Tecnologias de Informação e Comunicação e na área da promoção da leitura. Atual membro do Conselho Diretivo Nacional da BAD, desempenhando as funções de Tesoureiro ( ).

12 CONSELHO FISCAL NACIONAL Presidente Ana Paula Récio C. Gonçalves Gordo Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian Nasceu em Lisboa, em Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e detentora do Curso de Especialização em Ciências Documentais ministrado pela mesma Faculdade. Desde 1981 que se dedica à organização e gestão de bibliotecas especializadas. De 1987 a 1994, exerceu funções no Instituto Português do Livro e da Leitura, na área do Desenvolvimento da Rede de Leitura Pública em Portugal. Em 1992 foi nomeada representante do Instituto Português do Livro e da Leitura na Comissão Coordenadora do Inventário dos Bens Culturais Móveis. De 1994 a 2011 foi Diretora-adjunta da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo Diretora desde 2011 até à presente data. A partir de 2002 acumula as funções que exerce na Biblioteca com o cargo de Coordenadora do Grupo de Trabalho para a Organização e Processamento Técnico dos Arquivos da Fundação. Tem proferido diversas palestras versando temas na área da Leitura Pública e do planeamento e organização de Bibliotecas de Arte. Dedicou muita da sua atividade profissional à docência, quer nos cursos de preparação de Técnicos Intermédios, quer ministrando cadeiras no Curso de Especialização em Ciências Documentais. Integrou o Comité Permanente da Secção de Bibliotecas de Arte da IFLA, tendo exercido dois mandatos ( ). Foi membro do Conselho Diretivo Nacional da BAD, no triénio 1988/1990, onde exerceu o cargo de Secretária.

13 CONSELHO FISCAL NACIONAL Vogal Maria Natércia Vieira de Vasconcelos Coimbra Centro de Documentação 25 de Abril - Coimbra É licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, desde 1978, e terminou em 1980, na mesma Universidade, o Curso de Bibliotecário-Arquivista. É desde 1985 coordenadora técnica do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, trabalhando sobretudo na área dos arquivos privados de políticos. Colaborou durante vários anos, desde 1987, com a Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD) como formadora dos cursos de Técnicos Auxiliares. Entre 1993 e 1997 foi presidente da Delegação da BAD Centro. Durante alguns anos, e até 2006, foi membro dos Conselhos Técnicos da BAD e da PORBASE. Ao longo da sua carreira tem colaborado em diversos projetos na área biblioteconómica, de que são exemplo a Bibliografia Anual de História de Portugal e o Reportório da Bibliografia Portuguesa. Atualmente coordena o projeto do Arquivo Eletrónico da Democracia Portuguesa, disponível a partir da página do CD25A na Internet. Fez parte da direção de várias associações cívicas e culturais. Desde 2008 integra a direção da associação Casa da Achada Centro Mário Dionísio (Lisboa), dando apoio à instalação e catalogação da biblioteca e do arquivo.

14 CONSELHO FISCAL NACIONAL Vogal Paula Saraiva ISCSP Universidade de Lisboa Nasceu em Lisboa em 21 de Junho de Licenciada em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1992). Curso de Especialização em Ciências Documentais - Opção Biblioteca e Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1995). Curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, na Universidade de Évora (2007). É presentemente Doutoranda do Curso de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora. Desempenhou de 2000 a 2008, na Biblioteca da Faculdade de Medicina de Lisboa as funções de Coordenadora do núcleo de Difusão da Informação e Biblioteca Digital tendo como principais funções o desenvolvimento dos serviços digitais, a elaboração do manual de procedimentos e a formação de utilizadores, tendo assumido a partir de 2008 as funções de Chefe de Divisão do Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa. É desde 2011 Chefe de Divisão do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Foi Co-Chair da Comissão Científica da 12th European Conference of Medical and Health Libraries que decorreu no Estoril, de 14 a 18 de Junho de 2010, subordinada ao tema Discovering new seas of knowledge: technologies, environments and users in the future of health libraries, organizada pela APDIS Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde e pela EAHIL - European Association for Health Information and Libraries. Foi membro da Comissão Científica das X Jornadas da APDIS Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, intituladas: As Bibliotecas das Ciências da Saúde na era da Literacia Digital, que decorreram na Associação Nacional de Farmácias de 29 a 30 de Março de Integrou a Comissão Científica da 13th European Conference of Medical and Health Libraries que decorreu em Bruxelas de 2 a 6 de Julho de Integrou a Comissão Científica do 2013 Workshop da EAHIL- European Association for Health Information and Libraries que decorreu em Estocolmo de 12 a 14 de Junho de É membro do Grupo de Trabalho da BAD Bibliotecas do Ensino Superior.

PLANO DE AÇÃO 2014-2016

PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR PLANO DE AÇÃO 2014-2016 Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Delegação Regional do Norte PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO

COMUNICAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO COMUNICAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO Data 3 de Novembro a 15 de Dezembro de 2015 Ação de formação Área temática Cód. Ref. Formadores Horário INTRODUÇÃO À ARQUIVÍSTICA Gestão Documental S16 Helena Neves / Rui

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO I - QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS 1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1976, com a classificação final de 15 valores. 2. Pós-graduado

Leia mais

COSTA / Maria Teresa. Rua Francisco Pedro Curado, n.º8 7.ºJ, 1170-222 Lisboa. 915193641 ou 914921345

COSTA / Maria Teresa. Rua Francisco Pedro Curado, n.º8 7.ºJ, 1170-222 Lisboa. 915193641 ou 914921345 Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) COSTA / Maria Teresa Morada Telefone(s) Telemóvel (ies) Correio(s) electrónico(s) Nacionalidade Rua Francisco Pedro Curado, n.º8 7.ºJ,

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Ano de Nascimento: 1944 - Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

Leia mais

1. QUEM SOU 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1. QUEM SOU 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. QUEM SOU Nome: Cristina Alexandra Marques Fernandes Morada: Estrada de Benfica, nº 446, 7º Dtº, Lisboa Telemóvel: +351 919 426 797 Data e Local de Nascimento: 13.01.1967, em Lisboa Email: cristina@cristinafernandes.com

Leia mais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Na Escola Superior de Educação

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Na Escola Superior de Educação IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Maria Luísa de Solla Mendes da Fonseca Data de nascimento: 7 de Novembro de 1950 BI nº 6065179 Lisboa Rua Sacadura Cabral, 76, 1ºEsq.- Cruz Quebrada 1495-713 Lisboa Telefone: 965009978

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade VALDEZ FERREIRA MATIAS, VASCO JORGE Portuguesa Data de nascimento 28/09/1953 Endereço Electrónico vjvaldez@gmail.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Bacharel em Administração Autárquica pelo Instituto Superior Politécnico Portucalense, com média final de 15 valores (1993);

CURRICULUM VITAE. Bacharel em Administração Autárquica pelo Instituto Superior Politécnico Portucalense, com média final de 15 valores (1993); CURRICULUM VITAE I - Identificação Nome completo: José Manuel Vaz Marta de Sampaio e Melo Local e Data de Nascimento: Chavães Tabuaço, 11 de Janeiro de 1971 Morada Institucional: Instituto Superior de

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO De acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 74.º-A do ECDU, a avaliação dos docentes deve considerar as quatro vertentes de actividade académica: a) Investigação; b) Ensino;

Leia mais

CURRICULUM VITAE NOME DATA DE NASCIMENTO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CONHECIMENTO DE LÍNGUAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - JOSÉ MIGUEL SARDINHA - 15/09/59

CURRICULUM VITAE NOME DATA DE NASCIMENTO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CONHECIMENTO DE LÍNGUAS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - JOSÉ MIGUEL SARDINHA - 15/09/59 CURRICULUM VITAE NOME - JOSÉ MIGUEL SARDINHA DATA DE NASCIMENTO - 15/09/59 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - LICENCIADO EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA (1984). 13 valores.grau de Mestre em Direito

Leia mais

Professor Auxiliar Convidado Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

Professor Auxiliar Convidado Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade VALDEZ FERREIRA MATIAS, VASCO JORGE Portuguesa Data de nascimento 28/09/1953 Endereço Electrónico vjvaldez@gmail.com Contacto Telefónico

Leia mais

Notas Biobibliográficas

Notas Biobibliográficas Guião de educação. Género e cidadania. Notas Biobibliográficas 333 Guião de Educação. Género e Cidadania 3 ciclo 334 Lisboa, CIG, 2009 NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS Ângela Rodrigues é doutorada em Ciências da

Leia mais

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP 7 Maio 10 Horas NÚCLEO DE ESTUDANTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZAÇÃO: COM A PARTICIPAÇÃO: Paz, Fragilidade e Segurança A A G E

Leia mais

Critérios e metodologia de admissão e de classificação e ordenação dos candidatos

Critérios e metodologia de admissão e de classificação e ordenação dos candidatos CONCURSO DOCUMENTAL PARA UM LUGAR DE PROFESSOR COORDENADOR PARA O SETOR DE ÁREAS DISCIPLINARES DE CIÊNCIAS SOCIAIS ÁREA DISCIPLINAR DE SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA MUDANÇA SOCIAL. Critérios e metodologia

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA. Instituto Superior de Economia e Gestão

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA. Instituto Superior de Economia e Gestão UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Instituto Superior de Economia e Gestão Faz -se saber que, perante o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (adiante designado por Instituto),

Leia mais

Plano de Formação 2010

Plano de Formação 2010 Plano de Formação 2010 Formando Unidade Orgânica Designação das acções de formação Data e duração Entidade Formadora/ Local Custo c/iva DIRIGENTES Participação no Colóquio "Quality of Legislation" da International

Leia mais

Em diversas organizações de Portugal, Angola e Brasil

Em diversas organizações de Portugal, Angola e Brasil Curriculum Vitae Informação pessoal Nome completo Cristina Fernandes Data de nascimento 13/01/1967 Experiência profissional Em ambiente empresarial Datas Desde 2011 Consultora e Formadora Freelancer Em

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco 1_ DADOS BIOGRÁFICOS E FORMAÇÃO ESCOLAR JAIME DA CUNHA BRANCO, filho de Francisco Rodrigues Branco e de Dorinda Maria da Cunha Claro Branco( ), nasceu em Lisboa,

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GONÇALVES, RUI MANUEL DA SILVA Morada (1) TRAVESSA DA SANTA QUITÉRIA, 32 3º 1250-212 LISBOA Morada (2) RUA FERNANDO NAMORA, 147 3º DTº, 4425-651 MAIA

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS NOMES Raquel Alexandra de Jesus Gil Martins Brízida Castro DATA DE NASCIMENTO 13 de Setembro de 1968 NACIONALIDADE Portuguesa Estado Civil Casada raquelalexandraster@gmail.com;

Leia mais

Protocolo.com.pt. Acção de Formação para a ASP. 17 de Maio de 2008. Cristina Fernandes Susana Casanova http://protocolopt.blogspot.

Protocolo.com.pt. Acção de Formação para a ASP. 17 de Maio de 2008. Cristina Fernandes Susana Casanova http://protocolopt.blogspot. Acção de Formação para a ASP 17 de Maio de 2008 17 de Maio de 2008 Imagem Duração: 1 dia (7h) Carga horária: 09H30-13H00 14H30-18H00 17 de Maio de 2008 A importância da Imagem Uma imagem positiva é a soma

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes de Spínola Av. Conde Valbom, nº.18 3º.B 1050-068 Lisboa Telefone 21 357 26 47 Correio electrónico

Leia mais

Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita

Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita CURRICULUM VITAE DE Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita Nome: Maria Irene Barbosa da Costa Moreira Mesquita Naturalidade: Freguesia de Alvarães, Concelho de Viana do Castelo Data de Nascimento:

Leia mais

A Gestão de. O Caso dos Jogos Sociais

A Gestão de. O Caso dos Jogos Sociais A Gestão de 500 000 000 O Caso dos Jogos Sociais Entrevistas Diretor de Jogo do Casino Estoril, Dr. Artur Mateus Diretor da Eurosondagem, Dr. Rui Oliveira e Costa Diretor do Departamento de Jogos da SCML,

Leia mais

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço.

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Notas curriculares Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Licenciado em História, pela Universidade do Porto. Doutorando em Políticas Públicas, na Universidade de Aveiro. Especialista

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

European Curriculum Vitae

European Curriculum Vitae European Curriculum Vitae Informação Pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Paula Alexandra Gonçalves de Oliveira Guimarães Rua de Santa Justa nº 109 5º (Fundação Montepio) 213223170 Fax(es)

Leia mais

Nota Curricular Nome: Nome científico: Cargo ocupado Formação académica Área de atividade científica

Nota Curricular Nome: Nome científico: Cargo ocupado Formação académica Área de atividade científica Nome: Maria Margarida Gomes Barbosa dos Santos e Silva Serejo Nome científico: Maria Margarida Santos Silva Cargo ocupado: Investigadora auxiliar e responsável pela área da Entomologia/Acarologia Médica

Leia mais

Pós-graduação em Fiscalidade, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, com 2001.

Pós-graduação em Fiscalidade, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, com 2001. RICARDO GUIMARÃES Data e local de nascimento: 1975, Lisboa Cédula Profissional: 17142L E-mail: rg@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Pós-graduação em Direito Administrativo, subordinada ao tema O novo

Leia mais

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto.

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. NOTAS CURRICULARES João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. Formação académica: 2007 - Programa de Alta Direção de Instituições

Leia mais

Ricardo Marques Candeias

Ricardo Marques Candeias CURRICULUM VITAE Ricardo Marques Candeias 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Ricardo Jorge Marques Candeias. Profissão: Advogado / Jurisconsulto; Docente do Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO

CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO ECONOMISTA Janeiro, 2006 Rua Marquês de Pombal, Nº 17 7200-389 Reguengos de Monsaraz Telemóvel: +351 964 895 518 jose.calixto@netcabo.pt C URRICULUM VITAE JOSÉ

Leia mais

NOTA CURRICULAR. Fundadora e membro da Direcção do ICA Instituto de Conciliação e Arbitragem (1990/2005).

NOTA CURRICULAR. Fundadora e membro da Direcção do ICA Instituto de Conciliação e Arbitragem (1990/2005). NOTA CURRICULAR Iva Carla Vieira Angolana Advogada Foi Directora Técnica de uma IPSS, com escopo Assistencial de Menores, entre 1977 e1984. No âmbito da Formação Profissional, exerceu o cargo de membro

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 12 de agosto de 2015. Série. Número 146

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 12 de agosto de 2015. Série. Número 146 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA SAÚDE Despacho n.º 372/2015 Designa no cargo de Chefe do Gabinete, o licenciado Miguel

Leia mais

João Paulo Torre Vieito (coordenador)

João Paulo Torre Vieito (coordenador) Docentes João Paulo Torre Vieito (coordenador) Doutorando em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças e MBA em Gestão de

Leia mais

Sistema de Normalização Contabilística

Sistema de Normalização Contabilística www.pwcacademy.pt Sistema de Normalização Contabilística Sector da Construção Academia da PwC Oportunidade para apreender os principais aspectos do novo modelo de normalização contabilística bem como os

Leia mais

Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE

Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE FEVEREIRO 2003 I. Dados Pessoais Nome: Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva Local e Data de Nascimento: Lisboa, 13 de Setembro

Leia mais

CURRICULUM VITAE DETALHADO

CURRICULUM VITAE DETALHADO CURRICULUM VITAE DETALHADO DE PEDRO MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO SABUGAL, FEVEREIRO DE 2011 ÍNDICE 1. DADOS BIOGRÁFICOS...2 2. QUALIFICAÇÃO...3 2.1. Formação Académica...3 2.2. Provas Públicas...4 2.3.

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

NEWSLETTER N.º 32/2013 13.Novembro.2013

NEWSLETTER N.º 32/2013 13.Novembro.2013 NEWSLETTER N.º 32/2013 13.Novembro.2013 Eventos do CIDEHUS: 1) Workshop: Dados Históricos e representação geo-espacial Local: Universidade de Évora, CES Sala 118 Data: 21.Novembro.2013, 14h00 Link: http://www.cidehus.uevora.pt/index_agenda.htm

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

Conheça os oradores do Seminário Semana SeguraNet 2015

Conheça os oradores do Seminário Semana SeguraNet 2015 Conheça os oradores do Seminário Semana SeguraNet 2015 Ana Margarida Pires Miranda Poças Marques, natural de Castro Daire, nascida em 29 de agosto de 1951; Licenciou-se em Matemática - Ramo Educacional

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

Patrícia Alexandra Antunes do Carmo Ervilha. Portuguesa 20 De Setembro de 1974

Patrícia Alexandra Antunes do Carmo Ervilha. Portuguesa 20 De Setembro de 1974 INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Patrícia Alexandra Antunes do Carmo Ervilha Morada Rua D. Nuno Álvares Pereira, 18, r/c esq, 2400 196 Leiria Telemóvel 966335990 Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL PESQUISA NO CATÁLOGO BIBLIOGRÁFICO Administração pública AND Portugal ALMEIDA, António Henrique Gomes de - A aplicação do balanced scorecard às agências Públicas : um

Leia mais

1996 2000: Licenciatura em História pela Universidade Aberta Classificação Final de 16 (Dezasseis) Valores, qualificação de Bom

1996 2000: Licenciatura em História pela Universidade Aberta Classificação Final de 16 (Dezasseis) Valores, qualificação de Bom CURRICULUM VITAE Nome: Odete Margarida Rodrigues Ribeiro Bailão Pereira Local e data de nascimento: Lisboa, 6 de Outubro de 1975 E-mail: odetempereira@gmail.com Contacto telefónico: 962 589 718 Qualificações

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

Síntese Curricular. 1. Membros da Mesa da Assembleia-Geral. 1.1. Presidente Carlos Alberto Martins Portas. Data de Nascimento: 29 de novembro de 1936

Síntese Curricular. 1. Membros da Mesa da Assembleia-Geral. 1.1. Presidente Carlos Alberto Martins Portas. Data de Nascimento: 29 de novembro de 1936 Síntese Curricular 1. Membros da Mesa da Assembleia-Geral 1.1. Presidente Carlos Alberto Martins Portas Data de Nascimento: 29 de novembro de 1936 Doutor em Engenharia Agronómica Prof. Emérito da Universidade

Leia mais

José Carlos Duarte Marques. Curriculum VitÆ

José Carlos Duarte Marques. Curriculum VitÆ José Carlos Duarte Marques Curriculum VitÆ Março / 2005 ÍNDICE 1.- IDENTIFICAÇÃO...3 2. - FORMAÇÃO...4 2.1. - ACADÉMICA:...4 2.2. - SUPLEMENTAR:...4 2.3. - COMPLEMENTAR:...4 3. - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:...8

Leia mais

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS INSTITUTO DIPLOMÁTICO

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS INSTITUTO DIPLOMÁTICO VAGAS PARA ESTÁGIOS SERVIÇOS INTERNOS º SEMESTRE DE 04/05 SERVIÇO VAGAS PERFIL DO ESTAGIÁRIO Serviço do Protocolo de Estado Relações Vaga I-/s/45 Tradução Internacionais, Direito e/ou SAPE-DGA Serviço

Leia mais

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ MAIO DE 2012 1. DADOS PESSOAIS Nome: JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2011 Auditor de Defesa Nacional Curso de Defesa Nacional

Leia mais

Relatório de Gestão. Instituto Português de Corporate Governance

Relatório de Gestão. Instituto Português de Corporate Governance Actividades realizadas no exercício de : Publicação do Livro Corporate Governance - Reflexões I da Comissão Jurídica; Contratação de Jurista para Secretário-Executivo do IPCG, com funções de assistência

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

Nuno Miguel Lopes da Silva

Nuno Miguel Lopes da Silva Nuno Miguel Lopes da Silva Data de Nascimento: 08 de Janeiro de 1974 Local de Nascimento: Portimão Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Divorciado H A B I L I T A Ç Õ E S L I T E R Á R I A S Formação

Leia mais

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR DADOS PESSOAIS Nome : SOFIA DE SEQUEIRA GALVÃO Data de nascimento : 06.ABR.1963 Naturalidade : Lisboa Nacionalidade : Portuguesa Estado Civil : Divorciada 1 Advocacia NOTA CURRICULAR Sócia da Sérvulo Correia

Leia mais

CORPO DOCENTE. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de

CORPO DOCENTE. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de CORPO DOCENTE Henrique Fernandes Rodrigues Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em História Moderna e Doutor em História pela mesma Faculdade. Docente da Escola

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2009

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2009 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2009 1. Introdução A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos (REDE) é um projeto da APAI Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes, única filiada de língua

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL:

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: Nome: Sandra Lopes Luís Morada: Rua de Entrecampos n.º 16, 2.º dto, 1000-152 Lisboa Portugal Data de Nascimento: 20. 05. 1979 Nacionalidade: Portuguesa Telefone: +351

Leia mais

Secretariado Executivo 2014

Secretariado Executivo 2014 Ciclo de CONFERENCES AT BREAKFAST Secretariado Executivo 2014 01, 02 e 03 de Dezembro. Lisboa Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias- Gestão

Leia mais

DADOS PESSOAIS MIGUEL EIRÓ. Miguel Camargo de Sousa Eiró, nascido em 30 de Junho de 1949, em Lisboa, casado,

DADOS PESSOAIS MIGUEL EIRÓ. Miguel Camargo de Sousa Eiró, nascido em 30 de Junho de 1949, em Lisboa, casado, CONSELHO FISCAL DADOS PESSOAIS MIGUEL EIRÓ Miguel Camargo de Sousa Eiró, nascido em 30 de Junho de 1949, em Lisboa, casado, com domicílio profissional na Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 15 7º, 1050-115

Leia mais

Hospitais da Universidade de Coimbra Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central

Hospitais da Universidade de Coimbra Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Curso Gestão para executivos hospitalares - Uma questão de competitividade Hospitais

Leia mais

SEDE - Carnaxide. Número de postos de trabalho - Presidente (1) - 1. Cargo/carreira/categoria. Técnico Superior. Técnico Superior Direito 3

SEDE - Carnaxide. Número de postos de trabalho - Presidente (1) - 1. Cargo/carreira/categoria. Técnico Superior. Técnico Superior Direito 3 2009 MAPA DE PESSOAL DA ANPC (Artigo 5º da Lei nº 2-A/2008, 27 Fevereiro) SEDE - Carnaxi Competências/Actividas Área formação académica e/ou - Presinte () - - Director Nacional () - 3 - Comandante Operacional

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO DINSTITUTO SUPERIOR CURSOS PARA EXECUTIVOS E GESTÃO BANCÁRIA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO Início: 29 de Setembro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO

Leia mais

joaocarlosssoliveira@gmail.com

joaocarlosssoliveira@gmail.com CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada OLIVEIRA, JOÃO CARLOS SALVADOR DA SILVA DE LARGO DO CORPO SANTO, Nº28, 4º ESQ 1200-129 LISBOA PORTUGAL Correio electrónico joaocarlosssoliveira@gmail.com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato,

Leia mais

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2013

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2013 REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2013 O presente relatório estatístico decorre do inquérito que, desde 1993, é feito anualmente às bibliotecas que integram a Rede Nacional de

Leia mais

Anexo I CRITÉRIOS A APLICAR NA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO POR PONDERAÇÃO CURRICULAR CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR

Anexo I CRITÉRIOS A APLICAR NA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO POR PONDERAÇÃO CURRICULAR CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR Anexo I CRITÉRIOS A APLICAR NA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO POR PONDERAÇÃO CURRICULAR CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR. Relativamente aos anos de 20-204, na avaliação de desempenho dos trabalhadores por ponderação

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Informação a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 289.º do Código das Sociedades Comerciais FRANCISCO XAVIER ZEA MANTERO é natural de Lisboa, onde nasceu em 25 de Dezembro

Leia mais

Normas: uma ponte para a inovação

Normas: uma ponte para a inovação Normas: uma ponte para a inovação Workshop 12 de novembro de 2014 Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica Rua Luís Reis Santos Polo 2 da Universidade de Coimbra Entrada livre Programa 14:30 14:40

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

Bibliotecas de Ensino Superior 11H00 12H30 SESSÃO PARALELA 1 DEBATE

Bibliotecas de Ensino Superior 11H00 12H30 SESSÃO PARALELA 1 DEBATE Bibliotecas de Ensino Superior 11H00 12H30 SESSÃO PARALELA 1 DEBATE GRUPO DE TRABALHO DAS BIBLIOTECAS DE ENSINO SUPERIOR Para este debate vamos recuperar algumas ideias das sessões anteriores O QUE DESTACAM

Leia mais

Curriculum Vitae. 1. Informação pessoal. 2. Formação Académica. Júlia Maria Brito Lourenço Marcos Viçoso Ferreira. Telemóvel - 96 7060992

Curriculum Vitae. 1. Informação pessoal. 2. Formação Académica. Júlia Maria Brito Lourenço Marcos Viçoso Ferreira. Telemóvel - 96 7060992 Curriculum Vitae 1. Informação pessoal Júlia Maria Brito Lourenço Marcos Viçoso Ferreira Telemóvel - 96 7060992 Correios eletrónicos julia.ferreira@agr-tc.pt; jvferreira@ualg.pt; juliamf@sapo.pt Nacionalidade

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

NATURALIDADE: Cubal Angola DATA DE NASCIMENTO: 27.02.1961. ESTADO CIVIL: Casado

NATURALIDADE: Cubal Angola DATA DE NASCIMENTO: 27.02.1961. ESTADO CIVIL: Casado NOME: José António van der Kellen NATURALIDADE: Cubal Angola DATA DE NASCIMENTO: 27.02.1961 ESTADO CIVIL: Casado MORADA PROFISSIONAL: Direcção Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo Av. António Augusto

Leia mais

Estatuto Orgânico do Ministério da Ciência e Tecnologia

Estatuto Orgânico do Ministério da Ciência e Tecnologia Estatuto Orgânico do Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho de Ministros Decreto Lei n.º 15/99 De 8 de Outubro Considerando que a política científica tecnológica do Governo propende para uma intervenção

Leia mais

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS INSTITUTO DIPLOMÁTICO

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS INSTITUTO DIPLOMÁTICO VAGAS PARA ESTÁGIOS SERVIÇOS INTERNOS 1º SEMESTRE DE 2013/2014 SERVIÇO VAGAS PERFIL DO ESTAGIÁRIO DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES A DESEMPENHAR Divisão de Arquivo e Biblioteca/IDI (Instituto Diplomático) Vaga I-1/1S/1314

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Desde 1997 Professora-Adjunta (de nomeação definitiva) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

CURRICULUM VITAE. Desde 1997 Professora-Adjunta (de nomeação definitiva) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS Nome: Maria Leonor Alexandre Borges Santos Terremoto Mail: mlborges@ualg.pt Local de trabalho: Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO C U R R I C U L U M V I T A E DE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO 2 1. Dados Pessoais

Leia mais

CURRICULUM-VITAE. António Manuel Portugal Duarte

CURRICULUM-VITAE. António Manuel Portugal Duarte CURRICULUM-VITAE António Manuel Portugal Duarte Agosto de 2007 Dados Biográficos: Nome: António Manuel Portugal Duarte Data de Nascimento: 06 de Junho de 1970 Filiação: António Manuel Cardoso Duarte e

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - ANO LETIVO 2011/2012

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - ANO LETIVO 2011/2012 Biblioteca Escolar GIL VICENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL VICENTE ESCOLA GIL VICENTE EB1 CASTELO BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - ANO LETIVO 2011/2012 As atividades constantes do presente

Leia mais

Mafalda Cristina Salema Monteiro Casimiro

Mafalda Cristina Salema Monteiro Casimiro 1 Dados pessoais nal data Nome completo Full name Categoria profissional Career level Endereço profissional Working address Mafalda Cristina Salema Monteiro Casimiro Assistente do 2º Triénio Sexo Gender

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS 4696 Diário da República, 1.ª série N.º 151 7 de agosto de 2013 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Portaria n.º 252/2013 de 7 de agosto A 2.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública

Leia mais

8226 Diário da República, 1.ª série N.º 215 8 de Novembro de 2007

8226 Diário da República, 1.ª série N.º 215 8 de Novembro de 2007 8226 Diário da República, ª série N.º 215 8 de Novembro de 2007 da Madeira os Drs. Rui Nuno Barros Cortez e Gonçalo Bruno Pinto Henriques. Aprovada em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região

Leia mais

CURRICULUM VITÆ. Preparação da dissertação de doutoramento em Linguística Descritiva Portuguesa, na Faculdade de Letras do Porto.

CURRICULUM VITÆ. Preparação da dissertação de doutoramento em Linguística Descritiva Portuguesa, na Faculdade de Letras do Porto. CURRICULUM VITÆ Sónia Valente Rodrigues Faculdade de Letras da Universidade do Porto Centro de Linguística da Universidade do Porto (Unidade I & D 22/94) I Dados Biográficos Nome: Sónia Maria Cordeiro

Leia mais

INDEZ 2010. Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Setembro 2011 V1.2 DSSRES

INDEZ 2010. Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Setembro 2011 V1.2 DSSRES INDEZ 2010 Pessoal existente em INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO Setembro 2011 V1.2 DSSRES INDEZ 2010 Pessoal existente em Instituições de Ensino Superior Público DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE Direcção

Leia mais

DADOS PESSOAIS MIGUEL EIRÓ. Miguel Camargo de Sousa Eiró, nascido em 30 de Junho de 1949, em Lisboa, casado,

DADOS PESSOAIS MIGUEL EIRÓ. Miguel Camargo de Sousa Eiró, nascido em 30 de Junho de 1949, em Lisboa, casado, DADOS PESSOAIS MIGUEL EIRÓ Miguel Camargo de Sousa Eiró, nascido em 30 de Junho de 1949, em Lisboa, casado, BI n.º 312401, emitido em 27/02/08 por Lisboa, NIF 116203072, com domicílio profissional na Av.

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2011

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2011 REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2011 No âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) realiza-se, desde 1993, um inquérito anual por questionário às bibliotecas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL 11ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais