Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 1 / 19

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 1 / 19"

Transcrição

1 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 1 / OBJETIVO O objetivo desde documento é estabelecer os critérios padronizados para avaliação de empresas da cadeia produtiva de estruturas metálicas, para obtenção do Selo Excelência ABCEM. 2 - DEFINIÇÕES Requisito: descrição dos critérios a serem exigidos em determinado processo ou produto para o credenciamento do Selo de Excelência ABCEM. Grupo específico: conjunto de requisitos agrupados conforme suas características, com a finalidade de se exigir da empresa uma pontuação mínima para cada grupo específico que compõe toda a estrutura do Selo Excelência ABCEM. Requisito obrigatório: requisito que obrigatoriamente deve ser atendido para seu credenciamento no Selo, independente da pontuação total alcançada pela empresa em todo o processo de avaliação. 3 - DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO O atendimento integral do critério estabelecido em cada requisito deve garantir sua respectiva pontuação (expressa no título e/ou ao longo da descrição dos critérios), e ser base para cálculo da pontuação total do grupo de requisitos específicos. Caso o critério seja parcialmente atendido, não deve ser computado nenhum ponto, ou seja, não se considera pontuação parcial para algum critério em nenhuma hipótese. Se algum requisito não for aplicável ou não for verificado durante a avaliação, sua respectiva pontuação não deve ser considerada e os demais requisitos de um mesmo grupo (requisitos específicos) devem ter sua pontuação ajustada de forma ponderada, garantindo que a pontuação total do grupo de requisitos específicos seja mantida. NOTA: no caso de qualquer ajuste de pontuação, o novo valor do item ajustado deve ser arredondado, não permitindo pontuação fracionada. Exemplo: 7,41 7 pontos; 7,53 8 pontos. 4 - REGISTROS NECESSÁRIOS Para evidenciar o atendimento de alguns critérios estabelecidos no requisito é necessário que a empresa disponibilize registros apropriados, que nesta norma serão caracterizados da seguinte forma: Resultados de ensaio: certificado ou resultado de ensaio emitido pelo fabricante ou fornecedor, contendo no mínimo: identificação do lote ensaiado, correlação com a carga entregue ou local do serviço executado, resultados numéricos, data dos ensaios e responsável pelo ensaio; Ensaios de laboratório: certificado ou resultado de ensaio, emitido por laboratório externo independente terceirizado ou por laboratório interno da planta de produção, contendo no

2 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 2 / 19 mínimo: identificação do lote ensaiado, equipamentos e/ou padrões utilizados (equipamentos internos com registro de calibração), resultados numéricos, data dos ensaios ou verificações e responsável pela realização; Registro documentado interno: evidência física ou eletrônica de um processo, que contenha os dados solicitados em determinado requisito (qualitativos ou quantitativos); Registro documentado externo: evidência física ou eletrônica de um processo, que contenha os dados solicitados em determinado requisito (qualitativos ou quantitativos), identificação da empresa ou planta de produção, identificação da empresa ou fornecedor responsável pela coleta das informações e data da coleta. 5 GRUPO ESPECÍFICO: GESTÃO DA EMPRESA TOTAL DE PONTOS ( 500 pts) Registros regulamentares requisito obrigatório ( 20 pts) A empresa deve possuir um profissional legalmente habilitado no Brasil com apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica. O processo de engenharia, fabricação e montagem deve ser baseado preferencialmente nas normas ABNT. Também serão aceitas normas internacionais ASTM, AWS, AISC, AISE, AISI, MBMA, EUROCODE, DIN e ASSHTO, devendo estar claro na documentação as referências utilizadas. A empresa deve ter: a) Documentação dos funcionários, conforme CLT e legislação vigente (Nrs); b) Contrato de funcionários terceirizados ou empresa terceirizada, bem como a documentação dos trabalhadores que atuam na fabricação e montagem; c) Alvará de funcionamento e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica; d) Licença Ambiental, quando necessário; e) Registro da empresa e do responsável técnico no CREA; f) Implementação do PPRA/PCMSO Representante da Direção (20 pts) A empresa deve nomear um Representante da Direção (RD) para: Assegurar que os processos necessários para o Selo sejam estabelecidos, implementados e mantidos; Relatar o desempenho dos requisitos do Selo à diretoria da empresa, subsidiando a análise crítica e promovendo a melhoria contínua; Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente na empresa.

3 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 3 / Competência e Qualificação de Pessoal (20 pts) Devem ser mantidos registros de atendimento das competências mínimas exigidas para cada função ou cargo. A empresa deve comprovar a adequação da qualificação de sua equipe de profissionais conforme ao especificado nas normas citadas. Devem ser mantidos registros que comprovem os treinamentos ministrados. 5.4 Gestão de Saúde, Segurança do trabalho ( 40 pts) SESMT - requisito obrigatório (20 pts) A empresa deve ter uma equipe especializada em Saúde e Segurança de Trabalho conforme Quadro de dimensionamento da NR-4. Para empresas de montagem, em obras acima de 50 funcionários, deve haver um técnico de segurança residente na obra. Os funcionários da empresa, incluindo a fabricação e montagem, devem realizar exames médicos admissionais e periódicos conforme descritos no PCMSO. Os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) devem estar disponíveis no local de trabalho, mesmo que os trabalhadores sejam terceirizados (em caso de canteiros de obras, esta documentação pode estar no escritório da empresa). A empresa deve fornecer e os trabalhadores devem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados às suas atividades, conforme descrito no PPRA Procedimentos de saúde e segurança do trabalho (20 pts) Deve haver procedimentos internos que tratem da gestão das condições de segurança dos processos de fabricação e montagem, incluindo carga, descarga, movimentação e transporte das peças. Este procedimentos devem contemplar no mínimo o atendimento das Normas Regulamentares brasileiras ( NR-10, NR-12, NR-35, NR-18 entre outras). A empresa deve realizar treinamento admissional, a ser ministrado antes da liberação do trabalhador para a execução de suas atividades, na fábrica ou na obra. Devem ser mantidos registros dos treinamentos admissionais, inclusive dos trabalhadores terceirizados. Deve haver a implementação dos Equipamentos de Proteção Coletiva ( EPCs - linhas de vida, redes de segurança, guarda-corpos, isolamentos de áreas, etc ), visando a preservação da integridade dos trabalhadores e entorno. Estes EPCs devem ser aprovados pelo Engenheiro de Segurança responsável pela obra. A empresa deve possuir procedimentos de içamento na fábrica e na montagem, detalhando o Plano de Rigging quando necessário. Deve haver uma sistemática documentada para registro de acidentes do trabalho e análise de causas.

4 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 4 / Gestão Ambiental (20 pts) Deve haver um Plano de gerenciamento de resíduos que contemple os resíduos gerados pela atividade, em conformidade com as leis locais, bem como sua implementação de forma adequada. Para as atividades de jateamento e pintura os equipamentos devem possuir dispositivos de controle da poluição gerada. A empresa deve estabelecer sistemáticas para o controle dos impactos para as atividades e/ou locais considerados críticos. As sistemáticas de controle devem contemplar no mínimo os seguintes aspectos: a) Geração e destino de resíduos sólidos; b) Emissões atmosféricas (gases e particulados); Deve haver uma sistemática documentada para registro de acidentes ambientais e análise de causas. 5.6 Processo comercial (10 pts) A proposta comercial elaborada pela empresa deve identificar claramente todos os requisitos necessários para a elaboração do projeto, fabricação, montagem, entrega da obra e garantias de pós-entrega, bem como a definição do escopo a ser contratado. Antes do início das atividades contratadas, devem existir documentos formais aprovados pelo cliente, que identifiquem claramente a aceitação das condições estabelecidas na proposta comercial, tais como as características e especificações da obra, datas de início e término dos serviços contratados e escopo de contratação. A empresa deve manter como registros internos, as propostas comerciais e respectivos documentos que comprovem sua aceitação, tais como contrato, ordem de serviço, aceite e outros. 5.7 Processo de Aquisição ( 30 pts) Especificação de material e serviço requisito obrigatório (20 pts) A empresa deve garantir que todos os materiais adquiridos e serviços contratados, que afetem diretamente a qualidade do produto, tenham sua especificação detalhada em documentos internos, Estes documentos devem estar disponíveis no local de recebimento antes da entrega do material ou início do serviço especificado. O detalhamento das especificações dos materiais e serviços adquiridos deve garantir que não ocorram dúvidas sobre a conformidade dos mesmos por parte dos responsáveis pelo recebimento.

5 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 5 / Qualificação e avaliação de fornecedores (10 pts) A qualificação dos fornecedores de materiais e serviços relacionados à engenharia, produção e montagem deve ser realizada com base em critérios previamente definidos pela empresa. A empresa deve realizar a qualificação, antes da realização da compra ou contratação do material ou serviço, garantindo que o mesmo atenda às exigências estabelecidas. Deve ser estabelecida na empresa uma sistemática para avaliação do desempenho dos fornecedores qualificados, de maneira a garantir que sejam mantidos ativos os fornecedores que apresentem bom desempenho ou que apresentem características específicas que propiciem sua manutenção no grupo de qualificado. A empresa deve manter como registro interno a relação dos fornecedores qualificados e de seu desempenho ao longo do fornecimento Controle de equipamentos de produção (20 pts) A empresa deve realizar a manutenção adequada de todos os seus equipamentos de produção. Deve ser estabelecido um plano de manutenção preventiva para os equipamentos que afetem diretamente a segurança dos funcionários ou a continuidade do processo de produção e montagem. As especificações para manutenção devem ser definidas em um documento interno ou externo, disponibilizado para os responsáveis por este processo. No caso da existência de equipamento locado cuja manutenção preventiva não foi prevista no plano de manutenção da empresa, devem ser estabelecidos critérios de aceitação do mesmo (condições de uso) antes de sua utilização na planta de produção ou na obra. Os equipamentos de movimentação de carga devem estar com os livros de inspeções e relatórios de manutenção disponíveis no local de trabalho. Devem ser mantidos registros documentados do acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas realizadas nestes equipamentos. Nota: cabos para içamento e montagem também estão inclusos neste controle Controle de equipamentos de medição requisito obrigatório (10 pts) As calibrações dos equipamentos de medição utilizados nas inspeções e nos processos produtivos devem ser realizadas em laboratório credenciado Inmetro ou em caso de laboratórios não vinculados diretamente ao INMETRO, estes devem ter seus padrões calibrados pelo INMETRO ou por Laboratórios RBC, garantindo assim a sua rastreabilidade. A verificação dos equipamentos pode ser realizada pela empresa através de métodos descritos em documentos internos aprovados pelo responsável técnico da empresa, que garantam sua precisão.

6 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 6 / 19 Devem ser mantidos Relatórios de ensaios de laboratório ou registros documentados internos das calibrações e verificações realizadas Controle e gestão de projetos (20 pts) A empresa deve estabelecer procedimento para controle e gestão do projeto, incluindo sistemática que garanta o controle de solicitação de revisão, das versões válidas de projetos internos, externos e/ou documentos correlatos inclusive os arquivos eletrônicos, e manter a rastreabilidade das informações Controle de registros e documentos (20 pts) A empresa deve estabelecer sistemática para fácil recuperação de documentos e registros que evidenciem os controles realizados no recebimento de materiais, produção, estoque e montagem. A organização dos registros regulamentares, registros de verificação e relatórios de ensaios deve garantir sua recuperação durante o tempo de retenção estabelecido pela empresa, por qualquer funcionário da empresa com acesso permitido Controle Não-conformidades (20 pts) A empresa deve assegurar que o produto não-conforme e desvios no processo sejam identificados e devidamente tratados, mantendo um procedimento documentado desta sistemática. Todas as não-conformidades devem ser registradas, analisadas e tratadas por pessoas competentes de cada área envolvida Ações de melhoria (10 pts) A empresa deve identificar os principais problemas sistêmicos em seus processos de gestão, projeto, fabricação e montagem, através da análise dos registros de auditorias, verificações e ensaios (no recebimento de materiais, na produção e na montagem), de seus indicadores e das reclamações de clientes e quando pertinente registrar as: Ações corretivas: para tratar a causa de uma não-conformidade; Ações preventivas: para evitar que uma não-conformidade em potencial venha a ocorrer ou para melhorar os processos da empresa. A empresa deve estabelecer ações para promover a melhoria dos processos onde foram evidenciados os problemas sistêmicos Devem ser mantidos registros documentados das ações de melhorias implementadas e do acompanhamento de sua eficácia Análise de desempenho (20 pts) A empresa deve realizar o monitoramento de seu desempenho, através dos seguintes processos:

7 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 7 / 19 a) Definição de metas estratégicas, como por exemplo: desenvolvimento de produtos, satisfação de clientes, etc. b) Definição de metas operacionais para os processos e setores da empresa, tais como produtividade, retrabalho, segurança, meio-ambiente, desempenho de fornecedores, incluindo projetistas; c) Acompanhamento da evolução em relação às metas estabelecidas através de indicadores mensuráveis, no mínimo para as metas operacionais bem como de conformidade dos produtos: através das inspeções realizadas nos materiais, durante a execução dos serviços (controlados) a ao término da obra (vistoria final); d) Devem ser mantidos registros documentados internos relativos à definição das metas e do acompanhamento da evolução em relação às metas estabelecidas; Auditoria Interna (20 pts) A empresa deve realizar processo de auditoria interna conforme descrito na normativa do Selo (R1 - Regimento Interno do Sistema de Avaliações), podendo ser integrada com os processos de auditoria para Normas ISO e OSHAS. Este processo inclui o planejamento e realização das auditorias necessárias para a análise de todo o sistema da empresa e de sua eficácia, além dos registros necessários para subsidiar a tomada de ações corretivas e / ou preventivas conforme item anterior Entrega de obra (50 pts) Após a conferência interna e eliminação de pendências a empresa deve realizar a entrega formal da obra ao cliente, registrando este aceite num Termo de Entrega de Obra. Se for estabelecido em contrato, a empresa deverá registrar a entrega de outros documentos ao cliente (relatórios de ensaio, projetos, etc ) Assistência técnica (50 pts) A empresa deve apresentar sistemática para identificar e analisar as solicitações de assistência técnica de clientes durante prazo de garantia estabelecido no documento comercial ou de entrega, para todas as obras. Todas as solicitações devem ser analisadas por cargo ou função com responsabilidade definida e se julgadas procedentes devem apresentar também as ações realizadas para o reparo dos problemas identificados pelo cliente. A empresa deve manter registros internos das solicitações de assistência técnica e devidas ações realizadas, bem como a análise de causas dos problemas apresentados Comunicação com cliente (50 pts) A empresa deve apresentar sistemática que proporcione ao cliente um canal de comunicação adequado, que disponibilize informações sobre a produção, montagem ou sobre os produtos que são oferecidos por ela.

8 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 8 / 19 Os canais de comunicação também devem proporcionar que o cliente obtenha informações sobre o andamento de seu contrato e realize reclamações ou sugestões em relação à obra entregue e/ou serviços prestados Manual de Uso e Operação (50 pts) A empresa deve disponibilizar aos clientes um manual de uso e operação com as garantias e recomendações de uso e manutenção da estrutura, considerando a vida útil do projeto. 6 - GRUPO ESPECÍFICO: PROJETOS DE ESTRUTURA METÁLICA, COBERTURAS E FECHAMENTOS - TOTAL DE PONTOS ( 350 pts) Este item pode ser considerado não aplicável quando constar em contrato específico da obra/cliente que será de responsabilidade do contratante o desenvolvimento e fornecimento dos projetos. 6.1 Projeto de Engenharia e Cálculo estrutural Cálculo estrutural Requisito obrigatório (30 pts) Para desenvolvimento da engenharia e do cálculo estrutural deve haver uma Memória de cálculo com premissas e condições de contorno da estrutura que deve ser elaborada por profissional legalmente habilitado com apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica. Os cálculos devem ser baseados preferencialmente nas normas ABNT. Também serão aceitas normas internacionais ASTM, AWS, AISC, AISE, AISI, MBMA, EUROCODE, DIN e ASSHTO, devendo estar claro na documentação as referências utilizadas. Estes requisitos são válidos para Engenharia realizada externa ou internamente da empresa Projeto de Engenharia (50 pts) Deverá conter as informações abaixo, que resumem a negociação comercial: a) Identificação do desenho (folha, peça, etc), com nome ou logomarca da empresa, projetista ou responsável pelo desenho, data da primeira emissão do desenho, número de revisões e as alterações e modificações realizadas; b) Premissas básicas de projeto (normas, certificações, cargas, proteção da estrutura e especificação de materiais); c) Planta de locação de base; d) Indicação de perfis, ligações principais e ligações secundárias ou critérios para seu dimensionamento; e) Planta, elevações e cortes contendo a geometria ( níveis, locação de eixos, ponto de trabalho, etc) e dimensões básicas da estrutura;

9 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 9 / 19 f) No projeto de cobertura, deverá constar o dimensionamento das calhas e seus condutores, e ter como base o projeto de drenagem a ser fornecido pelo cliente Projeto para Aprovação do cliente e outros documentos (50 pts) Deverá conter as informações abaixo, que resume a negociação comercial: a) Identificação do desenho (folha, peça, etc), com nome ou logomarca da empresa, projetista ou responsável pelo desenho, data da primeira emissão do desenho, número de revisões e as alterações e modificações realizadas; b) Premissas básicas de projeto (normas, cargas, proteção da estrutura e especificação de materiais); c) Plano de Inspeção e Testes (PIT) d) Prioridades e sequência de montagem; e) Planta de locação de base; f) Planta, elevações e cortes contendo a geometria e dimensões básicas da estrutura, informando itens fora do escopo de fornecimento; g) Planta de cobertura com a locação de calhas e dutos de descida da água pluvial. h) Quando a proteção passiva não fizer parte do escopo da empresa, deve haver no projeto uma nota que informe ao empreendedor, gerenciador, arquiteto ou engenheiro responsável pela obra a necessidade de verificar junto ao Corpo de Bombeiros local, a necessidade de proteção ativa e passiva contra incêndio da estrutura metálica; i) No caso de coberturas, deve haver no projeto uma nota que informe ao empreendedor, gerenciador, arquiteto ou engenheiro responsável pela obra a necessidade de haver um projeto de descargas atmosféricas e aterramento. A aprovação do projeto pelo cliente deve ser formal conforme prazos acordados e ficar arquivada na empresa. 6.3 Projeto para Fabricação requisito obrigatório (50 pts) O projeto utilizado para fabricação deverá conter as informações abaixo: a) Identificação do desenho (folha, peça, etc), com nome ou logomarca da empresa, projetista ou responsável pelo desenho, data da primeira emissão do desenho, número de revisões e as alterações e modificações realizadas; b) Identificação clara de cada peça ou elemento, com dimensões, medidas, materiais e demais informações necessárias para sua fabricação; c) Indicação de cortes, furação e soldas das peças e áreas de isolamento, para os casos de ligação por atrito e /ou juntas soldadas em campo, quando aplicável; (as indicações de corte, furação e demais medidas podem ser fornecidas para a fábrica por arquivos eletrônicos alternativamente) d) O peso de cada elemento será calculado baseado nas espessuras e áreas nominais das peças, ou pelo peso real conforme acordado com cliente. O peso real da peça irá variar em função das sobre espessuras da matéria prima, conforme previsto nas normas aplicáveis;

10 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 10 / 19 e) Tipos de acabamento (galvanização, pintura, etc); f) Notas e indicações de procedimentos especiais (ensaios, soldas e inspeções especiais); e) As especificações acima poderão estar disponíveis em manuais, desde que a equipe de produção tenha acesso; f) Em caso de informatização dos processos, os projetos podem ser consultados em mídia eletrônica. 6.4 Projeto para Montagem Requisito obrigatório (50 pts) Com base no projeto de Engenharia, o responsável pelo projeto deve fornecer projetos e/ou outros documentos para a montagem da estrutura, mesmo que não seja responsável pela execução da montagem, contendo no mínimo as seguintes especificações: a) Identificação do desenho (folha, etapa, obra, etc.), com nome ou logomarca da empresa, projetista ou responsável pelo desenho, data da primeira emissão do desenho, número de revisões, alterações e modificações realizadas - descritas ou identificadas com símbolos, como desenho, cores, etc.; b) Plantas, cortes e elevações contendo a identificação de todas as peças; c) Cotas, níveis e outras informações para o posicionamento dos elementos e peças; d) Detalhes das ligações (soldas e parafusos) a serem executadas na obra, incluindo especificação de materiais, a sequência de execução e os ensaios; e) Lista de parafusos, com suas localizações; f) Prioridades e sequência de montagem; g) Lista de peças por etapa de obra; h) Especificação de concreto, detalhamento das armaduras, sequência de concretagem, locação e especificação dos conectores de cisalhamento para as estruturas mistas; i) Especificação de escoras, estais e demais elementos necessários para estabilização das peças durante a montagem, onde aplicável; j) Tolerâncias para a montagem das peças; k) Procedimento e especificação do torqueamento dos parafusos, conforme indicado; Os itens listados acima poderão estar em documentos, manuais e procedimentos da empresa a serem disponibilizados para equipe de montagem podendo ser em mídia eletrônica. Quando especificado em contrato, ou por decisão da empresa poderá haver projetos de prémontagem. 6.5 Gestão de projetos: Documentos de Entrada. (20 pts) Devem estar disponíveis para equipe de projeto os documentos mínimos de entrada: a) Projetos de referência, fornecidos pelo cliente; b) Memorial de cálculo, quando o projeto de engenharia for do cliente;

11 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 11 / 19 c) Informações técnica da venda; d) Premissas e cronograma, quando aplicável;. e) Especificações técnicas do cliente Desenvolvimento (20 pts) Os prazos de entregas dos projetos (ou etapas de projeto) e responsáveis por sua elaboração devem estar definidos e haver uma sistemática de controle para atendimento dos prazos estabelecidos. Devem estar claros os requisitos de entrada, de desenvolvimento do projeto e as entregas. Os cálculos, desenhos e demais documentos gerados devem possuir uma verificação técnica, devendo ser mantidos os registros. A análise crítica do projeto acontece no Projeto de Engenharia, onde serão analisados os requisitos do cliente Documentos de saída (30 pts) Os projetos liberados para fabricação ou montagem devem ser aprovados para uso pelos respectivos responsáveis, com evidências de sua aprovação (tais como assinatura, carimbo, planilhas, protocolos, softwares de gestão etc.). A emissão dos projetos deve ser registrada através de Guia de Remessa de Documentos (GRD), ou outros documentos que registrem a publicação dos projetos e suas revisões, comunicando a todos os envolvidos, podendo ser através de software de gestão de documentos. Deve haver uma lista mestra dos documentos do projeto, constando no mínimo as revisões atuais Controle de modificações e pendências (30 pts) Em caso de identificação de incompatibilidades ou necessidade de alterações em qualquer fase, devem também ser mantidos registros das modificações ou adaptações necessárias. Deve ser garantida a comunicação e distribuição aos envolvidos dos projetos/documentos revisados. 7 GRUPO ESPECÍFICO: FABRICAÇÃO - TOTAL DE PONTOS ( 350 pts) 7.1 Recebimento de materiais em geral (20 pts) Os materiais que afetem a qualidade do produto devem ser inspecionados quanto a sua adequação às especificações de compra e o recebimento garantir sua conformidade.

12 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 12 / 19 Os solventes, tintas e revestimentos termo acústicos devem estar dentro da validade, em condições adequadas ao uso e dentro das especificações dos documentos de aquisição. O zinco e produtos químicos utilizados na galvanização devem estar dentro da validade, em condições adequadas ao uso e dentro das especificações dos documentos de aquisição A granalha de aço deve vir acompanhada de certificado de qualidade do fornecedor e livre de exposição á umidade. 7.2 Recebimento de aço Requisito obrigatório (50 pts) O aço recebido na fábrica deve ser inspecionado e atender às exigências das normas de especificação do material e suas tolerâncias ( NBR 7008, NBR7013, ISO 8501, NBR 15980, NBR 11888, NBR 11889, ASTM A6-A6M, NBR 7007, ASTM - A653, ASTM - A792, ASTM A570, ASTM A572). As cargas de aço devem vir acompanhadas pelo Certificado de Qualidade da usina dos lotes entregues. Em caso de ausência deste certificado no recebimento, a fábrica deve realizar os ensaios em laboratório para validação do material antes do uso. Devem ser mantidos os registros dos relatórios de ensaios (certificado de qualidade) das usinas produtoras ou destes laboratórios, que comprovem o atendimento às exigências para todos os lotes entregues Estes relatórios de ensaio quando realizados pelas empresas devem ser analisados na fábrica, e aprovados por profissional legalmente habilitado ou qualificado,. A fábrica deve possuir um procedimento que descreva as condições de aceitabilidade do material, de inspeção de recebimento amostral que descreva as condições de aceitabilidade do aço. Devem ser mantidas as identificações de lote e características do aço no estoque para garantir sua rastreabilidade. A rastreabilidade total da peça, poderá ser realizada se for uma solicitação do cliente. 7.3 Recebimento de Elementos de fixação e consumíveis de solda requisito obrigatório (30 pts) Todos os elementos de fixação (parafuso, porca e arruela, stud bolt, chumbador, entre outros) devem ser recebidos com as identificações claras dos fabricantes em suas embalagens, sendo que os parafusos, porcas e arruelas estruturais devem ter sua identificação estampada na cabeça da peça, quando exigidas por norma. Deve ser observado o atendimento às normas para parafusos estruturais ASTM-A307, A325, A490 e A394. Os materiais devem estar acompanhados dos Certificados de Qualidade dos fabricantes. Em caso de ausência deste certificado no recebimento, a fábrica deve realizar os ensaios em laboratórios independentes para validação do material antes do uso.

13 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 13 / 19 Estes Certificados ou Relatórios de ensaio devem ser analisados na fábrica, a aprovados por profissional legalmente habilitado ou qualificado. Os consumíveis de solda devem estar de acordo com as normas AWS, homologados pela FBTS, dentro da validade e em condições adequadas ao uso. 7.4 Armazenamento e estoque de matéria prima (30 pts) O armazenamento dos materiais e acessórios (consumíveis de solda, tintas e solventes, elementos de fixação, entre outros) devem respeitar as orientações de armazenamento do fabricante, garantindo sua qualidade. Os materiais devem ser manuseados, armazenados, embalados, de maneira que sejam preservadas as características físicas, mecânicas e químicas até sua utilização e estarem devidamente identificados permitindo sua rastreabilidade quando necessário. Os materiais a serem utilizados na fabricação das peças e elementos, devem ser verificados em relação ao seu aspecto geral, validade e demais características, garantindo que os mesmos atendam às especificações de projeto estabelecidas. Em caso de existência de oxidação no aço fora do padrão aceitável, deve haver uma análise da necessidade de jateamento ou limpeza mecânica antes da utilização do material. 7.5 Planejamento de produção (20 pts) A planta de produção deve estabelecer um planejamento da fabricação e logística de entrega das peças/elementos. Devem ser mantidos registros documentados internos do acompanhamento periódico deste planejamento. O planejamento de produção deve receber as seguintes informações: A) Informações do Cliente (especificação técnica, cronograma, sequência e prioridades) B) Projetos de fabricação C) Disponibilidade de matéria prima em estoque Com base na capacidade produtiva a empresa deve estabelecer as ordens de produção a serem repassadas para fábrica. 7.6 Processos de fabricação Preparação dos elementos (30 pts) Considera-se preparação a atividade de recortes, furos, dobras, chanfros e marcação para confecção dos elementos, a empresa deve estabelecer procedimentos que descrevam estas rotinas.

14 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 14 / 19 O elemento deve ser identificado para permitir sua rastreabilidade, conforme procedimento definido por cada empresa ( lote, peças e ou posições). Nesta etapa deve haver uma inspeção de qualidade, que pode ser amostral, total ou conforme plano de amostragem do cliente. A liberação para uso dos elementos para confecção das peças deve ser conforme projeto respeitando as tolerâncias estabelecidas Montagem de peça na Fábrica (40 pts) A montagem dos elementos deve ser realizada conforme especificado em projeto ou em ordem de produção. As peças devem ser identificadas conforme projeto de fabricação, para permitir sua rastreabilidade quando necessário. Para o caso de elementos seriados ( telhas, tubos, perfis de estrutura secundária e acessórios, etc) a identificação deverá ser no mínimo por lote. Após a finalização das peças deve haver uma inspeção de qualidade, que pode ser amostral, total ou conforme plano de amostragem do cliente. A liberação para uso deve ser conforme projeto respeitando as tolerâncias estabelecidas. Os profissionais que executam o ponteamento devem ser qualificados conforme a AWS e os registros mantidos na fábrica, quando exigidos pelo cliente. Caso os montadores que ponteiam não sejam qualificados, essas soldas devem ser removidas Solda Requisito obrigatório (30 pts) As práticas de soldagem devem estar de acordo com a AWS. A empresa deve possuir as Especificações de Procedimentos de Soldagem (EPS) conforme a AWS, testemunhadas pelas respectivas RQPS (registro de qualificação de procedimento de soldagem). Os profissionais que executam as soldas devem ser qualificados conforme a AWS e os registros de qualificação dos soldadores (RQS) mantidos na fábrica. O responsável pela inspeção das soldas deve ser qualificado conforme FBTS e/ou ABENDE, podendo este treinamento ocorrer internamente por instrutor habilitado ou externamente, sem obrigatoriedade de certificação. Deve estar disponível o comprovante deste treinamento. Os registros destas inspeções devem ser mantidos na fábrica. Os ensaios e suas amostragens devem estar de acordo com o Plano de Inspeção e Testes (PIT), aplicável ao projeto e aprovado pelo cliente, antes da fabricação Acabamento (30 pts) O processo consiste em eliminar cantos vivos, remover rebarbas, travas e outros elementos que não compõem a peça final e deve ocorrer para estruturas pintadas e/ou galvanizadas.

15 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 15 / 19 Os responsáveis pela inspeção devem ser qualificados e os registros destas inspeções mantidos na fábrica Preparação de superfície, pintura e/ou galvanização (30 pts) O processo de pintura deve ser executado conforme especificação (padrão de jateamento, tinta e camada seca) do cliente ou projeto. Deve haver controle de umidade e temperatura do ambiente de pintura. Para aceitabilidade da pintura, devem haver as verificações, por amostragem, de controle visual do jato, rugosidade se necessário, camada seca e aderência. Devem ser mantidos registros documentados desta verificação. Para soldas executadas em campo e ou ligações por atrito, recomenda-se isolar a área de ligação para não receber pintura. A inspeção, para liberação da peça para expedição, deve ser realizada por profissional, devendo haver um registro desta liberação Este profissional deve ser qualificado pela ABRACO ou outra Instituição qualificadora, os registros de treinamento devem ser mantidos na fábrica. O processo de galvanização deve ser executado conforme ABNT NBR O processo de galvanização deve ser executado conforme NBR6323 e a especificação (camada depositada) do cliente ou projeto. Para aceitabilidade da galvanização, devem ser realizados os ensaios de medição de espessura de camada depositada, aderência e uniformidade de camada. Quando esta atividade for realizada fora da fábrica, estes registros devem solicitados ao fornecedor do revestimento de galvanização e os documentos devem ser mantidos na fábrica Expedição (40 pts) Deve haver um planejamento de transporte para garantir o atendimento do cronograma da obra e a segurança da movimentação das peças. O carregamento e acondicionamento das peças nos meios de transporte devem manter a qualidade e a integridade da estrutura. Todas as peças devem ser verificadas quanto a sua identificação, quantidade e eventuais danos antes do seu carregamento. Deve haver um romaneio para cada carga expedida pela fábrica. Caso haja peças ou elementos que não atendam às exigências de aceitação estabelecidas, estas devem ser identificadas e apresentar registro das disposições definidas por uma função responsável, tais como refugo, segregação para reparos, ajustes, uso alternativo fora da obra do cliente, etc. Devem ser estabelecidas sistemáticas de identificação da aprovação ou não de cada elemento produzido na fábrica e liberado para expedição.

16 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 16 / 19 8 GRUPO ESPECÍFICO: MONTAGEM DE ESTRUTURA - TOTAL DE PONTOS ( 300 PTS) 8.1 Requisitos de início de montagem (50 pts) A empresa responsável pela montagem deverá receber: a) Projetos de montagem b) Sequenciamento e prioridades de montagem c) Cronograma de montagem d) Lista de peças por lote/fase. e) Romaneios de carga f) A locação dos chumbadores e nível das bases (mesmo quando não realizada pela empresa) A empresa de montagem deve verificar, antes do início da montagem, com o uso de equipamento de medição calibrado, os níveis das bases e a locação dos chumbadores, respeitando as tolerâncias do Anexo A. Caso o projeto ou outra documentação do cliente especifique tolerâncias com valores mais restritivos, tais especificações devem ser também atendidas. Devem ser mantidos registros documentados internos ou externos dos resultados destas verificações. Recomenda-se enviar o projeto de fabricação, para equipe de montagem Planejamento de Montagem (30 pts) Para a montagem da obra deve ser disponibilizado para equipe de campo um planejamento, com cada etapa de execução e prazos, de maneira compatível com o planejamento da produção das peças. Caso sejam realizados serviços complementares na obra, de responsabilidade da empresa de montagem, tais etapas devem estar contidas no planejamento da obra. A empresa de montagem deve manter em campo o diário de obra atualizado Condições gerais do canteiro (50 pts) A empresa responsável pela montagem deve providenciar os itens que estão dentro do escopo de contratação. Deve haver uma Visita Técnica, devidamente registrada, ao canteiro de obras antes do início dos trabalhos. Esta visita deve ter no mínimo os seguintes itens verificados: fornecimento de energia, água, condições de acesso e operações de máquinas, área de armazenagem das peças, local para implantação de containers, áreas de vivência, condições do contorno, restrições de trânsito,

17 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 17 / 19 horários de trabalho, documentos necessários para integração da equipe de montagem, entre outros. As áreas de vivências e condições de trabalho e acesso devem estar de acordo com as NRs pertinentes Descarga e armazenamento das peças (40 pts) As peças liberadas para montagem devem manter sua identificação de maneira a possibilitarem a correta montagem ou uso na obra conforme projeto. Deve haver a conferência das peças, de acordo com o romaneio. Devem ser mantidos registros de verificação das condições da peça quando de sua chegada à obra. A descarga e armazenamento dos materiais devem respeitar as instruções de cada fornecedor para os tipos de peças utilizadas. O local de armazenamento deve estar em condições de recebimento do material metálico evitando estar em contato direto com o solo e água e em posição que evite o acúmulo de água, para evitar possíveis patologias ou retrabalhos. O manuseio e o transporte devem garantir a integridade das peças desde sua movimentação interna, deslocamento sobre veículos e içamento na obra. Caso as peças sejam recebidas pelo cliente a empresa responsável pela montagem deve fazer uma verificação da integridade do material antes da montagem, mantendo registros documentados Montagem e ligação das peças Requisito obrigatório (50 pts) A montagem de todas as peças deve ser realizada de acordo com o projeto de montagem. A empresa responsável pela montagem deve garantir a integridade / estabilidade da estrutura durante o processo de montagem através de procedimentos adequados (estaios, soldas, etc). As ligações executadas na obra devem atender às especificações estabelecidas em projeto, para ligações soldadas em campo, estas devem ser realizadas por profissional qualificado. Devem ser mantidos registros da qualificação dos soldadores que executam as ligações na obra identificando o tipo de solda executada por este profissional (soldador a arco elétrico com eletrodo revestido, oxi-acetilênico, etc.). Ajustes necessários em obra devem ser validados pelo Engenheiro responsável pelo projeto antes de sua execução, e estarem registrado no projeto As built. As tolerâncias admissíveis na montagem devem atender a tabela A anexa. Caso o projeto ou outra documentação do cliente especifique tolerâncias com valores mais restritivos, tais especificações devem ser também atendidas. Devem ser mantidos registros documentados internos ou externos dos resultados destas verificações..

18 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 18 / Serviços complementares na obra (50 pts) Os ensaios de montagem por amostragem e conferências necessárias devem ser realizados pela empresa de montagem conforme abaixo: a) O torque de parafusos deve ser deve realizado pela empresa responsável pela Montagem ou informado pelo fabricante das estruturas aos montadores. Deve ser seguida a NBR 8800 Tabela 15 e itens , e ; b) Arrancamento de Stud Bolt conforme capítulo 7 da AWS D1.1; c) Nível e Prumo de Estrutura, conforme anexo A; d) Ensaios de Solda Não Destrutivos, conforme AWS, desde que especificado no PIT e no projeto de montagem; e) Pintura e Preparação de Superfície em campo: 1- Teste de Aderência conforme NBR ; 2- Medição da Camada Seca conforme NBR ; 3- Preparação da superfície com equipamentos ou dispositivos manuais;. 4- Teste de Pull Off, quando solicitado pelo cliente. Utilizar norma NBR ; f) Os retoques de pintura em campo devem ser executados conforme procedimentos estabelecidos pelo fabricante da estrutura, mantendo o esquema de pintura original. Devem ser mantidos registros documentados destes teste/ensaios. Os equipamentos utilizados nestes processos deverão estar devidamente calibrados Verificação da montagem da estrutura (30 pts) Após a montagem das peças deve ser realizada a verificação do posicionamento e do aspecto final da estrutura. A estrutura, coberturas e fechamentos devem ser entregues limpos e sem as estruturas provisórias de montagem. a) Devem ser mantidos registros documentados das verificações realizadas na estrutura e em seus elementos atestando a conformidade com o projeto; b) Caso seja identificada alguma não conformidade, o responsável pelo projeto deve ser comunicado para a disposição do mesmo. Devem ser mantidos os registros; c) Deve ser realizada, por engenheiro ou arquiteto, a Inspeção final de obra, com a comprovação da adequação da montagem e solidarizações ( mesmo que realizada pelo cliente), conforme projeto; d) Deve ser emitido o termo de entrega da obra e haver o aceite do cliente. 9 GLOSSÁRIO Projeto de referência projeto ou conjunto de documentos que traz as informações do cliente, e utilizadas para venda.

19 Identificação: N01 Revisão: 04 Folha: 19 / 19 Projeto de engenharia projeto ou conjunto de documentos que refletem as demandas do cliente e premissas de cálculo adotadas será a base para os demais projetos Projeto de fabricação projeto ou conjunto de documentos a serem utilizados para a fabricação dos elementos e peças na fábrica. Romaneio Lista de peças ou elementos que compõe a carga a ser entregue no local de montagem. Elementos Componentes metálicos, que devem ser fabricados conforme especificação do projeto, que irão formar as peças. Podem ser denominados de posição Peças Conjuntos de componentes metálicos que formam a estrutura ( pilares, vigas, treliças, etc).

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca 1. INSPETOR CONTROLE DE QUALIDADE- Atuar com inspeção de processos / final, ensaios de rotina, controle de qualidade e verificação de falhas na

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 10 Checklist 1. 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. Existe uma política da qualidade na empresa? 3.

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional 1/11 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão geral do documento 02 Adequação dos registros e padrões Adequação para o Sistema de Gestão Integrado, alteração do Item

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA Agosto de 2009 Revisão 05 INDICE 1. Apresentação... 03 2. Política da Qualidade e Ambiental da Sultécnica... 03 3. Expectativa para Fornecedores...

Leia mais

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento CONTROLE DE PROJETO PR.00 00 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer as condições, características e responsabilidades para o desenvolvimento de projetos. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

INSPEÇÃO DE DUTOS TERRESTRES - NÍVEL 1 Carga Horária. 1- Cálculo 4. 2- Unidade de Medidas Lineares, Angulares e Arredondamentos. 3- Noções de Física 4

INSPEÇÃO DE DUTOS TERRESTRES - NÍVEL 1 Carga Horária. 1- Cálculo 4. 2- Unidade de Medidas Lineares, Angulares e Arredondamentos. 3- Noções de Física 4 Curso ID.N1 INSPEÇÃO DE DUTOS TERRESTRES - NÍVEL 1 Carga Horária: 160 Conteúdo Programático Carga Horária 1- Cálculo 4 2- Unidade de Medidas Lineares, Angulares e Arredondamentos 2 3- Noções de Física

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PROF. MARCOS FERGÜTZ ABRIL/14 INTRODUÇÃO - Legislação Portaria no. 51, de 28 de janeiro de 2014, do INMETRO,

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

Identificação: R.01 Revisão: 04 Folha: 1 / 11

Identificação: R.01 Revisão: 04 Folha: 1 / 11 Identificação: R.01 Revisão: 04 Folha: 1 / 11 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma empresa no Selo Excelência ABCEM.

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

1 INSPEÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA CONFORME A NBR 5410

1 INSPEÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA CONFORME A NBR 5410 1 INSPEÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA CONFORME A NBR 5410 A segurança sempre está em pauta em nossas vidas e com a eletricidade não deve ser diferente. Durante a utilização normal das instalações elétricas

Leia mais

Secretaria da Administração

Secretaria da Administração Secretaria da Administração Procedimento para Elaboração de Programas de Segurança para Empresas Contratadas PCMSO / PPRA / PCMAT / ARO Revisão 00 2014 1. Objetivo Estabelecer as exigências mínimas sobre

Leia mais

Procedimento de Segurança para Terceiros

Procedimento de Segurança para Terceiros Página 1 de 6 1. OBJETIVO Sistematizar as atividades dos prestadores de serviços, nos aspectos que impactam na segurança do trabalho de forma a atender à legislação, assim como, preservar a integridade

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa:

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa: 4. (b) Foi definido claramente o(s) subsetore(s) e tipo(s) de obra abrangido(s) pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Não foi definido o subsetor e o tipo de obra abrangido pelo Sistema de Gestão pela Qualidade.

Leia mais

Manual de Gestão da Qualidade MGQ Elaborado por: Representante da Direção (RD)

Manual de Gestão da Qualidade MGQ Elaborado por: Representante da Direção (RD) 1/22 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Emissão do documento baseado nos requisitos da ISO 9001:2008 Vendas Gestão de Contratos Service Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo Responsável

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS Pág.: 1/9 1. OBJETIVO Demonstrar a aplicabilidade e funcionalidade das ferramentas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos e Projetos bem como as tarefas e responsabilidades para a aprovação, o desenvolvimento,

Leia mais

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? BUROCRACIA? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? BUROCRACIA? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE ISO? ITÁLIA CANADÁ ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL, NÃO GOVERNAMENTAL, QUE ELABORA NORMAS. FAZEM PARTE DA ISO ENTIDADES DE NORMALIZAÇÃO DE MAIS DE UMA CENTENA DE PAÍSES. JAPÃO EUA I S O INGLATERRA ALEMANHA BRASIL

Leia mais

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE ISO? ITÁLIA CANADÁ ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL, NÃO GOVERNAMENTAL, QUE ELABORA NORMAS. FAZEM PARTE DA ISO ENTIDADES DE NORMALIZAÇÃO DE MAIS DE UMA CENTENA DE PAÍSES. JAPÃO EUA I S O INGLATERRA ALEMANHA BRASIL

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial Elaborado: 16/04/2007 Superintendente e ou Gerente da unidade Análise Crítica e aprovação : 16/04/2007 Representante

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA 1/10 INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA... 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 1. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:... 4 - MANUAL DA QUALIDADE... 4 Escopo do SGQ e definição dos clientes... 4 Política

Leia mais

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA Celesc Di Celesc Distribuição S.A. ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PINTURA SISTEMAS DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA PARA APLICAÇÃO EM : TRANSFORMADORES

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 29 / 07 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso U 16x270mm utilizado nas Linhas de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer o processo para concessão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificações de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISO 9001 e Sistema de Gestão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Implementação MPS.BR 26 de maio de 2008 4 horas de duração e-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Nota INSTRUÇÕES Para a maioria das questões você tem mais de uma opção e

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Regulamento de Avaliação da Conformidade das Unidades Armazenadoras

Regulamento de Avaliação da Conformidade das Unidades Armazenadoras Regulamento de Avaliação da Conformidade das Unidades Armazenadoras SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Documentos Complementares 3 Siglas e Definições 4 Condições Gerais 5 Mecanismo de Avaliação da Conformidade 6 Alterações

Leia mais

Considerando que é dever do Estado instaurar condições para a existência de concorrência justa no País, resolve baixar as seguintes disposições:

Considerando que é dever do Estado instaurar condições para a existência de concorrência justa no País, resolve baixar as seguintes disposições: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria nº 109, de 13 de junho de 2005. O PRESIDENTE DO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

PROCEDIMENTO ESPECÍFICO PARA CERTIFICAÇÃO DE ESCADA DOMÉSTICA METÁLICA

PROCEDIMENTO ESPECÍFICO PARA CERTIFICAÇÃO DE ESCADA DOMÉSTICA METÁLICA PROCEDIMENTO ESPECÍFICO PARA CERTIFICAÇÃO DE ESCADA DOMÉSTICA METÁLICA 1 OBJETIVO Este procedimento estabelece as condições necessárias para a concessão da Autorização para Uso do Selo de Identificação

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 08/01/2015 Verificado por Neidiane Silva em 09/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 12/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 torna uma necessidade da empresa por: competitividade no mercado interno Competitividade no mercado externo Aumentar a

Leia mais

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ - (4.2.3 - Controle de Documentos) (820.40 Document Control) APROVAÇÃO MARCOS FERNANDES NUNES Gerente da QA/RA Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO GISELA CRISTINA LUÇOLLI NASS Assistente Administrativo APARECIDA

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS. Engº. Gilberto Mian

CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS. Engº. Gilberto Mian CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS Engº. Gilberto Mian SOBRE A METAX A Metax é especializada em Engenharia de Acesso, fornecendo soluções para acesso e elevação de carga, atuando

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001. Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Curso: Ciências Biológicas - UFAM

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001. Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Curso: Ciências Biológicas - UFAM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001 Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Conceitos Gerais A gestão ambiental abrange uma vasta gama de questões, inclusive aquelas com implicações estratégicas

Leia mais

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO Grande parte das indústrias farmacêuticas, cosméticos e de veterinários, utilizam processos de terceirização, para otimizar suas produções, para casos

Leia mais

DECISÃO TÉCNICA DT-124/2007 R-00

DECISÃO TÉCNICA DT-124/2007 R-00 /27 R- RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO, EXPEDIÇÃO E CONTROLE DE MATERIAIS DE ESTOQUE NAS DOCUMENTO NORMATIVO I MAR/27 Í N D I C E 1 OBJETIVO...1 2 DISPOSIÇÕES GERAIS...1 2.1 APLICAÇÃO...1 2.2 RESPONSABILIDADE...1

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO IV REFERENTE AO EDITAL DE PREGÃO Nº 022/2013 ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE Nº 001/2013 1. OBJETO DE CONTRATAÇÃO A presente especificação tem por objeto a Contratação de empresa

Leia mais

Relatório de Atividade Técnica

Relatório de Atividade Técnica RUA DESEMBARGADOR JÚLIO GUIMARÃES, 275 SAÚDE -SÃO PAULO -BR-SP CEP: 04158-060 CNPJ: 46.995.494/0001-92 Telefone: (11) 5058-6066 Pessoa de Contato: ALMO BRACCESI (almo@betta.com.br) Tipo: Auditoria de Manutenção

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5. OG Procedimento de Gestão PG.SMS.014 Denominação: Auditoria Interna do Sistema de Gestão de SMS SUMÁRIO Este procedimento estabelece premissas básicas sobre os critérios de planejamento e princípios a

Leia mais

CIE - CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE (QUADRAS REVERSÍVEIS) MINISTÉRIO DO ESPORTE

CIE - CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE (QUADRAS REVERSÍVEIS) MINISTÉRIO DO ESPORTE PROJETO EXECUTIVO DE ESTRUTURAS METÁLICAS CIE - CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE (QUADRAS REVERSÍVEIS) MINISTÉRIO DO ESPORTE MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTRUTURAS METÁLICAS - CIE - R40-45 - R01 ESTRUTURA METÁLICA

Leia mais

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO SESC PANTANAL HOTEL SESC PORTO CERCADO POSTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SÃO LUIZ BARÃO DE MELGAÇO/MT ESTRUTURAS METÁLICAS PARA COBERTURA DE BARRACÃO DEPÓSITO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI 1. FINALIDADE DESTA

Leia mais

01. A empresa e todos os seus funcionários têm a preocupação de atender as necessidades e expectativas dos clientes?

01. A empresa e todos os seus funcionários têm a preocupação de atender as necessidades e expectativas dos clientes? Questionário de auto-avaliação Nível 1 MÓDULO 1 - ADMINISTRAÇÃO 01. A empresa e todos os seus funcionários têm a preocupação de atender as necessidades e expectativas dos clientes? 02. A empresa tem definidos

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Instalação de Geradores Particulares em Baixa Tensão Processo Realizar Novas Ligações Atividade Executar Ligações BT Código Edição Data SM04.14-01.007 2ª Folha 1 DE 6 18/08/2009 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

2. DEFINIÇÃO E CONCEITO

2. DEFINIÇÃO E CONCEITO 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para controlar todos os equipamentos e instrumentos do Laboratório do Grupo Santa Helena garantindo suas inspeções, manutenções e calibrações de forma a mantê-los

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL 1 OBJETIVO: Estabelecer requisitos e exigências para o Credenciamento de Empresas Revendedoras, Instaladoras e Conservadoras de Sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico, complementando o Art. 9º do

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios PORTARIA Nº 019/2010 O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios AMM, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Estatuto Social e Resolução 002/2010, RESOLVE: Art. 1º -

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS. Projeto de Estruturas Metálicas Considerações Gerais. Prof Moniz de Aragão Maj

ESTRUTURAS METÁLICAS. Projeto de Estruturas Metálicas Considerações Gerais. Prof Moniz de Aragão Maj SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO ESTRUTURAS METÁLICAS Projeto de Estruturas Metálicas Considerações Gerais Prof Moniz de Aragão Maj 1 4 Condições gerais de projeto 4.1 Generalidades

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTRO 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS

Leia mais

SMAMA LICENÇA DE OPERAÇÃO DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL LO N : 0019/2013.

SMAMA LICENÇA DE OPERAÇÃO DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL LO N : 0019/2013. LO N : 0019/2013. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, criada pela Lei Municipal n 368 de 20/05/77, no uso das atribuições que lhe confere a Lei n 6.938, de 31/08/81, que dispõe sobre

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Fornecer diretrizes para a elaboração e apresentação de orçamentos que compõem o Projeto Executivo. FINIÇÕES O orçamento executivo abrange a elaboração dos elementos

Leia mais

PETRÓLEO E GÁS. Os serviços da Cugnier abrangem:

PETRÓLEO E GÁS. Os serviços da Cugnier abrangem: PETRÓLEO E GÁS Os serviços da Cugnier abrangem: PETRÓLEO E GÁS A Cugnier está credenciada junto à estatal Petrobras através do CRCC (Certificado de Registro e Classificação Cadastral), possuindo aprovação

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

COPASA Águas Minerais de Minas S/A

COPASA Águas Minerais de Minas S/A ANEXO I EDITAL 001/2009 CÓDIGOS/DETALHES DE ESPECIALIDADE DO CARGO DE AGENTE INDUSTRIAL Código: 01 Detalhe de Especialidade: Ajudante de Serviços Faixa Salarial: 1 Salário Base (R$): 465,00 Requisitos

Leia mais

Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA

Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA Manual Técnico PROPOSTA COMERCIAL CONSULTORIA TÉCNICA À xxxx Aos cuidados Sr. xxxxxx São Paulo, 23 de Março de 2011 2 1 INTRODUÇÃO O CESVI BRASIL através da prestação de serviços de consultoria tem como

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná.

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná. ELABORADO POR: Carlos Eduardo Matias Enns MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVADO POR: Edson Luis Schoen 28/1/5 1 de 11 1. FINALIDADE A Saint Blanc Metalmecânica Ltda visa estabelecer as diretrizes básicas

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Lista de Verificação / Checklist

Lista de Verificação / Checklist Lista de Verificação / Checklist Avaliação NC / PC / C Departamentos Padrões de Referência /// Referências do MQ //// Referências Subjetivas A B C D E Cláusula Padrão Conforme/ Não C. 4 Sistema de Gestão

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais